Parabéns pelo vídeo informativo deste local muito visitado do litoral paranaense. Muito bonito a revitalização da praia de Matinhos, principalmente a arborização e o plantio de plantas rasteiras de salsa da praia que fazem parte da planta original de todo o litoral brasileiro. Vale a pena ter um imóvel nesta cidade litorânea do Paraná.
A engenharia faz as obras, não controlam os intempéries. Você já está sendo leviano com seus comentários. Não sei se está frustrado com algo, mas talvez devesse fazer isso com alguém que seja responsável pela obra ou lhe deva satisfação de algo, aqui ninguém te deve nada e nem tem que justificar qualquer coisa. Preste atenção na sua conduta nas redes pra não ser taxado de babaca.
Olá DCnoAr. Muito bom acompanhar estas obras por meio do seu canal. Meu pai gosta muito desta região, sempre que pode, vai passar 5 ou 7 dias por aí. Lugar ainda mais top após a construção e revitalização. Show de Bola.
Não não, kkkk.. Eu passo apenas as imagens aéreas pra eles mensalmente, é uma prestação de serviço de imagens como qualquer outra, não tenho vínculo com eles, apenas faço um freela e eles se quiserem, pode pegar outro piloto de drones. Não quero que pensem que é algo maior do que realmente é, ok, sou apenas um cenegrafista na verdade.
Te agradeço mais uma vez por nos posicionar sobre as obras da orla de Matinhos. Você tem informação sobre a implantação de bancos para as pessoas sentarem no calçadão, para descansar ou apreciar?
Obrigado. Pelo que me lembro dos projetos, os bancos terão ali nas ruas das sereias, nas pracinhas dos balneários e nos pés dos espigões. Não contempla em outros locais pelo que me lembro dos projetos urbanísticos, fiz um vídeo bem completo que segue abaixo. ruclips.net/video/Np7-zcoadVs/видео.htmlsi=IRfp6mPbP8tBArrB Qualquer coisa fora do projeto, só será feito se houver aditivo de contrato, fora isso, apenas se a prefeitura fizer, pois, a obra do governo do estado está com as definições feitas né.
Mais um excelente trabalho meu nobre. Parabéns por tantas e importantes informações. No entanto cabe aqui ressaltar, que a praia central é de Matinhos, em Matinhos. Assim como o SESC Caiobá é em Matinhos. Melhor, na praia central de Matinhos.
Obrigado. Sim, exatamente... Caiobá na verdade é um Bairro né. Que começa na Av. Paraná sentido praia mansa, da Av. Paraná para o Pico, é tudo praia central.👍
Aos poucos essas obras tão importantes para Matinhos, vão tomando forma e dando beleza às nossas praias !!! É lamentável que as obras na JK continuam em passos de tartaruga!!! Hélio de Curitiba/Caioba.
Provavelmente terão várias pessoas com barracas sim, ambulantes. Todos temporada os nativos participam de campanhas de treinamento que o Sesc faz, questões sobre manipulação de alimentos, higiene e outros temas e são muitos que vendem vários tipos de coisas na praia. Terá inúmeras formas de comprar coisas agora na temporada.
Douglas . Obrigado pela atualizacao . A liminar que esta para sair deve liberar o praia grande.. isso? A liberacao para limpeza do matagal de caioba deve ficar para depois.. sera?
Apenas da rádio pião. É um rumor que surgiu em um dos grupos que participo. Mas depois de visita do juiz, e ele vendo o que viu e constatou, a continuidade para fazerem as calçadas é uma lógica visível que nem mesmo o(a) pútrido servidor do MP é Ibama não conseguem mudar. Caiobá vai der mais difícil, agora ali não eles perderam com certeza e haverá a continuidade.
Ta lindo o nosso litoral. Douglas o que vc acha da gente fazer uma campanha para um monumento ao surf ou aos surfistas, tem uma antiga obra que foi vandalizada ai no pico, era em homenagem ao Peterson Rosa, mas acredito que outro monumento, faria mais sentido, inclusive as pessoas poderiam tirar fotos ao lado, seria muito legal.
Essa ideia o Álvaro acabou de lançar no canal dele e eu apoio totalmente (Parque Olímpico do Surf) Mas depende de algum político tomar como seu e fazer o projeto, angariar recursos para a execução, isso se algum deles tomar a frente... mas sim, é uma enorme oportunidade.
Você saberia dizer se as obras de canalização da água da chuva também serão feitas do outro lado da ponte em Caiobá? Ali perto da D'vicz alaga demais quando chove. Obrigada!
Oi Gabriella, como vai. Sei sim, A D'vicz fica na rua Apucarana e segundo o projeto de microdrenagem, vai contemplar bem na frente da sorveteria tanto na Rua Apucarana como também na Av. Atlântica,. Inclusive, a rua da frente sentido Praia Mansa que é a Jacarezinho bem como a Rua Andirá,. Essas três ruas pegam toda essa parte na região de Caiobá. Vou fazer um vídeo especificamente disso pra ficar mais lúdico.
Esperemos chegar as fortes chuvas de Janeiro que por 4 anos seguidos alagou onde eu morava...prox. prefeitura rua Sergipe...o que me fez cair fora daí.
As obras de drenagem na jk começam pertinho ali então. Toda cidade litorânea que é muita plaina igual a Matinhos, Balneário Camboriú é vários outros exemplos tem esse problema. Creio que os 50 milhões investidos nisso resolverá quase totalmente esse problema.
@@douglas_avellar então...em 21 para 22 eram cerca de 23 hrs deu um toró eu fui até ali...nunca tinha visto aquela água subir lá do Rede à prefeitura e lá estava ela...subindo com força total empurrada pela ressaca...
Sabe dizer se eles vão instalar postes pra iluminação da faixa de areia? Até o momento nao vi nenhum deste tipo instalado tipo com refletores direcionais pra faixa de areia?
Segundo o projeto, não, se bem que no projeto só aparece que terão postes, não dá pra saber se é ou não direcional. Tem refletores ali em Caioba mesmo antes da engorda, afora nos balneários eu não, então, só após a conclusão do projeto que saberemos. Quando a dúvida é em relação a detalhes assim, apenas os engenheiros de cada área que sabem responder.
@@douglas_avellar muito obrigado pela devolutiva tenho essa curiosidade, pois esses tipos de postes com refletores direcionais pra faixa de areia ficaria um show a parte e daria mais segurança e visibilidade pro turista que pretende dar aquela caminha a noite na beira do "mar".
Pelo que li dos outros comentários esta semana, falaram que muitos refletores para a areia pode atrapalhar algo em relação a tartaruga. Não sei se confere ou não, mas vamos saber em breve.
Não existe solução para a questão de transito beira mar, não há vagas e nada até então viável a ser feito pra solucionar isso. Outras cidades turísticas de nível internacional não conseguiram resolver essa questão. Então, é algo muito complexo infelizmente isso. Vagas de estacionamento, sentido de transito, etc impactam diretamente na quantidade de carros que é monstruosa. Então, infelizmente, ou usam ruas paralelas pra estacionar, ou passam com calma pela beira mar em épocas de grande movimento, pois, a realidade é essa infelizmente.
Será que os usuários serão como os do Parque Barigui, não respeitando as pistas de caminhada, corrida e ciclismo, respectivamente? Ali no vídeo, já dá para ver a bagunça
Concordo plenamente. E até que façam isso, instalar câmeras e multar todos que subirem e danificaram o espaço público. Fico p... da cara com quem não respeita a sinalização, estaciona onde não pode prejudicando o tráfego de carros, faz coisas como se fosse donos de cidade quando não são. Isso tem que acabar.
Só gostaria de saber porque esses espigões ficaram tão alto e com uns negocios de cimento com 3 pontas gigantes, me desculpem não gostei , ficou muito feio. No final da praia mansa tem um espigão desse , é baixo é bonito
Olá Fábio, certamente é novo por aqui né. Busque os vídeos anteriores aqui no canal sobre as estruturas marítimas pra entender. As estruturas da qual está falando são os Tetrápodes e servem para enrocamento.. mas explicar por aqui é complicado, tem vídeo completo sobre isso aqui no canal, não é estético, é justificado por engenharia, nada do que foi feito nesta obra de maneira geral é fora do que manda a engenharia.
Mas qdo fazemos um projeto, além da parte estrutural , da parte da engenharia, no meu ver , também tem que ter estética . Olhando da janela do meu prédio , ficou um trambolho ( desculpe a expressão) no meio da praia. Por isso comentei , se tivesse ficado na altura ou talvez um pouco mais alto do que na praia mansa, teria ficado lindo. Desculpe, pela minha sinceridade, mas sei bem como é difícil agradar a todos. Com certeza qdo estiver tudo pronto, irei lá tirar fotos. Abç
Entendo.. Mas imagina, da parte do IAT são sei lá, uns 5 engenheiros, talvez mais. Mais os arquitetos urbanísticos que com certeza são consultados, além do que estamos falando de estruturas marítimas, que na sua maior parte do tempo sofrem apenas os impactos normais das correntes e ondas, mas quando há as ressacas, ai multiplique isso por sei lá quantas vezes. Acho que ficou como está por necessidade, para que estas estruturas não ruíssem com o tempo. Existe uma responsabilidade técnica e essa responsabilidade pode acabar com a vida do engenheiro. Se fosse eu, certamente iria pecar pelo excesso de zelo, pois, se errar, já era. Acho que deveria ter feito uma passarela nas guias, com certeza, mas a altura, não consigo julgar pois é uma matéria específica de cálculos de resistência da engenharia.
Honestamente não sei a quem esta obra beneficia, talvez alguém que tenha sido eleito.. Quem MORA em Matinhos vive em condições lamentáveis, a cidade onde tudo alaga, onde não desenvolve, onde dinheiro vai continuar com quem sempre teve. Caiobá onde as obras andam e tem projetos para mudança é fantasma, constroem prédios para ficarem vazios, o iptu é uma fortuna e nem posto de saúde temos. Bonito seria se mexer para trazer cursos relevantes para a universidade, investir em saúde, educação infantil e qualidade de vida para quem mora e não para quem está a passeio. Enquanto a economia de matinhos for voltada apenas para o turismo vai continuar a mesma palhaçada. Sobre a falta de educação dos moradores e turistas já existe tecnologia para conseguir controlar e multar quem o faz, falta iniciativa assim como falta policiamento (que só existe na temporada). É tanta coisa errada que quando me deparo com um vídeo que foi bem produzido e tem um viés mais positivo eu me questiono, onde está o senso crítico das pessoas ? Muita gnt anestesiada
Eu concordo em partes com suas afirmações sobre educação, policiamento, saúde, etc. Obviamente que, como o governo não produz nada, ele recebe dinheiro de quem produz para prover o básico, afinal, essa é a lógica do estado organizado que cobra impostos, a tentativa óbvia e não anestesiada é fomentar uma cidade atraindo investimento privado para geração de empregos além de cunho turístico e fora de temporadas, como empresas de ramos que não depende de turismo, sendo construção, comércios de maneira geral com outros vieses. Como se aumenta a arrecadação municipal para construir um hospital? Ninguém vai dar dinheiro de graça para a prefeitura, isso eu garanto.. a menos que seja um esquema tomaladacá. Macro e microeconomia são áreas que precisam de um entendimento amplo e prático para que se entenda a lógica de um investimento como o que vejo aqui. Se alguém quer investir em uma oficina mecânica em uma determinada região, qual a pesquisa de campo que ele precisa fazer? Número de pessoas, renda, preço de investimento em local e equipamentos, etc.. Na hora da decisão final, será que compensa eu montar algo assim e gerar de 2 a 5 vagas de empregos que não depende de turismo para atender a população local? Será? Será que o investimento de 50 milhões em obras de drenagem não se justifica para amenizar os alagamentos? Mesmo a obra afetando diretamente o turismo de imediato, esse paliativo não ajudar no que pode vir entre outros tipos de negócios locais com a quantidade de pessoas que podem querer vir morar em Matinhos? Eu moro aqui a 2 anos e criei um negócio de audiovisual do nada, minha empresa tem sede aqui, eu gero renda e recolho impostos aqui oferecendo meu trabalho para os comerciantes locais.. O dinheiro sai daqui e é reinvestido aqui. Tenho dois imóveis, um apartamento em Curitiba após a morte da minha irmã e minha casa comprada (financiada) em 2020.. pago IPTU aqui.. todo o meu pensar como empresário pequeno, é voltado inicialmente aqui. Ano passado eu fiz 6 meses de técnico de informática no SENAI. A maior parte dos alunos jovens, se quer, tinham previsão de arrumar um emprego aqui, devido a falta de oportunidades, ou estes arrumam um emprego a distância ou vão embora para outros locais que ofertam vagas para sua formação. Não adianta criar cursos sendo que não há demanda para os profissionais que vem do mercado privado, por isso falo de macro e microeconomia. Não temos possibilidade de Industria aqui.. isso é lógico, o que nos resta ou é a construção ou aumentar o turismo e a partir daí novos empresários identificarem outras oportunidades para investir na cidade e só ai, com a arrecadação de diversos impostos e novas rendas na cidade, os investimentos em educação, saúde e infraestrutura bem como melhores condições de investimento no bem estar social se desenvolverão, mas antes disso, se alguém pensar em investir aqui, não o fará pela falta de demanda de clientes para serviços ou produtos. Eu sei que é algo difícil, pois se investe e a contrapartida não é certa, mas esse é o mal de qualquer negócios. Eu contabilizo um prejuízo de no mínimo 35 mil reais do meu bolso com os mais de 210 vídeos criados aqui mostrando tudo que mostrei neste último ano. Perdi um drone de 23 mil reais que caiu no mar, tem depreciação de computadores, equipamentos além do drone, outros investimentos que tive que fazer sem contar o custo de cada produção aqui. Talvez terei retorno disso daqui uns 4 anos isso se eu não parar e quem sabe, talvez, o Breakeven (ponto de equilíbrio) nunca chegue para o meu canal se eu não souber monetizar isso. Mas eu acredito que meu trabalho fará parte da mudança da realidade de Matinhos, que mostra potencial de investimento aqui. Eu preciso ser um agente que ajuda e não atrapalha, que acredita e não desiste. Não sou político e jamais serei, prefiro morrer queimado como eu ja disse para diversas pessoas que me convidaram para tal, mas vou ajudar no que posso e do jeito que posso fazendo o que eu sei fazer e espero que, quem sabe, eu motive outras pessoas com diversas skills diferentes a mudar tudo que nossa cidade precisa, pois assim eu me desenvolvo e terei mais clientes e só ai esse ciclo produtivo e sustentável vai se fechar...
Nunca vi um comentário tão IDIOTA, esta obra beneficia a todos seu IMBECIL, não trás somente turismo, mais pessoas vão querer obter imóveis na região isso gera mais impostos para a construção de universidades e escolas, mais pessoas na região significa mais investimentos do poder privado também, fica mais favorável a construção de um shopping por exemplo com duas cidades unidas com mais de 60 mil pessoas tendo acesso. Infelizmente temos pessoas que não tem o mínimo de estudo pra entender isso, e votam em candidatos feito lula e requiao que se prestam somente a roubar nosso país, vá achar o que fazer palhaço 🤡
Lamento essa limitação de entendimento de vossa parte. Se não consegue compreender uma cadeia de arrecadação municipal básica dos impostos dos investimentos e vendas da iniciativa privada (construção civil, comércios em geral e IPTU que é a maior fonte de receita do município de Matinhos) realmente não consigo desenhar para deixar mais lúdico. Vocês não precisam ser contabilistas de formação como eu sou, basta uma leitura básica de micro e macroeconomia e isso seria facilmente compreendido. A ignorância é a pior praga da humanidade e não me espanta o rumo que o nosso país infelizmente está tomando.
Calma Gustavo, não leve a mal. Precisamos discordar é claro mas mantendo dentro do campo do debate de ideias. Entendo sua indignação, os primeiros vídeos que eu vinha fazendo por aqui, era mais reativo nas respostas, hoje eu agradeço o comentário, discordo respeitosamente e tento seguir em frente. Claro, cada um tem seu jeito e temperamento, mas não perca a paz por uma ideia contraria mesmo que isso seja obviamente seja avesso ao lógico. Não podemos mudar as pessoas, apenas apresentar os fatos, elas quem decidem se permanecessem ou não no limbo da ignorância e alienação.
Que tipo de cabeça é capaz de imaginar e, pior, de mandar construir uma monstruosidade numa praia como esta? A ex-Divina. A praia que meus bisavós juntamente com outras nove famílias de Curitiba, fincaram estaca, nos idos do início do Século 20 e viram belezas naturais, foi literalmente violentada com esta monstruosidade nterrompendo a costumeira caminhada entre Caiobá-Matinhos, que caiobanos raíz, estavam acostumadas a fazer. Custo a acreditar tamanha falta de sensibilidade, de senso estético, de respeito e agressividade contra a Natureza e ao natural. Foi-se o potencial turistico nacional e, principalmente, internacional (dólares seriam bem vindos). As melhores memórias que eu, minha familia e amigos, passamos nos verões do passado, foram os verões na ex-Divina. Lastimável.
Não consigo argumentar sobre seu posicionamento sem quem sabe até lhe ofender, então, agradeço a visita e prestígio de ter visto um vídeo que tive tanto empenho de criar, mas que, respeitosamente, discordo completamente de você, até porque, vai além da questão prática (gabiões ou estruturas como estas foram testadas e aprovadas desde a década de 80 aqui em praia mansa e também na praia brava do lado do morro do boi, para manutenção da engorda) e principalmente da questão estética que obviamente é pessoal de cada um, por isso, discordo dos adjetivos que usou descabidamente, mas que respeito é claro. Abraço.
Não há com defender a estética deste monstrengo. Todas as praias onde cometeram isso perderam o encanto natural. Faça uma pesquisa junto a turistas internacionais experientes (não iniciantes deslumbrados) e pergunte o que esperam encontrar numa praia, principalmente as mais procuradas e admiradas.
@@marcoss5541 Como eu disse, isso é pessoal da sua parte, entretanto, não é regra mas nem de perto. Se não gostou, basta não vir pra cá, procure a praia que te agrade e segue sua vida. As estruturas são necessárias, foram feitas justificadamente como eu disse e também se assim quiser, pode ler o projeto estrutural ou questione os arquitetos e engenheiros do IAT. Se você não gosta, lamento dizer que o problema é apenas seu. Eu gostaria de ver passarelas na areia para as guias de correntes, é a única ressalva que faço, mas isso é pessoal também e não perco meu sono por isso =)
Infelizmente um projeto tosco que mantém o litoral "caipira". Deviam ter colocado mão dupla com estacionamento em 45° dos dois lados, cadê os chuveiros e banheiros para banhistas? Não havia no projeto quiosques a beira mar para atender os turistas? Essa obra só está beneficiando que mora em frente a praia, lamentável.
Opiniões fortes. Possibilidade é diferente de viabilidade. Quanto aos quiosques, não estão no projeto. Banheiro e duchas tem previsto no gazebo que será construído apenas perto do pico, nos balneário não tem nem previsão pois não consta no projeto. Estacionamento, em toda orla de praia que eu conheço é um problema e ao que vemos, não tem solução. Nem em outras cidades mais evoluídas conseguiram solucionar, mas é aquilo, possibilidade é diferente de viabilidade. Já achei incrível terem conseguido fazer o que fizeram.
@@joaobrocardo3945 eu não lembrava disso. Estive lá em 2019 e ano passado, mas meu carro ficou no estacionamento. Foi quando fui comprar o drone no shopping Atlântico. Acredito que não haja viabilidade disso mais infelizmente hoje em dia. O modal tem que mudar. JC fala muito sobre isso também sobre BC, precisamos de novas alternativas pois as vias não suportam mais tantos carros.
Uma obra digna do nosso povo litoraneo
🙏
Mais um excelente vídeo, parabéns e obrigado.
🙏🏻
Parabéns pelo vídeo informativo deste local muito visitado do litoral paranaense. Muito bonito a revitalização da praia de Matinhos, principalmente a arborização e o plantio de plantas rasteiras de salsa da praia que fazem parte da planta original de todo o litoral brasileiro. Vale a pena ter um imóvel nesta cidade litorânea do Paraná.
Muito obrigado. 🙏🏻não todo são 9 espécies nativas compondo a nova restinga e essa espécie herbácia que mencionou é a principal delas.
A praia central, está ficando linda, passei aí e realmente e ficou muito diferente do que era antigamente, quando estava abandonada.,
Melhoria mais que merecida né. 🙏🏻
Se está linda pôr que outra plataforma dai da cidade mesmo ja mostrou o estrago da ressaca deixando alto degrau na areia
A engenharia faz as obras, não controlam os intempéries. Você já está sendo leviano com seus comentários. Não sei se está frustrado com algo, mas talvez devesse fazer isso com alguém que seja responsável pela obra ou lhe deva satisfação de algo, aqui ninguém te deve nada e nem tem que justificar qualquer coisa. Preste atenção na sua conduta nas redes pra não ser taxado de babaca.
Obrigado pelo vídeo e pelas informações nele contidas, Douglas 👍👍👍
Disponha!👍🏻
grande trabalho o seu valeu douglas
Muito obrigado
Achei chique demais. Quando estiver florido ficará mais bonito ainda.
Vai mesmo
Que lugar lindo amigo!!!
Vídeo muito legal!
Like garantido!
Grande abraço, TMJ
Obrigado pela visita
Olá DCnoAr. Muito bom acompanhar estas obras por meio do seu canal. Meu pai gosta muito desta região, sempre que pode, vai passar 5 ou 7 dias por aí. Lugar ainda mais top após a construção e revitalização. Show de Bola.
Obrigado. Deve ser legal o espanto em ver tudo tão diferente desde a última visita então kkkk
Eu já entrei no espigão do pico,mas foi só para matar curiosidade,é foi rapidinho😅😅.
Menino menino kkkk... cuidado
Douglas voce ajudar o Consorcio Sambaqui com sua leitura, via drone, das obras, é uma maravilhosa notícias para os frequentadores da Caiobá.
Não não, kkkk.. Eu passo apenas as imagens aéreas pra eles mensalmente, é uma prestação de serviço de imagens como qualquer outra, não tenho vínculo com eles, apenas faço um freela e eles se quiserem, pode pegar outro piloto de drones. Não quero que pensem que é algo maior do que realmente é, ok, sou apenas um cenegrafista na verdade.
Boa noite!
Boa noite.
Shouu lindo top gostei cda dia melhor nee
Verdade 😊
Te agradeço mais uma vez por nos posicionar sobre as obras da orla de Matinhos.
Você tem informação sobre a implantação de bancos para as pessoas sentarem no calçadão, para descansar ou apreciar?
Obrigado. Pelo que me lembro dos projetos, os bancos terão ali nas ruas das sereias, nas pracinhas dos balneários e nos pés dos espigões.
Não contempla em outros locais pelo que me lembro dos projetos urbanísticos, fiz um vídeo bem completo que segue abaixo.
ruclips.net/video/Np7-zcoadVs/видео.htmlsi=IRfp6mPbP8tBArrB
Qualquer coisa fora do projeto, só será feito se houver aditivo de contrato, fora isso, apenas se a prefeitura fizer, pois, a obra do governo do estado está com as definições feitas né.
Mais um excelente trabalho meu nobre. Parabéns por tantas e importantes informações. No entanto cabe aqui ressaltar, que a praia central é de Matinhos, em Matinhos. Assim como o SESC Caiobá é em Matinhos. Melhor, na praia central de Matinhos.
Obrigado. Sim, exatamente... Caiobá na verdade é um Bairro né. Que começa na Av. Paraná sentido praia mansa, da Av. Paraná para o Pico, é tudo praia central.👍
Aos poucos essas obras tão importantes para Matinhos, vão tomando forma e dando beleza às nossas praias !!!
É lamentável que as obras na JK continuam em passos de tartaruga!!!
Hélio de Curitiba/Caioba.
🙏 Próximo vídeo será sobre a JK
É em questão das barracas na beira da praia ?
Será q vai ter no fim do ano ?
Provavelmente terão várias pessoas com barracas sim, ambulantes. Todos temporada os nativos participam de campanhas de treinamento que o Sesc faz, questões sobre manipulação de alimentos, higiene e outros temas e são muitos que vendem vários tipos de coisas na praia.
Terá inúmeras formas de comprar coisas agora na temporada.
Douglas . Obrigado pela atualizacao . A liminar que esta para sair deve liberar o praia grande.. isso? A liberacao para limpeza do matagal de caioba deve ficar para depois.. sera?
Exatamente. As calçadas é algo de senso comum, a restinga de caiobá é algo mais complexo. Mas espero que se resolva igualmente.
@@douglas_avellar, essa informação de liberação é de alguma fonte confiável? Obrigado
Apenas da rádio pião. É um rumor que surgiu em um dos grupos que participo. Mas depois de visita do juiz, e ele vendo o que viu e constatou, a continuidade para fazerem as calçadas é uma lógica visível que nem mesmo o(a) pútrido servidor do MP é Ibama não conseguem mudar. Caiobá vai der mais difícil, agora ali não eles perderam com certeza e haverá a continuidade.
Tomara que a liminar para retomada das obras no praia grande saia ainda neste ano.
Vai sair 🙏🏻
Ta lindo o nosso litoral. Douglas o que vc acha da gente fazer uma campanha para um monumento ao surf ou aos surfistas, tem uma antiga obra que foi vandalizada ai no pico, era em homenagem ao Peterson Rosa, mas acredito que outro monumento, faria mais sentido, inclusive as pessoas poderiam tirar fotos ao lado, seria muito legal.
Essa ideia o Álvaro acabou de lançar no canal dele e eu apoio totalmente (Parque Olímpico do Surf) Mas depende de algum político tomar como seu e fazer o projeto, angariar recursos para a execução, isso se algum deles tomar a frente... mas sim, é uma enorme oportunidade.
Você saberia dizer se as obras de canalização da água da chuva também serão feitas do outro lado da ponte em Caiobá? Ali perto da D'vicz alaga demais quando chove. Obrigada!
Oi Gabriella, como vai.
Sei sim, A D'vicz fica na rua Apucarana e segundo o projeto de microdrenagem, vai contemplar bem na frente da sorveteria tanto na Rua Apucarana como também na Av. Atlântica,.
Inclusive, a rua da frente sentido Praia Mansa que é a Jacarezinho bem como a Rua Andirá,. Essas três ruas pegam toda essa parte na região de Caiobá.
Vou fazer um vídeo especificamente disso pra ficar mais lúdico.
réveillon ja estara pronto essa parte do molhe e regiao eu acho
Seria ótimo se estivesse, a promessa é que sim 🫡
Esperemos chegar as fortes chuvas de Janeiro que por 4 anos seguidos alagou onde eu morava...prox. prefeitura rua Sergipe...o que me fez cair fora daí.
As obras de drenagem na jk começam pertinho ali então. Toda cidade litorânea que é muita plaina igual a Matinhos, Balneário Camboriú é vários outros exemplos tem esse problema. Creio que os 50 milhões investidos nisso resolverá quase totalmente esse problema.
@@douglas_avellar então...em 21 para 22 eram cerca de 23 hrs deu um toró eu fui até ali...nunca tinha visto aquela água subir lá do Rede à prefeitura e lá estava ela...subindo com força total empurrada pela ressaca...
Desesperador.
Sabe dizer se eles vão instalar postes pra iluminação da faixa de areia? Até o momento nao vi nenhum deste tipo instalado tipo com refletores direcionais pra faixa de areia?
Segundo o projeto, não, se bem que no projeto só aparece que terão postes, não dá pra saber se é ou não direcional. Tem refletores ali em Caioba mesmo antes da engorda, afora nos balneários eu não, então, só após a conclusão do projeto que saberemos. Quando a dúvida é em relação a detalhes assim, apenas os engenheiros de cada área que sabem responder.
@@douglas_avellar muito obrigado pela devolutiva tenho essa curiosidade, pois esses tipos de postes com refletores direcionais pra faixa de areia ficaria um show a parte e daria mais segurança e visibilidade pro turista que pretende dar aquela caminha a noite na beira do "mar".
Pelo que li dos outros comentários esta semana, falaram que muitos refletores para a areia pode atrapalhar algo em relação a tartaruga. Não sei se confere ou não, mas vamos saber em breve.
Manacá da serra não aguenta vento com maresia.
Aí eu já não sei, sei que no projeto era Argélia Rosa mas plantaram Manacá
Gostaria de ouvir sobre o outro lado da praia(da av Pr até o morro do boi)
Oi Angela. Falamos neste vídeo de segunda feira.ruclips.net/video/EJK9ZoHwI-A/видео.html
Receio que a restinga em desenvolvimento em Caiobá seja pisoteada quando houver trio elétrico na virada do ano e no carnaval.
Seria um crime ambiental. Espero que agora sim , o o Sr. Ibama e MP assim como as autoridades policiais fiquem de olho nisso.
Soh haverá uma faixa de rolagem mesmo?
Para carros, ao que vemos, sim.
Nos balneários vão ser 2, entre caioba e praia central somente 1 em sentido norte
@@gustavosteffen6533 não estão subdimensionado o tráfego?
Não existe solução para a questão de transito beira mar, não há vagas e nada até então viável a ser feito pra solucionar isso. Outras cidades turísticas de nível internacional não conseguiram resolver essa questão. Então, é algo muito complexo infelizmente isso. Vagas de estacionamento, sentido de transito, etc impactam diretamente na quantidade de carros que é monstruosa. Então, infelizmente, ou usam ruas paralelas pra estacionar, ou passam com calma pela beira mar em épocas de grande movimento, pois, a realidade é essa infelizmente.
@@douglas_avellar Entendi. Obrigado pela explicação!
Será que os usuários serão como os do Parque Barigui, não respeitando as pistas de caminhada, corrida e ciclismo, respectivamente? Ali no vídeo, já dá para ver a bagunça
Espero que tenham consciência do que fazem...
👍 👍👍👏👏👏🙋♂ LIKE nº 46 Curitiba/PR
🙏
A prefeitura tinha que fazer um guardrail na av atlântica, para evitar que caminhões e carros subam no gramado,logo vira um lamaçal
Concordo plenamente. E até que façam isso, instalar câmeras e multar todos que subirem e danificaram o espaço público. Fico p... da cara com quem não respeita a sinalização, estaciona onde não pode prejudicando o tráfego de carros, faz coisas como se fosse donos de cidade quando não são. Isso tem que acabar.
Só gostaria de saber porque esses espigões ficaram tão alto e com uns negocios de cimento com 3 pontas gigantes, me desculpem não gostei , ficou muito feio.
No final da praia mansa tem um espigão desse , é baixo é bonito
Olá Fábio, certamente é novo por aqui né. Busque os vídeos anteriores aqui no canal sobre as estruturas marítimas pra entender. As estruturas da qual está falando são os Tetrápodes e servem para enrocamento.. mas explicar por aqui é complicado, tem vídeo completo sobre isso aqui no canal, não é estético, é justificado por engenharia, nada do que foi feito nesta obra de maneira geral é fora do que manda a engenharia.
Mas qdo fazemos um projeto, além da parte estrutural , da parte da engenharia, no meu ver , também tem que ter estética . Olhando da janela do meu prédio , ficou um trambolho ( desculpe a expressão) no meio da praia. Por isso comentei , se tivesse ficado na altura ou talvez um pouco mais alto do que na praia mansa, teria ficado lindo. Desculpe, pela minha sinceridade, mas sei bem como é difícil agradar a todos. Com certeza qdo estiver tudo pronto, irei lá tirar fotos. Abç
Entendo.. Mas imagina, da parte do IAT são sei lá, uns 5 engenheiros, talvez mais. Mais os arquitetos urbanísticos que com certeza são consultados, além do que estamos falando de estruturas marítimas, que na sua maior parte do tempo sofrem apenas os impactos normais das correntes e ondas, mas quando há as ressacas, ai multiplique isso por sei lá quantas vezes. Acho que ficou como está por necessidade, para que estas estruturas não ruíssem com o tempo. Existe uma responsabilidade técnica e essa responsabilidade pode acabar com a vida do engenheiro. Se fosse eu, certamente iria pecar pelo excesso de zelo, pois, se errar, já era. Acho que deveria ter feito uma passarela nas guias, com certeza, mas a altura, não consigo julgar pois é uma matéria específica de cálculos de resistência da engenharia.
Honestamente não sei a quem esta obra beneficia, talvez alguém que tenha sido eleito.. Quem MORA em Matinhos vive em condições lamentáveis, a cidade onde tudo alaga, onde não desenvolve, onde dinheiro vai continuar com quem sempre teve. Caiobá onde as obras andam e tem projetos para mudança é fantasma, constroem prédios para ficarem vazios, o iptu é uma fortuna e nem posto de saúde temos. Bonito seria se mexer para trazer cursos relevantes para a universidade, investir em saúde, educação infantil e qualidade de vida para quem mora e não para quem está a passeio. Enquanto a economia de matinhos for voltada apenas para o turismo vai continuar a mesma palhaçada. Sobre a falta de educação dos moradores e turistas já existe tecnologia para conseguir controlar e multar quem o faz, falta iniciativa assim como falta policiamento (que só existe na temporada). É tanta coisa errada que quando me deparo com um vídeo que foi bem produzido e tem um viés mais positivo eu me questiono, onde está o senso crítico das pessoas ? Muita gnt anestesiada
Eu concordo em partes com suas afirmações sobre educação, policiamento, saúde, etc.
Obviamente que, como o governo não produz nada, ele recebe dinheiro de quem produz para prover o básico, afinal, essa é a lógica do estado organizado que cobra impostos, a tentativa óbvia e não anestesiada é fomentar uma cidade atraindo investimento privado para geração de empregos além de cunho turístico e fora de temporadas, como empresas de ramos que não depende de turismo, sendo construção, comércios de maneira geral com outros vieses. Como se aumenta a arrecadação municipal para construir um hospital? Ninguém vai dar dinheiro de graça para a prefeitura, isso eu garanto.. a menos que seja um esquema tomaladacá. Macro e microeconomia são áreas que precisam de um entendimento amplo e prático para que se entenda a lógica de um investimento como o que vejo aqui. Se alguém quer investir em uma oficina mecânica em uma determinada região, qual a pesquisa de campo que ele precisa fazer? Número de pessoas, renda, preço de investimento em local e equipamentos, etc.. Na hora da decisão final, será que compensa eu montar algo assim e gerar de 2 a 5 vagas de empregos que não depende de turismo para atender a população local?
Será? Será que o investimento de 50 milhões em obras de drenagem não se justifica para amenizar os alagamentos? Mesmo a obra afetando diretamente o turismo de imediato, esse paliativo não ajudar no que pode vir entre outros tipos de negócios locais com a quantidade de pessoas que podem querer vir morar em Matinhos?
Eu moro aqui a 2 anos e criei um negócio de audiovisual do nada, minha empresa tem sede aqui, eu gero renda e recolho impostos aqui oferecendo meu trabalho para os comerciantes locais.. O dinheiro sai daqui e é reinvestido aqui. Tenho dois imóveis, um apartamento em Curitiba após a morte da minha irmã e minha casa comprada (financiada) em 2020.. pago IPTU aqui.. todo o meu pensar como empresário pequeno, é voltado inicialmente aqui.
Ano passado eu fiz 6 meses de técnico de informática no SENAI. A maior parte dos alunos jovens, se quer, tinham previsão de arrumar um emprego aqui, devido a falta de oportunidades, ou estes arrumam um emprego a distância ou vão embora para outros locais que ofertam vagas para sua formação.
Não adianta criar cursos sendo que não há demanda para os profissionais que vem do mercado privado, por isso falo de macro e microeconomia.
Não temos possibilidade de Industria aqui.. isso é lógico, o que nos resta ou é a construção ou aumentar o turismo e a partir daí novos empresários identificarem outras oportunidades para investir na cidade e só ai, com a arrecadação de diversos impostos e novas rendas na cidade, os investimentos em educação, saúde e infraestrutura bem como melhores condições de investimento no bem estar social se desenvolverão, mas antes disso, se alguém pensar em investir aqui, não o fará pela falta de demanda de clientes para serviços ou produtos.
Eu sei que é algo difícil, pois se investe e a contrapartida não é certa, mas esse é o mal de qualquer negócios.
Eu contabilizo um prejuízo de no mínimo 35 mil reais do meu bolso com os mais de 210 vídeos criados aqui mostrando tudo que mostrei neste último ano. Perdi um drone de 23 mil reais que caiu no mar, tem depreciação de computadores, equipamentos além do drone, outros investimentos que tive que fazer sem contar o custo de cada produção aqui. Talvez terei retorno disso daqui uns 4 anos isso se eu não parar e quem sabe, talvez, o Breakeven (ponto de equilíbrio) nunca chegue para o meu canal se eu não souber monetizar isso.
Mas eu acredito que meu trabalho fará parte da mudança da realidade de Matinhos, que mostra potencial de investimento aqui. Eu preciso ser um agente que ajuda e não atrapalha, que acredita e não desiste. Não sou político e jamais serei, prefiro morrer queimado como eu ja disse para diversas pessoas que me convidaram para tal, mas vou ajudar no que posso e do jeito que posso fazendo o que eu sei fazer e espero que, quem sabe, eu motive outras pessoas com diversas skills diferentes a mudar tudo que nossa cidade precisa, pois assim eu me desenvolvo e terei mais clientes e só ai esse ciclo produtivo e sustentável vai se fechar...
O cidadão do drone comparar a construção de um hospital com quem quer abrir uma oficina mecânica e sem comentários.
Nunca vi um comentário tão IDIOTA, esta obra beneficia a todos seu IMBECIL, não trás somente turismo, mais pessoas vão querer obter imóveis na região isso gera mais impostos para a construção de universidades e escolas, mais pessoas na região significa mais investimentos do poder privado também, fica mais favorável a construção de um shopping por exemplo com duas cidades unidas com mais de 60 mil pessoas tendo acesso. Infelizmente temos pessoas que não tem o mínimo de estudo pra entender isso, e votam em candidatos feito lula e requiao que se prestam somente a roubar nosso país, vá achar o que fazer palhaço 🤡
Lamento essa limitação de entendimento de vossa parte. Se não consegue compreender uma cadeia de arrecadação municipal básica dos impostos dos investimentos e vendas da iniciativa privada (construção civil, comércios em geral e IPTU que é a maior fonte de receita do município de Matinhos) realmente não consigo desenhar para deixar mais lúdico. Vocês não precisam ser contabilistas de formação como eu sou, basta uma leitura básica de micro e macroeconomia e isso seria facilmente compreendido. A ignorância é a pior praga da humanidade e não me espanta o rumo que o nosso país infelizmente está tomando.
Calma Gustavo, não leve a mal. Precisamos discordar é claro mas mantendo dentro do campo do debate de ideias. Entendo sua indignação, os primeiros vídeos que eu vinha fazendo por aqui, era mais reativo nas respostas, hoje eu agradeço o comentário, discordo respeitosamente e tento seguir em frente. Claro, cada um tem seu jeito e temperamento, mas não perca a paz por uma ideia contraria mesmo que isso seja obviamente seja avesso ao lógico. Não podemos mudar as pessoas, apenas apresentar os fatos, elas quem decidem se permanecessem ou não no limbo da ignorância e alienação.
Guando vao abaixar as dunas de areia na praia próximo ao pico de matinhos está horrível não temos praia 😡😡😡😡
É a primeira pessoa que fala sobre isso.
Que tipo de cabeça é capaz de imaginar e, pior, de mandar construir uma monstruosidade numa praia como esta? A ex-Divina. A praia que meus bisavós juntamente com outras nove famílias de Curitiba, fincaram estaca, nos idos do início do Século 20 e viram belezas naturais, foi literalmente violentada com esta monstruosidade nterrompendo a costumeira caminhada entre Caiobá-Matinhos, que caiobanos raíz, estavam acostumadas a fazer. Custo a acreditar tamanha falta de sensibilidade, de senso estético, de respeito e agressividade contra a Natureza e ao natural. Foi-se o potencial turistico nacional e, principalmente, internacional (dólares seriam bem vindos). As melhores memórias que eu, minha familia e amigos, passamos nos verões do passado, foram os verões na ex-Divina. Lastimável.
Não consigo argumentar sobre seu posicionamento sem quem sabe até lhe ofender, então, agradeço a visita e prestígio de ter visto um vídeo que tive tanto empenho de criar, mas que, respeitosamente, discordo completamente de você, até porque, vai além da questão prática (gabiões ou estruturas como estas foram testadas e aprovadas desde a década de 80 aqui em praia mansa e também na praia brava do lado do morro do boi, para manutenção da engorda) e principalmente da questão estética que obviamente é pessoal de cada um, por isso, discordo dos adjetivos que usou descabidamente, mas que respeito é claro. Abraço.
Não há com defender a estética deste monstrengo. Todas as praias onde cometeram isso perderam o encanto natural. Faça uma pesquisa junto a turistas internacionais experientes (não iniciantes deslumbrados) e pergunte o que esperam encontrar numa praia, principalmente as mais procuradas e admiradas.
@@marcoss5541 Como eu disse, isso é pessoal da sua parte, entretanto, não é regra mas nem de perto. Se não gostou, basta não vir pra cá, procure a praia que te agrade e segue sua vida. As estruturas são necessárias, foram feitas justificadamente como eu disse e também se assim quiser, pode ler o projeto estrutural ou questione os arquitetos e engenheiros do IAT. Se você não gosta, lamento dizer que o problema é apenas seu. Eu gostaria de ver passarelas na areia para as guias de correntes, é a única ressalva que faço, mas isso é pessoal também e não perco meu sono por isso =)
Infelizmente um projeto tosco que mantém o litoral "caipira". Deviam ter colocado mão dupla com estacionamento em 45° dos dois lados, cadê os chuveiros e banheiros para banhistas? Não havia no projeto quiosques a beira mar para atender os turistas? Essa obra só está beneficiando que mora em frente a praia, lamentável.
Opiniões fortes. Possibilidade é diferente de viabilidade. Quanto aos quiosques, não estão no projeto. Banheiro e duchas tem previsto no gazebo que será construído apenas perto do pico, nos balneário não tem nem previsão pois não consta no projeto. Estacionamento, em toda orla de praia que eu conheço é um problema e ao que vemos, não tem solução. Nem em outras cidades mais evoluídas conseguiram solucionar, mas é aquilo, possibilidade é diferente de viabilidade. Já achei incrível terem conseguido fazer o que fizeram.
Estacionamento é complicado, ,em Camboriú em todas as vias o tempo de estacionamento é 15min.
@@joaobrocardo3945 eu não lembrava disso. Estive lá em 2019 e ano passado, mas meu carro ficou no estacionamento. Foi quando fui comprar o drone no shopping Atlântico. Acredito que não haja viabilidade disso mais infelizmente hoje em dia. O modal tem que mudar. JC fala muito sobre isso também sobre BC, precisamos de novas alternativas pois as vias não suportam mais tantos carros.
Um bom nicho de mercado, estacionamento com WC e chuveiros.
Pois é, nem se mechem pra planejar um plano diretor decente