Meteoro Brasil sempre trazendo de volta seus excelentes trabalhos desenvolvidos nos primórdios do canal! Merece uma reprise com certeza! Matrix, Mito da Caverna e Realidades Paralelas! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@ElimarLucas pois é! Ele tem feito um quadro "vale a pena ver de novo". Pois considera que depois que atingiu 1 milhão de inscritos a quantidade de conteúdo relevante já produzido pode ser aproveitado. Aposto que, quando completar 2 milhões, se o RUclips ainda for essa potência que é atualmente, o Meteoro Brasil irá novamente repostar esses conteúdos!
Cara, eu lembro do movimento que esse filme fez na época. Foi surreal. Não paravam de falar nesse filme. Esse filme contribuiu pra carai pro cinema na parte tecnica.
Tenho visto alguns comentátios sobre vcs reprisarem alguns vídeos e só queria agradecer. Conheci o canal durante a cpi e não tinha visto vários deles ainda, são incríveis! Não sei como tem gente que tem coragem de fazer qualquer comentário que não seja elogiando a qualidade do conteúdo de vocês.
já faz anos que acompanho esse canal e a cada video, cada um deles mesmo, tenho sempre o mesmíssimo sentimento seu. a qualidade é assustadora, o carinho é apaixonante e a coragem é de se admirar, pelo tamanho da equipe. não consigo ir trabalhar sem antes assistir eles acompanhado de um bom cafezinho da manhã. compartilho com os meus, faz um bem danado.
o livro "o mundo de Sofia"de Jostein Gaarder ,um romance da história da filosofia tem um enredo semelhante,Sofia descobriu que estava em uma realidade paralela, descobriu que seu mundo não era real , muito interessante o desenvolvimento desta percepção de uma outra realidade ,te faz pensar "eu sou realmente eu?"
A pergunta certa, porém assustadora: você está no seu corpo mesmo? Vc é tudo que fala e faz? Ou vc só consegue ser o que o outro te diz que “ é melhor ser”? Deus está dentro de vc. vc nasceu para procurar a felicidade com propósito de acalmar a sua alma, melhor dizendo, ter a paz interior, . Deus te ama !
Parabéns pelo vídeo. Acho muito viajado isso das pessoas se questionarem se já estamos vivendo em uma realidade inventada. Pra mim, a parte do filme fazer o personagem enxergar a realidade fora da matrix seria mais como a gente despertar de uma ilusão e perceber como que a realidade em que a gente vive não é nem um pouco semelhante ao que a gente imaginava antes. Não necessariamente tendo que ser fisicamente artificial. Porém, como quando uma pessoa se ilude com uma proposta de emprego ou em começar um relacionamento amoroso e depois se dá conta de que nada é como o que havia sido proposto no começo. Pena que a maioria só se dá conta quando já é muito tarde. E também, acho pouco provável a humanidade continuar existindo sem esse modelo de organização.
“Simulacros e simulações” é um livro bem interessante que deu origem a vários conceitos do filme também e inclusive o livro aparece como o simulacro de livro em que Neo guarda o disco que ele vende bem no início do primeiro filme. Muito legal o vídeo, Meteoro sempre representando!
Eu também saí do cinema totalmente mexida, impossível voltar a olhar o mundo da mesma forma depois de assistir a esse filme. Inclusive, Matrix me fez buscar muito conhecimento para tentar entender melhor a realidade. Eu tinha 17 anos, foi crucial para o meu desenvolvimento intelectual!
Me lembro bem, eu tinha 14 anos e fui ao cinema com meus amigos, não tinha visto o trailer e nem ninguém falar sobre o filme. Não fazia ideia do que ia encontrar... Na primeira cena em que câmera gira com a Trinity parada no ar chutando o policial eu virei pro meu amigo e disse "O que foi isso cara!". Saí do filme com a cabeça a mil, lembrando das cenas de luta, tentando decifrar filosofia e como aquelas cenas haviam sido feitas. 🤯
Meteoro, vocês são muito bons tratando da cultura pop, pfv voltem a fazer esse tipo de vídeo. É a essência de vcs e o que vcs fazem melhor. Não deixem de fazer esse tipo de trabalho. Abraço fraterno!
Matrix é catártico em diversos níveis. A discussão filosófica da obra continuará por décadas... Outra obra catártica sem sombra de duvida é esse canal. 👏👏👏 Sucesso, parabéns pelo formato e conteúdo ...
Vcs são demais. Não esqueçam dos formatos de vídeos antigos por favor. Amamos seus conteúdos. Matrix eu estudei até na faculdade acreditem , e a reflexão dentro deste filme e entusiasmante. Ah tirei 10 na prova kkkkk. Bjs amo vcs
O livro Simulacros e Simulação De 1981 (Jean Baudrillard) foi traduzido para outras línguas em 1991, esse livro foi muito importante para a criação do filme Matrix, não foi citado no vídeo, mas foi o que deu o pontapé para esse tio de filosofia na cultura pop e 1999 teve outros filmes com questões parecida mas não tão profundas.
Esse canal é minha rotina diária, pra acompanhar a loucura que é nosso país. Porém, cansa! Esse vídeo é interessantíssimo! E dá um alívio na tensão que atrofia meus músculos por ser consciente no Brasil. Obrigada pelo trabalho de vcs! 🙏😇
A melhor parte de Matrix é a conversa do Sr. Smith com o Morpheus, onde ele explica que a humanidade é o vírus no planeta terra, que consome o mesmo diariamente, sem mesmo ter a mínima possibilidade de ter outro hospedeiro.
Primeiro: Meteoro, parabéns pelo conteúdo SEMPRE! Segundo, as irmãs wachowski unem ciência, filosofia, sentimento e uma baita ferramenta pra pensar. Começou com Matrix, depois Sense8. É tudo muito incrível!
Cara, que delícia esse vídeo. Parabéns Alegrou de mais minha noite. Eu e minha namorada maratonamos Matrix pra nós prepararmos para o próximo filme que sai esse ano.
Gostaria de ver um vídeo do Meteoro comentando o filme de 2006 Idiocracia, correlacionando com os acontecimentos atuais principalmente Brasil. Gosto muito desse Canal! Estão de parabéns pelo conteúdo!
E pensar que esses dois irmãos ( hoje irmãs) trabalhavam no ramo de construção e resolveram comprar um livrinho “ Como escrever Roteiro” e partiram para o primeiro filme : Matrix. Sensacional. Obrigada pelo vídeo. Lana e Lilly Wachowski. Mentes brilhantes!
Oi! Tudo bem? Só uma sugestão (leia com amor, pfvr): é mais adequado tratar pessoas transgêneras pelo pronome autodeterminado, ao invés do pronome morto; mesmo no contexto do comentário, saber que em algum momento se consideravam/eram consideradas "homens" não faz diferença para o objetivo de pontuar que oportunidades faz genialidades.
@@SrPeevish acolho sua sugestão. Estava me referindo à produção do Matrix e me ative a referência temporal. Me desculpe. Queria só pontuar como sou apaixonada pelo trabalho delas.
Lembro de uma vez no ensino médio,a professora de filosofia citando Matrix, eu e um amigo começamos um debate tão maluco que em 12 segundos a professora ficou tão confusa que disse chega. Kkkkk
@@montech5647 😩😩😩😩, não se pode comentar nada nesse mundo da internet sem ter alguém pra encher o saco, seja uma boa sombra e se recolha a sua própria caverna!
@@casio1810 eles vivem disso ué, como que vc acha que eles pagam as contas?? Nosso mundo é capitalista, e a chance do comunismo dar certo foi enterrada no século passado,,, aceite e lute pra um capitalismo menos selvagem, e reconheça que a maioria das ideais críticas do capitalismo estão ultrapassadas O que eu estou dizendo é que é sim possível trilhar um mundo capitalista e justo
Baudrillard em seu livro, Simulacra and Simulation, afirma que nossa sociedade atual substituiu toda a realidade e significado por símbolos e sinais, e que a experiência humana é uma simulação da realidade. O livro foi publicado em 1981, e os autores de Matrix abertamente declaram a influência desse autor no filme. É bem complicado achar que o filme questionou estas hipóteses antes da filosofia.
Você tem razão, mas acho que em termos de cultura pop, Matrix teve um impacto muito grande na nossa geração - inclusive eu só fui conhecer esse livro que você mencionou depois de assistir ao filme. Talvez não se trate de "quem falou sobre isso primeiro" mas do efeito de Matrix levar esse tipo de questionamento para mais pessoas.
Mas ironicamente Baudrillard odiou o filme e disse que as criadoras não tinham entendido a ideia dele, no fim ele disse que elas acabaram recriando exatamente o mito da caverna como no começo do vídeo
The philosopher was ambivalent about his influence on "The Matrix." He claimed to have declined an offer to help write the sequels, and apparently he felt that Disneyland was actually the perfect illustration of his theory about the simulated nature of contemporary reality.
Que bom falarmos em Matrix! Estou na idade de 62 anos e inspirada também por essa obra cinematográfica, quero entrar para Filosofia, sonhando em altos debates na universidade! Em 1999 eu estava com 40 anos e minha filha temporona estava com 1 ano. Agora aos 23 anos de idade essa filha vai assistir a estreia de Matrix 3 comigo!
Acredito que por termos o submodulo pragmático dentro do nosso módulo da linguagem, que desenvolvemos simulações derivacionais de forma natural (no caso me refiro aos simulacros, já somos uma sociedade de cópias derivacionais de ideias discursivas anteriores, atualmente não vivemos mesmo se quiséssemos em uma realidade "nua e crua", seria metafisicamente impossível) tal qual naturalmente desenvolvemos as metáforas mesmo na comunicação não literária/do cotidiano, uma vez que se não houvessem tais metáforas seria impossível acessarmos milhares de palavras a mais para darmos conta de nossas vivências cotidianas. Sobre esse vídeo: ahhhhhhh!!!!!! Caracas eu amei demais assistir a esse vídeo!!!!!!! Ahhhhhhhhh!!!!!!!! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤🐞🌱🌿🍀🌳🍀🌱🐞🐞🌿🍀🍀🌳🌱🌲🐝🐞🐞🐞🌱❤❤❤❤❤❤❤😮❤❤
@@montech5647 Man eu entendo mas vc concorda que nem só disso vive a audiência do canal, eu acompanho sempre as cpis, depois assisto o resumo ainda pra assimilar melhor, acompanho todos os dias os infortúnios do governo, e outra vc pode até misturar os assuntos, não sei se vc conhece\acompanha Berserk, mas o mundo de Berserk, principalmente a época de ouro, é recheada de questões políticas, não seria ruim trazer um conteúdo híbrido aí...
Inception tbm tem uma tacada semelhante, já que repete os questionamentos cartesianos se estamos vivendo ou não em um sonho. Mas confesso que Matrix merece um vídeo especial.
Quando assisti Matrix, de forma mais detalhada em 2014, pude sentir o surto que ele provocou em mim, com o vasto repertório filosófico que pude perceber. As elucubrações e reflexões profundas emergiram na hora. Fiz até um TCC sobre os conceitos filosóficos desse filme... Esse filme me pira positivamente rsrs...
Assistir esse vídeo de novo deixou meu coração quentinho 😍 Saudades daquele Meteoro filosófico, olhando para trás vejo que aquilo tudo foi um ensaio, nos ajudando a formar o pensamento para o que iria vir. Eu amo esse canal.
Eu amo Matrix. Foi e ainda é um dos filmes mais impactantes para mim. Ansiosíssimo para ver o 4 filme. Tem dois vídeos ótimos no RUclips a respeito dessa discussão Realidade x Simulação. Um chama-se: "Is Reality Real? The Simulation Argument" de um dos melhores canais de ciência dessa plataforma que é o "Kurzgesagt". O outro vídeo chama-se "What If We're Living in a Simulation?" de um canal recente de ciência com o nome de "Koranos". Recomendo muito. Obrigado Meteoro pelos vídeos super interessantes dos mais diversos assuntos. Adoro o canal. Abc!
Apesar do mito da caverna, é evidente que as irmãs criaram o Matrix mais inspiradas na filosofia oriental, que já precedia os temas abordados no filme (inclusive a possibilidade da simulação) a alguns milhares de anos. Em especial o hinduismo e o tema de Maya, que eventualmente influencia o zoroastrismo (e por consequencia toda a filosofia a religião ocidental) e o budismo.
isso mesmo... não há como negar que naquelas cenas onde Neo renasce.. ele ali na verdade ACORDA... é exatamente se tornando um bodhisattva, um iluminado... podendo ver o mundo de Maya como ele é (os grânulos da matriz matematica estrutural em todo redor)... podendo então distorcer também o mundo de maya a seu redor, pois ele não é o real... o mito da caverna é simplesmente o apelo que pega a civilização ocidental.... mas o profundo de tudo aquilo é o despertar da consciencia búdica, sem eu ter chance de me enganar quanto a isso.
outra coisa... o mito da caverna não explicaria essa possibilidade de nós podermos transformar o que nos cerca... no mito da caverna, se alguem é trazido para o exterior dessa, ainda continuaríamos sendo prisioneiro sensorial, e estando dentro da caverna, também ainda continuaríamos prisioneiros sensorial.... no despertar búdico, não, muito pelo contrário, nos tornamos senhor do SER e ESTAR... podendo modificar, transformar, reordenar as coisas, pois, sendo maya, tudo é ilusão, e sendo assim, podemos alterar o redor.... tomemos como exemplo uma lenda onde Buda ao perceber toda trama de Maya, fica em estado sereno. Maya ao vê-lo assim, se enfurece, e joga milhares de flechas para amedrontar o Buda (os projéteis dos agentes), e este, ainda sereno, transforma cada flecha em pétalas de rosa.... curiosamente no filme O PEQUENO BUDA, isso é muito bem explicado.... e quem é o protagonista? - Neo, digo ... Keanu Reeves.... ....... interessante, não é?!
Obrigada pelo conteúdo! Me lembrei de alguns episódios de Black Mirror, já que a série se utiliza muito desse futuro tecnológico aliado a baixa moral humana.
Matrix é um filme genial em vários aspectos e me deixou profundamente impactado na primeira vez que assisti (fui a um cinema de shopping e, quando saí e vi aquele tanto de gente, na hora voltei à cena da primeira (re)inserção do Neo na Matrix). Mas, especificamente em relação ao tema "simulação" tem um filme da mesma época (lançado, aqui no Brasil, um mês antes de Matrix), pouco conhecido, mas que trata desse assunto de forma muito interessante, por apresentar a questão ética de quem gerencia a simulação (nesse caso, humanos, e não máquinas, como em Matrix). Esse filme é "13º Andar". Tem umas falhas de script aqui e ali e o final é meio clichê, mas vale a pena dar uma conferida pela forma como ele explorar o tema.
Eu adoro esse filme, tem ação, filosofia, nos faz pensar, é interessante, criativo, os personagens são intensos, para mim ele é sensacional, mesmo eu não tendo gostado muito das continuações, estou ansiosa para ver o que o quarto filme nos trará de novidades.
Eu voltei aqui pra comentar que eu sou mega fan do filme Matrix e ja assisti umas 20 vezes, o primeiro só os outros não, e essa semana vi de novo! Amo demais esse filme.
Parabéns meteoro. Vcs podiam fazer um vídeo sobre o excelente filme vanilla sky, que compartilha de sentimentos e situações parecidas, fora a qualidade excepcional da ficção espanhola que deu origem a esse filme.
O mais interessante é que existem várias realidades dentro da Terra. É só vermos pelo prisma da cultura de cada povo. O lance é cada qual descobrir qual a sua realidade e viver dentro dela buscando a melhoria sempre! Lana e Lily fizeram isso, escolheram a pílula vermelha para suas vidas/aparência! E já falaram em entrevista que o intuito era mostrar as diferenças.
Matrix é tão fantástico que além dessa parte filosófica também pode ser assistido como a luta de um indivíduo que tenta se encaixar num mundo ao qual não se sente pertencente, como no caso das irmãs Wachowski, que são trans. O agente Smith obriga Neo a usar o nome de registro durante todo o filme (mr. Anderson) e quando ele ressuscita a primeira frase que diz é "Meu nome é Neo." Que poderia ser analogia a um novo nome ou indivíduo. No final Matrix consegue representar a todos nós e a luta de cada um para transformar a realidade em que vivemos, lutas com dificuldades diferentes mas igualmente legítimas. No meu entendimento a melhor mensagem é que "vencer" o sistema não é o objetivo, é uma etapa, a liberação dos demais que é a verdadeira luta. Igual tem feito esse canal. Abraços a todos.
Eu fico impressionado com o QUANTO o primeiro Matrix é fechadinho, perfeitinho e os outros 2 são tão FRACOS em comparação. Nem parecem ter saído das mesmas cabeças. Até hoje eu me arrepio com o despertar do Neo quando ele tá enfrentando o Agente perto do final do filme.
Este filme é muito bom para quem conhece o criacionismo, evolucionismo e entende de tecnologia. Já quem não tem estes conhecimentos, tem muita dificuldade de entender o quanto este filme é bom!
Bem, sou Bacharel em Filosofia ( árduos anos entre livros, pensamento e pesadelos,) e diria a vcs do Meteoro, Discutam antes de mais nada a questão "Assentimento e Consentimento" a partir do que vcs assentem, isto irá irá determinar o que nosso consentimento toma por realidade. Já a realidade em si é um pouquinho mais difícil e complexo de "aferir". Analisem estes dois conceitos o "para si "( interpretativo) e o "em si" aí talvez lance mais luz entre assentimento e consentimento . Grande trabalho de vcs . Beijo pra Ana e uma muquetinha pro maridão ( risos) !
O filme é uma ilustração "grosseira" da ideia de Matrix, se você observar bem a vida e a conduta de outras pessoas, irá concluir que elas vivem numa espécie de Matrix própria, assim, chega-se a conclusão que existe uma Matrix para cada um de nós, pois, todos temos e vivemos uma realidade diferente, algumas realidades podem ser semelhantes, porém, nunca iguais, bem, é isso que penso. Com o individualismo, foram surgindo realidades cada vez mais distintas umas das outras, por isso o tema se tornou tão pertinente. Sem querer ser chato, mas o atual cenário político do nosso país evidência isso, admita que você já se perguntou: em que mundo vivem os bolsonaristas? E você bolsonarista já se perguntou: como algumas pessoas não enxergam o que eu vejo sobre o presidente Bolsonaro. Então, para mim a Matrix é uma questão filosófica e não como o filme traz, "viver em uma realidade programada por computadores e/ou uma tecnológica ultra moderna.
concordo, mas não com a sua conclusão. Filmes, contos, histórias, podem ser alegorias, como Matrix foi para o mito da caverna, ou para o processo de transição para as irmãs criadoras da série, que seria a matrix pessoal, como vc disse, mas da qual se libertaram. O cenário, estética, é só uma embalagem para a mensagem. Como uma fábula, com a lição educativa no final, mas menos explícita. Como toda história é
Freud chamava isso de ''realidade psíquica'' q, para a Psicanálise, é tão importante qto a realidade. Outros terapeutas como Carl Rogers chamam isso de fenomenologia, onde cada um percebe/sente/reage o estímulo de certo modo.
E quem disse que essas milhares de realidade criadas individualmente são de fato criadas pela individualidade de cada um que as vive e não pro um elemento externo? Até porque uma coisa que o filme ressalta é o aspecto ultraindividualista da matrix, cada um em sua cabine é uma bateria individual, sem ligação nenhuma com as outras unidades da colmeia. A diferença da teoria da matrix e da sua teoria é que, na matrix, o que cada uma dessas pessoas pensam que criam como realidade própria não é de fato criada por elas. É muita doidera, talvez, e é um pouco deprimente porque tabalha com a hipótese de uma realidade em que o determinismo é elevado a enésima potência. Mas a graça no fim das contas, e esse é o verdadeiro jogo da matrix, é fazer perguntas. Sempre questionar: e se...? E no
E, no fundo (e fazendo uma simplificação grosseira), esse é o grande embate filosófico da modernidade: de um lado, o idealismo de Hegel, do outro o materialismo de Marx. Se vc levar essas hipóteses a um extremo (até meio caricato) o excesso de subjetivismo leva ao cinismo e o excesso de objetivismo ao determinismo.
Sei que política é necessário, mas MANO COMO EU TAVA COM SAUDADE DESSE FORMATO❤❤
Por isso que é uma reprise ;)
É man, é um vídeo antigo do canal, como mencionou o @Rafael Grapper
Matrix, acima de qualquer coisa, é um filme político.
Pena que os vídeos nessa pegada são apenas reprises...
@@claudiojunior5845 eu até fiz um nessa pegada com uma colega sobre rezero inspirado no meteoro, video curtinho
Meteoro Brasil sempre trazendo de volta seus excelentes trabalhos desenvolvidos nos primórdios do canal!
Merece uma reprise com certeza!
Matrix, Mito da Caverna e Realidades Paralelas!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ufa eu pensei que eu estava ficando maluco eu jurava que já tinha assistido esse vídeo
@@ElimarLucas pois é!
Ele tem feito um quadro "vale a pena ver de novo".
Pois considera que depois que atingiu 1 milhão de inscritos a quantidade de conteúdo relevante já produzido pode ser aproveitado.
Aposto que, quando completar 2 milhões, se o RUclips ainda for essa potência que é atualmente, o Meteoro Brasil irá novamente repostar esses conteúdos!
Matrix Ressurrections já está aí em Dezembro.
@@ElimarLucas eu acho que é sim.
Cara, eu lembro do movimento que esse filme fez na época. Foi surreal.
Não paravam de falar nesse filme.
Esse filme contribuiu pra carai pro cinema na parte tecnica.
não só técnica, mas para um sair do mito da caverna, para piscar os olhos, amigo.
@@RegianeLois Disse só da parte técnica, mas reconheço que não foi só na parte técnica que inovou.
Tenho visto alguns comentátios sobre vcs reprisarem alguns vídeos e só queria agradecer. Conheci o canal durante a cpi e não tinha visto vários deles ainda, são incríveis! Não sei como tem gente que tem coragem de fazer qualquer comentário que não seja elogiando a qualidade do conteúdo de vocês.
Ah, eu amo esse canal!
já faz anos que acompanho esse canal e a cada video, cada um deles mesmo, tenho sempre o mesmíssimo sentimento seu. a qualidade é assustadora, o carinho é apaixonante e a coragem é de se admirar, pelo tamanho da equipe. não consigo ir trabalhar sem antes assistir eles acompanhado de um bom cafezinho da manhã. compartilho com os meus, faz um bem danado.
Continue por aqui , o canal é muito educacional, comunidade de gente de verdade! Prazer ao mundo real!
É que quem já viu quer algo novo, bem simples de entender. Quer ver vídeo antigo, só ver, tá tudo lá.
Depois veja o vídeo sobre "A lenda de Korra". Para mim é um dos melhores
o livro "o mundo de Sofia"de Jostein Gaarder ,um romance da história da filosofia tem um enredo semelhante,Sofia descobriu que estava em uma realidade paralela, descobriu que seu mundo não era real , muito interessante o desenvolvimento desta percepção de uma outra realidade ,te faz pensar "eu sou realmente eu?"
Me causa angustia pensar dessa forma, sair da zona de conforto gera uma crise (psicótica) enorme kskskkk..
A pergunta certa, porém assustadora: você está no seu corpo mesmo? Vc é tudo que fala e faz? Ou vc só consegue ser o que o outro te diz que “ é melhor ser”? Deus está dentro de vc. vc nasceu para procurar a felicidade com propósito de acalmar a sua alma, melhor dizendo, ter a paz interior, . Deus te ama !
Li esse livro aos 15 anos e mudou a minha vida, sou apaixonada e grata demais por essa obra
O mito da caverna de Platão. O mundo de SOFIA e matriz está totalmente ligado
E quem sou EU? E se eu não for quem eu penso, quem Eu Sou?
Parabéns pelo vídeo. Acho muito viajado isso das pessoas se questionarem se já estamos vivendo em uma realidade inventada. Pra mim, a parte do filme fazer o personagem enxergar a realidade fora da matrix seria mais como a gente despertar de uma ilusão e perceber como que a realidade em que a gente vive não é nem um pouco semelhante ao que a gente imaginava antes. Não necessariamente tendo que ser fisicamente artificial. Porém, como quando uma pessoa se ilude com uma proposta de emprego ou em começar um relacionamento amoroso e depois se dá conta de que nada é como o que havia sido proposto no começo. Pena que a maioria só se dá conta quando já é muito tarde. E também, acho pouco provável a humanidade continuar existindo sem esse modelo de organização.
“Simulacros e simulações” é um livro bem interessante que deu origem a vários conceitos do filme também e inclusive o livro aparece como o simulacro de livro em que Neo guarda o disco que ele vende bem no início do primeiro filme. Muito legal o vídeo, Meteoro sempre representando!
Matrix é um filmão. Em 1999 ao assistir Matrix sai do cinema abalado. Parece que foi ontem.
Eu também saí do cinema totalmente mexida, impossível voltar a olhar o mundo da mesma forma depois de assistir a esse filme. Inclusive, Matrix me fez buscar muito conhecimento para tentar entender melhor a realidade. Eu tinha 17 anos, foi crucial para o meu desenvolvimento intelectual!
Me lembro bem, eu tinha 14 anos e fui ao cinema com meus amigos, não tinha visto o trailer e nem ninguém falar sobre o filme. Não fazia ideia do que ia encontrar... Na primeira cena em que câmera gira com a Trinity parada no ar chutando o policial eu virei pro meu amigo e disse "O que foi isso cara!". Saí do filme com a cabeça a mil, lembrando das cenas de luta, tentando decifrar filosofia e como aquelas cenas haviam sido feitas. 🤯
Aconteceu comigo também. Filme imperdível!
Meteoro, vocês são muito bons tratando da cultura pop, pfv voltem a fazer esse tipo de vídeo. É a essência de vcs e o que vcs fazem melhor. Não deixem de fazer esse tipo de trabalho. Abraço fraterno!
Matrix é catártico em diversos níveis. A discussão filosófica da obra continuará por décadas...
Outra obra catártica sem sombra de duvida é esse canal. 👏👏👏 Sucesso, parabéns pelo formato e conteúdo ...
Vcs são demais. Não esqueçam dos formatos de vídeos antigos por favor. Amamos seus conteúdos. Matrix eu estudei até na faculdade acreditem , e a reflexão dentro deste filme e entusiasmante. Ah tirei 10 na prova kkkkk. Bjs amo vcs
Meteoro é incrível demais. Não há um vídeo sequer que não tenha conteúdo!
O livro Simulacros e Simulação
De 1981 (Jean Baudrillard) foi traduzido para outras línguas em 1991, esse livro foi muito importante para a criação do filme Matrix, não foi citado no vídeo, mas foi o que deu o pontapé para esse tio de filosofia na cultura pop e 1999 teve outros filmes com questões parecida mas não tão profundas.
Sensacional esse video Mereoro! Matrix é parte da minha formação como individuo! Amo este filme rs. ❤️🎬✨
Esse tipo de vídeo estava fazendo muita falta!!
Já chego dando like 🖤
Esse canal é minha rotina diária, pra acompanhar a loucura que é nosso país. Porém, cansa!
Esse vídeo é interessantíssimo! E dá um alívio na tensão que atrofia meus músculos por ser consciente no Brasil. Obrigada pelo trabalho de vcs! 🙏😇
A melhor parte de Matrix é a conversa do Sr. Smith com o Morpheus, onde ele explica que a humanidade é o vírus no planeta terra, que consome o mesmo diariamente, sem mesmo ter a mínima possibilidade de ter outro hospedeiro.
Quando eu vi o título do vídeo, vim correndo assistir! Tava com saudades desse formato❤
Primeiro: Meteoro, parabéns pelo conteúdo SEMPRE! Segundo, as irmãs wachowski unem ciência, filosofia, sentimento e uma baita ferramenta pra pensar. Começou com Matrix, depois Sense8. É tudo muito incrível!
Cara, que delícia esse vídeo. Parabéns
Alegrou de mais minha noite. Eu e minha namorada maratonamos Matrix pra nós prepararmos para o próximo filme que sai esse ano.
Já agradeço, agora.
Eu amo está filme! Estámos revendo a trilogia.o trailer do quarto está ótimo.amo
Meteoro Brasil... esse canal só surpreende dia após dia! Vcs são topzeira total! 👍❤
Gostaria de ver um vídeo do Meteoro comentando o filme de 2006 Idiocracia, correlacionando com os acontecimentos atuais principalmente Brasil. Gosto muito desse Canal! Estão de parabéns pelo conteúdo!
E pensar que esses dois irmãos ( hoje irmãs) trabalhavam no ramo de construção e resolveram comprar um livrinho “ Como escrever Roteiro” e partiram para o primeiro filme : Matrix. Sensacional. Obrigada pelo vídeo. Lana e Lilly Wachowski. Mentes brilhantes!
Oi! Tudo bem? Só uma sugestão (leia com amor, pfvr): é mais adequado tratar pessoas transgêneras pelo pronome autodeterminado, ao invés do pronome morto; mesmo no contexto do comentário, saber que em algum momento se consideravam/eram consideradas "homens" não faz diferença para o objetivo de pontuar que oportunidades faz genialidades.
@@SrPeevish acolho sua sugestão. Estava me referindo à produção do Matrix e me ative a referência temporal. Me desculpe. Queria só pontuar como sou apaixonada pelo trabalho delas.
Lembro de uma vez no ensino médio,a professora de filosofia citando Matrix, eu e um amigo começamos um debate tão maluco que em 12 segundos a professora ficou tão confusa que disse chega.
Kkkkk
Produção de vídeo em escala industrial, isso é profissionalismo.
Tá, mas e o conteúdo DESSE vídeo?? Você entendeu??
Não se trata de "colecionar videos" do Meteoro, mas de ENTENDER os videos...
E todos vídeos com pouco mais de 10 minutos, pra porem ser monetizados.
Meteoro entrou com tudo no mundo do capitalismo.
@@montech5647 😩😩😩😩, não se pode comentar nada nesse mundo da internet sem ter alguém pra encher o saco, seja uma boa sombra e se recolha a sua própria caverna!
@@casio1810 eles vivem disso ué, como que vc acha que eles pagam as contas?? Nosso mundo é capitalista, e a chance do comunismo dar certo foi enterrada no século passado,,, aceite e lute pra um capitalismo menos selvagem, e reconheça que a maioria das ideais críticas do capitalismo estão ultrapassadas
O que eu estou dizendo é que é sim possível trilhar um mundo capitalista e justo
Baudrillard em seu livro, Simulacra and Simulation, afirma que nossa sociedade atual substituiu toda a realidade e significado por símbolos e sinais, e que a experiência humana é uma simulação da realidade. O livro foi publicado em 1981, e os autores de Matrix abertamente declaram a influência desse autor no filme. É bem complicado achar que o filme questionou estas hipóteses antes da filosofia.
concordo...é mais por aí...Baudrillard como filósofo...Philip K. Dick falou sobre a simulação de matrix decadas antes...
O Neo até esconde os programas ilegais dele (em MD, coisa mais final dos anos 90 possível) dentro de um compartimento oco dentro desse livro.
Você tem razão, mas acho que em termos de cultura pop, Matrix teve um impacto muito grande na nossa geração - inclusive eu só fui conhecer esse livro que você mencionou depois de assistir ao filme. Talvez não se trate de "quem falou sobre isso primeiro" mas do efeito de Matrix levar esse tipo de questionamento para mais pessoas.
Mas ironicamente Baudrillard odiou o filme e disse que as criadoras não tinham entendido a ideia dele, no fim ele disse que elas acabaram recriando exatamente o mito da caverna como no começo do vídeo
The philosopher was ambivalent about his influence on "The Matrix." He claimed to have declined an offer to help write the sequels, and apparently he felt that Disneyland was actually the perfect illustration of his theory about the simulated nature of contemporary reality.
A musica no final de todo vídeo remete esperança e inspiração.
Que bom falarmos em Matrix! Estou na idade de 62 anos e inspirada também por essa obra cinematográfica, quero entrar para Filosofia, sonhando em altos debates na universidade! Em 1999 eu estava com 40 anos e minha filha temporona estava com 1 ano. Agora aos 23 anos de idade essa filha vai assistir a estreia de Matrix 3 comigo!
Acredito que por termos o submodulo pragmático dentro do nosso módulo da linguagem, que desenvolvemos simulações derivacionais de forma natural (no caso me refiro aos simulacros, já somos uma sociedade de cópias derivacionais de ideias discursivas anteriores, atualmente não vivemos mesmo se quiséssemos em uma realidade "nua e crua", seria metafisicamente impossível) tal qual naturalmente desenvolvemos as metáforas mesmo na comunicação não literária/do cotidiano, uma vez que se não houvessem tais metáforas seria impossível acessarmos milhares de palavras a mais para darmos conta de nossas vivências cotidianas.
Sobre esse vídeo: ahhhhhhh!!!!!! Caracas eu amei demais assistir a esse vídeo!!!!!!! Ahhhhhhhhh!!!!!!!!
❤❤❤❤❤❤❤❤❤🐞🌱🌿🍀🌳🍀🌱🐞🐞🌿🍀🍀🌳🌱🌲🐝🐞🐞🐞🌱❤❤❤❤❤❤❤😮❤❤
Meteoro, seria legal se vocês voltassem a fazer alguns vídeos de mangás, seria uma boa vídeos sobre Berserk e o mangá Oyasumi Punpun.
Super concordo.
Nesse momento político??? Piraram???
@@montech5647 Nada haver, nem tudo tem que ser sobre política, não é bom só falar de coisas ruins mesmo sendo importantes.
@@montech5647 Man eu entendo mas vc concorda que nem só disso vive a audiência do canal, eu acompanho sempre as cpis, depois assisto o resumo ainda pra assimilar melhor, acompanho todos os dias os infortúnios do governo, e outra vc pode até misturar os assuntos, não sei se vc conhece\acompanha Berserk, mas o mundo de Berserk, principalmente a época de ouro, é recheada de questões políticas, não seria ruim trazer um conteúdo híbrido aí...
Um dos melhores canais anti-ignorância do RUclips
Inception tbm tem uma tacada semelhante, já que repete os questionamentos cartesianos se estamos vivendo ou não em um sonho. Mas confesso que Matrix merece um vídeo especial.
Que isso cara, que qualidade de vídeo! Super parabéns à toda equipe Meteoro!
Quando assisti Matrix, de forma mais detalhada em 2014, pude sentir o surto que ele provocou em mim, com o vasto repertório filosófico que pude perceber. As elucubrações e reflexões profundas emergiram na hora. Fiz até um TCC sobre os conceitos filosóficos desse filme... Esse filme me pira positivamente rsrs...
Assistir esse vídeo de novo deixou meu coração quentinho 😍 Saudades daquele Meteoro filosófico, olhando para trás vejo que aquilo tudo foi um ensaio, nos ajudando a formar o pensamento para o que iria vir. Eu amo esse canal.
Repost maravilhoso e na hora certa, já que ainda esse ano tem o quarto filme!
YUKÊ??
@@SrPeevish vai sair um novo Matrix, não tá sabendo??? Amigo, só procurar no YT mesmo, Matrix 2021
Ai tu me aumenta o hype pro quarto filme!
Aquele fan service vazio só pra ganhar dinheiro em cima de trouxa? Passo
@@regularlinuxuser251 tudo atualmente vai ser pra ganhar dinheiro em cima de *fã.* Não precisa xingar só pq não gosta
@@azideiaman o problema n é ganhar dinheiro, é fazer um filme 100% vazio.
@@regularlinuxuser251 Tu já assistiu ao filme?
@@lumer2b n, o trailer já mostrou q n vale a pena
Amo muito tudo isso!! Obrigado pelo trabalho. Todos são fantástico. :)
TAVA COM TANTA SAUDADE DESSE TIPO DE VIDEO
Eu amo Matrix. Foi e ainda é um dos filmes mais impactantes para mim. Ansiosíssimo para ver o 4 filme. Tem dois vídeos ótimos no RUclips a respeito dessa discussão Realidade x Simulação. Um chama-se: "Is Reality Real? The Simulation Argument" de um dos melhores canais de ciência dessa plataforma que é o "Kurzgesagt". O outro vídeo chama-se "What If We're Living in a Simulation?" de um canal recente de ciência com o nome de "Koranos". Recomendo muito. Obrigado Meteoro pelos vídeos super interessantes dos mais diversos assuntos. Adoro o canal. Abc!
"Esse maluco é tão sinistro que nem bala pega nele, ele fecha com uma mina que anda pela parede"
O reload é mentiroso, o revolutions é ruim e não tem mais a música do rage against the machine
@@rst7190 isso é só a letra de uma música cara
@@rst7190 fica a indicação: eu não entendi matrix - Gangrena gasosa
"Eu não entendi... Eu não entendi... Eu não entendi *matrix!* "
Essa música parece a interpretação de um certo grupo ideológico sobre o filme, é o resumo do que estamos vivendo hoje...
"Ele luta karatê
E vai na tia do biscoito
Onde tem um de menor
Que empena o garfo só com o olho"
Impressionante, tinha acabado de reassistir o Matrix 1 no Netflix e vocês lançaram esse vídeo há 2 dias atrás.
Excelente, Meteoro! Material de excelente qualidade.
Vi esses dias 13º Andar na HBO Max e vale muito a pena!
Excelente !!!! Parabéns Meteoro pelo Trabalho !!!
Boa noite!
Cara, cada dia me surpreendo mais com esse canal. Parece até que estamos "conectados".
Grande abraço,
Deus abençoe.
Isso é Meteoro Raiz! Bom demais!
um dos pais da ideia de Matrix se chama William Gibson, escritor da trilogia Sprawl e o precursor do termo Cyberspaço. Os livros são ótimos, recomendo
Concordo plenamente! Neuromancer, Count Zero e Monalisa Overdrive.
Nossa, vocês são demais! Cada dia melhor
Recomendo DEMAIS o canal Elegante. Ele tem vários vídeos dedicados a Matrix, é um trabalho sensacional.
Cada dia mais interessado em saber Mais...
Meteoro sempre me surpreende... Parabéns.
Nick Bostrom "a teoria da simulação é melhor do que a filosofia tradicional?"
Nick Bostrom - "é sim, pq é minha"
Bem isso!! Ahahuahua
@@rafaelluz1021 porque
que
Conker's Bad Fur Day. Foram tardes e tardes jogando. Até o multiplayer era sensacional, meu jogo preferido do N64. Opa, Matrix revolucionou o cinema,
Obrigado pelo vídeo! Entusiasma pelo conteúdo e traz a visão merecida a esse marco cinematográfico.
Apesar do mito da caverna, é evidente que as irmãs criaram o Matrix mais inspiradas na filosofia oriental, que já precedia os temas abordados no filme (inclusive a possibilidade da simulação) a alguns milhares de anos. Em especial o hinduismo e o tema de Maya, que eventualmente influencia o zoroastrismo (e por consequencia toda a filosofia a religião ocidental) e o budismo.
isso mesmo... não há como negar que naquelas cenas onde Neo renasce.. ele ali na verdade ACORDA... é exatamente se tornando um bodhisattva, um iluminado... podendo ver o mundo de Maya como ele é (os grânulos da matriz matematica estrutural em todo redor)... podendo então distorcer também o mundo de maya a seu redor, pois ele não é o real... o mito da caverna é simplesmente o apelo que pega a civilização ocidental.... mas o profundo de tudo aquilo é o despertar da consciencia búdica, sem eu ter chance de me enganar quanto a isso.
outra coisa... o mito da caverna não explicaria essa possibilidade de nós podermos transformar o que nos cerca... no mito da caverna, se alguem é trazido para o exterior dessa, ainda continuaríamos sendo prisioneiro sensorial, e estando dentro da caverna, também ainda continuaríamos prisioneiros sensorial.... no despertar búdico, não, muito pelo contrário, nos tornamos senhor do SER e ESTAR... podendo modificar, transformar, reordenar as coisas, pois, sendo maya, tudo é ilusão, e sendo assim, podemos alterar o redor.... tomemos como exemplo uma lenda onde Buda ao perceber toda trama de Maya, fica em estado sereno. Maya ao vê-lo assim, se enfurece, e joga milhares de flechas para amedrontar o Buda (os projéteis dos agentes), e este, ainda sereno, transforma cada flecha em pétalas de rosa.... curiosamente no filme O PEQUENO BUDA, isso é muito bem explicado.... e quem é o protagonista? - Neo, digo ... Keanu Reeves.... ....... interessante, não é?!
Obrigada pelo conteúdo! Me lembrei de alguns episódios de Black Mirror, já que a série se utiliza muito desse futuro tecnológico aliado a baixa moral humana.
Esse vídeo me lembrou os vídeos que vocês faziam para o meteoro por traz da cena, acho que vi todos, muito boa a playlist.
Os hindus tem um termo para esse simulação, eles chamam ela de Maya o véu da ilusão.
Matrix é um filme genial em vários aspectos e me deixou profundamente impactado na primeira vez que assisti (fui a um cinema de shopping e, quando saí e vi aquele tanto de gente, na hora voltei à cena da primeira (re)inserção do Neo na Matrix). Mas, especificamente em relação ao tema "simulação" tem um filme da mesma época (lançado, aqui no Brasil, um mês antes de Matrix), pouco conhecido, mas que trata desse assunto de forma muito interessante, por apresentar a questão ética de quem gerencia a simulação (nesse caso, humanos, e não máquinas, como em Matrix). Esse filme é "13º Andar". Tem umas falhas de script aqui e ali e o final é meio clichê, mas vale a pena dar uma conferida pela forma como ele explorar o tema.
Adoraria ver vocês em uma live com @novaacropole
Eu amo mto esse canal 😍😍😍😍😍obrigada por existirem 😚😚😚😚😚
Eu adoro esse filme, tem ação, filosofia, nos faz pensar, é interessante, criativo, os personagens são intensos, para mim ele é sensacional, mesmo eu não tendo gostado muito das continuações, estou ansiosa para ver o que o quarto filme nos trará de novidades.
Mds, vocês referenciando Conker, mesmo que um pouquinho! Vocês são incríveis haha
Que ótimo conteúdo! Aliás, todos os temas trazidos por vocês são muito interessantes e muito bem produzidos. Obrigado. :)
Excelente material, valeu, Meteoro 👏🏽
Eu voltei aqui pra comentar que eu sou mega fan do filme Matrix e ja assisti umas 20 vezes, o primeiro só os outros não, e essa semana vi de novo! Amo demais esse filme.
Obrigado pelo vídeo. Vocês provocaram a maior crise existencial da minha vida ❤
Seria legal fazer um outro vídeo linkando as ideias aqui com Black Mirror... Apenas uma sugestão...
Vocês são show!!!
Adoro essas discussões filosóficas...
Muita saudade desses vídeos assim!!!
Parabéns meteoro. Vcs podiam fazer um vídeo sobre o excelente filme vanilla sky, que compartilha de sentimentos e situações parecidas, fora a qualidade excepcional da ficção espanhola que deu origem a esse filme.
Adorei o video pessoal, Obrigado!!! Eu que gosto muito de matrix e scif-fi cyberpunk em geral, achei fudido o conteúdo! Parabéns!
Muito bom o trabalho parabéns Meteoro!
O mais interessante é que existem várias realidades dentro da Terra. É só vermos pelo prisma da cultura de cada povo. O lance é cada qual descobrir qual a sua realidade e viver dentro dela buscando a melhoria sempre! Lana e Lily fizeram isso, escolheram a pílula vermelha para suas vidas/aparência! E já falaram em entrevista que o intuito era mostrar as diferenças.
Vídeo incrível! Parabéns!
Adorei o vídeo, Matrix foi um filme que deixou uma interrogação na cabeça de muita gente, mesmo sendo uma chance em um bilhão.
AMO Matrix!!! Obrigada!!!
Aguardando ansioso pelo 4o filme da série
Matrix é tão fantástico que além dessa parte filosófica também pode ser assistido como a luta de um indivíduo que tenta se encaixar num mundo ao qual não se sente pertencente, como no caso das irmãs Wachowski, que são trans. O agente Smith obriga Neo a usar o nome de registro durante todo o filme (mr. Anderson) e quando ele ressuscita a primeira frase que diz é "Meu nome é Neo." Que poderia ser analogia a um novo nome ou indivíduo.
No final Matrix consegue representar a todos nós e a luta de cada um para transformar a realidade em que vivemos, lutas com dificuldades diferentes mas igualmente legítimas.
No meu entendimento a melhor mensagem é que "vencer" o sistema não é o objetivo, é uma etapa, a liberação dos demais que é a verdadeira luta. Igual tem feito esse canal. Abraços a todos.
Eu conheço pessoas que até hoje não entenderam ou não tiraram nada de importante de Matrix.
Ansioso pro próximo matrix.
Eu fico impressionado com o QUANTO o primeiro Matrix é fechadinho, perfeitinho e os outros 2 são tão FRACOS em comparação. Nem parecem ter saído das mesmas cabeças. Até hoje eu me arrepio com o despertar do Neo quando ele tá enfrentando o Agente perto do final do filme.
Só foi eu assistir matrix dnv semana passada q agr tem trailer novo e até vídeo no meteoro, sorte q fala ? Kk q doidera.
Mas se for parar para pensar, é exatamente isso que TODAS as religiões falam para nós. Que oque vivemos aqui é só uma fração da nossa verdadeira vida.
Mas Deus não simula a nossa vida, ao dar livre arbítrio. Em tese
Este filme é muito bom para quem conhece o criacionismo, evolucionismo e entende de tecnologia. Já quem não tem estes conhecimentos, tem muita dificuldade de entender o quanto este filme é bom!
Que video meu amigo, eu amo matrix!
Parabéns. Muito boa análise e referências.
Amo ❤
Bem, sou Bacharel em Filosofia ( árduos anos entre livros, pensamento e pesadelos,) e diria a vcs do Meteoro, Discutam antes de mais nada a questão "Assentimento e Consentimento" a partir do que vcs assentem, isto irá irá determinar o que nosso consentimento toma por realidade. Já a realidade em si é um pouquinho mais difícil e complexo de "aferir". Analisem estes dois conceitos o "para si "( interpretativo) e o "em si" aí talvez lance mais luz entre assentimento e consentimento . Grande trabalho de vcs . Beijo pra Ana e uma muquetinha pro maridão ( risos) !
Eu amo esse canal pqp
Seus maravilhosos!!! ♡
O filme é uma ilustração "grosseira" da ideia de Matrix, se você observar bem a vida e a conduta de outras pessoas, irá concluir que elas vivem numa espécie de Matrix própria, assim, chega-se a conclusão que existe uma Matrix para cada um de nós, pois, todos temos e vivemos uma realidade diferente, algumas realidades podem ser semelhantes, porém, nunca iguais, bem, é isso que penso. Com o individualismo, foram surgindo realidades cada vez mais distintas umas das outras, por isso o tema se tornou tão pertinente. Sem querer ser chato, mas o atual cenário político do nosso país evidência isso, admita que você já se perguntou: em que mundo vivem os bolsonaristas?
E você bolsonarista já se perguntou: como algumas pessoas não enxergam o que eu vejo sobre o presidente Bolsonaro. Então, para mim a Matrix é uma questão filosófica e não como o filme traz, "viver em uma realidade programada por computadores e/ou uma tecnológica ultra moderna.
concordo, mas não com a sua conclusão.
Filmes, contos, histórias, podem ser alegorias, como Matrix foi para o mito da caverna, ou para o processo de transição para as irmãs criadoras da série, que seria a matrix pessoal, como vc disse, mas da qual se libertaram.
O cenário, estética, é só uma embalagem para a mensagem. Como uma fábula, com a lição educativa no final, mas menos explícita. Como toda história é
Se todo mundo é especial, então ninguém é...
Se todo mundo vive na sua própria matrix, então não existe matrix.
Freud chamava isso de ''realidade psíquica'' q, para a Psicanálise, é tão importante qto a realidade.
Outros terapeutas como Carl Rogers chamam isso de fenomenologia, onde cada um percebe/sente/reage o estímulo de certo modo.
E quem disse que essas milhares de realidade criadas individualmente são de fato criadas pela individualidade de cada um que as vive e não pro um elemento externo? Até porque uma coisa que o filme ressalta é o aspecto ultraindividualista da matrix, cada um em sua cabine é uma bateria individual, sem ligação nenhuma com as outras unidades da colmeia. A diferença da teoria da matrix e da sua teoria é que, na matrix, o que cada uma dessas pessoas pensam que criam como realidade própria não é de fato criada por elas. É muita doidera, talvez, e é um pouco deprimente porque tabalha com a hipótese de uma realidade em que o determinismo é elevado a enésima potência. Mas a graça no fim das contas, e esse é o verdadeiro jogo da matrix, é fazer perguntas. Sempre questionar: e se...? E no
E, no fundo (e fazendo uma simplificação grosseira), esse é o grande embate filosófico da modernidade: de um lado, o idealismo de Hegel, do outro o materialismo de Marx. Se vc levar essas hipóteses a um extremo (até meio caricato) o excesso de subjetivismo leva ao cinismo e o excesso de objetivismo ao determinismo.
Um dos melhores filmes !!
Muito bacana! Parabéns pela produção! Da parte mais "histórica", talvez valesse a pena falar um pouco sobre George Berkeley
Excelente matéria 👏👏👏