Um belo dia eu resolvi que precisava ganhar mais cultura, e sem ter nenhuma base, nenhuma ordem, eu simplesmente pensei em Dostoiévski para começar. Me dirigi à uma biblioteca, e aluguei Irmâos Karamázov. Meus amigos, eu não estava preparado para aquilo. A princípio me pareceu pedante, mas quando eu cheguei no capítulo daquele diálogo fenomenal entre Ivan e Aliósha, eu entendi o que era de fato Literatura; mas não consegui dormir durante um mês. Eu também não recomendaria essa obra de entrada. Estou de acordo com o meu xará e creio firmemente que Crime e Castigo - além de ser uma das melhores obras da história da Literatura - é a melhor opção. Podem confiar no professor aí, rs.
Em os Irmaos Karamazov, apesar de ainda não ter terminado, o que primeiro me arrebatou foi a fala do mestre Zózimo sobre o amor imaginativo. O que acho mais incrível pq eh tão atual, parece q Dostoiévski escreveu pensando no mundo das redes sociais q vivemos. Eh por isso que Dostoiévski eh um clássico absoluto da literatura mundial. O cara fala pras nossas almas. Nenhum autor q eu li ou leia consegue me arrebatar desse modo, eh simplemente surreal. Quando leio os seus livros simplemente me vem um euforia tão grande pq o cara eh tão incrível que só tenho vontade de ler mais e mais e conversar com alguém sobre o quão incrível dostoievisk eh. Por isso estou escrevendo esse texto aqui. Kkkk Estou eufórico com ele.
@@edusep1023 Posterguei iniciar Dostoiévski devido a essa obra "Memórias do subsolo"!!!! Havia decidido iniciar Dostoiévski por esse livro, mas li a sinopse e recuei!!! Na época, não estava a fim de ler Os Irmãos Karamazov, nem Crime e Castigo. Como eu disse, foi "a época"🙈 Preciso ressaltar a relevância de assistir essas recomendações, comentários, observações, aqui no RUclips. De quem conhece, já leu, tem propriedade para auxiliar nessa busca de cada um por iniciar uma jornada, como Dostoievski, por exemplo ⭐⭐⭐⭐⭐ Gratidão à você, Guilherme pelo vídeo🙇♀️ E a você @Edusep 10 pelo comentário 😉
Ordem de leitura - Crime e castigo - O Idiota - Os demônios - O irmãos Karamazov - O jogador - Adolescente - Memórias do Subsolo - Sonho do homem ridículo OBS: Obras mais fáceis e sucintas: Noites brancas e Um ladrão honesto
Li "Crime e Castigo" quando tinha 14 anos, não sei se era pq eu era obcecado por tudo que envolvia a Rússia na época(até o idioma aprendi fluentemente), mas achei uma leitura agradável e rápida. Hoje estudo na Rússia e tava pensando que devia me aprofundar mais em outras obras de Dostoievski(ou de Tolstoi), aí aparece esse vídeo nos recomendados bem no momento certo 😍😍
@@RafaelMarques01 Comecei acompanhando professores de russo para o público q fala inglês no RUclips, já que para o português é bem superficial por causa do baixo interesse do público. Além de que na época baixei pdf de gramática e livro didático, e fui estudando por conta própria. Quando vi que queria mergulhar de vez no idioma, me mudei para o país, estudei russo na preparatória universitária em período integral por 1 ano, além de ficar cercado por russos 24h.. tudo isso contribuiu para eu ficar fluente rápido
comecei com "Noites brancas", é um livro bem leve, que não mostra tanto do que o Dostoiévski é capaz de escrever sobre a mente humana, mas foi o suficiente para me dar vontade de conhecer mais sobre o autor. o meu livro preferido dele é Crime e Castigo.
Eu gosto de ler em cronologia porque aí vou reconstruindo o pensamento do autor. Fiz isso com Dickens, Machado e Turgueniev. Cometi o erro de não fazer em Dostoievski, porque fiquei perdido. Precisei fazer uma peça pra faculdade de psicologia e fui me basear em Irmãos Karamázov e Memórias do Subsolo. Minha introdução foi das piores. Escutem o que o Guilherme disse, pegue as principais primeiro e as marginais depois, ou comece do início pro fim, mas não cometa o mesmo erro que eu de pular no meio do oceano filosófico de Dostoievski.
Comecei com "gente pobre", depois fui ler "crime e castigo", "o idiota" e agora estou lendo "o adolescente", sobre ler quando tiver certa maturidade eu tenho 16 anos agora, estou curioso pra saber como eu vou receber Dostoievski quando eu estiver mais velho. (Agora eu já acho ele incrível, imagina quando eu conseguir absorver mais do que ele passa).
Parabéns, cara. Tenho 17, e Dostoievski é meu autor favorito. Estou caminhando na obra obra, até chegar no magnânimo Os irmãos Karamazov. Continue assim,carinha
Também tenho 16 anos! Recomendo ler Nietzsche e Jung enquanto lê o Dostoevsky. Solzhenitsyn e Tolstoy são imprescindíveis também com o mesmo tipo de abordagem mais relacionadas à psicologia e relações humanas. Fora claro, Orwell, Huxley,
Eu li Crime e Castigo quando era adolescente e entendi tudo ao contrário. Memórias do Subsolo também. Ano passado li Os Irmãos Karamázov e finalmente consegui entender a ideia geral que o Dostoiévski quis passar, mas ainda assim percebi que não consegui absorvê-lo completamente. Depois de assistir a uma entrevista com a Lorena Cutlak, decidi recomeçar pelos menos complexos, como Noites Brancas e Gente Pobre, reler Crime e Castigo, seguir por uma lista e no final reler Os Irmãos Karamázov, que aí sim estarei preparada para a obra-prima do autor.
Em Westworld, a Dolores fala que ela escolhe ver a beleza do mundo ao contrário de outro que veem a feiúra. Muda o contexto, mas me lembrei muito dessa frase dela.
Contrariando o professor, o que mais me agradou no "O Idiota" foi justamente a questão do anticatolicismo. Também considero "Crime e Castigo" uma boa porta de entrada. "Memórias do Subsolo" é fenomenal, assim como "Os Irmãos Karamazov". O capítulo IV da segunda parte "A Revolta", Ivan Karamazov dá a letra sobre a questão da religiosidade. É uma experiência fantástica.
Também estou. O Príncipe tem uma bondade e ingenuidade aparente muito interessante. Nastassia é uma mulher que quer chamar atenção a seu modo, por isso ela se compromete muitas vezes. Orgulhosa, ousada e insensata às vezes.
@@AndreLluccas sim, o príncipe é as virtudes cristãs encarnadas em um homem, e o quanto a sociedade pode depreciar um homem verdadeiramente bom. Que legal encontrar pessoas que estão na mesma leitura e compartilhar ideias! :)
Uma ótima recomendação para início na literatura clássica, são as 4 novelas do Tolstoi, principalmente "A morte de Ivan Ilitch" com suas discussões sobre a vida e a morte. Para os que se intimidam pelo tamanho dos clássicos de Dostoievski, recomendo as obras menores (apenas em número de páginas) de Dostoievski, citando "Noites brancas" e "O eterno marido". Após, ir adiante com os 5 grandes romances de Dostoievski.
Cara, eu simplesmente amei o seu vídeo. Eu tenho um tesao em ler dostoievski. Comecei a ler por Irmãos Karamazov, sendo minha primeira obra e na qual não terminei. Me esclareceu muito! Mais um inscrito!
Recomendo as leituras resumidas dos livros do Dostoievski feitas pelo saudoso José Monir Nasser, o homem é o melhor interpretador de Dostoievski que já tive o prazer de conhecer, mesmo que apenas virtualmente. Eu escutei as leituras de Os Demônios (que não li por inteiro), Crime e Castigo (escutei depois de ler o livro) e O Idiota (fui escutando enquanto lia). A única leitura que não recomendo escutar sem ter lido o livro é a de O Idiota, que por sinal é a mais especial, pois no final ele faz uma interpretação sensacional do livro e que não vi nenhum outro fazer e sequer chegar perto. Sobre o anticatolicismo o Nasser diz ser por conta de que o Dostoievski não conhecia direito o catolicismo. Pra quem é católico é bem dolorido ler aquelas palavras do Michkin, mas não diminui em nada a obra. Escutar a interpretação do Nasser é ter um novo livro nas mãos, de certa forma sem ela parece que falta alguma coisa ao livro, não deixem de escutar. Baita vídeo por sinal.
Na minha humilde opinião, professor, Dostoiévski, para quem nunca leu, seria mais degustável por O Jogador, Humilhados e Ofendidos e Noites Brancas. São grandes livros do autor? Não. No entanto, são curtos e são bons. Eram livros também criticados pela intelligentsia da época, então, para quem tem pouca leitura e quer embarcar em livros mais fáceis, são boas propostas. Comecei por O Jogador e Noites Brancas, quando cheguei em Crime e Castigo eu já tinha consolidado que ele é um autor bom.
Para mim, o melhor escritor do.mundo, li todos seus livros. A recordacao da casa dos mortos, seu exilio na Siberia , a historia de vida , 9 anos preso. Gente pobre, crime e castigo, o idiota, o adolescente e depois os mais densos, Os demonios e I.Karamazov. e outros contos mais leves, o marido infiel, noitrs brancas, o jogador, tem.muita da vida dele em todos os livros.
Bom dia, ótimo vídeo! Duas ponderações: 1) no quesito tradução, faltou indicar Crime e Castigo da TODAVIA, com excelente tradução direta do russo feita por Rubens Figueiredo, que também é escritor. 2) indicar Notes Brancas e O pequeno Herói para iniciantes.
A professora de literatura russa da USP, Elena Vassina, ela mesma russa, elogia bastante a tradução do Paulo Bezerra. É a única traduzida diretamente do russo e, segundo ela, é a melhor. A tradução do russo para o português consegue ser mais precisa do que do russo para o inglês, dada a semelhante complexidade das línguas.
Comecem pela historia de vida de Dostovieski.Memorias da casa dos mortos. A prisao dele na Siberia, por 6 anos, e toda o aprendizado e a maturidade , o sofrimento . A vida dele, d ai voce comeca a ver em todos os livros dele um pouco de sua propria vida.
Terminei de ler Crime e Castigo há uns dias, logo vim pesquisar sobre algum guia de leitura sobre F. Dostoiévski, e revejo teu maravilhoso canal. Deus te abençoe, Freire.
Resolvi que preciso começar s ler e sobre tudo o que pesquisei esse cara me interessou, já comprei 3 livros, estou esperando chegar, espero gostar de ler 💛
faz pouco tempo que li Crime e Castigo e pensava em entrar de cabeça nas obras do Dostoiésvki, mas acho melhor eu ir com calma. Achei que teria começado com o pé esquerdo com Crime e Castigo, mas eu realmente amei a leitura. Obrigado pelo auxílio.
Também iniciei a ler Dostoiévski com Crime e Castigo. Livro perfeito! Já o livro Memórias do subsolo, eu pego e não consigo prosseguir. Já tentei por 3 vezes, e vou continuar tentando até conseguir.
Eu li os irmãos karamazovi aos 15 anos, gostei muito... mas voltei a ler 'Fiodor" agora por outras obras, e realmente hoje em dia sabendo mais sobre, política, religião e filosofias, entendo que as obras dele tem uma ironia critica à hipocrisia, que só é subentendida em uma segunda camada.
Tenho catorze anos, apesar de muitas pessoas me considerarem nova para ler o autor, gosto de suas obras e acho inefável a quantidade de reflexão que seus livros agregam.O primeiro livro dele que me interessei foi "Os Demônios", da editora 34 por ser a melhor recomendação de tradução, mas amei as dicas e sua ordem de leitura.
Eu sempre gostei de ler lá em casa sempre teve livros e na minha época de escola sempre colocavam os alunos para ler e depois discutir a leitura mais depois de um bom tempo parei de ler por causa da faculdade e do trabalho e nesses últimos anos retornei a leitura e resolvi encarar Dostoiévski e li crime e castigo e gente pobre e foi a melhor coisa que eu fiz nos últimos anos acabei comprando quase todos os clássicos do autor e me ajudou demais a voltar a leitura. Eu tenho as edições da Marina Claret tradução do Oleg Almeida que é Russo de nascimento e um bom tradutor principalmente do autor
Dostoiévski é meu autor favorito. O livros Os Dêmonios me salvou do esquerdismo. Tenho alguns livros dele em casa e li alguns na biblioteca municipal de onde moro como Humilhados e Ofendidos que li com lágrimas, pois é uma história muito triste, entre outros dele como O Eterno Marido e contos dele.
Tenho 19 anos atualmente e estou lendo Os Irmãos Karamazov, o livro é extraordinário e não estou tendo dificuldade alguma, mas acredito que é pelo fato de apesar de ser novo ter uma boa familiaridade com clássicos, não tenho tanta experiência mas acredito que vai ser bom ler agora para fazer uma comparação futura quando eu estiver mais maduro ao reler outra vez.
Eu tenho muito interesse em 4 obras de Dostoiévski - crime e castigo - gente pobre - memórias do subsolo - os irmãos Karamazov Eu iria ler por tamanho das obras, mas depois que assisti esse vídeo, vou mudar a ordem, e deixar memórias do subsolo pro final
Eu comecei com O Eterno Marido. É um livro bem leve e até divertido de ler. Nao me arrependo. Depois lerei Noites Brancas e assim vou seguir para as obras mais complexas.
Sobre o Dostoievski, o vídeo do Guilherme Freire foi bem preciso. Muitos recomendam Memórias do Subsolo como primeiro livro para se ler, mas dizem isso apenas por ele ser curto, já que é um dos livros mais complicados para se compreender e consequente um dos mais mal interpretados do autor. O ideal pra mim é dar uma olhada na sinopse e sobre o que se trata cada um dos livros, daí se escolhe o que achar mais interessante. Dentre os quatro romances principais, Crime e Castigo é de modo geral a melhor porta de entrada. O Idiota é um caso ímpar no conjunto das obras, um ponto fora da curva, mas sem dúvidas é o mais belo e tocante. Os demônios tem uma trama de cunho político muito maior que os demais. Pela minha experiência pessoal é o livro que demanda maior maturidade do leitor. Por fim, os Irmãos Karamazov é uma mistura desses três romances. Dostoievski é um autor imperfeito, mas a mensagem de seus livros sempre se encaixará com perfeição no nosso mundo, mesmo daqui cem, duzentos ou mil anos.
Sobre as traduções do Dostoiévski, estou me batendo bastante com as opções. Para Crime e Castigo minha opção é do Rubens Figueiredo, adoro as traduções dele do russo e achei o trabalho dele excelente para esta obra. Quanto as outras obras, acho que ir de Oleg de Almeida parece uma ótimo opção. Um ponto importante é que, de traduções direto do russo para Irmãos Karamázov, na data de hoje (22/07/2022) não existe outra opção no mercado fora a edição da Editora 34 do Paulo Bezerra.
Guilherme, boa tarde! Seu canal me veio como sugestão, mas adorei a dica e achei você parecido com o ator e cantor Daniel Boaventura! Rsrs...Obrigada e bom final de semana!
Comecei os russos por a morte de ivan, parti para memórias do subsolo. Ambos por serem curtinhos, agora to me organizando para de amanhã em diante por 2024 ler as grandes literaturas
Fri. Jan. 22, 2021 ::: I'm sure you're speaking RUSSIAN or maybe Portuguese? I wish there was an English translation for this video. Just yesterday I received 2 books written by FYODOR DOSTOYEVSKY (1) CRIME AND PUNISHMENT and (2) THE IDIOT. Starting reading C&B immediately last night. Also have ordered DEMONS which is a book consisting of three parts. Over the years many people have praised him as being "the best", but I'll have to judge that claim. It would be great if I knew what you were saying. BEST WISHES! Oh by the way, the female RUSSIAN author AYN RAND is another great mind-expanding author which I hold in high esteem. Thanks for sharing.
Eu recomendaria O Eterno Marido. É mais curta e apresenta bem melhor o autor que Crime e Castigo. Para um leitor mais iniciante é "maçante" ler Crime e Castigo pois as vezes a pessoa nem consegue captar de forma correta os devaneios psicológicos do Raskolnikov.
Interessante abordagem no guia de leitura, sobretudo quando não creio terem sido eleitas as obras mais adequadas, sobretudo na ordem abordada. Inicialmente, indicaria um livro menos denso que Crime e Castigo, os Possessos ou Irmãos Karamazovi, sobretudo quando se pensa em leitura introdutória não imagino que alguém se sentirá confortável com dois tomos de cada obra. Eu indicaria Noites Brancas, A Dócil ou O Sonho de um Homem Ridículo, pois são novelas boas e que demonstram o nível do Autor. Adiante, eu indicaria O Jogador, O Idiota ou Memória do Subsolo. Por fim, os clássicos Crime e Castigo e Irmãos Karamazovi. Para aqueles que querem saber mais sobre a vida de Dostoievski, indico Memória da Casa dos Mortos (as memórias do cárcere na Sibéria) e Gente Pobre (lembranças do meio ao qual o pequeno Fiodor viveu quando via pacientes camponeses que seu pai tratava)
Meu primeiro contato com a obras do Dostoievski foi em "O Idiota" e estou lendo no momento "Memória da casa dos mortos", já planejo ler "Irmãos Karamazov" assim que concluir a leitura kk
Comecei pelo memórias do subsolo e concordo com o professor, gostei, mas foi um começo pesado. A boa notícia do vídeo é que já comprei o crime e castigo. A má notícia é que fui na editora 34, poos tinha ouvido ser a melhor nas traduções russas.
Eu li Os irmãos Karamázov na edição da Martin Claret e achei a tradução impecável, eu leio em francês. Já tinha ouvido falar da vertente política colocada na tradução do Paulo Bezerra.
@@olegalmeida Estou lendo essa versão no momento, mas gostaria muito que ela tivesse sido traduzida por você, és o tradutor de obras russas mais competente que já vi
Cheguei agora no seu canal e já curti muito! Amo os russos, especialmente Dostô (mas Tolstói e Bulgákov também têm lugar cativo no coração rs). Comecei pela fase mais romântica dele com O eterno marido, Gente Pobre, li também Noites Brancas (mas já foi depois), mas confesso que sou apaixonada pela fase pós-Sibéria dele. Quanta clarividência. Amei Crime e Castigo, mas no momento, como acabei de ler Os irmãos Karamázov, estou completamente arrebatada por essa obra-prima. Tenho um Instagram literário, caso queira conhecer é o Literatura VIP, tem destaque tanto de Crime e Castigo quanto de Karamázov. Um abraço e parabéns pelo trabalho!
vídeo excelente. Comecei a ler Dostoiévski ano passado, li Memórias do subsolo, Gente Pobre e O jogador ( até então, o que eu mais gostei é o livro O Jogador), o próximo livro que irei ler, com certeza é Crime e Castigo. Particularmente, acredito que um vídeo sobre Lev Tolstói seria muito BOM! Fica a INDICAÇÃO.
Comecei por Noites Brancas, amei e fui pra Memórias do Subsolo. Tomei um susto! kkkkkkkkkkkk Foi uma leitura difícil e olha que estou acostumada a ler clássicos. Preciso muito ler Crime e Castigo. Obrigada pelas dicas, Guilherme.
comecei por gente pobre, em seguida noites brancas e memorias do subsolo. Meu namorado me deu “crime e castigo”, pretendo ler todas obras dele, meu autor favorito.
Comprei Noites brancas, mas comecei por O jogador, alternado com Crime e castigo (foram escritos na mesma época). Mas na verdade as obras possuem 3 fases completamente diferentes, as obras pouco tem a ver umas com as outras
comprei a obra completa de vida dele, então não tive bem uma pesquisa prévia haha comecei por uma árvore de natal e um casamento, que é bem curtinho, e segui para noites brancas. achei espetacular.
Começei por Memórias do Subsolo. Não me arrependo, foi uma experiência avassaladora, extremamente densa (não pela escrita, mas pelo tema, pelo personagem e seu subsolo mental), e embora tenha me tirado o sono e a sanidade, me enriqueceu como pessoa, a maneira paradoxal como o homem do subsolo narra a novela me tocou o cerne, me tirou a paciência e porquê? Porque eu dispunha dessa desvalia, eu me via naquele homem repugnante e contraditório. No momento estou lendo crime e castigo, ainda não desenvolvi plena opinião sobre o livro, uma vez que li apenas 20 páginas, mas afirmo que vou me surpreender.
As traduções do Paulo Bezerra podem até ter um acento ideológico mas são as mais fiéis aos originais russos, visto que ele viveu na Rússia por muitos anos e domina completamente a língua.
@@olegalmeida acabei de comprar um exemplar de Memórias da Casa dos Mortos , traduzido por ti. Não comecei a ler ainda, mas fico feliz em saber sobre o teu conhecimento e o valor do teu trabalho. Obrigada!
Escolhi a obra certa para gostar do autor e ainda perder o medo dos livros russos, li no mesmo mês Dostoiévski (Crime e castigo) e Tolstói (A morte de Ivan Ilich), e apesar da obra-prima que é a segunda, a primeira me fisgou completamente!
Eu comecei a ler tantas vezes Crime e Castigo que, sem brincadeira nenhuma, já gravei as trinta e poucas primeiras páginas. Meu primeiro livro do escritor foi Gente Pobre.
Izabela, o Mesmo aconteceu comigo. Durante anos, eu lia o primeiro capítulo e abandonava. Pegava de novo e tinha que começar outra vez. Um dia, minha amiga que começou a estudar psicologia, recebeu a tarefa de ler o livro. Eu então pensei, se ela está lendo, vou tentar novamente. E então, fui até o final e quase chorei de pena quando o livro acabou. É muito bom! Não desista!
não posso dizer que errei ao iniciar por "Irmãos do subsolo", por mais que seja uma leitura densa, e que exige um pouco, com toda certeza houve momentos que me impactaram profundamente. Creio q futuramente irei ler novamente, com tamanha atenção e maturidade. Cheguei a pegar "Os irmãos Karamázov". mas por algum motivo não cheguei a lê-lo. Comprei crime e castigo e estou com expectativa a mil!
Um belo dia eu resolvi que precisava ganhar mais cultura, e sem ter nenhuma base, nenhuma ordem, eu simplesmente pensei em Dostoiévski para começar. Me dirigi à uma biblioteca, e aluguei Irmâos Karamázov. Meus amigos, eu não estava preparado para aquilo. A princípio me pareceu pedante, mas quando eu cheguei no capítulo daquele diálogo fenomenal entre Ivan e Aliósha, eu entendi o que era de fato Literatura; mas não consegui dormir durante um mês. Eu também não recomendaria essa obra de entrada. Estou de acordo com o meu xará e creio firmemente que Crime e Castigo - além de ser uma das melhores obras da história da Literatura - é a melhor opção. Podem confiar no professor aí, rs.
Estou sem dormir após ler memórias do subsolo me quebrou mentalmente
@@edusep1023 Dostoievski é uma pedrada!
Em os Irmaos Karamazov, apesar de ainda não ter terminado, o que primeiro me arrebatou foi a fala do mestre Zózimo sobre o amor imaginativo. O que acho mais incrível pq eh tão atual, parece q Dostoiévski escreveu pensando no mundo das redes sociais q vivemos. Eh por isso que Dostoiévski eh um clássico absoluto da literatura mundial. O cara fala pras nossas almas. Nenhum autor q eu li ou leia consegue me arrebatar desse modo, eh simplemente surreal. Quando leio os seus livros simplemente me vem um euforia tão grande pq o cara eh tão incrível que só tenho vontade de ler mais e mais e conversar com alguém sobre o quão incrível dostoievisk eh. Por isso estou escrevendo esse texto aqui. Kkkk
Estou eufórico com ele.
@@edusep1023 Posterguei iniciar Dostoiévski devido a essa obra "Memórias do subsolo"!!!!
Havia decidido iniciar Dostoiévski por esse livro, mas li a sinopse e recuei!!!
Na época, não estava a fim de ler Os Irmãos Karamazov, nem Crime e Castigo. Como eu disse, foi "a época"🙈
Preciso ressaltar a relevância de assistir essas recomendações, comentários, observações, aqui no RUclips. De quem conhece, já leu, tem propriedade para auxiliar nessa busca de cada um por iniciar uma jornada, como Dostoievski, por exemplo ⭐⭐⭐⭐⭐
Gratidão à você, Guilherme pelo vídeo🙇♀️
E a você @Edusep 10 pelo comentário 😉
Porra meu filho,mas do jeito que tu falou da vontade de começar exatamente pelo Irmãos Karamázov...
Ordem de leitura
- Crime e castigo
- O Idiota
- Os demônios
- O irmãos Karamazov
- O jogador
- Adolescente
- Memórias do Subsolo
- Sonho do homem ridículo
OBS: Obras mais fáceis e sucintas: Noites brancas e Um ladrão honesto
Gracinha! Abraço.
Começar por Noitas brancas é uma boa?
@@JoaoPedro-ru6go Sim!Eu terminei esse livro essa semana,foi meu primeiro contato com a obra do Dostô e não me arrependo :)
Um ladrão honesto, fica onde??
@@rodrigovanucio979 in jail!
Li "Crime e Castigo" quando tinha 14 anos, não sei se era pq eu era obcecado por tudo que envolvia a Rússia na época(até o idioma aprendi fluentemente), mas achei uma leitura agradável e rápida. Hoje estudo na Rússia e tava pensando que devia me aprofundar mais em outras obras de Dostoievski(ou de Tolstoi), aí aparece esse vídeo nos recomendados bem no momento certo 😍😍
E vc aprendeu como?? Também quero
@@RafaelMarques01 também quero kkk
@@LRRMelo agora espera o moço responder
@@RafaelMarques01 tomara que ele não responda em russo
@@RafaelMarques01 Comecei acompanhando professores de russo para o público q fala inglês no RUclips, já que para o português é bem superficial por causa do baixo interesse do público. Além de que na época baixei pdf de gramática e livro didático, e fui estudando por conta própria. Quando vi que queria mergulhar de vez no idioma, me mudei para o país, estudei russo na preparatória universitária em período integral por 1 ano, além de ficar cercado por russos 24h.. tudo isso contribuiu para eu ficar fluente rápido
comecei com "Noites brancas", é um livro bem leve, que não mostra tanto do que o Dostoiévski é capaz de escrever sobre a mente humana, mas foi o suficiente para me dar vontade de conhecer mais sobre o autor. o meu livro preferido dele é Crime e Castigo.
Escolhi noites brancas para conhecer o autor
Eu também. Iniciarei em breve Crime e Castigo.
Madame Bovary não sai da minha mente desde que li no cursinho.... Dostoievski mudou minha vida em relação a romances e nuances sobre
Eu gosto de ler em cronologia porque aí vou reconstruindo o pensamento do autor. Fiz isso com Dickens, Machado e Turgueniev. Cometi o erro de não fazer em Dostoievski, porque fiquei perdido. Precisei fazer uma peça pra faculdade de psicologia e fui me basear em Irmãos Karamázov e Memórias do Subsolo. Minha introdução foi das piores. Escutem o que o Guilherme disse, pegue as principais primeiro e as marginais depois, ou comece do início pro fim, mas não cometa o mesmo erro que eu de pular no meio do oceano filosófico de Dostoievski.
O seu texto está excelente! Sucesso para você.
Li o Notas do subsolo e ele é incrível, me deixou no chão porque percebi que eu mesmo sou um homem do subsolo.
Comecei lendo Crime & Castigo, gostei tanto que já decidi encarar Os irmãos Karamazóv... Simplesmente perfeito.
Eu estava esperando para ler "Crime e castigo", mas depois desse vídeo me deu muita vontade. Esse fim de semana começo minha leitura!!!
Crime e Castigo é absurdamente bom!!! Vc simplesmente enxerga todas as cenas narradas com uma perfeição e nitidez incríveis!
Comecei com "gente pobre", depois fui ler "crime e castigo", "o idiota" e agora estou lendo "o adolescente", sobre ler quando tiver certa maturidade eu tenho 16 anos agora, estou curioso pra saber como eu vou receber Dostoievski quando eu estiver mais velho. (Agora eu já acho ele incrível, imagina quando eu conseguir absorver mais do que ele passa).
Parabéns, cara. Tenho 17, e Dostoievski é meu autor favorito. Estou caminhando na obra obra, até chegar no magnânimo Os irmãos Karamazov. Continue assim,carinha
CRIME E CASTIGO é um livraço! Reler um livro na maturidade é sempre uma experiência fantástica! Sucesso na sua jornada!
Também tenho 16 anos! Recomendo ler Nietzsche e Jung enquanto lê o Dostoevsky. Solzhenitsyn e Tolstoy são imprescindíveis também com o mesmo tipo de abordagem mais relacionadas à psicologia e relações humanas. Fora claro, Orwell, Huxley,
to com 16 e to entrando nesse mundo
Tenho 12 e muita curiosidade! Espero conseguir entender um pouquinho!
Professor, faz mais vídeos nesse formato (por onde começar a ler tal autor)
Up
Up
Up
Up
Up
Eu li Crime e Castigo quando era adolescente e entendi tudo ao contrário. Memórias do Subsolo também. Ano passado li Os Irmãos Karamázov e finalmente consegui entender a ideia geral que o Dostoiévski quis passar, mas ainda assim percebi que não consegui absorvê-lo completamente. Depois de assistir a uma entrevista com a Lorena Cutlak, decidi recomeçar pelos menos complexos, como Noites Brancas e Gente Pobre, reler Crime e Castigo, seguir por uma lista e no final reler Os Irmãos Karamázov, que aí sim estarei preparada para a obra-prima do autor.
Iniciando a leitura de Irmãos Karamázov. Obrigada por compartilhar.
Comprei o Noites Brancas pra ler como ponta pé inicial.
Acho q esse conto não é tão bom pra te animar com o autor. Principalmente por causa do final
Primeira obra dele q li e gostei muito, uma história bem curtinha e muito bonita. Vale super a pena
Dom Corleone , noites brancas é a obra dele que mais se aproxima do romantismo , eu já li é ótimo. só me vem á mente a palavra são Petesburgo .
Eu parei antes da página 30. Achei muito chato por causa do “Sonhador”. Personagem chato demais.
@@fernandopereira5811 , EXATAMENTE. Achei muito destoante do geral da obra dele. Assim como O DUPLO (só que, O DUPLO é mais bobo...).
O prof. Guilherme cita 3:15 que seria interessante ler nessa ordem :
1° Crime e castigo,
2° O idiota ,
3° Os demônios ,
4° Os irmãos Karamazov
Obrigado
Muito obrigada ❤
Pra ver como é, minha primeira leitura de Dostoiévski foi Memórias do Subsolo e achei incrível.
E disse Dostoiévski em O Idiota: a beleza salvará o mundo. Acho que seria possível criar um vídeo destrinchando essa frase por vários minutos.
Em Westworld, a Dolores fala que ela escolhe ver a beleza do mundo ao contrário de outro que veem a feiúra. Muda o contexto, mas me lembrei muito dessa frase dela.
Infelizmente a ganância é o que destrói o mundo é difícil salva-lo só por isso
Comecei por "Noites Brancas" e minha próxima leitura será "O eterno marido". Noites Brancas é triste mas a leitura é fácil.
Contrariando o professor, o que mais me agradou no "O Idiota" foi justamente a questão do anticatolicismo. Também considero "Crime e Castigo" uma boa porta de entrada. "Memórias do Subsolo" é fenomenal, assim como "Os Irmãos Karamazov". O capítulo IV da segunda parte "A Revolta", Ivan Karamazov dá a letra sobre a questão da religiosidade. É uma experiência fantástica.
Gostei muito de "Crime e castigo".
Envolvi-me completamente com a história...
Minha primeira experiência com Dostoiévski foi com Memórias Do Subsolo, me indentifiquei muito com o personagem principal.
As traduções do Oleg Almeida pela editora Martin Claret, parecem bastante boas. (Oleg é russo e mora no brasil, tem canal dele por aqui)
Pequena correção: Oleg é Bielorrusso. 🙂
Que coincidência, comecei ler Dostoiévski recentemente por Crime e Castigo
Acertei, comecei a ler Dostoiévski por Crime e Castigo. Gostei do seu canal, já inscrita!
Meu pai sempre recomendou uma tradução feita pela Rachel de Queiroz.
Estou lendo 'O Idiota' agora mesmo e estou amando! ♡
Também estou. O Príncipe tem uma bondade e ingenuidade aparente muito interessante. Nastassia é uma mulher que quer chamar atenção a seu modo, por isso ela se compromete muitas vezes. Orgulhosa, ousada e insensata às vezes.
Pelo menos é isso que eu percebo.
Tb estou. Ótimo livro
@@AndreLluccas sim, o príncipe é as virtudes cristãs encarnadas em um homem, e o quanto a sociedade pode depreciar um homem verdadeiramente bom. Que legal encontrar pessoas que estão na mesma leitura e compartilhar ideias! :)
@@cristianoresende774 também estou achando ótimo! :)
Os Irmão Karamazov é uma bomba em todas as esferas da mente humana!
Minha introdução do Fiódor foi o pequeno Herói, achei muito interessante e leve para entrar não somente no Mundo do Fiódor como na literatura russa.
Uma ótima recomendação para início na literatura clássica, são as 4 novelas do Tolstoi, principalmente "A morte de Ivan Ilitch" com suas discussões sobre a vida e a morte.
Para os que se intimidam pelo tamanho dos clássicos de Dostoievski, recomendo as obras menores (apenas em número de páginas) de Dostoievski, citando "Noites brancas" e "O eterno marido".
Após, ir adiante com os 5 grandes romances de Dostoievski.
Cara, eu simplesmente amei o seu vídeo. Eu tenho um tesao em ler dostoievski. Comecei a ler por Irmãos Karamazov, sendo minha primeira obra e na qual não terminei.
Me esclareceu muito! Mais um inscrito!
Recomendo as leituras resumidas dos livros do Dostoievski feitas pelo saudoso José Monir Nasser, o homem é o melhor interpretador de Dostoievski que já tive o prazer de conhecer, mesmo que apenas virtualmente.
Eu escutei as leituras de Os Demônios (que não li por inteiro), Crime e Castigo (escutei depois de ler o livro) e O Idiota (fui escutando enquanto lia). A única leitura que não recomendo escutar sem ter lido o livro é a de O Idiota, que por sinal é a mais especial, pois no final ele faz uma interpretação sensacional do livro e que não vi nenhum outro fazer e sequer chegar perto.
Sobre o anticatolicismo o Nasser diz ser por conta de que o Dostoievski não conhecia direito o catolicismo. Pra quem é católico é bem dolorido ler aquelas palavras do Michkin, mas não diminui em nada a obra. Escutar a interpretação do Nasser é ter um novo livro nas mãos, de certa forma sem ela parece que falta alguma coisa ao livro, não deixem de escutar.
Baita vídeo por sinal.
Guilherme, trás mais videos com outros autores nessa temática de por onde começar
Li "Memórias do subsolo" e ADOREI. Estou lendo Os irmãos Karmázov e adorando também.
Na minha humilde opinião, professor, Dostoiévski, para quem nunca leu, seria mais degustável por O Jogador, Humilhados e Ofendidos e Noites Brancas. São grandes livros do autor? Não. No entanto, são curtos e são bons. Eram livros também criticados pela intelligentsia da época, então, para quem tem pouca leitura e quer embarcar em livros mais fáceis, são boas propostas. Comecei por O Jogador e Noites Brancas, quando cheguei em Crime e Castigo eu já tinha consolidado que ele é um autor bom.
Penso o mesmo.
Comecei pelo começo: Gente pobre e sigo na ordem de suas obras. Amo esse autor.
Para mim, o melhor escritor do.mundo, li todos seus livros. A recordacao da casa dos mortos, seu exilio na Siberia , a historia de vida , 9 anos preso. Gente pobre, crime e castigo, o idiota, o adolescente e depois os mais densos, Os demonios e I.Karamazov. e outros contos mais leves, o marido infiel, noitrs brancas, o jogador, tem.muita da vida dele em todos os livros.
Bom dia, ótimo vídeo!
Duas ponderações:
1) no quesito tradução, faltou indicar Crime e Castigo da TODAVIA, com excelente tradução direta do russo feita por Rubens Figueiredo, que também é escritor.
2) indicar Notes Brancas e O pequeno Herói para iniciantes.
A professora de literatura russa da USP, Elena Vassina, ela mesma russa, elogia bastante a tradução do Paulo Bezerra. É a única traduzida diretamente do russo e, segundo ela, é a melhor. A tradução do russo para o português consegue ser mais precisa do que do russo para o inglês, dada a semelhante complexidade das línguas.
Só pelos comentários, estou super ansiosa pra começar a conhecer cada obra.😍
Comecem pela historia de vida de Dostovieski.Memorias da casa dos mortos. A prisao dele na Siberia, por 6 anos, e toda o aprendizado e a maturidade , o sofrimento . A vida dele, d ai voce comeca a ver em todos os livros dele um pouco de sua propria vida.
Terminei de ler Crime e Castigo há uns dias, logo vim pesquisar sobre algum guia de leitura sobre F. Dostoiévski, e revejo teu maravilhoso canal. Deus te abençoe, Freire.
Obg
. Ja li quase tudo de Dostoiévski mas, vou reler td e seguirei suas orientações. Valeu!
Resolvi que preciso começar s ler e sobre tudo o que pesquisei esse cara me interessou, já comprei 3 livros, estou esperando chegar, espero gostar de ler 💛
faz pouco tempo que li Crime e Castigo e pensava em entrar de cabeça nas obras do Dostoiésvki, mas acho melhor eu ir com calma. Achei que teria começado com o pé esquerdo com Crime e Castigo, mas eu realmente amei a leitura. Obrigado pelo auxílio.
Também iniciei a ler Dostoiévski com Crime e Castigo. Livro perfeito! Já o livro Memórias do subsolo, eu pego e não consigo prosseguir. Já tentei por 3 vezes, e vou continuar tentando até conseguir.
pq não consegue? a leitura é pesada? ou não da muito bem para entender
Comecei por Noites Brancas e não poderia ter sido melhor. O próximo que vou ler será Crime e Castigo
Eu li os irmãos karamazovi aos 15 anos, gostei muito... mas voltei a ler 'Fiodor" agora por outras obras, e realmente hoje em dia sabendo mais sobre, política, religião e filosofias, entendo que as obras dele tem uma ironia critica à hipocrisia, que só é subentendida em uma segunda camada.
Tenho catorze anos, apesar de muitas pessoas me considerarem nova para ler o autor, gosto de suas obras e acho inefável a quantidade de reflexão que seus livros agregam.O primeiro livro dele que me interessei foi "Os Demônios", da editora 34 por ser a melhor recomendação de tradução, mas amei as dicas e sua ordem de leitura.
O primeiro livro de Dostoiévski que li foi Os Irmãos Karamazov.
Eu achei muito bacana a tradução do Oleg Almeida, nas edições recentes da Martin Claret.
uma pena que irmãos karamazov não foi feita por ele e não foi traduzida direto do russo, o que 'estraga' a coleção!
@@maiconvoltolini2860 Foi revisada por ele, no entanto. E ele fez questão de manter a atmosfera russa no livro!
@@Ernesto_Gehrke bom saber, estou lendo a edição da 34, sentindo falta dessa tal atmosfera me parece uma questão de tradução!
Eu sempre gostei de ler lá em casa sempre teve livros e na minha época de escola sempre colocavam os alunos para ler e depois discutir a leitura mais depois de um bom tempo parei de ler por causa da faculdade e do trabalho e nesses últimos anos retornei a leitura e resolvi encarar Dostoiévski e li crime e castigo e gente pobre e foi a melhor coisa que eu fiz nos últimos anos acabei comprando quase todos os clássicos do autor e me ajudou demais a voltar a leitura. Eu tenho as edições da Marina Claret tradução do Oleg Almeida que é Russo de nascimento e um bom tradutor principalmente do autor
Dostoiévski é meu autor favorito. O livros Os Dêmonios me salvou do esquerdismo. Tenho alguns livros dele em casa e li alguns na biblioteca municipal de onde moro como Humilhados e Ofendidos que li com lágrimas, pois é uma história muito triste, entre outros dele como O Eterno Marido e contos dele.
Humilhados e Ofendidos também me tocou demais. Demais!
@@Valeria-li6ek Bacana. Livro sensacional mesmo.
Tenho 19 anos atualmente e estou lendo Os Irmãos Karamazov, o livro é extraordinário e não estou tendo dificuldade alguma, mas acredito que é pelo fato de apesar de ser novo ter uma boa familiaridade com clássicos, não tenho tanta experiência mas acredito que vai ser bom ler agora para fazer uma comparação futura quando eu estiver mais maduro ao reler outra vez.
Eu tenho muito interesse em 4 obras de Dostoiévski
- crime e castigo
- gente pobre
- memórias do subsolo
- os irmãos Karamazov
Eu iria ler por tamanho das obras, mas depois que assisti esse vídeo, vou mudar a ordem, e deixar memórias do subsolo pro final
Eu comecei com O Eterno Marido. É um livro bem leve e até divertido de ler. Nao me arrependo. Depois lerei Noites Brancas e assim vou seguir para as obras mais complexas.
Sobre o Dostoievski, o vídeo do Guilherme Freire foi bem preciso. Muitos recomendam Memórias do Subsolo como primeiro livro para se ler, mas dizem isso apenas por ele ser curto, já que é um dos livros mais complicados para se compreender e consequente um dos mais mal interpretados do autor.
O ideal pra mim é dar uma olhada na sinopse e sobre o que se trata cada um dos livros, daí se escolhe o que achar mais interessante.
Dentre os quatro romances principais, Crime e Castigo é de modo geral a melhor porta de entrada.
O Idiota é um caso ímpar no conjunto das obras, um ponto fora da curva, mas sem dúvidas é o mais belo e tocante.
Os demônios tem uma trama de cunho político muito maior que os demais. Pela minha experiência pessoal é o livro que demanda maior maturidade do leitor.
Por fim, os Irmãos Karamazov é uma mistura desses três romances.
Dostoievski é um autor imperfeito, mas a mensagem de seus livros sempre se encaixará com perfeição no nosso mundo, mesmo daqui cem, duzentos ou mil anos.
Spassiba - grato pela orientação ; Freud dizia que as obras deste escritor russo é uma verdadeira aula de psicologia e psicanálise
Sobre as traduções do Dostoiévski, estou me batendo bastante com as opções.
Para Crime e Castigo minha opção é do Rubens Figueiredo, adoro as traduções dele do russo e achei o trabalho dele excelente para esta obra.
Quanto as outras obras, acho que ir de Oleg de Almeida parece uma ótimo opção.
Um ponto importante é que, de traduções direto do russo para Irmãos Karamázov, na data de hoje (22/07/2022) não existe outra opção no mercado fora a edição da Editora 34 do Paulo Bezerra.
Eu ouvi uma professora de Russo da USP e que é russa, dizer que o Paulo Bezerra é um dos melhores tradutores e eu gostei.
Guilherme, boa tarde! Seu canal me veio como sugestão, mas adorei a dica e achei você parecido com o ator e cantor Daniel Boaventura! Rsrs...Obrigada e bom final de semana!
Comecei os russos por a morte de ivan, parti para memórias do subsolo. Ambos por serem curtinhos, agora to me organizando para de amanhã em diante por 2024 ler as grandes literaturas
Fri. Jan. 22, 2021 ::: I'm sure you're speaking RUSSIAN or maybe Portuguese?
I wish there was an English translation for this video.
Just yesterday I received 2 books written by FYODOR DOSTOYEVSKY (1) CRIME AND PUNISHMENT and
(2) THE IDIOT.
Starting reading C&B immediately last night. Also have ordered DEMONS which is a book consisting of three parts.
Over the years many people have praised him as being "the best", but I'll have to judge that claim.
It would be great if I knew what you were saying.
BEST WISHES!
Oh by the way, the female RUSSIAN author AYN RAND is another great mind-expanding author which I hold in high esteem. Thanks for sharing.
Portuguese (Brazilian)
Eu recomendaria O Eterno Marido.
É mais curta e apresenta bem melhor o autor que Crime e Castigo.
Para um leitor mais iniciante é "maçante" ler Crime e Castigo pois as vezes a pessoa nem consegue captar de forma correta os devaneios psicológicos do Raskolnikov.
Interessante abordagem no guia de leitura, sobretudo quando não creio terem sido eleitas as obras mais adequadas, sobretudo na ordem abordada.
Inicialmente, indicaria um livro menos denso que Crime e Castigo, os Possessos ou Irmãos Karamazovi, sobretudo quando se pensa em leitura introdutória não imagino que alguém se sentirá confortável com dois tomos de cada obra.
Eu indicaria Noites Brancas, A Dócil ou O Sonho de um Homem Ridículo, pois são novelas boas e que demonstram o nível do Autor.
Adiante, eu indicaria O Jogador, O Idiota ou Memória do Subsolo.
Por fim, os clássicos Crime e Castigo e Irmãos Karamazovi.
Para aqueles que querem saber mais sobre a vida de Dostoievski, indico Memória da Casa dos Mortos (as memórias do cárcere na Sibéria) e Gente Pobre (lembranças do meio ao qual o pequeno Fiodor viveu quando via pacientes camponeses que seu pai tratava)
Comecei pelo Conto: O Sonho do Homem Ridiculo, e acabou comigo! Dostoievisk é Sublime!
Professor faça um video se puder do Gigante Tolstoi!
Li esse hoje, achei incrível.
Meu primeiro contato com a obras do Dostoievski foi em "O Idiota" e estou lendo no momento "Memória da casa dos mortos", já planejo ler "Irmãos Karamazov" assim que concluir a leitura kk
Comecei pelo memórias do subsolo e concordo com o professor, gostei, mas foi um começo pesado. A boa notícia do vídeo é que já comprei o crime e castigo. A má notícia é que fui na editora 34, poos tinha ouvido ser a melhor nas traduções russas.
Eu li Os irmãos Karamázov na edição da Martin Claret e achei a tradução impecável, eu leio em francês. Já tinha ouvido falar da vertente política colocada na tradução do Paulo Bezerra.
@@olegalmeida Estou lendo essa versão no momento, mas gostaria muito que ela tivesse sido traduzida por você, és o tradutor de obras russas mais competente que já vi
Guilherme Freire, desde 2020 tem a tradução de Oleg Almeida pela editora Martin Claret. Creio que seja a melhor hoje em dia.
comprei crime e castigo e quero ler assim que estiver mais desocupado. bom saber que essa obra é indicada pra inicinante nessa literatura.
Comecei com recordações da casa dos mortos... excelente.
Começou pela vida dele , muito boa escolha.
Professor Guillherme. Sua voz é uma delicia. Doce, leve e agradável. Posso escuta-lo por horas
Cheguei agora no seu canal e já curti muito! Amo os russos, especialmente Dostô (mas Tolstói e Bulgákov também têm lugar cativo no coração rs). Comecei pela fase mais romântica dele com O eterno marido, Gente Pobre, li também Noites Brancas (mas já foi depois), mas confesso que sou apaixonada pela fase pós-Sibéria dele. Quanta clarividência. Amei Crime e Castigo, mas no momento, como acabei de ler Os irmãos Karamázov, estou completamente arrebatada por essa obra-prima. Tenho um Instagram literário, caso queira conhecer é o Literatura VIP, tem destaque tanto de Crime e Castigo quanto de Karamázov. Um abraço e parabéns pelo trabalho!
Os irmãos Karamazov tbm foi a primeira obra de Dostoievsky que eu li.
Poderia fazer um vídeo falando só sobre essa obra?
Seu vídeo está perfeito. Obrigado por esta contribuição.
Comecei com crime e castigo e é minha obra preferida do Dostoiévski, mas eu só li este, o jogador e os irmãos Karamazov
vídeo excelente. Comecei a ler Dostoiévski ano passado, li Memórias do subsolo, Gente Pobre e O jogador ( até então, o que eu mais gostei é o livro O Jogador), o próximo livro que irei ler, com certeza é Crime e Castigo. Particularmente, acredito que um vídeo sobre Lev Tolstói seria muito BOM! Fica a INDICAÇÃO.
Tudo bom, que oxalá te abençoe 😁😁😁😁
Comecei por Noites Brancas, amei e fui pra Memórias do Subsolo. Tomei um susto! kkkkkkkkkkkk Foi uma leitura difícil e olha que estou acostumada a ler clássicos. Preciso muito ler Crime e Castigo. Obrigada pelas dicas, Guilherme.
comecei por gente pobre, em seguida noites brancas e memorias do subsolo. Meu namorado me deu “crime e castigo”, pretendo ler todas obras dele, meu autor favorito.
Melhor vídeo até agora sobre Dostoiévski!☆
Comprei Noites brancas, mas comecei por O jogador, alternado com Crime e castigo (foram escritos na mesma época). Mas na verdade as obras possuem 3 fases completamente diferentes, as obras pouco tem a ver umas com as outras
Ótimo vídeo professor. Se achar proveitoso, faça um vídeo sobre “Ulysses”, de James Joyce.
Acho que o legal é fazer a ordem cronológica... Comecei por gente pobre! Vc vai acompanhando o caminho e crescimento do autor 💓
comprei a obra completa de vida dele, então não tive bem uma pesquisa prévia haha comecei por uma árvore de natal e um casamento, que é bem curtinho, e segui para noites brancas. achei espetacular.
Começei por Memórias do Subsolo. Não me arrependo, foi uma experiência avassaladora, extremamente densa (não pela escrita, mas pelo tema, pelo personagem e seu subsolo mental), e embora tenha me tirado o sono e a sanidade, me enriqueceu como pessoa, a maneira paradoxal como o homem do subsolo narra a novela me tocou o cerne, me tirou a paciência e porquê? Porque eu dispunha dessa desvalia, eu me via naquele homem repugnante e contraditório.
No momento estou lendo crime e castigo, ainda não desenvolvi plena opinião sobre o livro, uma vez que li apenas 20 páginas, mas afirmo que vou me surpreender.
As traduções do Paulo Bezerra podem até ter um acento ideológico mas são as mais fiéis aos originais russos, visto que ele viveu na Rússia por muitos anos e domina completamente a língua.
@@olegalmeida acabei de comprar um exemplar de Memórias da Casa dos Mortos , traduzido por ti. Não comecei a ler ainda, mas fico feliz em saber sobre o teu conhecimento e o valor do teu trabalho. Obrigada!
Excelente sugestão! Tenho um box de coleção completo dele no Kindle na loja da amazon.
Muito grato pela indicação.
"Os Irmãos Karamázov" também me fizeram pensar sobre a importância de acreditar em Deus
Escolhi a obra certa para gostar do autor e ainda perder o medo dos livros russos, li no mesmo mês Dostoiévski (Crime e castigo) e Tolstói (A morte de Ivan Ilich), e apesar da obra-prima que é a segunda, a primeira me fisgou completamente!
Pessoalmente comecei com "o jogador". Um dos meus favoritos
O próximo da minha lista é Os Demônios.
Já li . É muito denso, mas vale muito a pena, principalmente para constatar que as estratégias comunistas não mudam.
Eu comecei a ler tantas vezes Crime e Castigo que, sem brincadeira nenhuma, já gravei as trinta e poucas primeiras páginas. Meu primeiro livro do escritor foi Gente Pobre.
Izabela, o Mesmo aconteceu comigo. Durante anos, eu lia o primeiro capítulo e abandonava. Pegava de novo e tinha que começar outra vez. Um dia, minha amiga que começou a estudar psicologia, recebeu a tarefa de ler o livro. Eu então pensei, se ela está lendo, vou tentar novamente. E então, fui até o final e quase chorei de pena quando o livro acabou. É muito bom! Não desista!
@@elenamendes9828 Irei me disciplinar para conseguir terminar esse livro.
@@izabela977 que massa ! Já eu comecei lendo em PDF e terminei no Kindle...
esse conteúdo vale ouro. reitero minha sugestão pra sincronizar o canal com o Odysee.
Adorei descobrir esse canal! Obrigada pelas indicações :)
Muito obrigada pelo vídeo, professor, queria muito começar, mas estava bem perdida 😅
As melhores traduções em português são do casal Guerra (Nina e Felipe) e também do Oleg Almeida.
Qual a editora?
A editora é o Clube de literatura Classica
não posso dizer que errei ao iniciar por "Irmãos do subsolo", por mais que seja uma leitura densa, e que exige um pouco, com toda certeza houve momentos que me impactaram profundamente.
Creio q futuramente irei ler novamente, com tamanha atenção e maturidade.
Cheguei a pegar "Os irmãos Karamázov". mas por algum motivo não cheguei a lê-lo. Comprei crime e castigo e estou com expectativa a mil!