As vezes projetos revolucionários e promissores pagam muito caro por motivos de engenharia de novos materiais. Mais são essas sementinhas que brotam, acabam fazendo o futuro ...
Os políticos ingleses tem muito que aprender com os políticos brasileiros. Se fosse por aqui, esse avião estaria em desenvolvimento até hoje e a Lear Jet estaría recebendo esses 25 milhões todos os meses, claro que teriam que fazer gordas doações a partidos políticos e contratar ex presidentes para dar palestras milionárias....
É tinha muitas pessoas que diziam que a rainha da Inglaterra não tinha nenhum tipo de poder! Pô!criar um dia a mais no ano (no caso o 32 de dezembro) é institucionalizar ele como um dia válido no calendário, é poder prá caramba!!! Nem os presidentes mais poderosos que já existiram conseguiram fazer isso!!! A rainha era foda!!!
A rainha não toma decisões sem o conselho e solicitação do Gabinete do Primeiro Ministro e do Conselho Privado, o mais provável é que isso não foi uma decisão espontânea dela e sim uma solicitação de algum desses dois órgãos e que ele executou.
Não foi a primeira vez que um monarca britânico alterou datas ou lugares para ajeitar as coisas. O Rei Jorge VI, em 1943, declarou que a maternidade do hospital de Ottawa, no Canadá, era provisoriamente território holandês, só para que a princesa Margarida (nascida lá, no exílio) não ficasse de fora da linha sucessória.
Fernando, parabéns pela belíssima "aula" sobre o Learfan 2100. Uma dúvida: aos 10:20 do vídeo, aparece uma aeronave bimotor. Seria um Beechcraft? Se você ou algum seguidor puder esclarecer, ficaria grato. Abraços, sucesso sempre.
Espetacular! Muitas demonstrações de esforço, empenho, colaboração, caraca meu! até a Rainha "criou" um dia a mais no calendário para apoiar um projeto promissor! Primeira vez que vejo algo assim...é muita força de vontade junta...Claro, tem um lado financeiro e comercial extremamente importante por trás, mas, o maior exemplo é o da persistência, inovação, coragem, superar o desafio. Hoje temos tecnologia e dados que nos permitem simulações muito realistas, materiais cada vez mais leves, resistentes e baratos, antes de construir conseguimos simular até a exaustão... porém, se não fossem pessoas explorarem e arriscarem antes de nós não teríamos nada disso, embora não tenha se sustentado até acho que foi um projeto de sucesso, não foi citada nenhuma fatalidade nesta história, só por isso já é algo muito vitorioso. Mais um excelente conteúdo que o Aero nos entrega, obrigado a todos vocês, trabalho brilhante!
Concordo, você disse tudo! Eu comecei vendo o vídeo imaginando até na possibilidade do Bill Lear ter desenvolvido um software para controle de voo com um bug no calendário...😂 Jamais poderia imaginar que a nossa querida Elisabeth II usasse (positivamente) nosso jeitinho brasileiro (criatividade) para apoiar o projeto! Talvez fosse a maneira mais rápida ao alcance dela para simplificar o processo... 👏👏👏 Parabéns AERO!
No fim das contas o governo sabotou tudo da mesma forma que aconteceu com o Beechcraft Spaceship e pelo mesmo motivo. Materiais desse tipo já não eram tão exóticos nessa época e é estranho tantos problemas terem ocorrido.
Lembro de matérias em revisas de aviação da época dando conta de problemas também na caixa de engrenagens que recebia os eixos dos dois motores convertendo numa saída única para a hélice. O projeto previa alternativas para o caso de panes de lubrificação, mas outros problemas surgiram e foram fonte de dor de cabeça. Um outro problema era a falta de redundância da hélice única: bastaria algum problema na hélice como uma pane no governador, por exemplo, para deixar o avião na curiosa emergência de perder TODA a potência e precisar partir para um pouso forçado, mesmo com os dois motores funcionando. Nisso, o starship era superior (além de não necessitar do peso adicional da caixa de engrenagens, o que aliado à configuração canard, o deixava mais eficiente).
@@paulosteffen9131 Sim, mas seria no mínimo irônico um avião bimotor ter que fazer um pouso de emergência por pane no governador da hélice. Ele teria dois motores funcionando e nenhuma hélice para gerar empuxo. Seria uma situação curiosa.
O único projeto q eu conheço com essa configuração de motor de hélice trator pra aviação executiva q teve relativo sucesso foi o Piaggio P180 Avanti e mesmo assim eh mto raro de achar algum voando por aí.
Olha ai.. Eu nasci no mesmo dia do Sr. Lear.. dia 26 de junho, ele e, 1902 e eu em 1973! Por isso somos verdadeiros guerreiros! PARABÉNS FERNANDO PELO EXIMIO TRABALHO DE NOS INFORMAR COM CONTEUDOS MARAVILHOSOS...NOTA 1.000000000000000000,00000000000000000 SOMA AI E VE QUANTO DÁ E ESTA É A MINHA NOTA! ABRAÇOS.. . E ATÉ A PRÓXIMA DECOLAGEM!
Será que esse projeto não seria viável com os materiais que dispomos hoje em dia e com motores mais potentes, o que evitaria q necessidade de se usar dois? Infelizmente nunca saberemos.
Está sendo desenvolvido um bem parecido. O celera 500. com um motor de 12 cilindros.que poderá funcionar só com 6.e só uma hélice. e esse motor pode funcionar com querosene de aviação e tambem óleo diesel. ( gasoil). com uma autonomia.absurda.Deve ser lançado lá por 2025.ou 2027.
Tem vídeo no canal do avião da Nasa junto com a Boeing TTBW (Transonic Truss-Braced Wing, ou Asa Treliçada Transônica), e do avião da Embraer o Turboélice de Nova Geração (TPNG, na sigla em inglês), aviões que visa a economia?
Gostaria de fazer um adendo. O que é um compósito? É um material composto. A palavra compósito foi criada justo para substantivar as palavras material e composto, diz-se apenas compósito ou material composto, mas não se diz material compósito. Tenho escutado muita gente falando material compósito quando deveriam dizer apenas compósito.
Fernando, qual desses aviões que não deram certo dos quais você já fez vídeo, você acha que se retornasse hoje, com o desenvolvimento que existe, daria certo? e qual você gostaria de ver voando?
Só um povo como o Britânico pra ser tão obsessivo com regras e leis, pra inventar um dia 32 de dezembro! E ainda foi a própria rainha MDS!! Uma pena que o avião não tenha vingado, o Sr. Lear deve ter tido vontade de ressuscitar pra mostrar como se fazia a coisa hehe! Ótima história e vídeo como SEMPRE, Fernando!! Abração e como diz seu amigo, até o próximo voOOooO! :))
Eles poderiam ter optado por colocar dois jogos de hélices ‘contra-rotatórias’ - à semelhança de seus predecessores da década de 40, ou dos famosos Tupolev TU-95 ou TU-114 que tiveram enorme sucesso. Mas talvez isso fosse acarretar num aumento no peso - o que seria inadequado ao projeto
Poderia ter falado da história do avião desenvolvido pela Embraer que está no MUSAL, Embraer CBA-123 Vector , ele também possui o motor na calda que empurra o avião e ficou no protótipo
@@vitordelima o cara não queria voar porque o negócio não estava pronto. Como sempre os projetistas são pressionados por resultados antes das coisas estarem alinhadas corretamente.
As vezes projetos revolucionários e promissores pagam muito caro por motivos de engenharia de novos materiais. Mais são essas sementinhas que brotam, acabam fazendo o futuro ...
Os políticos ingleses tem muito que aprender com os políticos brasileiros. Se fosse por aqui, esse avião estaria em desenvolvimento até hoje e a Lear Jet estaría recebendo esses 25 milhões todos os meses, claro que teriam que fazer gordas doações a partidos políticos e contratar ex presidentes para dar palestras milionárias....
Eles também usam esses truques lá, nesse caso o governo estava interessado em arruinar o projeto.
Acho que tem vários aviões de uma tal de Embraer que provam que você está, ao menos em parte, errado! :)
@@tiagogobbi3610 Embraer foi privatizada,por isso deu certo ,se fosse estatal estava nas mãos do pt,imagina como estaria a empresa.
@@tiagogobbi3610 "em parte"
Ou pediria "doações através do orçamento secreto
Com vários canais falando o óbvio da aviação, Fernando se destaca falando sobre aeronaves fora do comum. Canal tá excelente! 👍🏻
É tinha muitas pessoas que diziam que a rainha da Inglaterra não tinha nenhum tipo de poder!
Pô!criar um dia a mais no ano (no caso o 32 de dezembro) é institucionalizar ele como um dia válido no calendário, é poder prá caramba!!!
Nem os presidentes mais poderosos que já existiram conseguiram fazer isso!!!
A rainha era foda!!!
A rainha não toma decisões sem o conselho e solicitação do Gabinete do Primeiro Ministro e do Conselho Privado, o mais provável é que isso não foi uma decisão espontânea dela e sim uma solicitação de algum desses dois órgãos e que ele executou.
O avião semelhante a esse LEARFAN 2100 é o CELERA 500L que deve estar ainda em desenvolvimento e não tivemos mais notícias dele.
esse celera nao vai rolar, ja era, o projeto é muito inovador para nossa epoca
Que "canetada" foi essa da Rainha Elizabeth !? Aéreo e toda equipe sempre postando vídeos LUXO.
Seria mais pratico prorroga o prazo do contrato!
@@Tataunanainai mas britânico é britânico. Pontual nem que a rainha tenha de inventar um dia a mais.
O que você quis dizer ? Que o vídeo é bom ou ruim ?
@@VeryEdito o vídeo está ótimo.
Não foi a primeira vez que um monarca britânico alterou datas ou lugares para ajeitar as coisas.
O Rei Jorge VI, em 1943, declarou que a maternidade do hospital de Ottawa, no Canadá, era provisoriamente território holandês, só para que a princesa Margarida (nascida lá, no exílio) não ficasse de fora da linha sucessória.
A rainha Elizabeth era vida louca mesmo 😬 .. que história fantástica parabéns ..
Kkk eu vi o título do vídeo eu 32 de dezembro eu vi correndo assistir seus vídeo são muito incrível adoro muito aviação 😄
Fernando, parabéns pela belíssima "aula" sobre o Learfan 2100. Uma dúvida: aos 10:20 do vídeo, aparece uma aeronave bimotor. Seria um Beechcraft? Se você ou algum seguidor puder esclarecer, ficaria grato. Abraços, sucesso sempre.
Acho maneiro quando o poder e a autoridade são utilizados para resolver de forma pitoresca os problemas 🗽🛸👽
Fala sobre o eclipse 400
Espetacular! Muitas demonstrações de esforço, empenho, colaboração, caraca meu! até a Rainha "criou" um dia a mais no calendário para apoiar um projeto promissor! Primeira vez que vejo algo assim...é muita força de vontade junta...Claro, tem um lado financeiro e comercial extremamente importante por trás, mas, o maior exemplo é o da persistência, inovação, coragem, superar o desafio.
Hoje temos tecnologia e dados que nos permitem simulações muito realistas, materiais cada vez mais leves, resistentes e baratos, antes de construir conseguimos simular até a exaustão... porém, se não fossem pessoas explorarem e arriscarem antes de nós não teríamos nada disso, embora não tenha se sustentado até acho que foi um projeto de sucesso, não foi citada nenhuma fatalidade nesta história, só por isso já é algo muito vitorioso.
Mais um excelente conteúdo que o Aero nos entrega, obrigado a todos vocês, trabalho brilhante!
Concordo, você disse tudo! Eu comecei vendo o vídeo imaginando até na possibilidade do Bill Lear ter desenvolvido um software para controle de voo com um bug no calendário...😂 Jamais poderia imaginar que a nossa querida Elisabeth II usasse (positivamente) nosso jeitinho brasileiro (criatividade) para apoiar o projeto! Talvez fosse a maneira mais rápida ao alcance dela para simplificar o processo... 👏👏👏 Parabéns AERO!
No fim das contas o governo sabotou tudo da mesma forma que aconteceu com o Beechcraft Spaceship e pelo mesmo motivo. Materiais desse tipo já não eram tão exóticos nessa época e é estranho tantos problemas terem ocorrido.
Lembro de matérias em revisas de aviação da época dando conta de problemas também na caixa de engrenagens que recebia os eixos dos dois motores convertendo numa saída única para a hélice. O projeto previa alternativas para o caso de panes de lubrificação, mas outros problemas surgiram e foram fonte de dor de cabeça. Um outro problema era a falta de redundância da hélice única: bastaria algum problema na hélice como uma pane no governador, por exemplo, para deixar o avião na curiosa emergência de perder TODA a potência e precisar partir para um pouso forçado, mesmo com os dois motores funcionando. Nisso, o starship era superior (além de não necessitar do peso adicional da caixa de engrenagens, o que aliado à configuração canard, o deixava mais eficiente).
Até aí são frequentes os problemas de governador do hélice em qualquer monomotor de linha atual.
@@paulosteffen9131 Sim, mas seria no mínimo irônico um avião bimotor ter que fazer um pouso de emergência por pane no governador da hélice. Ele teria dois motores funcionando e nenhuma hélice para gerar empuxo. Seria uma situação curiosa.
Que historia pitoresca!! Parabéns
Fantástico!!!! Época de muita inovação e desafios.......Celera500 tem fuselagem semelhante!
Ato digno de uma verdadeira Rainha. 👏👏👏👏👏👏👏👑
Teve um outro projeto semelhante em 2019/2020 com asas de planador.
O único projeto q eu conheço com essa configuração de motor de hélice trator pra aviação executiva q teve relativo sucesso foi o Piaggio P180 Avanti e mesmo assim eh mto raro de achar algum voando por aí.
Olha ai.. Eu nasci no mesmo dia do Sr. Lear.. dia 26 de junho, ele e, 1902 e eu em 1973! Por isso somos verdadeiros guerreiros! PARABÉNS FERNANDO PELO EXIMIO TRABALHO DE NOS INFORMAR COM CONTEUDOS MARAVILHOSOS...NOTA 1.000000000000000000,00000000000000000 SOMA AI E VE QUANTO DÁ E ESTA É A MINHA NOTA! ABRAÇOS.. . E ATÉ A PRÓXIMA DECOLAGEM!
Assistindo de Londrina PR
Fernando fala um pouco sobre o fan jet 600
Que história sensacional! Parabéns Fernando
Nossa...que avião.....
Conta a história do primeiro avião feito majoritariamente com material compósito certificado pelo faa
fala sobre a semelhança com o celera
Essa rainha era realmente a figuraça 32 de Dezembro só por obra real kkkkk!!!!!!
Fale sobre o acidente aereo no Nepal. O atr 72 que caiu e matou 72 pessoas
O Fernando não fala sobre acidentes
Fernando, faz um vídeo sobre o Turbofan com engrenagens PW 1000 que equipa o EMBRAER 195 E2!
Eu achei uma máquina belíssima!
Será que esse projeto não seria viável com os materiais que dispomos hoje em dia e com motores mais potentes, o que evitaria q necessidade de se usar dois? Infelizmente nunca saberemos.
Está sendo desenvolvido um bem parecido. O celera 500. com um motor de 12 cilindros.que poderá funcionar só com 6.e só uma hélice. e esse motor pode funcionar com querosene de aviação e tambem óleo diesel. ( gasoil). com uma autonomia.absurda.Deve ser lançado lá por 2025.ou 2027.
Fernando, Eu quero uma sugestão para vídeo para Fracassos da Aviação, no próximo episódio eu quero um vídeo sobre o HS 121 Trident
Eu também o primeiro TTail do mundo, o primeiro a aterrar sob condições automáticas IFR CAT III C e além de tudo britânico.
Nos anos 70 era plástico, e hoje continua sendo plástico, fibra de carbono, kevlar , vidro, sao da família dos plásticos.
Creio que este vídeo seja o mais curioso de todos. Justamente pelo dia 32 de dezembro.
Decolou às 27:84h (horário local) do dia 32/13/2987
Tem vídeo no canal do avião da Nasa junto com a Boeing TTBW (Transonic Truss-Braced Wing, ou Asa Treliçada Transônica), e do avião da Embraer o Turboélice de Nova Geração (TPNG, na sigla em inglês), aviões que visa a economia?
4:14 Um belo wireframe de software CAD antigo, provavelmente CATIA ou outro pioneiro similar.
Esse aviao e inovador ate hoje
E se ele tiver elices nas asas também ficaria muito show . O mundo dos motores a combustão interna tem muita coisa a ser esplorado ainda .
Gostaria de fazer um adendo. O que é um compósito? É um material composto. A palavra compósito foi criada justo para substantivar as palavras material e composto, diz-se apenas compósito ou material composto, mas não se diz material compósito. Tenho escutado muita gente falando material compósito quando deveriam dizer apenas compósito.
Vídeo excelente!🛫
Super interessante o vídeo, que história bacana ,muita luta e conquistas, abração 👏👏👍😄😄✈✈✈✈✈✈
Ótimo vídeo
Fernando.Faz um vídeo sobre o Convair B-58 Hustler.
Video sensacional!
Ótimo trabalho parabéns
Interessante a história
Perdão não sei se já teve video, o que aconteceu com o CBA 123
parabéns pela história por trás do avião.
Que história boa
Mto legal essas histórias...
Ótimo trabalho, Fernando!
A venda das tecnologias desenvolvidas para o novo projeto de aviação é possível ser vendida para recuperar o investimento original?
Fernando, qual desses aviões que não deram certo dos quais você já fez vídeo, você acha que se retornasse hoje, com o desenvolvimento que existe, daria certo? e qual você gostaria de ver voando?
Luis boa você ainda não falou, quantos R P M s atingi um motor a jato continu curioso, itumbiara goiás
O celera 500 é muito parecido com o learfan. Será só mera coincidência?
Só um povo como o Britânico pra ser tão obsessivo com regras e leis, pra inventar um dia 32 de dezembro! E ainda foi a própria rainha MDS!! Uma pena que o avião não tenha vingado, o Sr. Lear deve ter tido vontade de ressuscitar pra mostrar como se fazia a coisa hehe! Ótima história e vídeo como SEMPRE, Fernando!! Abração e como diz seu amigo, até o próximo voOOooO! :))
imagina quantos projetos nao morreram por serem diferentões demais pra suas epocas ?
Ousadia teve um preço
32 de dezembro !!!
Mais uma das proezas da Rainha Elisa.
Kkkkkkkk
Vê o vídeo cacete...
Só assistir o vídeo... depois comenta.
Assiste, rapaz! rs
Assiste o vídeo o ansioso.
Lierfan é eu na vida
Ótimo vídeo 🛩
Qualquer semelhança com o Celera 500L é mera coincidência?
Tops. Cm sempre parabéns
Muito bom
Voce pode fazer um vídeo sobre o F-15
Dia 32 de dezembro criado por decreto pela rainha parra cumprir o prazo ...
Eles poderiam ter optado por colocar dois jogos de hélices ‘contra-rotatórias’ - à semelhança de seus predecessores da década de 40, ou dos famosos Tupolev TU-95 ou TU-114 que tiveram enorme sucesso.
Mas talvez isso fosse acarretar num aumento no peso - o que seria inadequado ao projeto
Um motor só teria funcionado bem.
Poderia ter falado da história do avião desenvolvido pela Embraer que está no MUSAL, Embraer CBA-123 Vector , ele também possui o motor na calda que empurra o avião e ficou no protótipo
Na calda?? Oxe
Pastilha desregulada, extintor disparando...mano...quem era a tripulação do voo de demonstração? Os Trapalhões?
A tremedeira da deadline se aproximando.
Muita coincidência ao mesmo tempo, né?
@@vitordelima o cara não queria voar porque o negócio não estava pronto. Como sempre os projetistas são pressionados por resultados antes das coisas estarem alinhadas corretamente.
@@phlimma Poxa...
dia 30 de fevereiro ele ta no aeroporto de Belém
Faça um video a falar do CMA!
Deveria ter descoberto esse canal antes, é espatucular!
Dia 32 de dezembro deve ser algo parecido com 30 de fevereiro!
Só esperando o vídeo voando no GEIV 😅
Faz playlist de aviões q fracassaram por investimento. Da like
Primeiro, muito legal o vídeo e o avião, esse avião existe?
Sim em museu
Mas se fosse fazer hoje esse avião acho que daria certo, por causa do avanço da tecnologia!
Ele lembra o Drone de ataque Americano MQ-9 Reaper.
Foi a primeira coisa que pensei ao ver. Esse pessoal estava à frente do tempo deles, desenvolveram tecnologia nova para o mundo.
@@phlimma sem dúvidas o investimento não foi em vão.
É cada locura kkk
Quando meus credores vierem me dar o prazo de 31/12, eu vou usar esse precedente: oxente, tenho mais um dia!
Tu é a rainha Elizabeth??
@@Acesar2012 que falta de senso de humor, af
voo Também com o milionários saudita Ali Emrabei
Junto com o amigo dele Jali Mamei Pelametade. Você também está protegido da cornidão, meu caro Weber? Kkkkkkk!!!
9:40 Spoiler: 32 de dezembro de 1980.
E como ficou o concorrente, faliu também?
😳🙄😀Tanta novidade, esse Fernando...
O pessoal até poderia estender o prazo do contrato, mas o dia 32 fica creditado ao humor britânico.
👏👏👏
É possível um brasileiro adquirir um caça no Brasil?
32 que dizer nunca vôo
otimooooooooooo!
32 de dezembro de que ano???
Do ano que eu peguei seu pai, aquele precoce.
@@LORDXBOÍNO papai sempre foi danado, foi vc vacilar de costa que ele pegou, mais vc que conta a vantagem!
@@rawgen ele me pegou depois que eu peguei ele, claramente estou na vantagem.
Esse avião aparece no filme "Aviões" num é? Inclusive aqui no Brasil é a Ivete Sangalo que dubla.
Não é exatamente esse não, só a calda que é parecida
Fernando não é Global más é Fantástico hehehehe.
32/12 muito bom 🤣🤣🤣 Canetada histórica kkkk
Aí no dia 1 de janeiro rebobina o relógio!
Hoje é o PIAGGIO
32 de dezembro?
Pqp, vê o vídeo tio. 🤷🏾♂️🤦🏽♂️
Este avião deve ter voado em outro país por que aqui no Brasil o mês é só 31. Dias no Máximo
Mais um que comentou sem assistir o vídeo kkk
Então o estado investiu em um projeto privado ??? Uai ,mas lá não é a terra do estado mínimo ???
Só ancap brasileiro que acredita nessas chorumelas.
Se a rainha disse tá dizido
Eles sabia que o avião não estava pronto travaram os freios pra não voar .