Webinar - Tim Ingold em Imaginação: o jovem, o velho e a geração do agora (INGLÊS)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 фев 2025
  • Expressando futuros e fabulando ‘a partir’ e ‘do’ mundo. Repensando arte e poesia como processos de resiliência e atos coletivos de estar-juntos.
    Para Tim Ingold, imaginar dissolve as fronteiras entre o futuro e o passado. Em sua escrita, a imaginação não pode ser considerada independentemente da percepção e da memória. Contra a ideia de que futuros finitos estão vindo em nossa direção, Ingold situa a imaginação como atividade, técnica e sujeito nas cenas da vida cotidiana, no limiar do contínuo vir-a-ser de nosso mundo.
    Dentro do sistema de valores predominante que fundamenta nossas instituições, educação e assistência social são dedicados respectivamente a preparar as crianças para um futuro predeterminado e sequestrar os idosos para quem esse futuro veio tarde demais. Ainda assim, crianças e idosos estão em contato, de maneiras que os adultos focados em objetivos não estão, com ritmos de tempo mais duradouros. A imaginação, para eles, não é um poder de conjectura, representando um futuro já ao seu alcance. Nem é a memória a lembrança de um passado já enterrado. Em ‘O jovem, o velho e a geração do agora’, Ingold argumenta que a imaginação e a memória se aglutinam em um além que não é nem antes nem depois, mas pertence a um registro temporal inteiramente diferente.
    Sobre Tim Ingold:
    Tim Ingold é Professor Emérito de Antropologia Social na University of Aberdeen. Ele realizou trabalho de campo entre Sami e finlandeses na Lapônia e escreveu sobre meio ambiente, tecnologia e organização social no norte circumpolar, em animais na sociedade humana e na ecologia humana e teoria da evolução. Seu trabalho mais recente explora a percepção ambiental e a prática qualificada. Os interesses atuais de Ingold estão na interface entre antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Seus livros recentes incluem 'Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição' (2015), 'Antropologia: Pra que serve?' (2019), 'Evolução e vida social' (2019) e mais recentemente 'Correspondences' (ainda não disponível em português).
    O webinar foi mediado por Tim Crabtree, Beatriz Tadema e Luiz Gabriel Vasconcelos.
    Sobre a Escola Schumacher Brasil:
    A Escola nasce em 2014 a partir de uma rede de pessoas engajadas em dar vida ao ethos Schumacher, no Brasil. Dentre as principais inspirações estão o economista E. F. Schumacher, autor de 'Small is beautiful' (‘O importante é ser pequeno’), obra referência para o movimento da Nova Economia; além do ativista indiano Satish Kumar, fundador do Schumacher College (Inglaterra). Desde sua criação, a Escola Schumacher Brasil se dedica a oferecer cursos, encontros, programas e projetos com organizações promovendo experiências de educação transformadora para uma vida sustentável. Ao longo desses anos, a Escola formou e também faz parte de uma ampla rede de pessoas trabalhando pela sustentabilidade, tendo hoje mais de 1000 alumni no Brasil, além de outros milhares que se conectaram às suas atividades via encontros e palestras.
    Realização: Escola Schumacher Brasil
    Tradução simultânea: Cristiana Ferraz Coimbra
    Saiba mais: www.escolaschumacherbrasil.com.br
    Instagram: @escolaschumacherbrasil
    Facebook: escolaschumacherbrasil
    contato@escolaschumacherbrasil.com.br

Комментарии •