Sou mexicano, mas adoro literatura portuguesa. O mais interessante é a abrangência da língua portuguesa que nos permite conhecer não só autores de Portugal e do Brasil, mas também autores de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 😊
História Literária de Portugal, Fidelino de Figueredo. História da Literatura Portuguesa, A. J. Saraiva e Oscar Lopes Coleção Presença Da Literatura Portuguesa: - Era Medieval, Sigismundo Spina; - Era Clássica, Antônio S. Amora; - Romantismo-Realismo, Massaud Moisés; - Simbolismo, A. S. Amora - Modernismo, M. Moisés Bibliografia da Literatura Portuguesa, Massaud Moisés. A literatura portuguesa, M. Moisés. Cinco Séculos de Sonetos Portugueses de Camões A Fernando Pessoa, Cleonice Berardinelli.
Faltou mencionar o tratado "História da Literatura Portuguesa" deixado pelo grande literato, professor e reitor da Universidade de Coimbra e da instrução pública, do qual foi contemporâneo de Salazar, como Joaquim Mendes dos Remédios. Professor, tenho um pedido também: faça um video com suas percepções sobre Coelho Neto, o cabra conhecido como o Príncipe dos Prosadores de minha terra Maranhão.
@@RodrigoGurgel Professor Gurgel, poderia listar os maiores escritores portugueses, tirando os poetas? Eu quero ler os grandes escritores e obras, porém não conheço os nomes por ordem de grandeza, como seria Machado de Assis e Graciliano Ramos no Brasil. Poderia listar alguns por gentileza?
Não há um dia que passe que a cultura, a literatura brasileira, ou o dia a dia do Brasil não seja notícia em Portugal. O Brasil sempre esteve presente no dia a dia português em múltiplas iniciativas culturais, na música, no teatro ou na sua gastronomia. É pena que o contrário não aconteça no Brasil. Parabéns pela sua intervenção neste canal em prol da divulgação cultural. Conheci bem os génios que eram os Professores António José Saraiva e Óscar Lopes na Faculdade de Letras de Lisboa. A obra que deixaram é intemporal. Um abraço de Lisboa.
Parabéns, professor Rodrigo! Faça um vídeo similar com a literatura de outros países, como França, Espanha, EUA... Abraço, parabéns pelo trabalho e obrigado novamente.
Professor Rodrigo, que alegria nos invade, quando de um novo vídeo seu. Ninguém fala mais do genial Fidelino de Figueiredo, sogro do Prof. Amora e mestre do Spina e da Cleonice. Muitíssimo obrigado por mais uma - sempre - aula magistral.
Caro professor, como tudo o que o senhor fala, achei maravilhoso!! Muito importante e oportuno o resgate dessas obras imprescindíveis sobre a literatura portuguesa! Tenho todos e me sinto feliz por ter podido compartilhá-los com muitos alunos ao longo de anos em que ministrei aulas de literatura. Acho o senhor um encanto e descobri, ao ouvi-lo, uma nova forma de felicidade! Tudo de bom para o senhor!
Olá, professor, estou no segundo ano do ensino médio e em resposta a sua dúvida digo: estudamos pouco a literatura de Portugal, o que vimos fomos um pouco no primeiro ano. Hoje, no segundo, vimos todas as gerações do romantismo e partimos ao realismo, não introduzimos como ele surgiu ou algo tipo, somente começamos ver algumas características e enredo de alguns livros do Machado. Aliás, lemos o Retrato de Dorian Gray e O Cortiço, que acompanhamos sua escola, naturalista, junto com o realismo.
Este vídeo realmente estava fazendo falta no canal. Ficou ótimo! Mas o senhor também precisa fazer um vídeo sobre Gil Vicente, a quem o Carpeaux chamou de "um grande poeta, um dos maiores da Renascença".
Querido mestre Rodrigo Gurgel, obrigado por ser um entusiasta tão comprometido com a nossa língua. Peço, assim que possível, que o Sr traga um vídeo a respeito do meu conterrâneo, Josué Montello.
@@RodrigoGurgel Professor, tenho um pedido também: faça um video com suas percepções sobre Coelho Neto, o cabra conhecido como o Príncipe dos Prosadores de minha terra Maranhão.
Fidelino Figueiredo, história literária de Portugal; Antônio José Saraiva e Oscar Lopes, história da literatura portuguesa; Coleção presença da literatura portuguesa composta por 5 volumes; A bibliografia da literatura portuguesa, Massaud Moisés; Cleonice Bernadinele, cinco séculos de sonetos portugueses
Lista de Leituras de História da Literatura Portuguesa: História literária de portugual - Fidelino de Figueiredo; História da Literatura Portuguesa - Antônio José Saraiva e Oscar Lopes; Coleção - Presença da Literatura Portuguesa 5 vols.; Bibliografia da Literatura Portuguesa - Massaud Moisés; A Literatura Portuguesa Massaud Moises; Cinco Séculos de Sonetos Portugueses - Cleonice Berardinelli.
Olá professor! Li mundos mortos achei incrível! Queria ve-lo um dia fazer um vídeo falando do erico Veríssimo, que não está esquecido de forma alguma, mas é um autor do qual não encontro nenhuma resenha por parte de intelectual gabaritado como o senhor. Enfim fica o pedido! Obrigado por mais um vídeo.
Bom dia . Que sabe sobre o escritor português Antonio Fagundes Jácome, nascido em Viana do Minho ( Viana do Castelo) com obras no século 17 (1630 )? No aguardo.
Ótimas recomendações, professor! Por uma feliz coincidência, comprei nesta semana alguns romances do Francisco Costa, acho que não vou me arrepender. Grande abraço.
Mais um vídeo ótimo. Terminei o livro. "Esquecidos e superestimados". Amei. Professor tem como falar um pouco sobre o Antônio Torres (da ABL)? Li um livro de contos dele e gostei muito. Um abração.
Precisamos conhecer a literatura portuguesa? A nossa literatura foi fundada a partir de Macunaíma, o Odisseu brasileiro.kkkkkk Parabéns, professor, por mais um vídeo indispensável. Grande abraço!
Professor Rodrigo, boa noite, Aprecio muitíssimo a Literatura, a História e a Cultura Portuguesas. Agradeço-lhe pelas sugestões de leitura. Tenho uma predileção pelos autores oitocentistas, tais como Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis e Eça de Queirós destes o mais bem editado no Brasil é o terceiro. Se quiser estudar especificamente a Literatura Portuguesa no século XIX, o que me sugeriria? Obrigada, Abraço.
Professor, muitas vezes quando leio uma obra de critica literaria percebo muitos pontos que simplesmente desconheço,acho que falta conhecimento básico. O senhor se importaria de nos trazer uma bibliografia sobre critica literaria e seus termos?Obrigado.
Aí sim 👍 Por incrível que pareça, hoje mesmo eu tava pesquisando esse tema 😳 Terminei o ensino médio no malogrado ano de 2020 e, na minha escola, com excessão de Camões, estudamos absolutamente nada da Literatura Portuguesa😔.
Com os professores que tive, gostaria que a pandemia tivesse ocorrido nos três anos do meu Ensino Médio. E poderia ter sido uma de Peste Negra no fundamental.
Estou interessado em ler o canône da literatura brasileira e quero conhecer as raízes. Já terminei o ensino médio, mas existe um grande desprezo pela literatura portuguesa, por conta, entre outros fatores, que "não cai no vestibular".
Professor O senhor poderia indicar uma lista de músicas nas quais o senhor aprecia . Do jeito que o senhor é uma pessoa inteligentíssima , creio que o senhor tenha um gosto refinado para canções .
Professor tem algum livro ou vídeo sobre a amizade de José de Alencar com Machado de Assis e se a relação influenciou na obra um do outro ? Vi em algum que eles trabalharam juntos
Aquilino Ribeiro, Padre António Vieira, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Vitorino Nemésio, Raúl Brandão. Antero de Quental, Júlio Dinis, Almeida Garrett, José Régio... Se necessitar de mais, faça-mo saber.
@rodrigogurgel gurgel estou iniciando minha vida de estudos, fui despertado agora, e peguei uma grmática do rocha lima, e queria algum conselho seu sobre quais autores de literatura brasileira você indica para um iniciante?
O grande-pequeno Brasil é o melhor lugar para se fazer piada. Somos grande em quantidade mas não em qualidade; nossa riqueza não está na língua e na história nacional mas no nióbio e na Amazônia.
Excelente !... Só não concordo com uma coisa ... Infelizmente não são poucos os que dizem esses disparates ignorantes ... A internet evidenciou isso ... No entanto , espero que a mesma internet traga mais luz a essas mentes obscuras , ao permitir ouvir pérolas como o senhor !... Muito obrigada 🇵🇹 💕
Professor, Quando criamos uma obra por exemplo: uma antologia poética ou poucas poesias mesmo; como não cair em plágio? Tem alguma maneira de autentica-las ou alguma plataforma para postar onde não sofra essa desgraça?
Rodrigo, quero lhe perguntar se é comum preferir prosa a verso. Sei que se tratam de modos distintos e de literatura, mas é natural que se prefira à prosa? Consigo ler com prazer todos os grandes romances em língua portuguesa, por exemplo, mas tenho achado os nossos grandes versejadores uma chatice.
Sou mexicano, mas adoro literatura portuguesa.
O mais interessante é a abrangência da língua portuguesa que nos permite conhecer não só autores de Portugal e do Brasil, mas também autores de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 😊
História Literária de Portugal, Fidelino de Figueredo.
História da Literatura Portuguesa, A. J. Saraiva e Oscar Lopes
Coleção Presença Da Literatura Portuguesa:
- Era Medieval, Sigismundo Spina;
- Era Clássica, Antônio S. Amora;
- Romantismo-Realismo, Massaud Moisés;
- Simbolismo, A. S. Amora
- Modernismo, M. Moisés
Bibliografia da Literatura Portuguesa, Massaud Moisés.
A literatura portuguesa, M. Moisés.
Cinco Séculos de Sonetos Portugueses de Camões A Fernando Pessoa, Cleonice Berardinelli.
Abraço grande aqui de Rebordosa, Portugal!🇵🇹🇧🇷
Obrigado pelas palavras de carinho para com Portugal e os portugueses !
Fico agradecido por reconhecer o legado da união luso-brasileira. Grande abraço de Portugal!
Que bom que temos a literatura portuguesa acessível facilmente, sem precisar de traduções, saudosa e belíssima literatura lusitana.
Muito obrigada professor por fazer tantos vídeos com conteúdo rico e interessante 📚
Sem Portugal ,eu não existitria... Obrigado grande país que és Portugal !!!
Muito obrigada Senhor Professor pelo reconhecimento. Saudações de Portugal a todos os meus irmãos no Brasil.
Faltou mencionar o tratado "História da Literatura Portuguesa" deixado pelo grande literato, professor e reitor da Universidade de Coimbra e da instrução pública, do qual foi contemporâneo de Salazar, como Joaquim Mendes dos Remédios.
Professor, tenho um pedido também: faça um video com suas percepções sobre Coelho Neto, o cabra conhecido como o Príncipe dos Prosadores de minha terra Maranhão.
Parabéns pelo seu trabalho, eu como português me sinto lisonjeado. Abraço
Que bom que temos intelectuais como o Sr. Com conteúdos sempre relevantes!Deus o abençoe!
Obrigado, Helvecia!
Querido professor, cada notificação do seu canal é uma grande alegria. Lhe desejo vida longa e feliz,meu caro! 😊
Muitíssimo obrigado, Ana Cláudia! Pra você também!
A literatura portuguesa é incrível, valeu pelas indicações, professor 😊
Vamos em frente!
@@RodrigoGurgel Professor Gurgel, poderia listar os maiores escritores portugueses, tirando os poetas? Eu quero ler os grandes escritores e obras, porém não conheço os nomes por ordem de grandeza, como seria Machado de Assis e Graciliano Ramos no Brasil. Poderia listar alguns por gentileza?
@@guilhermefigueiredo766 Siga ele no instagram e ele pode responder sobre alguns. Hoje tem lives às quartas-feiras também, com respostas às perguntas
Não faço a menor ideia do que seria desse Brasil, se não tivéssemos o professor Rodrigo Gurgel.
Não há um dia que passe que a cultura, a literatura brasileira, ou o dia a dia do Brasil não seja notícia em Portugal. O Brasil sempre esteve presente no dia a dia português em múltiplas iniciativas culturais, na música, no teatro ou na sua gastronomia. É pena que o contrário não aconteça no Brasil. Parabéns pela sua intervenção neste canal em prol da divulgação cultural. Conheci bem os génios que eram os Professores António José Saraiva e Óscar Lopes na Faculdade de Letras de Lisboa. A obra que deixaram é intemporal. Um abraço de Lisboa.
Abração!
Professor postou... já estou aqui!
Muito obrigado, Kawan!
Parabéns, professor Rodrigo! Faça um vídeo similar com a literatura de outros países, como França, Espanha, EUA... Abraço, parabéns pelo trabalho e obrigado novamente.
Professor Rodrigo, que alegria nos invade, quando de um novo vídeo seu. Ninguém fala mais do genial Fidelino de Figueiredo, sogro do Prof. Amora e mestre do Spina e da Cleonice. Muitíssimo obrigado por mais uma - sempre - aula magistral.
Olá, Professor, que alegria ouvi-lo! Amo a Literatura Portuguesa, inclusive a moderna.
Caro professor, como tudo o que o senhor fala, achei maravilhoso!! Muito importante e oportuno o resgate dessas obras imprescindíveis sobre a literatura portuguesa! Tenho todos e me sinto feliz por ter podido compartilhá-los com muitos alunos ao longo de anos em que ministrei aulas de literatura. Acho o senhor um encanto e descobri, ao ouvi-lo, uma nova forma de felicidade! Tudo de bom para o senhor!
Uma aula como essa é um deleite meu amigo. Muito obrigado.
O senhor podia falar de cantos/romances ibéricos, como os do Romanceiro de Almeida Garret e do Cantos Populares do Brasil de Silvio Romero?
Da Argentina saudacoes professor !, obrigado per sua presenca aqui }.
Viva a Lusofonia; Viva! Obrigado pelo vídeo, Professor!
É um prazer estar aqui assistindo mais um vídeo fenomenal.
Muito obrigado, Yasmin!
Terminando o estudo de gramática, com o Celso Cunha, para depois assistir esse belo vídeo.
Maravilha!
Olá, professor, estou no segundo ano do ensino médio e em resposta a sua dúvida digo: estudamos pouco a literatura de Portugal, o que vimos fomos um pouco no primeiro ano. Hoje, no segundo, vimos todas as gerações do romantismo e partimos ao realismo, não introduzimos como ele surgiu ou algo tipo, somente começamos ver algumas características e enredo de alguns livros do Machado. Aliás, lemos o Retrato de Dorian Gray e O Cortiço, que acompanhamos sua escola, naturalista, junto com o realismo.
Este vídeo realmente estava fazendo falta no canal. Ficou ótimo! Mas o senhor também precisa fazer um vídeo sobre Gil Vicente, a quem o Carpeaux chamou de "um grande poeta, um dos maiores da Renascença".
Querido mestre Rodrigo Gurgel, obrigado por ser um entusiasta tão comprometido com a nossa língua. Peço, assim que possível, que o Sr traga um vídeo a respeito do meu conterrâneo, Josué Montello.
Obrigado! Gosto muito do Montello. Sugestão anotada!
Montelão!
Fico feliz de encontrar pessoas aqui que compartilham da minha mesma terra.
@@RodrigoGurgel Professor, tenho um pedido também: faça um video com suas percepções sobre Coelho Neto, o cabra conhecido como o Príncipe dos Prosadores de minha terra Maranhão.
Fidelino Figueiredo, história literária de Portugal; Antônio José Saraiva e Oscar Lopes, história da literatura portuguesa; Coleção presença da literatura portuguesa composta por 5 volumes; A bibliografia da literatura portuguesa, Massaud Moisés; Cleonice Bernadinele, cinco séculos de sonetos portugueses
Ótimas indicações sobre literatura e língua portuguesa, iluminou a compreensão que eu tinha acerca do assunto. Forte abraço.⭐⭐⭐
O prazer de uma companhia assim é com certeza nosso !!! Sempre muito bom poder apreciar seu vídeo !!!
Aliás, obrigado por esse vídeo. Vou assistir-lhe em breve, esse assunto me interessa muito.
Ótimo!
Às vezes sonho que o Brasil ainda é um reino unido com Portugal, e que a semana de 1922 nunca aconteceu.
Professor Gurgel! Quanta contribuição. Faço um pedido: faça outros vídeos sobre esse assunto...
Mais uma surpresa agradável. Obrigado pelo conteúdo, Professor!
Muito obrigado por divulgar a nossa literatura professor. Abraço do Porto!
Abração, Vasco!
parabéns por nos trazer a lume mais uma eficiente obra literária.
Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo.
Muito bom mesmo esse canal
Aula incrível, professor. Já estava a um bom tempo precisando dessas informações.
Lista de Leituras de História da Literatura Portuguesa: História literária de portugual - Fidelino de Figueiredo; História da Literatura Portuguesa - Antônio José Saraiva e Oscar Lopes; Coleção - Presença da Literatura Portuguesa 5 vols.; Bibliografia da Literatura Portuguesa - Massaud Moisés; A Literatura Portuguesa Massaud Moises; Cinco Séculos de Sonetos Portugueses
- Cleonice Berardinelli.
Professor obrigada por essa maravilha que é o seu canal. Grande abraço.
Obrigado,professor Rodrigo. Sigo admirador de suas lições.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns, Professor Rodrigo Gurgel, por mais esse vídeo, excelente, como tudo que faz. 👋👋👋
Obrigado professor Gurgel.
Olá professor!
Li mundos mortos achei incrível!
Queria ve-lo um dia fazer um vídeo falando do erico Veríssimo, que não está esquecido de forma alguma, mas é um autor do qual não encontro nenhuma resenha por parte de intelectual gabaritado como o senhor. Enfim fica o pedido!
Obrigado por mais um vídeo.
O Octavio de Faria é muito bom. Ainda falarei do Érico, sem falta! Abração!
Também gostaria de um vídeo sobre o Érico Verissimo.
@@micaelvinicius8409 Anotado!
Bom dia .
Que sabe sobre o escritor português Antonio Fagundes Jácome, nascido em Viana do Minho ( Viana do Castelo) com obras no século 17 (1630 )?
No aguardo.
Nossa, professor, seus vídeos são excelentes, mas nesse o senhor se superou! Um abraço.
Muito obrigado, Alexandre! Abração!
A minha sobrinha está concluindo o ensino médio e não teve aulas sobre literatura, tanto portuguesa quanto brasileira. Florianópolis, Santa Catarina.
Gratidão professor pelos seus ensinamentos.
Vamos em frente! Obrigado!
Muito bom, professor! Parabéns!
Ótimas recomendações, professor! Por uma feliz coincidência, comprei nesta semana alguns romances do Francisco Costa, acho que não vou me arrepender. Grande abraço.
Muito obrigado! Abração!
Obrigado professor! As referências serão lidas.
Mais um vídeo ótimo. Terminei o livro. "Esquecidos e superestimados". Amei. Professor tem como falar um pouco sobre o Antônio Torres (da ABL)? Li um livro de contos dele e gostei muito. Um abração.
Muito obrigado! E obrigado por ser minha leitora! Sugestão anotada!
Muito obrigado pelas indicações.
Precisamos conhecer a literatura portuguesa? A nossa literatura foi fundada a partir de Macunaíma, o Odisseu brasileiro.kkkkkk Parabéns, professor, por mais um vídeo indispensável. Grande abraço!
Parabéns professor. Ótimas "lives"
Já assistindo mais um vídeo seu professor Gurgel. Certamente é outro vídeo maravilhoso. Assistindo agora. Abração
Muito obrigado, Gustavo!
Professor Rodrigo, boa noite,
Aprecio muitíssimo a Literatura, a História e a Cultura Portuguesas. Agradeço-lhe pelas sugestões de leitura. Tenho uma predileção pelos autores oitocentistas, tais como Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis e Eça de Queirós destes o mais bem editado no Brasil é o terceiro. Se quiser estudar especificamente a Literatura Portuguesa no século XIX, o que me sugeriria?
Obrigada,
Abraço.
Estava aguardando esse vídeo! Muito obrigado!
Professor, o senhor poderia, quando tiver tempo, fazer um vídeo sobre a Literatura Francesa e Inglesa?
Tantas informações interessantes! Obrigada 😊
Obrigado, Aline!
Parabéns pelo vídeo professor Gurgel!
Muito obrigado, Yvens!
Professor Gurgel, continue, por favor, a nos brindar com seu conteúdo sofisticado.
O sr. tem planos de dar algum curso no Brasil Paralelo?
Gosto muito de poemas da literatura portuguesa. ❤❤
Obrigada por esse ótimo video!
Professor, estou aguardando seu comentário a respeito da obra Torto Arado, de Itamar Vieira.
Professor, muitas vezes quando leio uma obra de critica literaria percebo muitos pontos que simplesmente desconheço,acho que falta conhecimento básico.
O senhor se importaria de nos trazer uma bibliografia sobre critica literaria e seus termos?Obrigado.
Sugestão anotada, Micael.
Vídeo muito bom!
OBRIGADO, PROFESSOR!!
Aí sim 👍
Por incrível que pareça, hoje mesmo eu tava pesquisando esse tema 😳
Terminei o ensino médio no malogrado ano de 2020 e, na minha escola, com excessão de Camões, estudamos absolutamente nada da Literatura Portuguesa😔.
Sempre é tempo de preencher as lacunas da nossa formação, Diogo!
Com os professores que tive, gostaria que a pandemia tivesse ocorrido nos três anos do meu Ensino Médio.
E poderia ter sido uma de Peste Negra no fundamental.
@@peter_de_sunguinha_ kkkkkkkkkkkk
@@peter_de_sunguinha_ kkkkkkkk
Obrigada pelo vídeo professor!
Eu que agradeço, Rose!
Estou interessado em ler o canône da literatura brasileira e quero conhecer as raízes. Já terminei o ensino médio, mas existe um grande desprezo pela literatura portuguesa, por conta, entre outros fatores, que "não cai no vestibular".
Charles Dickens, Julie Verne e Mark Twain são bons nomes para quem está começando no mundo da literatura ?
São ótimos.
O Rodrigo é referência total!!!
Obrigado, Emerson!
@@RodrigoGurgel É só uma conststação!!Muito obrigado pelo trabalho que faz!!!🙏🙏
@@emersonvieira2533 Vamos em frente!
@@RodrigoGurgel Sempre!!
Ótimo vídeo, professor.
Obrigado, Thiago!
Parabéns Professor
Obrigado!
ótimo vídeo, professor
Muito obrigado!
Ótimo vídeo.
Muito obrigado, Luiz!
👏
Professor
O senhor poderia indicar uma lista de músicas nas quais o senhor aprecia . Do jeito que o senhor é uma pessoa inteligentíssima , creio que o senhor tenha um gosto refinado para canções .
Uma lista não dá... Gosto muito de Brahms... de música lírica... e da música de câmara de Beethoven e de Mozart.
Professor tem algum livro ou vídeo sobre a amizade de José de Alencar com Machado de Assis e se a relação influenciou na obra um do outro ? Vi em algum que eles trabalharam juntos
Não me lembro de nenhum livro específico, mas houve influência, sim. Mas Machado superou com "Memórias Póstumas de Brás Cubas".
No meu ensino médio, eu tive que ler os lusíadas e o auto da barca do inferno
Professor, o que você acha do Rubem Fonseca?
Ha algum video parecido com este, mas que trate do Brasil?
ruclips.net/video/SAwG7rApPZU/видео.html
@@RodrigoGurgel grato!
boa noite Sr. professor Gurgel, não consegui entrar no site da sua Livraria.
Edmilson Lima de Piracicaba são Paulo.
Professor,o que senhor sugere pra quem quer entender a estrutura de um romance ?
O professor conhece um escritor cabo-verdiano chamado Germano Almeida?
Não, não conheço.
Professor, excluindo Camões, qual escritor se expressa melhor na língua portuguesa?
Centenas!
Aquilino Ribeiro, Padre António Vieira, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Vitorino Nemésio, Raúl Brandão. Antero de Quental, Júlio Dinis, Almeida Garrett, José Régio... Se necessitar de mais, faça-mo saber.
Professor, qual era a crítica que o Antônio Torres tinha contra os portugueses? Tentei pesquisar sobre o assunto, mas o material é escasso.
Professor, e a história da literatura portuguesa do Teófilo Braga, vale a pena como material de estudo?
Vale, mas não podemos esquecer que ele morreu em 1924 - e era positivista.
@rodrigogurgel gurgel estou iniciando minha vida de estudos, fui despertado agora, e peguei uma grmática do rocha lima, e queria algum conselho seu sobre quais autores de literatura brasileira você indica para um iniciante?
Comece pelos contos do Machado de Assis. Qualquer coletânea é um bom começo.
O grande-pequeno Brasil é o melhor lugar para se fazer piada. Somos grande em quantidade mas não em qualidade; nossa riqueza não está na língua e na história nacional mas no nióbio e na Amazônia.
O ensino médio de hoje está longe, quilômetros e quilômetros desse passado.
Excelente !...
Só não concordo com uma coisa ... Infelizmente não são poucos os que dizem esses disparates ignorantes ... A internet evidenciou isso ...
No entanto , espero que a mesma internet traga mais luz a essas mentes obscuras , ao permitir ouvir pérolas como o senhor !...
Muito obrigada 🇵🇹 💕
Professor, Quando criamos uma obra por exemplo: uma antologia poética ou poucas poesias mesmo; como não cair em plágio? Tem alguma maneira de autentica-las ou alguma plataforma para postar onde não sofra essa desgraça?
Rodrigo, quero lhe perguntar se é comum preferir prosa a verso. Sei que se tratam de modos distintos e de literatura, mas é natural que se prefira à prosa? Consigo ler com prazer todos os grandes romances em língua portuguesa, por exemplo, mas tenho achado os nossos grandes versejadores uma chatice.
Extremamente normal!
Professor, às vezes eu queria ser vizinha do senhor; mas, assim, uma vizinha assídua...
Abraços, professor!
Já tive o mesmo pensamento! Eu passaria horas e horas bebendo do conhecimento do querido professor Gurgel! Um mestre!
Como dizem aqui no Maranhão : o senhor é "sabido " rs.
Nossa terra.
Não é preciso aspas, já que a palavra existe.