Guerra de Secessão dos Estados Unidos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024

Комментарии • 386

  • @uilsonjr2340
    @uilsonjr2340 5 месяцев назад +183

    Gente não sei vcs , mas sou um amante viciado em história, estou maratonando os vídeos do Paulo Rezzutti, trabalho vendo pelo menos 4 vídeos por dia, já comprei 5 livros dele só nessa semana e vejo que seu grande mérito é saber contar história de forma simples, comum e bastante tangivel e perceptivo, se houver algum evento com ele no Rio de Janeiro irei com certeza

    • @leleblox_23
      @leleblox_23 5 месяцев назад +10

      Eu nao era, ate conhecer o Paulo, a Claudia e Ana Cristina, simplesmente viciei

    • @iolandadeoliveira1209
      @iolandadeoliveira1209 5 месяцев назад +5

      Idem! 😊

    • @bassan777
      @bassan777 5 месяцев назад +6

      Estamos na mesma !! Canal muito bom e estou vendo de pegar os livros TB

    • @uilsonjr2340
      @uilsonjr2340 5 месяцев назад +3

      @@bassan777 eu acabei de comprei mais dois livros dele , no total já são sete livros.

    • @Milcachos
      @Milcachos 5 месяцев назад +2

      Hahaha também Gosto

  • @paulomeyer3900
    @paulomeyer3900 5 месяцев назад +39

    Morei em Maryland. Existe uma casa em Gettysburg, de dois andares, que durante a batalha da cidade, foi transformada em hospital. Segundo um amigo, estudioso da guerra da Secessão, a quantidade de partes humanas, retiradas dos combatentes ainda vivos e jogadas para fora da casa pelas janelas - não havia tempo nem conhecimentos naquela situação -, foi tamanha que, pouco tempo depois de iniciarem os trabalhos médicos, os obrigou a abandonar o primeiro nível e passar para o andar superior. A pilha de pernas e braços passava acima dos peitoris!

  • @sophiagarcia1578
    @sophiagarcia1578 5 месяцев назад +28

    Desde pequenininha sempre gostei de história.
    Nem sempre as passadas na escola, que vinham de um jeito metódico e monótono, mas, sempre me interessei por aquelas que me pareciam ter mais personalidade e vida.
    Quando eu tinha oito anos, assistia um desenho na TV cultura que contava diversas aventuras das principais figuras históricas brasileiras, e eu era encantada. Não perdia um episódio, e meu preferido era o da Anita Garibaldi.
    Ano passado, aos 13 anos, conheci o canal do Paulo (e por licença, também da Claudia hahaha) e me encantei mais ainda por essa forma de contar as histórias de maneira tão vívida.
    Ótimo vídeo, Paulo! 🩷

    • @DeniseLopes15
      @DeniseLopes15 5 месяцев назад +6

      Sophia, você tem 14 anos e escreve muito bem. Estou admirada. Parabéns!

  • @user-fw3el4gr3o
    @user-fw3el4gr3o 5 месяцев назад +23

    Mais um tema interessantíssimo, aliás como todos os que o Paulo traz para nós!Fico á espera.

  • @rodrigowettstein5655
    @rodrigowettstein5655 5 месяцев назад +29

    Fantástica explanação sobre o tema. Sou aficcionado por este período. A. Lincoln nas suas 2 candidaturas políticas em 1858 e 1860 teve debates dificílimos e fabulosos com seus concorrentes. Ali vê-se a dificuldade em conciliar e atrair votos de todos os Estados e tentar resolver a questão da escravidão, mas o seu discurso lembrando dos "Pais da Fundação" é tão impactante e emocionante que deveria também ser lembrado pelos norte americanos, o que não é hoje, apenas o discurso de Gettysburg. Na sua eleição à presidência deve-se salientar o grande time que o assessorava, inclusive de opositores políticos antigos, que se juntou a ele.
    Outra curiosidade foi a sua grande capacidade humorística, que até aparece no filme Lincoln.

    • @majome2008
      @majome2008 4 месяца назад

      Linconl foi um genocida que hoje está no inferno. É da mesma turma do chanceler alemão de 1933-45.

  • @LisaneMedeiros-nr1xv
    @LisaneMedeiros-nr1xv 5 месяцев назад +36

    Eu tinha pedido este tema. Muito obrigada, Paulo!!🤩 Qualquer "história" fica mais interessante quando é contada por você.

  • @elmarriachi100
    @elmarriachi100 5 месяцев назад +51

    História sem lacracao ou militância ideológica. Ganhou mais um seguidor

    • @marcusviniciussanttos
      @marcusviniciussanttos 5 месяцев назад +3

      Poisé tô cansado dos militantes de esquerda e os nerdolas conservadores de direita.

    • @0891Eduardo
      @0891Eduardo 5 месяцев назад +8

      É muito engraçado ver militante ideológico, que inclusive utiliza o mote fascista/integralista, reclamando de militância ideológica.

    • @leovieira883
      @leovieira883 5 месяцев назад +1

      Sei lá, ele usa em demasia o termo "escravizado" que é mui forçado por mimizentos.

    • @marcusviniciussanttos
      @marcusviniciussanttos 5 месяцев назад +9

      @@leovieira883 Não é questão de usar em demasia, é a terminologia correta por questões lógicas, e isso não deve ser levado apenas como algo que é propriedade de qualquer militância, e não tem nada de forçado. Inclusive o Paulo é extremamente equilibrado em suas explanações pra não tomar nenhum rumo de qualquer ideologia, querer impor isso é se comportar extremamente como a militância, ou seja só comprovam que tanto a direita como a esquerda no final se comportam da mesma forma, onde qualquer palavra é motivo de ofensa ou incomodo por não entrar no prisma que a pessoa considera ser o correto com base em suas visões.

    • @leovieira883
      @leovieira883 5 месяцев назад +1

      @@marcusviniciussanttos discordo, pra mim o uso disso é puro mimimi sim e aliás não vejo lógica.
      Agora com isso há ambiguidade entre escravos nascidos e os que foram submetidos a essa condição posteriormente, por exemplo. É a militancia chata q tem ditado esses novos vocabulos e muitos aderem só pra não serem cancelados.

  • @mariajoseschmittsantanna8581
    @mariajoseschmittsantanna8581 5 месяцев назад +27

    Excelente episódio com algumas descobertas para meu conhecimento. A questão da imigração de norteamericanos sulistas para o Brasil originando importantes cidades em nosso país. Parabéns Paulo Rezzutti.

    • @lucasnunes6659
      @lucasnunes6659 5 месяцев назад +7

      Vários artistas são descendentes desses americanos confederados que imigraram para o Brasil como Rita Lee (esse Lee é uma homenagem ao General Lee), Pérola Byington, Bianca Byington, Gregório Duvivier, Anitta Malfatti, Barão de Itararé, entre muitos outros.

    • @BasilioAlbertoPatricio
      @BasilioAlbertoPatricio 5 месяцев назад +1

      Os INGLESES,Também Nesses Tempos Que INVADIRAM Toda Aquela Região,o QUE HOJE É América do Norte r Uma Parte Do CANADÁ,Também Não Eram Santinhos...Se Instalaram Naquelas TERRAS;É os POVOS QUE Por Lá Viviam Há MAIS de 30 MIL ANOS ATRÁS;Foram TODOS Dizimados ....ENFIM,Os INGLESES Não ERAM Santinhos...O Mesmo Aconteceu Ao POVO,!QUE Habitava Na AUSTRÁLIA...ENFIM...TRISTE SORTE DOS Antigos POVOS,QUE Viviam;NESSES Continentes....

  • @ponteparaaliberdadebrasil5526
    @ponteparaaliberdadebrasil5526 5 месяцев назад +18

    Guerra já é horrível imagine guerra dentro do próprio país
    Humanidade insana

  • @lucicarvalho9159
    @lucicarvalho9159 5 месяцев назад +17

    Meu Deus, uma aula de História tão completa e detalhada sobre a Guerra de Secessão como eu nunca tinha visto. Aprendi muita coisa, fiquei sabendo de coisas e pessoas que eu nem tinha idéia, enfim, pude compreender finalmente como foi essa famosa Guerra. E o Paulo, como sempre, coloca tudo de uma forma bem compreensível, amo seus vídeos.

  • @DeniseLopes15
    @DeniseLopes15 5 месяцев назад +12

    Enquanto assistia o vídeo de hoje passavam cenas do filme "...e o vento levou" na minha imaginação. Muito legal. 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @DoraciRibeiro-u4f
    @DoraciRibeiro-u4f 5 месяцев назад +5

    Na minha infância li a história do Abram Lincoln. Muito bonita sua biografia.❤

  • @daianasouza5931
    @daianasouza5931 5 месяцев назад +41

    Impressionante. Por isso, o ódio e a discriminação racial continuam sendo questões profundamente enraizadas nos Estados Unidos. Apesar dos avanços conquistados com os direitos civis, as feridas do passado não foram completamente curadas, e a população negra continua a enfrentar desigualdades e injustiças. É um lembrete doloroso para nós, negros, de como a história de opressão e escravidão deixou marcas profundas na sociedade, marcas essas que não se curam do dia para a noite. Infelizmente, vivemos em tempos de empatia, solidariedade e, principalmente, respeito à história de muitos povos de forma extremamente seletiva. A história da guerra de secessão e seus desdobramentos nos mostram a importância de enfrentar e combater o racismo de forma direta e sem rodeios. Não há nada de errado em buscar uma sociedade mais justa e livre para todos, independentemente da cor da pele e da origem. Eu me orgulho muito mesmo de descender desses escravos. Que hoje, finalmente, têm o direito à sua humanidade e voz através da minha existência, sucesso profissional e pessoal e de tantos outros negros por estas Américas. Obrigada pelo vídeo professor Paulo.

    • @ts.9482
      @ts.9482 5 месяцев назад +8

      A miscigenação no Brasil foi muito maior. Praticamente todo brasileiro tem ancestral negro e indígena. Por isso o sentido de ser negro aqui e lá é diferente. Lá as divisões raciais são muito mais acentuadas. Aqui a maioria é parda. E se declarar negro nesse cenário, por isso, é bem diferente

    • @ajinacios
      @ajinacios 5 месяцев назад +5

      Nos EUA negros tb segregam branco e acham branco feio. Com os brancos em relação aos negros acontece a mesma coisa, por isso raramente acontecem casamentos interraciais. Esses casamentos são até assunto de comédia. Mas esses gostos pessoais não chegam a ser um problema social. O problemas são outras atitudes racistas, de maneira até violenta. No Brasil tb acontece atos racistas bem mais escondidos, mas com os mesmos efeitos nocivos. Felizmente isso ta mudando, mas já era pra ter acabado.

    • @isabelamatheus2298
      @isabelamatheus2298 4 месяца назад

      Eu sou brasileira Aqui se compra e vende de todas as cores.
      O passado é um defunto a ser revivido na memória mas não exatamente na pratica. A Gerra da Secessão foi a realização da pequeno burguesia pela divisao da propriedade.

  • @julianacastro9655
    @julianacastro9655 5 месяцев назад +9

    Como sempre, um vídeo incrível. Nunca tinha ouvido falar a história do herói negro. Estava ansiosa ouvindo e fiquei feliz de saber que sobreviveu à guerra e ainda conseguiu fazer carreira política.

    • @Anonimous279
      @Anonimous279 5 месяцев назад +2

      No Brasil ele nem teria essa chance, só se ele fosse mais clarinho tipo um Machado de Assis ou um Nilo Peçanha

  • @user-ys9fr6pe2h
    @user-ys9fr6pe2h 5 месяцев назад +4

    Video excelente 👏👏👏. Rezzutti, coloca abaixo do video, sugestão dos livros que usa para fazer os videos, seriia ótimo 😊

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 5 месяцев назад +10

    Gostei demais, Paulo, valeu! E já que você gostou, fico no aguardo do vídeo das bruxas de Salem! 😉

  • @rafaelmendes00
    @rafaelmendes00 5 месяцев назад +20

    Quem não ama o Paulo tá errado!! Hahaha. O cara espalha conhecimento de maneira profunda e objetiva.

  • @phaserfull
    @phaserfull 5 месяцев назад +11

    Meu historiador favorito! Obrigado 🙂

  • @marciogea
    @marciogea 5 месяцев назад +5

    Caramba, que vídeo legal e completo. Entretanto, se vale um complemento acrescento outra personalidade brasileira famosa que teve um avô americano sulista que migrou para o Brasil Imperial. A Carioca e ex-Presidente do STF a Ministra Ellen Gracie Northfleet que depois casou e viveu muito anos no Estado do Rio Grande do Sul antes de tornar-se Ministra do STF. Ela foi a primeira mulher a ser escolhida como magistrada da suprema corte brasileira. Parabéns pelo vídeo Paulo!

  • @reginanegrao9785
    @reginanegrao9785 5 месяцев назад +6

    Eu sempre gostei de história, mas agora com esse professor maravilhoso , eu amo cada vez mas a história ❤

  • @cristinafranca3647
    @cristinafranca3647 5 месяцев назад +7

    Como fica fácil aprender história com vc!

  • @debypilatti3624
    @debypilatti3624 5 месяцев назад +5

    Viciada neste canal. Descobri faz 2 meses . Maratonando aqui. Fora os livros do Paulo muito bons

  • @dricca17
    @dricca17 5 месяцев назад +18

    Sou descendente dos primeiros americanos sulistas que vieram para o Brasil. Minha família eram os SMITH. Há um livro que conta a saga dos imigrantes : SOLDADO DESCANSA

    • @Anonimous279
      @Anonimous279 5 месяцев назад +1

      Com essa cara de índigena? Só nos teus sonhos 😂💩

    • @mariaizildinha4980
      @mariaizildinha4980 5 месяцев назад

      😢Meus pêsames

    • @user-oc6gy2dz2h
      @user-oc6gy2dz2h 5 месяцев назад +2

      Eu a saúdo aqui do Paraná

    • @dricca17
      @dricca17 5 месяцев назад +2

      @@user-oc6gy2dz2h muito obrigada. Eu te saúdo aqui de São Paulo capital 🙏

    • @ojoalves1
      @ojoalves1 2 месяца назад +1

      @@dricca17 eu li o livro caminhos da liberdade onde uma comunidade de ex ecravos e ex combates são massacrados pelos brancos da ku fus Klan

  • @franciscogomes7930
    @franciscogomes7930 5 месяцев назад +4

    Uma excelente história,ja tinha lido algo a respeito,mas não com tanta perfeição, como foi contada agora, parabéns

  • @rosamaksoud5087
    @rosamaksoud5087 5 месяцев назад +13

    Sei pouco sobre esta guerra. É claro q não perderei o vídeo para saber mais. Agendado.

  • @user-fw3el4gr3o
    @user-fw3el4gr3o 5 месяцев назад +7

    Como sempre adorei!Muitas batalhas , muitas vidas sacrificadas e muito sangue derramado, foi necessário para construir essa grande nação que são os EUA. Os seus fundadores talvez nem imaginassem que as decisões tomadas por esse país, viriam influenciar o mundo
    Paulo os temas abordados e a sua narrativa, são cinco estrelas e mantêm o meu interesse do princípio ao fim! Obrigado!

  • @wilklerleite7609
    @wilklerleite7609 5 месяцев назад +7

    É sempre um prazer te ouvir

  • @RGALVAOSOUZA
    @RGALVAOSOUZA 5 месяцев назад +7

    Muito bom, parabéns! No filme sobre Abraham Lincoln eles procuram demonstrar que a 13a Emenda só foi passada devido a muito suborno a congressistas, e que esta foi uma pá de cal no movimento dos Confederados

  • @LucasBender
    @LucasBender 5 месяцев назад +3

    Já em outro livro, "Garibaldi, História e Literatura", li que houveram tratativas entre general italiano e diplomatas americanos, para que este participasse do conflito, o que não aconteceu devido a ele ter dúvidas em relação a questão escravagista americana, por ele ter exigido o comando das forças militares e por ele ainda estar envolvido na unificação italiana. Alem disso, o livro também fala sobre voluntários italianos, que sob o nome "Garibaldi Guard" chegaram a somar quase 1000 combatentes. O livro também mostra carta escrita por Garibaldi "Para Abramo Lincoln".

  • @camilapiresalves1552
    @camilapiresalves1552 5 месяцев назад +4

    Grata pela aula maravilhosa professor.

  • @EdsondeLimaeSilvaJr
    @EdsondeLimaeSilvaJr 5 месяцев назад +4

    Meus avós maternos trabalharam nas plantações de algodão da família MacKnight e conviveram com os filhos e netos da primeira geração dos confederados que se estabeleceram em Santa Bárbara D'Oeste-SP, no bairro rural de Santo Antônio do Sapezeiro. Crisp, Dodson, MacKnight, Bowen, Daniel, Finley, Pyles, Jones, Steagall, entre outras eram as famílias ali estabelecidas. Até hoje os seus descendentes comemoram seus antepassados na Festa Confederada realizada no Cemitério do Campo, onde estão sepultados seus antepassados. A festa às vezes é polêmica, pois usa a famigerada bandeira confederada na celebração. Uma das tias da Rita Lee, chamada Judith MacKnight Jones, escreveu um livro, chamado "Soldado Descansa! Uma Epopeia Norte-americana Sob os Céus do Brasil", nos anos 1960, contando a história dessas famílias sulistas confederadas.

  • @alessandra.acosta
    @alessandra.acosta 5 месяцев назад +11

    Sobre as sugestões de vídeos, gostaria de ver algo sobre a presença árabe na Andaluzia! ❤

    • @BasilioAlbertoPatricio
      @BasilioAlbertoPatricio 5 месяцев назад +1

      A Influência Árabe,Não É NESSA Região,QUE Você Mencionou...TODA A ESPANHA E PORTUGAL,Foram DOMINADOS Pelos POVOS Árabes,OI MOUROS ,Ou ÁRABES....Viu...????

    • @BasilioAlbertoPatricio
      @BasilioAlbertoPatricio 5 месяцев назад +1

      OS ÁRABES Ou Islâmicos,Dominaram Por Mais de MIL ANOS,Toda A Península Ibérica,Ou SEJA O Que HOJE É PORTUGAL E ESPANHA....O POVO Português e O POVO Espanhol,SÃO POVOS QUE Têm Origens Também Do POVO Italiano...AFINAL O Antigo Império ROMANO,TAMBÉM Fazia Parte DESSE Império Romano Quase TODOS OS Povos Daquela Região Do GRANDE Lago Mediterrâneo....Enfim,O Antigo IMPÉRIO ROMANO ;TINHAM A Capital Roma,O QUE HOJE,Contínua A SER S Capital Da ITÁLIA....O Famoso IMPÉRIO ROMANO,Foi um dos Impérios MAIS Poderosos Da ÉPOCA;De CiNCO MIL ANOS ATRÁS .....

  • @valdemirperezcorrea2328
    @valdemirperezcorrea2328 5 месяцев назад +5

    Parabéns por mais uma grande e detalhada aula de história dos EUA que, normalmente, poucos conhecem.

  • @arnaldopellizzaro3381
    @arnaldopellizzaro3381 5 месяцев назад +5

    Vários dos campos de batalha da Guerra de Secessão são hoje parques nacionais. Muito bem conservados, com museus, guias, muito material informativo. Fiz um tour por vários desses locais e foi uma experiência impressionante. Recomendo a qualquer aficionado por história.

    • @mariaeddycesario3067
      @mariaeddycesario3067 3 месяца назад

      Eu estive em Petersburg, na Virginia. Lá, ocorreu um cerco longo e doloroso. Na cidade há uma igreja, Blandford Church, cujos vitrais foram feitos pela Tiffany. Uma delícia para os olhos, artisticamente falando.

  • @RCAUEPBSeCE
    @RCAUEPBSeCE 5 месяцев назад +8

    Um resumo muito competente da tão custosa, devastadora, longa, sangrenta e trágica Guerra de Secessão dos EUA.
    Parabéns pelo trabalho de síntese.

  • @skypira7272
    @skypira7272 5 месяцев назад +5

    Sempre com videos maravilhosos !!!!

  • @marcellonicoleli
    @marcellonicoleli 5 месяцев назад +4

    Essa história do escravizado que tapeou os confederados e escapou roubando a embarcação é incrível! Não tem nenhum filme feito sobre esse episódio?

  • @karlacosta89
    @karlacosta89 5 месяцев назад +6

    Aguardando ansiosamente. 👍

  • @FLAVIOMAEDA-wn8gy
    @FLAVIOMAEDA-wn8gy 4 месяца назад +1

    Muito obrigado, Sr. Paulo, desde que li o livro " E o vento levou..." quis saber sobre os confederados e essa guerra de Secessão e agora morando nos EUA, fico agradecido por narrar de forma bem simples, vamos dizer assim, a história de um país que me acolheu. Isso não quer dizer que não me importo com o Brasil. De qualquer forma fico muito feliz por esse conhecimento. Grato.

  • @fernandaugliano9393
    @fernandaugliano9393 5 месяцев назад +22

    Um livro bacana,12 anos de escravidão.

  • @Mephisto707
    @Mephisto707 5 месяцев назад +19

    Era bom ter deixado claro que a Rita Lee não descende do general Lee, o nome foi uma homenagem de seu pai ao famoso general.

    • @Mephisto707
      @Mephisto707 5 месяцев назад +2

      @jou1900 O pai era descendente, mas nascido no Brasil. O avô nasceu no Alabama, anos depois do fim da guerra, quando a Confederação já não existia. A avó era filha de imigrantes sulistas, mas nascida no Brasil.

    • @wagnerfelix2100
      @wagnerfelix2100 4 месяца назад

      Querem colocar o nome dela no parque Ibirapuera eu gostei... Devido que as histórias existe se e ou não ... Tudo bem pois foi outra geração e o tempo espaço e diferente do nosso hoje , agora quem e quem eu não sei , mas que a história e linda é, e nos expira ...

    • @JosueSilveiraGouvea
      @JosueSilveiraGouvea 3 месяца назад +1

      Rita l... e nada são as mesmas coisas.

    • @JulianaMachado2023
      @JulianaMachado2023 2 месяца назад

      No mínimo curioso que uma artista tão avant garde e partidária da igualdade seja descendente de pessoas que eram a favor da escravidão. Pra ver como não vale a pena ficar trazendo para o presente histórias do passado. O tempo passa, as pessoas não são iguais mesmo que venham de uma mesma família. Acho uma lástima ainda até hoje ficarem nessa narrativa que insiste em não esquecer o racismo...nunca deixam a ferida cicatrizar...querem mais é ver o circo pegar fogo!

  • @marinetepavan37
    @marinetepavan37 5 месяцев назад +3

    OBRIGADA PAULO , AULA DE UM VERDADEIRO MESTRE .

  • @flaviocorlan8662
    @flaviocorlan8662 4 месяца назад +1

    Juro! Nunca entendi tão facilmente a historia da secessão com um conteúdo rico em detalhes, deixando canais como o History Channel, Discovery e Netgeo no chinelo.
    Sensacional Paulo Rezzutti.
    Isso porque ele não é historiador,imagina se fosse!👏🥸

  • @drjuniorleite3136
    @drjuniorleite3136 5 месяцев назад +2

    A professora tem uma capacidade de prender a atenção da gente, parabéns, professora.

  • @isisfreitaslima2530
    @isisfreitaslima2530 5 месяцев назад +3

    Adorei essa explicação. Muitos nomes eu não conhecia. Obrigado e Parabéns Paulo. ❤

  • @dudapingarilho9062
    @dudapingarilho9062 5 месяцев назад +3

    Vídeo muito bom, como sempre ❤️
    Me ajudou a entender melhor essa parte da história mundial. Sugestão para vídeo: “Revolução Farroupilha” 😘

  • @fernandaleite2856
    @fernandaleite2856 5 месяцев назад +3

    Fabulosa aula! Obrigada!

  • @sandrasvduarte4739
    @sandrasvduarte4739 5 месяцев назад +3

    Excelente! Ilustrações ótimas e áudio muito didático!

  • @monicaoliveira8873
    @monicaoliveira8873 5 месяцев назад +2

    Não tinha conhecimento dos americanos que foram para Caruaru, em Pernambuco naquela época. Que interessante!
    Mais um vídeo excelente!
    Gostaria que você contasse a história de Rosa Parks.

  • @andreapaulino8396
    @andreapaulino8396 5 месяцев назад +2

    Adorei!!!! Faz por favor um vídeo sobre Simon Bolívar e a guerra de independência! Fale se Manoela Saez e a participação feminina nessa luta❤

  • @mikelopes2575
    @mikelopes2575 5 месяцев назад +8

    Existe atitude mais canalha que escravizar alguém???

    • @Anonimous279
      @Anonimous279 5 месяцев назад

      Existe, continuar escravizando e achar que é natural. Por isso o Bostil nunca foi pra frente, só andou pra trás.

    • @BasilioAlbertoPatricio
      @BasilioAlbertoPatricio 5 месяцев назад +2

      Nos Tempos Primitivos Dos POVOS Em TODO O MUNDO,Existiu A Escravidão.....ENTÃO,NINGUÉM Deverá Brigar PELO Passado De Milhares De ANOS.....ENTÃO,O MUNDO MUDOU,É VAMOS TODOS Lutar Por Um MUNDO MELHOR É LIVRE E Democrático e Pluralista ,Para TODOS OS Povos Do MUNDO.....

  • @tksinfinitoealem
    @tksinfinitoealem 5 месяцев назад +3

    Muito bom o seu trabalho !

  • @analuciadossantos781
    @analuciadossantos781 5 месяцев назад +2

    Obrigada, professor Paulo 🌹 Sua Didática é maravilhosa! Compreendo muito melhor hoje de História graças ao seu talento pedagógico. Abraço ❤🌹

  • @renatofagundes9492
    @renatofagundes9492 5 месяцев назад +4

    Esse merece um joinha.

  • @lucasrafael8777
    @lucasrafael8777 5 месяцев назад +1

    O jeito que ele explica é simples e diferente amo esse canal gente.

  • @leleblox_23
    @leleblox_23 5 месяцев назад +11

    Ando tao metida, hoje li um documento do dia 25/3 e falei: olha bem nos 200 anos da nossa primeira constituicao 😂. Tem coisas que so o Paulo faz por vc😂

  • @felipeaugusto3678
    @felipeaugusto3678 5 месяцев назад +3

    Paulo adivinhou, estava muito interessado neste tema!! 🤩🤩

  • @guara5953
    @guara5953 5 месяцев назад +2

    Como sempre , maravilhoso!!

  • @flaviovieira8665
    @flaviovieira8665 5 месяцев назад +3

    Excelente aula!!! Parabéns pelo trabalho!!!👏🏾👏🏾👏🏾

  • @marinaborner5388
    @marinaborner5388 5 месяцев назад +1

    Vídeo com muito conteúdo. Parabéns, Paulo! Amei 👏🏻👏🏻👏🏻😍

  • @JonGSalvatore
    @JonGSalvatore 5 месяцев назад +2

    senhor Paulo excelente como sempre. Melhor professor de história do RUclips 👍🏽👍🏽👍🏽

  • @andersonsouzasimao2845
    @andersonsouzasimao2845 5 месяцев назад +5

    Paulo gostaria de pedir pra você fazer um vídeo sobre a revolução do hait

  • @reginaldoalmeida6442
    @reginaldoalmeida6442 5 месяцев назад +3

    Ótimo trabalho!
    Parabéns, Mestre!!

  • @txenha
    @txenha 5 месяцев назад +1

    Como sempre vídeos maravilhos. Amo mto o seu canal, q como sempre nos enriquece culturalmente. Obrigada

  • @besouroverde9212
    @besouroverde9212 5 месяцев назад +2

    Para quem deseja conhecer um pouco mais dos sulistas que vieram para o Brasil, indico os livros da escritora de origem do sul dos EUA Betty Antunes de Oliveira. Vale ressaltar que o livro "A Cabana Do Pai Tomás " teve grande influência na guerra civil americana.

  • @tvfamilia5360
    @tvfamilia5360 5 месяцев назад +1

    Oi, Paulo! Você já pensou em escrever um livro sobre Getúlio Vargas? Ele é uma figura tão importante em nossa história que gostaria muito de ler a história não contada dele.

  • @PaulaCristinaMarcelino
    @PaulaCristinaMarcelino 5 месяцев назад +2

    Vídeo incrível Paulo! Tô no aguardo do vídeo do Lincoln.

  • @KRYPTOS_K5
    @KRYPTOS_K5 5 месяцев назад +4

    O Sr não poderia ter esquecido a lei dos 3/5 (The Three-fifths Compromise) que é fundamental para entender o porque da luta entre os escravagistas e não escravagistas e que não era inspirada nem em diferentes interpretações da bíblia e nem em ideal libertário que sequer existia. Sendo no fundo uma guerra por poder político, mais especificamente, uma luta pelo controle do aparelho de Estado, eleições, moeda, território e impostos.

    • @Felipe-yv4bc
      @Felipe-yv4bc 5 месяцев назад

      Puro causa-perdidismo. O estado confederado era muito mais centralizado que a união. Seus líderes deixavam amplamente claro que a "revolução" era de caráter reacionário aos "excessos" da constituição de 76, e dos ideais liberais que a influenciaram. Seus ideólogos eram profundamente antiliberais. Além da tirania inerente vindo da instituição da escravidão, instituição que os estados confederados existiram primariamente para continuar sua manutenção.

  • @ricardoresende2818
    @ricardoresende2818 4 месяца назад

    Os videos do Paulo Rezzutti são excelentes. Verdadeiras aulas de história!!! Parabéns, Paulo!!

  • @ivanfaria8963
    @ivanfaria8963 5 месяцев назад +4

    Paulo Rezutti, houve uma migração para o Brasil de Americanos que fugiram da guerra civil , algumas famílias foram para a Bahia, outras para São Paulo.

    • @cirroselvi
      @cirroselvi 5 месяцев назад +1

      Sim ele fala disso no video

    • @beatrisandreatta4727
      @beatrisandreatta4727 5 месяцев назад +3

      Muitos vieram para Americana, interior do estado de SP , próxima a Campinas !

  • @alzirarosa453
    @alzirarosa453 9 дней назад

    Ótima explanação. Seguem algumas sugestões para a melhoria do vídeo.
    1. Quando ocorreu a independência dos EUA? Faltou essa informação no vídeo. Cada aula deve ser considerada um bloco fechado de informações, sem que o ouvinte tenha que fazer pesquisa paralela.
    2. Também faltaram os nomes por escrito de cada batalha e suas datas sobre as imagens mostradas, para melhorar construção dos contextos.

  • @henriquerodrigues468
    @henriquerodrigues468 3 месяца назад

    Grato por mais uma excelente "história não contada", prezado Paulo Rezzutti (você é sensacional)!

  • @leduarsilva304
    @leduarsilva304 5 месяцев назад +1

    Mais um video nota 10 do Paulo. Excelente trabalho. Muito obrigadao. Foi um deleite.

  • @juliocesarmartins9760
    @juliocesarmartins9760 5 месяцев назад +3

    Muito bom !

  • @miriandepaula8798
    @miriandepaula8798 5 месяцев назад +2

    Adorei a aula de história.

  • @rivaldogeronimo8010
    @rivaldogeronimo8010 3 месяца назад +1

    Já estudei e li varios LIVROS e assisti varios FILMES sobre essa GUERRA da secessão americana, é sempre bom daber mais !

  • @vilmarcaldovino7613
    @vilmarcaldovino7613 5 месяцев назад +3

    Brilhante Explanação! Magnífica Aula! TOP!

  • @valeriabodruc5048
    @valeriabodruc5048 5 месяцев назад +1

    Fascinante conhecer a história!

  • @maninhasil822
    @maninhasil822 5 месяцев назад +2

    Enfim descobri você
    Gratidão 🙏

  • @daviddocarmo3272
    @daviddocarmo3272 2 месяца назад +1

    Grato pela aula professor

  • @multimix8632
    @multimix8632 5 месяцев назад +2

    Mestre Rezzutti, é impressionante como a descrição apresentada sobre o Sul dos EUA, sua economia e mentalidade se parece com o nosso Brasil !!! Lamentavelmente aqui não desenvolvemos um "Norte" para se opor a este pensamento latifundiário, de baixos salários e anti-industrial. No Brasil foi o "Sul" quem venceu...e por W.O

  • @aclesiorobertolimadeassis6703
    @aclesiorobertolimadeassis6703 5 месяцев назад +1

    Muito bom, gosto muito de história!

  • @leisliefigueiredo1220
    @leisliefigueiredo1220 5 месяцев назад +1

    Adorei! Sempre bom saber de historia.

  • @eltomcordeiro1941
    @eltomcordeiro1941 5 месяцев назад +2

    Muiito bão para todas as postagens históricas e culturais.

  • @Milcachos
    @Milcachos 5 месяцев назад +3

    Muito Bom❤

  • @carlachiappim4395
    @carlachiappim4395 5 месяцев назад +1

    Obrigada

  • @ligiasommers
    @ligiasommers 4 месяца назад

    Moro nos 🇺🇸 EUA e acho importante conhecer sua história . Tb estou maratonando todos os vídeos desse canal incrível ! 🙏🏻🌷✨🙏🏻

  • @kenyadasilva5305
    @kenyadasilva5305 5 месяцев назад +2

    Eu ja estou na expectativa para assistir ao vídeo sobre toda trama do antes, durante e após assassinato de Lincoln, pois de fato tem várias coisinhas que envolvem isto (inclusive umas teorias da conspiração)

  • @eleonoratourinho2905
    @eleonoratourinho2905 5 месяцев назад +4

    Daqui de SALVADOR BAHIA esperando abraços baianos

  • @user-jx2sv8ey1x
    @user-jx2sv8ey1x 5 месяцев назад +3

    Well told story, I loved the summary. one of your best and well illustrated, thank you

  • @fbnatali
    @fbnatali 5 месяцев назад +1

    Grande conteúdo, professor!

  • @Petro_miguel
    @Petro_miguel 5 месяцев назад +2

    Excelente vídeo. Abraço de Portugal.

  • @fernandocelio5933
    @fernandocelio5933 5 месяцев назад +2

    MUITO BOM. BELA AULA DE HISTÓRIA. PARABÉNS PELO CANAL. GANHOU UM INSCRITO.

  • @celioazevedo1865
    @celioazevedo1865 5 месяцев назад +2

    Apos olhar vários filmes de Western, percebi que a maioria deles de passa entre o fim da Guerra de Secessão e o início do século XX. Qual a relação?

  • @mauzolito
    @mauzolito 5 месяцев назад +3

    Nasci em Americana e moro em Nova Odessa, cidade ao lado de Americana e Sta Barbara D' Oeste, as duas foram colonizadas pelos imigrantes confederados, existe em SBO o Cemitério dos Americanos, onde o pessoal gosta de visitar, inclusive muitos que vem dos EUA passaram por ali. Existia tbm uma festa anual famosa nessa cemitério para exaltar a cultura dos confederados....o problema que essa festa começou a juntar neonazistas, racistas e todos que exaltam o racismo e os confederados, parece que essa festa não existe mais, mas não estou certo disso.

  • @lucienealves
    @lucienealves 5 месяцев назад

    Sou viciada no seu canal professor Paulo Rezzutti e buscar mais conhecimento é muito bom! ❤❤❤

  • @perenidadedasmudancas2160
    @perenidadedasmudancas2160 4 месяца назад +1

    Cidadãos de "bem", cristãos conservadores e cheios de amor no coração defendendo a escravidão. Parabéns!

  • @elbertmotta4261
    @elbertmotta4261 5 месяцев назад +1

    Mais um golaço, Rezzuti!

  • @analuisarezende6836
    @analuisarezende6836 5 месяцев назад +2

    Muito obrigada 😊

  • @odeniltonpgm
    @odeniltonpgm 4 месяца назад

    A guerra de ascensão modais mais bem explicada que ouvir até hoje parabéns pela sua narrativo