"Meu Cazaquistão" - Hino Nacional do Cazaquistão

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • "Menıñ Qazaqstanym" é o hino nacional do Cazaquistão, o gigante da Ásia Central. O hino foi originalmente escrito em 1956 para uma competição para estabelecer um hino para a República Socialista Soviética Cazaque. Quando foi escrito pela primeira vez, o hino possuía uma letra diferente e era mais longo. A versão original foi escolhida e permaneceu como o hino da RSSC até a dissolução da União Soviética.
    Agora um país independente, o Cazaquistão adotou um novo hino, que apesar de manter a mesma melodia, tinha uma letra totalmente diferente, e era simplesmente chamado de Hino de Estado da República do Cazaquistão. Esse hino foi o oficial de 1991 até 2006, quando o então presidente Nursultan Nazarbayev optou por fazer Menıñ Qazaqstanym o hino nacional de novo, porém reescrevendo e encurtando a letra. Apesar de ter reescrito a letra do hino, Nazarbayev não pode realmente ser considerado um dos escritores da letra, e por isso não foi creditado no começo do vídeo.
    A versão apresentada no vídeo é a versão atual, sendo o hino nacional do Cazaquistão desde 2006.
    O hino celebra a soberania nacional e a força do povo cazaque, promovendo a diligência pela Pátria ("enquanto planto sua flor, canto sua canção"). O "épico" mencionado na segunda linha faz referência ao termo "dastan" que é dito na letra, que é uma espécie de conto épico oral comum na Ásia Central, Irã, Turquia e Azerbaijão.
    Os locais usados no vídeo são, respectivamente:
    Uma estepe cazaque
    A cordilheira Trans-Ili Alatau
    O Cânion de Charyn
    Astana, a capital do país
    Hoje, 16 de dezembro, é o Dia de Independência do Cazaquistão. Feliz Dia de Independência, Cazaquistão!

Комментарии •