Nunca programaremos como um desenvolvedor de carreira, mas ajuda muito saber programar. Python + Node + GO = Trio do sucesso. Acho que se você quiser trocar uma idéia com algum Desenvolvedor de sua empresa você acaba tendo que falar na lingua dele, então não digo saber programar como um programador, mas ter a capacidade de pegar um git aleatório e descobrir o que aquele projeto faz, te faz virar um Hero do 0 a 100. Imagine um cenário de voce estar chegando como DevOps em uma empresa gigante, os times não vão ter tempo de explicar todos os projetos. Acredito que todo DevOps deveria aprender sim a subir um projeto próprio em PROD que ajude no seu dia a dia como aprendizado. Todo DevOps deve saber ler e a entender códigos!!! Virar um Desenvolvedor apenas se ele quiser, porém todo o tempo que uma pessoa passa estudando sempre ajuda em algum momento.
Me sentia como um patinho feio... obrigado pelo vídeo, fez muito sentido pra mim, não sou o Chuck Norris, mas me viro super bem em tudo que preciso entregar para meus clientes. Grande abraço man, continue com seu trabalho!
eu trabalhava com Linux e eu dizia no trabalho que queria trabalhar com DevOps e riam de mim dizendo que tinha que ser desenvolvedor e eu já sabia que não precisava e já estou a quase 2 anos trabalhando com DevOps e realmente fiz o certo em pesquisar e ver os videos do Jeferson. Cuidado com quem quer puxar o tapete de vocês
Olha, trampo a alguns anos como devops/sre em empresas relativamente bem desenvolvidas, linguagem de script é obrigatória, mas é muito importante ter uma boa noção de desenvolvimento, também compreender bem arquitetura de microserviços, porque desenvolvedores adoram fazer perguntas que nem eles sabem o que estão falando, então tu precisa entender o código do cara e a arquitetura por trás, para poder ajudar ele, e as vezes até para mostrar que um determinado problema não é de infraestrutura, e sim no código, algum tratamento mal feito e etc.
Infelizmente acho que a gente que tá iniciando tem essa visão, de querer abraçar o mundo todo de uma vez. Esse toque que você deu é muito importante Jeff. Tirou um Antonov das minhas costas.
Trabalho com Linux a 6 anos +/-, e sinto que estou com a "faca e o queijo na mão" com tudo isso de DevOps, mas é tanta "!@#$%&" nessas empresas, que a cada dia o que bate é o desânimo, é aquela vontade de "fazer o arroz com feijão" (sei que é errado) só pra sustentar minha fámilia mesmo, PQP tanta coisa que tentei implementar, para automatizar que no final foi barrada, ou até mesmo descartada sem explicação alguma, porra gosto muito de Terraform, Puppet, e o que o foi dito no vídeo tenho certeza de que vai tirar um peso das costas do pessoal que se deparou com "profissionais" que cagam regra pela boca. Mais um ótimo vídeo mano! Sucesso.
Vamos divulgar esse video a todos recrutadores hahaha.. Todas vagas de entrevistas no BR temos que explicar exatamente isso. As vagas gringas nunca foi me requisitado. ps. Saber fazer troubleshooting de apps nessas linguagens acho q é a chave pro sucesso na função.
Excelente vídeo, acabei de finalizar o estágio e fui efetivado na área de DevOps, estou muito contente e acompanhando todo conteúdo deste canal que está me fazendo aprender bastante coisa!
@@ramonpaolomaran2253 Mano não vi seu comentário me desculpe. Eu comecei estágio na área de cloud e surgiu uma vaga para devops jr e consegui preencher ela. Atualmente sigo estudando python, terraform e aws 😊
@@edu_franco94 SALVEEE Rlxxx meu bom, safe safe Atualmente sou software developer NodeJs, mas estudo aws, terraform e tals Tô para tirar a certificação terraform semana que vem Não sei se faço essa migração de software Developer para DevOps. Enfim, sucesso para tu meu rei : )
@@ramonpaolomaran2253 legal mano, se tu migrar pra área de devops vai ser muito legal, trazer esse viés de desenvolvimento ajuda muito! Eu pretendo tirar a certificação de terraform ano que vem, ainda to equilibrando o conhecimento no python e aws, mas 2023 pretendo iniciar as certificações. Boa sorte e todo sucesso do mundo, tenho certeza que vai conseguir! 👏🏼👏🏼
Conheço um cara q trabalhava com Infra ( focado em Redes principalmente) e gostava de estudar C++ como passa tempo, ele conseguiu juntar o conhecimento q tinha em SOs, Servers, Redes e C++ e hj trabalha em uma empresa na parte de Kernels e com distros Linux
Eu segui esse caminho também, trabalhei como Dev Java e C/C++, mas o que realmente gostava era infra, e trabalhei com infra uns 8 anos, hoje trabalho com SRE.
@@katiak74 ei katia eu já programava há um tempo (10anos) e entrei na empresa como dev e internamente me deram a oportunidade. Mas saber como kubernetes funciona ter familiaridade com yaml facilita muito a carreira, sem contar com Linux e redes. Espero ter ajudado.
Obrigado por esse vídeo Jeff, eu estava com uma síndrome de impostor forte esses dias. Não sou dev… mas essa parte de Linux admin e DevOps entra fácil na minha mente
Eu também tinha essa mentalidade, porque foi o que me passaram, mas quando começei a trabalhar vi que nao era nada disso, e que sim, teria que ser entendedor de scripts para facilitar a vida, mas nada sobre DESENVOLVER..... muito bom esse video para abrir a mente de muita gente que não começou ainda por achar que primeiro tem que saber programar... #conversando
Concordo demais com o ponto de vista, mas nunca entendi o medo da galera em codar. Automatizar coisas é invariavelmente fazer código, e isso é codar... é um foco diferente mas é código. Não precisa entrar em pontos mais complexos como design patterns, estruturas complexas e etc, mas um IF/ELSE, um loop e etc é sim código e não é nada diferente do q se faz em automação sempre! Não se limitem, assim como o Jeferson falou, o negócio não é esse bicho papão, assim como foi com o Linux quando começaram a estudar, as coisas vão parecer cada vez menos complexas conforme avançam... só não usem isso como muleta para não se aprofundarem um pouco no assunto de código. Parabéns pelo vídeo e pelo ótimo trabalho de sempre Jeferson, sou seu fã!
Salve, Salve mano Hoje trampando como Assistente de infraestura... No terceiro turno, quase sempre venho aqui no canal na madruga e fico acompanhando os videos, tu eh 10 irmao!! Logo menos vou conseguir minha vaga como Devops e com certeza tu es um dos caras que vai ser responsavel por isso, teu conteudo eh foda de mais!!!
A nova visão global, é necessário, pois tudo está se automatizando e temos essa exigência. Também empresas como Ci&T, AWS já estão com outra visão nesse sentido. Quem faz apenas scripts, deploys etc pode ser que precise atualizar essa skill. Excelente vídeo, pois eu sempre recruitei devops/sre/clouds com esse antigo mindset. Agora estou com o desafio de traze alguém que code bem, evidentemente sem o perfil de um desenvolvedor. Inscrito no seu canal. Muito bom.
Vou ter que discordar, hj o papel de um devops é literalmente seguir as boas práticas e o ciclo dos processos, hj se vc procura um perfil de um profissional que "coda" é muito mais simples procurar um dev, pois, essa coisa de ser generalista esse profissional acaba não sendo bom em nada, a tendência de grandes empresas nunca foi essa, até pq seguir dessa forma, esse profissional com essas habilidades rapidamente seria promovido para um tech leader ou arquiteto, ou a empresa não iria querer promove-lo pelo fato de não ter muitos profissionais com esse potencial, mas o ponto crucial é que um dev, por mais que ele faça um papel de devops ele vai deixa a desejar(isso pq pego varios ambientes em que foi desenvolvido por devs, eles deixam grandes problemas de infraestrutura e falhas de segurança), assim como um devops não pode assumir um papel do dev, outro ponto é a quantidade de coisas que esse profissional teria que fazer, ficaria muito sobrecarregado por ter muita responsabilidade. Em relação como empresas grandes de nível global (AWS) e outras, elas não buscam profissionais generalistas, para ter idéia, vários profissionais vão para europa por saber apenas uma tecnologia (k8s, cloud e etc), as próprias vagas da AWS para fora do Brasil são todas com foco em apenas uma ferramenta, conheço varios que trabalham aws que ficam com a responsabilidade de cuidar apenas de um dos serviços deles (exemplos: RDS, EC2 e etc)... Nós Devops não queremos ser generalistas, gostamos sim de aprender, porém, não sabemos e nunca saberemos de tudo, pois todo dia sai uma tecnologia nova, e com a grande falta desses profissionais (o mindset das empresas é contratar sempre um sênior, e não dão oportunidades para juniors), as empresas ficam a mercer disso, pois somos muito disputados no mercado atual, sempre terá empresas dispostas a cobrir as propostas dos que já estão empregados
Concordo plenamente. Atuo como DevOps Engineer e nunca precisei utilizar a fundo estruturas complexas de desenvolvimento. Já apoiei QA's em testes e devs em automações, mas vejo esses requisitos em vagas também para reaproveitar funcionários com acumulos de funções e baixos salários, assim como já sysadmin tendo que puxar cabo igual maluco porque o patrão ameaçava. Novamente incrível essa verdade. Parabens mais uma vez por difundir conhecimento nesse mundo de desinformação.
Acho que o conhecimento em programação é diferencial e não requisito! Conheço tambem alguns DevOps Engineers que trabalhavam com Infra-estrutura, e que fizeram esta transição sem por a mão em código!
Mestre Jeferson tu é o cara. Quebrando paradigmas. Tirou um peso das costas dr muita gente. DEVops integra os times e assim como pro dev manjar de infra é um pesadelo, por sysadmin manjar de desenvolvimento tmb. O esquema é desenrolar. VAAAI
Concordo com vc, mas quando se sabe uma java ou um .net da vida ajuda muito, eu ja tive muito problema com conflitos em merge que eu não conseguia resolver e precisava ficar parando dev pra ajudar nos conflitos pra subir uma RC. Abraços.
@linuxtips @Jeferson são TOP... já é o segundo TABU que me tira... NÃO É MANDATÓRIO PARA SER DEVOPS: 1) Saber tudo na ponta da lingua [ como diz nosso amigo GOMEX - #EuNaoSouUmPenDrive ] --- 2)Ser Desenvolvedor
É bem real isso mano, eu tbm nunca fui dev e o mais importante em qualquer posição vai ser dar os seus pulos, vc pode estudar até fazer bico (e deve) mas atuar em outage com aplicação critica em produção, virar noite em warroom ou fazer oncall sozinho vai te cobrar mais sistema operacional e infra que desenvolvimento
Muito bem dito. Comecei à 2 meses num novo trabalho e o que tem ajudado e muito é o conhecimento de Linux. As ferramentas depois vai com o tempo. Comecei agora com terraform e nunca tinha usado. O que ajuda é a base de Linux que acho fundamental! Em dois meses já criei um programa em shell para ajudar a equipa a automatizar algumas tarefas :), portanto shellscript eu diria que é também muito importante. Isto para dizer que não sou programador e o trabalho aparece feito! Abraço e vlw pelo conteúdo!
Ainda não comecei a trabalhar com Devops mas acho muito legal. Não sou uma pessoa muito familiarizada com os frameworks de desenvolvimento Web e estava achando que precisaria aprender todas as linguagens mais famosas. Esse vídeo conseguiu me dar um direcionamento melhor do que estudar. Muito obrigado!
Cara, muito bom esse vídeo, essa era uma das maiores dúvidas que eu tinha, até porque 99% das vagas pedem no mínimo uma linguagem de programação, e muitas delas pedem experiência, isso que nunca entendia. Valeu cara!
Muito obrigado cara, acho que era tudo que eu precisa ouvir. tenho muito medo de falar que sei algo de DevOps pois não sei codar. tenho pavor de codar.
to aprendendo agora 4 anos depois de formado em analise e desenvolvimento tbm kkkkkkkk nunca arrumei trampo na area e estou a 5 anos num suporte tecnico
Atualmente trabalho como Técnico de TI, com experiencia em administração de redes e manutenção, e quero migrar para outra area da tecnologia. Tenho pensando muito em seguir mais para a parte de Infra, como DevOps com foco em Cloud, e posteriormente security, mas tenho duvidas em como esta esse mercado no Brasil. Você que já trabalha na área, me recomendaria dar inicio aos estudos em DevOps/Cloud ou acha que o mercado para programador/desenvolvedor compensa mais?
Se a pessoa conseguiu resolver um problema elaborando um script, significa que ela foi capaz de desenvolver uma solução! O mesmo se aplica pra quem configurou o contêiner, ou a integração contínua de um projeto. Ao meu ver somos todos desenvolvedores. Alguns vão mais pro lado da programação, outros para administração, ou pra estética (designer). Menos os Devops, esses são bruxos. EDIT: Falei contêiner mas quis dizer banco de dados. 😅
Obrigado pelo video, realmente tirou um peso gigantesco das minhas costas. Até então todo conteúdo sobre o assunto me passava sensação que teria que me tronar um programador na marrra... Já estava com a sensação que o analista de infraestrutura ou sysadmin estava com os dias contados, que só vão existir programadores em um futuro não muito distante. Tenho trabalhado com Docker e Yaml e tenho curtido bastante, mal sabia eu que já estava dando os primeiros passos em DevOps.
Concordo 100% e eu fui developer mais de 10 anos e agora no mundo do SRE não me considero developer. Mas mais architecto de automação. Scripts são o meio para atingir o fim.
Eu sou SSE, e o oposto tambem é verdade, não precisa ser o mestre da Infra para ser programador, mas é claro, super importante saber pelo menos o básico. Pois quando forem sentar com um DOE, vcs tem que pelo menos entender a lingua deles.
Sou recruiter de uma importante fintech e esse perfil se daria bem como systems engineer com conhecimento de CI/CD. Ideal que tenha sido desenvolvedor.
#conversando. Quase chorei de emoção ao ver este vídeo, estou a um tempo estudando para entender o mundo DevOps mas sempre com aquela pulga atrás da orelha sobre aprender a codar. Vlw d++ pela informação.
Parabéns pelo video mestre! Eu discordo um pouco. Ser um desenvolvedor foi um total game change na minha carreira como SRE, e sempre reforço o trabalho nessas skills nas pessoas que trabalham diretamente comigo pelas portas que me foram abertas e pela facilidade de entender o sistema como um todo no fim. Você não precisa ser desenvolvedor pra começar em nada, mas é um boost de carreira muito grande que só tem a agregar a médio / longo prazo. #conversando.
Eu também vou nessa linha, e tava procurando um comentário assim hahahahah Eu não acho ESSENCIAL pra caralho mas com certeza ajuda MUITO a entender. Olhar um repo e pensar: porra, ele funciona assim então deploya assado. Inclusive sempre reforço que para outras áreas, como security tbm, saber codar minimamente é importante. Não precisa disso pra começar, mas pra ser uma pessoa maneira na área ajuda muito nas skills.
As dicas de mentoria que eu dou pra quem quer ser devops e não tem xp inclusive é: programem qualquer coisa pq vai ser muito difícil vc pegar um trampo de DevOps Jr. De preferência pega um python, ou um nodejs, algo mais sussa life assim, ou um go. Depois com uma xpzinha vc começa a ver container docker e pipeline e dps coisas mais avançadas como tf, ansible, etc. Isso pra quem tá começando do 0. Mas de fato acho importante ter alguma skill de programação pra saber o q se está fazendo. E se vc compreende programação, seu trabalho melhora demais e vc entrega uma infra de mais qualidade. minha opinião. #conversando hehe
Sim sim, nao tenho dúvidas de que ajuda. Mas não vejo isso como fundamental. E estou dizendo isso baseado na minha experiência, de 100 bons DevOps/SRE, menos de 5 eram dev ou tinham as habilidades de dev. E o vídeo é muito mais na linha de: “a maioria mente que coda, o que fazem eh script” do que: “ser dev não ajuda”
Entender o projeto todo mundo tem que entender. Independente da linguagem. Mas ae é uma distância bem grande, entender o projeto e saber codar como o desenvolvedor. Pois da mesma forma o dev precisa entender o ambiente, mas não precisa saber montar um da mesma forma.
#conversando Pô, mexo com Promeheus, Grafana, AppDynamics, Testes de Performance, crio Dashboards personalizados com alertas via Teams para as equipes, em geral faço a obervabilidade de vários serviços mas nem achava que estava perto de ser um SRE...kkkkk já sou Jr então...
Concordo e discordo ao mesmo tempo. O que concordo: Hoje em dia com a convergência pra Amazon, GCP ou Azure, o cara realmente só precisa saber juntar tudo usando um YAML e tá resolvido. O que discordo: Tudo depende de onde você quer chegar. As gigantes de TI, não raro, são as que criam as ferramentas que usamos e normalmente por SREs que também são programadores. Então se sua intenção é sair desse jogo (na minha opinião bem chato) de só juntar yaml e rodar, precisa sim saber um pouco mais do que isso.
Exatamente. Alguem precisou codar o Terraform, o Helm, o Ingress Controller, os filebeats da tua stack ELK. Se for só para consumir o que já está pronto e aceitar a posição de esperar por alguem trazer uma solução para um problema que ainda não existia ou que ainda não foi resolvido, o YAML ta ótimo.
Já me falaram que eu preciso saber codar para ser Cloud Engineer.. Meio que discordei, mas fiquei com pulga atras da orelha. Muito bom saber sua opinião, esta alinhado com o que eu penso. Mas gostaria de ter uma base intermediaria pelo menos em dev. Mas o que quero mesmo é ser bom em scripts de automação. Vlw mano..muito bom o seu canal.
Estou fazendo faculdade de ADS e estudando DevOps pra trabalhar na área, portanto o conhecimento adquirido com a faculdade servirá pra complementar certo? Estou com essa dúvida pq me identifiquei mt com devops e não sei se deveria ter q ser um developer que faz projetos e todos os trampos de um dev pra depois disso estudar pra ser um DevOps.
acho que uma das maiores cagadas da minha vida foi ter achado que eu não era desenvolvedor bom o suficiente para trabalhar na parte de devops/sysadmin - uso linux/mexo com servidores desde os 12 anos (slackware em casa, RH futuramente em um trampo no qual trabalhei com isso), sabia bash, básico de C etc, mas tive 0 orientação e acabei desistindo de trablahar com isso por achar que não existia carreira clara e que era so hobby, bem imbecil mesmo ahahah tipo "não sinto que entendi realmente os ponteiros, acho que tenho que desistir de tecnologia) agora 15 anos depois, trabalhando como ux design e ainda usando linux, fazendo self-hosting etc, fico me perguntando se ao mnos essa experiência/estudo pessoais podem ajudar uma troca de carreira...não vejo a hora de so me preocupar com bash, e não com subjetividades sobre interface (claro, naquele contexto de mudar de carreira sem se quebrar financeiramente...vou tentar uma vaga senior ux agora só para ter condições de estudar mais formalmente essa parte de servidores, e fazer um pé de meia para caso faça a transição mesmo) mas sério, me sinto meio otario de não ter feito as sinapses corretas na época...mentoria pode fazer toda a diferença
Fala ai mano Jeferson, o Tux representa o melhor sistema operacional do mundo principalmente para seguir a carreira em TI é lamentável não ter conhecido o Linux quando era mais novo é simplesmente um sacrilégio e, estou fazendo um curso para desenvolver serviços em servidores com o Pedro Delfino Profissionais Linux, estou aprendendo a cria servidor Proxy, muito bom também, quando puder da uma olhada no programa de estudos, um dia vou fazer o do LinuxTips forte abraço! Rogério Carlos o cara do Capão
Eu comecei como dev e recentemente migrei para SRE. O problema é aquele: hoje em dia estou no limbo entre as duas "areas" e sinto que não manjo o suficiente de DevOps e também não manjo tanto de desenvolvimento mais hahahaha
Me vejo num dilema parecido hauhauha. Mas uma coisa é certa, o background de desenvolvimento da asas nessa profissão (mesmo que não seja necessariamente um requisito).
Me diz, o que você acha sobre isso? Devemos ou não saber programar como desenvolvedores? #VAIIII
Foda é não ter dessa caneca pra vender. To estudando pra DevOps ... mas não pretendo ser desenvolvedor
Nunca programaremos como um desenvolvedor de carreira, mas ajuda muito saber programar.
Python + Node + GO = Trio do sucesso.
Acho que se você quiser trocar uma idéia com algum Desenvolvedor de sua empresa você acaba tendo que falar na lingua dele, então não digo saber programar como um programador, mas ter a capacidade de pegar um git aleatório e descobrir o que aquele projeto faz, te faz virar um Hero do 0 a 100.
Imagine um cenário de voce estar chegando como DevOps em uma empresa gigante, os times não vão ter tempo de explicar todos os projetos.
Acredito que todo DevOps deveria aprender sim a subir um projeto próprio em PROD que ajude no seu dia a dia como aprendizado.
Todo DevOps deve saber ler e a entender códigos!!! Virar um Desenvolvedor apenas se ele quiser, porém todo o tempo que uma pessoa passa estudando sempre ajuda em algum momento.
@@DevOpsBR Concordo demaaaaais com vc!
Me sentia como um patinho feio... obrigado pelo vídeo, fez muito sentido pra mim, não sou o Chuck Norris, mas me viro super bem em tudo que preciso entregar para meus clientes. Grande abraço man, continue com seu trabalho!
Cara, eh o q vivo. realidade. Vc jogar isso no ventilador aumentou meu respect por vc.
eu trabalhava com Linux e eu dizia no trabalho que queria trabalhar com DevOps e riam de mim dizendo que tinha que ser desenvolvedor e eu já sabia que não precisava e já estou a quase 2 anos trabalhando com DevOps e realmente fiz o certo em pesquisar e ver os videos do Jeferson.
Cuidado com quem quer puxar o tapete de vocês
Olha, trampo a alguns anos como devops/sre em empresas relativamente bem desenvolvidas, linguagem de script é obrigatória, mas é muito importante ter uma boa noção de desenvolvimento, também compreender bem arquitetura de microserviços, porque desenvolvedores adoram fazer perguntas que nem eles sabem o que estão falando, então tu precisa entender o código do cara e a arquitetura por trás, para poder ajudar ele, e as vezes até para mostrar que um determinado problema não é de infraestrutura, e sim no código, algum tratamento mal feito e etc.
Infelizmente acho que a gente que tá iniciando tem essa visão, de querer abraçar o mundo todo de uma vez. Esse toque que você deu é muito importante Jeff. Tirou um Antonov das minhas costas.
Trabalho com Linux a 6 anos +/-, e sinto que estou com a "faca e o queijo na mão" com tudo isso de DevOps, mas é tanta "!@#$%&" nessas empresas, que a cada dia o que bate é o desânimo, é aquela vontade de "fazer o arroz com feijão" (sei que é errado) só pra sustentar minha fámilia mesmo, PQP tanta coisa que tentei implementar, para automatizar que no final foi barrada, ou até mesmo descartada sem explicação alguma, porra gosto muito de Terraform, Puppet, e o que o foi dito no vídeo tenho certeza de que vai tirar um peso das costas do pessoal que se deparou com "profissionais" que cagam regra pela boca. Mais um ótimo vídeo mano! Sucesso.
Caraca, Jefferson! Tirou uma bigorna da minhas costas e expandiu meus horizontes! Super valeu!!! 😁
Vamos divulgar esse video a todos recrutadores hahaha.. Todas vagas de entrevistas no BR temos que explicar exatamente isso. As vagas gringas nunca foi me requisitado. ps. Saber fazer troubleshooting de apps nessas linguagens acho q é a chave pro sucesso na função.
Gostei de uma que li no Twitter - "I'm a DevOps Engineer - Only because FULL TIME MULTITASKING WIZARD isn't an actual job title!"
Excelente vídeo, acabei de finalizar o estágio e fui efetivado na área de DevOps, estou muito contente e acompanhando todo conteúdo deste canal que está me fazendo aprender bastante coisa!
Caracas, parabéns cara, sucesso para ti : )
Poderias me dizer, como que tu fez, ou oq tu estudou tanto, para conseguir essa vaga?
@@ramonpaolomaran2253 Mano não vi seu comentário me desculpe. Eu comecei estágio na área de cloud e surgiu uma vaga para devops jr e consegui preencher ela. Atualmente sigo estudando python, terraform e aws 😊
@@edu_franco94 SALVEEE
Rlxxx meu bom, safe safe
Atualmente sou software developer NodeJs, mas estudo aws, terraform e tals
Tô para tirar a certificação terraform semana que vem
Não sei se faço essa migração de software Developer para DevOps.
Enfim, sucesso para tu meu rei : )
@@ramonpaolomaran2253 legal mano, se tu migrar pra área de devops vai ser muito legal, trazer esse viés de desenvolvimento ajuda muito! Eu pretendo tirar a certificação de terraform ano que vem, ainda to equilibrando o conhecimento no python e aws, mas 2023 pretendo iniciar as certificações. Boa sorte e todo sucesso do mundo, tenho certeza que vai conseguir! 👏🏼👏🏼
Conheço um cara q trabalhava com Infra ( focado em Redes principalmente) e gostava de estudar C++ como passa tempo, ele conseguiu juntar o conhecimento q tinha em SOs, Servers, Redes e C++ e hj trabalha em uma empresa na parte de Kernels e com distros Linux
Eu segui esse caminho também, trabalhei como Dev Java e C/C++, mas o que realmente gostava era infra, e trabalhei com infra uns 8 anos, hoje trabalho com SRE.
Vim de Dev e trabalho com sre, muito verdade. Minha vida é basicamente pipeline e yaml. :)
Se não foi abusar, e como foi que você conseguiu seu primeiro trabalho? Que vc colocou no seu CV? Já programa quando conseguiu?
@@katiak74 ei katia eu já programava há um tempo (10anos) e entrei na empresa como dev e internamente me deram a oportunidade. Mas saber como kubernetes funciona ter familiaridade com yaml facilita muito a carreira, sem contar com Linux e redes. Espero ter ajudado.
Top top adorei a explicação isso destravou a minha caminhada gratidão!!!!
Que ótimo!
sou DevOps e isso eh muito verdade, desenrolo mas nao sei codar!!!
muito obrigado.
Tem muita empresa no Brasil cobrando desafio de algoritmo em alguma linguagem na entrevista para vaga Devops Engineer ou SRE
Muito obrigado pelas palavras Jeferson!
Também que precisava codar, muito obrigado pelas as suas dicas
Obrigado por esse vídeo Jeff, eu estava com uma síndrome de impostor forte esses dias. Não sou dev… mas essa parte de Linux admin e DevOps entra fácil na minha mente
Bora compartilhar pra chegar no RH! haha
já fui aluno!!! e mais de 1 vez heim!
❤️❤️❤️❤️❤️
Ja fui aluno, impacta acho mano, da hora, zuamos demais
Eu também tinha essa mentalidade, porque foi o que me passaram, mas quando começei a trabalhar vi que nao era nada disso, e que sim, teria que ser entendedor de scripts para facilitar a vida, mas nada sobre DESENVOLVER..... muito bom esse video para abrir a mente de muita gente que não começou ainda por achar que primeiro tem que saber programar... #conversando
Concordo demais com o ponto de vista, mas nunca entendi o medo da galera em codar. Automatizar coisas é invariavelmente fazer código, e isso é codar... é um foco diferente mas é código. Não precisa entrar em pontos mais complexos como design patterns, estruturas complexas e etc, mas um IF/ELSE, um loop e etc é sim código e não é nada diferente do q se faz em automação sempre! Não se limitem, assim como o Jeferson falou, o negócio não é esse bicho papão, assim como foi com o Linux quando começaram a estudar, as coisas vão parecer cada vez menos complexas conforme avançam... só não usem isso como muleta para não se aprofundarem um pouco no assunto de código. Parabéns pelo vídeo e pelo ótimo trabalho de sempre Jeferson, sou seu fã!
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Professor eu te admiro muito 😂😂. Ensinas de forma muito simples
Mano, tem que saber pelo menos o basico mesmo de estruturas de programacao para fazer um bom FOR, IF e afins... concordo com tudo que foi dito.
Sempre com uma visão diferente dos "entendedores que só vendem cursos" por ai. Parabéns pelo conteúdo!
Salve, Salve mano
Hoje trampando como Assistente de infraestura... No terceiro turno, quase sempre venho aqui no canal na madruga e fico acompanhando os videos, tu eh 10 irmao!!
Logo menos vou conseguir minha vaga como Devops e com certeza tu es um dos caras que vai ser responsavel por isso, teu conteudo eh foda de mais!!!
Que fodaaaa, manooo! Estou torcendo muito para que vc consiga muito em breve a sua vaga!
Muito bom viu , fico feliz em ouvir isso .
A nova visão global, é necessário, pois tudo está se automatizando e temos essa exigência.
Também empresas como Ci&T, AWS já estão com outra visão nesse sentido.
Quem faz apenas scripts, deploys etc pode ser que precise atualizar essa skill.
Excelente vídeo, pois eu sempre recruitei devops/sre/clouds com esse antigo mindset.
Agora estou com o desafio de traze alguém que code bem, evidentemente sem o perfil de um desenvolvedor.
Inscrito no seu canal. Muito bom.
Vou ter que discordar, hj o papel de um devops é literalmente seguir as boas práticas e o ciclo dos processos, hj se vc procura um perfil de um profissional que "coda" é muito mais simples procurar um dev, pois, essa coisa de ser generalista esse profissional acaba não sendo bom em nada, a tendência de grandes empresas nunca foi essa, até pq seguir dessa forma, esse profissional com essas habilidades rapidamente seria promovido para um tech leader ou arquiteto, ou a empresa não iria querer promove-lo pelo fato de não ter muitos profissionais com esse potencial, mas o ponto crucial é que um dev, por mais que ele faça um papel de devops ele vai deixa a desejar(isso pq pego varios ambientes em que foi desenvolvido por devs, eles deixam grandes problemas de infraestrutura e falhas de segurança), assim como um devops não pode assumir um papel do dev, outro ponto é a quantidade de coisas que esse profissional teria que fazer, ficaria muito sobrecarregado por ter muita responsabilidade.
Em relação como empresas grandes de nível global (AWS) e outras, elas não buscam profissionais generalistas, para ter idéia, vários profissionais vão para europa por saber apenas uma tecnologia (k8s, cloud e etc), as próprias vagas da AWS para fora do Brasil são todas com foco em apenas uma ferramenta, conheço varios que trabalham aws que ficam com a responsabilidade de cuidar apenas de um dos serviços deles (exemplos: RDS, EC2 e etc)...
Nós Devops não queremos ser generalistas, gostamos sim de aprender, porém, não sabemos e nunca saberemos de tudo, pois todo dia sai uma tecnologia nova, e com a grande falta desses profissionais (o mindset das empresas é contratar sempre um sênior, e não dão oportunidades para juniors), as empresas ficam a mercer disso, pois somos muito disputados no mercado atual, sempre terá empresas dispostas a cobrir as propostas dos que já estão empregados
Concordo plenamente. Atuo como DevOps Engineer e nunca precisei utilizar a fundo estruturas complexas de desenvolvimento. Já apoiei QA's em testes e devs em automações, mas vejo esses requisitos em vagas também para reaproveitar funcionários com acumulos de funções e baixos salários, assim como já sysadmin tendo que puxar cabo igual maluco porque o patrão ameaçava. Novamente incrível essa verdade. Parabens mais uma vez por difundir conhecimento nesse mundo de desinformação.
Acho que o conhecimento em programação é diferencial e não requisito! Conheço tambem alguns DevOps Engineers que trabalhavam com Infra-estrutura, e que fizeram esta transição sem por a mão em código!
Mestre Jeferson tu é o cara. Quebrando paradigmas. Tirou um peso das costas dr muita gente. DEVops integra os times e assim como pro dev manjar de infra é um pesadelo, por sysadmin manjar de desenvolvimento tmb. O esquema é desenrolar. VAAAI
Concordo com vc, mas quando se sabe uma java ou um .net da vida ajuda muito, eu ja tive muito problema com conflitos em merge que eu não conseguia resolver e precisava ficar parando dev pra ajudar nos conflitos pra subir uma RC. Abraços.
@linuxtips @Jeferson são TOP... já é o segundo TABU que me tira... NÃO É MANDATÓRIO PARA SER DEVOPS: 1) Saber tudo na ponta da lingua [ como diz nosso amigo GOMEX - #EuNaoSouUmPenDrive ] --- 2)Ser Desenvolvedor
É bem real isso mano, eu tbm nunca fui dev e o mais importante em qualquer posição vai ser dar os seus pulos, vc pode estudar até fazer bico (e deve) mas atuar em outage com aplicação critica em produção, virar noite em warroom ou fazer oncall sozinho vai te cobrar mais sistema operacional e infra que desenvolvimento
Jeferson ta parecendo o AQUAMAN DO MUNDO BIZARRO !!! KKKKKKK.... Muito bom teu conteúdo, cara parabéns ! ganhou meu like . (Y)
vc é zika Jeffersera, #VAIII
Muito bem dito. Comecei à 2 meses num novo trabalho e o que tem ajudado e muito é o conhecimento de Linux. As ferramentas depois vai com o tempo. Comecei agora com terraform e nunca tinha usado. O que ajuda é a base de Linux que acho fundamental! Em dois meses já criei um programa em shell para ajudar a equipa a automatizar algumas tarefas :), portanto shellscript eu diria que é também muito importante. Isto para dizer que não sou programador e o trabalho aparece feito! Abraço e vlw pelo conteúdo!
Seu canal é otimo
Parabéns pelo conteúdo! Acompanho o canal já faz um tempo
Ainda não comecei a trabalhar com Devops mas acho muito legal. Não sou uma pessoa muito familiarizada com os frameworks de desenvolvimento Web e estava achando que precisaria aprender todas as linguagens mais famosas. Esse vídeo conseguiu me dar um direcionamento melhor do que estudar. Muito obrigado!
Acho que para ambos o essencial e saber de linux! ai qualquer caminho fica viavel :)
Cara, muito bom esse vídeo, essa era uma das maiores dúvidas que eu tinha, até porque 99% das vagas pedem no mínimo uma linguagem de programação, e muitas delas pedem experiência, isso que nunca entendia.
Valeu cara!
Poxa, show de bola.
Parabéns pelos vídeos
Boa @Jeferson, é bom esclarecer as coisas, porém tenho visto muitas ofertas de emprego, exigindo, várias linguagens.
show de bola!!!!
Já fui seu aluno!
Muito obrigado cara, acho que era tudo que eu precisa ouvir. tenho muito medo de falar que sei algo de DevOps pois não sei codar. tenho pavor de codar.
esse começo do vídeo sou eu vendo as taks das vagas EU NAO SEI MEO
Se eu terminei a faculdade de Análise e Desenvolvimento de sistemas sem saber codar, imagine pra ser SRE hahaha
Eu fiz CC mas sai codando , ou era aprender ou não finalizava TCC
eu tbm, mas eu aprendi por fora enquanto cursava a facul
to aprendendo agora 4 anos depois de formado em analise e desenvolvimento tbm kkkkkkkk
nunca arrumei trampo na area e estou a 5 anos num suporte tecnico
Se eu sou desenvolvedor e não sei codar…
rsrsr....Estamos junto nessa...
Atualmente trabalho como Técnico de TI, com experiencia em administração de redes e manutenção, e quero migrar para outra area da tecnologia. Tenho pensando muito em seguir mais para a parte de Infra, como DevOps com foco em Cloud, e posteriormente security, mas tenho duvidas em como esta esse mercado no Brasil. Você que já trabalha na área, me recomendaria dar inicio aos estudos em DevOps/Cloud ou acha que o mercado para programador/desenvolvedor compensa mais?
Mano comprei seu livro descomplicando DOCKER, muito bom parabéns pelo excelente livro.
Hoje eu tava com essa exata dúvida! Valeu!
Jefim quebrando paradigmas.
Jeferson eu te amo SUHAUHAU.
tu falou coisas que eu comentei numa conversa. Foda é o povo que acha que temos que saber tudo.
Se a pessoa conseguiu resolver um problema elaborando um script, significa que ela foi capaz de desenvolver uma solução! O mesmo se aplica pra quem configurou o contêiner, ou a integração contínua de um projeto. Ao meu ver somos todos desenvolvedores. Alguns vão mais pro lado da programação, outros para administração, ou pra estética (designer). Menos os Devops, esses são bruxos.
EDIT: Falei contêiner mas quis dizer banco de dados. 😅
Obg professor. Vídeo excepcional!
Obrigado pelo video, realmente tirou um peso gigantesco das minhas costas. Até então todo conteúdo sobre o assunto me passava sensação que teria que me tronar um programador na marrra... Já estava com a sensação que o analista de infraestrutura ou sysadmin estava com os dias contados, que só vão existir programadores em um futuro não muito distante. Tenho trabalhado com Docker e Yaml e tenho curtido bastante, mal sabia eu que já estava dando os primeiros passos em DevOps.
Excelente Jefferson.
Concordo 100% e eu fui developer
mais de 10 anos e agora no mundo do SRE não me considero developer. Mas mais architecto de automação. Scripts são o meio para atingir o fim.
Eu sou SSE, e o oposto tambem é verdade, não precisa ser o mestre da Infra para ser programador, mas é claro, super importante saber pelo menos o básico. Pois quando forem sentar com um DOE, vcs tem que pelo menos entender a lingua deles.
E quem é desenvolvedor e migrou pra DevOps? Tem alguma área dentro da role de DevOps/SRE mais voltada pra desenvolvimento?
Sou recruiter de uma importante fintech e esse perfil se daria bem como systems engineer com conhecimento de CI/CD. Ideal que tenha sido desenvolvedor.
@@giancarlosignore6319 opa! Obrigado pelo esclarecimento !
Precisar ser um desenvolvedor não precisa, mas que ajuda: ajuda !.
reproduziu o que ele falou 🤷🏽♂️
#conversando. Quase chorei de emoção ao ver este vídeo, estou a um tempo estudando para entender o mundo DevOps mas sempre com aquela pulga atrás da orelha sobre aprender a codar. Vlw d++ pela informação.
Mais um comentário chapado. Não quero falar nada demais - só dando um alô porque adoro seu conteúdo. Valeu
Parabéns pelo video mestre!
Eu discordo um pouco.
Ser um desenvolvedor foi um total game change na minha carreira como SRE, e sempre reforço o trabalho nessas skills nas pessoas que trabalham diretamente comigo pelas portas que me foram abertas e pela facilidade de entender o sistema como um todo no fim.
Você não precisa ser desenvolvedor pra começar em nada, mas é um boost de carreira muito grande que só tem a agregar a médio / longo prazo. #conversando.
Eu também vou nessa linha, e tava procurando um comentário assim hahahahah
Eu não acho ESSENCIAL pra caralho mas com certeza ajuda MUITO a entender. Olhar um repo e pensar: porra, ele funciona assim então deploya assado.
Inclusive sempre reforço que para outras áreas, como security tbm, saber codar minimamente é importante. Não precisa disso pra começar, mas pra ser uma pessoa maneira na área ajuda muito nas skills.
As dicas de mentoria que eu dou pra quem quer ser devops e não tem xp inclusive é: programem qualquer coisa pq vai ser muito difícil vc pegar um trampo de DevOps Jr. De preferência pega um python, ou um nodejs, algo mais sussa life assim, ou um go.
Depois com uma xpzinha vc começa a ver container docker e pipeline e dps coisas mais avançadas como tf, ansible, etc. Isso pra quem tá começando do 0.
Mas de fato acho importante ter alguma skill de programação pra saber o q se está fazendo. E se vc compreende programação, seu trabalho melhora demais e vc entrega uma infra de mais qualidade. minha opinião. #conversando hehe
Sim sim, nao tenho dúvidas de que ajuda.
Mas não vejo isso como fundamental. E estou dizendo isso baseado na minha experiência, de 100 bons DevOps/SRE, menos de 5 eram dev ou tinham as habilidades de dev.
E o vídeo é muito mais na linha de: “a maioria mente que coda, o que fazem eh script” do que: “ser dev não ajuda”
Entender o projeto todo mundo tem que entender. Independente da linguagem. Mas ae é uma distância bem grande, entender o projeto e saber codar como o desenvolvedor. Pois da mesma forma o dev precisa entender o ambiente, mas não precisa saber montar um da mesma forma.
Show!! Isso aí!!
Matou a pau, é o que sempre digo, já fui desenvolvedor no passado, hoje programo o necessário a fazer a roda andar.
Uns recrutadores por aí, tinha quer ver isso viu, porque pedem umas coisas que não é devops é um Deus da informática. Rs
#conversando Pô, mexo com Promeheus, Grafana, AppDynamics, Testes de Performance, crio Dashboards personalizados com alertas via Teams para as equipes, em geral faço a obervabilidade de vários serviços mas nem achava que estava perto de ser um SRE...kkkkk já sou Jr então...
Concordo e discordo ao mesmo tempo.
O que concordo: Hoje em dia com a convergência pra Amazon, GCP ou Azure, o cara realmente só precisa saber juntar tudo usando um YAML e tá resolvido.
O que discordo:
Tudo depende de onde você quer chegar. As gigantes de TI, não raro, são as que criam as ferramentas que usamos e normalmente por SREs que também são programadores. Então se sua intenção é sair desse jogo (na minha opinião bem chato) de só juntar yaml e rodar, precisa sim saber um pouco mais do que isso.
Exatamente. Alguem precisou codar o Terraform, o Helm, o Ingress Controller, os filebeats da tua stack ELK. Se for só para consumir o que já está pronto e aceitar a posição de esperar por alguem trazer uma solução para um problema que ainda não existia ou que ainda não foi resolvido, o YAML ta ótimo.
excelente!
Como eu não vi este vídeo antes ?
#QueBrandoTabu cria esse quadro, porque tem muito tabu nessa área de Infra e Linux #jafuialuno #devops
Já me falaram que eu preciso saber codar para ser Cloud Engineer.. Meio que discordei, mas fiquei com pulga atras da orelha. Muito bom saber sua opinião, esta alinhado com o que eu penso. Mas gostaria de ter uma base intermediaria pelo menos em dev. Mas o que quero mesmo é ser bom em scripts de automação. Vlw mano..muito bom o seu canal.
Excelente video!!!
Últimamente só tenho trabalhado com terraform, docker e aws lambda function (python).
#conversando Com certeza ajuda muito saber codar mas não é obrigatório saber codar. Ótimo vídeo
Fui seu aluno na Impacta! em 2003, 2004 ou 2005!
#conversando. E no caso do dev? o quanto que ele precisa manjar de infra e ops? faz um video flnd dessa visão tb haha.
Deu saudade da twitch, então assisti o video em 2x.
JA fui aluno de linux, pqp tamo veio tem mais de 10 anosss.......rsrsrs
Hahahahahaha
Estou fazendo faculdade de ADS e estudando DevOps pra trabalhar na área, portanto o conhecimento adquirido com a faculdade servirá pra complementar certo?
Estou com essa dúvida pq me identifiquei mt com devops e não sei se deveria ter q ser um developer que faz projetos e todos os trampos de um dev pra depois disso estudar pra ser um DevOps.
Boa tem que saber o que é o que ? 10:10
obrigado[
Ótimo canal!
o convite pra entrar no grupo do DIscord está expirado
MUITO TOP!
acho que uma das maiores cagadas da minha vida foi ter achado que eu não era desenvolvedor bom o suficiente para trabalhar na parte de devops/sysadmin - uso linux/mexo com servidores desde os 12 anos (slackware em casa, RH futuramente em um trampo no qual trabalhei com isso), sabia bash, básico de C etc, mas tive 0 orientação e acabei desistindo de trablahar com isso por achar que não existia carreira clara e que era so hobby, bem imbecil mesmo ahahah tipo "não sinto que entendi realmente os ponteiros, acho que tenho que desistir de tecnologia)
agora 15 anos depois, trabalhando como ux design e ainda usando linux, fazendo self-hosting etc, fico me perguntando se ao mnos essa experiência/estudo pessoais podem ajudar uma troca de carreira...não vejo a hora de so me preocupar com bash, e não com subjetividades sobre interface
(claro, naquele contexto de mudar de carreira sem se quebrar financeiramente...vou tentar uma vaga senior ux agora só para ter condições de estudar mais formalmente essa parte de servidores, e fazer um pé de meia para caso faça a transição mesmo)
mas sério, me sinto meio otario de não ter feito as sinapses corretas na época...mentoria pode fazer toda a diferença
Queria ter visto esse vide 5 anos atrás.
Fala ai mano Jeferson, o Tux representa o melhor sistema operacional do mundo principalmente para seguir a carreira em TI é lamentável não ter conhecido o Linux quando era mais novo é simplesmente um sacrilégio e, estou fazendo um curso para desenvolver serviços em servidores com o Pedro Delfino Profissionais Linux, estou aprendendo a cria servidor Proxy, muito bom também, quando puder da uma olhada no programa de estudos, um dia vou fazer o do LinuxTips forte abraço! Rogério Carlos o cara do Capão
sensacional... mano eu racho mto com seus vídeos "go langueiro" KKKKKKKKK
Eu comecei como dev e recentemente migrei para SRE. O problema é aquele: hoje em dia estou no limbo entre as duas "areas" e sinto que não manjo o suficiente de DevOps e também não manjo tanto de desenvolvimento mais hahahaha
Me vejo num dilema parecido hauhauha. Mas uma coisa é certa, o background de desenvolvimento da asas nessa profissão (mesmo que não seja necessariamente um requisito).
Muito Bom!! Papagaio de Pirata foi top...rsrs..
Já fui aluno láaaaaa na paulista naquele prédio bacana da Im#@k1t4 kkkk por volta de 2004 mais ou menos kkkk
Éramos todos jovens! Ahhahah
Confesso que fiquei mais aliviado assistindo esse vídeo ! Kkkkkk
Jeferson quebrando tabus.
Desmistificando mais um mito.
#conversando #linuxtips
#Conversando - Concordo
até o presente momento não vi os comentários de quem deu dislike
Tá certo.
se você quer ser um bom DevOps/SRE aprenda a pesquisar e se curioso, haha abraço!