eu cozinharia as peças antes de passar a plaina... cozinhar e prensar torna a taquara muito mair reta, portanto vc teria aproveitamento melhor, mas foi um bom trabalho... postem os nomes das rezinas usadas
Gente querida, por favor, usem algum apoio para passar as peças pelas serras, pois elas adoram decepar dedos. Por mais cuidadoso que você seja, nunca aproxime as mãos das ferramentas de corte.
Deu gastura de ver o dedo perto da serra... Total imprudência nesse quesito (ainda que o trabalho final tenha sido notável, mas segurança mínima nunca pode ser deixada de lado).
Boa tarde, estou realizando uma pesquisa sobre laminado de bambu pelo laboratorio NUMATS na UFRJ e gostaria de saber quais normas você utilizou para a produção do seu laminado
não faço parte dessa pesquisa, mas sua pesquisa me interessa, se puder compartilhar o link da publicação eu agradeço... provavelmente vcs já viram isso, mas não custa compartilhar algumas de minhas observações em produçãod e laminados de alta resistencia em bambu. 1- a casca do bambu é a parte mais nobre da planta. as fibras são muito mais resistentes na casca e essa pode ser usada em tiras finas, ou extraída na integra com alguns equipamentos especiais na forma de uma película. 2 - na China e principalmente no Vietnã os compensados e compósitos são feitos com material trançado e prensado. 3 - não sei se vcs já testaram isso, mas tenho interesse em tabuas de bambu prensado com plástico PET reciclado... já vi alguns trabalhos usando apenas as fibras em "pó" mas é muito mais interessante usar as vibras filetados e prensadas em meio a plástico fundido, talvez com um pouco de sílica ou areia... O PET funde a 250 graus, mas se mantém fluido por tempo o bastante mesmo a 200 graus, a temperatura e subprodutos do processo, são suficientes para imunizar e plastificar o bambu, formando um material em tese muito resistente e durável... isso precisa ser testado, e para ser testado precisa de uma instituição de pesquisa.... sou um humilde professor, e não tenho condições de fazer tais coisas... mas vcs junto a universidade tem como fazer. Tal material se aprovado pode ser de interesse para construção civil e náutica. sendo de relativo baixo custo.
@@tavaresrco Boa tarde Ricardo. Tudo bem? Você poderia me passar seu e-mail para contato? Achei interessante sua pesquisa, e gostaria de acompanhar sobre.
@@hitallocosta853 minha pesquisa é meramente literária e observacional... não tenho laboratório e não pertenço a nenhuma instituição de pesquisa no momento... todo que tenho é conhecimento acumulado de diversos artigos e documentários que assisto, além da minha formação como farmacêutico... o que não me qualifica em nada. mas tudo que postei ai em cima é verdade, tenho planos de fazer alguns ensaios de bancada... mas só quando eu tiver uma oficina pra fazer... e isso pode levar uns 10 anos.... acho que antes disso vc já tem alguma coisa quanto a e-mail, se eu postar aqui fica público e minha caixa vai lotar de lixo...
@@ricardolacza o bambu comum pode ser usado com uma quantidade maior de tiras para compensar? Chega a dar um resultado equivalente em termos de resistência do shape?
Nao sou expert no assunto mas pelo que sei o bambu e conhecido pela resistência.Segue uma explicaçao: ''O aço é um dos materiais mais empregados na construção civil e pode ser utilizado de diferentes formas e em diversas solicitações de carga. “O bambu possui características muito parecidas com o aço. Sua resistência às forças de compressão e tração é muito alta, podendo ser usado - se devidamente calculado - simultaneamente, para esses dois esforços. Quando comparados os valores médios de resistência à tração do material sobre o peso próprio, percebemos que o bambu é capaz de suportar o equivalente e, em alguns casos, até uma carga maior que o aço”, explica o engenheiro civil Vitor Hugo Silva Marçal, secretário Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (ABPB).
eu cozinharia as peças antes de passar a plaina... cozinhar e prensar torna a taquara muito mair reta, portanto vc teria aproveitamento melhor, mas foi um bom trabalho... postem os nomes das rezinas usadas
Gente querida, por favor, usem algum apoio para passar as peças pelas serras, pois elas adoram decepar dedos. Por mais cuidadoso que você seja, nunca aproxime as mãos das ferramentas de corte.
Deu gastura de ver o dedo perto da serra... Total imprudência nesse quesito (ainda que o trabalho final tenha sido notável, mas segurança mínima nunca pode ser deixada de lado).
Muito bom! De grande ajuda!! Parabéns!!!!
What glue did you used?
Boa tarde, estou realizando uma pesquisa sobre laminado de bambu pelo laboratorio NUMATS na UFRJ e gostaria de saber quais normas você utilizou para a produção do seu laminado
não faço parte dessa pesquisa, mas sua pesquisa me interessa, se puder compartilhar o link da publicação eu agradeço... provavelmente vcs já viram isso, mas não custa compartilhar algumas de minhas observações em produçãod e laminados de alta resistencia em bambu.
1- a casca do bambu é a parte mais nobre da planta. as fibras são muito mais resistentes na casca e essa pode ser usada em tiras finas, ou extraída na integra com alguns equipamentos especiais na forma de uma película.
2 - na China e principalmente no Vietnã os compensados e compósitos são feitos com material trançado e prensado.
3 - não sei se vcs já testaram isso, mas tenho interesse em tabuas de bambu prensado com plástico PET reciclado... já vi alguns trabalhos usando apenas as fibras em "pó" mas é muito mais interessante usar as vibras filetados e prensadas em meio a plástico fundido, talvez com um pouco de sílica ou areia... O PET funde a 250 graus, mas se mantém fluido por tempo o bastante mesmo a 200 graus, a temperatura e subprodutos do processo, são suficientes para imunizar e plastificar o bambu, formando um material em tese muito resistente e durável... isso precisa ser testado, e para ser testado precisa de uma instituição de pesquisa.... sou um humilde professor, e não tenho condições de fazer tais coisas... mas vcs junto a universidade tem como fazer. Tal material se aprovado pode ser de interesse para construção civil e náutica. sendo de relativo baixo custo.
@@tavaresrco Boa tarde Ricardo. Tudo bem? Você poderia me passar seu e-mail para contato?
Achei interessante sua pesquisa, e gostaria de acompanhar sobre.
Juliana, você poderia passar seu email para contato?
@@hitallocosta853 minha pesquisa é meramente literária e observacional... não tenho laboratório e não pertenço a nenhuma instituição de pesquisa no momento... todo que tenho é conhecimento acumulado de diversos artigos e documentários que assisto, além da minha formação como farmacêutico... o que não me qualifica em nada. mas tudo que postei ai em cima é verdade, tenho planos de fazer alguns ensaios de bancada... mas só quando eu tiver uma oficina pra fazer... e isso pode levar uns 10 anos.... acho que antes disso vc já tem alguma coisa
quanto a e-mail, se eu postar aqui fica público e minha caixa vai lotar de lixo...
Brotos de bambu cozidos são muito bons 😋
Bota bom nisso
Saludos hasta Brasil desde mexico
QUANDO SERA O PROXIMO CURSO
Olá , qual tipo de resina você está utilizando ?
Poliéster eu acho
olá, onde posso compras esses painéis de bambu aqui no Brasil?
qua cao dang cong nghe qua hay
muito bom, me ajudou aqui
ola! vc esta realizando um trabalho parecido?
+Bruno Basdadjian estou querendo iniciar a produção de shapes de skate com laminados de bambu
QUAL TIPO DE RESINA OBRIGADO
Parece ser alguna resina epóxica. Resina poliuretánica no sería lo suficientemente resistente para esta aplicación.
Debe ser zona tropicql pero trabajar en ojotas y bermudas¡¡ muy peligroso¡¡¡
Bruno qual espécie vc usou? tratou o bambu? e quanto a resina qual é? quanto tempo deixou na prensa?Porque usou o cobertor ?Obrigado.
Amigo. Pelo visual foi o dendrocalamus (asper ou gigantes) não deu pra distinguir.. outras espécies tem paredes muito finas pra laminar.
@@ricardolacza o bambu comum pode ser usado com uma quantidade maior de tiras para compensar? Chega a dar um resultado equivalente em termos de resistência do shape?
Parece que o bambulismo é moda prevalente.
Sou leigo no assunto, alguém poderia me explicar sobre o resultado deste teste??? Obrigado.
Nao sou expert no assunto mas pelo que sei o bambu e conhecido pela resistência.Segue uma explicaçao:
''O aço é um dos materiais mais empregados na construção civil e pode ser utilizado de diferentes formas e em diversas solicitações de carga. “O bambu possui características muito parecidas com o aço. Sua resistência às forças de compressão e tração é muito alta, podendo ser usado - se devidamente calculado - simultaneamente, para esses dois esforços. Quando comparados os valores médios de resistência à tração do material sobre o peso próprio, percebemos que o bambu é capaz de suportar o equivalente e, em alguns casos, até uma carga maior que o aço”, explica o engenheiro civil Vitor Hugo Silva Marçal, secretário Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (ABPB).
Muchas gracias por compartir, bambo love
Bruno, teria algum contato que posso conversar melhor ??
brunobasda@hotmail.com
Superb job
Hi! may i know the type of resin that you’re using ?
Mamona resin, i am not sure, it is easy to find it outside Brazil
Wow amazing
Prefiero el hacha no es fácil gener esa maquinaria
Bonito pero con este sistema me muero viejo y nunca terminanre
This video is making a fool out of its viewers by not showing the finished product!
There is another vídeo on my Channel, its a rockchair
Please tell me raisin
9
9,5