•8 horas de trabalho: dentro da empresa. •8 horas de lazer: 3 horas no trânsito; 1 hora de almoço; 4 horas em cursos diversos. •8 horas de descanso: 3 horas de serviços domésticos; 5 horas de sono. Essa é a realidade.
@@vivap9679 verdade, nas 3 horas de serviços domésticos não inclui o tempo necessário para os filhos. Nesse caso, a mulher teria que utilizar as 4 horas de cursos diversos para cuidar dos filhos, portanto, não poderia se especializar. Na verdade falta tempo nas 24 horas do dia, para o pobre trabalhar até se exaurir e enriquecer ainda mais o patrão.
Quase passou no Congresso a possibilidade de contratação de jovens sem carteira assinada. No Brasil de hoje, é mais provável um projeto de lei transformando sábados e domingos em dias úteis do que qualquer progresso na relação trabalhista.
Trabalhei no CREA do meu estado e fizeram um estudo detalhado, com planilhas, que trabalhar 30h seria melhor que as 40h. Além de aumento da produção, economizou-se energia elétrica e água. Os funcionários ficaram muito mais motivados para trabalhar, pq agora têm mais tempo de lazer e descanso, e a mudança foi implementada definitivamente. Quando se trabalha 40h ou 44h semanais, o funcionário acaba por enrolar mais no serviço, por conta do cansaço. Quando são 30h semanais, o funcionário foca mais e evita conversas supérfluas e outras distrações. No mínimo a produtividade continua a mesma, além da economia de energia e água do local de trabalho. Quem tem dúvida, procure qualquer escritório de 30h semanais e pergunte aos superiores pq fizeram isso.
Na maioria dos órgãos da justiça também é assim. Inclusive economizaram até espaço físico. Onde antes funcionava apenas uma vara, funciona uma vara de manhã (07h-13h) e outra à tarde (13h-19h). Ironicamente, esse horário até facilita o atendimento ao público, já que as pessoas podem ir fora do horário comercial. E a maioria das pessoas busca atendimento por telefone ou email. As pessoas tem muito preconceito com o setor público, mas existem iniciativas que realmente promovem eficiência.
@@julianaac eu gosto quando sou atendido em algo público e eles são objetivos. Acho que o preconceito se dar mais a burocracia e enrolação em se conseguir as vezes até uma simples informação.
@@CarlosGabriel-zs4ic verdade. Faço parte do serviço público, mas isso me irrita também. Mesmo quando procuro informação pro trabalho, me enrolam as vzs kkkkk mas o perfil do servidor tem mudado muito, vamos torcer pra que continue melhorando. Concurso público é muito criticado, mas tem sido responsável por trazer pessoas qualificadas e comprometidas com as instituições.
@@samuls7892 profundo. No final das contas quase todo mundo é meio escravo do trabalho pra poder pagar as contas. Parece q tudo gira em torno do trabalho nessa vida.
O próprio Google já comprovou isso há anos! As pessoas são mais produtivas em momentos específicos e não quando são obrigadas a estar sempre dispostas e sorridentes. Não é à toa q Google se tornou uma referência no homeoffice.
@Matheus Costa quem planta, colhe, embala e distribui alimentos, o governo ou empresas independentes? E alimentação é mais urgente até que medicina. Se a iniciativa privada dá conta, mesmo pagando impostos, imagine sem impostos
@Matheus Costa tudo que vem da iniciativa privada é melhor o público. O brasileiro trabalha de acordo com o instituto brasileiro de planejamento e tributação 40% das horas para pagamento de tributos. Mais que o suficiente para manter essas despesas. Plano de saúde, condômino fechado, escola particular, seguro para incêndio. Um casal ganha 5mil reais sem os impostos teria poder de compra equivalente a 8,3mil reais.
1dia a menos = Benefícios menor trânsito, menos acidentes, menos erros, menos poluição, maior agilidade, maior eficiência, dedicação por ter reserva de energia mental.
Legal q não comentaram em nenhum momento que na realidade no Brasil as pessoas trabalham SEIS dias por semana ,eu conheço muita pouca gente q não trabalha de sábado .
Aqui no Brasil nem precisava ser 4 dias na semana, mas 5 dias trabalhando por 6h já seria MUITO bom!! O sonho da classe trabalhadora é poder ter o final de semana garantido em casa para descansar e cuidar da saúde mental.
@@dyzzoh Sim!!! Eu estudo em um colégio integral e ficamos 10 horas na escola, é extremamente cansativo, mas eles alegam que é para os alunos se acostumarem com o mercado de trabalho. Não me acostumei com nada, quero horas descentes porque nenhum ser humano consegue aguentar uma carga horária de trabalho/estudos tão grande.
Só falta o dinheiro. Aqui no Brasil os patrões têm raiva se o trabalhador folga fim de semana. Vivemos numa sociedade escravocrata na qual, ao invés de trabalhar por um prato de comida, trabalhamos por moedas pra comprar nossa própria comida.
Comigo não é assim, se estou atoa, estou em casa, então não gasto dinheiro. Agora, quando estou trabalhando acabo vendo uma bobagem e compro, estou com fome, compro e consumo.
Minha empresa adotou o Short Friday (trabalhar até 12 na sexta) e uma quarta por mês sem reuniões. Isso faz com que a gente planeje melhor a semana pra terminar todas as pendências até quinta feira e ter um dia curto e desafogado na sexta. As segundas feiras se tornaram menos difíceis e rendendo bem mais.
Trabalho em uma farmácia de 10 as 21 com 2hrs de almoco e 1 hora extra , 2 domingos no mês apenas de folga . E ainda ouvimos do patrão que se não aceitarmos fazer a hora extra tem outro querendo . Triste realidade, saúde física e mental vão pro ralo
Te entendo, passei seis anos em uma farmácia, quase enlouquecia, graças a Deus hoje trabalho por conta própria e ganho melhor, faço meus horários. Minha saúde física e mental nunca estiveram tão bem. Desejo que consiga algo melhor.
No meu trabalho a empresa adotou essa jornada de trabalho,foi a melhor coisa que aconteceu,a produtividade melhorou muito,e sem contar que estou menos estressado e consigo por a minha vida em ordem.
Home Office vc nao tem horario, é preso ao celular e ao Zoom/GM/Teams. Dependendo do setor, sábados e domingos sao dias úteis na "Busy Season" ou "necessidades do cliente" Auditoria, Consultoria, IB, Software. Pode ter 4 dias? pode ! mas durante alguns meses do ano você vai trabalhar 80+ Horas/semana!
@@peterson7167 Cara, isso nao é só no Brasil, é no mundo todo ! Quanto maior é a empresa que você trabalha, mais eles te poem a trabalhar. Dá uma olhada na noticia sobre os first e second years da Goldman Sachs. O único país que tem uma legistaçao sobre "desconexao total do trabalho" é a França. Em grandes multinacionais você trabalha feito burro durante anos para conseguir chegar em postos senior/VP/MD e ter algum tipo de paz. Ahh, sempre vai ter alguêm disposto a fazer o que você está fazendo, trabalhando muito mais horas. O Mercado de trabalho está assim no mundo todo: Tem muita oferta de mao de obra qualificada disposta a sacrificar o que for para ter um lugar.
O salário mínimo aqui é uma piada. Muitas pessoas passam 1 mês trabalhando duro limpando privada e pegando no pesado por mil reais. No final do mês vc paga todas as contas que pode, mas ainda fica devendo. Têm de aguentar patrões que se acham deuses porque trocam uma mixaria por 8 horas suadas do nosso tempo de vida. É o retrato do Brasil. P.S. Conhecimemto é a única coisa que pode quebrar essas correntes e tirar alguém da miséria.
Eu que trabalho das 7h da manhã a 8h da noite com 2h de almoço e um dia e meio de folga a cada duas semanas. Uma semana trabalho até domingo meio dia e na outra até sabado 1h da tarde. Tudo isso e só recebo 1100 por mes. Seria ótimo uma lei dessa
Se vc for ver bem esse retrato não é só do Brasil. Já ouvir falar que nos EUA o filho envelhece e não sai da casa dos pais, em portugal tu pode chegar a pagar meio salario minimo alugando apenas um quarto
Quase 2 salários mínimos eh o custo para o empregador ao contratar alguém q recebe um salário mínimo. Fora isso o trabalhador tem direito a educação, saúde e outros benefícios sociais. Não eh todo país que dá isso. Então não estamos tão ruim. Basta melhorar a produtividade do país para aumentar os salários.
Na Europa não é muito diferente, vou te dizer. Isso é uma realidade global, a diferença é que nos países "centrais" a parcela da população com salário digno e tempo de lazer é proporcionalmente maior que nos países "periféricos".
Esta é a minha experiência pessoal: durante os últimos 16 anos eu trabalhei apenas 3 dias por semana, num total de 24 horas semanais. Depois da pandemia, comecei a trabalhar 5 dias por semana, totalizando 32 horas semanais. Posso afirmar que minha produtividade, motivação, satisfação, realização e felicidade pessoal eram infinitamente maior no passado, apesar de eu ganhar menos do que ganho agora. Tenho plena consciência de que a realidade da maioria esmagadora das pessoas é muito diferente da minha. Espero que um dia a jornada de 32h semanais se torne realidade para todos e certamente viveremos em sociedades muito mais felizes e sadias.
@@MatheusHenrique-lj9is já chegou lá sim. Vc já pode pedir uber sem motorista e tava vendo uma loja da Amazon que a pessoa entra, pega os produtos e ao sair, automaticamente desconta do cartão de crédito, tudo controlado por câmeras com inteligência artificial. Lá nos postos de gasolina, não tem frentista.
Quando vc for patroa e descobrir o quanto um funcionário sai caro, vc vai entender o seu patrão atual. Pense como uma empreendedora e não como uma fracassada.
@@osvaldoluiz3887 Alguém que não tem condições de pagar aos funcionários um salário decente, que não paga hora extra, que reclama pq o funcionário tá de folga ou nas merecidas férias, é o VERDADEIRO FRACASSADO. Só mostra como vc é um péssimo gestor, administrador, e ser humano. Escravidão já acabou e vc nem cara de senhor de engenho tem.
Hà 15 anos que não sei o que é folgar no sábado. E pelo, que vejo esse tem sido uma dinâmica predominante. Fico surpreso ao ouvir alguem falar em trabalhar menos horas com esse grau de esperança, ainda mais em um Brasil governado por Bolsonaro, nem ministerio do trabalho nos temos.
eu entro no RUclips e uso o computador através de tecnologias assistivas, pois eu sou cego. Eu acho realmente incrível esse canal e Fico muito feliz que ele esteja crescendo, resultado do seu excelente e importante conteúdo! Parabéns pelo excelente trabalho e por trazer um conteúdo tão único e inovador no canal. Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei um canal chamado Blind-Center, nosso objetivo é incentivar a inclusão e melhorar a acessibilidade para os deficientes visuais.
Cara Que bom saber que aqui nesse canal tem uma pessoa que me representa pois eu também sou cego de nascença graças a Deus aos avanços tecnológicos e ao sistema Braille que é tão importante para mim eu sou Alfabetizado pois já tô no oitavo ano do Ensino Fundamental ano que vem já faço o último quando terminar vou fazer o ensino médio e quando eu terminar o Ensino Médio eu vou ingressar numa faculdade ou de química ou de qualquer coisa que seja ligada à Ciência Por que são as coisas que eu mais amo é a ciência e a tecnologia
Expectativa: trabalhar 4 dias por semana por salário minimo mensal Realidade: trabalhar 4 dias por semana por 1/3 do salário mínimo e outros 2 dias em outro emprego por mais 1/4 salário mínimo
O mundo não se resume a empresas da região da Berrini, Faria Lima. O trabalhador brasileiro, pessoas q acordam 5da manhã, pega trem lotado, trabalha de 2a a sábado e ganha pouco. A realidade no Brasil está muito além da pauta da reportagem.
O povão que procure arrumar um emprego decente, só no Brasil que romantizam trabalhar de atendente de supermercado ou frentista, procure estudar ou empreender pra ter um emprego bom.
@@canaldouglas123 Cara, vai conhecer uma favela, vai conhecer a realidade de quem não tem oq comer, oq dirá pagar uma boa faculdade. Não tem qualificação e não tem emprego, além da panela do Mackenzie. Cheio de formados trabalhando em telemarketing. Se vc teve oportunidade, cala sua boca e fique na sua.
Não precisariam pegar trem lotado se a jornada fosse de 6h por dia. Bastaria que metade dos funcionários começassem às 8h da manhã e a outra metade às 10h. No fim do dia, também sairiam do trabalho com 2h de diferença. O trânsito seria diminuído pela metade.
Fora as horas do trabalho, temos altas horas no deslocamento da residência até a empresa, e ao sair da empresa, passamos a vida toda em uma faculdade, pós graduação, curso técnico... Sempre chegando tarde em casa, em uma eterna luta, tentando sempre estar mais bem preparado que os outros para o mercado de trabalho. Os filhos crescem, a esposa envelhece... A gente não vive nunca para o lazer e para as coisas que gosta de verdade.
Calma aí mano, sem pessimismo também! Por quanto tempo você vai trabalhar e estudar também? Fiz isso até meia 25 anos, não fiz pós graduação ainda (embora tenha intenções de fazer), mas você falando assim parece um ciclo eterno, e não é bem assim, procurar um lugar próximo ao local do trabalho também é muito importante para qualidade de vida!
Pela lei trabalhista brasileira, você ja pode trabalhar até 4 dias na semana...porém recebera equivalente a horas trabalhadas... Porém na prática isso não é aceito por quase 90% dos empregadores!!
As empresas de TI estão se adequando a essa tendência. A concorência de nível global gerada pelo teletrabalho e a falta de mão de obra fez as empresas oferecerem mais atrativos para reter os colaboradores. É fácil encontrar jornada de 30 horas semanais, dia livre para estudo, salários atrativos...
@@c.a.r.i7785 Direito trabalhista só aumenta o custo do empregador, geralmente ele precisam deixar dinheiro guardado pro caso de terem que demitir o empregado ou serem processados, além dos auxílios que são pagos por ele, parte de todo esse dinheiro poderia estar nas mãos do empregado se não fosse a CLT, por conta disso, quem faz contrato PJ ganha mais, já que o empregador fica livre disso, ele tem incentivo financeiro a pagar mais nesse tipo de contrato, pois vai poder demitir a sem ter que pagar seguro desemprego, e corre menos risco de ser processado, por fim, quem produz abaixo do salário-mínimo ou não tem experiência consegue emprego mais fácil. Ah, e paga menos imposto de renda.
a realidade onde eu trabalho: por causa de nomenclatura do cargo, eu trabalho 25h semanais e minhas colegas 40h, pelo mesmo salário. a diferença de produtividade entre nós é gritante. não apenas porque tenho uma qualidade de vida melhor (tenho a manhã toda para fazer exercícios físicos, ir ao médico, ir ao mercado com calma, dormir até mais tarde, etc), mas porque tenho que focar bem no que preciso resolver, então eu não protelo nada, pois como tenho que cumprir demandas em 5h diárias, não sobra tempo pra preguiça (e o estilo de vida que citei ajuda mto na concentração e no não stress pra ter esse foco). minhas colegas trabalham mais horas que eu e cumprem as mesmas demandas, às vezes menos. torço mto pra que esse sistema um dia mude.
Visão do trabalhador "eu relaxado produzo mais" ... Visão do patrão(inclusive do meu antigo e atual chefe) "pressionando eu vou conseguir extrair mais dos funcionários"
"8 horas" entre aspas. Maioria das empresas exigem mais pra compensar a folga no fim de semana, fora as horas que perde se locomovendo para ir e voltar ao trabalho.
Exatamente, quando trabalhei em um escritório Exigiam que eu trabalhasse 8h45 de segunda a sexta pra poder "compensar" o sábado. Quando me esgotei mandei todo mundo ir tomar no UwU e fui embora. Kkk PS: Não xinguei ninguém, mas queria! Hoje em dia parece que os empresários estão te fazendo um favor te empregando e não você trabalhando. Outra que lembrei, esse patrão sempre dizia que mesmo eu em casa (Sábado e domingo) ele estava me pagando para que eu não fizesse nada nos fins de semana. A santa ignorância desses empresários deve ser castradas.
@@NaoConfieEmNinguem Na verdade ele também estava te pagando pra ficar , já que vc trabalhando ou não ele continua pagando impostos e encargos trabalhistas.
@@kauamattos4187 Colega entenda pela última vez, meu, seu, ou o salário de qualquer um indefere dos impostos e custos pois são fixos. Por pensamentos ultrapassados como esse muitos pnc's acho que são donos de funcionários.
De fato, somos imensamente mais produtivos que nossos pais (graças ao avanço da tecnologia), mas ganhamos menos que eles ganhavam (em poder de compra).
@@abranco4523 Produtividade se calcula em relação a mão de obra: se uma pessoa x produz 10 e uma pessoa y produz 20, a segunda é mais produtiva em relação a primeira (desconsiderando o fator tecnologia). Portanto, seja na agricultura, seja na industria ou em serviços, é inegável o aumento de produtividade causada pelo avanço da tecnologia. Mesmo com a citada diminuição de foco dos trabalhadores administrativos (o que é um fator individual), por conta do aumento da oferta de entretenimento, a produtividade aumentou. (O YT bloqueia comentários com link, assim não consigo colocar aqui as minhas fontes. Mas faça uma busca no google acadêmico com as palavras chaves "aumento" + "produtividade" + "brasileira". Há diversos artigos sobre o tema)
@@estevaorsilva está é UMA interpretação. Há também a produtividade como simplesmente a capacidade de produzir. Vou te dar um exemplo real meu. Eu tinha uma linha de produção de um determinado produto. Utilizava 8 pessoas para produzi-lo. Comprei um equipamento que fez minha planta praticamente diminuir pela metade o tempo de produção, por conseguinte praticamente dobrou minha capacidade instalada. O neto caiu para 6 pessoas. Está aí um caso que não há comparação de mão de obra. Minha produtividade aumentou e não dependeu de mão de obra e sim de investimento e mudança e planejamento.
a segunda parte eh batotinha, o poder de compra mais que dobrou desde o início do plano real, provavelmente você tá confundindo com a queda no poder de compra dos estados unidos
Em Brasília nada, no congresso. Eu saí recentemente de um trabalho com uma jornada de 9:30 por menos que um salário mínimo. Parem de exportar esses lixos pra cá que tudo fica bom 👍🏻
A boa dicção, a gesticulação, a expressão facial, o carisma e a didática fazem da Camilla uma excelente comunicadora/jornalista. É um prazer assisti-la! Parabéns e obrigado!
É disso que tô falando, trabalhar só 3x por semana.. vamos nos unir galera. Ngm merece viver para morrer e ainda sofrer durante todo o processo de escravidão
Muita ilusão as pessoas acreditarem na possibilidade disso acontecer em países de renda média, como o Brasil, ou países de renda baixa. E nada tem a ver com o papo furado de que os empresários brasileiros são malvadões ou que isso precisaria de briga feia por parte dos sindicatos mas sim por uma impossibilidade matemática. O nível de produtividade de um país deveria ser altíssimo pra ser possível alcançar isso e a produtividade brasileira está estagnada há uns 40 anos enquanto países que eram mais pobres do que nós, nos ultrapassaram. Somente países muito ricos poderiam se dar ao luxo disso e mesmo assim só será possível quando esses países forem mais ricos do que já são hoje.
É incrível que o principal argumento é que a produtividade aumenta. Se a produtividade caísse, mesmo que muito pouco, as empresas e o governo nao estariam dispostos a poupar a saúde dos trabalhadores.
Isso é altamente improvável de acontecer. O desemprego ainda assombra muitos países, e há toda uma geopolítica que persiste ao longo dos anos em que nações são super exploradas para que outras prosperem. O Brasil é essa nação, em todos os aspectos. Acho essa uma realidade extremamente distante, sobretudo com essa geração se formando com ideias de menos Estado e mais individualização, onde o resultado são perdas de direitos constantes.
@@TwistersSK8 várias formas. Sucateamento de setores públicos para a justificativa de privatizações, privatizações de setores estratégicos, mudança nas regras em vigor que removem direitos trabalhistas, precarização do trabalho, mudanças em regimentos (como na política de preço da Petrobrás), PECs e Reformas que privilegiam mega empresários e especuladores, espionagem, mudança ou adaptação de das leis, manipulação midiática, etc. O resultado está aí: desemprego desenfreado, precarização trabalhista, poder de compra inexistente, pobreza aumentando, insegurança alimentar, inflação descontrolada, biomas queimando, PIB de país africano, 13° economia do mundo, desprestígio internacional.
Nego ainda continua com essa desculpa, o Brasil sempre foi um país difícil de fazer negócio e economia fechada, o quinto maior país do mundo, uma da maiores economia, população, exército, mas parcipar só de 2 por cento do comércio no mundo, além da geografia difícil, é fechado e isolado, por isso q nós não desenvolvemos, não pq o bicho papão nós atrapalha kkkkk
Antes de empreender, pré pandemia, eu trabalhava de segunda a sábado e ganhava 900 reais. Vivia doente, meu salário não pagava todas as dívidas, mal o aluguel de viver em SP
Por óbvio, deveríamos trabalhar para viver, e não viver para trabalhar, mas sabemos que não é bem assim, pelo menos, por aqui. Até quando o óbvio será deixado de lado? 🤦🏻♂️
A tendência é só piorar. Como a oferta de empresa só tende a diminuir, cada vez mais, teremos mais e mais pessoas dispostas a trabalhar por menos. Apenas por sobrevivência.
@@ricardosanticioli531 Tá na hora dos baixa renda pararem de se multiplicar: quanto menos filhos eles tiverem, menos pessoas desesperadas para ocupar vaga de escravo. Pode parecer horrível o que eu disse, mas coisas por aqui funcionam na lei da oferta e demanda, temos mais gente com fome do que vaga de emprego, logo a vaga fica super valorizada enquanto a mão de obra abundante.
No Brasil as empresas escravizam os trabalhadores. Aqui a gente não vive, a gente vegeta,dorme mal,se alimenta mal e na correria e não tem lazer. Odeio esse país.
No Brasil não se consegue contratar mais pra diminuir turno nem aumentar salário, o vilão aqui não são as empresas, e sim o governo. A CLT faz um trabalhador de míseros 1000 reais custar 2500 pro empregador, o governo ganha mais que o trabalhador (1500) sem fazer nada. Você não vê americano saindo pro Brasil pra usar CLT, mas vê brasileiro saindo da CLT pra virar jardineiro nos EUA e receber mais. E EUA nem é a melhor opção. Países que as pessoas recebem salários maiores são países sem CLT, apenas direitos básicos. Se o dinheiro vai pro governo, ele não volta pro mercado, mas se vai mais pro trabalhador, ele volta ao mercado, o que faz mais dinheiro circular dando mais lucro pras empresas. É um efeito dominó, CLT é demagoga.
@Lucas Lagarto ,em Portugal não é assim não. Digo isso por que um amigo meu está morando aí há 5 anos e não quer saber de pôr os pés no Brasil nunca mais.
Resumindo: Funcionário feliz e satisfeito com a empresa a qual faz parte produz mais pq valoriza a empresa e está realmente feliz em fazer parte desta.
eu trabalho 6 horas por dia, mas trabalhar 6 horas atendendo dezenas ou centenas de pessoas irritadas dá o mesmo que trabalhar umas 18 horas em qualquer outra função, ainda mais se te empurram um salário mínimo por isso.
Primeiro: No Brasil não vai pegar. É mais fácil eles aumentarem a carga horária que reduzir. Segundo: Seria perfeito apenas 4 dias de trabalho. Sonhar mais um sonho impossível.
Governo do Brasil: anunciaremos 336 horas de trabalho por semana para dps queimarmos 90% do que vcs ganharam com impostos e disso dai uns 2% vai ser aproveitado. O resto "sumiu"...😎👍
"Não vai pegar". Tudo no Brasil é nessa base, desde o império. Nada pega até que pega 😂 Ao passo que outros países latinoamericanos adotem isso, o Brasil, como sempre, vai seguir. Só pensar sobre o 8/8/8. Com certeza tinha gente que dizia "no Brasil não vai pegar"
Comecei aos meus 17 anos esse 6x1 Deus me livre, foram 2 anos sofridos, procurei me qualificar, pra isso abandonei família parentes, amigos😂 pq me joquei vivia com o pouco, pouco mesmo, e graças a Deus deu td certo, hj trabalho só 3 dias na semana 30 hrs semanais e o salário é justo🙌🏽 e sou um ótimo profissional, hj aos 29 anos de idade 5 anos nesse meu trabalho, a ficha ainda não caiu que consequi!.
Um vídeo de 3 anos atrás extremamente relevante e de um assunto que infelizmente ainda é debate atual. Já deveríamos ter superado a jornada 6x1 há muito tempo!
muito boa a construção do vídeo que foi: é bom? sim! é efetivo? sim! ajuda todo mundo? sim! vai acontecer no Brasil? não, na vdd vcs vão ter sorte de manter o que já tem! um beijo ficamos por aqui!
Faz sentido, 1 dia que vai poder encontrar boa parte dos comércios abertos e conseguir resolver pendências pessoais. Quando saímos as 17h, quase tudo já está fechado e final de semana não abrem, ex: Bancos.
Onde eu trabalho (imobiliária) funcionava de segunda a sábado. Com a Pandemia, eles passaram a abrir de segunda a sexta. Foi ótimo pq praticamente ninguém vinha pagar aluguel sábado mesmo, não piorou em nada, e tenho um fim de semana inteiro
Eu trabalho em imobiliária cidade de praia ainda, é um saco é 12 horas por dia praticamente de segunda a sábado e um domingo no mês plantão, pra receber um salário mínimo e se vender algo receber um comissionamento.... Tô por sair do Brasil então vou levando mas quero algo melhor
@@thiagnersantos2533 caramba. Eu ganho mil reais por mês, sem passagem. Eu só trabalho de 13hs as 17hs então não reclamo não. Pq n ganho MT mas também não trabalho MT
Uma professora bem organizada consegue. Trabalho 3 dias na escola, 1 dia tenho A.C e aproveito para planejar as aulas. O problema é que são muitos planejamentos. rs
Gente, aqui em casa eu trabalho home office e trabalho umas 6 horas todos os dias, isso incluindo trabalho extra e remunerado pro mesmo empregador. Sou bem mais feliz assim. E não trabalho seis horas direto. Vou dividindo ao longo do dia com outras atividades do dia a dia.
Fico impressionado com a capacidade da burrice humano, não somos racionais? Não se gabamos por ser racionais? Pq tem que ser 8 ou 80? Isso não é ser racional
@@otslima quis dizer se a gente é racional, pq tem q ser uma coisa ou outra, isso não é ser racional é ter só duas opções, onde está a racionalidade nisso? kkkkkkkkjkkkkkk deus tenha dó de mim
Como sempre Brasil sempre estará entre os últimos um pais tao completo como o nosso ficando cada ano que passa pior infelizmente nossa realidade bom de muitos é um tapa na cara do trabalhador(a) !!!
@@laispacifico3962 eu sei, e adoraria que vc estivesse certa e eu errado, mas estamos falando do Brasil de agora. Não há consciência de classe, e os trabalhadores de hoje nao se mobilizam mais. Temos apenas muita gente iludida pelo o neoliberalismo e pelo "empreendedorismo" de instagram. Sao a "nova classe pobre de direita".
@@thiagomarins9172 Você está enganado. O sindicato serve exatamente para proteger os direitos e lutar por melhorias no espaço de trabalho. Mas já no governo do vampirão (Temer) e agravado no desgoverno Bolsonaro, os sindicatos foram recebendo ataques e desmantelamento. Se hoje os sindicatos não protegem nada, é porque políticos estão protegendo única e exclusivamente os empresários (multi)milionários, deixando às traças a classe mais importante do Brasil: a classe trabalhadora.
Melhoraria a economia com certeza. Como o exemplo dos militares brasileiro que tem a sexta feira a tarde para tratar de assuntos pessoais. Toda classe deveria ter ao menos meio turno de trabalho para compras e problemas pessoais.
Tenho 18 anos trabalho 6 por 1 e faço faculdade a noite , não tenho ajuda famíliar pra subsistência e posso dizer essa escala precisa de ajuste URGENTE.
TODAS cidades que trabalhei no interior, a cultura é sempre trabalhar no sabado, só oferecendo um dia de folga, aqui em São paulo é mais fácil achar trabalho de 5x2, acredito que o padrão poderia ser trabalho 5x2, 6x1 é quase escravidão !
Eu quando saí do nordeste fiquei pensativo, morei em Goiânia e passei por SP tbm, e maioria das vagas de trabalho que encontrei era de segunda a sexta com salário maior que o mínimo dependendo da vaga e função, já aqui no nordeste (voltei por estudo e problemas de saúde de minha mãe) 99% das vagas de trabalho são para você trabalhar 6x1, e muitas vezes revezando entre sábado e domingo para escolher a folga, e outras vezes sua folga é determinada pelo horário e função que irá fazer. No nordeste e acredito que na região norte também, a cultura de trabalhar aos finais de semana pelos empregadores é enorme, por isso essa CLT é mais um motivo de atraso, também pq ganhamos por mês e não por hora trabalhada, sem contar o desconto, que se você falta um dia de trabalho descontam de três a quatro dias de remuneração e isso é ridículo.
Segunda a sexta: Escola Sábado: Curso + ajudar meu pai no bar e ficar acordado até 4 da manhã Domingo: como estava ajudando ontem até tarde, acordei as 14h, as 18h fui obrigado a ir a igreja e voltei 22h Não tive descanso nenhum e só tenho 14 anos!
E eu aqui achando que você estava cantando aquele funk: segunda a sexta, esporro na escola... sábado e domingo solto pipa e jogo bola...😂 Malz aí pela brincadeira garoto, mas aguente firme que tudo isso é para o seu bem. Sucesso! 👍
O problema do Brasil nem é o empresário, os empresários são importantes. O problema mesmo são esses especuladores metacapitalistas que acumulam bilhões e fazem questão de usar seu dinheiro para ferrar com toda a população.
meu deus, parem de culpar os empresarios. Cada pequeno comercio na sua rua é um empresario. padaria, banquinha de revista, lanchonete, chaveiro... por favor...
@@tigerz9383 Não era pra existir bilionário kkkk não entendo isso. É literalmente impossível alguém ganhar um bilhão sem explorar ninguém e ainda tem muita gente que os admira kkkk. É fogo.
5 dias de trabalho: 8h = trabalho 8h = dormir 8h = para limpar casa, ir para o trabalho, sair so trabalho, intervalo do trabalho, ir ao supermercado e etc. 2 dias na semana de folga: 8h = dormir 16h = fazer o que bem entender.
Creio que deveríamos ter salário mínimo por hora e por mês, sendo primeiro com valor bem maior, aumentar o valor das horas extras, dar a opção de incorporar ao salário o custo total do FGTS, urgente redução da carga semanal para 40 horas, a cada 5 anos reduzir uma hora...
•8 horas de trabalho: dentro da empresa.
•8 horas de lazer: 3 horas no trânsito; 1 hora de almoço; 4 horas em cursos diversos.
•8 horas de descanso: 3 horas de serviços domésticos; 5 horas de sono.
Essa é a realidade.
fora a faculdade e estudos por fora, para vc n perder o emprego ou ficar desuatualizado. isso q foda.
Vou até printar seu comentário.
@@Spinaldf sim. A faculdade está inclusa nas 8 horas de lazer: 4 horas de cursos diversos.
E filhos pequenos..? é pior do qu vc pensa..
@@vivap9679 verdade, nas 3 horas de serviços domésticos não inclui o tempo necessário para os filhos. Nesse caso, a mulher teria que utilizar as 4 horas de cursos diversos para cuidar dos filhos, portanto, não poderia se especializar. Na verdade falta tempo nas 24 horas do dia, para o pobre trabalhar até se exaurir e enriquecer ainda mais o patrão.
Quase passou no Congresso a possibilidade de contratação de jovens sem carteira assinada. No Brasil de hoje, é mais provável um projeto de lei transformando sábados e domingos em dias úteis do que qualquer progresso na relação trabalhista.
Ou seja, estão querendo restaurar os tempos de glória, dos herdeiros de escravocratas.
Vdd, aqui acho impossível isso
E a China né ?? É o modelo??
Progresso na legislação trabalhista não é trabalhar menos
@murilo segundo comentário já da Márcia citando a China, ela está obcecadaaaaaa
Trabalhei no CREA do meu estado e fizeram um estudo detalhado, com planilhas, que trabalhar 30h seria melhor que as 40h. Além de aumento da produção, economizou-se energia elétrica e água. Os funcionários ficaram muito mais motivados para trabalhar, pq agora têm mais tempo de lazer e descanso, e a mudança foi implementada definitivamente. Quando se trabalha 40h ou 44h semanais, o funcionário acaba por enrolar mais no serviço, por conta do cansaço. Quando são 30h semanais, o funcionário foca mais e evita conversas supérfluas e outras distrações. No mínimo a produtividade continua a mesma, além da economia de energia e água do local de trabalho. Quem tem dúvida, procure qualquer escritório de 30h semanais e pergunte aos superiores pq fizeram isso.
Na maioria dos órgãos da justiça também é assim. Inclusive economizaram até espaço físico. Onde antes funcionava apenas uma vara, funciona uma vara de manhã (07h-13h) e outra à tarde (13h-19h). Ironicamente, esse horário até facilita o atendimento ao público, já que as pessoas podem ir fora do horário comercial. E a maioria das pessoas busca atendimento por telefone ou email. As pessoas tem muito preconceito com o setor público, mas existem iniciativas que realmente promovem eficiência.
Humm interessante
@@julianaac sim. Às vezes pensar fora da caixa é visto com um certo preconceito, mesmo q sejam medidas comprovadamente eficazes.
@@julianaac eu gosto quando sou atendido em algo público e eles são objetivos. Acho que o preconceito se dar mais a burocracia e enrolação em se conseguir as vezes até uma simples informação.
@@CarlosGabriel-zs4ic verdade. Faço parte do serviço público, mas isso me irrita também. Mesmo quando procuro informação pro trabalho, me enrolam as vzs kkkkk mas o perfil do servidor tem mudado muito, vamos torcer pra que continue melhorando. Concurso público é muito criticado, mas tem sido responsável por trazer pessoas qualificadas e comprometidas com as instituições.
Imagino a Camila chegando pros chefes sugerindo a pauta kkkk "É só matéria, não é indireta, fiquem tranquilos" 🤣
Hahahahah! Boa!😆
Sensacional.😆
Kkkkk
Genial
É só uma sugestão! 😂😂😂👏👏👏👏
" O melhor escravo é aquele que não sabe que é um escravo"
Quem é mais feliz? O escravo que não conhece a liberdade ou o que conhece mas não pode ser livre.
Pura verdade fenômeno
@@samuls7892 profundo. No final das contas quase todo mundo é meio escravo do trabalho pra poder pagar as contas. Parece q tudo gira em torno do trabalho nessa vida.
Fantástico..... Perfeita colocação...
Se o povo não trabalhar nunca teremos qualidade de vida, sem trabalho nossa economia nunca vai crescer, fato, realidade!
O próprio Google já comprovou isso há anos! As pessoas são mais produtivas em momentos específicos e não quando são obrigadas a estar sempre dispostas e sorridentes. Não é à toa q Google se tornou uma referência no homeoffice.
Sem os impostos poderíamos viver sem trabalhar tanto
@@mateusbertolaccini2224 exatamente
@Matheus Costa nada disso seria necessário se escolas, hospitais, bombeiros e etc fossem administrados por diferentes empresas
@Matheus Costa quem planta, colhe, embala e distribui alimentos, o governo ou empresas independentes? E alimentação é mais urgente até que medicina. Se a iniciativa privada dá conta, mesmo pagando impostos, imagine sem impostos
@Matheus Costa tudo que vem da iniciativa privada é melhor o público. O brasileiro trabalha de acordo com o instituto brasileiro de planejamento e tributação 40% das horas para pagamento de tributos. Mais que o suficiente para manter essas despesas. Plano de saúde, condômino fechado, escola particular, seguro para incêndio.
Um casal ganha 5mil reais sem os impostos teria poder de compra equivalente a 8,3mil reais.
Essas matérias da BBC são incríveis, um tema melhor que o outro.
Essa jornalista é que é fenomenal!
So temas ideológicos, tudo esquerdopatas, um tema pior do q o outro
@@rafaelsoares6664 Você tá chamando a BBC, uma empresa estatal, do governo mais imperialista que existe, de ideológica esquerdopata? É isso mesmo?
@@rafaelsoares6664 Se você se faz burro... Parabéns, conseguiu!
Deveras, em suma
1dia a menos = Benefícios menor trânsito, menos acidentes, menos erros, menos poluição, maior agilidade, maior eficiência, dedicação por ter reserva de energia mental.
A China vai dominar o mundo porque o ocidente tem preguiça de trabalhar.
Menor salário, menos comida, mais contas
Mais tempo com a família.
@@thefallen7929 meu, lá rola trabalho escravo, vc acha q isso é bom? Ce tá loco?
@@Fabiopdfse mais tempo na rua fazendo bagunça.
Legal q não comentaram em nenhum momento que na realidade no Brasil as pessoas trabalham SEIS dias por semana ,eu conheço muita pouca gente q não trabalha de sábado .
Tem empresas que o trabalho é até domingo. No regime 6x1 muito puxado.
Verdade
Verdade, sendo que o sábado é o dia pra descanso.
Eu odiava trabalhar domingo, sábado até passava, mais domingo... é horrível para mim ao menos.
@@polianagomes954 todo o ser humano precisa de descanso, por isso Deus deixou o sábado
Aqui no Brasil nem precisava ser 4 dias na semana, mas 5 dias trabalhando por 6h já seria MUITO bom!! O sonho da classe trabalhadora é poder ter o final de semana garantido em casa para descansar e cuidar da saúde mental.
é horrível trabalhar 8 horas por dia, 6 horas é o ideal mesmo, eu trabalho das 6 até as 11 e das 13 até as 17, dá mais ou menos 9 horas de trabalho
@@dyzzoh Sim!!! Eu estudo em um colégio integral e ficamos 10 horas na escola, é extremamente cansativo, mas eles alegam que é para os alunos se acostumarem com o mercado de trabalho. Não me acostumei com nada, quero horas descentes porque nenhum ser humano consegue aguentar uma carga horária de trabalho/estudos tão grande.
@@barbaracastro768 vish entao vc ja esta sofrendo antes de trabalhar kkk
@@bialves sim amgkkkkk o bom que no trabalho você ainda ganha um salário, né? Mas na escola só ganhamos dor de cabeça msm 😅
@@barbaracastro768 kkkk
Eu acredito q quando temos mais tempo de folga, acabamos gastando mais dinheiro, comprando mais, saímos mais. Isso é bom movimenta a economia
Eu falo isso por experiência própria. Quanto mais tempo eu tenho mais eu gasto, pois vou na rua pagar as contas e fazer mais dívidas
Só falta o dinheiro. Aqui no Brasil os patrões têm raiva se o trabalhador folga fim de semana. Vivemos numa sociedade escravocrata na qual, ao invés de trabalhar por um prato de comida, trabalhamos por moedas pra comprar nossa própria comida.
Comigo não é assim, se estou atoa, estou em casa, então não gasto dinheiro. Agora, quando estou trabalhando acabo vendo uma bobagem e compro, estou com fome, compro e consumo.
Minha empresa adotou o Short Friday (trabalhar até 12 na sexta) e uma quarta por mês sem reuniões.
Isso faz com que a gente planeje melhor a semana pra terminar todas as pendências até quinta feira e ter um dia curto e desafogado na sexta.
As segundas feiras se tornaram menos difíceis e rendendo bem mais.
Isso é qualidade de vida. De que adianta ter um país rico e as pessoas não terem qualidade de vida.
Brasil não é nem rico nem a população tem qualidade de vida kkjkkkkk, e os políticos aqui querem manter assim por quanto mais tempo for possível
Nossa maior motivação não é ter qualidade de vida, mas sim sobreviver. Infelizmente.
O Brasil não é rico.
A hora por trabalho do brasileiro é menos produtiva que de outros países, ou seja, o que um Americano faz em 1 hora o Brasileiro médio faz em 3 horas.
@@renanterezan9922 Eu disse país, não Brasil.
Trabalho em uma farmácia de 10 as 21 com 2hrs de almoco e 1 hora extra , 2 domingos no mês apenas de folga . E ainda ouvimos do patrão que se não aceitarmos fazer a hora extra tem outro querendo . Triste realidade, saúde física e mental vão pro ralo
Se ninguém fosse na hora extra, num instante ele se ligava
Esse tipo de coisa dá raiva do Brasil
@@John-ww5rn sonha, o empresário brasileiro é escroto e vingativo, vc tem q aceitar calado ou nunca vai crescer na empresa
Trabalha pouco ao meu ver
Te entendo, passei seis anos em uma farmácia, quase enlouquecia, graças a Deus hoje trabalho por conta própria e ganho melhor, faço meus horários. Minha saúde física e mental nunca estiveram tão bem. Desejo que consiga algo melhor.
No meu trabalho a empresa adotou essa jornada de trabalho,foi a melhor coisa que aconteceu,a produtividade melhorou muito,e sem contar que estou menos estressado e consigo por a minha vida em ordem.
Home office, carga horária mais curta, semana de 4 dias... meu Deus, que sonho!
Tu me fez sonhar alto agora meu bom ksksksksks
Home Office vc nao tem horario, é preso ao celular e ao Zoom/GM/Teams. Dependendo do setor, sábados e domingos sao dias úteis na "Busy Season" ou "necessidades do cliente" Auditoria, Consultoria, IB, Software. Pode ter 4 dias? pode ! mas durante alguns meses do ano você vai trabalhar 80+ Horas/semana!
Pena que nós é escravo das horas extras
Home office é trabalhar 24h por dia, principalmente para professores
@@peterson7167 Cara, isso nao é só no Brasil, é no mundo todo ! Quanto maior é a empresa que você trabalha, mais eles te poem a trabalhar. Dá uma olhada na noticia sobre os first e second years da Goldman Sachs. O único país que tem uma legistaçao sobre "desconexao total do trabalho" é a França. Em grandes multinacionais você trabalha feito burro durante anos para conseguir chegar em postos senior/VP/MD e ter algum tipo de paz. Ahh, sempre vai ter alguêm disposto a fazer o que você está fazendo, trabalhando muito mais horas. O Mercado de trabalho está assim no mundo todo: Tem muita oferta de mao de obra qualificada disposta a sacrificar o que for para ter um lugar.
"Trabalhar não é ruim. Ruim é ter de trabalhar." Seu Madruga
Não existe trabalho ruim*
dependendo do $, eu começo agora mesmo
Não existe trabalho ruim .....
Melhor filósofo! Madruga
@@fernandoafrofitness4432 na vdd, existe sim
O salário mínimo aqui é uma piada. Muitas pessoas passam 1 mês trabalhando duro limpando privada e pegando no pesado por mil reais. No final do mês vc paga todas as contas que pode, mas ainda fica devendo. Têm de aguentar patrões que se acham deuses porque trocam uma mixaria por 8 horas suadas do nosso tempo de vida. É o retrato do Brasil. P.S. Conhecimemto é a única coisa que pode quebrar essas correntes e tirar alguém da miséria.
Eu que trabalho das 7h da manhã a 8h da noite com 2h de almoço e um dia e meio de folga a cada duas semanas. Uma semana trabalho até domingo meio dia e na outra até sabado 1h da tarde. Tudo isso e só recebo 1100 por mes. Seria ótimo uma lei dessa
Se vc for ver bem esse retrato não é só do Brasil. Já ouvir falar que nos EUA o filho envelhece e não sai da casa dos pais, em portugal tu pode chegar a pagar meio salario minimo alugando apenas um quarto
Falou tudo. O salário mínimo no Brasil é uma piada de mal gosto
Quase 2 salários mínimos eh o custo para o empregador ao contratar alguém q recebe um salário mínimo. Fora isso o trabalhador tem direito a educação, saúde e outros benefícios sociais. Não eh todo país que dá isso. Então não estamos tão ruim. Basta melhorar a produtividade do país para aumentar os salários.
Na Europa não é muito diferente, vou te dizer. Isso é uma realidade global, a diferença é que nos países "centrais" a parcela da população com salário digno e tempo de lazer é proporcionalmente maior que nos países "periféricos".
Esta é a minha experiência pessoal: durante os últimos 16 anos eu trabalhei apenas 3 dias por semana, num total de 24 horas semanais. Depois da pandemia, comecei a trabalhar 5 dias por semana, totalizando 32 horas semanais. Posso afirmar que minha produtividade, motivação, satisfação, realização e felicidade pessoal eram infinitamente maior no passado, apesar de eu ganhar menos do que ganho agora. Tenho plena consciência de que a realidade da maioria esmagadora das pessoas é muito diferente da minha. Espero que um dia a jornada de 32h semanais se torne realidade para todos e certamente viveremos em sociedades muito mais felizes e sadias.
24hr semanais? Bem preguiçoso
Que massa! 24h semanais parece uma jornada de trabalho dos sonhos.
Posso saber em qual indústria / área você trabalha?
Também fiquei curioso
@@kinzrvt algumas empresas de TI vc consegue isso, até pq muitas vezes vc responde por demanda, não por tempo de trabalho
Deve trabalhar em alguma universidade pública 😂
vai ser realidade sim, nos países ricos, como sempre...
Acho que nem lá isso chegar
@João Jp55m quando começarmos automatizar muito processos acho que vai ter mais desemprego só isso mesmo
@João Jp55m quando começar automatizar muitos processos aí vem o desemprego, povo não raciocina mesmo
@@MatheusHenrique-lj9is Se não me engano na Dinamarca eles trabalham 6 horas por dia só
@@MatheusHenrique-lj9is já chegou lá sim. Vc já pode pedir uber sem motorista e tava vendo uma loja da Amazon que a pessoa entra, pega os produtos e ao sair, automaticamente desconta do cartão de crédito, tudo controlado por câmeras com inteligência artificial.
Lá nos postos de gasolina, não tem frentista.
O patrão já age como se folga fosse caridade (que nos "dão" de mal gosto), imagina se vão diminuir carga horária e pagar bons salários.
Quando vc for patroa e descobrir o quanto um funcionário sai caro, vc vai entender o seu patrão atual. Pense como uma empreendedora e não como uma fracassada.
@@osvaldoluiz3887 Alguém que não tem condições de pagar aos funcionários um salário decente, que não paga hora extra, que reclama pq o funcionário tá de folga ou nas merecidas férias, é o VERDADEIRO FRACASSADO. Só mostra como vc é um péssimo gestor, administrador, e ser humano. Escravidão já acabou e vc nem cara de senhor de engenho tem.
@@osvaldoluiz3887 pense como um ser humano, não como um maldito escravocrata
@@osvaldoluiz3887 só é patrão quem pode, não ficar arrumando desculpas.
@@maiaraandrade1952 mulher 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Hà 15 anos que não sei o que é folgar no sábado. E pelo, que vejo esse tem sido uma dinâmica predominante. Fico surpreso ao ouvir alguem falar em trabalhar menos horas com esse grau de esperança, ainda mais em um Brasil governado por Bolsonaro, nem ministerio do trabalho nos temos.
Pelo menos vc tem emprego
eu entro no RUclips e uso o computador através de tecnologias assistivas, pois eu sou cego.
Eu acho realmente incrível esse canal e Fico muito feliz que ele esteja crescendo, resultado do seu excelente e importante conteúdo!
Parabéns pelo excelente trabalho e por trazer um conteúdo tão único e inovador no canal.
Motivado pelo gosto pela área da informática, com meus amigos criei um canal chamado Blind-Center, nosso objetivo é incentivar a inclusão e melhorar a acessibilidade para os deficientes visuais.
Cara Que bom saber que aqui nesse canal tem uma pessoa que me representa pois eu também sou cego de nascença graças a Deus aos avanços tecnológicos e ao sistema Braille que é tão importante para mim eu sou Alfabetizado pois já tô no oitavo ano do Ensino Fundamental ano que vem já faço o último quando terminar vou fazer o ensino médio e quando eu terminar o Ensino Médio eu vou ingressar numa faculdade ou de química ou de qualquer coisa que seja ligada à Ciência Por que são as coisas que eu mais amo é a ciência e a tecnologia
Parabéns pelo canal e marketing
@@jukkaballa1114 Tá pior do que o quê homem pelo amor de Deus
Expectativa: trabalhar 4 dias por semana por salário minimo mensal
Realidade: trabalhar 4 dias por semana por 1/3 do salário mínimo e outros 2 dias em outro emprego por mais 1/4 salário mínimo
Éeeeee assim segue a humanidade 😰
@@tarcytunner9884 o Brasil
Princípio da irredutibilidade salarial, artigo 7º, inciso VI, da Constituição. Salário mínimo não pode e não será reduzido.
@@jenniferrodrigues9693 já existe, part-time.
Eu aqui rindo dessas " 8 horas por dia, 40 horas semanais. " Se isso fosse respeitado aqui no Brasola já seria algo digno de aplausos.
Faz 40 anos que produtividade brasileira esta estagnada ñ a razão nenhuma para isso acontecer.
Eu mesmo nunca trabalhei um turno de menos de 9h num emprego formal
O mundo não se resume a empresas da região da Berrini, Faria Lima. O trabalhador brasileiro, pessoas q acordam 5da manhã, pega trem lotado, trabalha de 2a a sábado e ganha pouco. A realidade no Brasil está muito além da pauta da reportagem.
Isso é abordado na parte final da reportagem.
O povão que procure arrumar um emprego decente, só no Brasil que romantizam trabalhar de atendente de supermercado ou frentista, procure estudar ou empreender pra ter um emprego bom.
@@canaldouglas123 Cara, vai conhecer uma favela, vai conhecer a realidade de quem não tem oq comer, oq dirá pagar uma boa faculdade. Não tem qualificação e não tem emprego, além da panela do Mackenzie. Cheio de formados trabalhando em telemarketing. Se vc teve oportunidade, cala sua boca e fique na sua.
O que reforça a necessidade de diminuir a carga.
Não precisariam pegar trem lotado se a jornada fosse de 6h por dia. Bastaria que metade dos funcionários começassem às 8h da manhã e a outra metade às 10h. No fim do dia, também sairiam do trabalho com 2h de diferença. O trânsito seria diminuído pela metade.
Se eu trabalha-se 6 horas por dia de segunda a sexta
ficaria mega feliz pode ter certeza e renderia muito mais
Fora as horas do trabalho, temos altas horas no deslocamento da residência até a empresa, e ao sair da empresa, passamos a vida toda em uma faculdade, pós graduação, curso técnico... Sempre chegando tarde em casa, em uma eterna luta, tentando sempre estar mais bem preparado que os outros para o mercado de trabalho.
Os filhos crescem, a esposa envelhece... A gente não vive nunca para o lazer e para as coisas que gosta de verdade.
Isso é um inferno cara, me dá um desgosto, é muito injusto
Verdade, uma verdadeira corrida de ratos .
Por isso cada dia tem mais pessoas com depressão e cometendo suicídio.
Calma aí mano, sem pessimismo também! Por quanto tempo você vai trabalhar e estudar também? Fiz isso até meia 25 anos, não fiz pós graduação ainda (embora tenha intenções de fazer), mas você falando assim parece um ciclo eterno, e não é bem assim, procurar um lugar próximo ao local do trabalho também é muito importante para qualidade de vida!
@@SamoelFilho desde quando visão perspectiva da realidade é "pessimismo"?
Quem me dera 4 dias por semana, sonhar não custa nada..
O sonho do pessoal que trabalha no comércio é trabalhar 5 dias na semana hahahha
Aqui no Brasil?? Só vamos sonhar mesmo kjssks
@@Play-um1xs aham, vai demorar pra essa moda pegar por aqui.
Meu sonho é não trabalhar, sei lá, inventar robôs que fazem o trabalho por nós
Pela lei trabalhista brasileira, você ja pode trabalhar até 4 dias na semana...porém recebera equivalente a horas trabalhadas... Porém na prática isso não é aceito por quase 90% dos empregadores!!
Eu ia amar a ideia a gente e ser humano precisamos descansar também temos a vida pessoal também
Até parece que nossos “nobres” deputados facilitariam a CLT
Divulgue as vantagens do contrato PJ, se não conhece, pesquise.
@@isaacbarbosa7593 já aproveita e explica aí, já citou, termina de contar a fofoca
As empresas de TI estão se adequando a essa tendência. A concorência de nível global gerada pelo teletrabalho e a falta de mão de obra fez as empresas oferecerem mais atrativos para reter os colaboradores. É fácil encontrar jornada de 30 horas semanais, dia livre para estudo, salários atrativos...
@@thalesnascimento254 Interessante.
@@c.a.r.i7785 Direito trabalhista só aumenta o custo do empregador, geralmente ele precisam deixar dinheiro guardado pro caso de terem que demitir o empregado ou serem processados, além dos auxílios que são pagos por ele, parte de todo esse dinheiro poderia estar nas mãos do empregado se não fosse a CLT, por conta disso, quem faz contrato PJ ganha mais, já que o empregador fica livre disso, ele tem incentivo financeiro a pagar mais nesse tipo de contrato, pois vai poder demitir a sem ter que pagar seguro desemprego, e corre menos risco de ser processado, por fim, quem produz abaixo do salário-mínimo ou não tem experiência consegue emprego mais fácil. Ah, e paga menos imposto de renda.
Para nós trabalhadores do Brasil a frase que mais se encaixa é "Nós estamos lascados"...
a realidade onde eu trabalho: por causa de nomenclatura do cargo, eu trabalho 25h semanais e minhas colegas 40h, pelo mesmo salário. a diferença de produtividade entre nós é gritante. não apenas porque tenho uma qualidade de vida melhor (tenho a manhã toda para fazer exercícios físicos, ir ao médico, ir ao mercado com calma, dormir até mais tarde, etc), mas porque tenho que focar bem no que preciso resolver, então eu não protelo nada, pois como tenho que cumprir demandas em 5h diárias, não sobra tempo pra preguiça (e o estilo de vida que citei ajuda mto na concentração e no não stress pra ter esse foco). minhas colegas trabalham mais horas que eu e cumprem as mesmas demandas, às vezes menos. torço mto pra que esse sistema um dia mude.
Visão do trabalhador "eu relaxado produzo mais" ... Visão do patrão(inclusive do meu antigo e atual chefe) "pressionando eu vou conseguir extrair mais dos funcionários"
Sempre assim
No Brasil é mais fácil passarem uma lei dizendo q a gnt tem q trabalhar 8 dias por semana.
Já tá na CLT é que você espera quando deixa algo na mão do estado.
Não lutar por direitos dá nisso
produtividade de brasileiro e' 5x menor.
Só se trabalhasse 28dias por semana se iguala a americano e alemão 🤣🤣🤣🤣
Oito dias por hora…
Rindo pra não chorar kkkkkkkkkkk
Muitos direitos que desfrutamos hoje é por que um grupo de pessoas foram lá e lutaram por essas conquistas. Obrigada a essas pessoas❤
"8 horas" entre aspas. Maioria das empresas exigem mais pra compensar a folga no fim de semana, fora as horas que perde se locomovendo para ir e voltar ao trabalho.
Exatamente
Psé e se achar ruim rapidinho já tem outra pessoa no teu lugar, a realidade das pessoas aqui no Brasil ainda tá muito distante desses 4 dias.
Exatamente, quando trabalhei em um escritório Exigiam que eu trabalhasse 8h45 de segunda a sexta pra poder "compensar" o sábado. Quando me esgotei mandei todo mundo ir tomar no UwU e fui embora. Kkk
PS: Não xinguei ninguém, mas queria! Hoje em dia parece que os empresários estão te fazendo um favor te empregando e não você trabalhando.
Outra que lembrei, esse patrão sempre dizia que mesmo eu em casa (Sábado e domingo) ele estava me pagando para que eu não fizesse nada nos fins de semana.
A santa ignorância desses empresários deve ser castradas.
@@NaoConfieEmNinguem Na verdade ele também estava te pagando pra ficar , já que vc trabalhando ou não ele continua pagando impostos e encargos trabalhistas.
@@kauamattos4187 Colega entenda pela última vez, meu, seu, ou o salário de qualquer um indefere dos impostos e custos pois são fixos. Por pensamentos ultrapassados como esse muitos pnc's acho que são donos de funcionários.
De fato, somos imensamente mais produtivos que nossos pais (graças ao avanço da tecnologia), mas ganhamos menos que eles ganhavam (em poder de compra).
Engano teu. Vcs tem mais ferramentas, porém pouco foco. Quem é mais produtivo é a empresa e não os empregados
@@abranco4523 Produtividade se calcula em relação a mão de obra: se uma pessoa x produz 10 e uma pessoa y produz 20, a segunda é mais produtiva em relação a primeira (desconsiderando o fator tecnologia). Portanto, seja na agricultura, seja na industria ou em serviços, é inegável o aumento de produtividade causada pelo avanço da tecnologia.
Mesmo com a citada diminuição de foco dos trabalhadores administrativos (o que é um fator individual), por conta do aumento da oferta de entretenimento, a produtividade aumentou.
(O YT bloqueia comentários com link, assim não consigo colocar aqui as minhas fontes. Mas faça uma busca no google acadêmico com as palavras chaves "aumento" + "produtividade" + "brasileira". Há diversos artigos sobre o tema)
@@estevaorsilva está é UMA interpretação.
Há também a produtividade como simplesmente a capacidade de produzir.
Vou te dar um exemplo real meu. Eu tinha uma linha de produção de um determinado produto. Utilizava 8 pessoas para produzi-lo.
Comprei um equipamento que fez minha planta praticamente diminuir pela metade o tempo de produção, por conseguinte praticamente dobrou minha capacidade instalada. O neto caiu para 6 pessoas. Está aí um caso que não há comparação de mão de obra. Minha produtividade aumentou e não dependeu de mão de obra e sim de investimento e mudança e planejamento.
a segunda parte eh batotinha, o poder de compra mais que dobrou desde o início do plano real, provavelmente você tá confundindo com a queda no poder de compra dos estados unidos
Camila veras mota,voce e ótima jornalista,amo suas explicações, obrigado.👏👏👏👏☺️☺️☺️☺️
Quem dera! Meu sonho! Mas pelo menos em Manaus tem muito trabalho escravo ainda, principalmente co Venezuelanos, e desigualdade!
Se liberte, seja dono do seu tempo
Pra mim o que vier é lucro. Não tenho emprego mesmo kkkkk
@@hipatia1397 kkkk
Ué, em Brasília eles "trabalham" só 3 dias. Terça, quarta e quinta
Se é que trabalham, uns apenas marcam ponto.
Ede onde vc tirou isso, eu trabalho em brasilia p o governo, e trabalho de segunda a sexta.
@@Spinaldf Li há tempos em uma reportagem, infelizmente não lembro qual. Eu me referi aos políticos.
@@Spinaldf todos trabalhamos para o governo, a crítica foi para os políticos
Em Brasília nada, no congresso. Eu saí recentemente de um trabalho com uma jornada de 9:30 por menos que um salário mínimo. Parem de exportar esses lixos pra cá que tudo fica bom 👍🏻
Conteúdo primoroso e impecável.
Escravidão aqui no Brasil 6x1 e 1 domingo de folga no mês, o chicote estrala no lombo 😔
Fora as horas do dia que são quase todas dedicadas ao trabalho, que em muitos casos é distante de casa.
É tao injusto isso, às vezes vou para o banheiro do trabalho chorar, me recompor e voltar a aceitar o pouco qie esse país me proporciona
@@beatrizf9563 poxa 😕
@@PessoaAleatoria01 Com certeza é um plano meu, só me falta meios para sair dessa cidade pequena que vivo.
12x36 é o melhor sistema
Sou autônomo. Há alguns me organizo para trabalhar apenas de segunda a quinta. Dessa forma, tenho final de semana e 1 dia "comercial" livre.
Melhor coisa que você faz
Seria ótimo se todos pudessem trabalhar nesse regime!
Eu tb!
Fiz a mesma coisa a mais de 10 anos. Montei minha própria empresa e sexta feira tiro para viver
o problema é q n tem férias
@@nathan_408 Tem sim maninho... Mas depende exclusivamente de seu planejamento
A boa dicção, a gesticulação, a expressão facial, o carisma e a didática fazem da Camilla uma excelente comunicadora/jornalista. É um prazer assisti-la! Parabéns e obrigado!
É disso que tô falando, trabalhar só 3x por semana.. vamos nos unir galera. Ngm merece viver para morrer e ainda sofrer durante todo o processo de escravidão
Não precisa tanto. Peça as contas, abra tua empresa e faça quantos dias quiser
@@abranco4523 Bom dia irmão, você esta certo... Parabens amigo
Muita ilusão as pessoas acreditarem na possibilidade disso acontecer em países de renda média, como o Brasil, ou países de renda baixa. E nada tem a ver com o papo furado de que os empresários brasileiros são malvadões ou que isso precisaria de briga feia por parte dos sindicatos mas sim por uma impossibilidade matemática. O nível de produtividade de um país deveria ser altíssimo pra ser possível alcançar isso e a produtividade brasileira está estagnada há uns 40 anos enquanto países que eram mais pobres do que nós, nos ultrapassaram.
Somente países muito ricos poderiam se dar ao luxo disso e mesmo assim só será possível quando esses países forem mais ricos do que já são hoje.
@@carloscarneiro7226 eu te entendo amigo, você está certo.. eu só queria que o imposto pago realmente voltasse para nós...
@@marcelocantao667 a parte pior nos impostos que pagamos é que temos o pior retorno no mundo inteiro deles.
Por favor, queremos 4 dias por semana! ♥️
BBC como sempre prevendo as discussões e pautas!
O melhor canal e jornalismo desse país 👏🏼👏🏼👏🏼
É incrível que o principal argumento é que a produtividade aumenta. Se a produtividade caísse, mesmo que muito pouco, as empresas e o governo nao estariam dispostos a poupar a saúde dos trabalhadores.
Claro q N k
Ótima apresentadora, dinâmica, atenta, flexível impossível não assistir a matéria até o fim 😁👏
Na verdade ela é jornalista, e da melhor qualidade. Coisa rara nesses tempos de blogueiros e pseudo analistas
Eu sou tão velho que lembro do tempo em que a BBC era isenta, por isso o sucesso até a pouco tempo, agora é só ladeira abaixo!
"Ainnn, vcs não são imparciais de direita como eu". Tá certo chefe.
"trabalhar é um saco, por isso é que somos pagos para isso" Homer Simpson
Isso é altamente improvável de acontecer. O desemprego ainda assombra muitos países, e há toda uma geopolítica que persiste ao longo dos anos em que nações são super exploradas para que outras prosperem.
O Brasil é essa nação, em todos os aspectos.
Acho essa uma realidade extremamente distante, sobretudo com essa geração se formando com ideias de menos Estado e mais individualização, onde o resultado são perdas de direitos constantes.
Talvez em países ricos dê certo... como sempre
@@julianaoliveira8472 países ricos são os que aplicam a geopolítica.
Como é que o Brasil é explorado, exatamente?
@@TwistersSK8 várias formas. Sucateamento de setores públicos para a justificativa de privatizações, privatizações de setores estratégicos, mudança nas regras em vigor que removem direitos trabalhistas, precarização do trabalho, mudanças em regimentos (como na política de preço da Petrobrás), PECs e Reformas que privilegiam mega empresários e especuladores, espionagem, mudança ou adaptação de das leis, manipulação midiática, etc.
O resultado está aí: desemprego desenfreado, precarização trabalhista, poder de compra inexistente, pobreza aumentando, insegurança alimentar, inflação descontrolada, biomas queimando, PIB de país africano, 13° economia do mundo, desprestígio internacional.
Nego ainda continua com essa desculpa, o Brasil sempre foi um país difícil de fazer negócio e economia fechada, o quinto maior país do mundo, uma da maiores economia, população, exército, mas parcipar só de 2 por cento do comércio no mundo, além da geografia difícil, é fechado e isolado, por isso q nós não desenvolvemos, não pq o bicho papão nós atrapalha kkkkk
Matéria incrível. Parabéns aos profissionais envolvidos
Enquanto isso no Brasil, governo federal "estuda" criar uma semana de 8 dias
Kkkkkkk
Que inferno de país, cada k é uma lágrima
kkkkkkkkkkkkk
Trabalho 6 horas por dia, 05 dias por semana! Acho excelente!!
Como é bom ver algo inovador, benéfico e que pode alcançar um grande número de pessoas. Obrigado, BBC.
Camila sempre dando show. Temas atuais, discutidos com profundidade e embasamento, artes maravilhosas. Enfim, não tem como não curtir.
Parabéns BBC!!
Obs: você quer dizer +2 dias de folga pois a maioria dos CLTs trabalham 6 dias por semana.
Eu tbm achei incrível isso de trabalhar de segunda a sexta. Na maioria das empresas aqui eu só vejo gente folgando no domingo
Aqui no Brasil nós temos 44h semanais e não 40, infelizmente.
Antes de empreender, pré pandemia, eu trabalhava de segunda a sábado e ganhava 900 reais. Vivia doente, meu salário não pagava todas as dívidas, mal o aluguel de viver em SP
A maioria esmagadora. Só passei a me sentir "gente" depois que consegui trabalhar só de segunda a sexta.
Famoso 6x1 , uma folga na semana e um domingo no mês
Eu aqui em 2024 ,3 anos depois ainda estamos discutindo sobre o assunto vamos chegar no fim dessa escravidão.
Por óbvio, deveríamos trabalhar para viver, e não viver para trabalhar, mas sabemos que não é bem assim, pelo menos, por aqui. Até quando o óbvio será deixado de lado? 🤦🏻♂️
Sinceramente não sei. O ser humano é muito estranho...
Caraca tu é bonito pra cacete, olha essa foto no perfil que perfeito tmnc 😳
A tendência é só piorar.
Como a oferta de empresa só tende a diminuir, cada vez mais, teremos mais e mais pessoas dispostas a trabalhar por menos. Apenas por sobrevivência.
@@ricardosanticioli531 Tá na hora dos baixa renda pararem de se multiplicar: quanto menos filhos eles tiverem, menos pessoas desesperadas para ocupar vaga de escravo. Pode parecer horrível o que eu disse, mas coisas por aqui funcionam na lei da oferta e demanda, temos mais gente com fome do que vaga de emprego, logo a vaga fica super valorizada enquanto a mão de obra abundante.
No Brasil as empresas escravizam os trabalhadores. Aqui a gente não vive, a gente vegeta,dorme mal,se alimenta mal e na correria e não tem lazer. Odeio esse país.
O melhor escravo é aquele que não sabe que é um escravo
No Brasil não se consegue contratar mais pra diminuir turno nem aumentar salário, o vilão aqui não são as empresas, e sim o governo. A CLT faz um trabalhador de míseros 1000 reais custar 2500 pro empregador, o governo ganha mais que o trabalhador (1500) sem fazer nada. Você não vê americano saindo pro Brasil pra usar CLT, mas vê brasileiro saindo da CLT pra virar jardineiro nos EUA e receber mais. E EUA nem é a melhor opção. Países que as pessoas recebem salários maiores são países sem CLT, apenas direitos básicos. Se o dinheiro vai pro governo, ele não volta pro mercado, mas se vai mais pro trabalhador, ele volta ao mercado, o que faz mais dinheiro circular dando mais lucro pras empresas. É um efeito dominó, CLT é demagoga.
@@mr.solitario5673 Claro, na Coreia do Norte ou na Somália realmente é bem pior. Mas isso nao significa que o Brasil é bom, temos muuuito a melhorar
E chega na velhice cheio de doenças crônicas acarretadas pelo decorrer do tanto que se trabalhou.
@Lucas Lagarto ,em Portugal não é assim não. Digo isso por que um amigo meu está morando aí há 5 anos e não quer saber de pôr os pés no Brasil nunca mais.
Resumindo: Funcionário feliz e satisfeito com a empresa a qual faz parte produz mais pq valoriza a empresa e está realmente feliz em fazer parte desta.
Trabalhar é importante, mas viver também é. Atualmente um número significativo de pessoas existe sem viver.
Reduzir um dia traz benefício mútuo + produtividade, menor volume de erros e menor despesa para empresa$ combustível e alimentação do funcionário.
eu trabalho 6 horas por dia, mas trabalhar 6 horas atendendo dezenas ou centenas de pessoas irritadas dá o mesmo que trabalhar umas 18 horas em qualquer outra função, ainda mais se te empurram um salário mínimo por isso.
Primeiro: No Brasil não vai pegar. É mais fácil eles aumentarem a carga horária que reduzir.
Segundo: Seria perfeito apenas 4 dias de trabalho. Sonhar mais um sonho impossível.
Para quem trabalha no shopping então isso é utopia e os empresários ? se pudessem ficariam 24 horas os shopping abertos.
Então façam sua própria história. Montem um negócio próprio e sejam dono do seu tempo
Governo do Brasil: anunciaremos 336 horas de trabalho por semana para dps queimarmos 90% do que vcs ganharam com impostos e disso dai uns 2% vai ser aproveitado. O resto "sumiu"...😎👍
"Não vai pegar". Tudo no Brasil é nessa base, desde o império.
Nada pega até que pega 😂 Ao passo que outros países latinoamericanos adotem isso, o Brasil, como sempre, vai seguir.
Só pensar sobre o 8/8/8. Com certeza tinha gente que dizia "no Brasil não vai pegar"
@@abranco4523 exatamente
RUclips fazendo seu papel me recomendando esse video em pleno debate da escala 6x1.
Comecei aos meus 17 anos esse 6x1 Deus me livre, foram 2 anos sofridos, procurei me qualificar, pra isso abandonei família parentes, amigos😂 pq me joquei vivia com o pouco, pouco mesmo, e graças a Deus deu td certo, hj trabalho só 3 dias na semana 30 hrs semanais e o salário é justo🙌🏽 e sou um ótimo profissional, hj aos 29 anos de idade 5 anos nesse meu trabalho, a ficha ainda não caiu que consequi!.
Não aguento mais me matar de trabalhar pra deixar meu patrão mais rico.
@←←CLIQUE AQUI si
@@ComoFoi 15 milhões de desempregados amigo, pode deixar que ele vai largar sim !
@@andrelima9658 largar oq
@@deluca111 mas tu e lerdo hein
@@andrelima9658 Pois é, tem muita gente querendo o emprego dele, tem que agradecer pela oportunidade.
Eu ja me antecipei e faz 2 anos que venho trabalhando só 3 x na semana. Todos precisamos procurar mais qualidade de vida!
Um vídeo de 3 anos atrás extremamente relevante e de um assunto que infelizmente ainda é debate atual. Já deveríamos ter superado a jornada 6x1 há muito tempo!
muito boa a construção do vídeo que foi: é bom? sim! é efetivo? sim! ajuda todo mundo? sim! vai acontecer no Brasil? não, na vdd vcs vão ter sorte de manter o que já tem! um beijo ficamos por aqui!
sim e o zap?
Aqui o empregador vive desconfiando do funcionário. Se nem trabalho remoto vingou na pandemia, imagina redução de carga horária.
Faz sentido, 1 dia que vai poder encontrar boa parte dos comércios abertos e conseguir resolver pendências pessoais. Quando saímos as 17h, quase tudo já está fechado e final de semana não abrem, ex: Bancos.
Três anos depois, o assunto entra em pauta na câmara.
Onde eu trabalho (imobiliária) funcionava de segunda a sábado. Com a Pandemia, eles passaram a abrir de segunda a sexta. Foi ótimo pq praticamente ninguém vinha pagar aluguel sábado mesmo, não piorou em nada, e tenho um fim de semana inteiro
Eu trabalho em imobiliária cidade de praia ainda, é um saco é 12 horas por dia praticamente de segunda a sábado e um domingo no mês plantão, pra receber um salário mínimo e se vender algo receber um comissionamento.... Tô por sair do Brasil então vou levando mas quero algo melhor
@@thiagnersantos2533 caramba. Eu ganho mil reais por mês, sem passagem. Eu só trabalho de 13hs as 17hs então não reclamo não. Pq n ganho MT mas também não trabalho MT
@@marianesales5723 é uma situação win-win.
José do Egito já aplicou esse método a mais de 5 mil anos atrás e deu super certo.
Uma professora bem organizada consegue. Trabalho 3 dias na escola, 1 dia tenho A.C e aproveito para planejar as aulas. O problema é que são muitos planejamentos. rs
Gente, aqui em casa eu trabalho home office e trabalho umas 6 horas todos os dias, isso incluindo trabalho extra e remunerado pro mesmo empregador. Sou bem mais feliz assim. E não trabalho seis horas direto. Vou dividindo ao longo do dia com outras atividades do dia a dia.
Esta repórter deixa-me com água na boca 🤤
Na minha opinião, reduzir a carga horária diária é melhor do que reduzir o numero de dias trabalhados. Falo por experiência própria
Fico impressionado com a capacidade da burrice humano, não somos racionais? Não se gabamos por ser racionais? Pq tem que ser 8 ou 80? Isso não é ser racional
@@ripluv2 ???
@@otslima ???
@@otslima quis dizer se a gente é racional, pq tem q ser uma coisa ou outra, isso não é ser racional é ter só duas opções, onde está a racionalidade nisso? kkkkkkkkjkkkkkk deus tenha dó de mim
Como sempre Brasil sempre estará entre os últimos um pais tao completo como o nosso ficando cada ano que passa pior infelizmente nossa realidade bom de muitos é um tapa na cara do trabalhador(a) !!!
Não vejo a hora da BBC iniciar com a jornada de trabalho reduzida...
Boa noite Camilla. Muito bom. Vamos orar para que todos tenham trabalho. Já seria muito bom. 😍
Kkkkkkk. A risada é de nervosismo. Adoro a camilia, mas infelizmente isso jamais vai rolar aqui, são 8 horas ou mais, se trabalho houver!
Pra isso que serve sindicato. Defender e lutar pelos nossos direitos trabalhistas!
Era o que as pessoas que trabalhavam 16hrs pensavam
@@laispacifico3962 eu sei, e adoraria que vc estivesse certa e eu errado, mas estamos falando do Brasil de agora. Não há consciência de classe, e os trabalhadores de hoje nao se mobilizam mais. Temos apenas muita gente iludida pelo o neoliberalismo e pelo "empreendedorismo" de instagram. Sao a "nova classe pobre de direita".
@@RudahXimenes sindicato noa serve pra nada.Pandemia mostra
@@thiagomarins9172 Você está enganado. O sindicato serve exatamente para proteger os direitos e lutar por melhorias no espaço de trabalho. Mas já no governo do vampirão (Temer) e agravado no desgoverno Bolsonaro, os sindicatos foram recebendo ataques e desmantelamento. Se hoje os sindicatos não protegem nada, é porque políticos estão protegendo única e exclusivamente os empresários (multi)milionários, deixando às traças a classe mais importante do Brasil: a classe trabalhadora.
Camila meus parabéns pelo seu trabalho, sou fã.
Melhoraria a economia com certeza. Como o exemplo dos militares brasileiro que tem a sexta feira a tarde para tratar de assuntos pessoais. Toda classe deveria ter ao menos meio turno de trabalho para compras e problemas pessoais.
Tenho 18 anos trabalho 6 por 1 e faço faculdade a noite , não tenho ajuda famíliar pra subsistência e posso dizer essa escala precisa de ajuste URGENTE.
Amo a Camila, excelente repórter.
Se fosse 5 dias na semana e 6 horas de trabalho pra aproveitar o tempo com a família e outras coisas seria o ideal!
Concordo xara 😁
Aproveitar a família é coisa de comuna, patriota trabalha 8dias na semana e faz hora extra não remunerada
Olha aí!
O debate já está acontecendo no Brasil.
Assim não é só mais repórter, é uma profeta.
TODAS cidades que trabalhei no interior, a cultura é sempre trabalhar no sabado, só oferecendo um dia de folga, aqui em São paulo é mais fácil achar trabalho de 5x2, acredito que o padrão poderia ser trabalho 5x2, 6x1 é quase escravidão !
Eu quando saí do nordeste fiquei pensativo, morei em Goiânia e passei por SP tbm, e maioria das vagas de trabalho que encontrei era de segunda a sexta com salário maior que o mínimo dependendo da vaga e função, já aqui no nordeste (voltei por estudo e problemas de saúde de minha mãe) 99% das vagas de trabalho são para você trabalhar 6x1, e muitas vezes revezando entre sábado e domingo para escolher a folga, e outras vezes sua folga é determinada pelo horário e função que irá fazer. No nordeste e acredito que na região norte também, a cultura de trabalhar aos finais de semana pelos empregadores é enorme, por isso essa CLT é mais um motivo de atraso, também pq ganhamos por mês e não por hora trabalhada, sem contar o desconto, que se você falta um dia de trabalho descontam de três a quatro dias de remuneração e isso é ridículo.
AMMMMEEEMMMM nao vejo a hr... HOME OFFICE e TRABALHAR MENOS...
Matéria excelente!
Segunda a sexta: Escola
Sábado: Curso + ajudar meu pai no bar e ficar acordado até 4 da manhã
Domingo: como estava ajudando ontem até tarde, acordei as 14h, as 18h fui obrigado a ir a igreja e voltei 22h
Não tive descanso nenhum e só tenho 14 anos!
Sua escola é íntegral ?
@@yurie4337 sim :/
@@user-oi1ee5ii2f Ent vc ta fudido msm
E eu aqui achando que você estava cantando aquele funk: segunda a sexta, esporro na escola... sábado e domingo solto pipa e jogo bola...😂 Malz aí pela brincadeira garoto, mas aguente firme que tudo isso é para o seu bem. Sucesso! 👍
@@leonardo_sa denunciou a idade Kkkkk
o empresário brasileiro não possui essa sabedoria não. rs mais fácil voltarmos ao período escravagista.
O problema do Brasil nem é o empresário, os empresários são importantes. O problema mesmo são esses especuladores metacapitalistas que acumulam bilhões e fazem questão de usar seu dinheiro para ferrar com toda a população.
Que isso, o problema não são os empresários não, empresários são bonzinhos, Havan e Wizard que o digam.
Capitalismo financeiro nada produz, é o grande parasita.
meu deus, parem de culpar os empresarios. Cada pequeno comercio na sua rua é um empresario. padaria, banquinha de revista, lanchonete, chaveiro... por favor...
@@tigerz9383 Não era pra existir bilionário kkkk não entendo isso. É literalmente impossível alguém ganhar um bilhão sem explorar ninguém e ainda tem muita gente que os admira kkkk. É fogo.
5 dias de trabalho:
8h = trabalho
8h = dormir
8h = para limpar casa, ir para o trabalho, sair so trabalho, intervalo do trabalho, ir ao supermercado e etc.
2 dias na semana de folga:
8h = dormir
16h = fazer o que bem entender.
Creio que deveríamos ter salário mínimo por hora e por mês, sendo primeiro com valor bem maior, aumentar o valor das horas extras, dar a opção de incorporar ao salário o custo total do FGTS, urgente redução da carga semanal para 40 horas, a cada 5 anos reduzir uma hora...
Sim, principalmente se for pensar na futura automação do trabalho.