Então, eu sou graduado em Engenharia Elétrica e estou fazendo mestrado em física na USP de são carlos (IFSC), e concordo 100% que o melhor caminho a seguir é fazendo o EUF, por esses motivos: 1- A pessoa vai ter noção, pela prova e os assuntos que aparecem no edital, em que nível ela está comparado a alguém que tá fazendo bacharelado em física, no caso das engenharias eu já adianto que é MUITO MUITO conteúdo que fica faltando e a pessoa vai ter que estudar por fora não só pra passar no EUF mas também pra ter uma base sólida. Quem vem da elétrica tem uma vantagem sobre as outras engenharias por estudar um pouco de eletro, circuitos e ter familiaridade com funções complexas. Mas ainda assim é muito conteúdo, o edital do euf é um bom guia pra pegar as referências pra estudar e também os conteúdos. 2- Uma parte difícil vai ser também encontrar orientador, porque o pessoal da física tem uma desconfiança com gente de outras áreas pelo fato de a formação ser insuficiente (e realmente é se a pessoa não estudar por fora), e pode ser bem desafiador arrumar alguém pra te orientar, então uma nota boa no EUF já abre a conversa com o possível orientador, mesmo se por ventura não der certo, já é uma carta de apresentação perfeita pra começar a interação. Em alguns programas como o da USP de SP você pode entrar sem orientador se for de fora e teria o primeiro semestre para arrumar um. 3- Essa parte é mais uma opinião mesmo, eu achei os conteúdos da física MUITO mais difíceis do que os da engenharia, na engenharia os assuntos são bem fáceis, não tem muita dificuldade, os cursos são bem rasos e as reprovações são muito mais em virtude dos professores complicando nas provas, que costumam ser bem trabalhosas, mas os conceitos por si são simples (com exceção de eletro). Essa jornada de se preparar pra o EUF vai dar uma boa noção do nível de abstração necessário e também independência, porque tu vai precisar estudar tudo sozinho, o que é bem difícil mas acredito que deixa a pessoa mais forte. Se alguém tiver dúvidas mais específicas é só falar. Mas a dica máxima que eu dou é estudar bastante as mecânicas clássica e analítica, elas são muito muito importantes pra você ter uma base boa pra ir pras outras disciplinas.
@@ToniCruz_8 acredito que sim. Eu indicaria estudar para o euf seguindo a ementa que tem lá no edital pra ganhar um jogo de cintura nos conteúdos. Mas sinceramente, eu não vejo um bacharel em matemática tendo grandes dificuldades. O maior perigo é você voar no pescoço do professor quando cursar teoria quântica de campos hahahha
Eu curso gestão financeira e gosto muito de física, em específico a área astrofísica, porém, estou em dúvida, se terei que graduar em física primeiro e depois fazer o mestrado, ou se já posso fazer o mestrado, minha dúvida é se só com o mestrado é possível arrumar trabalho na área?
O problema da física é que ela, praticamente, visa apenas a carreira acadêmica (no caso do Brasil). Sei que tem exceções, mais é muito raro. Obs; Estou no último período de física.
Depende da engenharia, pois algumas matérias que são requisitos, algumas engenharias não possuem. Como Teoria Eletromagnética, Mecanica Quantica, etc. Eles podem até tentar, mas é certo que vão fracassar. Até mesmo algumas licenciaturas em física não possuem os requisitos.
2 года назад+3
Minha graduação é de Ciências Humanas. Daria certo eu fazer uma pós-graduação em Física? (finalidade: ter conhecimento).
Eu tava precisando desse vídeo. Sou fisioterapeuta e pensei em fazer Mestrado em Eng. Biomédica, mas nunca tinha me atentado se na minha região essa formação é compatível pra ser professora/pesquisadora
Boa noite ,faço nutricao posso fazer pós graduação em uma área dentro biomedicina!? Nesse caso iria atuar como biomedico?! Também tipo escolher especialização em citopatologia!?
Boa tarde sou formada em R.h e vou iniciar meu curso de psicologia. Porém durante o curso de psicologia gostaria de ir me especializando dentro da área de psicologia, para qndo eu terminar o curso de psicologia já sair preparada. É possível?
Tô c a mesma dúvida . Já tenho uma graduacao em outra área, comecei um curso em área diferente. Queria saber se já posso adiantar a pós no meio desse curso, já que pretendo fazer outras tb depois... Vc conseguiu?
Lógico. Tu vai ter noções básicas de astronomia durante o curso, podendo seguir aprofundando esse assunto num mestrado. Tu pode fazer mestrado em QUALQUER área da física sendo físico kkkk
Olá Dr. Gabriela! Primeiramente, Parabéns pelo seu canal de informações e divulgação Científica. Sou novo no Canal, mas estou gostando bastante do seu trabalho. Tenho licenciatura em Física e sou professor a cerca de 10 anos. O meu sonho, profissional, é fazer um mestrado, se precisar um Doutorado e posteriormente passar em um concurso de uma Universidade Pública. O Problema é que pelo que tenho observado nos Editais, os concursos para ser professor universitário, exigem uma formação muito específica. A questão é, como que eu posso fazer um panejamento para futuramente conseguir um cargo de professor Universitário? Se eu não sei, se com a minha futura formação (se Deus quiser) eu estarei apto a concorrer a uma vaga. Por isso, o que eu queria saber é, se existe algum campo de estudo na Física que, abre vagas com uma certa frequência? Não importa o local, mas que eu possa ter a esperança (com possibilidades reais) de que, mais cedo ou mais tarde vai abrir vagas! Eu gosto de dar aulas, não importa sobre qual assunto, acho tudo muito interessante, por isso qualquer campo de estudo será bem vindo. Eu só queria poder traçar um planejamento para poder dar um " tiro " certo. Você poderia dar algumas dicas? Muito Obrigado pela Atenção. Abraços
Eu sou biólogo de formação e atualmente faço mestrado em neurociências na UFRGS. Aqui no ppg há vários físicos que são professores, embora a grande área seja Ciências Biológicas, então existe um bom número de linhas de pesquisa na interface entre física e biologia. Meu projeto de pesquisa é mais voltado para física do que para a biologia. A ideia é desenvolver um modelo matemático para descrever o comportamento de redes neurais cerebrais associadas a consciência. O trabalho é teórico, com algumas simulações computacionais em vista. Para quem fez biologia e agora quer ir para física eu recomendaria um caminho parecido com o meu, ou tentar entrar em um ppg em biofísica (na UFRJ existe um muito bom, conceito 7).
Olá Gabriela. Fui eu quem lhe chamou lá no Instagram. Muito agradecido pelo esclarecimento. Se você puder responder a outra dúvida. Na minha cidade não tem o curso de Física. Tem algumas engenharias. Você avaliaria a Engenharia Elétrica como a mais próxima do Mestrado em Física?
Física e Afins acabei de ler. Agradecido mais uma vez. Era o que eu imagina então. Eng elétrica é o que está mais próximo. Embora eu saiba das buscas por fora que devem ser feitas. Já estava ciente disso. Muito obrigado. Venho acompanhando suas dicas e conhecimento. São muito esclarecedoras. Até mais.
Então, eu sou graduado em Engenharia Elétrica e estou fazendo mestrado em física na USP de são carlos (IFSC), e concordo 100% que o melhor caminho a seguir é fazendo o EUF, por esses motivos:
1- A pessoa vai ter noção, pela prova e os assuntos que aparecem no edital, em que nível ela está comparado a alguém que tá fazendo bacharelado em física, no caso das engenharias eu já adianto que é MUITO MUITO conteúdo que fica faltando e a pessoa vai ter que estudar por fora não só pra passar no EUF mas também pra ter uma base sólida. Quem vem da elétrica tem uma vantagem sobre as outras engenharias por estudar um pouco de eletro, circuitos e ter familiaridade com funções complexas. Mas ainda assim é muito conteúdo, o edital do euf é um bom guia pra pegar as referências pra estudar e também os conteúdos.
2- Uma parte difícil vai ser também encontrar orientador, porque o pessoal da física tem uma desconfiança com gente de outras áreas pelo fato de a formação ser insuficiente (e realmente é se a pessoa não estudar por fora), e pode ser bem desafiador arrumar alguém pra te orientar, então uma nota boa no EUF já abre a conversa com o possível orientador, mesmo se por ventura não der certo, já é uma carta de apresentação perfeita pra começar a interação. Em alguns programas como o da USP de SP você pode entrar sem orientador se for de fora e teria o primeiro semestre para arrumar um.
3- Essa parte é mais uma opinião mesmo, eu achei os conteúdos da física MUITO mais difíceis do que os da engenharia, na engenharia os assuntos são bem fáceis, não tem muita dificuldade, os cursos são bem rasos e as reprovações são muito mais em virtude dos professores complicando nas provas, que costumam ser bem trabalhosas, mas os conceitos por si são simples (com exceção de eletro). Essa jornada de se preparar pra o EUF vai dar uma boa noção do nível de abstração necessário e também independência, porque tu vai precisar estudar tudo sozinho, o que é bem difícil mas acredito que deixa a pessoa mais forte.
Se alguém tiver dúvidas mais específicas é só falar. Mas a dica máxima que eu dou é estudar bastante as mecânicas clássica e analítica, elas são muito muito importantes pra você ter uma base boa pra ir pras outras disciplinas.
Ficou enorme, desculpa :-)
Ficou perfeito!
@@ToniCruz_8 acredito que sim. Eu indicaria estudar para o euf seguindo a ementa que tem lá no edital pra ganhar um jogo de cintura nos conteúdos.
Mas sinceramente, eu não vejo um bacharel em matemática tendo grandes dificuldades. O maior perigo é você voar no pescoço do professor quando cursar teoria quântica de campos hahahha
Ficou bem explicado sim.
Historico escolar do ensino medio?
Eu curso gestão financeira e gosto muito de física, em específico a área astrofísica, porém, estou em dúvida, se terei que graduar em física primeiro e depois fazer o mestrado, ou se já posso fazer o mestrado, minha dúvida é se só com o mestrado é possível arrumar trabalho na área?
O problema da física é que ela, praticamente, visa apenas a carreira acadêmica (no caso do Brasil). Sei que tem exceções, mais é muito raro. Obs; Estou no último período de física.
Isso é bom.
Sou Fonoaudiólogo e Mestre em Engenharia de Materiais - Bioengenharia/Eng Biomédica.
Um engenheiro de materiais pode fazer pos em engenharia biomedica?
Conheço uma mulher que é fonoaudióloga e é mestre e doutora em engenharia mecânica.
@@cach3399 sim, tudo haver. Ainda mais na linha Biomateriais
@@lucasmm7 conheço também, agora curso doutorado em Biotecnologias para a Saúde.
@@joabarouche9930 muito bom!
Pra quem não tem condição de mudar de cidade tem que pegar o que vier auhauh
Posso ser formado em mecatronica automotiva e fazer pós em fisica ?
Depende da engenharia, pois algumas matérias que são requisitos, algumas engenharias não possuem. Como Teoria Eletromagnética, Mecanica Quantica, etc. Eles podem até tentar, mas é certo que vão fracassar. Até mesmo algumas licenciaturas em física não possuem os requisitos.
Minha graduação é de Ciências Humanas. Daria certo eu fazer uma pós-graduação em Física? (finalidade: ter conhecimento).
Eu tava precisando desse vídeo. Sou fisioterapeuta e pensei em fazer Mestrado em Eng. Biomédica, mas nunca tinha me atentado se na minha região essa formação é compatível pra ser professora/pesquisadora
Sou Fonoaudiólogo mestrando em Engenharia de Materiais
Conheço uma fonoaudióloga que é mestre e doutora em engenharia mecânica.
Boa noite ,faço nutricao posso fazer pós graduação em uma área dentro biomedicina!? Nesse caso iria atuar como biomedico?! Também tipo escolher especialização em citopatologia!?
Faço matemática e estou dividido entre seguir no mestrado em matemática pura ou ir pra área da física experimental...
Estou no mesmo caso
Olá, obrigado pelas informações!
Boa tarde sou formada em R.h e vou iniciar meu curso de psicologia. Porém durante o curso de psicologia gostaria de ir me especializando dentro da área de psicologia, para qndo eu terminar o curso de psicologia já sair preparada. É possível?
É só você ir fazendo outros cursos durante a psicologia, fazer outras pós ou cursos livres mesmo.
Tô c a mesma dúvida . Já tenho uma graduacao em outra área, comecei um curso em área diferente. Queria saber se já posso adiantar a pós no meio desse curso, já que pretendo fazer outras tb depois... Vc conseguiu?
Se eu fizer física dá pra fazer pós graduação em astronomia???
Ou cosmologia?
Lógico. Tu vai ter noções básicas de astronomia durante o curso, podendo seguir aprofundando esse assunto num mestrado.
Tu pode fazer mestrado em QUALQUER área da física sendo físico kkkk
Ola! Gostaria de saber se uma pessoa se o Físico Médico pode fazer pós graduação em Ortóptica?
Melhor uma graduação em física pós em eng biomédica ou graduação em eng biomédica e mestrado em física?
Olá Dr. Gabriela!
Primeiramente, Parabéns pelo seu canal de informações e divulgação Científica. Sou novo no Canal, mas estou gostando bastante do seu trabalho.
Tenho licenciatura em Física e sou professor a cerca de 10 anos. O meu sonho, profissional, é fazer um mestrado, se precisar um Doutorado e posteriormente passar em um concurso de uma Universidade Pública.
O Problema é que pelo que tenho observado nos Editais, os concursos para ser professor universitário, exigem uma formação muito específica.
A questão é, como que eu posso fazer um panejamento para futuramente conseguir um cargo de professor Universitário? Se eu não sei, se com a minha futura formação (se Deus quiser) eu estarei apto a concorrer a uma vaga.
Por isso, o que eu queria saber é, se existe algum campo de estudo na Física que, abre vagas com uma certa frequência? Não importa o local, mas que eu possa ter a esperança (com possibilidades reais) de que, mais cedo ou mais tarde vai abrir vagas!
Eu gosto de dar aulas, não importa sobre qual assunto, acho tudo muito interessante, por isso qualquer campo de estudo será bem vindo.
Eu só queria poder traçar um planejamento para poder dar um " tiro " certo.
Você poderia dar algumas dicas?
Muito Obrigado pela Atenção.
Abraços
Terminei o ensino médio, não faço faculdade. Meus planos são de dar aula em Universidades.
Eu vou me formar em Comercio Exterior e quero fazer pós em Zootecnia / Engenharia agronoma
E quem é graduado em educação física bacharel e pós graduado em psicologia do esporte? como pode atuar
Bom dia!
Sou formado em licenciatura em química, posso fazer uma pós graduação em biologia.
Sou Pedagoga ,posso fazer pós em neuropsicologia ou é restrito a psicólogos?
pode sim
Eu sou biólogo de formação e atualmente faço mestrado em neurociências na UFRGS. Aqui no ppg há vários físicos que são professores, embora a grande área seja Ciências Biológicas, então existe um bom número de linhas de pesquisa na interface entre física e biologia. Meu projeto de pesquisa é mais voltado para física do que para a biologia. A ideia é desenvolver um modelo matemático para descrever o comportamento de redes neurais cerebrais associadas a consciência. O trabalho é teórico, com algumas simulações computacionais em vista. Para quem fez biologia e agora quer ir para física eu recomendaria um caminho parecido com o meu, ou tentar entrar em um ppg em biofísica (na UFRJ existe um muito bom, conceito 7).
@Luana Silva de nada. O mundo é um lugar melhor quando as pessoas se ajudam.
Olá Gabriela. Fui eu quem lhe chamou lá no Instagram. Muito agradecido pelo esclarecimento. Se você puder responder a outra dúvida. Na minha cidade não tem o curso de Física. Tem algumas engenharias. Você avaliaria a Engenharia Elétrica como a mais próxima do Mestrado em Física?
Física e Afins acabei de ler. Agradecido mais uma vez. Era o que eu imagina então. Eng elétrica é o que está mais próximo. Embora eu saiba das buscas por fora que devem ser feitas. Já estava ciente disso. Muito obrigado. Venho acompanhando suas dicas e conhecimento. São muito esclarecedoras. Até mais.
Mecânica Quantica tem na Eng Elétrica
Ótimo vídeo
Bom vídeo.
👏🏻🌷❤️😘🥰