Algumas operadoras, com a operadora vermelha, possuem ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora incluindo DDD em todos os planos. Desde que comecei a trabalha como atendente em 2017. Os preços agora são com base nos GBs ofertados. Com plano, hoje, de 50 reais para os menores e 400 para os maiores. Sem contar com as linhas pré que estão sendo vendidos com WHATSAPP sem consumir da franquia de dados.
Exatamente! Eu falo isso! É bizarro! Inclusive os mesmos q falavam p tomar cuidado c a internet e ñ acreditar em qualquer coisa estão acreditando nas teorias da conspiração mais bizarras.
Brasil é um país enorme com milhares de "interiores", regiões isoladas e etc. Coisas que podem soar como da ideda média em alguns lugares pode ser o normal
A atitude da AT&T em relação às secretárias eletrônicas foi muito mais danosa na Xerox em relação às tecnologias digitais. A Xerox inventou praticamente todos os ingredientes da vida conectada moderna, mas a direção da empresa não aceitava nada que pudesse competir com as copiadoras de papel. O pesquisador que inventou a impressora laser foi proibido de trabalhar no projeto mesmo fora do expediente. A Xerox faliu. Os computadores pessoais e a internet estão aí.
"Realidade Paralela" não é um termo muito bom, porque pode fazer parecer que tem algo de realidade nisso. Eu acho que a gente deveria se referir a essas coisas pelo nome do que elas realmente são: mentiras.
Da mesma forma, "Fake news", em inglês, parece tirar um pouco da carga emocional do termo. Prefiro que se use sinônimos mais "carregados". "Tio, isso é fake" me parece menos grave do que "tio, isso é mentira."
Mas é mais do que simples mentiras. Mentiras são informações erradas ou distorcidas propositalmente. Mas o Átila está falando de algo que vai além disso, porque essas pessoas vivem essas mentiras como uma realidade.
Sou professora em escola pública, e essa "inclusão" via Whatsapp ficou escancarada nesse internet. Enquanto a internet tem milhões de possibilidades em pesquisa, vídeos e um mundo de conhecimento, a grande maioria dos alunos ficavam restritos ao Whatsapp. Muito triste!
O Breno Barros acertou em cheio: as desgraças que enfrentamos hoje, devem-se em grande parte às fake news que o tal "gabinete do ódio" espalhou nas eleições de 18. Destruíram nosso país !!!
Tá ai a prova de que negligenciar educação para a população carente nunca é uma boa ideia, pois um povo sem educação não tem poder de decisão, ficam vulneráveis a mentiras como terraplanistas, conspiracionistas e antivacinas
14:55 É por isso que toda hora os boomers compartilham uma notícia absurda e linkam o G1 ou a BBC com fonte e quando vc vai ver no site, o link não fala NADA que o texto da mensagem diz
Meu pai vem com cada assunto que ele vê no WPP que é difícil de acreditar que é ele mesmo falando aquelas coisas. Ele era uma pessoa muito mais desconfiada e sensata, até começar a gostar desses grupos de wpp com os colegas do trabalho (todos da mesma faixa etária de 50 anos e alguns mais novos), o que acredito eu ter sido o vetor de tanta ignorância. Como são vários conhecidos dele compartilhando aquela "informação", logo, só pode ser "confiável". É desde terra escura por sete dias, a globo querer normalizar a pedofilia entre outros. TUDO por conta do tempo que ele passa se "informando" no WhatsApp, que ele tem muita confiança. Propagadores de fake news no fim são pessoas até bem intencionadas, mas não fazem ideia do que tem em mãos e o poder destrutivo disso. São crianças brincando com fogo e achando lindo e seguro!
Outra coisa que pesa pro brasileiro usar tanto o Whatsapp pra se informar é que pra você ler as notícias nos sites dos jornais, você geralmente precisa assinar o jornal ou tem que encarar muitas propagandas que atrapalham a leitura.
Nem precisa, é só usar site pra evitar paywall e instalar adblocker. Se a pessoa tiver interesse é literalmente ela digitar o que ela quer, que acha como fazer. Não faz quem não quer. Conhecimento tá aí pra todo mundo, as pessoas simplesmente optam usar a internet pra outras coisas.
Situações corriqueiras dos últimos anos que tenho presenciado na minha família: evangélicos fanáticos e sem acesso a internet, que não leem ou acompanham noticiários de nenhuma fonte fora das fontes da igreja e que são atualizados no dia dia por terceiros (irmãos mais engajados nas redes) que recebem no zapzap ou que ouviram de algum parente que soube por um primo, que a vacina esta matando idosos. Ouço a conversa quase sempre e é uma atrocidade atrás da outra. De sangrar os ouvidos.
@@evandrovogel6438 Não sei o que você quiz dizer com "Submundo sombrio". Pois como falei na minha resposta ao @Gustavo 123 o termo mais "correto" (pq não existe um consenço) é de que a deep web é são todos os sistemas conectados a redes descentralizadas e anônimas como o TOR. E vai por mim, 99% de todas essas coisas "sombrias" que acontecem na deep web que dizem por aí não é verdade. Até mesmo os grandes meios de comunicação como o Fantástico já falaram coisas assim sobre a deep web que não são verdade.
Eu acho até triste ser o WPP o mais popular aqui, é muito inseguro o uso. Queria migrar de vez para o Signal ou Telegram, mas é difícil usar só eles pois pouca gente faz uso frequente.
Você que pensa... Só o grupo da Nath Finanças no tem mais de 4500 pessoas (e não é um grupo besta de piadas e afins) Eu tenho no meu blog uma lista de mais de 80 qualidades desse app. Busca "Os 80+ prós do T***gram" (o RUclips não deixa postar o link)
Sim! 17 minutos de vídeo, sem senso comum, sem frases de efeito e sem respostas simples pra problemas complexos, o pessoal do grupo da família dorme...
Esse tipo de pessoas não gostam do Átila, consideram ele exagerado e à serviço dos comunistas... não vão ouvi-lo. Vi um comentário em um vídeo que defendia a vacinação "Só falta citar o Átila como modelo de fonte científica...". Eu respondi que sim, deveria porque ele é um especialista. A pessoa só respondeu besteira.
@@patriciaguedes7834 pois é... Tem um documentário na Netflix em que o cientista explica que o mais perigoso do que estamos vivendo hoje, não são as MENTIRAS (fakenews), mas sim o fato de que, com o bombardeio constante delas, ninguém mais saberia onde está a verdade. Junto com a velocidade de propagação, é isso que nos tornaria mais vulneráveis a manipulação, inclusive política. O nome é "A era dos Dados". Tem na Netflix. Se cuida, um abraço :)
Fazer o aplicativo é "fácil", o problema é educar as pessoas para usá-los de maneira saudável. Educar sempre é a parte difícil da coisa, mas é essencial.
Isso é uma lei? Porque foi aprovado a venda da internet "banda larga" em forma de pacotes com franquia. Logo a distinção no acesso já não existe pois mídias consomem muito mais do que texto...
Eu vivo pra me desculpar com amigos e conhecidos, porque não suporto o Whatsapp nem redes sociais (tirando o RUclips haha). Mas como manter contato social assim? Odeio essa coisa de ter que responder na hora, de ficar escravo de notificação. Isso não é vida.
Parabéns pelo trabalho, porém pessoas consideradas instruídas também se alimentam de fake news, não é exclusividade de pessoas ditas sem instrução. O problema é que cada um se agarra à suas próprias ideias pré concebidas e não querem mudar de opinião, mesmo com evidências científicas.
Faz muito sentido, a partir do momento em que as empresas liberam o acesso sem custos só para certas redes, acabam impedindo que parte das pessoas chequem os conteúdos.
Meu pai se formou na UFRGS, considerada uma das melhores faculdades do Brasil, e ainda assim esses dias me deparo com ele compartilhando noticias como "todos os estudantes chineses intercambistas são espiões do governo enviados para roubar tecnologia". Eu queria muito que educação formal fosse sinônimo de bom senso e ética mas infelizmente não é.
Além de tudo que foi dito sobre a facilidade de se informar por redes sociais (em particular o whatsapp), mesmo que a pessoa clique no link ou procure reportagens de fora, frequentemente dá de cara com paywalls imensos que inviabilizam completamente a leitura da notícia original. Mesmo com outline, que facilita bastante, isso ainda é um problema porque temos mais barreiras pra encontrar a informação original/correta/revisada; o que reforça a importância de uma inclusão digital associada a uma alfabetização digital.
Sabe qual é o paradoxo desse vídeo? Quem mais precisa dele não vai vê-lo. E digo isso sem bancar o arrogante, aprendi demais (como sempre), não fazia ideia da extensão do problema e como milhões de pessoas estão simplesmente reféns dessa tecnologia e nem tem os meios materiais para não se informar através dela, porém, ao fim e ao cabo, quando eu recebo algo pelo whats, a primeira coisa que vou fazer é checar se procede ou não.
Parece só um app de comunicação mas quando a gente para para analizar todas essas questões que o Atila coloca, a gente vê que tem toda uma engrenagem por trás, interesses, dinheiro, poder.....
Eu tenho WhatsApp por causa do trabalho. Principalmente na pandemia, trabalhando em casa, é necessário, nas ao mesmo tempo é uma escravidão porque as pessoas não tem noção da hora de te pedir coisas, acham que vc deve estar 24 horas olhando para ver se tem mensagem. Nas minhas férias desliguei do whatsapp, nem olho. Já avisei que não vou responder.
É, mais não é. Aqueles tantos velhinhos (generalizando um pouco) que caíram na internet depois de adulto e por um celular, nem sabem fazer uma pesquisa no Google. Eles não saem destes grupos porque é o único contato com alguns amigos, e não sabem criar outro grupo, aí acabam em primeiro acostumando com tanta ignorância em algumas mensagens e com o tempo concordando com isso. É uma triste armadilha
@@Conta_Completamente_Inativa Acho o contrário. Se fosse ensinada na escola n teria tanta gente desinformada e a política não estaria tão ruim e difícil de debater
Basicamente, o whatsapp virou uma espécie de Ministério da Verdade do livro 1984. Não importam os fatos, apenas uma versão fantasiosa da realidade que sirva aos interesses das grandes corporações e de políticos.
A única diferença é que qualquer pessoa pode checar imediatamente se é verdade ou não, basta pesquisar rapidão do Google, mas aparentemente ninguém se importa com isso, todos mundo acredita no que quer acreditar.
@@rafaelalodio5116 Apesar disso ser verdade para grande parte, uma informação que explodiu minha cabeça recentemente foi perceber que existem uma quantidade muito grande de planos de celular com Whattsapp ilimitado, isso ainda contando o fato de que muitas famílias no Brasil não tem acesso à internet e quando tem normalmente são esses planos. O resultado é que no fim elas só vão usar o Whatssapp, pois "não acaba", diferente de assistir um vídeo ou procurar a informação oficial, pois isso gastaria seu plano.
Eu vi um cientista citar um padre como referencia na inclusão de educação digital, enquanto o governo, responsável por isso, faz o extremo oposto. Tempos estranhos.
o outro candidato representava 16 anos de escândalos altamente divulgados e tinha acabado de ser chutado por uma administração flopada em SP capital. Perderia com ou sem "fake news".
Excelente sua explanação. Algo assim deveria ter vindo antes. Acho que é uma questão de tempo de existir um órgão regulador que exija maior responsabilidade de serviços como esse, não só do Whatsapp, mas toda mídia social. Pois a liberdade de expressão é fundamental, entretanto a liberdade de expressão não dá o direito de se promover mentiras.
Bem, na verdade liberdade de expressão é a pessoa poder falar o quiser, seja a merda que for, e mentiras também entram aí. E a melhor coisa que o governo poderia fazer nesse caso e deixar de existir. Assim existiria mais concorrência das operadoras e portanto as pessoas teriam um acesso a internet mais barato que não seja limitado a Whatsapp e Facebook. Pq as pessoas simplesmente não vão deixar de expor suas ideias.
Nossa Átila...como tu consegue compilar tanta informação interessante e relevante de forma tão eficaz e talvez até rápida?? alguma dica para um humilde graduando em ciências biológicas?
@@cangalha De fato acessar informações em sua era é bastante fácil. Contudo, acesso é diferente de FILTRAR E SELECIONAR informações relevantes. Ter muita informação sem saber filtrar o que é necessário é tão problemático quanto não ter acesso nenhum à ela. Eu mesmo baixo uma série de artigos semelhantes, mas no fim, somente alguns deles servem porque foram melhor escritos e discutidos, enquanto que os demais continham informações e focos diferentes do que eu estava procurando. O que me admira no Átila é ele filtrar, compilar, discutir e construir uma narrativa/argumentação tão rica e objetiva, no que PARECE ser um feito num tempo significativamente rápido. Por isso, eu gostaria de umas dicas e se você tiver alguma, eu ficarei agradecido e feliz em ouvir!
É muito importante sempre bater nessa tecla, a internet pra maioria das pessoas está limitada apenas a apps do Facebook, como é possível alguém se manter informado com informação mastigada, sem ter acesso a informação de verdade através de toda a Internet?
Isso que o Átila disse sobre o whatsapp ser o meio de comunicação das pessoas menos instruídas é tão perceptível no dia a dia. A esmagadora maioria dos meus colegas de trabalho só se informam por grupos de whatsapp, quando não se informam por páginas tendenciosas do facebook
As pessoas que precisam assistir, não vão assistir porque não tem pacote de dados pra ver vídeo. A maioria da população ou é pobre ou é miserável. E aquelas que tem, ou tem wifi por exemplo, já estão contaminadas pois são do evangelistão. Não tem volta essa situação porque o povo não tem cultura, não entendem (não sabem) a diferença entre fatos (ciência) e opinião. Isso é o resultado de décadas destruindo o ensino e pesquisa. Mais fácil pra manipular geral. É um projeto de destruição bem calculado, com sucesso. Se cuida, um abraço.
Parabéns, Atila! Mais um importante vídeo e com um tema fundamental. O tema "alfabetização digital" faz parte da minha área de pesquisa de mestrado. É exatamente como você pontuou, ou seja, a importância de se ensinar (formal e informal) sobre o uso das mídias no quotidiano e na busca de conhecimentos.
É como a TV, onde ficamos só com uma ou poucas emissoras a disposição. Hoje, me considero ingenuo ao colocar minha mãe nesse meio sem prepara-la adequadamente, já que ela tem bem pouca instrução. Apesar de que talvez nada seria suficiente para preparar uma pessoa que não foi exposta a tal coisa antes. Até porque nem eu era preparado adequadamente. Só de uns anos pra cá, eu falo pra ela ser cética, mais crítica com compartilhamentos.
Eu sempre pensei que se a pessoa tivesse zapzap, ela teria acesso a outras fontes de informação, mas faz sentido o pq das muitas pessoas terem o zapzap como primeira fonte de informação. QUE ESCLARECIDA MARAVILHOSA NAS IDEIAS
Não participo de nenhum grupo de WhatsApp, tenho apenas contatos individuais. Na época eu já não utilizava Orkut, não tenho facebook. E no WhatsApp, sei exatamente quem me manda o quê. Quando recebo algum tipo de lixo, sei quem foi e peço polidamente para a pessoa ir procurar um lote para capinar, em vez de me enviar bobagens.
Teve presidenciável que participou de todos os debates e foi condenado por impulsionar noticias na internet, e também impulsionou mensagem no WhatsApp.
Na metade do vídeo eu acabei lembrando da época q o wpp era um app novo, parecia um brinquedo. Agr parece até um recurso do próprio celular, nem parece q é um app, mas o próprio celular é um wpp.
Sobre a pessoa só ter acesso a Whats e Facebook e ficar excluída do resto da internet, tem um fenômeno curioso do pessoal da Angola que não consegue pesquisar em sites como Wikipédia e que por isso fica no Facebook pedindo ajuda para fazer pesquisas, e tá tendo mobilização de brasileiros para ajudar eles já que também falam português.
Isso explica porque nossos pais caem tão fácil em golpes de internet. Boa parte de nós nascemos na era digital, e muitos acompanharam o seu crescimento desde muito cedo. Quem entra nesse mundo hoje vira um alvo fácil para golpistas justamente porque falta experiência de uso.
Padrão espetacular equipe Átila/Paloma de qualidade! Mas o que Giulia fez aqui foi maravilhoso. Brigado gente 💙 No mais, é chover no molhado comentar o quanto a discussão é relevante e necessária pra geral! Como não poderia deixar de ser, já está em meu stories lá no WhatsApp :D
Conheço gente instruída com graduação e pós em universidade renomada que acreditava nos emails final dos anos 90 e começo da década de 2000. Como aquele famoso email que dizia que nos livros didáticos dos EUA se ensinava que a Amazonia era território americano e etc.
Conheço vários idosos que nunca mexeram em um computador e que acham o controle remoto da TV é complexo de manusear, mas o áudio do WhatsApp democratizou o uso da internet e usam o dia inteiro o celular.
Aí eu te pergunto: Em um universo onde as pessoas tenham melhor alfabetização digital, porém continuem sem condições financeiras de usar a internet livremente (fora do "Faceverso" e lidando com paywall em todo site de notícias), como essas pessoas teriam acesso a informações de fontes fidedignas para confrontar com as asneiras abundantes que chegam de graça via Faceverso?
O problema não é tanto a tecnologia que permite acesso a informação, mas como as pessoas enxergam o que é um jornalismo de qualidade. O Brasil tem historicamente um jornalismo fraco e não digno de respeito.
Absurdo. É na verdade uma exclusão digital completa, pelos vários motivos que o Átila aponta. E, na verdade, o povo pobre não tem celular e muito menos Internet. É minha área de trabalho, vejo todo dia. A inclusão digital verdadeira deveria ser considerada uma necessidade básica, como falou muito bem o Átila.
É aquela velha solução fajuta do "privatiza que melhora". As empresas tem os mesmos problemas de corrupção, distorção de mercado, entre outros, que atingem o setor público.
@@Fernandosouzaaaa Investir em boa gestão, sem achar que é tudo preto no branco. Tem gente que acha que tudo do governo é ruim e tudo privado é bom, sendo que existem muitos exemplos de iniciativas públicas de ponta (Butantan, Fiocruz, Universidades Federais, etc) e vários casos de empresas que se envolveram em fraudes até não poder mais (ex: todas as envolvidas na lava jato). Os cargos públicos ocupados puramente por indicação política continuam da mesma forma do que há 20 anos atrás.
O que acontece com as empresas de telefonia é um verdadeiro cartel. Todas se unem pra elevar os preços e as margens de lucro se manterem grandes. Se houvesse outros players no mercado, a chance de termos um preço menor seria maior.
Tenho parentes que tinham o hábito de se informar pelo rádio até uns anos atrás. A informação que eles recebiam vinham de uma fonte confiável, hoje em dia eles se informam por whatsapp e youube, o que é extremamente prejudicial, pois é cada absurdo em que eles acreditam.
Vídeo maravilhoso, didático... pena que eu não poderia mostrar para meus parentes bolsoafetivos, nos 3 primeiros minutos eles já perderiam a concentração, é informação demais. E não estou fazendo uma piada não, é uma triste constatação da incapacidade dos meus conhecidos de se concentrarem em informações complexas.
Finalmente ouvi de alguém algo que eu sempre enxerguei: que os "menos instruídos" se importam com números, enquanto os INTELIGENTES verificam as fontes. Obrigado.
Boa, Átila! Nunca tinha pensado nisso! As vezes o pessoal fica com raiva de alguém não ler a notícia, mas pode ser q a pessoa só tem internet pra entrar no face e no whats.... isso é complicado mesmo
Atila, explica por favor por que os boomers são tão influenciáveis no whatsapp? Independente de escolaridade, nossos tios e pais acreditam em cada coisa! É o contrário do que eles mesmos nos ensinavam nos primórdios da internet discada.
O caso das fitas k7 é só mais um dos muitos exemplos onde a sede de lucro das grandes empresas, literalmente trava propositalmente, o desenvolvimento tecnológico e atrasa o avanço em geral.
Pse, mas muito disso também se deve ao corporativismo, onde grandes empresas são protegidas pelo estado. E também a propriedade intelectual. Sem ela algumas outras empresa poderiam desenvolver a tecnologia. E mesmo que possa ser considerado ruim em algum casos é justamente a busca por lucros que incentiva as empresas a desenvolverem as tecnologias.
Cursos na Alura: www.alura.com.br/promocao/atila
Cadê o livro "Impérios da comucação" em mostrar mais nas referências?
Os cursos ALura são ótimos mesmo. Obrigada pela indicação.
Algumas operadoras, com a operadora vermelha, possuem ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora incluindo DDD em todos os planos. Desde que comecei a trabalha como atendente em 2017. Os preços agora são com base nos GBs ofertados. Com plano, hoje, de 50 reais para os menores e 400 para os maiores. Sem contar com as linhas pré que estão sendo vendidos com WHATSAPP sem consumir da franquia de dados.
❤
Nossos pais nos ensinaram a não falar com estranhos, esses pais hoje são os que mais acreditam e propagam essas fake news, não consigo entender.
Faça o que eu mando, não faça o que eu faço kkkkkk
Exatamente! Eu falo isso! É bizarro! Inclusive os mesmos q falavam p tomar cuidado c a internet e ñ acreditar em qualquer coisa estão acreditando nas teorias da conspiração mais bizarras.
Muito verdade !!
Realmente é um fenômeno bizarro digno de um estudo mais profundo se pá
É que acreditando que a tecnologia não tem pessoas más envolvidas.
Quem é maléfico é o umbandista, ateu, cético, os Lgbts, a NASA, etc.
Átila, tenho 62 anos e fico imensamente feliz quando vejo um jovem inteligente e dedicado às Ciências como você. Sou sua fã incondicional! Parabéns!!!
E nossos pais que falavam pra gente não confiar na internet.
E agora são eles que espalham as fakenews...triste
Exatamente. 😢
Pessoal que acredita que leite com manga mata e que a mãe morre se deixar a sandália virada.
Eu ainda acho isso surreal
@@guilrai7 isso é o de menos...muitas vezes fake news levam à violência sem razão.
É muito Loko pensar que a última mulher a ser morta acusada de bruxaria no Brasil foi em 2014.
Muito assustador isso. 😟
Brasil é um país enorme com milhares de "interiores", regiões isoladas e etc. Coisas que podem soar como da ideda média em alguns lugares pode ser o normal
@@Conta_Completamente_Inativa pessoas são complicadas
Estamos voltando no tempo... ainda fazemos coisas e debatemos assuntos que já deveriam estar longe de nossas vidas faz tempo!
@@fernandaporto3008 concordo com vc Fernanda
A atitude da AT&T em relação às secretárias eletrônicas foi muito mais danosa na Xerox em relação às tecnologias digitais. A Xerox inventou praticamente todos os ingredientes da vida conectada moderna, mas a direção da empresa não aceitava nada que pudesse competir com as copiadoras de papel. O pesquisador que inventou a impressora laser foi proibido de trabalhar no projeto mesmo fora do expediente. A Xerox faliu. Os computadores pessoais e a internet estão aí.
E muitas tecnologias foram surrupiadas
"Realidade Paralela" não é um termo muito bom, porque pode fazer parecer que tem algo de realidade nisso. Eu acho que a gente deveria se referir a essas coisas pelo nome do que elas realmente são: mentiras.
Para muitos naquela bolha, infelizmente, é uma realidade; e por isso paralela.
Da mesma forma, "Fake news", em inglês, parece tirar um pouco da carga emocional do termo. Prefiro que se use sinônimos mais "carregados". "Tio, isso é fake" me parece menos grave do que "tio, isso é mentira."
@@rodrigogodoysi se as pessoas acreditam em uma mentira, isso não muda o fato de que é uma mentira
Pra muita gente é realidade
Mas é mais do que simples mentiras. Mentiras são informações erradas ou distorcidas propositalmente.
Mas o Átila está falando de algo que vai além disso, porque essas pessoas vivem essas mentiras como uma realidade.
Boraa Átila, hora de vc me deixar mais inteligente com sua bela forma de explicar o mundo.
Simplesmente isso k
Eu quando recebo notificação dos vídeos dele kkkkkkkk
Vai dar duas da tarde, a hora que o gado acorda e jaja eles vem te xingar aqui kkkkkk
Ele sempre deixa ! 😍
@@McFlyLive kkk
É uma realidade paralela. Tenho parentes que viraram outra pessoa, eticamente, por causa dessa desinformação!
eles não tem caráter, nao sao dignos da vida
Sou professora em escola pública, e essa "inclusão" via Whatsapp ficou escancarada nesse internet. Enquanto a internet tem milhões de possibilidades em pesquisa, vídeos e um mundo de conhecimento, a grande maioria dos alunos ficavam restritos ao Whatsapp. Muito triste!
FICO ASSUSTADA COM AS COISAS QUE MEUS PAis RECEBEM. São idosos e acreditam em várias fakenews.
Fakenews perigosas realmente!😦
tbm fico, tenso d+.
As informações referentes à área de saúde são criminosas.
@@patriciaguedes7834 exatamente!
veio n devia ter acesso a internet
@@igoralmeida9136 kkkkk acredita q concordo! Não devia ter redes sociais. Só tel pra receber e ligar! 😂😂😂
Alfabetização Digital como disciplina escolar não seria uma má ideia pras futuras gerações.
O foda é que a tecnologia avança tão rápido que o sistema educacional não consegue acompanhar.
Há uma área da filosofia chamada “netiqueta” que trata-se disso.
Seria essencial na verdade, mas de fato, seria bem difícil para o sistema educacional brasileiro acompanhar qualquer coisa relacionada com tecnologia
Lembre-se, estamos no Brasil, tem gente que nem alfabetização normal recebe
Da para resolver tudo com aula de ética e história. Basta trazer conteúdos atualizados.
"Quem compra um número de telefone, não compra um número de celular, compra um número de WhatsApp"
Fantástico... entendi algumas coisas que estão acontecendo no Brasil infelizmente... Obrigada Átila 👍
Eis aqui um dos principais motivos que levou o Brasil ao caos que hj nos encontramos :'(
O Breno Barros acertou em cheio: as desgraças que enfrentamos hoje, devem-se em grande parte às fake news que o tal "gabinete do ódio" espalhou nas eleições de 18. Destruíram nosso país !!!
Tá ai a prova de que negligenciar educação para a população carente nunca é uma boa ideia, pois um povo sem educação não tem poder de decisão, ficam vulneráveis a mentiras como terraplanistas, conspiracionistas e antivacinas
@@williamfonsecalima5540
Na verdade, os ricos também acreditam, já viu as asneiras da Cientologia?
@@tarcisiofarianoronha1154 putz cara, não tem nada a ver o q tu disse, muito alarde por nada
@@williamfonsecalima5540 cara deixe desse mimimi ta chato já
14:55 É por isso que toda hora os boomers compartilham uma notícia absurda e linkam o G1 ou a BBC com fonte e quando vc vai ver no site, o link não fala NADA que o texto da mensagem diz
Nunca vi um video tão bom pra descrever a internet no Brasil
Meu pai vem com cada assunto que ele vê no WPP que é difícil de acreditar que é ele mesmo falando aquelas coisas. Ele era uma pessoa muito mais desconfiada e sensata, até começar a gostar desses grupos de wpp com os colegas do trabalho (todos da mesma faixa etária de 50 anos e alguns mais novos), o que acredito eu ter sido o vetor de tanta ignorância. Como são vários conhecidos dele compartilhando aquela "informação", logo, só pode ser "confiável".
É desde terra escura por sete dias, a globo querer normalizar a pedofilia entre outros. TUDO por conta do tempo que ele passa se "informando" no WhatsApp, que ele tem muita confiança. Propagadores de fake news no fim são pessoas até bem intencionadas, mas não fazem ideia do que tem em mãos e o poder destrutivo disso. São crianças brincando com fogo e achando lindo e seguro!
Outra coisa que pesa pro brasileiro usar tanto o Whatsapp pra se informar é que pra você ler as notícias nos sites dos jornais, você geralmente precisa assinar o jornal ou tem que encarar muitas propagandas que atrapalham a leitura.
As propagandas dá pra bloquear fácil. Mas não sei sei o Google Chrome tem essa função.
Nem precisa, é só usar site pra evitar paywall e instalar adblocker. Se a pessoa tiver interesse é literalmente ela digitar o que ela quer, que acha como fazer. Não faz quem não quer. Conhecimento tá aí pra todo mundo, as pessoas simplesmente optam usar a internet pra outras coisas.
Dinheiro não cai do céu. As empresas precisam ser remuneradas pra pagar a equipe que levam essa notícia pra você.
Situações corriqueiras dos últimos anos que tenho presenciado na minha família: evangélicos fanáticos e sem acesso a internet, que não leem ou acompanham noticiários de nenhuma fonte fora das fontes da igreja e que são atualizados no dia dia por terceiros (irmãos mais engajados nas redes) que recebem no zapzap ou que ouviram de algum parente que soube por um primo, que a vacina esta matando idosos. Ouço a conversa quase sempre e é uma atrocidade atrás da outra. De sangrar os ouvidos.
Transforme isso em um "vídeo compativel com WhatsApp" pra poder incluí-lo nesse submundo.
Esse canal é uma instituição de saúde pública para o povo brasileiro! Parabéns, Átila!
Tinha que ter um exame psicotécnico pra poder usar internet.
Scooby doo ja falava que os verdadeiros monstros são gente como a gente
Mais pessoas deveriam estar acompanhando este canal.
WhatsApp é a DeepWeb brasileira
O Pirulla disse isso !!
@@renanandrade6844 na verdade é deep web no sentido real e no sentido de ser um submundo sombrio como da rede onion.
O pirula já chama de "Deep web de bolso"
@@evandrovogel6438 Não sei o que você quiz dizer com "Submundo sombrio". Pois como falei na minha resposta ao @Gustavo 123 o termo mais "correto" (pq não existe um consenço) é de que a deep web é são todos os sistemas conectados a redes descentralizadas e anônimas como o TOR. E vai por mim, 99% de todas essas coisas "sombrias" que acontecem na deep web que dizem por aí não é verdade. Até mesmo os grandes meios de comunicação como o Fantástico já falaram coisas assim sobre a deep web que não são verdade.
@@Bruno-zc1sj Tá bom Anarquista
Eu acho até triste ser o WPP o mais popular aqui, é muito inseguro o uso. Queria migrar de vez para o Signal ou Telegram, mas é difícil usar só eles pois pouca gente faz uso frequente.
Já deveria ter feito isso, o zap não e feito pra vc
Você que pensa... Só o grupo da Nath Finanças no tem mais de 4500 pessoas (e não é um grupo besta de piadas e afins)
Eu tenho no meu blog uma lista de mais de 80 qualidades desse app. Busca "Os 80+ prós do T***gram" (o RUclips não deixa postar o link)
As próprias operadoras cavaram a própria cova com abuso de tarifas de SMS
Atila tem que fazer uma versão reduzida desse vídeo pra gente compartilhar no zap!
Sim! 17 minutos de vídeo, sem senso comum, sem frases de efeito e sem respostas simples pra problemas complexos, o pessoal do grupo da família dorme...
Up
Esse tipo de pessoas não gostam do Átila, consideram ele exagerado e à serviço dos comunistas... não vão ouvi-lo. Vi um comentário em um vídeo que defendia a vacinação "Só falta citar o Átila como modelo de fonte científica...". Eu respondi que sim, deveria porque ele é um especialista. A pessoa só respondeu besteira.
@@patriciaguedes7834 pois é... Tem um documentário na Netflix em que o cientista explica que o mais perigoso do que estamos vivendo hoje, não são as MENTIRAS (fakenews), mas sim o fato de que, com o bombardeio constante delas, ninguém mais saberia onde está a verdade. Junto com a velocidade de propagação, é isso que nos tornaria mais vulneráveis a manipulação, inclusive política.
O nome é "A era dos Dados". Tem na Netflix.
Se cuida, um abraço :)
@@renantaraborelli4028 isso, vamos excluir essa gente até termos uma guerra entre nós
Você desempenha um trabalho importantíssimo, Átila.
A definição deste vídeo é: necessário!
Não só pela zueira, mas por concordar com você compartilhei em três grupos cheio de Minions.
100% dos vídeos do Átila Iamarino.
Fazer o aplicativo é "fácil", o problema é educar as pessoas para usá-los de maneira saudável. Educar sempre é a parte difícil da coisa, mas é essencial.
Lei: Neutralidade da rede é não ter distinção no acesso.
Operadoras: Só o WhatsApp tem acesso ilimitado.
Brasil: Essa lei não pegou.
Isso é uma lei? Porque foi aprovado a venda da internet "banda larga" em forma de pacotes com franquia. Logo a distinção no acesso já não existe pois mídias consomem muito mais do que texto...
E que lei funciona no Brasil?
Eu tenho WhatsApp por causa da minha família. Mas, sinceramente eu queria mesmo é deletar. Já deu ranço!
Quando comentei isso com amigos me chamaram de antissocial. Pelo menos me livrei do Instagram e do face.
Eu vivo pra me desculpar com amigos e conhecidos, porque não suporto o Whatsapp nem redes sociais (tirando o RUclips haha). Mas como manter contato social assim? Odeio essa coisa de ter que responder na hora, de ficar escravo de notificação. Isso não é vida.
Parabéns pelo trabalho, porém pessoas consideradas instruídas também se alimentam de fake news, não é exclusividade de pessoas ditas sem instrução. O problema é que cada um se agarra à suas próprias ideias pré concebidas e não querem mudar de opinião, mesmo com evidências científicas.
Faz muito sentido, a partir do momento em que as empresas liberam o acesso sem custos só para certas redes, acabam impedindo que parte das pessoas chequem os conteúdos.
Meu pai se formou na UFRGS, considerada uma das melhores faculdades do Brasil, e ainda assim esses dias me deparo com ele compartilhando noticias como "todos os estudantes chineses intercambistas são espiões do governo enviados para roubar tecnologia". Eu queria muito que educação formal fosse sinônimo de bom senso e ética mas infelizmente não é.
Isso é falta de educação digital. As pessoas acham que a internet é como um jornal, se está lá, é verdade...
Infelizmente a maioria dos brasileiros acreditam em tudo que veem no celular.
pior.
Foi exatamente assim que o tal "gabinete do ódio" agiu em 18, e enganou o povão!!!
@@tarcisiofarianoronha1154 Sim.
@@tarcisiofarianoronha1154 Qual Gabinete do ódio?os dois lados da eleições de 18 espalharam fake News e ódio não generalize
Parece mágica: o vídeo acabou junto com as vasilhas sujas na pia! Cozinha limpa e conhecimento atualizado ✅
Além de tudo que foi dito sobre a facilidade de se informar por redes sociais (em particular o whatsapp), mesmo que a pessoa clique no link ou procure reportagens de fora, frequentemente dá de cara com paywalls imensos que inviabilizam completamente a leitura da notícia original. Mesmo com outline, que facilita bastante, isso ainda é um problema porque temos mais barreiras pra encontrar a informação original/correta/revisada; o que reforça a importância de uma inclusão digital associada a uma alfabetização digital.
Sabe qual é o paradoxo desse vídeo? Quem mais precisa dele não vai vê-lo. E digo isso sem bancar o arrogante, aprendi demais (como sempre), não fazia ideia da extensão do problema e como milhões de pessoas estão simplesmente reféns dessa tecnologia e nem tem os meios materiais para não se informar através dela, porém, ao fim e ao cabo, quando eu recebo algo pelo whats, a primeira coisa que vou fazer é checar se procede ou não.
Esse video deveria passar na TV em todos os canais em horário pelo menos uma vez por mês.
Incrível a profundidade dessa análise, detalhes sobre a população brasileira q nunca paramos p observar. Ótimo video Atila!
Resumo do vídeo: os problemas são causados pela analfabetização desde sempre, só muda o tipo (funcional, de leitura, de escrita e agora a digital).
Parece só um app de comunicação mas quando a gente para para analizar todas essas questões que o Atila coloca, a gente vê que tem toda uma engrenagem por trás, interesses, dinheiro, poder.....
Cara, você se superou desta vez! Perfeitas colocações! Obrigada pelo conteúdo. Resumo da ópera: ainda pode piorar rs
Eu tenho WhatsApp por causa do trabalho. Principalmente na pandemia, trabalhando em casa, é necessário, nas ao mesmo tempo é uma escravidão porque as pessoas não tem noção da hora de te pedir coisas, acham que vc deve estar 24 horas olhando para ver se tem mensagem. Nas minhas férias desliguei do whatsapp, nem olho. Já avisei que não vou responder.
Eu sou professora. Só respondo as mensagens na hora combinada.
Meus amigos e eu somos assim, manda mensagem qualquer hora, mas a resposta so vem a hora que a pessoa tiver afim de responder. Se for emergência liga
Verdade demais! Devia ter uma ferramenta de agendamento pros corujas de plantão.
Já bota na foto: expediente de tal a tal hora. E bloqueia no horário de descanso.
Vídeo super necessário, acabei de mandar ele no grupo da família e sai correndo (o circo vai pegar fogo kkkkkkkkk)
Eu ia mandar tbm, mas pelo tamanho do vídeo eles vão acabar dormindo kkkkkkk
Pensei em mandar tbm. Mas duvido que eles assistam... se não é uma notícia falsa sensacionalista no padrão zap, eles não se dão ao trabalho.
Santa mãe do céu o povo brasileiro usa o whatsapp como noticiário....
Eu nem recebo essas mensagens virais pelo o WhatsApp, no final das contas eu acho que isso é uma escolha, você escolhe quais grupos fazer parte.
É, mais não é. Aqueles tantos velhinhos (generalizando um pouco) que caíram na internet depois de adulto e por um celular, nem sabem fazer uma pesquisa no Google. Eles não saem destes grupos porque é o único contato com alguns amigos, e não sabem criar outro grupo, aí acabam em primeiro acostumando com tanta ignorância em algumas mensagens e com o tempo concordando com isso. É uma triste armadilha
Vou responder todas as Fake News enviadas por tios velhos no grupo de família com esse vídeo! Obrigado por reduzir meu tempo de resposta!
O governo deveria incluir o conteúdo desse vídeo na grade escolar.
Não fosse por esse conteúdo, este governo não estaria no governo...😕
Não sei nao hein. Mas eu salvei é vou usar nas minhas aulas.
Já incluíu há muitas décadas e de muito mais serventia ampla se corretamente aproveitada e se chama filosofia.
@@cangalha Exatamente!
@@Conta_Completamente_Inativa Acho o contrário. Se fosse ensinada na escola n teria tanta gente desinformada e a política não estaria tão ruim e difícil de debater
Basicamente, o whatsapp virou uma espécie de Ministério da Verdade do livro 1984. Não importam os fatos, apenas uma versão fantasiosa da realidade que sirva aos interesses das grandes corporações e de políticos.
A única diferença é que qualquer pessoa pode checar imediatamente se é verdade ou não, basta pesquisar rapidão do Google, mas aparentemente ninguém se importa com isso, todos mundo acredita no que quer acreditar.
@@rafaelalodio5116 Apesar disso ser verdade para grande parte, uma informação que explodiu minha cabeça recentemente foi perceber que existem uma quantidade muito grande de planos de celular com Whattsapp ilimitado, isso ainda contando o fato de que muitas famílias no Brasil não tem acesso à internet e quando tem normalmente são esses planos.
O resultado é que no fim elas só vão usar o Whatssapp, pois "não acaba", diferente de assistir um vídeo ou procurar a informação oficial, pois isso gastaria seu plano.
Hehe, terminei de assistir o vídeo agora e só então vi que ele disse a mesma informação que citei acima.
Cara te amo! Se as pessoas te escutassem a gente não tava nessa situação. Grande abraço de um colega acadêmico!
Eu vi um cientista citar um padre como referencia na inclusão de educação digital, enquanto o governo, responsável por isso, faz o extremo oposto. Tempos estranhos.
Eu fui, eu tava.
O padre é um exemplo em cidadania mas isso não significa que o Atila acredita nas crenças do padre
Se eu excluir meu whatsapp perco meu emprego. A interação entre setores só funciona via o App
MEU DEUS
Eu também
Eu tbm
Eu tb
meu deus que tristeza
Perfeito, Atila. O resultado da eleição de 2018 foi consequência dessa realidade paralela, que segue operando com todo vigor.
Eu discordo, não acho que essas fake news de zap pesaram tanto, tem vários outros fatores que eu acho que pesaram demais.
o outro candidato representava 16 anos de escândalos altamente divulgados e tinha acabado de ser chutado por uma administração flopada em SP capital. Perderia com ou sem "fake news".
Excelente sua explanação. Algo assim deveria ter vindo antes. Acho que é uma questão de tempo de existir um órgão regulador que exija maior responsabilidade de serviços como esse, não só do Whatsapp, mas toda mídia social. Pois a liberdade de expressão é fundamental, entretanto a liberdade de expressão não dá o direito de se promover mentiras.
Bem, na verdade liberdade de expressão é a pessoa poder falar o quiser, seja a merda que for, e mentiras também entram aí. E a melhor coisa que o governo poderia fazer nesse caso e deixar de existir. Assim existiria mais concorrência das operadoras e portanto as pessoas teriam um acesso a internet mais barato que não seja limitado a Whatsapp e Facebook. Pq as pessoas simplesmente não vão deixar de expor suas ideias.
Nossa Átila...como tu consegue compilar tanta informação interessante e relevante de forma tão eficaz e talvez até rápida?? alguma dica para um humilde graduando em ciências biológicas?
@Diêgo Marques Sim, sim!! É impressionante e muito digna de observação sistemática.
@@cangalha De fato acessar informações em sua era é bastante fácil. Contudo, acesso é diferente de FILTRAR E SELECIONAR informações relevantes. Ter muita informação sem saber filtrar o que é necessário é tão problemático quanto não ter acesso nenhum à ela. Eu mesmo baixo uma série de artigos semelhantes, mas no fim, somente alguns deles servem porque foram melhor escritos e discutidos, enquanto que os demais continham informações e focos diferentes do que eu estava procurando.
O que me admira no Átila é ele filtrar, compilar, discutir e construir uma narrativa/argumentação tão rica e objetiva, no que PARECE ser um feito num tempo significativamente rápido. Por isso, eu gostaria de umas dicas e se você tiver alguma, eu ficarei agradecido e feliz em ouvir!
Tem um vídeo dele explicando como ele estuda e pesquisa para fazer os vídeos.
Procura aí. Talvez te ajude.
Boa sorte com os estudos, se cuida ;)
Fiquei com vontade de baixar só pra enviar nos grupos da minha família no whatsapp, mas ai lembrei que ja saí de todos
kkkkkkk
Excelente vídeo, Átila, muito instrutivo. Parabéns pelo trabalho de informação num país que boia à deriva em um oceano de desinformação.
Queria mandar esse vídeo no grupo do trabalho e da Universidade, mas ninguém lá vê vídeos com mais de 3 minutos
É muito importante sempre bater nessa tecla, a internet pra maioria das pessoas está limitada apenas a apps do Facebook, como é possível alguém se manter informado com informação mastigada, sem ter acesso a informação de verdade através de toda a Internet?
Isso que o Átila disse sobre o whatsapp ser o meio de comunicação das pessoas menos instruídas é tão perceptível no dia a dia. A esmagadora maioria dos meus colegas de trabalho só se informam por grupos de whatsapp, quando não se informam por páginas tendenciosas do facebook
Excelente vídeo, como sempre! Infelizmente, quem mais precisa assistir esse conteúdo já está ocupado consumindo fake news no WhatsApp... :(
As pessoas que precisam assistir, não vão assistir porque não tem pacote de dados pra ver vídeo. A maioria da população ou é pobre ou é miserável.
E aquelas que tem, ou tem wifi por exemplo, já estão contaminadas pois são do evangelistão.
Não tem volta essa situação porque o povo não tem cultura, não entendem (não sabem) a diferença entre fatos (ciência) e opinião.
Isso é o resultado de décadas destruindo o ensino e pesquisa.
Mais fácil pra manipular geral.
É um projeto de destruição bem calculado, com sucesso.
Se cuida, um abraço.
Átila é hoje um dos nossos consolos em relação a informação científica de qualidade gratuita. Ainda bem que ainda tem gente corajosa como ele.
Eu, por exemplo, só confio nas notícias sobre covid que o Atila traz para nós.
16:34 Atila, você é um dos que tornam a internet um lugar melhor.
O grande problema do zap é as pessoas (principalmente os patrões) pensarem que você está 24 horas disponivel.
Parabéns, Atila! Mais um importante vídeo e com um tema fundamental. O tema "alfabetização digital" faz parte da minha área de pesquisa de mestrado. É exatamente como você pontuou, ou seja, a importância de se ensinar (formal e informal) sobre o uso das mídias no quotidiano e na busca de conhecimentos.
É como a TV, onde ficamos só com uma ou poucas emissoras a disposição.
Hoje, me considero ingenuo ao colocar minha mãe nesse meio sem prepara-la adequadamente, já que ela tem bem pouca instrução. Apesar de que talvez nada seria suficiente para preparar uma pessoa que não foi exposta a tal coisa antes. Até porque nem eu era preparado adequadamente. Só de uns anos pra cá, eu falo pra ela ser cética, mais crítica com compartilhamentos.
Eu sempre pensei que se a pessoa tivesse zapzap, ela teria acesso a outras fontes de informação, mas faz sentido o pq das muitas pessoas terem o zapzap como primeira fonte de informação.
QUE ESCLARECIDA MARAVILHOSA NAS IDEIAS
Zap é a maior fonte de boatos. Preguiça de pesquisar mais e ter , realmente, informação.
Não participo de nenhum grupo de WhatsApp, tenho apenas contatos individuais. Na época eu já não utilizava Orkut, não tenho facebook. E no WhatsApp, sei exatamente quem me manda o quê. Quando recebo algum tipo de lixo, sei quem foi e peço polidamente para a pessoa ir procurar um lote para capinar, em vez de me enviar bobagens.
Encontrei meu irmão gêmeo! - minha mensagem no perfil do WhatsApp diz: “por favor, não envie bobagem”. Não adianta muito 😂😂
Qual sentido de participar de debates com outros candidatos!? se eu posso utilizar whatsapp para promover minha campanha política
Né ....
Teve presidenciável que participou de todos os debates e foi condenado por impulsionar noticias na internet, e também impulsionou mensagem no WhatsApp.
Na metade do vídeo eu acabei lembrando da época q o wpp era um app novo, parecia um brinquedo. Agr parece até um recurso do próprio celular, nem parece q é um app, mas o próprio celular é um wpp.
Sobre a pessoa só ter acesso a Whats e Facebook e ficar excluída do resto da internet, tem um fenômeno curioso do pessoal da Angola que não consegue pesquisar em sites como Wikipédia e que por isso fica no Facebook pedindo ajuda para fazer pesquisas, e tá tendo mobilização de brasileiros para ajudar eles já que também falam português.
Nos grupos de Facebook fazem as mesmas perguntas todos os dias, não sabem nem pesquisar na própria plataforma.
Isso explica porque nossos pais caem tão fácil em golpes de internet. Boa parte de nós nascemos na era digital, e muitos acompanharam o seu crescimento desde muito cedo. Quem entra nesse mundo hoje vira um alvo fácil para golpistas justamente porque falta experiência de uso.
Atila consegue fazer com que eu assista até os anúncios.
Muito boa a citação do Padre Julio Lancelotti no vídeo, ele é brabo demais. Parabéns Atila!
Padrão espetacular equipe Átila/Paloma de qualidade! Mas o que Giulia fez aqui foi maravilhoso. Brigado gente 💙
No mais, é chover no molhado comentar o quanto a discussão é relevante e necessária pra geral! Como não poderia deixar de ser, já está em meu stories lá no WhatsApp :D
Bom dia Átila, parabéns pelas informações, muito úteis nos dias atuais!!!, Admiração sempre pelo seu trabalho 👍👍🤜🤛🙏🙏🤗🤗
O Whatsapp me lembra como as pessoas usavam o email quando ele estava no seu ápice, muitas vezes da pior forma possível.
Conheço gente instruída com graduação e pós em universidade renomada que acreditava nos emails final dos anos 90 e começo da década de 2000. Como aquele famoso email que dizia que nos livros didáticos dos EUA se ensinava que a Amazonia era território americano e etc.
Fico impressionado com a inteligência desse cara
Estudos.
USP é outra coisa
Quando eu tô achando que o canal do Átila é bom, ele chega pra me provar que ele é ótimo.
Conheço vários idosos que nunca mexeram em um computador e que acham o controle remoto da TV é complexo de manusear, mas o áudio do WhatsApp democratizou o uso da internet e usam o dia inteiro o celular.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk controle remoto da TV ser complexo de manusear meee
só li verdades
Aí eu te pergunto: Em um universo onde as pessoas tenham melhor alfabetização digital, porém continuem sem condições financeiras de usar a internet livremente (fora do "Faceverso" e lidando com paywall em todo site de notícias), como essas pessoas teriam acesso a informações de fontes fidedignas para confrontar com as asneiras abundantes que chegam de graça via Faceverso?
O problema não é tanto a tecnologia que permite acesso a informação, mas como as pessoas enxergam o que é um jornalismo de qualidade. O Brasil tem historicamente um jornalismo fraco e não digno de respeito.
Agências de checagem de fatos
Absurdo. É na verdade uma exclusão digital completa, pelos vários motivos que o Átila aponta. E, na verdade, o povo pobre não tem celular e muito menos Internet. É minha área de trabalho, vejo todo dia.
A inclusão digital verdadeira deveria ser considerada uma necessidade básica, como falou muito bem o Átila.
"E aí por algum motivo a competição entre as operadoras por aqui não foi suficiente para tornar o preço do sms mais acessível."
Interessante.
É aquela velha solução fajuta do "privatiza que melhora". As empresas tem os mesmos problemas de corrupção, distorção de mercado, entre outros, que atingem o setor público.
@@Zuaquim1 Qual solução você recomenda?
@@Zuaquim1 Perae, a telefônica é estatal.
@@Fernandosouzaaaa Investir em boa gestão, sem achar que é tudo preto no branco. Tem gente que acha que tudo do governo é ruim e tudo privado é bom, sendo que existem muitos exemplos de iniciativas públicas de ponta (Butantan, Fiocruz, Universidades Federais, etc) e vários casos de empresas que se envolveram em fraudes até não poder mais (ex: todas as envolvidas na lava jato). Os cargos públicos ocupados puramente por indicação política continuam da mesma forma do que há 20 anos atrás.
O que acontece com as empresas de telefonia é um verdadeiro cartel. Todas se unem pra elevar os preços e as margens de lucro se manterem grandes. Se houvesse outros players no mercado, a chance de termos um preço menor seria maior.
6:59
o "algum motivo" é o livre mercado estrangulado pelo cartel da Anatel.
Como assim? Anatel?
Tenho parentes que tinham o hábito de se informar pelo rádio até uns anos atrás. A informação que eles recebiam vinham de uma fonte confiável, hoje em dia eles se informam por whatsapp e youube, o que é extremamente prejudicial, pois é cada absurdo em que eles acreditam.
Mano, o Brasil é sinistro.
Quer tragédia maior que as eleições de 2018?!
Vídeo incrível como sempre!
É muito triste pensar que todo o bem que poderíamos fazer acaba gerando tanto mal :(
Vídeo maravilhoso, didático... pena que eu não poderia mostrar para meus parentes bolsoafetivos, nos 3 primeiros minutos eles já perderiam a concentração, é informação demais. E não estou fazendo uma piada não, é uma triste constatação da incapacidade dos meus conhecidos de se concentrarem em informações complexas.
Finalmente ouvi de alguém algo que eu sempre enxerguei: que os "menos instruídos" se importam com números, enquanto os INTELIGENTES verificam as fontes. Obrigado.
Explicou com muita mestria esse fenômeno 👏👏🤯
Boa, Átila! Nunca tinha pensado nisso! As vezes o pessoal fica com raiva de alguém não ler a notícia, mas pode ser q a pessoa só tem internet pra entrar no face e no whats.... isso é complicado mesmo
Atila, explica por favor por que os boomers são tão influenciáveis no whatsapp? Independente de escolaridade, nossos tios e pais acreditam em cada coisa! É o contrário do que eles mesmos nos ensinavam nos primórdios da internet discada.
são novos na internet, a gente que é novo ta aqui a anos ou ate decadas, a gente sabe no que clickar, do que é verdade etc
Tem que lembrar também que aparelhos mais recentes já vem com o WhatsApp instalado de fábrica, isso ajuda na popularização do aplicativo
O caso das fitas k7 é só mais um dos muitos exemplos onde a sede de lucro das grandes empresas, literalmente trava propositalmente, o desenvolvimento tecnológico e atrasa o avanço em geral.
Pse, mas muito disso também se deve ao corporativismo, onde grandes empresas são protegidas pelo estado. E também a propriedade intelectual. Sem ela algumas outras empresa poderiam desenvolver a tecnologia.
E mesmo que possa ser considerado ruim em algum casos é justamente a busca por lucros que incentiva as empresas a desenvolverem as tecnologias.