O que resolveu, no meu caso, foi desativar a conta e excluir o app. No início você sente mais falta, mas depois você acostuma. E não se preocupe com a sensação de "não estar por dentro do que acontece no mundo", porque a maioria é fofoca e são conteúdos que não agregam em nada de positivo na sua vida.
Nós não fomos feitos para acompanhar tanto conteúdo numa tela de uma vez. Parece-me muito mais saudável viver como as pessoas de antigamente. To apenas com insta de rede social (por motivos de amigos que so tenho contato pelo insta) e whatts que so entro quando tem alguma mensagem e logo saio do app. E, claro, youtube, que é bem necessário para estudos e diversão.
É bizarro ficar fora das redes e depois dar uma espiada, ver como as pessoas parecem estar numa vitrine, se exibindo ridiculamente sem necessidade. As redes humilham as pessoas sem elas perceberem 😂
Criei um TikTok a 2 dias pra ver como funciona e já me arrependi kkkkk O povo passando muuuita vergonha pra tentar viralizar e monetizar na plataforma… nunca vi tanta gente passando vergonha na minha vida 😂😂😂
Verdade, é mto bizarro ver gente conhecida, e até alguns colegas queridos, fazendo cena nos lugares... chorando dirigindo, sofrendo por 2 meses porque morreu o cachorro, colocando boomerang da própria cara TODOS OS DIAS... a vergonha alheia não tem fim
Estou a 6 meses sem o app do insta, foi a melhor coisa que fiz para minha saúde mental. Não posto nada e se preciso ver um perfil (geralmente uma empresa/loja) vejo no pc e saio o mais rápido possível. Em 6 meses sem o app, saí de 0 livros lido em 2023, para 5 livros lidos em 2024, até o momento. Sempre que sinto vontade de postar, reflito o real motivo dessa vontade.. é sempre fútil. É libertador só viver, ir em algum lugar e só aproveitar, sem me preocupar em onde vou sentar para ter a melhor luz para a foto. NÃO É FÁCIL MESMO, mas chega de ser mais uma zumbi. VOLTA NOTA DE CORTE, PLEASE TÔ COM SDS!
Exatamente! As redes sociais tornaram as pessoas tão bizarras que, ao fazer uma viagem, elas nem estão pensando na viagem e na sensação em si que sentirá naquele lugar, mas estão pensando nas fotos e nos melhores ângulos para tirar foto. Eu lembro que antigamente, sem redes sociais, o único intuito era curtir a vibe do lugar, apreciando o momento e a sensação de estar ali!!!
Desde novembro estou sem Instagram. Nas duas primeiras semanas o meu dedo ia automaticamente no lugar onde o ícone do app estava. Complicado. Não pretendo voltar. Parei p/ voltar a estudar p/ concurso. Estava estudando p/ CNU mas mês passado aconteceu um problema pessoal e tudo indica que estou entrando em mais uma crise de depressão e ansiedade. Me sentindo perdido e apático. Acredito que se eu tivesse no Instagram, estaria bem pior.
@@halaks74 conheço ele, amigo. mas valeu pela recomendação. a sorte é que já sou concursado e consegui isso numa época que eu estava bem. agradeço muito por isso. mas depressão é complicado. a gente não consegue valorizar nada direito. mas já tive isso algumas vezes e sei que é uma fase. agora é ter paciência e não me cobrar tanto. vlw.
Estou tentando ficar sem também . Quanto aos seus problemas pessoais , espero que você melhore . Já passei por crises de ansiedade e sei o quanto é difícil sair dessa , algo que me ajudou bastante foi ir atrás de ajuda psicológica e me conectar com Deus. Se vc achar uma boa pra você, busque isso.
@@LucasLima-pm1xc valeu, também sou concursado e passei uma fase em “branco” atonito a tudo, mas esses tempos estou lutando e mudando meus padrões de pensamento.
Fiquei 2023 sem Instagram e nenhuma outra rede social. Foquei nos estudos e ontem fui nomeada em primeiro lugar no concurso da secretaria de educação aqui de Minas Gerais, fiz um novo Instagram porém não consigo mais usar e exclui novamente.
Sucesso🎉 fez o que tinha que ser feito! Não sou, ja tenho minha área. Mas acho que a area que mais pega é essa de concurso, onde o foco tem que ser único.
Não tenho nenhum tipo de redes sociais, tirando aqui o RUclips. No início vc fica no estado de abstinência, tem que encontrar outras coisas pra ocupar a mente. Eu aprendi a fazer crochê, comecei a ler mais, livros que estavam estagnados, aumentei minha atividade física, com isso já são 6 anos sem redes sociais e vou continuar assim, só evoluí como pessoa, me sinto bem, me sinto feliz e menos ansiosa.
A diferença do RUclips para o Instagram, Tik tok e etc. É que o RUclips é uma ferramenta de busca. Você vai pesquisar o que você quer assistir, já nessas outras plataformas de vídeo curto eles te empurram goela abaixo o que você "gosta".
@@paulapivattomusic O youtube é uma ferramenta de estudos e entretenimento pois substitui a tv aberta, então não vejo motivo para me desfazer dela. O ruim foi que criaram os shorts, mas da para se educar e evitá-los.
Já faz 4 anos que não tenho Facebook,nunca tive twitter,e a 1 ano e meio excluí o Instagram,Kwai e Tik Tok,e minha ansiedade diminuiu uns 70%,meus sintomas de depressão sumiu e comecei a socializar muito melhor
Fato: Não existe equilibrio. Eu excluí definitivamente o instagram e o twitter e posso dizer que é muito difícil, mas muito gratificante também. Meu tempo médio no celular, que era de aproximadamente 5h diárias, hoje é de 30 min. Depois de algum tempo eu sequer pego no celular, exceto pra atender ligação ou responder no whatsapp.
Estou há quase 1 ano sem o insta. Ficar sem saber da vida dos outros foi algo que me fez muito bem, pois com base nas conquistas alheias postadas eu me comparava constantemente. Por isso cortei essa mania de querer saber o que os outros estão fazendo e parei de mostrar minha vida também. Foi a melhor decisão.
Você me deu uma ótima dica, é só baixar o app do WhatsApp no PC. Eu trabalho usando Wpp então teria que trazer pro trabalho e eu e meu esposo usamos. Mas, vou pensar nessa possibilidade, iria reduzir bastante o tempo. Obrigada pelo gatilho.
WhatsApp é um dos piores dos apps, tudo que vem da empresa meta é ruim demais... Eu exclui o WhatsApp de vez, está sendo a melhor experiência pra mim, vivia ansioso e agoniado pra mandar mensagens para pessoas, pessoas respondem quando querem (algumas) e por aí vai. Fora os status e tals... É horrível! Fora pessoas que te mandam mensagem que você não quer falar, daí você bloqueia, a pessoa te liga ou te encontra na rua e fica perguntando o porquê a bloqueou... É horrível!
Ano passado fiquei 3 meses sem. Voltei...Comecei a viciar novamente, acabei desativando. Depois voltei de novo e cá estou eu há 1 mês sem novamente. A real é que se torna bastante difícil hoje, principalmente para as pessoas que se sentem mais solitárias, como eu. Parece que ali eu me sentia menos invisível (ainda mais que sou artista plástica e queria mostrar oq fazia), entretanto quando começo a observar, percebo que era só uma grande ilusão, porque a rede é social, mas ninguém ali realmente se enxerga, a vontade é de mostrar, mostrar e ostentar o que se tem e quem se é. É um lugar tóxico pra se estar, um lugar que gera comparação e insatisfação, esse excesso de vidas expostas e informações acabou com o conteúdo real e profundo, ninguém mais liga pra ninguém. Isso só distanciou as pessoas!
Quando voce ta controlando seu tempo nas redes e sai na rua, voce começa a perceber o comportamento das pessoas que estão em filas, em pontos de onibus...a grande maioria das pessoas estão com o celular na mão. As que estao em redes sociais como o Instagram por exemplo, eu mesmo já vi elas passando stories sem nem reparar no conteudo daquilo. Entao eu pensei comigo mesmo, poxa porque eu postava tanto e fazia questao de postar se ninguem vai ligar pro que eu postei? E essa analise poderia ser feito por mim mesmo, quando eu usava o Insta desenfreadamente, eu nao prestava muita atenção na publicação dos outros. De 400 pessoas que eu seguia, eu so me importava com umas 5, no maximo. Entao ter reparado nos outros me ajudou ainda mais a ficar longe daquilo. Mas é muito ruim sair mesmo, eu tambem ja pensava em parar há uns 2 anos ou ate mais mas eu sempre recaía e voltava viciado novamente.
Nunca tive rede social, instalei Instagram há 6 meses e já não suporto mais. “Amigo” é quem toca meu interfone. Sou da época do orelhão com ficha, onde telefone era pra marcar encontro. INSTAGRAM DÁ DOENÇA MENTAL.
Falou tudo!!! É exatamente isso! Só que infelizmente a tendência da evolução tecnológica é piorar a sociedade, que a cada dia que passa, fica dependente da tecnologia para fazer tudo do dia a dia. 😢
O que falar então das pessoas que passam o dia todo brigando nos coments do Instagram sobre absolutamente qualquer coisa que não concordam? Tem horas que fico pasmo com a perda de tempo!
Vou pra academia e consigo ficar sem pegar no celular, mesmo vendo geral usando, tenho medo de me lesionar pq minha mente não vai estar concentrada ali. Ando no metrô 90% das pessoas estão de cabeça baixa usando o celular, eu ouço minha música e tá tudo bem. Tenho Instagram, uso as vezes mas eu não vejo mais graça nisso, as pessoas comentam coisas maldosas em vídeos de bebês... isso me deixou bem desanimada. Posto apenas minhas fotografias do Japão e nada sobre minha vida pessoal. As únicas coisas que mostram meu dia a dia é no RUclips, mas no Instagram, dificilmente. Não tenho Twitter desde meus 14 anos, Facebook apenas pra falar com meus familiares que estão longe, tik tok? Nem sei o que isso. Eu te entendo, não é fácil mas não é impossível.
assisti o outro vídeo ontem e você já postou a continuação hoje hahaha. Ontem desinstalei e o sentimento é que estou perdendo algo sabe? mas o dia está sendo mais longo e silencioso, isso é muito bom! com instagram você sente que sempre precisa fazer alguma coisa nova e acaba não fazendo nada, outra coisa que percebi também é que sem redes sociais eu me permito pensar, fui cagar e pensei em várias coisas.
Meus amigos já sabem minha relação com isto eu desativou, depois, ativo, depois instalo, em fim vai e volta atualmente pelo vídeo anterior eu desativei
Apesar de engraçada a frase "fui cagar e pensei em várias coisas", faz muito sentido, porque a galera quer usar o celular a todo momento, impedindo reflexões e pensamentos até nos momentos mais íntimos, como na hora de fazer as necessidades.
Estou desde abril 🙌🏼 e me sinto bem melhor hoje! Infelizmente hoje o Instagram se tornou uma forma de vc ver a vida as pessoas e se sentir frustrado pq não tá no mesmo patamar, ou as pessoas olharem pra saber como tá sua vida e julgar.
Normal kkkk a grande maioria volta pras redes sociais. O importante é não passar horas lá, nem virar um puxa saco de influencer, nem ficar desejando a vida dos outros
Eu também estava buscando esse equilíbrio e constatei que não existe. Ou você deleta de vez e se liberta desse vício ou estará condicionado a consumir conteúdo inútil nas redes sociais. Você pode até se enganar e dizer que filtra o que consome, mas na prática sabemos que não é bem assim. E quando nos damos conta, estamos lá perdendo nosso precioso tempo.
Acho que o pior é quando vc tá no Instagram só pra ver o que os outros postam, o que os outros estão fazendo. Eu sou uma dessas pessoas, que tá lá só pra olhar a vida dos outros. Não posto praticamente nada, mas nisso estou perdendo grande parte do meu tempo não vivendo a minha vida. Isso é o pior cenário de todos! 😢
Era tb. Além de de perder muito tempo, minha mente sempre a mil com tanta informação, parecia que não conseguia mais raciocinar como antes . Me tornei invejosa , consumista e ansiosa. 1 semana sem e não pretendo voltar
Eu estava assim. Tb nao sou de postar nada, mas perco 2 h fácil olhando a vida dos outros, famosos e videos rapidos. Desistalei e espero nao voltar tao cedo.
Eu acompanhei toda sua saga do vício com o instagram e eu digo: ESSE FOI O MELHOR VÍDEO QUE JÁ ASSISTI SOBRE ESSE TIPO DE CONTEÚDO e ainda reforço, já assisti inúmeros vídeos sobre este tema. Você foi extremamente sincero e consciente nas suas palavras. Não sou muito de comentar em vídeos, mas neste tive que vir aqui dar meu ponto de vista. Eu estudo para concurso, rotina corrida, e aos pouco percebi que eu estava perdendo o foco, andava muito agitada e o pior de tudo: A ANSIEDADE. Me vi num ciclo sem fim onde cada dia eu piora, não conseguia estudar, não me concentrava em atividade relativamente fáceis e o sentimento de incapacidade e frustração eram cada vez mais recorrentes. As pessoas acham que é só desinstalar o app e pronto, mas n é assim! Hoje, TUDO oq vc faz está vinculado ao IG, até para ficar att sobre os concursos tem q ficar ligado à isso. Limitei o meu uso para 1h por dia e consigo me conter, mas percebo que, as vezes, em um dia mais cansativo, me pego ultrapassando este limite. Já desinstalei, instalei dnv, desinstalei e instalei dnv e são fases. Já fiquei meses sem insta e fiquei bem, porém as vezes falhamos. Digo e repito, vídeo extremamente necessário e acima de tudo: com uma visão excepcionalmente realista e verdadeira que poucos dizem a verdade. Parabéns pelo vídeo!
Se quiser desativar o Shorts da sua pagina inicial do youtube vai, clica em todos as minuaturas que aparecem la nos tres pontinhos no canto super direito e marca "nao me interrsa".Se fizer isso 6 vezes nao aparece mais. pra garantir que nao venham por vc ficar parado em cima da pra desativar o Auto play nas configurações gerais
Eu cheguei aqui através daquele vídeo e estou pra completar três meses sem Instagram na minha rotina. Eu entrei poucas vezes pelo computador pra saber se alguém tinha mandado mensagem e avisei, mas depois arquivei minhas fotos, removi a foto do perfil e coloquei na bio que estava desativado. Quando entro vejo que os números de seguidores diminuíram e por mais que isso incomode um pouco na hora, depois passa, são só números. O triste é saber que hoje muitos usuários sabem dos malefícios que as redes sociais tem, têm a consciência que você tem, mas mesmo assim continuam lá. Eu espero continuar sem usar, pois acho meu tempo precioso demais pra ficar vendo as ostentações dos outros.
Desativei há um mês e não sinto falta. Uma dica é: jamais experimente "só por 10 minutos" Hoje são 10, amanhã são 20.... e assim sucessivamente. Portanto, não dê brecha para esse destruidor de focos te pegar novamente. Dica de livro: dilema do porco espinho de Karnal.
Acredito que caminharemos para o uso cada vez mais restrito da rede social. Chegará um momento em que a sociedade irá perceber o dano que é o uso das redes sociais.
Tenho algumas coisas a dizer: 1- Concordo total com o que foi falado. Há 10 meses tenho o peso em mim de alimentar o algoritmo porque comecei um trabalho novo e uma boa forma de divulgar é pelo IG. Ansiedade foi a mil e comecei a sentir que não vivia mais para mim e para a família/amigos e sim para o Instagram e possíveis clientes. 100% do tempo. Sono ruim, ansiedade, crises de ausência em momentos de reunião social… Para piorar, estar tão preocupada com gerar conteúdo “de qualidade” (ou seja, aqueles que o IG e seus usuários aprovam), aprender a gravar, editar, fazer arte, copy, tratar fotos (pois não tenho ainda como contratar social media e etc), me fez focar no Instagram e tirar muito da atenção do que seria o principal: desenvolver meu serviço. Tem mais ou menos 3 meses que comecei a desapegar, decidi dar vários passos para trás, não postar ou postar bem pouco, para viver minhas experiências na vida real, focar no lar, na profissão, nos relacionamentos e projetos. Nossa, como minha saúde mental melhorou! Dormindo melhor, me exercitando mais, finalizando vários pequenos projetos… E como foi dito: os dias que fico mais no IG, são os que a ansiedade parece que volta. Sim, ainda tenho um fundo de preocupação com mostrar meu trabalho e captar clientes, mas posso dizer que melhorei uns 50% e futuramente, talvez consiga retornar as redes com maior controle. Aliás, comecei a perceber que redes sociais são ótimas para divulgação, mas não são as únicas fontes de divulgação. 2- O que eu gostaria mesmo era de ter zero dependência das redes sociais, tanto por mim, quanto pelo meu trabalho. 3- É duro quando você começa a ter esta consciência e se esforça para estar presente, mas as pessoas ao redor não tem a mesma consciência e continuam enfiadas no celular…dificulta muito! Rs
Nossa esse seu segundo ponto é muito verdade, estou vivendo no sentido de estar "acordado" para essa dependência de redes sociais e está sendo muito bom tanto para minha saúde mental quanto física, mas é muito estranho ser o único que aparentemente pensa sobre isso quando todos a sua volta estão com a cara enfiada no celular kkkk.
@kellmartinscampos muito bom o seu comentário. concordo. eu estou há quase um ano sem insta e do nada me bate uma vontade mas não que seja uma vontade genuína porém vem muito do fato de todos estarem com a cara no celular e você sentir que esta "fora" das notícias que na maioria das vezes são apenas fofocas da vida alheia
esse cuidado que vc citou no trabalho eu ja estou me esforçando pra ter. irei ser psicólogo e a pressão é que tenhamos uma presença forte no instagram pois é importante. porém a melhor maneira de se sair bem é estudar tanto e ser bom a ponto de ser indicado por outras pessoas. tem os dois lados da moeda. infelizmente nao poderei largar de vez e acho que terei que equilibrar
@portuguescomsgama o bom do instagram é pra isso divulgar o trabalho sem deixar o "vício" nos consumir se for pra trabalho tira um tempinho pra trabalhar o seu perfil só ter esse auto-controle é difícil porém é oque nos resta o bom é que sabemos nos policiar
estou há 2 meses sem Instagram, melhor coisa que fiz, não sinto vontade nenhuma em voltar pra aquela MENTIRA que só suga o nosso precioso tempo e sanidade mental.
Eu posso te dizer com toda a certeza e orgulho: NÃO sou vítima das redes sociais, até fui por um tempinho, lá no início, do zap e do Facebook, mas Instagram msm nunca tive e o Face eu excluí há mto tempo! Então, EU venci as redes, kkkk. A única coisa que uso com frequência é o RUclips pra obter conhecimento e o zap pra me comunicar e isso eu sei fazer bem. E qto a videos curtos, eu aprendi a usá-los da forma mais inteligente possível, que é usá-los pra disseminar conhecimento, informação e reflexão a partir de cortes do RUclips, sendo que meu status não deixo com visualização habilitada nem msm as msgs. Tô fora de me deixar escravizar por porra de rede social, tenho 1 vida pra viver e 1 ampla consciência de quem eu sou no mundo e do meu objetivo nesse planeta, inclusive fico às vzs dias TB sem nem ver o zap. Antigamente ngm precisava disso pra viver e até bem, tudo é psicológico e as empresas sabem disso. Se vc não consegue se libertar sozinho, procure ajuda profissional. Ter rede social só vale a pena se vc vive delas e ganha o suficiente pra sobreviver ou ter 1 vida mto confortável, fora isso, é perda de tempo e debilidade mental e emocional!
Não é fácil ir contra a maré! Mas ter consciência do problema é o primeiro passo. Eu estou há quase 4 meses sem Instagram, exclui a conta, não sei se é definitivo mas por ora não quero voltar.
Eu estou há uma semana e graças a Deus n sinto falta. Sinto-me em paz pra ser sincera. A gente consegue viver de uma forma melhor e n tendo quer dar satisfação de nada o tempo todo. Já fiz isso outras vezes. E sempre sei q esse é o melhor caminho❤ Sem rede social desde 08/06/2024
Eu sempre acabo tendo essas reflexões e buscando maneiras de fugir do vício em redes sociais. Eu moro sozinho fora do Brasil, e o fato de não ter pessoas por perto acaba agravando isso, principalmente quando chego do trabalho. A consciência de que tem algo errado, já é o primeiro passo.
Que papo de viciado em 18:26 ! Me identifiquei totalmente! Somos viciados igual quem é viciado em bebidas ou drogas. Logo logo haverá um RDA (redes sociais anônimos), e eu serei a primeira membra kkkkry
O segredo é usar o vicio em rede social para benefício próprio, caso não consiga não é bom parar de vez, tem que ir fazendo aos poucos e preenchendo esse tempo com atividades prazerosas
Terapia de aceitação, aceite, quanto mais vc tenta lutar, mais a energia psíquica se fortalece, o ideal é manter e sempre que sentir vontade usar ou verificar, dar uma questionada antes....a mente sempre vai tentar puxar na distração, se vc estiver consciente será mais difícil.
No outro video, quando vc disse que estava há uma semana sem redes, lembro que achei cedo pra falar sobre… mas o fato de estar lutando pra ficar menos online é uma grande evolução pessoal!
Homem solteiro sem rede social é difícil mesmo . Agora para quem tem uma vida estável na vida sentimental ou financeira, vc acaba que nem liga muito . Eu tenho dificuldade mais pelo devido fato de fazer aquela busca por uma namorada na vida kkkkk.😅
antigamente ninguém precisava de instagram pra achar namorada, saia de casa ou frequente um lugar legal e crie vínculos reais, pelo instagram as pessoas são mais falsas do que verdadeiras e você não vai achar nada duradouro assim, a não ser que você queira apenas transar e não namorar, ai pode ficar no instagram
@@ana-my9oq exatamente. Instagram vc fica a mercê TB de querer impressionar alguém lá . E ficar postando atoa ... Antes eu conhecia uma moça saindo e tal . As vezes trombava na rua etc , trabalho. Enfim , TB não procuro nem uma aventura não , sempre prefiro manter algo mais sério e duradouro . Tô correndo de rolos . Engraçado que perdi a vontade de ficar por lá , entrei ontem , já sai na mesma hora , não durou 4 horas de tela , eu já exclui a conta novamente. Acho que com tempo vc vai adaptando a querer ficar fora das redes . E tendo menos vontade. E difícil no começo sim. Mas dps vc nem lembra mais que já tinha "Instagrado".
Pertender a uma igreja a ongs e a projetos sociais ou escolas iniciaticas te ajuda muito. Pertença a grupos nao viruais e encontre pessoas reais que gostam das mesmas coisas que vc
Ola,Nossa!!! Vi seu vedeo na terça-feira agora e fiquei super curiosa sobre você ter continuado sem as redes, atualmente estou sem Instagram e tiktok, mina vida ta fluido absolutamente e minha saúde mental deu um up❤️Sem ansiedade 🙏🏼 Acredito que todos devemos dosar as coisas, tudo de mais faz mal, Deus abençoe você e seja a diferença, jamais seguir a manada 👏🏼
Tenho dois celulares, um com o Instagram e o Facebook e o outro não tem nada. O que carrego comigo para a rua não deixo nenhum aplicativo de rede social nem de banco. Já faz um tempo que faço isso e tem me feito muito bem.
Concordo com vc Hugo! Já tentei 2x esse uso sustentável e quando vi já estava imerso de novo! E a ansiedade no nível máximo ainda mais estudando pra concurso. Eu lá estudando e o povo vivendo uma vida “perfeita”. Muita comparação, me sentindo um lixo! Estou pensando seriamente em abandonar de vez as redes nesse período.
Havia acabado de assistir o vídeo que c vc parou e agora o que vc voltou. Gostei dos dois, então já que vc falou que não sabe o que fa34 vou te dar uma dica. Não deixe o app no seu celular, poste pelo pc. lá vc não vai achar legal ficar vendo stories e nem publicações como o celular, então, de qualquer forma a sua rede social estara atualizada, mas vc dominar o vício. Eu sou maquiador profissional e eu preciso ter sempre atualizado meus trabalhos por lá, então eu fiz isso. Agora entro no Canvas faço meus posts e posto no insta e no site tudo pelo pc. redes sociais não deixo no celular. Faça o teste! Beijão
Estou sem celular há duas semanas. No inicio foi tenso. Mas agora estou começando a me acostumar. Tenho notado melhor rendimento nos estudos, mais produtividade no trabalho e menos ansiedade. Troquei o tempo de celular pelos livros. Estou preocupando mais comigo!
Reduzi meu uso no facebook e instagram para uma hora diária há 3 dias. Confesso que é uma tortura, porque eu gastava mais de 6 horas por dia. Mas eu estou tentando aproveitar mais o meu dia e aumentar a minha produtividade. Acabo perdendo o foco no trabalho e na faculdade e isso está me prejudicando.
Eu era viciado em instagram. Exclui o app (criar obstaculo pro vício ajuda a diminuir o mesmo, varios estudos confirmam isso) e ajudou demais. 80% do youtube q uso é de algum assunto que tenho interesse, o resto é diluído em shorts (q continuo viciado, mas diminuiu). O tempo útil criado uso pra ler livros ou ficar com familia. Faz 3 meses isso e, apesar de as vezes sentir que estou perdendo algo, dps de ler algo de qualidade esse sentimento muda. É mta ansiedade gerada por quere estar conectado. Eu, um bom livro e chá/café e silêncio: é ter paz.
Na primeira vez exclui meu Instagram por 4 meses. Fiz outra conta e meu tempo de acesso diminuiu pra menos de 1h diária. Hj, fazem 4 dias q desinstalei o app e pretendo exluir a conta em breve.
Esse vídeo chegou um bom momento pra mim, desativei tudo, foi a melhor forma de me distanciar de vez de tudo que me fazia mal dentro das redes sociais e também utilizar o tempo para focar em mim mesmo. Espero que você consiga sair
@@felipefranco1240 Sinceramente? Muito melhor do que eu esperava, parei de me comprar com as pessoas e estou sendo muito mais paciente, deixei de viver no 2x. Claro, você se sente alheio das notícias por que tudo hoje em dia está nas redes sociais. mas se você sente a necessidade para poder crescer em algo, vai fundo.
Concordo totalmente com o conteúdo do vídeo, que bom que está sendo dito. Hugo, recomendo com força que você ouça a música Esc (caverna digital) da banda Scalene. O próprio nome da música já é um "Esc". Ele fala filosoficamente sobre o mesmo assunto que você está abordando, e além do mais, é um rock progressivo muito bom. Acredito que irá se conectar com a letra da música. Sucesso!
Vídeo sincero e necessário, eu mesma tinha mania de postar o que comia , quando ia algum lugar ou fazia uma comida legal postava, e na pandemia isso me confrontou e eu parei pra refletir, que não era legal eu ficar postando o que eu ia comer , pq muitas pessoas não tinha o que comer e isso não era legal, e Aparti daí nunca mais postei fotos de comida nenhuma, e fotos minhas mesma , quase não postou mais, as vezes queremos mostrar o que temos, mas muita das vezes quem está vendo não tem.
Achei que o canal tinha mudado de nome kkkkkk. Eu não tenho Instagram, na verdade nunca tive , mas em contrapartida acho que estou "viciada" no RUclips 😂. As vezes penso em fazer um intagram para poder ficar mais visível, conhecer pessoas e tal. Mas logo mudo de pensamento, me incomoda a idéia de ser vista, vai entender 😂
uma das partes mais chatas de parar de usar o instagram e diminuir o uso é perceber que as pessoas estão tão viciadas que você nem consegue conversar direito, é todo mundo pendurado no celular
Caramba! Ja vi varios vídeos de pessoas que deletaram o app e/ou a conta. Mas nunca havia visto um vídeo tão corajoso e honesto! Me identifiquei com cada palavra que disse, Hugo.. somos fracos demais para se autocontrolar com um sistema tão quande quanto esse. Parabéns pela coragem em expor seus sentimentos, isso, certamente é uma opinião comum a todos... as redes sociais são extremamente tóxicas!
Ahhhhh que legaaaal Eu te acompanho desde a época dos concursos...estava afastada das redes também só vi esse canal por agora! Ameeeii o vídeo...amo seus conteúdos justamente por sua sinceridade...continue sempre assim! Abração Hugo! ;)
Eu entendi o seu vídeo explica muito do que várias pessoas passam mas tem como se ver livre do insta e outra rede social sim. Tem que ter força de vontade e substituir por outros afazeres. Eu por exemplo tenho conta no insta privada mas entro pouco porque posto mais conteúdo de autoconhecimento. É saber utilizar o app.
Nunca usei Instagram. O que está sendo difícil pra mim é largar o Facebook que semprei usei. Agora tik tok Instagram Twitter X Ou outras redes sociais não uso. Agora tô lutando pra sair Do Facebook. Do WhatsApp uso pra trabalhar. RUclips uso pra vídeos que tenha conteúdo como esse que acresenta alguma coisa boa.
Parabéns pelo conteúdo do canal, Hugo. Já te conhecia do mundo dos concursos... E essa abordagem nova está sensacional. Continue postando vídeos e trazendo conteúdos tão importantes. 🙏🏽🙏🏽
Cara esse vídeo é tão necessário, quero um dia poder fazer isso , mas como minha vida acadêmica está ligada a ele é complicado, eu uso algumas estratégias: notificações de 10 min pra fechar o app, eu desinstalo ele direto, pq se ele fica instalado eu entro muitas vezes nele, e em breve um dia vou acabar de vez! Vamos viver o real galera❤
Meus pais eram professores,por meio deles,aprendi a gostar de:ler,escrever,assistir aos filmes com conteúdo,ir ao teatro,etc. Não sou contra as redes sociais. Detesto-as!
Achei interessante você ser realista em dizer o mal que a rede social faz embora ainda não tenha saido. Creio que o caminho seria você ver um meio de levar seu trabalho sem depender do instagram. Estamos tão habituados com essa ferramenta fácil, que achamos que só existe ela e que só estando lá vamos ter sucesso e isso é um dos maiores enganos que estão nos fazendo crê. Eu estou há alguns meses sem o instagram, nem preciso dizer a benção que é não fazer parte dessa rede. Pessoas recomendam-te cuidar do tempo, mas vivem fazendo-te perder(gastar), seu tempo nos muitos stories e reels diarios que postam. É muito engano. As pessoas enganam a si mesmas achando que estao ali apenas para influênciar para o bem, mas estao deixando outros doentes e ficando doentes. Que Deus lhe conceda uma saída para que tenha sucesso em seu trabalho.
Hugo, deletei meu Instagram na última sexta e me deparei com seu video. Eu sempre tive um conflito com redes sociais. Essa é a terceira vez que deleto tudo pq tb pra mim uso sustentável não existe. Mas está sendo muitooo dificil. Espero que ao longo do tempo fique mais facil. Além de me sentir manipulada, eu estava aumentando meu grau de consumo financeiro por influencia do insta. Comprando várias coisas por impulso e não quero seguir por aí. Da ultima vez que eu retornei foi até pela sensação de estar perdendo promoções/cupons de desconto de lojas. Mas acho que o prejuízo do vício é mt maior. Espero tb me sentir menos ansiosa sem rede social.
Colação maravilhosa! Obrigada, Hugo, por sempre tentar buscar o equilíbrio de estar no sistema e "não estar no sistema ao mesmo tempo" se é que me entende rsrs Eu uso o instagram com moderação e ultimamente tenho exagerado mesmo sendo low profile! Continuemos a busca pelo equilíbrio!
Hugo, parabés pelas reflexões! Acabei de assistir aos dois vídeos dessa série. Te acompanho desde o seu vídeo do TJSP, mas não conhecia esse canal aqui. Talvez o RUclips me apresentou seus vídeos do Filosofia Infinita, pq desativei minhas contas do Instagram e Facebook, há alguns poucos meses. Realmente, não sabemos como lutar contra esse mal que está adoecendo a humanidade, mas, com certeza, a sua iniciativa de falar sobre o assunto é uma ótima atitude! Confesso que,, algumas vezes, pensei, ao ver seus posts no Inatagram, que aquela rede social estava fazendo você produzir conteúdos fúteis, o que era um desperdício,, pois, para mim, você tem a cara do Filosofia Infinita! Aliado a tudo o que você disse, eu observei que as redes sociais, em especial o Instagram, geram a necessidade postar uma falsa felicidade infinita. Essa falsa felicidade infinita, causa a sensação de que não se é feliz como os outros, de que não se é tão bonito quanto, de que não se tem a família perfeita, de que não se tem tantos amigos, de que não possui tanto. É tão claro que aquelas vidas virtuais são falsas, mas, mesmo assim, o Instagram é capaz de gerar essas sensações. Por isso, diariamente vemos uma "bola de neve" de mais e mais casais perfeitos, pessoas bem vestidas, sorridentes, rodeadas de amigos e de animais de estimação, satisfeitas com o trabalho, conquistando bens materias, fazendo uso de bebidas alcoólicas e com vidas saudáveis, o que causa "inveja" nos demais que podem, para se encaixar no padrão, fingir ser tanto quanto, basta apenas postar uma felicidade, ainda que falsa! O RUclips, para mim, é uma rede de utilidade pública, porque aqui encontramos muito conteúdo que acrescenta na vida, como esse vídeo! Vc é um excelente comunicador!
Eu não entro com celular na academia, de jeito nenhum. Treino 1h por dia 3x por semana e, nesse momento, é o único periodo do dia que posso cuidar de mim. Então, não atendo telefone e nem respondo WhatsApp dentro da academia. E nem posto nada do treino, também
Eu fiz uma análise ao logo do tempo e isso aconteceu em várias gerações, eu vivi a transição do rádio para tv, os senhores de idade dormia literalmente com rádio no ouvido quando foi popular, meus familiares ficavam das cinco até as 21 horas assistindo novela era um vicio que movia o país, em Pernambuco tinha o vício no jogo domino pessoas ficavam mais de 5 horas jogando dominó, sempre tentamos preencher o ósseo em diversas épocas
Sim!! Mas as tecnologias de hj acho mas prejudiciais, pelo fato de poder comentar ler comentários, entre outros que acaba pegando a gente de surpresa, mas é vdd em cada época sempre tentamos jogar o ócio pra algo
Perceber que tem um vício de comportamento é a melhor forma de ter o uso consciente. E o tratamento de qualquer vício tem os mesmos fundamentos: controlar o ambiente e dificultar o uso. A analogia para as redes antissociais é deletar o app (ainda que temporariamente) e conviver com pessoas que tem vida OFFLINE.
Hugo, comentei no outro vídeo que estou usando somente no computador por conta do trabalho, preciso compartilhar conteúdos jurídicos…. Mas melhorou muuuuuito minha vida! É impressionante, agora eu fico agoniada quando vejo alguém fazendo absolutamente TUDO com celular na mão, hora está comendo, cag@nd… até dentro do chuveiro meu Deus kkkkk😊
De fato não é fácil, mas não é impossível. Há 6 meses me livrei não só do Instagram como também do WhatsApp. O seu primeiro vídeo sobre o assunto foi de uma sensatez tão grande e este segundo, de tamanha humildade. Ficarei na torcida para você consiga, assim como eu consegui, me livrar das redes sociais mais tóxicas (minha opinião). P.S: Sou influenciadora digital e dependo de rede social para divulgar meu trabalho, mas a minha rede social principal é o LinkedIn. O meu uso lá é bastante controlado, coisa que eu jamais consegui fazer no Instagram, por isso, precisei sair de lá. Boa sorte pra ti! ❤
Hugo, é super complicado para quem trabalha com internet ficar sem acessar. Eu te entendo! E para quem não "depende" disso consegue sim ficar sem acesso. Fiquei 2 meses com o Instagram desativado (fevereiro e março 2024) e me senti muito mais produtiva, consegui até dormir melhor. Foi uma opção desativar porém graças a Deus mesmo com as redes ativas eu consigo controlar minhas entradas nos app's. Mas quando vc desativa melhora mais ainda pq vc não precisa se preocupar em se controlar. Eu tenho pena dessas crianças que já nasceram condicionados nessa sociedade virtual. Como vamos nos libertar disso? Acredito que cada ser humano terá que ter sua própria reflexão pessoal e decidir, caso contrário as redes vão continuar os dominando e a tendência é evoluir/piorar.
É complicado achar um equilíbrio Mas não tenho vontade de abandonar 100% porque moro em outro Estado, então é uma forma de acompanhar um pouco amigos e família que estão longe Tento entrar para ver apenas esse tipo de conteúdo, mas o algoritmo é mto mais forte que a nós, kkk, está sempre entregando conteúdo viciante Difícil
Não é fácil mesmo. Excluí meu instagram público porque eu não tinha muitos seguidores e não dependo de lá pra me sustentar. Foi fácil tomar a decisão, mas tá sendo difícil sustentar. Vai fazer uma semana amanhã. Fiquei só com meu perfil pessoal, sem foto minha, sem nome, com 25 amigos que nada postam. Foi bem tranquilo no começo, porque eu percebia que abria o Instagram pra nada. Hoje dei uma abusada, mas já percebi que é por conta dos reels. Espero um dia sair de vez de lá, mas já notei um grande progresso. Meu rendimento profissional triplicou sem que eu me sentisse cansado mentalmente. Agora só cuido pra não preencher o tempo de sobra com mais trabalho. Espero voltar aqui em dezembro e dizer o que conquistei - tenho dois grandes objetivos. Parabéns pelo canal e pelo vídeo. Bom saber que minhas observações internas pairam pela internet com outras pessoas. Ganhou um inscrito.
Pela primeira vez fui no relatório de tempo de uso do meu iPhone, e vi que durante a última semana fiquei exatamente 42h e 33 minutos na internet, sendo 26h no Instagram e 21h no RUclips. Fiquei extremamente assustada e frustada por isso. O seu vídeo chegou até mim, não foi à toa. Obrigada pelos alertas e parabéns pelo conteúdo.
concordo plenamente com vc de que não há uso sustentável, principalmente do instagram e do tiktok. quando entro nessas redes sociais parece que estou sendo sugada e quando percebo passei horas assistindo vídeos que se me perguntarem daqui meia hora o que eu assisti, eu não vou saber dizer. é foda!
Eu consumo mais conteúdo do que posto no instagram. Desinstalei o app, e só entro quando preciso consultar algo, seja no PC ou no navegador do celular. Já tive dias de rolar o feed por uns 20 minutos, mas a experiência fora do app é muito ruim, por isso, logo me desencano e saio. Estou me sentindo muito melhor emocionalmente, sem aquele sentimento de culpa por ficar muito tempo nas redes sociais. É libertador.
Quando comecei na internet, no final do século passado, todos nós usávamos nicknames. Quando as redes sociais se massificaram, as pessoas começaram a usar seus nomes reais e a compartilhar sua vida. Quase caí nessa tentação, mas de tanto ver gente se lascando por postar o que não devia (e até levando processo por isso), decidi continuar anônimo e até hoje só navego usando apelidos. Hoje isso foi meio que "criminalizado" e até tem um careca safado que se pudesse exigiria de nós o CPF para postarmos qualquer coisa. Eu não. Hoje me chamam de fake, mas isso me protege justamente desse desejo doentio de ficar se expondo na rede. Comigo não rola. Entro, vejo umas besteiras, meus perfis são todos privados e tô cagando para o que acham das minhas opiniões. Para mim esta é a única forma de usar as redes sem tornar-se um escravo do algoritmo.
Kkkk assisti ontem o vídeo que você fez que parou, e hoje e esse vídeo que você não conseguiu parar kkkkk. Só vou ficar com o RUclips instalado pois acredito que os vídeos mais longos ainda transmite conteúdo, se continuar filtrando diariamente. Mas estou em uma fase fudida da vida, não tem muito o que postar sem ser melancólico kkkkk então ajuda.
Gratidão pelo video, a lucidez com que mostra os desafios de quem vive no mundo das redes sociais, eu venho buscando ser mais low profile , ja vinha assistindo stories de pessoas selecionadas, que eu entendo como agregadoras ou por curiosidade mesmo, mas confesso que ainda passo mais tempo que gostaria no insta, as outas não tenho paciência de logar ou não possuo, enfim, é algo que venho trabalhando e este video veio bem a calhar com algumas reflexões que venho tendo
MUITOOO BOM SEU VIDEO, E NECESSARIO PRA NOSSA SOCIEDADE NOS DIAS DE HOJE..... QUE A GRANDE MASSA TA VAZIA E SEM ESPERANÇA DE DIAS MELHORES POR CONTA DA REDES SOCIAIS, AONDE TODO MUNDO É PERFEITO, AONDE TODO MUNDO VIVER SUAS MELHORES "VERÇÕES"... AONDE NINGUÉM É TRISTE E NÃO TEM CONFLITO DENTRO DE CASA... VC SAINDO DESSE VICIO VC SÓ TEM A GANHAR!!!!!!
O que resolveu, no meu caso, foi desativar a conta e excluir o app.
No início você sente mais falta, mas depois você acostuma.
E não se preocupe com a sensação de "não estar por dentro do que acontece no mundo", porque a maioria é fofoca e são conteúdos que não agregam em nada de positivo na sua vida.
disse tudo.
Fiz o mesmo, desativei e quando voltei não tinha mudado nada.
Fiz isso tbm e estou há 2 anos sem e não sinto falta, acredito que se você não tem auto controle é bom cortar logo o mal pela raíz.
Nós não fomos feitos para acompanhar tanto conteúdo numa tela de uma vez. Parece-me muito mais saudável viver como as pessoas de antigamente. To apenas com insta de rede social (por motivos de amigos que so tenho contato pelo insta) e whatts que so entro quando tem alguma mensagem e logo saio do app. E, claro, youtube, que é bem necessário para estudos e diversão.
eu já desativei e o vício fez ativar de novo
É bizarro ficar fora das redes e depois dar uma espiada, ver como as pessoas parecem estar numa vitrine, se exibindo ridiculamente sem necessidade. As redes humilham as pessoas sem elas perceberem 😂
Verdade
Criei um TikTok a 2 dias pra ver como funciona e já me arrependi kkkkk
O povo passando muuuita vergonha pra tentar viralizar e monetizar na plataforma… nunca vi tanta gente passando vergonha na minha vida 😂😂😂
Sim kkkkkk
Verdade, é mto bizarro ver gente conhecida, e até alguns colegas queridos, fazendo cena nos lugares... chorando dirigindo, sofrendo por 2 meses porque morreu o cachorro, colocando boomerang da própria cara TODOS OS DIAS... a vergonha alheia não tem fim
Eu mesma ja postei coisa que fico com vergonha so de lembrar fotos com aquelas frases clichê so por Deus.
Tem gente que nao posta nada mas passa o dia vendo e sentindo inveja dos outros saúde mental la nos pés.
eu era assim, invejava que todo mundo saia, tinha amgs e eu em casa
É exatamente isso! Perfeito!!! 👏👏👏
@@eistanykkkkkkkkkk o bom q eh sincera hehehe
@@KiFacil mas isso mudou kkkkk hj em dia eu saio sozinha e tenho amgs, mas a comparação é menor
Concordo contigo, mesmo que você não poste nem sempre vc vive longe das redes.
😅 o instagram é tão malicioso que ele só deixa você excluir a conta depois de muitos dias só para voltar.
É um mês de batalhas contra os próprios pensamentos. Contudo, lhe darei uma dica. Tire todos os seus seguidores e pare de os seguir.
Estou a 6 meses sem o app do insta, foi a melhor coisa que fiz para minha saúde mental.
Não posto nada e se preciso ver um perfil (geralmente uma empresa/loja) vejo no pc e saio o mais rápido possível.
Em 6 meses sem o app, saí de 0 livros lido em 2023, para 5 livros lidos em 2024, até o momento.
Sempre que sinto vontade de postar, reflito o real motivo dessa vontade.. é sempre fútil.
É libertador só viver, ir em algum lugar e só aproveitar, sem me preocupar em onde vou sentar para ter a melhor luz para a foto. NÃO É FÁCIL MESMO, mas chega de ser mais uma zumbi.
VOLTA NOTA DE CORTE, PLEASE TÔ COM SDS!
Comentário muito sensato. Parabéns!
Muito legal! 👏🏼
Exatamente! As redes sociais tornaram as pessoas tão bizarras que, ao fazer uma viagem, elas nem estão pensando na viagem e na sensação em si que sentirá naquele lugar, mas estão pensando nas fotos e nos melhores ângulos para tirar foto. Eu lembro que antigamente, sem redes sociais, o único intuito era curtir a vibe do lugar, apreciando o momento e a sensação de estar ali!!!
O foda é o cara solteiro sem Instagram, quando falo que não tenho Instagram as pessoas pensam que estou com problema
achamos que vcs são casados. k
kkkkkkkkkkk exato, ou fala q a gnt é fake , ou é comprometido kkkkk
Eu só tenho 1 Instagram que uso para concursos. Somente isso. Kkkk
@@allinemorays8248 mas eu pretendo voltar pra ficar . Porque sou solteiro e tenho que me relacionar com as pessoas
Pior é quando acham que a gente esconde algo por não ter redes sociais.
Desde novembro estou sem Instagram. Nas duas primeiras semanas o meu dedo ia automaticamente no lugar onde o ícone do app estava. Complicado. Não pretendo voltar. Parei p/ voltar a estudar p/ concurso. Estava estudando p/ CNU mas mês passado aconteceu um problema pessoal e tudo indica que estou entrando em mais uma crise de depressão e ansiedade. Me sentindo perdido e apático. Acredito que se eu tivesse no Instagram, estaria bem pior.
Amigo, recomendo o senhor assistir a alguns vídeos do canal Mateus Teixeira, mudará sua visão é completamente sua vida
@@halaks74 conheço ele, amigo. mas valeu pela recomendação. a sorte é que já sou concursado e consegui isso numa época que eu estava bem. agradeço muito por isso. mas depressão é complicado. a gente não consegue valorizar nada direito. mas já tive isso algumas vezes e sei que é uma fase. agora é ter paciência e não me cobrar tanto. vlw.
Estou há 2 anos, não penso em retornar
Estou tentando ficar sem também . Quanto aos seus problemas pessoais , espero que você melhore . Já passei por crises de ansiedade e sei o quanto é difícil sair dessa , algo que me ajudou bastante foi ir atrás de ajuda psicológica e me conectar com Deus. Se vc achar uma boa pra você, busque isso.
@@LucasLima-pm1xc valeu, também sou concursado e passei uma fase em “branco” atonito a tudo, mas esses tempos estou lutando e mudando meus padrões de pensamento.
Fiquei 2023 sem Instagram e nenhuma outra rede social. Foquei nos estudos e ontem fui nomeada em primeiro lugar no concurso da secretaria de educação aqui de Minas Gerais, fiz um novo Instagram porém não consigo mais usar e exclui novamente.
Parabéns! Farei igual, quero voltar a estudar e preciso focar
Parabéns pelo concurso
parabens !! esse e real motivo de ainda não ter passado pq em vez de estudar fico olhando os outros concurseiros estudar
Sucesso🎉 fez o que tinha que ser feito! Não sou, ja tenho minha área. Mas acho que a area que mais pega é essa de concurso, onde o foco tem que ser único.
Parabéns! 🎉
Não tenho nenhum tipo de redes sociais, tirando aqui o RUclips. No início vc fica no estado de abstinência, tem que encontrar outras coisas pra ocupar a mente. Eu aprendi a fazer crochê, comecei a ler mais, livros que estavam estagnados, aumentei minha atividade física, com isso já são 6 anos sem redes sociais e vou continuar assim, só evoluí como pessoa, me sinto bem, me sinto feliz e menos ansiosa.
Parabéns! Vou fazer o mesmo.
Conseguiu eliminar o WhatsApp também??? Eu só estou com o RUclips mesmo para pesquisas e estudos.
Estou fazendo o mesmo!
A diferença do RUclips para o Instagram, Tik tok e etc. É que o RUclips é uma ferramenta de busca. Você vai pesquisar o que você quer assistir, já nessas outras plataformas de vídeo curto eles te empurram goela abaixo o que você "gosta".
O algoritmo do RUclips funciona exatamente como o do Insta ou do Tik Tok, não é uma rede tão saudável e confiável como vc pensa.
O RUclips também funciona da mesma forma , já passei horas rolando os shorts
@@paulapivattomusic O youtube é uma ferramenta de estudos e entretenimento pois substitui a tv aberta, então não vejo motivo para me desfazer dela. O ruim foi que criaram os shorts, mas da para se educar e evitá-los.
Fica mais saudável nesse sentido se vc desativar o histórico de visualização
RUclips já está empurrando tb
Já faz 4 anos que não tenho Facebook,nunca tive twitter,e a 1 ano e meio excluí o Instagram,Kwai e Tik Tok,e minha ansiedade diminuiu uns 70%,meus sintomas de depressão sumiu e comecei a socializar muito melhor
Uma dica para o Hugo é contratar uma equipe que faça o trabalho das mídias sociais e lhe passe um relatório.
Fato: Não existe equilibrio. Eu excluí definitivamente o instagram e o twitter e posso dizer que é muito difícil, mas muito gratificante também. Meu tempo médio no celular, que era de aproximadamente 5h diárias, hoje é de 30 min. Depois de algum tempo eu sequer pego no celular, exceto pra atender ligação ou responder no whatsapp.
2, aqui tb. 5 anos sem
Eu aqui com 66horas de uso semanais e 9:20h de uso do celular diaaaaaaarias surtando
Whatsapp, Instagram e Tiktok, representam 90% do meu uso.
Estou há quase 1 ano sem o insta. Ficar sem saber da vida dos outros foi algo que me fez muito bem, pois com base nas conquistas alheias postadas eu me comparava constantemente. Por isso cortei essa mania de querer saber o que os outros estão fazendo e parei de mostrar minha vida também. Foi a melhor decisão.
Até os influenciadores estão estudando pra saber o q prende a nossa atenção. Exemplo: postar assuntos polêmicos. Isso dá um baita engajamento.
Eu queria excluir até whats app, meu sonho é no máximo o youtube. Um dia vou chegar lá👏👏👏
Você me deu uma ótima dica, é só baixar o app do WhatsApp no PC. Eu trabalho usando Wpp então teria que trazer pro trabalho e eu e meu esposo usamos. Mas, vou pensar nessa possibilidade, iria reduzir bastante o tempo. Obrigada pelo gatilho.
WhatsApp é um dos piores dos apps, tudo que vem da empresa meta é ruim demais... Eu exclui o WhatsApp de vez, está sendo a melhor experiência pra mim, vivia ansioso e agoniado pra mandar mensagens para pessoas, pessoas respondem quando querem (algumas) e por aí vai. Fora os status e tals... É horrível! Fora pessoas que te mandam mensagem que você não quer falar, daí você bloqueia, a pessoa te liga ou te encontra na rua e fica perguntando o porquê a bloqueou... É horrível!
Ano passado fiquei 3 meses sem. Voltei...Comecei a viciar novamente, acabei desativando. Depois voltei de novo e cá estou eu há 1 mês sem novamente. A real é que se torna bastante difícil hoje, principalmente para as pessoas que se sentem mais solitárias, como eu. Parece que ali eu me sentia menos invisível (ainda mais que sou artista plástica e queria mostrar oq fazia), entretanto quando começo a observar, percebo que era só uma grande ilusão, porque a rede é social, mas ninguém ali realmente se enxerga, a vontade é de mostrar, mostrar e ostentar o que se tem e quem se é. É um lugar tóxico pra se estar, um lugar que gera comparação e insatisfação, esse excesso de vidas expostas e informações acabou com o conteúdo real e profundo, ninguém mais liga pra ninguém. Isso só distanciou as pessoas!
Quando voce ta controlando seu tempo nas redes e sai na rua, voce começa a perceber o comportamento das pessoas que estão em filas, em pontos de onibus...a grande maioria das pessoas estão com o celular na mão. As que estao em redes sociais como o Instagram por exemplo, eu mesmo já vi elas passando stories sem nem reparar no conteudo daquilo.
Entao eu pensei comigo mesmo, poxa porque eu postava tanto e fazia questao de postar se ninguem vai ligar pro que eu postei? E essa analise poderia ser feito por mim mesmo, quando eu usava o Insta desenfreadamente, eu nao prestava muita atenção na publicação dos outros. De 400 pessoas que eu seguia, eu so me importava com umas 5, no maximo.
Entao ter reparado nos outros me ajudou ainda mais a ficar longe daquilo.
Mas é muito ruim sair mesmo, eu tambem ja pensava em parar há uns 2 anos ou ate mais mas eu sempre recaía e voltava viciado novamente.
nem é mais rede "social" né, as pessoas não usam mais para interagir, é apenas para consumir conteúdo rápido
Nunca tive rede social, instalei Instagram há 6 meses e já não suporto mais.
“Amigo” é quem toca meu interfone.
Sou da época do orelhão com ficha, onde telefone era pra marcar encontro.
INSTAGRAM DÁ DOENÇA MENTAL.
Falou tudo!!! É exatamente isso! Só que infelizmente a tendência da evolução tecnológica é piorar a sociedade, que a cada dia que passa, fica dependente da tecnologia para fazer tudo do dia a dia. 😢
Sdds da época em que eu só usava Internet pra jogar joguinhos em flash ou entra no clickjogos
O que falar então das pessoas que passam o dia todo brigando nos coments do Instagram sobre absolutamente qualquer coisa que não concordam? Tem horas que fico pasmo com a perda de tempo!
famosa briguinha virtual. A qual ninguém se conhece e ficam lá todos robotizados em discurssão platônica...
Pior kkk esse povo se debruça em discussões onde ninguém muda a opinião de ninguém. Parece que não tem mais o que fazer.
Vou pra academia e consigo ficar sem pegar no celular, mesmo vendo geral usando, tenho medo de me lesionar pq minha mente não vai estar concentrada ali.
Ando no metrô 90% das pessoas estão de cabeça baixa usando o celular, eu ouço minha música e tá tudo bem.
Tenho Instagram, uso as vezes mas eu não vejo mais graça nisso, as pessoas comentam coisas maldosas em vídeos de bebês... isso me deixou bem desanimada. Posto apenas minhas fotografias do Japão e nada sobre minha vida pessoal. As únicas coisas que mostram meu dia a dia é no RUclips, mas no Instagram, dificilmente. Não tenho Twitter desde meus 14 anos, Facebook apenas pra falar com meus familiares que estão longe, tik tok? Nem sei o que isso.
Eu te entendo, não é fácil mas não é impossível.
assisti o outro vídeo ontem e você já postou a continuação hoje hahaha. Ontem desinstalei e o sentimento é que estou perdendo algo sabe? mas o dia está sendo mais longo e silencioso, isso é muito bom! com instagram você sente que sempre precisa fazer alguma coisa nova e acaba não fazendo nada, outra coisa que percebi também é que sem redes sociais eu me permito pensar, fui cagar e pensei em várias coisas.
"fui cagar e pensei em várias coisas" ksksksksks
Melhor comentário kkk
Fechou o comentário com chave de ouro, tenho certeza que 90% das pessoas levam o celular pro banheiro ao fazer suas necessidades fisiológicas.
Meus amigos já sabem minha relação com isto eu desativou, depois, ativo, depois instalo, em fim vai e volta atualmente pelo vídeo anterior eu desativei
Apesar de engraçada a frase "fui cagar e pensei em várias coisas", faz muito sentido, porque a galera quer usar o celular a todo momento, impedindo reflexões e pensamentos até nos momentos mais íntimos, como na hora de fazer as necessidades.
2 anos sem Instagram e não tenho menor vontade de voltar.
Eu não consegui 😢
Faz um vídeo compartilhando sua experiência!
Estou desde abril 🙌🏼 e me sinto bem melhor hoje! Infelizmente hoje o Instagram se tornou uma forma de vc ver a vida as pessoas e se sentir frustrado pq não tá no mesmo patamar, ou as pessoas olharem pra saber como tá sua vida e julgar.
@@larissaccavalcante qro chegar nesse nível tbm. Vc escolheu o caminho certo. Vou fazer um mês sem.
não está perdendo nada amiga
Normal kkkk a grande maioria volta pras redes sociais. O importante é não passar horas lá, nem virar um puxa saco de influencer, nem ficar desejando a vida dos outros
Eu também estava buscando esse equilíbrio e constatei que não existe. Ou você deleta de vez e se liberta desse vício ou estará condicionado a consumir conteúdo inútil nas redes sociais. Você pode até se enganar e dizer que filtra o que consome, mas na prática sabemos que não é bem assim. E quando nos damos conta, estamos lá perdendo nosso precioso tempo.
Acho que o pior é quando vc tá no Instagram só pra ver o que os outros postam, o que os outros estão fazendo. Eu sou uma dessas pessoas, que tá lá só pra olhar a vida dos outros. Não posto praticamente nada, mas nisso estou perdendo grande parte do meu tempo não vivendo a minha vida. Isso é o pior cenário de todos! 😢
Era tb. Além de de perder muito tempo, minha mente sempre a mil com tanta informação, parecia que não conseguia mais raciocinar como antes . Me tornei invejosa , consumista e ansiosa. 1 semana sem e não pretendo voltar
@@edivaniaaraujo3914 ainda não consegui largar o Instagram 😪
Eu estava assim. Tb nao sou de postar nada, mas perco 2 h fácil olhando a vida dos outros, famosos e videos rapidos. Desistalei e espero nao voltar tao cedo.
Eu acompanhei toda sua saga do vício com o instagram e eu digo: ESSE FOI O MELHOR VÍDEO QUE JÁ ASSISTI SOBRE ESSE TIPO DE CONTEÚDO e ainda reforço, já assisti inúmeros vídeos sobre este tema. Você foi extremamente sincero e consciente nas suas palavras. Não sou muito de comentar em vídeos, mas neste tive que vir aqui dar meu ponto de vista.
Eu estudo para concurso, rotina corrida, e aos pouco percebi que eu estava perdendo o foco, andava muito agitada e o pior de tudo: A ANSIEDADE. Me vi num ciclo sem fim onde cada dia eu piora, não conseguia estudar, não me concentrava em atividade relativamente fáceis e o sentimento de incapacidade e frustração eram cada vez mais recorrentes. As pessoas acham que é só desinstalar o app e pronto, mas n é assim! Hoje, TUDO oq vc faz está vinculado ao IG, até para ficar att sobre os concursos tem q ficar ligado à isso. Limitei o meu uso para 1h por dia e consigo me conter, mas percebo que, as vezes, em um dia mais cansativo, me pego ultrapassando este limite. Já desinstalei, instalei dnv, desinstalei e instalei dnv e são fases. Já fiquei meses sem insta e fiquei bem, porém as vezes falhamos.
Digo e repito, vídeo extremamente necessário e acima de tudo: com uma visão excepcionalmente realista e verdadeira que poucos dizem a verdade. Parabéns pelo vídeo!
Os vídeos curtos conseguem manter as pessoas ali vidradas, mas ninguém retem o conteúdo, dificilmente dá pra lembrar o que assistiu
Se quiser desativar o Shorts da sua pagina inicial do youtube vai, clica em todos as minuaturas que aparecem la nos tres pontinhos no canto super direito e marca "nao me interrsa".Se fizer isso 6 vezes nao aparece mais.
pra garantir que nao venham por vc ficar parado em cima da pra desativar o Auto play nas configurações gerais
Eu cheguei aqui através daquele vídeo e estou pra completar três meses sem Instagram na minha rotina.
Eu entrei poucas vezes pelo computador pra saber se alguém tinha mandado mensagem e avisei, mas depois arquivei minhas fotos, removi a foto do perfil e coloquei na bio que estava desativado. Quando entro vejo que os números de seguidores diminuíram e por mais que isso incomode um pouco na hora, depois passa, são só números.
O triste é saber que hoje muitos usuários sabem dos malefícios que as redes sociais tem, têm a consciência que você tem, mas mesmo assim continuam lá.
Eu espero continuar sem usar, pois acho meu tempo precioso demais pra ficar vendo as ostentações dos outros.
Desativei há um mês e não sinto falta. Uma dica é: jamais experimente "só por 10 minutos"
Hoje são 10, amanhã são 20.... e assim sucessivamente. Portanto, não dê brecha para esse destruidor de focos te pegar novamente.
Dica de livro: dilema do porco espinho de Karnal.
Acredito que caminharemos para o uso cada vez mais restrito da rede social. Chegará um momento em que a sociedade irá perceber o dano que é o uso das redes sociais.
Amém 🙏🏻
Tenho algumas coisas a dizer:
1- Concordo total com o que foi falado. Há 10 meses tenho o peso em mim de alimentar o algoritmo porque comecei um trabalho novo e uma boa forma de divulgar é pelo IG.
Ansiedade foi a mil e comecei a sentir que não vivia mais para mim e para a família/amigos e sim para o Instagram e possíveis clientes. 100% do tempo.
Sono ruim, ansiedade, crises de ausência em momentos de reunião social…
Para piorar, estar tão preocupada com gerar conteúdo “de qualidade” (ou seja, aqueles que o IG e seus usuários aprovam), aprender a gravar, editar, fazer arte, copy, tratar fotos (pois não tenho ainda como contratar social media e etc), me fez focar no Instagram e tirar muito da atenção do que seria o principal: desenvolver meu serviço.
Tem mais ou menos 3 meses que comecei a desapegar, decidi dar vários passos para trás, não postar ou postar bem pouco, para viver minhas experiências na vida real, focar no lar, na profissão, nos relacionamentos e projetos.
Nossa, como minha saúde mental melhorou! Dormindo melhor, me exercitando mais, finalizando vários pequenos projetos…
E como foi dito: os dias que fico mais no IG, são os que a ansiedade parece que volta.
Sim, ainda tenho um fundo de preocupação com mostrar meu trabalho e captar clientes, mas posso dizer que melhorei uns 50% e futuramente, talvez consiga retornar as redes com maior controle. Aliás, comecei a perceber que redes sociais são ótimas para divulgação, mas não são as únicas fontes de divulgação.
2- O que eu gostaria mesmo era de ter zero dependência das redes sociais, tanto por mim, quanto pelo meu trabalho.
3- É duro quando você começa a ter esta consciência e se esforça para estar presente, mas as pessoas ao redor não tem a mesma consciência e continuam enfiadas no celular…dificulta muito! Rs
Nossa esse seu segundo ponto é muito verdade, estou vivendo no sentido de estar "acordado" para essa dependência de redes sociais e está sendo muito bom tanto para minha saúde mental quanto física, mas é muito estranho ser o único que aparentemente pensa sobre isso quando todos a sua volta estão com a cara enfiada no celular kkkk.
@@luillianlima e ainda parece que o errado, o “que não vive e não sabe de nada” somos nós, né? Rsrsrs
@kellmartinscampos muito bom o seu comentário. concordo. eu estou há quase um ano sem insta e do nada me bate uma vontade mas não que seja uma vontade genuína porém vem muito do fato de todos estarem com a cara no celular e você sentir que esta "fora" das notícias que na maioria das vezes são apenas fofocas da vida alheia
esse cuidado que vc citou no trabalho eu ja estou me esforçando pra ter. irei ser psicólogo e a pressão é que tenhamos uma presença forte no instagram pois é importante. porém a melhor maneira de se sair bem é estudar tanto e ser bom a ponto de ser indicado por outras pessoas. tem os dois lados da moeda. infelizmente nao poderei largar de vez e acho que terei que equilibrar
@portuguescomsgama o bom do instagram é pra isso divulgar o trabalho sem deixar o "vício" nos consumir se for pra trabalho tira um tempinho pra trabalhar o seu perfil só ter esse auto-controle é difícil porém é oque nos resta o bom é que sabemos nos policiar
estou há 2 meses sem Instagram, melhor coisa que fiz, não sinto vontade nenhuma em voltar pra aquela MENTIRA que só suga o nosso precioso tempo e sanidade mental.
Eu posso te dizer com toda a certeza e orgulho: NÃO sou vítima das redes sociais, até fui por um tempinho, lá no início, do zap e do Facebook, mas Instagram msm nunca tive e o Face eu excluí há mto tempo! Então, EU venci as redes, kkkk. A única coisa que uso com frequência é o RUclips pra obter conhecimento e o zap pra me comunicar e isso eu sei fazer bem. E qto a videos curtos, eu aprendi a usá-los da forma mais inteligente possível, que é usá-los pra disseminar conhecimento, informação e reflexão a partir de cortes do RUclips, sendo que meu status não deixo com visualização habilitada nem msm as msgs. Tô fora de me deixar escravizar por porra de rede social, tenho 1 vida pra viver e 1 ampla consciência de quem eu sou no mundo e do meu objetivo nesse planeta, inclusive fico às vzs dias TB sem nem ver o zap. Antigamente ngm precisava disso pra viver e até bem, tudo é psicológico e as empresas sabem disso. Se vc não consegue se libertar sozinho, procure ajuda profissional. Ter rede social só vale a pena se vc vive delas e ganha o suficiente pra sobreviver ou ter 1 vida mto confortável, fora isso, é perda de tempo e debilidade mental e emocional!
Não é fácil ir contra a maré! Mas ter consciência do problema é o primeiro passo. Eu estou há quase 4 meses sem Instagram, exclui a conta, não sei se é definitivo mas por ora não quero voltar.
Eu estou há uma semana e graças a Deus n sinto falta. Sinto-me em paz pra ser sincera. A gente consegue viver de uma forma melhor e n tendo quer dar satisfação de nada o tempo todo. Já fiz isso outras vezes. E sempre sei q esse é o melhor caminho❤
Sem rede social desde 08/06/2024
Eu sempre acabo tendo essas reflexões e buscando maneiras de fugir do vício em redes sociais. Eu moro sozinho fora do Brasil, e o fato de não ter pessoas por perto acaba agravando isso, principalmente quando chego do trabalho. A consciência de que tem algo errado, já é o primeiro passo.
Que papo de viciado em 18:26 ! Me identifiquei totalmente!
Somos viciados igual quem é viciado em bebidas ou drogas. Logo logo haverá um RDA (redes sociais anônimos), e eu serei a primeira membra kkkkry
O segredo é usar o vicio em rede social para benefício próprio, caso não consiga não é bom parar de vez, tem que ir fazendo aos poucos e preenchendo esse tempo com atividades prazerosas
Eu excluir meu Facebook definitivamente agora vou tentar deixar de lado o Instagram...
Terapia de aceitação, aceite, quanto mais vc tenta lutar, mais a energia psíquica se fortalece, o ideal é manter e sempre que sentir vontade usar ou verificar, dar uma questionada antes....a mente sempre vai tentar puxar na distração, se vc estiver consciente será mais difícil.
No outro video, quando vc disse que estava há uma semana sem redes, lembro que achei cedo pra falar sobre… mas o fato de estar lutando pra ficar menos online é uma grande evolução pessoal!
Homem solteiro sem rede social é difícil mesmo . Agora para quem tem uma vida estável na vida sentimental ou financeira, vc acaba que nem liga muito . Eu tenho dificuldade mais pelo devido fato de fazer aquela busca por uma namorada na vida kkkkk.😅
Rapaz, eu estava pensando a mesma coisa enquanto via o vídeo 😂.
exatamente isso!
antigamente ninguém precisava de instagram pra achar namorada, saia de casa ou frequente um lugar legal e crie vínculos reais, pelo instagram as pessoas são mais falsas do que verdadeiras e você não vai achar nada duradouro assim, a não ser que você queira apenas transar e não namorar, ai pode ficar no instagram
@@ana-my9oq exatamente. Instagram vc fica a mercê TB de querer impressionar alguém lá . E ficar postando atoa ... Antes eu conhecia uma moça saindo e tal . As vezes trombava na rua etc , trabalho. Enfim , TB não procuro nem uma aventura não , sempre prefiro manter algo mais sério e duradouro . Tô correndo de rolos . Engraçado que perdi a vontade de ficar por lá , entrei ontem , já sai na mesma hora , não durou 4 horas de tela , eu já exclui a conta novamente. Acho que com tempo vc vai adaptando a querer ficar fora das redes . E tendo menos vontade. E difícil no começo sim. Mas dps vc nem lembra mais que já tinha "Instagrado".
Pertender a uma igreja a ongs e a projetos sociais ou escolas iniciaticas te ajuda muito.
Pertença a grupos nao viruais e encontre pessoas reais que gostam das mesmas coisas que vc
Desde 31/12/2024 sem redes sociais.
Resolvi excluir de vez.
Me matriculei no boxe e estou lendo meus livros.
Me sinto livreeee
Ola,Nossa!!! Vi seu vedeo na terça-feira agora e fiquei super curiosa sobre você ter continuado sem as redes, atualmente estou sem Instagram e tiktok, mina vida ta fluido absolutamente e minha saúde mental deu um up❤️Sem ansiedade 🙏🏼 Acredito que todos devemos dosar as coisas, tudo de mais faz mal, Deus abençoe você e seja a diferença, jamais seguir a manada 👏🏼
Tenho dois celulares, um com o Instagram e o Facebook e o outro não tem nada. O que carrego comigo para a rua não deixo nenhum aplicativo de rede social nem de banco. Já faz um tempo que faço isso e tem me feito muito bem.
Interessante, vou fazer isso no trabalho
Rsrs também tenho dois celulares, o celular com instagram e face quase não ligo.
Interessante!!
instagram não me faz bem, evito muito usar
Consegui ficar 3 meses sem FC e Insta, e quando voltei fiquei mais tranquilo, com uso muito moderado. No meu caso resolvi meus problemas de ansiedade.
Concordo com vc Hugo! Já tentei 2x esse uso sustentável e quando vi já estava imerso de novo! E a ansiedade no nível máximo ainda mais estudando pra concurso. Eu lá estudando e o povo vivendo uma vida “perfeita”. Muita comparação, me sentindo um lixo! Estou pensando seriamente em abandonar de vez as redes nesse período.
Sua honestidade ao reconhecer que também faz muitos desses comportamentos é bem bacana. Traz um nível de autenticidade muito melhor ao seu conteúdo.
Havia acabado de assistir o vídeo que c vc parou e agora o que vc voltou. Gostei dos dois, então já que vc falou que não sabe o que fa34 vou te dar uma dica. Não deixe o app no seu celular, poste pelo pc. lá vc não vai achar legal ficar vendo stories e nem publicações como o celular, então, de qualquer forma a sua rede social estara atualizada, mas vc dominar o vício. Eu sou maquiador profissional e eu preciso ter sempre atualizado meus trabalhos por lá, então eu fiz isso. Agora entro no Canvas faço meus posts e posto no insta e no site tudo pelo pc. redes sociais não deixo no celular. Faça o teste! Beijão
Tenho conseguido, mas ainda me apoio no You Tube (scroll)... A idéia é deixar para assistir os vídeos só na TV ✌🏻
RUclips é uma escola, é só vc saber escolher os conteúdos.
Estou pensando em desinstalar o RUclips do meu celular e só assistir no computador tb.😊
Estou sem celular há duas semanas. No inicio foi tenso. Mas agora estou começando a me acostumar. Tenho notado melhor rendimento nos estudos, mais produtividade no trabalho e menos ansiedade. Troquei o tempo de celular pelos livros. Estou preocupando mais comigo!
Gostei da honestidade, mas ao mesmo tempo me desencorajou pq tinha acabado de ver o outro vídeo e agora acho que não vou conseguir kk
Reduzi meu uso no facebook e instagram para uma hora diária há 3 dias. Confesso que é uma tortura, porque eu gastava mais de 6 horas por dia. Mas eu estou tentando aproveitar mais o meu dia e aumentar a minha produtividade. Acabo perdendo o foco no trabalho e na faculdade e isso está me prejudicando.
Eu era viciado em instagram. Exclui o app (criar obstaculo pro vício ajuda a diminuir o mesmo, varios estudos confirmam isso) e ajudou demais. 80% do youtube q uso é de algum assunto que tenho interesse, o resto é diluído em shorts (q continuo viciado, mas diminuiu). O tempo útil criado uso pra ler livros ou ficar com familia. Faz 3 meses isso e, apesar de as vezes sentir que estou perdendo algo, dps de ler algo de qualidade esse sentimento muda. É mta ansiedade gerada por quere estar conectado. Eu, um bom livro e chá/café e silêncio: é ter paz.
Na primeira vez exclui meu Instagram por 4 meses. Fiz outra conta e meu tempo de acesso diminuiu pra menos de 1h diária.
Hj, fazem 4 dias q desinstalei o app e pretendo exluir a conta em breve.
Esse vídeo chegou um bom momento pra mim, desativei tudo, foi a melhor forma de me distanciar de vez de tudo que me fazia mal dentro das redes sociais e também utilizar o tempo para focar em mim mesmo. Espero que você consiga sair
Como ta sendo a experiência?
@@felipefranco1240 Sinceramente? Muito melhor do que eu esperava, parei de me comprar com as pessoas e estou sendo muito mais paciente, deixei de viver no 2x.
Claro, você se sente alheio das notícias por que tudo hoje em dia está nas redes sociais. mas se você sente a necessidade para poder crescer em algo, vai fundo.
@@omarguiins maravilha larguei tem um tempinho e realmente sinto um pouco de tudo oque vc citou!!
Concordo totalmente com o conteúdo do vídeo, que bom que está sendo dito. Hugo, recomendo com força que você ouça a música Esc (caverna digital) da banda Scalene.
O próprio nome da música já é um "Esc". Ele fala filosoficamente sobre o mesmo assunto que você está abordando, e além do mais, é um rock progressivo muito bom. Acredito que irá se conectar com a letra da música. Sucesso!
Vídeo sincero e necessário, eu mesma tinha mania de postar o que comia , quando ia algum lugar ou fazia uma comida legal postava, e na pandemia isso me confrontou e eu parei pra refletir, que não era legal eu ficar postando o que eu ia comer , pq muitas pessoas não tinha o que comer e isso não era legal, e Aparti daí nunca mais postei fotos de comida nenhuma, e fotos minhas mesma , quase não postou mais, as vezes queremos mostrar o que temos, mas muita das vezes quem está vendo não tem.
vc consegue!!! Saia!! Dá para divulgar de outras maneiras, qualquer coisa, mude de profissão! Qualidade de vida e saúde mental são o mais importante!
Achei que o canal tinha mudado de nome kkkkkk.
Eu não tenho Instagram, na verdade nunca tive , mas em contrapartida acho que estou "viciada" no RUclips 😂. As vezes penso em fazer um intagram para poder ficar mais visível, conhecer pessoas e tal. Mas logo mudo de pensamento, me incomoda a idéia de ser vista, vai entender 😂
O samsung mostra a quantidade de horas semanais, permite limitar o uso de determinados app. Não é só iphone que faz isso
uma das partes mais chatas de parar de usar o instagram e diminuir o uso é perceber que as pessoas estão tão viciadas que você nem consegue conversar direito, é todo mundo pendurado no celular
Caramba!
Ja vi varios vídeos de pessoas que deletaram o app e/ou a conta. Mas nunca havia visto um vídeo tão corajoso e honesto! Me identifiquei com cada palavra que disse, Hugo.. somos fracos demais para se autocontrolar com um sistema tão quande quanto esse. Parabéns pela coragem em expor seus sentimentos, isso, certamente é uma opinião comum a todos... as redes sociais são extremamente tóxicas!
Ahhhhh que legaaaal
Eu te acompanho desde a época dos concursos...estava afastada das redes também só vi esse canal por agora!
Ameeeii o vídeo...amo seus conteúdos justamente por sua sinceridade...continue sempre assim!
Abração Hugo! ;)
Eu entendi o seu vídeo explica muito do que várias pessoas passam mas tem como se ver livre do insta e outra rede social sim. Tem que ter força de vontade e substituir por outros afazeres. Eu por exemplo tenho conta no insta privada mas entro pouco porque posto mais conteúdo de autoconhecimento. É saber utilizar o app.
Nunca usei Instagram. O que está sendo difícil pra mim é largar o Facebook que semprei usei.
Agora tik tok
Instagram
Twitter X
Ou outras redes sociais não uso.
Agora tô lutando pra sair Do Facebook.
Do WhatsApp uso pra trabalhar.
RUclips uso pra vídeos que tenha conteúdo como esse que acresenta alguma coisa boa.
Parabéns pelo conteúdo do canal, Hugo. Já te conhecia do mundo dos concursos... E essa abordagem nova está sensacional.
Continue postando vídeos e trazendo conteúdos tão importantes. 🙏🏽🙏🏽
Cara esse vídeo é tão necessário, quero um dia poder fazer isso , mas como minha vida acadêmica está ligada a ele é complicado, eu uso algumas estratégias: notificações de 10 min pra fechar o app, eu desinstalo ele direto, pq se ele fica instalado eu entro muitas vezes nele, e em breve um dia vou acabar de vez! Vamos viver o real galera❤
Meus pais eram professores,por meio deles,aprendi a gostar de:ler,escrever,assistir aos filmes com conteúdo,ir ao teatro,etc. Não sou contra as redes sociais. Detesto-as!
Achei interessante você ser realista em dizer o mal que a rede social faz embora ainda não tenha saido. Creio que o caminho seria você ver um meio de levar seu trabalho sem depender do instagram. Estamos tão habituados com essa ferramenta fácil, que achamos que só existe ela e que só estando lá vamos ter sucesso e isso é um dos maiores enganos que estão nos fazendo crê. Eu estou há alguns meses sem o instagram, nem preciso dizer a benção que é não fazer parte dessa rede. Pessoas recomendam-te cuidar do tempo, mas vivem fazendo-te perder(gastar), seu tempo nos muitos stories e reels diarios que postam. É muito engano. As pessoas enganam a si mesmas achando que estao ali apenas para influênciar para o bem, mas estao deixando outros doentes e ficando doentes. Que Deus lhe conceda uma saída para que tenha sucesso em seu trabalho.
Hugo, deletei meu Instagram na última sexta e me deparei com seu video. Eu sempre tive um conflito com redes sociais. Essa é a terceira vez que deleto tudo pq tb pra mim uso sustentável não existe. Mas está sendo muitooo dificil. Espero que ao longo do tempo fique mais facil. Além de me sentir manipulada, eu estava aumentando meu grau de consumo financeiro por influencia do insta. Comprando várias coisas por impulso e não quero seguir por aí. Da ultima vez que eu retornei foi até pela sensação de estar perdendo promoções/cupons de desconto de lojas. Mas acho que o prejuízo do vício é mt maior. Espero tb me sentir menos ansiosa sem rede social.
Colação maravilhosa!
Obrigada, Hugo, por sempre tentar buscar o equilíbrio de estar no sistema e "não estar no sistema ao mesmo tempo" se é que me entende rsrs
Eu uso o instagram com moderação e ultimamente tenho exagerado mesmo sendo low profile! Continuemos a busca pelo equilíbrio!
Desativar não dá certo, tem que excluir definitivamente
Hugo, parabés pelas reflexões!
Acabei de assistir aos dois vídeos dessa série.
Te acompanho desde o seu vídeo do TJSP, mas não conhecia esse canal aqui. Talvez o RUclips me apresentou seus vídeos do Filosofia Infinita, pq desativei minhas contas do Instagram e Facebook, há alguns poucos meses. Realmente, não sabemos como lutar contra esse mal que está adoecendo a humanidade, mas, com certeza, a sua iniciativa de falar sobre o assunto é uma ótima atitude!
Confesso que,, algumas vezes, pensei, ao ver seus posts no Inatagram, que aquela rede social estava fazendo você produzir conteúdos fúteis, o que era um desperdício,, pois, para mim, você tem a cara do Filosofia Infinita!
Aliado a tudo o que você disse, eu observei que as redes sociais, em especial o Instagram, geram a necessidade postar uma falsa felicidade infinita. Essa falsa felicidade infinita, causa a sensação de que não se é feliz como os outros, de que não se é tão bonito quanto, de que não se tem a família perfeita, de que não se tem tantos amigos, de que não possui tanto. É tão claro que aquelas vidas virtuais são falsas, mas, mesmo assim, o Instagram é capaz de gerar essas sensações. Por isso, diariamente vemos uma "bola de neve" de mais e mais casais perfeitos, pessoas bem vestidas, sorridentes, rodeadas de amigos e de animais de estimação, satisfeitas com o trabalho, conquistando bens materias, fazendo uso de bebidas alcoólicas e com vidas saudáveis, o que causa "inveja" nos demais que podem, para se encaixar no padrão, fingir ser tanto quanto, basta apenas postar uma felicidade, ainda que falsa!
O RUclips, para mim, é uma rede de utilidade pública, porque aqui encontramos muito conteúdo que acrescenta na vida, como esse vídeo! Vc é um excelente comunicador!
Eu não entro com celular na academia, de jeito nenhum. Treino 1h por dia 3x por semana e, nesse momento, é o único periodo do dia que posso cuidar de mim. Então, não atendo telefone e nem respondo WhatsApp dentro da academia. E nem posto nada do treino, também
Eu fiz uma análise ao logo do tempo e isso aconteceu em várias gerações, eu vivi a transição do rádio para tv, os senhores de idade dormia literalmente com rádio no ouvido quando foi popular, meus familiares ficavam das cinco até as 21 horas assistindo novela era um vicio que movia o país, em Pernambuco tinha o vício no jogo domino pessoas ficavam mais de 5 horas jogando dominó, sempre tentamos preencher o ósseo em diversas épocas
Sim!! Mas as tecnologias de hj acho mas prejudiciais, pelo fato de poder comentar ler comentários, entre outros que acaba pegando a gente de surpresa, mas é vdd em cada época sempre tentamos jogar o ócio pra algo
Perceber que tem um vício de comportamento é a melhor forma de ter o uso consciente. E o tratamento de qualquer vício tem os mesmos fundamentos: controlar o ambiente e dificultar o uso. A analogia para as redes antissociais é deletar o app (ainda que temporariamente) e conviver com pessoas que tem vida OFFLINE.
Hugo, comentei no outro vídeo que estou usando somente no computador por conta do trabalho, preciso compartilhar conteúdos jurídicos…. Mas melhorou muuuuuito minha vida! É impressionante, agora eu fico agoniada quando vejo alguém fazendo absolutamente TUDO com celular na mão, hora está comendo, cag@nd… até dentro do chuveiro meu Deus kkkkk😊
De fato não é fácil, mas não é impossível. Há 6 meses me livrei não só do Instagram como também do WhatsApp. O seu primeiro vídeo sobre o assunto foi de uma sensatez tão grande e este segundo, de tamanha humildade. Ficarei na torcida para você consiga, assim como eu consegui, me livrar das redes sociais mais tóxicas (minha opinião). P.S: Sou influenciadora digital e dependo de rede social para divulgar meu trabalho, mas a minha rede social principal é o LinkedIn. O meu uso lá é bastante controlado, coisa que eu jamais consegui fazer no Instagram, por isso, precisei sair de lá. Boa sorte pra ti! ❤
Hugo, é super complicado para quem trabalha com internet ficar sem acessar. Eu te entendo! E para quem não "depende" disso consegue sim ficar sem acesso. Fiquei 2 meses com o Instagram desativado (fevereiro e março 2024) e me senti muito mais produtiva, consegui até dormir melhor. Foi uma opção desativar porém graças a Deus mesmo com as redes ativas eu consigo controlar minhas entradas nos app's. Mas quando vc desativa melhora mais ainda pq vc não precisa se preocupar em se controlar. Eu tenho pena dessas crianças que já nasceram condicionados nessa sociedade virtual. Como vamos nos libertar disso? Acredito que cada ser humano terá que ter sua própria reflexão pessoal e decidir, caso contrário as redes vão continuar os dominando e a tendência é evoluir/piorar.
No seu caso é compreensível vc ter que continuar a usar. Vc trabalha com isso. Mas pra quem não trabalha é aconselhável deletar ou desativar.
fico muito feliz de ter encontrado o seu canal, obg hugo!
Achei esse seu novo canal esses dias! Muito bom. Fiquei meses sem Instagram, foi muito libertador
Acha que está em uma espiral viciante? Procure ajuda!
Converse com um médico geral ou um psiquiatra.
Isso me ajudou demais!
É complicado achar um equilíbrio
Mas não tenho vontade de abandonar 100% porque moro em outro Estado, então é uma forma de acompanhar um pouco amigos e família que estão longe
Tento entrar para ver apenas esse tipo de conteúdo, mas o algoritmo é mto mais forte que a nós, kkk, está sempre entregando conteúdo viciante
Difícil
Continue trazendo mais reflexões sobre este assunto! 👏👏
Tem 3 meses q sai do Instagram🙌 no começo foi difícil mas hoje em dia não sinto falta 😅
Não é fácil mesmo. Excluí meu instagram público porque eu não tinha muitos seguidores e não dependo de lá pra me sustentar. Foi fácil tomar a decisão, mas tá sendo difícil sustentar. Vai fazer uma semana amanhã.
Fiquei só com meu perfil pessoal, sem foto minha, sem nome, com 25 amigos que nada postam. Foi bem tranquilo no começo, porque eu percebia que abria o Instagram pra nada. Hoje dei uma abusada, mas já percebi que é por conta dos reels.
Espero um dia sair de vez de lá, mas já notei um grande progresso. Meu rendimento profissional triplicou sem que eu me sentisse cansado mentalmente. Agora só cuido pra não preencher o tempo de sobra com mais trabalho.
Espero voltar aqui em dezembro e dizer o que conquistei - tenho dois grandes objetivos.
Parabéns pelo canal e pelo vídeo. Bom saber que minhas observações internas pairam pela internet com outras pessoas. Ganhou um inscrito.
Pela primeira vez fui no relatório de tempo de uso do meu iPhone, e vi que durante a última semana fiquei exatamente 42h e 33 minutos na internet, sendo 26h no Instagram e 21h no RUclips. Fiquei extremamente assustada e frustada por isso. O seu vídeo chegou até mim, não foi à toa. Obrigada pelos alertas e parabéns pelo conteúdo.
concordo plenamente com vc de que não há uso sustentável, principalmente do instagram e do tiktok. quando entro nessas redes sociais parece que estou sendo sugada e quando percebo passei horas assistindo vídeos que se me perguntarem daqui meia hora o que eu assisti, eu não vou saber dizer. é foda!
Eu consumo mais conteúdo do que posto no instagram. Desinstalei o app, e só entro quando preciso consultar algo, seja no PC ou no navegador do celular. Já tive dias de rolar o feed por uns 20 minutos, mas a experiência fora do app é muito ruim, por isso, logo me desencano e saio. Estou me sentindo muito melhor emocionalmente, sem aquele sentimento de culpa por ficar muito tempo nas redes sociais. É libertador.
Quando comecei na internet, no final do século passado, todos nós usávamos nicknames. Quando as redes sociais se massificaram, as pessoas começaram a usar seus nomes reais e a compartilhar sua vida. Quase caí nessa tentação, mas de tanto ver gente se lascando por postar o que não devia (e até levando processo por isso), decidi continuar anônimo e até hoje só navego usando apelidos. Hoje isso foi meio que "criminalizado" e até tem um careca safado que se pudesse exigiria de nós o CPF para postarmos qualquer coisa. Eu não. Hoje me chamam de fake, mas isso me protege justamente desse desejo doentio de ficar se expondo na rede. Comigo não rola. Entro, vejo umas besteiras, meus perfis são todos privados e tô cagando para o que acham das minhas opiniões. Para mim esta é a única forma de usar as redes sem tornar-se um escravo do algoritmo.
Assisti o outro vídeo hoje e o YT já recomendou esse. Muito difícil se afastar 100%, tudo gira em torno das redes.
Kkkk assisti ontem o vídeo que você fez que parou, e hoje e esse vídeo que você não conseguiu parar kkkkk. Só vou ficar com o RUclips instalado pois acredito que os vídeos mais longos ainda transmite conteúdo, se continuar filtrando diariamente. Mas estou em uma fase fudida da vida, não tem muito o que postar sem ser melancólico kkkkk então ajuda.
Gratidão pelo video, a lucidez com que mostra os desafios de quem vive no mundo das redes sociais, eu venho buscando ser mais low profile , ja vinha assistindo stories de pessoas selecionadas, que eu entendo como agregadoras ou por curiosidade mesmo, mas confesso que ainda passo mais tempo que gostaria no insta, as outas não tenho paciência de logar ou não possuo, enfim, é algo que venho trabalhando e este video veio bem a calhar com algumas reflexões que venho tendo
Realmente pastilhas valda geram status mesmo, são ótimas porém caríssimas 😂
Já tava com saudade dos seus vídeos aqui, parabéns pelo conteúdo ❤
MUITOOO BOM SEU VIDEO, E NECESSARIO PRA NOSSA SOCIEDADE NOS DIAS DE HOJE..... QUE A GRANDE MASSA TA VAZIA E SEM ESPERANÇA DE DIAS MELHORES POR CONTA DA REDES SOCIAIS, AONDE TODO MUNDO É PERFEITO, AONDE TODO MUNDO VIVER SUAS MELHORES "VERÇÕES"... AONDE NINGUÉM É TRISTE E NÃO TEM CONFLITO DENTRO DE CASA...
VC SAINDO DESSE VICIO VC SÓ TEM A GANHAR!!!!!!
Pra não ter paranóia o correto é viver mais a vida real e entender que rede social é uma ótima ferramenta pra trabalho.