Quem sabe sabe... Parabéns pelo compartilhamento... Acabei de comprar um desse tomara que venha com o dispositivo
3 года назад+6
Não entendo o motivo de não enviarem em alguns lotes. Interessante é que, não há menção alguma sobre o marcapasso no manual de instrução. Talvez seja aleatório a inclusão. Mas como conhecia o dispositivo , resolvi compartilhar.
@ baixei alguns manuais de tornos iguais vendidos no exterior e muitos explicam isso... Novamente valew por compartilhar... Se eu fizer video sobre ele vou citar o seu vídeo
3 года назад+1
@@RicardoMorcegao Sempre usei como referência SIEG C3, é mais completo o manual. Amplexo.
Acabei de comprar o meu e é isso ai mesmo, deu certinho! E olha que sou robista e estou aprendendo a utilizar o mini torno. Pode fazer que dá certo mesmo!
Fala meu brother Tenho um fg004 bv20l que não tem o marcapasso de rosca (thread dial indicator) O passo do fuso do bv20l é de 3mm Teria como informar o passo do fuso do teu torno pra ver se confere com o meu Estou querendo fazer um indicator pra rosca métrica e imperial mas não estou conseguindo informações suficientes pra fazer um
Fui torneiro também. Em 1956 eu conheci um colega, Alício, de Uberlândia, que, na epoca, fabricou um dispositivo desse, usamos por muito tempo. Naquela época nós não sabíamos o nome desse dispositivo, Dial de ... Meu torno na época era um Bianco de 2500 mm entre ponts. Parabenizo sua apresentação.
Год назад+4
Olá. Obrigado pelas palavras. É um tanto estranho que a grande maioria dos profissionais desconhecem o dispositivo. Na minha época de SENAI, lá na década de 90, aprendemos sobre o funcionamento e a construção pra qualquer torno mecânico. Ajudei recentemente um colega na construção para um torno mecânico com fuso métrico de 3 milímetros de passo, diferente deste apresentado no vídeo, o cálculo é simples para encontrar os números de dentes no sistema módulo, utilizei a função "razão x proporção" , o complicado é que, no sistema métrico é necessário no mínimo duas engrenagens para atender toda a gama de passos disponíveis, em compensação no sistema imperial, uma engrenagem é suficiente. Este torno apresentado no vídeo dispõe de 3 engrenagens para o DIAL, mas com um cálculo de tentativa de correção, observei que uma delas é dispensável, não cheguei em conclusão alguma sobre o fabricante disponibilizar uma engrenagem a "mais " e desnecessária. Interessante, que uma engrenagem de números impares de dentes, só sincroniza com perfeição no passo de 0,70 milímetros no restante não há sincronia, esta consegui identificar pelo cálculo, que poderá ser substituída pela engrenagem de menor números de dentes. Achei bastante interessante esse dispositivo neste mini torno mecânico chinês, comprei sem saber que haveria o Dial como acessório, um tanto caprichado a construção da máquina, considerando preço baixo e uso destinado para entusiastas e hobystas. Este torno mecânico é de uso hobby, trabalho despretensioso e esporádico, e com outra finalidade, incentivar meu filho, tenho outras máquinas. Trabalhei durante 23 anos na área de ferramentaria, hoje não mais. Antes de compartilhar o vídeo no RUclips, pesquisei sobre o Dial e não encontrei vídeo sobre o Dial em língua portuguesa, há vários vídeos em idioma estrangeiro. Nesse momento achei bastante estranho, e postei o vídeo com o intuito de ajudar, principalmente quem não é familiarizado com idioma estrangeiro. Recebi várias mensagens de pessoas alegando que não sabiam usar, mesmo com anos de trabalho na área. Acredito que isso se deve ao método de ensino ser superficial e rápido hoje em dia. No ano de 1993 um curso de ferramenteiro no Senai a sua duração era de 2 anos, hoje há curso de torneiro mecânico em míseros 3 meses. Resultado, mão de obra barata e baixo salário. Outros tempos como diz meu filho. Abraços.
Mosso u senhor talvez não tenha teoria mais a experiência é a prática que u senhor tem vali muito mais do que um diploma parabéns mim ajudou muito valeu
Engraçado nós somos torneiros mecânico veio de trabalho e as maquinas antigas americanas já vinha com esse dispositivo em polegadas e ninguém sabia o certo pra que servia e nem procurava saber agora depois de 40 anos entendi atraves de vc pra que era aquilo kkkk da vontade de voltar la e fazer dessa forma porque só fazia na reversão .
3 года назад+5
Verdade kkkkk. Mas é bom lembrar que nem todas as máquinas possuíam DIAL. Na minha época de Senai, tive o privilégio de aprender e estudar num torno americano de nome Monarch isso lá no início dos anos 90s. Nessa época, estudamos como calcular a relação do pinhão, tanto no sistema módulo ou diâmetro ao pitch. Facilita muito o processo de corte de rosca. A grande maioria dos torneiros mecânicos aprenderam o método de reversão e ficou por isso. É vivendo e aprendendo.
Meu amigo, estou com problemas pois tenho um american pacemaker, muito similar ao monarch, e não consigo fazer rosca com o. Dial, e ele não tem reversão, não tem jeito que faça cair no mesmo lugar
27 дней назад
@@andrebao0604 Opa, explique melhor o problema. Qualquer coisa é só perguntar.
Parabéns! Show de bola! Realmente, não entendo pq os tornos universais não possuem esse recurso. Onde trabalhei, na descada de 70, tinha um torno IMOR que já tinha esse recurso e ajuda muito. Realmente, nos vídeos atuais poucos enfatizam esse dispositivo. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos e experiência!
Nossa vendi o meu torninho sem saber disso olha que procurei muito por um vídeo desse.
3 года назад+4
Na verdade o manual de instrução é singelo e incompleto, como alguns não sabem usar e desconhecem , acabam não aproveitando o recurso. Então, não custa compartilhar, seu correto uso e função. Torna-se prático o corte de rosca, após o aprendizado. Interessante é o manual do torno mecânico FORTG0001, é confuso, parco de informações úteis. Tradução que fizeram é sofrível e cheio de erros na língua portuguesa. Tabela de mudança de engrenagens para roscas é diferente da tabela fixada na máquina. Hobbystas não familiarizado com o torno FORTG terá problemas. No meu caso, o manual expõe uma tabela de referência de passos métrico de 0,4 até 2,0 milímetros, porém na máquina há uma tabela fixada com passos de 0,5 a 2,5 milímetros de passo, nesse caso há divergências de informações. Consegue-se ampliar a gama de passos métrico de 0,25 milímetros até 4,0 milímetros de passo, utilizando as mesmas engrenagens originais, sem necessidade de confecção de novas engrenagens, isso não é válido para passos no sistema imperial ( polegadas ). O manual cria problemas. Não aconselho corte de rosca com reversão de fuso, esse torno mecânico fortg0001 apresenta uma construção simples. Reversões constantes de fuso, é problema no futuro.
Olha Alex, revirei o RUclips e não vi ninguém falando sobre marca passo dial. Até agora, foi o melhor vídeo que eu assisti. Obrigado e parabéns pelo vídeo. Ah, sou robista e estou aprendendo a usar o mini torno, só com sua dica, aprendi até mais do que isso. É por isso que eu sempre falo, quando o mestre é bom, o aluno aprende e faz direito! Grande abraço! Sou de Santa Luzia, Minas Gerais.
Posso dizer com toda segurança, se tiver dúvidas, aqui vc resolve, vc pode procurar auxílio na autorizada, no suporte de vendas a resposta é sempre vazia e se havia uma dúvida, vc fica com duas.
Parabéns, primeira vez que vejo alguém explicando o uso do indicador dial em português, os gringos (USA) usam muito devido ao uso do sistema imperial (rosca polegada) porque não precisa trocar o pinhão do dial, no caso de rosca métrica tem esse detalhe mas é muito melhor do que reverter o carro.
3 года назад+3
Obrigado. Venho tentando desenvolver um cálculo, para saber qual engrenagem usar para roscas em polegadas. Provavelmente terá que ser em diametral pitch, diferente de sistema módulo. Fiz a conversão do torno, para corte de rosca em polegadas, e este DIAL não tem uma sincronia perfeita em passos de fios por polegadas. Existe uma razão lógica, mas, não descobri. Essa máquina da FORTG, acompanha 3 pinhões para rosca métrica, mas descobri que somente 2 pinhões é necessário.
@ Olá Alex, boa noite! Não sei se você percebeu isso, mas os tornos antigos sempre tinha uma engrenagem de 127 dentes para alterar o passo de rosca de mm para polegada. Esse número de dentes coincide com o menor número que podemos multiplicar por 25,4mm (1 polegada) multiplicada por 5, ou seja: 5 x 25,4 = 127, ou seja, 127 é o numero de dentes que consegue "converter" e permitir usinar roscas com passo em mm num fuso com passo em polegada e vice-versa. Contudo, num torno pequeno como esses, é possível que esta engrenagem não caiba no "trem" de engrenagem ou mesmo na caixa. Espero que essas informações possa ajudar aos seus seguidores e visualizadores deste video!
2 года назад+4
@@carbenmormorais9635 Bom dia, essa eu já tinha conhecimento. Buscava entender como utilizar o DIAL tanto para sincronia em sistema métrico e fios por polegadas, era sobre isso meu comentário. Sua referência é sobre a montagem da grade de engrenagens, mas a questão era sobre a construção do DIAL . Descobri que não há possibilidade de sincronia perfeita em sistemas diferentes, por oras, métrico o pinhão é construído os dentes no sistema módulo, imperial o pinhão é construído os dentes no sistema diametr ao pitch. Mas valeu pela informação.
Boa noite Alex,tenho um FG0001 e não sabia para que servia esse marca passo DIAL,até tirei fora ,pois não nem no manual explica a sua função,agradeço muito esse vídeo,foi uma grande informação que vc nos deu,já me inscrevi no seu canal,valeu!!!
3 года назад+2
Colega. Obrigado pela palavra. Brevemente vou postar outro vídeo sobre o marcapasso.
Realmente não nada no manual ,,Vi essa peça e fiquei tentando enteder a finalidade. Agora vou tentar ppr em pratica conforme sua orientação. Muito obrigado! Ganhou mais um inscrito!!!!
5 месяцев назад
Bem simples o manuseio, facilita o corte de roscas sem excessivas reversões do eixo árvore.
Esse soube explicar na integra sobre o dispositivo DIAL MARCA PASSO. O que me ficou na curiosidade foram os outros acessorios do marca passo. Se o fuso é de 2,5 mm. Agradecido pela aula.
8 месяцев назад+3
Opa colega. O DIAL é construído conforme o passo do fuso da máquina, neste caso que vc mencionou, tudo será diferente. E ambos os sistemas, métrico ou imperial não compartilham a mesma relação fuso x pinhão. Um será construído no sistema módulo, outro diâmetro ao pitch, não haverá sincronia perfeita com um fuso métrico na construção de uma rosca em polegadas e vice e versa.
Meu amigo ganhou mais um inscrito e meus links. Eu tenho um torno exatamente igual o seu, sou técnico em mecânica e trabalhei 4 anos na área de usinagem, até hoje eu não sabia como utilizar esse dispositivo. Até tirei essa peça do meu torno para ganhar espaço no barramento. Mandei email para FOT G e eles não conseguiram me explicar. Grande abraço, show. Tô contigo.
3 года назад+3
Colega. Que bom que foi útil pra vc, não custa nada compartilhar. Na verdade, o manual do torno mecânico FORTG é horrível, quem não tem vivência com usinagem terá dificuldade. Abraços.
Olha comecei 83 trabalhar em metalúrgica e não conhecia esse sistema como que em 70 existia.
Год назад+3
Com uma simples pesquisa na internet, voce encontrará bastante informação a respeito. Apresento exemplos, duas máquinas nacionais muito conhecidas, tornos "IMOR /ROMI" e tornos da "metalúrgica Joinville" e outro de origem estrangeira de nome "MONARCH" este último muito usado nos cursos do SENAI, nos anos 70 até final da década de 90 , o SENAI de Joinville e Curitiba utilizavam deste maquinário. Ambos já utilizavam o DIAL, desde os anos 70. Há catálogos de máquinas na internet que mencionam este dispositivo muito antes dos anos 1980. IMOR já fabricava tornos mecânicos desde 1955, tornando-se tempo depois a ROMI. Voce pode também notar em alguns comentários do vídeo, relatos de colegas afirmando que conhecem e utilizaram o dispositivo, anterior a sua contestação dos anos 1980. Temos um grande problema, porque alguns fabricantes utilizam nomenclaturas diferentes, há várias, tal como; Relógio de rosca. Dial. Marca passo. Indicador de passo. Relógio de passo. E outros que não recordo. Essa confusão de nomes é notável em catálogos e manuais dos fabricantes. Há vários fabricantes de torno mecânico no mundo, são máquinas antigas. No século 15, há registros de tornos mecânicos a vapor, veja só, a engenhosidade da época. Encontrei uma menção na internet sobre um torno mecânico da Índia e Inglaterra, já com relógio de rosca, fabricados em 1945. South bend é uma marca inglesa e antiga e muito conhecida.
Comprei esse torno faz 2 anos, e não atentei-me que o manual não faz menção alguma sobre o marcapasso. E depois observando alguns vídeos no RUclips sobre esse modelo de torno, novamente notei a mesma coisa, não há nada sobre esse marcapasso do mini torno mecânico FORTG em língua portuguesa. Como trabalhei anos na área de ferramentaria, resolvi compartilhar a função e como usar de forma correta. Existe alguns vídeos, ensinando o corte de rosca com reversão do fuso, este torno mecânico não foi construído pra trabalhar com reversões constantes. A chave de reversão é frágil , e deixa processo de corte oneroso. Não aconselho trabalhar com reversões constantes. Primeiro pela engrenagens de plástico, segundo não tem inversor de frequência. Até hj não tive problemas com as engrenagens e o torno FORTG. Encontrei no Aliexpress o jogo completo por R$255,00 em aço para roscas métrica. Talvez um dia compre, hj não.
3 года назад+2
Vale ressaltar, até existe video no RUclips sobre o marcapasso, mas são estrangeiros, na grande parte de língua inglesa, sempre com referência ao mini torno SIEG C3, na qual é o mesmo modelo que, FORTGPRO, MANROD e NAGANO representam e vendem no Brasil. Lá esses tornos mecânicos são na grande maioria com o fuso em polegadas , 16 fios por polegadas, a tabela do DIAL é totalmente diferente do sistema métrico. Mas o processo é o mesmo., única diferença, usa-se somente o pinhão de 16 dentes, não há pinhão de 14 e 15 dentes no sistema imperial.
Bom dia gostaria de comprar esse marcapasso aonde eu encontro Poderia me responder Obrigado
Год назад
Colega. Caso seu torno mecânico seja igual ao modelo FG0001 FORTG, apresentado no vídeo, voce consegue o DIAL genuíno no site da Aliexpress, se não me falha a memória custa R$200,00 aproximadamente, já com frete. Sua máquina é idêntica ao vídeo? Se atente, porquê existe dois modelos de DIAL, um para rosca métrica e outro para rosca em polegadas. Existe duas versões distintas fabricadas desse torno mecânico, uma série com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, vc tem que saber com exatidão qual a versão do seu torno mecânico. Segue abaixo as dimensões dos fusos, que existem no mercado, dessa linha FORTG. Fuso métrico Passo 1,5 milímetros o mesmo apresentado no vídeo. Fuso imperial Passo 16 F.P.P Depois de conferida essas informações, voce pode pesquisar no site estrangeiro ou mercado livre. Use o código nomenclatura "MINI LATHE CJ 0618" no site estrangeiro ALIEXPRESS. Considere as informações abaixo na hora da compra. Dial para fuso métrico, relógio com 12 divisões e 3 pinhões de 14z 15z 16z dentes sistema módulo. Dial para fuso imperial, relógio com 8 divisões e 1 pinhão 16z no sistema diâmetro ao pitch.
Olá. Na sua demonstração para o passo de rosca de escolheu, pode engrenar o dispositivo nas posições 4, 8 ou 12. Quer isto dizer que numa passagem pode entrar na posição 8 (por exemplo) e na passagem seguinte escolher a posição 12 (ou a 4) e assim mantém o alinhamento? Ou caso escolha a posição 12 (por exemplo) terá sempre de entrar com o ferro nas passagens seguintes na posição 12?
3 года назад+1
Colega. Um pouco confuso sua pergunta, mas... vamos ver se consigo te ajudar. Seguindo a tabela conforme o vídeo, com o exemplo de 4, 8 e 12 no DIAL MARCAPASSO, estas posições definidas na tabela da máquina, pinhão 15z para passo de 2,5 milímetros, você pode escolher essas 3 posições de maneira aleatória, e independente da sequência. Sempre utilize as posições da tabela.
@ Boa tarde, Compreendo a confusão que encontra na minha mensagem, porque falamos a mesma língua de forma diferente. Eu tenho um pequeno torno mecânico, não mini, que possui o "dial thread". Uso este torno como hobby logo, não sendo profissional, tenho algumas dúvidas em relação ao dispositivo de roscas. Pode informar-me do seu e-mail para poder enviar-lhe algumas fotos do meu torno com as tabelas de roscas e assim poder colocar melhor a minha dúvida? Obrigado João A Ferreira (Portugal)
3 года назад+2
Olá, encontrei seu email, já respondido. Desculpe-me a demorar.
@@paulobertoldo3700 Ok, é muito simples a montagem, explane melhor sua dificuldade. Está faltando-me tempo hábil para postar mais vídeos, numa dessa consigo te ajudar por aqui mesmo, talvez consiga fazer uma demonstração em vídeo em breve.
Olá, Alex boa noite. Tenho esse torno , mas não achei explicação no manual, não sabia q era pra fazer rosca, o meu dial não esta girando, vou ver oxq esta acontecendo, mas obrigado pelo vídeo, me ajudou, abraço
11 месяцев назад+1
O pinhão deve estar em contato com o fuso.... é bem simples a montagem e troca de pinhão.
Bom video ajudou muito, uma duvida aonde compra esse assessório
2 месяца назад
Opa, vc encontra facilmente no AliExpress ou Mercado livre. Atente-se na versão de sua máquina, há duas versões distintas, uma com fuso métrico e outra com fuso em polegadas, ambos não compartilham a sincronia de um único DIAL. Ou seja, Fuso métrico x DIAL módulo. Fuso polegadas x DIAL diâmetro ao pitch. Geralmente essas máquinas são concebidas com fuso métrico passo de 1,5 milímetros e/ou fuso imperial 16 F.P.P Dial para passos métricos contém 12 divisões, dial para passos em fio por polegadas contém 8 divisões. Sabendo dessa informação não terás problemas na compra. Há centenas de vendedores no site estrangeiro AliExpress. A fabricante desta marca de máquinas de nome FORTG vende as duas versões que citei, atente-se na medição do fuso.
Opa, é muito simples, no avanetal lateral, solte o suporte do relógio, no relógio há um parafuso central, basta desaparafusar e trocar o pinhão, é muito simples sua montagem e desmontagem.
Alex, gostei muito. Tenho um torno igual, mas consegui ajustar o dial, gostaria se possível, você detalhar a configuração do dial, com as posições corretas. Desde já agradeço. Aston
2 года назад+1
Colega. Não entendi muito bem sua mensagem. Vc quer dizer que, não tem a tabela de posições do DIAL?
@ Alex, não consegui ajustar o dial no fuso. Gostaria que você me explicasse como ajusto o dial no fuso para manter o passo.
2 года назад
@@astonleao5705 Colega. É muito simples , não há necessidade de ajuste. A montagem do DIAL no suporte lateral do carro principal (avental) é prática e sem segredos. Vc tem que seguir a orientação da tabela, cada passo de rosca métrica tem um pinhão específico e sua escala no DIAL é determinado pelo número de dentes do pinhão e passo da rosca a construir. Na medida do possível, brevemente farei um novo vídeo, hj não tenho tempo hábil para tal. Abraços.
Quero comprar um Fort G 001 e to vendo muitos comentarios negativos. Gostaria de saber como esse torno chega pra gente, tem mhitas folgas? A geometria dele é realmente muito imprecisa?
Месяц назад+2
Olá colega. Tem muitos comentários infundados a respeito desse mini torno, muitos comentam sem conhecimento, ou pior que isso, simplesmente comentam por ignorância. Esses dias li o comentário, o cara dizia o seguinte..."tem que ser muito burro, quem compra um torno deste", esses comentários, não respondo e excluo imediatamente. Pois bem, seguimos com sua dúvida, a mesma também tive antes da compra. Temos que considerar que é uma máquina concebida para uso hobby, não é indicada para uso industrial, não é apropriada pra trabalhos exaustivos e rotineiros. Veja bem, custa míseros 4 mil reais atualmente (10/2024) um torno profissional custará 10 x esse valor, tranquilamente até mais que isso. Muitos comentam negativamente pelo tamanho pequeno, mas há muitos profissionais que precisam de máquinas pequenas, exemplos, ourives e luthier, esses caras usam máquinas pequenas para confeccionar pequenas peças de precisão, imagina fazer um parafuso especial com uma rosca m3, imaginamos que não exista no mercado esse parafuso, seria extremamente desproporcional e lento confeccionar este pequeno parafuso num torno mecânico com 2 metros de barramento numa placa com 20 polegadas de diâmetro, um tanto desproporcional, não é mesmo. Esse torno da FORTG quando recebi ele, lá em 2020, está como original, não modifiquei absolutamente nada, único detalhe, troquei o castelo porta ferramentas, por um suporte de troca rápida com ajustes finos, nem precisava, mas facilita o ajuste das ferramentas com maior rapidez e facilita o trabalho. Não há folgas, desalinhamento ou qualquer dano que impossibilite o uso. O barramento é retificado e preciso, consegui torneamento com precisão de 0,02 centésimos de milímetros em diâmetros. Contraponto estava alinhado, carro transversal e superior sem folgas, caso tivesse, é de fácil correção, é praxe esse tipo máquina apresentar folga após certo tempo de uso, por isso, ele é construído sobre uma base tipo rabo de andorinha, há os parafusos para ajuste fino de folga.... qualquer torno apresenta essas características. A placa de três castanhas é bem dimensionada, com uma centragem e fixação eficiente, não há necessidade de troca por uma placa de diâmetro maior, não faz sentido, muitos fazem isso. O motor apresenta uma potência compatível com a proposta da máquina, uso "hobby", ele apresenta, um bom torque em usinagem de pequenas peças, não é indicado para desbastes em aços com grandes profundidades de corte. Essa máquina exige cautela, conhecimento e parcimônia nos trabalhos, superando isso, vc terá bons resultados. Já usinei aço inox e aços de média dureza, sem problemas, com precisão e resultado satisfatório, tudo dentro da capacidade da máquina. Trabalhando com cautela, ferramentas corretas, afiação eficiente das ferramentas, óleo refrigerante e de corte, rotação correta, avanço de corte correta e tantos outros escopos a dominar......tudo sairá conforme esperado. É um torno pequeno, cabe em qualquer canto, é silencioso, as engrenagens de recâmbio são de plástico, as mesmas, utilizo há 4 anos aproximadamente, e funcionam perfeitamente em cortes de roscas, as sincronias são perfeitas com o uso do relógio DIAL. Enfim, é uma máquina que atenderá perfeitamente um hobbista, ou qualquer pessoa que necessite de micro usinagem e que vá usinar uma peça "lá de vez em quando", mas ele necessita de precisão para desenvolver seus trabalhos com autonomia sem depender de terceiros. Bem é isso, eu tive uma experiência positiva com esse torno da FORTG. Barato, funcional e prático.....assim eu defino essa máquina.
Amigo, grande vídeo!!! O meu quando tiro o automático, continua avançando com o dial, sabe o que pode estar acontecendo?
Год назад+1
Olá colega. É muito simples o reparo, também tive o mesmo problema, voce consegue reparar facilmente. O problema é conseguir te explicar com exatidão por aqui, nada mais prático um bom vídeo, mas, caso voce não logre êxito, envio pra voce um vídeo detalhado pelo WhatsApp. Tentarei explicar da melhor forma possível. Voce já deve ter reparado que o automático é acionado por uma alavanca no carro principal, esta alavanca aciona uma porca bipartida com um movimento vertical de abre e fecha, detalhe de movimento evidente pela lateral direita do carro, próximo ao fuso. Então, entenda que esta porca acopla ao fuso, quando fechado (posição baixa) dá-se o início do movimento sincronizado com fuso, quando acionada a alavanca para cima, o movimento é neutralizado, correto? O que pode estar ocorrendo é um mau posicionamento do fuso, pode o fuso estar não paralelo com o barramento e/ou eixo árvore. No final do barramento (lado direito) há um mancal de suporte ao fuso, note que existe dois parafusos que mantem fixo e estável o mancal, este mancal é passível de ajuste. O que ocorre, em palavras mais precisas, é que este movimento involuntário perpetua por falta de concentricidade entre o fuso e a porca bipartida, o fuso pode estar deslocado mais para cima, ou para baixo, ou com erro de paralelismo. Faça um teste rápido e prático, deixe a alavanca na posição neutra, movimente o carro com movimento manual de vai e vem pelo manipulo, não poderá ocorrer qualquer ruído, o movimento deverá ser suave e limpo. Existe duas maneiras de reparar, segue a explanação. Primeira tentativa com teste de paralelo sobre o barramento. Solte levemente os dois parafusos do mancal, atente-se, deixe a alavanca de automático na posição neutra, tente elevar o fuso com uma leve pressão com a mão, dê um leve aperto, após acione o carro com movimento manual para ambos os lados, num curso pequeno, com este movimento não pode haver rangidos, o carro principal tem que deslizar suavemente sem ruídos. Caso não dê resultado, faço processo inverso. Segunda tentativa com teste de paralelo do eixo árvore Solte os parafusos do mancal, agora dê mais folga nos parafusos, não os retire completamente, tente colocar calços neste mancal, chapas finas metálicas ajudarão muito, pode ser lata de refrigerante, corte em tiras. Coloque abaixo do mancal, um calço (exemplo espessura 0,4 mm), dê um leve aperto nos parafusos, e faça o teste de movimento, como dito anteriormente, vá ajustando com mais ou menos calços até voce encontrar a posição correta. Este último procedimento utilizei na minha máquina, e ficou perfeito. É fácil, a porca bipartida quando aberta, não poderá ficar em contato com o fuso, esse mau posicionamento do fuso causa este movimento involuntário que voce relatou, é só uma questão de paciência para descobrir em qual sentido o fuso está desajustado. Se não conseguir, avise, que tento te enviar um vídeo na medida do possível.
Oi, Alex como foi que vc encontrou esse referencial para o Dial? Obrigado.
2 года назад
Olá colega . Dial é adaptável para qualquer torno mecânico, independente da marca, modelo e ano de fabricação, basta saber com exatidão a dimensão do fuso. É importante saber, se o fuso é métrico ou imperial. Consegue-se calcular, o número de divisões do Dial, número de dentes da engrenagem necessário para cobrir determinadas gamas de roscas, número do módulo...e etc e tal . Com essas informações corretas, em qualquer torno mecânico é possível adaptar e instalar um Dial. Vale ressaltar, um detalhe muito importante, torno mecânico com fuso métrico , o Dial sincronizará somente passos métricos, não haverá possibilidade de sincronia em passes no sistema imperial, e vice e versa. Fuso métrico x Dial roscas em milímetros. Fuso imperial x Dial roscas em fios por polegadas. Impossível a construção de Dial com sincronia polivalente. No vídeo, usei a referência da tabela do fabricante, mas descobri com o cálculo, que a engrenagem de 14 dentes é desnecessário a montagem. Como também ampliei os passos métrico do torno mecânico, partindo de 0,25 milímetros até 4,0 milímetros consigo usar o Dial sincronizando os passos ausentes na tabela. É tudo calculado, é uma razão de proporção ...fuso x engrenagen x Dial.
Sabe me responder se esse torno serve para fazer rosca de 1/4" macho e femea no material latão, estou querendo compra para esse fim, mas eventualmente vou querer fazer rosca tbm em tubo 1/2" e 3/4" em material tubo galvanizado ou tubo schedule 40?
Год назад
Olá colega. Faço eventualmente reparos em sistemas pneumáticos, com corte de roscas NPT/BSP em latão, tudo na ferramenta sem machos e cossinetes, o torno mecânico atende a expectativa, em tubo shedule exige muito mais paciência e parcimônia, se for para trabalhos esporádicos eu recomendo. Não aconselho para trabalhos constantes e profissional. Essa minha máquina chega a ficar meses sem uso. Essa máquina por ser de baixa potência, exige cautela e trabalhar dentro de seu limite. Ferramentas corretas, óleo de corte, profundidade de corte suave e etcetera, nada de descer o pau na máquina, não aguenta. Enfim, pra hobby é a melhor opção, trabalho profissional não aconselho. Fiz tempo atrás umas peças de aço inox, para uma máquina antiga, e consegui um bom resultado. Tudo com calma e trabalhando sem pressa.
Legal esse dispositivo e o jeito de fazer rosca, qual o preço desse mini torno?
2 года назад
Olá colega. Acredito que esteja na faixa de R$6.000,00 agora em 08/2022. É uma máquina importada, por oras, seu preço é influenciado pelo dollar. É uma compra que se faz com cautela, nunca por emoção. Comprei essa máquina no ano de 2020, por incríveis R$3.350,00, considerei barato na época, mas hoje.....dobrou o valor. Tem que pesquisar bastante.
Boa noite amigo vc poderia me informar como consigo esse dispositivo muito obrigado pela orientação
2 года назад+1
Olá colega. Vc encontra facilmente no site "ALIEXPRESS" ,atente-se em um detalhe muito importante. Existe duas versões do DIAL, um construído para "fuso" no sistema imperial e outro para tornos mecânicos com "fuso" no sistema métrico. Este que apresento no vídeo é métrico. Ambos são distintos as medidas das engrenagens, fuso em polegas é pinhão no sistema diâmetro ao pitch, fuso em milímetros é pinhão no sistema módulo. As tabelas apresentam divergências nas posições e sincronia com estas diferenças. Meça o fuso de sua máquina, caso seja métrico com passo 1,5 milímetros vc pode usar o mesmo do vídeo, independente da marca/modelo do torno mecânico. Diâmetro do fuso é desprezível, o importante é o passo da rosca. Caso sua máquina seja idêntica ao FORTG FG 0001, pesquise no site do ALIEXPRESS, com os termos a seguir,....."DIAL MINI LATHE CJ0618". Métrico DIAL com 12 divisões com três (3) engrenagens. Imperial DIAL com 8 divisões com uma (1) engrenagem.
Esse torno faz roça esquerda e direita e polegadas
28 дней назад
Opa, sim esse torno executa rosca esquerda e direita e há a possibilidade de roscas em polegadas. Dá uma conferida no vídeo em anexo, lá explano melhor. Há a necessidade de confeccionar três engrenagens para ampliar a gama de roscas para polegadas, essas engrenagens não são fornecidas pelo fabricante, vc pode confeccionar ou encontra-se facilmente no Mercado Livre. ruclips.net/video/XXEwCHaXAKE/видео.html
Excelente explicação! Desculpe minha ignorância, é que tô começando agora e não tenho habilidade, mas quero aprender. Fui ver no meu torninho essa pecinha e vi que pra cada passo tem uma combinação de números. Por exemplo: no passo 2 , se não me engano é 3, 6, 9, 8 - não tenho certeza, mas é só um exemplo. Minhas dúvidas: 1) Na peça do meu torno não tem nenhuma marcação pra eu me referenciar quando com o número certo para acionar o fuso novamente. 2) Basta eu fazer uma marquinha na peça? 3) posso usar qualquer um desses números que aparecem na indicação ou tem que ser um número específico daqueles ?
5 месяцев назад
Opa colega, mil desculpas pela demora. Vamos lá, conforme vc relatou o DIAL está sem o traço de referência, vc pode fazer com uma punção ponta chata, tipo fenda, é recorrente este problema de ausência do traço de referência, por mera coincidência meu torno "também não tinha" estava meio apagado. Seguimos com outra dúvida, como proceder no manuseio num exemplo hipotético de rosca a construir, passo de 2 milímetros DIAL conforme tabela posições 3,6,9,12. Vc pode desengatar o carro em qualquer ponto e engatar quando o traço do DIAL coincidir com uma das 4 opções 3,6,9,12 não há importância de sequencias crescentes ou decrescentes, pode-se usar a sincronia em posições aleatórias, desde que seja 3,6,9,12.
Bom dia Alex, parabéns pelo vídeo! Tenho um torno de bancada Nardini tb130. O meu torno não tem esse dial, gostaria de fazer um. O fuso da minha máquina tem 19 mm de diâmetro com passo de 3mm. Vc sabe me dizer qual seria o diâmetro e quantidade de dentes do pinhão que se ajustaria nesse caso?
3 года назад+1
Colega. Vc consegue identificar qual o módulo das engrenagens da caixa de engrenagem para roscas? Verifique isso em sua máquina. Módulo= Dia/z+2
@ a tabela mostra para rroscas em mm 40_64 e 80_127 dentes. 40_56 e 75-127 dentes. 40-56 e 80_127 dentes. Para roscas em polegada 40-80_56 dentes e 20_80_56 dentes
Boa noite,preciso de um torno para hobbi,este torninho corta bem inox.e qual o maior dismetro para usinagem
2 года назад+1
Olá colega. Sua dúvida é um tanto subjetiva. Na questão de trabalhos com aços inoxidável temos que considerar o porte do torno mecânico, sabemos que é mini torno, é válido se atentar em sua limitação de potência e robustez. Se consegue usinar aço inox com facilidade, considerando que o operador tenha conhecimento de usinagem, com as ferramentas corretas, rotação prudente, óleo de corte, profundidade de corte ideal e etc... consegue-se bons resultados. Sim, esta máquina é capaz de usinar aços inoxidáveis, mas, demanda prudência e conhecimento de sua limitação. Todos sabemos que aço inox, é casca grossa, material ruim de trabalhar. Aqui o trabalho exige paciência e conhecimento, terá que trabalhar dentro do limite da máquina. É um torno mecânico, barato e pequeno, cabe em qualquer bancada, já usinei aço inox sem problemas. Sua capacidade é relativa, temos que considerar como dito anteriormente sua potência. Entre pontas, o comprimento máximo admissível é de 400 milímetros. O diâmetro máximo admissível sobre o carro transversal é de 105 milímetros. O diâmetro máximo admissível sobre o barramento é de 180 milímetros, aqui é um ponto interessante, por oras, a placa de três castanhas suporta um diâmetro máximo de 110 milímetros. Para usinar uma peça de 180 milímetros de diâmetro, vai depender do material, e ter um meio seguro para fixar a peça, para tal operação. Jamais esse torno terá força para suporta um diâmetro de 180 milímetros sendo, um tarugo de aço. (VND, VW3,e outros tipos de aço duros). Consegue-se trabalhar com segurança um diâmetro máximo de 110 milímetros, e este, estará dentro de sua capacidade. Faço, alguns trabalhos de micro usinagem neste torno, sinceramente, uma única vez, usinei um diâmetro de 110 milímetros. Materiais moles, é outra situação, tal como, alumínio, latão, polímeros e etc....este torno aguenta no limite. No meu caso, esse torno é intrínseco, atende o propósito facilmente. É pequeno, barato, silencioso. Com conhecimento, vontade e criatividade, consegue-se bons resultados.
Alex , com seus 30 anos experiência, posso comprar um para brincar na garagem? As engrenagem aguentam ? e os pontos de lubrificação? Obrigado
2 года назад+1
Colega. Boa pergunta, posso afirmar é uma máquina bem construída, apesar de ser Mini. Ele tem todas as características de uma máquina industrial, porém voltado a usinagem leve, trabalhando com parcimônia e prudência terá bons resultados. Esse torno mecânico tem o propósito de uso hobby, trabalhando dentro de seu limite não terá problemas. Sempre siga as orientações do manual de instrução. Meus trabalhos são esporádicos, sem pressa, é hobby. Suas engrenagens são de plástico, com 2 anos de uso, as mesmas se mantém em perfeitas condições. Há vários pontos de lubrificação. Eu recomendo a máquina. Postei alguns vídeos sobre esse Torno mecânico FORTG FG 0001, dá pra desenvolver bastante trabalhos nesse mini torno, basta criatividade e vontade.
@ vou acatar sua indicação.. a máquina é so para brincar, fazer eixo de carrinho de rolema, bucha de torneias .. calcos de portao ... obrigado. Se as engrenagens forem feitas de poliacetal.. fica melhor que aco sem tratamento térmico.. as engrenagem do comando de valvula do opala estão sendo feitas assim... fica show
2 года назад+2
@@masporque1588 Esse é um detalhe bem interessante, não há necessidade de engrenagens de aço num torno mecânico com motor de 3/4 de HP, fica um tanto desproporcional e sem sentido. A propósito, meus trabalhos se resumem praticamente em seu relato.
Boa noite !! Poderia me dizer quantos milímetros consigo tirar torneando uma peça? Ele tem força?
3 месяца назад+2
Opa, vc refere-se à profundidade de corte? Correto? É uma pergunta com resposta subjetiva, a resposta é depende. Depende do material a ser usinado, uso de ferramenta correta, velocidade de corte correta, outros escopos...e etc. É um torno pequeno, projetado para trabalhos esporádicos, hobby. Não é indicado para trabalhos exaustivos e diários.
Mas esse processo não causa mais desgaste no manipulo de engate? Pergunto porque não manjo nada de torno, sou leigo nesse assunto.
5 месяцев назад
Opa colega, bem colocada a dúvida. Mas....é muito mais barato a troca de um simples manípulo, ao caso, de uma quebra de engrenagem ou danificar o motor. Esse sistema facilita o processo de corte de rosca, menos ocioso. Podemos dizer, que facilita o uso com segurança, protege o motor e outros, vc pode reparar na chave de reversão, não é ergonômica, bem simples e frágil. Neste torno, se o operador executar várias reversões constantes, o motor aquece e desarma. E tem outra situação, este torno, tem uma construção simples, não há inversor de frequência, ou seja, reversões frequentes, danificará o motor. Em tornos profissionais de uso industrial, daí sim, pode detonar em reversões frequentes, não é caso deste simples torno de uso hobby, baixa produção e uso esporádico.
meu amigo acabei de comprar um torno desse.. voce teria como me mandar o link de onde comprou esse DIAL?
Год назад
Colega. Caso seu torno mecânico seja igual , vc consegue o DIAL genuíno no site da Aliexpress ..se não me falha a memória custa R$200,00 aproximadamente, já com frete. Se atente, pq existe dois modelos, um para rosca métrica e outro para rosca em polegadas. Existe duas versões desse torno mecânico, uma série com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, vc tem que saber com exatidão qual a versão do seu torno mecânico.
Muito bem amigão, esse marcador de passo, veio no torno ou vc colocou? Obrigado.
3 года назад+3
Colega. Quando recebi a máquina o DIAL já estava instalado, este torno mecânico é o modelo FG 0001 com fuso métrico, se não me falha a memória o modelo FORTG FG 005 não acompanha o DIAL, são máquinas praticamente idênticas, não tenho informações sobre suas características e diferenças. Vc encontra esse acessório facilmente no Aliexpress. Atente-se sobre o fuso do seu torno mecânico, verifique se é métrico ou imperial ( polegadas). Seu torno mecânico é igual ao FORTG FG 0001? Existe duas versões desse torno mecânico FORTG, um com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, ambos os MARCAPASSO são distintos. Fuso métrico com pinhão no sistema módulo, fuso em polegadas usa pinhão com sistema diâmetro ao pitch.
Buenas meu amigo! Tenho um FORTGPRO - FG006 BT250! Sabe me dizer se existe um Marca Passo Dial que seja possível instalar nele? Forte abraço!
Год назад+1
Olá colega. Sim, existe para vender em lojas, ou voce pode construir. Dispositivo DIAL é adaptável para qualquer torno mecânico, INDEPENDE DE MARCA E MODELO. Um detalhe muito importante sobre o DIAL , é voce conhecer com exatidão a dimensão do fuso de sua máquina e seu sistema dimensional, este modelo de torno mecânico que voce menciona, apresenta duas versões no mercado, uma com fuso métrico e outra no sistema imperial (polegadas). Despreze o diâmetro do fuso na hora de verificar, este dado nada influencia, verifique se o passo é dado em milímetros ou F.P.P. Com os dados corretos podemos determinar o número de dentes do pinhão, o módulo do entalhe e as divisões necessárias no relógio. Fabriquei tempo atrás para um amigo, e adaptamos o DIAL no torno mecânico FORTG BV20L este com fuso métrico de 3 milímetros de passo, o dial foi construído com 8 divisões, e 3 pinhões no módulo 1, o dispositivo DIAL atendeu passos métricos de 0,40 a 3,00 milímetros. Uma ressalva, não há possibilidade de o DIAL sincronizar sistemas distintos, ou seja, fuso métrico o DIAL atenderá passos métricos, fuso imperial o DIAL atenderá passos em fios por polegadas (F.P.P). No site da AliExpress há vários vendedores, se não me falha a memória, sua máquina é modelo SIEG C10 no catálogo da fábrica, estes tornos mecânicos no Brasil mudam de cor e nome, nada mais é que SIEG. Veja o que é mais vantajoso, construir ou comprar? Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, abraços.
Sou José Xavier parabéns vc é um cara que entendi do riscado gosto de gente assim vejo seus vícios. Pretendo comprar um toro igual ao seu o 0001e vou tê-lo como meu mestre.
2 года назад+1
@@josexavier9386 Colega. Você pode facilmente modificar o torno mecânico e instalar um motor mais potente, é viável sim. É uma questão subjetiva essa modificação, vc tem que analisar qual a sua necessidade. No meu caso, utilizo até hoje o motor original, não houve problemas e consigo desenvolver os trabalhos dentro da capacidade da máquina. Talvez, num futuro breve, caso o motor apresentar algum defeito e entrar em colapso, farei a modificação. Pretendo mantê-lo assim, até apresentar algum defeito, fora isso é usual e atende a contento. Este torno mecânico é pequeno, ideal para serviço leve e de baixa intensidade, não senti necessidade de modificar sua potência. Mas....com certeza, é interessante um motor mais potente e com torque equilibrado. Há na internet vários vídeos sobre essa modificação, até mesmo vc pode encontrar no site "Aliexpress" o kit completo de modificação com motor, inversor de frequência e etcetera. Como dito anteriormente, trabalho com prudência e cautela, dentro do limite do torno mecânico, assim sendo, consegue-se obter bons resultados. Fiz alguns trabalhos com aço inox, aço 1045, VND, bronze, latão e alumínio, sempre respeitando o limite. Obrigado pela palavra e por assistir os vídeos. É satisfatório saber que é útil . Abraços.
Desculpa minha falta de conhecimento, mas vc aciona o marca passo em que número ou que posição sempre p bater a rosca?
3 года назад+1
Olá. Vc tem que seguir a orientação da tabela DIAL do seu torno mecânico. Cada passo métrico tem sua especificação, pinhão correto em número de dentes e posição correta na escala do DIAL. Qual o seu torno mecânico? A orientação do vídeo é rosca métrica, polegadas é totalmente diferente.
É o fixo, mas pelo seu aí vi que fica no centro. Fiz uma rosca hoje com passo 1,5mm e desengatando o carro, deu certo. Aí vou fazer o traço de referência para fazer outros de passos.
Quem sabe sabe... Parabéns pelo compartilhamento... Acabei de comprar um desse tomara que venha com o dispositivo
Não entendo o motivo de não enviarem em alguns lotes.
Interessante é que, não há menção alguma sobre o marcapasso no manual de instrução.
Talvez seja aleatório a inclusão.
Mas como conhecia o dispositivo , resolvi compartilhar.
@ baixei alguns manuais de tornos iguais vendidos no exterior e muitos explicam isso... Novamente valew por compartilhar... Se eu fizer video sobre ele vou citar o seu vídeo
@@RicardoMorcegao Sempre usei como referência SIEG C3, é mais completo o manual.
Amplexo.
Acabei de comprar o meu e é isso ai mesmo, deu certinho! E olha que sou robista e estou aprendendo a utilizar o mini torno. Pode fazer que dá certo mesmo!
Fala meu brother
Tenho um fg004 bv20l que não tem o marcapasso de rosca (thread dial indicator)
O passo do fuso do bv20l é de 3mm
Teria como informar o passo do fuso do teu torno pra ver se confere com o meu
Estou querendo fazer um indicator pra rosca métrica e imperial mas não estou conseguindo informações suficientes pra fazer um
Muito boa a demonstração, Comprei um e espero que venha com esse acessório.
Até que enfim achei um vídeo de um profissional falando sobre o torno, só mané que não sabe nada falando sobre o torno... 😂
@@neo90.s kkk pesado. Hoje é tudo em troca de likes e monetização. Tem uns que desmoraliza a profissão, vergonhoso.
Procurei várias vezes no manual, não tem nada mesmo. Seu vídeo está muito bom, obrigado.
Fui torneiro também. Em 1956 eu conheci um colega, Alício, de Uberlândia, que, na epoca, fabricou um dispositivo desse, usamos por muito tempo. Naquela época nós não sabíamos o nome desse dispositivo, Dial de ...
Meu torno na época era um Bianco de 2500 mm entre ponts.
Parabenizo sua apresentação.
Olá.
Obrigado pelas palavras.
É um tanto estranho que a grande maioria dos profissionais desconhecem o dispositivo.
Na minha época de SENAI, lá na década de 90, aprendemos sobre o funcionamento e a construção pra qualquer torno mecânico.
Ajudei recentemente um colega na construção para um torno mecânico com fuso métrico de 3 milímetros de passo, diferente deste apresentado no vídeo, o cálculo é simples para encontrar os números de dentes no sistema módulo, utilizei a função "razão x proporção" , o complicado é que, no sistema métrico é necessário no mínimo duas engrenagens para atender toda a gama de passos disponíveis, em compensação no sistema imperial, uma engrenagem é suficiente.
Este torno apresentado no vídeo dispõe de 3 engrenagens para o DIAL, mas com um cálculo de tentativa de correção, observei que uma delas é dispensável, não cheguei em conclusão alguma sobre o fabricante disponibilizar uma engrenagem a "mais " e desnecessária.
Interessante, que uma engrenagem de números impares de dentes, só sincroniza com perfeição no passo de 0,70 milímetros no restante não há sincronia, esta consegui identificar pelo cálculo, que poderá ser substituída pela engrenagem de menor números de dentes.
Achei bastante interessante esse dispositivo neste mini torno mecânico chinês, comprei sem saber que haveria o Dial como acessório, um tanto caprichado a construção da máquina, considerando preço baixo e uso destinado para entusiastas e hobystas.
Este torno mecânico é de uso hobby, trabalho despretensioso e esporádico, e com outra finalidade, incentivar meu filho, tenho outras máquinas.
Trabalhei durante 23 anos na área de ferramentaria, hoje não mais.
Antes de compartilhar o vídeo no RUclips, pesquisei sobre o Dial e não encontrei vídeo sobre o Dial em língua portuguesa, há vários vídeos em idioma estrangeiro.
Nesse momento achei bastante estranho, e postei o vídeo com o intuito de ajudar, principalmente quem não é familiarizado com idioma estrangeiro.
Recebi várias mensagens de pessoas alegando que não sabiam usar, mesmo com anos de trabalho na área.
Acredito que isso se deve ao método de ensino ser superficial e rápido hoje em dia.
No ano de 1993 um curso de ferramenteiro no Senai a sua duração era de 2 anos, hoje há curso de torneiro mecânico em míseros 3 meses.
Resultado, mão de obra barata e baixo salário.
Outros tempos como diz meu filho.
Abraços.
Excelente comentário!!
Mosso u senhor talvez não tenha teoria mais a experiência é a prática que u senhor tem vali muito mais do que um diploma parabéns mim ajudou muito valeu
Engraçado nós somos torneiros mecânico veio de trabalho e as maquinas antigas americanas já vinha com esse dispositivo em polegadas e ninguém sabia o certo pra que servia e nem procurava saber agora depois de 40 anos entendi atraves de vc pra que era aquilo kkkk da vontade de voltar la e fazer dessa forma porque só fazia na reversão .
Verdade kkkkk.
Mas é bom lembrar que nem todas as máquinas possuíam DIAL.
Na minha época de Senai, tive o privilégio de aprender e estudar num torno americano de nome Monarch isso lá no início dos anos 90s.
Nessa época, estudamos como calcular a relação do pinhão, tanto no sistema módulo ou diâmetro ao pitch.
Facilita muito o processo de corte de rosca.
A grande maioria dos torneiros mecânicos aprenderam o método de reversão e ficou por isso.
É vivendo e aprendendo.
Marcelo Alvarenga,parece que voce nunca leu A.L.CASILLAS .
.
Meu amigo, estou com problemas pois tenho um american pacemaker, muito similar ao monarch, e não consigo fazer rosca com o. Dial, e ele não tem reversão, não tem jeito que faça cair no mesmo lugar
@@andrebao0604 Opa, explique melhor o problema.
Qualquer coisa é só perguntar.
Nada como ver alguém que entende de tornearia, valeu pela informação.
Boa! Tinha visto porém só em vídeo gringo. Parabéns 👍
Parabéns! Show de bola! Realmente, não entendo pq os tornos universais não possuem esse recurso. Onde trabalhei, na descada de 70, tinha um torno IMOR que já tinha esse recurso e ajuda muito. Realmente, nos vídeos atuais poucos enfatizam esse dispositivo. Parabéns por compartilhar seus conhecimentos e experiência!
Nossa vendi o meu torninho sem saber disso olha que procurei muito por um vídeo desse.
Na verdade o manual de instrução é singelo e incompleto, como alguns não sabem usar e desconhecem , acabam não aproveitando o recurso.
Então, não custa compartilhar, seu correto uso e função.
Torna-se prático o corte de rosca, após o aprendizado.
Interessante é o manual do torno mecânico FORTG0001, é confuso, parco de informações úteis.
Tradução que fizeram é sofrível e cheio de erros na língua portuguesa.
Tabela de mudança de engrenagens para roscas é diferente da tabela fixada na máquina.
Hobbystas não familiarizado com o torno FORTG terá problemas.
No meu caso, o manual expõe uma tabela de referência de passos métrico de 0,4 até 2,0 milímetros, porém na máquina há uma tabela fixada com passos de 0,5 a 2,5 milímetros de passo, nesse caso há divergências de informações.
Consegue-se ampliar a gama de passos métrico de 0,25 milímetros até 4,0 milímetros de passo, utilizando as mesmas engrenagens originais, sem necessidade de confecção de novas engrenagens, isso não é válido para passos no sistema imperial ( polegadas ).
O manual cria problemas.
Não aconselho corte de rosca com reversão de fuso, esse torno mecânico fortg0001 apresenta uma construção simples.
Reversões constantes de fuso, é problema no futuro.
Muito bom!!! Agradeço a postagem, pois como hobista é onde consigo aprender. Muito didático, parabéns e muito obrigado!!!
Muito boa dica .... Nem no Senai passa isso .....
Incrível!! Que simplicidade!! Obrigado por compartilhar a sua experiência!!! Joinha e inscrição Abraço!!
Foi o melhor vídeo que vi parabéns meu amigo pela dica🤜🏼🤛🏼👍
Obrigado pela mensagem.
top ideia 💡, quero comprar um desse mas tava com receio de comprar ,mas agora com sua explicação vou comprar , parabéns
Obrigado pela aula 👏👏👏👏👏👏👏ganhou mais um inscrito e novamente obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Aí tem conhecimento no que fala.gostei da explicação
Nada como 20 anos de experiência para deixar as coisas faceis ! Top de mais parabéns pelo conhecimento e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Valeu obrigado
PARABENS - ISSO SIM É CONTEÚDO DE QUALIDADE! Forte Abraço!
Olha Alex boa noite. O meu não veio com essa marcação no traço no dial marcador.
@@sobralpires Olá.
Não entendi sua mensagem.
Olha Alex, revirei o RUclips e não vi ninguém falando sobre marca passo dial. Até agora, foi o melhor vídeo que eu assisti. Obrigado e parabéns pelo vídeo. Ah, sou robista e estou aprendendo a usar o mini torno, só com sua dica, aprendi até mais do que isso. É por isso que eu sempre falo, quando o mestre é bom, o aluno aprende e faz direito! Grande abraço! Sou de Santa Luzia, Minas Gerais.
Colega.
Obrigado pela palavra, saudações.
Posso dizer com toda segurança, se tiver dúvidas, aqui vc resolve, vc pode procurar auxílio na autorizada, no suporte de vendas a resposta é sempre vazia e se havia uma dúvida, vc fica com duas.
Parabéns, primeira vez que vejo alguém explicando o uso do indicador dial em português, os gringos (USA) usam muito devido ao uso do sistema imperial (rosca polegada) porque não precisa trocar o pinhão do dial, no caso de rosca métrica tem esse detalhe mas é muito melhor do que reverter o carro.
Obrigado.
Venho tentando desenvolver um cálculo, para saber qual engrenagem usar para roscas em polegadas.
Provavelmente terá que ser em diametral pitch, diferente de sistema módulo. Fiz a conversão do torno, para corte de rosca em polegadas, e este DIAL não tem uma sincronia perfeita em passos de fios por polegadas.
Existe uma razão lógica, mas, não descobri.
Essa máquina da FORTG, acompanha 3 pinhões para rosca métrica, mas descobri que somente 2 pinhões é necessário.
@ Olá Alex, boa noite! Não sei se você percebeu isso, mas os tornos antigos sempre tinha uma engrenagem de 127 dentes para alterar o passo de rosca de mm para polegada. Esse número de dentes coincide com o menor número que podemos multiplicar por 25,4mm (1 polegada) multiplicada por 5, ou seja: 5 x 25,4 = 127, ou seja, 127 é o numero de dentes que consegue "converter" e permitir usinar roscas com passo em mm num fuso com passo em polegada e vice-versa. Contudo, num torno pequeno como esses, é possível que esta engrenagem não caiba no "trem" de engrenagem ou mesmo na caixa. Espero que essas informações possa ajudar aos seus seguidores e visualizadores deste video!
@@carbenmormorais9635 Bom dia, essa eu já tinha conhecimento.
Buscava entender como utilizar o DIAL tanto para sincronia em sistema métrico e fios por polegadas, era sobre isso meu comentário. Sua referência é sobre a montagem da grade de engrenagens, mas a questão era sobre a construção do DIAL .
Descobri que não há possibilidade de sincronia perfeita em sistemas diferentes, por oras, métrico o pinhão é construído os dentes no sistema módulo, imperial o pinhão é construído os dentes no sistema diametr ao pitch.
Mas valeu pela informação.
Ver quem sabe explicar e outro nível ..
Boa noite Alex,tenho um FG0001 e não sabia para que servia esse marca passo
DIAL,até tirei fora ,pois não nem no manual explica a sua função,agradeço muito esse vídeo,foi uma grande informação que vc nos deu,já me inscrevi no seu canal,valeu!!!
Colega.
Obrigado pela palavra.
Brevemente vou postar outro vídeo sobre o marcapasso.
Parabéns quem sabe sabe , muito mais agil menos perigo.
Aí sim é profissional.
Parabéns meu nagano tem não sabia como usar top class Valeu
Parabéns pelo vídeo, muito ilustrativo, no meu tem eu não sabia como usar. Grato.
Valeu muito mesmo ,eu tenho todo o equipamento e não usava por não saber ,usava o reverso que era muito chato , obrigado pela contribuição
Valeu meu amigo !obrigado pela dica e continue fazendo vídeos de excelente conteúdo como esse ,tô apanhando muito do meu fg 001 ,mas vou aprender !
Realmente não nada no manual ,,Vi essa peça e fiquei tentando enteder a finalidade.
Agora vou tentar ppr em pratica conforme sua orientação.
Muito obrigado!
Ganhou mais um inscrito!!!!
Bem simples o manuseio, facilita o corte de roscas sem excessivas reversões do eixo árvore.
Muito bem explicado parabéns,,
Caramba! Fantástico, obrigado por compartilhar!
Esse soube explicar na integra sobre o dispositivo DIAL MARCA PASSO. O que me ficou na curiosidade foram os outros acessorios do marca passo. Se o fuso é de 2,5 mm. Agradecido pela aula.
Opa colega.
O DIAL é construído conforme o passo do fuso da máquina, neste caso que vc mencionou, tudo será diferente.
E ambos os sistemas, métrico ou imperial não compartilham a mesma relação fuso x pinhão.
Um será construído no sistema módulo, outro diâmetro ao pitch, não haverá sincronia perfeita com um fuso métrico na construção de uma rosca em polegadas e vice e versa.
Meu amigo ganhou mais um inscrito e meus links. Eu tenho um torno exatamente igual o seu, sou técnico em mecânica e trabalhei 4 anos na área de usinagem, até hoje eu não sabia como utilizar esse dispositivo. Até tirei essa peça do meu torno para ganhar espaço no barramento. Mandei email para FOT G e eles não conseguiram me explicar. Grande abraço, show. Tô contigo.
Colega.
Que bom que foi útil pra vc, não custa nada compartilhar.
Na verdade, o manual do torno mecânico FORTG é horrível, quem não tem vivência com usinagem terá dificuldade.
Abraços.
Se loko fiquei seu fã top top ganhou ums inscrito parabéns 👏👏👏👏
Show de bolas Alex, @arduinomaquinas agradece suas dicas e informações técnicas com +1 inscrito, valeu companheiro, TMJ !
parabens profissional e profissional
Torneiro Raiz!
Ótima explicação
Mas e um luxo esse torninho
Olha comecei 83 trabalhar em metalúrgica e não conhecia esse sistema como que em 70 existia.
Com uma simples pesquisa na internet, voce encontrará bastante informação a respeito.
Apresento exemplos, duas máquinas nacionais muito conhecidas, tornos "IMOR /ROMI" e tornos da "metalúrgica Joinville" e outro de origem estrangeira de nome "MONARCH" este último muito usado nos cursos do SENAI, nos anos 70 até final da década de 90 , o SENAI de Joinville e Curitiba utilizavam deste maquinário.
Ambos já utilizavam o DIAL, desde os anos 70.
Há catálogos de máquinas na internet que mencionam este dispositivo muito antes dos anos 1980.
IMOR já fabricava tornos mecânicos desde 1955, tornando-se tempo depois a ROMI.
Voce pode também notar em alguns comentários do vídeo, relatos de colegas afirmando que conhecem e utilizaram o dispositivo, anterior a sua contestação dos anos 1980.
Temos um grande problema, porque alguns fabricantes utilizam nomenclaturas diferentes, há várias, tal como;
Relógio de rosca.
Dial.
Marca passo.
Indicador de passo.
Relógio de passo.
E outros que não recordo.
Essa confusão de nomes é notável em catálogos e manuais dos fabricantes.
Há vários fabricantes de torno mecânico no mundo, são máquinas antigas.
No século 15, há registros de tornos mecânicos a vapor, veja só, a engenhosidade da época.
Encontrei uma menção na internet sobre um torno mecânico da Índia e Inglaterra, já com relógio de rosca, fabricados em 1945.
South bend é uma marca inglesa e antiga e muito conhecida.
Me ajudou muito !!! Obrigado!
Que bom que ajudou.
valeu pela dica amigo !!!!!
Comprei esse torno faz 2 anos, e não atentei-me que o manual não faz menção alguma sobre o marcapasso.
E depois observando alguns vídeos no RUclips sobre esse modelo de torno, novamente notei a mesma coisa, não há nada sobre esse marcapasso do mini torno mecânico FORTG em língua portuguesa. Como trabalhei anos na área de ferramentaria, resolvi compartilhar a função e como usar de forma correta.
Existe alguns vídeos, ensinando o corte de rosca com reversão do fuso, este torno mecânico não foi construído pra trabalhar com reversões constantes.
A chave de reversão é frágil , e deixa processo de corte oneroso. Não aconselho trabalhar com reversões constantes.
Primeiro pela engrenagens de plástico, segundo não tem inversor de frequência.
Até hj não tive problemas com as engrenagens e o torno FORTG.
Encontrei no Aliexpress o jogo completo por R$255,00 em aço para roscas métrica.
Talvez um dia compre, hj não.
Vale ressaltar, até existe video no RUclips sobre o marcapasso, mas são estrangeiros, na grande parte de língua inglesa, sempre com referência ao mini torno SIEG C3, na qual é o mesmo modelo que, FORTGPRO, MANROD e NAGANO representam e vendem no Brasil.
Lá esses tornos mecânicos são na grande maioria com o fuso em polegadas , 16 fios por polegadas, a tabela do DIAL é
totalmente diferente do sistema métrico.
Mas o processo é o mesmo., única diferença, usa-se somente o pinhão de 16 dentes, não há pinhão de 14 e 15 dentes no sistema imperial.
Bom dia!
Parabéns ! 👏
Bom dia gostaria de comprar esse marcapasso aonde eu encontro
Poderia me responder
Obrigado
Colega.
Caso seu torno mecânico seja igual ao modelo FG0001 FORTG, apresentado no vídeo, voce consegue o DIAL genuíno no site da Aliexpress, se não me falha a memória custa R$200,00 aproximadamente, já com frete.
Sua máquina é idêntica ao vídeo?
Se atente, porquê existe dois modelos de DIAL, um para rosca métrica e outro para rosca em polegadas.
Existe duas versões distintas fabricadas desse torno mecânico, uma série com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, vc tem que saber com exatidão qual a versão do seu torno mecânico. Segue abaixo as dimensões dos fusos, que existem no mercado, dessa linha FORTG.
Fuso métrico Passo 1,5 milímetros o mesmo apresentado no vídeo.
Fuso imperial Passo 16 F.P.P
Depois de conferida essas informações, voce pode pesquisar no site estrangeiro ou mercado livre.
Use o código nomenclatura "MINI LATHE CJ 0618" no site estrangeiro ALIEXPRESS.
Considere as informações abaixo na hora da compra.
Dial para fuso métrico, relógio com 12 divisões e 3 pinhões de 14z 15z 16z dentes sistema módulo.
Dial para fuso imperial, relógio com 8 divisões e 1 pinhão 16z no sistema diâmetro ao pitch.
Realmente aquelas duas pecinhas que veio no meu mini torno, não sabia porque servia, no manual não tem nem foto das pecinhas.
Olá colega.
Vc diz o "DIAL" relógio de rosca né!
O torno mecânico FORTG é bom, mas o manual é medonho de ruim.
Simplesmente espetacular.....
Show de bola gostei amigão boa dica
Colega.
Muito interessante seu Mini Torno, com o personagem, é um trabalho muito minucioso e criativo.
Amplexo de Santa Catarina.
Olá. Na sua demonstração para o passo de rosca de escolheu, pode engrenar o dispositivo nas posições 4, 8 ou 12. Quer isto dizer que numa passagem pode entrar na posição 8 (por exemplo) e na passagem seguinte escolher a posição 12 (ou a 4) e assim mantém o alinhamento? Ou caso escolha a posição 12 (por exemplo) terá sempre de entrar com o ferro nas passagens seguintes na posição 12?
Colega.
Um pouco confuso sua pergunta, mas... vamos ver se consigo te ajudar.
Seguindo a tabela conforme o vídeo, com o exemplo de 4, 8 e 12 no DIAL MARCAPASSO, estas posições definidas na tabela da máquina, pinhão 15z para passo de 2,5 milímetros, você pode escolher essas 3 posições de maneira aleatória, e independente da sequência.
Sempre utilize as posições da tabela.
@
Boa tarde,
Compreendo a confusão que encontra na minha mensagem, porque falamos a mesma língua de forma diferente.
Eu tenho um pequeno torno mecânico, não mini, que possui o "dial thread". Uso este torno como hobby logo, não sendo profissional, tenho algumas dúvidas em relação ao dispositivo de roscas. Pode informar-me do seu e-mail para poder enviar-lhe algumas fotos do meu torno com as tabelas de roscas e assim poder colocar melhor a minha dúvida?
Obrigado
João A Ferreira
(Portugal)
Olá, encontrei seu email, já respondido.
Desculpe-me a demorar.
Professor, o sr teria um vídeo mostrando como é feito a troca do pinhão ??? Obrigado
Opa colega, é muito fácil e intuitivo, não tem segredo. Deixa-me ter um tempinho, e faço uma demonstração.
Boa tarde 😍😍😍😍
Poderia fazer um vídeo instalação marca passo , pois o meu não encaixa achei estranho desde já obg é muito bom vídeo
Olá colega.
Sua máquina é idêntica a apresentada no vídeo?
@ sim
@@paulobertoldo3700 Ok, é muito simples a montagem, explane melhor sua dificuldade.
Está faltando-me tempo hábil para postar mais vídeos, numa dessa consigo te ajudar por aqui mesmo, talvez consiga fazer uma demonstração em vídeo em breve.
Olá, Alex boa noite. Tenho esse torno , mas não achei explicação no manual, não sabia q era pra fazer rosca, o meu dial não esta girando, vou ver oxq esta acontecendo, mas obrigado pelo vídeo, me ajudou, abraço
O pinhão deve estar em contato com o fuso.... é bem simples a montagem e troca de pinhão.
obrigado, vou ver@
Slv irmao na rosca externa ainda é facil de acertar o passe se desengatar o automatico mais na parte interna o torneiro tem que ser cruel
Verdade, interno é no olho e um pouquinho de sorte.
Se faltar sorte é... peça morta voando no lixo kkkkk.
Bom video ajudou muito, uma duvida aonde compra esse assessório
Opa, vc encontra facilmente no AliExpress ou Mercado livre.
Atente-se na versão de sua máquina, há duas versões distintas, uma com fuso métrico e outra com fuso em polegadas, ambos não compartilham a sincronia de um único DIAL.
Ou seja,
Fuso métrico x DIAL módulo.
Fuso polegadas x DIAL diâmetro ao pitch.
Geralmente essas máquinas são concebidas com fuso métrico passo de 1,5 milímetros e/ou fuso imperial 16 F.P.P
Dial para passos métricos contém 12 divisões, dial para passos em fio por polegadas contém 8 divisões.
Sabendo dessa informação não terás problemas na compra. Há centenas de vendedores no site estrangeiro AliExpress.
A fabricante desta marca de máquinas de nome FORTG vende as duas versões que citei, atente-se na medição do fuso.
Parabéns 👏 vc e monstro
Ótima explicação, mas como se troca esse pinhão
Opa, é muito simples, no avanetal lateral, solte o suporte do relógio, no relógio há um parafuso central, basta desaparafusar e trocar o pinhão, é muito simples sua montagem e desmontagem.
esse torno faz rosca ,fios por polegadas tambem?
Esse torno têm passo milindros e polegada
Alex, gostei muito. Tenho um torno igual, mas consegui ajustar o dial, gostaria se possível, você detalhar a configuração do dial, com as posições corretas. Desde já agradeço. Aston
Colega.
Não entendi muito bem sua mensagem.
Vc quer dizer que, não tem a tabela de posições do DIAL?
@ Alex, não consegui ajustar o dial no fuso. Gostaria que você me explicasse como ajusto o dial no fuso para manter o passo.
@@astonleao5705 Colega.
É muito simples , não há necessidade de ajuste.
A montagem do DIAL no suporte lateral do carro principal (avental) é prática e sem segredos.
Vc tem que seguir a orientação da tabela, cada passo de rosca métrica tem um pinhão específico e sua escala no DIAL é determinado pelo número de dentes do pinhão e passo da rosca a construir.
Na medida do possível, brevemente farei um novo vídeo, hj não tenho tempo hábil para tal.
Abraços.
Quero comprar um Fort G 001 e to vendo muitos comentarios negativos.
Gostaria de saber como esse torno chega pra gente, tem mhitas folgas? A geometria dele é realmente muito imprecisa?
Olá colega.
Tem muitos comentários infundados a respeito desse mini torno, muitos comentam sem conhecimento, ou pior que isso, simplesmente comentam por ignorância. Esses dias li o comentário, o cara dizia o seguinte..."tem que ser muito burro, quem compra um torno deste", esses comentários, não respondo e excluo imediatamente.
Pois bem, seguimos com sua dúvida, a mesma também tive antes da compra.
Temos que considerar que é uma máquina concebida para uso hobby, não é indicada para uso industrial, não é apropriada pra trabalhos exaustivos e rotineiros.
Veja bem, custa míseros 4 mil reais atualmente (10/2024) um torno profissional custará 10 x esse valor, tranquilamente até mais que isso.
Muitos comentam negativamente pelo tamanho pequeno, mas há muitos profissionais que precisam de máquinas pequenas, exemplos, ourives e luthier, esses caras usam máquinas pequenas para confeccionar pequenas peças de precisão, imagina fazer um parafuso especial com uma rosca m3, imaginamos que não exista no mercado esse parafuso, seria extremamente desproporcional e lento confeccionar este pequeno parafuso num torno mecânico com 2 metros de barramento numa placa com 20 polegadas de diâmetro, um tanto desproporcional, não é mesmo.
Esse torno da FORTG quando recebi ele, lá em 2020, está como original, não modifiquei absolutamente nada, único detalhe, troquei o castelo porta ferramentas, por um suporte de troca rápida com ajustes finos, nem precisava, mas facilita o ajuste das ferramentas com maior rapidez e facilita o trabalho.
Não há folgas, desalinhamento ou qualquer dano que impossibilite o uso.
O barramento é retificado e preciso, consegui torneamento com precisão de 0,02 centésimos de milímetros em diâmetros.
Contraponto estava alinhado, carro transversal e superior sem folgas, caso tivesse, é de fácil correção, é praxe esse tipo máquina apresentar folga após certo tempo de uso, por isso, ele é construído sobre uma base tipo rabo de andorinha, há os parafusos para ajuste fino de folga.... qualquer torno apresenta essas características.
A placa de três castanhas é bem dimensionada, com uma centragem e fixação eficiente, não há necessidade de troca por uma placa de diâmetro maior, não faz sentido, muitos fazem isso. O motor apresenta uma potência compatível com a proposta da máquina, uso "hobby", ele apresenta, um bom torque em usinagem de pequenas peças, não é indicado para desbastes em aços com grandes profundidades de corte. Essa máquina exige cautela, conhecimento e parcimônia nos trabalhos, superando isso, vc terá bons resultados.
Já usinei aço inox e aços de média dureza, sem problemas, com precisão e resultado satisfatório, tudo dentro da capacidade da máquina.
Trabalhando com cautela, ferramentas corretas, afiação eficiente das ferramentas, óleo refrigerante e de corte, rotação correta, avanço de corte correta e tantos outros escopos a dominar......tudo sairá conforme esperado.
É um torno pequeno, cabe em qualquer canto, é silencioso, as engrenagens de recâmbio são de plástico, as mesmas, utilizo há 4 anos aproximadamente, e funcionam perfeitamente em cortes de roscas, as sincronias são perfeitas com o uso do relógio DIAL.
Enfim, é uma máquina que atenderá perfeitamente um hobbista, ou qualquer pessoa que necessite de micro usinagem e que vá usinar uma peça "lá de vez em quando", mas ele necessita de precisão para desenvolver seus trabalhos com autonomia sem depender de terceiros.
Bem é isso, eu tive uma experiência positiva com esse torno da FORTG.
Barato, funcional e prático.....assim eu defino essa máquina.
Por favor, como procuro no aliexpress esse dial marca passo em polegada ? qual nome da peça ? Ótimo vídeo. Parabéns!!
Descrição do vídeo
Boa noite
Muito bom parabéns
puede mostrar un video con la concexion del potencionetro a la placa. Tengo uno similar y se desconectaron los cables. Gracias
Olá colega.
Você pode encontrar facilmente o esquema eletrônico no manual da máquina.
É muito simples a conexão.
Bom dia
Amigo, grande vídeo!!! O meu quando tiro o automático, continua avançando com o dial, sabe o que pode estar acontecendo?
Olá colega.
É muito simples o reparo, também tive o mesmo problema, voce consegue reparar facilmente.
O problema é conseguir te explicar com exatidão por aqui, nada mais prático um bom vídeo, mas, caso voce não logre êxito, envio pra voce um vídeo detalhado pelo WhatsApp.
Tentarei explicar da melhor forma possível.
Voce já deve ter reparado que o automático é acionado por uma alavanca no carro principal, esta alavanca aciona uma porca bipartida com um movimento vertical de abre e fecha, detalhe de movimento evidente pela lateral direita do carro, próximo ao fuso.
Então, entenda que esta porca acopla ao fuso, quando fechado (posição baixa) dá-se o início do movimento sincronizado com fuso, quando acionada a alavanca para cima, o movimento é neutralizado, correto?
O que pode estar ocorrendo é um mau posicionamento do fuso, pode o fuso estar não paralelo com o barramento e/ou eixo árvore.
No final do barramento (lado direito) há um mancal de suporte ao fuso, note que existe dois parafusos que mantem fixo e estável o mancal, este mancal é passível de ajuste.
O que ocorre, em palavras mais precisas, é que este movimento involuntário perpetua por falta de concentricidade entre o fuso e a porca bipartida, o fuso pode estar deslocado mais para cima, ou para baixo, ou com erro de paralelismo.
Faça um teste rápido e prático, deixe a alavanca na posição neutra, movimente o carro com movimento manual de vai e vem pelo manipulo, não poderá ocorrer qualquer ruído, o movimento deverá ser suave e limpo.
Existe duas maneiras de reparar, segue a explanação.
Primeira tentativa com teste de paralelo sobre o barramento.
Solte levemente os dois parafusos do mancal, atente-se, deixe a alavanca de automático na posição neutra, tente elevar o fuso com uma leve pressão com a mão, dê um leve aperto, após acione o carro com movimento manual para ambos os lados, num curso pequeno, com este movimento não pode haver rangidos, o carro principal tem que deslizar suavemente sem ruídos. Caso não dê resultado, faço processo inverso.
Segunda tentativa com teste de paralelo do eixo árvore
Solte os parafusos do mancal, agora dê mais folga nos parafusos, não os retire completamente, tente colocar calços neste mancal, chapas finas metálicas ajudarão muito, pode ser lata de refrigerante, corte em tiras.
Coloque abaixo do mancal, um calço (exemplo espessura 0,4 mm), dê um leve aperto nos parafusos, e faça o teste de movimento, como dito anteriormente, vá ajustando com mais ou menos calços até voce encontrar a posição correta.
Este último procedimento utilizei na minha máquina, e ficou perfeito.
É fácil, a porca bipartida quando aberta, não poderá ficar em contato com o fuso, esse mau posicionamento do fuso causa este movimento involuntário que voce relatou, é só uma questão de paciência para descobrir em qual sentido o fuso está desajustado.
Se não conseguir, avise, que tento te enviar um vídeo na medida do possível.
@ muito obrigado, vou tentar fazer
Oi, Alex como foi que vc encontrou esse referencial para o Dial? Obrigado.
Olá colega .
Dial é adaptável para qualquer torno mecânico, independente da marca, modelo e ano de fabricação, basta saber com exatidão a dimensão do fuso.
É importante saber, se o fuso é métrico ou imperial.
Consegue-se calcular, o número de divisões do Dial, número de dentes da engrenagem necessário para cobrir determinadas gamas de roscas, número do módulo...e etc e tal .
Com essas informações corretas, em qualquer torno mecânico é possível adaptar e instalar um Dial.
Vale ressaltar, um detalhe muito importante, torno mecânico com fuso métrico , o Dial sincronizará somente passos métricos, não haverá possibilidade de sincronia em passes no sistema imperial, e vice e versa.
Fuso métrico x Dial roscas em milímetros.
Fuso imperial x Dial roscas em fios por polegadas.
Impossível a construção de Dial com sincronia polivalente.
No vídeo, usei a referência da tabela do fabricante, mas descobri com o cálculo, que a engrenagem de 14 dentes é desnecessário a montagem.
Como também ampliei os passos métrico do torno mecânico, partindo de 0,25 milímetros até 4,0 milímetros consigo usar o Dial sincronizando os passos ausentes na tabela.
É tudo calculado, é uma razão de proporção ...fuso x engrenagen x Dial.
muito bom, parabens
muito bom
Sabe me responder se esse torno serve para fazer rosca de 1/4" macho e femea no material latão, estou querendo compra para esse fim, mas eventualmente vou querer fazer rosca tbm em tubo 1/2" e 3/4" em material tubo galvanizado ou tubo schedule 40?
Olá colega.
Faço eventualmente reparos em sistemas pneumáticos, com corte de roscas NPT/BSP em latão, tudo na ferramenta sem machos e cossinetes, o torno mecânico atende a expectativa, em tubo shedule exige muito mais paciência e parcimônia, se for para trabalhos esporádicos eu recomendo.
Não aconselho para trabalhos constantes e profissional. Essa minha máquina chega a ficar meses sem uso.
Essa máquina por ser de baixa potência, exige cautela e trabalhar dentro de seu limite.
Ferramentas corretas, óleo de corte, profundidade de corte suave e etcetera, nada de descer o pau na máquina, não aguenta.
Enfim, pra hobby é a melhor opção, trabalho profissional não aconselho.
Fiz tempo atrás umas peças de aço inox, para uma máquina antiga, e consegui um bom resultado.
Tudo com calma e trabalhando sem pressa.
Bom dia tenho um forte G 006 posso colocar esse dial marca passo? e onde encontro que eu ja procurei e não achei!
Pode sim
Legal esse dispositivo e o jeito de fazer rosca, qual o preço desse mini torno?
Olá colega.
Acredito que esteja na faixa de R$6.000,00 agora em 08/2022.
É uma máquina importada, por oras, seu preço é influenciado pelo dollar.
É uma compra que se faz com cautela, nunca por emoção.
Comprei essa máquina no ano de 2020, por incríveis R$3.350,00, considerei barato na época, mas hoje.....dobrou o valor.
Tem que pesquisar bastante.
@ valeu obrigado
Boa noite amigo vc poderia me informar como consigo esse dispositivo muito obrigado pela orientação
Olá colega.
Vc encontra facilmente no site "ALIEXPRESS" ,atente-se em um detalhe muito importante.
Existe duas versões do DIAL, um construído para "fuso" no sistema imperial e outro para tornos mecânicos com "fuso" no sistema métrico. Este que apresento no vídeo é métrico.
Ambos são distintos as medidas das engrenagens, fuso em polegas é pinhão no sistema diâmetro ao pitch, fuso em milímetros é pinhão no sistema módulo.
As tabelas apresentam divergências nas posições e sincronia com estas diferenças.
Meça o fuso de sua máquina, caso seja métrico com passo 1,5 milímetros vc pode usar o mesmo do vídeo, independente da marca/modelo do torno mecânico.
Diâmetro do fuso é desprezível, o importante é o passo da rosca.
Caso sua máquina seja idêntica ao FORTG FG 0001, pesquise no site do ALIEXPRESS, com os termos a seguir,....."DIAL MINI LATHE CJ0618".
Métrico DIAL com 12 divisões com três (3) engrenagens.
Imperial DIAL com 8 divisões com uma (1) engrenagem.
Esse torno faz roça esquerda e direita e polegadas
Opa, sim esse torno executa rosca esquerda e direita e há a possibilidade de roscas em polegadas.
Dá uma conferida no vídeo em anexo, lá explano melhor.
Há a necessidade de confeccionar três engrenagens para ampliar a gama de roscas para polegadas, essas engrenagens não são fornecidas pelo fabricante, vc pode confeccionar ou encontra-se facilmente no Mercado Livre.
ruclips.net/video/XXEwCHaXAKE/видео.html
Excelente explicação!
Desculpe minha ignorância, é que tô começando agora e não tenho habilidade, mas quero aprender.
Fui ver no meu torninho essa pecinha e vi que pra cada passo tem uma combinação de números.
Por exemplo: no passo 2 , se não me engano é 3, 6, 9, 8 - não tenho certeza, mas é só um exemplo.
Minhas dúvidas:
1) Na peça do meu torno não tem nenhuma marcação pra eu me referenciar quando com o número certo para acionar o fuso novamente.
2) Basta eu fazer uma marquinha na peça?
3) posso usar qualquer um desses números que aparecem na indicação ou tem que ser um número específico daqueles ?
Opa colega, mil desculpas pela demora.
Vamos lá, conforme vc relatou o DIAL está sem o traço de referência, vc pode fazer com uma punção ponta chata, tipo fenda, é recorrente este problema de ausência do traço de referência, por mera coincidência meu torno "também não tinha" estava meio apagado.
Seguimos com outra dúvida, como proceder no manuseio num exemplo hipotético de rosca a construir, passo de 2 milímetros DIAL conforme tabela posições 3,6,9,12.
Vc pode desengatar o carro em qualquer ponto e engatar quando o traço do DIAL coincidir com uma das 4 opções 3,6,9,12 não há importância de sequencias crescentes ou decrescentes, pode-se usar a sincronia em posições aleatórias, desde que seja 3,6,9,12.
amigo, vc poderia explicar como regular o dial no fuso ?
bgdo 👍
Colega.
Não entendi sua dúvida.
Vc diz a montagem no suporte lateral do carro principal ( avental) e contato com o fuso?
@ , sim
@@walterwaltinho6214 Na primeira oportunidade faço o vídeo, falta-me tempo hábil para tal.
Mas é bem simples a montagem e ajuste.
Amplexo.
Em terra de cegos quem tem olho é rei. Quem sabe postar sabe mostrar. Video para quem conhece torno e torneamento e sabe ler e escrever .
@@isverque74 😂
Esse nuca vi com esse marca passo??
Bom dia Alex, parabéns pelo vídeo! Tenho um torno de bancada Nardini tb130. O meu torno não tem esse dial, gostaria de fazer um. O fuso da minha máquina tem 19 mm de diâmetro com passo de 3mm. Vc sabe me dizer qual seria o diâmetro e quantidade de dentes do pinhão que se ajustaria nesse caso?
Colega.
Vc consegue identificar qual o módulo das engrenagens da caixa de engrenagem para roscas? Verifique isso em sua máquina.
Módulo= Dia/z+2
@ a tabela mostra para rroscas em mm 40_64 e 80_127 dentes. 40_56 e 75-127 dentes. 40-56 e 80_127 dentes. Para roscas em polegada 40-80_56 dentes e 20_80_56 dentes
@ muito obrigado por sua atenção, vou tentar fazer. Deus abençoe!
Uma pergunta vc nem mecheu NAs engrenagem ⚙️ só no pinhão?
Olá colega.
Não entendi sua pergunta, explane com mais detalhes, assim poderei sanar sua dúvida.
Boa tarde onde o Sr. adiquriu este dial para rosca?
Colega.
Ao comprar a máquina, o mesmo já estava instalado.
É um acessório do modelo Mini Torno FORTG FG 0001.
Tenho vontade de comprar um torninho desse! Qual a medida interna do eixo arvore?
Opa, se não me falha a memória é 20 milímetros.
Boa noite,preciso de um torno para hobbi,este torninho corta bem inox.e qual o maior dismetro para usinagem
Olá colega.
Sua dúvida é um tanto subjetiva.
Na questão de trabalhos com aços inoxidável temos que considerar o porte do torno mecânico, sabemos que é mini torno, é válido se atentar em sua limitação de potência e robustez.
Se consegue usinar aço inox com facilidade, considerando que o operador tenha conhecimento de usinagem, com as ferramentas corretas, rotação prudente, óleo de corte, profundidade de corte ideal e etc... consegue-se bons resultados.
Sim, esta máquina é capaz de usinar aços inoxidáveis, mas, demanda prudência e conhecimento de sua limitação.
Todos sabemos que aço inox, é casca grossa, material ruim de trabalhar.
Aqui o trabalho exige paciência e conhecimento, terá que trabalhar dentro do limite da máquina.
É um torno mecânico, barato e pequeno, cabe em qualquer bancada, já usinei aço inox sem problemas.
Sua capacidade é relativa, temos que considerar como dito anteriormente sua potência.
Entre pontas, o comprimento máximo admissível é de 400 milímetros.
O diâmetro máximo admissível sobre o carro transversal é de 105 milímetros.
O diâmetro máximo admissível sobre o barramento é de 180 milímetros, aqui é um ponto interessante, por oras, a placa de três castanhas suporta um diâmetro máximo de 110 milímetros.
Para usinar uma peça de 180 milímetros de diâmetro, vai depender do material, e ter um meio seguro para fixar a peça, para tal operação. Jamais esse torno terá força para suporta um diâmetro de 180 milímetros sendo, um tarugo de aço. (VND, VW3,e outros tipos de aço duros).
Consegue-se trabalhar com segurança um diâmetro máximo de 110 milímetros, e este, estará dentro de sua capacidade.
Faço, alguns trabalhos de micro usinagem neste torno, sinceramente, uma única vez, usinei um diâmetro de 110 milímetros.
Materiais moles, é outra situação, tal como, alumínio, latão, polímeros e etc....este torno aguenta no limite.
No meu caso, esse torno é intrínseco, atende o propósito facilmente.
É pequeno, barato, silencioso.
Com conhecimento, vontade e criatividade, consegue-se bons resultados.
Alex , com seus 30 anos experiência, posso comprar um para brincar na garagem? As engrenagem aguentam ? e os pontos de lubrificação? Obrigado
Colega.
Boa pergunta, posso afirmar é uma máquina bem construída, apesar de ser Mini. Ele tem todas as características de uma máquina industrial, porém voltado a usinagem leve, trabalhando com parcimônia e prudência terá bons resultados.
Esse torno mecânico tem o propósito de uso hobby, trabalhando dentro de seu limite não terá problemas.
Sempre siga as orientações do manual de instrução.
Meus trabalhos são esporádicos, sem pressa, é hobby.
Suas engrenagens são de plástico, com 2 anos de uso, as mesmas se mantém em perfeitas condições.
Há vários pontos de lubrificação.
Eu recomendo a máquina.
Postei alguns vídeos sobre esse Torno mecânico FORTG FG 0001, dá pra desenvolver bastante trabalhos nesse mini torno, basta criatividade e vontade.
@ vou acatar sua indicação.. a máquina é so para brincar, fazer eixo de carrinho de rolema, bucha de torneias .. calcos de portao ... obrigado. Se as engrenagens forem feitas de poliacetal.. fica melhor que aco sem tratamento térmico.. as engrenagem do comando de valvula do opala estão sendo feitas assim... fica show
@@masporque1588 Esse é um detalhe bem interessante, não há necessidade de engrenagens de aço num torno mecânico com motor de 3/4 de HP, fica um tanto desproporcional e sem sentido.
A propósito, meus trabalhos se resumem praticamente em seu relato.
Aí manja
Boa noite !! Poderia me dizer quantos milímetros consigo tirar torneando uma peça? Ele tem força?
Opa, vc refere-se à profundidade de corte? Correto?
É uma pergunta com resposta subjetiva, a resposta é depende.
Depende do material a ser usinado, uso de ferramenta correta, velocidade de corte correta, outros escopos...e etc.
É um torno pequeno, projetado para trabalhos esporádicos, hobby.
Não é indicado para trabalhos exaustivos e diários.
Agora entendi !!!!!
Mas esse processo não causa mais desgaste no manipulo de engate? Pergunto porque não manjo nada de torno, sou leigo nesse assunto.
Opa colega, bem colocada a dúvida.
Mas....é muito mais barato a troca de um simples manípulo, ao caso, de uma quebra de engrenagem ou danificar o motor.
Esse sistema facilita o processo de corte de rosca, menos ocioso. Podemos dizer, que facilita o uso com segurança, protege o motor e outros, vc pode reparar na chave de reversão, não é ergonômica, bem simples e frágil. Neste torno, se o operador executar várias reversões constantes, o motor aquece e desarma.
E tem outra situação, este torno, tem uma construção simples, não há inversor de frequência, ou seja, reversões frequentes, danificará o motor. Em tornos profissionais de uso industrial, daí sim, pode detonar em reversões frequentes, não é caso deste simples torno de uso hobby, baixa produção e uso esporádico.
Showww!!!👍👍👏👏👏🤝🤝🤝
meu amigo acabei de comprar um torno desse.. voce teria como me mandar o link de onde comprou esse DIAL?
Colega.
Caso seu torno mecânico seja igual , vc consegue o DIAL genuíno no site da Aliexpress ..se não me falha a memória custa R$200,00 aproximadamente, já com frete.
Se atente, pq existe dois modelos, um para rosca métrica e outro para rosca em polegadas.
Existe duas versões desse torno mecânico, uma série com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, vc tem que saber com exatidão qual a versão do seu torno mecânico.
Muito bem amigão, esse marcador de passo, veio no torno ou vc colocou? Obrigado.
Colega.
Quando recebi a máquina o DIAL já estava instalado, este torno mecânico é o modelo FG 0001 com fuso métrico, se não me falha a memória o modelo FORTG FG 005 não acompanha o DIAL, são máquinas praticamente idênticas, não tenho informações sobre suas características e diferenças.
Vc encontra esse acessório facilmente no Aliexpress.
Atente-se sobre o fuso do seu torno mecânico, verifique se é métrico ou imperial ( polegadas).
Seu torno mecânico é igual ao FORTG FG 0001?
Existe duas versões desse torno mecânico FORTG, um com fuso métrico e outro com fuso em polegadas, ambos os MARCAPASSO são distintos.
Fuso métrico com pinhão no sistema módulo, fuso em polegadas usa pinhão com sistema diâmetro ao pitch.
Buenas meu amigo! Tenho um FORTGPRO - FG006 BT250! Sabe me dizer se existe um Marca Passo Dial que seja possível instalar nele? Forte abraço!
Olá colega.
Sim, existe para vender em lojas, ou voce pode construir.
Dispositivo DIAL é adaptável para qualquer torno mecânico, INDEPENDE DE MARCA E MODELO.
Um detalhe muito importante sobre o DIAL , é voce conhecer com exatidão a dimensão do fuso de sua máquina e seu sistema dimensional, este modelo de torno mecânico que voce menciona, apresenta duas versões no mercado, uma com fuso métrico e outra no sistema imperial (polegadas).
Despreze o diâmetro do fuso na hora de verificar, este dado nada influencia, verifique se o passo é dado em milímetros ou F.P.P.
Com os dados corretos podemos determinar o número de dentes do pinhão, o módulo do entalhe e as divisões necessárias no relógio.
Fabriquei tempo atrás para um amigo, e adaptamos o DIAL no torno mecânico FORTG BV20L este com fuso métrico de 3 milímetros de passo, o dial foi construído com 8 divisões, e 3 pinhões no módulo 1, o dispositivo DIAL atendeu passos métricos de 0,40 a 3,00 milímetros.
Uma ressalva, não há possibilidade de o DIAL sincronizar sistemas distintos, ou seja, fuso métrico o DIAL atenderá passos métricos, fuso imperial o DIAL atenderá passos em fios por polegadas (F.P.P).
No site da AliExpress há vários vendedores, se não me falha a memória, sua máquina é modelo SIEG C10 no catálogo da fábrica, estes tornos mecânicos no Brasil mudam de cor e nome, nada mais é que SIEG.
Veja o que é mais vantajoso, construir ou comprar?
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, abraços.
@ Meu amigo, obrigado pelas dicas! Vou buscar mais informações no "ali" e qualquer duvida volto a incomodar o amigo!
Olá, as engrenagens são de plastico?
Boa noite colega.
Sim, são as originais de plástico.
Olá Boa noite sou José Xavier minha pergunta é posso botar um motor mais potente 1ou2 HP no torno 0001 é bom ou não como posso fazer.
Sou José Xavier parabéns vc é um cara que entendi do riscado gosto de gente assim vejo seus vícios. Pretendo comprar um toro igual ao seu o 0001e vou tê-lo como meu mestre.
@@josexavier9386 Colega.
Você pode facilmente modificar o torno mecânico e instalar um motor mais potente, é viável sim.
É uma questão subjetiva essa modificação, vc tem que analisar qual a sua necessidade.
No meu caso, utilizo até hoje o motor original, não houve problemas e consigo desenvolver os trabalhos dentro da capacidade da máquina.
Talvez, num futuro breve, caso o motor apresentar algum defeito e entrar em colapso, farei a modificação. Pretendo mantê-lo assim, até apresentar algum defeito, fora isso é usual e atende a contento.
Este torno mecânico é pequeno, ideal para serviço leve e de baixa intensidade, não senti necessidade de modificar sua potência.
Mas....com certeza, é interessante um motor mais potente e com torque equilibrado.
Há na internet vários vídeos sobre essa modificação, até mesmo vc pode encontrar no site "Aliexpress" o kit completo de modificação com motor, inversor de frequência e etcetera.
Como dito anteriormente, trabalho com prudência e cautela, dentro do limite do torno mecânico, assim sendo, consegue-se obter bons resultados.
Fiz alguns trabalhos com aço inox, aço 1045, VND, bronze, latão e alumínio, sempre respeitando o limite.
Obrigado pela palavra e por assistir os vídeos.
É satisfatório saber que é útil .
Abraços.
Amigo, vc poderia me dizer qual é a rotação do motor desse torno (livre) ?
Opa colega.
Vc diz rotação nominal?
Esse torno pega cilindro de moto?
Olá colega.
Não entendi sua dúvida.
Explane melhor.
Desculpa minha falta de conhecimento, mas vc aciona o marca passo em que número ou que posição sempre p bater a rosca?
Olá.
Vc tem que seguir a orientação da tabela DIAL do seu torno mecânico.
Cada passo métrico tem sua especificação, pinhão correto em número de dentes e posição correta na escala do DIAL.
Qual o seu torno mecânico?
A orientação do vídeo é rosca métrica, polegadas é totalmente diferente.
O meu Nagano tem esse dispositivo, só que não tem o ponto de referência para alinhar. Pode me ajudar
Opa colega, não entendi muito bem.
Vc quis dizer que não tem a escala numerada ou o traço de referência? Este que é fixo.
É o fixo, mas pelo seu aí vi que fica no centro.
Fiz uma rosca hoje com passo 1,5mm e desengatando o carro, deu certo.
Aí vou fazer o traço de referência para fazer outros de passos.
@@edmariojosedesouza4321 isso mesmos. 👍👍