Vamos combinar que naquela época a história era oposta da atual. O mundo árabe viva sua idade de ouro, eram o povo mais civilizado do mundo: dominavam o que havia de melhor na ciência, matemática, astronomia, navegação, medicina, etc. Foram eles os responsáveis pela preservação de boa parte do conhecimento grego antigo, a Europa reconstruiu o que havia de melhor em seu passado a partir da tradução de textos árabes. De fato, difícil saber como seria possível as grandes navegações sem a navegação astronômica dos árabes. É uma pena que aquela brilhante cultura tenha se perdido no decorrer dos séculos.
@@mayconrralves obrigado pela contribuição, Maycon. Muito interessante seu comentário! Mas eu me referia ao conhecimento científico mesmo, não ao literário. Referi principalmente ao conhecimento de cunho científico e filosófico, este foi de grande importância para a revolução científica e não veio da tradição romana (os romanos tinham pouco interesse na contemplação filosófica, científica e matemática). Muitos textos importantes da antiguidade - de caráter científico, matemático e filosófico-, chegaram a Europa via traduções do árabe. Claro, como você mesmo comenta, com as contribuições árabes: Al Hazen, Al Biruni, Averróis, Al-Khwarizmi, e tantos outros. Por isso podemos dizer que os árabes tiveram papel singular na preservação do conhecimento científico e filosófico da antiguidade, sobre isso não existe dúvida.
@@visaoholistica205 tem toda a razão, o expoente da cultura Árabe foi atingido nos califados da Península Ibérica, não foi por acaso que Portugal e Castela foram pioneiros na expansão marítima, e eram as maiores potências militares e tecnológicas do século XV.
Se continuar assim a Europa viverá um domínio islâmico muito em breve, em algumas regiões há muitos muçulmanos com vários filhos. As europeias tem horror a formar grandes famílias. Eles mesmos já dizem que retomarão a dominância.
Com a Hungria e o leste europeu por lá? Dificilmente. Já estão discutindo deportar refugiados de países islâmicos para os seus países. (Inclusive, o reino Unido estava querendo mandar pra uganda). Então eu creio que seja possível uma retórica mais conservadora por parte dos europeus.
Na verdade as Européias já estão com a mente tão tomada pelo feminismo radical de esquerda que para elas ter um filho por si só já é uma ofensa. A esquerda Européia já está conseguindo o que eles querem, mulheres feministas que tem horror à família, homens afeminados ou gays (nada contra, mas é preciso ter héteros para criarmos famílias e as próximas gerações...), e árabes radicais e principalmente violentos e machistas invadindo toda a Europa. É por isso que a Europa está perdendo sua identidade!
@@mariavieiradeandrade4497 não é sobre isso que eu estou falando, só convivendo pra ter noção. Eles são fechados entre eles, não gostam de se misturar com outras raças, com outros povos e não são abertos a novos costumes. No entanto, eles acham que é obrigação das outras pessoas aceitarem e se submeterem aos seus costumes, cultura, povo e religião. E a ideia deles não é na conversa não, eles querem impor isso o que é muito diferente. Eu vou falar pra você, são pessoas bravas e de difícil convivência. Não sou à favor da lacração ocidental de esquerda, mas não é fácil a convivência com islâmicos, eles são radicais e não aceitam nada, mas gostam de subjulgar e impor tudo o que eles acham correto aos outros.
"The Netherlands has a population of approximately 16,715,999. Of the total population, it is estimated that there are 2.46 migrants per 1,000 inhabitants [2]. Ethnic Dutch make up 80.7% of the population, people of Turkish descent account for 2.2% of the population, and Moroccan descent 2%."
Aqui no Br, o foco do Islã está sendo Foz do Iguaçu, na triplice fronteira, os Estados brasileiros colonizados por povos europeus. Acho realmente preocupante para as mulheres, já que nesta religião, elas não tem "lugar de voz" e nem vez, é chocante, é impactante, mas é o que fez o mundo chegar até aqui, o certo seria que os cristão também acordacem e colocassem freio nesta cultura ocidental, vão perder e perder feio, (natalidade) mas para mim, Cristo chama individualmente cada um, devido sua eleição, devido seu querer e o viver em Cristo, é algo extremamente individual. Os mandamentos de Cristo são mandamentos que fazem com que os obedientes se tornem servos de todos, para serem grandes cristãos, e o amor é o maior de todos os dons. Quem leu os quatro evangelhos, quem leu atos, quem leu as cartas de Paulo para as igrejas, vai entender do que estou falando, eu já li o Corão, para mim, é algo totalmente diferente da bíblia, e não conecta ninguém a Deus, nele Deus está longe e é inalcançável, e não há salvação mas um bem estar, uma paz interna. Cristo é a expressão do amor de Deus para a humanidade, está no trono na eternidade com Deus, é o juiz, o advogado do crente a fiel testemunha, o caminho que te leva a Deus, a verdade revelada, o cetro de equidade na mão de Deus, é a única saída, a porta das ovelhas, a pedra fundamental, o principe da paz, o verbo encarnado, a raiz de Davi, maravilho, conselheiro, pai da eternidade, o cordeiro que foi sacrificado e ressuscitado com leão da tribo de juda, é o Deus da nossa salvação, a mão forte do altíssimo, o poder de Deus, a videira verdadeira, o pão vivo que desceu do céu, e se vc abrir a biblia e ler, ler, ler... Vai descobrir que não tem outro nome pelo qual nos salva de uma condenação eterna, ele estará lá, depois que formos ao pó, ele estará lá em todos os lugares, eternamente, diante dos salvos e diante dos condenados. beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre Apocalipse 14:10,11
Os Árabes pós Maomé e saladino economicamente seguiram mais a linha nacional socialista, por isso tantos países Árabes pobres. Os Árabes que enriqueceram, além do petróleo, seguiram mais a linha da economia de livre mercado. A Europa árabe imagino que teria seguido a primeira escolha, o que seria uma tragédia para esses países.
@@mariavieiradeandrade4497 excelentes exemplos. Junto com iran poderiam ser grandes nações desenvolvidas, mas a opção pelo nacional socialismo colocou esses países de joelhos trabalhando para uma casta no poder. Por isso tenho minhas críticas quando pessoas colocam a pobreza de um pais como fruto de colonização e não de escolhas erradas feitos pelos povos desses países. O Brasil por exemplo pra mim é um caso clássico de desigualdade por escolhas erradas de nossa própria sociedade, não tem a ver com destino nem Portugal. Enquanto não entendermos que é o livre mercado que constrói riquezas, seremos um eterno auxilio Brasil.
@@gleison1911 Depende, há uma parte da população mais desperta e que acompanha política que são totalmente avessos e contrários à essas ideologias diabólicas como socialismo e comunismo. Já há outra parte que não entende absolutamente nada de política e não conhecimento nenhum de história que cai nas mentiras dos políticos, aí caem naquele discurso mais populista que vem justamente dos socialistas/comunistas e acabam votando nesses caras. Se for analisar essa última eleição foi exemplo onde o país tá bem polarizado e dividido, de uma forma ou de outra todos vamos pagar pela ignorância daqueles que elegeram os comunistas pra governar o país. Se não aprendem por bem a não eleger esses vermes e ir contra essas ideologias genocidas então vão aprender por mal assim como os venezuelanos!
@Brazilian Libertarian eu não discordo de vc, pelo contrário você falou oq eu penso. Sociedades e pessoas tem tempos diferentes de amadurecimento. Ja diz o ditado violência gera violência, muita violência gera compreensão. Infelizmente há pessoas que só vão aprender quando o caos e o desespero estiverem fora de controle como foi com a Venezuela. Ainda assim, como na Argentina, tem pessoas que acham que tá tudo certo e no caminho. Todas as sociedades passaram por essa fase de polarização. Antigamente polarização se resolvia com guerra, por isso tantas guerras civis na história dessas nações. O Brasil e a América do Sul são historicamente jovens e a guerra não parece ser mais opção. Infelizmente o aprendizado de algumas dessas nações terá que ser pela dor do desemprego, inflação, miséria. Cabe aos que entendem que a resposta não está no comunismo/socialismo/progressismo estar pronto, organizado para ser a opção e construir as sociedades. No Brasil temos estados que a esquerda não entra. É aí que se começa a organização para se reconstruir o país. Será lento. Será aos poucos. Provavelmente não veremos o fim dessa guerra. Mas não cabe a nós abandona-la. A península ibérica foi invadida pelos Árabes em 850. E a libertação total só ocorreu perto de 1500. Entende que a luta de nações pelo desenvolvimento leva tempo. Um tempo maior que o tempo das pessoas. O que posso ficar feliz, é que finalmente nasceu uma direita no Brasil, o pensamento único pelo menos acabou no Brasil. Já é uma grande conquista para o futuro.
@@gleison1911 certamente, concordo tbm com seu comentário. Ao menos temos uma oposição contra esses parasitas, aqueles que ainda acredita em socialismo e comunismo não aprenderam com história e nunca vão aprender, de fato só vão aprender pela dor assim como os venezuelanos, cubanos, soviéticos, norte coreanos, chineses com mao tse, etc... Quando a situação estiver crítica pra esse pessoal eles vão acordar e talvez aprenda que socialismo e comunismo não são solução mas sim ideologias macabras que precisam ser combatidas e extintas da humanidade.
@@gleison1911 o povo da america do sul nao tentou uma guerra contra a esquerda se tentarem a maioria dos inimigos vai correr de medo pra todo o lado guerra com armas violencia como forma de vingança
acho que o que traz uma carga negativa quando se fala de países árabes não é a pobreza de uns, ou a etnicidade, mas sim o islã. Os árabes que tanto contribuíram e influenciaram a cultura ocidental fizeram isso antes dessa era das trevas do islã, eu acho.
A Espanha até poderia ser um país rico,mas estaria sob a lei da Sharia.Seria um lugar como o Qatar,que é muito rico e vive sob um governo autoritário. E,quanto aos conhecimentos que os mouros levaram à Espanha,muitos desses conhecimentos foram adquiridos através de outros povos,como os persas,babilônios,assírios e indianos.Os "números árabes,"por exemplo,são,na verdade,indianos.
@@mariavieiradeandrade4497 não acho que nem babilônios e nem acádios foram extintos. Porque não se fala de uma mega extinção que tenha pego populações humanas e tenha ocorrido nos últimos 5 mil anos. Talvez mais anteriormente com os tais dilúvios que ate chineses tem relatos a esse respeito.
É uma boa discussão, mas não imagino que seria melhor, na minha opinião a Europa é bem laico e até mesmo bem atéia, então pra mim o maior impacto ainda continua sendo a cultura romana.
@@mariavieiradeandrade4497 obrigado pela contribuição. E as tradições antes do islã envolviam castração de homens e aquela coisa de lacrar vaginas se trata de tradição pre islâmica de alguns locais da Africa em que o Boko Haran tocava o terror com isso e outras coisas mais.
@@renatoamadori4125 boa noite. Obrigado. Ótimo documentário. Conhece esse daqui sobre a historia da escravidão na Africa? ruclips.net/video/FFRBEBEUvTs/видео.html
Rafael vi seu video hoje, adorei como sempre, conteúdo top muito aprendizado ai, depois faz um falando melhor sobre essa fronteira do Marrocos com a Espanha nessa região onde poucas pessoas conhecem sobre essa fronteira. Parabéns ai conteúdo top
Não basta ter petróleo, tem que ter bom gerenciamento dos recursos obtidos pelo óleo e gás, além da diversificação em outros setores da economia. Se bastasse apenas petróleo a Venezuela deveria ser tão desenvolvida quanto os Emirados Árabes
Me chamem de preconceituosa, Não gosto da religião islamismo (e note bem q falei apenas da religião em si,e nada contra pessoas q seguem essa religião),e Não acho q Europa seria mais desenvolvida se fosse mulçumana, já é desenvolvida sendo "cristã" (hj em dia mais atéia),e nunca vi notícias q tem muito petróleo na península ibérica (único motivo de muitos países islâmico serem desenvolvidos)
@@W.Rothschild7382 os extremistas se tiverem alguma cosmovisão pode se tratar de outras coisas que não mandamentos de Allah. Considerando que esse seja o mesmo Deus dos cristãos. Sobre a visão deles a Respeito daquele que e apenas o Rabi para os judeus. Sobre a Reconquista ter dado certo O Monopólio das rotas do Mediterraneo deixou de ser dos árabes. Havia reis árabes que ate praticavam canibalismo- os que dominaram a Sicilia. Foi um caso que assustou ate os Vikings que tinham a fama de serem demônios em forma humana dai o nome Daneses- por que traziam a danação. Na verdade em maioria eles nao tinha crença no plano espiritual e o Walhalla começou a ser melhor trabalhado depois de contatos com cristãos e com árabes. Os Vikings vendo espelhos se assustaram de inicio tanto quanto os primeiros povos do que hoje chamamos Brasil. Depois ficaram mais receptivos.
@e s Venezuela y Argentina, já foram extremamente desenvolvidas, em vista dos seus vizinhos latinos, coincidência ou não, atualmente são um dos países latinos, onde mais o catolicismo perdeu força, e aumentou ateísmo. Atualmente a Venezuela, está arruinada por uma dit4dura comunist4, sem precedentes; y a Argentina, amarga uma crise sem fim, com um sistema extremamente corrupto, aos moldes socialista esquerdopata bolivariano y Kirchnerista, q assola e insiste no pais a anos.
Cara a diferença de qualidade de vida entres as várias classes desses paises é abismal, Singapura e Malásia é um caso extremo disso, mas o Kwait embora um pouco difente por motivos culturais não deixa de ter o mesmo problema com uma diferença entre classes abismal, Daqui a pouco ainda o vou ver a defender o IDH e o PIB PÈCAPITA brasileiro, afinal o Brasil também é um pais rico ou não???
fiz teste genético recentemente e obtive resultados parecidos em relação ao % de ascendencia norte-africana, sem que tenha nenhum antepassado nas últimas 6 gerações, pelo menos, que tenha vindo dessa região! realmente é algo muito interessante entender como a história influencia quem somos hoje, física e culturalmente.
Gosto do seu vídeo pois abre um leque de reflexão sobre: - Se isso tivesse acontecido, isso seria assim. As possibilidades são infinitas. A influência árabe na Península Ibérica foi determinante pra que Portugal e Espanha se tornassem os primeiros estados europeus consolidados. Além de que os árabes trouxeram muitas técnicas e conhecimentos. Isso somado à engenhosidade dos ibéricos trouxe as Grandes Navegações!
Se essa parte da Europa ainda estivesse os árabes seria parecido com Marrocos, Jordânia, Síria. Não seria tão ruim rico e seria um problema constante para os países vizinhos.
Vídeo bem explicativo. Mas você e outros como vocês deveriam explorar outras mídias concorrentes do RUclips (Não precisa abandonar a plataforma agora), mas criar a concorrência a fazer com que o RUclips com sua política de Shadow Ban e censura comece a se preocupar que a concorrência amasse seu monopólio. Sei que o RUclips é a que monetiza melhor, mas seria uma forma de ter um vídeo em outras plataformas sem as restrições que tem nesta plataforma aqui.
O que foi determinante para o sucesso dos europeus foi o clima temperado e a preservação da identidade nacional da maioria dos países, muçulmanos teriam até mais sucesso que euopeus se eles tivessem dominado a região visto que regiões frias obrigam as pessoas a serem mais coperativas umas com as outras pois o ambiente é mais inóspito e é preciso organização para a sobrevivência, más se os muçulmanos colonizassem a europa e não criassem nenhuma identidade nacional em nenhum país isso levaria a guerras e muitos conflitos que perduram até hoje no oriente médio.
@llmm8211 a maioria dos paises desenvolvidos tem clima temperado e durante toda sua historia nunca foram países diversos e com um forte ideal de identidade nacional.
Já ouvi falar que a Espanha é um dos países mais feministas da Europa, atrás somente da Suécia e de outros países nórdicos. Não é a toa que a acusadora do Johnny Depp se mudou para lá.
Sou filha de portugueses e temos descendência judaica sefardita, no passado nossa família foi obrigada a mudar de sobrenome e se converter ao catolicismo. É uma história que foi passada a cada geração de minha família.
Se a Bósnia-Herzegovina precisa de três presidentes para representar cada um dos três grupos de cidadãosaber que a compõe é porque é um país dividido e vítima de apartheid auto imposto. Isso, a médio prazo, só pode dar em encrenca.
Claro que a Europa seria muito pobre. Só basta ver os países vizinhos à Europa como Argélia, Marrocos, Tunísia, etc. são países com riquezas, mas muito miseráveis e pobres.
A Turquia parece ser bastante europeizada mesmo do lado asiático. O povo pensa que Istambul tem tanta cara de Europa por estar de fato na Europa, mas cidades como Ancara, Esmirna entre outras no lado asiático parecem tão europeias quanto, e seus habitantes tão caucasianos quanto. Tirando o uso do hijab por algumas mulheres turcas, até a forma de vestir é bem europeizada em toda Turquia. Fora a arquitetura e urbanismo tanto nos centros como nos subúrbios. Tudo muito europeu.
Sim, alguns são bem Caucasianos (eu conheci uma turca ruiva, até pensei que ela era da Irlanda ou Escócia), mas também tem alguns amarronzados que parecem Árabes.
E ainda tem cristãos se convertendo a isso, inclusive mulheres por causa de macho escroto dessa religião prometendo elogios esfarrapados. O que tem de brasileiras indo para esses países não é pouco, logo começam o cárcere privado e outros sofrimento pedindo ajuda em grupos de redes sociais e embaixada.
Um exemplo de separação é Israel, q geograficamente está na africa/Ásia (n sei discernir onde fica o oriente médio) mas em alguns casos é chamado de europeu
A religião mostra a cultura de cada país a Europa tem de ter sua cultura sem.outras religiões pois o fanatismo é um perigo toplus amizades mundiais toplus idiomas projeto ecoflower Rio topabraco
Poderia ser como o Japão que não é um país cristão mas é um país bem rico. Singapura também que é um país de predomínio hinduísta . Ou seria como a Bósnia Herzegovina que é um país europeu de predomínio muçulmano que é um meio termo entre os países desenvolvidos e os países emergentes . Mas provavelmente a Espanha de qualquer forma ia promover grandes navegações e colonização e iam enriquecer muito.
@@cintiamiyamoto KKKKKKK magina, se até os times de lá estão comprando vários jogadorea nossos e as oportunidades de emprego são maiores lá... Só vem pra cá quem está fugido ou quem curte frutaria !
Esse povo arruínam todos os lugares que vão! É só ver o que estão fazendo na França, Inglaterra e na Bélgica, muitos bairros controlados pela Sharia e mulheres sendo assediada e pior, espancadas e em cárcere privado. Conheço casos de mulheres brasileiras implorando por socorro após ter se envolvido com caras desses países islâmicos!
@@brasileiroemportugal3984 Portugal e Espanha foram os primeiros países a colonizar a América. Então se a Península Ibérica fosse muçulmana e as grandes navegações também tivessem começado lá, a América Latina seria muçulmana.
@@alefpereira9199 A minha resposta foi a este seu comentário passo a citar "Outro cenário. Se as grandes navegações tivessem se iniciado na Península Ibérica também, toda a América Latina seria muçulmana hoje" Está bem explicito aquilo que vc escreveu, que as navegaçoes não se iniciaram na peninsula Ibérica.
Acho que devemos nos espelhar nos vizinhos islâmicos da Espanha.. Marrocos, Argélia, Líbia.... Os países islâmicos ricos eram pertencentes a tribos que se mantiveram.. A ibérica foi invadida... Não seria rica...
Acho que não, o povo árabe tem uma cultura de exploração, parecido com os portugueses e espanhóis. Creio que a Europa teria mais pessoas pobres se fosse dominada pelos árabes, teria mais diferença social.
Países como Arábia Saudita, Catar, Omã, Emirados Árabes Unidos e Kuwait são muito desenvolvidos, e apesar de serem monarquia absolutista, eles tem um livre comércio e os monarcas se preocupam com seu povo, por isso que são tão ricos e prósperos. Mas tem países árabes que vivem na miséria, no caos e na ditadura, como o Egito, Yemen, Síria, Iraque, Marrocos, Líbia e Argélia, e a maioria dos árabes que vão pra Europa são desses países mais desgraçados por causa de guerras e ditaduras, a maioria dos cidadãos da Arábia Saudita não tem motivos para morarem na Europa, mas os cidadãos do Yemen tem muitos motivos, até hj o Yemen sofre ataques avassaladores da Arábia Saudita.
Eu fico com o Cristianismo, o islamismo o livro deles permite coisas terríveis, morte de apostatas, morte de infiéis que são pessoa não mulçumanas.. os cristãos são massacrados em países mulçumanos, mas o Cristianismo está crescendo como nunca antes nesses países onde o Cristianismo é perseguido, Graças a Deus muitos mulçumanos estão se convertendo ao Cristianismo.🙌🏻✝️=🤍
As cruzadas não foram tomada mas retomada de território depois de 800 anos. Ainda bem. A civilização ocidental tem muito mais liberdade. E ainda bem principalmente para as mulheres européias que tiveram a chance de não viver sob as regras e punições da sharia. Mas infelizmente enganaram toda a sociedade européia que, com taxas de natalidade insustentáveis, foi incentivada pela esquerda a receber islâmicos que ainda vivem com o pensamento no século 12... A França hoje comemora o aborto....mas mulheres islâmicas não abortam... Logo a maioria será islâmica e o alcorão e a sharia serão impostos... o Franquistão está em formação... mas nos outros a sorte não será diferente....
Os territórios eram cristãos que foram invadidos por mouros, os descendentes dos cristãos só r,econqistaram os territórios que já eram seus, não há nada para devolver a porra de árabes nenhuns. Deus Vult!
Vamos combinar que naquela época a história era oposta da atual. O mundo árabe viva sua idade de ouro, eram o povo mais civilizado do mundo: dominavam o que havia de melhor na ciência, matemática, astronomia, navegação, medicina, etc. Foram eles os responsáveis pela preservação de boa parte do conhecimento grego antigo, a Europa reconstruiu o que havia de melhor em seu passado a partir da tradução de textos árabes. De fato, difícil saber como seria possível as grandes navegações sem a navegação astronômica dos árabes. É uma pena que aquela brilhante cultura tenha se perdido no decorrer dos séculos.
@@mayconrralves obrigado pela contribuição, Maycon. Muito interessante seu comentário! Mas eu me referia ao conhecimento científico mesmo, não ao literário. Referi principalmente ao conhecimento de cunho científico e filosófico, este foi de grande importância para a revolução científica e não veio da tradição romana (os romanos tinham pouco interesse na contemplação filosófica, científica e matemática). Muitos textos importantes da antiguidade - de caráter científico, matemático e filosófico-, chegaram a Europa via traduções do árabe. Claro, como você mesmo comenta, com as contribuições árabes: Al Hazen, Al Biruni, Averróis, Al-Khwarizmi, e tantos outros. Por isso podemos dizer que os árabes tiveram papel singular na preservação do conhecimento científico e filosófico da antiguidade, sobre isso não existe dúvida.
@@visaoholistica205 eu refuto você não tiveram.
@@KEVIN_SP é... seu argumento é bem forte, não há como contestar 😂
Não se perdeu, ficou obsoleta com a cultura Europeia 😊
@@visaoholistica205 tem toda a razão, o expoente da cultura Árabe foi atingido nos califados da Península Ibérica, não foi por acaso que Portugal e Castela foram pioneiros na expansão marítima, e eram as maiores potências militares e tecnológicas do século XV.
Tem q tomar cuidado pra não ficar sob esse domínio no futuro.....
Se continuar assim a Europa viverá um domínio islâmico muito em breve, em algumas regiões há muitos muçulmanos com vários filhos. As europeias tem horror a formar grandes famílias. Eles mesmos já dizem que retomarão a dominância.
Com a Hungria e o leste europeu por lá? Dificilmente. Já estão discutindo deportar refugiados de países islâmicos para os seus países. (Inclusive, o reino Unido estava querendo mandar pra uganda). Então eu creio que seja possível uma retórica mais conservadora por parte dos europeus.
Nunca
Na verdade as Européias já estão com a mente tão tomada pelo feminismo radical de esquerda que para elas ter um filho por si só já é uma ofensa. A esquerda Européia já está conseguindo o que eles querem, mulheres feministas que tem horror à família, homens afeminados ou gays (nada contra, mas é preciso ter héteros para criarmos famílias e as próximas gerações...), e árabes radicais e principalmente violentos e machistas invadindo toda a Europa. É por isso que a Europa está perdendo sua identidade!
O instinto reacionário sempre aparece no último instante para retomar as rédeas. Assim espero...
@@mariavieiradeandrade4497 não é sobre isso que eu estou falando, só convivendo pra ter noção. Eles são fechados entre eles, não gostam de se misturar com outras raças, com outros povos e não são abertos a novos costumes. No entanto, eles acham que é obrigação das outras pessoas aceitarem e se submeterem aos seus costumes, cultura, povo e religião. E a ideia deles não é na conversa não, eles querem impor isso o que é muito diferente. Eu vou falar pra você, são pessoas bravas e de difícil convivência. Não sou à favor da lacração ocidental de esquerda, mas não é fácil a convivência com islâmicos, eles são radicais e não aceitam nada, mas gostam de subjulgar e impor tudo o que eles acham correto aos outros.
Aqui na Holanda acho que metade da população é Marroquina e turca.
"The Netherlands has a population of approximately 16,715,999. Of the total population, it is estimated that there are 2.46 migrants per 1,000 inhabitants [2]. Ethnic Dutch make up 80.7% of the population, people of Turkish descent account for 2.2% of the population, and Moroccan descent 2%."
@@paulaqueiroszvai nessas estatísticas. Eles não contam a verdade para não apavorar a população.
Aqui no Br, o foco do Islã está sendo Foz do Iguaçu, na triplice fronteira, os Estados brasileiros colonizados por povos europeus.
Acho realmente preocupante para as mulheres, já que nesta religião, elas não tem "lugar de voz" e nem vez, é chocante, é impactante, mas é o que fez o mundo chegar até aqui, o certo seria que os cristão também acordacem e colocassem freio nesta cultura ocidental, vão perder e perder feio, (natalidade) mas para mim, Cristo chama individualmente cada um, devido sua eleição, devido seu querer e o viver em Cristo, é algo extremamente individual. Os mandamentos de Cristo são mandamentos que fazem com que os obedientes se tornem servos de todos, para serem grandes cristãos, e o amor é o maior de todos os dons. Quem leu os quatro evangelhos, quem leu atos, quem leu as cartas de Paulo para as igrejas, vai entender do que estou falando, eu já li o Corão, para mim, é algo totalmente diferente da bíblia, e não conecta ninguém a Deus, nele Deus está longe e é inalcançável, e não há salvação mas um bem estar, uma paz interna. Cristo é a expressão do amor de Deus para a humanidade, está no trono na eternidade com Deus, é o juiz, o advogado do crente a fiel testemunha, o caminho que te leva a Deus, a verdade revelada, o cetro de equidade na mão de Deus, é a única saída, a porta das ovelhas, a pedra fundamental, o principe da paz, o verbo encarnado, a raiz de Davi, maravilho, conselheiro, pai da eternidade, o cordeiro que foi sacrificado e ressuscitado com leão da tribo de juda, é o Deus da nossa salvação, a mão forte do altíssimo, o poder de Deus, a videira verdadeira, o pão vivo que desceu do céu, e se vc abrir a biblia e ler, ler, ler... Vai descobrir que não tem outro nome pelo qual nos salva de uma condenação eterna, ele estará lá, depois que formos ao pó, ele estará lá em todos os lugares, eternamente, diante dos salvos e diante dos condenados.
beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,
e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre
Apocalipse 14:10,11
Que lugar magnífico! Cada vez mais eu me apaixono pela história e pela beleza de Portugal e Espanha.
A resposta para a pergunta do título poderemos ver na prática daqui a duas gerações...
As mulheres sem nenhuma dúvida não desfrutariam da liberdade que tem.
seria um destino pior que a morte pra elas
Feliz natal Rafael
Os Árabes pós Maomé e saladino economicamente seguiram mais a linha nacional socialista, por isso tantos países Árabes pobres. Os Árabes que enriqueceram, além do petróleo, seguiram mais a linha da economia de livre mercado. A Europa árabe imagino que teria seguido a primeira escolha, o que seria uma tragédia para esses países.
@@mariavieiradeandrade4497 excelentes exemplos. Junto com iran poderiam ser grandes nações desenvolvidas, mas a opção pelo nacional socialismo colocou esses países de joelhos trabalhando para uma casta no poder. Por isso tenho minhas críticas quando pessoas colocam a pobreza de um pais como fruto de colonização e não de escolhas erradas feitos pelos povos desses países. O Brasil por exemplo pra mim é um caso clássico de desigualdade por escolhas erradas de nossa própria sociedade, não tem a ver com destino nem Portugal. Enquanto não entendermos que é o livre mercado que constrói riquezas, seremos um eterno auxilio Brasil.
@@gleison1911 Depende, há uma parte da população mais desperta e que acompanha política que são totalmente avessos e contrários à essas ideologias diabólicas como socialismo e comunismo.
Já há outra parte que não entende absolutamente nada de política e não conhecimento nenhum de história que cai nas mentiras dos políticos, aí caem naquele discurso mais populista que vem justamente dos socialistas/comunistas e acabam votando nesses caras.
Se for analisar essa última eleição foi exemplo onde o país tá bem polarizado e dividido, de uma forma ou de outra todos vamos pagar pela ignorância daqueles que elegeram os comunistas pra governar o país.
Se não aprendem por bem a não eleger esses vermes e ir contra essas ideologias genocidas então vão aprender por mal assim como os venezuelanos!
@Brazilian Libertarian eu não discordo de vc, pelo contrário você falou oq eu penso.
Sociedades e pessoas tem tempos diferentes de amadurecimento. Ja diz o ditado violência gera violência, muita violência gera compreensão. Infelizmente há pessoas que só vão aprender quando o caos e o desespero estiverem fora de controle como foi com a Venezuela. Ainda assim, como na Argentina, tem pessoas que acham que tá tudo certo e no caminho.
Todas as sociedades passaram por essa fase de polarização. Antigamente polarização se resolvia com guerra, por isso tantas guerras civis na história dessas nações. O Brasil e a América do Sul são historicamente jovens e a guerra não parece ser mais opção. Infelizmente o aprendizado de algumas dessas nações terá que ser pela dor do desemprego, inflação, miséria. Cabe aos que entendem que a resposta não está no comunismo/socialismo/progressismo estar pronto, organizado para ser a opção e construir as sociedades.
No Brasil temos estados que a esquerda não entra. É aí que se começa a organização para se reconstruir o país. Será lento. Será aos poucos. Provavelmente não veremos o fim dessa guerra. Mas não cabe a nós abandona-la.
A península ibérica foi invadida pelos Árabes em 850. E a libertação total só ocorreu perto de 1500. Entende que a luta de nações pelo desenvolvimento leva tempo. Um tempo maior que o tempo das pessoas. O que posso ficar feliz, é que finalmente nasceu uma direita no Brasil, o pensamento único pelo menos acabou no Brasil. Já é uma grande conquista para o futuro.
@@gleison1911 certamente, concordo tbm com seu comentário.
Ao menos temos uma oposição contra esses parasitas, aqueles que ainda acredita em socialismo e comunismo não aprenderam com história e nunca vão aprender, de fato só vão aprender pela dor assim como os venezuelanos, cubanos, soviéticos, norte coreanos, chineses com mao tse, etc...
Quando a situação estiver crítica pra esse pessoal eles vão acordar e talvez aprenda que socialismo e comunismo não são solução mas sim ideologias macabras que precisam ser combatidas e extintas da humanidade.
@@gleison1911 o povo da america do sul nao tentou uma guerra contra a esquerda
se tentarem a maioria dos inimigos vai correr de medo pra todo o lado
guerra com armas violencia como forma de vingança
acho que o que traz uma carga negativa quando se fala de países árabes não é a pobreza de uns, ou a etnicidade, mas sim o islã. Os árabes que tanto contribuíram e influenciaram a cultura ocidental fizeram isso antes dessa era das trevas do islã, eu acho.
Conquista ou expansão dos arabes foi junto com o Islã, se n estou enganado
Eles fizeram isso durente o inicio do islamismo. Há de se falar que no princípio os muculmanos não eram aversos ao conhecimento.
Os Árabes foram que escravizaram mais na História.
A Espanha até poderia ser um país rico,mas estaria sob a lei da Sharia.Seria um lugar como o Qatar,que é muito rico e vive sob um governo autoritário.
E,quanto aos conhecimentos que os mouros levaram à Espanha,muitos desses conhecimentos foram adquiridos através de outros povos,como os persas,babilônios,assírios e indianos.Os "números árabes,"por exemplo,são,na verdade,indianos.
Números Indo Arabicos.
@@mariavieiradeandrade4497 não acho que nem babilônios e nem acádios foram extintos. Porque não se fala de uma mega extinção que tenha pego populações humanas e tenha ocorrido nos últimos 5 mil anos. Talvez mais anteriormente com os tais dilúvios que ate chineses tem relatos a esse respeito.
qatar só é rico pelo petróleo.
@e s leia meu comentário e me diga quando eu fiz tal afirmação.Se você me provar isso,apago meu comentário na hora.
Desafio aceito!
Como Brasileiro é ignorante em grande parte, como assim a lei da Sharia ? A Turquia, Líbano, Palestina, Síria vivem sob a lei da Sharia ?
É uma boa discussão, mas não imagino que seria melhor, na minha opinião a Europa é bem laico e até mesmo bem atéia, então pra mim o maior impacto ainda continua sendo a cultura romana.
Valeu!
Esse lugar e lindo demais!!!
Cara, esse lugar ai é bacana de mais, pq vc não fica mais tempo ai ?
Fale sobre a escravidão islâmica, Rafael.
Tem um documentário sobre esse tema em português: ruclips.net/video/VDUN4fZPeNc/видео.html&ab_channel=Port%C3%B5esdeViena
@@mariavieiradeandrade4497 obrigado pela contribuição. E as tradições antes do islã envolviam castração de homens e aquela coisa de lacrar vaginas se trata de tradição pre islâmica de alguns locais da Africa em que o Boko Haran tocava o terror com isso e outras coisas mais.
@@mariavieiradeandrade4497 mais uma vez obrigado. Reforma ao reverso pelo exemplo que coloquei.
@@renatoamadori4125 boa noite. Obrigado. Ótimo documentário. Conhece esse daqui sobre a historia da escravidão na Africa? ruclips.net/video/FFRBEBEUvTs/видео.html
Eles escravizaram os Europeus também... e eles (Árabes) gostam de culpar os outros... e ainda existe escravidão nos Países Árabes, só ver em Dubai.
Lugar maravilhoso parabéns por nos proporcionar uma vista tão linda
Acabei de me inscrever nesse seu outro canal,interessante que vc também dá uma aula de história
Putz... coloca de fundo aquela música do Saxon: Crusader. A Espanha seria somente o Marrocos do Norte.
Gostei muito de Malaga. Subi de bus ao Castelo desci a pe'. Tudo lindo. Pessoas queridas. Mil x melhor q Barcelona.
Boa noite Rafael Scapella. Parabéns pelo teu video esclarecedor e ótima apresentação. Feliz Natal para vocês. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Em Toledo, na Espanha viveram muitos judeus que depois foram pra Portugal e depois vieram para o Brasil.
Os sefarditas.
Sempre ótimos vídeos
Rafael vi seu video hoje, adorei como sempre, conteúdo top muito aprendizado ai, depois faz um falando melhor sobre essa fronteira do Marrocos com a Espanha nessa região onde poucas pessoas conhecem sobre essa fronteira. Parabéns ai conteúdo top
São ricos por causa do petróleo e nada mais.
Não basta ter petróleo, tem que ter bom gerenciamento dos recursos obtidos pelo óleo e gás, além da diversificação em outros setores da economia.
Se bastasse apenas petróleo a Venezuela deveria ser tão desenvolvida quanto os Emirados Árabes
Me chamem de preconceituosa, Não gosto da religião islamismo (e note bem q falei apenas da religião em si,e nada contra pessoas q seguem essa religião),e Não acho q Europa seria mais desenvolvida se fosse mulçumana, já é desenvolvida sendo "cristã" (hj em dia mais atéia),e nunca vi notícias q tem muito petróleo na península ibérica (único motivo de muitos países islâmico serem desenvolvidos)
O islamismo não é ruim, talvez vc confunda com os extremistas. De toda forma, mesmo eu sendo agnostico prefiro os cristãos.
@@W.Rothschild7382 os extremistas se tiverem alguma cosmovisão pode se tratar de outras coisas que não mandamentos de Allah. Considerando que esse seja o mesmo Deus dos cristãos. Sobre a visão deles a Respeito daquele que e apenas o Rabi para os judeus. Sobre a Reconquista ter dado certo O Monopólio das rotas do Mediterraneo deixou de ser dos árabes. Havia reis árabes que ate praticavam canibalismo- os que dominaram a Sicilia. Foi um caso que assustou ate os Vikings que tinham a fama de serem demônios em forma humana dai o nome Daneses- por que traziam a danação. Na verdade em maioria eles nao tinha crença no plano espiritual e o Walhalla começou a ser melhor trabalhado depois de contatos com cristãos e com árabes. Os Vikings vendo espelhos se assustaram de inicio tanto quanto os primeiros povos do que hoje chamamos Brasil. Depois ficaram mais receptivos.
@e s Venezuela y Argentina, já foram extremamente desenvolvidas, em vista dos seus vizinhos latinos, coincidência ou não, atualmente são um dos países latinos, onde mais o catolicismo perdeu força, e aumentou ateísmo. Atualmente a Venezuela, está arruinada por uma dit4dura comunist4, sem precedentes; y a Argentina, amarga uma crise sem fim, com um sistema extremamente corrupto, aos moldes socialista esquerdopata bolivariano y Kirchnerista, q assola e insiste no pais a anos.
Concordo totalmente com você
@e s o petróleo em si não faz milagre sozinho! O afundamento da Venezuela tem nome e sobrenome!
Singapura é mulçumana, se não me engano Malásia também.
Kwait, é desenvolvido.
Irã e Turquia são intermediários.
O que é que você entende por desenvolvimento?
@@brasileiroemportugal3984 IDH e Pib per Capta
@@mariavieiradeandrade4497 tem muito mulçumano lá e até onde eu sei, as leis são de características mulçumana
Cara a diferença de qualidade de vida entres as várias classes desses paises é abismal, Singapura e Malásia é um caso extremo disso, mas o Kwait embora um pouco difente por motivos culturais não deixa de ter o mesmo problema com uma diferença entre classes abismal, Daqui a pouco ainda o vou ver a defender o IDH e o PIB PÈCAPITA brasileiro, afinal o Brasil também é um pais rico ou não???
@@mariavieiradeandrade4497 Certamente os budistas são maioria, mas o presidente e os mais ricos muçulmanos.
fiz teste genético recentemente e obtive resultados parecidos em relação ao % de ascendencia norte-africana, sem que tenha nenhum antepassado nas últimas 6 gerações, pelo menos, que tenha vindo dessa região! realmente é algo muito interessante entender como a história influencia quem somos hoje, física e culturalmente.
Gosto do seu vídeo pois abre um leque de reflexão sobre:
- Se isso tivesse acontecido, isso seria assim.
As possibilidades são infinitas.
A influência árabe na Península Ibérica foi determinante pra que Portugal e Espanha se tornassem os primeiros estados europeus consolidados. Além de que os árabes trouxeram muitas técnicas e conhecimentos. Isso somado à engenhosidade dos ibéricos trouxe as Grandes Navegações!
Os muçulmanos de mil anos atrás não eram como os hoje tem certas comparação que não podem ser feita
Se essa parte da Europa ainda estivesse os árabes seria parecido com Marrocos, Jordânia, Síria. Não seria tão ruim rico e seria um problema constante para os países vizinhos.
sou espanhol e nasci em galicia, e sinto muito orgulho do meu país!
Você já ouviu falar sobre "Limpeza étnica" ?
Rafael,faz uma visita a Celta e Melila . Vai ser muito interessante.
Málaga é lindo! Tive a oportunidade de visitar no comecinho de 2020 antes da pandemia estourar.
Vídeo bem explicativo. Mas você e outros como vocês deveriam explorar outras mídias concorrentes do RUclips (Não precisa abandonar a plataforma agora), mas criar a concorrência a fazer com que o RUclips com sua política de Shadow Ban e censura comece a se preocupar que a concorrência amasse seu monopólio. Sei que o RUclips é a que monetiza melhor, mas seria uma forma de ter um vídeo em outras plataformas sem as restrições que tem nesta plataforma aqui.
O que foi determinante para o sucesso dos europeus foi o clima temperado e a preservação da identidade nacional da maioria dos países, muçulmanos teriam até mais sucesso que euopeus se eles tivessem dominado a região visto que regiões frias obrigam as pessoas a serem mais coperativas umas com as outras pois o ambiente é mais inóspito e é preciso organização para a sobrevivência, más se os muçulmanos colonizassem a europa e não criassem nenhuma identidade nacional em nenhum país isso levaria a guerras e muitos conflitos que perduram até hoje no oriente médio.
@llmm8211 a maioria dos paises desenvolvidos tem clima temperado e durante toda sua historia nunca foram países diversos e com um forte ideal de identidade nacional.
Rafa o que você acha que é melhor para o empregado normal que não é nômade interior de são SP, interior de santa Catarina ou Portugal?
Acredito que não seria tão desenvolvida. 😔
Já ouvi falar que a Espanha é um dos países mais feministas da Europa, atrás somente da Suécia e de outros países nórdicos. Não é a toa que a acusadora do Johnny Depp se mudou para lá.
A aldeia de origem do meu pai, Figueiredo das Donas, Vouzela, Portugal, que fica a 10Km de Viseu, tem as ruinas de um castelo mouro... 😅
O povo espanhol é "fechado" com os estrangeiros?
Sou filha de portugueses e temos descendência judaica sefardita, no passado nossa família foi obrigada a mudar de sobrenome e se converter ao catolicismo.
É uma história que foi passada a cada geração de minha família.
Hj é domingo amanhã tenho que acordar cedo 😢
Pergunta para as mulheres... feministas ou não.
4:52 GLÓRIA A DEUS MERCADO
Sim, eu fiz o exame de DNA e tenho 10% sendo judaico e 8% do norte da África, ou seja, mouro. O restante é europeu, africano, indígena e sul-asiático.
Judaísmo nao é raça é religião
Se a Bósnia-Herzegovina precisa de três presidentes para representar cada um dos três grupos de cidadãosaber que a compõe é porque é um país dividido e vítima de apartheid auto imposto.
Isso, a médio prazo, só pode dar em encrenca.
Olá, vc está usando qual celular para filmar? vc também usa algum microfone externo? O audio do vídeo está ótimo!
Claro que a Europa seria muito pobre. Só basta ver os países vizinhos à Europa como Argélia, Marrocos, Tunísia, etc. são países com riquezas, mas muito miseráveis e pobres.
Ascendência e não descendência.
Gostaria de entender essa preocupação com a Europa. Eu estou mais preocupado com o Brasil.
Pois é, irmão.
quando o Lula penhorar o Brasil você vai para aonde?
Imagina se todas essas nações que conquistaram após conquistamentos não utilizassem viés religiosos para a evolução....
Buguei, como assim a Bósnia tem 3 presidentes ?
Qual melhor meio de ir pra Espanha partindo de Portugal?
Depende, se gostares de conduzir, eu diria de carro. Podes parar em várias cidades e ver paisagens lindíssimas. Também tens autocarro e voos low cost.
Todas, até a pé.
A Turquia parece ser bastante europeizada mesmo do lado asiático.
O povo pensa que Istambul tem tanta cara de Europa por estar de fato na Europa, mas cidades como Ancara, Esmirna entre outras no lado asiático parecem tão europeias quanto, e seus habitantes tão caucasianos quanto. Tirando o uso do hijab por algumas mulheres turcas, até a forma de vestir é bem europeizada em toda Turquia.
Fora a arquitetura e urbanismo tanto nos centros como nos subúrbios. Tudo muito europeu.
Sim, alguns são bem Caucasianos (eu conheci uma turca ruiva, até pensei que ela era da Irlanda ou Escócia), mas também tem alguns amarronzados que parecem Árabes.
estive em malaga em 2015
Que canal é esse que você falou que teoriza como seria a história?
Qual diferença da Europa é Euracia.
Acho q vc quis dizer Eurasia. Asia e europa geograficamente sao um unico continente, e por isso o nome Eurasia.
@@qing189 obrigado cara
Adoro esse nome: Málaga
Eles que continuel a deixalos entrar e mesmo o sonho deles
Os imperadores Trajano, Adriano e Marco Aurélio nasceram nessa região.
o imperador ta trajando uma armadura de guerra
ta parei
fato interessante esse ai
Portugal mudou a lei dos sefarditas. Praticamente ficou impossível conseguir por essa via.
Nao tudo que se construit vai abaixo
Não duvido que esses parasitas poderiam ter vindo para as Américas também. As Cruzadas salvou a humanidade de uma tragédia mundial.
E ainda tem cristãos se convertendo a isso, inclusive mulheres por causa de macho escroto dessa religião prometendo elogios esfarrapados. O que tem de brasileiras indo para esses países não é pouco, logo começam o cárcere privado e outros sofrimento pedindo ajuda em grupos de redes sociais e embaixada.
E ainda tem cristãos se convertendo a isso, inclusive mulheres por causa de elogios e promessas esfarrapadas desses caras aqui nas redes sociais.
Um exemplo de separação é Israel, q geograficamente está na africa/Ásia (n sei discernir onde fica o oriente médio) mas em alguns casos é chamado de europeu
Isso mesmo Rafa, segundo o MyHeritage eu 53% ibérico, 9% árabe, e outros % desde africano até indoamericano.
VAI TER VIDEOS LA NO OUTRO CANAL ?
Só ano que vem
Blz
A religião mostra a cultura de cada país a Europa tem de ter sua cultura sem.outras religiões pois o fanatismo é um perigo toplus amizades mundiais toplus idiomas projeto ecoflower Rio topabraco
Poderia ser como o Japão que não é um país cristão mas é um país bem rico.
Singapura também que é um país de predomínio hinduísta .
Ou seria como a Bósnia Herzegovina que é um país europeu de predomínio muçulmano que é um meio termo entre os países desenvolvidos e os países emergentes .
Mas provavelmente a Espanha de qualquer forma ia promover grandes navegações e colonização e iam enriquecer muito.
Tenho pavor de árabes, ir pra Europa pra ficar sofrendo com essa gente é o fim.
Eles também tem pavor do Brasil.
@@doncomuna378tem nada, tanto que estão vários imigrando pro Brasil. Agora brasileiro indo morar no Oriente Médio não tem 😂
@@cintiamiyamoto KKKKKKK magina, se até os times de lá estão comprando vários jogadorea nossos e as oportunidades de emprego são maiores lá... Só vem pra cá quem está fugido ou quem curte frutaria !
Eu também não gosto. Tomei pavor!
Esse povo arruínam todos os lugares que vão! É só ver o que estão fazendo na França, Inglaterra e na Bélgica, muitos bairros controlados pela Sharia e mulheres sendo assediada e pior, espancadas e em cárcere privado. Conheço casos de mulheres brasileiras implorando por socorro após ter se envolvido com caras desses países islâmicos!
Salve do japão 🇯🇵
Outro cenário. Se as grandes navegações tivessem se iniciado na Península Ibérica também, toda a América Latina seria muçulmana hoje.
Pode-nos dizer então onde é que as grandes navegações se iniciaram!
@@brasileiroemportugal3984 Portugal e Espanha foram os primeiros países a colonizar a América. Então se a Península Ibérica fosse muçulmana e as grandes navegações também tivessem começado lá, a América Latina seria muçulmana.
Uai... mas as navegações começaram na península ibérica 🤔
@@melandrach7283 É isso que eu tô dizendo.
@@alefpereira9199 A minha resposta foi a este seu comentário passo a citar "Outro cenário. Se as grandes navegações tivessem se iniciado na Península Ibérica também, toda a América Latina seria muçulmana hoje" Está bem explicito aquilo que vc escreveu, que as navegaçoes não se iniciaram na peninsula Ibérica.
Acho que devemos nos espelhar nos vizinhos islâmicos da Espanha.. Marrocos, Argélia, Líbia.... Os países islâmicos ricos eram pertencentes a tribos que se mantiveram.. A ibérica foi invadida... Não seria rica...
Acho que não, o povo árabe tem uma cultura de exploração, parecido com os portugueses e espanhóis. Creio que a Europa teria mais pessoas pobres se fosse dominada pelos árabes, teria mais diferença social.
Muito bonita Malaga… moraria fácil..
O problema não e religião o problema e quanto se esforça
O caso da bosnia me lembra o daguestão onde é na Rússia mas tem muitos mulçumanos não árabes.
Se a Espanha tivesse continuado sob o domínio árabe, eu ñ teria nascido, rsrss.
Países como Arábia Saudita, Catar, Omã, Emirados Árabes Unidos e Kuwait são muito desenvolvidos, e apesar de serem monarquia absolutista, eles tem um livre comércio e os monarcas se preocupam com seu povo, por isso que são tão ricos e prósperos. Mas tem países árabes que vivem na miséria, no caos e na ditadura, como o Egito, Yemen, Síria, Iraque, Marrocos, Líbia e Argélia, e a maioria dos árabes que vão pra Europa são desses países mais desgraçados por causa de guerras e ditaduras, a maioria dos cidadãos da Arábia Saudita não tem motivos para morarem na Europa, mas os cidadãos do Yemen tem muitos motivos, até hj o Yemen sofre ataques avassaladores da Arábia Saudita.
Desculpe minha ignorancia.
Nao sabia que existia lugares com Ladeiras em portugal e na espanha, muito parecidos com os da cidade de Salvador Bahia.
É o mesmo tipo de arquitetura.
@@Luis-ox9vf 👍👍👍👍
Seria não, já é
A resposta é fácil, comparar Espanha com qualquer país do norte de África.
Por que não comparar com Qatar?
@@Olhar.Internacional por causa de 2 coisas, o Qatar é uma excepção no mundo islâmico e o Qatar não fica no norte de África.
3- Espanha não tem petróleo.
@@jfarinhote"jfarinhote"' em 2008 ou 2009 todo santo vídeo Portugal x Brasil vc tava lá discutindo, que doidera.
@@saadialsaadi é mesmo?
Não seria.
Já estás interessado no passaporte árabe??
Não existe "passaporte árabe"
❤❤
Espanha ou Portugal?
Como faz pra pegar a cidadania de sefardita?
So olha pra Suécia. Não falo mais nada
A melhor parte do vídeo é ele mostrando o pé de laranja, confia.
Sem o petróleo acho que a região seria mais pobre do que é atualmente.
Acho que a religião não mudaria nada :/
Entre o islamismo e o wokeismo, fico com os islamismo. Quando ele não é tomado de uma forma extrema, obviamente.
Eu fico com o Cristianismo, o islamismo o livro deles permite coisas terríveis, morte de apostatas, morte de infiéis que são pessoa não mulçumanas.. os cristãos são massacrados em países mulçumanos, mas o Cristianismo está crescendo como nunca antes nesses países onde o Cristianismo é perseguido, Graças a Deus muitos mulçumanos estão se convertendo ao Cristianismo.🙌🏻✝️=🤍
Primeiro like
As cruzadas não foram tomada mas retomada de território depois de 800 anos. Ainda bem. A civilização ocidental tem muito mais liberdade. E ainda bem principalmente para as mulheres européias que tiveram a chance de não viver sob as regras e punições da sharia. Mas infelizmente enganaram toda a sociedade européia que, com taxas de natalidade insustentáveis, foi incentivada pela esquerda a receber islâmicos que ainda vivem com o pensamento no século 12... A França hoje comemora o aborto....mas mulheres islâmicas não abortam... Logo a maioria será islâmica e o alcorão e a sharia serão impostos... o Franquistão está em formação... mas nos outros a sorte não será diferente....
🙂🙏
Fala se muito que Israel deve devolver territórios para os árabes então porque ninguém diz que a Espanha e Portugal devem ser devolvidos aos árabes ?
Israel ainda vai tomar a Cisjordânia kkkk.
@LL MM que legal, não sabia disso.
Os territórios eram cristãos que foram invadidos por mouros, os descendentes dos cristãos só r,econqistaram os territórios que já eram seus, não há nada para devolver a porra de árabes nenhuns. Deus Vult!
Portugal e Espanha pertencem aos Portugueses e Espanhóis! Árabes são Invasores! Você quer dar sua Casa para Estranhos??
LIBERDADE À ANDALUZIA, CATALUNHA E COMPANHIA
A questão é, de um lado os globalistas, wokes e do outro o islã? Qual o menos pior? Fico de Allahu Akbar...
Entre os dejetosos esquerdiotizados wokes comunistopatas e o islã, também prefiro o islã....