Sou casado a 28 anos,a primeira manifestação da doença em minha esposa foi com 1 ano de casado,apesar do desejo dela optei por não ter filhos ,estudei a doença para que eu também não ficasse doente.Jamais cogitei em separar-me dela ,pois acredito que tudo que acontece em nossa vida é inevitável, pois colhemos o que semeamos.Como antes do casamento eu levava uma vida desregrada, agradeço a Deus pela missão que me foi designada,pois passei a dar valores corretos a coisas certas.
EU ESTAVA NAMORANDO UM ESQUIZOFRÊNICO E NEM SABIA. MAS ELE É DEPENDENTE QUÍMICO COCAÍNA MACONHA E OUSADIA. FIQUEI COM ELE DESDE SETEMBRO 2022 ATÉ DEZEMBRO 2022. MAS EM 08 01 2023 SAÍ DA VIDA E DO PORÃO QUE ELE SOBREVIVE. MARCO AURELIO NÃO ME AMA E MESMO SE ME AMASSE EU NÃO SOU PARA ELE. Quem cheira COCAÍNA NÃO ESTÁ EM BOAS COMPANHIAS ESPIRITUAIS E EU PUDE CONSTATAR ISSO. 😢 MAS FATO. JESUS O PROTEJA NO ATALHO DA BOCA DE FUMO DO VIDIGAL RJ BRASIL .
Ronaldo você está passando por isto porque Deus permite você não colheu nada é nem plantou ouvi uma palavra sobre isto meu filho tem transtorno bipolar é minha mãe tinha
Minha irmã é esquizofrênica... depois do primeiro surto e internação no ano de 2005... nunca mais surtou e hoje vive uma vida completamente normal, embora medicada, vejo isso como uma benção de Deus, pois muitos achavam que a tendência era sua mente se deteriorar cada vez mais, o que não ocorreu. A quem estiver lendo isto eu digo... Não perca a esperança tenha fé e nunca abandone o tratamento e consultas e terapias.
@@maahsantos8283 é um dia após o outro me sinto inútil ,perdi minha mãe ano passado e meu pai contratou uma babá pra ficar atrás de mim o tempo todo clínica não quero nunca mais , não tenho vida social até o carro me tomaram!
Bom dia 🌹 Sou portadora da esquizofrenia paranoide. Meu primeiro surto foi com 27 anos. Foi horrível, como um filme de terror na minha cabeça. Vozes me dizendo que ia morrer gente na minha casa, e eu entrei em disespero, nao dormia, nao comia, e foi difícil para todos entenderem o que se passava comigo. O pior foi que aconteceu uma tragédia 5 meses depois, as vezes ameaçavam matar gente da minha família, e minha mãe e meu irmão morreram de forma trágica num acidente de carro. Eu nao quis tratamento depois disso ,pois pensava ser espiritual. Sofri muito com essas vozes. Eu bebia muito antes do diagnóstico, logo fui diagnosticada como alcoólatra também. Hoje faço tratamento no caps e assisto reuniões do grupo de AA. Minha interação social mudou graças ao grupo. Eu era um caso que poderia estar nas ruas como mendiga. Invez trabalho, me mantenho e meu filho veio morar comigo a 3 meses. Nao tem cura, mas tem tratamento. Um dia de cada vez. E o grupo foi muito emocionante 💖.
Deus te abençoe. Tenho um filho que teve um surto exatamente como vc descreveu e demorou tempo pra aceitar o tratamento eu sofri muito com ele..hoje em dia tá se tratando e glória a Deus tá vivendo milagres mas ainda n não voltou pra faculdade e não trabalha! Vamos perseverarvem Deus pq ele pode tudo! Aleluia aleluia
Tenho um tio esquizofrênico e ela descreveu ele todinho. Lembro de quando eu era pequena e ia à casa da minha vó, ele não saia do quarto dele, assistia a tv cultura o dia todo, a camisa era gasta nas costas de tanto ficar deitado, extremamente inteligente, aprendeu várias línguas sozinho.Ele se sentia perseguido pela família Abranel. Adquiriu uma arma pra se defender e um dia durante um surto abriu fogo contra um bar em frente a casa dele. Por sorte não acertou ninguém. Isso foi no fim dos anos 90 e foi muito difícil explicar para a polícia que ele tinha uma doença mental, se até hoje temos policiais despreparados para agir nestas situações, imagine naquela época. Meu tio é casado tem um filho, uma mulher sensacional que o ama e cuida dele. Mas a luta é diária.
Policiais despreparados? E se o seu tio tivesse matado alguém do bar? Ia ficar por isso mesmo? É por isso que quero distância de gente psicopata e esquizofrênica.
Mas existe o CAPS,o CAPS tira da cabeça do doente várias coisas ruins. Ele viver isolado não é bom para sua saúde mental ou talvez seja ,ele precisa de apoio psicológico,terapia em grupos etc. Não é só medicamentos para voltar a realidade
Estou amando essa Live. Tenho 67 anos e desde que nasci já apresentava os sinais da Patologia Psíquica. Comecei um tratamento aos 20 anos formei uma família maravilhosa. Más devido ter nascido no Sertão da Bahia fiquei isolada. Fomos para S. Paulo e comecei um tratamento com um Neuro Cirurgião. Hoje estou melhor, aprendi a fazer terapia ocupacional no lar. Nunca estudei mas depois do 45 anos comecei a escrever fazer artesanato, pintura em tela, costura, bordados, porém não suporto tumulto. Tomo medicações até hoje e vivo um dia de cada vez. Gratidão pelo carinho e ótima noite. Sou carinhosa dona de casa tenho filhos e netos. Nasci para ser mãe!!!!
Minha mãe tem esquizofrenia há muitos anos, mas o diagnóstico só ocorreu ano passado depois que nós filhos já adultos buscamos ajuda. Desde muito pequena lembro de ouvir as pessoas falando que ela era "doida", ela estava sempre gritando, sempre tinha alguém a perseguindo, tinha dificuldade de relacionamento com todos. A realidade dessa doença é muito triste, mas quem sabe um dia haverá uma cura, eu ainda tenho fé. Hoje medicada ela está sem crises, mas não tem energia mais para nada, depressiva e aparentemente sem vontade de viver. Eu sinto tanto por ela, porque ela nunca viveu uma vida plena, tendo paz de espírito e alegria. Um abraço a todos que conviveram e convivem com pessoas que tem essa doença. Acredito que o único caminho é o amor, o amor pode curar qualquer dor.
Minha mãe era equizofrenica nos anos 80, onde as clínicas usavam tratamento de choque para cuidar dessa doença mental. Ela se matou ateando fogo no próprio corpo aos 32 anos. Na época eu tinha 8 anos e não morava com ela. As lembranças que eu tenho é de uma mãe muito carinhosa e criativa. Uma das paranóias dela era que a Simony (ex Balão Mágico) era a filha dela e que o médico havia roubado ela na maternidade. Antes de mim ela teve uma bebê natimorta. Eu como criança, acreditei e ainda contei proa meus colegas da escola. Edit : Escrevi sobre a criatividade da minha mãe antes de escutar a Dr Rosangela falar sobre o pai dela e da criatividade dos esquizofrênicos.
No Hospital Psiquiátrico do Juqueri tem um museu com escultura, desenhos , obras em argila , esculturas em madeira e cartas maravilhosas escritas e elaboradas pelos internos, é um mergulho maravilhoso na mente que nós (eu) temos fascínio por entender.
Certa ocasião a mãe de uma amiga já com seus mais de 70 anos, me levou num cantinho e me contou das vozes que ficavam mandando ela fazer coisas sempre ruins, e fez prometer que não contaria a filha para não preocupa-la, toda semana conversávamos sobre as vozes. Certo dia liguei para filha e contei, pedi para ela contar para médica para que elas sondassem as vozes, foi diagnosticada como esquizofrenia em idoso, hoje toma medicação e está bem, porém medicada.
Meu irmão faleceu com 10 anos e ele tinha esquizofrenia, uma vez ele correu atrás de mim com uma faca… Fico muito triste em imaginar tudo q ele passava, eu sempre tive muita paciência com ele e nos surtos eu ia me aproximando aos poucos e falando o quanto eu o amava, que tava tudo bem, pra ele prestar atenção na minha voz. Sei q ele está em um lugar melhor hoje, mas sinto muito por imaginar Oq ele sofria
Que vídeo esclarecedor, parabéns! Minha mãe tem 53 anos e teve o seu primeiro surto aos 35 anos. O principal gatilho foi a morte do meu avô, pai dela. Por muito tempo tratamos a doença como algo espiritual, principalmente pelo fato de sermos uma família cristã, e ela nunca tinha aceitado de fato o tratamento com remédios. Já teve vários surtos e ficou internada em hospitais psiquiátricos por 3 vezes. Mas depois de muita luta por muitos anos, hoje ela mesma toma a medicação na hora certa, vai buscar os remédios, não apresenta resistência para ir às consultas... e leva uma vida normal. Sai sozinha, vai à igreja, cuida da casa, faz comida... Claro que tem sim as limitações, há dias que ela acorda extremamente indisposta e se sentindo mal e limitada pela doença, com pensamentos negativos e depressivos; por isso o apoio da familia é tão importante. Saber que é importante e amada faz toda diferença e é uma arma contra os pensamentos negativos quando vem. Para quem está passando por isso, seja consigo ou com um familiar eu digo: não desista e nem desanime. Procure entender mais da doença, sem preconceitos ou achismos, mas do que realmente se trata. Pra medicina é algo que não tem cura, mas existe o tratamento, e sim, é possivel ter uma vida normal através do tratamento correto.
VOCÊ PODERIA EXPLICAR COMO FOI ESSE "TRATAMENTO ESPIRITUAL"?:>> "Por muito tempo tratamos a doença como algo espiritual, principalmente pelo fato de sermos uma família cristã, e ela nunca tinha aceitado de fato o tratamento com remédios."
Fantástica essa entrevista! Tive um colega nos meus 20 e poucos anos que era esquizofrênico, surtou, pegou a arma do pai, foi pra casa do tio e deu um tiro em si mesmo. A família até hoje se sente culpada por nao te lo mantido sob maior vigilância. Situação triste e complicada
Super esclarecedor. Tive uma tia que após um choque emocional muito grande tornou-se esquizofrênica e após todo seu tratamento e uso de medicamentos ela ficou controlada, mas foi difícil ela ouvia as vozes e cismava que os bandidos íam invadir sua casa e quase se matou e matou sua filha. Foi difícil.
Tenho um colega de trabalho, evangélico, não bebia, não fumava, só vivia para a família e pelo trabalho, operador de máquinas pesadas, em 2016 começou a ter muito acidente com a máquina , eu como técnica de segurança, não simples acreditei que foi distração dele, só que como começou a causar muitos danos materiais pra a empresa, foi demitidos, depois fiquei sabendo que ele ouvia vezes e perdi o foco, por ser evangélico só orava, foi fazer um trabalho na Bolívia, as vozes aumentaram e passaram a mandar ele matar as pessoas e enterrar as vítimas com a escavadeira hidráulica, ele conta que o dia que ele ergueu a lança pra matar outro funcionário, desistiu deixa a máquina e foi embora, no caminho a voz começou aconselhar ele a esposa dele tinha armado casinha pra ele , que assim que ele chegasse na casa dele seria morto, no surto ele quase matou a esposa, foi internado ela não fez boletim por acreditar que ele não estava bem, quando ele voltou do surto , não suportou ver ela naquele estado, tentou se matar enforcado ficou alguns dias na UTI, voltou pra casa depois de alguns dias, as vozes começaram a mandar ele matar a família, pois os filhos não eram dele, ele preferiu tomar veneno, não morreu , quando ele relatou a psicóloga foi aconselhando a se afastar da família, houve separação, hoje a mulher dele reconstruiu a vida dela, ele vive alternando entre lucidez e alucinação .
Tenho um filho esquizofrênico, foi uma longa caminhada até chegar ao entendimento que tenho hoje , houve muito sofrimento tanto meu como dele ,mas foi só quando adquiri conhecimento sobre a doença ,que consegui ser feliz apesar .....de... hoje vivemos bem e eu sou muito feliz e grata pelo benficio da sabedoria um abraço a todos vocês !
Minha avó, minha tia , meu irmão eram esquizofrênicos ( infelizmente já faleceram) e meu sobrinho também é . Minha avó e minha tia faziam o tratamento e conseguiram controlar os surtos tanto que minha tia conseguiu se formar em enfermagem e trabalhar na profissão , meu irmão era aposentado por causa da esquizofrenia tomava uma injeção para controle dos surtos ele morreu devido um problema raro no pulmão aos 33 anos , e meu sobrinho hoje medicado também tem controle dos surtos , tem emprego , tem um relacionamento , tem vida social saudável , vive normalmente porém não pode descuidar da medicação. Mas não foi fácil para eles chegarem ao equilíbrio para diminuir os surtos , foi um longo caminho ,todos nós sofremos junto com eles .
Eu trabalho em uma residência terapêutica, há 10 moradores diagnosticados com esquizofrenia, cada um tem uma personalidade diferente, os surtos são diferentes ( uns ficam agressivos querendo quebrar e bater em tudo, outros tem alucinação), nem parece que portam a mesma doença.
Nossa! Mas não fazem tratamento adequado? Meu irmão tem esquizofrenia, tem acompanhamento médico periódico e tratamento adequado, nunca mais teve surtos.
@@msz286 olha, é difícil explicar pois são vários sintomas e ações diferentes digamos, no caso do meu irmão ele tinha mania de perseguição e complô, com a família e pessoas em geral.Tipo se eu estivesse falando baixo com minha mãe pra ele estávamos falando mal dele tramando algo, mas não sei o que exatamente ele pensava. E isso já desencadeava um surto. No trabalho tb atrapalhava muito… bastava uma risada entre colegas. Qdo passavam os surtos, ele entrava em depressao, é aí que conseguíamos intervir e levar ao médico pois ele praticamente pedia socorro, não aguentava mais. Tentou várias x contra a sua vida. Mas levaram anos até um diagnóstico e tratamento adequado específico. Eh muito triste.
Meu irmão era médico a Esquizofrenia Paranóica apareceu aos 44 anos, super inteligente exelente médico. Um dia por medo misturou todos os remédios bateu com suco no liquidificador e teve 3 infartos e nos deixou. Muito triste 😢😢😢
Tenho esquizofrenia e para mim,num surto,a sensação é de viver num mundo paralelo,num outro mundo além dos olhos naturais😢ouços vozes constantemente um sofrimento contínuo.Geralmente me sinto perseguida.😢😢😢
Eu tenho uma cunhada com esquizofrenia,é muito dificil para a familia e ate mesmo a ela,tenho dó dela pois ela nao tem uma vida ativa como a nossa,ela vive no mundinho dela,ela nao é agressiva por conta dos remedios que toma,eu sempre pesquiso na internet pra aprofundar sobre essa psicose e nao achei algo tao detalhado quanto esse programa, vcs sao maravilhosos, agradeco a vcs pelo conhecimento que vcs compartilham para nós👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Aqui na minha cidade, infelizmente, um esquizofrênico surtou e matou sua esposa que cuidou dele a vida toda, com amor... Foi chocante pra toda população. 😭
Eu tenho um tio que é esquizofrênico. Pelo fato de morar na roça as pessoas achavam que ele via assombraçoes ou coisas desse tipo; ele sempre desde criança via coisas, mas a doença só se desenvolveu quando ele foi ficando mais velho.
Trabalho na área e faço pós em transtornos mentais. Sou apaixonada pelo mistério que é a mente humana. Há os esquizos clássicos, que tem os sintomas mais "floridos" e os que a princípio nem conseguimos enxergar o transtorno. A doença psiquiátrica é triste e difícil de tratar. Geralmente são resistentes com a família, não querem tomar a medicação, tomar banho, se alimentar... aí surtam, ficam alguns dias internados (quando conseguem vaga) voltam para casa e o ciclo se repete. Os que não tem estrutura familiar acabam como moradores de rua.
Tô vendo que sou excessão, tenho consciência do meu transtorno psiquiátrico. Me trato, entrei na justiça pra receber remédio pelo governo do estado. Eu sei como vou ficar se não tomar remédio. Tenho pavor de voltar a ser o que eu era antes de me tratar.
É triste ,eu tenho essa doença desde dos 19 anos. Tudo começou com muito sofrimento na vida. Pesquiso muito sobre minha própria doença,medicamentos,tratamentos..... e no meu caso tem um lado espiritual. É muito complicado,mas estou vencendo aos poucos
@@sinhazinhayama7492 sua doença não supera sua inteligência etc. Eu cheguei a fazer comícios como locutor,tinha uma prática,técnica etc. Mas chegou a idade e sempre os problemas de memória. Sem a doença metal,hoje eu seria RUclips,locutor de grandes lojas ,radialista etc. Minha memória é franca
@@clarissasantos603 suicido pode ser depressão,sofrimento interno entre outras doenças mentais. Ele não tinha medo da morte ,dor,sofrimento,motivação para viver ,religião.... sao vários fatores que levam ao suicídio,entre eles a doença
Dr.eu tive um surto psicotico no inicio da pandemia de tanto trabalhar costurando fiquei fraca e todas as coisas que passei na vida que tive superar abandono tentativa de estupro sequestro aborto todas essas coisas vieram a tona dai tive sindrome do panico diagnosticada com depressao gracas a Deus tive todo suporte medico psiquiatrico fui internada medicada e hoje tenho acompanhamento terapeutico sou sociavel trabalho tenho saude fisica muito boa mas tenho forte intolerancia a barulhos noturnos o que me acometeu ouvia vozes internas de comando e outras sensacoes mas eu mesma em conflito mental interno um lado da mente dizia voce esta vendo isso e outro meu lado dizia volte agora pra realidade isso e coisa de sua mente nao e real cortei acucar passei a correr tres km por dia aliado a todo acompanhamento medicinal e hoje me sinto como eu era antes nunca havia tomado nem um anador pra dor de cabeca foi uma surpresa pra todos meu esposo me ajudou muito mas eu me fortaleci mesmo foi na fe eu nem andava nao comia mas consegui o setembro AMARELO deve existir pra alertar eu nao tive desejo de matar nem de morrer mas achava que meu marido ia morrer acordava ele no meio da noite pra ficar acordado comigo nao bebo nao fumo e nunca usei drogas ilicitas
Eu desde pequeno sofro de esquizofrenia aonde eu vejo símbolos, imagens, desenhos e escuto vozes e vejo vultos. Só que na epoca, eu não sabia o que era estas coisas que via. Até no ano passado e no começo de 2024 eu não sabia que tinha esquizofrenia. Tipo, eu desde menino me achava diferente e fora do padrão justamente por ver, ouvir e sentir estas coisas que fogem da realidade. Hoje, com a ajuda do tratamento e do apoio que minha família me dá eu ja consigo distinguir o real do imaginário e já consigo distinguir os meus pensamentos do que é da doença. Eu só tenho a agradecer principalmente minha família e os profissionais do caps daqui da minha cidade por não ter desistido de mim.
Parabéns pela excelente entrevista. Quando criança convivi com uma tia esquizofrênica, que morreu em um sanatório aos 32 anos. Eu me lembro como era difícil para todos nós da família conviver com a tia quando ocorria seus surtos. Na década de 90 uma prima recém graduada em sociologia também foi diagnosticada com o transtorno, mas com o tratamento adequado hoje ela leva uma vida normal. A pouco meses atrás li um excelente livro Hidden Valley Road(Robert Kouker). O livro relata a história de uma família americana onde seis dos doze filhos sao diagnosticados com esquizofrenia, e que a partir dos seus relatos se inicia um importante estudo sobre a doença.
ISSO NÃO É DOENÇA, É TRANSTORNO... ESSA DONA DO VÍDEO, NEM SABE O QUE ESTÁ FALANDO. EM PLENO 2024, ESSA SENHORA AINDA ENXERGA O SER HUMANO, APENAS COMO UM CORPO FÍSICO. JÁ EXISTEM MÉDICOS PSIQUIÁTRICOS, NEUROS, PSICÓLOGOS, TERAPEUTAS QUE TRATAM SEUS PACIENTES DE FORMA MAIS HOLÍSTICA, POIS VÃO ALÉM DO CORPO HUMANO. SOMOS SERES ESPIRITUAIS NUMA EXPERIÊNCIA HUMANA, E NÃO O CONTRÁRIO. POR ISSO OS TRATAMENTOS SÃO INEFICAZES, POIS SÓ LEVAM EM CONTA, AS MEDICAÇÕES QUE ACABAM DROGANDO OS PACIENTES E ISSO, NÃO É SAUDÁVEL. TEM MUITOS QUE NEM PRECISARIA DE REMÉDIOS, SE TIVESSEM O TRATAMENTO CORRETO. TERAPIAS, MEDICAÇÃO (só em casos extremos) E TRATAMENTO ESPIRITUAL. SEM ESSAS 3 FRENTES, NÃO EXISTE TRATAMENTO EFICAZ. EXISTEM VÁRIAS PESQUISAS CIENTÍFICAS E UMA DELAS FOI FEITA FORA DO BRASIL E DIZ QUE 99,9% DOS PACIENTES DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS, ERA DE ORIGEM ESPIRITUAL. OU SEJA, TINHAM MUITOS MÉDICOS RECEITANDO DROGAS, SEM NECESSIDADE, POIS TINHAM VANTAGENS ECONÔMICAS NAS RECOMENDAÇÕES MEDICAMENTOSAS. NÃO É VERDADE QUE AS DOENÇAS OU TRANSTORNOS SÃO PARA SEMPRE. UMA VEZ QUE NÓS MESMOS CRIAMOS AS NOSSAS REALIDADES, TAMBÉM PODEMOS MODIFICA-LAS PARA O BEM. ESTUDEM METAFÍSICA E OBSESSÃO.
Dra Rosângela me deixa orgulhosa. Como é maravilhoso apresentar a doença mental de um parente tão próximo como um pai! Somente um ótimo profissional fica confortável o suficiente para relatar! Também sou psicóloga e meu pai era psicopata (com laudo); nem sempre foi fácil lidar com estes diagnósticos!
Esquizofrenia é uma doença muito triste .A família toda sofre.Meu filho surtou aos 16 anos,faz 8 anos que faz tratamento. Doutora Rosângela descreveu realmente tudo.
Gostaria que vocês soubessem o quanto são importantes ! Meus irmãos tem esquizofrenia e ainda é muito difícil para meus pais aceitarem ou ajudarem eles. Mas com essas informações consigo entender melhor e tentar ajudar minha família, me emocionei com os exemplos, fez parte de toda minha infância.
Minha solidariedade aos pacientes esquizofrênicos e seus familiares. Tenho uma mãe epilética e bipolar seu como são esses transtornos psiquiátricos. Mas Deus estará conosco!
Excelente mas, para que a perfeição seja de fato atingida, vocês bem que podiam fazer esse programa com Dra Rosângela + Dr. Guido Palomba. Faço votos para essa dupla!!!!
O que me deixa intrigada é saber que eles qd medicados, sabem de tudo qie passou, quais foram as alucinações. Achava que jamais eles lembrariam de algo, é algo muito complexo de tentar entender.
@@martatrindade2822 , eu acho isso extremamente intrigante, pois eles fogem da realidade e não conseguem se controlar ou dizer que naquele momento isso não é real. Isso é surreal para mim. Que seu irmão fique sempre bem, em nome do Sr Jesus e a família tbm 💖
@@zanasay9982 , vc esclareceu minha dúvida. "É como se fosse um porre". Ficou muito mais claro. Que em nome do Sr Jesus vc receba a cura desta doença. Que Deus esteja com vc por onde estiver.
Muito esclarecedor! meu pai e meu irmão, ambos falecidos, eram alcoolatras, e era muito triste e desesperador conviver com os surtos e a violência...😔 morro de medo que isso volte a se repetir
Essa mulher tem um conhecimento extraordinário. Tive a oportunidade de estagiar num CAPS e realmente é incrível conhecer a vivência desses pacientes com transtorno mental .
Ótimo tema e abordagem. Deve ser muito difícil conviver com essa doença. Tanto para quem tem a doença quanto para quem convive com o doente. Tendo em vista que as coisas da mente são difíceis de diagnosticar e tratar. É um campo sempre sendo estudado.
Vc disse tudo .o campo da mente e um mundo obscuro e misterioso . é um terreno a ser explorado e um porão sem luzes para se entrar ,eu posso ti dizer que ao tentarmos descer os degraus desse porão de coisas empoeiradas e mofadas podemos encontrar pelo caminho os piores fantasmas do psiquismo humano.e sempre bom usarmos a fé para investigar .que Jesus Cristo nos proteja com o seu sangue poderoso
Que conteúdo importante ❤ minha mãe foi esquizofrênica a vida toda,mas diagnosticada erroneamente com depressão durante a vida toda,agora com 80 anos outro médico diagnosticou ela c esquizofrenia,os sintomas ficaram insuportáveis,a televisão falava c ela,ela via répteis na cama,ouvia vozes ,dizia que a gente falava dela ,sem ser verdade. Infelizmente isso sempre aconteceu mas eu achava que era mentira,,na minha adolescência vivíamos um inferno,pq eu não tinha a informação e nenhum pisiquiatra diagnosticou ela com esquizofrenia,hj eu cuido dela,e vejo o quanto ela e a família sofreu c um diagnóstico errado
Eu moro aqui nos EUA🇺🇸 e neste momento estou no centro de Chicago. Acaba de passar ao lado do meu carro uma pessoa com problemas mentais, usando um lençol enrolado na cintura. EUA tem muitos esquizofrênicos jovens e adultos nas ruas, a maioria por consequências de drogas. Estive recentemente em NY e tbem me deparei com uma realidade horrível, pós pandemia. Homeless (mendigos) em quantia e muitos esquizofrênicos, gritando com as vozes. Eu fiquei angustiada com aquilo que vi. Chicago está a caminho disso tbem.
Uberlândia iniciou-se neste processo. Muitos mendigos repetindo as mesmas manias e hábitos... droga por trás. Até o medicamento pode virar estes tipos de drogas na terapia errada ou dosagem, difícil de ser calculada. Vamos ter que viver em condomínios pois furtos de tudo o que imaginarem ocorrem por drogas. Bebidas, até cerveja, facilitam e hoje as mulheres bebendo muito mais fizeram os casos dobrarem.
Parabéns pelo programa e muito grata à magnífica participação da doutora rosangela,fiz parte de uma equipa comunitária de saúde mental no SNS em Lisboa durante mais de 20 anos como enfermeira Acompanhado na comunidade pessoas com doença mental grave de maneira a prevenir a necessidade do internamento em hospital Assim obrigada mais 1 vez pelo retrato bem feito sobre estes problemas Muito importante para diminuir a ignorância sobre a doença mental e acabar com o estigma que infelizmente ainda existe e atrapalha muitas vidas de doentes,técnicos,familiares nas nossas comunidades
Prezada Doutora Rosângela, Gostaria de expressar minha admiração pelo seu trabalho como perita. A sua precisão e dedicação são inspiradoras para todos nós que atuamos na área de segurança e perícia. Continuo acompanhando de perto suas análises e aprendendo muito com sua experiência. Parabéns pelo excelente trabalho! Atenciosamente, Robério Valdo de Assi.
Nossa! Fiquei maravilhada com o conteúdo, foi enriquecedor para mim, em especial por ter uma mãe com esquizofrenia paranoide, ampliou minha mente para conseguir lidar melhor com a situação, pois não é nada fácil para a família.
Quando comecei a namorar meu então esposo, eu o questionava o irmão era muito estranho calado dentro quarto.Casei e engravidei e fui ficar na casa sogra , todos na casa trabalhavam muito. E como eu estava dentro de casa , eu notei tinha três dias , que meu cunhado não saia do quarto, comecei a perturbar todo mundo dentro casa ,quebramos a porta quarto e ele estava desidratado, e disse não conseguia sair da cama , alguém o segurava na cama. Meu Deus que tristeza, eu chamei a ambulância.E percebi a família não aceita o diagnóstico, não acredita não incentiva o doente tomar remédio. Demorou para família intender , aceitar . Hoje minha sogra, sofre ansiedade e depressão.
Mas entendo a família do seu esposo. Não é fácil lidar com esquizofrênico, é muito difícil. Eu não teria paciência, preferia deixar internado no hospital psiquiátrico. Eles se tornam até pessoas perigosas para a família e para a sociedade em geral.
Ahhh !! Claro ser deixar de comentar BETO RIBEIRO VC É ## DEMAIS E CARLA ALBUQUERQUE TAMBÉM. .sinto orgulho de ter profissionais sensacionais como vcs..!!Admiro muito VCS
Meu irmão é esquizofrênico, não aceita muito bem o tratamento mas depois de tantas internações e sofrimento ele está começando a aceitar mais. Pelo o que li aqui o ciclo é sempre o mesmo.... muito sofrimento até aceitar. Meus pais sofrem muito, espero que logo tudo fique bem. É por isso que eu amo esse canal, trata dos meus temas favoritos que é justiça (sou acadêmica de direito) e de saúde mental, pois como disse o Pavinato outro dia desses: eu sou uma psiquiatra frustrada! 😍😍😍😍😍
Esse assunto de esquizofrenia, foi de extrema importância. Relevância. Excelentes todas explicações da dra Rosangela. Ela foi brilhante. Principalmente em contribuir com a questão do estigma da doença, mencionando o pai dela. Meu sobrinho também é um jovem esquizofrênico. Eles também matam ou tentam, em surto psicotico. Uma vida perdida em tratamentos com antipsicoticos e outros, que controlam as psicoses, mas retira quase tudo de quem ele era. Perde estímulo de cursar universidade pelos efeitos colaterais dos remédios e pelas pessoas perceberem ele ser estranho.
A Drª Rosângela é fantástica; dupla perfeita, antes de trabalhar com doentes mentais já amava assistir esses vídeos, agora é um aprendizado incrível. Tive uma experiência de muito amor com um tio esquizofrenico. Obrigada por compartilhar.❤
Que episódio maravilhoso. Meu pai também é esquizofrênico, e sempre morri de medo de me tornar e surtar igual, foi muito importante e acolhedor a Dr Rosângela abrir essa área pessoal da vida dela, me tranquilizou.
Falar com prioridade é uma de suas qualidades, dra. Rosângela. Sua visão profissional e ética é fantástica. Parabéns pela moldagem do programa, Beto. Forte abraço. 🥀⚘🥀⚘🥀⚘🥀⚘🥀⚘🙌🏼
Tenho uma colega q sempre convivemos, inclusive sempre dormia na minha casa. Uma noite, acordei c/ ela com a voz embargada, ansiosa, chorando e falando q ladrões tinham entrado na casa e rendido minha irmã e minha mãe... Minha primeira reação foi levantar e ir em direção a porta do quarto, só q a porta estava trancada e essa colega escondeu a chave. Ela se agarrou no meu braço e não deixava eu saí do lugar, dizendo q os bandidos ia descobrir q estávamos no quarto e ia nos matar. Confesso q dentro de uns 7 min eu passei o choque pois acreditei. Mas depois observei o silêncio, era madrugada, olhei pelas brechas das janelas e não percebi nenhuma movimentação. Qdo peguei o celular p/ ligar p/ minha mãe, essa colega avançou e tomou da minha mão, dizendo q os ladrões não podiam descobrir q estávamos no quarto, daí em diante foi uma piração atrás da outra... Qdo eu finalmente consegui ligar e perguntar se estava tudo bem com minha mãe, fui surpreendida com um soco e o travesseiro sufocando meu rosto. Foi uma luta e foi traumático pq primeiro tomei um susto achando q realmente tinha um assalto, depois vi q ela estava em surto, me agredindo e eu trancada s/ saída com ela em surto. Resumindo, só consegui sair do quarto as 6 da manhã, e ela ainda alucinada, construindo todo um cenário de perseguição. Por anos era uma pessoa normal, depois apresentou esse quadro esquizofrênico. Agora vive conversando sozinha, dá pena, pq era enfermeira, tinha uma vida tão bacana, era tão amiga, tão esforçada. Acho q o gatilho foi o estresse no trabalho...
Gosto demais de ouvir este programa. Acrescenta conhecimento. Admiro as exposições da dra. Rosangela. Muito competente ! Parabens a todos que trabalham no programa, sempre muito empaticos e competentes nos assuntos expostos.
Com o meu pai o surto foi com 35 anos, ele acabou falecendo com 59 anos, pois estava bebendo muito e misturando com os remédios. Minha mãe uma perfeita narcisista, e meu irmão, provávelmente com uma esquizofrenia, ou depressão se suicidou aos 36 anos. Bom, é para chorar, mas, eu aprendi a ser muito forte depois disso tudo. Meu pai vivia em um mundo próprio, um quadro muito estranho, mas, ele era uma ótima pessoa e realmente, muito inteligente, meu irmão também era muito inteligente, sempre tirava os primeiros lugares nos concursos públicos. Quanto a mim, fui diagnosticada com depressão tomo remédios e tenho muito medo de me tornar uma esquizofrênica, apesar do médico dizer que não. Esta é uma genética incrível, ela perdura por diversas gerações.
Sinto muito por suas perdas , meus sentimentos . Difícil , mas ainda bem que vc está seguindo firme com a sua vida é isso aí , parabéns . No meu caso somos lá em casa em 6 irmãos , 3 diagnosticado com transtorno bipolar e eu e mais duas irmãs somos normais rsr, tenho uma tia materna com transtorno mental , a médica da minha família , disse que é genético , e vida que segue e vamos nos cuidando .
@@deboraoliveiradedeusvicent600 não é fácil conviver com estas doenças, a gente sofre demais, meu filho optou por não ter filhos, ele diz que assim o ciclo terminará...ele está certo, é genético. Parabéns também por ser forte convivendo com estes transtornos, não é nenhum pouco fácil.
Esse canal é muito bom,e os especialistas que vão pra falar me prendem a atenção,a Dra Rosângela me prendeu a atenção o tempo todo.E os entrevistadores são muito bons também.
Sou estudante da área da saúde e trabalho com acompanhamento de alguns pacientes portadores de alguns transtornos mentais. Estou pensando em fazer uma iniciação científica sobre portadores de esquizofrenia. 🖤
Meu filho de 12 anos foi ameaçado de morte por um colega de 13 anos em franco surto psicótico. O menino foi diagnosticado com esquizofrenia e mantinha os sintomas positivos apesar do tratamento. Como conciliar, nesse caso, o direito do adolescente à educação com o direito à preservação de integridade física e psicológica das demais crianças?
Meu filho também foi ameaçado por um colega de turma, o garoto disse que iria furar o olho do meu filho com o lápis durante aula. Fui conversar com a coordenadora e descobri que o menino tomava medicamentos… Não sei se o garoto tem alguma patologia, mas tirei meu filho da escola.
Eu fiquei bem preocupada e pensei em tirar meu filho da escola, mas fiquei com pena pq ele estudou muito para entrar lá e adora o colégio. Orientado por uma advogada, fiz uma denúncia por escrito à escola contando tudo que havia acontecido e acrescentando artigos científicos que mostravam o risco de violência. Fui à delegacia, ao conselho tutelar e ao ministério público. Solicitei que o agressor fosse afastado e avaliado por um psiquiatra antes de retornar. Também pedi que o psiquiatra emitisse um laudo de cessação de periculosidade ou, se não se sentisse seguro para isso, que recomendasse por escrito um mediador para ficar acompanhando exclusivamente esse menino durante todo o período em que ele estivesse na escola. O psiquiatra recomendou o tutor e a família, com medo de exposição, acabou optando por se mudar para outra cidade. Fica a dica para quem estiver vivendo a mesma situação!
@@tatianawambier5068 Quando os nossos filhos são as vítimas é mais fácil de resolver, em comparação a família que tem filho esquizofrênico em idade escolar. No seu caso, a família do menino esquizofrênico mudou de cidade , mas, não resolveu o problema dele.
Brilhante explanação! Em psiquiatra vimos inúmeros casos que já na primeira experiência com maconha pacientes infelizmente ficaram esquizofrênicos. Vide literatura. Abração a todos!
Minha vizinha foi diagnosticada com esquizofrenia, é muito triste ver quando ocorre os surtos, pois brincávamos juntos na infância. Ela fica muito agressiva, xinga todos da família. Acontece sempre mais a noite. Uma vez ela conseguiu arrancar o olho mágico da porta em um momento de fúria, antes de ser diagnosticada com essa infeliz doença, haviam boatos que estava possuída.
SOU PSICÓLOGA, E O TRABALHO DA DRA ROSÂNGELA ESTÁ EXCELENTE! Dentro dos padrões da psicologia/psiquiatria/psicanálise e, é claro, com a contribuição pessoal dela à psicologia cuja experiência profissional é brilhante. Obrigada ao canal.
Parabéns pela Live. Muito boa! Tenho um irmão que faz tratamento a 5 anos. Antes, de começar o tratamento, ele surtava até três dias seguidos. Tínhamos que reversar, para nada de ruim acontecer.
Como é bom assitir um vídeo com uma pessoa altamente qualificada para falar do assunto, pois horas atrás o RUclips me indicou um vídeo cujo título é: "COMO SE ADQUIRE ESQUIZOFRENIA..." Só pelo título eu não assisti, mas senti vontade de chorar com a banalização de assuntos tão sérios. Abraços.
Tenho esse problema em família e nem sempre existe agressividade. Aprendemos a lidar com esse problema por ser hereditário .É difícil diagnóstico se não pesquisado a tempo. Mas parabéns pelo vídeo bastante explicativo ❤
Eu adquiri com o sofrimento quadros de esquizofrenia. Quando estou conversando de olhos abertos eu costumo ver e ouvir a verdade. quando eu cochilo os meus olhos se fecham eu vejo tudo diferente, até mesmo as pessoas mudam junto com o diálogo ; por alguns instantes.
Explendida, maravilhosa, quando é doutora Rosângela,ou doutor Guido, eu fico em polvorosa, só aguardando obrigada monstra adoro você obrigada Beto. Gato e educadissimo amo muito 💓
Era tão difícil a convivência com meu pai, uma hora um amor, outra hora agressivo, se isolando, mania de perseguição, pra ele, nós sempre queríamos fazer mal pra ele. Teoria da conspiração o tempo todo! Ouvia vozes mandando ele se matar, chorava muito do nada. Era muito triste.🥺 Até que veio o diagnóstico de esquizofrenia. Mas hoje ele está curado! Porque DEUS o curou. Espero que outras pessoas acometidas desse mal tenham o mesmo encontro com Deus que o meu pai teve!🙏🏼
@@beatrizpires1922 não, absolutamente nada, Jesus o curou!🙏🏼 Hoje meu pai é um doce até paciente com minha mãe, que por ter sofrido muito com as crises dele na juventude hoje é um pouco estrada.
Sempre tive medo de esquizofrênicos, conheço 3 pessoas.... é que o primeiro esquizofrênico que conheci sempre me respeitou. Era muito amiga da mãe dele, até que um dia ele surtou qdo estava na casa dele e fiquei encurralada ...sorte que a mãe interveio e ele respeitou...mas foi um susto muito grande e fiquei com muito medo deles...e ouvir explicação da Dra Rosângela me deixou um pouco mais esclarecida.... obrigada por trazer este assunto para nosso entendimento ❤
Sou casado a 28 anos,a primeira manifestação da doença em minha esposa foi com 1 ano de casado,apesar do desejo dela optei por não ter filhos ,estudei a doença para que eu também não ficasse doente.Jamais cogitei em separar-me dela ,pois acredito que tudo que acontece em nossa vida é inevitável, pois colhemos o que semeamos.Como antes do casamento eu levava uma vida desregrada, agradeço a Deus pela missão que me foi designada,pois passei a dar valores corretos a coisas certas.
EU ESTAVA NAMORANDO UM ESQUIZOFRÊNICO E NEM SABIA. MAS ELE É DEPENDENTE QUÍMICO COCAÍNA MACONHA E OUSADIA. FIQUEI COM ELE DESDE SETEMBRO 2022 ATÉ DEZEMBRO 2022. MAS EM 08 01 2023 SAÍ DA VIDA E DO PORÃO QUE ELE SOBREVIVE. MARCO AURELIO NÃO ME AMA E MESMO SE ME AMASSE EU NÃO SOU PARA ELE. Quem cheira COCAÍNA NÃO ESTÁ EM BOAS COMPANHIAS ESPIRITUAIS E EU PUDE CONSTATAR ISSO. 😢 MAS FATO. JESUS O PROTEJA NO ATALHO DA BOCA DE FUMO DO VIDIGAL RJ BRASIL .
Ronaldo você está passando por isto porque Deus permite você não colheu nada é nem plantou ouvi uma palavra sobre isto meu filho tem transtorno bipolar é minha mãe tinha
Como sua esposa está hoje?
Vc é raro. As pessoas no geral não aguentam nem um depressivo em crise. Que já abandona...
Sua esposa te ama muito.
Minha irmã é esquizofrênica... depois do primeiro surto e internação no ano de 2005... nunca mais surtou e hoje vive uma vida completamente normal, embora medicada, vejo isso como uma benção de Deus, pois muitos achavam que a tendência era sua mente se deteriorar cada vez mais, o que não ocorreu. A quem estiver lendo isto eu digo... Não perca a esperança tenha fé e nunca abandone o tratamento e consultas e terapias.
@user -kf3ie1bq5i até pq Deus atua tb através dos médicos.
Tenho uma pessoa na família, está muito difícil.
Ela não toma os remédios.
Eu sou esquizofrênica tenho crises frequentes com vozes , tomo medicamentos tenho medo de mim .
@@liahmadderkokol oi como vc está se sentindo hj?
@@maahsantos8283 é um dia após o outro me sinto inútil ,perdi minha mãe ano passado e meu pai contratou uma babá pra ficar atrás de mim o tempo todo clínica não quero nunca mais , não tenho vida social até o carro me tomaram!
Bom dia 🌹 Sou portadora da esquizofrenia paranoide. Meu primeiro surto foi com 27 anos. Foi horrível, como um filme de terror na minha cabeça. Vozes me dizendo que ia morrer gente na minha casa, e eu entrei em disespero, nao dormia, nao comia, e foi difícil para todos entenderem o que se passava comigo. O pior foi que aconteceu uma tragédia 5 meses depois, as vezes ameaçavam matar gente da minha família, e minha mãe e meu irmão morreram de forma trágica num acidente de carro. Eu nao quis tratamento depois disso ,pois pensava ser espiritual. Sofri muito com essas vozes. Eu bebia muito antes do diagnóstico, logo fui diagnosticada como alcoólatra também. Hoje faço tratamento no caps e assisto reuniões do grupo de AA. Minha interação social mudou graças ao grupo. Eu era um caso que poderia estar nas ruas como mendiga. Invez trabalho, me mantenho e meu filho veio morar comigo a 3 meses. Nao tem cura, mas tem tratamento. Um dia de cada vez. E o grupo foi muito emocionante 💖.
Que bom que você resolveu se tratar. Parabéns para você e que Deus continue te abençoando 🙏
Parabéns que você jamais perca a vontade de se tratar pois esse é o caminho
Deus te abençoe.
Tenho um filho que teve um surto exatamente como vc descreveu e demorou tempo pra aceitar o tratamento eu sofri muito com ele..hoje em dia tá se tratando e glória a Deus tá vivendo milagres mas ainda n não voltou pra faculdade e não trabalha! Vamos perseverarvem Deus pq ele pode tudo! Aleluia aleluia
Amém Eu tenho bipolaridade
Parabéns jamais desista de sua vida
Tenho um tio esquizofrênico e ela descreveu ele todinho. Lembro de quando eu era pequena e ia à casa da minha vó, ele não saia do quarto dele, assistia a tv cultura o dia todo, a camisa era gasta nas costas de tanto ficar deitado, extremamente inteligente, aprendeu várias línguas sozinho.Ele se sentia perseguido pela família Abranel. Adquiriu uma arma pra se defender e um dia durante um surto abriu fogo contra um bar em frente a casa dele. Por sorte não acertou ninguém. Isso foi no fim dos anos 90 e foi muito difícil explicar para a polícia que ele tinha uma doença mental, se até hoje temos policiais despreparados para agir nestas situações, imagine naquela época. Meu tio é casado tem um filho, uma mulher sensacional que o ama e cuida dele. Mas a luta é diária.
Policiais despreparados? E se o seu tio tivesse matado alguém do bar? Ia ficar por isso mesmo? É por isso que quero distância de gente psicopata e esquizofrênica.
Mas existe o CAPS,o CAPS tira da cabeça do doente várias coisas ruins. Ele viver isolado não é bom para sua saúde mental ou talvez seja ,ele precisa de apoio psicológico,terapia em grupos etc. Não é só medicamentos para voltar a realidade
Jesus Cristo o pode libertar . João 8:36jesus Cristo libertar verdadeiramente será livre .
Pois o meu esposo servo fiel de nosso senhor Jesus tem essa doença e sofre muito ele faz tratamento no capsi
Q
Estou amando essa Live. Tenho 67 anos e desde que nasci já apresentava os sinais da Patologia Psíquica. Comecei um tratamento aos 20 anos formei uma família maravilhosa. Más devido ter nascido no Sertão da Bahia fiquei isolada. Fomos para S. Paulo e comecei um tratamento com um Neuro Cirurgião. Hoje estou melhor, aprendi a fazer terapia ocupacional no lar. Nunca estudei mas depois do 45 anos comecei a escrever fazer artesanato, pintura em tela, costura, bordados, porém não suporto tumulto. Tomo medicações até hoje e vivo um dia de cada vez. Gratidão pelo carinho e ótima noite. Sou carinhosa dona de casa tenho filhos e netos. Nasci para ser mãe!!!!
Vida normal e tranquila. Você é feliz.
👍
Não desista de vc.
Deus abençoe vc .o poder de Deus e tremendo e pode destruir todo o mal em torno de nois .
A escrizofenia
Todo homens é portador segundo a
Biblia ler livro salmos c.13.ou.14.em
romanos.c03.v.13.
Minha mãe tem esquizofrenia há muitos anos, mas o diagnóstico só ocorreu ano passado depois que nós filhos já adultos buscamos ajuda. Desde muito pequena lembro de ouvir as pessoas falando que ela era "doida", ela estava sempre gritando, sempre tinha alguém a perseguindo, tinha dificuldade de relacionamento com todos. A realidade dessa doença é muito triste, mas quem sabe um dia haverá uma cura, eu ainda tenho fé. Hoje medicada ela está sem crises, mas não tem energia mais para nada, depressiva e aparentemente sem vontade de viver. Eu sinto tanto por ela, porque ela nunca viveu uma vida plena, tendo paz de espírito e alegria. Um abraço a todos que conviveram e convivem com pessoas que tem essa doença. Acredito que o único caminho é o amor, o amor pode curar qualquer dor.
Minha mãe era equizofrenica nos anos 80, onde as clínicas usavam tratamento de choque para cuidar dessa doença mental.
Ela se matou ateando fogo no próprio corpo aos 32 anos. Na época eu tinha 8 anos e não morava com ela. As lembranças que eu tenho é de uma mãe muito carinhosa e criativa.
Uma das paranóias dela era que a Simony (ex Balão Mágico) era a filha dela e que o médico havia roubado ela na maternidade. Antes de mim ela teve uma bebê natimorta.
Eu como criança, acreditei e ainda contei proa meus colegas da escola.
Edit : Escrevi sobre a criatividade da minha mãe antes de escutar a Dr Rosangela falar sobre o pai dela e da criatividade dos esquizofrênicos.
Que triste.forca pra vc, e um grande abraço.
Lamento a forma sofrível como ela se foi O Senhor te abençoe em tudo !!!!
Sinto muito.
No Hospital Psiquiátrico do Juqueri tem um museu com escultura, desenhos , obras em argila , esculturas em madeira e cartas maravilhosas escritas e elaboradas pelos internos, é um mergulho maravilhoso na mente que nós (eu) temos fascínio por entender.
Sou esquizofrênica, as vezes caio, mas, busco a consciência para não colocar a vida das pessoas em perigo, nem a mim mesma. Shalon.
Só se medicar direitinho que não terá problema. ❤
Você já conseguiu superar algum surto sem nenhuma medicação?
13:41
Certa ocasião a mãe de uma amiga já com seus mais de 70 anos, me levou num cantinho e me contou das vozes que ficavam mandando ela fazer coisas sempre ruins, e fez prometer que não contaria a filha para não preocupa-la, toda semana conversávamos sobre as vozes. Certo dia liguei para filha e contei, pedi para ela contar para médica para que elas sondassem as vozes, foi diagnosticada como esquizofrenia em idoso, hoje toma medicação e está bem, porém medicada.
Parabéns. Você faz parte da melhoria de qualidade de vida dessa família.
Parabéns. Você faz parte da melhoria de qualidade de vida dessa família.
Linda sua atitude de se importar e cuidar do próximo! ❤
Meu irmão faleceu com 10 anos e ele tinha esquizofrenia, uma vez ele correu atrás de mim com uma faca… Fico muito triste em imaginar tudo q ele passava, eu sempre tive muita paciência com ele e nos surtos eu ia me aproximando aos poucos e falando o quanto eu o amava, que tava tudo bem, pra ele prestar atenção na minha voz.
Sei q ele está em um lugar melhor hoje, mas sinto muito por imaginar Oq ele sofria
😢😢😢😢😢😢
Que vídeo esclarecedor, parabéns!
Minha mãe tem 53 anos e teve o seu primeiro surto aos 35 anos.
O principal gatilho foi a morte do meu avô, pai dela. Por muito tempo tratamos a doença como algo espiritual, principalmente pelo fato de sermos uma família cristã, e ela nunca tinha aceitado de fato o tratamento com remédios.
Já teve vários surtos e ficou internada em hospitais psiquiátricos por 3 vezes.
Mas depois de muita luta por muitos anos, hoje ela mesma toma a medicação na hora certa, vai buscar os remédios, não apresenta resistência para ir às consultas... e leva uma vida normal. Sai sozinha, vai à igreja, cuida da casa, faz comida... Claro que tem sim as limitações, há dias que ela acorda extremamente indisposta e se sentindo mal e limitada pela doença, com pensamentos negativos e depressivos; por isso o apoio da familia é tão importante.
Saber que é importante e amada faz toda diferença e é uma arma contra os pensamentos negativos quando vem.
Para quem está passando por isso, seja consigo ou com um familiar eu digo: não desista e nem desanime. Procure entender mais da doença, sem preconceitos ou achismos, mas do que realmente se trata. Pra medicina é algo que não tem cura, mas existe o tratamento, e sim, é possivel ter uma vida normal através do tratamento correto.
VOCÊ PODERIA EXPLICAR COMO FOI ESSE "TRATAMENTO ESPIRITUAL"?:>>
"Por muito tempo tratamos a doença como algo espiritual, principalmente pelo fato de sermos uma família cristã, e ela nunca tinha aceitado de fato o tratamento com remédios."
Como são esses surtos???
Paranóia??Ela tem?
Fantástica essa entrevista!
Tive um colega nos meus 20 e poucos anos que era esquizofrênico, surtou, pegou a arma do pai, foi pra casa do tio e deu um tiro em si mesmo. A família até hoje se sente culpada por nao te lo mantido sob maior vigilância. Situação triste e complicada
Sofro muito com meu filho más amo muito ele acho que jamais abandonaria ele tem todos estes sintomas
Tenho 2 filhos com esquizofrenia sempre bem medicados. Já tiveram surtos;hj estão tranquilos graças a Deus.
Super esclarecedor.
Tive uma tia que após um choque emocional muito grande tornou-se esquizofrênica e após todo seu tratamento e uso de medicamentos ela ficou controlada, mas foi difícil ela ouvia as vozes e cismava que os bandidos íam invadir sua casa e quase se matou e matou sua filha. Foi difícil.
Tenho um colega de trabalho, evangélico, não bebia, não fumava, só vivia para a família e pelo trabalho, operador de máquinas pesadas, em 2016 começou a ter muito acidente com a máquina , eu como técnica de segurança, não simples acreditei que foi distração dele, só que como começou a causar muitos danos materiais pra a empresa, foi demitidos, depois fiquei sabendo que ele ouvia vezes e perdi o foco, por ser evangélico só orava, foi fazer um trabalho na Bolívia, as vozes aumentaram e passaram a mandar ele matar as pessoas e enterrar as vítimas com a escavadeira hidráulica, ele conta que o dia que ele ergueu a lança pra matar outro funcionário, desistiu deixa a máquina e foi embora, no caminho a voz começou aconselhar ele a esposa dele tinha armado casinha pra ele , que assim que ele chegasse na casa dele seria morto, no surto ele quase matou a esposa, foi internado ela não fez boletim por acreditar que ele não estava bem, quando ele voltou do surto , não suportou ver ela naquele estado, tentou se matar enforcado ficou alguns dias na UTI, voltou pra casa depois de alguns dias, as vozes começaram a mandar ele matar a família, pois os filhos não eram dele, ele preferiu tomar veneno, não morreu , quando ele relatou a psicóloga foi aconselhando a se afastar da família, houve separação, hoje a mulher dele reconstruiu a vida dela, ele vive alternando entre lucidez e alucinação .
Tenho um filho esquizofrênico, foi uma longa caminhada até chegar ao entendimento que tenho hoje , houve muito sofrimento tanto meu como dele ,mas foi só quando adquiri conhecimento sobre a doença ,que consegui ser feliz apesar .....de... hoje vivemos bem e eu sou muito feliz e grata pelo benficio da sabedoria um abraço a todos vocês !
Minha avó, minha tia , meu irmão eram esquizofrênicos ( infelizmente já faleceram) e meu sobrinho também é . Minha avó e minha tia faziam o tratamento e conseguiram controlar os surtos tanto que minha tia conseguiu se formar em enfermagem e trabalhar na profissão , meu irmão era aposentado por causa da esquizofrenia tomava uma injeção para controle dos surtos ele morreu devido um problema raro no pulmão aos 33 anos , e meu sobrinho hoje medicado também tem controle dos surtos , tem emprego , tem um relacionamento , tem vida social saudável , vive normalmente porém não pode descuidar da medicação. Mas não foi fácil para eles chegarem ao equilíbrio para diminuir os surtos , foi um longo caminho ,todos nós sofremos junto com eles .
Vc não tem?
VERDADE
Confesso que eu..teria muito receio de ser atendida por uma pessoa que pudesse surtar
❤❤❤
É exatamente É todo um processo do início até o controle não é fácil ter q lidar com essa doença.
Eu trabalho em uma residência terapêutica, há 10 moradores diagnosticados com esquizofrenia, cada um tem uma personalidade diferente, os surtos são diferentes ( uns ficam agressivos querendo quebrar e bater em tudo, outros tem alucinação), nem parece que portam a mesma doença.
Nossa! Mas não fazem tratamento adequado? Meu irmão tem esquizofrenia, tem acompanhamento médico periódico e tratamento adequado, nunca mais teve surtos.
@@beajoaninha414 eles tomam os remédios, mas tem 2 que é difícil de dar, tem que misturar na comida
@@nacristina5001 poxa que pena que não aceitam … difícil para todos ao redor. Parabéns pelo difícil trabalho que faz!
@@msz286 olha, é difícil explicar pois são vários sintomas e ações diferentes digamos, no caso do meu irmão ele tinha mania de perseguição e complô, com a família e pessoas em geral.Tipo se eu estivesse falando baixo com minha mãe pra ele estávamos falando mal dele tramando algo, mas não sei o que exatamente ele pensava. E isso já desencadeava um surto. No trabalho tb atrapalhava muito… bastava uma risada entre colegas. Qdo passavam os surtos, ele entrava em depressao, é aí que conseguíamos intervir e levar ao médico pois ele praticamente pedia socorro, não aguentava mais. Tentou várias x contra a sua vida. Mas levaram anos até um diagnóstico e tratamento adequado específico. Eh muito triste.
@@alicecriff2717 sim, ele está! Obrigada… apesar de deixar um sentimento grandíssimo de “pena” e saudade de quando ele era ele mesmo… sem esta doença.
Meu irmão era médico a Esquizofrenia Paranóica apareceu aos 44 anos, super inteligente exelente médico. Um dia por medo misturou todos os remédios bateu com suco no liquidificador e teve 3 infartos e nos deixou. Muito triste 😢😢😢
Que triste meus Deus! Medo de quê?
😔😔😔
Que tristeza😢
Sinto muito
😢
Tenho esquizofrenia e para mim,num surto,a sensação é de viver num mundo paralelo,num outro mundo além dos olhos naturais😢ouços vozes constantemente um sofrimento contínuo.Geralmente me sinto perseguida.😢😢😢
Esta tratando?
Eu tenho uma cunhada com esquizofrenia,é muito dificil para a familia e ate mesmo a ela,tenho dó dela pois ela nao tem uma vida ativa como a nossa,ela vive no mundinho dela,ela nao é agressiva por conta dos remedios que toma,eu sempre pesquiso na internet pra aprofundar sobre essa psicose e nao achei algo tao detalhado quanto esse programa, vcs sao maravilhosos, agradeco a vcs pelo conhecimento que vcs compartilham para nós👏👏👏👏👏👏👏👏👏
❤❤❤
Minha mãe está sofrendo com essa doença e ela é tão nova 55 anos peço tanto a Deus um milagre o pior de td e q ela não aceita o medicamento
Aqui na minha cidade, infelizmente, um esquizofrênico surtou e matou sua esposa que cuidou dele a vida toda, com amor... Foi chocante pra toda população. 😭
Por isso quero distância de pessoas esquizofrênicas.
@@andreanevesoliveira41 vc não está livre de ter essa doença um dia
@@sahlilaasmr329 meu marido e esquizofrênico
@@andreanevesoliveira41as vc é esquizofrênico, querido! Já tomou seus remédios hj?
Meu ex namorado matou o pai😢
Eu tenho um tio que é esquizofrênico. Pelo fato de morar na roça as pessoas achavam que ele via assombraçoes ou coisas desse tipo; ele sempre desde criança via coisas, mas a doença só se desenvolveu quando ele foi ficando mais velho.
Trabalho na área e faço pós em transtornos mentais. Sou apaixonada pelo mistério que é a mente humana. Há os esquizos clássicos, que tem os sintomas mais "floridos" e os que a princípio nem conseguimos enxergar o transtorno. A doença psiquiátrica é triste e difícil de tratar. Geralmente são resistentes com a família, não querem tomar a medicação, tomar banho, se alimentar... aí surtam, ficam alguns dias internados (quando conseguem vaga) voltam para casa e o ciclo se repete. Os que não tem estrutura familiar acabam como moradores de rua.
Tô vendo que sou excessão, tenho consciência do meu transtorno psiquiátrico. Me trato, entrei na justiça pra receber remédio pelo governo do estado. Eu sei como vou ficar se não tomar remédio. Tenho pavor de voltar a ser o que eu era antes de me tratar.
O filho de uma amiga se suicidou aos 26 anos. Foi uma grande tristeza 😢
É triste ,eu tenho essa doença desde dos 19 anos. Tudo começou com muito sofrimento na vida. Pesquiso muito sobre minha própria doença,medicamentos,tratamentos..... e no meu caso tem um lado espiritual. É muito complicado,mas estou vencendo aos poucos
@@sinhazinhayama7492 sua doença não supera sua inteligência etc. Eu cheguei a fazer comícios como locutor,tinha uma prática,técnica etc. Mas chegou a idade e sempre os problemas de memória. Sem a doença metal,hoje eu seria RUclips,locutor de grandes lojas ,radialista etc. Minha memória é franca
@@clarissasantos603 suicido pode ser depressão,sofrimento interno entre outras doenças mentais. Ele não tinha medo da morte ,dor,sofrimento,motivação para viver ,religião.... sao vários fatores que levam ao suicídio,entre eles a doença
Dr.eu tive um surto psicotico no inicio da pandemia de tanto trabalhar costurando fiquei fraca e todas as coisas que passei na vida que tive superar abandono tentativa de estupro sequestro aborto todas essas coisas vieram a tona dai tive sindrome do panico diagnosticada com depressao gracas a Deus tive todo suporte medico psiquiatrico fui internada medicada e hoje tenho acompanhamento terapeutico sou sociavel trabalho tenho saude fisica muito boa mas tenho forte intolerancia a barulhos noturnos o que me acometeu ouvia vozes internas de comando e outras sensacoes mas eu mesma em conflito mental interno um lado da mente dizia voce esta vendo isso e outro meu lado dizia volte agora pra realidade isso e coisa de sua mente nao e real cortei acucar passei a correr tres km por dia aliado a todo acompanhamento medicinal e hoje me sinto como eu era antes nunca havia tomado nem um anador pra dor de cabeca foi uma surpresa pra todos meu esposo me ajudou muito mas eu me fortaleci mesmo foi na fe eu nem andava nao comia mas consegui o setembro AMARELO deve existir pra alertar eu nao tive desejo de matar nem de morrer mas achava que meu marido ia morrer acordava ele no meio da noite pra ficar acordado comigo nao bebo nao fumo e nunca usei drogas ilicitas
Meu Deus essa mulher é perfeita como ela explica bem, é exatamente isso.
Tb acho.....
Eu desde pequeno sofro de esquizofrenia aonde eu vejo símbolos, imagens, desenhos e escuto vozes e vejo vultos. Só que na epoca, eu não sabia o que era estas coisas que via.
Até no ano passado e no começo de 2024 eu não sabia que tinha esquizofrenia. Tipo, eu desde menino me achava diferente e fora do padrão justamente por ver, ouvir e sentir estas coisas que fogem da realidade. Hoje, com a ajuda do tratamento e do apoio que minha família me dá eu ja consigo distinguir o real do imaginário e já consigo distinguir os meus pensamentos do que é da doença.
Eu só tenho a agradecer principalmente minha família e os profissionais do caps daqui da minha cidade por não ter desistido de mim.
Parabéns pela excelente entrevista. Quando criança convivi com uma tia esquizofrênica, que morreu em um sanatório aos 32 anos. Eu me lembro como era difícil para todos nós da família conviver com a tia quando ocorria seus surtos. Na década de 90 uma prima recém graduada em sociologia também foi diagnosticada com o transtorno, mas com o tratamento adequado hoje ela leva uma vida normal. A pouco meses atrás li um excelente livro Hidden Valley Road(Robert Kouker). O livro relata a história de uma família americana onde seis dos doze filhos sao diagnosticados com esquizofrenia, e que a partir dos seus relatos se inicia um importante estudo sobre a doença.
Só JESUS Cristo para nos ajudar com esses sofrimentos, é uma luta diária e uma tristeza sem fim. Só que é doente entende o que sentimos.
ISSO NÃO É DOENÇA, É TRANSTORNO...
ESSA DONA DO VÍDEO, NEM SABE O QUE ESTÁ FALANDO.
EM PLENO 2024, ESSA SENHORA AINDA ENXERGA O SER HUMANO, APENAS COMO UM CORPO FÍSICO.
JÁ EXISTEM MÉDICOS PSIQUIÁTRICOS, NEUROS, PSICÓLOGOS, TERAPEUTAS QUE TRATAM SEUS PACIENTES DE FORMA MAIS HOLÍSTICA, POIS VÃO ALÉM DO CORPO HUMANO. SOMOS SERES ESPIRITUAIS NUMA EXPERIÊNCIA HUMANA, E NÃO O CONTRÁRIO. POR ISSO OS TRATAMENTOS SÃO INEFICAZES, POIS SÓ LEVAM EM CONTA, AS MEDICAÇÕES QUE ACABAM DROGANDO OS PACIENTES E ISSO, NÃO É SAUDÁVEL.
TEM MUITOS QUE NEM PRECISARIA DE REMÉDIOS, SE TIVESSEM O TRATAMENTO CORRETO. TERAPIAS, MEDICAÇÃO (só em casos extremos) E TRATAMENTO ESPIRITUAL. SEM ESSAS 3 FRENTES, NÃO EXISTE TRATAMENTO EFICAZ.
EXISTEM VÁRIAS PESQUISAS CIENTÍFICAS E UMA DELAS FOI FEITA FORA DO BRASIL E DIZ QUE 99,9% DOS PACIENTES DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS, ERA DE ORIGEM ESPIRITUAL. OU SEJA, TINHAM MUITOS MÉDICOS RECEITANDO DROGAS, SEM NECESSIDADE, POIS TINHAM VANTAGENS ECONÔMICAS NAS RECOMENDAÇÕES MEDICAMENTOSAS.
NÃO É VERDADE QUE AS DOENÇAS OU TRANSTORNOS SÃO PARA SEMPRE.
UMA VEZ QUE NÓS MESMOS CRIAMOS AS NOSSAS REALIDADES, TAMBÉM PODEMOS MODIFICA-LAS PARA O BEM.
ESTUDEM METAFÍSICA E OBSESSÃO.
Gente, Dra.Rosângela é maravilhosa num nível! Sou estudante de psicologia e fã demais desse canal!
Meu irmão mais novo sofre de esquizofrenia, ele cria cada assunto que ficamos impressionada.
Dra Rosângela me deixa orgulhosa. Como é maravilhoso apresentar a doença mental de um parente tão próximo como um pai! Somente um ótimo profissional fica confortável o suficiente para relatar!
Também sou psicóloga e meu pai era psicopata (com laudo); nem sempre foi fácil lidar com estes diagnósticos!
Ana, se vc ler, poderia contar um pouco sobre o seu pai, por gentileza? Como era o comportamento com vcs?
Ac
Dra. É incrível!! Humilde, inteligente e nos ensina tão bem❤
Eu tenho uma irmã com esquizofrenia! ela horrível de lidar!! Ela não aceita doença, não toma remédio sozinha 😢Deus me livre! muito triste
Esquizofrenia é uma doença muito triste .A família toda sofre.Meu filho surtou aos 16 anos,faz 8 anos que faz tratamento. Doutora Rosângela descreveu realmente tudo.
.....devido a tantos PROBLEMAS PESSOAIS familiares tóxicos. Acaba se psicológico afetado.....
Não tinha conhecimento do que é a esquizofrenia exatamente. Impressionada com esse vídeo. Adorei!
Gostaria que vocês soubessem o quanto são importantes ! Meus irmãos tem esquizofrenia e ainda é muito difícil para meus pais aceitarem ou ajudarem eles.
Mas com essas informações consigo entender melhor e tentar ajudar minha família, me emocionei com os exemplos, fez parte de toda minha infância.
Deus levantou vc para agir na vida deles de forma poderosa.
Minha solidariedade aos pacientes esquizofrênicos e seus familiares. Tenho uma mãe epilética e bipolar seu como são esses transtornos psiquiátricos. Mas Deus estará conosco!
Excelente mas, para que a perfeição seja de fato atingida, vocês bem que podiam fazer esse programa com Dra Rosângela + Dr. Guido Palomba. Faço votos para essa dupla!!!!
Preferia com o psicólogo forense deles do que o Dr Palumba
@@anaclaudiam.sobral4655
Quem é o psicólogo deles?
Boa noite. Gostaria de fazer, mas as condições financeiras não me permitem.
Peço ajuda na saúde pública, mas eles dizem que são muitos precisando de atendimento psiquiátrico, então é difícil conseguir uma vaga.
Que Deus continue olhando pra mim. 😢
Gente sai de uma live com essa mulher e cai direto aqui, hoje é overdose mesmo dessa criatura linda 💗 😍
Essa overdose é saudável 😉👌 Também adoro as explicações muito boas dela 🥰 Ótima entrevista 👏👏👏🌺
Foudase
@@omarinheiropopeye esquizo
Meu irmão tinha o grau mais elevado de esquizofrenia 😢era uma pessoa incrível, um anjo, quando medicado... faleceu há poucos meses 😔
Mas ele faleceu do que? Algo a ver com a esquizofrenia??
O melhor canal do RUclips!
Me inspira a cada dia mais na minha caminhada na Perícia criminal!
A Dra. e seus sapatos MARAVILHOSOS! ❤️
@@anacarolinalima542 não só os sapatos, todo o look e ainda essa inteligência ímpar💅💪👠💄👑
O que me deixa intrigada é saber que eles qd medicados, sabem de tudo qie passou, quais foram as alucinações. Achava que jamais eles lembrariam de algo, é algo muito complexo de tentar entender.
Meu irmão quando sai das crises conta direitinho tudo o que se passava na cabeça dele!
@@martatrindade2822 , eu acho isso extremamente intrigante, pois eles fogem da realidade e não conseguem se controlar ou dizer que naquele momento isso não é real. Isso é surreal para mim.
Que seu irmão fique sempre bem, em nome do Sr Jesus e a família tbm 💖
Eu nem sempre lembro....uma vez foi como um porre, fui pro hospital e nem sei como cheguei lá....eu queria uma cirurgia pra tirar um chip
@@zanasay9982 , vc esclareceu minha dúvida. "É como se fosse um porre". Ficou muito mais claro. Que em nome do Sr Jesus vc receba a cura desta doença. Que Deus esteja com vc por onde estiver.
Muito esclarecedor! meu pai e meu irmão, ambos falecidos, eram alcoolatras, e era muito triste e desesperador conviver com os surtos e a violência...😔 morro de medo que isso volte a se repetir
Essa mulher tem um conhecimento extraordinário. Tive a oportunidade de estagiar num CAPS e realmente é incrível conhecer a vivência desses pacientes com transtorno mental .
Ótimo tema e abordagem. Deve ser muito difícil conviver com essa doença. Tanto para quem tem a doença quanto para quem convive com o doente. Tendo em vista que as coisas da mente são difíceis de diagnosticar e tratar. É um campo sempre sendo estudado.
Vc disse tudo .o campo da mente e um mundo obscuro e misterioso . é um terreno a ser explorado e um porão sem luzes para se entrar ,eu posso ti dizer que ao tentarmos descer os degraus desse porão de coisas empoeiradas e mofadas podemos encontrar pelo caminho os piores fantasmas do psiquismo humano.e sempre bom usarmos a fé para investigar .que Jesus Cristo nos proteja com o seu sangue poderoso
Que conteúdo importante ❤ minha mãe foi esquizofrênica a vida toda,mas diagnosticada erroneamente com depressão durante a vida toda,agora com 80 anos outro médico diagnosticou ela c esquizofrenia,os sintomas ficaram insuportáveis,a televisão falava c ela,ela via répteis na cama,ouvia vozes ,dizia que a gente falava dela ,sem ser verdade.
Infelizmente isso sempre aconteceu mas eu achava que era mentira,,na minha adolescência vivíamos um inferno,pq eu não tinha a informação e nenhum pisiquiatra diagnosticou ela com esquizofrenia,hj eu cuido dela,e vejo o quanto ela e a família sofreu c um diagnóstico errado
conheço 3 irmãos que são esquizofrênicos, cada um é de um jeito, comportamentos diferentes, crises também.
Eu moro aqui nos EUA🇺🇸 e neste momento estou no centro de Chicago. Acaba de passar ao lado do meu carro uma pessoa com problemas mentais, usando um lençol enrolado na cintura. EUA tem muitos esquizofrênicos jovens e adultos nas ruas, a maioria por consequências de drogas. Estive recentemente em NY e tbem me deparei com uma realidade horrível, pós pandemia. Homeless (mendigos) em quantia e muitos esquizofrênicos, gritando com as vozes. Eu fiquei angustiada com aquilo que vi. Chicago está a caminho disso tbem.
Não sabia dessa realidade dos EUA
E triste querida, mas é uma realidade!!
Uberlândia iniciou-se neste processo. Muitos mendigos repetindo as mesmas manias e hábitos... droga por trás. Até o medicamento pode virar estes tipos de drogas na terapia errada ou dosagem, difícil de ser calculada. Vamos ter que viver em condomínios pois furtos de tudo o que imaginarem ocorrem por drogas. Bebidas, até cerveja, facilitam e hoje as mulheres bebendo muito mais fizeram os casos dobrarem.
No filme a janela secreta , o personagem do Johnny Depp também é esquizofrênico.
Acompanho o canal, amo todos os quadros, mas esse com a Dra. Rosângela, cara...nao pode acabar nunca. Só sucesso !
Parabéns pelo programa e muito grata à magnífica participação da doutora rosangela,fiz parte de uma equipa comunitária de saúde mental no SNS em Lisboa durante mais de 20 anos como enfermeira
Acompanhado na comunidade pessoas com doença mental grave de maneira a prevenir a necessidade do internamento em hospital
Assim obrigada mais 1 vez pelo retrato bem feito sobre estes problemas
Muito importante para diminuir a ignorância sobre a doença mental e acabar com o estigma que infelizmente ainda existe e atrapalha muitas vidas de doentes,técnicos,familiares nas nossas comunidades
Prezada Doutora Rosângela,
Gostaria de expressar minha admiração pelo seu trabalho como perita. A sua precisão e dedicação são inspiradoras para todos nós que atuamos na área de segurança e perícia. Continuo acompanhando de perto suas análises e aprendendo muito com sua experiência. Parabéns pelo excelente trabalho!
Atenciosamente,
Robério Valdo de Assi.
Nossa! Fiquei maravilhada com o conteúdo, foi enriquecedor para mim, em especial por ter uma mãe com esquizofrenia paranoide, ampliou minha mente para conseguir lidar melhor com a situação, pois não é nada fácil para a família.
Quando comecei a namorar meu então esposo, eu o questionava o irmão era muito estranho calado dentro quarto.Casei e engravidei e fui ficar na casa sogra , todos na casa trabalhavam muito. E como eu estava dentro de casa , eu notei tinha três dias , que meu cunhado não saia do quarto, comecei a perturbar todo mundo dentro casa ,quebramos a porta quarto e ele estava desidratado, e disse não conseguia sair da cama , alguém o segurava na cama. Meu Deus que tristeza, eu chamei a ambulância.E percebi a família não aceita o diagnóstico, não acredita não incentiva o doente tomar remédio. Demorou para família intender , aceitar . Hoje minha sogra, sofre ansiedade e depressão.
Mas entendo a família do seu esposo. Não é fácil lidar com esquizofrênico, é muito difícil. Eu não teria paciência, preferia deixar internado no hospital psiquiátrico. Eles se tornam até pessoas perigosas para a família e para a sociedade em geral.
E como ele está hj?
@@talytafernandes1178 hoje ele está melhor,foi um processo longo acertar a dosagem certa de remédio . Ele dirigi , não trabalha.
Amando demais essa série “Q psicose é essa?” Parabéns a todos!!!
Ahhh !! Claro ser deixar de comentar BETO RIBEIRO VC É ## DEMAIS E CARLA ALBUQUERQUE TAMBÉM. .sinto orgulho de ter profissionais sensacionais como vcs..!!Admiro muito VCS
Meu irmão é esquizofrênico, não aceita muito bem o tratamento mas depois de tantas internações e sofrimento ele está começando a aceitar mais. Pelo o que li aqui o ciclo é sempre o mesmo.... muito sofrimento até aceitar. Meus pais sofrem muito, espero que logo tudo fique bem. É por isso que eu amo esse canal, trata dos meus temas favoritos que é justiça (sou acadêmica de direito) e de saúde mental, pois como disse o Pavinato outro dia desses: eu sou uma psiquiatra frustrada! 😍😍😍😍😍
Esse assunto de esquizofrenia, foi de extrema importância. Relevância. Excelentes todas explicações da dra Rosangela. Ela foi brilhante. Principalmente em contribuir com a questão do estigma da doença, mencionando o pai dela. Meu sobrinho também é um jovem esquizofrênico. Eles também matam ou tentam, em surto psicotico. Uma vida perdida em tratamentos com antipsicoticos e outros, que controlam as psicoses, mas retira quase tudo de quem ele era. Perde estímulo de cursar universidade pelos efeitos colaterais dos remédios e pelas pessoas perceberem ele ser estranho.
Dra Rosângela suas explicações são bálsamo para meus ouvidos.
Como é bom aprender com a Dra Rosângela , explica tão bem , em detalhes , como eu gostaria de ser aluna dela 😵💫
A Doutora Rosangela é fantástica.
A Drª Rosângela é fantástica; dupla perfeita, antes de trabalhar com doentes mentais já amava assistir esses vídeos, agora é um aprendizado incrível. Tive uma experiência de muito amor com um tio esquizofrenico. Obrigada por compartilhar.❤
Que episódio maravilhoso. Meu pai também é esquizofrênico, e sempre morri de medo de me tornar e surtar igual, foi muito importante e acolhedor a Dr Rosângela abrir essa área pessoal da vida dela, me tranquilizou.
Esquisofrenia atinge mais o sexo masculino.
Dra Rosângela impecável. Beto faz as perguntas que a gente quer saber! Parabéns aos dois e a toda equipe. 😘😘😘
Olá! Façam uma live sobre alcoolismo. Preciso entender como o álcool age na mente e organismo de um alcoólatra.
Deve ter algo na internet RUclips
Up
Boa
Upp
O alcoólatra é mais fácil de tratar.
Nossa q live! ❤️❤️
Eu amo esse série “que psicose é essa “
Cada episódio é uma aula!
Parabéns
Eu amo esse canal, a Dra Rosangela é maravilhosa🥰
Falar com prioridade é uma de suas qualidades, dra. Rosângela. Sua visão profissional e ética é fantástica. Parabéns pela moldagem do programa, Beto. Forte abraço. 🥀⚘🥀⚘🥀⚘🥀⚘🥀⚘🙌🏼
Tenho uma colega q sempre convivemos, inclusive sempre dormia na minha casa.
Uma noite, acordei c/ ela com a voz embargada, ansiosa, chorando e falando q ladrões tinham entrado na casa e rendido minha irmã e minha mãe...
Minha primeira reação foi levantar e ir em direção a porta do quarto, só q a porta estava trancada e essa colega escondeu a chave. Ela se agarrou no meu braço e não deixava eu saí do lugar, dizendo q os bandidos ia descobrir q estávamos no quarto e ia nos matar.
Confesso q dentro de uns 7 min eu passei o choque pois acreditei.
Mas depois observei o silêncio, era madrugada, olhei pelas brechas das janelas e não percebi nenhuma movimentação. Qdo peguei o celular p/ ligar p/ minha mãe, essa colega avançou e tomou da minha mão, dizendo q os ladrões não podiam descobrir q estávamos no quarto, daí em diante foi uma piração atrás da outra...
Qdo eu finalmente consegui ligar e perguntar se estava tudo bem com minha mãe, fui surpreendida com um soco e o travesseiro sufocando meu rosto. Foi uma luta e foi traumático pq primeiro tomei um susto achando q realmente tinha um assalto, depois vi q ela estava em surto, me agredindo e eu trancada s/ saída com ela em surto.
Resumindo, só consegui sair do quarto as 6 da manhã, e ela ainda alucinada, construindo todo um cenário de perseguição.
Por anos era uma pessoa normal, depois apresentou esse quadro esquizofrênico.
Agora vive conversando sozinha, dá pena, pq era enfermeira, tinha uma vida tão bacana, era tão amiga, tão esforçada.
Acho q o gatilho foi o estresse no trabalho...
Se afaste dessa pessoa, pois vc poderá ter sua vida em risco. Aliás, ela poderia ter tirado a sua vida. Fique longe de pessoas assim.
Gosto demais de ouvir este programa. Acrescenta conhecimento. Admiro as exposições da dra. Rosangela. Muito competente ! Parabens a todos que trabalham no programa, sempre muito empaticos e competentes nos assuntos expostos.
Com o meu pai o surto foi com 35 anos, ele acabou falecendo com 59 anos, pois estava bebendo muito e misturando com os remédios. Minha mãe uma perfeita narcisista, e meu irmão, provávelmente com uma esquizofrenia, ou depressão se suicidou aos 36 anos. Bom, é para chorar, mas, eu aprendi a ser muito forte depois disso tudo. Meu pai vivia em um mundo próprio, um quadro muito estranho, mas, ele era uma ótima pessoa e realmente, muito inteligente, meu irmão também era muito inteligente, sempre tirava os primeiros lugares nos concursos públicos. Quanto a mim, fui diagnosticada com depressão tomo remédios e tenho muito medo de me tornar uma esquizofrênica, apesar do médico dizer que não. Esta é uma genética incrível, ela perdura por diversas gerações.
Sinto muito por suas perdas , meus sentimentos . Difícil , mas ainda bem que vc está seguindo firme com a sua vida é isso aí , parabéns . No meu caso somos lá em casa em 6 irmãos , 3 diagnosticado com transtorno bipolar e eu e mais duas irmãs somos normais rsr, tenho uma tia materna com transtorno mental , a médica da minha família , disse que é genético , e vida que segue e vamos nos cuidando .
@@deboraoliveiradedeusvicent600 não é fácil conviver com estas doenças, a gente sofre demais, meu filho optou por não ter filhos, ele diz que assim o ciclo terminará...ele está certo, é genético. Parabéns também por ser forte convivendo com estes transtornos, não é nenhum pouco fácil.
Esse canal é muito bom,e os especialistas que vão pra falar me prendem a atenção,a Dra Rosângela me prendeu a atenção o tempo todo.E os entrevistadores são muito bons também.
Me lembrei do filme fragmentado. O personagem tinha multiplas personalidades e era exatamente como a Drª Rosângela disse.
Aquilo não era esquizofrenia, se tratava de transtorno de personalidade múltipla, ou transtorno dissociativo de personalidade.
Sou estudante da área da saúde e trabalho com acompanhamento de alguns pacientes portadores de alguns transtornos mentais. Estou pensando em fazer uma iniciação científica sobre portadores de esquizofrenia. 🖤
Meu filho de 12 anos foi ameaçado de morte por um colega de 13 anos em franco surto psicótico. O menino foi diagnosticado com esquizofrenia e mantinha os sintomas positivos apesar do tratamento. Como conciliar, nesse caso, o direito do adolescente à educação com o direito à preservação de integridade física e psicológica das demais crianças?
Sou pedagoga e penso que precisaria de muita participação da gestão escolar. Como mãe, afastaria meu filho porque o garoto pode ter um surto.
Meu filho também foi ameaçado por um colega de turma, o garoto disse que iria furar o olho do meu filho com o lápis durante aula. Fui conversar com a coordenadora e descobri que o menino tomava medicamentos… Não sei se o garoto tem alguma patologia, mas tirei meu filho da escola.
Eu fiquei bem preocupada e pensei em tirar meu filho da escola, mas fiquei com pena pq ele estudou muito para entrar lá e adora o colégio. Orientado por uma advogada, fiz uma denúncia por escrito à escola contando tudo que havia acontecido e acrescentando artigos científicos que mostravam o risco de violência. Fui à delegacia, ao conselho tutelar e ao ministério público. Solicitei que o agressor fosse afastado e avaliado por um psiquiatra antes de retornar. Também pedi que o psiquiatra emitisse um laudo de cessação de periculosidade ou, se não se sentisse seguro para isso, que recomendasse por escrito um mediador para ficar acompanhando exclusivamente esse menino durante todo o período em que ele estivesse na escola. O psiquiatra recomendou o tutor e a família, com medo de exposição, acabou optando por se mudar para outra cidade. Fica a dica para quem estiver vivendo a mesma situação!
@@tatianawambier5068
Quando os nossos filhos são as vítimas é mais fácil de resolver, em comparação a família que tem filho esquizofrênico em idade escolar. No seu caso, a família do menino esquizofrênico mudou de cidade , mas, não resolveu o problema dele.
@@tatianawambier5068 Recomendo que vc tire o seu filho da escola por segurança.
Bacana como ele ouvee e conduz a entrevista ela deixando ela expor toda essa sapiência.parabens aos dois.
Canal excelente!!!
Gostaria que vocês trouxessem os neuróticos.
Brilhante explanação! Em psiquiatra vimos inúmeros casos que já na primeira experiência com maconha pacientes infelizmente ficaram esquizofrênicos. Vide literatura.
Abração a todos!
Minha vizinha foi diagnosticada com esquizofrenia, é muito triste ver quando ocorre os surtos, pois brincávamos juntos na infância. Ela fica muito agressiva, xinga todos da família. Acontece sempre mais a noite. Uma vez ela conseguiu arrancar o olho mágico da porta em um momento de fúria, antes de ser diagnosticada com essa infeliz doença, haviam boatos que estava possuída.
No caso da sua vizinha não é esquizofrenia e sim ruindade na pessoa dela.
@@andreanevesoliveira41 que falta de empatia!
@@andreanevesoliveira41seu comentário não pode ser levado em consideração pq vc tem o coração peludo.
@@solvida8637kkkkkk
Conversa excelente. Beto fez excelentes perguntas. Dr. Rosângela deu uma aula maravilhosa.
Dra Rosângela não me canço de falar que a sra é maravilhosa em todos os sentidos❤programa do mais alto nivel👏👏adoro Beto🙏
Programa muito bom.!! Profissionais exemplares! Doutora ROS ÂNGELA É TUDOOO
Canal maravilhoso! Amo muito todas as análises e os conteúdos que vcs se dedicam e se aprofundam tanto pra compartilhar aqui!
SOU PSICÓLOGA, E O TRABALHO DA DRA ROSÂNGELA ESTÁ EXCELENTE! Dentro dos padrões da psicologia/psiquiatria/psicanálise e, é claro, com a contribuição pessoal dela à psicologia cuja experiência profissional é brilhante. Obrigada ao canal.
Um vídeo que poderia ter 8 horas que eu não cansaria!!!! 😍
Parabéns pela Live. Muito boa! Tenho um irmão que faz tratamento a 5 anos. Antes, de começar o tratamento, ele surtava até três dias seguidos. Tínhamos que reversar, para nada de ruim acontecer.
Como é bom assitir um vídeo com uma pessoa altamente qualificada para falar do assunto, pois horas atrás o RUclips me indicou um vídeo cujo título é: "COMO SE ADQUIRE ESQUIZOFRENIA..." Só pelo título eu não assisti, mas senti vontade de chorar com a banalização de assuntos tão sérios. Abraços.
"Esses esquizofrênicos são salvos pelo amor!" ❤ melhor frase do vídeo todo! 👏👏👏 Parabéns! Excelente conteúdo!
Que entrevista maravilhosa, explicações centradas e absolutamente esclarecedoras.PRabéns ao canal e a Dra.
Tenho esse problema em família e nem sempre existe agressividade. Aprendemos a lidar com esse problema por ser hereditário .É difícil diagnóstico se não pesquisado a tempo. Mas parabéns pelo vídeo bastante explicativo ❤
Eu adquiri com o sofrimento quadros de esquizofrenia.
Quando estou conversando de olhos abertos eu costumo ver e ouvir a verdade.
quando eu cochilo os meus olhos se fecham eu vejo tudo diferente, até mesmo as pessoas mudam junto com o diálogo ; por alguns instantes.
Você faz tratamento?
Sim, eu faço ;mas ainda tenho que aprender a lidar com meus remédios.
Oi sou diagnosticada com autismo mas eu sinto isso, quando durmo vejo meu quarto as pessoas do meu passado aparece entre outras coisa
Explendida, maravilhosa, quando é doutora Rosângela,ou doutor Guido, eu fico em polvorosa, só aguardando obrigada monstra adoro você obrigada Beto. Gato e educadissimo amo muito 💓
Era tão difícil a convivência com meu pai, uma hora um amor, outra hora agressivo, se isolando, mania de perseguição, pra ele, nós sempre queríamos fazer mal pra ele.
Teoria da conspiração o tempo todo!
Ouvia vozes mandando ele se matar, chorava muito do nada. Era muito triste.🥺
Até que veio o diagnóstico de esquizofrenia.
Mas hoje ele está curado! Porque DEUS o curou.
Espero que outras pessoas acometidas desse mal tenham o mesmo encontro com Deus que o meu pai teve!🙏🏼
Mas ele faz uso de terapia e medicamentos?
Amem 🙏🏼🙏🏼 tambem fui curada da depressao e fobia social
@@beatrizpires1922 não, absolutamente nada, Jesus o curou!🙏🏼 Hoje meu pai é um doce até paciente com minha mãe, que por ter sofrido muito com as crises dele na juventude hoje é um pouco estrada.
@@giullianc amém, que bom! Deus é fiel 🙏🏼
Não, a medicina o curou! Ainda bem! Desejo só melhoras para ele!
Ficaria horas ouvindo Dra Rosângela.
Fã número 1.
Sempre tive medo de esquizofrênicos, conheço 3 pessoas.... é que o primeiro esquizofrênico que conheci sempre me respeitou. Era muito amiga da mãe dele, até que um dia ele surtou qdo estava na casa dele e fiquei encurralada ...sorte que a mãe interveio e ele respeitou...mas foi um susto muito grande e fiquei com muito medo deles...e ouvir explicação da Dra Rosângela me deixou um pouco mais esclarecida.... obrigada por trazer este assunto para nosso entendimento ❤
Gosto muito do trabalho da Rosângela ela explica bem, e a gente consegue entender.