Demolindo o YouTubenomics: a furada Lei de say

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Na Teoria Geral do Juro do Emprego e da Moeda J.M.Keynes revolucionou o pensamento econômico ao mostrar que se ninguém gasta a economia para. Não existe mecanismo de mercado que faça com que as pessoas gastem o que ganham sempre e de maneira automática! Por isso a lei de Say (toda oferta cria sua demanda) não funciona nem no curto nem no longo prazo. Enquanto a pessoa fica pensando se vai gastar hoje, ou amanhã ou depois de amanhã o PIB já vai afundando! As decisões de produção são diárias e vão se desdobrando no “tempo histórico”. O que impede os consumidores e empresários de gastarem é a incerteza sobre o futuro: em relação a emprego e renda e retornos de investimentos. Simples assim. A partir dessa constatação Keynes seguiu analisando como um “ente externo ao sistema” (governo?) poderia tentar evitar crises de “insuficiência de gasto”. Tratou do que seria possível fazer com política monetária (juros baixíssimos) e política fiscal (governo puxando gasto com investimento público em certas situações). Alguma garantia de que isso funciona? Nenhuma! Se as pessoas insistirem em não gastar a economia continua parada. Alguém tem algum ideia melhor? Essa a situação hoje do Japão e Europa, com risco de se alastrar para EUA e Brasil!
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / paulo gala/ economia &...

Комментарии • 149

  • @victormoraes9982
    @victormoraes9982 3 года назад +43

    É só o estado extinguir a moeda e a inflação acaba para sempre (tenham humor)

  • @christiantier
    @christiantier 3 года назад +17

    Estava confuso com algumas falas do Fausto. Descobri há tempo que ele não fez faculdade de economia e sim de jornalismo.

  • @NickSantos_nick_iannic
    @NickSantos_nick_iannic 3 года назад +26

    Rapaz, esse tipo de video é otimo pra didática, além de gerar engajamento para alem da bolha. Continuem! A academia tem que olhar pra essa legião de curiosos em economia que estão sendo educados e retroeducados com ideias absurdas e ultrapassadas. Sigamos! /\

  • @telmabrito5729
    @telmabrito5729 3 года назад +7

    Excelente. Continuem com essa série.

  • @lribv
    @lribv Год назад +3

    É necessário levar em conta que Say considera a variável estrutura de mercado como sendo em concorrência perfeita e a variável ação do estado como inexistente. Então sob essas condições, essa lei conseguiria retratar a realidade.

    • @Bitcoinzero
      @Bitcoinzero Год назад

      No mundo real há um estado coercitivo desde sempre sustentado por impostos que controla até o preço do dinheiro e toda produção de acordo com suas políticas econômicas, que inclusive emprega a maioria dos economistas keynesianos, que formam o mainstream da economia. Mas eles o cinismo de dizer que a lei de Say e outros mecanismos da escola austriaca e outras liberais que descrevem puramente o mercado são refutados empiricamente pq existe desemprego no mundo governado por eles.

    • @lribv
      @lribv Год назад

      @@Bitcoinzero o mainstream não é keynesiano, é neoclássico.

  • @avelinonogueira3487
    @avelinonogueira3487 3 года назад +1

    Excelente, não parem! O Brasil precisa dessa discussão ou (re) educação macroeconômica! Obrigado!

  • @gbrielconsolim9643
    @gbrielconsolim9643 3 года назад +6

    Já tô vendo o henrido responder

  • @belchiornietzsche
    @belchiornietzsche 3 года назад +39

    Keynes venceu nos Estados Unidos.. falta vencer no Brasil. 🙌🏼

    • @viniciusperestrelo1811
      @viniciusperestrelo1811 3 года назад +2

      Ta tentando vender no Brasil desde 1964

    • @rodrigomartins9692
      @rodrigomartins9692 3 года назад +6

      @Lucas Pereira falta uma análise mais aprofundada ai. Juros reais no governo Dilma caíram para perto de 2%. Algo que se maior, não frearia a inflação de 2013 por exemplo, que foi puxada por combustíveis e alimentação (principalmente a alimentação fora de casa). E os anos 80 com crescimento medio anual de 2%, jamais poderia ser considerada uma década perdida, foi até bom esse crescimento, num cenário que, por causa da alta de juros americanos assinada por Paul Volcker, quebrou nada menos que 27 países emergentes em 1983, incluso Brasil

    • @igormarcos381
      @igormarcos381 3 года назад +5

      @Lucas Pereira o Brasil parou de crescer quando adotou o maldito neoliberalismo.

    • @minhacontribuicaoparatorna992
      @minhacontribuicaoparatorna992 3 года назад +6

      Tá, mas e pq todos os países ricos com a crise com hiperinflação, estagflação, abandonaram o keynesianismo após os anos 70? Agora vem o Biden e fala: "Ah, vamos imprimir mais e controlar as armas dos cidadãos que nem na China, para que assim não possam se revoltar com a hiperinflação e as patifarias que iremos fazer aqui, e assim seremos todos felizes para sempre, ninguém nunca vai nem perceber a trolha entrando"... e daí isso vai dar certo sim amiguinho, pode confiar... e depois não querem que as pessoas abandondem a moeda estatal e corram para o bitcoin para se proteger disso...

    • @igormarcos381
      @igormarcos381 3 года назад +4

      @@minhacontribuicaoparatorna992 a panacéia neoliberal falhou nos EUA,perderam, assim como fracassaram no Chile, cada vez mais esse modelo é desmoralizado e aqui vai perder nas urnas em 2022.

  • @Guilherme9665
    @Guilherme9665 3 года назад +3

    Eu acho que cabe uma pequeníssima correção: o período ao qual se refere o Fausto Oliveira por volta de 9:50 é o final do sec. XVIII e não o final do XIX... Concordam comigo? De resto, EXCELENTE vídeo!!!! Muito obrigado!

  • @marcelovsrj
    @marcelovsrj 3 года назад +3

    Olha, me parece que esse é uma equação que depende de um termo de eficiência. Tipo Emprego = Efienciencia x Demada. É tipo a segunda lei da termodinâmica, nem todo calor fornecido a um motor térmico é convertido em trabalho, parte é dissipada.

    • @evandromarquesdaniel
      @evandromarquesdaniel 3 года назад

      E sem combustível o motor não funciona mesmo que cheio de perdas

    • @marcelovsrj
      @marcelovsrj 3 года назад +1

      @@evandromarquesdaniel E exatamente por causa das perdas que é preciso injeção constante de combustível!

  • @fabianoaraujo7379
    @fabianoaraujo7379 Год назад +5

    A premissa do Estado desenvolvimentida é umas das maiores insanidades que já vi.
    Adoraria vê lo conversando com Milton Friedman.
    Tenho 30 anos de formado na graduação na FGV .
    Estudei com Guido Mantega, cheguei fazer ficar calado sem saber o que responder.
    Óbvio que tive estudar muito pq não engoliu muito bem a situação. Kkkkkkk
    Keynesiano não percebe algumas coisas óbvias.
    Aí ficamos enfrentando crise após de crise.

    • @caiquebarcellos2
      @caiquebarcellos2 9 месяцев назад +1

      Kkkkkkkk vai pra noruega e dinamarca rapaz.

  • @artefalada1968
    @artefalada1968 3 года назад +1

    Algumas teorias econômicas nos faz lembrar da célebre frase do craque Garrincha depois da preleção do técnico da seleção - Faltou combinar com o adversário.

    • @Bitcoinzero
      @Bitcoinzero Год назад

      No mundo real o estado é sustentado por coerção, impostos e controle monetário. O mercado é o que sobra depois de todo controle do cobrador de impostos. Esse controlador central controla o preço do dinheiro e regula a produção de acordo com suas políticas econômicas, e inclusive emprega a maioria desses economistas keynesianos. Mas os caras dizem que a evidência empirica refuta a lei de Say porque existe desemprego. O mundo é governado ao máximo que os governos podem, e culpam o pouco de liberdade que resta pelas mazelas. Porque a lei de Say, como todas as leis e deduções puramente econômicas da escola austriaca e outras tidas como liberais, considera o mecanismo de mercado, não considera a interferência estatal.

  • @junior.garcia
    @junior.garcia 3 года назад +2

    Em pleno século XXI ainda é válido mesmo considerar que o objetivo da Economia (entendida como sistema econômico) é a geração de emprego? Se o objetivo da Economia é a geração de emprego, por que buscamos continuamente reduzir o uso do fator trabalho nos sistemas produtivos (em sentido técnico)? Por que os "empresários" buscam reduzir o fator trabalho em suas empresas?

    • @junior.garcia
      @junior.garcia 3 года назад +1

      @@lucasmax2343 mas como aumentar o lucro reduzindo a base de consumidores?

    • @junior.garcia
      @junior.garcia 3 года назад +1

      @@lucasmax2343 produzir não gera lucro. O que gera lucro é a circulação da produção.

  • @sourb3ck631
    @sourb3ck631 2 года назад +1

    explica sobre a situação da Argentina, moeda destruída por populismo e impressão desenfreada.

  • @SakuraCarvalho1
    @SakuraCarvalho1 3 года назад +4

    Muito obrigado pela aula professores!! Vocês podiam gravar um vídeo sobre a crise de 1929, seria uma ótima maneira de elucidar bem como que o New Deal fez com que o liberalismo ficasse enterrado por meio século kkkkk

    • @sourb3ck631
      @sourb3ck631 2 года назад +3

      Pra saber o que causou a crise de 29 que foi a mesma coisa que causou a de 2008 e so ver sobre a crise de 21 que ninguem fala e a postura do governo ate acontecer a de 29, mas estranho que na escola nao se fala nisso, Seria bom tambem ele gravar sobre o resultado catastrófico do socialismo em varios paises, da diferenca entre corea do sul e do norte, a diferenca entre a alemanha ocidental e a oriental que ate hoje nao consegue ter o mesmo nivel de desenvolvimento, seria bem legal tambem .

    • @rodrigocesar8298
      @rodrigocesar8298 2 года назад +2

      @@sourb3ck631 Irmão, quem tá falando em socialismo? O teor da análise do vídeo é obviamente Keynesiana, o keynesianismo é uma corrente econômica considerada de esquerda mas não é marxista, pelo contrário, é diametralmente oposta.

    • @euclidesjcc
      @euclidesjcc 2 месяца назад

      @@rodrigocesar8298 Será que é oposta? Pois é a corrente econômica do progressismo, que gera crises em todo pais que é implantado.

  • @lhama1187
    @lhama1187 Год назад +1

    Pra que fazer esse vídeo se Say nunca disse "Oferta cria sua própria demanda"? Tá jogando peso desnecessário nas costas da já extremamente criticada economia política clássica.

  • @joaoaraujo-ck6ht
    @joaoaraujo-ck6ht 3 года назад +1

    Sempre achei que a necessidade de algo que a procura? Então porque a Ford foi embora do Brasil, porque não produziu mais pra gerar demanda!

    • @euclidesjcc
      @euclidesjcc 2 месяца назад

      Esse ideia de toda oferta gerada, gera a sua própria procura está errado, não é assim. Não tem nada a ver o que eles falaram...

  • @fcfelipecarraro
    @fcfelipecarraro 3 года назад +2

    Muito bom!

  • @Apropinquante
    @Apropinquante 3 года назад +20

    Chamem o Paulo Kogos para uma live. Dá mais audiência.

    • @robertcartistakkjhgss8257
      @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад

      Jesus kkkkkk

    • @DanielCaliban
      @DanielCaliban 3 года назад

      Hahahaahha eu preciso ver isso

    • @Apropinquante
      @Apropinquante 3 года назад +1

      @Rodrigo É o único economista formado que defende Anarcocapitalismo. O Ulrich e outros defendem a escola austríaca somente.

    • @Apropinquante
      @Apropinquante 3 года назад

      @Rodrigo Sim, formado em economia pelo menos.

    • @JefersonChristoferdeOliveira
      @JefersonChristoferdeOliveira 3 года назад +2

      @@Apropinquante Pode até ser formado em economia, mas é um dos piores entre os libertários, até os libertários fazem piada dele. Ser formado em algo não garante que você tenha uma boa base de conhecimento é o mesmo que ler um livro e não compreender o que está escrito, o Kogos mesmo diz que só a escola austríaca de economia é a que verdadeira pra ver o naipe da bolha em que ele vive.

  • @lucasjacinto18
    @lucasjacinto18 2 года назад +2

    estou pensando em fazer economia

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад +1

    Ótimo vídeo

  • @valterdesouzacastro5673
    @valterdesouzacastro5673 3 года назад +1

    Sao ferasss. Say-smill

  • @valterdesouzacastro5673
    @valterdesouzacastro5673 3 года назад

    Professor. Mesmo poupando o dinheiro o sueco Wicksell diz que traria uma taxa natural de juros menor. Nao entendo o que o economista sueco quiz dizer. Com maiores poupanca os bancos podem emprestar com juros mais baratos e os empresarios podem investir mais. Tx de juros baixa. Mais consumo. Essa desova em poupanca causaria isso?. Queria uma aula de wicksell sobre a taxa natural de juros e a postergacao do consumo em detrimento da poupanca ajudaria sim a economia crescer? Tenho dificuldade nisso. Obrigado

  • @iagobraga4690
    @iagobraga4690 3 года назад

    Falem sobre a estagflação dos EUA que os defensores da Lei de Say utilizam pra criticar os keynesianos

  • @bombado34
    @bombado34 3 года назад +1

    muito bom

  • @danielviniciusferreira6102
    @danielviniciusferreira6102 3 года назад +6

    Bom demais esses vídeos. Acho que seria interessante mapear os 10 principais bobões do ancapistão, pra ter uma ideia mais ou menos como se constitui esse discurso.

    • @mbp6385
      @mbp6385 3 года назад +2

      E mapear 10 bobões que ainda acredita em socialismo ditatorial.

    • @Bitcoinzero
      @Bitcoinzero Год назад

      Vc nem sabe como se constitui o discurso mas já tirou a conclusão de que são bobões que devem ser combatidos. Como disse Sagan, não é possível convencer um crédulo de coisa alguma, pois suas opiniões não se baseiam na busca pela verdade, mas numa profunda necesssidade de acreditar. Isso te faz mais um índio de uma tribo ideológica qualquer, achando que está lutando contra dragoes e demonios do outro lado

  • @emersontostes5503
    @emersontostes5503 3 года назад

    Talvez já tenham lançado o assunto. Se sim , perdao pela repetição mas PQ na grande mídia é sempte o mercado a melhor resposta a td?? Pq vcs nao elencam 1 série de fatores q levam a mídia a tocar essa música de 1 nota só?

  • @canalpapodoporco1535
    @canalpapodoporco1535 3 года назад +1

    Por isso na prática a demanda é que gera oferta e não o contrário, porque o empregado quase não poupa, enquanto que o empresário se puder vai preferir poupar. Abs.

    • @lixialong8036
      @lixialong8036 2 года назад +1

      Errado tb, é um ciclo, é arbitrario começar pela demando ou pela oferta. O fato é q o consumo e a produção estao vinculados

  • @lucasmendonca2241
    @lucasmendonca2241 3 года назад

    Tudo bem, mas por que o emprego por si só é "bom"? Pergunta séria: alguém que seja empregado, em última instância, através de estímulos governamentais que "aquecem a economia" não necessariamente vai produzir algo de valor se levarmos em conta a teoria do valor subjetivo, certo? Apelando ao ridículo, alguém que produza tortas de lama (cuja produção ocorreria, em última análise, a um estímulo governamental hipotético) não está necessariamente produzindo riqueza, visto que isso não é visto necessariamente como economicamente rentável. No entanto, a pessoa está empregada, mas onde mora a vantagem de ela estar simplesmente "empregada"? Se alguém puder me explicar isso usando uma explicação de que "emprego = bom; desemprego = ruim", seria de grande valia. Desde já, obrigado pela atenção.

    • @lixialong8036
      @lixialong8036 2 года назад

      Empregada no sentido de produzir ou fazer um serviço dekandado, isso é obvio e foi dito no video

    • @johnendrew1547
      @johnendrew1547 Год назад

      Acho que o primeiro ponto é a gente admitir que o teu exemplo hipotético é exagerado demais. Seja emprego criado pela iniciativa privada ou pelo Estado ninguém vai empregar uma pessoa pra produzir torta de lama kkkkk. Acredito que o ponto não seja sobre a utilidade do que é produzido (o que vc chama de riqueza), mas sobre a necessidade que as pessoas possuem de trabalhar para suprir suas necessidades materiais. A imensa maioria das pessoas não está empregada porque acredita que o seu trabalho gera riqueza. As pessoas trabalham porque precisam. Procurar um emprego é antes de qualquer coisa uma necessidade da maioria da população. Por fim, emprego é bom para a economia de um país, porque estando empregada a pessoa consegue consumir para satisfazer as suas necessidades e dessa forma manter a economia aquecida. Uma pessoa desempregada é uma pessoa sem renda e sem possibilidade de consumo (isso pra falar apenas do problema econômico).

  • @viniciusfarias5063
    @viniciusfarias5063 3 года назад +2

    Dae professor, bora fumar um charuto intervencionista?

  • @caiqueangelotto1141
    @caiqueangelotto1141 3 года назад +9

    Fausto não consegue explicar a teoria que ele vai criticar sem debochar. É sempre com tom de deboche, arrogancia. É exatamente o que os libertarios fazem de mais repulsivo. Não vão conseguir mudar o cenário fazendo igual.
    Sempre que alguem, pra te convencer do seu ponto de vista, descreve o ponto de vista oposto como sendo um absurdo, desconfie. Nesses casos, a explicação foi certamente desonesta. Exatamente como foi a do Fausto.
    Se a série de videos continuar nesse nivel, vai ser um tiro no pé.
    Menos briguinha de torcida e mais debate economico por favor.

    • @FelipeMenegotto
      @FelipeMenegotto 3 года назад +1

      Não existe debate. Hahahahahahaha.

    • @juliovernier3396
      @juliovernier3396 3 года назад +8

      Se o teu “ponto de vista” for que a terra é plana, só merece deboche mesmo

    • @klebersilva9312
      @klebersilva9312 3 года назад +3

      Concordo, isso me incomoda também. Esse tipo de deboche não fura a bolha.

    • @Tsypras
      @Tsypras 3 года назад +3

      Qual debate? Debate exige dialogismo. Da outra parte só existe prepotência.

    • @caiqueangelotto1141
      @caiqueangelotto1141 3 года назад +1

      @@Tsypras Identica à desse vídeo. É exatamente o que falei. Arrogancia e deboche não vão furar a bolha. Com 3k views por video não vão nunca bater o alcance libertário.

  • @iQKyyR3K
    @iQKyyR3K 3 года назад +3

    I'm sure this is an amazing video, but why is youtube recommending it to me?
    I'm not even sure if this is spanish or portugese.
    I hope you have a wonderful day, I'm just a little confused.

    • @MReidogado
      @MReidogado 3 года назад

      Its a video against Anarchcapitalism and their arguments....and this guy is brazilian therefore he is talking in portuguese

    • @iQKyyR3K
      @iQKyyR3K 3 года назад

      @@MReidogado huh, yeah a caps are a special kind.
      Thanks for the info

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 2 года назад

    Em urbanismo eles usam isso para dizer que autoestradas geram demanda induzida. O ruim eh q pessoas de esquerda nos estados unidos acreditam nisso. O problema das autoestradas não é este, mas o de emissões de carbono e das desapropriações. Se você construir uma autoestrada ligando o nada a lugar nenhum, ela não vai engarrafar. Na vdd muitas autoestradas não engarrafam sempre pois atendem a demanda com folga sen induzir mais demanda. Mas para um sistema urbano de autoestradas não ficar sobrecarregado você precisa de uma cidade com transporte público muito bom e bom zoneamento misto que não induza espraiamento. Por isso que Huston, que é uma zona metropolitana com pouco mais de 5 milhões de habitantes tem autoestradas com trocentas faixas que ficam engarrafadas o dia inteiro enquanto Tokyo que tem 36, tem um sistema de autoestradas que em média tem duas ou três faixas e funciona. Huston praticamente não tem transporte público e o zoneamento é horrível (nem tem direito na vdd). Em Tokyo o transporte público é o melhor do lundo e o zoneamento é excelente, então o transito flui bem melhor que em Huston. As autoestradas não engarrafam por gerarem demanda induzida, mas porque no modelo de urbanismo americano a demanda pelo uso desse tipo de infraestrutura cresce eternamente pela ausencia de transporte público de qualidade e por um zoneamento que faz as vidades espraiarem e o comércio se concentrar em shopping malls e etc. Comentando isso pq eles realmente usam a lei de say para descrever o fenômeno.

  • @helintonmelo4614
    @helintonmelo4614 3 года назад +1

    Fora Bolsonaro e Guedes é leve seus filhos é o psl urgente

  • @gabrieldalfabbro1045
    @gabrieldalfabbro1045 2 года назад +3

    Liberalismo é um problema mental muito grave. Obrigado por tudo, Paulo Gala. Forte abraço, fique com Deus.

  • @samuelbecket3498
    @samuelbecket3498 2 года назад

    Os liberais clássicos são os melhores Paulo Gala! Vocês é que sabem tudo, mas o liberalismo é o único meio de produzir o desenvolvimento econômico, eu também não acredito na escola austríaca, marxista e demais que não sejam os ortodoxos. Mas os liberais clássicos do oitocentos são muito bons, não podemos menosprezar eles dessa forma, daqui a pouco o Gala vai dizer que a teoria quantitativa da moeda de David Hume é um erro colossal. Vai sair um vídeo descontrução da curva de Phillips em pouco tempo também, vão alegar que é possível imprimir moeda que não vai produzir inflação alguma.

  • @villalobos1981
    @villalobos1981 2 года назад

    Vejam bem : provavelmente este
    seja o melhor canal de economia
    com essa formatação, linguagem
    palatável , apesar de muita erudi
    ção dos apresentadores, o que le
    va conhecimentos consistentes
    a quem está iniciando. Delícia !
    Entretanto, a centralidade em toda
    essa discussão é que o capitalismo não funciona. Da mesma forma que a economia
    planificada ( mesmo ficando imu
    ne à terrível crise de 1929 ) fracas
    sou. Até quando ficaremos reféns
    deste maniqueísmo Keynes versus Mises, Say, etc, etc. O desafio da inteligência humana,
    que já acumulou experiência his
    tórica com o capitacrise e , em
    menor escala, com a economia
    " planificada " fracassada, antípoda da liberdade, é imaginar
    uma nova forma de organização
    econômica, onde a fome e a miséria sejam combatidas com
    políticas de Estado. O capitalismo
    e a economia planificada estão no
    lixo, o que torna, desculpem-me,
    esta discussão estéril. O défIicit de moradia, e agora a fome nos EEUU, envergonham a raça humana. E, paradoxalmente, o ho
    mem, à mercê das forças herdadas da ancestrilidade animal, não presta. Temos que
    por um limite na fortuna de certos
    depravados ( construir uma casa
    de 1 bilhão e 500 milhões de reais
    com 33% do seu povo abaixo da
    linha da pobreza é depravação ).
    Tributo gigantesco nessas figuras
    A solução é transkenesiana: eco
    nomia de mercado com limite para fortunas e democracia. Ou
    os deserdados tomarão as ruas.
    O capitalismo e suas crueldades
    ( fome, miséria, guerras, niilismo )
    está morto. Falta o Atestado de Ó
    bito !

  • @lucas_melo2112
    @lucas_melo2112 3 года назад +4

    "... é essa ideia que diz, basicamente; pode-se produzir o quanto se produzir que sempre haverá renda para consumir o que se foi produzido. Portanto, não haverá equilíbrios na Economia".
    Professor Paulo, o senhor poderia me informar onde na obra do Say ele afirma isso? Em qual momento a Lei de Say passa esta ideia? Lendo o Tratado de Economia Política de Say(receio que os senhores não tenham lido), em nenhum momento este ponto é mencionado. Inclusive, tempos depois Say escreve ''Letters to Mr. Malthus" e esclarece bem esta questão, reafirmando suas ideias em contraponto a esta interpretação manipulada que foi passada adiante...
    O sentido da ideia não é esse. Say quer dizer, a grosso modo, que somente produzindo é possível consumir. Ou seja, para consumir é necessário que se tenha produzido algo anteriormente e que tenha sido remunerado por esta produção, pois se o indivíduo não produz nada ele não tem como ter dinheiro para consumir. Say na verdade até explicita os desequilíbrios existentes no mercado(o que os austríacos posteriormente explicam melhor na TACE - Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos).
    O debate não acima do que Say disse pelo simples fato de ter ocorrido uma interpretação errada, e sim pelo fato de que, da forma que foi interpretada realmente não faz sentido(é LÓGICO que não é toda oferta que gera demanda, não quer dizer que só porque produziu que vai vender, só que isso não muda o fato e nem a validade da lei de Say como ela realmente é). Porém, na forma original evidencia plenamente a realidade e sendo assim, todo argumento de Keynes contrário a lei de Say cai por terra pelo fato de que está se baseando em algo que não existe e não foi dito.

    • @sidvicious5859
      @sidvicious5859 3 года назад +4

      Se para consumir é necessário produzir alguma coisa antes, então os parasitas do mercado financeiro deveriam estar morrendo de fome.

    • @lucas_melo2112
      @lucas_melo2112 3 года назад +1

      @@sidvicious5859 Somente quem não tem conhecimento algum de como funciona o Mercado Financeiro é capaz de falar uma bobagem dessas kkkk

    • @sidvicious5859
      @sidvicious5859 3 года назад +3

      Capital improdutivo.
      Já entendi pra que você acende vela.

    • @lucas_melo2112
      @lucas_melo2112 3 года назад

      @@sidvicious5859 Não acendo vela pra ninguém, só não falo do que não estudei sobre

    • @lucas_melo2112
      @lucas_melo2112 3 года назад

      @XIII • Entendo seu ponto. Mas em nenhum momento Ancaps pregam que não existe insuficiência de Demanda. Recomendo leitura sobre a TACE(Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos) onde é falado sobre isso. Vai ter crise, o mercado vai errar muitas vezes(não existe concorrência perfeita, existem muitas incertezas e períodos de desequilíbrio, a exceção realmente é o equilíbrio) empresas que tiveram expectativas erradas(malinvestments) vão quebrar E TÁ TUDO CERTO!!! Isso faz parte de uma Economia(inclusive não teria como não ser assim até mesmo pelo fato de que o conhecimento é disperso - recomendo leitura de Hayek que tem uma teoria sobre isso. Nem sempre os empresários acertam e eles devem arcar com a consequência de terem errado. Nada disso muda o fato de que, para consumir, obrigatoriamente deve ter acontecido uma produção anteriormente(independentemente se a produção seja transformada em demanda efetiva ou não, para ter dinheiro para consumir algo eu tenho que ter produzido algo anteriormente, dinheiro não sai do nada e não é infinito).
      Nem Say nem os Austríacos falam que tudo que é produzido é demandado, apenas que para consumir obrigatoriamente deve-se produzir algo antes pois se não, não se tem dinheiro para o consumo. E isso tb não muda o fato de que OBVIAMENTE, terá parte da produção que não será consumida(não é transformada em demanda efetiva) e caso o empresário erre muito ele VAI QUEBRAR E TÁ TUDO CERTO, faz parte. O problema é quando o governo influencia e manipula o mercado, taxa de juros e etc dificultando mais ainda as perspectivas e expectativas dos empresários, isso é que faz as crises serem pior ainda e que piora toda situação(crédito fácil, juros manipulados passando falsa impressão de expectativas etc).
      A questão não está em "incentivar a demanda" ou "reaquecer a economia"(nem mesmo em períodos de crise, porque afinal, quem fez a crise ser como foi, nestas porporções, foram as próprias intervenções estatais - lembrando que se não houvesse intervenção mesmo assim teria crise, esta que serviria para varrer do mercado empresas ineficientes e que erram mais do que acertam, tendendo a um equilíbrio e uma melhor distribuição dos recursos escassos pelas empresas efetivas, que prestam um bom serviço e acertam mais do que erram) e sim em deixar o empreendedor botar em prática suas ideias(e quebrar se for incompetente) sem um ente central e coercitivo tentando usar modelos matemáticos e econométricos pra dizer o que é certo ou errado, sendo que NÃO É POSSÍVEL ''MEDIR'' a Ação Humana, pois é subjetiva e variável de pessoa para pessoa, região para região etc(conhecimento disperso, novamente). Mas claro, é muito fácil ser um bancão e fazer o que bem entender sabendo que se fazer muita merda vai vir o papai estado, passar mão na cabeça e salvar ele kkkkk that's the point

  • @gilsonfigueiredo9854
    @gilsonfigueiredo9854 3 года назад

    Espero mesmo que o neoliberalismo tenha morrido.

  • @LucasSantos-_
    @LucasSantos-_ 3 года назад

    vídeo para os adolescentes do mbl

  • @acasocasual6548
    @acasocasual6548 3 года назад +3

    Só observo os ancapiloides rasgando o cool nos comentários

  • @renatowillian9004
    @renatowillian9004 3 года назад +2

    Esse canal só gira em torno de Keynes ,sempre chovendo no molhado

    • @5driedgrams
      @5driedgrams 3 года назад +2

      @@Bruuuji nem chega ao estilo Mad Max. Se o Estado acabasse, no dia seguinte se instalava outro Estado estrangeiro com tanques, navios e helicópteros impondo a nova legislação pra esses garotos estúpidos que acreditam em conto de fadas.

  • @betosantos4694
    @betosantos4694 3 года назад +2

    A solução de Keynes para políticos é perfeita. Tá com problemas econômicos? Gastem! Cara n entendo como pode um problema de falta de dinheiro ser resolvido com mais gastança. Qq político iria amar ela se acreditar q realmente funciona.

    • @flaviogama2179
      @flaviogama2179 3 года назад

      É uma coisinha chamada fator multiplicador q varia de acordo com forma se introduz o dinheiro "política pública".

    • @betosantos4694
      @betosantos4694 3 года назад

      @@flaviogama2179 pode ser q haja realmente um modo q o governo consiga gastar de modo incrível o dinheiro de modo centralizado, só acho mto improvável.

    • @betosantos4694
      @betosantos4694 3 года назад

      @Prince of Persia o seu que é já q vc esta contrariando a minha resposta, sendo q justamente o q eu estou falando é q a impressao de dinheiro n tem sentido.

    • @betosantos4694
      @betosantos4694 3 года назад

      @Prince of Persia sim eu disse dinheiro, mas eu entendo q o problema é a alocação subótima de recursos. E quando o governo gasta ele permite que esses recursos sejam realçados em uma nova forma, teoricamente tentando melhorar nesse ponto. De toda forma é através do dinheiro que ele faz isso, seja pera mera impressão de dinheiro ou por emissão de dívida, ou mudança de regras, tudo se resuma ao que um político quer: poder gastar.

    • @betosantos4694
      @betosantos4694 3 года назад

      E eu sei tb q isso q eu disse n eh um argumento válido logicamente, só estou mostrando minha surpresa pela coincidência incrível da solução econômica ser essa, algo tão extraordinariamente conveniente.

  • @humbertbrito
    @humbertbrito 3 года назад

    Ouvi sobre lei de Say pelos youtubenomics. Mas não era bem essa definição. Um ente econômico precisa produzir para consumir, e não adianta aumentar somente a base monetária. A idéia de produção sem demanda vai exatamente contra o que entendo de livre mercado e o que os youtubenomics pregam.

    • @mbp6385
      @mbp6385 3 года назад

      Quem produz e baixa custos e preços consegue espaço no mercado e com isso cria demanda pelo seu produto e vira consumidor,agora expansão da base monetária só gera demanda sem gerar inflação com aumento de preços quando a economia está com capacidade ociosa,agora ficar dependendo da sensatez de burocrata(Banco Central)ou político(Governo)é o fim da picada,pois bom senso e honestidade costuma não ser as qualidades desta turma.

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад

    Lei de Say não funciona

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад

    Lei de Say é ridícula

  • @pedrobritomarin
    @pedrobritomarin 3 года назад

    Que riqueza fica parada? Quero só um exemplo de como eu deixo meu Dinheiro parado!

    • @lixialong8036
      @lixialong8036 2 года назад

      Nao fica parado pq o estado gasta, senao em crises, o dinheira ia ficar entesourado. Oq faria o investimento ser mais arriscado ainda
      O titulo publico serve pra isdo