Outro exemplo Milton Nascimento, qdo morava no edifício Levi num quarto de pensão, tinha de usar as escadarias. Por racismo dos moradores. Tocava na escada. Aí a mãe do Borges pediu alguma coisa pra comprar. Lô Borges ficou encantado com aqueles acordes mágicos do violão. Mta gente conhece essa história. Tá no livro Os sonhos não envelhecem, do Márcio Borges.
@@joaosl1980 vai ser uma tese de doutorado... risos... não me lembro de nada parecido neste sentido. Realmente seria muito a contento este tema em cada época.
Sinceramente... Uns dos melhores vídeos q vc já fez, Regis!! Muito educacional e instrutivo! Cheguei a ficar com os olhos cheios d'água em varios momentos... Triste e lamentável saber q vários dos artistas q eu admiro, sofreram tanto com o maldito racismo. Infelizmente ainda passamos por tempos assim...
@@josesilva-oj6ve O Conceito de evolução na sociedade Poderia ser descrito Como um processo de evolução ao longo do anos é o processo importante nesse conceito É através da genética humana e desde os primórdios até hoje Então a evolução da sociedade Foi evoluindo ao longo de períodos e séculos e anos na Terra.
@@josesilva-oj6ve um exemplo de evolução da sociedade ? Podemos comparar Os antepassados e o meios de se expressar e se comunicar Eram só por gestos ou registro em pedras em cavernas E hoje em dia a gente já consegue desde muito tempo se expressar Por meio de gestos e fala e ainda De linguagem é ainda conseguimos também pensar..
@@luizantoniodeoliveira9974 interessante Mas o Humano Hoje em dia está muito evoluído Então Nós seres humanos São seres racionais Agora falando a respeito Do bicho chamado Macaco 🐒 Aí pode entrar como ser irracionais Que não sabe pensar e raciocinar Igual nós humanos.
Regis Tadeu olá 👋🏽 tudo bem Sou Fabiano da Dupla Zé Dávela & Fabiano... Amigo é a Primavera vez que vejo alguém Falar toda a verdade sobre Racismo no mundo 🌎 da música... Cara parabéns de coração... Estou se sentindo realizado e representado por você... a verdade é doida mas também é libertadora... Eu sou um Sobrevivente do Racismo Amigo Regis tadeu... Você só falou a verdade que muitos não tem coragem de falar... Parabéns Grato.
Tem um filme que mostra isso. Regis, vc assistiu o filme "A voz suprema do Blues", com a atuação impecável da Viola Davis" ? Está na Netflix. É um filmasso e mostra essa triste realidade, principalmente antigamente. É revoltante a história, até pq ela conta como as coisas funcionavam na real. O filme é uma obra de arte. E se nao me engano, ganhou o Oscar.
Infelizmente Regis, sou preto e estou batalhando para tentar trabalhar na área de engenharia e arquitetura.....muito difícil, muito complicado não consigo entender essa odiosa perversidade..... só Deus na causa....
Para ver que nada mudou. Acharam um absurdo a banda de Pixinguinha ir para a Europa, hoje um ministro da econômia acha um absurdo empregada doméstica ir pra Disney. Brasil mostra tua cara.
Quando muleque eu sempre gostei do Bob Marley, muitos amigos e colegas sempre falava que ele era piolhento e fumador de maconha e, nunca se quer ouviu a suas músicas e sua história belíssima de luta contra o racismo e a desigualdade social. Isso não só aconteceu com Bob Marley, mas também com Tupac, racionais, Notorious big e entre muitos que eu apresentava, só por causa da sua cor.
boba marley tinha muito talento porém oque não prestava era a maconha porquê as drogas destrói as pessoas, muito seguiam é seguem eles pq era ou é usuário de maconha, em questão de não gostarem dele pela cor ae já é racismo, bom essa é minha opinião.
@@idelvanpereira6498 a questão sobre a maconha, a religião rastafari, eles usavam a maconha como um ritual espiritual, para entrar em traser. E hoje a maconha pode fazer remédio, papel e muitas outras coisas. E em países desenvolvidos a maconha já é legalizada ou debatida.
@@fabiovicente6863 sim Fábio mas quem usa isso como Medicina é os índios do Brasil porém eles tem controle dela vc vê que eles não tem maldade porém as pessoas civilizadas das cidades não tem esse mesmo controle ela é um caminho pras outras drogas , nesses países quem vc falou que foi legalizado a maconha vc depois pesquisa um deles é a Holanda Auentou o número de cracolandias e o governo perdeu o controle O seguinte é que a mídia passa uma falsa melhora, não acredite em tudo que a mídia fala.
@@idelvanpereira6498 vou dar uma pesquisada sobre esse tema, mais o principal gatilho que leva os jovens para as drogas ilícitas, é o cigarro e o álcool, na minha humildade opinião.
O vídeo está maravilhoso! Vou deixar uma sugestão... O vídeo fala muito da situação dos artistas negros dos EUA, você poderia fazer um que focasse mais na realidade dos daqui. Abraços!
Nossa Régis que vídeo esclarecedor. Deus te abençoe. Eu morei no exterior, França e tive um caso de racismo comigo. Mas, no geral fui muito bem tratado e recebido por onde passei. Forte abraço p VC!
Tamanho era a diferença de tratamento que artistas negros recebiam no exterior que teve vários casos de artistas negros de blues e jazz que foram fazer turnês na Europa nas décadas de 50 e 60 e que nunca mais voltaram a morar nos EUA.
Muito bom esse vídeo, Régis, a MTV demorou para absorver muito artista preto, o Rap passou o diabo nos anos 80 até se popularizar com a fusão Run Dmc /Aerosmith, em teus vídeos; vejo muito o papel de muito músico inglês na popularização do Blues, estilo maravilhoso e essencial, músicos brancos da Inglaterra que ajudaram a reerguer muito músico fantástico de Blues que eram esquecidos ou pouco valorizados na Amerikkka, com três "k's " mesmo, como referência aos Zé gotinha americanos(ku klux klan ), sem contar o próprio Michael Jackson, James Brown, James Marshall Hendrix, etc. ..Grande vídeo e grande abraço.
Existe uma história em que a Marilyn Monroe ligou pessoalmente para um clube de jazz pedindo para que aceitassem a excepcional Ella Fitzgerald na sua programação. O dono do estabelecimento disse que só aceitaria se Marilyn fosse aos shows , e assim ela fez, sentando sempre na primeira fileira. Diz a lenda que é verdade.
É verdade sim, era o clube Mocambo, onde as grandes estrelas se apresentavam, Marilyn teve esse grande gesto o que Ella Fitzgerald foi-lhe grata até o fim da vida!
Muito relevante e necessário trazer esses exemplos na música, principalmente antigamente e perceber como evoluímos pouco, pois nos dias de hoje ainda vimos absurdos como este atualmente.
Um dos melhores vídeos professor Regis. Só confirmou as minhas leituras e observações de anos a respeito da base e influência da música pop até os dias de hoje. Deveria ter parte 2 de racismo no Brasil.
O racismo é uma das piores e mais repugnantes mazelas da humanidade. Eu não consigo entender como que alguém despreza outra pessoa apenas por causa da cor da pele. Editando só para parabenizar pelo excelente vídeo!
No esporte também existe, mas não deixa de premiar quem merece independente da cor. No fisiculturismo, os maiores vencedores do Mr Olympia são Ronnie Coleman e Lee Raney, cada um vencendo 8x.
Adorei Régis o seu vídeo parabéns pelo belo trabalho E digo que Tinha que ter neste mundo desigual mais pessoas Assim como você que trata todo mundo do mesmo nível e da mesma forma sem descriminação pois é assim que todos deveriam de ser pois o mundo se tornaria um mundo melhor se todos pensassem e agissem como você Régis mais uma vez um muito obrigado!!! 🙌🏿👏🏾🙌🏿👏🏾 Seus vídeos são muito bons 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🙌🏿🙌🏿🙌🏿
Que excelente resenha! Parabéns Regis pelo seus conteúdos, sempre trazendo informações e fazendo a gente refletir! Um dos melhores vídeos que já assisti no seu canal! 🖤
Aqui no Brasil a celebridade atual que mais sofre com essa questão de racismo é a Ludmilla... Lembra, Tio Régis, daquela história em que um jornalista idiota a chamou de "macaca" em seu telejornal ao vivo? E o pior é que ainda tem gente que vai na onda desse cara para difamá-la... Eu não gosto dessa artista e nem sou a favor de suas decisões sobre sua vida pessoal, mas acho que é bom passar este recado aos "acéfalos preconceituosos" que ainda reinam por aqui. CHEGA! RACISMO NÃO!
O cantor gospel Leonardo Gonçalves (homem branco) já relatou como as pessoas o receberam no meio gospel, ele é conhecido pelos melismas e as pessoas o amam por isso. Mas quando outros artistas do meio gospel faz o mesmo e com excelência como o Tom Carfi, Eli Soares, o que tem de comentário dizendo: "Que exagero" "É pra se mostrar" "isso não é música de verdade" entre outras ofensas. Daí vc ver, Artistas negros com habilidades meslimaticas, hoje, são totalmente esquecidos sempre fazerem isso, muita gente nem sabe.
Régis boa tarde! Posso dizer com todas as letras que foi o seu melhor vídeo até hoje, e agradeço demais por essa verdadeira aula de história da segregação que infelizmente ainda existe.
Régis, no caso brasileiro, ainda tem muitos exemplos até mais recentes, como do Wilson Simonal, do Tony Tornado, Tim Maia, com certeza, os caras do samba e do rap, o Derrick Green quando entrou no Sepultura, etc e etc!!! E sobre o Michael Jackson: Acho que ele teria um alto nível de idolatria, mas não o mesmo se ele se mantivesse preto, como estava no Off the Wall, se ele incorporasse a persona de sex symbol, de macho alfa, de galã, tipo o Lenny Kravitz ou o Marvin Gaye, que ele nunca teve, aliás... E parabéns pelo vídeo, ficou longo, mas valeu muito a pena!!!
Por que o maravilhoso festival Summer of Soul, ocorrido em 6 domingos de verão em 1969 no Harlem - NY , reunindo multidões e onde se apresentaram lendas como Stevie Wonder, Nina Simone, The 5th Dimension, Mahalia Jackson, The Staple Singers, Gladys Knight & the Pips, Blinky Williams, Sly and the Family Stone e Chambers Brothers passou praticamente despercebido enquanto Woodstock era exaltado? Felizmente as gravações, consideradas desimportantes à época, foram encontradas e viraram um imperdível documentário dirigido por Ahmir "Questlove" Thompson, disponível no Star+ . Imperdível!
@@ricardomenezes1223 procure saber da vida artística dela que vc vai ver sim, ela teve muita relevância na música. Ganhou vários prêmios nos seus álbuns.
@@ricardomenezes1223 pelo seu avatar do disco do Pink Floyd, você deve curtir música boa, mas devo discordar sobre a Olivia. Ela teve relevância sim na música pop nos anos 70 e 80 e colocou muitas canções nos primeiros lugares das paradas do mundo todo e que tocam até hoje
@@ricardomenezes1223 Ela Criou O Hino das Academias de Ginástica; É Só Ouvir a música "Físical, Físical!" e na hora me vem na cabeça, a imagem do pessoal malhando!
Mais um vídeo de extrema importância para nossa atualidade, onde o racismo é embutido no meio artístico disfarçado pela promoção da cultura negra apenas com o intuito de atingir fins lucrativos enquanto nos bastidores o filho chora e a mãe não vê, ou seja os maus tratos as indiferenças reinam tripudiando os artistas negros, ótimo vídeo Regis forte abraço!!!
Parabéns pelo vídeo, Régis! Se estendermos para a Tv e Cinema, o racismo ainda é pior. Tem o caso de Wilson Simonal também, que apesar de ter errado, com certeza foi destruído por ser negro. Quanto ao Michael, também é uma dúvida que eu tenho se ele atingiria tal patamar se tivesse continuado com a pele negra. Porém, registre-se que quando ele começou a atingir esse patamar com Thriller, ainda tinha a pele negra.
Não mesmo (para a pergunta final). Esse vídeo foi sensacional, parabéns pelo trabalho Regis! Michael Jackson também sofreu um racismo pesado e, assim como o músico erudito que você mencionou, ele também se esforçou o dobro pra se sobressair e conseguiu (claro, aliado ao talento). Ele mesmo colocou como meta de um dia as revistas que o rejeitaram e a mtv que não mostrava suas músicas (e de artistas negros - apenas de madrugada) não teriam escolha senão implorar por sua imagem. Mas acho que esse racismo aliado as críticas duras do pai desde pequeno o fizeram sim mudar de imagem. Não estou negando o vitiligo, mas é nítido que ele foi levado à odiar a própria imagem eventualmente.
Exatamente isso, O Michael Jackson foi massacrado pela imprensa muito por sua cor, muitos abusadores reais estão em Hollywood de boas( porém são brancos) o Michael foi massacrado sem provas algumas , a América ñ conseguiu tolerar um rei negro .
Estava em uma live e observei pessoas mostrando se boa índole, bom senso e coisa e tal, até que foi falado sobre racismo. A maioria principalmente homens falam: De novo essa coisa de Racismo... Agora não dá pra fazer nada e falar nada... Acho um absurdo que tenha gente que pense assim. Com certeza não são eles que sentem literalmente na pele a dor da discriminação. Algo muito grave tratado como banalidade. Empatia passou longe e mandou lembranças... Triste!
O caso dele foi racismo claro. As vezes tem mimi, mas o deles foi claro. A mulher falou pra giovana: Tira seus filhos pretos daqui. Se isso nao é racismo nao sei o que é
Cada um sente de um jeito ninguém é obrigado a fazer nada, e alarde demais gera obrigações sociais que nem todos concordam. Deixa o povo em paz também! Racismo é de todo lado. Quer acabar com ele ou não?
@@TiagoEliasu As obrigações sociais são as que de fato devem ser cumpridas. Você não é obrigado a gostar ou ter afinidades com pretos ou outras etnias diferentes da sua, mas é obrigação você ter e manter respeito com elas.
@@lucianahell comentario obvio. Quando a pessoa se sente "dolorida" por qualquer coisa que lembre a sua própria cor fica difícil. Não me sinto incomodado de ser chamado de índio como todos me chamam. Bom etc. Tem gente escrota sim, mas do jeito que estão concertando só estamos individualizando mais as pessoas. Bola pra frente.
O início fecundo do Blues foi com pessoas negras, e, como se imagina, o público não apreciava em sua completude a música feita por eles, muito por conta da cor da pele, a exemplo de Little Richard, Chuck Berry, Willie Dixon, BB. King etc...
Regis que video sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 estou estarrecido é inacreditável essas histórias que você contou infelizmente Régis acho que o racismo nunca irá acabar lamentável 😥😓
Nunca sofri racismo, pois sou branco. Mas quando morei em São Paulo sofri muito preconceito por eu ser nordestino. Diariamente eu era vítima de piadinhas, chacotas e olhares tortos. Passei 18 anos em São Paulo. Em 2011 apareceu uma oportunidade de trabalho em Maceió/Alagoas, resolvi deixar São Paulo e voltei pro Nordeste. Hoje estou muito bem, vivendo entre meus pares, livre do preconceito.
@@solalves7795 O problema é que o nordestino é tratado em São Paulo como um inferior, um incompetente, que chegou em São Paulo porque é um fodido e estava passando fome no nordeste.
Se nao é com a cor da pele , o ser humano sofre com algum tipo de preconceito. Basta vc ser um pokinho diferente que pronto ja é motivo de chacota. Ser humano deu super errado
@@andrecastanho6833 Trabalhei em uma empresa em São Paulo, onde eu dividia uma sala com dois negros. Quase que diariamente eles faziam piadas com nordestinos e gozavam do meu sotaque pernambucano e com algumas palavras que eu falava que não faziam parte do vocabulário deles. Certo dia, não aguentado mais, reclamei das gozações e disse que eles eram preconceituosos. Um deles respondeu: "Mas é só brincadeira, não tem nada a ver com preconceito". Eu respondi "Só brincadeira? Se todo dia eu fizer piadas com pretos duvido que vocês vão achar que são apenas brincadeiras". Me acusaram de racismo por eu ter falado isso. Depois disso eles pararam com as gozações. Tem gente que só aprende quando leva na bunda.
@@ricardomenezes1223 o ser humano precisa parar de achar que é piada quando o outro nao ri. Uma coisa é uma brincadeira com amigo proximo outra é com alguem que vc mau conhece. Todo mundo tem preconceito e precisamos repensar isso...
Parabéns Régis. Eu, desconhecia grande parte desse racismo sofrido por esses artistas. Exceto o do Mile Davis, que já conhecia de um documentário sobre sua vida.
Tio Régis, muito por obrigado por este vídeo, que contém histórias inaceitáveis que nos sensibilizam e alertam para que estejamos vigililantes e combatentes para que nenhuma pessoa jamais seja vítima desse tipo brutal de violência.
"Parabéns Reggys Thadeu pelo video ficou sensacional muito bem explicado eu gosto e admiro sua sinceridade e coragem pra falar desses assuntos:confesso Q fiquei horrorizado em saber dessas coisas eu imaginava sim q'existia e aínda existe racismo maís num sabia de tal fôrma especialmnte nós EUA hj infelizmente não mudou muita coisa o racismo infelizmente inda tá muito forte no méio dá sociedade pura ingnorancia infelizmente,,
No início dos anos 80, Paulo Cezar Cajú, Tri campeão mundial de Futebol no México, jogava no Grêmio e foi em um churrasco numa propriedade rural de um cartola do clube. No barracão onde estava sendo realizado o churrasco, havia uma placa para todo mundo ver; " Proibida a Entrada de Negros". Ele virou as costa e foi embora. E a presaram-se e lhe dizer que "ele" podia entrar. Foi embora do mesmo jeito.
Triste! Isso me lembra de uma história de um cantor negro que tocava muito bem, e por ele ser preto, diziam que ele não poderia ser tão bom e tinha feito um pacto para ter esse talento rs. Cara isso é inacreditável 😐
Pois é ainda mais hoje em dia que qualquer fucking coisa que se diz já é traduzida como racismo. Coisa que não casou bem com a geração passada que brincava com qualquer coisa ou característica. Obviamente sem o intuito de ofender
Sem que não tem nada haver,mas senão me engano,os Beatles se recusavam a tocar em lugares que segregavam negros,ou seja,eles tinham uma mente muito aberta pra sua época,já que já se esperasse que eles fossem racistas.
@@cosmicparsec9463 As pessoas podem até argumentar : ". Beatles não fizeram mais que a obrigação " Mas,tem que levar em conta que pra época,isso foi transgressor,de certa forma.
@@cosmicparsec9463 realmente... o rock é um gênero em que, não só tem poucos negros, como também poucas mulheres se comparado ao samba e ao jazz, por exemplo
Outro exemplo Milton Nascimento, qdo morava no edifício Levi num quarto de pensão, tinha de usar as escadarias. Por racismo dos moradores. Tocava na escada. Aí a mãe do Borges pediu alguma coisa pra comprar. Lô Borges ficou encantado com aqueles acordes mágicos do violão. Mta gente conhece essa história. Tá no livro Os sonhos não envelhecem, do Márcio Borges.
Fala sério,mano .
Por isso sou tão admirador do seu trabalho Régis Tadeu, esse conteúdo é mais uma prova da sua excelência, abração. ...
Regis poderia fazer um vídeo comparando como era a realidade dos músicos negros no Brasil nos anos 20, 30, 40, 50, 60
@@joaosl1980 também 👍
@@joaosl1980 vai ser uma tese de doutorado... risos... não me lembro de nada parecido neste sentido. Realmente seria muito a contento este tema em cada época.
Sinceramente...
Uns dos melhores vídeos q vc já fez, Regis!!
Muito educacional e instrutivo!
Cheguei a ficar com os olhos cheios d'água em varios momentos...
Triste e lamentável saber q vários dos artistas q eu admiro, sofreram tanto com o maldito racismo.
Infelizmente ainda passamos por tempos assim...
O racismo é um ato intolerável!
Sempre será um passo em marcha ré em relação a evolução da sociedade.
Minha bisavó paterna era negra ou preta ou afro Descendente.
Minha bisavó materna era filha de
inglês. Racista? Eu? Vou ser contra minhas origens?
Evolução da sociedade !!
Eu não entendo essa evolução
Você poderia dar um exemplo
De evolução da sociedade ??
@@josesilva-oj6ve
O Conceito de evolução na sociedade Poderia ser descrito
Como um processo de evolução ao longo do anos é o processo importante nesse conceito
É através da genética humana e desde os primórdios até hoje
Então a evolução da sociedade
Foi evoluindo ao longo de períodos e séculos e anos na Terra.
@@josesilva-oj6ve um exemplo de evolução da sociedade ?
Podemos comparar
Os antepassados e o meios de se expressar e se comunicar
Eram só por gestos ou registro em pedras em cavernas
E hoje em dia a gente já consegue desde muito tempo se expressar
Por meio de gestos e fala e ainda
De linguagem é ainda conseguimos também pensar..
@@luizantoniodeoliveira9974 interessante
Mas o Humano
Hoje em dia está muito evoluído
Então
Nós seres humanos
São seres racionais
Agora falando a respeito
Do bicho chamado Macaco 🐒
Aí pode entrar como ser irracionais
Que não sabe pensar e raciocinar
Igual nós humanos.
Regis Tadeu olá 👋🏽 tudo bem
Sou Fabiano da Dupla Zé Dávela & Fabiano... Amigo é a Primavera vez que vejo alguém Falar toda a verdade sobre Racismo no mundo 🌎 da música...
Cara parabéns de coração... Estou se sentindo realizado e representado por você... a verdade é doida mas também é libertadora... Eu sou um Sobrevivente do Racismo Amigo Regis tadeu... Você só falou a verdade que muitos não tem coragem de falar... Parabéns Grato.
Tem um filme que mostra isso. Regis, vc assistiu o filme "A voz suprema do Blues", com a atuação impecável da Viola Davis" ? Está na Netflix. É um filmasso e mostra essa triste realidade, principalmente antigamente. É revoltante a história, até pq ela conta como as coisas funcionavam na real. O filme é uma obra de arte. E se nao me engano, ganhou o Oscar.
Infelizmente Regis, sou preto e estou batalhando para tentar trabalhar na área de engenharia e arquitetura.....muito difícil, muito complicado não consigo entender essa odiosa perversidade..... só Deus na causa....
Sou branca e sinto vergonha e tristeza por isso.
Para ver que nada mudou. Acharam um absurdo a banda de Pixinguinha ir para a Europa, hoje um ministro da econômia acha um absurdo empregada doméstica ir pra Disney. Brasil mostra tua cara.
Regis, muito obrigada pela aula de civilidade, história da humanidade e da música. Vídeo sensacional e muito comovente.
racismo e preconceito é pecado
AQUI NO BRASIL OS HOMEMS TAMBEM NAO DAO CHANCES PARA AS MULHERES DA COR DELES ,,QUANDO FICAM MILIONARIOS ´PROCURAM CASAR COM AS LOIRAS
@@paulomoreira2207 por motivos históricos.
Ótimo vídeo! Faça mais como continuação, partes 2, 3...
Muito bom!!! 💯
Quando muleque eu sempre gostei do Bob Marley, muitos amigos e colegas sempre falava que ele era piolhento e fumador de maconha e, nunca se quer ouviu a suas músicas e sua história belíssima de luta contra o racismo e a desigualdade social. Isso não só aconteceu com Bob Marley, mas também com Tupac, racionais, Notorious big e entre muitos que eu apresentava, só por causa da sua cor.
boba marley tinha muito talento porém oque não prestava era a maconha porquê as drogas destrói as pessoas, muito seguiam é seguem eles pq era ou é usuário de maconha, em questão de não gostarem dele pela cor ae já é racismo, bom essa é minha opinião.
@@idelvanpereira6498 a questão sobre a maconha, a religião rastafari, eles usavam a maconha como um ritual espiritual, para entrar em traser.
E hoje a maconha pode fazer remédio, papel e muitas outras coisas. E em países desenvolvidos a maconha já é legalizada ou debatida.
@@fabiovicente6863 sim Fábio mas quem usa isso como Medicina é os índios do Brasil porém eles tem controle dela vc vê que eles não tem maldade porém as pessoas civilizadas das cidades não tem esse mesmo controle ela é um caminho pras outras drogas , nesses países quem vc falou que foi legalizado a maconha vc depois pesquisa um deles é a Holanda Auentou o número de cracolandias e o governo perdeu o controle O seguinte é que a mídia passa uma falsa melhora, não acredite em tudo que a mídia fala.
@@idelvanpereira6498 vou dar uma pesquisada sobre esse tema, mais o principal gatilho que leva os jovens para as drogas ilícitas, é o cigarro e o álcool, na minha humildade opinião.
Regis poderia fazer um vídeo comparando como era a realidade dos músicos negros no Brasil nos anos 20, 30, 40, 50, 60
O vídeo está maravilhoso! Vou deixar uma sugestão... O vídeo fala muito da situação dos artistas negros dos EUA, você poderia fazer um que focasse mais na realidade dos daqui. Abraços!
Nossa Régis que vídeo esclarecedor.
Deus te abençoe.
Eu morei no exterior, França e tive um caso de racismo comigo.
Mas, no geral fui muito bem tratado e recebido por onde passei.
Forte abraço p VC!
Tamanho era a diferença de tratamento que artistas negros recebiam no exterior que teve vários casos de artistas negros de blues e jazz que foram fazer turnês na Europa nas décadas de 50 e 60 e que nunca mais voltaram a morar nos EUA.
Muito bom esse vídeo, Régis, a MTV demorou para absorver muito artista preto, o Rap passou o diabo nos anos 80 até se popularizar com a fusão Run Dmc /Aerosmith, em teus vídeos; vejo muito o papel de muito músico inglês na popularização do Blues, estilo maravilhoso e essencial, músicos brancos da Inglaterra que ajudaram a reerguer muito músico fantástico de Blues que eram esquecidos ou pouco valorizados na Amerikkka, com três "k's " mesmo, como referência aos Zé gotinha americanos(ku klux klan ), sem contar o próprio Michael Jackson, James Brown, James Marshall Hendrix, etc. ..Grande vídeo e grande abraço.
Existe uma história em que a Marilyn Monroe ligou pessoalmente para um clube de jazz pedindo para que aceitassem a excepcional Ella Fitzgerald na sua programação. O dono do estabelecimento disse que só aceitaria se Marilyn fosse aos shows , e assim ela fez, sentando sempre na primeira fileira. Diz a lenda que é verdade.
Mas isso foi a décadas atrás, MANO.
@@paulojr7129 Eu sei.
É verdade sim, era o clube Mocambo, onde as grandes estrelas se apresentavam, Marilyn teve esse grande gesto o que Ella Fitzgerald foi-lhe grata até o fim da vida!
Que linda história. Duas divas.
Quem ainda tem preconceito, são pessoas ainda adoecidas na alma
Vc tem que entender que todos tem seus preconceitos, não fale como se vc fosse um ser divino sem defeito.
@@jhonatansantos9551 claro, eu tmb me incluo
o problema é que se vc perguntar quem é racista no Brasil todo mundo vai negar, mas no interior deles tá lá e um dia sem quere eles revelam.
tem que ser neutro igual Jesus Cristo ensinou não ter lado ver o próximo e amalo como a si mesmo.
Excelente comentário. E tem gente que ainda diz que hj é muito mimimi pq alguém chama a atenção por algum ato considerado racismo.
Sempre gosto muito dos seus vídeos, mas diria que esse superou todos os outros. Foi um vídeo histórico. Parabens!!!
Regis, meu respeito a você.
Tratou do assunto sem ser piegas e com a seriedade que merece, além de trazer fatos relevantes. Muito obrigada!
Nem o Elvis teria alcançado fama caso o tom da pele fosse negra. Muito triste tudo isso....😢😢
Ótimo vídeo 👏👏👏👏👏
Eu fico pensando
Como que pode!
Somos todos iguais perante os olhos do Senhor.
Ninguém é melhor que ninguém
Muito relevante e necessário trazer esses exemplos na música, principalmente antigamente e perceber como evoluímos pouco, pois nos dias de hoje ainda vimos absurdos como este atualmente.
Regis poderia fazer um vídeo comparando como era a realidade dos músicos negros no Brasil nos anos 20, 30, 40, 50, 60
Excelente ideia.
Puxa! Que aula! Necessário conteúdo.
Esse video é perfeito. Pode providenciar a parte dois a parte tres a parte quatro pois o assunto pede. Parabens
Um dos melhores vídeos professor Regis. Só confirmou as minhas leituras e observações de anos a respeito da base e influência da música pop até os dias de hoje. Deveria ter parte 2 de racismo no Brasil.
Vídeo necessário, Régis! Parabéns!
O racismo é uma das piores e mais repugnantes mazelas da humanidade. Eu não consigo entender como que alguém despreza outra pessoa apenas por causa da cor da pele. Editando só para parabenizar pelo excelente vídeo!
Racismo existe sim... principalmente na classe artística, desculpa, mas é verdade. Realmente. Você é muito lúcido nas suas falas. Verdade.
Regis poderia fazer um vídeo comparando como era a realidade dos músicos negros no Brasil nos anos 20, 30, 40, 50, 60
No esporte também existe, mas não deixa de premiar quem merece independente da cor. No fisiculturismo, os maiores vencedores do Mr Olympia são Ronnie Coleman e Lee Raney, cada um vencendo 8x.
Racismo na música existe principalmente no Rock,soma-se também o machismo.
@@alexandregomes4910 O que é muito irônico, porque o rock surgiu com uma mulher negra
Adorei Régis o seu vídeo parabéns pelo belo trabalho E digo que Tinha que ter neste mundo desigual mais pessoas
Assim como você que trata todo mundo do mesmo nível e da mesma forma sem descriminação pois é assim que todos
deveriam de ser pois o mundo se tornaria um mundo melhor se todos pensassem e agissem como você Régis mais uma vez um muito obrigado!!! 🙌🏿👏🏾🙌🏿👏🏾 Seus vídeos são muito bons 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🙌🏿🙌🏿🙌🏿
Régis Tadeu gosto da maneira sincera e verdadeira que você aborda os assuntos muito obrigado por esse video
Nunca pensei sobre essa ótica, do sucesso do MJ associado a sua "branquitude". Reflexão perfeita!
Obrigado Régis, conteúdo riquíssimo.
Que excelente resenha! Parabéns Regis pelo seus conteúdos, sempre trazendo informações e fazendo a gente refletir!
Um dos melhores vídeos que já assisti no seu canal! 🖤
Aqui no Brasil a celebridade atual que mais sofre com essa questão de racismo é a Ludmilla... Lembra, Tio Régis, daquela história em que um jornalista idiota a chamou de "macaca" em seu telejornal ao vivo? E o pior é que ainda tem gente que vai na onda desse cara para difamá-la... Eu não gosto dessa artista e nem sou a favor de suas decisões sobre sua vida pessoal, mas acho que é bom passar este recado aos "acéfalos preconceituosos" que ainda reinam por aqui. CHEGA! RACISMO NÃO!
Que jornalista fez isso , eu nem soube
@@danilosoares5996 É um repórter do SBT conhecido como: “Marcão do Povo”
excelente vídeo Régis 👏👏👏👏👏
Fantástica a abordagem desse tema na música. Parabéns 👏
Vídeo top d+... Parabéns Régis.
Excelente vídeo!!!
O cantor gospel Leonardo Gonçalves (homem branco) já relatou como as pessoas o receberam no meio gospel, ele é conhecido pelos melismas e as pessoas o amam por isso. Mas quando outros artistas do meio gospel faz o mesmo e com excelência como o Tom Carfi, Eli Soares, o que tem de comentário dizendo: "Que exagero" "É pra se mostrar" "isso não é música de verdade" entre outras ofensas.
Daí vc ver, Artistas negros com habilidades meslimaticas, hoje, são totalmente esquecidos sempre fazerem isso, muita gente nem sabe.
Excelente vídeo. Muito informativo.
Esse vídeo é importantíssimo, Regis. Deveria viralizar nas redes sociais.
Régis boa tarde! Posso dizer com todas as letras que foi o seu melhor vídeo até hoje, e agradeço demais por essa verdadeira aula de história da segregação que infelizmente ainda existe.
Regis Tadeus prestando um grande serviço pra sociedade ! E fazendo com maestria e sensatez, diferente da galera do Twitter
Régis, aproveitando sobre o tema do racismo, vc podia fazer um vídeo falando sobre o programa Soul Train e como impactou a cultura negra dos anos 70.
Régis, no caso brasileiro, ainda tem muitos exemplos até mais recentes, como do Wilson Simonal, do Tony Tornado, Tim Maia, com certeza, os caras do samba e do rap, o Derrick Green quando entrou no Sepultura, etc e etc!!!
E sobre o Michael Jackson: Acho que ele teria um alto nível de idolatria, mas não o mesmo se ele se mantivesse preto, como estava no Off the Wall, se ele incorporasse a persona de sex symbol, de macho alfa, de galã, tipo o Lenny Kravitz ou o Marvin Gaye, que ele nunca teve, aliás...
E parabéns pelo vídeo, ficou longo, mas valeu muito a pena!!!
Por isso adoro seu canal sempre aprendo! Excelente resenha!
Olá obg por apresentar esse trabalho para nós.
Parabéns por essa ótima análise, Sr. Regis Tadeu. Uma verdadeira aula , abrangendo o racismo no meio musical.
Conteúdo excelente e riquíssimo! Gratidão! ✨👏
Eu nunca sofri racismo.
Porque deve ser uma dor que dói na alma.
Qual é a sua cor ?
Muito bom e extremamente necessário, Regis!
Regis expondo os bastidores 👏👏👏👏
Por que o maravilhoso festival Summer of Soul, ocorrido em 6 domingos de verão em 1969 no Harlem - NY , reunindo multidões e onde se apresentaram lendas como Stevie Wonder, Nina Simone, The 5th Dimension, Mahalia Jackson, The Staple Singers, Gladys Knight & the Pips, Blinky Williams, Sly and the Family Stone e Chambers Brothers passou praticamente despercebido enquanto Woodstock era exaltado? Felizmente as gravações, consideradas desimportantes à época, foram encontradas e viraram um imperdível documentário dirigido por Ahmir "Questlove" Thompson, disponível no Star+ . Imperdível!
Com relação a sua pergunta fiquei bastante intrigado...
Confesso que não tinha pensado nisso.
Baita vídeo necessário
Obrigado, Regis!
Por favor,faça um vídeo se possível sobre a Olivia Newton John.Os bons artistas merecem respeito e homenagem.Grata.
Espera aí,.. a Olivia, musicalmente, não tem quase nenhuma relevância. A fama dela se deve quase que exclusivamente aos saudosistas do filme Grease.
@@ricardomenezes1223 procure saber da vida artística dela que vc vai ver sim, ela teve muita relevância na música. Ganhou vários prêmios nos seus álbuns.
@@ricardomenezes1223 pelo seu avatar do disco do Pink Floyd, você deve curtir música boa, mas devo discordar sobre a Olivia. Ela teve relevância sim na música pop nos anos 70 e 80 e colocou muitas canções nos primeiros lugares das paradas do mundo todo e que tocam até hoje
@@zakelad
Eu só lembro de uma música dela. Não acho grande coisa. Eu nem lembrava mais dela.
@@ricardomenezes1223 Ela Criou O Hino das Academias de Ginástica; É Só Ouvir a música "Físical, Físical!" e na hora me vem na cabeça, a imagem do pessoal malhando!
NUNCA HAVIA PENSADO NISSO, APRENDENDO NESSA REDE SOCIAL.ISSO É CONTEÚDO ❤❤❤❤
Gostaria Régis que você fizesse um vídeo sobre o LENDÁRIO SOUL TRAIN DON CORNELIO
Que vídeo NECESSÁRIO!!!!
Mais um vídeo de extrema importância para nossa atualidade, onde o racismo é embutido no meio artístico disfarçado pela promoção da cultura negra apenas com o intuito de atingir fins lucrativos enquanto nos bastidores o filho chora e a mãe não vê, ou seja os maus tratos as indiferenças reinam tripudiando os artistas negros, ótimo vídeo Regis forte abraço!!!
Parabéns pelo vídeo, Régis! Se estendermos para a Tv e Cinema, o racismo ainda é pior. Tem o caso de Wilson Simonal também, que apesar de ter errado, com certeza foi destruído por ser negro. Quanto ao Michael, também é uma dúvida que eu tenho se ele atingiria tal patamar se tivesse continuado com a pele negra. Porém, registre-se que quando ele começou a atingir esse patamar com Thriller, ainda tinha a pele negra.
inacreditavel em 2022 ainda ter gente supondo que o Michael Jackson "mudou" de cor por estética!
Muito bom Régis 👍👍👍👍👍👍👍👏👏👏
Obrigada pelo vídeo!!!
Não mesmo (para a pergunta final). Esse vídeo foi sensacional, parabéns pelo trabalho Regis! Michael Jackson também sofreu um racismo pesado e, assim como o músico erudito que você mencionou, ele também se esforçou o dobro pra se sobressair e conseguiu (claro, aliado ao talento). Ele mesmo colocou como meta de um dia as revistas que o rejeitaram e a mtv que não mostrava suas músicas (e de artistas negros - apenas de madrugada) não teriam escolha senão implorar por sua imagem. Mas acho que esse racismo aliado as críticas duras do pai desde pequeno o fizeram sim mudar de imagem. Não estou negando o vitiligo, mas é nítido que ele foi levado à odiar a própria imagem eventualmente.
Exatamente isso, O Michael Jackson foi massacrado pela imprensa muito por sua cor, muitos abusadores reais estão em Hollywood de boas( porém são brancos) o Michael foi massacrado sem provas algumas , a América ñ conseguiu tolerar um rei negro .
Michael Jackson , além de rascismo , sofreu na mão do pai violento e controlador desde criança 😢
@@vivianegorethigomes2516 Pra mim era um querido , um guerreiro de vdd.
Miguel Jacson nunca sofreu RACISMO. É o rei do pop
Seus vídeos são uma verdeira aula. Parabéns 👏👏👏👏.
Beatles foram muito importantes nessa luta contra o racismo.
Eu tô lendo esse livro e é simplesmente maravilhoso, dá vontade de voltar no tempo!
Excelente abordagem. Triste esses intermináveis episódios de racismo. O maravilhoso filme A Voz Suprema do Blues emociona bastante nesse sentido.
Estava em uma live e observei pessoas mostrando se boa índole, bom senso e coisa e tal, até que foi falado sobre racismo. A maioria principalmente homens falam: De novo essa coisa de Racismo... Agora não dá pra fazer nada e falar nada...
Acho um absurdo que tenha gente que pense assim. Com certeza não são eles que sentem literalmente na pele a dor da discriminação. Algo muito grave tratado como banalidade.
Empatia passou longe e mandou lembranças... Triste!
O caso dele foi racismo claro. As vezes tem mimi, mas o deles foi claro. A mulher falou pra giovana: Tira seus filhos pretos daqui. Se isso nao é racismo nao sei o que é
Cada um sente de um jeito ninguém é obrigado a fazer nada, e alarde demais gera obrigações sociais que nem todos concordam. Deixa o povo em paz também! Racismo é de todo lado. Quer acabar com ele ou não?
@@TiagoEliasu cara falaram " tira seus filhos pretos daqui". Ja imaginou se fosse seus filhos?
@@TiagoEliasu As obrigações sociais são as que de fato devem ser cumpridas. Você não é obrigado a gostar ou ter afinidades com pretos ou outras etnias diferentes da sua, mas é obrigação você ter e manter respeito com elas.
@@lucianahell comentario obvio. Quando a pessoa se sente "dolorida" por qualquer coisa que lembre a sua própria cor fica difícil. Não me sinto incomodado de ser chamado de índio como todos me chamam. Bom etc. Tem gente escrota sim, mas do jeito que estão concertando só estamos individualizando mais as pessoas. Bola pra frente.
Um dos melhores vídeos que assisti.
O racismo é uma lástima.
Obrigado Régis Tadeu POR mais essa aula
Esse vídeo é uma vídeo aula. Obrigado, Régis.
O início fecundo do Blues foi com pessoas negras, e, como se imagina, o público não apreciava em sua completude a música feita por eles, muito por conta da cor da pele, a exemplo de Little Richard, Chuck Berry, Willie Dixon, BB. King etc...
Que coisa mais triste.Coisa horrorosa!O racismo parece nunca ter fim.É Repugnante isso!😭😢😢😢😢😢
A cor da pele não muda a qualidade vocal e a genialidade de M.Jackson!
Mas a cultura sim ! Michael cresceu e foi criado com a cultura dos negros .. que n é a mesma dos brancos.
Regis que video sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 estou estarrecido é inacreditável essas histórias que você contou infelizmente Régis acho que o racismo nunca irá acabar lamentável 😥😓
O racismo tá em todas as partes até aonde você jamais imaginaria.. isso é um absurdo
Sensacional Regis. Triste realidade vc é um professor maravilhoso.
Nunca sofri racismo, pois sou branco. Mas quando morei em São Paulo sofri muito preconceito por eu ser nordestino. Diariamente eu era vítima de piadinhas, chacotas e olhares tortos. Passei 18 anos em São Paulo. Em 2011 apareceu uma oportunidade de trabalho em Maceió/Alagoas, resolvi deixar São Paulo e voltei pro Nordeste. Hoje estou muito bem, vivendo entre meus pares, livre do preconceito.
@@solalves7795
O problema é que o nordestino é tratado em São Paulo como um inferior, um incompetente, que chegou em São Paulo porque é um fodido e estava passando fome no nordeste.
E eu, carioca, em Santa Catarina, final dos anos 90. Quase desenvolvi uma fobia social.
Se nao é com a cor da pele , o ser humano sofre com algum tipo de preconceito. Basta vc ser um pokinho diferente que pronto ja é motivo de chacota. Ser humano deu super errado
@@andrecastanho6833
Trabalhei em uma empresa em São Paulo, onde eu dividia uma sala com dois negros. Quase que diariamente eles faziam piadas com nordestinos e gozavam do meu sotaque pernambucano e com algumas palavras que eu falava que não faziam parte do vocabulário deles. Certo dia, não aguentado mais, reclamei das gozações e disse que eles eram preconceituosos. Um deles respondeu: "Mas é só brincadeira, não tem nada a ver com preconceito". Eu respondi "Só brincadeira? Se todo dia eu fizer piadas com pretos duvido que vocês vão achar que são apenas brincadeiras". Me acusaram de racismo por eu ter falado isso. Depois disso eles pararam com as gozações. Tem gente que só aprende quando leva na bunda.
@@ricardomenezes1223 o ser humano precisa parar de achar que é piada quando o outro nao ri. Uma coisa é uma brincadeira com amigo proximo outra é com alguem que vc mau conhece. Todo mundo tem preconceito e precisamos repensar isso...
Este vídeo precisa ser reproduzido nas escolas, OBRIGADA Regis, como artista e educadora estou sentindo orgulho alheio!
Vídeo Excelente Régis 👍👊🤘😎🤘
Seu mto teu fã! Sempre joga no vento, à real! Independente de qualquer, assunto seja. Doa a quem doer! Obrigado Régis!👊🏿🤝🏿
As duplas sertnejas tem um padrão, sempre brancos, com o mesmo visual. Preto pra entrar nesse meio tem que ser costa quente.
O falecido ator Milton Gonçalves tbm sofreu preconceito quando era jovem era proibido se entrar em clubes.
Parabéns Régis. Eu, desconhecia grande parte desse racismo sofrido por esses artistas. Exceto o do Mile Davis, que já conhecia de um documentário sobre sua vida.
Regis. Parabéns pelo vídeo. Essas histórias são chocantes. É estarrecedor.
Tio Régis, muito por obrigado por este vídeo, que contém histórias inaceitáveis que nos sensibilizam e alertam para que estejamos vigililantes e combatentes para que nenhuma pessoa jamais seja vítima desse tipo brutal de violência.
Gordinho bonitinho, lindo, gatinho
@@dafne1829 Aff, que fogo no rabo!
"Parabéns Reggys Thadeu pelo video ficou sensacional muito bem explicado eu gosto e admiro sua sinceridade e coragem pra falar desses assuntos:confesso Q fiquei horrorizado em saber dessas coisas eu imaginava sim q'existia e aínda existe racismo maís num sabia de tal fôrma especialmnte nós EUA hj infelizmente não mudou muita coisa o racismo infelizmente inda tá muito forte no méio dá sociedade pura ingnorancia infelizmente,,
Esse vídeo é uma aula 👍👍👍👍👍
Amei essa aula de história do racismo na indústria musical. Parabéns
Um vídeo da Sister Roseta seria beeemmm legal!
Amei esse video my God 🇺🇸 & 🇧🇷 thank you my brother Regis.
No início dos anos 80, Paulo Cezar Cajú, Tri campeão mundial de Futebol no México, jogava no Grêmio e foi em um churrasco numa propriedade rural de um cartola do clube. No barracão onde estava sendo realizado o churrasco, havia uma placa para todo mundo ver; " Proibida a Entrada de Negros". Ele virou as costa e foi embora. E a presaram-se e lhe dizer que "ele" podia entrar. Foi embora do mesmo jeito.
Resenha perfeita!
Vídeo sensacional. 👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️
Estamos bem longe de um mundo amigável.
@@luizantoniodeoliveira9974 sempre foi assim.
Triste! Isso me lembra de uma história de um cantor negro que tocava muito bem, e por ele ser preto, diziam que ele não poderia ser tão bom e tinha feito um pacto para ter esse talento rs. Cara isso é inacreditável 😐
Isso sem falar o caso do Derrick do Sepultura, que quando entrou na banda sofreu bastante racismo. Coisa abominável, mas infelizmente ainda existe.
Pois é ainda mais hoje em dia que qualquer fucking coisa que se diz já é traduzida como racismo. Coisa que não casou bem com a geração passada que brincava com qualquer coisa ou característica. Obviamente sem o intuito de ofender
Sem que não tem nada haver,mas senão me engano,os Beatles se recusavam a tocar em lugares que segregavam negros,ou seja,eles tinham uma mente muito aberta pra sua época,já que já se esperasse que eles fossem racistas.
@@cosmicparsec9463 As pessoas podem até argumentar : ". Beatles não fizeram mais que a obrigação " Mas,tem que levar em conta que pra época,isso foi transgressor,de certa forma.
@@cosmicparsec9463 realmente... o rock é um gênero em que, não só tem poucos negros, como também poucas mulheres se comparado ao samba e ao jazz, por exemplo
@@alexs.s7861 parece que a Inglaterra não segregava tanto quanto nos EUA. Beatles, Stones, Led Zepelin...todos fans de música negra.
Que aula meus amigos, um excelente vídeo... e sim Michael Jackson preto não ia SER metade do que foi, grande verdade✔👍e olha que era o MJ.