Eu faço doutorado em um Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e esse vídeo, tranquilamente, poderia ser uma aula inaugural do curso. Diversas questões que estudamos, estão presentes aqui. Repito o que sempre digo nos vídeos do Ora: isso aqui deveria gerar um certificado online pra gente que está cursando alguma graduação ou pós-graduação. Deveria contar pro nosso currículo acadêmico.
Eu entendo o intuito do comentário, mas, não é bem por aí. As pessoas não deveriam assistir a um video ensaio com esse nível de pesquisa, embasamento teórico e diálogo com o público só pra ganhar um certificado. A gente precisa parar de olhar pra educação como algo utilitário, só pra passar num prova, concluir um curso e arranjar um emprego. Pra além da academia e do mercado de trabalho, as pessoas precisam consumir esse tipo de conteúdo crítico pra refletir sobre a sua própria realidade e sobre as alternativas possíveis, pra poder participar ativamente ao invés de simplesmente reagir ao que lhes acontece.
Que conteúdo bonito, organizado e de excelente didática. É muito maluco como isso pode tá aqui e de graça, o verdadeiro “uau, isso é muito black mirror”. Deve dar um trabalho enorme produzir um vídeo desse para o RUclips e como é importante o apoio e incentivo disso. Obrigada, só isso que tenho a dizer.
exatamente.... tipo, como é importante consumir isso como entretenimento para ter base pra consumir os outros entretenimentos... a curadoria pra consumir tudo o que ele jogam na gente.
acho interessante que a própria frase "isso é muito black mirror" não é nova. vejo MUITO em obras gringas a frase "we're in an episode of the twilight zone".
Eu sempre achei que a frase Isso é muito Black Mirror vinha de um sentimento de desesperança, ou ao menos é o que eu sentia quando via isso. De que estamos vivendo nisso já agora e que não tem mais como voltar atrás. Mas pensar que essa frase vem de uma ideia de querer ver um episódio disso me deixou mais apavorada ainda.
É isso mesmo, eu sentia o mesmo, desesperança e principalmente desmobilização, pq se isso tudo acontece por causa da natureza humana, então não têm como escapar e p mim isso é exatamente pq tá no mainstream, pq a função da série é desmobilizar, afinal é uma plataforma que serve a esse sistema, a cultura servindo ao capitalismo
@@moniquechristie2487 Eu percebo a mesma coisa que vcs comentaram. Na minha percepção, muitas vezes essa frase vem com uma apatia, uma desmobilização mesmo. Um conformismo. Essa sensação que vc tb comentou de que não há escapatória.
Eu faço Ciência da Computação e o contexto histórico e as implicações na sociedade quase sempre são expostas em sala de aula nas disciplinas. É sempre curioso perceber o quanto as pessoas costumam achar que tudo na tecnologia é uma entidade misteriosa e que não existem escolhas muito bem pensadas feitas em cada produto que consumimos. Parabéns pela forma que você colocou esses assuntos.
O humor cínico serve como ferramenta reacionária de empresas como essa para nos manter nesse "limbo" acreditando que não é possível haver mudança. Logo, faz sentido ter uma plataforma de stream em situações bizarras na temporada, que faz humor, te entretém, mas não propõem nada. Obrigada excelente video
um vídeo de 1h, nos tempos atuais de consumo na internet, além de ousado e maravilhoso para nós fãs do seu conteúdo, ainda entrega roteiro e narrativa tão instigantes e impecáveis, ao ponto de fazer o tempo espaço ser relativo e passa tão rápido. isso é muito ora thiago!
Pois é... Ele deve produzir assim para que voltemos aassisti-lo sempre que ele pública um novo vídeo. Foi mal Thiago, gostaria de tomar os meios de produção mas vou ficar sentado esperando seu próximo vídeo.
Brilhante, Orinha. Acho que nossa geração conseguiu experienciar bem esse "aperfeiçoamento" da privatização das redes e nossa transformação em produto, porque a gente viu o transformação do espaço virtual até a efetiva sobreposição da vida online na rotina dos espaços físicos. Uma sociedade resignada a posição de um produto virtual e capital humano descartável offline não tem como dar certo, obrigada pelos mimos, capitalismo ☠️. Você tem uma didática impressionante, ouviria você discutindo mais sobre isso por horas. Estar offline não é mais uma opção, mas acender esse olhar crítico faz toda a diferença. 👏👏👏
Por Black Mirror ser lido como Distopia imaginamos logo um futuro onde tudo deu terrivelmente errado e quando olhamos para nós e vemos que estamos vivendo aquilo e/ou coisa pior notamos que o "futuro desgraçado" já chegou. Estamos na Distopia a um passo do Hunger Games, ou no futuro além dele se olhar para o passado. Mas como o autor mesmo da série disse Black Mirror não é futuro distópico é o agora. O "isso é muito Black Mirror" é quase um novo sentimento é a percepção do caos
11 месяцев назад+43
Nem consigo imaginar o trabalho que deu fazer esse vídeo. É, na minha opinião, o melhor vídeo do canal. Parabéns ao Thiago.
Um ponto que sempre me incomodou sendo da área de tecnologia é que existe uma discussão que é "evitável criar tecnologias destrutivas por meio da ética", como se fosse um mantra para que alguns acreditem e possam dormir a noite, mas a realidade é que se vc tem um pensamento crítico minimamente aguçado percebe que a tecnologia NUNCA foi ou será para tornar o mundo melhor ou a rotina das pessoas mais fáceis, sempre é para oprimir alguém. A realidade é que a ética nunca existiu, tudo que for mais perverso pode colocar um motivo nobre por cima e fingir que isso é o real propósito, ninguém irá questionar, afinal o ambiente acadêmico é elitizado o suficiente para que críticas externas não façam diferença. No fim trabalhamos noite e dia no nosso próprio extermínio e sabemos disso, afinal ser bem sucedido nessa área é conseguir vender algo para os EUA ou virar um pesquisador de lá. Enfim amo seu trabalho, obrigada pelo video❤
a única coisa que eu odeio nesse canal é que eu não consigo ouvir o vídeo sem estar olhando pra tela. é impossível ouvir em segundo plano e eu não consigo desgrutar do vídeo. POR ISSO AMO TANTO ESSE CANAL
Thiago, já que você passou várias leituras pra casa, vou te passar uma também kk. Você já leu A Ideologia Californiana, do Barbrook e do Cameron? É um folheto de umas 40pg que organiza muito bem a fundamentação ideológica da internet, e tem super a ver com o que você colocou nesse vídeo. O livro tá em copyleft e a editora Monstro dos Mares distribui a tradução pra português! Recomendo MUITO pra você. Você também já ouviu falar da cibersyn? O resumão é que era a proposta de internet do governo allende que, como todo o resto, foi destruída com o golpe militar no Chile com apoio dos eua. Tem livro sobre o assunto, ainda não tive tempo pra ler, mas tudo que dei uma olhada a respeito é bem interessante. Acho que é um caso mais "concreto" de como realmente existem outras maneiras de construir o sistema digital. Sem contar que é um jeito da gente mesmo começar a povoar nosso imaginário de outras internets. Enfim, espero que goste dessas leituras! Vou catar aqui as suas recomendações que ainda não conhecia também :)
oq mais me deixou viajando foi black mirror tendo seu titulo analisado e levando a conclusão que: as distopias que eles imaginam e trazem nos episodios, não são tão absurdas assim quando comparadas com a realidade que a gente vive se você consegue prestar atenção na realidade de fato, inclusive eu pensei muito desse jeito depois de ver o ultimo jogos vorazes no cinema e pensando no seu material d origem q meio q eh 1984 e a propria realidade kkkkkkkkkk ja q a autora diz que desenvolveu a ideia quando trocava de canal entre big brother e alguma reportagem/doc mostrando fome e miseria-
Eu tou muuuuuuuito ansioso pra ver o vídeo, mas já fui olhar as referências, e mais interessante é sobre a internet ta uma merda por que é um negócio, recentemente até comentei na rede do incel mais rico do mundo, "a internet está PIOR do que nunca, sempre teve problemas, mas agora todo mundo está mais extremista, polarizado, menos empático, tudo te deixa triste, deprimido, estressado, puto! Bons momentos na rede são raros agora, pra isso que pago internet?" Ai tou me adiantando aqui, meio que todo mundo já tem esse sentimento sobre a vida online, meio que virou algo já distópico de certa forma (o que prometeia ser utopia né? Inclusive rs), em algum momento as pessoas até acreditavam que o FACEBOOK era internet, literalmente metonímia para internet era o facebook e as redes sociais e esse não é o ponto alto de uma MARCCA? Se tornar o produto? Mas, enfim viajeei e HUMM o que esse vídeo vai nos surpreender amanhã hein?
Eu sempre admirei teus vídeos, pelo grau de excelência na pesquisa, edição, roteiro, fora teu senso de humor genial. Mas dessa vez tu se superou, simplesmente fantástico, parabéns Thiago!
thiago voce foi GIGANTESCO ao juntar a frase "ainda bem que eu sou normal" da solineuza com aquela cena do episódio de joan is awful, todos os elementos convergiram ao mesmo tempo. me senti num alinhamento planetário agora vou terminar o vídeo
41:48 em Bojack Horseman eles abordaram isso quando o Bojack teve a imagem dele escaneada e usaram quando ele sumiu. No final, eles gostaram muito mais da IA e substituíram todas as cenas reais dele por ela no filme do Secretariat.
Kralho Esse vídeo foi um dos melhores vídeos que eu vi no RUclips esse ano, todo o grande comentário sobre a série e a reflexão sobre ela não ter mudado tanto quanto falam que mudou e a crítica que você traz sobre as críticas que a série traz, é tudo muito bom, muito bem elaborado e escrito. Adorei o vídeo
Finalmente reassisti dps do lançamento! Mais um vídeo que não ironicamente devia passar em sala de aula... Amo tanto suas reflexões e COMO você chega ate elas, constrói e entrega no video pra gente! Mesmo assuntos que eu já tinha consciência sobre, sempre voce acrescenta coisas importantíssimas! Amo mt seu trabalho 💜
Estava eu, fazendo meu feijão e procurando um vídeo pra ver enquanto eu cozinhava, me deparo com um vídeo do Thiago falando de BM, eu "oba, análise de série com crítica social foda" no fim terminei doutrinado sobre uma nova forma de exploração do capitalismo através da tecnologia, o que mostra que a série não é tão distópica assim...amei a meta linguagem, isso é tão Black Mirror!
Mesmo dentro do youtube, essa uma plataforma totalmente participante dessa internet dos capitalistas, Ora Thiago consegue nos fazer experimentar momentaneamente o que a internet poderia ser. Conteúdo divertido e altamente questionador. Profunda admiração!
Pra mim Black murro era mostrar o reflexo do pior que a gente pode chegar. Nunca achei que ele estava denunciando a tecnologia, mas o que a humanidade faz com isso, o reflexo do nosso lado que a luz não alcança
VIDEO INCRIVEL. CRITICO, SENSÍVEL, INTELIGENTE, ENGRACADO, REGADO A DISTOPOA E VARIAS REFERENCIAS. AMEI. UM TRABALHO DIGNO DE PUBLICAÇÃO CIENTIFICA. TRABALHO MARAVILHOSO. PARABENS, THIAGO.
Eu amo tanto que eu sempre acabo seus vídeo dizendo "Camarada Orinha, dê a ordem!" Acho que o cinismo (não somente da netflix) vem crescendo na mesma medida que as contradições se intensificam. A netflix lançou uma versão reality show do Round Six e eu fiquei passado na coragem. Queria ouvir seus comentários sobre esse também :) Vídeo incrível, parabéns!!!
O episódio dessa traição, eu vejo uma alta inspiração em Dom Casmurro, de Machado de Assis. É sobre ciúmes, traição, dúvidas de paternidade entre amigos, só que atravessado pela tecnologia, provando que , nessa lógica, Capitu traiu Bentinho. (14:00 minutos
Cara, que análise poderosa. Achei que o Facismo na cultura Pop teria a melhor análise que vi sua. Aqui tem uma discussão muito aguçada e pulsante sobre temas atuais em que a dominação desse sistema nos deixa instrumentalizados, objetificados e produtificados. A conclusão sempre me deixa de queixo caído. Eu penso "meu, então é disso que o Tiago tá falando?😮 É disso que se trata?" Boas festas🎉 Amo seu canal cada vez mais.
Apenas explodiu minha cabeça. Eu sempre pensei em tecnologia, internet e tals, como ferramentas "neutras", que o que determinaria se elas seriam "boas" ou "ruins" seriam os usuários. Mas pensar sobre a origem dessas ferramentas é fundamental e revela os seus propósitos. Caramba... tô impactada por este vídeo, ainda. Acho que conversa mutio com o livro do Mark Fisher, Realismo Capitalista, e tbm com o o Bruno Tortura (do Fluxo) fala, às vezes. Seria tão bom um crossover de vocês dois.
Olha, o seu video e uma joia maravilhosa! Obrigada por nos presentear. E eu. que trabalho com internet, to sentindo um certo desejo revolucionário de tomar os meios de produção.
O elogio que faço agora não vai ser sobre o conteúdo (faço em outro comentário, mas já adianto que está excelente como sempre), mas sobre o conjunto em sí, o todo. Tu consegue entregar 1 hora de duração com uma leveza, qualidade, roteiro mais que excelente, ótimas didáticas e oratórias, sem deixar de mencionar a estética que você e a sua equipe usam (isso é importante também), que uma pessoa como eu neurodivergente, com TDAH e que, assim como a maioria das pessoas, vive num mundo (físico e digital) em 2x, algo delicioso de assistir e que me provoca a sensação de querer, literalmente, ver bem mais. Meus parabéns a você e sua equipe!
Finalmente mais de uma hora do Ora. Vídeos do Orinha de menos de uma hora era tipo “enfim, a hipocondria”! 😂 Excelente reflexão, Thiago. Obrigado pelo seu trabalho, você é incrível!
É absurdo como sou levada pra um questionamento toda vez q vejo um vídeo do Thiago, a montagem de roteiro e cuidado com tudo é absurdo, sou grata por conhecer esse canal, é difícil dizer em palavras como cada vídeo tem seu peso pra um pensamento crítico e moldável sobre tudo que vivo no dia a dia realmente um trabalho impecável q merece reconhecimento e respeito!!!
1:07:55 Poucas semanas eu tava conversando com ˜amigas virtuais˜ como de repente se sentir bonita não é mais suficiente. Vc se arruma por qq motivo, se olha, no espelho, se sente maravilhosa e tira uma foto. Se por qualquer motivo essa foto não parecer agradável(instagramável, nas proporções corretas, com a qualidade e iluminação correta e toda essa parafernalha q a gt só conhece por causa do instagram) imediatamente vc PARA de se sentir bonita. É como se capturar essa imagem do fato fosse mais importante q o fato em si, tipo "de q adianta me sentir bonita se não consigo postar", ou "se ng vai perceber", sendo q esse ng não é mais um companheiro ou as pessoas q vc vai eventualmente encontrar na rua e nunca mais ver, esse ng q é tão importante são os seguidores de redes sociais q iam curtir e documentar, testemunhar q em dado momento vc esteve belíssima por qq motivo. Nem vou entrar no qto a beleza das redes tb é fabricada virtualmente mas repare bem a porra de buraco onde a gt se enfiou....
Excelente, de uma maneira superlativa. Não me canso de recomendar seu canal. Você é, neste momento, o produtor de conteúdo mais arguto e perspicaz da realidade brasileira. E digo isso porque estou cansada de lidar com acadêmicos que se limitam a mutilar a realidade para que caiba em suas premissas analíticas limitadas e ultrapassadas. Thiago, você e Abigail (do Phlosophy Tube) conseguem explorar as categorias analíticas com sofisticação e bom humor, incorporando a Cultura à economia e à sociedade. Vocês fazem a distinção entre aparência, essência, simulacro e propaganda, de uma maneira muito mais sofisticada e eficiente do que todos os webcomunistas juntos. E, o que é melhor, não nos acenam com soluções simplistas e manipulativas. Quando dou meu like, faço o comentário e divulgo seu trabalho, sinto que realmente vale a pena permanecer nas redes.
Ai Orinha, eu fico tao feliz de ver seus vídeos. Essa semana fiquei pensando muito nessa contradição de lutar e ao mesmo tempo ser consumista de plataformas que são contra o que acredito. É esquisito viver numa contradição e quase não ter escolhas. Seus vídeos sao magnificos❤ espero apoiar sempre
Thiago... Admiro vc demais!! É um dos canais que quando eu trabalhar irei ser apoiadora...💰💰💰 Vc pode fazer vídeos de 3h e estarei assistindo com minha cervejinha ao lado.🙈😋🍻🍻🍻 Vc é maravilhoso!! Parabéns a vc, sua equipe e a todos que te apoiam... ✨❤️✨ Te dólooo demais!! ✨🥰✨
Que obra prima de crítica, Thiago! Vc é muito foda!!! Agora tô aqui, impactada, pensando no que fazer além de outro vídeo em uma prateleira, que difícil! Aaaaaaa
"Esse não é o único jeito, essa não é a única configuração possível". Perfeito! Confesso que quanto mais eu aprendo sobre o funcionamento dos algoritmos de redes sociais, mais eu sou tomada pelo tecnopessimismo. Mas esse vídeo faz um ótimo trabalho em descontruir isso. Hoje tudo se concentra nas plataformas da Google e da Meta, basicamente, mas até pouquíssimo tempo atrás as coisas estavam mais difusas. Vc encontrava conteúdo e informação em diferentes sites e blogs, e podia criar seu próprio site ou blog de forma muito mais livre, inclusive mais customizável. Tínhamos mais opções, ou pelo menos essa é a sensação que muita gente tem compartilhado ultimamente. O que significa que podemos voltar a ter mais opções. Essa é a grande lição da História: nem sempre foi assim, então não precisa continuar sendo assim.
A MELHOR TEMPORADA apenas! enquanto as outras temporadas, tem eps que se destacam, esse aqui todos eles são bons! o terror social continua presente. Os debates também. Povo resumiu black mirror à estética e se frustrou! a penultima temporada que foi horrível, só pra se manter na estética.
Simm, e pegou uma vibe mais Love, Death & Robots, (eu achei, pelo menos), que não necessariamente tem tudo ao mesmo tempo, mas continua passando as suas mensagens de formas criativas
Meu sentimento pra essa última temporada foi como ouvir uma piada de uma prima passivo agressiva na ceia de natal, ou como ser cumprimentado por alguém que te despreza. Era a Netflix rindo da minha cara.
Thiago. Me emocionei, e senti uma pulsão muito grande para ação como alguem que tá estudando ciência da computação e quer ser um comunicador e militante. Obrigado, vou ler os livros também.
Muito orgulho de ser um apoiador também, cada vez mais convencido que que a forma-conteudo que você usa tem que ser incentivada para que surjam mais pessoas fazendo o mesmo
Thiago do céu, como dizem os jovens tu alugou um triplex na minha cabeça. As conexões que tu fez, o tamanho da pesquisa pra esse resultado todo, nossa, só consigo dizer parabéns e por favor continue botando pulgas atrás de nossas orelhas!
Nunca fui em frente com Black Mirror porque não tive estômago para assistir. Já aconteceu isso comigo com algumas leituras também. Tenho vontade de tentar de novo, talvez eu esteja mais forte e tarimbada, afinal a vida fez o seu trabalho.
Faz um tempo que eu vi o documentario O Dilema da Redes, mas ainda lembro a sensação, só que não conseguia descrevê-la. Thiago acabou de botar as palavras que eu buscava. "A tecnologia é o problema, não tenho nenhuma culpa nisso".
gente q vídeo, resumo para os apressados: não tem black mirror, temos q tomar os meios de produção
Nunca vi um resumo tão bom sobre um vídeo do Tiago 😂😂😂
paz entre nós, guerra aos senhores 🤷🏾♀
resumo: "Trabalhadores do mundo, uni-vos".
Revolução do proletariado, já!
Temos que tomar os meios tecnológicos! Estudai-vos! Kkkkkkkkkk
assistindo o vídeo, fui interrompido por um comercial da firetv da amazon que diz “não é smart, é mágica”…. isso é TÃO black mirror!
Eu tb, eita Fire.
sim o tempo todo a mesma propaganda
Eu também kkkkkk
aqui tbm, depois de um cartão da amazon.
amazon gosta do Ora kkkk
Desafio: Ora Thiago fazer um vídeo desinteressante
Dificuldade: Impossível
Apenas fatos
Eu faço doutorado em um Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade e esse vídeo, tranquilamente, poderia ser uma aula inaugural do curso. Diversas questões que estudamos, estão presentes aqui.
Repito o que sempre digo nos vídeos do Ora: isso aqui deveria gerar um certificado online pra gente que está cursando alguma graduação ou pós-graduação. Deveria contar pro nosso currículo acadêmico.
Eu entendo o intuito do comentário, mas, não é bem por aí. As pessoas não deveriam assistir a um video ensaio com esse nível de pesquisa, embasamento teórico e diálogo com o público só pra ganhar um certificado. A gente precisa parar de olhar pra educação como algo utilitário, só pra passar num prova, concluir um curso e arranjar um emprego. Pra além da academia e do mercado de trabalho, as pessoas precisam consumir esse tipo de conteúdo crítico pra refletir sobre a sua própria realidade e sobre as alternativas possíveis, pra poder participar ativamente ao invés de simplesmente reagir ao que lhes acontece.
Sim
qual universidade é o seu programa de pós?
Eu ja te vi no tiktok? Vc n e aquele menino que faz videos sobre o autismo ( que me ajudou muito muito mesmo a me entender ) ?
sou eu simmm@@adanmatheusmess8038
O capitulo “A culpa é do capitalismo”me deixou meio perturbado. Meio que a gnt nunca prestou atenção na arquitetura toda da internet
Simmmmm
"Um grande e elaborado exercicio em cinismo"
Eu AMEI essa definição!
Que trabalho bonito, que poder de comunicação, que capacidade argumentativa, que profissional, que cuidado, que critério. Há de se tirar o chapéu.
Exatamente
Que conteúdo bonito, organizado e de excelente didática. É muito maluco como isso pode tá aqui e de graça, o verdadeiro “uau, isso é muito black mirror”.
Deve dar um trabalho enorme produzir um vídeo desse para o RUclips e como é importante o apoio e incentivo disso.
Obrigada, só isso que tenho a dizer.
não é? fico muito sentida por não ter dinheiro pra conseguir apoiar esse canal financeiramente. orinha merece todo dinheiro do mundo!
exatamente.... tipo, como é importante consumir isso como entretenimento para ter base pra consumir os outros entretenimentos... a curadoria pra consumir tudo o que ele jogam na gente.
Meus seios sempre ficam muito duros com a forma que o Thiago critica o capitalismo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
acho interessante que a própria frase "isso é muito black mirror" não é nova. vejo MUITO em obras gringas a frase "we're in an episode of the twilight zone".
Tem até em músicas essa referência a TZ
Eu sempre achei que a frase Isso é muito Black Mirror vinha de um sentimento de desesperança, ou ao menos é o que eu sentia quando via isso. De que estamos vivendo nisso já agora e que não tem mais como voltar atrás. Mas pensar que essa frase vem de uma ideia de querer ver um episódio disso me deixou mais apavorada ainda.
É isso mesmo, eu sentia o mesmo, desesperança e principalmente desmobilização, pq se isso tudo acontece por causa da natureza humana, então não têm como escapar e p mim isso é exatamente pq tá no mainstream, pq a função da série é desmobilizar, afinal é uma plataforma que serve a esse sistema, a cultura servindo ao capitalismo
@@moniquechristie2487 Eu percebo a mesma coisa que vcs comentaram. Na minha percepção, muitas vezes essa frase vem com uma apatia, uma desmobilização mesmo. Um conformismo. Essa sensação que vc tb comentou de que não há escapatória.
Eu faço Ciência da Computação e o contexto histórico e as implicações na sociedade quase sempre são expostas em sala de aula nas disciplinas. É sempre curioso perceber o quanto as pessoas costumam achar que tudo na tecnologia é uma entidade misteriosa e que não existem escolhas muito bem pensadas feitas em cada produto que consumimos. Parabéns pela forma que você colocou esses assuntos.
O humor cínico serve como ferramenta reacionária de empresas como essa para nos manter nesse "limbo" acreditando que não é possível haver mudança. Logo, faz sentido ter uma plataforma de stream em situações bizarras na temporada, que faz humor, te entretém, mas não propõem nada. Obrigada excelente video
um vídeo de 1h, nos tempos atuais de consumo na internet, além de ousado e maravilhoso para nós fãs do seu conteúdo, ainda entrega roteiro e narrativa tão instigantes e impecáveis, ao ponto de fazer o tempo espaço ser relativo e passa tão rápido. isso é muito ora thiago!
Verdade, o tempo passou que eu nem senti. O vídeo nos prende de uma forma incrível!
Expectativa aqui tá alta também, esses vídeos do Thiago são sempre profundos e trazem uma pitada de ironia, bem do jeito que gostamos kk👏🏻👏🏻
Pois é... Ele deve produzir assim para que voltemos aassisti-lo sempre que ele pública um novo vídeo. Foi mal Thiago, gostaria de tomar os meios de produção mas vou ficar sentado esperando seu próximo vídeo.
Brilhante, Orinha. Acho que nossa geração conseguiu experienciar bem esse "aperfeiçoamento" da privatização das redes e nossa transformação em produto, porque a gente viu o transformação do espaço virtual até a efetiva sobreposição da vida online na rotina dos espaços físicos. Uma sociedade resignada a posição de um produto virtual e capital humano descartável offline não tem como dar certo, obrigada pelos mimos, capitalismo ☠️. Você tem uma didática impressionante, ouviria você discutindo mais sobre isso por horas. Estar offline não é mais uma opção, mas acender esse olhar crítico faz toda a diferença. 👏👏👏
Por Black Mirror ser lido como Distopia imaginamos logo um futuro onde tudo deu terrivelmente errado e quando olhamos para nós e vemos que estamos vivendo aquilo e/ou coisa pior notamos que o "futuro desgraçado" já chegou. Estamos na Distopia a um passo do Hunger Games, ou no futuro além dele se olhar para o passado. Mas como o autor mesmo da série disse Black Mirror não é futuro distópico é o agora. O "isso é muito Black Mirror" é quase um novo sentimento é a percepção do caos
Nem consigo imaginar o trabalho que deu fazer esse vídeo. É, na minha opinião, o melhor vídeo do canal. Parabéns ao Thiago.
só pela produção já merece milhões, voa thiagoooo
As ideias dele são perigosas nas mãos erradas... Sem a inteligência e vivências dele.
Um ponto que sempre me incomodou sendo da área de tecnologia é que existe uma discussão que é "evitável criar tecnologias destrutivas por meio da ética", como se fosse um mantra para que alguns acreditem e possam dormir a noite, mas a realidade é que se vc tem um pensamento crítico minimamente aguçado percebe que a tecnologia NUNCA foi ou será para tornar o mundo melhor ou a rotina das pessoas mais fáceis, sempre é para oprimir alguém. A realidade é que a ética nunca existiu, tudo que for mais perverso pode colocar um motivo nobre por cima e fingir que isso é o real propósito, ninguém irá questionar, afinal o ambiente acadêmico é elitizado o suficiente para que críticas externas não façam diferença. No fim trabalhamos noite e dia no nosso próprio extermínio e sabemos disso, afinal ser bem sucedido nessa área é conseguir vender algo para os EUA ou virar um pesquisador de lá.
Enfim amo seu trabalho, obrigada pelo video❤
a única coisa que eu odeio nesse canal é que eu não consigo ouvir o vídeo sem estar olhando pra tela. é impossível ouvir em segundo plano e eu não consigo desgrutar do vídeo. POR ISSO AMO TANTO ESSE CANAL
Thiago, já que você passou várias leituras pra casa, vou te passar uma também kk. Você já leu A Ideologia Californiana, do Barbrook e do Cameron? É um folheto de umas 40pg que organiza muito bem a fundamentação ideológica da internet, e tem super a ver com o que você colocou nesse vídeo. O livro tá em copyleft e a editora Monstro dos Mares distribui a tradução pra português! Recomendo MUITO pra você.
Você também já ouviu falar da cibersyn? O resumão é que era a proposta de internet do governo allende que, como todo o resto, foi destruída com o golpe militar no Chile com apoio dos eua. Tem livro sobre o assunto, ainda não tive tempo pra ler, mas tudo que dei uma olhada a respeito é bem interessante. Acho que é um caso mais "concreto" de como realmente existem outras maneiras de construir o sistema digital. Sem contar que é um jeito da gente mesmo começar a povoar nosso imaginário de outras internets. Enfim, espero que goste dessas leituras! Vou catar aqui as suas recomendações que ainda não conhecia também :)
Seu trabalho merece muito apoio, sempre! 😁
oq mais me deixou viajando foi black mirror tendo seu titulo analisado e levando a conclusão que: as distopias que eles imaginam e trazem nos episodios, não são tão absurdas assim quando comparadas com a realidade que a gente vive se você consegue prestar atenção na realidade de fato, inclusive eu pensei muito desse jeito depois de ver o ultimo jogos vorazes no cinema e pensando no seu material d origem q meio q eh 1984 e a propria realidade kkkkkkkkkk ja q a autora diz que desenvolveu a ideia quando trocava de canal entre big brother e alguma reportagem/doc mostrando fome e miseria-
Eu tou muuuuuuuito ansioso pra ver o vídeo, mas já fui olhar as referências, e mais interessante é sobre a internet ta uma merda por que é um negócio, recentemente até comentei na rede do incel mais rico do mundo,
"a internet está PIOR do que nunca, sempre teve problemas, mas agora todo mundo está mais extremista, polarizado, menos empático, tudo te deixa triste, deprimido, estressado, puto! Bons momentos na rede são raros agora, pra isso que pago internet?"
Ai tou me adiantando aqui, meio que todo mundo já tem esse sentimento sobre a vida online, meio que virou algo já distópico de certa forma (o que prometeia ser utopia né? Inclusive rs), em algum momento as pessoas até acreditavam que o FACEBOOK era internet, literalmente metonímia para internet era o facebook e as redes sociais e esse não é o ponto alto de uma MARCCA? Se tornar o produto? Mas, enfim viajeei e HUMM o que esse vídeo vai nos surpreender amanhã hein?
A qualidade do conteúdo desse canal ainda me deixa chocada. Obrigada por nos proporcionar um conteúdo com esse nível de qualidade!
Eu sempre admirei teus vídeos, pelo grau de excelência na pesquisa, edição, roteiro, fora teu senso de humor genial. Mas dessa vez tu se superou, simplesmente fantástico, parabéns Thiago!
thiago voce foi GIGANTESCO ao juntar a frase "ainda bem que eu sou normal" da solineuza com aquela cena do episódio de joan is awful, todos os elementos convergiram ao mesmo tempo. me senti num alinhamento planetário
agora vou terminar o vídeo
como sempre, mais uma CANETADA!
Nada mais perfeito do que ver a última temporada no fim de semana e ter vídeo de Orinha na semana seguinte ❤
Uau, isso é muito Ora Thiago ❤ Melhor antologia de videoensaios nas prateleiras dessa plataforma de vídeos 👏👏👏
SIIIIM uma hora de conteúdo do Thiago. Era isso que queria
41:48 em Bojack Horseman eles abordaram isso quando o Bojack teve a imagem dele escaneada e usaram quando ele sumiu. No final, eles gostaram muito mais da IA e substituíram todas as cenas reais dele por ela no filme do Secretariat.
"marjorie pelo amor de deus se acalma" achei pessoal KKKKKKKKKKKKK AMO SEUS VIDEOS
Nossa, esse episódio ficou muito black mirror. Amei!
Se eu pudesse daria mil likes nesse vídeo! O nível de conteúdo e produção é surreal! Parabéns pelo trabalho!
Kralho
Esse vídeo foi um dos melhores vídeos que eu vi no RUclips esse ano, todo o grande comentário sobre a série e a reflexão sobre ela não ter mudado tanto quanto falam que mudou e a crítica que você traz sobre as críticas que a série traz, é tudo muito bom, muito bem elaborado e escrito. Adorei o vídeo
NÓS PRECISAMOS CONQUISTAR A INTERNET, NÓS, O POVO! ✊
Thiago vem fazendo um trabalho lindo no RUclips, conteúdo que realmente da satisfação de ver mais e mais. Obrigado amg
Finalmente reassisti dps do lançamento! Mais um vídeo que não ironicamente devia passar em sala de aula...
Amo tanto suas reflexões e COMO você chega ate elas, constrói e entrega no video pra gente! Mesmo assuntos que eu já tinha consciência sobre, sempre voce acrescenta coisas importantíssimas!
Amo mt seu trabalho 💜
vídeo excelente, pesquisa maravilhosa, fiquei sem palavras
Replai! Você aqui?
Uau! Isso é muito Black Mirror!
Estava eu, fazendo meu feijão e procurando um vídeo pra ver enquanto eu cozinhava, me deparo com um vídeo do Thiago falando de BM, eu "oba, análise de série com crítica social foda" no fim terminei doutrinado sobre uma nova forma de exploração do capitalismo através da tecnologia, o que mostra que a série não é tão distópica assim...amei a meta linguagem, isso é tão Black Mirror!
1h10min de vídeo. Thiaguinho você fez meu dia, gratidão 🙏
Mesmo dentro do youtube, essa uma plataforma totalmente participante dessa internet dos capitalistas, Ora Thiago consegue nos fazer experimentar momentaneamente o que a internet poderia ser. Conteúdo divertido e altamente questionador. Profunda admiração!
Pra mim Black murro era mostrar o reflexo do pior que a gente pode chegar. Nunca achei que ele estava denunciando a tecnologia, mas o que a humanidade faz com isso, o reflexo do nosso lado que a luz não alcança
VIDEO INCRIVEL. CRITICO, SENSÍVEL, INTELIGENTE, ENGRACADO, REGADO A DISTOPOA E VARIAS REFERENCIAS. AMEI. UM TRABALHO DIGNO DE PUBLICAÇÃO CIENTIFICA. TRABALHO MARAVILHOSO. PARABENS, THIAGO.
tu avisas que soltará vídeo às 20h e às 8h já começo a ser feliz ❤
Eu amo tanto que eu sempre acabo seus vídeo dizendo "Camarada Orinha, dê a ordem!"
Acho que o cinismo (não somente da netflix) vem crescendo na mesma medida que as contradições se intensificam. A netflix lançou uma versão reality show do Round Six e eu fiquei passado na coragem. Queria ouvir seus comentários sobre esse também :)
Vídeo incrível, parabéns!!!
Gente eu ainda estou sem palavras. Thiago você é incrível ❤❤❤
Bicha, até Paula Sibilia a senhora meteu. Isso é muito babadeiro! ❤
O episódio dessa traição, eu vejo uma alta inspiração em Dom Casmurro, de Machado de Assis. É sobre ciúmes, traição, dúvidas de paternidade entre amigos, só que atravessado pela tecnologia, provando que , nessa lógica, Capitu traiu Bentinho. (14:00 minutos
Mulher, que babado. Arrasou, Orinha!
orinha, a sua capacidade de construir questões é impressionante! sdds dos vídeos ensaios
Cara, que análise poderosa. Achei que o Facismo na cultura Pop teria a melhor análise que vi sua. Aqui tem uma discussão muito aguçada e pulsante sobre temas atuais em que a dominação desse sistema nos deixa instrumentalizados, objetificados e produtificados.
A conclusão sempre me deixa de queixo caído. Eu penso "meu, então é disso que o Tiago tá falando?😮 É disso que se trata?"
Boas festas🎉 Amo seu canal cada vez mais.
Já nasceu aclamado!!! 🏆
Apenas explodiu minha cabeça. Eu sempre pensei em tecnologia, internet e tals, como ferramentas "neutras", que o que determinaria se elas seriam "boas" ou "ruins" seriam os usuários. Mas pensar sobre a origem dessas ferramentas é fundamental e revela os seus propósitos. Caramba... tô impactada por este vídeo, ainda.
Acho que conversa mutio com o livro do Mark Fisher, Realismo Capitalista, e tbm com o o Bruno Tortura (do Fluxo) fala, às vezes. Seria tão bom um crossover de vocês dois.
Como uma pessoa que nunca assistiu Black Mirror, to muito ansioso em ouvir você falar sobre ela por uns 30 minutos.
Agradecido desde já, Orinha!
Minha Nossa Sem-Ora!!!
Eu tava esperando 30 minutos de BlackMirror, Thiago foi lá e meteu SETENTA MINUTOS CORRIDOS DE VÍDEO X_X
Adorei.
meua migo, que vídeo perfeito, que trabalho IMPECÁVEL
Eu AMO que só a orinha vai começar com retrato falado um vídeo sobre Black mirror
Olha, o seu video e uma joia maravilhosa! Obrigada por nos presentear. E eu. que trabalho com internet, to sentindo um certo desejo revolucionário de tomar os meios de produção.
A musiquinha bizarra de fundo e esse papo sombrio ficou mais assustador que um episódio de Black Mi-
aliviada com o comentário eu tava noiadissima se a trilha era real?!!!!! 😅
Orinha, gatan... você foi cirúrgica nesse vídeo aqui viu. Se superou. Seu conteúdo é sempre fantástico.
Tu é muito bom paizão, amassou nas ideias!
O elogio que faço agora não vai ser sobre o conteúdo (faço em outro comentário, mas já adianto que está excelente como sempre), mas sobre o conjunto em sí, o todo. Tu consegue entregar 1 hora de duração com uma leveza, qualidade, roteiro mais que excelente, ótimas didáticas e oratórias, sem deixar de mencionar a estética que você e a sua equipe usam (isso é importante também), que uma pessoa como eu neurodivergente, com TDAH e que, assim como a maioria das pessoas, vive num mundo (físico e digital) em 2x, algo delicioso de assistir e que me provoca a sensação de querer, literalmente, ver bem mais. Meus parabéns a você e sua equipe!
Finalmente mais de uma hora do Ora. Vídeos do Orinha de menos de uma hora era tipo “enfim, a hipocondria”! 😂
Excelente reflexão, Thiago.
Obrigado pelo seu trabalho, você é incrível!
É absurdo como sou levada pra um questionamento toda vez q vejo um vídeo do Thiago, a montagem de roteiro e cuidado com tudo é absurdo, sou grata por conhecer esse canal, é difícil dizer em palavras como cada vídeo tem seu peso pra um pensamento crítico e moldável sobre tudo que vivo no dia a dia realmente um trabalho impecável q merece reconhecimento e respeito!!!
A identidade visual do canal tá cada vez mais linda! 😍
1:07:55 Poucas semanas eu tava conversando com ˜amigas virtuais˜ como de repente se sentir bonita não é mais suficiente. Vc se arruma por qq motivo, se olha, no espelho, se sente maravilhosa e tira uma foto. Se por qualquer motivo essa foto não parecer agradável(instagramável, nas proporções corretas, com a qualidade e iluminação correta e toda essa parafernalha q a gt só conhece por causa do instagram) imediatamente vc PARA de se sentir bonita. É como se capturar essa imagem do fato fosse mais importante q o fato em si, tipo "de q adianta me sentir bonita se não consigo postar", ou "se ng vai perceber", sendo q esse ng não é mais um companheiro ou as pessoas q vc vai eventualmente encontrar na rua e nunca mais ver, esse ng q é tão importante são os seguidores de redes sociais q iam curtir e documentar, testemunhar q em dado momento vc esteve belíssima por qq motivo. Nem vou entrar no qto a beleza das redes tb é fabricada virtualmente mas repare bem a porra de buraco onde a gt se enfiou....
Simmm
Que trabalho impecável!!!!
Que vídeo incrível. Acho que o melhor do ano. Esse capítulo final foi uma paulada enorme. Precisamos demais parar para pensar em como chegamos aqui.
OBRIGADAAAAAAA POR ESSE PRESENTE MUSO ❤
Excelente, de uma maneira superlativa. Não me canso de recomendar seu canal. Você é, neste momento, o produtor de conteúdo mais arguto e perspicaz da realidade brasileira. E digo isso porque estou cansada de lidar com acadêmicos que se limitam a mutilar a realidade para que caiba em suas premissas analíticas limitadas e ultrapassadas. Thiago, você e Abigail (do Phlosophy Tube) conseguem explorar as categorias analíticas com sofisticação e bom humor, incorporando a Cultura à economia e à sociedade. Vocês fazem a distinção entre aparência, essência, simulacro e propaganda, de uma maneira muito mais sofisticada e eficiente do que todos os webcomunistas juntos. E, o que é melhor, não nos acenam com soluções simplistas e manipulativas. Quando dou meu like, faço o comentário e divulgo seu trabalho, sinto que realmente vale a pena permanecer nas redes.
Valeu tanto a pena a espera
A parte V explodiu a porra da minha cabeça. VC É DEMAIS. Obrigado. Mesmo. Vou até rever depois que a ressaca passar. Muita coisa para digerir.
Sou muito feliz de poder apoiar o Thiago. Sensacional tudo que ele faz.
Ai Orinha, eu fico tao feliz de ver seus vídeos. Essa semana fiquei pensando muito nessa contradição de lutar e ao mesmo tempo ser consumista de plataformas que são contra o que acredito. É esquisito viver numa contradição e quase não ter escolhas. Seus vídeos sao magnificos❤ espero apoiar sempre
Orinha, vc é espetacular! Obrigado por nos agraciar com o seu trampo
Amei o vídeo, especialmente o terço final! 👏👏👏
O Thiago é tão relevante pras discussões do nosso tempo. Vídeo maravilhoso!
Thiago... Admiro vc demais!! É um dos canais que quando eu trabalhar irei ser apoiadora...💰💰💰
Vc pode fazer vídeos de 3h e estarei assistindo com minha cervejinha ao lado.🙈😋🍻🍻🍻
Vc é maravilhoso!! Parabéns a vc, sua equipe e a todos que te apoiam... ✨❤️✨
Te dólooo demais!! ✨🥰✨
Vídeo de mais de uma hora já me faz feliz assistindo até os comerciais! Kk
Que obra prima de crítica, Thiago! Vc é muito foda!!!
Agora tô aqui, impactada, pensando no que fazer além de outro vídeo em uma prateleira, que difícil! Aaaaaaa
Uma hora de vídeo? Eu tô sonhando? ❤
"Esse não é o único jeito, essa não é a única configuração possível". Perfeito! Confesso que quanto mais eu aprendo sobre o funcionamento dos algoritmos de redes sociais, mais eu sou tomada pelo tecnopessimismo. Mas esse vídeo faz um ótimo trabalho em descontruir isso.
Hoje tudo se concentra nas plataformas da Google e da Meta, basicamente, mas até pouquíssimo tempo atrás as coisas estavam mais difusas. Vc encontrava conteúdo e informação em diferentes sites e blogs, e podia criar seu próprio site ou blog de forma muito mais livre, inclusive mais customizável.
Tínhamos mais opções, ou pelo menos essa é a sensação que muita gente tem compartilhado ultimamente. O que significa que podemos voltar a ter mais opções.
Essa é a grande lição da História: nem sempre foi assim, então não precisa continuar sendo assim.
Como é bom ser Orinha fã
Simplesmente uma mega dissertação sobre tecnologia, acesso livre, conhecimento e política, que vídeo enorme.
Eu literalmente esperei pra krlh um vídeo sobre BM aqui, é a minha série favorita e por isso mereço esse momento.
Video EXCELENTE! Maravilhoso. Vc sintetizou em um vídeo tantas coisas que eu já falo pras pessoas a minha volta de forma tão bom. Parabéns MESMO.
A MELHOR TEMPORADA apenas! enquanto as outras temporadas, tem eps que se destacam, esse aqui todos eles são bons! o terror social continua presente. Os debates também. Povo resumiu black mirror à estética e se frustrou! a penultima temporada que foi horrível, só pra se manter na estética.
Simm, e pegou uma vibe mais Love, Death & Robots, (eu achei, pelo menos), que não necessariamente tem tudo ao mesmo tempo, mas continua passando as suas mensagens de formas criativas
exatamente, foi um alívio essa temporada@@gabyfreitas3228
Mano... pqp... parabéns pelo vídeo inteiro, partindo da série até as implicações das coisas serem como são e porque😊❤
Meu sentimento pra essa última temporada foi como ouvir uma piada de uma prima passivo agressiva na ceia de natal, ou como ser cumprimentado por alguém que te despreza. Era a Netflix rindo da minha cara.
Thiago. Me emocionei, e senti uma pulsão muito grande para ação como alguem que tá estudando ciência da computação e quer ser um comunicador e militante. Obrigado, vou ler os livros também.
Muito orgulho de ser um apoiador também, cada vez mais convencido que que a forma-conteudo que você usa tem que ser incentivada para que surjam mais pessoas fazendo o mesmo
Nossa isso é tão realismo capitalista
Que vídeo impressionante. Sério. Quanta qualidade! Leve semestres, anos, o tempo que você precisa pra produzir, Thiago! Obrigado.
Thiago do céu, como dizem os jovens tu alugou um triplex na minha cabeça. As conexões que tu fez, o tamanho da pesquisa pra esse resultado todo, nossa, só consigo dizer parabéns e por favor continue botando pulgas atrás de nossas orelhas!
obrigada pela dedicação e por sempre jogar várias pulguinhas atrás da nossa orelha. muito bom o vídeo, nem parece que durou 1h!
Adorei, Orinha, por um breve segundo eu realmente achei que vc ia puxar algum livro do Marx.
Orinha, essa trilha de fundo é novidade ? Meu cerebro é bugado e tive dificuldade de acompanhar seu texto maravilhoso
Nunca fui em frente com Black Mirror porque não tive estômago para assistir. Já aconteceu isso comigo com algumas leituras também. Tenho vontade de tentar de novo, talvez eu esteja mais forte e tarimbada, afinal a vida fez o seu trabalho.
Faz um tempo que eu vi o documentario O Dilema da Redes, mas ainda lembro a sensação, só que não conseguia descrevê-la. Thiago acabou de botar as palavras que eu buscava. "A tecnologia é o problema, não tenho nenhuma culpa nisso".