um adendo povos indígenas do tronco Kariri faziam a passagem do ano novo nesse período próximo de festas São João ascendendo fogueiras e fazendo cantos tradicionais. a referência era de identificar as Plêiades no céu, alguns povos continuam fazendo esse ritual até hoje principalmente no Nordeste, chamam de Baty
Sim, era justamente isso que eu ia comentar, os indígenas do Brasil quase no geral faziam e fazem suas festas em volta da fogueira, além do milho que é tradicional das Américas e faz parte de todos os alimentos do são João no Brasil.
Pois é. Os elementos materiais da vida são basicamente os mesmos para todos os povos. O que mudo são os significados atribuídos a eles por cada cultura.
Festa junina é alegre, remete a área rural, comidas típicas, dança inocente...tudo de bom. Fiz uma festinha e chamei uns amigos evangelicos que não compareceram. Tenho pena deles. A festinha tava ótima, na roça, com fogueira e nós Catolicos nos divertimos de maneira inocente e agradável.
Você colocou seus "amigos" em uma situação vexatória por ignorância à visão de outrem e por preconceito religioso, mesmo sabendo dessas questões, e ainda vem no RUclips se vangloriar disso. Eu tenho pena é de você...
Eu comentei isso em outro vídeo, e é vdd: é uma explicação longa e coerente demais pra pessoas que dividem tudo em "coisas de Deus" e "coisas do diabo". As tradições evangélicas do Brasil caem muito nessa dicotomia, infelizmente. Eu sou evangélico e muita coisa ainda é vista nessa dualidade
Minha filha estuda em escola que a dona é evangelica e somos católicos e até no livro eles pulam a página que fala da cultura junina e faz outro projeto no lugar da festa junina. Mas em casa vivemos essa tradição faço questão que minha filha conheça nossa tradição junina que vai além de uma festa religiosa , o São soao hoje no nordeste é cultura.
aqui no BR as festas juninas são muito associadas tmb à cultura caipira, que historicamente começa com os povos jês, do centro do brasil + povos tupis e portgueses vindos da costa, cultuando muito as culturas agricolas tipicas como o milho e o dia a dia da população
Avisem a essa galera inguinorante que se " festa junina" remete ao catolicismo a " festa da colheita" remete ao paganismo e quero ver que nome dariam a comemoração.
Cara isso é uma questão regional, sou goiano, e de uma igreja reformada, e por aq evangélicos na fazem festa junina, e jamais fariam um negócio estranho como esse aí que vc falou, e não vejo nenhum problema em participar desse tipo de festa mesmo porque gosto muito dessas comidas típicas. Vcs colocam em um mesmo barco todo tipo de gente dizendo que são a mesma coisa.
@@Gsmirand o que tá acontecendo com as igrejas no nordeste? Rapaz provavelmente vc está falando de igrejas PENTECOSTAIS ou NEOPENTECOSTAIS que vc tem algum contato. Há uma enorme quantidade de igrejas reformadas por aí que não fazem essa presepada.
Eu to nem ai... quero quentão, milho cozido, pamonha, fogueira pra dancar e animar com muita comida boa diversão.... assim sou feliz demais sem ficar dramatizando a coisa. Boasfestas moçadaaaaa
@@frisk6530 porra tem que desenhar que contem ironia? To sendo ironico... tem que explicar o que é ironia ou ja deu p entender? Va assistir o proximo video vá... perdendo tempo atoa.
@@tiojhonnygames Tá bravo man? Kkkk E tu falando sobre ironia, me fez perceber que eu realmente não sei mais identificar ela, não pelo novo significado que ela ganhou ultimamente. Literalmente tudo pode ou não ser ironia, depende apenas da escolha de quem escreve, tá bem confuso.
Sou professora da rede pública e em muitas escolas a festa faz referência à cultura popular brasileira, enaltecendo o passado do país, ligado à cultura caipira.
Esse fim de semana eu fiz uma apresentação no Observatório daqui da USP de São Carlos sobre o solstício de inverno. Eu escolhi focar em como a festa junina é a nossa festa do solstício de inverno e como os cristãos transformaram festas já muito antigas na festa de são João, o batista.
Quando eu vi o povo comentando no instagram que era um absurdo escola pública comemorar festa junina e que deveria acabar, eu questionei se então deveriam acabar com o natal tbm!!! Nenhum seguidor desses pastores foram contrários e com certeza entenderam o que eu estava dizendo. E esse negócio da festa junina e do natal para mim são interessantes. Principalmente a festa junina. Em nenhum momento eu pensei nela como festa para santo mas sim como uma festa da roça.kkkkk. O natal da mesma maneira. Para mim tem 2 dias mais felizes do ano. Meu aniversário que é no Halloween e o natal. E o natal para mim não tem significado religioso. Tem um significado de família. Nesse dia parece que o ar fica mais leve com as pessoas felizes e correndo para se encontrarem para comemorar aquela data. É magnífico o dia do natal e eu não faço associação com Jesus. Mesmo que passe na tv o tempo todo sobre isso.kkkk
@@fernando4885 não foi nada usurpado, não existe ursupacão de data de calendário ou de festa, não é possível ursurpar cultura. O que a igreja fez foi CRISTIANIZAR as coisas. Cristianizaram a filosofia grega, o direito romano, e parte da cultura. Assimilar cultura é um processo histórico comum na história da humanidade
@@delles4268 não existia não. O registro histórico mais "parecido" com o natal (trocar presentes e fazer festa) era a Saturnália, mesmo assim ela se parecia com o carnaval e não era 25 de dezembro, era uma semana antes
As festas Juninas tem a sua origem em Portugal onde também em Junho se comemora as principais festas de S. João, S. Pedro e S. Antônio. Na América Portuguesa os Povoadores vindos de várias regiões de Portugal mas principalmente do Norte onde o Santo Padroeiro mais comemorado é o S. João, juntaram todas as festividades numa única. A festa Junina.
Aqui na Suécia a festa de verão do solstício q se chama de midsommar me lembra muito as festas juninas. As danças músicas roupas são idênticas e até dançar em volta de um poste. A diferença é q na festa junina se come as comidas do inverno daqui é mais algumas outras guloseimas q me parecem portuguesas. Midsommar é no dia mais longo do ano.
O nome permanece, festa junina. Mas hoje nenhuma escola se refere a santo nenhum na festa. É só uma festa divertida que qualquer coisa custa uma fortuna, mais um meio de ganhar dinheiro.
Minha escola desde o ano passado faz a homenagem em um momento durante a quadrilha do ensino médio, minha escola é cheia de católicos jovens graças a Deus!
Minha bisa vovozinha me contou que a fogueira de são João é acessa, porque segundo a tradição quando ele nasceu, Isabel prima de Maria quis avisa-la que ele havia nascido, mas a deslocamento não era possível no momento, então Zacarias montou uma pilha de madeira e fez uma fogueira tão grande que lá onde Maria estava ela viu e entendeu o sinal que o percussor havia nascido.
Aqui na minha cidade, interiror da Bahia, nós católicos constumamos comemorar o Padroeiro Santo Antônio na chamada Trezena de Santo Antônio (do 1° ao 13° dia do mês de junho). Consta nos registros históricos locais - mais de 90 anos de tradição. A depender do gestor político as festas pagãs (de rua ao ritmo do forró com shows de grandes artistas locais e nacionais podem ocorrer nas treze noites ou nos 6, 5, 4 ou 3 últimas noites desse periodo).😅
Ja morei em SãoPaulo e no sul , la a festa junina quase não existe .... mas para os nordestinos ela costuma ser a festa maos importante ... era incrível !... mas hoje foi corrompida em ... acabarm os palhoção , as quadrilhas viraram show e as musicas regionais perderam espaco para os artistas da hora !.... Muito triste !.. hoje o único simbolismo é GRANA ! .. fazer o show que da mais dinheiro e voto 😮
aqui ela faz todo sentido quando associada a religiosidade indigena do nordeste, vários povos como os tarairius e kariris comemoram em junho seu ano novo, periodo do reaparecimento das pleiades, onde vive badzé, meio q o deus maior, é neste periodo do ano que finda as chuvas, periodo de colheita de milho, fava, gerimum... etc. é tbm o periodo mais frio, estes povos faziam grandes fogueiras para assar o milho, se aquecer e contemplar as pleiades. dai um são joão tão vivo no nordeste. a história do br não tem como começar em 1500. Não é uma critica ao seu video, camarada. gostei muito do conteudo.
Sou católico e defendo o catolicismo como um dos Dois Elementos Essenciais para a criação da Identidade Brasileira, mas comentários como o teu deixam super evidente o outro desses 2 elementos, que são As Tradições Indígenas! É lindo saber que meus ancestrais kariris faziam já a sua "festa junina"!
15:28 Tirando que em festas de cunho familiar, não há uso de alucinógenos e entorpecentes, e nem insinuações sexuais ou atitudes libidinosas explícitas.
O engraçado é que no brasil se valoriza todas as nossas heranças culturais de todos os povos que nos formaram, menos nossas tradições portuguesas... Essas não, essas tem que acabar kkkk. Porque não reconhecer que nós temos muita cultura linda vinda de Portugal? Eu amo a festa JUNINA!
Quanto a Stonehenge não estar exatamente alinhado, provavelmente se deve ao movimento de precessão da Terra: "Como a Terra está girando, o eixo da Terra não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar precessiona em torno do eixo vertical ao solo." Mas há também os movimentos de nutação e o ciclo de Milankovitch que podem afetar essa variação na posição do sol nascente no solstício.
Nós católicos brincamos que a Igreja vive "batizando" aquilo que era pagão. O mesmo vale para as tradições de solstício de verão e inverno. Eram (e são) festas bonitas, cheias de significado, e cujos significados puderam ser adaptados à cosmovisão cristã. Assim, melhor que abolir é preservar. Para mim, são João é um tempo de viver a ancestralidade nordestina ❤.
eles aboliram sim, você pensa que eles aceitaram, o povo não queria largar suas antigas crenças ai os catolicos criaram essas festividades que antes não tinha no catolicismo, baseadas em festividades antigas do paganismo
Muito bom mesmo o modo de encarar as transformações ao longo do tempo! E pra mim nunca foi associada ao carolicismo a festa junina e eu venho de familia católica
O povo tem que preocupar em curtir a Festa e a Tradição. Se for pensar em religião, ninguém mais vai comemorar o Natal, o Ano-Novo, a Páscoa, o Carnaval, e por aí vai. As pessoas têm de parar com a frescura e ir viver mais e parar de mimimi... kkkkk
Eu sou evangélico, e na minha igreja não se comemora nem o Natal ou a Páscoa (agora pensando as pessoas de lá comemoram só o Ano Novo), fiquei sabendo nesse vídeo essa coisa de Festa da Colheita, e sim... realmente lembra religiões nativas européias, mas ninguém lembra delas (ou sabem a associação)
eu considero lindo o que nós fizemos com essas datas demoníacas, transformando-as em algo cristão. Essa transformação é uma espécie de metáfora com o que acontece quando Cristo pega a Boa Nova a todos, que abandonam seu culto a falsos deuses e se ressignificam, cultuando ao único Deus.
Conheço uma escola de cunho protestante que chama a festa junina de festa nordestina, achei o nome criativo apesar de não ser uma comemoração com origens no nordeste brasileiro.
Não lembro se teve uma referência ao Beltane da roda do ano Celta, que imagino que seja a festividade que mais inspirou o São João em relação à colheita, queimar fogueiras, danças de pares com os fitilhos, etc.
Aqui no nordeste a época é importante pq é durante o inverno que chove e possibilita o crescimento e colheita de vários gêneros alimentícios. Não à toa o São João é muito forte no nordeste e parte de Minas, mas no resto do país passa batido por não significar nada de especial para as culturas rurais.
A celebração de São João é hebráica. É a COMEmoração do final da colheita. Era quando as pessoas se casavam. Era o final do ano hebráico. Marcava a volta do sol.
Você pode apresentar alguma relação da festa junina e as celebrações das populações indígenas do Brasil e sua produção agrícola de milho? O milho produzido pelos índios foi incorporado à celebração católica na forma da pamonha, canjica e do próprio milho cozido, assado na fogueira. Os índios nesse período no passado tinham alguma celebração especifica que foi abolida pela catequização dos jesuítas? Você poderia comentar? Obrigado. @CortesdoEstranhaHistoria
sou agnóstico, mas acho engraçado, como os cristãos dizem que outras religiões, estão servido aos ''demônios'' e seus ritos ''demoníacos'', mas não perdem uma oportunidade de adicionar festas e ritos ''demoníacos'' ao seu calendário. Ps: eu sei que há cristãos que não comemoram festas ritualísticas de origem pagão.
Sabe o que é isso? É a falta dessa galerinha de estudar suas "tradições" religiosas... Chegam com aquele discurso de "Sempre foi assim" mas nunca movem 1 único dedo pra pesquisar a história daquilo que fazem/acreditam...
É porque faltou um pouco de raciocínio seu ,as festas cristãs substituem as festas pagãs, o historiador no vídeo falou isso, e não tem nada de errado, foi algo muito inteligente dos cristãos antigos, pois eles eram muito imais inteligentes mesmo. Quem usa muito o termo demoníaco são os evangélicos., mas para outras coisas. Datas são para designar o tempo, já imaginou quantos trastes nasceram no mesmo dia que você , quanta tragédia aconteceu e mesmo assim é o seu aniversário que importa , ou o aniversário de Jesus, entendeu?
@@RobsonDornelles qual o problema usar uma data paga para fazer uma festa de ritual cristã? Datas foram criadas para demonstrar o tempo, vocês colocam importância onde não tem. importante era evangelizar as pessoas, era acabar com rituais pagãos onde em muitos sacrificam até pessoas em oferendas a deuses inventados. A mente humana é complexa , os progressistas estão fazendo as pessoas voltar aos tempos medievais, sacrifícios em nome da ganância, do egoísmo ainda não acabaram , apenas diminuíram muuto com a evangelização no amor ao próximo, no respeito às leis , esta é a evolução do ser humano. Ja imaginou os trastes, que nasceram no mesmo dia que você , as tragédias que aconteceram e mesmo assim este dia é comemorativo para você.
@@bluebird2604 Apenas o nome mudou nessas festas, seu argumento gira entorno de "Ah, foi no mesmo dia, fazer o que né', mas toda a festa Junina, Natal, páscoa e Halloween, não só é na mesma data como todo o 'funcionamento ritualista' é o mesmo, como o vídeo mostrou com a fogueira para espantar maus espíritos sendo ressignificado, mas ainda praticado. Eu não acho errado, só é hipócrita mesmo.
De onde vc tirou que cristãos simplesmente adicionam ritos e festas pagãs ao seu calendário? Cristão/católicos, na verdade, tinham o costume de cristianizar essas festas pagãs, até msm como um modo de conversão dos pagãos. É diferente. E quem tem essaania de dizer que tudo que é pagão, é do demônio, é protestante, os mesmos que atacam as festividades católicas. Deu pra entender pq é agnóstico.😂
Ninguém está obrigado a ser cristão. Porque essa implicância com o cristianismo e apenas com o cristianismo. Essa perseguição vem desde sempre. Sigam o que quiserem, deixem os cristãos em paz.
Mas interessante ele falar sobre o mês estar também ligado ao nome da Deusa Romana Juno pq nas festas juninas tem a tradição da noiva e do noivo e a Deusa Juno está ligado aos casamentos ❤
Sou do interior de Goiás e aqui as cidades chamam a Festa Junina de Arraial, pra mim é uma festa de inverno que ressalta a ruralidade, onde há crianças dançam e há shows sertanejos e forró.
Só darei credibilidade aos crentes quando eles fizerem questão de ir trabalhar sem aproveitar do feriado de Nossa Senhora, dia 12/10, padroeira do Brasil e em outros feriados católicos como Corpus Christi e Carnaval. Mas é trabalhar sem ganhar hora extra, porque ganhando hora extra ainda é hipocrisia. 😂😂😂😂
Boa tarde professor, tudo bem? Recentemente eu fiz um mapeamento genético, e no resultado constou que parte de minha ancestralidade é de judeus ashkenazi, coisa que nunca tinha ouvido falar!! Até porque minha ascendência é italiana. Poderia comentar sobre as origens e a história dos judeus ashkenazi em um vídeo? Muito obrigado pela atenção!!
os testes genéticos tem dificuldade de diferenciar judeus Ashkenazi de judeus sefarditas, até porquê a prevalência disso na genética da maioria das pessoas costuma ser baixíssima.
@@AlefeLucas exatamente, até pq, são ambos Judeus. Só pra esclarecer o amigo acima, Judeu Ashkenazi, são os Judeus Germânicos (Judeus que foram pro "norte da Europa"), e os Judeus Safarditas são Judeus Latinos (Portugueses, Italianos, Galegos e Espanhois). A grosso modo é isso.
@@tatoxel Na verdade os sefarditas são os judeus da península ibérica. Os judeus da Itália são os italkim. Porém quando os sefarditas foram exilados eles se espalharam por todo o mediterrâneo e acabaram passando a viver também na Itália, no na Grécia e no oriente médio
Existem escolas que estão inseridas em comunidades de protestantes. Todo ano é essa chatisse, dei a ideia de não comemorar nada religioso, inclusive Páscoa e Natal. Surtam
Agora, bom dia. Sou Católico e fico com a ideia de que homenageamos esses homens, para nós: santos- separados por e para Deus e, que nos aponta pra o sagrado com suas vidas. Infelizmente o que era puro, pelo menos oara nós Católicos do Brasil, esteja desfale- cendo, por conta fo fundamentalismo protestante. Ótima matéria deste canal.
Porquê é puro para uma vertente do Catolicismo não significa que tenha algum valor pra outras vertentes ou outras religiões. Como o próprio vídeo deixa claro, nem mesmo as celebrações católicas não passam de apropriações do passado mesopotâmico.
Seria interessante ver as origens da dança de quadrilha (que eu creio ter influência francesa pelos termos "anavã" - en avant, e "anarriê" - en arrière, respectivamente para frente e para trás em francês) e a tradição do casamento na roça, e outras tradições das festas juninas.
Fala Dr. Estranho! Vc falando de adivinhação lembre de quando morávamos no interior era comum fazermos as fogueiras e depois tinha banhados de cheiros e adivinhações. Hoje nem lenha para a fogueira tem mais. Sucesso, Estranho!!
Doutor, não é incoerente Jesus ter nascido no solstício de inverno vez que, conforme o Evangelho, os pastores estavam à noite no campo e na região, no mês de dezembro, a temperatura gira em torno de 10º? Parabéns pelo trabalho.
Acredito que a festa Junina foi se unindo ao São João porquê era feriado , dia bom para festas . Nada de errado com festas juninas, agostinas, mas estes evangélicos criam confusoes por nada.
Teu cu ,vai ver lá na história, Mimi sempre teve e sempre terá kkk ,faz parte do ser humano, o problema q hoje tem demais por besteiras,seu próprio comentário é um mi-mi-mi contra o mi-mi-mi kk
É que as festas durante o mês de junho é mais utilizado e mais conhecido como "São João" (apesar de englobar mais dois santos), e não "festa junina". Pode ser que por isso têm se evitado o uso apesar do termo
O dia 25 de dezembro a Igreja católica diz ser o dia do nascimento de Jesus, mas esse dia tbm é o dia do Deus Sol e Jesus nasceu no verão e em Jerusalém é inverno nessa data 25/12? Como pode ser possível ?
Já ouvi dizer q os judeus serfadistas que vieram para o Brasil fugidos da inquisição, introduziram o casamento nas festas juninas, para se casarem e preservarem sua cultura sem desconfiarem q eles eram judeus.
Seria interessante se você dissesse a origem dos textos que cita e sua relação com a questão religiosa. Esse texto do sec VII falando da festa de Sao João é atribuído a quem? É um texto que pode ter a ver com os gnosticos ou é um texto da igreja mesmo?
@@fernando4885 antigo testamento celebra o Shavuot que não tem nada a ver com "festa das colheitas" pagãs. Shavuot era primícias da terra como sacrifício e oferta a YHWH e peregrinação a tenda/templo. E as leis e rituais do antigo testamento não valem nada para os protestantes porque sola gratia sola fide e o maior sacrifício já foi feito por Jesus portanto não precisa de outro, como a oblação do Shavuot por exemplo.
@@jhonnyfury9063 90% correto. As leis do antigo testamento de validade SIM, mas algumas foram substituídas por leis ou desmitificações destas leis no novo testamento.
No Brasil há correspondência com a colheita do MILHO. Principalmente no Nordeste, por isso pamonha,canjica, curau, milho assado,pipoca... Dente pintado de preto agora é politicamente o incorreto(não sei como o pintado de "preto" não é dito como racismo).
A questão do dente preto, está ligado ao preconceito com o caipira, estigmatizado os pobres como seres que não possuem higiene bucal, é uma idiotice, mas não tem nenhuma relação com racismo
Os caras evangélicos estão radicalizando muito coisa sobre o folclore. Não comemoram as festas juninas, mas aceitam o pastor deles vender "o feijão ungido" e outras coisas mais que o pastor deles diz que está ungido. rsrs Eu como não sou um radical, acho que esses caras estão mesmo por fora. Eu vejo que não podemos simplesmente viver nesse cristianismo radicalizado por doutrinas de homens.
Eu era agnóstico, mas essas porcarias de neopentecostais evangélicos me empurraram pra conversão ao catolicismo. Hje sou católico. Tbem os tais fe "todes" tbem por outro lado me empurraram um pouco pro conservadorismo.
Devido as festas no Verão egípcio - juninas aqui - 40 tipos de pães foram criados - . A Educação da Esquerda está acabando com o conceito até de festa.
Reportagem citada: g1.globo.com/educacao/noticia/2024/06/19/festa-junina-das-tradicoes-ou-da-colheita-como-a-visao-de-evangelicos-e-de-progressistas-muda-nome-e-formato-do-evento-nas-escolas.ghtml
Live completa: ruclips.net/video/bsE3-xBdNTU/видео.html
Canal principal: www.youtube.com/@henriquecaldeira
Eu adoraria saber exatamente onde que você tirou as origens. Não por dúvida mais pra aprofundamento
@@juankaic3038 fiz um exame de mapeamento genético, empresa Genera, muito legal!
um adendo
povos indígenas do tronco Kariri faziam a passagem do ano novo nesse período próximo de festas São João ascendendo fogueiras e fazendo cantos tradicionais.
a referência era de identificar as Plêiades no céu, alguns povos continuam fazendo esse ritual até hoje principalmente no Nordeste, chamam de Baty
Sim, era justamente isso que eu ia comentar, os indígenas do Brasil quase no geral faziam e fazem suas festas em volta da fogueira, além do milho que é tradicional das Américas e faz parte de todos os alimentos do são João no Brasil.
Pois é. Os elementos materiais da vida são basicamente os mesmos para todos os povos. O que mudo são os significados atribuídos a eles por cada cultura.
Festa junina é alegre, remete a área rural, comidas típicas, dança inocente...tudo de bom. Fiz uma festinha e chamei uns amigos evangelicos que não compareceram. Tenho pena deles. A festinha tava ótima, na roça, com fogueira e nós Catolicos nos divertimos de maneira inocente e agradável.
Falou tudo, é muito bom ser católico
Você colocou seus "amigos" em uma situação vexatória por ignorância à visão de outrem e por preconceito religioso, mesmo sabendo dessas questões, e ainda vem no RUclips se vangloriar disso. Eu tenho pena é de você...
@@kiwd-dynamictodo vexame pra protestante eh pouco
@@kiwd-dynamic Ignorância sua. Aliás descobri este tipo de preconceito nesta festinha. Vá catar coquinho!
Eu comentei isso em outro vídeo, e é vdd: é uma explicação longa e coerente demais pra pessoas que dividem tudo em "coisas de Deus" e "coisas do diabo". As tradições evangélicas do Brasil caem muito nessa dicotomia, infelizmente. Eu sou evangélico e muita coisa ainda é vista nessa dualidade
Minha filha estuda em escola que a dona é evangelica e somos católicos e até no livro eles pulam a página que fala da cultura junina e faz outro projeto no lugar da festa junina. Mas em casa vivemos essa tradição faço questão que minha filha conheça nossa tradição junina que vai além de uma festa religiosa , o São soao hoje no nordeste é cultura.
aqui no BR as festas juninas são muito associadas tmb à cultura caipira, que historicamente começa com os povos jês, do centro do brasil + povos tupis e portgueses vindos da costa, cultuando muito as culturas agricolas tipicas como o milho e o dia a dia da população
Mas festa junina sempre foi festa da roça .
Avisem a essa galera inguinorante que se " festa junina" remete ao catolicismo a " festa da colheita" remete ao paganismo e quero ver que nome dariam a comemoração.
Já inventaram o "Sem João com Cristo" 😂😂😂😂😂
Na Igreja da minha prima o pastor criou o "Sem João com Cristo" kkkkkkkkkkkkkk
Intakável o protestantil
Isso tem em praticamente todas as igrejas evangélicas no nordeste. Kkkkkk
Eles querem ser católicos mas o orgulho não deixa. Hahaha
Sou evangélico e acho ridículo isso .. falta de Bom senso
Cara isso é uma questão regional, sou goiano, e de uma igreja reformada, e por aq evangélicos na fazem festa junina, e jamais fariam um negócio estranho como esse aí que vc falou, e não vejo nenhum problema em participar desse tipo de festa mesmo porque gosto muito dessas comidas típicas. Vcs colocam em um mesmo barco todo tipo de gente dizendo que são a mesma coisa.
@@Gsmirand o que tá acontecendo com as igrejas no nordeste? Rapaz provavelmente vc está falando de igrejas PENTECOSTAIS ou NEOPENTECOSTAIS que vc tem algum contato. Há uma enorme quantidade de igrejas reformadas por aí que não fazem essa presepada.
Eu to nem ai... quero quentão, milho cozido, pamonha, fogueira pra dancar e animar com muita comida boa diversão.... assim sou feliz demais sem ficar dramatizando a coisa. Boasfestas moçadaaaaa
Ninguém tá dramtizando nada, o pessoal aqui apenas tem interesse na história, principalmente em se tratando de culturas.
@@frisk6530 porra tem que desenhar que contem ironia? To sendo ironico... tem que explicar o que é ironia ou ja deu p entender? Va assistir o proximo video vá... perdendo tempo atoa.
@@tiojhonnygames Tá bravo man? Kkkk
E tu falando sobre ironia, me fez perceber que eu realmente não sei mais identificar ela, não pelo novo significado que ela ganhou ultimamente. Literalmente tudo pode ou não ser ironia, depende apenas da escolha de quem escreve, tá bem confuso.
@@frisk6530 é verdade.
@@tiojhonnygames"falei uma merda mal falada e agora fui refutado, vou fingir que foi ironia pra disfarçar" < Você neste comentário.
Sou professora da rede pública e em muitas escolas a festa faz referência à cultura popular brasileira, enaltecendo o passado do país, ligado à cultura caipira.
Esse fim de semana eu fiz uma apresentação no Observatório daqui da USP de São Carlos sobre o solstício de inverno. Eu escolhi focar em como a festa junina é a nossa festa do solstício de inverno e como os cristãos transformaram festas já muito antigas na festa de são João, o batista.
Certíssimos os cristãos.
Festa da colheita soa muitíssimo mais pagão do que junina kkkkkkkkk esse povo é uma água
Sim, pois o que o movem é simplesmente o ressentimento anticatólico.
Quando eu vi o povo comentando no instagram que era um absurdo escola pública comemorar festa junina e que deveria acabar, eu questionei se então deveriam acabar com o natal tbm!!! Nenhum seguidor desses pastores foram contrários e com certeza entenderam o que eu estava dizendo. E esse negócio da festa junina e do natal para mim são interessantes. Principalmente a festa junina. Em nenhum momento eu pensei nela como festa para santo mas sim como uma festa da roça.kkkkk. O natal da mesma maneira. Para mim tem 2 dias mais felizes do ano. Meu aniversário que é no Halloween e o natal. E o natal para mim não tem significado religioso. Tem um significado de família. Nesse dia parece que o ar fica mais leve com as pessoas felizes e correndo para se encontrarem para comemorar aquela data. É magnífico o dia do natal e eu não faço associação com Jesus. Mesmo que passe na tv o tempo todo sobre isso.kkkk
Mas se não fosse Jesus não existiria o Natal
@@jhonnyfury9063 existiria o natal do mesmo jeito assim como já existia antes de Jesus só que com outro nome e outros homenageados
@@jhonnyfury9063 não, o Natal era outra festa pagã, que foi usurpada pela Igreja, O Natal cristão existe por causa de Paulo, não por causa de Jesus
@@fernando4885 não foi nada usurpado, não existe ursupacão de data de calendário ou de festa, não é possível ursurpar cultura. O que a igreja fez foi CRISTIANIZAR as coisas. Cristianizaram a filosofia grega, o direito romano, e parte da cultura. Assimilar cultura é um processo histórico comum na história da humanidade
@@delles4268 não existia não. O registro histórico mais "parecido" com o natal (trocar presentes e fazer festa) era a Saturnália, mesmo assim ela se parecia com o carnaval e não era 25 de dezembro, era uma semana antes
As festas Juninas tem a sua origem em Portugal onde também em Junho se comemora as principais festas de S. João, S. Pedro e S. Antônio. Na América Portuguesa os Povoadores vindos de várias regiões de Portugal mas principalmente do Norte onde o Santo Padroeiro mais comemorado é o S. João, juntaram todas as festividades numa única. A festa Junina.
Aqui na Suécia a festa de verão do solstício q se chama de midsommar me lembra muito as festas juninas. As danças músicas roupas são idênticas e até dançar em volta de um poste. A diferença é q na festa junina se come as comidas do inverno daqui é mais algumas outras guloseimas q me parecem portuguesas. Midsommar é no dia mais longo do ano.
Vejo esse nome e só lembro do filme kkkkk
Existe a narração que Isabel, mãe de João Batista, acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento de seu filho. Por isso a fogueira.
Toda tradição está sugeita a mudanças - o secularismo avança e a teologia só pode seguir o caminho aberto. Ótimo vídeo, como sempre....
O nome permanece, festa junina. Mas hoje nenhuma escola se refere a santo nenhum na festa. É só uma festa divertida que qualquer coisa custa uma fortuna, mais um meio de ganhar dinheiro.
Minha escola desde o ano passado faz a homenagem em um momento durante a quadrilha do ensino médio, minha escola é cheia de católicos jovens graças a Deus!
PS. Não sou evangélico
Então se a festa está em constante transformação não tem problema os evangélicos resignificarem.
Minha bisa vovozinha me contou que a fogueira de são João é acessa, porque segundo a tradição quando ele nasceu, Isabel prima de Maria quis avisa-la que ele havia nascido, mas a deslocamento não era possível no momento, então Zacarias montou uma pilha de madeira e fez uma fogueira tão grande que lá onde Maria estava ela viu e entendeu o sinal que o percussor havia nascido.
Aqui na minha cidade, interiror da Bahia, nós católicos constumamos comemorar o Padroeiro Santo Antônio na chamada Trezena de Santo Antônio (do 1° ao 13° dia do mês de junho).
Consta nos registros históricos locais - mais de 90 anos de tradição.
A depender do gestor político as festas pagãs (de rua ao ritmo do forró com shows de grandes artistas locais e nacionais podem ocorrer nas treze noites ou nos 6, 5, 4 ou 3 últimas noites desse periodo).😅
Em qual dia do ano não tem festa na Bahia...😅...morei um ano na Bahia ....fui até Bom Jesus da Lapa....
Conjuga se trabalho com as festas@@joaolenon5525
Ja morei em SãoPaulo e no sul , la a festa junina quase não existe .... mas para os nordestinos ela costuma ser a festa maos importante ... era incrível !... mas hoje foi corrompida em ... acabarm os palhoção , as quadrilhas viraram show e as musicas regionais perderam espaco para os artistas da hora !.... Muito triste !.. hoje o único simbolismo é GRANA ! .. fazer o show que da mais dinheiro e voto 😮
Ótimo video! Só a legenda do boi bumbá é que foi imprecisa. No nordeste é bumba meu boi.
aqui ela faz todo sentido quando associada a religiosidade indigena do nordeste, vários povos como os tarairius e kariris comemoram em junho seu ano novo, periodo do reaparecimento das pleiades, onde vive badzé, meio q o deus maior, é neste periodo do ano que finda as chuvas, periodo de colheita de milho, fava, gerimum... etc. é tbm o periodo mais frio, estes povos faziam grandes fogueiras para assar o milho, se aquecer e contemplar as pleiades. dai um são joão tão vivo no nordeste. a história do br não tem como começar em 1500. Não é uma critica ao seu video, camarada. gostei muito do conteudo.
Sou católico e defendo o catolicismo como um dos Dois Elementos Essenciais para a criação da Identidade Brasileira, mas comentários como o teu deixam super evidente o outro desses 2 elementos, que são As Tradições Indígenas! É lindo saber que meus ancestrais kariris faziam já a sua "festa junina"!
15:28 Tirando que em festas de cunho familiar, não há uso de alucinógenos e entorpecentes, e nem insinuações sexuais ou atitudes libidinosas explícitas.
aí depende da família kkkkkkkk
@@crazydavebrasil kkkkkk
tem sim, as mulheres que queriam se casar se esfregavam na estatua de santo antonio pedindo
Comer, beber, ouvir música, dançar, acender fogos, etc, são coisas tão básicas da vida, que fizeram parte de festas religiosas em todo o mundo.
O engraçado é que no brasil se valoriza todas as nossas heranças culturais de todos os povos que nos formaram, menos nossas tradições portuguesas... Essas não, essas tem que acabar kkkk. Porque não reconhecer que nós temos muita cultura linda vinda de Portugal? Eu amo a festa JUNINA!
Quanto a Stonehenge não estar exatamente alinhado, provavelmente se deve ao movimento de precessão da Terra: "Como a Terra está girando, o eixo da Terra não se alinha com o eixo da eclíptica, mas precessiona em torno dele, da mesma forma que um pião posto a girar precessiona em torno do eixo vertical ao solo."
Mas há também os movimentos de nutação e o ciclo de Milankovitch que podem afetar essa variação na posição do sol nascente no solstício.
Nós católicos brincamos que a Igreja vive "batizando" aquilo que era pagão. O mesmo vale para as tradições de solstício de verão e inverno. Eram (e são) festas bonitas, cheias de significado, e cujos significados puderam ser adaptados à cosmovisão cristã. Assim, melhor que abolir é preservar. Para mim, são João é um tempo de viver a ancestralidade nordestina ❤.
batizando não, roub@ndo mesmo
eles aboliram sim, você pensa que eles aceitaram, o povo não queria largar suas antigas crenças ai os catolicos criaram essas festividades que antes não tinha no catolicismo, baseadas em festividades antigas do paganismo
Bom dia Henrique e seguidores do canal.
Muito bom mesmo o modo de encarar as transformações ao longo do tempo!
E pra mim nunca foi associada ao carolicismo a festa junina e eu venho de familia católica
Muito interessante..
Obrigado pela ótima explicação!!
Muito bom.
O povo tem que preocupar em curtir a Festa e a Tradição. Se for pensar em religião, ninguém mais vai comemorar o Natal, o Ano-Novo, a Páscoa, o Carnaval, e por aí vai. As pessoas têm de parar com a frescura e ir viver mais e parar de mimimi... kkkkk
Obrigado mestre!
*Vivendo e aprendendo 😊*
Boa noite pessoal.
Festas juninas vem de Juno, uma Deusa pagã! Muito boa a informação, obrigada! 😂😁🤣😂😁🤣
Deixa de chamar Festa Junina pq remete à igreja católica (na cabeça deles) mas chama de festa da colheita, parecendo festa pagã... O juízo...
Pensei a mesma coisa kkkkkkk
Cabeça de evangélico é isso
Na maioria das vezes eu ouço chamarem de festa caipira, nunca tinha visto o festa da colheita kk
Exatamente isso. Protestante é um bico ridículo, protestantismo é muito feio kkkkkkkk
Eu sou evangélico, e na minha igreja não se comemora nem o Natal ou a Páscoa (agora pensando as pessoas de lá comemoram só o Ano Novo), fiquei sabendo nesse vídeo essa coisa de Festa da Colheita, e sim... realmente lembra religiões nativas européias, mas ninguém lembra delas (ou sabem a associação)
São João: Midsommar
Natal: Yule
Dia de Finados: Samhain
Pascoa: Easter (de Ostara)
🤔🤔👀👀
@@joaolenon5525Nossos feriados e as contrapartes germânicas pagãs
eu considero lindo o que nós fizemos com essas datas demoníacas, transformando-as em algo cristão. Essa transformação é uma espécie de metáfora com o que acontece quando Cristo pega a Boa Nova a todos, que abandonam seu culto a falsos deuses e se ressignificam, cultuando ao único Deus.
@@llawliet1391vai explicar isso para haters não querem saber, não entendem a importância da cristianização .
Você não pode estar falando sério.
Ótimo conteúdo.
Conheço uma escola de cunho protestante que chama a festa junina de festa nordestina, achei o nome criativo apesar de não ser uma comemoração com origens no nordeste brasileiro.
Quando eu era criança eu nunca estranhei as fogueiras, eu achava que elas existiam por sempre as festas juninas serem em dias frios
Sempre usei essa lógica aliás faz tempo não faço uma grande fogueira!
@@ROGGERDASILVA-vz1ur nesse são joão eu pulei a fogueira pra trazer saude e sorte para mim
Não lembro se teve uma referência ao Beltane da roda do ano Celta, que imagino que seja a festividade que mais inspirou o São João em relação à colheita, queimar fogueiras, danças de pares com os fitilhos, etc.
Esse cara é simplesmente um gênio, não tem como. Isso que é conteúdo foda.
Aqui no nordeste a época é importante pq é durante o inverno que chove e possibilita o crescimento e colheita de vários gêneros alimentícios. Não à toa o São João é muito forte no nordeste e parte de Minas, mas no resto do país passa batido por não significar nada de especial para as culturas rurais.
Moro no extremo sul da Bahia, e aqui duas cidades, Eunápolis e Porto Seguro, fazem o Pedrão e Tonhão, respectivamente 😂😂
A celebração de São João é hebráica. É a COMEmoração do final da colheita. Era quando as pessoas se casavam. Era o final do ano hebráico. Marcava a volta do sol.
Você pode apresentar alguma relação da festa junina e as celebrações das populações indígenas do Brasil e sua produção agrícola de milho? O milho produzido pelos índios foi incorporado à celebração católica na forma da pamonha, canjica e do próprio milho cozido, assado na fogueira. Os índios nesse período no passado tinham alguma celebração especifica que foi abolida pela catequização dos jesuítas? Você poderia comentar? Obrigado. @CortesdoEstranhaHistoria
Sim, Meio do Verão, Mid Summer, Midsommar. O filme é sobre uma festa junina.
sou agnóstico, mas acho engraçado, como os cristãos dizem que outras religiões, estão servido aos ''demônios'' e seus ritos ''demoníacos'', mas não perdem uma oportunidade de adicionar festas e ritos ''demoníacos'' ao seu calendário.
Ps: eu sei que há cristãos que não comemoram festas ritualísticas de origem pagão.
Sabe o que é isso? É a falta dessa galerinha de estudar suas "tradições" religiosas... Chegam com aquele discurso de "Sempre foi assim" mas nunca movem 1 único dedo pra pesquisar a história daquilo que fazem/acreditam...
É porque faltou um pouco de raciocínio seu ,as festas cristãs substituem as festas pagãs, o historiador no vídeo falou isso, e não tem nada de errado, foi algo muito inteligente dos cristãos antigos, pois eles eram muito imais inteligentes mesmo. Quem usa muito o termo demoníaco são os evangélicos., mas para outras coisas. Datas são para designar o tempo, já imaginou quantos trastes nasceram no mesmo dia que você , quanta tragédia aconteceu e mesmo assim é o seu aniversário que importa , ou o aniversário de Jesus, entendeu?
@@RobsonDornelles qual o problema usar uma data paga para fazer uma festa de ritual cristã? Datas foram criadas para demonstrar o tempo, vocês colocam importância onde não tem. importante era evangelizar as pessoas, era acabar com rituais pagãos onde em muitos sacrificam até pessoas em oferendas a deuses inventados. A mente humana é complexa , os progressistas estão fazendo as pessoas voltar aos tempos medievais, sacrifícios em nome da ganância, do egoísmo ainda não acabaram , apenas diminuíram muuto com a evangelização no amor ao próximo, no respeito às leis , esta é a evolução do ser humano. Ja imaginou os trastes, que nasceram no mesmo dia que você , as tragédias que aconteceram e mesmo assim este dia é comemorativo para você.
@@bluebird2604 Apenas o nome mudou nessas festas, seu argumento gira entorno de "Ah, foi no mesmo dia, fazer o que né', mas toda a festa Junina, Natal, páscoa e Halloween, não só é na mesma data como todo o 'funcionamento ritualista' é o mesmo, como o vídeo mostrou com a fogueira para espantar maus espíritos sendo ressignificado, mas ainda praticado.
Eu não acho errado, só é hipócrita mesmo.
De onde vc tirou que cristãos simplesmente adicionam ritos e festas pagãs ao seu calendário? Cristão/católicos, na verdade, tinham o costume de cristianizar essas festas pagãs, até msm como um modo de conversão dos pagãos. É diferente.
E quem tem essaania de dizer que tudo que é pagão, é do demônio, é protestante, os mesmos que atacam as festividades católicas.
Deu pra entender pq é agnóstico.😂
Ninguém está obrigado a ser cristão. Porque essa implicância com o cristianismo e apenas com o cristianismo. Essa perseguição vem desde sempre. Sigam o que quiserem, deixem os cristãos em paz.
O cristianismo que tem uma história de violência e perseguição.
Seus videos são bons demais!
Boa tarde, gostaria se possível, que você fizesse um vídeo sobre a tradição do casamento.
Obrigada ❤
Mas interessante ele falar sobre o mês estar também ligado ao nome da Deusa Romana Juno pq nas festas juninas tem a tradição da noiva e do noivo e a Deusa Juno está ligado aos casamentos ❤
_Soltiscei, meu! Tendi, nada!😮😂😂_
Podemos ficar tranquilos
nenhuma festa será extinta
só mudarão de nomes
Não, não mudarão.
@@VintemTraducoes é festa até a era das máquinas
💙
Sou do interior de Goiás e aqui as cidades chamam a Festa Junina de Arraial, pra mim é uma festa de inverno que ressalta a ruralidade, onde há crianças dançam e há shows sertanejos e forró.
Só darei credibilidade aos crentes quando eles fizerem questão de ir trabalhar sem aproveitar do feriado de Nossa Senhora, dia 12/10, padroeira do Brasil e em outros feriados católicos como Corpus Christi e Carnaval.
Mas é trabalhar sem ganhar hora extra, porque ganhando hora extra ainda é hipocrisia.
😂😂😂😂
Boa tarde professor, tudo bem? Recentemente eu fiz um mapeamento genético, e no resultado constou que parte de minha ancestralidade é de judeus ashkenazi, coisa que nunca tinha ouvido falar!! Até porque minha ascendência é italiana.
Poderia comentar sobre as origens e a história dos judeus ashkenazi em um vídeo? Muito obrigado pela atenção!!
os testes genéticos tem dificuldade de diferenciar judeus Ashkenazi de judeus sefarditas, até porquê a prevalência disso na genética da maioria das pessoas costuma ser baixíssima.
@@AlefeLucas exatamente, até pq, são ambos Judeus.
Só pra esclarecer o amigo acima, Judeu Ashkenazi, são os Judeus Germânicos (Judeus que foram pro "norte da Europa"), e os Judeus Safarditas são Judeus Latinos (Portugueses, Italianos, Galegos e Espanhois). A grosso modo é isso.
@@tatoxel Na verdade os sefarditas são os judeus da península ibérica. Os judeus da Itália são os italkim. Porém quando os sefarditas foram exilados eles se espalharam por todo o mediterrâneo e acabaram passando a viver também na Itália, no na Grécia e no oriente médio
E não vão mais morar em São Paulo ou São Luís por causa do nome?
Já pensou, o tanto de cidades e estados com nome de santo.
😂HAHAHAHAHAH😅
Escola públicas de tradição evangélicas? E pode isso?
Existem escolas que estão inseridas em comunidades de protestantes. Todo ano é essa chatisse, dei a ideia de não comemorar nada religioso, inclusive Páscoa e Natal. Surtam
Agora, bom dia. Sou Católico e fico com a ideia de que homenageamos esses homens, para nós: santos- separados por e para Deus e, que nos aponta pra o sagrado com suas vidas. Infelizmente o que era puro, pelo menos oara nós Católicos do Brasil, esteja desfale- cendo, por conta fo fundamentalismo protestante. Ótima matéria deste canal.
Porquê é puro para uma vertente do Catolicismo não significa que tenha algum valor pra outras vertentes ou outras religiões.
Como o próprio vídeo deixa claro, nem mesmo as celebrações católicas não passam de apropriações do passado mesopotâmico.
Seria interessante ver as origens da dança de quadrilha (que eu creio ter influência francesa pelos termos "anavã" - en avant, e "anarriê" - en arrière, respectivamente para frente e para trás em francês) e a tradição do casamento na roça, e outras tradições das festas juninas.
Adorei festa da colheita. Um nome bem pagão 😂 salve a Deusa , o Deus e a criança da promessa🎉
Fala Dr. Estranho!
Vc falando de adivinhação lembre de quando morávamos no interior era comum fazermos as fogueiras e depois tinha banhados de cheiros e adivinhações.
Hoje nem lenha para a fogueira tem mais.
Sucesso, Estranho!!
Doutor, não é incoerente Jesus ter nascido no solstício de inverno vez que, conforme o Evangelho, os pastores estavam à noite no campo e na região, no mês de dezembro, a temperatura gira em torno de 10º? Parabéns pelo trabalho.
👏🏻🥰
Queria saber como o milho entrou na história pq é a base de muitas comidas juninas e não tem milho na Europa.
Impressionante o quão longínquo é a origem de certas coisas.
Em miudo , festas cristãs tem oeigem pagã.
Acredito que a festa Junina foi se unindo ao São João porquê era feriado , dia bom para festas . Nada de errado com festas juninas, agostinas, mas estes evangélicos criam confusoes por nada.
Manipulação política, cegar, essas coisas são boas para o controle, o catolicismo já fez isso, agr é a vez desses incompententes
João Batista = Rei Carvalho.
Jesus = Rei Azevinho.
Dois tipos de madeira
.😊😊😊
o carvalho m0rr€ e o azevinho vive
como hoje o mainstream odeia o cristianismo, eu amo: comemoro a festa de São João, mesmo que eu seja um herege. rs
Quem curriu os anos 1980 e 1990 sabe que são os mais felizes. Era 0.00 mi-mi-mi.
Teu cu ,vai ver lá na história, Mimi sempre teve e sempre terá kkk ,faz parte do ser humano, o problema q hoje tem demais por besteiras,seu próprio comentário é um mi-mi-mi contra o mi-mi-mi kk
Na monha igreja se chama Caipira Fest. Melhor nome nao ha ❤
Festa junina nao pode mas festa da colheita pode kkkkkkkk
🤝
Seria stonehenge a primeira balada até o sol raiar de que se tem registro?
e pra quem fica na linha do equador, é solstício de verão ou de inverno esta data de junho?
Agora, a gente começou com mimimi até na inocente festinha junina. Agora tocar funk na festinha junina eu não curto, e nem vou.
É que as festas durante o mês de junho é mais utilizado e mais conhecido como "São João" (apesar de englobar mais dois santos), e não "festa junina". Pode ser que por isso têm se evitado o uso apesar do termo
O dia 25 de dezembro a Igreja católica diz ser o dia do nascimento de Jesus, mas esse dia tbm é o dia do Deus Sol e Jesus nasceu no verão e em Jerusalém é inverno nessa data 25/12? Como pode ser possível ?
Tem vídeo sobre o natal é mega católico
Não tem registro exatamente do dia 25, mas é com certeza próximo
Festa da Colheita soa como o nome de um festival pagão XD
E as quadrihas e simulação do casamento? Qual a origem? Tem a ver com algum símbolismo ligado a palavra junho?
Já ouvi dizer q os judeus serfadistas que vieram para o Brasil fugidos da inquisição, introduziram o casamento nas festas juninas, para se casarem e preservarem sua cultura sem desconfiarem q eles eram judeus.
Seria interessante se você dissesse a origem dos textos que cita e sua relação com a questão religiosa. Esse texto do sec VII falando da festa de Sao João é atribuído a quem? É um texto que pode ter a ver com os gnosticos ou é um texto da igreja mesmo?
gnósticos no sec VII filho?
@@fernando4885 ué, segundo li são do primeiro e segundo séculos d.c., nao?
Festa junina nao pode porque é católico, mas "festa das colheitas" que é pagão pode. Protestantismo é ridiculo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Antigo Testamento é paganismo então?
@@fernando4885 antigo testamento celebra o Shavuot que não tem nada a ver com "festa das colheitas" pagãs. Shavuot era primícias da terra como sacrifício e oferta a YHWH e peregrinação a tenda/templo. E as leis e rituais do antigo testamento não valem nada para os protestantes porque sola gratia sola fide e o maior sacrifício já foi feito por Jesus portanto não precisa de outro, como a oblação do Shavuot por exemplo.
@@jhonnyfury9063Quem comenta o que quer, toma uma aula. Valeu.
@@jhonnyfury9063 90% correto. As leis do antigo testamento de validade SIM, mas algumas foram substituídas por leis ou desmitificações destas leis no novo testamento.
@@jhonnyfury9063 mesmo que não vale para os protestantes, se vc considera as festas do AT pagãs, então isso invalida todo o Novo Testamento
Não sabia q São João era João Batista. Eu achava q era João dos 12 apostolos de Jesus.
Acredite que eu também só descobri isso aos 24 anos.😂😂😂😂
🖖🏼🖖🏼🖖🏼🖖🏼🖖🏼
Festa da Colheita lembra coisa pagã KKKKKKKKKKKKK crente é osso viu
Onde conseguir esse texto do século IV?
Quem não gosta não faça festa, chupe o dedo e adimire a alegria dos outros hahaha
Festa da colheita!? Poxa! Isso é apropriação cultural!😂😂😂
Like 406
No Brasil há correspondência com a colheita do MILHO. Principalmente no Nordeste, por isso pamonha,canjica, curau, milho assado,pipoca...
Dente pintado de preto agora é politicamente o incorreto(não sei como o pintado de "preto" não é dito como racismo).
O dente pintado seria a falta de dente, não cor de pele.
@@hayslanesouza9421 Naturalmente, mas "negro como carvão" e "a coisa tá preta" agora são afirmações racistas...
A questão do dente preto, está ligado ao preconceito com o caipira, estigmatizado os pobres como seres que não possuem higiene bucal, é uma idiotice, mas não tem nenhuma relação com racismo
@@wallacechagas2028 Eu sei, mas quando não tem INVENTAM.
Evangélicos e wokes são dos lados da mesma moeda
Os caras evangélicos estão radicalizando muito coisa sobre o folclore. Não comemoram as festas juninas, mas aceitam o pastor deles vender "o feijão ungido" e outras coisas mais que o pastor deles diz que está ungido. rsrs
Eu como não sou um radical, acho que esses caras estão mesmo por fora.
Eu vejo que não podemos simplesmente viver nesse cristianismo radicalizado por doutrinas de homens.
Eu era agnóstico, mas essas porcarias de neopentecostais evangélicos me empurraram pra conversão ao catolicismo. Hje sou católico. Tbem os tais fe "todes" tbem por outro lado me empurraram um pouco pro conservadorismo.
Devido as festas no Verão egípcio - juninas aqui - 40 tipos de pães foram criados - . A Educação da Esquerda está acabando com o conceito até de festa.
Aonde você viu tal besteira?