Sou morador de SBCampo, tecnólogo de processos, minha opinião é que , a falta de foco destes tais economistas famosos e "professores" É que todo esse discurso não passa de pequenos burocratas que NÃO TEM absoluta crença em resultados. Pouquíssimos tiveram leitura profunda de " o capital" , discutiram o livro com profundidade. São " falsários" sociais que multiplicam a idéia da financeirizacao., são papagaios , que vomitam sem parar asneiras e que são RESPEITADISSIMOS na mídia.... Pricipamente numa que pertence aos trabalhadores, a mediocridade desta economista, casa com o domínio dos paises dominantes e nunca vão querer o domínio do trabalho....são parasitas sociais desde o inicio dos tempos, nunca ACEITARÃO QUE APENAS A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO TRAZ RIQUEZAS À UMA NAÇÃO senão perderão seu status e não serão respeitados pela nação
@@antoniocampos7810 Amigo, a Laura Carvalho é uma economista de esquerda. Passou o programa inteiro defendendo a maior tributação dos bilionários desse país, o aumento do investimento público e o combate a desigualdade como motor da economia. Você deveria direcionar sua raiva ao neoliberalismo do Paulo Guedes, que estudou com bolsa paga pela União e agora está destruindo o Estado brasileiro.
Não conhecia a Laura Carvalho...me deliciei com sua forma clara e honesta de colocar os conceitos economicos. Daqui pra frente pasdo a ser um leitor assiduo dela. Parabéns, Juca!
Juca, organize um "Roda Viva" na TVT com a participação de jornalistas e entrevistados que deixaram de ter espaço na mídia corporativa, que hoje não mais faz jornalismo plural !
Ia comentar sobre a voz dela mas não queria parecer que só isso foi o mais importante entrevista. Ela é inteligente e articulada mas a voz dela é muito sexy. Arrepia
É ótimo assistir a um programa que realmente leva em consideração os profissionais inteligentes que explicam de forma clara e que não nos quer vender nada, o canal é étimo parabéns!
A capacidade que a Laura Carvalho tem de transformar um tema complexo em fácil, considerado que seja uma das maiores dádivas de uma professora. Parabéns a TVT para elucidar o tema!!
Excelente entrevista Juca. Uma economista jovem mas com grande clareza e capacidade de reflexão profunda e de simples entendimento para leigos como eu. Obrigada. Puxa que espaço lindo esta sede do sindicato!
Parabéns pela excelente entrevista 👋👋👋👋👋 Laura Carvalho tem uma forma única para tal informação!! Precisamos entender melhor essa economia obscura que temos nessa política criminosa que vivemos!!
Entrevista muito boa. Muito competente a Laura Carvalho, o que ela fala desmonta essas ideias estapafúrdias do desgoverno. BrasilLivreTrabalhistas Ciro2022
@@PedagogiadeProjeto Mas não uma questão de aprovar algo no congresso. É investir na produção. Agora, como eles vão investir se eles têm uma PEC dos gastos feita pelo Temer, que diz que devemos economizar em todos as áreas, para sobrar dinheiro para os juros da Dívida Pública. E a reforma trabalhista, não era para dar emprego!? Estamos ferrados. Agora é privatizar tudo. Tipo o FHC quis fazer. Meu Deus. Neoliberalismo de merda esse em que nós estamos. Abraços
@@PedagogiadeProjeto É... É por aí! Falaram que a reforma trabalhista ia gerar empregos, agora é a reforma da previdência e depois vão dizer que é a reforma tributária. E assim vão mentindo pra gente. Reforma da Previdência que cobra 83% dos 1 trilhões só do povo que ganha até 2 salários mínimos, e a reforma tributária que não vai ser progressiva e cobrar dos mais ricos, ao contrário, só vai cobrar mais do povo. Triste pra nós...
A reforma da Previdencia era pra ser aprovada desde 2017, mas quiseram deixar a bomba pro proximo. Como é que agora querem que o governo atual faca milagre, se nada ainda foi aprovado? So tem essas reformas mesmo
Olá pessoal da TVT, o trabalho de vocês está muito muito muito bacana!!! Mas eu preciso pedir pra quem faz a edição, de colocar o logo de vocês um pouco mais para esquerda e para cima, pq em várias entrevistas fica na cara dx convidadx. Parabéns de novo pelo trabalho excelente que vocês estão fazendo!!
@@salanderlisbeth4319 , só ódio que se vê nessa galera, argumentos, teses e fatos doí na alma, mas tudo bem alguns tem a moral Kantiana, e outros, bem é só ver pelos comentários.
Todo mundo esquece do desmonte da Lava Jato? Isso seria imprescindível numa análise econômica! Fico indignada com essa esquiva! A LJ tem culpa direta no desemprego e "encolhimento" da economia no Brasil.
Juca, chama a Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da dívida. Ela sim tem capacidade de responder as perguntas colocadas. Ainda não vi economistas dando soluções coerentes para o atual momento.
Li o capital improdutivo do professor Ladislau, e pelo que entendi a moça tem uma linha próxima: os 4 motores de alavancam a economia estão parados!! E os bancos fazendo a farra!
Eu acho que quem tem patrimônios e tem embasamento técnico e intende do sistema e da burocracia fica muito quieto diante das crises porque é um país de exploração e oportunistas que aproveita da lei para lucrar ou de investimentos passivos que não gera crescimento da produção os burocrátas deveria empreender mais ou se unir as pequenas empresas para fortalecer a produção de bens de consumo necessários nós temos muita gente com diplomas mais não faz jus aos seus conhecimentos eles demonstram fraqueza e fragilidade diante da lentidão do poder pulblico
O estado tem que investir, tem construir estradas, ferrovias casas, pra ter o retorno em impostos, aumenta consumo e aumenta a produção. É um círculo, se um interrompe acabou. Tem que tirar esse energúmeno do Paulo Guedes que só que ferrar o povo.
Porque ninguém fala da taxa de juros???? O país não cresce pq o juros no Brasil é muito maior que o rendimento de uma empresa, enquanto isso não mudar vamos caminhar para o buraco
O Brasil está com uma das menores taxas de juros em muitos anos, se a questão fosse essa o Brasil estaria bombando. Não existe uma única causa para o fracasso ou o sucesso da economia.
@@lucapellari5985 É verdade em partes, quando se fala que o Brasil está com a menor taxa de juros em anos, não é totalmente verdadeiro. Esse valor são os juros nominais, que não representa a realidade, o relevante são os juros reais, descontada a inflação, nesse caso o Brasil continua sendo um dos países com maior taxa de juros do mundo, apesar dos juros estarem em 6% o IPCA acumulado está em 3,22%. Ou seja, temos um taxa de juros reais de 2,78%, que não é muito diferente das taxas reais dos últimos anos. Além disso, o mercado financeiro brasileiro apresenta uma grande disparidade entre a taxa de juros do Banco Central e os juros cobrados do setor produtivo e dos consumidores pelos bancos, o chamado spread bancário. Ou seja, enquanto os bancos captam dinheiro a 6% ao ano, emprestam esse mesmo dinheiro a 300% ao ano em operações como cheque especial e cartão de crédito. Mesmo o crédito consignado (que tem recebimento garantido) apresenta taxa que chegam a mais de 30% ao ano. Nesse contexto, apesar de não ser o único, os juros são responsáveis por grande parte dos problemas econômicos que enfrentamos. A ausência de concorrência no setor bancário e a submissão do Estado brasileiro perante os bancos nos colocam numa situação de refém do setor financeiro. Isso ocorre porque o governo para manter os ganhos abusivos dos bancos, retira recursos do setor produtivo e transfere para o setor financeiro através das operações compromissadas. É o dinheiro produzindo dinheiro sem gerar produção, emprego e riqueza. Por que nessa troca de dinheiro entre governo e os bancos existe um taxa de juros real acima do crescimento do PIB e num cenário deste ninguém vai tirar dinheiro do setor financeiro para aplicar no setor produtivo.
Laura Carvalho é uma esperança para nós, mas o Juca Kfouri insistiu diversas vezes pedindo sugestões ou soluções para os problemas econômicos, ela parece que não se sentiu a vontade para ousar com suas opiniões. Competência sabemos que ela têm.
Esse negócio de aposentadoria é muito mal explicado; as pessoas se multiplicando e contribuindo [a maioria obrigatoriamente] isso resulta um caixa fenomenal. Esse enorme volume de dinheiro, forçosamente é administrado. Onde está o erro? Quem quer se aposentar hoje, contribuiu com a maior parte da vida.
O estado pode se endividar e imprimir dinheiro. Enquanto não há pressão inflacionária no horizonte e enquanto estivermos longe do pleno emprego deveríamos estar imprimindo dinheiro e gastando pesadamente em investimentos.
Isso tem que ser falado de forma mais cuidadosa, pois a expansão da base monetária virou um um enorme mito e senso comum. O site liberalóide Mises tem feito a cabeça de muito novos neoliberalóidinhos.
@@cristinasalgao5535, ué, e não é? Se eu impor uma porcentagem por mês sobre teu salário, ficando com uma parte dele e dizendo que é uma poupança para o futuro, não vais ficar com raiva? O FGTS nada mais é do que isso, minha cara. Ele pressupõe que o trabalhador não tem capacidade intelectual de tomar conta do próprio dinheiro, por isso se faz necessário uma espécie de poupança, para, caso ele necessite, que tenha uns trocados e evite, assim, ficar na rua da miséria.
@@diogogauss2465 não, não pressupõe. Não num país escravocrata que ainda não consegue pagar salários justo e jamais conseguirá. Mas você é um desses bolsonaristas que acham que vão ficar ricos ou muito bem de vida depois de todas as reformas, né? Rsrs. Como se os norte-americanos já não nascessem com uma dívida, já lá na maternidade, de 70 mil dólares aproximadamente? Como se as famílias classe média de lá não estivessem endividadas até o último fio de cabelo com os bancos porque eles têm que pedir empréstimos até para mandar as filhas e filhos para a faculdade? Como se um miséro câncer não tirasse até a casa própria deles?? Rsrs. Só que eu tenho uma noticiazinha para você: nem mesmo o privilégio de ficarmos endividados até a morte, nós teremos, porque o que está sendo implantado aqui está mais para Singapura, Bangladesh e outros do que EUA. Rsrs. E essa denúncia já era feita desde 2016 pela M. Lúcia Fattorelli, ex auditora da Receita Federal. Tenho os vídeos antigos dela denunciando TUDO o que está acontecendo hoje o que mostra que esse GOLPE já estava sendo premeditaso há anos, limpando o caminho para um sociopata qualquer.
Entrevista interessante... Não tem ninguém injetando demanda nessa economia, e é melhor que seja assim, se levarmos em conta que o excesso de injeção de demanda na economia para evitar fugir da desaceleração causada pela queda das commodities é a causa principal da recessão. As reformas estruturais demorarão mais pra dar efeitos, de fato, mas seus efeitos serão mais duradouros do que os já tradicionais voos de galinha brasileiros. E essa demora, ao meu ver, pode ser boa, pois o presidente atual não poderá utilizar isso como plataforma pra sua reeleição.
Discordo da entrevistada... distribuição de riqueza não é dividir patrimônios, mas coibir que apenas poucos acumulem ganhos astronômicos em detrimento do trabalho de muitos ...
Tributação da riqueza ( a riqueza gera renda ), não a sua distribuição. Se você tem um patrimônio que gera renda, mais a reda de sua atividade, isso só faz aumentar a desigualdade...se encaminhando para uma sociedade de castas.
E toda vez que escuto que empresa paga tributos, ou que tributo é custo, me dá um certo desespero. Como faz falta nos cursos de economia um estudo mais aprofundado de O Capital.
Esta crise foi fabricada pelo banco central brasileiro. Se existe crise e contingenciamento de verbas pq não deixam de pagar a dívida brasileira? Ninguém nunca parou pra se perguntar isso?
Cara, hoje em dia o padrão monetário tem base fiduciário, de modo que o valor da moeda depende da confiança na economia e no Estado. Caso o Estado não honre com seus compromissos, aparecerá a INFLAÇÃO. É só olhar a inflação da Venezuela e você entenderá o que estou falando. Amigo, sou de esquerda e você precisa entender mais a complexidade desses temas. Hoje em dia, todas moedas funcionam na órbita do valor do Dólar e qualquer Estado que começar a fazer "loucuras" vai ter uma depreciação cambial, que vai gerar inflação e a economia vai ir para o brejo.
Na verdade, o que levou a vitória de Alberto à vitória não foi a aliança esperta da Cristina, Laura. Foi a situação de desgraça social. Os argentinos não são sadomasoquistas e suicidas como os brasileiros.
Alguém falou sobre "encostar" na poupança particular? Ah! Sim! Se a pessoa ficar doente; ela "encosta" num seguro previamente pago? Está muito contabilista, isso tudo! Prefiro a Renda Cidadã indexada ao Tesouro Nacional! Pouco por pouco economiza-se em complicação. Amém!
Se fosse sério caberia uma crítica mais radical da economia de Sarney até bolso passado pela era Lula. Mas sem medo, por exemplo, de 'desgostar' o petista Juca.
Aos críticos não conhecedores do trabalho de Laura Carvalho, indico (para quem tem tempo) o vídeo "Alternativas econômicas para um Brasil justo", cuja duração é de 1:41:56. O encontro foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2018. ruclips.net/video/UWcoWe3eAqE/видео.html
Engraçado que ninguém fala sobre o aumento de produção,fortalecimento da industria nacional e projeto para tal. Estamos vivendo mais uma revolução industrial e os "economistas" não tocam no assunto. Como pode gente de alto nível intelectual não citar esta questão. Nós precisamos fortalecer nossa industria,se não fizer isso não adianta falar de distribuição,de justiça social e etc. Eu gosto da Laura,mas acho que ela se deixou influenciar pelas agendas politicas partidárias.
Ela critica Paulo guedes: entao vamos comparar os curriculos, o curriculo ja diz tudo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Paulo Roberto Nunes Guedes Mestre e doutor pela Universidade de Chicago, foi professor da PUC-Rio e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É um dos fundadores do Banco Pactual e de vários fundos de investimentos e empresas. Foi um dos fundadores do Ibmec,[2] criado para ser um instituto de pesquisas sobre o mercado financeiro. Foi também um dos fundadores do think tank liberal Instituto Millenium. Guedes foi anunciado pelo então presidente eleito Jair Bolsonaro como titular do Ministério da Economia, criado mediante a fusão dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços[3] e parte do Ministério do Trabalho como políticas de emprego. Laura Barbosa de Carvalho É Professora Associada do departamento de economia da FEA-USP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui doutorado em Economia pela New School for Social Research (2012), e graduação (2006) e mestrado (2008) em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa se concentra nas áreas de macroeconomia e desenvolvimento econômico, com ênfase na relação entre crescimento econômico e distribuição da renda.
Nao espere dos políticos. Mesmo os melhores dependem do sistema podre. O que deve ser feito é a luta, uma luta por uma vida melhor. Um canal para se engajar na luta! ruclips.net/channel/UC0fGGprihDIlQ3ykWvcb9hg Se interessar: saia da matrix ruclips.net/channel/UC3qAUf53j_dUv09jH7jsUJw Jones manoel: ruclips.net/channel/UC02coXfDPjEmU8uDT2G8Z2
Também pensava assim. Voto nulo, não votar, votar em branco reduz a quantidade do nº de votantes, aumentando o percentual de votos de quem não deveria ser eleito. Se somente 100 pessoas votarem, quem juntar mais de 50 votos vence! Portanto, não estão nem aí se a gente protestar não votando....
@@pedrodileon Não existe "protesto" de não votar. A política não admite vácuo. Se você não escolher o candidato menos pior, terá que aguentar a escolha daqueles que votaram, mesmo que seja um lunático como o Bolsonaro. A política não perdoa os OMISSOS e os omissos são aqueles que não agiram p/ evitar uma deterioração da situação brasileira. Ou você luta por um Brasil melhor ou você vai ter que viver com o Brasil daqueles que votaram.
Juca Kfouri precisa dar espaço para as pessoas falarem. Monopoliza a fala e os convidados parecem espectadores. Caminha a passos largos pra o time do Galvão Bueno, Jô Soares e Faustão....
O TRABALHO NO BRASIL NÃO TEM VALOR = É UMA COISA MENTAL = COMPRAS UM IMÓVEL PRO R$ 2 MILHÕES = O PINTOR PEDE R$ 20 MIL PARA PINTAR = O FP CAI DE COSTA.RICO NÃO PAGA NADA = EXPLORA = ORA NÃO EXISTE O SOCIAL = QUE MERDA É A LIBERALIZAÇÃO = SOU CONTADOR SOU LIBERAL = O TRABALHO NÃO TEM VALOR = SEREI BEM REMUNERADO =NÃOOOO- SE TENHO O ESCRITÓRIO ENTRA EM CRISE O DONO NÃO PAGA IMPOSTO DIREITOS TRABALHISTAS O TAL DO CONTADOR , JÁ QUE ELE USA O SERVIÇO SÓ PARA PAGAR IMPOSTO NÃO É ORIENTADO PARA TER CONSULTOR. QUE MERDA DE PAIS ESTAMOS =
Amigo, ela estava falando "economês" a entrevista inteira. A luta de classes se insere mais visceralmente no campo político. Toda hora tem que ser o papai Lula falando???? Ninguém pode falar se não for p/ recitar o Manifesto do Marx??? Haja paciência. Estou te aqui te incomodando, mas saiba de sou de esquerda e que você tem que aprender a escutar outros discursos.
Inscreva-se no canal!
Sou morador de SBCampo, tecnólogo de processos, minha opinião é que , a falta de foco destes tais economistas famosos e "professores" É que todo esse discurso não passa de pequenos burocratas que NÃO TEM absoluta crença em resultados. Pouquíssimos tiveram leitura profunda de " o capital" , discutiram o livro com profundidade. São " falsários" sociais que multiplicam a idéia da financeirizacao., são papagaios , que vomitam sem parar asneiras e que são RESPEITADISSIMOS na mídia.... Pricipamente numa que pertence aos trabalhadores, a mediocridade desta economista, casa com o domínio dos paises dominantes e nunca vão querer o domínio do trabalho....são parasitas sociais desde o inicio dos tempos, nunca ACEITARÃO QUE APENAS A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO TRAZ RIQUEZAS À UMA NAÇÃO senão perderão seu status e não serão respeitados pela nação
Sugestão para o programa: entrevista com Luiz Eduardo Soares
@@antoniocampos7810 Amigo, a Laura Carvalho é uma economista de esquerda. Passou o programa inteiro defendendo a maior tributação dos bilionários desse país, o aumento do investimento público e o combate a desigualdade como motor da economia.
Você deveria direcionar sua raiva ao neoliberalismo do Paulo Guedes, que estudou com bolsa paga pela União e agora está destruindo o Estado brasileiro.
Excelente entrevista! Laura Carvalho é uma voz importante e necessária para entendermos a economia do país nesses tempos obscurantistas que vivemos.
Muito bom, quero ler o livro "Valsa Brasileira"👍👏👏
Com certeza. Precisamos de pessoas que façam um contraponto ao pensamento hegemonico. Gosto muito das posições dela.
Não conhecia a Laura Carvalho...me deliciei com sua forma clara e honesta de colocar os conceitos economicos. Daqui pra frente pasdo a ser um leitor assiduo dela.
Parabéns, Juca!
Juca, organize um "Roda Viva" na TVT com a participação de jornalistas e entrevistados que deixaram de ter espaço na mídia corporativa, que hoje não mais faz jornalismo plural !
Gostei da proposta!
Ótima ideia!
Ótima ideia Luciano
A Laura além de explicar de forma clara e incisiva, possui uma linda voz. Amei o video!
gostei também .
Amo essa mulher.
Ia comentar sobre a voz dela mas não queria parecer que só isso foi o mais importante entrevista. Ela é inteligente e articulada mas a voz dela é muito sexy. Arrepia
Além da fisionomia lembra a voz da atriz Marisa Orth - a Magda do sai de baixo.
Como é bom assistir vozes lúcidas!!!!!!!!!!Parabéns pela entrevista!!!!!!
É ótimo assistir a um programa que realmente leva em consideração os profissionais inteligentes que explicam de forma clara e que não nos quer vender nada, o canal é étimo parabéns!
LAURA PARABÉNS PELA SUA VISÃO CRÍTICA DO NEO LIBERALISMO ECONÔMICO, AGRURAS DECORRENTES E SOBRE AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL!
Laura explica de um jeito que qualquer pessoa consegue entender!
A capacidade que a Laura Carvalho tem de transformar um tema complexo em fácil, considerado que seja uma das maiores dádivas de uma professora. Parabéns a TVT para elucidar o tema!!
Parabéns pela entrevista! Ainda há economistas do bem!
Excelente entrevista Juca. Uma economista jovem mas com grande clareza e capacidade de reflexão profunda e de simples entendimento para leigos como eu. Obrigada. Puxa que espaço lindo esta sede do sindicato!
Parabéns à TVT pela entrevista. Gostei e aprendi muito. Que venham mais aprendizados!
Fantástica a Laura, não conhecia, já vou comprar o livro!
Show de bola!
Parabéns pela excelente entrevista 👋👋👋👋👋
Laura Carvalho tem uma forma única para tal informação!!
Precisamos entender melhor essa economia obscura que temos nessa política criminosa que vivemos!!
perfeita Laura bom muito boa entrevista
Entrevista muito boa. Muito competente a Laura Carvalho, o que ela fala desmonta essas ideias estapafúrdias do desgoverno.
BrasilLivreTrabalhistas
Ciro2022
Como a economia vai melhorar, se o Congresso ainda nao aprovou nada?
Economia ideal tipo: criar vaga nas estatais so p 1% da sociedade?
@@PedagogiadeProjeto Mas não uma questão de aprovar algo no congresso.
É investir na produção.
Agora, como eles vão investir se eles têm uma PEC dos gastos feita pelo Temer, que diz que devemos economizar em todos as áreas, para sobrar dinheiro para os juros da Dívida Pública.
E a reforma trabalhista, não era para dar emprego!?
Estamos ferrados.
Agora é privatizar tudo. Tipo o FHC quis fazer.
Meu Deus. Neoliberalismo de merda esse em que nós estamos.
Abraços
Ainda nao aprovaram reforma da Previdencia, Reforma Tributaria
Como seria a economia ideal? Criar vaga nas estatais so p 1% da sociedade?
@@PedagogiadeProjeto É... É por aí!
Falaram que a reforma trabalhista ia gerar empregos, agora é a reforma da previdência e depois vão dizer que é a reforma tributária.
E assim vão mentindo pra gente.
Reforma da Previdência que cobra 83% dos 1 trilhões só do povo que ganha até 2 salários mínimos, e a reforma tributária que não vai ser progressiva e cobrar dos mais ricos, ao contrário, só vai cobrar mais do povo. Triste pra nós...
A reforma da Previdencia era pra ser aprovada desde 2017, mas quiseram deixar a bomba pro proximo. Como é que agora querem que o governo atual faca milagre, se nada ainda foi aprovado? So tem essas reformas mesmo
Parabéns Juca Parabéns Laura e convidados!!!!
Entrevistas excelentes nesse canal, como sempre!!
Laura, dê umas aulas aos lideres brasileiros!!!
Obra prima essa mulher!!
A Laura é demais!
E o meu amor por essa mulher, como fica, caro Juca?! Ótima entrevista!
o mojo do mbb?
Ótima entrevista!
Incrível!
TVT - Seria bom uma entrevista entre a Laura Carvalho VS Ciro Gomes ! Vamos Brasil !
Eles debateram no programa do Trajano, dá uma olhada. Vale a pena!
Excelente!
Que mulher!!!
Parabéns!
Gostei muito da entrevista só faltou abordar a dívida pública quem realmente está se dando bem com essa tal dívida
Olá pessoal da TVT, o trabalho de vocês está muito muito muito bacana!!!
Mas eu preciso pedir pra quem faz a edição, de colocar o logo de vocês um pouco mais para esquerda e para cima, pq em várias entrevistas fica na cara dx convidadx.
Parabéns de novo pelo trabalho excelente que vocês estão fazendo!!
Na próxima vez, vocês poderiam entrevistar Ciro Gomes.
Na tvt do PT? Difícil...
Ciro Gomes é o cara.
@@salanderlisbeth4319 , só ódio que se vê nessa galera, argumentos, teses e fatos doí na alma, mas tudo bem alguns tem a moral Kantiana, e outros, bem é só ver pelos comentários.
Todo mundo esquece do desmonte da Lava Jato? Isso seria imprescindível numa análise econômica! Fico indignada com essa esquiva! A LJ tem culpa direta no desemprego e "encolhimento" da economia no Brasil.
Sim, trouxe muita instabilidade política e paralisou um monte de obras.
Economia política está fora de moda hj em dia...
Será que a Laura futuramente aceitaria ser ministra da economia? Na prática, deve ser um desafio enorme; mas acho que ela tem um brilho...
Show!
Juca, chama a Maria Lúcia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da dívida. Ela sim tem capacidade de responder as perguntas colocadas. Ainda não vi economistas dando soluções coerentes para o atual momento.
Li o capital improdutivo do professor Ladislau, e pelo que entendi a moça tem uma linha próxima: os 4 motores de alavancam a economia estão parados!! E os bancos fazendo a farra!
Francis Lousada a “moça” é professora doutora concursada da USP.
@@luisapinheiro8820 Ela e doutora mas vc e linda
Eu acho que quem tem patrimônios e tem embasamento técnico e intende do sistema e da burocracia fica muito quieto diante das crises porque é um país de exploração e oportunistas que aproveita da lei para lucrar ou de investimentos passivos que não gera crescimento da produção os burocrátas deveria empreender mais ou se unir as pequenas empresas para fortalecer a produção de bens de consumo necessários nós temos muita gente com diplomas mais não faz jus aos seus conhecimentos eles demonstram fraqueza e fragilidade diante da lentidão do poder pulblico
Leia A Era do Capital Improdutivo, de Ladislaw Dobow.
Apaixonada pela voz dela. Ela é pra casar...linda!
O estado tem que investir, tem construir estradas, ferrovias casas, pra ter o retorno em impostos, aumenta consumo e aumenta a produção. É um círculo, se um interrompe acabou. Tem que tirar esse energúmeno do Paulo Guedes que só que ferrar o povo.
O Paulo Guedes está executando o projeto neoliberal que atende aos interesses da casta dele: o sistema financeiro e as elites econômicas.
@@johnsnowdospampas7097 falou tudo!
Existe um debate entre o Paulo Guedes e o Piketty?! Tenho que ver isso!
Porque ninguém fala da taxa de juros???? O país não cresce pq o juros no Brasil é muito maior que o rendimento de uma empresa, enquanto isso não mudar vamos caminhar para o buraco
O Brasil está com uma das menores taxas de juros em muitos anos, se a questão fosse essa o Brasil estaria bombando. Não existe uma única causa para o fracasso ou o sucesso da economia.
@@lucapellari5985 É verdade em partes, quando se fala que o Brasil está com a menor taxa de juros em anos, não é totalmente verdadeiro. Esse valor são os juros nominais, que não representa a realidade, o relevante são os juros reais, descontada a inflação, nesse caso o Brasil continua sendo um dos países com maior taxa de juros do mundo, apesar dos juros estarem em 6% o IPCA acumulado está em 3,22%. Ou seja, temos um taxa de juros reais de 2,78%, que não é muito diferente das taxas reais dos últimos anos.
Além disso, o mercado financeiro brasileiro apresenta uma grande disparidade entre a taxa de juros do Banco Central e os juros cobrados do setor produtivo e dos consumidores pelos bancos, o chamado spread bancário. Ou seja, enquanto os bancos captam dinheiro a 6% ao ano, emprestam esse mesmo dinheiro a 300% ao ano em operações como cheque especial e cartão de crédito. Mesmo o crédito consignado (que tem recebimento garantido) apresenta taxa que chegam a mais de 30% ao ano.
Nesse contexto, apesar de não ser o único, os juros são responsáveis por grande parte dos problemas econômicos que enfrentamos. A ausência de concorrência no setor bancário e a submissão do Estado brasileiro perante os bancos nos colocam numa situação de refém do setor financeiro.
Isso ocorre porque o governo para manter os ganhos abusivos dos bancos, retira recursos do setor produtivo e transfere para o setor financeiro através das operações compromissadas. É o dinheiro produzindo dinheiro sem gerar produção, emprego e riqueza. Por que nessa troca de dinheiro entre governo e os bancos existe um taxa de juros real acima do crescimento do PIB e num cenário deste ninguém vai tirar dinheiro do setor financeiro para aplicar no setor produtivo.
Fato
Laura Carvalho é uma esperança para nós, mas o Juca Kfouri insistiu diversas vezes pedindo sugestões ou soluções para os problemas econômicos, ela parece que não se sentiu a vontade para ousar com suas opiniões. Competência sabemos que ela têm.
Esse negócio de aposentadoria é muito mal explicado; as pessoas se multiplicando e contribuindo [a maioria obrigatoriamente] isso resulta um caixa fenomenal. Esse enorme volume de dinheiro, forçosamente é administrado. Onde está o erro? Quem quer se aposentar hoje, contribuiu com a maior parte da vida.
O estado pode se endividar e imprimir dinheiro. Enquanto não há pressão inflacionária no horizonte e enquanto estivermos longe do pleno emprego deveríamos estar imprimindo dinheiro e gastando pesadamente em investimentos.
Kkk...
Hahaha só os EUA tem uma margem p/ fazer isso e mesmo assim só foi feito após a quebra de alguns Bancos e risco de colapso econômico global em 2008.
@@johnsnowdospampas7097 Todos os países com moeda soberana tem condições de fazer isso.
Isso tem que ser falado de forma mais cuidadosa, pois a expansão da base monetária virou um um enorme mito e senso comum. O site liberalóide Mises tem feito a cabeça de muito novos neoliberalóidinhos.
@@johnsnowdospampas7097 Conversa fiada, os EUA vem fazendo isso mesmo antes do fim do padrão ouro.
Uma boa entre vista seria com o analistas político Rui Costa Pimenta
Concordo!
Excelente entrevista!!! #LulaLivre
Não deveriam liberar esses saques! O dinheiro é para a casa própria, coisa que pobre nesse país não consegue comprar nem em 35 anos de trabalho duro!!
Confiscar parte do suor do trabalhador, pressupondo que ele não sabe o que fazer com seu salário, é crime!
@@diogogauss2465 desde quando o FGTS é confisco? Vai lavar uma louça, esfregar uma roupano tanque!
@@cristinasalgao5535, ué, e não é? Se eu impor uma porcentagem por mês sobre teu salário, ficando com uma parte dele e dizendo que é uma poupança para o futuro, não vais ficar com raiva? O FGTS nada mais é do que isso, minha cara. Ele pressupõe que o trabalhador não tem capacidade intelectual de tomar conta do próprio dinheiro, por isso se faz necessário uma espécie de poupança, para, caso ele necessite, que tenha uns trocados e evite, assim, ficar na rua da miséria.
@@diogogauss2465 não, não pressupõe. Não num país escravocrata que ainda não consegue pagar salários justo e jamais conseguirá. Mas você é um desses bolsonaristas que acham que vão ficar ricos ou muito bem de vida depois de todas as reformas, né? Rsrs.
Como se os norte-americanos já não nascessem com uma dívida, já lá na maternidade, de 70 mil dólares aproximadamente?
Como se as famílias classe média de lá não estivessem endividadas até o último fio de cabelo com os bancos porque eles têm que pedir empréstimos até para mandar as filhas e filhos para a faculdade? Como se um miséro câncer não tirasse até a casa própria deles?? Rsrs.
Só que eu tenho uma noticiazinha para você: nem mesmo o privilégio de ficarmos endividados até a morte, nós teremos, porque o que está sendo implantado aqui está mais para Singapura, Bangladesh e outros do que EUA. Rsrs. E essa denúncia já era feita desde 2016 pela M. Lúcia Fattorelli, ex auditora da Receita Federal.
Tenho os vídeos antigos dela denunciando TUDO o que está acontecendo hoje o que mostra que esse GOLPE já estava sendo premeditaso há anos, limpando o caminho para um sociopata qualquer.
💘
Entrevista interessante... Não tem ninguém injetando demanda nessa economia, e é melhor que seja assim, se levarmos em conta que o excesso de injeção de demanda na economia para evitar fugir da desaceleração causada pela queda das commodities é a causa principal da recessão. As reformas estruturais demorarão mais pra dar efeitos, de fato, mas seus efeitos serão mais duradouros do que os já tradicionais voos de galinha brasileiros. E essa demora, ao meu ver, pode ser boa, pois o presidente atual não poderá utilizar isso como plataforma pra sua reeleição.
A argentina ensina que o PT tem que sair de cena, senão elegerá o dória ou o huck
O economista negro ficou meio que esquecido no debate e o Juca Kfouri nem o mencionou ao seu final, preferindo dar destaque para as brancas.
Discordo da entrevistada... distribuição de riqueza não é dividir patrimônios, mas coibir que apenas poucos acumulem ganhos astronômicos em detrimento do trabalho de muitos ...
Tributação da riqueza ( a riqueza gera renda ), não a sua distribuição. Se você tem um patrimônio que gera renda, mais a reda de sua atividade, isso só faz aumentar a desigualdade...se encaminhando para uma sociedade de castas.
A esquerda caviar me da ansia quando a vejo defendendo criacao de vaga nas estatais so p 1% da sociedade
E toda vez que escuto que empresa paga tributos, ou que tributo é custo, me dá um certo desespero. Como faz falta nos cursos de economia um estudo mais aprofundado de O Capital.
Esta crise foi fabricada pelo banco central brasileiro. Se existe crise e contingenciamento de verbas pq não deixam de pagar a dívida brasileira? Ninguém nunca parou pra se perguntar isso?
Cara, hoje em dia o padrão monetário tem base fiduciário, de modo que o valor da moeda depende da confiança na economia e no Estado.
Caso o Estado não honre com seus compromissos, aparecerá a INFLAÇÃO. É só olhar a inflação da Venezuela e você entenderá o que estou falando.
Amigo, sou de esquerda e você precisa entender mais a complexidade desses temas. Hoje em dia, todas moedas funcionam na órbita do valor do Dólar e qualquer Estado que começar a fazer "loucuras" vai ter uma depreciação cambial, que vai gerar inflação e a economia vai ir para o brejo.
gente, corrijam o link do catarse. está com problema!
Na verdade, o que levou a vitória de Alberto à vitória não foi a aliança esperta da Cristina, Laura. Foi a situação de desgraça social. Os argentinos não são sadomasoquistas e suicidas como os brasileiros.
Economista inteligente imparcial. Só era na base não existe nenhum país que cresce ou cresceu a não ser que tenha adotado o liberalismo econômico...
Adoro mulheres inteligentes.
Alguém falou sobre "encostar" na poupança particular? Ah! Sim! Se a pessoa ficar doente; ela "encosta" num seguro previamente pago? Está muito contabilista, isso tudo! Prefiro a Renda Cidadã indexada ao Tesouro Nacional! Pouco por pouco economiza-se em complicação. Amém!
Juca Kfouri, cale a boca e pare de cortar a fala da Laura!!! Eu não consegui ouvir o que ela iria dizer porque você cortou!!!
Poderia estar à frente da pasta da economia, mas temos o pesadelo Paulo Guedes entregando o país!
É melhor aceitar o fato de que o país caminha para se tornar uma Argentina.
as perguntas do jornalista são sempre longas
O logo do programa ficou no rosto dela. Chamem Ciro Gomes!
Seria bom a entrevista com a Laura Carvalho VS Ciro Gomes ! Vamos Brasil !
Pare de interromper as pessoas!!!
Antagonista: se a Dilma sair, o PIB dobra. Ksksksksksksksksksksksksksks
Como a economia vai melhorar, se o Congresso ainda nao aprovou nada
Sempre cortes públicos!!! Cobrar os quase 1 trilhão que os ruralistas bilionários devem a União, nada!!
Governo está do lado dos ruralistas milicianos e corruptos em geral
e isso Brasil continuem a acreditar que o estado pode reduzir a pobreza, tem resultado tao bem no passado...
Tem resultado tão bem nos últimos 4 anos...
@@BrunoLima-vh1eu estava a ironizar, nem sou brasileiro mas conheço bem a historia dos últimos 40 anos da economia do Brasil "um desastre"
36:30
Se fosse sério caberia uma crítica mais radical da economia de Sarney até bolso passado pela era Lula. Mas sem medo, por exemplo, de 'desgostar' o petista Juca.
Aos críticos não conhecedores do trabalho de Laura Carvalho, indico (para quem tem tempo) o vídeo "Alternativas econômicas para um Brasil justo", cuja duração é de 1:41:56. O encontro foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2018. ruclips.net/video/UWcoWe3eAqE/видео.html
Duvido chamar o Ciro Gomes.
o brasil està falido . e agora josè
Engraçado que ninguém fala sobre o aumento de produção,fortalecimento da industria nacional e projeto para tal.
Estamos vivendo mais uma revolução industrial e os "economistas" não tocam no assunto.
Como pode gente de alto nível intelectual não citar esta questão.
Nós precisamos fortalecer nossa industria,se não fizer isso não adianta falar de distribuição,de justiça social e etc.
Eu gosto da Laura,mas acho que ela se deixou influenciar pelas agendas politicas partidárias.
e os malditos politicos ferrando os trabalhadores aposentado
Essa gente não quer melhora ma economia. A fantasia é se tornarem bilionários! E é influência de filmes norte-americanos.
Convidem o ciro pra conversar ...
desculpe- me não aguento .Eu sei que a prof, vermas estar muinto comprometida com esse mercado! fuiiiiiiiiii
Ela critica Paulo guedes: entao vamos comparar os curriculos, o curriculo ja diz tudo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Paulo Roberto Nunes Guedes
Mestre e doutor pela Universidade de Chicago, foi professor da PUC-Rio e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É um dos fundadores do Banco Pactual e de vários fundos de investimentos e empresas. Foi um dos fundadores do Ibmec,[2] criado para ser um instituto de pesquisas sobre o mercado financeiro. Foi também um dos fundadores do think tank liberal Instituto Millenium.
Guedes foi anunciado pelo então presidente eleito Jair Bolsonaro como titular do Ministério da Economia, criado mediante a fusão dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços[3] e parte do Ministério do Trabalho como políticas de emprego.
Laura Barbosa de Carvalho É Professora Associada do departamento de economia da FEA-USP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui doutorado em Economia pela New School for Social Research (2012), e graduação (2006) e mestrado (2008) em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa se concentra nas áreas de macroeconomia e desenvolvimento econômico, com ênfase na relação entre crescimento econômico e distribuição da renda.
Se o Lula não sair candidato eu anulo meu voto.
Nao espere dos políticos. Mesmo os melhores dependem do sistema podre. O que deve ser feito é a luta, uma luta por uma vida melhor. Um canal para se engajar na luta! ruclips.net/channel/UC0fGGprihDIlQ3ykWvcb9hg
Se interessar: saia da matrix ruclips.net/channel/UC3qAUf53j_dUv09jH7jsUJw
Jones manoel: ruclips.net/channel/UC02coXfDPjEmU8uDT2G8Z2
Também pensava assim. Voto nulo, não votar, votar em branco reduz a quantidade do nº de votantes, aumentando o percentual de votos de quem não deveria ser eleito. Se somente 100 pessoas votarem, quem juntar mais de 50 votos vence! Portanto, não estão nem aí se a gente protestar não votando....
@@pedrodileon Não existe "protesto" de não votar. A política não admite vácuo. Se você não escolher o candidato menos pior, terá que aguentar a escolha daqueles que votaram, mesmo que seja um lunático como o Bolsonaro.
A política não perdoa os OMISSOS e os omissos são aqueles que não agiram p/ evitar uma deterioração da situação brasileira. Ou você luta por um Brasil melhor ou você vai ter que viver com o Brasil daqueles que votaram.
@@johnsnowdospampas7097, exatamente isso! Você falou o que queria falar para "The123Diegog" !
Não entendo por que o Juca não abre seu próprio canal! Qual é Juca?? Eu quero você dizendo o que pensa do governo. Não entrevistando.
Com todo respeito os EUA não tem dívida interna, nem divida externa ou seja não tem divida pública.
É um dos que mais deve...
fundacaoanfip.org.br/site/2018/09/os-dez-paises-com-a-maior-divida-externa-do-mundo/
Juca Kfouri precisa dar espaço para as pessoas falarem. Monopoliza a fala e os convidados parecem espectadores. Caminha a passos largos pra o time do Galvão Bueno, Jô Soares e Faustão....
O TRABALHO NO BRASIL NÃO TEM VALOR = É UMA COISA MENTAL = COMPRAS UM IMÓVEL PRO R$ 2 MILHÕES = O PINTOR PEDE R$ 20 MIL PARA PINTAR = O FP CAI DE COSTA.RICO NÃO PAGA NADA = EXPLORA = ORA NÃO EXISTE O SOCIAL = QUE MERDA É A LIBERALIZAÇÃO = SOU CONTADOR SOU LIBERAL = O TRABALHO NÃO TEM VALOR = SEREI BEM REMUNERADO =NÃOOOO-
SE TENHO O ESCRITÓRIO ENTRA EM CRISE O DONO NÃO PAGA IMPOSTO DIREITOS TRABALHISTAS O TAL DO CONTADOR , JÁ QUE ELE USA O SERVIÇO SÓ PARA PAGAR IMPOSTO NÃO É ORIENTADO PARA TER CONSULTOR. QUE MERDA DE PAIS ESTAMOS =
O Juca estraga qualquer entrevista. Agora eu lembrei porque deixei de assistir a TV.
Para essa economista parece que não existem classes sociais !!!!!!!
Amigo, ela estava falando "economês" a entrevista inteira. A luta de classes se insere mais visceralmente no campo político.
Toda hora tem que ser o papai Lula falando???? Ninguém pode falar se não for p/ recitar o Manifesto do Marx??? Haja paciência.
Estou te aqui te incomodando, mas saiba de sou de esquerda e que você tem que aprender a escutar outros discursos.
kkkkkkkkkkkkkkkk Ela foi aluna da Dilma, na "Faculdade de economia"? Que piada!