Memórias do Subsolo, do Dostoiévski , com 27% de desconto: amzn.to/3jyXhvb (não esqueçam que dá pra pegar os livros recomendados no vídeo pelo nosso link COM DESCONTO e ainda ajuda demais a gente!) Crime e Castigo, também com quase 30% de desconto: amzn.to/2SwYFCG Os Irmãos Karamazov, fechando as recomendações de Dostoiévski, mais de 35% de desconto: amzn.to/2SudOVb Eu vi Satanás cair como um relâmpago, do Rene Girard , 22% de desconto: amzn.to/34r2EpU Dostoievski, do duplo à unidade, também do Rene Girard , 24% de desconto: amzn.to/2GkGE8c Valeu mesmo pela força!
Esse foi o primeiro livro que me impactou pela identificação. Foi muito estranho sentir rejeição, nojo, pena do Homem do Subsolo, e ao mesmo tempo, me identificar com ele.
Constatações óbvias: puta q pariu video foda, sensacional. Na real conforme vc falava eu só pensava: "tá, quando ele mencionar memórias póstumas de Brás cubas?" Que acho q casa muito bem. O olhar irônico perante a sociedade brasileira do Machado de Assis é só foda demais, assim como o próprio Brás cubas é tão produto quanto perpetuador daquela sociedade.
@@VintemTraducoes bom a elite brasileira sempre evitou a industrialização, afinal sempre teve foco agrário, como o açúcar o ouro q não durou tanto assim e depois o café por isso a escravidão demorou pra acabar, pq né, com uma economia agrária era preciso escravos para o trabalho e até hj essa elite resiste a desenvolver o país e o pobre acaba indo na onda e tendo um comportamento similar. Foi mal falei demais, sorry.
@@italonery9120 eu não sou muito bom nisso, não estudei muito nem tão afundo mas um dos motivos para o fim da escravidão não foi para esses mesmos se tornaram consumidores? então qual classe representaria esse interesse nos consumidores?
@@LuizHenrique-ki1qg bom, sim e não, sim pq era muito mais um interesse ingles para expandir o mercado consumidor, enquanto mantinha seus consumidores na impossibilidade de se desenvolver, para não ser uma ameaça. E não pq como eu disse, durante toda sua trajetória o Brasil era agrário e sempre resistiu as indústrias para não mudar o as estruturas sociais e ainda assim a Inglaterra venceu pq com a libertação dos escravos as pessoas ficaram divididas ao mesmo tempo q se gerava um novo mercado pra eles(não q todos os negros começaram a trabalhar de imediato, sabe... racismo).
Mais um vídeo incrível, chega até ser assustador ver essa "decadência do homem" aparecendo sutilmente nesses movimentos masculinos que vem surgindo seja no mgtow que distorce toda a forma da mulher, ou nos próprios vídeos de aumentar a alto estima e seduzir mulheres. Em um primeiro momento pode até ajudar eles, mas com o tempo parece que eles começam a se desligar da realidade e focar em um individualismo narcisista doentio da mesma forma que vc explicou no vídeo.
4 года назад+22
Especialmente o parágrafo sobre dor de dentes, sobre o prazer em exercer alguma forma de poder sobre quem está em sua volta como uma forma bem mesquinha de compensar a impotência diante da natureza é algo que sempre me faz lembrar o princípio do prazer definido por Freud, aliás em todo o livro, de forma mais ou menos intensa, costumo me pegar pensando nisso pois todo esse personagem que ele cria para si a fim de tornar a vida suportável, justificar suas atitudes controversas ainda que sejam carregadas de angústias e outros sentimentos desagradáveis, ainda assim são norteadas pelo prazer e essa coisa doentia é o que torna o livro tão lindo e é a principal característica dos livros de Dostoievski escritos depois da prisão: cada livro é como se olhar no espelho e se ver "forçado" a se ver num espelho e encarar o que sempre viramos a cara e ainda assim há prazer nisso, se não houvesse prazer não iríamos ler com tamanha imersão.
Difícil de digerir, tenho o livro e já o li duas vezes. Assisti táxi driver esse mês e não sabia sobre a inspiração no livro, mas só conseguia pensar nisso. Ao final fui assistir alguns vídeos sobre o filme e a moça citou essa inspiração, eu fiquei assustado, assustado com as semelhanças, assustado como quando li o livro. Dostoievski sempre vai falar cmg.
baita vídeo como sempre, otavio! lendo dostoievski penso muito sobre uma análise da masculinidade de personagens como o homem do subsolo e raskolnikov, claramente ligada a seus problemas com a sociedade. apesar do rodion ser mais contestador de uma maneira geral, os dois só conseguem praticar essa superioridade que concebem em pensamento quando subjugam mulheres. além disso, fica claro como é excruciante para ambos se dobrar aos homens modernos - brutos e práticos - que tanto ameaçam suas autoafirmações românticas. sobre essas questão da fissura da sociedade moderna e como existir sentindo-se um sujeito deslocado eu gosto de pensar que alguns poetas como baudelaire, lautreamont, drummond, hilda hilst, roberto piva, entre muitos outros; podem nos oferecer caminhos para superar esse vício romântico de inação venenosa. gosto muito de quando vocês trazem literatura para o canal, melhorou bastante meu dia péssimo. um abraço!
Dostoiévski muda a sua percepção acerca das nuances da nossa existência cotidiana; o anti-herói está em nós todos, por isso tamanha a identificação com tantos personagens da obra dele. O homem é apaixonante. Parabéns pelo vídeo, formidável!
É interessante que subsolo pode ser visto como "esgoto" ou também como "subconsciente". O homem do subsolo somos nós despidos da máscara social. É o vil que o poeta brasileiro fala, é o homem que tem inveja, que quer esmurrar algo bonito (como Tyler em o clube da luta diz), é o homem.
pior q deu acaso d eu ta lendo mt coisa q flaa sobre o dostoievski. Lukacs, girard, e o próprio dostoevski. As ideia acabaram nascendo fácil tendo tanta referência pica em volta
Não canso de assistir esse vídeo! No começo eu assistia por causa do filme taxi driver, mas decidi dar uma chance para o livre Memórias do Subsolo e valeu a pena. Obrigado por existir quadro em branco!!!
Fiquei impactado e interessado em reler esse conto do Dostoivski. Li aos 20 anos. Tenho mais de 50! É outra abordagem. E esses tempros são absolutamente estranhos! Muito bom! Parabéns pela análise!
Ele tava la de boa numa daquelas apresentaçoes de pinturas,ate que passou por um quadro em branco e resolveu perguntar a seu criador qual era o significado daquele quadro,entao o criador respondeu "Isso que vc esta vendo representa o seu ontem,o seu hoje e o seu amanhã" essas palavras tocaram ele tao profundamente que acabaram ficando marcadas pra sempre em seu coraçao,e dai surgiu a ideia de criar o canal
@@fritocooper7763 Eu tava só sendo poético,na vdd eu nem sei o motivo desse nome,apenas falei a primeira coisa que me veio a mente kkk e pelo numero de likes pelo visto o povo gostou
Quando li um notas de subsolo me identifiquei mt, inclusive mostrei a meus pais algumas partes pra mostrar como eu me sentia kkkkk Vou reler este livro após alguns anos, em q mudei muito qm sou. Otimo video
Memórias do subsolo é um livro q de certa forma mudou a minha vida. Eu me identifiquei demais com o personagem e isso foi muito assustador, mas ao msm tempo foi catártico, pois me ajudou a querer mudar e sair da solidão q eu me encontrava.
Deixo, aqui, um comentário que redigi em resposta à outra opinião expressada em um vídeo que abordava a mesma temática, aonde o autor da observação supracitada, citou a obra " O Alienista", e as dicotomias do ser humano, a imensidão das dualidades, e, também, por vezes, inocuidade, as quais faziam de Travis, antes de tudo, um ser "normal". Segue : Muito bom comentário. Essa foi, desde o início, a minha principal visão do filme ; Travis é, acima de tudo, um ser humano no auge da normalidade, justamente pela sua fragilidade. A mesma pode não ser virtuosa, sendo, alias, repudiável até um determinado ponto, dependendo de quem a observa. Mas, novamente, humana. Um ponto que considero crucial, é o facto de que Travis pode se enquadrar em uma personagem um tanto quanto sensível, que acaba por absorver muito do que existe ao redor dele, e, por falta de uma autorregulação intrapessoal eficiente, acabou deixando-se levar pela perspectiva do lado mais sombrio dele, uma persona de justiceiro ; Olhando por uma óptica externa, talvez, se ele conseguisse canalizar tais energias para alguma modalidade esportiva, ou para o hobby da escrita já utilizado por ele, sem querer buscar algo além, talvez conseguisse domar essas ideações violentas. Penso que a tentativa de suicídio dele, demonstra que é um indivíduo que sentiu-se culpado, mesmo fazendo um ato "correto", o que, novamente, acentua a sua dicotômica personalidade. Penso que ele não seja um psicopata. Partindo do ponto de vista psicológico, acredito que ele possa identificar-se como um indivíduo que não soube lidar com sua solidão, e, a partir dos gatilhos emocionais, desenvolveu um quadro de depressão e psicose, aonde características inatas de sua personalidade que estavam sublimadas - Propensão á violência , por exemplo - o fizeram agir de uma forma um tanto quanto sociopática, buscando, sobretudo, uma assertividade de sua masculinidade e também da sua existência. Em uma entrevista, Paul Schrader diz que o subconsciente de Travis o fazia buscar situações que o deixassem raivoso, para dar uma justificativa ao mal estar que o mesmo sentia. Faz sentido, visto o fato de que ele não estava sabendo lidar com as situações que ele via na noite. O mais racional seria trabalhar em alguma outra profissão, ou em outros horários. Após tudo isso, ele parece ter feito as pazes com ele mesmo, tal e qual como foi muito bem pontuado no fim do vídeo. Ao fim E ao cabo, penso que Travis é apenas uma pessoa comum e do bem, que estava sendo condicionada por diversas questões internas que acabaram sendo trazidas à tona de uma forma não muito saudável. Grande vídeo. Uma sugestão : "You were never really here" com Joaquin Phoenix. Estética parecida com Taxi Driver.
Cara, amo seus videos. Mas, poderia fazer um video sobre everything? É um jogo que pode ter um papo bem filosófico e tbm, têm dentro dele um ensaio filosófico que fala sobre o jogo ao mesmo tempo que não fala sobre ele. Acho que seria legal um video dele.
Isso me lembrou da teoria Eu-Tu do Martin Buber, ele fala do modo Eu-Tu como a relação do sujeito com uma alteridade, com a diferença do outro. O outro modo é o Eu-Isso, o modo de causalidade, o modo de achar uma funcionalidade do outro, objetificação da diferença para sua utilidade e sua explicação. Acredito que os escritos do Dostoiévski representam muito bem o excesso de relações Eu-Isso na contemporaneidade, limitando a vivência do sujeito com a diferença constituinte de cada um, causando o aprofundamento de uma relação Eu-Isso consigo mesmo, já que o homem não se faz sozinho, existir é afirmar o outro.
Acabei de assistir Taxi Driver. É aquele tipo de filme que a gente gosta, mas fica se perguntando "o que é isso que eu acabei de assistir?". Achei sensacional essa análise do filme. Valeu!
Eu fico mt puto quando eu estou totalmente imerso no vídeo e no conteúdo e então, do nada, toca um anúncio todo colorido e feliz e cheio de barulho tirando toda e qualquer imersão que eu ainda tivesse. Indignação
Acho normal, ja me vi muito parecido com as ideias de dosto... ha um tempo atrás. Hoje evolui muito espiritualmente e me encontrei, acho que as vezes que nós militamos a pontos que nos oferecem, mais podemos olhar alem desses pontos até criar os nossos.
VIDIOS necessários dms e esse é um desses Esperando a análise de vcs sobre o K a m a i t a c h i (Rafa) adoraria ver um vídeo de vcs sobre esse artista tão versátil e com um talento incrível, o diferencial que ele trás e que pessoas não conseguem fazer oq ele faz.
Alguns filmes além de Táxi Driver que tem a ver com o conteúdo do vídeo; O Operário Coringa O Abutre Clube da Luta Um Dia de Cão Você Nunca Esteve Realmente Aqui
Podem ter uma consistência construtiva um pouco comparativa com táxi driver realmente. Ademais, são estruturas completamente diferentes, além de seus objetivos. Já com o livro de dostoi, é bem diferente. Na verdade ele deveria ler umas duas ou três vezes antes de fazer o vídeo. Foi bem errôneo e medíocre em alguns momentos. No mais, videozinho legal.
esse livro é um dos melhores que já li, roubei na biblioteca da minha escola e tenho ele até hj roubei humilhados e ofendidos tambem na escola e tô lendo ele atualmente Dostoievski é um dos meus escritores favoritos
Dostoiévski é muito bom. O primeiro livro dele que li foi Memórias do Subsolo. Gostei tanto que comprei e li, logo depois, "Crime e Castigo", "O Idiota" e "Os Irmãos Karamázov". Também tenho "Os Demônios" aqui pra ler.
Feliz em saber que não sou a única que já roubou livros da escola. Porém juro que foi por esquecimento. Fiquei com vergonha de devolver e ao mesmo tempo com medo de pagar uma multa mto alta, mas quando lembro que eu era a única que lia literatura russa e tantas outras na minha escola me sinto menos culpada
Antes foi Losurdo, agora foi Lukács. O Quadro em Branco cada vez mais se enquadra na inevitabilidade contemporânea de se olhar as questões pela ótica materialista dialético-histórica, mesmo se tratando de um tema individualista.
Tem um mangá/anime chamado mahoutsukai no yome, ele tem diversas mitologias, crenças e histórias antigas, acho q seria interessante um vídeo sobre ele da sua perspectiva da obra
Memórias do Subsolo, do Dostoiévski
, com 27% de desconto: amzn.to/3jyXhvb (não esqueçam que dá pra pegar os livros recomendados no vídeo pelo nosso link COM DESCONTO e ainda ajuda demais a gente!)
Crime e Castigo, também com quase 30% de desconto: amzn.to/2SwYFCG
Os Irmãos Karamazov, fechando as recomendações de Dostoiévski, mais de 35% de desconto: amzn.to/2SudOVb
Eu vi Satanás cair como um relâmpago, do Rene Girard
, 22% de desconto: amzn.to/34r2EpU
Dostoievski, do duplo à unidade, também do Rene Girard
, 24% de desconto: amzn.to/2GkGE8c
Valeu mesmo pela força!
Salve, Otávio! Meu professor vai apresentar online o monólogo Memórias do Subterrâneo. Eu acho genial!
Da pra achar ingresso em www.tocadojacu.com.br
Já comprei o meu, pelo vídeo já dá para ver que será uma ótima leitura.
fazia tempo q eu não via um vídeo tão "quadro em branco" do quadro em branco. me lembrou muito dos vídeos de 2017/18 e eu amei
Também adorei, um clima que parece que ele esta de fato falando na tua frente e contigo.
De fato, com esse clima de suspense
Verdade
A esseencia dele
Eu tava com uma saudade de vídeo assim
Real man,acho que você quer dizer um video ensaio ne
Esse canal é necessário demais, meu preferido.
Falam isso do Filipe neto
Atire a primeira pedra quem não se identifica nem um pouquinho com o homem do subsolo
Tenho 3 pedras aqui,uma grande,uma media,e uma pequena,escolhe ai qual vc quer que eu atire na sua cabeça?
me
Li o livro há alguns anos e lembro que me identifiquei tanto na época que chega doeu.
@@amandaleite4926 Acabei o livro dias atrás, dói e não dói pouco não kkkkkkkkk.
@@kamen6009 parabéns
Caralh*, mergulhei fundo no vídeo
afunda no abismo do like
Esse foi o primeiro livro que me impactou pela identificação. Foi muito estranho sentir rejeição, nojo, pena do Homem do Subsolo, e ao mesmo tempo, me identificar com ele.
"Afinal o que um homem decente pode falar com mais prazer do que sobre si mesmo?"
E vamos de crise existencial...
Akakakak
Constatações óbvias: puta q pariu video foda, sensacional.
Na real conforme vc falava eu só pensava: "tá, quando ele mencionar memórias póstumas de Brás cubas?" Que acho q casa muito bem. O olhar irônico perante a sociedade brasileira do Machado de Assis é só foda demais, assim como o próprio Brás cubas é tão produto quanto perpetuador daquela sociedade.
@@VintemTraducoes bom a elite brasileira sempre evitou a industrialização, afinal sempre teve foco agrário, como o açúcar o ouro q não durou tanto assim e depois o café por isso a escravidão demorou pra acabar, pq né, com uma economia agrária era preciso escravos para o trabalho e até hj essa elite resiste a desenvolver o país e o pobre acaba indo na onda e tendo um comportamento similar. Foi mal falei demais, sorry.
@@italonery9120 eu não sou muito bom nisso, não estudei muito nem tão afundo mas um dos motivos para o fim da escravidão não foi para esses mesmos se tornaram consumidores? então qual classe representaria esse interesse nos consumidores?
@@LuizHenrique-ki1qg bom, sim e não, sim pq era muito mais um interesse ingles para expandir o mercado consumidor, enquanto mantinha seus consumidores na impossibilidade de se desenvolver, para não ser uma ameaça. E não pq como eu disse, durante toda sua trajetória o Brasil era agrário e sempre resistiu as indústrias para não mudar o as estruturas sociais e ainda assim a Inglaterra venceu pq com a libertação dos escravos as pessoas ficaram divididas ao mesmo tempo q se gerava um novo mercado pra eles(não q todos os negros começaram a trabalhar de imediato, sabe... racismo).
Mais um vídeo incrível, chega até ser assustador ver essa "decadência do homem" aparecendo sutilmente nesses movimentos masculinos que vem surgindo seja no mgtow que distorce toda a forma da mulher, ou nos próprios vídeos de aumentar a alto estima e seduzir mulheres. Em um primeiro momento pode até ajudar eles, mas com o tempo parece que eles começam a se desligar da realidade e focar em um individualismo narcisista doentio da mesma forma que vc explicou no vídeo.
Especialmente o parágrafo sobre dor de dentes, sobre o prazer em exercer alguma forma de poder sobre quem está em sua volta como uma forma bem mesquinha de compensar a impotência diante da natureza é algo que sempre me faz lembrar o princípio do prazer definido por Freud, aliás em todo o livro, de forma mais ou menos intensa, costumo me pegar pensando nisso pois todo esse personagem que ele cria para si a fim de tornar a vida suportável, justificar suas atitudes controversas ainda que sejam carregadas de angústias e outros sentimentos desagradáveis, ainda assim são norteadas pelo prazer e essa coisa doentia é o que torna o livro tão lindo e é a principal característica dos livros de Dostoievski escritos depois da prisão: cada livro é como se olhar no espelho e se ver "forçado" a se ver num espelho e encarar o que sempre viramos a cara e ainda assim há prazer nisso, se não houvesse prazer não iríamos ler com tamanha imersão.
Difícil de digerir, tenho o livro e já o li duas vezes. Assisti táxi driver esse mês e não sabia sobre a inspiração no livro, mas só conseguia pensar nisso. Ao final fui assistir alguns vídeos sobre o filme e a moça citou essa inspiração, eu fiquei assustado, assustado com as semelhanças, assustado como quando li o livro. Dostoievski sempre vai falar cmg.
Me lembro que a uns anos me identificava muito com o "homem" do subsolo, isso me assustava. Hoje diminuíram as semelhanças, mas ainda sinto esse medo.
baita vídeo como sempre, otavio! lendo dostoievski penso muito sobre uma análise da masculinidade de personagens como o homem do subsolo e raskolnikov, claramente ligada a seus problemas com a sociedade. apesar do rodion ser mais contestador de uma maneira geral, os dois só conseguem praticar essa superioridade que concebem em pensamento quando subjugam mulheres. além disso, fica claro como é excruciante para ambos se dobrar aos homens modernos - brutos e práticos - que tanto ameaçam suas autoafirmações românticas.
sobre essas questão da fissura da sociedade moderna e como existir sentindo-se um sujeito deslocado eu gosto de pensar que alguns poetas como baudelaire, lautreamont, drummond, hilda hilst, roberto piva, entre muitos outros; podem nos oferecer caminhos para superar esse vício romântico de inação venenosa.
gosto muito de quando vocês trazem literatura para o canal, melhorou bastante meu dia péssimo. um abraço!
Dostoiévski muda a sua percepção acerca das nuances da nossa existência cotidiana; o anti-herói está em nós todos, por isso tamanha a identificação com tantos personagens da obra dele. O homem é apaixonante.
Parabéns pelo vídeo, formidável!
Assisto esse vídeo pelo menos umas duas vezes por ano. Muito bom, mesmo.
Assisti o vídeo, comprei o livro na amazon e li, voltei e percebi o quão bom esse vídeo é. Estão de parabéns!
É interessante que subsolo pode ser visto como "esgoto" ou também como "subconsciente". O homem do subsolo somos nós despidos da máscara social.
É o vil que o poeta brasileiro fala, é o homem que tem inveja, que quer esmurrar algo bonito (como Tyler em o clube da luta diz), é o homem.
Obrigado, nunca tinha pensado dessa maneira
Obrigado também...
"Conservem o último homem, o homem que é lobo do homem, até quando não sente fome"
Diomedes Chinaski
tem recomendações de livros nesse sentido? além do memórias do subsolo
Como que você consegue ter uma visão tão filosofica assim? Você consegue dizer coisas em filmes que eu assisti, mas não consigo expressar
pior q deu acaso d eu ta lendo mt coisa q flaa sobre o dostoievski. Lukacs, girard, e o próprio dostoevski. As ideia acabaram nascendo fácil tendo tanta referência pica em volta
@@QuadroemBranco pica kkk
@@QuadroemBranco pica kkk
@@QuadroemBranco rola kkk
Pica kkkkk
É como já dizia o Don L, "Uma luta contra o mundo pra fazer parte do mundo
Que cê luta contra o quanto é tudo vulto"
"E aquela época do punk existe nas cartas do Dostoiévski "
Não canso de assistir esse vídeo! No começo eu assistia por causa do filme taxi driver, mas decidi dar uma chance para o livre Memórias do Subsolo e valeu a pena. Obrigado por existir quadro em branco!!!
Fiquei impactado e interessado em reler esse conto do Dostoivski. Li aos 20 anos. Tenho mais de 50! É outra abordagem. E esses tempros são absolutamente estranhos! Muito bom! Parabéns pela análise!
Caralho 50 anos! Todos os cinquentoes q eu conheço ou tao vendo receita de bolo ou tao vendo nando moura e esses maluco conservador, vc é foda
De onde saiu a idéia do canal e do conteúdo, você poderia fazer um vidio sobre?
Ele tava la de boa numa daquelas apresentaçoes de pinturas,ate que passou por um quadro em branco e resolveu perguntar a seu criador qual era o significado daquele quadro,entao o criador respondeu "Isso que vc esta vendo representa o seu ontem,o seu hoje e o seu amanhã" essas palavras tocaram ele tao profundamente que acabaram ficando marcadas pra sempre em seu coraçao,e dai surgiu a ideia de criar o canal
@@fritocooper7763 é sério, ele já falou em um vídeo
@@kamen6009 a obrigado.
@@fritocooper7763 Eu tava só sendo poético,na vdd eu nem sei o motivo desse nome,apenas falei a primeira coisa que me veio a mente kkk e pelo numero de likes pelo visto o povo gostou
Up
O quadro em branco é com certeza um dos melhores podcasts e canais do RUclips
"Pode-se por ventura um homem consciente respeitar-se um pouco sequer?"
Oh shit
A musica de fundo ajudou muito a mergulhar nesse vídeo
cai nesse vídeo por acaso e não consegui fazer nada mais além de só escutar! Que interpretação!!!!
umas das thumbnails mais bonitas que já fizeram, continue assim
Excelente análise. Taxi Driver é foda, parabéns pelo o conteúdo.
Conheci o canal hoje, e posso dizer que estou muito satisfeito.
Parabéns pelo conteúdo e estilização do vídeo.
Quando começou a descrever o homem do subsolo, só consegui imaginar Dr. House.
Amo esse vídeo, demorei um pouco pra entender o vídeo, resolvi ler o livro e obrigado por isso, já faz 2 anos e d vez em quando eu venho aqui ver dnv
Dostoiévski é um mito da literatura...
Quando li um notas de subsolo me identifiquei mt, inclusive mostrei a meus pais algumas partes pra mostrar como eu me sentia kkkkk
Vou reler este livro após alguns anos, em q mudei muito qm sou.
Otimo video
Duas perguntas:
1- Oq vc faria se vc se identificasse com esse arquétipo de personagem?
2- Vc já viu o filme "Filth"?
.
esse vídeo resgatou um sentimento que eu tinha ao assistir os vídeos da época de 2017-2018
Sim, principalmente os do Otávio
Revendo. Que vídeo absurdo de bom.
Obrigado pelo vídeo! A qualidade e diversidade do canal é magnífica. Assistindo o vídeo pela primeira vez hoje, enquanto estou lendo Crime e Castigo.
Mano.... Esse título é de longe um dos melhores títulos desse canal, muito foda, parabéns
4 anos e eu só entendi esse vídeo hoje.
Um dos melhores vídeos do canal pprt
Memórias do subsolo é um livro q de certa forma mudou a minha vida. Eu me identifiquei demais com o personagem e isso foi muito assustador, mas ao msm tempo foi catártico, pois me ajudou a querer mudar e sair da solidão q eu me encontrava.
Esse vídeo foi a indicação mais sensata q já recebi no youtube, conteúdo SENSACIONAL!!!
Táxi Driver é um clássico que no futuro será referência para outros clássicos que vão vir ...
MEU DEUS, Q VÍDEO FANTÁSTICO. MUITO PARABÉNS!!! MUITO BEM ROTEIRIZADO.
Incrivelmente bem produzido esse vídeo.
esse é o melhor canal desse site!!!!
Fantástico! Já tinha boas expectativas vide as duas referências no título, me surpreendi positivamente. Conteúdo muito bem explanado!
eu quase nao assisto seu canal pq é um caminho sem volta. Começa com um video, daqui a pouco é 3 da manha
achei bacana, tmj quadro em branco
Deixo, aqui, um comentário que redigi em resposta à outra opinião expressada em um vídeo que abordava a mesma temática, aonde o autor da observação supracitada, citou a obra " O Alienista", e as dicotomias do ser humano, a imensidão das dualidades, e, também, por vezes, inocuidade, as quais faziam de Travis, antes de tudo, um ser "normal".
Segue :
Muito bom comentário.
Essa foi, desde o início, a minha principal visão do filme ; Travis é, acima de tudo, um ser humano no auge da normalidade, justamente pela sua fragilidade. A mesma pode não ser virtuosa, sendo, alias, repudiável até um determinado ponto, dependendo de quem a observa. Mas, novamente, humana.
Um ponto que considero crucial, é o facto de que Travis pode se enquadrar em uma personagem um tanto quanto sensível, que acaba por absorver muito do que existe ao redor dele, e, por falta de uma autorregulação intrapessoal eficiente, acabou deixando-se levar pela perspectiva do lado mais sombrio dele, uma persona de justiceiro ; Olhando por uma óptica externa, talvez, se ele conseguisse canalizar tais energias para alguma modalidade esportiva, ou para o hobby da escrita já utilizado por ele, sem querer buscar algo além, talvez conseguisse domar essas ideações violentas. Penso que a tentativa de suicídio dele, demonstra que é um indivíduo que sentiu-se culpado, mesmo fazendo um ato "correto", o que, novamente, acentua a sua dicotômica personalidade.
Penso que ele não seja um psicopata. Partindo do ponto de vista psicológico, acredito que ele possa identificar-se como um indivíduo que não soube lidar com sua solidão, e, a partir dos gatilhos emocionais, desenvolveu um quadro de depressão e psicose, aonde características inatas de sua personalidade que estavam sublimadas - Propensão á violência , por exemplo - o fizeram agir de uma forma um tanto quanto sociopática, buscando, sobretudo, uma assertividade de sua masculinidade e também da sua existência.
Em uma entrevista, Paul Schrader diz que o subconsciente de Travis o fazia buscar situações que o deixassem raivoso, para dar uma justificativa ao mal estar que o mesmo sentia. Faz sentido, visto o fato de que ele não estava sabendo lidar com as situações que ele via na noite. O mais racional seria trabalhar em alguma outra profissão, ou em outros horários.
Após tudo isso, ele parece ter feito as pazes com ele mesmo, tal e qual como foi muito bem pontuado no fim do vídeo. Ao fim E ao cabo, penso que Travis é apenas uma pessoa comum e do bem, que estava sendo condicionada por diversas questões internas que acabaram sendo trazidas à tona de uma forma não muito saudável.
Grande vídeo.
Uma sugestão : "You were never really here" com Joaquin Phoenix. Estética parecida com Taxi Driver.
Cara, amo seus videos. Mas, poderia fazer um video sobre everything? É um jogo que pode ter um papo bem filosófico e tbm, têm dentro dele um ensaio filosófico que fala sobre o jogo ao mesmo tempo que não fala sobre ele. Acho que seria legal um video dele.
esse canal é uma das coisas que eu mais gosto na vida
Esse canal só melhora com o tempo, é incrível issl
Excelentes vídeo!
Muito foda o vídeo, Otávio. A bibliografia principalmente. Não esperava uma citação Lukacsiana num vídeo como esse. Parabéns!
Essa habilidade de criar um roteiro
Junto com essa voz maravilhosa
Misturado com uma forma incrível de se expressar, muito bom
Notas do subsolo é uma obra essencial.
Isso me lembrou da teoria Eu-Tu do Martin Buber, ele fala do modo Eu-Tu como a relação do sujeito com uma alteridade, com a diferença do outro. O outro modo é o Eu-Isso, o modo de causalidade, o modo de achar uma funcionalidade do outro, objetificação da diferença para sua utilidade e sua explicação. Acredito que os escritos do Dostoiévski representam muito bem o excesso de relações Eu-Isso na contemporaneidade, limitando a vivência do sujeito com a diferença constituinte de cada um, causando o aprofundamento de uma relação Eu-Isso consigo mesmo, já que o homem não se faz sozinho, existir é afirmar o outro.
Muito foda meter Lukacs, trampo fino como sempre!
A mt tempo nao vejo um video do quadro em branco, mas quando vi o Travis na thumb, ja me interessei!!!
Sensacional o ensaio!
Excelente análise.
QUE VÍDEO FODA LEK PQP
Acabei de assistir Taxi Driver. É aquele tipo de filme que a gente gosta, mas fica se perguntando "o que é isso que eu acabei de assistir?". Achei sensacional essa análise do filme. Valeu!
Eu fico mt puto quando eu estou totalmente imerso no vídeo e no conteúdo e então, do nada, toca um anúncio todo colorido e feliz e cheio de barulho tirando toda e qualquer imersão que eu ainda tivesse. Indignação
Mas que coisa mais linda de vídeo rapaz, minha nossa.
Totalmente excelente
Valeu Otávio, vídeo ficou incrível!
assisti um documentário sobre Randy Robert Stair, e esse video me remete muito ao seu modus operandi e tudo que ele falava nos videos que deixou
Acho que meus vídeos preferidos do quadro em branco são do Otavio. Moço tu arrasa!
Sensacional. Esse paralelo entre literatura e cinema é fantástico.
Acho normal, ja me vi muito parecido com as ideias de dosto... ha um tempo atrás. Hoje evolui muito espiritualmente e me encontrei, acho que as vezes que nós militamos a pontos que nos oferecem, mais podemos olhar alem desses pontos até criar os nossos.
Incrível. Há tempos não lia dost e agora vou ler novamente, com uma nova ótica.
Eu tava escutando a trilha sonora do taxi driver e na msm hora sai vídeo do quadro em branco sobre ele
absurda demais essa trilha tá loco
VIDIOS necessários dms e esse é um desses
Esperando a análise de vcs sobre o K a m a i t a c h i (Rafa) adoraria ver um vídeo de vcs sobre esse artista tão versátil e com um talento incrível, o diferencial que ele trás e que pessoas não conseguem fazer oq ele faz.
toda vez q eu vejo um video de vcs eu no final fico tipo: CARALHOOOO
Alguns filmes além de Táxi Driver que tem a ver com o conteúdo do vídeo;
O Operário
Coringa
O Abutre
Clube da Luta
Um Dia de Cão
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
Podem ter uma consistência construtiva um pouco comparativa com táxi driver realmente. Ademais, são estruturas completamente diferentes, além de seus objetivos. Já com o livro de dostoi, é bem diferente. Na verdade ele deveria ler umas duas ou três vezes antes de fazer o vídeo. Foi bem errôneo e medíocre em alguns momentos. No mais, videozinho legal.
@@omagnifico520 pode dizer porque?
No aguardo de um vídeo do Otavio falando sobre a arte do Susano Correia
Otávio... conteúdo excelente. Daria um podcast maravilhoso.
Dostoiévski
é um dos meus escritores favoritos.
Ele é bom demais!!!
esse livro é um dos melhores que já li, roubei na biblioteca da minha escola e tenho ele até hj
roubei humilhados e ofendidos tambem na escola e tô lendo ele atualmente
Dostoievski é um dos meus escritores favoritos
Dostoiévski é muito bom. O primeiro livro dele que li foi Memórias do Subsolo. Gostei tanto que comprei e li, logo depois, "Crime e Castigo", "O Idiota" e "Os Irmãos Karamázov". Também tenho "Os Demônios" aqui pra ler.
Feliz em saber que não sou a única que já roubou livros da escola. Porém juro que foi por esquecimento. Fiquei com vergonha de devolver e ao mesmo tempo com medo de pagar uma multa mto alta, mas quando lembro que eu era a única que lia literatura russa e tantas outras na minha escola me sinto menos culpada
Antes foi Losurdo, agora foi Lukács. O Quadro em Branco cada vez mais se enquadra na inevitabilidade contemporânea de se olhar as questões pela ótica materialista dialético-histórica, mesmo se tratando de um tema individualista.
Fico feliz quando cês fazem vídeo que não é sobre naruto. Assisto todos de qualquer jeito, mas nenhuma identificação com mangás etc
sem palavras.
vale muito lembrar de Lester Burnham em Beleza Americana, que pra mim descreve com perfeição tudo que foi citado no vídeo.
Mais um livro pra lista!!❤
Caramba, que vídeo foda, vou agora assistir táxi driver.
Gostaria muito de ver uma analise de vocês sobre "os demônios".. dostoiévsky já enxergava com receio os atentados dos revolucionários desde sua época
Tô louco pra ler esse livro.
O comecinho do livro é meio maçante, mas depois que tu sobreviver a ele vai ficar legal
Uma palavra para esse vídeo... Lindo, simplesmente lindo
precisava ouvir isso, obrigado.
Meu canal favorito falando sobre meu autor favorito!🖤
Melhor canal
Vídeo maravilhoso, meu canal favorito. Parabéns a tds
Valeu!!!
Quando li o memórias do subsolo n tinha feito essa ligação com o taxi drive, agr tenho mto oq pensar, talvez tenha q revisitar ambos
Que foda! Obrigada ♥️
Minha mãe sempre me fala que no fundo do poço tem uma cama elástica pra te jogar pra cima
É pq ela não descobriu que no fundo do poço tem um poço mais fundo ainda
@@Caiogeovani7 justamente por isso, quanto mais fundo maior vai ser sua subida depois
Você é um otimista, saudades disso.
Cara que vídeo bom, sua análise e perspectiva das coisas são muito interessante.
Gostaria muito que vc ouvisse 6host, um cantor que gosto muito.
Esse aqui é tão foda pqp
Tem um mangá/anime chamado mahoutsukai no yome, ele tem diversas mitologias, crenças e histórias antigas, acho q seria interessante um vídeo sobre ele da sua perspectiva da obra
meu DEUS otávio QUE VÍDEO FODA CARA SÉRIO QUE VÍDEO FODA