Acredito que muito se deve também a esses personagens fazerem sucesso por serem um reflexo do inconsciente dos espectadores, de como quem assiste gostaria de ter uma vida "interessante" como do anti herói, do vilão e não pode por ser "escravo" de leis, regras, sociedade, família etc, então eles alimentam essa fantasia. Fantasia essa que só dá certo na ficção, pois ninguém suportaria um chefe como o House.
Concordo em parte com sua colocação. Em um mundo real onde vemos as celebridades caindo, quero dizer: Os "heróis", no sentido de pessoas de referência para a sociedade, deixando de ser heróis por casos de corrupção, agressão, assédio, estupro, dentre outros, é interessante acompanhar histórias de pessoas que tem transtornos e desvios de caráter, como todos nós temos. O público está cansado dos heróis que são um poço de virtude, perfeitos em todos os aspectos. Numa atualidade onde os heróis cinematograficos são seres fantasiosos, de outros planetas, mutantes ou qualquer variação em que a premissa seja claramente ficcional, anti-herois e anti-viloes estão bem mais próximos da nossa realidade. Ou podemos assistir The Boys, e fica tudo combinado.😂
@@helixescher872 o público, assim como no passado, ainda anseiam por figuras "puras", "heroicas", também pensei que se cansaram mas, não. Basta ver como idolatram e elogiam quem tem este tipo de imagem.
o Jurandir fez um vídeo também sobre reality show. Por que fazem tanto sucesso? Não é por ter heróis puros, mas por mostar, de forma roteirizada ou não, realidades mais próximas das nossas. Citando a citação, "o drama é a vida sem as partes chatas", mas ainda é a vida...
Discordo! Pra mim, é um deslumbre das possibilidades de uma vida criminosa, moral, imoral, e etc.... Dessa forma, o indivíduo se aventura socialmente para no fim, fortalecer mais a sua personalidade, ou ficar aliviado por não ter um mal encarnado.
Light Yagami, de Death Note, claramente um personagem que se enquadra nesse tipo de protagonista. Por mais que saibamos que está errado, seus motivos, ao menos no começo, são aceitáveis. Outro elemento a se destacar é que Light é o "cara", um jovem muito inteligente, bonito, charmoso, que se dá bem com as mulheres... Enfim, mesmo sendo um psicopata egocêntrico, admiramos seus pontos positivos, pois no fundo gostaríamos de ser como ele.
Na minha opinião, eu acho que gostamos de personagens quebrados porque eles de certa forma tem que lidar com algum problema e o vencer. Nem sempre eles vence os problemas, muitas vezes as consequências são irreversíveis, mas só o fato de vermos alguém lutar por algo que acredita( seja um bom ou mal motivo) a gente meio que quer torcer por essa pessoa. Como no caso do Walter White. É o que eu acho.
Eu sempre torci pelo o Walter White. Ele era de todas as formas humilhado, chegou ao fundo do fundo do fundo do poço e quando olhava pros lados não via nenhuma forma moralmente mais aceitável de sair daquela situação precária. Não dá pra ser bonzinho sempre cara. Essa é a maior balela de todas.
@@RodrigoAlves-rh5fe É o que o Jurandir disse no início do vídeo ( se não me engano), aquele negócio do "salve o gato", a primeira impressão é a que fica né, então, eles fazem os personagens serem simpatéticos no início para a gente tratar ele como uma espécie de familiar nosso, desse modo, quando eles começam a fazer coisas duvidosas nós ainda gostamos dele e procuramos qualquer desculpa esfarrapada pra suavizar suas ações, porque dentro da gente não queremos que ele tenha um fim ruim. Se por exemplo, a sua mãe fosse maltratada a vida toda, ficasse louca e começasse a matar pessoas e fazer coisas do tipo, eu tenho certeza que vc faria de tudo pra ajudar ela, por causa do apego emocional. Realmente é um truque Genial esse negócio do "Salve o Gato". Se um dia eu for escrever um vilão, vou apresentar ele no início assim.
Apesar de no Brasil, se falar muito pouco da série Billions, fico feliz de ver a menção honrosa ao Bob, que com certeza figura fácil entre os dez melhores anti heróis da ficção. Inclusive trazendo ao público um tema "chato" como ações e bolsas
parei pra me questionar sobre isso quando vi Peaky Blinders pela primeira vez, até certo ponto da série eu tinha Thomas Shelby como "queridinho" e sentir satisfação pela felicidade dele ao lado da Grace e dos irmãos. Tem um ep onde Alfie argumenta contra o Tommy, sobre a vida de tantos inocentes que ele também tirou, e o questiona sobre o fato da ira dele com a vida do filho Charlie em risco, mas as demais vidas que ele tirou, pessoas que eram inocentes, pessoas queridas mortas pelas mãos ou mando do Thomas
Já li no excelente "Código dos Homens" que o fato de gostarmos de algumas figuras com caráter duvidoso se dá pelo nível inconsciente e evolutivo de admirarmos dois expectros da masculinidade. Existe o bom homem, que se molda às características da sociedade em que ele vive e isso tem à ver com o status quo daquela época em si e existe a caracterísca de "ser bom em ser homem" que vem desde as épocas primitivas e tribais e se apoia em lealdade aos seus iguais, coragem, destreza e força. E são essas características que geralmente personagens cinzas apresentam e que geram admiração. Em suma são personagens que são bons em ser homens, porém não são bons homens.
Ótima análise e não podemos deixar de considerar (o que você já indicou nesse vídeo) que por serem escritos por homens brancos a idolatria a esses personagens masculinos perpassa a legitimação de gênero masculino e heteronormatividade eurocentrada. Jamais personagens similares femininas seriam vangloriadas da mesma forma.
Gostaria de ver a perspectiva feminina sobre esses personagens, já que temos centenas de exemplos contrários, a perspectiva masculina em cima de personagens femininos. Seria bem interessante.
@@SalaDosProfessores012 Assiste Ozark, são 3 personagens femininas todas de carater duvido que vc pode ter empatia. Wendy, Darlene e Ruth... sera a Ruth que vc ira ter empatia, a Darlene vc sempre ira odiar e a Wendy passara a odiar com o tempo... Ja a Heroina Maya, sera o verdadeiro ñ cheira e nem fede... Alem da 4 citadas ainda tem Advogada do trafico, a Chefona do Quartel... Ozark acho q é a serie q possuem mulheres em todas as posições possiveis...
Essa série do cara que lava dinheiro pro crime organizado me deu uma curiosidade. Anos atrás um vizinho meu (que era contador) foi preso por estar lavando dinheiro do crime organizado daqui de Manaus 😂
Acho que um fator tambem de que homens "maus" progridam tanto é não ter a trava moral para alcançar qualquer objetivo. Nem nada, nem pessoas serao obstaculos.
Ouvir sobre sessão de terapia e lembrar de Mr. ROBOT, o diretor brinca com o público e entrega uma sessão de terapia para todos e nós faz perceber que a ação de valor da série acontece na cabeça do protagonista.
Sugiro fazer uma analise do dorama "Death's Game" cujo tema é o suicídio e o impacto que isso causa na vida dos familiares e amigos. Roteiro muito bem amarrado, cheio de reviravoltas, culminando em um episodio final extremamente emocionante que conclui perfeitamente o arco do protagonista. Poucas foram as vezes que vi um roteiro tão bom assim.
Eu não gostei desse dorama porque ele trata as pessoas que cometem suicídio de forma desrespeitosa com muito dedo na cara e julgamento,geralmente as pessoas que fazem isso estão passando por uma grande dor e tem depressão e elas não precisam de julgamento e sim de acolhimento de ajuda.
Esses personagens nos cativam tanto porquê nos identificamos com eles em maior ou menor grau. Stan Lee criou o seu melhor herói tornando-o mais humano. Esse tema nos faz refletir muito não só sobre esses personagens, mas sobre nós mesmos.
3:44 Isso me lembra do vídeo sobre as heroínas da Marvel. Do jeito que muitos profissionais do cinema andam politizados, também existe resistência em criar personagens representativos que sejam problemáticos, pois consideram isso o mesmo que "menosprezá-los" ou como uma forma de reforçar estereótipos. Porém, sabemos que isso não é verdade!
Ah Jurandir, IMENSO prazer assistir seus videos! Vc não imagina como é maravilhoso para mim ver alguém que expõe, exemplifica, argumenta de forma tão única e inteligente como vc faz. Gostaria MUITO ver sua análise sobre o Coringa de Heath Ledger , se possivel. Parabéns COM LOUVOR pelo seu trabalho no RUclips!
O que é ruim chama mais atenção do que é bom, notícia trágica chama mais atenção do que feliz, fofoca corre solta pq é coisa ruim da vida dos outros, é assim que funciona a humanidade, não sei pq.
Baseado nos tópicos abordados no vídeo eu acho que Mr.Robot faz um trabalho incrível em mergulhar nesses temas. Acho que com certeza merece uma análise baseada nessex tópicos no canal.
Pessoalmente, eu acho que é por que a maioria de nós com nossas visões românticas do mundo, acreditamos mesmo que podemos mudar essas pessoas, ou pelo menos fazer com que não sejam tão más. Mais um vídeo incrível. Brigadão Jurandir.
Jurandir, tenho uma sugestão: faz uma análise de Pobres Criaturas. Tem gente dizendo que é péssimo, outros dizem que é excelente. Uns consideraram apelativo, outros dizem que o filme tem várias camadas e subtexto que nem todos captaram. Fazia tempo que não via um filme dividir tantas opiniões assim, então uma análise de alguém mais especializado seria muito bem-vinda😁
Oii, assisti a análise da filósofa Natalia Sulman. Ela tem um análise do filme e outra análise simbólica. Link dos vídeos: ruclips.net/user/liveKzVMevy8cwk?si=0iDqKesmTIkNoCmL ruclips.net/user/liveWKIBUaDZ9Xk?si=-TDk6S7ohsjvCjSy
Uma série nacional que eu achei mt foda e me prendeu muito foi Impuros, que conta a história de Evandro, um negro de uma comunidade que acaba por entrar na vida do crime, em conflito com o policial federal Vitor Morello, e os dois apesar de terem ações extremamente duvidosas e, por vezes, hediondas, tu sente bastante a humanidade presente neles e nos demais personagens
Gostamos desses personagens pela profundidade das histórias e o quanto os sentimentos parecem ser profundos e que de alguma forma conseguem traduzir a humanidade.
Eu me simpatizei com o personagem do filme Jumper (baseado em livro) na qual ele tem poderes de se transportar e ele usa esse poder apenas para seu benefício próprio...mas é um personagem que eu gosto muito!
Essa popularização pode ser a indentificação do expectador em aspectos existencialistas. As redes sociais tem gerado um vazio, efeitos comparativos e apresenta uma infinidade de "escolhas" de vida, dificultando a formação e a consistência em um propósito.
Depois da quinta temporada de Sons of Anarchy, quando o Jax deixa a Tara ir presa, fiquei tão decepicionada com ele e essa atitude pra mim foi ele se transformando na Gemma que não consegui retornar mais pra série e deixei de acompanhar.
E antes disso até, quando ele a trai pra poder "afastá-la" (justificativa dele né), já fui pegando ranço. Hahahaha logo parei de assistir tbm. Outra que o personagem é mesmo tipo - e foi igualmente idolatrado - foi do Vikings, que tbm foi muito pilantr4.
Comecei agora mais já espero sempre o melhor em seus vídeos, obrigado Jurandir!! Ed: terminei o vídeo e quem espera sempre alcança, conteúdo sempre maravilhoso!
Me apaixonei pelo personagem Logan, da série Sussection. Ele é muito inteligente e desdém dos filhos e todos. Pra mim, uma das melhores séries e termina, mesmo com sucesso, pois podia se arrastar e ficar ruim
Um bom exemplo de filme com um personagem que faz coisas que a gente fica com vontade de entrar na tela e dar um conselho é Fogo contra Fogo. Há uma cena no fim desse filme que é uma verdadeira tortura.
eu gosto de quando esses personagens abraçam a loucura de fato, porque é a partir desse ponto que a série começa a andar pra onde o telespectador quer. digo, quem, já gostando de um personagem que parece estar fazemdo coisas duvidosas, não quer ver eles de fato fazendo coisas duvidosas, até chegar ao ponto em que eles "se arrependam" ou passem a refletir sobre isso quando já estão à beira da morte ou sem outra saída? eu amo kkksksksks
Como sempre uma excelente didática e oratória, mas um conteúdo muito superficial. Só uma nota. Não existe Anti-Vilão. Um vilão complexo, continua sendo um vilão.
Quanto ao Anti-Vilão. É um termo pejorativo que não exite na prática, mas isso vai depender da interpretação de cada um. Qualquer elemento narrativo, pode variar de acordo com a interpretação. Quanto a sua crítica ao vídeo, leia o livro "Homens Difíceis".
Em Shameless, Frank é um pai ausente de 6 filhos desajustados enquanto ele se droga, comete atrocidades, fala barbaridades e mesmo assim faz a gnt querer a redenção dele. Igual queremos q os filhos dele se deem bem na vida, mesmo sendo babacas na maioria das vezes só pq gostamos do carinho e proteção q eles tem entre si.
Foi mau, odeio esses tipos ai, quando alguém faz merda a visa toda e no final faz algo bom, ou o bom sendo apenas a consequência de coisas ruins, não acho que são exemplos de nada nem acho que fizeram algo para ser comemorado, agora um cara que faz as coisas certas o tempo todo, esses são os melhores para mim.
Faz por favor um vídeo sobre os roteiros das temporadas de Supernatural, e sobre o exercício de metalinguagem com o personagem Deus na lore desse universo
Uma coisa praticamente presente em todos os personagens é a incapacidade deles de tocar a felicidade. Isso mexe com a gente. A historia deles é volte e meia bate na tecla de como tudo parece dar errado para esse personagem ter uma vida com familia, filhos, amigos e boa relação com parentes. Sempre que esse contato deles com a felicidade se mostra possivel, vem um problema que o impede de chegar la. Voltando ao House, ele poderia se ''curar'' da dor fazendo tratamento com metadona, mas isso na percepção dele o faria ser um medico comum e isso levaria a morte de pacientes, uma vez que ele teria o dom da genialidade dele nerfado. Todos tem uma chance de sair da vida que os afunda na infelicidade, mas se o fizerem o mundo vai sofrer ou no minimo, pessoas proximas a eles. E isso nos prende a série inteira desejando que a felicidade deles seja possivel, refletindo a nossa vida muitas vezes infeliz e perturbada, uma vida na qual desejamos ser felizes sem nos abdicar de todo o resto.
Jax Telles mencionado 🙌🏻🙌🏻 Por favor Jurandir, um dia fale sobre o incrível arco de personagem do Jax, pouquíssimo conteúdo sobre essa belíssima serie no RUclips
Fiquei feliz do Jurandir ter mencionado Ozark. A princípio, os Byrd estão apenas desesperados para sobreviver, mas acabam tomados pela ambição e se embrenham cada vez mais no submundo.
ei jurandir, sei que um pouco fora da sua temática mas vc poderia falar de Souso no Frieren? Esse anime é uma obra de arte contemplativa tão bela e com um roteiro tão bem feito que pode ser usado para dar uma aula de storie tyle ( me desculpa se escrevi errado) em fim de uma chance porque é uma ótima história que te vai fazer ri de vez em quando, mas em grande do tempo vai te fazer chorar rios de tanta emoção, as vezes com coisas aparentemente pequenas
Jurandir, não sei por que cargas d'água, mas eu acho que ninguém melhor para interpretar Martin Luther King do que Idrs Elba. Desde a primeira vez que eu o vi, achei esse ator sensacional. E as últimas declarações dele só fizeram aumentar ainda mais a administração que tenho por ele.
Sobre psicologia de personagens The Americans é campeã. São pessoas falsas vivendo uma vida de mentira para poderem ser outras pessoas falsas e assim ajudar uma causa que por si é instável. Isso tendo como antagonista um vizinho que também viveu um tempo sendo outra pessoa e que nunca soube com certeza quem é. E o final é um grande nada cheio de tudo 😅. Tranquilamente tá no meu top 5.
Acredito que muito se deve também a esses personagens fazerem sucesso por serem um reflexo do inconsciente dos espectadores, de como quem assiste gostaria de ter uma vida "interessante" como do anti herói, do vilão e não pode por ser "escravo" de leis, regras, sociedade, família etc, então eles alimentam essa fantasia. Fantasia essa que só dá certo na ficção, pois ninguém suportaria um chefe como o House.
são nos defeitos que se cria a identificação, porque ser falho é demasiado humano
Concordo em parte com sua colocação. Em um mundo real onde vemos as celebridades caindo, quero dizer: Os "heróis", no sentido de pessoas de referência para a sociedade, deixando de ser heróis por casos de corrupção, agressão, assédio, estupro, dentre outros, é interessante acompanhar histórias de pessoas que tem transtornos e desvios de caráter, como todos nós temos. O público está cansado dos heróis que são um poço de virtude, perfeitos em todos os aspectos.
Numa atualidade onde os heróis cinematograficos são seres fantasiosos, de outros planetas, mutantes ou qualquer variação em que a premissa seja claramente ficcional, anti-herois e anti-viloes estão bem mais próximos da nossa realidade.
Ou podemos assistir The Boys, e fica tudo combinado.😂
@@helixescher872 o público, assim como no passado, ainda anseiam por figuras "puras", "heroicas", também pensei que se cansaram mas, não.
Basta ver como idolatram e elogiam quem tem este tipo de imagem.
o Jurandir fez um vídeo também sobre reality show. Por que fazem tanto sucesso? Não é por ter heróis puros, mas por mostar, de forma roteirizada ou não, realidades mais próximas das nossas.
Citando a citação, "o drama é a vida sem as partes chatas", mas ainda é a vida...
Discordo! Pra mim, é um deslumbre das possibilidades de uma vida criminosa, moral, imoral, e etc....
Dessa forma, o indivíduo se aventura socialmente para no fim, fortalecer mais a sua personalidade, ou ficar aliviado por não ter um mal encarnado.
Light Yagami, de Death Note, claramente um personagem que se enquadra nesse tipo de protagonista. Por mais que saibamos que está errado, seus motivos, ao menos no começo, são aceitáveis. Outro elemento a se destacar é que Light é o "cara", um jovem muito inteligente, bonito, charmoso, que se dá bem com as mulheres... Enfim, mesmo sendo um psicopata egocêntrico, admiramos seus pontos positivos, pois no fundo gostaríamos de ser como ele.
Eu amei o Dexter ,mas não gostei do light, mesmo ele sendo um personagem mais complexo
Quem disse que o Light está errado ?
@@wendelvieira4477 a história funciona porque ele está errado
Seria muito legal um vídeo seu sobre Sons of Anarchy. Uma série tão amada, mas pouco falada
Na minha opinião, eu acho que gostamos de personagens quebrados porque eles de certa forma tem que lidar com algum problema e o vencer. Nem sempre eles vence os problemas, muitas vezes as consequências são irreversíveis, mas só o fato de vermos alguém lutar por algo que acredita( seja um bom ou mal motivo) a gente meio que quer torcer por essa pessoa. Como no caso do Walter White. É o que eu acho.
Eu sempre torci pelo o Walter White. Ele era de todas as formas humilhado, chegou ao fundo do fundo do fundo do poço e quando olhava pros lados não via nenhuma forma moralmente mais aceitável de sair daquela situação precária. Não dá pra ser bonzinho sempre cara. Essa é a maior balela de todas.
@@RodrigoAlves-rh5fe É o que o Jurandir disse no início do vídeo ( se não me engano), aquele negócio do "salve o gato", a primeira impressão é a que fica né, então, eles fazem os personagens serem simpatéticos no início para a gente tratar ele como uma espécie de familiar nosso, desse modo, quando eles começam a fazer coisas duvidosas nós ainda gostamos dele e procuramos qualquer desculpa esfarrapada pra suavizar suas ações, porque dentro da gente não queremos que ele tenha um fim ruim. Se por exemplo, a sua mãe fosse maltratada a vida toda, ficasse louca e começasse a matar pessoas e fazer coisas do tipo, eu tenho certeza que vc faria de tudo pra ajudar ela, por causa do apego emocional. Realmente é um truque Genial esse negócio do "Salve o Gato". Se um dia eu for escrever um vilão, vou apresentar ele no início assim.
Apesar de no Brasil, se falar muito pouco da série Billions, fico feliz de ver a menção honrosa ao Bob, que com certeza figura fácil entre os dez melhores anti heróis da ficção. Inclusive trazendo ao público um tema "chato" como ações e bolsas
Nossa, eu amo demais essa série.
The Wire é uma das séries mais cruas e inquietantes que eu já assisti, simplesmente adoro essa série! Saudoso Michael Willians.
Queria muito um vídeo do Jurandir sobre The Wire
parei pra me questionar sobre isso quando vi Peaky Blinders pela primeira vez, até certo ponto da série eu tinha Thomas Shelby como "queridinho" e sentir satisfação pela felicidade dele ao lado da Grace e dos irmãos. Tem um ep onde Alfie argumenta contra o Tommy, sobre a vida de tantos inocentes que ele também tirou, e o questiona sobre o fato da ira dele com a vida do filho Charlie em risco, mas as demais vidas que ele tirou, pessoas que eram inocentes, pessoas queridas mortas pelas mãos ou mando do Thomas
A série This is Us é repleta de personagens reais cheios de traumas com boas doses de psicologia.
Queria muito que algum dia o Jurandir trouxesse vídeos sobre Arquivo X, amo essa série.
Já li no excelente "Código dos Homens" que o fato de gostarmos de algumas figuras com caráter duvidoso se dá pelo nível inconsciente e evolutivo de admirarmos dois expectros da masculinidade. Existe o bom homem, que se molda às características da sociedade em que ele vive e isso tem à ver com o status quo daquela época em si e existe a caracterísca de "ser bom em ser homem" que vem desde as épocas primitivas e tribais e se apoia em lealdade aos seus iguais, coragem, destreza e força. E são essas características que geralmente personagens cinzas apresentam e que geram admiração. Em suma são personagens que são bons em ser homens, porém não são bons homens.
Excelente perspectiva
Ótima análise e não podemos deixar de considerar (o que você já indicou nesse vídeo) que por serem escritos por homens brancos a idolatria a esses personagens masculinos perpassa a legitimação de gênero masculino e heteronormatividade eurocentrada. Jamais personagens similares femininas seriam vangloriadas da mesma forma.
Gostaria de ver a perspectiva feminina sobre esses personagens, já que temos centenas de exemplos contrários, a perspectiva masculina em cima de personagens femininos. Seria bem interessante.
@@SalaDosProfessores012 Assiste Ozark, são 3 personagens femininas todas de carater duvido que vc pode ter empatia. Wendy, Darlene e Ruth... sera a Ruth que vc ira ter empatia, a Darlene vc sempre ira odiar e a Wendy passara a odiar com o tempo... Ja a Heroina Maya, sera o verdadeiro ñ cheira e nem fede... Alem da 4 citadas ainda tem Advogada do trafico, a Chefona do Quartel... Ozark acho q é a serie q possuem mulheres em todas as posições possiveis...
@@SalaDosProfessores012 Arlequina????
Essa série do cara que lava dinheiro pro crime organizado me deu uma curiosidade. Anos atrás um vizinho meu (que era contador) foi preso por estar lavando dinheiro do crime organizado daqui de Manaus 😂
Qual é o nome dessa série?
@@caferacer4120 ozark
@@caferacer4120 Ozark. Tem na Netflix.
Nome da serie: OZARK. Sensacional.
@@caferacer4120 Ozark
Acho que um fator tambem de que homens "maus" progridam tanto é não ter a trava moral para alcançar qualquer objetivo. Nem nada, nem pessoas serao obstaculos.
E essa trava moral, chama-se DEUS.
Ouvir sobre sessão de terapia e lembrar de Mr. ROBOT, o diretor brinca com o público e entrega uma sessão de terapia para todos e nós faz perceber que a ação de valor da série acontece na cabeça do protagonista.
Sugiro fazer uma analise do dorama "Death's Game" cujo tema é o suicídio e o impacto que isso causa na vida dos familiares e amigos.
Roteiro muito bem amarrado, cheio de reviravoltas, culminando em um episodio final extremamente emocionante que conclui perfeitamente o arco do protagonista.
Poucas foram as vezes que vi um roteiro tão bom assim.
Eu não gostei desse dorama porque ele trata as pessoas que cometem suicídio de forma desrespeitosa com muito dedo na cara e julgamento,geralmente as pessoas que fazem isso estão passando por uma grande dor e tem depressão e elas não precisam de julgamento e sim de acolhimento de ajuda.
Esses personagens nos cativam tanto porquê nos identificamos com eles em maior ou menor grau. Stan Lee criou o seu melhor herói tornando-o mais humano. Esse tema nos faz refletir muito não só sobre esses personagens, mas sobre nós mesmos.
3:44 Isso me lembra do vídeo sobre as heroínas da Marvel. Do jeito que muitos profissionais do cinema andam politizados, também existe resistência em criar personagens representativos que sejam problemáticos, pois consideram isso o mesmo que "menosprezá-los" ou como uma forma de reforçar estereótipos. Porém, sabemos que isso não é verdade!
Por isso, em minha opinião, o único filme de herói q salvou foi Logan
Ótimo vídeo, mas eu estava louco pra vc mencionar Mr. Robot
Mad men merece um vídeo próprio ❤
Esse canal é diferenciado demais, sem condições, todo video fico fascinado com suas analises Jurandir! Puta conhecimento desbalançeadokkkkk
"Neste video não vou dar nenhum spoiler dessas series"
Primeira frase do video: spoiler de Mad Men. 😂
Como sempre: um vídeo incrível, Jurandir.
A abordagem sobre psicologia é sempre interessante, grande roteiro!
Eu amaria assistir uma análise sua sobre Dexter. É uma série que me tirou da zona de conforto.
Ah Jurandir, IMENSO prazer assistir seus videos! Vc não imagina como é maravilhoso para mim ver alguém que expõe, exemplifica, argumenta de forma tão única e inteligente como vc faz. Gostaria MUITO ver sua análise sobre o Coringa de Heath Ledger , se possivel. Parabéns COM LOUVOR pelo seu trabalho no RUclips!
Acrescentaria aos exemplos Michael Scott que mesmo sendo uma série de humor, claramente há no Michael sinais de condutas controvérsias.
O que é ruim chama mais atenção do que é bom, notícia trágica chama mais atenção do que feliz, fofoca corre solta pq é coisa ruim da vida dos outros, é assim que funciona a humanidade, não sei pq.
SoA, Peaky Blinders e Sopranos. Minhas series favoritas. Protagonistas bem semelhantes kk
Vc é infantil com fantasias de grandeza?
Ótimo vídeo! Estou escrevendo um livro e pegando várias dicas. Obrigado!
Na busca incansável pela inspiração,
A chama interior busca elevação,
Que força nos guia na jornada sem fim?
Baseado nos tópicos abordados no vídeo eu acho que Mr.Robot faz um trabalho incrível em mergulhar nesses temas. Acho que com certeza merece uma análise baseada nessex tópicos no canal.
Excelente vídeo. Depois fale de "O Sétimo Selo" e sobre o simbolismo da Morte na ficção.
Podia fazer análise de Red Dead Redemption 2. Roteiro de jogo que conseguiu fazer muito marmanjo chorar. Isso é raro
John wick é um exemplo de herói que eu gosto. Principalmente porque ele gosta de animais e odeia quem os maltratam. Ele vai ter a empatia de muitos.
Pessoalmente, eu acho que é por que a maioria de nós com nossas visões românticas do mundo, acreditamos mesmo que podemos mudar essas pessoas, ou pelo menos fazer com que não sejam tão más. Mais um vídeo incrível. Brigadão Jurandir.
Eu acredito que esses personagens fazem sucesso entre o público porque são realistas,e no.caso do Walter ele era muito carismático também.
Ótima análise! Muito interessante ver o ponto em comum entre esses personagens
Jurandir, tenho uma sugestão: faz uma análise de Pobres Criaturas. Tem gente dizendo que é péssimo, outros dizem que é excelente. Uns consideraram apelativo, outros dizem que o filme tem várias camadas e subtexto que nem todos captaram. Fazia tempo que não via um filme dividir tantas opiniões assim, então uma análise de alguém mais especializado seria muito bem-vinda😁
Também queria ver análise dele. Eu odiei
Oii, assisti a análise da filósofa Natalia Sulman.
Ela tem um análise do filme e outra análise simbólica.
Link dos vídeos:
ruclips.net/user/liveKzVMevy8cwk?si=0iDqKesmTIkNoCmL
ruclips.net/user/liveWKIBUaDZ9Xk?si=-TDk6S7ohsjvCjSy
@@EmanuelleB. Que legal, irei assistir os vídeos pra ver se ajudam a compreender melhor. Obrigado pela sugestão!
Quase nunca vejo The Shield sendo comentada e hoje eu vi várias cenas nesse vídeo...
Até que enfim alguém falando bem de Dexter ❤
Por que eles são *"LITERALMENTE EU"*
Tinha que ser um Tiago...
@@thiagods_KKKKKKK COE XARÁ
@@tiago_s_ Sou teu xará não. Teu nome é a versão beta do meu, não tem H.
Um Thiago com H jamais faria um comentário desse...
@@thiagods_ mas é o contrário po, tiago sem H é raíz e natural da língua, com H é frescurento e modernete
@@jongoncalves857 beta
Uma série nacional que eu achei mt foda e me prendeu muito foi Impuros, que conta a história de Evandro, um negro de uma comunidade que acaba por entrar na vida do crime, em conflito com o policial federal Vitor Morello, e os dois apesar de terem ações extremamente duvidosas e, por vezes, hediondas, tu sente bastante a humanidade presente neles e nos demais personagens
Suas análises são muito boas! Por favor, faça uma análise mais detalhada sobre Tony Soprano
Impecável como sempre! Ainda estou esperando um video só sobre Atlanta… merecia muito!
Faremos!
Falou de Atlanta... sou obrigado a deixar um comentário parabenizando o seu trabalho e implorando por um vídeo dessa série
Sempre uma análise espetacular. Seu canal é um presente, Jura!!
Gostamos desses personagens pela profundidade das histórias e o quanto os sentimentos parecem ser profundos e que de alguma forma conseguem traduzir a humanidade.
Não tenho palavras pra dizer o quanto seu conteúdo é bom. Parabéns.
Fala de The Blacklist por favor
Salve Jurandir, ótimo video como sempre, terminei de assistir Sopranos esses dias, o Tony é cabuloso mesmo
Obrigado pelo vídeo. Alta qualidade do canal. Parabéns!
Eu me simpatizei com o personagem do filme Jumper (baseado em livro) na qual ele tem poderes de se transportar e ele usa esse poder apenas para seu benefício próprio...mas é um personagem que eu gosto muito!
No guardo do vídeo de quinta-feira, anotado na agenda, caro Jurandir.
Boa semana para o senhor, fique com Deus.
Essa popularização pode ser a indentificação do expectador em aspectos existencialistas. As redes sociais tem gerado um vazio, efeitos comparativos e apresenta uma infinidade de "escolhas" de vida, dificultando a formação e a consistência em um propósito.
Valeu jurandir. Boa análise e séries que amei assistir.
14:15 a 14:40 Excepcional percepção!
Depois da quinta temporada de Sons of Anarchy, quando o Jax deixa a Tara ir presa, fiquei tão decepicionada com ele e essa atitude pra mim foi ele se transformando na Gemma que não consegui retornar mais pra série e deixei de acompanhar.
E antes disso até, quando ele a trai pra poder "afastá-la" (justificativa dele né), já fui pegando ranço. Hahahaha logo parei de assistir tbm. Outra que o personagem é mesmo tipo - e foi igualmente idolatrado - foi do Vikings, que tbm foi muito pilantr4.
Ta perdendo bastante. O final foi epico.
Comecei agora mais já espero sempre o melhor em seus vídeos, obrigado Jurandir!!
Ed: terminei o vídeo e quem espera sempre alcança, conteúdo sempre maravilhoso!
Prezado Jurandir, aprendo muito aqui. Excelentes análises. Gostaria de complementar que os políticos também usam o "sabe the cat".
Me apaixonei pelo personagem Logan, da série Sussection. Ele é muito inteligente e desdém dos filhos e todos.
Pra mim, uma das melhores séries e termina, mesmo com sucesso, pois podia se arrastar e ficar ruim
Ótimo vídeo, vou assistir os que ainda não vi, obrigada!
Um bom exemplo de filme com um personagem que faz coisas que a gente fica com vontade de entrar na tela e dar um conselho é Fogo contra Fogo. Há uma cena no fim desse filme que é uma verdadeira tortura.
Por favor, fale de uma das maiores vilas das series: Gemma Teller (SOA).
eu gosto de quando esses personagens abraçam a loucura de fato, porque é a partir desse ponto que a série começa a andar pra onde o telespectador quer. digo, quem, já gostando de um personagem que parece estar fazemdo coisas duvidosas, não quer ver eles de fato fazendo coisas duvidosas, até chegar ao ponto em que eles "se arrependam" ou passem a refletir sobre isso quando já estão à beira da morte ou sem outra saída? eu amo kkksksksks
Mad Men é a melhor série a que já assisti (junto com Band of Brothers e The Pacific). Sensacional.
Como sempre uma excelente didática e oratória, mas um conteúdo muito superficial. Só uma nota. Não existe Anti-Vilão. Um vilão complexo, continua sendo um vilão.
Quanto ao Anti-Vilão. É um termo pejorativo que não exite na prática, mas isso vai depender da interpretação de cada um. Qualquer elemento narrativo, pode variar de acordo com a interpretação.
Quanto a sua crítica ao vídeo, leia o livro "Homens Difíceis".
Olá Jurandir, sou fã do canal
Aguardando o video de Better Call Saul e tbm sobre El Camino.
É exatamente o que sinto quando vejo um filme do Steven Seagal!❤
Finalmente o personagem Jax Teller de Sons of Anarchy foi citado. Seria interessante um video sobre esse personagem.
Que vídeo maravilhoso, parabéns!
Aguardando o próximo vídeo!
Em Shameless, Frank é um pai ausente de 6 filhos desajustados enquanto ele se droga, comete atrocidades, fala barbaridades e mesmo assim faz a gnt querer a redenção dele. Igual queremos q os filhos dele se deem bem na vida, mesmo sendo babacas na maioria das vezes só pq gostamos do carinho e proteção q eles tem entre si.
a trilha sonora dessee video ficou muito boa. encaixou muito bem com o tema do video.
Poderia fazer um vídeo apenas sobre The Last Kingdom focando na vida sofrida do protagonista, grande roteirista Jurandir!!
Foi mau, odeio esses tipos ai, quando alguém faz merda a visa toda e no final faz algo bom, ou o bom sendo apenas a consequência de coisas ruins, não acho que são exemplos de nada nem acho que fizeram algo para ser comemorado, agora um cara que faz as coisas certas o tempo todo, esses são os melhores para mim.
Até pq cabe a nós sempre problematizar que se fosse representações de personagens femininas jamais seriam idolatradas assim, como esses anti heróis
@@SalaDosProfessores012 Griselda, Rainha do Sul, Mulher Gato, Arlequina e Elektra são alguns exemplos que contradizem isso que vc disse
@@SalaDosProfessores012 ?
Faz por favor um vídeo sobre os roteiros das temporadas de Supernatural, e sobre o exercício de metalinguagem com o personagem Deus na lore desse universo
Jurandir, fala sobre The Wire!
Uma coisa praticamente presente em todos os personagens é a incapacidade deles de tocar a felicidade. Isso mexe com a gente. A historia deles é volte e meia bate na tecla de como tudo parece dar errado para esse personagem ter uma vida com familia, filhos, amigos e boa relação com parentes. Sempre que esse contato deles com a felicidade se mostra possivel, vem um problema que o impede de chegar la. Voltando ao House, ele poderia se ''curar'' da dor fazendo tratamento com metadona, mas isso na percepção dele o faria ser um medico comum e isso levaria a morte de pacientes, uma vez que ele teria o dom da genialidade dele nerfado. Todos tem uma chance de sair da vida que os afunda na infelicidade, mas se o fizerem o mundo vai sofrer ou no minimo, pessoas proximas a eles. E isso nos prende a série inteira desejando que a felicidade deles seja possivel, refletindo a nossa vida muitas vezes infeliz e perturbada, uma vida na qual desejamos ser felizes sem nos abdicar de todo o resto.
Jax Telles mencionado 🙌🏻🙌🏻
Por favor Jurandir, um dia fale sobre o incrível arco de personagem do Jax, pouquíssimo conteúdo sobre essa belíssima serie no RUclips
O omar é meu personagem favorito the wire 😢 legal vc lembrar dele, ele era muito massa
Fiquei feliz do Jurandir ter mencionado Ozark. A princípio, os Byrd estão apenas desesperados para sobreviver, mas acabam tomados pela ambição e se embrenham cada vez mais no submundo.
Fale sobre a série Undone. Simplesmente perfeita.
Jurandir, seria legal um vídeo sobre as cores (e storytelling) de Ozark.
ei jurandir, sei que um pouco fora da sua temática mas vc poderia falar de Souso no Frieren? Esse anime é uma obra de arte contemplativa tão bela e com um roteiro tão bem feito que pode ser usado para dar uma aula de storie tyle ( me desculpa se escrevi errado) em fim de uma chance porque é uma ótima história que te vai fazer ri de vez em quando, mas em grande do tempo vai te fazer chorar rios de tanta emoção, as vezes com coisas aparentemente pequenas
Jurandir, não sei por que cargas d'água, mas eu acho que ninguém melhor para interpretar Martin Luther King do que Idrs Elba. Desde a primeira vez que eu o vi, achei esse ator sensacional. E as últimas declarações dele só fizeram aumentar ainda mais a administração que tenho por ele.
Isso acontece porque as pessoas se identificam em algum nível, se colocam no lugar do personagem e pensam que provavelmente fariam a mesma coisa.
Sinceramente, eu acompanho alguns desses personagens esperando que ou eles melhorem, se redimam ou sejam punidos no final.
Nunca terminei de ver essa série fica com muito lenga lenga aí eu largo mão de ver e depois de alguns dias nem me lembro mais 😂😂😂
Excelente análise.
Faz um vídeo sobre a sua opinião em relação Sons of Anarchy. É uma série muito boa, mas não é tão comentada.
Qual a serie do empresario corupto que ele fala no video ?
Provavelmente esses personagens encantam os expectadores por fazerem coisas que nossa consciência e senso de moral nos impedem de fazer.
PETIÇÃO pro Jurandir fazer um vídeo sobre o Coringa do Heath Ledger ❤️.
Outro belo exemplo de personagem assim é Barry!
Quando meu artigo sobre filmes rape-revenge sair posso te mandar? 😊
Falou de todas as séries que eu amo...💕 O que acha de um vídeo sobre a série Better call Saul, que penso ser tão incrível quanto Breaking Bad? 🥰
Cada vídeo melhor. 👏
Cara você se superou
Sobre psicologia de personagens The Americans é campeã. São pessoas falsas vivendo uma vida de mentira para poderem ser outras pessoas falsas e assim ajudar uma causa que por si é instável.
Isso tendo como antagonista um vizinho que também viveu um tempo sendo outra pessoa e que nunca soube com certeza quem é.
E o final é um grande nada cheio de tudo 😅.
Tranquilamente tá no meu top 5.
Ops esqueceu " O Protetor" Amo seu canal, muito lúcido... oque pensa da série do justiceiro?
Não terminei Madman, pretendo voltar mas acredito que teria q começar de novo, já faz muito tempo.