Ep. 05 O cristianismo contra o cristão | Nietzsche • O anticristo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 янв 2025

Комментарии • 2

  • @diego-darkmatter
    @diego-darkmatter 22 дня назад

    Oi Geovana, de antemão quero dizer que você é uma pessoa iluminada e seu eu acreditasse em vidas passadas diria que em todas elas você foi uma educadora. Eu passei por um longo e gradual processo do protestantismo até o agnosticismo e do agnosticismo até o ateísmo. Na minha fase como protestante evangélico eu era inundando de falsas teorias e conspirações como "O homem não foi a lua", "Evolucionismo é uma farsa", dentre tantas outras. Ao perceber que eu estava sendo enganado resolvi considerar Deus como uma hipótese, algo probabilístico, uma ideia plausível, mas não uma verdade absoluta. No fundo, eu não me considerava ateu por causa da aposta de pascal citada muito bem por você. Existia ainda em mim um grande receio de eu estar totalmente enganado sobre a não existência de Deus e por isso ser punido por toda eternidade, o que não faz nenhum sentido se considerarmos um Deus bondoso e sim um Deus narcisista. O que finalmente me libertou foi ter conhecido as ciências das religiões e no caso em específico do cristianismo foi ter conhecido mais de perto a história da bíblia. Saber, por exemplo, da influencia persa (zoroastrismo) na construção de um Deus monoteísta do antigo testamento me fez repensar totalmente na possibilidade de uma inerrância bíblica ou religiosa. As religiões se comunicam e absorvem elementos uma das outras, não existe a tal da religião pura, verdadeira e absoluta.
    Você citou por diversas vezes a sua relação com o trabalho de caridade, o que admiro bastante, e alguns versículos do novo testamento citam:
    " 'O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós'”. ",
    " Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês "
    Talvez o Jesus histórico achasse que o seu reino já estava instaurado, um reino de justiça, caridade e amor ao próximo. Não um reino que ainda está por vir, como Paulo e a maioria dos cristãos esperam até hoje. Quando recebo um panfleto na rua é sempre sobre a parúsia, a segunda vinda de cristo, e não sobre a a primeira vinda dele e o compartilhamento do pão.
    Olhar pelo próximo é o modo de preservar o que temos de mais belo nesse planeta que é a vida. Já pousamos na lua, enviamos robôs até Marte, sondas além de Plutão e não encontramos um único vestígio de vida. Isso mostra o qual raro a vida pode ser e a nossa responsabilidade por cada flagelo, cada DNA, cada ser vivo do nosso planeta.
    Queria que o mundo tivesse outras Geovanas, parabéns pelo seu trabalho.

    • @astrogeovana
      @astrogeovana  22 дня назад +1

      Que maravilhoso relato, obrigada por todas as palavras e por compartilhar! Você também é especial, pessoas como você me mantém motivada em boas ações 🤍🫰🏻