Muito bom. Já me decidi, vou mudar meu caminho e torcer para conseguir comprar um barquinho. É um sonho antigo e que depois de ver o vídeo daquele famoso pirata, herói dos sonhos de criança o bucaneiro de uma perna só. Um herói de verdade no dia a da da vida. A ele a minha admiração. Ótima entrevista. Para ambos parabéns.
Adriano!!! Eu estava com muita saudade da sua narrativa filosófica e poética. Seus episódios são todos fantásticos, mas a poesia é a cereja do bolo, ou melhor! É a cataia que acalanta nossas almas. Bons ventos em todas as suas travessias
Bom dia amigo seu trabalho está ficando cada vez melhor Parabéns Não conheço você é provavelmente nunca vou conhecer mais você tem o dom de fazer as pessoas se sentirem amigos seu mesmo sem nunca ter visto você Obrigado por esse amigo imaginário Você não tem ideia do que você está fazendo pelas pessoas que você nunca vai conhecer Gratidão por você existir e compartilhar sua vida conosco ainda vai ser muito feliz pois o universo está sempre do lado das pessoas que compartilham o bem
SIMPLESMENTE MARAVILHOSAS AS CONSIDERAÇÕES !!!!..O território é o planeta, sem demarcações ou propriedades, compartilhado por todos. Realmente, modernidade é conseguir se desvencilhar da segurança criada pelo Sapiens-Sapiens. Voltar à se relacionar com o ritmo do mundo, da natureza. O Conhecimento aprisiona se nao for repensado constantemente, cuidado com a zona de conforto pessoal. E a evolução, palavrinha mal compreendida quando se eleva à crescimento e aprimoramento, sem se considerar que alguns evoluem até mesmo a óbito.... Parabens garotos, deram um show
Tem entrevistas que vão além, quer dizer, são muito mais profundas do que as perguntas e respostas. Tem mais a ver com a qualidade/inteligência de entrevistador e entrevistado. Esta é o caso! Deliciosa! Parabéns Srs. Adriano e Hélio.
Fantástico Adriano! Para além da entrevista super bacana, o convite por e-mail valeu a pena acompanhar sempre suas produções. Grande abraço para o professor Helio Solha, uma figura ímpar sob as lentes de minha percepção. Fraterno abraço à todos e bons ventos sempre.
Quando um ser evolui, ele está melhor adaptado...Por essas e outras lições destes dois "eméritos" do conhecimento humano e do viver no mar, especialmente em Veleiros...Foram 33:28 minutos de uma aula online, ao nível da melhor faculdade do mar, que um maníaca marítimo ou mesmo um calejado navegador poderia ter e gratuitamente. Para mim, este foi, até o momento, o melhor vídeo do Adriano, onde parece estar se descobrindo sem a sua antiga companheira, e se descobrindo novamente da melhor maneira possível...Navegando, visitando ou revisitando lugares, recebendo amigos e fazendo novos amigos. Parabéns ao Adriano e ao Capitão Hélio Sôlha. Em breve vou poder vivenciar a vida no mar e procurarei por navegadores com esta experiência fabulosa para navegar por alguns dias para descobrir se, para mim, valerá a pena sair da zona onde o conforto é ilusório para entrar numa outra sociedade, mais solitária, porém solidária, com mais interação entre o ser humano e a natureza.
Esse episódio deveria passar em rede nacional na TV aberta! Um baita ensinamento, hoje em dia, infelizmente as pessoas não aceitam opiniões divergentes, vejo amizades se desfazendo e familiares brigando por conta de um não aceitar a opinião do outro... Parabéns Adriano!!
Meu amigo Adriano muito obrigado por este momento de este intercâmbio de opiniões. Foi lindo com sua juventude e a mestria da experiência do seu amigo poder observar como a vida é linda mesmo de não termos a mesma opinião. Muito obrigado meu amigo por este lindo momento de meditação de percursos de vida nautica. Como é bom sonhar que faço travessias nauticas, estou ao leme, ver golfinhos,baleias etc,obrigado por manter esse sonho na minha vida. Um grande abraço e que Deus abençoe. Obrigado.
Sempre assuntos inteligentes e pessoas entrevistadas incríveis...espetacular.
3 года назад+6
Cara que conteúdo incrível! Foram 33 minutos (do tempo do relógio, da revolução industrial) que eu não vi passar, ainda estou processando esse tanto de aporte! Meus agradecimentos! Vocês são seres incríveis.
Um episódio que sintetiza e aprofunda até o espírito nômade, a mudança necessária,o ônus e o bônus . Todos temos em algum momento uma mudança pra que a vida valha a pena. Obrigado 🙏
Fantástico esse episódio! Eu planejei comprar um veleiro quando me aposentasse... a aposentadoria veio no início da pandemia e troquei o veleiro por uma moto. Já rodei mais de 15k km e um dia vou troca-la por um veleiro... em algum momento isso vai acontecer!
Adriano, esse foi um dos melhores episódios do canal! Poderia ter umas 5 horas de papo que assistiria sem pestanejar. Um papo inteligente, lúcido e de altíssimo astral. Obrigado!
Adriano muito legal, não tem dinheiro que pague as verdadeiras amizades que fazemos e que gratificante que é conversar com pessoas verdadeiras, parabéns aos dois.Em todas as escolas que fazemos existem os dois lados, o bom, e o ruim, sempre tentamos conseguir acertar no bom a maior porcentagem possível. Abcs.
Adriano, sempre dou meu like, obrigado pelo alimento da minha alma, quando o Hélio, comentou que “você chega e joga o ferro e a posse momentânea daquele lugar é sua” e “ … que nos une não é o território” remeteu o longíquo passado dos contratualistas um deles era o John Locke (1632-1704) que via o mundo natural como uma propriedade comum, eu defendo a propriedade privada, mas o Hélio mostrou que Locke que viveu havia mais de 300 anos atrás tinha uma teoria que se perpetuou por todo estes anos, tal seja, o mar é uma das poucas propriedades que são comuns a todos que podem desfrutar de sua posse momentânea. Abraços 👏👏👏👍👍
Adriano Adriano... muito prazeroso...este bate papo...nada mais agradável do que encontrar um amigo e conversar conversar conversar... inclusive brindar ...rsrsrs show...Bons Ventos... abraço fraterno até o próximo... encontro...PEPA!
Que entrevista incrível. Adriano, vc faz cada pauta... Colaboro com o maior prazer com o teu trabalho que acompanho e fico esperando seu novo episódio a cada domingo. Se passar por Governador Celso Ramos, o churra é por conta.
Sem dúvida o melhor episódio, Helio Solha foi muito sensato em suas colocações, resposta sábia diante da realidade da vela. A vela é cheia de recompensas, porém traz consigo muitos espinhos.
Mais uma vez um excelente vídeo! Deixo a sugestão: conta pra gente quais as formas possíveis de ganhar a vida morando em um veleiro. Como dispor de recursos financeiros (além de produzir conteúdo na internet é claro) para a sobrevivência, aquisição de equipamentos e manutenção dos barcos. Seria interessante.
Adriano, depois você podia entrevistar de novo os meninos do katoosh. Perguntar dessa experiência que eles tiveram de trabalhar em um barco maior e fazer uma travessia com ele trabalhando para terceiros. Abraços e mais um excelente episodio!
Caramba Adriano! Esse ep, essa conversa foi tudo muito bom. Sou professor de Sociologia e saiba que já compartilhei com as minhas turmas esse ep. Muito obrigado mesmo pelo canal!
@@heliosolha9213 pô o resultado foi beeem interessante. Primeiro, muitos não assistiram porque pensavam que era papo sobre veleiro, e como estamos em Minas, o mar mais próximo da gente é Furnas (eu nunca vi um veleiro ali, mas podia e podia muito). Mas quem assistiu adorou a conversa do vídeo, a interação de quem está abordo com esse mundo excessivamente materialista e poxa, feedbacks super positivos. Teve até professor de redação que Inclusive assistiu ao vídeo de maneira muito desconfiada, pq segundo ele: "coisa de barco não é pra mim". E por fim, me mandou mensagem dizendo que adorou a conversa e que suspeitava que ia acabar assistindo mais vídeos do canal. Então de maneira geral, só tenho a agradecer a todos envolvidos na produção do episódio. É isso, vamos compartilhando e semeando, mesmo que em alto mar.
Nao me canso de ver este vídeo , moro em portugal e ouvir o hélio e uma aprendizagem ! se algum dia vierem a portugal avisem pois tenho todo o gosto de vos conhecer
O que mais dizer deste teu episódio Adriano?! De vez em quando senti necessidade de parar prá dar uma pensadinha...verdadeira aula de existência! A grandiosidade do mar faz com que aumentemos nossos tamanhos e nossas possibilidades!
Meus amigos velejadores dizem algum interessante “Só da pra ser velejador porque existe o trabalhar” é como um escritor ou filósofo ele só pode existir porque existem pessoas que produzem e criam riquezas que permite existir pessoas que não. Achei legal essa visão.
Que sensacional essa conversa!! Obrigado por resgatar alguns conceitos e valores na minha mente que deixei, digamos, um pouco para trás nesses últimos tempos.
Tema desse episódio é a fenomenologia da vida a bordo. Café Filosófico que se cuide! O questionamento e o contraponto ao domínio da natureza é o que torna esse estilo de vida tão instigante.
Adriano simplesmente fantástica a entrevista, juro que me senti embriagado com a cataia que vocês brindaram no final, até gargalhei junto. Sempre perfeitos e emocionantes os episódios. Gratíssimo por compartilhar
Como eu adoro estes questionamentos e estas conversas tão ricas de conhecimento! Gratidão muita gratidão. É o que nos inspira a continuar neste ideia da vida a bordo ... estamos indo, hoje não temos o barco, mas temos a vontade e o desapego!
Que papo bacana! Quando o Hélio falou sobre a tragédia de levar a vida corporativa a bordo, lembrei de uma frase do filósofo Byung-Chul Han em que ele afirma que na sociedade neoliberal, somente o capital é livre. Faz muito sentido.
Talvez seja isso que o #sal me inspira.... É a capacidade de entender as mentes por outras ângulos... Essa analógico é que nos motiva a se desprender de uma vida ilusória, para uma vida totalmente autônoma, com decisões próprias.... Creio que é isso... Obrigado por compartilhar...
Episódio incrível ! Está entre os melhores dos últimos dois anos, na minha opinião é claro. Aqui na região de BH onde há milhares de quilômetros de trilhas, no meu caso faço de moto, temos uma espécie de sentimento sobre jornada ou travessia. Fazer determinada trilha não é o mais legal, legal é ir a um lugar que dá para reunir a galera e ficar contando as histórias do que aconteceu e ficar zuando uns aos outros. Tá... mas o que isso significa ? Mas legal de uma trilha, jornada ou travessia, não é a chegada em um lugar, são as experiências adquiridas por superar os desafios enquanto você segue seu caminho e o destino é uma simples e bela consequência.
Adriano, que entrevista deliciosa! A simpatia do Hélio e as vossas reflexões, particularmente sobre os conceitos de território e desterritorialização, me fizeram pensar e adicionar a esta conversa um outro conceito que, como pesquisador da área da Geografia, discutimos sobre os "usos do território" no espaço geográfico, proposto pelo nosso grande teórico Milton Santos. Taí uma bela discussão que, a luz da comunidade de velejadores, pode ser feita sobre a zona costeira brasileira. Parabéns Adriano e Hélio!
Ermínio, quanta gentileza e carinho na sua adição do grande e saudoso Milton Santos neste descompromissado bate-papo. A conversa não esteve à altura da genialidade dele, mas, ainda assim, é reconfortante saber que herdamos algo, ainda que fragmentos, de seu enorme legado intelectual. Obrigado!
@@heliosolha9213 imagina Hélio! Pois é neste bate papo descompromissado que saímos do ambiente acadêmico e trazemos estas reflexões para o nosso dia a dia e para toda a comunidade, como vocês fizeram. Paz e saúde a vocês!
Nossa, como eu estava com saudades desses vídeos, de depoimentos, de entrevistas, poxa vida, como é bom! Faz mais vídeos desses meu irmão, é a essência do seu canal desde o começo, grande abraço!
Papo cabeça muito legal. Gostei. Eloquente e muito inteligente o nosso amigo Hélio. O vídeo passou rapidinho e nem percebi. Valeu Adriano. Saudações de Joinville
Obrigado por esse programa existir! Todos os domingos espero por ele e nunca me decepcionaram. Tirei a minha carteira de vela aqui na Austria e no próximo verão farei para barco oceanico, teoria aqui e prática na Croácia. Vida longa e bons ventos ! ⛵
Só gratidão por esse feeling de o que é ser um nômade, a essência da gente é combatida diariamente, mas eu creio que ela um dia vença para os mais corajosos, quero fazer parte disso um dia !! Obrigado à vcs 👍🙌🙏⛵
É o pescador de ideias jogando a rede ao se deslocar de A pra B e, no percurso, fazendo um arrastão de ideias e emoções. As vivências que se somam ao se chegar ao ponto B é que dão estrutura e real significado à essa “viagem dentro da viagem,” ou em outras palavras, o fator que dá sentido às travessias. Que tudo tem seu preço, isso é óbvio. O difícil é saber investir na vida, e não puramente pagar pra viver.
A rede de proteção criada pela humanidade para não pararmos frente as variáveis da natureza, creio estar nos jogando para outro mundo criado por nós mas alheio a nossa natureza
Cara o papo está tão bom que eu me desliguei do fato na maré estar batendo no casco do barco e eu estava achando que o ruido era aqui dentro de casa. Levei um tempo para ver que era o mar kkk Que papo bom.
Melhor que as histórias e vê diferenças de liberdade de expressão, e a necessidade de está sempre aprendendo com uns dos mestres mais antigos do mundo a natureza. Parabéns #sal
Poxa Adriano gostei muito desse episódio, gosto muito do Hélio e tenho saudades das nossas cantorias e conversas. Se ainda estiver perto dele mande um abração pra ele. E pra você também!!!
Quantas vezes tivemos que recuar, e esperar a maré! Ou a hora certa pra que determinada coisa, ou situação certa, aconteça em nossas vidas! Grande lição! Parabéns pelo episódio Adriano! Sensacional como sempre!
Que episódio excelente e inspirador Adriano! Parabéns! Vejo nitidamente que o #Sal está chegando a um período muito legal de maturidade e reflexão! Muito legal!
Episódio fantástico! Eu ouviria essa conversa mais um tempão! Na verdade, adoraria participar dela! Ter tempo e amigos para conversar e refletir sobre formas de ver a vida são uma preciosidade! Obrigada por compartilhar conosco!
Poxa Adriano......foi profundo nesse "papo cabeça" hein? Os senhores estavam inspirados. Remexeu muita coisa por aqui... Obrigado e parabéns pelo episódio
Fala Adriano td bem com.vc amigo estivemos lá na praia dos vagabundos no encontro dos veleiros Brasilias. Vc já não estava lá ok Boa entrevista parabéns forte abraço bons ventos sempre amigos.veleiro CATARINA Cabo frio RJ.
Capitão Adriano, que papo bacana e agradável este episódio #Sal. Parabéns. Continue assim trazendo pessoas interessantes da mais variadas "espécies". Foi um prazer conhecer um pouco do Sr Hélio Solha.
Já chego dando like....pra não esquecer...adoro suas postagens,e pra melhor visualização,assisto sempre na tv,sua lindas imagens,suas reflexões.... Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
Fatima Freitas há 0 segundo O que dizer desse episódio ??? INCRÍVEL 👏👏👏👏 Parabéns, um dos melhores. Tem filosofia, informação, respeito, conhecimentos, poesia e humor. Amei, grata por essa delícia de " velejada" . 😘😘
Adriano parabéns pelo seu maravilhoso trabalho apesar de não entender nada de vela eu amo o mar praia pra mim é vida ainda bem que moro no RJ e o que não falta é praia essa matéria de hj em especial foi muito boa e me fez lembrar uma história que se passou comigo em respeito a natureza,Durante uns bons anos frequentei a Ilha grande Durante duas vezes ao mês,numa dessas ida fui convidado por um amigo para dar uma volta completa na ilha de traineira um jornalista alemão estava hospedado na mesma pousada e comprou esse passeio ele e mais 2 assistentes para fazer um catálogo dS praias da ilha,ele falava um pouco de português e entendia bem o que falávamos,foi contratados dois mestres navegadores nascido e criados na ilha grandes então estávamos bem servidos sobre conhecimento da ilha bom no total foram 20 pessoas e estávamos muito bem parando nas praias dando mergulho e fotos incríveis o passeio iria durar 36hrs essa era a previsão por volta das 16hrs vejo os dois mestres fazendo contato via rádio com alguém e a conversa era que iríamos parar para dormir em outro local,pq o que estava contratado e combinado não iria dar por causa da mudança do tempo nisso os mestres desmascarar o que já estava combinado e arrumou outro lugar isso foi resolvido entre eles e o dono da traineira que tbm era o dono da pousada tudo certo quando começamos a sair de uma parada foi dada a noticia da mudança de planos vc imagina 20 pessoas e difícil ter um entendimento fácil mas tinha um grupo grande que não queria a mudança de jeito algum o pq disso eu não sei imagino que seria só para ser contra mesmo,pq nos turistas não entendíamos nada de navegação, por incrível que pareça um idiota sugeriu colocar em votação, eu levantei e gritei bem alto o dia que eu for mestre e tiver 10 por cento do conhecimento de mar que esses dois mestres tem eu até poderia tentar discutir mas como isso nunca vai acontecer,acho interessante respeitar quem entende,ficou um silêncio absurdo dentro da traineira um dos mestres falou assim,vcs sabem pq acontecem tragédias no mar? E por causa de pessoas como esse cidadão aí ele apontou para o cara e disse vc não entende nada fica calado e rexpeite os mestres outro silêncio, então partimos para nosso novo destino chegamos em jantamos e ficamos bebendo conversando do nada,entrou um sudoeste o mar virou mas estávamos numa praia bem protegida,deu um susto aí o mestre disse se nós tivéssemos ISO para a outra praia com certeza teríamos problemas, bom chegamos ao final do passeio todos bem,esse sujeito se dirigiu ao grupo e disse chorando o quanto ele foi idiota ao querer enfrentar a natureza, nos temos e que respeitar a natureza e nunca confrontar,somos muito fracos par um embate com a Natureza vamos perder sempre
Não tenho nem roupa adequada para assistir uma conversa deste porte.
Muito boa 👏👏👏
Caras, ouvir pessoas inteligentes é emocionante... sempre procuro ouvir os mais inteligentes que eu. Acho que é evolução...
Formamos "tribos" e "subtribos" e criamos formas para competir entre si.
'Velejar é consertar um barco em locais exóticos' taí a frase que me compraria!!!
Muito bom. Já me decidi, vou mudar meu caminho e torcer para conseguir comprar um barquinho. É um sonho antigo e que depois de ver o vídeo daquele famoso pirata, herói dos sonhos de criança o bucaneiro de uma perna só. Um herói de verdade no dia a da da vida. A ele a minha admiração. Ótima entrevista. Para ambos parabéns.
Adriano!!! Eu estava com muita saudade da sua narrativa filosófica e poética. Seus episódios são todos fantásticos, mas a poesia é a cereja do bolo, ou melhor! É a cataia que acalanta nossas almas. Bons ventos em todas as suas travessias
Acho que é um dos únicos canais que não fala de náutica. Fala de vida. E de uma maneira contagiante.
Parabéns.
Não sou velejador.
Questionar o consumo e o consumismo, eis a questão. Ótimo episódio. Parabéns 1
Bom dia amigo seu trabalho está ficando cada vez melhor
Parabéns
Não conheço você é provavelmente nunca vou conhecer mais você tem o dom de fazer as pessoas se sentirem amigos seu mesmo sem nunca ter visto você
Obrigado por esse amigo imaginário
Você não tem ideia do que você está fazendo pelas pessoas que você nunca vai conhecer
Gratidão por você existir e compartilhar sua vida conosco ainda vai ser muito feliz pois o universo está sempre do lado das pessoas que compartilham o bem
kkkkkkkkk, parece da família kkkkkkkk, grande abraço Man
SIMPLESMENTE MARAVILHOSAS AS CONSIDERAÇÕES !!!!..O território é o planeta, sem demarcações ou propriedades, compartilhado por todos. Realmente, modernidade é conseguir se desvencilhar da segurança criada pelo Sapiens-Sapiens. Voltar à se relacionar com o ritmo do mundo, da natureza. O Conhecimento aprisiona se nao for repensado constantemente, cuidado com a zona de conforto pessoal. E a evolução, palavrinha mal compreendida quando se eleva à crescimento e aprimoramento, sem se considerar que alguns evoluem até mesmo a óbito.... Parabens garotos, deram um show
Tem entrevistas que vão além, quer dizer, são muito mais profundas do que as perguntas e respostas. Tem mais a ver com a qualidade/inteligência de entrevistador e entrevistado.
Esta é o caso! Deliciosa!
Parabéns Srs. Adriano e Hélio.
Obrigado Carlos!!
Conversa maravilhosa.
Em tempos de tanto ódio e deselegância no trato com o outro, ouvir esse diálogo, nos engrandece como criaturas humanas.
Nossa! Que "papo cabeça" importante e delicioso de ouvir!
Muito grata, querido Adriano. Muitas bênçãos!
Papo cabeça demais! Gostei muito. Traços que superam o conhecimento; a sabedoria.
"É o sinal de uma mente educada ser capaz de entreter um pensamento sem aceitá-lo.” Que episódio sensacional!
Grande satisfação em investir meu tempo assistindo esse bate papo. Gratidão pelo conteúdo.
Adriano, obrigado por tudo! Especialmente por este episódio.
Já tomei cataya e já morei Antonina,show de entrevista, gratidão..
"sugiro evitar a cor fucsia, por preferencia pessoal" kkkkk vocês são incriveis
Show de bola, papo filosófico com cataya no final e direito a visão dupla .
Top!!! Definindo valores ...estilo de vida.
Fantástico Adriano! Para além da entrevista super bacana, o convite por e-mail valeu a pena acompanhar sempre suas produções. Grande abraço para o professor Helio Solha, uma figura ímpar sob as lentes de minha percepção. Fraterno abraço à todos e bons ventos sempre.
Quando um ser evolui, ele está melhor adaptado...Por essas e outras lições destes dois "eméritos" do conhecimento humano e do viver no mar, especialmente em Veleiros...Foram 33:28 minutos de uma aula online, ao nível da melhor faculdade do mar, que um maníaca marítimo ou mesmo um calejado navegador poderia ter e gratuitamente. Para mim, este foi, até o momento, o melhor vídeo do Adriano, onde parece estar se descobrindo sem a sua antiga companheira, e se descobrindo novamente da melhor maneira possível...Navegando, visitando ou revisitando lugares, recebendo amigos e fazendo novos amigos. Parabéns ao Adriano e ao Capitão Hélio Sôlha. Em breve vou poder vivenciar a vida no mar e procurarei por navegadores com esta experiência fabulosa para navegar por alguns dias para descobrir se, para mim, valerá a pena sair da zona onde o conforto é ilusório para entrar numa outra sociedade, mais solitária, porém solidária, com mais interação entre o ser humano e a natureza.
Muito obrigado Waldir!!!
Ouvi aqui trechos sobre “evolução” melhores conceituados do que li em Sapiens. Parabéns, ótimo papo!
Esse episódio deveria passar em rede nacional na TV aberta! Um baita ensinamento, hoje em dia, infelizmente as pessoas não aceitam opiniões divergentes, vejo amizades se desfazendo e familiares brigando por conta de um não aceitar a opinião do outro... Parabéns Adriano!!
Meu amigo Adriano muito obrigado por este momento de este intercâmbio de opiniões. Foi lindo com sua juventude e a mestria da experiência do seu amigo poder observar como a vida é linda mesmo de não termos a mesma opinião. Muito obrigado meu amigo por este lindo momento de meditação de percursos de vida nautica. Como é bom sonhar que faço travessias nauticas, estou ao leme, ver golfinhos,baleias etc,obrigado por manter esse sonho na minha vida. Um grande abraço e que Deus abençoe. Obrigado.
Sempre assuntos inteligentes e pessoas entrevistadas incríveis...espetacular.
Cara que conteúdo incrível! Foram 33 minutos (do tempo do relógio, da revolução industrial) que eu não vi passar, ainda estou processando esse tanto de aporte!
Meus agradecimentos! Vocês são seres incríveis.
Um episódio que sintetiza e aprofunda até o espírito nômade, a mudança necessária,o ônus e o bônus . Todos temos em algum momento uma mudança pra que a vida valha a pena. Obrigado 🙏
Melhor bate papo dos últimos tempos. Parabéns pela entrevista!
Fantástico esse episódio! Eu planejei comprar um veleiro quando me aposentasse... a aposentadoria veio no início da pandemia e troquei o veleiro por uma moto. Já rodei mais de 15k km e um dia vou troca-la por um veleiro... em algum momento isso vai acontecer!
Adriano, esse foi um dos melhores episódios do canal!
Poderia ter umas 5 horas de papo que assistiria sem pestanejar. Um papo inteligente, lúcido e de altíssimo astral.
Obrigado!
Concordo Claudio!
Adriano muito legal, não tem dinheiro que pague as verdadeiras amizades que fazemos e que gratificante que é conversar com pessoas verdadeiras, parabéns aos dois.Em todas as escolas que fazemos existem os dois lados, o bom, e o ruim, sempre tentamos conseguir acertar no bom a maior porcentagem possível.
Abcs.
Um baile de experiência e inteligência desse senhor! ❤
Adriano, sempre dou meu like, obrigado pelo alimento da minha alma, quando o Hélio, comentou que “você chega e joga o ferro e a posse momentânea daquele lugar é sua” e “ … que nos une não é o território” remeteu o longíquo passado dos contratualistas um deles era o John Locke (1632-1704) que via o mundo natural como uma propriedade comum, eu defendo a propriedade privada, mas o Hélio mostrou que Locke que viveu havia mais de 300 anos atrás tinha uma teoria que se perpetuou por todo estes anos, tal seja, o mar é uma das poucas propriedades que são comuns a todos que podem desfrutar de sua posse momentânea. Abraços 👏👏👏👍👍
Nunca tinha formulado esta ideia, embora sempre tenha sentido isso: a praia e o mar eh posse temporária de todos e cada um!
@@cinthialimadearaujo3738 Grato por comungar deste pensamento.👍👍
Adriano Adriano... muito prazeroso...este bate papo...nada mais agradável do que encontrar um amigo e conversar conversar conversar... inclusive brindar ...rsrsrs show...Bons Ventos... abraço fraterno até o próximo... encontro...PEPA!
Que entrevista incrível. Adriano, vc faz cada pauta... Colaboro com o maior prazer com o teu trabalho que acompanho e fico esperando seu novo episódio a cada domingo. Se passar por Governador Celso Ramos, o churra é por conta.
Sem dúvida o melhor episódio, Helio Solha foi muito sensato em suas colocações, resposta sábia diante da realidade da vela. A vela é cheia de recompensas, porém traz consigo muitos espinhos.
Uau, super formal e poético o convite p entrevista, são todos desse jeito?! Lindo amei…
Mais uma vez um excelente vídeo! Deixo a sugestão: conta pra gente quais as formas possíveis de ganhar a vida morando em um veleiro. Como dispor de recursos financeiros (além de produzir conteúdo na internet é claro) para a sobrevivência, aquisição de equipamentos e manutenção dos barcos. Seria interessante.
Bom, foi participar desse bate-papo com dois mestres... Me enriqueceu!
Cada episódio é uma evolução e aprendizado pra mim.
Adriano, depois você podia entrevistar de novo os meninos do katoosh. Perguntar dessa experiência que eles tiveram de trabalhar em um barco maior e fazer uma travessia com ele trabalhando para terceiros.
Abraços e mais um excelente episodio!
Caramba Adriano! Esse ep, essa conversa foi tudo muito bom. Sou professor de Sociologia e saiba que já compartilhei com as minhas turmas esse ep. Muito obrigado mesmo pelo canal!
Fiquei curioso em saber do resultado
@@heliosolha9213 pô o resultado foi beeem interessante. Primeiro, muitos não assistiram porque pensavam que era papo sobre veleiro, e como estamos em Minas, o mar mais próximo da gente é Furnas (eu nunca vi um veleiro ali, mas podia e podia muito). Mas quem assistiu adorou a conversa do vídeo, a interação de quem está abordo com esse mundo excessivamente materialista e poxa, feedbacks super positivos. Teve até professor de redação que
Inclusive assistiu ao vídeo de maneira muito desconfiada, pq segundo ele: "coisa de barco não é pra mim". E por fim, me mandou mensagem dizendo que adorou a conversa e que suspeitava que ia acabar assistindo mais vídeos do canal.
Então de maneira geral, só tenho a agradecer a todos envolvidos na produção do episódio. É isso, vamos compartilhando e semeando, mesmo que em alto mar.
@@saulogutierrezdemenezes7156 fico feliz em saber que foi útil no lugar mais importante, a escola!
Cara, que papo super agradável e descontraído. Por mais episódios assim.
Feliz por nosso amigo Hélio, depois de procurar o veleiro achou ele👍✅ bons Ventos!!?
Nao me canso de ver este vídeo , moro em portugal e ouvir o hélio e uma aprendizagem ! se algum dia vierem a portugal avisem pois tenho todo o gosto de vos conhecer
O que mais dizer deste teu episódio Adriano?! De vez em quando senti necessidade de parar prá dar uma pensadinha...verdadeira aula de existência! A grandiosidade do mar faz com que aumentemos nossos tamanhos e nossas possibilidades!
Meus amigos velejadores dizem algum interessante “Só da pra ser velejador porque existe o trabalhar” é como um escritor ou filósofo ele só pode existir porque existem pessoas que produzem e criam riquezas que permite existir pessoas que não. Achei legal essa visão.
Que sensacional essa conversa!! Obrigado por resgatar alguns conceitos e valores na minha mente que deixei, digamos, um pouco para trás nesses últimos tempos.
A parte que mais gostei: vc é velejador ?
Porque velejadores são completamente diferentes dos terráqueos normais...
Sensacional!!!! Aloha
Tema desse episódio é a fenomenologia da vida a bordo. Café Filosófico que se cuide! O questionamento e o contraponto ao domínio da natureza é o que torna esse estilo de vida tão instigante.
Adriano simplesmente fantástica a entrevista, juro que me senti embriagado com a cataia que vocês brindaram no final, até gargalhei junto. Sempre perfeitos e emocionantes os episódios. Gratíssimo por compartilhar
Como eu adoro estes questionamentos e estas conversas tão ricas de conhecimento! Gratidão muita gratidão. É o que nos inspira a continuar neste ideia da vida a bordo ... estamos indo, hoje não temos o barco, mas temos a vontade e o desapego!
Que papo bacana!
Quando o Hélio falou sobre a tragédia de levar a vida corporativa a bordo, lembrei de uma frase do filósofo Byung-Chul Han em que ele afirma que na sociedade neoliberal, somente o capital é livre. Faz muito sentido.
Talvez seja isso que o #sal me inspira.... É a capacidade de entender as mentes por outras ângulos... Essa analógico é que nos motiva a se desprender de uma vida ilusória, para uma vida totalmente autônoma, com decisões próprias.... Creio que é isso... Obrigado por compartilhar...
Simplesmente fantástico!!!
Episódio incrível ! Está entre os melhores dos últimos dois anos, na minha opinião é claro.
Aqui na região de BH onde há milhares de quilômetros de trilhas, no meu caso faço de moto, temos uma espécie de sentimento sobre jornada ou travessia. Fazer determinada trilha não é o mais legal, legal é ir a um lugar que dá para reunir a galera e ficar contando as histórias do que aconteceu e ficar zuando uns aos outros.
Tá... mas o que isso significa ?
Mas legal de uma trilha, jornada ou travessia, não é a chegada em um lugar, são as experiências adquiridas por superar os desafios enquanto você segue seu caminho e o destino é uma simples e bela consequência.
A cada domingo imagens e textos que me fazem pensar.
Não esqueça, estamos te esperando em Paranaguá também, almoce com a gente.
Adriano, que entrevista deliciosa! A simpatia do Hélio e as vossas reflexões, particularmente sobre os conceitos de território e desterritorialização, me fizeram pensar e adicionar a esta conversa um outro conceito que, como pesquisador da área da Geografia, discutimos sobre os "usos do território" no espaço geográfico, proposto pelo nosso grande teórico Milton Santos. Taí uma bela discussão que, a luz da comunidade de velejadores, pode ser feita sobre a zona costeira brasileira. Parabéns Adriano e Hélio!
Ermínio, quanta gentileza e carinho na sua adição do grande e saudoso Milton Santos neste descompromissado bate-papo. A conversa não esteve à altura da genialidade dele, mas, ainda assim, é reconfortante saber que herdamos algo, ainda que fragmentos, de seu enorme legado intelectual. Obrigado!
@@heliosolha9213 imagina Hélio! Pois é neste bate papo descompromissado que saímos do ambiente acadêmico e trazemos estas reflexões para o nosso dia a dia e para toda a comunidade, como vocês fizeram. Paz e saúde a vocês!
Parabéns pelo documentário! Concordo com vc a humanidade cresceu estamos formando e conectando novas tribos!
Nossa, como eu estava com saudades desses vídeos, de depoimentos, de entrevistas, poxa vida, como é bom! Faz mais vídeos desses meu irmão, é a essência do seu canal desde o começo, grande abraço!
Que delícia de conversa Adriano!!! Vou salvar pra ver novamente, é maravilhosa as reflexões que vcs trazem, obrigada
Parabéns pela entrevista, infelizmente não é todo mundo que consegue soltar as amarras.
Excelente diálogo, acho que vale a pena tentar ir pro mar!
Papo cabeça muito legal. Gostei. Eloquente e muito inteligente o nosso amigo Hélio. O vídeo passou rapidinho e nem percebi. Valeu Adriano. Saudações de Joinville
Parabéns Adriano. Papo filosófico e respeitoso é para pessoas inteligentes.
Obrigado por esse programa existir! Todos os domingos espero por ele e nunca me decepcionaram. Tirei a minha carteira de vela aqui na Austria e no próximo verão farei para barco oceanico, teoria aqui e prática na Croácia. Vida longa e bons ventos ! ⛵
Realmente seu público é seleto e diferenciado. É um privilégio fazer parte desse universo. Mais um excelente vídeo.
Só gratidão por esse feeling de o que é ser um nômade, a essência da gente é combatida diariamente, mas eu creio que ela um dia vença para os mais corajosos, quero fazer parte disso um dia !! Obrigado à vcs 👍🙌🙏⛵
Isto e o legitimo papo de conves !! e eu ao lado assistindo tudo !! parabens !
Que conversa adorável ❤
É o pescador de ideias jogando a rede ao se deslocar de A pra B e, no percurso, fazendo um arrastão de ideias e emoções. As vivências que se somam ao se chegar ao ponto B é que dão estrutura e real significado à essa “viagem dentro da viagem,” ou em outras palavras, o fator que dá sentido às travessias.
Que tudo tem seu preço, isso é óbvio. O difícil é saber investir na vida, e não puramente pagar pra viver.
A rede de proteção criada pela humanidade para não pararmos frente as variáveis da natureza, creio estar nos jogando para outro mundo criado por nós mas alheio a nossa natureza
Cara o papo está tão bom que eu me desliguei do fato na maré estar batendo no casco do barco e eu estava achando que o ruido era aqui dentro de casa. Levei um tempo para ver que era o mar kkk Que papo bom.
Melhor que as histórias e vê diferenças de liberdade de expressão, e a necessidade de está sempre aprendendo com uns dos mestres mais antigos do mundo a natureza.
Parabéns #sal
Poxa Adriano gostei muito desse episódio, gosto muito do Hélio e tenho saudades das nossas cantorias e conversas.
Se ainda estiver perto dele mande um abração pra ele.
E pra você também!!!
Bóra combinar cantoria em janeiro?
Quantas vezes tivemos que recuar, e esperar a maré! Ou a hora certa pra que determinada coisa, ou situação certa, aconteça em nossas vidas! Grande lição! Parabéns pelo episódio Adriano! Sensacional como sempre!
Nós amamos Antonina!
#SAL É EVOLUÇÃO HUMANA 👏🏽👏🏽
MENOS !!!!
Fantástica entrevista.Muito.interessante.Valeu.Fique bem💚☘⛵⚓
Ter o prazer de assistir uma Intervista inteligente, com conversa que faz tudos refletir sobre nossas atitudes e hábitos. Parabéns. 👏
Que episódio excelente e inspirador Adriano! Parabéns! Vejo nitidamente que o #Sal está chegando a um período muito legal de maturidade e reflexão! Muito legal!
Episódio fantástico! Eu ouviria essa conversa mais um tempão! Na verdade, adoraria participar dela! Ter tempo e amigos para conversar e refletir sobre formas de ver a vida são uma preciosidade! Obrigada por compartilhar conosco!
Nossa! Que conversa!
Ouvindo preenchi um espaço dentro de mim que nem sabia existir...
Bárbaro!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Poxa Adriano......foi profundo nesse "papo cabeça" hein?
Os senhores estavam inspirados.
Remexeu muita coisa por aqui...
Obrigado e parabéns pelo episódio
Pode convidar mais ele. Super gente fina!
Fala Adriano td bem com.vc amigo estivemos lá na praia dos vagabundos no encontro dos veleiros Brasilias. Vc já não estava lá ok Boa entrevista parabéns forte abraço bons ventos sempre amigos.veleiro CATARINA Cabo frio RJ.
Capitão Adriano, que papo bacana e agradável este episódio #Sal. Parabéns. Continue assim trazendo pessoas interessantes da mais variadas "espécies". Foi um prazer conhecer um pouco do Sr Hélio Solha.
Continuam excelentes teus episódios: inteligentes, bem editados e profundos em análises. Parabéns !!!
Fantástica entrevista.
Já chego dando like....pra não esquecer...adoro suas postagens,e pra melhor visualização,assisto sempre na tv,sua lindas imagens,suas reflexões.... Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾
"Quem é do mar não enjoa". Que baita papo.
Falar sobre comsumismo me lembrou também do filme Cube da luta.
Fatima Freitas
há 0 segundo
O que dizer desse episódio ??? INCRÍVEL 👏👏👏👏 Parabéns, um dos melhores. Tem filosofia, informação, respeito, conhecimentos, poesia e humor. Amei, grata por essa delícia de " velejada" . 😘😘
Adriano parabéns pelo seu maravilhoso trabalho apesar de não entender nada de vela eu amo o mar praia pra mim é vida ainda bem que moro no RJ e o que não falta é praia essa matéria de hj em especial foi muito boa e me fez lembrar uma história que se passou comigo em respeito a natureza,Durante uns bons anos frequentei a Ilha grande Durante duas vezes ao mês,numa dessas ida fui convidado por um amigo para dar uma volta completa na ilha de traineira um jornalista alemão estava hospedado na mesma pousada e comprou esse passeio ele e mais 2 assistentes para fazer um catálogo dS praias da ilha,ele falava um pouco de português e entendia bem o que falávamos,foi contratados dois mestres navegadores nascido e criados na ilha grandes então estávamos bem servidos sobre conhecimento da ilha bom no total foram 20 pessoas e estávamos muito bem parando nas praias dando mergulho e fotos incríveis o passeio iria durar 36hrs essa era a previsão por volta das 16hrs vejo os dois mestres fazendo contato via rádio com alguém e a conversa era que iríamos parar para dormir em outro local,pq o que estava contratado e combinado não iria dar por causa da mudança do tempo nisso os mestres desmascarar o que já estava combinado e arrumou outro lugar isso foi resolvido entre eles e o dono da traineira que tbm era o dono da pousada tudo certo quando começamos a sair de uma parada foi dada a noticia da mudança de planos vc imagina 20 pessoas e difícil ter um entendimento fácil mas tinha um grupo grande que não queria a mudança de jeito algum o pq disso eu não sei imagino que seria só para ser contra mesmo,pq nos turistas não entendíamos nada de navegação, por incrível que pareça um idiota sugeriu colocar em votação, eu levantei e gritei bem alto o dia que eu for mestre e tiver 10 por cento do conhecimento de mar que esses dois mestres tem eu até poderia tentar discutir mas como isso nunca vai acontecer,acho interessante respeitar quem entende,ficou um silêncio absurdo dentro da traineira um dos mestres falou assim,vcs sabem pq acontecem tragédias no mar? E por causa de pessoas como esse cidadão aí ele apontou para o cara e disse vc não entende nada fica calado e rexpeite os mestres outro silêncio, então partimos para nosso novo destino chegamos em jantamos e ficamos bebendo conversando do nada,entrou um sudoeste o mar virou mas estávamos numa praia bem protegida,deu um susto aí o mestre disse se nós tivéssemos ISO para a outra praia com certeza teríamos problemas, bom chegamos ao final do passeio todos bem,esse sujeito se dirigiu ao grupo e disse chorando o quanto ele foi idiota ao querer enfrentar a natureza, nos temos e que respeitar a natureza e nunca confrontar,somos muito fracos par um embate com a Natureza vamos perder sempre
que conversa maravilhosa essa ! O Helio é uma pessoa de muita energia e positividade !
Espetáculo!
Excelente episódio!