O filme é o retrato de uma época. O Travis é um veterano de guerra, com síndrome pós traumática, em uma Nova York mergulhada no caos da violência, tráfico de drogas, prostituição, gangues ,conflitos sociais, raciais e políticos. Um universo totalmente caótico e conflitante. Eu penso q ele personifica o próprio Estados Unidos, daquele momento.
O cabelo é um símbolo de orgulho em diversas culturas. Por isso, militares são obrigados a raspar. Isso porque dá trabalho manter. Por isso, ele muda tanto durante o filme. Pra indicar que, apesar da tempestade dentro da própria cabeça, ele tem uma constante. O próprio orgulho
Pra mim eu vi como se fosse a sanidade dele sumindo, representada pelo cabelo, por isso no final ele ta com o moicano, com menos cabelo, porque ele ta louco
pelo o que eu sei, o corte final dele (o moicano) era usado por militares na guerra do vietnã para simbolizar que estavam prestes a fazer uma missão suicida
6:01 acho que quase ninguém reparou mas na cena que ele olha para o copo com comprimido efervescente é justamente após o dialogo sobre armas indicando que a mente dele ''borbulhou'' a ideia de matar naquele momento.
Curiosidade Na pré produção de táxi driver o Martin cogitou literalmente matar o produtor por que ele pediu pra cortar a cena do massacre do bordel, mas graças a Deus ele não cometeu essa loucura porque ele teve a ideia de dessaturar a cor do sangue na cena 🙃🔫
Taxi Driver (1976) é um dos melhores filmes da história do cinema e tem uma representação histórica, social e cultural que não tem preço, devido ao impacto que ele causa na cultura pop e não é só por ser um retrato de uma Nova York decadente e violenta dos anos 70 e um suposto jovem veterano da guerra do Vietnã do meio oeste que vira taxista. Infelizmente o mundo está cheio de Travis Bickle que estão por aí nas madrugadas dos grandes centros urbanos, prestes a aprontar alguma!
hahah legal! não tinha visto. dá até pra ligar com o fato dele levar uns bidongos da esposa depois. mostra que não era flor que se cheire secando a loira ali. é viajar demais? kiakiakia
Reparem o próprio Scorsese em segundo plano sentado junto a uma pilastra no momento em que Cybil Shepperd aparece em câmera lenta. Vi este filme três ou quatro vezes, só agora percebi.
Taxi Driver é coisa de maluco que roteiro e direção insanos, Robert De Niro é brilhante demais que clássico uma das melhores criações de personagem, é um filme brilhante com uma trilha sonora que vai deixando tudo tenso com muitos detalhes, muitas camadas é um filme para se assistir várias e várias vezes.
Na minha visão de mais leigo, claro, o que me deixou vidrado no filme é o fato de todo o cenário ser orgânico. Eles nao precisaram correr atrás de carros ou cenários antigos, pois eles ja estavam ali. A naturalidade deixou o filme com um enorme ar de realidade e você pode enxergar no protagonista várias outras pessoas que provavelmente estiveram por aquela cidade vivenciando algo semelhante. Fora toda a loucura e a vontade de cometer algum ato como o de assassinato e a violência contra os outros, eu me identifico demais na parte de solidão e de se encaixar em alguma coisa. Acredito que a maioria se identifica e isto logo de cara segura o telespectador. Segundo, o filme não passa a mão na cabeça em nenhum momento e nem todo acontecimento ali tem um momento especial. Quando é pedido para ele encostar o taxi e ouve o cliente dizer que irá matar a esposa com aquele revólver, isto simplesmente acontece e ja era. Nao tem nada no meio que transforme aquilo em algo mágico e diferente de outras noites que ele vivenciou. E mesmo no final, tudo volta ao normal, ele verá os mesmos problemas, os mesmos lixos e as mesmas vivências.
mano eu conheço está frase '' esta falando comigo '' desde pequeno, eu nunca iria imaginar que era desse filme porque tantas vezes que eu ouvi em filmes, desenhos até dos bebados de bar aqui da rua voces não acreditariam
O final é mesmo meio abstrato ficando mais aberto a teorias, porém assim como você eu também acredito que não era ele delirando em sua morte, e sim que ele sobreviveu mesmo.
Gosto de todas as análises desse filme. Todas trazem algo novo que eu não tinha percebido no filme. Mas eu acho que o Travis sobreviveu. Aparece em 9:30 uma cicatriz no pescoço dele.
Quando assisti Táxi driver quando era mais novo me identifiquei demais com o personagem, menos a parte do racismo. A solidão de não se encaixar em nada e como todo mundo parece fútil ou não se importar com você. Estranho que hoje em dia com 20 anos eu ainda me sinto representado kkkkk Eu me preocupo de nunca sair dessa fase, mesmo amadurecendo bastante com o passar do tempo.
@@JokerPlayer1997 pois é. Mesmo sem esse desajuste social, saber interagir, conversar e tal não faz as relações se tornarem reais. Ele só é uma versão crua de como muitas pessoas seriam se não tivessem aprendido a fingir nas interações.
Eu assisti esse filme apenas duas vezes, uma na adolescência e me identifiquei tbm, tirando o racismo tbm kkkkk Assisti de novo a uns dois anos atrás (hoje tenho 32 anos) e senti muita vergonha alheia pelo desajuste social do Travis, chegando a pausar o filme várias vezes por não aguentar durante o filme. Não sei a idade que vc tem mas sem querer ofender mas acredito que a sua preocupação é sim valida, o foda que não é muito fácil conseguir ajuda psicológica no nosso país, o Caps ainda é muito deficitário. Espero que vc consiga superar essa mentalidade que lhe aflige desde a adolescência, eu sei o quanto é difícil.
Eu acho que esse filme serviu muito de influência para Joker/Coringa, além do retrato do mundo mais sujo e desprecivel, a inadequação do protagonista nesse mundo e as tomadas longas.
assisti cm uns amigos hoje e todo mundo saiu falando mal, falando que era horrível e só eu gostei. esse vídeo retrata exatamente oq eu tava pensando e tentando explicar o pq esse filme é incrível
@@dennermonclar5730 oq mais vejo nos comentarios são jovens com o cerebro derretido de tanto tiktok, usando o filme para se representar "noussa eu me identifiquei dms, solidão e não me importo com ninguem" cara kkkk criança deveria ser proibida de assistir filmes assim, dá uma raiva, ver esses adolescentes que moram com os pais, falando que se identificaram com um personagem ex-combatente de guerra solitário com instabilidade psicológica kkkkkkkkkkkkkkkkkk ai vai ver o fulano que escreveu isso, mora em xique xique bahia, o filme é interessante, mas acho que é superestimado, já vi filmes bem melhores, perfect days é um deles, é totalmente o oposto de taxi driver, é bem mais simplista, repetitivo, e consegue ser bem melhor que taxi driver
Já perceberam que a Betsey aparece de branco no início do filme? O branco provavelmente é a representação do ser humano limpo e diferente dos outros. Por isso a Betsey é vista como um anjo, ou seja, totalmente diferente da sociedade.
Travis é um homen solitário, um veterano do Vietnã, que agora depois da guerra não sente que pertence a lugar algum , nesse ponto ele está igual ao Rambo, sentindo que a guerra não acabou de alguma forma ele precisa disso uma nova guerra que lhe traga sentido existencial.
Interessante análise, Max. Nunca tinha notado isso. Me fez lembrar da cena do apartamento, em que há poster com a palavra "organizado" grafada como se fosse um gago falando "organizized". Soa mesmo como se ele estivesse querendo resolver suas questões ("get your shit together"), mas como nunca resolvia de fato, entrava nesse loop. Lembra um pouco do Amnésia também, mas no filme do Nolan, o motivo da repetição fica bem claro ao espectador.
Esse filme é genial. Eu lembro de ver o Coringa e ricar cim a sensação "Eu já vi essas coisas em outro filme", falei com minha namorada na hora. Coringa e Taxi Driver, são filmes genias, na minha opinião. Retratam a "loucura" de forma magnânima.
Eu também acredito que o final de Taxi Driver é verdadeiro, mas prefiro ir além do que realmente vemos em tela literalmente, e sim ver o simbólico nisso tudo. Travis, como diversos personagens do Scorses, vivem em mundos divididos entre o santo e o mundano, entre a tradição clássica e a nova sociedade maluca dos anos 70', neste caso específico. E como eles, Travis também se encontra em um conflito entre seu lado mais animalesco e o seu lado social, digamos assim- muitos oriundos de suas experiências na Guerra do Vietnã, provavelmente. Com isso, acho interessante que no final, por meio de uma violência irracional e selvagem por parte de Travis, ainda assim é interessante como sua alma se acalma após toda a barbárie. O ato de atirar de Travis, ao meu ver, representa a morte do ser ali presente. O primeiro, falho, representaria a morte física de Travis, algo que o levaria a um plano maior, como a redenção- um tema muito explorado pelo Scorsese. A segunda, que o gesto com a arma, representa de maneira símbolica a morte daquele Travis. Do animal irracional sem propósito e a ascensão de um ser melhor. Mesmo que o final possa corroborar a volta da vida tóxica de Bickle, pode-se dizer que, por pelo menos alguns dias, Travis encontrou paz em seu ser. Ainda acredito que Travis deixou essa persona psicotica para trás após o massacre que ele cometeu e virou uma nova pessoa. Dessa forma, alcançando uma redenção possivelmente.
Bem interessante sua visão. Também me parece que o final é verdadeiro e concordo contigo com a apaziguação do Travis. No seu processo ele tenta primeiramente expulsar de sí a sujeira, mantendo o corpo saudável. Depois ele fala na limpeza das ruas e depois nas mortes. Depois da chacina do bordel ele aparece realmente pela primeira vez conversando com os outros taxistas, o mundo não está mais em oposição a ele.
Acredito que não,pois acho que Travis vai explodir de novo e assim por diante.O roteirista já deu entrevistas afirmando que o Travis não mudou , possivelmente piorou ou ficou mais paranóico.
Interessante, a maioria dos filmes do scorsese aborda essa tentativa de redenção, mas a maioria dos personagens no final repetem o ciclo e até morrem no msm. Acho q scorsese é bem pessimista kkkk
Esse filme tem uma pegada única, o sentimento de solidão, o tédio da vida em que tudo se repete e o desejo de ser reconhecido por algo grande que fez, torna o Travis um personagem icônico em meio a uma sociedade corrompida.
@@calebehrele é uma contradição, mas ele é melhor do que as pessoas que ele matou. E não, ele não é "corrompido" amigo, se puder me falar onde ele se corrompeu, eu agradeço 😀
Taxi Driver, na minha opinião, é o maior estudo de personagem do cinema, algo realmente no nível da literatura. E consegue fazer isso sendo o mais cinematográfico possível, e essas repetições fazem parte do repertório fílmico do Scorsese nessa obra tão rica. Eu realmente nunca tinha pensado nesse elemento de repetição. Grande vídeo!
Max, adorei encontrar com você na CCXP ( sou o barbudo com cabelo desgrenhado), em pouco tempo de conversa você abriu uma ótima conversa comigo,bem profunda, que me deixou com vontade de continuar, porém a feira era grande e não queria te atrapalhar e eu e minha esposa estávamos querendo continuar os planos. Porém me faltou a ideia de convidá-lo para para o Blue note ( bar na Paulista que toca ótimos blues) e quem sabe termos uma conversa mais aprofundada sobre cinemas, adoraria saber das suas experiências nessa área, e sem contar que te admiro de mais. Se não me engano você até me deu um spoiler desse vídeo do taxi driver que iria fazer. Bem, foi ótimo te conhecer, e espero quem saber te encontrar em outras convenções por aí, o meu limite é a San Diego COMIC CON, quem sabe a gente se esbarra lá
Eu até hj fico bugado com o pq os outros taxistas o chamam de matador no começo do filme, sendo que a gente só decobre que ele é de fato um "matador" no final, mas então pq os taxistas o chamavam de matador no começo?
dublar essa parte como "matador" foi um erro da equipe de dublagem. O "killer" é uma gíria americana muito usada dentro da cultura negra pra dizer que alguém é sensacional ou acima da média, ademais que essa expressão é disparada por um personagem negro e até encaixando bem com esse sub texto abordado no filme.
É um filme bom, pra quem gosta deste tipo de filme, eu mesmo gosto de filmes baseados em histórias reais e de faroeste e detesto filmes de super heróis e desenhos animados kkkk, é questão de gosto
@@brunosousa9133 eu fui conhecer esse filme esses tempos atrás, de cara eu gostei por me identificar com o protagonista do filme, um cara solitário que vive rodeado de pessoas kk, eu gostei muito mesmo
sempre amei esse filme, mas agora com essa análise vou querer ver pela terceira vez! Max, sua análise é maravilhosa. Faça mais vídeos sobre esse filme por favor, aquela cena das bolhas no copo sempre me impressionou, a postura dele diante da pequena (Jodie Foster brilhante)....
O podero chefão 2, Touro Indomável e os bons companheiros são filmes que o de niro entrega mais. No entanto, esse personagem foi a melhor coisa da carreira do De Niro. Fabuloso.
Você me fez ter uma visão diferente desse filme, quando vi fiquei extremamente incomodaada e não incomodadaaa por quao bem foi produzido, mas acho que preciso ver de novo
Eu pirei com esse filme. Parece que ele falou diretamente comigo 🤔 a questão de nada importar pro Travis porque ele tava muito ocupado com o outro! Virou tema de muitas terapias. Porque não é uma preocupação genuína é ele agindo como acha que às pessoas deveriam agir
Tem uma cena em tempos de violência e taxi drive, muito parecidas!! em que o semafaro, sinal verde, se reflete com o asfalto molhado e noturno.. e logo em seguida acontece cenas importantes.
eu também acho que ele sobreviveu, porque a "cicatriz" aparece no pescoço dele no momento da filmagem, quando ele chega pra falar com os amigos taxistas.
Mano, não sei se foi impressão minha, mas naquela primeira cena da Betsy entrando no escritório não é o Scorsesse ali sentado de camisa preta e olhando para ela ?
esse é o filme mais entediante que eu ja vi na vida, quis kitar dele muitas vezes durante o filme, só continuei pq o ator principal é incrível e o filme famoso, mas ate agora n sei porque da fama
Filme chato não existe, é uma questão de pespetiva, provavelmente se você assistir esse filme em outro momento, e mais preparado vai ser uma experiência diferente.
O bluray comemorativo de 40 anos do filme é uma maravilha com inúmeros comentários do diretor etc e só nos faz admirar mais o filme . Este video do entreplanos também ajuda na compreensão dos detalhes do filme. um abraço !
Uma coisa é criticar o racismo com um filme de 40 anos atrás, outra coisa é fazer um filme analisando a solidão, sociopatia, psicologia e todo desespero que muitos homens solitários passam desde a época do filme até hoje, como não se encaixar na sociedade sentir que precisa de um propósito, fantasias e tudo mais, é muito mais preciso e com total precisão, esse filme foi o impossível que simplesmente aconteceu só quem passa ou passou por isso entende.
A crítica não é contra o racismo do filme, o personagem é racista, pq faz parte da construção de personagem, ser uma pessoa ruim, fazer várias ruins, e ainda se achar superior
Max, revi Taxi Driver recentemente, e nesta semana, o seu vídeo foi o terceiro que eu assisti sobre o filme! Amei, porque é um dos meus filmes favoritos da vida! Também concordo com você sobre o final.
Muito legal, Max! Reflexivos os pontos q levantou! Pensando as repetições, me liguei agora o quanto os espelhos e reflexos aparecem no filme! Tb pensei na busca de uma identidade, o oposto do que Travis viveu no exército e na guerra do vietnã. O soldado é treinado para ser apenas uma peça descartável na guerra. E isso se desdobra também visualmente, com uniforme e corte de cabelo.
Ótima análise. Começar a ver tudo e todos como iguais é o primeiro passo para odiar indiscriminadamente, porque o tedioso logo se torna odioso e repugnante. A repetição foi uma ótima ferramenta que o Diretor escolheu para representar e nos fazer sentir isso.
Muito obrigado mesmo por esse vídeo. Já assisti ao filme diversas vezes e nunca consegui dar o devido apreço a obra justamente por achar ele extremamente monótono e repetitivo, e nunca me sentir cativado pelas intensões do Travis. Saber que isso era a intensão do Scorcese de certa forma me tranquiliza kkkk Parabéns pelo trabalho!
Tinha uns 15 anos qdo assisti Taxi Driver no supercine da globo em 87 e muito bem dublado pela BKS. Gostei bastante. Diferente de hoje os filmes de antigamente tinham conteúdo e prendiam a atenção. Hoje em dia vc assiste um filme e qdo acaba nem se lembra mais do título do filme de tão chinfrim que é.
cala boca e para de ser saudosista , do mesmo jeito que tem filmes horriveis hoje , tbm tem filmes bons , igual naquela epoca que era cheio de filmes cliches e horriveis , se voce acha que hoje em dia tem filmes ruins , o problema esta em voce ou voce nunca pesquisou um filme bom.
O moicano do Travis é uma referência à vida militar dele, os soldados americanos tinham um costume de fazer um moicano quando estavam indo para uma missão suicida, por isso ele faz o moicano logo na sua missão de matar o Palantine
@@adrianocesar3980 Não, os paraquedistas americanos na WW2 faziam os mesmos cortes e os soldados no Vietnã de certas unidades também tinham esse costume.
@@adrianocesar3980 a referência foi aos soldados americanos, apesar dos índios terem feito isso, não quer dizer absolutamente nada sobre o personagem ter pensando neles. O personagem teoricamente é militar e lutou no Vietnã, e aprecia militares. E também é preconceituoso. Presumir que ele fez uma referência aos nativos americanas é completamente incoerente
Cheguei a assistir esse filme por causa de Clube da luta, e também pelo filme Juventude transviada, acredito que esses três filmes tem um liame em comum.
Quando eu assisti eu pensei que ele realmente tinha sobrevivido, e n que era uma fantasia dele morrendo, até então nunca havia parado pra fazer essa analogia do final
Na verdade o Travis ao ajudar a menina, estava querendo provar pra si mesmo que poderia fazer alguma coisa pelas pessoas. Ele foi pra matar ou/e morrer; não queria ser herói e nem ficar com a mocinha, não mais....
Esse filme é simplesmente fantástico mesmo , eu gostei demais desse filme e todos nós torcemos pra que as coisas deem certo pro Travis. E muitos de nós até nós identificamos com o Travis por não se encaixar e ser diferente dos outros, bem pelo menos eu me sinto assim como o Travis. Excelente conteúdo e 👍
Max, vc é incrível. Cada vídeo seu me faz amar mais a Sétima Arte, além de eu ter a chance de aprender inúmeros detalhes que eu nunca perceberia nos longas. Obrigado por todos os ensinamentos. Vc é um cara inspirador.
Um filmaço! Eu não sou muito de ficar fixado em um filme e assistir até o final, até porque sou inquieto, e começo a fazer outras coisas até tirar do filme. Mas este, assisti do começo ao fim.
O Travis não muda só o penteado várias vezes durante sua jornada, mas o corte do cabelo. E isso me chamou muito a atenção, achava que era erro de continuidade.
Mais um excelente vídeo, Max! A construção de seu pensamento a partir da repetição foi uma ótima sacada para compreendermos as escolhas de Scorsese. Eu fiquei surpreso realmente surpreso com essa sua escolha, pois é um procedimento estilístico do qual aprecio bastante desde que conheci, na crítica literária, um trabalho primoroso do Gilberto Mendonça Telles falando da estilística da repetição na obra de Carlos Drummond de Andrade.
O filme é o retrato de uma época. O Travis é um veterano de guerra, com síndrome pós traumática, em uma Nova York mergulhada no caos da violência, tráfico de drogas, prostituição, gangues ,conflitos sociais, raciais e políticos. Um universo totalmente caótico e conflitante. Eu penso q ele personifica o próprio Estados Unidos, daquele momento.
O complexo de superioridade dele parece com a visão dos EUA sobre o mundo. Mesmo sendo um merda total, assim como os EUA .
É... E nem é claro se ele é mesmo um veterano ou não. O filme tem um monte de pista de que ele pode muito bem ter inventado isso
Ele lembra o Rorschach.
@@lazarofla-ac7645 o Alan Moore deve ter se baseado no Travis
Eu gosto da teoria que ele nem é um ex militar, pelo pouco conhecimento de armas e como ele usa, da a entender que talvez ele não tenha sido militar
O cabelo é um símbolo de orgulho em diversas culturas. Por isso, militares são obrigados a raspar. Isso porque dá trabalho manter. Por isso, ele muda tanto durante o filme. Pra indicar que, apesar da tempestade dentro da própria cabeça, ele tem uma constante. O próprio orgulho
O corte de cabelo significa que eles está preparado para a guerra. Por isso o corte moicano
Pra mim eu vi como se fosse a sanidade dele sumindo, representada pelo cabelo, por isso no final ele ta com o moicano, com menos cabelo, porque ele ta louco
o moicano era usado por soldados do Vietnã que iam em missões suicidas
pelo o que eu sei, o corte final dele (o moicano) era usado por militares na guerra do vietnã para simbolizar que estavam prestes a fazer uma missão suicida
6:01 acho que quase ninguém reparou mas na cena que ele olha para o copo com comprimido efervescente é justamente após o dialogo sobre armas indicando que a mente dele ''borbulhou'' a ideia de matar naquele momento.
Curiosidade
Na pré produção de táxi driver o Martin cogitou literalmente matar o produtor por que ele pediu pra cortar a cena do massacre do bordel, mas graças a Deus ele não cometeu essa loucura porque ele teve a ideia de dessaturar a cor do sangue na cena
🙃🔫
Essa história foi o assunto do canal do Gustavo Cruz esta semana.
@@denisefreitas6727 foi onde eu a conheci
Irrelevante. A obra fala por si. A historia por trás é só uma desculpa para artista fazer uma metáfora do humano.
Taxi Driver (1976) é um dos melhores filmes da história do cinema e tem uma representação histórica, social e cultural que não tem preço, devido ao impacto que ele causa na cultura pop e não é só por ser um retrato de uma Nova York decadente e violenta dos anos 70 e um suposto jovem veterano da guerra do Vietnã do meio oeste que vira taxista. Infelizmente o mundo está cheio de Travis Bickle que estão por aí nas madrugadas dos grandes centros urbanos, prestes a aprontar alguma!
Tem preço sim, 19,90 o DVD original.
@ Então gere o mesmo impacto na cultura pop com 19,90
Não sabia que ele era do meio-oeste.
Edit: Eu pesquisei e ele realmente é de lá. Por isso Nova York parece um inferno pra ele.
Hoje eu pensei em assistir um filme, abri a Netflix e vi esse que é famoso e eu nunca vi. Aí hoje o max trás esse vídeo, leu meus pensamentos kkkk
Táxi driver é aquele filme tão bom que dá pra assistir todo ano e tirar novas conclusões kkkk
Para mim, é o melhor filme da parceria Scorsese-De Niro
Daí eu faço outra sugestão de um dos meus filmes favoritos: Jackie Brown, também com De Niro. 😁
@@Serpico773 Faço isso com Jackie Brown, assito a ele todo ano. Sempre uma nova surpresa.
Este é o drama da problema da Geração Z: conhecem muito mas nunca o que realmente é importante.
A fotografia desse filme é belíssima.
Pode não ser considerado o maior filme de todos os tempos, mas é o meu filme favorito da vida.
meu também, Bruno. é bom demais!
Mas vms admitir q fica num top dez? É mto bem atado, caracterizado, estiloso e cheio de camadas
Considerado por quem? É considerado por muita gente.
2:54 - Eu adoro essa participação do Scorsese. Acho que é a minha favorita de todas que ele fez na própria filmografia.
Mas é o mesmo cara que queria matar a esposa que tava traindo ele não é? Ou apenas muito parecidos?
hahah legal! não tinha visto. dá até pra ligar com o fato dele levar uns bidongos da esposa depois. mostra que não era flor que se cheire secando a loira ali. é viajar demais? kiakiakia
@@69panetoneSim, é o mesmo. São as únicas aparições do diretor no filme.
Quando assistir vê semelhanças com realidade. Não tenha dúvidas que milhões de pessoas tem esses mesmos pensamentos que é o Travis.
Reparem o próprio Scorsese em segundo plano sentado junto a uma pilastra no momento em que Cybil Shepperd aparece em câmera lenta. Vi este filme três ou quatro vezes, só agora percebi.
Taxi Driver é coisa de maluco que roteiro e direção insanos, Robert De Niro é brilhante demais que clássico uma das melhores criações de personagem, é um filme brilhante com uma trilha sonora que vai deixando tudo tenso com muitos detalhes, muitas camadas é um filme para se assistir várias e várias vezes.
Na minha visão de mais leigo, claro, o que me deixou vidrado no filme é o fato de todo o cenário ser orgânico. Eles nao precisaram correr atrás de carros ou cenários antigos, pois eles ja estavam ali. A naturalidade deixou o filme com um enorme ar de realidade e você pode enxergar no protagonista várias outras pessoas que provavelmente estiveram por aquela cidade vivenciando algo semelhante. Fora toda a loucura e a vontade de cometer algum ato como o de assassinato e a violência contra os outros, eu me identifico demais na parte de solidão e de se encaixar em alguma coisa. Acredito que a maioria se identifica e isto logo de cara segura o telespectador.
Segundo, o filme não passa a mão na cabeça em nenhum momento e nem todo acontecimento ali tem um momento especial. Quando é pedido para ele encostar o taxi e ouve o cliente dizer que irá matar a esposa com aquele revólver, isto simplesmente acontece e ja era. Nao tem nada no meio que transforme aquilo em algo mágico e diferente de outras noites que ele vivenciou. E mesmo no final, tudo volta ao normal, ele verá os mesmos problemas, os mesmos lixos e as mesmas vivências.
mano eu conheço está frase '' esta falando comigo '' desde pequeno, eu nunca iria imaginar que era desse filme porque tantas vezes que eu ouvi em filmes, desenhos até dos bebados de bar aqui da rua voces não acreditariam
cara, essa cena dele apontando com o dedo no cinema é mt foda pqp
Kkkkkkkkkkk o cara faz isso é fodão?
O final é mesmo meio abstrato ficando mais aberto a teorias, porém assim como você eu também acredito que não era ele delirando em sua morte, e sim que ele sobreviveu mesmo.
Gosto de todas as análises desse filme. Todas trazem algo novo que eu não tinha percebido no filme. Mas eu acho que o Travis sobreviveu. Aparece em 9:30 uma cicatriz no pescoço dele.
acho até boba a idéia de que morreu.
Quando assisti Táxi driver quando era mais novo me identifiquei demais com o personagem, menos a parte do racismo. A solidão de não se encaixar em nada e como todo mundo parece fútil ou não se importar com você. Estranho que hoje em dia com 20 anos eu ainda me sinto representado kkkkk Eu me preocupo de nunca sair dessa fase, mesmo amadurecendo bastante com o passar do tempo.
Representado só na solidão, né? Pq até a noção de desajuste dele é zuada
@@JokerPlayer1997 pois é. Mesmo sem esse desajuste social, saber interagir, conversar e tal não faz as relações se tornarem reais. Ele só é uma versão crua de como muitas pessoas seriam se não tivessem aprendido a fingir nas interações.
Eu assisti esse filme apenas duas vezes, uma na adolescência e me identifiquei tbm, tirando o racismo tbm kkkkk
Assisti de novo a uns dois anos atrás (hoje tenho 32 anos) e senti muita vergonha alheia pelo desajuste social do Travis, chegando a pausar o filme várias vezes por não aguentar durante o filme.
Não sei a idade que vc tem mas sem querer ofender mas acredito que a sua preocupação é sim valida, o foda que não é muito fácil conseguir ajuda psicológica no nosso país, o Caps ainda é muito deficitário.
Espero que vc consiga superar essa mentalidade que lhe aflige desde a adolescência, eu sei o quanto é difícil.
se vc se identificou com o travis aconselho seriamente a buscar terapia.
esquisito
Eu acho que esse filme serviu muito de influência para Joker/Coringa, além do retrato do mundo mais sujo e desprecivel, a inadequação do protagonista nesse mundo e as tomadas longas.
assisti cm uns amigos hoje e todo mundo saiu falando mal, falando que era horrível e só eu gostei. esse vídeo retrata exatamente oq eu tava pensando e tentando explicar o pq esse filme é incrível
Eu não entendi nada e não gostei do filme. Me explica seu ponto de vista porque achou bom?
@@dennermonclar5730kkkkkkkkkkkkk
Mano, é melhor você se afastar desses teus amigos aí
@@dennermonclar5730 oq mais vejo nos comentarios são jovens com o cerebro derretido de tanto tiktok, usando o filme para se representar "noussa eu me identifiquei dms, solidão e não me importo com ninguem" cara kkkk criança deveria ser proibida de assistir filmes assim, dá uma raiva, ver esses adolescentes que moram com os pais, falando que se identificaram com um personagem ex-combatente de guerra solitário com instabilidade psicológica kkkkkkkkkkkkkkkkkk ai vai ver o fulano que escreveu isso, mora em xique xique bahia, o filme é interessante, mas acho que é superestimado, já vi filmes bem melhores, perfect days é um deles, é totalmente o oposto de taxi driver, é bem mais simplista, repetitivo, e consegue ser bem melhor que taxi driver
Incrivel como vc mostra novas visoes em obras ja vistas diversas vezes ....e isso eh magico.
obrigado
eu nunca tinha pensado nessa hipótese de que ele sobreviveu. Mas agora te ouvindo faz sentido também.
Já perceberam que a Betsey aparece de branco no início do filme? O branco provavelmente é a representação do ser humano limpo e diferente dos outros. Por isso a Betsey é vista como um anjo, ou seja, totalmente diferente da sociedade.
2:57 O Scorcese denovo lá atrás.
Travis é um homen solitário, um veterano do Vietnã, que agora depois da guerra não sente que pertence a lugar algum , nesse ponto ele está igual ao Rambo, sentindo que a guerra não acabou de alguma forma ele precisa disso uma nova guerra que lhe traga sentido existencial.
Interessante análise, Max. Nunca tinha notado isso. Me fez lembrar da cena do apartamento, em que há poster com a palavra "organizado" grafada como se fosse um gago falando "organizized".
Soa mesmo como se ele estivesse querendo resolver suas questões ("get your shit together"), mas como nunca resolvia de fato, entrava nesse loop.
Lembra um pouco do Amnésia também, mas no filme do Nolan, o motivo da repetição fica bem claro ao espectador.
Sim, eu tenho até esse poster no meu perfil
Esse filme é genial. Eu lembro de ver o Coringa e ricar cim a sensação "Eu já vi essas coisas em outro filme", falei com minha namorada na hora. Coringa e Taxi Driver, são filmes genias, na minha opinião. Retratam a "loucura" de forma magnânima.
Eu também acredito que o final de Taxi Driver é verdadeiro, mas prefiro ir além do que realmente vemos em tela literalmente, e sim ver o simbólico nisso tudo. Travis, como diversos personagens do Scorses, vivem em mundos divididos entre o santo e o mundano, entre a tradição clássica e a nova sociedade maluca dos anos 70', neste caso específico. E como eles, Travis também se encontra em um conflito entre seu lado mais animalesco e o seu lado social, digamos assim- muitos oriundos de suas experiências na Guerra do Vietnã, provavelmente. Com isso, acho interessante que no final, por meio de uma violência irracional e selvagem por parte de Travis, ainda assim é interessante como sua alma se acalma após toda a barbárie. O ato de atirar de Travis, ao meu ver, representa a morte do ser ali presente. O primeiro, falho, representaria a morte física de Travis, algo que o levaria a um plano maior, como a redenção- um tema muito explorado pelo Scorsese. A segunda, que o gesto com a arma, representa de maneira símbolica a morte daquele Travis. Do animal irracional sem propósito e a ascensão de um ser melhor. Mesmo que o final possa corroborar a volta da vida tóxica de Bickle, pode-se dizer que, por pelo menos alguns dias, Travis encontrou paz em seu ser. Ainda acredito que Travis deixou essa persona psicotica para trás após o massacre que ele cometeu e virou uma nova pessoa. Dessa forma, alcançando uma redenção possivelmente.
Bem interessante sua visão.
Também me parece que o final é verdadeiro e concordo contigo com a apaziguação do Travis. No seu processo ele tenta primeiramente expulsar de sí a sujeira, mantendo o corpo saudável. Depois ele fala na limpeza das ruas e depois nas mortes.
Depois da chacina do bordel ele aparece realmente pela primeira vez conversando com os outros taxistas, o mundo não está mais em oposição a ele.
Acredito que não,pois acho que Travis vai explodir de novo e assim por diante.O roteirista já deu entrevistas afirmando que o Travis não mudou , possivelmente piorou ou ficou mais paranóico.
@@caiquenogueira8703 sem contar q agr confiante em seu papel de "herói"
Interessante, a maioria dos filmes do scorsese aborda essa tentativa de redenção, mas a maioria dos personagens no final repetem o ciclo e até morrem no msm. Acho q scorsese é bem pessimista kkkk
@@robnaive3391 percebo isso também.Tem algo de trágico em seu cinema.
Esse filme tem uma pegada única, o sentimento de solidão, o tédio da vida em que tudo se repete e o desejo de ser reconhecido por algo grande que fez, torna o Travis um personagem icônico em meio a uma sociedade corrompida.
a sociedade é corrompida e ele é só mais um dos corrompidos que faz parte e torna essa sociedade corrompida. Ele é igual a tudo que ele crítica
@@calebehrele é uma contradição, mas ele é melhor do que as pessoas que ele matou.
E não, ele não é "corrompido" amigo, se puder me falar onde ele se corrompeu, eu agradeço 😀
Taxi Driver, na minha opinião, é o maior estudo de personagem do cinema, algo realmente no nível da literatura. E consegue fazer isso sendo o mais cinematográfico possível, e essas repetições fazem parte do repertório fílmico do Scorsese nessa obra tão rica. Eu realmente nunca tinha pensado nesse elemento de repetição. Grande vídeo!
Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos
I still can't sleep...
Você é bom! No começo eu julguei ser mais uma analise mediocre, mas admito que gostei, parabéns pelo trabalho admirável!
Fico feliz que tenha gostado tanto do vídeo, muito obrigado pela sua força!
Max, adorei encontrar com você na CCXP ( sou o barbudo com cabelo desgrenhado), em pouco tempo de conversa você abriu uma ótima conversa comigo,bem profunda, que me deixou com vontade de continuar, porém a feira era grande e não queria te atrapalhar e eu e minha esposa estávamos querendo continuar os planos.
Porém me faltou a ideia de convidá-lo para para o Blue note ( bar na Paulista que toca ótimos blues) e quem sabe termos uma conversa mais aprofundada sobre cinemas, adoraria saber das suas experiências nessa área, e sem contar que te admiro de mais. Se não me engano você até me deu um spoiler desse vídeo do taxi driver que iria fazer.
Bem, foi ótimo te conhecer, e espero quem saber te encontrar em outras convenções por aí, o meu limite é a San Diego COMIC CON, quem sabe a gente se esbarra lá
Sempre que eu assisto um filme ótimo tipo esse,eu percebo que 2020 diante não foi feito mais nenhum filme igual esse que te faz refletir
Nunca assisti, esse vídeo me animou a ver pela primeira vez!
Demorei pra assistir esse filme não sei pq, hoje assiti ele e curti bastante
2:55 nunca havia percebido, mas aquele olhando pra Betsy é o próprio Scorsese. (ele já fazia um dos passageiros do Taxi, mas aqui eu não tinha visto)
Eu até hj fico bugado com o pq os outros taxistas o chamam de matador no começo do filme, sendo que a gente só decobre que ele é de fato um "matador" no final, mas então pq os taxistas o chamavam de matador no começo?
Porque ele é um veterano de guerra
dublar essa parte como "matador" foi um erro da equipe de dublagem. O "killer" é uma gíria americana muito usada dentro da cultura negra pra dizer que alguém é sensacional ou acima da média, ademais que essa expressão é disparada por um personagem negro e até encaixando bem com esse sub texto abordado no filme.
Imagina Travis encontrando com o Coringa, que dupla formariam
Não entendo como tanta gente gosta desse filme, achei modorrento, um parto pra terminar
É um filme bom, pra quem gosta deste tipo de filme, eu mesmo gosto de filmes baseados em histórias reais e de faroeste e detesto filmes de super heróis e desenhos animados kkkk, é questão de gosto
@@louvasronald9912tbm gosto desse tipo de filme,mas pelo oq a glr falava,eu esperava um filme melhor
@@brunosousa9133 eu fui conhecer esse filme esses tempos atrás, de cara eu gostei por me identificar com o protagonista do filme, um cara solitário que vive rodeado de pessoas kk, eu gostei muito mesmo
sempre amei esse filme, mas agora com essa análise vou querer ver pela terceira vez! Max, sua análise é maravilhosa. Faça mais vídeos sobre esse filme por favor, aquela cena das bolhas no copo sempre me impressionou, a postura dele diante da pequena (Jodie Foster brilhante)....
São essas análises que nos ajudam a entender as obras.
Obrigado por postar sobre o meu filme favorito de todos os tempos! 😍😍🚕
Esse filme não fica velho nunca.
Adoro como você realmente mergulha na fotografia dos filmes e trás análises interessantes e não só curiosidades clichês. Ótimo trabalho, maninho
O podero chefão 2, Touro Indomável e os bons companheiros são filmes que o de niro entrega mais.
No entanto, esse personagem foi a melhor coisa da carreira do De Niro. Fabuloso.
Você me fez ter uma visão diferente desse filme, quando vi fiquei extremamente incomodaada e não incomodadaaa por quao bem foi produzido, mas acho que preciso ver de novo
Eu pirei com esse filme. Parece que ele falou diretamente comigo 🤔 a questão de nada importar pro Travis porque ele tava muito ocupado com o outro! Virou tema de muitas terapias. Porque não é uma preocupação genuína é ele agindo como acha que às pessoas deveriam agir
Bela análise, esse é um dos meus filmes favoritos, o Travis é o anti-herói mais interessante que já vi.
Você é gênio, Max!
Tem uma cena em tempos de violência e taxi drive, muito parecidas!! em que o semafaro, sinal verde, se reflete com o asfalto molhado e noturno.. e logo em seguida acontece cenas importantes.
Um dos melhores filmes que eu já assisti.
Depois que li ,o Livro "O apanhado no Campo de Centeio" , esse filme virou um dos meus Favoritos,quem leu saber
Esse monólogo sobre a sujeira deve ter sido a inspiração do Alan Moore pro Rorschach, lembra muito
👍
Esse filme é uma obra prima, sempre me faz refletir sobre mim mesmo e minha vida
eu também acho que ele sobreviveu, porque a "cicatriz" aparece no pescoço dele no momento da filmagem, quando ele chega pra falar com os amigos taxistas.
Mano, não sei se foi impressão minha, mas naquela primeira cena da Betsy entrando no escritório não é o Scorsesse ali sentado de camisa preta e olhando para ela ?
Sim, e ele aparece em outra cena tbm
Meu filme favorito. Assisto todo ano, ao menos uma vez.
Mano é foda de ver suas análises, enriquece o filme. Genial seu trabalho. 👏👏👏
Montei um canal com análises, se quiser conferir, agradeço!
Esse filme é simplesmente fascinante! Sempre estou assistindo para pegar os detalhes que não vi anteriormente.
Oi seria legal se você analisasse os filmes do Andrei Tarkovisk.
Já assisti inúmeras vezes. A cada experiência, há detalhes novos a serem percebidos. Uma obra com complexidade cênica fascinante.
esse é o filme mais entediante que eu ja vi na vida, quis kitar dele muitas vezes durante o filme, só continuei pq o ator principal é incrível e o filme famoso, mas ate agora n sei porque da fama
Filme chato não existe, é uma questão de pespetiva, provavelmente se você assistir esse filme em outro momento, e mais preparado vai ser uma experiência diferente.
Acho genial a forma que você vê o cinema, os filmes que aborda, a fala, os detalhes, amei o seu canal, acabei de conhecer e estou muito contente
O bluray comemorativo de 40 anos do filme é uma maravilha com inúmeros comentários do diretor etc e só nos faz admirar mais o filme . Este video do entreplanos também ajuda na compreensão dos detalhes do filme. um abraço !
melhor trilha sonora que ja ouvi.
Uma coisa é criticar o racismo com um filme de 40 anos atrás, outra coisa é fazer um filme analisando a solidão, sociopatia, psicologia e todo desespero que muitos homens solitários passam desde a época do filme até hoje, como não se encaixar na sociedade sentir que precisa de um propósito, fantasias e tudo mais, é muito mais preciso e com total precisão, esse filme foi o impossível que simplesmente aconteceu só quem passa ou passou por isso entende.
A crítica não é contra o racismo do filme, o personagem é racista, pq faz parte da construção de personagem, ser uma pessoa ruim, fazer várias ruins, e ainda se achar superior
@@luaoliveira4515 Exatamente, não entendi seu ponto, tentou discordar de mim?
Assisti esse filme várias vezes, terei que assistir novamente, seu vídeo me fez olhar sobre outra perspectiva, muito bom!
Esse foi um ponto muito bom, não tinha percebido isso, essa perspectiva enriquece muito o filme.
Eu amo esse filme!Ele é sensacional!
Max, revi Taxi Driver recentemente, e nesta semana, o seu vídeo foi o terceiro que eu assisti sobre o filme! Amei, porque é um dos meus filmes favoritos da vida! Também concordo com você sobre o final.
Muito legal, Max! Reflexivos os pontos q levantou!
Pensando as repetições, me liguei agora o quanto os espelhos e reflexos aparecem no filme!
Tb pensei na busca de uma identidade, o oposto do que Travis viveu no exército e na guerra do vietnã. O soldado é treinado para ser apenas uma peça descartável na guerra. E isso se desdobra também visualmente, com uniforme e corte de cabelo.
Eu me identifiquei muito com o travis, simplesmente sensacional
Este é um dos meus filmes favoritos. Adorei sua análise. Nunca percebi estes detalhes. Gratidão por sua competência.
Uma das melhores análises. Ótimo canal!
Caramba!!! Que video sensacional, que leitura f*da do filme. Meus parabéns pelo estudo e aula. Espetacular!!!
Ótima análise. Começar a ver tudo e todos como iguais é o primeiro passo para odiar indiscriminadamente, porque o tedioso logo se torna odioso e repugnante. A repetição foi uma ótima ferramenta que o Diretor escolheu para representar e nos fazer sentir isso.
Muito obrigado mesmo por esse vídeo. Já assisti ao filme diversas vezes e nunca consegui dar o devido apreço a obra justamente por achar ele extremamente monótono e repetitivo, e nunca me sentir cativado pelas intensões do Travis. Saber que isso era a intensão do Scorcese de certa forma me tranquiliza kkkk
Parabéns pelo trabalho!
isso sim é arte
Filmaço, uma obra prima do cinema. Pra mim, por causa do De Niro, figura entre os 10 maiores filmes de todos os tempos.
É um dos meus filmes favoritos
Com certeza esse é seu melhor vídeo!
O próprio Scorsese já afirmou que Travis sobreviveu e que não se trata de delírio.
Esse filme e foda, nao me canso de assistir e cada vwz que assisto tenho novas impressões
“Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.”
Tinha uns 15 anos qdo assisti Taxi Driver no supercine da globo em 87 e muito bem dublado pela BKS. Gostei bastante. Diferente de hoje os filmes de antigamente tinham conteúdo e prendiam a atenção. Hoje em dia vc assiste um filme e qdo acaba nem se lembra mais do título do filme de tão chinfrim que é.
cala boca e para de ser saudosista , do mesmo jeito que tem filmes horriveis hoje , tbm tem filmes bons , igual naquela epoca que era cheio de filmes cliches e horriveis , se voce acha que hoje em dia tem filmes ruins , o problema esta em voce ou voce nunca pesquisou um filme bom.
@@theogonzaga4908Não gostou? F-OD-A-S-E.
Vi esse filme com 14 anos, e achei muito confuso, hoje é um filme que assisto todo ano, e vou crescendo com ele
O moicano do Travis é uma referência à vida militar dele, os soldados americanos tinham um costume de fazer um moicano quando estavam indo para uma missão suicida, por isso ele faz o moicano logo na sua missão de matar o Palantine
A referência do corte são os próprios Índios moicanos, que era a tribo mais bélica dos EUA, tem nada de referência de soldado americano.
@@adrianocesar3980 Não, os paraquedistas americanos na WW2 faziam os mesmos cortes e os soldados no Vietnã de certas unidades também tinham esse costume.
@@Simo-xj8ln eu sei, mas os primeiros a usar foram a tribo dos Moicanos, por isso o corte levam o nome deles. E eram a tribo mais guerreira dos EUA.
@@adrianocesar3980 a referência foi aos soldados americanos, apesar dos índios terem feito isso, não quer dizer absolutamente nada sobre o personagem ter pensando neles. O personagem teoricamente é militar e lutou no Vietnã, e aprecia militares. E também é preconceituoso. Presumir que ele fez uma referência aos nativos americanas é completamente incoerente
Cheguei a assistir esse filme por causa de Clube da luta, e também pelo filme Juventude transviada, acredito que esses três filmes tem um liame em comum.
Quando eu assisti eu pensei que ele realmente tinha sobrevivido, e n que era uma fantasia dele morrendo, até então nunca havia parado pra fazer essa analogia do final
Na verdade o Travis ao ajudar a menina, estava querendo provar pra si mesmo que poderia fazer alguma coisa pelas pessoas. Ele foi pra matar ou/e morrer; não queria ser herói e nem ficar com a mocinha, não mais....
Esse filme é simplesmente fantástico mesmo , eu gostei demais desse filme e todos nós torcemos pra que as coisas deem certo pro Travis. E muitos de nós até nós identificamos com o Travis por não se encaixar e ser diferente dos outros, bem pelo menos eu me sinto assim como o Travis. Excelente conteúdo e 👍
Simplesmente o filme da minha vida.
Max, vc é incrível. Cada vídeo seu me faz amar mais a Sétima Arte, além de eu ter a chance de aprender inúmeros detalhes que eu nunca perceberia nos longas. Obrigado por todos os ensinamentos. Vc é um cara inspirador.
Um dos meus filmes favoritos até hoje
Um filmaço! Eu não sou muito de ficar fixado em um filme e assistir até o final, até porque sou inquieto, e começo a fazer outras coisas até tirar do filme.
Mas este, assisti do começo ao fim.
Um protagonista que odeia o meio da qual ele não se difere. É uma repetição pscicotica fascinante.
O Travis não muda só o penteado várias vezes durante sua jornada, mas o corte do cabelo. E isso me chamou muito a atenção, achava que era erro de continuidade.
Mais um excelente vídeo, Max! A construção de seu pensamento a partir da repetição foi uma ótima sacada para compreendermos as escolhas de Scorsese. Eu fiquei surpreso realmente surpreso com essa sua escolha, pois é um procedimento estilístico do qual aprecio bastante desde que conheci, na crítica literária, um trabalho primoroso do Gilberto Mendonça Telles falando da estilística da repetição na obra de Carlos Drummond de Andrade.
Filmaço, época de ouro!
É um filme magnífico