Engraçado, acho que pra mim é o contrário, falando em inglês sou mais direto pq não consigo fazer piadinhas e pq tenho um desgaste por conta de não ser uma língua que falo muito, então acabo me cansando e ficando mais sério. Eu nunca falei inglês todo dia, mas já fiz entrevistas em inglês, então talvez se eu usasse a língua todos os dias, seria diferente
Eu vi uma vez uma pesquisa que abordava diferentes personalidades quando falamos línguas diferentes, isso é bem interessante e concordo com você. Atualmente falo inglês e português apenas e já percebi isso no dia a dia. Não consegui encontrar a fonte por ter muito tempo que li mas acho se pesquisar mais a fundo, vc acha.
Tenho 24 anos e estou no meu primeiro emprego como programador (sou estagiário a 6 meses). Tive a “sorte” de entrar em uma empresa que presta serviço pra empresas americanas, então já estou tendo essa experiência internacional desde agora. Ainda não participo das reuniões falando inglês diretamente com o time, mas tenho que trocar msgs diariamente com eles, o que tem me ajudado no inglês. Tenho esse sonho de trabalhar pra gringa diretamente e ganhando em dólar daqui uns 3/4 anos e sei que essa experiência vai me ajudar a chegar nesse objetivo!
Ótimo vídeo! No meu caso eu trabalhei 1 ano pra gringa (Amsterdam) e não tive evolução alguma, na real eu mais acrescentava aos outros Dev´s do que ganhava conhecimento... Foi uma experiência muito bacana, fiz 2 viagens pra lá e o restante home office, mas resolvi focar em outros desafios por aqui mesmo.
@@egsantos10 Foi através do LinkedIn! Recebo propostas toda a semana, algumas são um pouco duvidosas. Procure sempre pesquisar a empresa que está entrando em contato, no meu caso tinha outra conexão minha trabalhando lá, pedi algumas informações e vi que era de confiança. Procure fazer seu perfil do LinkedIn em inglês, assim os recrutadores visualizam o seu perfil, entram em contato e por aí vai...
Eu quando precisava marcar reunião com indianos, eu marcava 8:30 porque para eles já era final do expediente. Acho que até aí é bem tranquilo de levar. O difícil é falar com indiano que além de ter um sotaque bem puxado, fala bem rapidamente. De resto, todo mundo só quer fazer se entender.
Que alegria ver a Duda de volta com conteúdos tão enriquecedores!🙂 É sempre um aprendizado valioso acompanhar suas experiências e insights. A exemplo desse vídeo, que foi excepcional e trouxe insights valiosos que certamente aplicarei na minha carreira. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e inspirar a todos nós! 🙌✨
No meu primeiro contato profissional que exigia fluencia em ingles eu inicialmente tive essa insegurança de não falar o inglês perfeito e eu falava com frequência "sorry for my broken English" mas ouvi de uma colega que não tinha porque pedir desculpas se eu já estava facilitando demais a comunicaçao pq eu quem dei o primeiro passo para aprender um idioma e me comunicar com eles. Então o sofrimento fica mais na nossa cabeça!
Sou Dev desde 2020 (boom da pandemia) e trabalho como Dev Salesforce. Hoje eu trabalho para uma empresa argentina. Meu salário é surreal (tipo salário de deputado) e a cobrança é muito menor do que no CLT no Brasil, referente ao inglês. Não pode ter medo de errar. Trabalhei os últimos 2 anos onde uma das minhas chefes era americana de NY e dava tudo certo... Não sou o Gênio da programação, acredito que sou mais ousado do que inteligente kkkk e isso tem me levado a lugares onde muitos colegas que são muito superiores tecnicamente ainda não chegaram, pois não querem correr o "risco". Sobre a qualidade da entrega, eu percebi que lá fora, eles estão mais contentes com a capacidade de entrega ao invés de se preocupar se você usou clean code ou não, ou se fez como estava na doc (preferem mais que entregue no prazo e funcionando perfeitamente do que ver se está 100% de acordo com a doc). ps: sou dev salesforce, então as vezes a doc não esta muito certa kkkkkkk
interessante Duda, poderia fazer um segundo vídeo contando mais sobre como é a cobrança destas empresas? Também gostaria de saber se você precisou melhorar o nível de qualidade na entrega do seu trabalho ou se está no mesmo nível que vc já entregava aqui no Brasil (Isso tudo numa primeira impressão, claro, pois vc já comentou que eles investem nos colaboradores para evoluir.)
Boa! Minha experiência foi como a sua, comecei ali em 2021 para uma vaga internacional, mas com uma consultoria aqui do Brasil, mas agora estou alterando para ficar fora 100% através de um PJ. Parabéns pelo video!
Ainda não trabalho para o exterior, mas, estou me preparando para isso. Começar a trabalhar 5 ou 6 horas da manhã pra mim vai ser top, pois eu gosto mais de aproveitar o dia.
Em nenhum caso voce trabalha para para a empresa no exterior, voce presta servico apenas, voce eh consultor seja PJ, CLT , CLT Flex ou chame do que quiser, se for pela empresa voce sera permanent ou contractor os salarios sao na moeda local e voce recebe muito mais que te pagam no Brasil como consultor
Eh verdade Duda, essas oportunidades dao um salto muito bom em nossa carreira. Mas queria tirar uma duvida, nos clientes que trabalhei e trabalho, eles nao sao de fazer testes unitarios da maioria dos componentes sabe? somente de funcoes que formatam dados, e coisas do tipo. Eu particularmente nao gosto dessa abordagem, mas eh uma filosofia do cliente... Como tem sido isso pra voce? Abraco!
Tem a questão dos custos e imposto de renda. E você precisa se preocupar com a questão da Previdência (não deixar de ter uma Previdência) e criar uma reserva (um fundo de longo prazo) porque como ser humano você pode ficar doente e um dia ficará velha e precisará se aposentar. Não deixe de pensar no longo prazo de criar um "pé de meia" para a velhice. As empresas podem a qualquer momento de mandar embora e você precisar ter que buscar outra fonte de renda.
uns anos atrás tive meu primeiro emprego com time global e nas primeira reuniões com pessoas da africado do sul eu comentei sobre meu sotaque o rapaz falou q estava melhor que o deles da da africa do sul, todos rimos kkkkk
Trabalhar c outsourcing é uma faca de 2 legumes. Um dia vc ta empregado, mas dependendo da empresa eles te tratam como mao de obra barata com preconceitos (nps EUA rola isso). Entao fique preparado para ser demitido. Trate como Freelance. Por isso agora tenho 2 jobs pq sempre pode dar m em 1.
Exato. Principalmente nos EUA, para eles nós somos mão de obra baratíssima! Nós somos os novos indianos. Não se iludam, o tratamento vai ser sempre ruim e se não der certo eles trocam, te "mandam embora". Podem ver que a maioria dos times terá indianos.
Caraaaaca. Comentei no seu último vídeo sobre carreira.. hoje me toquei que vc trabalha na mesma empresa que eu. o/ bem que eu tava me identificando muito com sua jornada kkkkkkk
Concordo contigo, essa questão de oferecer mais conhecimento e preocupar com você a ideia é para te segurar mais. A questão da espera sempre vai ter mesmo Aqui no BR o pessoal ver só o colaborador como gasto e não investe nada ou só o obrigatório mesmo
Acho que algo que poucos pontuam sobre trabalhar com indianos, chineses, mexicanos, colombianos e etc e é algo que ou você sabe ou aprende na marra é que: Algumas coisas são inaceitáveis e ofensivas pra brasileiros, e estas coisas são completamente normais pra outras culturas. E vice versa. Ex: Já trabalhei com indianos e eles sempre tiveram o costume de nem responder algo se eles não sabem a resposta. De início eu achava q eu era ignorado e ficava puto, mas depois de entrar no terceiro time e ver esse padrão, eu percebi que só tem um grau menos ofensivo pra eles isso mesmo e tá tudo bem. Também entendi que o brasileiro se ofende muito fácil com qualquer coisa, comparado a outras culturas. O importante é ter cabeça aberta, e se sentir puto, pare e raciocine se é tudo isso mesmo. Óbvio, existem valores universais, mas também há muito senso comum que só se aplica a nossa bolha e não sabemos.
Em relação a americanos, eu aprendi a ser menos prolixo. No geral as xp que tive me mostraram que eu me preocupo muitas vezes em não "hurt their feelings" e isso é outro fator cultural que eles não gostam no geral, princialmente se o tempo está cronometrado.
No meu trabalho falo inglês o dia todo e sinto que não sou eu mesmo. Falando inglês tenho uma personalidade mais alegre do que eu realmente sou
Engraçado, acho que pra mim é o contrário, falando em inglês sou mais direto pq não consigo fazer piadinhas e pq tenho um desgaste por conta de não ser uma língua que falo muito, então acabo me cansando e ficando mais sério.
Eu nunca falei inglês todo dia, mas já fiz entrevistas em inglês, então talvez se eu usasse a língua todos os dias, seria diferente
Eu vi uma vez uma pesquisa que abordava diferentes personalidades quando falamos línguas diferentes, isso é bem interessante e concordo com você. Atualmente falo inglês e português apenas e já percebi isso no dia a dia. Não consegui encontrar a fonte por ter muito tempo que li mas acho se pesquisar mais a fundo, vc acha.
Comigo também, acho q é porque a maior parte dos problemas estão em portugues
Kkkkkkkkk @@ryanfernandes8311
Cara achei so eu me sentia assim, eu me identifico total, trabalho no aeroo
Tenho 24 anos e estou no meu primeiro emprego como programador (sou estagiário a 6 meses). Tive a “sorte” de entrar em uma empresa que presta serviço pra empresas americanas, então já estou tendo essa experiência internacional desde agora. Ainda não participo das reuniões falando inglês diretamente com o time, mas tenho que trocar msgs diariamente com eles, o que tem me ajudado no inglês. Tenho esse sonho de trabalhar pra gringa diretamente e ganhando em dólar daqui uns 3/4 anos e sei que essa experiência vai me ajudar a chegar nesse objetivo!
Bom disso é que você se adapta ao inglês e lidar com estrangeiros. Ruim é que você teoricamente já está trabalhando para fora porém ganhando em Real🥴
excelente!!
Sucesso!
Bom pelo Mano Deyvin !
Ótimo vídeo!
No meu caso eu trabalhei 1 ano pra gringa (Amsterdam) e não tive evolução alguma, na real eu mais acrescentava aos outros Dev´s do que ganhava conhecimento...
Foi uma experiência muito bacana, fiz 2 viagens pra lá e o restante home office, mas resolvi focar em outros desafios por aqui mesmo.
Como tu conseguiu este trabalho no linkedin ou algum tipo de indicação?
@@egsantos10 Foi através do LinkedIn!
Recebo propostas toda a semana, algumas são um pouco duvidosas.
Procure sempre pesquisar a empresa que está entrando em contato, no meu caso tinha outra conexão minha trabalhando lá, pedi algumas informações e vi que era de confiança.
Procure fazer seu perfil do LinkedIn em inglês, assim os recrutadores visualizam o seu perfil, entram em contato e por aí vai...
Vim do canal do Mano Deyvin. Inscrevendo por aqui!
Eu quando precisava marcar reunião com indianos, eu marcava 8:30 porque para eles já era final do expediente. Acho que até aí é bem tranquilo de levar. O difícil é falar com indiano que além de ter um sotaque bem puxado, fala bem rapidamente. De resto, todo mundo só quer fazer se entender.
Duda faz um video dando dicas de como conseguir essas vagas pro exterior, muito massa!
Que alegria ver a Duda de volta com conteúdos tão enriquecedores!🙂 É sempre um aprendizado valioso acompanhar suas experiências e insights. A exemplo desse vídeo, que foi excepcional e trouxe insights valiosos que certamente aplicarei na minha carreira. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento e inspirar a todos nós! 🙌✨
No meu primeiro contato profissional que exigia fluencia em ingles eu inicialmente tive essa insegurança de não falar o inglês perfeito e eu falava com frequência "sorry for my broken English" mas ouvi de uma colega que não tinha porque pedir desculpas se eu já estava facilitando demais a comunicaçao pq eu quem dei o primeiro passo para aprender um idioma e me comunicar com eles. Então o sofrimento fica mais na nossa cabeça!
Horário, melhores lugares são para Estados Unidos e Canada, 1 ou 2 horas de diferença
muito obrigado por compartihar duda!! otimo video, continue!
Sou Dev desde 2020 (boom da pandemia) e trabalho como Dev Salesforce. Hoje eu trabalho para uma empresa argentina. Meu salário é surreal (tipo salário de deputado) e a cobrança é muito menor do que no CLT no Brasil, referente ao inglês. Não pode ter medo de errar. Trabalhei os últimos 2 anos onde uma das minhas chefes era americana de NY e dava tudo certo... Não sou o Gênio da programação, acredito que sou mais ousado do que inteligente kkkk e isso tem me levado a lugares onde muitos colegas que são muito superiores tecnicamente ainda não chegaram, pois não querem correr o "risco".
Sobre a qualidade da entrega, eu percebi que lá fora, eles estão mais contentes com a capacidade de entrega ao invés de se preocupar se você usou clean code ou não, ou se fez como estava na doc (preferem mais que entregue no prazo e funcionando perfeitamente do que ver se está 100% de acordo com a doc).
ps: sou dev salesforce, então as vezes a doc não esta muito certa kkkkkkk
ótimo... obrigado por compartilhar sua história!
vdd linda obrigado
Excelente vídeo, como sempre.
Brabaaaaaa! Obrigado pelo video
interessante Duda, poderia fazer um segundo vídeo contando mais sobre como é a cobrança destas empresas? Também gostaria de saber se você precisou melhorar o nível de qualidade na entrega do seu trabalho ou se está no mesmo nível que vc já entregava aqui no Brasil (Isso tudo numa primeira impressão, claro, pois vc já comentou que eles investem nos colaboradores para evoluir.)
Boa! Minha experiência foi como a sua, comecei ali em 2021 para uma vaga internacional, mas com uma consultoria aqui do Brasil, mas agora estou alterando para ficar fora 100% através de um PJ.
Parabéns pelo video!
Obrigado pelo vídeo muito informativo. Parabens
Muito bom o vídeo, falou verdades que todos esses "mentores" de carreira na gringa escondem para vender seus cursos.
Ainda não trabalho para o exterior, mas, estou me preparando para isso. Começar a trabalhar 5 ou 6 horas da manhã pra mim vai ser top, pois eu gosto mais de aproveitar o dia.
Em nenhum caso voce trabalha para para a empresa no exterior, voce presta servico apenas, voce eh consultor seja PJ, CLT , CLT Flex ou chame do que quiser, se for pela empresa voce sera permanent ou contractor os salarios sao na moeda local e voce recebe muito mais que te pagam no Brasil como consultor
Bom gosto para teclado. Igual o meu.
Ótimo vídeo!
Vim do v[ideo do canal do Deyvin, me inscrevendo
Aprendeu a engajar mais.
O inglês é minha língua favorita, simplesmente pelo fato de falar tudo falando pouco.
Eh verdade Duda, essas oportunidades dao um salto muito bom em nossa carreira. Mas queria tirar uma duvida, nos clientes que trabalhei e trabalho, eles nao sao de fazer testes unitarios da maioria dos componentes sabe? somente de funcoes que formatam dados, e coisas do tipo. Eu particularmente nao gosto dessa abordagem, mas eh uma filosofia do cliente... Como tem sido isso pra voce?
Abraco!
👏👍
Duda, vc saiu do backend Ruby pra qual Stack?
Tem a questão dos custos e imposto de renda. E você precisa se preocupar com a questão da Previdência (não deixar de ter uma Previdência) e criar uma reserva (um fundo de longo prazo) porque como ser humano você pode ficar doente e um dia ficará velha e precisará se aposentar. Não deixe de pensar no longo prazo de criar um "pé de meia" para a velhice. As empresas podem a qualquer momento de mandar embora e você precisar ter que buscar outra fonte de renda.
Duda, pergunta, como vocÊ inciou a busca por um trabalho no exterior?
up
Meu sonho é conseguir trabalhar para o exterior, estou tentando e estou estudando, um dia vai dar certo, quero muito ter esta experiência.
uns anos atrás tive meu primeiro emprego com time global e nas primeira reuniões com pessoas da africado do sul eu comentei sobre meu sotaque o rapaz falou q estava melhor que o deles da da africa do sul, todos rimos kkkkk
Queria trabalhar pra fora PJ...
Parabéns pelo vídeo, queria saber como voce evoluiu no seu ingles,?pois vc comentou que antes de aplicar p vaga voce ja tinha o ingles
Pessoal existe algum grupo para ir praticando o ingles. ou alguma empresa que faça algum tipo de teste. preciso de mais contatos nesse mundo.
Trabalhar c outsourcing é uma faca de 2 legumes. Um dia vc ta empregado, mas dependendo da empresa eles te tratam como mao de obra barata com preconceitos (nps EUA rola isso).
Entao fique preparado para ser demitido.
Trate como Freelance.
Por isso agora tenho 2 jobs pq sempre pode dar m em 1.
Exato. Principalmente nos EUA, para eles nós somos mão de obra baratíssima! Nós somos os novos indianos. Não se iludam, o tratamento vai ser sempre ruim e se não der certo eles trocam, te "mandam embora". Podem ver que a maioria dos times terá indianos.
Poderia dizer algumas empresas gringas que contratam brasileiros?
Se for parar para analisar, é meio que impossível você está se qualificando e não evoluir suas entregas no mesmo nível
ingles eh mais importante do que conhecimento tecnico ..
Como você conseguiu um emprego no exterior?
Boa tarde, Duda!
Tudo bem?
E qual é a empresa que tu trabalha?
Avalara
Caraaaaca. Comentei no seu último vídeo sobre carreira.. hoje me toquei que vc trabalha na mesma empresa que eu. o/ bem que eu tava me identificando muito com sua jornada kkkkkkk
qual empresa?
@@ViniciusPimentaaa Avalara. Tá no Instagram dela lá.
@@ViniciusPimentaaa Avalara
Suas sprints são de duas semanas também ?
mas o pessoal ajuda se vc tiver alguma duvida ou é cada um por si?
é um time, pode pedir ajuda mas dependendo da sua senioridade, é esperado que você resolva sozinho
Concordo contigo, essa questão de oferecer mais conhecimento e preocupar com você a ideia é para te segurar mais.
A questão da espera sempre vai ter mesmo
Aqui no BR o pessoal ver só o colaborador como gasto e não investe nada ou só o obrigatório mesmo
vale a pena começar na programação?
Ta tirando quanto por mês?
talvez uns 2 mil limpos, quem sabe rola um vr tambem
Acho que algo que poucos pontuam sobre trabalhar com indianos, chineses, mexicanos, colombianos e etc e é algo que ou você sabe ou aprende na marra é que: Algumas coisas são inaceitáveis e ofensivas pra brasileiros, e estas coisas são completamente normais pra outras culturas. E vice versa. Ex: Já trabalhei com indianos e eles sempre tiveram o costume de nem responder algo se eles não sabem a resposta. De início eu achava q eu era ignorado e ficava puto, mas depois de entrar no terceiro time e ver esse padrão, eu percebi que só tem um grau menos ofensivo pra eles isso mesmo e tá tudo bem. Também entendi que o brasileiro se ofende muito fácil com qualquer coisa, comparado a outras culturas.
O importante é ter cabeça aberta, e se sentir puto, pare e raciocine se é tudo isso mesmo. Óbvio, existem valores universais, mas também há muito senso comum que só se aplica a nossa bolha e não sabemos.
Em relação a americanos, eu aprendi a ser menos prolixo. No geral as xp que tive me mostraram que eu me preocupo muitas vezes em não "hurt their feelings" e isso é outro fator cultural que eles não gostam no geral, princialmente se o tempo está cronometrado.
ganhando 20k por mes remoto, pra que ferias kkkkkkk
kkkkkkkkkkk
CLT ao tem vantagem nenhuma, nao tem seguranca nenhuma ....
Com todo o respeito, você ta muito gata.