Essa nossa cultura de "ter tudo tão agitado" ficou muito palpável pra mim quando eu fui assistir Star Wars Last Jedi e na cena em que tudo fica no silêncio eu ouvi um cara nas fileiras da frente falando "Nossa, será que zuou o filme? Tá sem som" Uns dias depois vi na internet que essa mesma reação foi tão comum que em alguns lugares eles tiveram que colocar um cartaz falando que aquele era um artificio pra dar maior impacto à cena. :x
Eu passo os filmes do Miasaki para os meus alunos de 1° e 2° ano, 6 e 7 anos de idade, e eles adoram os momentos do silêncio nos filmes. E são crianças de escola pública, classe social mais desfavorecidas. Às vezes as crianças são subestimadas.
1 Quando vi a notificação pensei que o resto do título seria "feijoada" 2 Esse vídeo sobre ma(?) é o meu favorito do youtube 3 Apesar de vocês dois parecerem tímidos os vídeos ficaram com uma química muito boa e conteúdo impecável 4 Amo os dois canais ❤️🖤
O melhor uso do ma (間), é no nosso cotidiano, naqueles momentos que nada acontece, sinta o momento observe as pessoas o ambiente, isso tem muito na meditação
Eu conheci o canal do Max justamente por conta da Mikannn e aquele vídeo é uma das melhores coisas que eu já vi no RUclips brasileiro. Fiquei bem feliz de ver as collabs de vocês aqui e no EntrePlanos! Parabéns pelo trabalho de ambos.
Engraçado, ele para mim é menos Ghibli de todos (e um dos meus preteridos). O diretor desse que foi o mesmo do "O mundo dos pequeninos" teve muito mais liberdade e fez o filme muito mais com a cara dele e bem menos a visão Ghibli. Ele e outros funcionarios fundaram o Studio Ponoc, o primeiro filme foi ele mesmo que dirigiu, recomendo procurar já que esse é o seu favorito.
Alehandro Duarte Oi, assisti esse filme agora por causa do seu comentário! E cara, que filme triste, escorreu um suor másculo vei, bolei várias teorias sobre a Marnie durante o filme todo, e dps de morrer de tristeza, o filme passa uma msg boa, curti muito
video perfeito. eu vejo muito uso do ma (間) no próprio cinema nacional. muitos filmes apresentam o cenário, mostram os detalhes dos objetos, ou até os personagens sem fala, até começar alguma interação. eu acho isso essencial. lembro de ter percebido o ma (間) em "que horas ela volta", "benzinho", "aquarius" e "temporada". vale muito a pena ver.
O Max de cabelo curto e cara de jovem! hahahahaha Também conheci o trabalho do Max por este mesmo vídeo e esta colab que me fez conhecer este canal aqui.
AMEI ESSE VÍDEOOO PARABÉNS!! Acabei de pereber que The Handmaid's Tale usa bastante o silêncio kkkk pode ser por isso que fico tão agoniada kkkkk(mas amo)
Oii Mikannn!!! Queria deixar uma sugestão de vídeos sobre Game of Thrones para vc e a Carol. Os " e ses" de Game of thrones como por exemplo : E se Ned Stark não tivesse morrido nos primeiros eps,se aquela cena nunca tivesse acontecido,como seria? E se Robb não tivesse se apaixonado? E se John nunca fosse para a muralha? E se drogo estivesse vivo? E se Bran nunca tivesse visto Cersei e o Jaime transando? Gostaria de saber suas opiniões e teorias de como a série ficaria assim. Esses são só exemplos para alguns vídeos (acho que ficaria muito legal). Tem Renly, Rickon e etc. Muito obg e um abraço para vcs!!
Eu tô encantada! 😍 Não conhecia esse conceito e achei esse vídeo por acaso.. eu deteeeesto esse tipo de filme tipo "Transformers" pq me sinto *saturada* de TANTA informação.. Amei ♥️ ver A viagem de Chihiro e não fazia ideia de que aqueles momentos de silêncio na verdade são algo planejado. Deu um quentinho no coração! Foi muito descobrir isso! Já anotei os outros filmes que foram falados no vídeo pra assistir tb!! Parabéns e obrigada pelo vídeo!!
Humm. Gostei da idéia de tema. Realmente vejo mais animes de ação. Em Hajime no ippo tem o Ma,pois as vezes mostra momentos do soco indo direção adversário em camera lenta. Bleach tbm tem ma,nas cenas mais dramáticas.
Adorei o vídeo! Já seguia o EntrePlanos e ficou legal os videos feitos juntos! :) Outros possíveis exemplos de Ma/Vazio que lembro: - No cinema, os filmes do Kenji Mizoguchi (Contos da Lua Vaga), alguns do Jim Jarmush (que, apesar de muita falas são cheios de "nada", como o recente Peterson), alguns do Nicolas W Refn (Drive, O Guerreiro Silencioso), além de filmes clássicos, como o Blade Runner de 1982, Ghost World (onde o vazio está também na vida dos personagens), Mais Estranho que a Ficção, Clube dos Cinco... O David Lynch também usa muito bem esse "recurso", como na última temporada de Twin Peaks. - Nos quarinhos, quem vem utilizando o vazio com maestria também é o norueguês Jason (Sshhhh!). ;)
Que blz. Dois canais que eu adoro falando dum dos temais mais legais. Outro dia numa exposição na Japan House de um arquiteto lá, tinha uma descrição do Ma utilizado por ele na concepção da arquitetura dele. Achei muito legal ver o quanto o Ma está inserido nas coisas.
Eu acho que o silêncio também te permite a dar importância pras coisas. Usando o exemplo do jogo que vocês citaram, você entende mais que demorou um tempo até chegar no próximo inimigo, você deixou cenários pra trás, tomou distância.. etc. Isso faz você dar mais importância praquela próxima luta ou cena porque quando as coisas vêm com muita informação você nao percebe a evolução que a história teve.
Lindos! Amo esse filme e sempre fiquei pensativo nessa cena, visto que ela não é usual nos filmes mais ocidentais. Amei os vídeos de vocês juntos! Espero novas participações. Sucesso!
Muito bom vídeo como sempre mikann! O conceito de Ma é interessante, imagino se começou como técnica literáraria ou é mais filosófica... Primeira vez que comento aqui :) Achei bem legal que vc e o Max gostaram do filme Silêncio, então eu não sei se vcs sabem que o o filme do Scorcese é baseado na obra de mesmo nome do autor japonês Shusako Endo - o livro Silêncio é um clássico da literatura japonesa (um dos meus livros favoritos da vida) :D Eu não sabia se vcs já tinham essa informação, então to deixando pros outros comentaristas.
Gostei muito do vídeo! Gostaria porém de adicionar algumas reflexões que tive enquanto assistia. Como vocês citaram, o uso do ma(間) nos filmes de terror é muito recorrente, mas você só sabe que vai levar um susto porque isso é um padrão, porque o seu cérebro associou que aquele silêncio é um prelúdio do jumpscare. Isso é previsibilidade. No meu caso eu reparei muito no uso do ma(間) música clássica, em como aquele momento mais calmo, quase parando é um aviso de uma mudança que, diferente dos filmes de terror, tem uma imprevisibilidade maior, creio eu. Vamos pegar dois exemplos: a Balada n° 4 de Chopin e a Etude op. 25 n° 11 também de Chopin. A introdução da Balada começa calma e feliz e tem uma mudança de caráter bem característico, saindo de algo alegre e adentrando a tristeza e a solidão. Já a Etude também começa amena porém a mudança de caráter conduz a peça subitamente para acordes fortes e raivosos (uma espécie de jumpscare da música clássica kkkkk). Em ambos os casos eu não sabia o que esperar, o que estava por vir, e é isso que me encanta principalmente no uso do ma(間), a imprevisibilidade do momento a seguir.
Mikannnnnnnnnn acabei de ver o vídeo do Entre Planos sobre o Má... vi um comentário seu no vídeo e em seguida, exatamente agora vejo vcs dois juntos.... kkkkk
Achei que Vocês iriam citar Journey, eles fazem um bom uso, em cenas de ação e super ativas do nada a game play vira uma cutscene, os sons diminuem e você só contempla a beleza do cenário com um som quase inexistente do violino da trilha beeeem la no fundo.
Interessante que as cenas de "ma" em Ghost in the Shell estão entre as mais memoráveis. Não conhecia o conceito e agora muita coisa faz mais sentido. Obrigado pelo vídeo. Muito legal!
Aieeee Simplesmente amei esse feat de vcs. Pessoal o MA (intervalo) = VAZIO também é utilizado em terapia para que o PCT tenha seus momentos de entendimento interno. Ele está em todos os lugares
Me fez lembrar das cenas de silêncio do último Star Wars, que causou estranhamento em muita gente e acabou fazendo alguns cinemas colocarem avisos de que não eram problemas técnicos haha
Excelente video, realmente os Japoneses usam o conceito do Vazio de uma forma incrível, no cinema quem melhor usou esse recurso foi Yasujiro Ozu, e nas Hqs a obra-prima Lobo Solitário usa o "aspecto para aspecto" brilhantemente. Por fim gostaria de citar no cinema alem dos japoneses o diretor Taiwanês Hou Hsiao-Hsien que e muito inspirado em Ozu, e o (melhor diretor de todos os tempos) russo Andrei Tarkovsky.
Era Uma Vez no Oeste. O filme inteiro é recheado de intervalos de ação, silêncio e momentos contemplativos, mas o começo do filme, em que se tem uns 5 personagens fazendo literalmente nada por uns 10 min, é o momento em que isso fica mais evidente, e é uma cena muito boa
no cinema recente americano o uso do Ma, seja o fim de A origem e a questão do peão em movimento nos créditos, tem umas cenas que usam bem o Ma num anime chamado Arakawa Under The Bridge. ótimo vídeo .
Há, há! Em Star Wars: The Last Jedi, houve uma cena de silêncio que deu até polêmica, pois parte do público achou que fosse algum problema técnico nas sessões. Ótimo vídeo!
Sinto isso tão forte nos filmes Lost in Translation, da Sofia Coppola e Her, do Spike Jonze. São obras incríveis que usam o silêncio e cenas que "nada acontece" para dar um aspecto de solidão e reflexão. Adiciono também o jogo Life is Strange, que o silêncio constrói a história em momentos tensos, e é uma experiência extremamente interessante.
Sinto bastante esse "vazio" repleto de significado nos filmes do Kore-eda, como já falei no meu canal de clássicos e filmes de arte! Adorei esse video de vocês! Assisti com minha filha de 14 anos, que ama cinema!!! Parabéns!!! tenho uma videolocadora em SP desde 1991, de clássicos e outras cinematografias menos conhecidas! Assim que puderem, vejam algum video do meu canal! abração e parabéns mais uma vez!
Eu só consigo lembrar da cena da torta em A Ghost Story. E também de como esse vazio em Babadook e "levado a outro nível" para criar o terror da personagem.
Um exemplo de Ma que eu pensei bastante durante o vídeo são aquelas cenas de eternas caminhadas em Senhor dos Aneis, que faz a gente contemplar o ambiente e se sentir parte dessa longa jornada.
Pulp Fuction e Cães de Aluguel é puro "Ma"! Alias eu acho que o Tarantino usa muito bem esse conceito de vazio, dos momentos casuais e acontecimentos inesperados. Makoto shinkai também tem desses momentos, Em Jardim das Palavras sinto muito esse conceito. Agora falando sobre atenção de crianças em relação ao conceito, eu me lembro muito bem um dia em que estava com um namorado que tive assistindo Ponyo, e na epoca o irmãozinho dele de 3 anos super eletrico, começou a assitir o filme e simplesmente ficou hipinotizado, com uma atenção de se admirar, foi realmente legal ver ele prestando tanta atenção!
Antes do Amanhecer(filme do meu coração), cena onde os dois protagonistas entram em uma cabine apertada e ouvem uma música enquanto se encaram. Só consegui lembrar dessa cena enquanto via o vídeo. Por favor, façam mais collabs juntos
Acabei de assistir o vídeo do Max e é muito didático. Ele realmente é uma aula. Era Uma Vez no Oeste é repleto de "ma". A cena inicial com um impasse mexicano (se bem que eram quatro atiradores) é um bom exemplo.
O que eu entendi que é o ma (間)? É um "nada" que explica muita coisa; É um "nada" que na verdade está explicitando muita coisa; É um "nada" que às escondidas tem tudo (ou quase tudo) que explica coisas simplistas; É um "nada" que foi 'criado' a fim de mostrar o que não dava pra ser mostrado; É um "nada" que existe desde culturas da antiguidade mas que foi ratificado relativamente recente; É um "nada" que SE você quiser ignorá-lo, você ainda pode seguir a sua história; ... É basicamente a matéria escura né...
@@catherinedaher8663 Exato. Até pq se eu te perguntar o que è o nada, você nn vai me saber responder. Pois o nada não se define, se não ele seria alguma coisa. A única coisa que explica o que è nada è
Estava aqui pensando: acho que vocês falaram de duas coisas diferentes, ou de dois tipos de ma distintos. Me parece que no caso dos filmes do Miyazaki, por exemplo, que o Max cita no vídeo dele, o silêncio, o vazio tem um valor em si, um sentido completo. Por mais que possa ser preenchido por nós, o efeito dele acontece inteiro ali, nele mesmo. Como uma janela, que mostra uma paisagem, mas que podemos ver bem a moldura ali, na nossa frente, inteira. Já no caso dos jumpscares eu acho que é diferente. Me parece que é um vazio meio incompleto, porque ele não tem um efeito em si, independente. Ele meio que está ali como parte de um efeito maior: o susto. Ele funciona por antecipação de algo que virá depois, e não como efeito em si, como contemplação. Será que dá pra pensar no conceito de ma nesses casos? Ou eu viajei?
Esse conceito é incrível na verdade. Um dos meus filmes favoritos na infância era um filme japonês, chamado As aventuras de Chatran, sem fala praticamente, só imagens sobre um gato e sua amizade com um cachorro e as aventuras deles numa fazenda, encontrando animais selvagens e tudo, um salvando o outro e etc. Tinha no entoa em que não acontecia nada, só chovia, e mesmo assim, me deixava super concentrada nele...sendo uma criança na época... Acho que sempre gostei desse conceito de vazio e nunca notei. Filmes de ação me deixam incomodada... são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo...
Um dos filmes ocidentais que eu mais vi a presença do Ma é Call Me By Your Name. As cenas do Elio e do Oliver andando de bicicleta pelo horizonte, as cenas do jardim, dos calções no banheiro,... todas elas são cenas de vazio incríveis que te fazem mergulhar naquele cenário e refletir. O filme possui muitas cenas em silêncio, poucas falas (e muito silêncio durante as conversas) e muita preocupação com o cenário. A clássica cena do primeiro beijo deles é o principal exemplo. Eles deitados, em silêncio, a demora do Elio para responder a pergunta do Oliver. Tudo naquele filme é perfeito e a presença do Ma torna ele ainda mais incrível!
Muito bom esse vídeo! Parabéns! Eu fiquei pensando aqui, fica um ponto de discussão para o canal: a partir de oito minutos, vcs citam o Transformes e comentam sobre o fato de que a intensidade, ponto oposto do vazio, pd causar um efeito contrário nesse processo de "memorização". Dps, comentam sobre exemplos ocidentais do uso do Vazio pelo Scorsese... fico pensando... haveria também alguns filmes que quebram a profundidade do vazio quando o usam em excesso? :v Enfim, tem 4 filmes que eu recomendo muito e que aplicam bastante a questão do silêncio no cinema do nosso lado ocidental: a trilogia do silêncio, do Bergman (Através de um espelho; Luz de Inverno; O Silêncio) e O Cavalo de Turim, do Béla Tarr. :]
Conheci o Max pelo Acabou de Acabar e a Mikannn pelo canal da Carol e agora eles fazendo um vídeo junto, é tipo ver o Batman com o Capitão América hahahahaha
Mikannn, minha recomendação é o quadrinho "O homem que passeia", acredito que ele usa muito bem o conceito de Ma, uma leitura totalmente contemplativa.
Essa nossa cultura de "ter tudo tão agitado" ficou muito palpável pra mim quando eu fui assistir Star Wars Last Jedi e na cena em que tudo fica no silêncio eu ouvi um cara nas fileiras da frente falando "Nossa, será que zuou o filme? Tá sem som"
Uns dias depois vi na internet que essa mesma reação foi tão comum que em alguns lugares eles tiveram que colocar um cartaz falando que aquele era um artificio pra dar maior impacto à cena. :x
Porra... a segunda cena mais linda do filme, e alguém estragou?? que mancada
PQP. Ainda bem que na minha sala só ficou todo mundo de boca aberta mesmo, com aquela cena incrível...
sorte q nas minhas salas , nas 2 vezes , foram foram tranquilas
Eu passo os filmes do Miasaki para os meus alunos de 1° e 2° ano, 6 e 7 anos de idade, e eles adoram os momentos do silêncio nos filmes. E são crianças de escola pública, classe social mais desfavorecidas. Às vezes as crianças são subestimadas.
1 Quando vi a notificação pensei que o resto do título seria "feijoada"
2 Esse vídeo sobre ma(?) é o meu favorito do youtube
3 Apesar de vocês dois parecerem tímidos os vídeos ficaram com uma química muito boa e conteúdo impecável
4 Amo os dois canais ❤️🖤
Eu nunca iria imaginar q isso tem um nome. E é uma coisa q eu sempre gostei e prestava atenção nas obras ;D
Um filme totalmente contemplativo e que o silencio fala muito sobre o momento é A Ghost Story.
Já tô shippando, alguém me interna pfv...
Eita!
Eu shippo a Mirian com todo mundo hahaha ela é foda demais, ele eu tô shippando comigo 👀
Shippo ela comigo.
Ele namoraaa kkkkk
Os dois são fofos e educados demais, da pra shippar sim
aquele silencio em kimi no na wa qnd a mitsuha cai no chão e olha para o que estava escrito na mão dela s2
fiquei um tempo pra entender qual era o filme ksksksksksksk pq só tinha visto usarem your name antes. e sim, essa cena é mara.
Essa cena é maravilhosa!
O melhor uso do ma (間), é no nosso cotidiano, naqueles momentos que nada acontece, sinta o momento observe as pessoas o ambiente, isso tem muito na meditação
Eu conheci o canal do Max justamente por conta da Mikannn e aquele vídeo é uma das melhores coisas que eu já vi no RUclips brasileiro. Fiquei bem feliz de ver as collabs de vocês aqui e no EntrePlanos! Parabéns pelo trabalho de ambos.
De todos os filmes do Studio Ghibli, o meu favorito é As Memórias de Marnie 😍
Engraçado, ele para mim é menos Ghibli de todos (e um dos meus preteridos). O diretor desse que foi o mesmo do "O mundo dos pequeninos" teve muito mais liberdade e fez o filme muito mais com a cara dele e bem menos a visão Ghibli. Ele e outros funcionarios fundaram o Studio Ponoc, o primeiro filme foi ele mesmo que dirigiu, recomendo procurar já que esse é o seu favorito.
Alehandro Duarte Oi, assisti esse filme agora por causa do seu comentário! E cara, que filme triste, escorreu um suor másculo vei, bolei várias teorias sobre a Marnie durante o filme todo, e dps de morrer de tristeza, o filme passa uma msg boa, curti muito
Alternative Hobo Obrigado, vou procurar sim!
Igor C Que bom que curtiu, é realmemte triste, mas te traz uma felicidade ao assistir
Eu tenho 3 favoritos Ponyo uma amizade que veio do mar , a viagem de Chihiro e o meu amigo Totoro que no caso são os únicos que eu vi
Não sei lidar com esses dois!!
Muito fofos 💕
Esse feat. é maravilhoso!!! Repitam sempre que possível! Please!!!!
Melhor crossover!! Inclusive, agora shippo!!!! ❤❤❤❤❤
Amoooooooo o A viagem de Chihiro. Oiie Mirian!
Poderia ter o dois desse filme maravilhoso
Max e Mikannn amo muito sim ou claro?
O entre planos é M A R A V I L H O S O
Vocês são muito fofinhos, AAAAAA!
Ótimo vídeo, como sempre.
Lembrei de Metal Gear Solid 3, onde numa parte do jogo você fica subindo uma escada por uns 5 minutos enquanto a música tema toca ao fundo
Por mais vídeos assim, por favor. Sou fã dos dois e os dois vídeos que vocês fizeram encaixaram demais.
#QueremosMais
Esperando esse colab desde o último vídeo. Achei o assunto do vídeo muito interesse. Muito bom como sempre, Mika. Bjs.
video perfeito. eu vejo muito uso do ma (間) no próprio cinema nacional. muitos filmes apresentam o cenário, mostram os detalhes dos objetos, ou até os personagens sem fala, até começar alguma interação. eu acho isso essencial. lembro de ter percebido o ma (間) em "que horas ela volta", "benzinho", "aquarius" e "temporada". vale muito a pena ver.
O Max de cabelo curto e cara de jovem! hahahahaha
Também conheci o trabalho do Max por este mesmo vídeo e esta colab que me fez conhecer este canal aqui.
Melhor crossover da história dos animes.
AMEI ESSE VÍDEOOO PARABÉNS!! Acabei de pereber que The Handmaid's Tale usa bastante o silêncio kkkk pode ser por isso que fico tão agoniada kkkkk(mas amo)
A M E I essa colab
"a presença da ausência" é uma expressão que eu acho bem descritiva
Shippei. São tão fofinhos os dois!
😍😍😍
Muito legal esse video. Expandiu bastante o tema que já foi muito bem abordado pelo Max no video sobre o vazio na obra do Miyazaki. Parabéns!
Oii Mikannn!!!
Queria deixar uma sugestão de vídeos sobre Game of Thrones para vc e a Carol.
Os " e ses" de Game of thrones como por exemplo :
E se Ned Stark não tivesse morrido nos primeiros eps,se aquela cena nunca tivesse acontecido,como seria?
E se Robb não tivesse se apaixonado?
E se John nunca fosse para a muralha?
E se drogo estivesse vivo?
E se Bran nunca tivesse visto Cersei e o Jaime transando?
Gostaria de saber suas opiniões e teorias de como a série ficaria assim.
Esses são só exemplos para alguns vídeos (acho que ficaria muito legal).
Tem Renly, Rickon e etc.
Muito obg e um abraço para vcs!!
Eu amo esses momentos de silêncio. Eles tem deixam ainda mais imerso ainda nos filmes/jogos. É tão bom ficar apreciando esses momentos ❤️
Eu tô encantada! 😍 Não conhecia esse conceito e achei esse vídeo por acaso.. eu deteeeesto esse tipo de filme tipo "Transformers" pq me sinto *saturada* de TANTA informação.. Amei ♥️ ver A viagem de Chihiro e não fazia ideia de que aqueles momentos de silêncio na verdade são algo planejado. Deu um quentinho no coração! Foi muito descobrir isso! Já anotei os outros filmes que foram falados no vídeo pra assistir tb!! Parabéns e obrigada pelo vídeo!!
Esse conceito de vazio é incrível! Que vídeo! Queria que esse crosssover se repetisse mais vezes
Humm. Gostei da idéia de tema. Realmente vejo mais animes de ação. Em Hajime no ippo tem o Ma,pois as vezes mostra momentos do soco indo direção adversário em camera lenta. Bleach tbm tem ma,nas cenas mais dramáticas.
Esse video do Entre Planos é uma obra prima! Não enjoo de assistir
Nery Player metade dos views são meus rsrsrs
Eu jurava que a trilha de fundo era do Joe Hisaishi... ate me decepcionei qndo descobri que não era. É bem o estilo dele
E qual vídeo dele NÃO é uma obra prima???
eu vi essa collab nos erros de gravação e fiquei super ansiosa pra ver o video, fiquei muito feliz quando eu vi que tinha sido lançada
Adorei o vídeo! Já seguia o EntrePlanos e ficou legal os videos feitos juntos! :)
Outros possíveis exemplos de Ma/Vazio que lembro:
- No cinema, os filmes do Kenji Mizoguchi (Contos da Lua Vaga), alguns do Jim Jarmush (que, apesar de muita falas são cheios de "nada", como o recente Peterson), alguns do Nicolas W Refn (Drive, O Guerreiro Silencioso), além de filmes clássicos, como o Blade Runner de 1982, Ghost World (onde o vazio está também na vida dos personagens), Mais Estranho que a Ficção, Clube dos Cinco... O David Lynch também usa muito bem esse "recurso", como na última temporada de Twin Peaks.
- Nos quarinhos, quem vem utilizando o vazio com maestria também é o norueguês Jason (Sshhhh!).
;)
Kill Bill tem cenas de Ma maravilhosas. Adorei o video Mikannn um dos melhores, otima colab!
Cheguei aqui por indicação do Podcast Cena Aberta 🥰
TB!
Que blz. Dois canais que eu adoro falando dum dos temais mais legais.
Outro dia numa exposição na Japan House de um arquiteto lá, tinha uma descrição do Ma utilizado por ele na concepção da arquitetura dele. Achei muito legal ver o quanto o Ma está inserido nas coisas.
Eu acho que o silêncio também te permite a dar importância pras coisas. Usando o exemplo do jogo que vocês citaram, você entende mais que demorou um tempo até chegar no próximo inimigo, você deixou cenários pra trás, tomou distância.. etc. Isso faz você dar mais importância praquela próxima luta ou cena porque quando as coisas vêm com muita informação você nao percebe a evolução que a história teve.
Dois fofos. Adoro os dois canais. Mostra dedicação e trabalho duro de ambos.bjs
MEU DEUSSSSSS ESSE VIDEO NEM ACABEI AINDA E......... amo os dois canais e esse assunto s2
Lindos! Amo esse filme e sempre fiquei pensativo nessa cena, visto que ela não é usual nos filmes mais ocidentais. Amei os vídeos de vocês juntos! Espero novas participações. Sucesso!
Muito bom vídeo como sempre mikann! O conceito de Ma é interessante, imagino se começou como técnica literáraria ou é mais filosófica...
Primeira vez que comento aqui :) Achei bem legal que vc e o Max gostaram do filme Silêncio, então eu não sei se vcs sabem que o o filme do Scorcese é baseado na obra de mesmo nome do autor japonês Shusako Endo - o livro Silêncio é um clássico da literatura japonesa (um dos meus livros favoritos da vida) :D Eu não sabia se vcs já tinham essa informação, então to deixando pros outros comentaristas.
Gostei muito do vídeo! Gostaria porém de adicionar algumas reflexões que tive enquanto assistia.
Como vocês citaram, o uso do ma(間) nos filmes de terror é muito recorrente, mas você só sabe que vai levar um susto porque isso é um padrão, porque o seu cérebro associou que aquele silêncio é um prelúdio do jumpscare. Isso é previsibilidade.
No meu caso eu reparei muito no uso do ma(間) música clássica, em como aquele momento mais calmo, quase parando é um aviso de uma mudança que, diferente dos filmes de terror, tem uma imprevisibilidade maior, creio eu. Vamos pegar dois exemplos: a Balada n° 4 de Chopin e a Etude op. 25 n° 11 também de Chopin. A introdução da Balada começa calma e feliz e tem uma mudança de caráter bem característico, saindo de algo alegre e adentrando a tristeza e a solidão. Já a Etude também começa amena porém a mudança de caráter conduz a peça subitamente para acordes fortes e raivosos (uma espécie de jumpscare da música clássica kkkkk).
Em ambos os casos eu não sabia o que esperar, o que estava por vir, e é isso que me encanta principalmente no uso do ma(間), a imprevisibilidade do momento a seguir.
Mikannnnnnnnnn acabei de ver o vídeo do Entre Planos sobre o Má... vi um comentário seu no vídeo e em seguida, exatamente agora vejo vcs dois juntos.... kkkkk
Achei que Vocês iriam citar Journey, eles fazem um bom uso, em cenas de ação e super ativas do nada a game play vira uma cutscene, os sons diminuem e você só contempla a beleza do cenário com um som quase inexistente do violino da trilha beeeem la no fundo.
Interessante que as cenas de "ma" em Ghost in the Shell estão entre as mais memoráveis.
Não conhecia o conceito e agora muita coisa faz mais sentido.
Obrigado pelo vídeo. Muito legal!
Aieeee Simplesmente amei esse feat de vcs. Pessoal o MA (intervalo) = VAZIO também é utilizado em terapia para que o PCT tenha seus momentos de entendimento interno. Ele está em todos os lugares
Maravilha! Sou fã desses dois. Torço por mais vídeos desses dois.
Adoro os trabalho de dois! Muito bom assistir essa colaboração!
Me fez lembrar das cenas de silêncio do último Star Wars, que causou estranhamento em muita gente e acabou fazendo alguns cinemas colocarem avisos de que não eram problemas técnicos haha
...esse é um dos meus preferidos! grata pelo vídeo.
Excelente video, realmente os Japoneses usam o conceito do Vazio de uma forma incrível, no cinema quem melhor usou esse recurso foi Yasujiro Ozu, e nas Hqs a obra-prima Lobo Solitário usa o "aspecto para aspecto" brilhantemente. Por fim gostaria de citar no cinema alem dos japoneses o diretor Taiwanês Hou Hsiao-Hsien que e muito inspirado em Ozu, e o (melhor diretor de todos os tempos) russo Andrei Tarkovsky.
Um dos melhores vídeos que já vi por aqui. Sensacional!
*Aquele feat maravilhoso* ♡
Era Uma Vez no Oeste. O filme inteiro é recheado de intervalos de ação, silêncio e momentos contemplativos, mas o começo do filme, em que se tem uns 5 personagens fazendo literalmente nada por uns 10 min, é o momento em que isso fica mais evidente, e é uma cena muito boa
Caralhoo, eu precisava dessa colab e nem sabia.
Que vídeo maravilhoso! Eu não sabia o nome desse conceito, mas senti em diversos filmes também... como o labirinto do fauno, cisne negro.
Parabéns
no cinema recente americano o uso do Ma, seja o fim de A origem e a questão do peão em movimento nos créditos, tem umas cenas que usam bem o Ma num anime chamado Arakawa Under The Bridge. ótimo vídeo .
Mikan, você gosta do Iazujiro Ozu? Os filmes dele (maravilhosos) exploram muito esse conceito. E que cenas maravilhosas! 😍
Conteúdo mt bom! Adorei vcs são pessoas visivelmente apaixonadas por aprender e ensinar esses conceitos! Parabens! Gostei mt!
Há, há! Em Star Wars: The Last Jedi, houve uma cena de silêncio que deu até polêmica, pois parte do público achou que fosse algum problema técnico nas sessões. Ótimo vídeo!
Sinto isso tão forte nos filmes Lost in Translation, da Sofia Coppola e Her, do Spike Jonze. São obras incríveis que usam o silêncio e cenas que "nada acontece" para dar um aspecto de solidão e reflexão. Adiciono também o jogo Life is Strange, que o silêncio constrói a história em momentos tensos, e é uma experiência extremamente interessante.
Encontrei o Entre Planos por causa desse vídeo do nada , também.
Muito bom esse encontro!
Sinto bastante esse "vazio" repleto de significado nos filmes do Kore-eda, como já falei no meu canal de clássicos e filmes de arte! Adorei esse video de vocês! Assisti com minha filha de 14 anos, que ama cinema!!! Parabéns!!! tenho uma videolocadora em SP desde 1991, de clássicos e outras cinematografias menos conhecidas! Assim que puderem, vejam algum video do meu canal! abração e parabéns mais uma vez!
Ansioso pelo vídeo sobre Devilman Cry baby
Eu só consigo lembrar da cena da torta em A Ghost Story. E também de como esse vazio em Babadook e "levado a outro nível" para criar o terror da personagem.
melhor feat! amo tanto os canais de vocês
Entreplanos é Brasília!!! Heheheh melhor representante!
Miriam e seus feats que arrasam ♡♡♡
Um exemplo de Ma que eu pensei bastante durante o vídeo são aquelas cenas de eternas caminhadas em Senhor dos Aneis, que faz a gente contemplar o ambiente e se sentir parte dessa longa jornada.
Os vídeos da Lindsey são ótimo! Curti muito vocês dois juntos! Ficou muito bom o vídeo!
Pulp Fuction e Cães de Aluguel é puro "Ma"! Alias eu acho que o Tarantino usa muito bem esse conceito de vazio, dos momentos casuais e acontecimentos inesperados. Makoto shinkai também tem desses momentos, Em Jardim das Palavras sinto muito esse conceito.
Agora falando sobre atenção de crianças em relação ao conceito, eu me lembro muito bem um dia em que estava com um namorado que tive assistindo Ponyo, e na epoca o irmãozinho dele de 3 anos super eletrico, começou a assitir o filme e simplesmente ficou hipinotizado, com uma atenção de se admirar, foi realmente legal ver ele prestando tanta atenção!
Adoro o canal Entre Planos.
Antes do Amanhecer(filme do meu coração), cena onde os dois protagonistas entram em uma cabine apertada e ouvem uma música enquanto se encaram.
Só consegui lembrar dessa cena enquanto via o vídeo. Por favor, façam mais collabs juntos
Amo vc Mikann e assisto sempre o EP. Amei a parceria♡
Acabei de assistir o vídeo do Max e é muito didático. Ele realmente é uma aula.
Era Uma Vez no Oeste é repleto de "ma". A cena inicial com um impasse mexicano (se bem que eram quatro atiradores) é um bom exemplo.
Mikkan faz video sobre Ico, Shadow e The last guardian, jogos assim merecem ser celebrados ;*
Crianças Lobo foi o filme crucial para mim iniciar minha jornada dos animes, gostei desse cara 😎 vou ver o canal dele ✅
O que eu entendi que é o ma (間)?
É um "nada" que explica muita coisa;
É um "nada" que na verdade está explicitando muita coisa;
É um "nada" que às escondidas tem tudo (ou quase tudo) que explica coisas simplistas;
É um "nada" que foi 'criado' a fim de mostrar o que não dava pra ser mostrado;
É um "nada" que existe desde culturas da antiguidade mas que foi ratificado relativamente recente;
É um "nada" que SE você quiser ignorá-lo, você ainda pode seguir a sua história;
...
É basicamente a matéria escura né...
se você define ma vc perde a essência de ma
@@catherinedaher8663 Exato. Até pq se eu te perguntar o que è o nada, você nn vai me saber responder. Pois o nada não se define, se não ele seria alguma coisa. A única coisa que explica o que è nada è
Estava aqui pensando: acho que vocês falaram de duas coisas diferentes, ou de dois tipos de ma distintos. Me parece que no caso dos filmes do Miyazaki, por exemplo, que o Max cita no vídeo dele, o silêncio, o vazio tem um valor em si, um sentido completo. Por mais que possa ser preenchido por nós, o efeito dele acontece inteiro ali, nele mesmo. Como uma janela, que mostra uma paisagem, mas que podemos ver bem a moldura ali, na nossa frente, inteira.
Já no caso dos jumpscares eu acho que é diferente. Me parece que é um vazio meio incompleto, porque ele não tem um efeito em si, independente. Ele meio que está ali como parte de um efeito maior: o susto. Ele funciona por antecipação de algo que virá depois, e não como efeito em si, como contemplação.
Será que dá pra pensar no conceito de ma nesses casos? Ou eu viajei?
O Lagosta(The Lobster) na cena final te dá ânsia de tantas "suposições" ...
Que papo maravilhoso!
Mikannn cada dia mais fofa !
Todos os seus vídeos são maravilhosos, amo todos!
Esse conceito é incrível na verdade. Um dos meus filmes favoritos na infância era um filme japonês, chamado As aventuras de Chatran, sem fala praticamente, só imagens sobre um gato e sua amizade com um cachorro e as aventuras deles numa fazenda, encontrando animais selvagens e tudo, um salvando o outro e etc. Tinha no entoa em que não acontecia nada, só chovia, e mesmo assim, me deixava super concentrada nele...sendo uma criança na época... Acho que sempre gostei desse conceito de vazio e nunca notei. Filmes de ação me deixam incomodada... são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo...
Gente como #amo esses dois....sou totalmente apaixonada
Conheci o studio Ghibli através da animação " a viagem de Chihiro " e desde então fiquei apaixonada pelos filmes 🥰
Não sei se do certo, mas em Undertale antes de de enfrentar asgores/sans rola um ma
Um dos filmes ocidentais que eu mais vi a presença do Ma é Call Me By Your Name. As cenas do Elio e do Oliver andando de bicicleta pelo horizonte, as cenas do jardim, dos calções no banheiro,... todas elas são cenas de vazio incríveis que te fazem mergulhar naquele cenário e refletir. O filme possui muitas cenas em silêncio, poucas falas (e muito silêncio durante as conversas) e muita preocupação com o cenário. A clássica cena do primeiro beijo deles é o principal exemplo. Eles deitados, em silêncio, a demora do Elio para responder a pergunta do Oliver. Tudo naquele filme é perfeito e a presença do Ma torna ele ainda mais incrível!
Sim, esse filme é uma obra de arte e tem várias cenas que eu amo e eu acho mt bom
Parabéns por este vídeo! Esses conceitos são muito interessantes, #pormaisvideosassim
Aahhhh, preciso de mais vídeos deles juntos.
Eu gosto desses momentos. Dá uma tranquilidade.
Eu curto tanto esse vídeo que eu tenho baixado no celular. Escuto muito. Me relaxa no caminho de volta pra casa. Vou até fazer uma tattoo do símbolo.
Blade Runner é um excelente exemplo!
sim,o cyberpunk pegou bem isso que nem no ghost in the shell
Um exemplo recente foi o silêncio na cena final da nave da Almirante Holdo no último Star Wars que muitos acharam que era defeito no áudio...
Além do Scorcese, o David Fincher em Mindhunters usa e abusa do Ma, acaba virando uma impressão digital da série, excelente.
Muito bom esse vídeo! Parabéns! Eu fiquei pensando aqui, fica um ponto de discussão para o canal: a partir de oito minutos, vcs citam o Transformes e comentam sobre o fato de que a intensidade, ponto oposto do vazio, pd causar um efeito contrário nesse processo de "memorização". Dps, comentam sobre exemplos ocidentais do uso do Vazio pelo Scorsese... fico pensando... haveria também alguns filmes que quebram a profundidade do vazio quando o usam em excesso? :v Enfim, tem 4 filmes que eu recomendo muito e que aplicam bastante a questão do silêncio no cinema do nosso lado ocidental: a trilogia do silêncio, do Bergman (Através de um espelho; Luz de Inverno; O Silêncio) e O Cavalo de Turim, do Béla Tarr. :]
Adorei o vídeo!
Conheci o Max pelo Acabou de Acabar e a Mikannn pelo canal da Carol e agora eles fazendo um vídeo junto, é tipo ver o Batman com o Capitão América hahahahaha
Mikannn, minha recomendação é o quadrinho "O homem que passeia", acredito que ele usa muito bem o conceito de Ma, uma leitura totalmente contemplativa.