Curiosidade um tanto quanto peculiar: a cidade de Atlanta foi queimada e conquistada elas tropas de William T. Sherman. O time que hoje conhecemos como Calgary Flames, da NHL (liga hockey dos EUA), nasceu em Atlanta sob o nome de Atlanta Flames, em referência à esse evento de Guerra Civil
Belo vídeo! Hoje, nas livrarias dos EUA, existem mais livros que tratam da Guerra Civil, do que a soma dos livros que tratam das outras guerras nas quais os EUA participaram, incluindo as duas Guerras Mundiais e a Guerra do Vietnã.
Um vídeo tão longo e perfeito desse imagino o quanto trabalho dá, mas nunca assisti algo tão bom, valeu por todo meu ensino médio o que aprendi nesses 38 minutos.
Muito interessante! Excelente vídeo com um ótimo conteúdo. Os comentários finais sobre o fim da escravidão Norte-Americana e início da segregação racial nos EUA foi uma ponte imensa para um vídeo que poderia ter como pauta as lutas para a conquista de direitos no país.
Parabéns 🎈 Marco e Vogel, vcs são uma Biblioteca 📚 ambulante. 👏👏👏👏, achei por acaso, mas fiquei impressionada com a sua capacidade e dedicação em apresentar uma matéria tão completa e inteligente 🧠. Obrigada
22:45 kkkkk caraca, cara, isso daria um otimo filme, essa história de um ex-escravo lutar na guerra pela união e invadir a fazenda da qual um dia ele foi escravo e matar o seu senhor. Seria um sucesso de bilheteria
Ja havia visto outros videos e docs. Falando sobre, porém aqui no vogalizando é sempre uma experiência a parte, obrigado pelo vídeo pessoal, ficou sensacional.
Excelente vídeo, Vogel. Parabéns pra vc e toda a equipe. Nunca tinha assistido a uma aula tão completa sobre a guerra civil dos EUA. Mais uma vez, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sempre gostei de História.Desde garoto, pegava os livros e lia em voz alta pros meus irmãos. E comentava pros colegas na escola nos intervalos. Esse tema sobre a guerra civil americana, é muito interessante. Parabéns pela boa explanação.
O General Lee foi um dos maiores senão o maior dos Estados Unidos, é uma pena que pessoas que não conhecem o personagem e histórico e as opiniões do homem tendem a odiá-lo por ter sido um Confederado sendo que após o fim da Guerra Civil, o general afirmou estar arrependido e acabou por escrever cartas nas quais dizia que a escravidão era “um mal político e moral”.
Eu acho que o Ulysses S. Grant foi um general melhor em média. E agora, enquanto é verdade que ele considerava escravidão "um mal político e moral" essa frase está meio fora de contexto. Ele também afirmou que os escravos estavam muito melhores nos EUA como escravos do que na África, e que a escravidão era um "passo necessário" para a civilização do negro. Mas acho sim que ele foi um bom general
@@jose_stalin_memes22 Não, a frase "um mal político e moral" vem da mesma carta na qual ele fala isso. Ele era escravocrata você queira ou não, até acabou com a rebelião de John Brown
@@Testimony_Of_JTF errado de novo, ele sempre dizia isso em outras escrituras suas antes da guerra. E ele não era escravocrata, ele alforriou todos os escravos herdados da família dele e durante a guerra insistiu em trazer negros para o exército confederado
Eu tive excelentes professores de história na escola o que me fez gostar bastante da matéria desde sempre, mas tenho certeza que se na minha época existisse um "Vogalizando A História" eu teria gostado mais ainda. Que canal maravilhoso! Uma curiosidade inútil: o trio de música country do Texas que antigamente se chamava The Dixie Chicks e hoje é apenas The Chicks abandonou o Dixie por causa da conotação racista do nome. Nada a ver com o vídeo eu sei mas como minha missão na Terra é disseminar o máximo de cultura inútil na vida das pessoas achei de bom tom compartilhar essa informação com a comunidade hehehe. Um abraço, Vogel e Marcos!
Aleatoriamente tu me tirou um dúvida muito grande que eu tinha, muito obrigado! Kkkkkkkkk Por falar em The Chicks vale a recomendação de Travelin Soldier
Ela representa mais o orgulho do sul hoje. Óbvio que existem movimentos que a deturpam e usam como símbolo de ódio. É necessário explicar que a bandeira utilizada era a bandeira de guerra do sul, não a bandeira dos confederados em si.
Um perfeito livro sobre esse período é o da autora Carolina de jesus " quarto de despejo ". Bom inclusive voce pode achar ele aqui no RUclips em audiobook 😊❤
Muito obrigado pelo excelente video professor. Muito didatico e bem explicado. Como ex professor de historia e socologia aposentado, curto muito o seu canal. Valeu👍👏👊
A narração ia sendo feita e minha mente só lembrava de filmes como Dança com Lobos, o Patriota e Lincoln. Muito bom amigos, parabéns. Os Estados Unidos, não são tão unidos assim, até hoje...
Interessante que nos EUA a questão da escravidão já foi resolvida, mas a questão de interesses regionais VS autoridade nacional ainda esta pendente até a atualidade, sendo literalmente a base de toda disputa politica no país até hoje.
Não diria que isso é totalmente verdade, dado que a população de negros é de 12 % e eles possuem uma população carcerária de mais da metade de negros, e levando em conta que os presídios são privatizados e usam a mão de obra desses presos, é um caso a se pensar.
E pensar que ainda há sulistas que defendem a causa dos confederados ☹️. Eles precisam entender que essa foi uma guerra motivada pelas elites sulistas, e que os ancestrais deles eram todos pobres que não tinham nada a ganhar com essa guerra. A guerra de secessão só causou destruição e sofrimento ao sul e ninguém ganhou nada com ela.
eu estava ancioso para saber mais sobre esse grande conflito dos norte americano, difícil imaginar que a nação mais poderosa do mundo tem um passado tão horrível.
Na verdade, o ideal de liberdade democrática, dentro da ideia vigente nos EUA da época e em outros lugares escravistas, não tinha absurdo algum dentro do ideal democrático clássico. Esse ideal vem dos gregos e, na Grécia, a democracia era destinada somente a alguns cidadãos membros da sociedade e não abrangia nem escravos e nem mulheres. A democracia nunca garantiu a justiça, muito menos a igualdade perante a lei; na verdade, o conceito é bem controverso e, hoje em dia, a palavra democracia suscita muita dúvida. Para mim, quando ouço a palavra democracia, fico bem preocupado, sentindo que estão escarnecendo de mim.
Cara muito massa, sou Fã, gostaria de fazer um Pedido, queria ver um vídeo falando sobre os hatfields & mccoys, famílias que entraram em conflito pouco depois da Guerra de Secessão Americana! Se puderem, claro! Abraço e Parabéns pelo trabalho.
27:48 a história de soldados negros lutando pela confederação é um mito da guerra. a aprovação de soldados negros para lutar pelos confederados veio literalmente nas ultimas semanas da guerra e não surtiu efeito. inclusive a foto mostrada em 27:44 não é de um soldado negro, mas sim de um escravo. fora isso, as informações do vídeo estão bem acuradas.
Duas curiosidades: 01) O cantor Johnny Cash tem uma famosa música em homenagem ao Robert Lee, o nome da obra é "General Lee". 02) Rita Lee tem esse nome porque seu pai era um grande fan da história dos EUA e nutria uma admiração pelo general confederado. PS: Vogel, tu podia lançar uma série só de biografias da História como César, Alexandre, Napoleão, Rommel, Zhukov, Lee....nn sei se na plataforma de membros isso já existe.
@@vanusachaves3065 - A família da Rita Lee é descendente de sulistas que vieram para o interior de São Paulo. Saiu em matéria da revista IstoÉ, de 1976, em comemoração ao bicentenário da Revolução Americana.
A música do Cash não é em homenagem ao militar General Lee e sim ao carro Dodge Charger da série Dukes of Hazzard, a música foi escrita pra ser tema do carro.
@@vincenthewitt6919 e o nome do carro é uma homenagem ao general, ora. Se você for analizar a letra, é quase como se o carro fosse uma reencarnação do Lee, ou pelo menos do Lee presente no imaginário popular da época.
Excelente!! Os vídeos longos são os melhores! Única coisa que atrapalhou é começar falando alto e diminuir, vou ouvindo no som do carro e quase fico surdo kkkk
Ei Voguel,a história da Florence Nightingale daria um ótimo vogalizando,hein. Aliás, seria bom fazer episódios contado a história de personalidade que marcaram a História como ela.
tem um erro ai: A Escravidão, sim, era um fator, mas não o único. A questão fiscal era, pra mim, maior. Os Sulistas queriam baixas tarifas alfandegárias porque exportavam - sobretudo - algodão para a Inglaterra, enquanto que o Norte queria altas tarifas alfandegárias para que seus produtos tivessem melhor competitividade ante os Ingleses. E por isso a Guerra seria inevitável, mesmo que não existisse a Escravidão.
> > > > Esse canal é o melhor lugar para se aprender História do Mundo. É o que dizem: "Povo que não conhece História, vai cometer............" Ah, imagina o menosprezo que haveria na mídia, se essa horrenda guerra fratricida fosse no nosso país...
Essa incrível história faz-me lembrar outra página triste dos EUA: Apartheid. A segregação racial nos EUA foi política de Estado legal... Tem algum vídeo sobre esse período?
@@DouglaXMiguel Apartheid sim. Vários estados estadunidense possuíam regras legais de separação, como quatro banheiros: homem branco, homem negro, mulher branca, mulher negra... Até hoje tem feridas profundas na cultura dos EUA, totalmente estratificada entre Brancos, Negros e Latinos... ...
@@niltonavila9211 Apartheid não! Esse episódio na história dos EUA não foi conhecido por "Apartheid", que nem ao menos é uma palavra em ingles, mas de origem holandesa. Apartheid foi um evento ocorrido na África do Sul, e durou muito mais tempo do que o evento que tu se refere que é simplesmente conhecido como segregação racial americana (ou estadounidense como preferem alguns) e o conjunto de leis que sustentavam esse ocorrido era conhecido como leis Jim Crow e que vigorou até 1965 (enquanto o Apartheid reinou na África do Sul até o início dos anos 90).
@Jota Lhão Sim, mas a questão não é apenas semântica, se fosse não daria bola, foram dois períodos históricos diferentes em duas culturas diferentes e dois continentes inteiramente diferentes! Um ocorreu num pais majoritariamente branco (na época) e imposto a numa minoria negra e outro num pais majoritariamente negro por uma minoria branca; um acabou nos anos 60, outro durou até o inicio dos 90; um foi imposto apenas numa parte do país, o outro no país inteiro; etc, etc... . Além do mais o autor do post não falou que se tratava de "uma espécie de apartheid" ou "um apartheid" ele foi incisivo "Uma página triste dos EUA (sic): Apartheid". Sendo específico assim não tem como não apontar o erro.
Espero que um dia, voces se esforcem para trazer um vogalizando a historia, sobre a segunda guerra mundial, a primeira, seria interessante voces trazerem elas.
Caraca, esse vídeo é praticamente um evento da comunidade Vogalover que ENCHEU O SACO pra ter esse tema. Sem arrependimentos! ❤️
Verdade esse youtuber fala muito rápido e c um creto deboche...
@@amanciomaiafilho5013 se assinar o clube de membros Vogalover de Carteirinha ele fala devagar pra você e sem deboche. Duvido assinar... 20 merréis
Pq?
Ótimo narrador, o vídeo é aula de história americana, o conteúdo é o que importa e não a maneira do narrador narrar a história.
@@josemargyn o narrador abusa de deboche e usa muito adjetivos como s8ubstantivo, escravizados em vez de escravos
Curiosidade um tanto quanto peculiar: a cidade de Atlanta foi queimada e conquistada elas tropas de William T. Sherman. O time que hoje conhecemos como Calgary Flames, da NHL (liga hockey dos EUA), nasceu em Atlanta sob o nome de Atlanta Flames, em referência à esse evento de Guerra Civil
A obra prima do Vogalizando! Parabéns Marco e Voguel!
O melhor documentário que já vi sobre a guerra civil americana.
Sabia que seria bom, mas não imaginava que seria essa maravilha. Muito obrigado por essa obra-prima!
"Quem pode, pode; mas quem não pode, "se sacode"!
(Ditado de um "caipira", na zona rural deste "Brasir", SÔ!!!...)
😂😂😂😂
Praticamente um documentário! ❤️
Concordo Plenamente é isso mesmo.
POR MAIS VÍDEOS LONGOS!! O MELHOR CANAL! 🥰🥰🥰
Apoiado!
Sim!!!
Já tenho o que assistir amanhã tomando café!!!
Você por aqui brabo do Jornalismo
A honra de homens como estes generais, é algo que todos deveríamos estudar desde muito cedo, revisitar sempre que oportuno e aplicar na vida prática.
Belo vídeo! Hoje, nas livrarias dos EUA, existem mais livros que tratam da Guerra Civil, do que a soma dos livros que tratam das outras guerras nas quais os EUA participaram, incluindo as duas Guerras Mundiais e a Guerra do Vietnã.
mais um video perfeito, atualmente um dos melhores canais de história aqui no youtube
De história, com certeza é o melhor!
E um dos melhores da história! Kkkk
Guerra civil é um desastre. É pior que a guerra contra um inimigo externo. Me dá agonia só de pensar no sofrimento do povo.
a liberdade teve seu preço, nao considere desastre é a historia e é o que é, hoje é a maior nação do mundo
É, mas sem ela o povo sempre é escravo.
Não foi "desastre". Sem ela os EUA não teriam se unificado sob a hegemonia do Capitalismo Industrial e Financeiro.
Viva Jhonny marchando para casa
Discordo! Uma guerra civil é mais do que uma guerra, é questão de liberdade.
fantastica !!! narrativa !! parabens !
Thanks
Uma vídeo desse é, LITERALMENTE, uma aula. Formidável! Muito, mas muito obrigado mesmo, Vogel! 🙏🏼
Extraordinário, nunca imaginei que alguém contasse um resumo de história com tanta precisão, como este historiador. Extraordinário.
Vídeo sensacional. Além do contexto geral, pouco conhecia da Guerra Civil Americana.
Vogalizando sempre se superando na qualidade dos vídeos
Um vídeo tão longo e perfeito desse imagino o quanto trabalho dá, mas nunca assisti algo tão bom, valeu por todo meu ensino médio o que aprendi nesses 38 minutos.
Muito interessante! Excelente vídeo com um ótimo conteúdo. Os comentários finais sobre o fim da escravidão Norte-Americana e início da segregação racial nos EUA foi uma ponte imensa para um vídeo que poderia ter como pauta as lutas para a conquista de direitos no país.
Assista "The 14th Amendment", um documentário com alguns episódios sobre esse tema. Entrevistam muitos historiadores. Apresentação de Will Smith
Que vídeo mt bom. E por mais vídeos longos, que mesmo a duração sendo alta, a qualidade supera qualquer lacuna.
Vídeo perfeito, simplesmente viciado nesse canal! Se eu pudesse eu apoiaria pra ver mais vídeos mas tô quebrado. Parabéns pelo conteúdo! ♥
Excelente matéria. A melhor sobre o tema. Objetivo, sem enrolaçoes.
Parabéns!!!
ta poxa 40 min kkkkkk ASSIM QUE A GENTE GOSTA ♥️😍
Falta um assim da Revolução Francesa
Só parei para assistir por esse motivo😅
38*
Foi o primeiro vídeo do canal que eu vi. De lá pra cá, foi um vício total.
Parabéns pelo trabalho, rapazes.
Todos os vídeos de vocês são ótimos. Mas esse, sinceramente, superou até as maiores expectativas.
Genial!
Aeeeeeeew! To ansioso pra ver desde o aviso de que ia atrasar por motivos de muuuuuita qualidade! Bora assistir!
CARA VC É DE MAIS.....QUE MARAVILHA DE VIDEO.........
Melhor canal do YT!!! Parabéns, trabalho incrível!
Que vídeo massa, Vogel!!! Parabéns pelo trabalho!
Sonho realizado sempre quis que vc falasse sobre esse tema excelente vídeo parabéns!!!!!
Parabéns 🎈 Marco e Vogel, vcs são uma Biblioteca 📚 ambulante. 👏👏👏👏, achei por acaso, mas fiquei impressionada com a sua capacidade e dedicação em apresentar uma matéria tão completa e inteligente 🧠. Obrigada
Maravilha de conteúdo! Queremos continuação, sobre a referida luta do século seguinte pelos direitos civis americanos!
Assista "The 14th Amendment "
FAntástico !! Uma verdadeira aula de história !!! Parabéns !!!
22:45 kkkkk caraca, cara, isso daria um otimo filme, essa história de um ex-escravo lutar na guerra pela união e invadir a fazenda da qual um dia ele foi escravo e matar o seu senhor.
Seria um sucesso de bilheteria
Ja havia visto outros videos e docs. Falando sobre, porém aqui no vogalizando é sempre uma experiência a parte, obrigado pelo vídeo pessoal, ficou sensacional.
Excelente vídeo, Vogel. Parabéns pra vc e toda a equipe. Nunca tinha assistido a uma aula tão completa sobre a guerra civil dos EUA. Mais uma vez, parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sempre gostei de História.Desde garoto, pegava os livros e lia em voz alta pros meus irmãos. E comentava pros colegas na escola nos intervalos. Esse tema sobre a guerra civil americana, é muito interessante. Parabéns pela boa explanação.
Como se diz que a não se apressa a perfeição !!!! Excelente bora se tornar o Vogalover de Carteirinha para ajudar a ter mais vídeos iguais estess
Que vídeo incrível saí daqui com a cabeça até pesada de tanto conhecimento 😍😍😍
O General Lee foi um dos maiores senão o maior dos Estados Unidos, é uma pena que pessoas que não conhecem o personagem e histórico e as opiniões do homem tendem a odiá-lo por ter sido um Confederado sendo que após o fim da Guerra Civil, o general afirmou estar arrependido e acabou por escrever cartas nas quais dizia que a escravidão era “um mal político e moral”.
Eu acho que o Ulysses S. Grant foi um general melhor em média.
E agora, enquanto é verdade que ele considerava escravidão "um mal político e moral" essa frase está meio fora de contexto. Ele também afirmou que os escravos estavam muito melhores nos EUA como escravos do que na África, e que a escravidão era um "passo necessário" para a civilização do negro.
Mas acho sim que ele foi um bom general
Errado. Lee sempre foi contra a escr4vidã0 antes da guerra e ajudou muitos ex-escr@v0s terem liberdade
@@Testimony_Of_JTF não. Ele disse essa frase em meados de 1850, antes da guerra de secessão. Lee era abolicionista
@@jose_stalin_memes22 Não, a frase "um mal político e moral" vem da mesma carta na qual ele fala isso. Ele era escravocrata você queira ou não, até acabou com a rebelião de John Brown
@@Testimony_Of_JTF errado de novo, ele sempre dizia isso em outras escrituras suas antes da guerra. E ele não era escravocrata, ele alforriou todos os escravos herdados da família dele e durante a guerra insistiu em trazer negros para o exército confederado
Vogalizando embala meu sono todas as noites, aulas e aulas da minha matéria favorita.
História!
Obrigado meninos.
Parabéns pelo trabalho realizado nesse vídeo maravilhoso.
Parabéns para todos os envolvidos no vídeo.
Muito bom , nunca me canso de assitir essas verdadeiras aulas de história mundial .
Eu tive excelentes professores de história na escola o que me fez gostar bastante da matéria desde sempre, mas tenho certeza que se na minha época existisse um "Vogalizando A História" eu teria gostado mais ainda. Que canal maravilhoso!
Uma curiosidade inútil: o trio de música country do Texas que antigamente se chamava The Dixie Chicks e hoje é apenas The Chicks abandonou o Dixie por causa da conotação racista do nome. Nada a ver com o vídeo eu sei mas como minha missão na Terra é disseminar o máximo de cultura inútil na vida das pessoas achei de bom tom compartilhar essa informação com a comunidade hehehe. Um abraço, Vogel e Marcos!
Aleatoriamente tu me tirou um dúvida muito grande que eu tinha, muito obrigado! Kkkkkkkkk
Por falar em The Chicks vale a recomendação de Travelin Soldier
@@Jotape_rodriAdoro elas, são de Austin, Texas.
incrível!
Simplesmente o "vão se amar" do entretenimento
Excepcional. Uma aula, um verdadeiro documentário. Parabéns a todos do canal!
O fim da escravidão no Brasil em 1888 foi comemorada com uma missa em grande alegria
Massa demais!!! Obrigado, pessoal!
tenho que admitir, esse vídeo tá melhor que o vídeo da guerra civil americana do canal nerdologia
O roteirista dos últimos nostalgia história é muito parcial.
Eu vim pra cá porque inicialmente vi o vídeo do nerdologia; fiquei interessada e vim buscar mais informações sobre o assunto.
Que vídeo sensacional!!! Parabéns a equipe melhor canal de história do RUclips!
Morei na Carolina do sul, a presença de símbolos confederados está em todo lugar ainda hoje em dia
Ela representa mais o orgulho do sul hoje. Óbvio que existem movimentos que a deturpam e usam como símbolo de ódio. É necessário explicar que a bandeira utilizada era a bandeira de guerra do sul, não a bandeira dos confederados em si.
Se tivesse o dobro de tempo, assistiria com muita satisfação.
Ótimo trabalho, parabéns à toda equipe do Vogalizando .
Gostaria de saber mais sobre o período pós escravidão do Brasil, um vídeo desse canal seria ótimo. Aceito recomendações de livros tbm hehehe
Um perfeito livro sobre esse período é o da autora Carolina de jesus " quarto de despejo ". Bom inclusive voce pode achar ele aqui no RUclips em audiobook 😊❤
Conteúdo espetacular, assisti sem piscar apesar de já conhecer bem o tema. Parabéns ao time de produção 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Vim pesquisar sobre a guerra depois que assisti o filme "E o vento levou" no HBOMAX.
Muito top esse filme
Que aula maravilhosa parabéns a todos 👏👏👏
Muito obrigado pelo excelente video professor. Muito didatico e bem explicado. Como ex professor de historia e socologia aposentado, curto muito o seu canal. Valeu👍👏👊
Que baita aula de história! Estou encantado por esse canal, excelente e repleto de conteudos de história.
Se fizer um vídeo completo sobre Abraham Lincoln ou Franklin Roosevelt me inscrevo oficialmente no canal❤
Está no "seja membro"
Maravilhoso, ouso dizer que este foi o melhor vídeo do canal. Parabéns
A narração ia sendo feita e minha mente só lembrava de filmes como Dança com Lobos, o Patriota e Lincoln. Muito bom amigos, parabéns. Os Estados Unidos, não são tão unidos assim, até hoje...
Também há "Tempo de Glória", "Cold Mountain" e o clássico "... E O Vento Levou". Filmes que abordam a guerra civil americana.
Vídeo de história de 40 minuto é MT bom pois fecho os olhos fico ouvindo até dormir
Interessante que nos EUA a questão da escravidão já foi resolvida, mas a questão de interesses regionais VS autoridade nacional ainda esta pendente até a atualidade, sendo literalmente a base de toda disputa politica no país até hoje.
Não diria que isso é totalmente verdade, dado que a população de negros é de 12 % e eles possuem uma população carcerária de mais da metade de negros, e levando em conta que os presídios são privatizados e usam a mão de obra desses presos, é um caso a se pensar.
Grata pela aula maravilhosa.
10:42 "- Ninguém morreu, dizem que só um cavalo."
Kkkkk... rachei!
O melhor da história do canal!!!
Parabéns Parabéns Parabéns
E pensar que ainda há sulistas que defendem a causa dos confederados ☹️. Eles precisam entender que essa foi uma guerra motivada pelas elites sulistas, e que os ancestrais deles eram todos pobres que não tinham nada a ganhar com essa guerra. A guerra de secessão só causou destruição e sofrimento ao sul e ninguém ganhou nada com ela.
Guerra de secessão foi por impostos do norte sobre o sul.
Por isso o separatismo.
Não tem nada a ver sobre escravidão.
@@tadashishizaka Todas as declarações de secessão dos estados confederados mencionavam a escravidão como causa da separação.
@@lucavalerio3336 qual fonte?
Ps: fonte primária
@@lucavalerio3336 em que ano foi a décima terceira emenda?
@@lucavalerio3336 que ano foi a guerra civil americana?
Espero respostas
Fenomenal, fantástico vídeo. Vou assistir, novamente, e tentar fazer um mapa/resumo😮
eu estava ancioso para saber mais sobre esse grande conflito dos norte americano, difícil imaginar que a nação mais poderosa do mundo tem um passado tão horrível.
todos tem irmão
Vídeos assim
Mais longos, completo, fantástico.
Parabéns!!!!!!
Na verdade, o ideal de liberdade democrática, dentro da ideia vigente nos EUA da época e em outros lugares escravistas, não tinha absurdo algum dentro do ideal democrático clássico.
Esse ideal vem dos gregos e, na Grécia, a democracia era destinada somente a alguns cidadãos membros da sociedade e não abrangia nem escravos e nem mulheres.
A democracia nunca garantiu a justiça, muito menos a igualdade perante a lei; na verdade, o conceito é bem controverso e, hoje em dia, a palavra democracia suscita muita dúvida.
Para mim, quando ouço a palavra democracia, fico bem preocupado, sentindo que estão escarnecendo de mim.
Cara muito massa, sou Fã, gostaria de fazer um Pedido, queria ver um vídeo falando sobre os hatfields & mccoys, famílias que entraram em conflito pouco depois da Guerra de Secessão Americana! Se puderem, claro! Abraço e Parabéns pelo trabalho.
27:48 a história de soldados negros lutando pela confederação é um mito da guerra. a aprovação de soldados negros para lutar pelos confederados veio literalmente nas ultimas semanas da guerra e não surtiu efeito. inclusive a foto mostrada em 27:44 não é de um soldado negro, mas sim de um escravo. fora isso, as informações do vídeo estão bem acuradas.
Isso mesmo, e por sinal o batalhão negro formado nem sequer viu ação.
Melhor vídeo do canal até o momento.
Puta vídeo! Você é um ótimo historiador, amo os vídeos que você faz, você dar uma luz do saber para minha total ignorância, valeu professor!!!!👍👍👍👍👍
Ótimo vídeo, tomara que tenha servido pra tirar essa foice e martelo do perfil, rs…
@@LuisFelipeZaguini só falta vc estudar pra saber que movimentos ant coloniais e abolicionistas usavam bastante a foice e o martelo.
@@willdants não seja desonesto. Você sabe exatamente do que estou falando.
@@LuisFelipeZaguini sei sim muito bem algo que deve ter escutado do paulo kogos e afins kkkkk
@@willdants ?
Parabéns pelo conteúdo, top demais!
Duas curiosidades:
01) O cantor Johnny Cash tem uma famosa música em homenagem ao Robert Lee, o nome da obra é "General Lee".
02) Rita Lee tem esse nome porque seu pai era um grande fan da história dos EUA e nutria uma admiração pelo general confederado.
PS: Vogel, tu podia lançar uma série só de biografias da História como César, Alexandre, Napoleão, Rommel, Zhukov, Lee....nn sei se na plataforma de membros isso já existe.
Nada a ver. O pai da Rita Lee é americano e o nome de família é Lee Jones mesmo. Não é por admiração não
@@vanusachaves3065 - A família da Rita Lee é descendente de sulistas que vieram para o interior de São Paulo. Saiu em matéria da revista IstoÉ, de 1976, em comemoração ao bicentenário da Revolução Americana.
A música do Cash não é em homenagem ao militar General Lee e sim ao carro Dodge Charger da série Dukes of Hazzard, a música foi escrita pra ser tema do carro.
@@vincenthewitt6919 e o nome do carro é uma homenagem ao general, ora. Se você for analizar a letra, é quase como se o carro fosse uma reencarnação do Lee, ou pelo menos do Lee presente no imaginário popular da época.
Vídeo muito bom e esclarecedor! Amo seu canal Vogel. Continue nos presenteando com essas obras primas no RUclips! Parabéns ❤
Faz um vídeo da guerra no yemen, quase não se fala na media e ninguém sabe bem o que se passa por lá
Que video FANTASTICO!!!🎉🎉🎉
Liberdade para quem for verde, mas quem for verde escuro não.
Excelente!! Os vídeos longos são os melhores!
Única coisa que atrapalhou é começar falando alto e diminuir, vou ouvindo no som do carro e quase fico surdo kkkk
Ei Voguel,a história da Florence Nightingale daria um ótimo vogalizando,hein. Aliás, seria bom fazer episódios contado a história de personalidade que marcaram a História como ela.
Belíssimo trabalho, vídeo impecável!
A bandeira confederada tem 13 estrelas, representando os 13 Estados Confederados da secessão!
Caramba, que história, que roteiro extraordinário! Vocês tão de parabéns, d++!
tem um erro ai: A Escravidão, sim, era um fator, mas não o único. A questão fiscal era, pra mim, maior. Os Sulistas queriam baixas tarifas alfandegárias porque exportavam - sobretudo - algodão para a Inglaterra, enquanto que o Norte queria altas tarifas alfandegárias para que seus produtos tivessem melhor competitividade ante os Ingleses. E por isso a Guerra seria inevitável, mesmo que não existisse a Escravidão.
E a Inglaterra, como sempre. Amava uma guerrinha no continente americano como um todo.
> > > > Esse canal é o melhor lugar para se aprender História do Mundo. É o que dizem: "Povo que não conhece História, vai cometer............" Ah, imagina o menosprezo que haveria na mídia, se essa horrenda guerra fratricida fosse no nosso país...
Minha filha está no high school nos EUA e sua aula é muito melhor do que as aulas q Ela tem dos professores d história aqui. Parabéns!
Eu sei o porquê.
Parabéns. Perfeito. muito boa explicação… Aprendi.
Essa incrível história faz-me lembrar outra página triste dos EUA: Apartheid.
A segregação racial nos EUA foi política de Estado legal... Tem algum vídeo sobre esse período?
Apartheid?
@@DouglaXMiguel Apartheid sim.
Vários estados estadunidense possuíam regras legais de separação, como quatro banheiros: homem branco, homem negro, mulher branca, mulher negra...
Até hoje tem feridas profundas na cultura dos EUA, totalmente estratificada entre Brancos, Negros e Latinos...
...
@@niltonavila9211 Apartheid não! Esse episódio na história dos EUA não foi conhecido por "Apartheid", que nem ao menos é uma palavra em ingles, mas de origem holandesa. Apartheid foi um evento ocorrido na África do Sul, e durou muito mais tempo do que o evento que tu se refere que é simplesmente conhecido como segregação racial americana (ou estadounidense como preferem alguns) e o conjunto de leis que sustentavam esse ocorrido era conhecido como leis Jim Crow e que vigorou até 1965 (enquanto o Apartheid reinou na África do Sul até o início dos anos 90).
@Jota Lhão Sim, mas a questão não é apenas semântica, se fosse não daria bola, foram dois períodos históricos diferentes em duas culturas diferentes e dois continentes inteiramente diferentes! Um ocorreu num pais majoritariamente branco (na época) e imposto a numa minoria negra e outro num pais majoritariamente negro por uma minoria branca; um acabou nos anos 60, outro durou até o inicio dos 90; um foi imposto apenas numa parte do país, o outro no país inteiro; etc, etc... . Além do mais o autor do post não falou que se tratava de "uma espécie de apartheid" ou "um apartheid" ele foi incisivo "Uma página triste dos EUA (sic): Apartheid". Sendo específico assim não tem como não apontar o erro.
Se não me engano o nome nos EUA era segregação e não apartheid, o apartheid de países como África do Sul e Rodésia
Ótimo vídeo. Contar todo este volume de história em um tempo tão restrito é realmente admirável! Parabéns!!
6:52 pique o Datena no Marçal kkkkk
Kkkk pensei exatamente nisso
Kkkkkkkkkkkkkk
Que incrível conteúdo! Vocês são os melhores!
1:33 14 horas ? Então a escravidão existe até hj ksksksksksksks
Infelizmente sim
Melhor Vídeo que assisti sobre o Tema até Hoje!!!!
DEUS ABENÇOE GENRAL LEE.🇺🇲🇺🇲🇺🇲
Espero que um dia, voces se esforcem para trazer um vogalizando a historia, sobre a segunda guerra mundial, a primeira, seria interessante voces trazerem elas.