Arras ou sinal, o que é e como usar? Advogado Especialista em Direito Imobiliário Responde

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Nesse vídeo eu explico o instituto das Arras ou sinal, previstas nos arts. 417 a 420 do Código Civil. Explico também a diferença entre arras confirmatorias e arras penitenciais e sua eventual cumulação com perdas e danos.

Комментарии • 53

  • @lanavalente
    @lanavalente Год назад +4

    Simples, clara e concisa . Obrigada, Professor. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @flaviolira4640
    @flaviolira4640 2 года назад +3

    Parabéns pela excelente aula!

  • @Kombinadosnaestrada1
    @Kombinadosnaestrada1 3 года назад +2

    Excelente aula e explicação. Parabéns

  • @ibrianycleydossantos3236
    @ibrianycleydossantos3236 3 года назад +2

    Sem delongas. Direto ao assunto. Muito bem explicado. Gostei e vou indicar.

  • @rogeriocosta5724
    @rogeriocosta5724 Год назад +1

    Parabéns professor. Obrigado!

  • @matheusmartinez8272
    @matheusmartinez8272 7 месяцев назад +1

    Perfeito professor, me ajudou muito

  • @tiagofagan9980
    @tiagofagan9980 6 месяцев назад +1

    Obrigado professor, utilizei para resolver um problema próprio. Forte abraço.

  • @ellanaveloso1899
    @ellanaveloso1899 2 года назад +2

    Amei! Obg professor❤

  • @professorjeffersonsbardell7083
    @professorjeffersonsbardell7083  Год назад +1

    Venha você também ser nosso(a) aluno(a): sejuricursos.kpages.online/dtoimobiliarionapratica

  • @DevaImoveis
    @DevaImoveis Год назад +2

    Parabens pela aula Dr. Por favor me esclareça, na situação em que é dado um sinal apenas simbólico em que a devolução em dobro não ressarce o prejuizo pelo desfazimento do negócio. É possivel colocar e cobrar uma multa contratual por ex. de 10% e descontar o valor do sinal da parte que não der prosseguimento do negócio?

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  Год назад

      Nesse caso, o ideal é que esse sinal não seja chamado de arras, mas simplesmente de parcela inicial ou ato e que seja colocada uma multa (cláusula penal), dizendo que ela pode ser acrescida de perdas e danos. Tenho modelos e explicações mais detalhadas em meu curso "Segurança Jurídica na Compra e Venda de Imóveis", cujo link está aqui: hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/seguranca-juridica-na-compra-e-venda-de-imoveis/T41644112P

    • @cinandra10
      @cinandra10 3 месяца назад

      Doutor fiz um negocio com uma construtora, agora quero desfazer , no distrato estao cobrando o valor de arras integralmente + 25 % de multa do valor total adimplido inclusive o valor das aras e mais multa administrativa? Isso é correto? No fim eles falaram que eu fico devemdo pra eles, sendo que já paguei 70000 ao todo. Isso é correto?

  • @casasdacaixa
    @casasdacaixa 3 месяца назад +1

    O vendedor pode desistir em até quantos dias sem ter que pagar a multa?

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  3 месяца назад

      Nos contratos entre particulares, a desistência só é possível se tiver cláusula expressa a respeito. Nos contratos na planta, a Lei 4.591/64 prevê a possibilidade de desistência sem multa em 7 dias corridos, desde que o contrato tenha sido assinado FORA da sede da empresa.

  • @viviancardosodeoliveirasou8952
    @viviancardosodeoliveirasou8952 3 месяца назад +1

    Prof., uma dúvida: é possível estipular apenas uma porcentagem do valor que foi dado como arras em caso de rescisão. As arras são de 200.000,00 e para que não fique um valor alto posso colocar que em caso de rescisão será retido 20% do valor dado como arras ? Ou é melhor não usar as arras e sim cláusula penal ?

  • @cinandra10
    @cinandra10 3 месяца назад +1

    Doutor fiz um negocio com uma construtora, agora no distrato eatao me cobrando o valor integral do arras+ 25% de multa sobre todo o valor pago+ taxas administrativas. É correto isso? Somando tudo fiquei devendo pra construtora. Nao sei o que fazer. É correto cobrar Arras e mais multa?

  • @angelosbardella
    @angelosbardella 3 года назад +2

    👏👏👏👏

  • @vanessacordeiro6584
    @vanessacordeiro6584 6 месяцев назад +1

    A entrega da chave só da na assinatura de contrato? Quando coitado o valor restante?

  • @julianaraulino6967
    @julianaraulino6967 3 года назад +1

    Top Prof

  • @victorwiedemann206
    @victorwiedemann206 Год назад +2

    Boa noite. Em setembro de 22 o comprador deu um arras de 20.000 que seria abatido no valor final, na conclusão da compra e venda do imóvel.
    O prazo era 90 dias perante a imobiliária para que o mesmo conseguisse o financiamento do valor restante é concluísse negócio.
    Já se passaram 180 dias( dei 90 dias a mais do contrato para tentativa de êxito no financiamento.
    Entretanto o banco não autorizou.
    Quando foi feito esse arras, a imobiliária já cobrou a parte del no negócio. Fiquei apenas com 10.000, após tudo isso, o comprador não conseguiu financiar o valor restante, ele perde o arras?

    • @victorwiedemann206
      @victorwiedemann206 Год назад +1

      Está assim em uma das partes do contrato Parágrafo Primeiro: Em caso de rescisão contratual provocada por qualquer das partes incidirá multa contratual no valor de 10% (dez por cento) sobre o valor total da presente transação em favor da parte lesada, que deverão ser pagos em até 5 (cinco) dias contados do recebimento da notificação para rescisão contratual.
      Parágrafo Segundo: Se a rescisão for motivada pelo PROMITENTE VENDEDOR, os valores eventualmente pagos deverão ser devolvidos acrescidos da multa estabelecida no parágrafo supra e, na hipótese de rescisão motivada pelo PROMITENTE COMPRADOR, ocorrerá a devolução dos valores recebidos pelo PROMITENTE VENDEDOR, descontada a multa estabelecida acima.

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  Год назад +1

      Depende do que foi acordado em contrato. Via de regra, ele perde, porém, quando é financiamento e depende do banco, as vezes a imobiliária coloca cláusula de não perdimento quando o comprador não teve culpa pela não concessão do crédito. Mas, repito, via de regra, perde.

  • @GenesisdeSouza
    @GenesisdeSouza 2 года назад +2

    Bom dia, ótimo video, professor. Por favor, poderia me auxiliar com uma questao de compromisso. Em set/2020 foi assinado o contrato, com uso sinal/entrada e de financiamento, foi indicado prazo de regularização com habite-se em 4 meses. Porem, o corretor e vendedores utilizaram o imovel e tempo para executar outras operações. O fato eh que foi regularizado apenas em maio/2022. Foi efetuado processo de financiamento em julho/2022, no cartorio foi indicado que teve registro de reurb com posse para conversacao em propriedade em jul/2020, anterior a assinatura. No momento, o corretor e vendedores querem cobrar juros sobre o valor total para seguir com a venda e deixar o imóvel em minha posse. O imovel nao estava bem cuidado. Na fase final de banco precisei deixar meu imóvel alugado a pedido do proprietário e entrei no imovel mencionado, visto que estava na fase final, sendo assim estou sem moradia fixa. Ha multa prevista a quem descumprir o acordo, seria certo que, o evento impeditivo seja anterior a assinatura eu esperar 2 anos pagando aluguel e o vendedor nao poder esperar 3 anos com adiantamento de pagamento ate a conversao do reub? E me cobrar juros. A desculpa seria divida do vendedor, nao vinculada ao contrato acima. Obrigado.

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  2 года назад +1

      A princípio, não se pode cobrar juros que não estejam no contrato.

    • @GenesisdeSouza
      @GenesisdeSouza 2 года назад +1

      Muito obrigado, pelo retorno. No contrato nao ha. Acredito que, hj se valham da fragilidade em eu e esposa nao estar mais em moradia estavel (desde set/21 informei da necessidade de deixar o imovel alugado, mas recebia recorrente novas previsoes = dez/21, jan, fev, etc. Tbm, em dez/21, inclusive o imovel vendido ja estava desocupado) e, a provavel demora em acao para cobrança da multa de sinal, alem de o fgts estar engessado, visto que seria liberado soh com a documentação ok apos o prazo. Sera cobrado a mais praticamente o mesmo valor que pagaria por juros do que, hj conseguiria liberar e ficaria de saldo com o banco. Em havendo aditivo, ele poderia ser questionado, apos momento oportuno (jul/25) qnd a liberação do registro estaria ok, visto que, desde o princípio houve falha por omissao de informação por imperícia ou simplesmente ma fe, e o aproveitamento da minha situação atual, visto o avancado do tempo?

    • @GenesisdeSouza
      @GenesisdeSouza 2 года назад +1

      Haveria prescrição ou perda do direito de questionar? Muito obrigado

  • @Lucas-hp4df
    @Lucas-hp4df 5 месяцев назад +1

    doutor, se no contrato tiver previsto que o sinal confirmatório não tem devolução. Tem como ser revertido isso?

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  5 месяцев назад

      Vai depender do contexto do negócio.

    • @Lucas-hp4df
      @Lucas-hp4df 5 месяцев назад +1

      @@professorjeffersonsbardell7083 no caso imóvel de 120 mil, deram 60 mil, e o resto era parcelado em mil, pagaram 16 parcelas. Agora faz 8 meses que não pagam, no contrato esta previsto que o sinal fica com o vendedor no caso de rescisão. Mas tem alguma possibilidade de isso ser revertido?

    • @Lucas-hp4df
      @Lucas-hp4df 5 месяцев назад

      @@professorjeffersonsbardell7083 e parabéns pelo canal, ótima didática, clara e formal ao mesmo tempo. Ganhou um inscrito!

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  5 месяцев назад

      @@Lucas-hp4df Tem sim, essas arras estão muito altas, isso pode ser reduzido judicialmente.

  • @lorenafloripe4638
    @lorenafloripe4638 2 года назад +3

    Professor, no caso de arras penitenciais com cláusula de arrependimento em compromisso de compra e venda, não poderá ser utilizada como forma de indenização em caso de inadimplemento (falta de pagamento) mas somente em caso em que houver arrependimento?

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  2 года назад +2

      As penitenciais não se confundem com inadimplemento e sim com desistência prevista no próprio instrumento. Nesse caso, se houver o inadimplemento, usa-se a cláusula penal.

    • @lorenafloripe4638
      @lorenafloripe4638 2 года назад +2

      @@professorjeffersonsbardell7083 muito obrigada, professor!

    • @professorjeffersonsbardell7083
      @professorjeffersonsbardell7083  2 года назад +2

      @@lorenafloripe4638 disponha sempre.

  • @leilasbardella1848
    @leilasbardella1848 3 года назад

    💪💪👏👏👏

  • @djenanesemensati4164
    @djenanesemensati4164 2 года назад +1

    👏👏👏👏