Bem, Sou Motard e Fui operador de Posto de Combustível...Tenho ambas as perspetivas... Quando autorizamos o abastecimento a alguém cuja cara esteja tapada (seja de carro ou mota) e essa pessoa for embora sem pagar, podem ter a certeza que quem paga o abastecimento é o desgraçado que está a trabalhar. Aconteceu comigo (estava lá há pouco tempo) ter autorizado o abastecimento a um "Motário" com o capacete posto de maneira a "facilitar"um camarada das motas e esse filho de 30 p#tas foi embora sem pagar...Foi-se às câmaras, viu-se a matrícula mas mais tarde a polícia veio a descobrir que a mesma era falsa e que não havia maneira de identificar o BOI. Quem pagou ?... Eu...sob ameaça de processo disciplinar pois tinha "violado uma norma da empresa"ao autorizar o abastecimento sem identificação prévia da cara do individuo. Posto isto, apartir desse dia nunca mais autorizei ninguém de cara tapada...ouvi e fui chamado de tudo e mais alguma coisa pelos clientes por causa disso mas no final do dia quem leva na peida é o gajo que se levanta cedo para ir trabalhar! Quando vou abastecer a mota, tiro logo o capacete e nunca fui negado a abastecer antes de pagar... É esta a realidade, chamem o que quiserem aos operadores mas eles apenas se estão a salvaguardar. Boas Curvas!
Sem sombra de dúvida que o melhor é usar aquele lema "na casa deles, mandam eles"... e se queremos "usufruir" (pagando) de algo que eles têm disponivel, para quê criar confusao?
atenção estamos a falar de um espaço comercial publico não numa propriedade privada, eles podem criar regras se cumprirem a legislação, não só porque sim.
Ha muito mais prejuízo por fugas com carros do que com motas. Na BP do local onde vivo, onde coloquei muitas vezes combustivel no carro (e o deposito é grande), nunca, mas nunca, me fizeram obrigacao de pre-pagamento. Era so levantar a mangueira e la abastecia e la ia pagar (talvez a marca e gama do carro ajude) Quando comprei mota, fui lá, disseram-me que tinha de retirar o capacete (o meu é modular). Fui la dentro, mantive capacete colocado e levantado e perguntei se podia ou não abastecer, so se deixasse 20€ e ja poderia abastecer. Apenas respondi que era descriminação (indiquei que abastecia la o meu carro varias vezes), mas que estavam no direito deles. Fui-me embora, sem abastecer, apanhei a proxima bomba de gasolina com pagamento automatico e abasteci-me de combustivel, e prontos, assunto resolvido! A BP esta-se a borrifar para o meu dinheiro (nao representa nada), mas nunca mais abasteci numa BP (carro ou mota). Ja abasteci a mota em bombas onde me deixaram abastecer bastando apenas levantar o frontal do capacete (ate por uma questao de educacao por estar a falar com alguem). Obviamente, que na BP nao me chateei com o funcionario, estava a cumprir as regras e disse-lhe educadamente que, a partir de agora, BP nem para carro, nem para mota e mais nada! E ate agora, assim foi. Se alguma vez nao tiver alternativa, obviamente que tirarei o capacete ou abastecerei o carro. Compreendo a atitude defensiva dos postos de abastecimento, mas este “comportamento”, quanto a mim, é descriminatorio (por boa educação, no minimo, levantar a viseira). Nao sendo, nem de perto, uma situação que ocorra na maioria com motas (nomeadamente em valor), o problema tem se ser visto na globalidade, tentando nao dificuitar mais a vida a uns que a outros! Terao de investir: circuito fechado a saida, onde esta um caixa a receber o dinheiro, pagamentos eletronicos (ATM, via verde), camaras na traseira, o que for. O dono da gasolineira define as regras, eu decido onde gasto o meu dinheiro. Este tipo de comportamento apenas revela uma visao facilitista do problema e de como o resolver. E, contudo, nao resolvem! Tem crescido os prejuizos por fuga nas gasolineiras sem pagar. Como alguem diria: e esta, hein?
É muito bom ter pessoal que se lembre de falar sobre estes temas e os saiba abordar assim com esta leveza e simplicidade. Concordo contigo, tenho postos de abastecimento perto de casa que mesmo sendo conhecido eu e a mota eu sinto um certo "desconforto" da parte das pessoas quando abasteço com o capacete mesmo que não me digam nada sobre isso, até porque automaticamente o ser humano desconfia daquilo que está "mais oculto". Ainda assim no posto mais próximo de minha casa a confiança é tanta que até já me aconteceu ir com tanta vontade de andar de mota e encontrar lá um amigo dar 5 min de conversa á entrada antes de pagar e arrancar sem pagar sem querer e avisaram o meu colega muito tranquilos e quando lá voltei até era uma senhora que trabalhava lá mais recentemente mas mesmo assim dei logo a cara e falei de boa e a senhora foi cinco estrelas. Às vezes um gajo quer é meter gota e dar logo um pico de embraiagem rumo á adrenalina e á diversão e não nos apetece tirar o capacete mas também não custa nada e são uns segundos de trabalho. Todos nós gostamos de nos sentir seguros e confortáveis onde quer que a gente pare e para obter isso não é nada como proporcionar o mesmo ao outro lado. Aliás, da maneira que a criminalidade tem aumentando maior parte das vezes tiro o capacete sem terem que pedir pois tenho a certeza que é logo menos uma preocupação para quem está atrás do balcão. Basta colocarmo-nos no lugar dos outros para os compreendermos melhor tanto profissionalmente como pessoalmente. Não há nada como ser humano em qualquer que seja a situação nesta vida. Boas curvas com cuidado pra todos e saudações Faria 🤟💪
Eu sou funcionário de uma estação de serviço e as diretrizes da empresa são que os abastecimentos de motociclistas devem ser realizados sem capacete , normalmente se for um capacete modular e levantar a viseira eu autorizo,se for um capacete integral peço o favor de retirar o capacete. As câmeras de vigilância não conseguem captar as matrículas das motos porque por norma só filmam a parte da frente. Outra questão é se através do rosto da pessoa as autoridades conseguem identificar o indivíduo,nessa parte desconheço a sua eficácia. Assim como se um cliente de um carro tentar abastecer com alguma forma de ocultar o rosto eu não autorizo. Curiosamente as situações de fuga que ocorreram no posto foram todas de automóveis.
Boas, não sou seguidor porque por meia dúzia de videos que vi não me identifiquei com o conteúdo mas continuo a receber como sugestão e este título chamou a minha atenção.. e tenho a dizer que concordo muito com esta opinião . Ganhou uns pontos.. pode ser que eu regresse. Força e bons passeios.
Trabalhei nas bombas perto da minha casa. Sempre tive problemas quando tinha que abordar certo tipo de condutores de motociclos que vinham de capacete. Foram raros os que realmente não se importavam de tirar e também agradeciam por eu ter avisado. Depois tinha outro tipo de clientes que se recusavam em tirar. Atenção, era norma o posto de combustível, em que ao entrar tinham que estar sem capacete. Inclusive, o posto onde trabalhava, era posto onde ocorria bastantes confusões, fugas e não pagamento do produto comprado. Penso que não custa nada tirar o capacete, quando sou eu tiro sem qualquer tipo de problemas.
Na minha zona (Estarreja/Aveiro) nunca tive stress por nao tirar o capacete pois é modular, mas se pedirem para tirar tiro na boa pois trabalho com atendimento ao público e gosto que os clientes cumpram as regras da minha loja😊
A minha interpretação acerca do uso do capacete durante o ato de abastecimento é a seguinte, e atenção que não é nenhuma interpretação vinculativa: Tratando-se de um estabelecimento privado com acesso ao público, coexistem normas legais e regras internas específicas. As normas legais aplicáveis estão previstas no Regulamento de Exploração dos Postos de Abastecimento de Combustíveis e em outros, que estipula as regras de segurança e os procedimentos a serem observados nesses locais. Deste modo, o estabelecimento pode impor a regra de retirada do capacete, desde que tal exigência esteja devidamente sinalizada em local visível ao consumidor e caso o cliente deseje proceder ao abastecimento, deverá cumprir essa norma interna e retirar o capacete. Em suma, se houver sinalização indicando a obrigatoriedade de retirar o capacete para abastecer, o cliente tem a opção de cumprir a regra e proceder ao abastecimento ou de se retirar do local, estando ciente de que o fornecimento de combustível poderá ser-lhe recusado. E acreditem, mesmo que exigem o livro de reclamações, que de imediato terá que ser entregue, mesmo que a Polícia seja convocada ao lugar, ninguém vos dará razão, porque não há nenhum incumprimento legal que possa ser sancionado. Quid juris, quid juris ..meus caros.
É por isso que gosto de fidelizar e abastecer sempre na mesma, assim um dia que não me apetecer ou estiver com pressa o pessoal já me conhece e deixam sem grandes problemas.
O capacete por norma tiro sempre. Mais complicado é o pre pagamento, quando vais encher e não tens noção do que vai levar. O capacete é tranquilo, mais 10 menos 10 minutos. Grande abraço 🫂
Bom vídeo, espero que muita gente perceba a outra parte e como se costuma dizer "quem não deve, não teme". Exemplo onde costumo abastecer nunca tiro o capacete pk além de ir lá abastecer vou lá todos os dias beber café antes de vir para o serviço, e quando abasteço assim que acabo tiro a mota da bomba para ficar livre. No início do verão foi 1 funcionário novo eu ia abastecer e ele fez sinal que tinha de retirar o capacete e eu sem problemas tirei quando cheguei lá dentro o rapaz pediu me desculpa (1 colega deve lhe ter dito alguma coisa pk estavam a falar) a minha resposta para ele foi que não tinha nada que pedir desculpa!!! Ele estava a seguir as instruções que lhe tinham dado!! P.S. mas acho bem que a ti te mandem tirar o capacete gajos carecas e de barba...
Abasteço á Anos nas Bombas da Cepsa e até ao momento nunca me foi pedido tirar o capacete,é um Modular,claro que se viajar no Estrangeiro é expressamente obrigatório retirar o capacete,Abraço Ride Safe.👍✌
Tenho 57 anos de idade, comecei no Mundo das 2 rodas desde os 5 anos de idade ando diariamente de mota e vejo as coisas desta forma " quem não deve não teme" Não vejo problema nenhum se alguém num posto de abastecimento me pedir para tirar o capacete, eu compreendo perfeitamente no passado trabalhei num posto e sei bem o que se passa! Boas curvas para todos.
Boa tarde. Eu por norma abro logo o capacete ao entrar na bomba. Se até for para beber café, tiro logo oo capacete e coloco na top case. Bom fim de semana ✌️💪
Ja me aconteceu , apos tirar capacete e ir la dentro para pedir para atestar... negarem-me e pedirem para deixar pre pagamento... Dei meia volta e nunca mais meti nessa bomba.
Há uns tempos aconteceu-me algo insólito relativamente a este assunto de tirar ou não o capacete nos postos de abastecimento. Cheguei ao posto e não retirei o capacete porque estava com alguma pressa e nem me lembrei de o fazer (porque geralmente tenho por hábito retirar o capacete). A verdade é que a bomba estava desbloqueada e consegui colocar gasolina na mota. Quando me desloquei ao interior do estabelecimento para fazer o pagamento, a senhora disse-me que eu teria de retirar o capacete para fazer o pagamento. Achei completamente ridículo até porque argumentei: "Minha senhora, acha que se quisesse fugir estava aqui com o meu cartão na mão para fazer o pagamento? Deixe-me pagar e vou já à minha vida!" A senhora foi intransigente e acabei por retirar o capacete para fazer o pagamento até porque como já mencionei, estava com alguma pressa. Situação estranha no mínimo.
No meu caso, fui abastecer numa determinada bomba, com um capacete é daqueles que se pode subir a parte da frente, o que eu fiz, foi-me dito que tinha que retirar o capacete, reclamei e fui meter gasolina noutro posto. Dias depois soube que no mesmo posto parou um automóvel para abastecer, o cavalheiro sai do carro atesta e ala que se faz tarde.
Boas. Por acaso sempre (carta desde os 16 tenho 31) me lembro de tirar o capacete e as luvas . Capacete por causa do "respeito" de cara a cara com o vendedor e luvas porque já vi gente a sujar completamente a luva com gasolina. Grande abraço
Normalmente não tiro, mas levanto a viseira, acabando por ficar com o rosto visível. Agora o capacete já tem mais uso, e as almofadas já estão formadas ao rosto, acabando por ser mais fácil, mas quando era novo custava mais a colocar os óculos.
De carro faço sempre pre pagamento, é mais pratico. De mota, tiro o capacete e faço sinal a dizer que vou encher (como vou sempre ao mesmo sitio praticamente) eles abrem-me a bomba, ou vou mesmo dentro da loja pedir para desbloquear para encher já sem o capacete. Só numa bomba é que não tiro porque é o funcionário que abastece e por comodidade não o tiro. A malta tem que ser mais leve, criar menos confusões...
props é o diminutivo de proper respect, em portugues mostrar respeito ou agradecer. Faria tu não sabias Eu já não me lembrava e de certeza que a maioria dos YTubers nem faz ideia 🤣🤣 PROPS para o FARIA por mais um video!
Não tenho problemas em tirar o capacete, o mesmo não posso dizer quanto ao pre pagamento, pediram uma vez, fui me embora e abasteci uns metros à frente.
E por exemplo em Espanha porque não acontece nada disso? Também não existe fugas ? 7 dias a rolar em Espanha todos os postos abriram a mangueira e nem precisei de ir lá dentro primeiro
Também podem alegar questões de segurança, para proteger o motociclista dos vapores de gasolina... Numa conversa com um operador de uma gasolineira....
um problema para weekend warriors...faço distribuição (entregas e recolhas) aos meus clientes, faça chuva ou sol....vou deixar o capacete e entre dentro do espaço deles feito palhaço. Com cada domingueiro, por amor da Santa!
Pleno inverno, capacete, luvas... Cartão MB já ía no bolso do blusão. Chego ao posto, atesto a mota e dirijo-me à loja para pagar, mas não me deixam pq estou de capacete. Disseram-me que era obrigatório; perguntei onde é que isso está na lei... Disseram que não sabiam, "mas estava". - "Mas eu só quero pagar!" - "De capacete, não pode." - "É melhor ir-me embora sem pagar??" - "Se se for embora, chamamos a polícia..." Repsol de Azeitão, aqui há uns anos atrás.
Bom dia Faria, Tive um problema numa bomba de combustivel, então, eu cheguei à bomba, tirei o capacete e fiquei em cima da mota para atestar mesmo até cima, pois tenho uma hornet e ela fica muito inclinada no descanso. A diferença deve rondar os 2 litros quando abastecido na vertical. O funcionario nao me deixou abastecer em cima da mota e ainda ameaçou chamar a gnr. Isso é válido? Obrigado, grande video, Boas curvas!
Criminalmente é zero, mas como se tem falado pode ser uma norma privativa do estabelecimento, no qual tem de estar visível . Agora entende se que se alguém foge sem pagar" pode" o patrão exigir o dinheiro ao funcionário.......
Destas já me aconteceram até em altura de Pandemia. Capacete fora, ia lá entrar para pagar com a máscara e "obrigaram-me" a tirar a mascara porque tinha havido muita gente a fugir sem pagar daquele posto então estavam a "obrigar" toda gente a mostrar o rosto 🤷🏻♂
Um pormenor. Sempre me disseram que os vídeos não tinham poder de lei, nem eram válidos em tribunal. Informação que me foi dada pela polícia quando me roubaram a minha mota. Por isso, que diferença faz filmarem a minha cara ou matrícula?
Exatamente! Sou da mesma opinião de compreensão para com as regras dos postos de combustível. Da minha parte não me custa nada retirar o capacete. Até porque se fores um cliente habitual de um posto de combustível (perto de casa) , acabas por ganhar uma certa confiança, para com os funcionários do posto. Mas infelizmente há pessoas que não entendem, inclusive já assisti a uma cena de um motard que se recusou a retirar o capacete e fez uma figura triste (escândalo) e os funcionários até tiveram muita paciência. Resumindo! Acabou por ir embora, sem abastecer 🤦
Eu tenho um capacete modular que ajuda a não tirar o capacete para ter o abastecimento autorizado. Mas de vez em quando pedem para tirar o capacete para poder abastecer. Não gosto mas não tenho remédio.
O que prevê a lei em Portugal? A legislação portuguesa não obriga os motociclistas a retirarem o capacete nos postos de abastecimento de combustível. Em contrapartida, a legislação que regula o comércio proíbe que um estabelecimento recuse vender produtos ou prestar serviços sem uma razão legal válida. Recusar o serviço de abastecimento a um motociclista por este não retirar o capacete poderá, neste caso, ser considerada uma prática ilegal.
so tenho uma duvida pk temos de fazer o pre pagamento se uma pessoa nem sabe quanto dinheiro vai gastar a encher o deposito? se o valor a pagar for menus do que realmente pagamos eles devolvem a diferença?
Vais lá dentro dizes que queres abastecer e eles libertam a mangueira sem pagares, depois no final voltas e pagas, mas para libertarem a mangueira exigem que não tenhas capacete para te identificarem
E há outra questão, as motas só têm matrículas atrás. Há bombas que apenas têm cameras apontadas para a frente das viaturas (isto dito-me pelos empregados das bombas). E as motas abastecendo e fugindo não conseguem identificar matrícula.
Eu nunca tiro o capacete, vou lá dentro, pago e tá feito. Até hoje nunca me pediram e já fui a vários postos de abastecimento. Se pedirem tenho que tirar não custa nada 🤷♂️
Ando de mota todos os dias e tiro o capacete. Custa-me porque uso óculos e mesmo assim prefiro por conta do que implica na positiva eu o fazer. Custa a todos, mas no fundo não custa nada. Devia ser obrigatório mesmo.
Eu numa bomba da Cepsa o funcionário disse que só abastecia se deixa-se o capacete com ele. Abasteci, paguei porque não tive alternativa e nunca mais lá fui.
A mim, fui la dentro fazer o pré pagamento precisamente para não ter que tirar o capacete. Mandaram-me tirar o capacete. Eu disse que queria fazer o pre pagamento para não terem receio de eu fugir. Resposta: se forem a sua casa de capacete também os deixa entrar? Percebi que era muito inteligente ao comparar uma empresa aberta ao público com uma casa particular e apenas reclamei no livro. Não valia a pena explicar mais
Eu dizia logo que se me fossem la levar umas notas de 50 ou de 100 estavam a vontade. Pois se fosse para levarem alguma coisa ja lhe respondia de outra maneira.
As gasolineiras sendo empresas por norma privadas, estabelecem as regras que acham que devem estabelecer para preservar e acautelar o seu negócio. Perfeitamente de acordo. Nós, tal como referiste, não somos obrigados por lei a tirar o capacete numa situação como a que falaste aqui, mas somos "obrigados" a respeitar as regras do estabelecimento/gasolineira a que nos dirigimos. Novamente de acordo aqui. Agora, o que curiosamente ninguém fala é de onde é que ou o que é que contribui para muitas dessas situações e, é aqui que a mim pessoalmente, irrita... vejamos, já pagamos valores exorbitantes pelos combustíveis para, na maioria das vezes NÓS é que atestarmos os veículos, isto pq "as gasolineiras" querem poupar uns trocos e não meter 1 ou 2 funcionários a fazer esse serviço! Tem lógica pagar por um bem/serviço e sermos nós a arcar com essa "responsabilidade"? Eh pá, se calhar é uma coisa parva, mas no meu entender não tem lógica nenhuma, nem tão pouco me pagam para trabalhar para a gasolineira... já há muitos anos que só coloco gasolina nos meus veículos em postos com atendimento "personalizado" digamos... se todos os postos tivessem funcionários responsáveis por essa função e receber até o pagamento enquanto decorre o abastecimento, muitas dessas situações se evitariam, creio eu! Salvo raras exceções, nunca tiro o capacete, mas tal como referi anteriormente, nunca uso postos sem "babysitter" e atendendo a realidade de onde vivo, conheço-os todos e eles a mim, somos todos primos, filhos de irmãos!! L O L O L Abraço, ride safe!
Concordo, mas… por acaso até prefiro ser eu a meter gasolina na minha mota ou carro pois tenho um cuidado que muitas vezes não encontramos nos funcionários… agora: O que foi referido no auto-abastecimento na verdade é uma prática MUITO generalizadas em cada vez mais actividades: - Começou nos bancos com as ATMS; passou para os Supermercados sendo nós a servirmo-nos das prateleiras e que agora em muitos locais já nos “obrigam” a substituír os Caixas… - Essa prática já passou para outros serviços; - Até nas bilheteiras de cinemas e nos Mc(s) diversos somos nós que escolhemos, levantamos, transportamos, colocamos os lixos e arrumamos os tabuleiros; - Etc., etc. … As empresas poupam em salários, os postos de emprego diminuem, os preços continuam a aumentar… No meio disto tudo até nem me chateia muito abastecer a minha mota, pré-pagar no pagamento automático e poupar o trabalho de tirar o capacete…
O problema é do posto de abastecimento, deixaram de ter o funcionário a servir gasolina e eu é que ainda tenho de trabalhar para eles a abastecer e pagar… Sou da opinião de quem auto abastece devia ter desconto. Eu peço sempre ao empregado para fazer o trabalho dele, que é meter gasolina!
Eu uso capacete modular e abro sempre, não custa nada o rosto fica visível e se me pedirem para tirar tenho sempre a opção de escrever no livro. Por acaso nunca foi necessário ainda.
Eu prefiro sair logo da mota e ir fazer pré pagamento que assim não tenho de tirar. Mas às vezes o segurança manda tirar o capacete para entrar na loja e lá tem de ser.
@FARIA NA BOMBA DA REPSOL A BEIRA DA ALCAIDES DE FARIA EU JA FOI ABORDADO A CONTA DISSO.. E NO ENTANTO EU TIREI E NAO OUVE STRESS. NAO CUSTA NADA E SO PARAR A MUSICA 3 SEGUNDOS😅
Eu não tenho problema em tirar o capacete, embora prefira não o fazer porque os óculos ficam sempre sujos. Só por uma vez me chateei com isso na altura da pandemia, visto que andávamos todos de mascara e a questão da identificação não fazia sentido, tirei o capacete e deixei de ir a essa bomba.
Eu concordo e faço sempre pre pagamento sem o capacete , mas a minha questão é e se eu for uma mulher muçulmana e só com os olhos a vista ? Aí torna se mais complicado
Com capacete modular costumo só levantar a queixeira e tá resolvido. Nunca me pediram para retirar o capacete. Olhar bem para as camaras para mostrar que um gajo não tem más intenções. Quem não deve não teme.
Eu não costumo tirar o capacete quando vou abastecer, mas como uso capacete modular costumo abri-lo, nunca me disseram nada, embora exista afixada essa informação de ter de tirar o capacete. ( também vivo numa cidade pequena e tranquila, até ao dia de hoje isso de abastecer e fugir não acontece com facilidade, talvez por isso não liguem tanto.) Claro que se algum dia pedirem para tirar, tiro sem problema nenhum.
@@Alexpint0 pois, já eu também com capacete modular, sem haver qualquer tipo de sinalização, e num sítio onde vou sempre atestar moto e carro ouvi o "é de lei"!
E aqueles gajos como eu que dizem "ho a bomba é a 600mt de minha casa nem meto o capacete, depois de abastecer meto" e o quê que aconteceu há coisa de 3 meses atrás? Nesse caminho de 600mt apareceram os Srs Agentes da Autoridade que me mandaram parar, felizmente só abriram o vidro e levei na cabeça como não levava a muitos anos (estava ali e estava-me a sentir como quando andava na escola e levava na cabeça por me portar mal) e eu claro a abanar com a cabeça e a dizer "sim sr agente tem toda a razão" e a pensar por favor não me multes. E pronto lá foram e não fui multado 🙂mas desde esse dia nunca mais andei sem capacete.
boas , ja me aconteceu o seguinte, cheguei de moto nao tirei o capacete atestei e quando fui pagar nao me aceitaram o pagamento enquanto estivesse de capacete... noutra situacao tirei o capacete e mesmo assim ja atestado nao me deixaram pagar porque tinha mascara... nessas vezes bati o pe e tive que esperar porque ate me aceitarem o pagamento. no meu caso eu tive um grande acidente de moto a mais de 3 anos e fiquei com lesoes fisicas permanentes que me custa tirar e colocar o capacete ... tento procurar bombas com pagamento automatico.
A DECO defende que não podem recusar a prestação de serviços. Não existe legislação para a questão do capacete. Até porque a matrícula já identifica a pessoa. No entanto, acho que o mínimo é abrir a viseira.
A matrícula não identifica a pessoa, identifica o proprietário do veículo...que pode não ser quem ali está. Na minha opinião, tirando ou não o capacete as bombas podem simplesmente exigir o pré-pagamento para as motas, que é o que muitas bombas fazem...
@@JoseRamos-gy2qm Já me disseram paga pagar o que achava que ia abastecer ( 20 paus por exemplo ) e se não desse para abastecer a totalidade ir lá que me devolviam a diferença... Ainda perguntei se não era mais fácil deixar o meu CC e ir abastecer e depois pagar e levantar o CC, disseram que não, eram regras, pagas ou não metes gota...
Resumindo, por "seres marreta", vais chatear o funcionário que está a cumprir ordens, chatear o Sr. Agente, que por estar ali, se calhar não está tratar de ocorrências que realmente são importantes, só por "queres" ser birrento. Se és pessoa de bem, qual o problema de tirar o capacete? Custa assim tanto voltar a meter o "casco"? A não ser que sejas cabeçudo.... aí ok. é complicado. Abraço amigo
Quem não deve não teme, pagam em pré pagamento e está feito. Existe bombas automáticas que servem perfeitamente para o efeito. Além disso, se for o caso de abastecer na totalidade num local que não haja o sistema, vão lá dentro, entregam 30 euros e depois vão buscar a diferença (consoante o depósito e os L a encher).
Eu não concordo com essa de se reconhecer o autor de um furto, se fosse para isso exigiam o pagamento antecipado e para todos, numas bombas aqui da zona exigiam o pagamento antecipado para motociclos, só para informação todos os furtos foram efectuados por veículos de 4 rodas e os condutores com a cara descoberta que nunca foram identificados. Após várias denúncias no livro de reclamações decidiram pelo pagamento antecipado para todos, acabaram os furtos. De qualquer maneira se o exigirem eu faço sem problemas, até para dar uma boa imagem da malta. Só um aparte e que cheguei a dizer nessas bombas, um carro se fugir leva 60 ou mais euros de combustível, uma mota se fugir leva no máximo 20 euros.
Britannica Dictionary definition of PROPS. [plural] US slang. 1. : something that is said to publicly thank and give special attention to someone for doing something : credit or recognition.
2 месяца назад
Eu tiro sempre o capacete. Para mim foi sempre uma questão de educação. Nas bombas em que eu costumo abastecer, só por o facto de me conhecerem, porque estou sem capacete. É me permitido abastecer de imediato. Não custa nada e aconselho também os meus amigos a tirar o capacete. Bons passeios e em segurança ✌🏻
Boas Farias E na altura da pandemia??? Tinhas que tirar a máscara??? Geralmente nunca tiro o capacete mas sempre paguei....por causa de uns pagamos todos.
Este assunto já foi discutido e ja foi respondido por um jurista um advogado e um juiz em todos os casos só é obrigado a tirar o capacete se na bomba de gasolina estiver de forma vizivel essa indicação, caso contrario é uma violação grave ao direito do consumidor a ser servido, está explicito na lei portuguesa, e segundo o parecer deve ser registado no livro de reclamações, se este for recusado chamar as autoridades para ser levantado o auto de contraordenação, e participar a autoridade competente e seguir com a respetiva queixa. A unica vez que me informaram que teria de tirar o capacete eu questionei o porquê informaram me que era para ser identificado de forma correcta, sim senhor não fiz o abastecimento sai da bomba parei a 20m tirei o capacete coloquei os oculos escuros puz o capus do casaco e coloquei a mascara covid depois o capacete. voltei a entrar na bomba tirei o capacete fiz o abastecimento paguei e como é certo chamei o gerente e disse consegue me identificar assim? a resposta foi não é possivel identificar tal como com o capacete, pedi o livro de reclamações, fiz a participação e procedi a apresentação da respetiva queixa.
Se a entidade polícia, pudesse chegar e mandar o funcionário abrir a saída de combustível, seria o mesmo que querer mandar na casa dos outros, faz tudo o sentido a polícia não o poder fazer. O dono tem de cumprir a lei, mas á certas regras que pode tomar protegendo o seu negócio, mais que compreensível. Costumo dizer "quem não deve não teme" o motociclista só tem de tirar o capacete, pah... é chato para quem tem cabelo? É! Mas por uns pagam os outros, a vida é assim e cada vez mais vemos coisas deste género. Se nos colocarmos na pele de um proprietário de algo, vamos compreender na hora e aceitar que é legítimo ele criar regras internas, afinal tem encargos e contas para pagar como todos nós...muitos 20/30€ dá muita guita ao fim do mês.
Compreendo perfeitamente mas odeio retirar luvas, para abrir um fecho duplo D, para depois abastecer, meter o capacete, meter as luvas para depois ir pagar, quando estou habituado à anos a chegar abastecer pagar e ir embora 🤷♂Felizmente nunca me aconteceu e o mais certo é que quando acontecer tenha de retirar o capacete mas há alternativas a isto... uma delas é meterem funcionários a abastecer nas bombas, outra é o pagamento antecipado e completamente computarizado como acontece em algumas bombas à noite, há várias formas de chegar ao mesmo resultado sem prejudicar o cliente, mas é óbvio que as empresas escolhem reduzir perdas, prejudicando o cliente e sem investir 0.01€ na própria segurança 🤷♂
Percebo e concordo com quase tudo, no entanto acho uma medida descreminatoria, pois se for uma senhora de burca a esses postos não acredito que recusem o abastecimento sem mostrar a cara, mas volto a referir que percebo a medida só não acredito que seja aplicada a todos os clientes que a face não seja perceptível.
Quando chego a bomba, saio da mota e tiro o capacete... Compreendo a outra parte e, assim da pa respirar e arejar a cabeça LOOL capacete com mota parada so é bom se tiver a chover ....e secalhar nao :D
Não quero criticar nada ou ninguém, só para dizer que desde 2019 que começou o Covid e durante mais dois anos ninguém se preocupou com a "segurança" ou os "roubos" e até era obrigatório abastecer e pagar de máscara não se vendo o rosto. Cada vez quero mais ir para a ilha porque não aguento tanta hipocrisia. Passem bem
Mas porquê que alguém entra num estabelecimento (posto combustível, supermercado, banco, farmácia...) de capacete na cabeça, capuz, máscara*, sabendo que este tipo de estabelecimento está sujeito a assaltos? Se você vai entrar num estabelecimento tem que respeitar quem lá trabalha. // * abriu-se excepção às máscaras devido ao C_OV_D. 🕵️♀️ Se não quer colaborar utilize o serviço self-service.
Pois eu vou dar a minha opinião.ainda hoje deixei cair um capacete porque o tirei e coloquei no assento😔retiro o capacete e tento tirar a bomba.ao som no microfone o sr da moto tem que pagar primeiro eu vou lá e respondo o carro leva mais de 70 litros e nunca me mandou pagar primeiro e vou embora! O posto é deles o dinheiro é meu!
ERRADO DL n.º 370/93 Artigo 4.º Recusa de venda de bens ou de prestações de serviços 1 - É proibido recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, segundo os usos normais da respectiva actividade ou de acordo com as disposições legais ou regulamentares aplicáveis, ainda que se trate de bens ou de serviços não essenciais e que da recusa não resulte prejuízo para o regular abastecimento do mercado. 2 - É equiparada à recusa de venda a subordinação da venda de um bem ou da prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou serviço. 3 - São consideradas causas justificativas de recusa: a) A satisfação das exigências normais da exploração industrial ou comercial do vendedor, designadamente a manutenção dos seus stocks de segurança ou das necessidades de consumo próprio; b) A satisfação de compromissos anteriormente assumidos pelo vendedor; c) A desproporção manifesta da encomenda face às quantidades normais de consumo do adquirente ou aos volumes habituais das entregas do vendedor; d) A falta de capacidade do adquirente para, face às características do bem ou serviço, assegurar a sua revenda em condições técnicas satisfatórias ou manter um adequado serviço de pós-venda; e) A fundada falta de confiança do vendedor quanto à pontualidade do pagamento pelo adquirente, tratando-se de vendas a crédito; f) A existência de débitos vencidos e não liquidados referentes a fornecimentos anteriores; g) A ocorrência de qualquer outra circunstância inerente às condições concretas da transacção que, segundo os usos normais da respectiva actividade, tornaria a venda do bem ou a prestação do serviço anormalmente prejudicial para o vendedor. 4 - Incumbe ao vendedor a prova das causas justificativas a que se refere o número anterior.
Se for PROPS em inglês, quer dizer ADEREÇOS em português!!! Eu tiro sempre o capacete por achar que é assim que deve ser, mesmo assim, nem sempre consigo abastecer sem fazer pré-pagamento, ai sim fico chateado! Conheço uma zona do país que não abasteces, nem de carro ao meio-dia... não vou dizer a zona, se não sou isto e aquilo... e "aqueloutro"!!!!!
Nestes pequenos pontos é que se vê que Portugal é um país de terceiro mundo. Eu sou dos que vai abastercer e tira o capacete (contra a minha vontade), no entanto, á cerca de 2 meses fui fazer os Picos da Europa e desde o momento que entrei em Espanha, nenhuma bomba de gasolina me obrigou a tirar o capacete.... Portugal é e irá ser sempre pequenino....
Compreendo o ponto de vista exposto: a questão funcional e legal. Porém não partilho da opinião de que não existe nada na Lei que proíba a obrigação do motociclista tirar o capacete. De facto, de acordo com o artigo 13º (princípio da igualdade) conjugado com o 26º (outros direitos pessoais), anbos da Constituição da República Portuguesa, do meu ponto de vista, a exigência de mandar tirar o capacete para prceder ao abastecimento é ilegal, dado que estou a ser discriminado face a um qualquer cliente. Pior!: estou a ser tratado como um potencial criminoso. Quanto à questão funcional, os posto de abastecimento têm formas de mitigar os abastecimentos com fuga: a) existem seguros para o efeito, b) disponibilizem pagamento automático em todas as bombas. Confesso que não tenho o teu "fair play" relativamente ao assunto. Nas raras ocasiões em que me é negado o abstecimento com capacate (o meu é modular e vai sempre aberto), deixo sempre a agulheta no chão em sinal de protesto... e sigo para outra. Também tenho consciência que na esmagadora maioria dessas vezes, sou atendido por funcionários que estão a cumprir ordens. Desculpa o desabafo e continuação de bom trabalho no canal!
A nível de segurança em caso de acidente não é com certeza...pois o posto não está por ai preocupado... Mas sim por causa das fugas sem pagamento...eu como faço pré-pagamento nunca fiquei sem abastecer mesmo com o capacete equipado... Eu concordo plenamente com os postos de abastecimento.... Quem não deve não teme...
Companheiro Faria Dias, desculpa, mas discordo Os postos de abastecimento que invistam em sistemas anti fuga, se resulta em alguns postos também resulta nos outros. Quem vai com a intenção de não pagar, vai cometer a fuga com ou sem capacete. O meu procedimento nos postos de abastecimento é igual em todos eles, imobilizo a mota, como tenho capacete modular abro o capacete (acho ser o suficiente para que a minha fronha fico bem visível), retiro a chave e coloco no descanso central e mesmo assim não chega, querem que retire o capacete. Moro num grande centro urbano onde nada disto acontece, mas depois acontece estes casos em zonas de menores dimensões, não compreendo, mas tudo bem. Outra questão, não há fugas no abastecimento de carro? Haver há e se calhar em maior número, mas não são adaptadas medidas, algo que também não compreendo. Aconteceu comigo e não foi há muito tempo negarem-me o abastecimento, por não retirar o capacete, embora tenha feito todos os procedimentos acima descritos, simples não abasteci e fui até onde não requerem tais procedimentos. O mais ridículo é que na bomba ao lado está um individuo de carro a abastecer de capuz na cabeça e óculos escuros, questionei o funcionário, resposta do mesmo, mas ele tem matrícula à frente. Nem comento. Qual dos dois estava mais visível para um possível reconhecimento facial? Eu com o capacete modular aberto e sem óculos ou o individuo do carro ao lado de capuz e óculos escuros? A desculpa de ser por causa da fuga sem pagar, para mim é tanga, porque mesmo que se possa efectuar o pagamento com cartão MB na própria bomba, recusam se a desbloquear o abastecimento se não retirarmos o capacete. Mas na maior parte das vezes estes sistemas não estão operacionais, por vários motivos (avariados, desligados sem motivo que o justifique, desligados por estar o posto em funcionamento, etc.) - Quantos resultados positivos há, no reconhecimento facial das fugas? (Irrisório) - Quantos sistemas de videovigilância estão a funcionar a 100%? Todos têm o direito de ditar as regras nos seus estabelecimentos, só que não podem é ir contra as leis vigentes neste País. Se eu for prejudicado de alguma forma num posto de abastecimento, tenho de recorrer à via judicial e esperar a resolução, demore o tempo que demorar, para eles igualmente, temos pena somos todos filhos da mesma Nação. Isto só tem um nome, DESCRIMONAÇÃO Basta ler a Constituição da República Portuguesa, que transcrevo aqui a parte relevante a esta situação: “PARTE I Direitos e deveres fundamentais TÍTULO I Princípios gerais Artigo 12.º Princípio da universalidade 1. Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição. 2. As pessoas coletivas gozam dos direitos e estão sujeitas aos deveres compatíveis com a sua natureza.
Artigo 13.º Princípio da igualdade 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.” Que fique salvaguardado que não tenho nada contra a tua pessoa, pura e simplesmente discordo. Continuação de bons vídeos, abraço.
Algo que nunca consegui perceber. Como é que um polícia, ou seja, alguém que atua sobre a lei e que faz ou pelo menos deve fazer o cidadão cumprir as leias não tem qualquer tipo de background educativo sobre as mesmas. Não tem qualquer tipo de educação em nenhuma área do direito ou código penal. Isto não é uma crítica, é genuinamente uma dúvida.
um polícia não atua sobre a lei. nao sei o que queres dizer sobre background educativo. Quanto à educação sobre nenhuma área de direito estás muito errado. temos na nossa formação de 6 a 9 meses, quase diariamente aulas em disciplinas de direito penal, processual penal, civil e outros. E depois da formação, já na vida ativa de polícia temos algumas formações e instruções de atualizações penais. Portanto tens uma ideia errada quanto à nossa formação.
Tal afirmação é profundamente equivocada. Diariamente, os agentes da autoridade interagem com o Código Penal e o Código de Processo Penal, além de outros diplomas legais relevantes. Se tiver conhecimento de algum advogado especializado em Direito Penal, sugiro que o consulte, surpreender-se-à com o nível de conhecimento que a maioria dos agentes de autoridade possui neste domínio. Ou crê que as milhares de detenções realizadas resultam de uma formação baseada em vídeos do RUclips?
Bem, Sou Motard e Fui operador de Posto de Combustível...Tenho ambas as perspetivas...
Quando autorizamos o abastecimento a alguém cuja cara esteja tapada (seja de carro ou mota) e essa pessoa for embora sem pagar, podem ter a certeza que quem paga o abastecimento é o desgraçado que está a trabalhar.
Aconteceu comigo (estava lá há pouco tempo) ter autorizado o abastecimento a um "Motário" com o capacete posto de maneira a "facilitar"um camarada das motas e esse filho de 30 p#tas foi embora sem pagar...Foi-se às câmaras, viu-se a matrícula mas mais tarde a polícia veio a descobrir que a mesma era falsa e que não havia maneira de identificar o BOI.
Quem pagou ?... Eu...sob ameaça de processo disciplinar pois tinha "violado uma norma da empresa"ao autorizar o abastecimento sem identificação prévia da cara do individuo.
Posto isto, apartir desse dia nunca mais autorizei ninguém de cara tapada...ouvi e fui chamado de tudo e mais alguma coisa pelos clientes por causa disso mas no final do dia quem leva na peida é o gajo que se levanta cedo para ir trabalhar!
Quando vou abastecer a mota, tiro logo o capacete e nunca fui negado a abastecer antes de pagar...
É esta a realidade, chamem o que quiserem aos operadores mas eles apenas se estão a salvaguardar.
Boas Curvas!
essa é amai pura das realidades
Bom tema. Eu tiro sempre o capacete mesmo em bombas que já me conhecem. Não custa nada.
Sem sombra de dúvida que o melhor é usar aquele lema "na casa deles, mandam eles"... e se queremos "usufruir" (pagando) de algo que eles têm disponivel, para quê criar confusao?
atenção estamos a falar de um espaço comercial publico não numa propriedade privada, eles podem criar regras se cumprirem a legislação, não só porque sim.
Uma questão de bom senso e respeito pelo empregado nada mais ,nem é preciso aprofundar muito o assunto
👏
Ha muito mais prejuízo por fugas com carros do que com motas.
Na BP do local onde vivo, onde coloquei muitas vezes combustivel no carro (e o deposito é grande), nunca, mas nunca, me fizeram obrigacao de pre-pagamento. Era so levantar a mangueira e la abastecia e la ia pagar (talvez a marca e gama do carro ajude)
Quando comprei mota, fui lá, disseram-me que tinha de retirar o capacete (o meu é modular). Fui la dentro, mantive capacete colocado e levantado e perguntei se podia ou não abastecer, so se deixasse 20€ e ja poderia abastecer.
Apenas respondi que era descriminação (indiquei que abastecia la o meu carro varias vezes), mas que estavam no direito deles.
Fui-me embora, sem abastecer, apanhei a proxima bomba de gasolina com pagamento automatico e abasteci-me de combustivel, e prontos, assunto resolvido! A BP esta-se a borrifar para o meu dinheiro (nao representa nada), mas nunca mais abasteci numa BP (carro ou mota).
Ja abasteci a mota em bombas onde me deixaram abastecer bastando apenas levantar o frontal do capacete (ate por uma questao de educacao por estar a falar com alguem).
Obviamente, que na BP nao me chateei com o funcionario, estava a cumprir as regras e disse-lhe educadamente que, a partir de agora, BP nem para carro, nem para mota e mais nada! E ate agora, assim foi. Se alguma vez nao tiver alternativa, obviamente que tirarei o capacete ou abastecerei o carro.
Compreendo a atitude defensiva dos postos de abastecimento, mas este “comportamento”, quanto a mim, é descriminatorio (por boa educação, no minimo, levantar a viseira). Nao sendo, nem de perto, uma situação que ocorra na maioria com motas (nomeadamente em valor), o problema tem se ser visto na globalidade, tentando nao dificuitar mais a vida a uns que a outros! Terao de investir: circuito fechado a saida, onde esta um caixa a receber o dinheiro, pagamentos eletronicos (ATM, via verde), camaras na traseira, o que for.
O dono da gasolineira define as regras, eu decido onde gasto o meu dinheiro. Este tipo de comportamento apenas revela uma visao facilitista do problema e de como o resolver. E, contudo, nao resolvem! Tem crescido os prejuizos por fuga nas gasolineiras sem pagar.
Como alguem diria: e esta, hein?
É muito bom ter pessoal que se lembre de falar sobre estes temas e os saiba abordar assim com esta leveza e simplicidade.
Concordo contigo, tenho postos de abastecimento perto de casa que mesmo sendo conhecido eu e a mota eu sinto um certo "desconforto" da parte das pessoas quando abasteço com o capacete mesmo que não me digam nada sobre isso, até porque automaticamente o ser humano desconfia daquilo que está "mais oculto".
Ainda assim no posto mais próximo de minha casa a confiança é tanta que até já me aconteceu ir com tanta vontade de andar de mota e encontrar lá um amigo dar 5 min de conversa á entrada antes de pagar e arrancar sem pagar sem querer e avisaram o meu colega muito tranquilos e quando lá voltei até era uma senhora que trabalhava lá mais recentemente mas mesmo assim dei logo a cara e falei de boa e a senhora foi cinco estrelas.
Às vezes um gajo quer é meter gota e dar logo um pico de embraiagem rumo á adrenalina e á diversão e não nos apetece tirar o capacete mas também não custa nada e são uns segundos de trabalho. Todos nós gostamos de nos sentir seguros e confortáveis onde quer que a gente pare e para obter isso não é nada como proporcionar o mesmo ao outro lado.
Aliás, da maneira que a criminalidade tem aumentando maior parte das vezes tiro o capacete sem terem que pedir pois tenho a certeza que é logo menos uma preocupação para quem está atrás do balcão.
Basta colocarmo-nos no lugar dos outros para os compreendermos melhor tanto profissionalmente como pessoalmente. Não há nada como ser humano em qualquer que seja a situação nesta vida.
Boas curvas com cuidado pra todos e saudações Faria 🤟💪
Muito bem. Isto é serviço público 🙏🏼
Muito bem explicado, simples e transparente que toda a gente percebe! Parabéns!
Eu sou funcionário de uma estação de serviço e as diretrizes da empresa são que os abastecimentos de motociclistas devem ser realizados sem capacete , normalmente se for um capacete modular e levantar a viseira eu autorizo,se for um capacete integral peço o favor de retirar o capacete. As câmeras de vigilância não conseguem captar as matrículas das motos porque por norma só filmam a parte da frente. Outra questão é se através do rosto da pessoa as autoridades conseguem identificar o indivíduo,nessa parte desconheço a sua eficácia. Assim como se um cliente de um carro tentar abastecer com alguma forma de ocultar o rosto eu não autorizo. Curiosamente as situações de fuga que ocorreram no posto foram todas de automóveis.
Vídeo instrutivo, muito bem. Eu por norma tiro, não tenho qualquer problema.
A polícia ao invés de P.D. Deveria dar-te era um louvor por essa explicação. Muito bem 👍👏🤜🤛
🫡
Boas, não sou seguidor porque por meia dúzia de videos que vi não me identifiquei com o conteúdo mas continuo a receber como sugestão e este título chamou a minha atenção.. e tenho a dizer que concordo muito com esta opinião . Ganhou uns pontos.. pode ser que eu regresse. Força e bons passeios.
Muito obrigado pela informação Mestre Faria Dias. Boas curvas. Grande abraço
Sinceramente não nos custa nada, e, quem não deve não teme! Há que respeitar os espaços alheios e as regras lá praticadas! Grande abraço
Acima de tudo, senso comum, excelente vídeo!
Trabalhei nas bombas perto da minha casa. Sempre tive problemas quando tinha que abordar certo tipo de condutores de motociclos que vinham de capacete. Foram raros os que realmente não se importavam de tirar e também agradeciam por eu ter avisado.
Depois tinha outro tipo de clientes que se recusavam em tirar. Atenção, era norma o posto de combustível, em que ao entrar tinham que estar sem capacete. Inclusive, o posto onde trabalhava, era posto onde ocorria bastantes confusões, fugas e não pagamento do produto comprado. Penso que não custa nada tirar o capacete, quando sou eu tiro sem qualquer tipo de problemas.
Na minha zona (Estarreja/Aveiro) nunca tive stress por nao tirar o capacete pois é modular, mas se pedirem para tirar tiro na boa pois trabalho com atendimento ao público e gosto que os clientes cumpram as regras da minha loja😊
A minha interpretação acerca do uso do capacete durante o ato de abastecimento é a seguinte, e atenção que não é nenhuma interpretação vinculativa:
Tratando-se de um estabelecimento privado com acesso ao público, coexistem normas legais e regras internas específicas. As normas legais aplicáveis estão previstas no Regulamento de Exploração dos Postos de Abastecimento de Combustíveis e em outros, que estipula as regras de segurança e os procedimentos a serem observados nesses locais. Deste modo, o estabelecimento pode impor a regra de retirada do capacete, desde que tal exigência esteja devidamente sinalizada em local visível ao consumidor e caso o cliente deseje proceder ao abastecimento, deverá cumprir essa norma interna e retirar o capacete.
Em suma, se houver sinalização indicando a obrigatoriedade de retirar o capacete para abastecer, o cliente tem a opção de cumprir a regra e proceder ao abastecimento ou de se retirar do local, estando ciente de que o fornecimento de combustível poderá ser-lhe recusado.
E acreditem, mesmo que exigem o livro de reclamações, que de imediato terá que ser entregue, mesmo que a Polícia seja convocada ao lugar, ninguém vos dará razão, porque não há nenhum incumprimento legal que possa ser sancionado.
Quid juris, quid juris ..meus caros.
É por isso que gosto de fidelizar e abastecer sempre na mesma, assim um dia que não me apetecer ou estiver com pressa o pessoal já me conhece e deixam sem grandes problemas.
O capacete por norma tiro sempre.
Mais complicado é o pre pagamento, quando vais encher e não tens noção do que vai levar.
O capacete é tranquilo, mais 10 menos 10 minutos.
Grande abraço 🫂
Bom vídeo, espero que muita gente perceba a outra parte e como se costuma dizer "quem não deve, não teme".
Exemplo onde costumo abastecer nunca tiro o capacete pk além de ir lá abastecer vou lá todos os dias beber café antes de vir para o serviço, e quando abasteço assim que acabo tiro a mota da bomba para ficar livre. No início do verão foi 1 funcionário novo eu ia abastecer e ele fez sinal que tinha de retirar o capacete e eu sem problemas tirei quando cheguei lá dentro o rapaz pediu me desculpa (1 colega deve lhe ter dito alguma coisa pk estavam a falar) a minha resposta para ele foi que não tinha nada que pedir desculpa!!! Ele estava a seguir as instruções que lhe tinham dado!!
P.S. mas acho bem que a ti te mandem tirar o capacete gajos carecas e de barba...
Abasteço á Anos nas Bombas da Cepsa e até ao momento nunca me foi pedido tirar o capacete,é um Modular,claro que se viajar no Estrangeiro é expressamente obrigatório retirar o capacete,Abraço Ride Safe.👍✌
Tenho 57 anos de idade, comecei no Mundo das 2 rodas desde os 5 anos de idade ando diariamente de mota e vejo as coisas desta forma " quem não deve não teme"
Não vejo problema nenhum se alguém num posto de abastecimento me pedir para tirar o capacete, eu compreendo perfeitamente no passado trabalhei num posto e sei bem o que se passa!
Boas curvas para todos.
Grande Faria a abastecer em Celeirós 😁
Também por isso tenho preferência pelos pré-pagamentos automáticos. Mas é uma boa decisão se tiver de tirar o capacete 💪
Boa tarde.
Eu por norma abro logo o capacete ao entrar na bomba. Se até for para beber café, tiro logo oo capacete e coloco na top case.
Bom fim de semana ✌️💪
Ja me aconteceu , apos tirar capacete e ir la dentro para pedir para atestar... negarem-me e pedirem para deixar pre pagamento... Dei meia volta e nunca mais meti nessa bomba.
Há uns tempos aconteceu-me algo insólito relativamente a este assunto de tirar ou não o capacete nos postos de abastecimento. Cheguei ao posto e não retirei o capacete porque estava com alguma pressa e nem me lembrei de o fazer (porque geralmente tenho por hábito retirar o capacete). A verdade é que a bomba estava desbloqueada e consegui colocar gasolina na mota. Quando me desloquei ao interior do estabelecimento para fazer o pagamento, a senhora disse-me que eu teria de retirar o capacete para fazer o pagamento. Achei completamente ridículo até porque argumentei: "Minha senhora, acha que se quisesse fugir estava aqui com o meu cartão na mão para fazer o pagamento? Deixe-me pagar e vou já à minha vida!" A senhora foi intransigente e acabei por retirar o capacete para fazer o pagamento até porque como já mencionei, estava com alguma pressa. Situação estranha no mínimo.
No meu caso, fui abastecer numa determinada bomba, com um capacete é daqueles que se pode subir a parte da frente, o que eu fiz, foi-me dito que tinha que retirar o capacete, reclamei e fui meter gasolina noutro posto. Dias depois soube que no mesmo posto parou um automóvel para abastecer, o cavalheiro sai do carro atesta e ala que se faz tarde.
Boas. Por acaso sempre (carta desde os 16 tenho 31) me lembro de tirar o capacete e as luvas . Capacete por causa do "respeito" de cara a cara com o vendedor e luvas porque já vi gente a sujar completamente a luva com gasolina.
Grande abraço
Normalmente não tiro, mas levanto a viseira, acabando por ficar com o rosto visível. Agora o capacete já tem mais uso, e as almofadas já estão formadas ao rosto, acabando por ser mais fácil, mas quando era novo custava mais a colocar os óculos.
De carro faço sempre pre pagamento, é mais pratico. De mota, tiro o capacete e faço sinal a dizer que vou encher (como vou sempre ao mesmo sitio praticamente) eles abrem-me a bomba, ou vou mesmo dentro da loja pedir para desbloquear para encher já sem o capacete. Só numa bomba é que não tiro porque é o funcionário que abastece e por comodidade não o tiro. A malta tem que ser mais leve, criar menos confusões...
props é o diminutivo de proper respect, em portugues mostrar respeito ou agradecer. Faria tu não sabias Eu já não me lembrava e de certeza que a maioria dos YTubers nem faz ideia 🤣🤣
PROPS para o FARIA por mais um video!
Ou muitos créditos para o Faria! Em Português! ✌️
Não tenho problemas em tirar o capacete, o mesmo não posso dizer quanto ao pre pagamento, pediram uma vez, fui me embora e abasteci uns metros à frente.
E por exemplo em Espanha porque não acontece nada disso? Também não existe fugas ? 7 dias a rolar em Espanha todos os postos abriram a mangueira e nem precisei de ir lá dentro primeiro
Também podem alegar questões de segurança, para proteger o motociclista dos vapores de gasolina...
Numa conversa com um operador de uma gasolineira....
um problema para weekend warriors...faço distribuição (entregas e recolhas) aos meus clientes, faça chuva ou sol....vou deixar o capacete e entre dentro do espaço deles feito palhaço. Com cada domingueiro, por amor da Santa!
Mano
Só temos é que respeitar
Na casa deles mandam ELES
🏍️🏍️🏍️🏍️🏍️🏍️
Pleno inverno, capacete, luvas... Cartão MB já ía no bolso do blusão. Chego ao posto, atesto a mota e dirijo-me à loja para pagar, mas não me deixam pq estou de capacete. Disseram-me que era obrigatório; perguntei onde é que isso está na lei... Disseram que não sabiam, "mas estava".
- "Mas eu só quero pagar!"
- "De capacete, não pode."
- "É melhor ir-me embora sem pagar??"
- "Se se for embora, chamamos a polícia..."
Repsol de Azeitão, aqui há uns anos atrás.
Eu tiro logo o capacete, e uso modular... Não vejo problema... É isso e ir la dentro pedir pra atestar... É na boa... Desde que seja para TODOS. 😊
Bom dia Faria,
Tive um problema numa bomba de combustivel, então, eu cheguei à bomba, tirei o capacete e fiquei em cima da mota para atestar mesmo até cima, pois tenho uma hornet e ela fica muito inclinada no descanso. A diferença deve rondar os 2 litros quando abastecido na vertical. O funcionario nao me deixou abastecer em cima da mota e ainda ameaçou chamar a gnr.
Isso é válido?
Obrigado, grande video, Boas curvas!
Criminalmente é zero, mas como se tem falado pode ser uma norma privativa do estabelecimento, no qual tem de estar visível . Agora entende se que se alguém foge sem pagar" pode" o patrão exigir o dinheiro ao funcionário.......
Destas já me aconteceram até em altura de Pandemia. Capacete fora, ia lá entrar para pagar com a máscara e "obrigaram-me" a tirar a mascara porque tinha havido muita gente a fugir sem pagar daquele posto então estavam a "obrigar" toda gente a mostrar o rosto 🤷🏻♂
Um pormenor. Sempre me disseram que os vídeos não tinham poder de lei, nem eram válidos em tribunal. Informação que me foi dada pela polícia quando me roubaram a minha mota. Por isso, que diferença faz filmarem a minha cara ou matrícula?
Exatamente! Sou da mesma opinião de compreensão para com as regras dos postos de combustível.
Da minha parte não me custa nada retirar o capacete.
Até porque se fores um cliente habitual de um posto de combustível (perto de casa) , acabas por ganhar uma certa confiança, para com os funcionários do posto.
Mas infelizmente há pessoas que não entendem, inclusive já assisti a uma cena de um motard que se recusou a retirar o capacete e fez uma figura triste (escândalo) e os funcionários até tiveram muita paciência.
Resumindo! Acabou por ir embora, sem abastecer 🤦
Eu tenho um capacete modular que ajuda a não tirar o capacete para ter o abastecimento autorizado. Mas de vez em quando pedem para tirar o capacete para poder abastecer. Não gosto mas não tenho remédio.
O que prevê a lei em Portugal?
A legislação portuguesa não obriga os motociclistas a retirarem o capacete nos postos de abastecimento de combustível. Em contrapartida, a legislação que regula o comércio proíbe que um estabelecimento recuse vender produtos ou prestar serviços sem uma razão legal válida. Recusar o serviço de abastecimento a um motociclista por este não retirar o capacete poderá, neste caso, ser considerada uma prática ilegal.
so tenho uma duvida pk temos de fazer o pre pagamento se uma pessoa nem sabe quanto dinheiro vai gastar a encher o deposito? se o valor a pagar for menus do que realmente pagamos eles devolvem a diferença?
Vais lá dentro dizes que queres abastecer e eles libertam a mangueira sem pagares, depois no final voltas e pagas, mas para libertarem a mangueira exigem que não tenhas capacete para te identificarem
E há outra questão, as motas só têm matrículas atrás. Há bombas que apenas têm cameras apontadas para a frente das viaturas (isto dito-me pelos empregados das bombas). E as motas abastecendo e fugindo não conseguem identificar matrícula.
Sim é verdade, uma grande parte das câmeras q fazem a leitura de matrículas estão de frente para as bombas
Eu nunca tiro o capacete, vou lá dentro, pago e tá feito.
Até hoje nunca me pediram e já fui a vários postos de abastecimento.
Se pedirem tenho que tirar não custa nada 🤷♂️
Ando de mota todos os dias e tiro o capacete. Custa-me porque uso óculos e mesmo assim prefiro por conta do que implica na positiva eu o fazer. Custa a todos, mas no fundo não custa nada. Devia ser obrigatório mesmo.
Eu numa bomba da Cepsa o funcionário disse que só abastecia se deixa-se o capacete com ele. Abasteci, paguei porque não tive alternativa e nunca mais lá fui.
A mim, fui la dentro fazer o pré pagamento precisamente para não ter que tirar o capacete. Mandaram-me tirar o capacete. Eu disse que queria fazer o pre pagamento para não terem receio de eu fugir. Resposta: se forem a sua casa de capacete também os deixa entrar? Percebi que era muito inteligente ao comparar uma empresa aberta ao público com uma casa particular e apenas reclamei no livro. Não valia a pena explicar mais
Eu dizia logo que se me fossem la levar umas notas de 50 ou de 100 estavam a vontade. Pois se fosse para levarem alguma coisa ja lhe respondia de outra maneira.
fizeste muito bem
Façam como eu vão onde não é preciso tirar capacete.
As gasolineiras sendo empresas por norma privadas, estabelecem as regras que acham que devem estabelecer para preservar e acautelar o seu negócio. Perfeitamente de acordo. Nós, tal como referiste, não somos obrigados por lei a tirar o capacete numa situação como a que falaste aqui, mas somos "obrigados" a respeitar as regras do estabelecimento/gasolineira a que nos dirigimos. Novamente de acordo aqui. Agora, o que curiosamente ninguém fala é de onde é que ou o que é que contribui para muitas dessas situações e, é aqui que a mim pessoalmente, irrita... vejamos, já pagamos valores exorbitantes pelos combustíveis para, na maioria das vezes NÓS é que atestarmos os veículos, isto pq "as gasolineiras" querem poupar uns trocos e não meter 1 ou 2 funcionários a fazer esse serviço! Tem lógica pagar por um bem/serviço e sermos nós a arcar com essa "responsabilidade"? Eh pá, se calhar é uma coisa parva, mas no meu entender não tem lógica nenhuma, nem tão pouco me pagam para trabalhar para a gasolineira... já há muitos anos que só coloco gasolina nos meus veículos em postos com atendimento "personalizado" digamos... se todos os postos tivessem funcionários responsáveis por essa função e receber até o pagamento enquanto decorre o abastecimento, muitas dessas situações se evitariam, creio eu! Salvo raras exceções, nunca tiro o capacete, mas tal como referi anteriormente, nunca uso postos sem "babysitter" e atendendo a realidade de onde vivo, conheço-os todos e eles a mim, somos todos primos, filhos de irmãos!! L O L O L Abraço, ride safe!
Concordo, mas… por acaso até prefiro ser eu a meter gasolina na minha mota ou carro pois tenho um cuidado que muitas vezes não encontramos nos funcionários… agora:
O que foi referido no auto-abastecimento na verdade é uma prática MUITO generalizadas em cada vez mais actividades:
- Começou nos bancos com as ATMS; passou para os Supermercados sendo nós a servirmo-nos das prateleiras e que agora em muitos locais já nos “obrigam” a substituír os Caixas…
- Essa prática já passou para outros serviços;
- Até nas bilheteiras de cinemas e nos Mc(s) diversos somos nós que escolhemos, levantamos, transportamos, colocamos os lixos e arrumamos os tabuleiros;
- Etc., etc. …
As empresas poupam em salários, os postos de emprego diminuem, os preços continuam a aumentar…
No meio disto tudo até nem me chateia muito abastecer a minha mota, pré-pagar no pagamento automático e poupar o trabalho de tirar o capacete…
O problema é do posto de abastecimento, deixaram de ter o funcionário a servir gasolina e eu é que ainda tenho de trabalhar para eles a abastecer e pagar…
Sou da opinião de quem auto abastece devia ter desconto.
Eu peço sempre ao empregado para fazer o trabalho dele, que é meter gasolina!
Eu uso capacete modular e abro sempre, não custa nada o rosto fica visível e se me pedirem para tirar tenho sempre a opção de escrever no livro. Por acaso nunca foi necessário ainda.
Vais escrever com o capacete ou sem capacete? Arranjar problemas onde nao existem?
Porque é que se iria negar a tirar um capacete? nunca percebi o drama
Eu prefiro sair logo da mota e ir fazer pré pagamento que assim não tenho de tirar. Mas às vezes o segurança manda tirar o capacete para entrar na loja e lá tem de ser.
@FARIA NA BOMBA DA REPSOL A BEIRA DA ALCAIDES DE FARIA EU JA FOI ABORDADO A CONTA DISSO.. E NO ENTANTO EU TIREI E NAO OUVE STRESS. NAO CUSTA NADA E SO PARAR A MUSICA 3 SEGUNDOS😅
Não sei qual é o problema do pessoal para tirar o capacete..😮
Tirar o capacete, infelizmente há muitos a falsificar matriculas, abastecem e fogem sem pagar. Pré pagamento, ou tirar capacete, tem de ser...
Eu não tenho problema em tirar o capacete, embora prefira não o fazer porque os óculos ficam sempre sujos. Só por uma vez me chateei com isso na altura da pandemia, visto que andávamos todos de mascara e a questão da identificação não fazia sentido, tirei o capacete e deixei de ir a essa bomba.
Concordo que seja obrigado a tirar o capacete, assim como nas casas de apostas desportivas. Há gente de todo o calibre. Quem não deve, não teme.
Eu concordo e faço sempre pre pagamento sem o capacete ,
mas a minha questão é e se eu for uma mulher muçulmana e só com os olhos a vista ? Aí torna se mais complicado
Com capacete modular costumo só levantar a queixeira e tá resolvido. Nunca me pediram para retirar o capacete. Olhar bem para as camaras para mostrar que um gajo não tem más intenções. Quem não deve não teme.
Eu não costumo tirar o capacete quando vou abastecer, mas como uso capacete modular costumo abri-lo, nunca me disseram nada, embora exista afixada essa informação de ter de tirar o capacete. ( também vivo numa cidade pequena e tranquila, até ao dia de hoje isso de abastecer e fugir não acontece com facilidade, talvez por isso não liguem tanto.)
Claro que se algum dia pedirem para tirar, tiro sem problema nenhum.
@@Alexpint0 pois, já eu também com capacete modular, sem haver qualquer tipo de sinalização, e num sítio onde vou sempre atestar moto e carro ouvi o "é de lei"!
E aqueles gajos como eu que dizem "ho a bomba é a 600mt de minha casa nem meto o capacete, depois de abastecer meto" e o quê que aconteceu há coisa de 3 meses atrás? Nesse caminho de 600mt apareceram os Srs Agentes da Autoridade que me mandaram parar, felizmente só abriram o vidro e levei na cabeça como não levava a muitos anos (estava ali e estava-me a sentir como quando andava na escola e levava na cabeça por me portar mal) e eu claro a abanar com a cabeça e a dizer "sim sr agente tem toda a razão" e a pensar por favor não me multes. E pronto lá foram e não fui multado 🙂mas desde esse dia nunca mais andei sem capacete.
boas , ja me aconteceu o seguinte, cheguei de moto nao tirei o capacete atestei e quando fui pagar nao me aceitaram o pagamento enquanto estivesse de capacete...
noutra situacao tirei o capacete e mesmo assim ja atestado nao me deixaram pagar porque tinha mascara...
nessas vezes bati o pe e tive que esperar porque ate me aceitarem o pagamento.
no meu caso eu tive um grande acidente de moto a mais de 3 anos e fiquei com lesoes fisicas permanentes que me custa tirar e colocar o capacete ...
tento procurar bombas com pagamento automatico.
A DECO defende que não podem recusar a prestação de serviços. Não existe legislação para a questão do capacete. Até porque a matrícula já identifica a pessoa. No entanto, acho que o mínimo é abrir a viseira.
A matrícula não identifica a pessoa, identifica o proprietário do veículo...que pode não ser quem ali está.
Na minha opinião, tirando ou não o capacete as bombas podem simplesmente exigir o pré-pagamento para as motas, que é o que muitas bombas fazem...
@@alexandre253 pré-pagamento é justo claro, agora eu ir lá dentro e pedir para tirar o capacete, para isso eles que tirem as calças 😅
O pré pagamento raramente resulta porque quase sempre atestamos e não sabemos o valor correto
@@JoseRamos-gy2qm Já me disseram paga pagar o que achava que ia abastecer ( 20 paus por exemplo ) e se não desse para abastecer a totalidade ir lá que me devolviam a diferença...
Ainda perguntei se não era mais fácil deixar o meu CC e ir abastecer e depois pagar e levantar o CC, disseram que não, eram regras, pagas ou não metes gota...
Eu por norma meto sempre na mesma bomba e nunca tive stress por nao tirar o capacete
Resumindo, por "seres marreta", vais chatear o funcionário que está a cumprir ordens, chatear o Sr. Agente, que por estar ali, se calhar não está tratar de ocorrências que realmente são importantes, só por "queres" ser birrento. Se és pessoa de bem, qual o problema de tirar o capacete? Custa assim tanto voltar a meter o "casco"? A não ser que sejas cabeçudo.... aí ok. é complicado. Abraço amigo
Bom senso apenas! O resto são tretas.
Quem não deve não teme, pagam em pré pagamento e está feito. Existe bombas automáticas que servem perfeitamente para o efeito. Além disso, se for o caso de abastecer na totalidade num local que não haja o sistema, vão lá dentro, entregam 30 euros e depois vão buscar a diferença (consoante o depósito e os L a encher).
Eu não concordo com essa de se reconhecer o autor de um furto, se fosse para isso exigiam o pagamento antecipado e para todos, numas bombas aqui da zona exigiam o pagamento antecipado para motociclos, só para informação todos os furtos foram efectuados por veículos de 4 rodas e os condutores com a cara descoberta que nunca foram identificados. Após várias denúncias no livro de reclamações decidiram pelo pagamento antecipado para todos, acabaram os furtos. De qualquer maneira se o exigirem eu faço sem problemas, até para dar uma boa imagem da malta. Só um aparte e que cheguei a dizer nessas bombas, um carro se fugir leva 60 ou mais euros de combustível, uma mota se fugir leva no máximo 20 euros.
depende da mota. a minha por vezes roça os 30
@@FARIADIASOFICIAL são poucas mas mesmo assim são trinta para 60 ou 70 de muitos carros.
Britannica Dictionary definition of PROPS. [plural] US slang. 1. : something that is said to publicly thank and give special attention to someone for doing something : credit or recognition.
Eu tiro sempre o capacete.
Para mim foi sempre uma questão de educação.
Nas bombas em que eu costumo abastecer, só por o facto de me conhecerem, porque estou sem capacete.
É me permitido abastecer de imediato.
Não custa nada e aconselho também os meus amigos a tirar o capacete.
Bons passeios e em segurança ✌🏻
Não vejo mal nenhum em retirar o capacete. Não concordo totalmente mas entendo o porquê de o pedirem. Não compliquemos
Boas Farias
E na altura da pandemia???
Tinhas que tirar a máscara???
Geralmente nunca tiro o capacete mas sempre paguei....por causa de uns pagamos todos.
Eu não costumo tirar porque as vezes esqueço-me que o tenho na cabeça
Este assunto já foi discutido e ja foi respondido por um jurista um advogado e um juiz em todos os casos só é obrigado a tirar o capacete se na bomba de gasolina estiver de forma vizivel essa indicação, caso contrario é uma violação grave ao direito do consumidor a ser servido, está explicito na lei portuguesa, e segundo o parecer deve ser registado no livro de reclamações, se este for recusado chamar as autoridades para ser levantado o auto de contraordenação, e participar a autoridade competente e seguir com a respetiva queixa.
A unica vez que me informaram que teria de tirar o capacete eu questionei o porquê informaram me que era para ser identificado de forma correcta, sim senhor não fiz o abastecimento sai da bomba parei a 20m tirei o capacete coloquei os oculos escuros puz o capus do casaco e coloquei a mascara covid depois o capacete. voltei a entrar na bomba tirei o capacete fiz o abastecimento paguei e como é certo chamei o gerente e disse consegue me identificar assim? a resposta foi não é possivel identificar tal como com o capacete, pedi o livro de reclamações, fiz a participação e procedi a apresentação da respetiva queixa.
Enquanto esta sem o capacete, respira melhor ... 😅😅😅
Cerissimo eu sempre tirei o capacete não custa nada
Se a entidade polícia, pudesse chegar e mandar o funcionário abrir a saída de combustível, seria o mesmo que querer mandar na casa dos outros, faz tudo o sentido a polícia não o poder fazer. O dono tem de cumprir a lei, mas á certas regras que pode tomar protegendo o seu negócio, mais que compreensível. Costumo dizer "quem não deve não teme" o motociclista só tem de tirar o capacete, pah... é chato para quem tem cabelo? É! Mas por uns pagam os outros, a vida é assim e cada vez mais vemos coisas deste género. Se nos colocarmos na pele de um proprietário de algo, vamos compreender na hora e aceitar que é legítimo ele criar regras internas, afinal tem encargos e contas para pagar como todos nós...muitos 20/30€ dá muita guita ao fim do mês.
Compreendo perfeitamente mas odeio retirar luvas, para abrir um fecho duplo D, para depois abastecer, meter o capacete, meter as luvas para depois ir pagar, quando estou habituado à anos a chegar abastecer pagar e ir embora 🤷♂Felizmente nunca me aconteceu e o mais certo é que quando acontecer tenha de retirar o capacete mas há alternativas a isto... uma delas é meterem funcionários a abastecer nas bombas, outra é o pagamento antecipado e completamente computarizado como acontece em algumas bombas à noite, há várias formas de chegar ao mesmo resultado sem prejudicar o cliente, mas é óbvio que as empresas escolhem reduzir perdas, prejudicando o cliente e sem investir 0.01€ na própria segurança 🤷♂
que capacte é esse Faria?
Percebo e concordo com quase tudo, no entanto acho uma medida descreminatoria, pois se for uma senhora de burca a esses postos não acredito que recusem o abastecimento sem mostrar a cara, mas volto a referir que percebo a medida só não acredito que seja aplicada a todos os clientes que a face não seja perceptível.
Quando chego a bomba, saio da mota e tiro o capacete... Compreendo a outra parte e, assim da pa respirar e arejar a cabeça LOOL capacete com mota parada so é bom se tiver a chover ....e secalhar nao :D
Não quero criticar nada ou ninguém, só para dizer que desde 2019 que começou o Covid e durante mais dois anos ninguém se preocupou com a "segurança" ou os "roubos" e até era obrigatório abastecer e pagar de máscara não se vendo o rosto. Cada vez quero mais ir para a ilha porque não aguento tanta hipocrisia. Passem bem
Eu retiro sempre, até por uma questão de bom senso.
Mas porquê que alguém entra num estabelecimento (posto combustível, supermercado, banco, farmácia...) de capacete na cabeça, capuz, máscara*, sabendo que este tipo de estabelecimento está sujeito a assaltos? Se você vai entrar num estabelecimento tem que respeitar quem lá trabalha. // * abriu-se excepção às máscaras devido ao C_OV_D. 🕵️♀️ Se não quer colaborar utilize o serviço self-service.
Pois eu vou dar a minha opinião.ainda hoje deixei cair um capacete porque o tirei e coloquei no assento😔retiro o capacete e tento tirar a bomba.ao som no microfone o sr da moto tem que pagar primeiro eu vou lá e respondo o carro leva mais de 70 litros e nunca me mandou pagar primeiro e vou embora! O posto é deles o dinheiro é meu!
ERRADO
DL n.º 370/93
Artigo 4.º
Recusa de venda de bens ou de prestações de serviços
1 - É proibido recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, segundo os usos normais da respectiva actividade ou de acordo com as disposições legais ou regulamentares aplicáveis, ainda que se trate de bens ou de serviços não essenciais e que da recusa não resulte prejuízo para o regular abastecimento do mercado.
2 - É equiparada à recusa de venda a subordinação da venda de um bem ou da prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou serviço.
3 - São consideradas causas justificativas de recusa:
a) A satisfação das exigências normais da exploração industrial ou comercial do vendedor, designadamente a manutenção dos seus stocks de segurança ou das necessidades de consumo próprio;
b) A satisfação de compromissos anteriormente assumidos pelo vendedor;
c) A desproporção manifesta da encomenda face às quantidades normais de consumo do adquirente ou aos volumes habituais das entregas do vendedor;
d) A falta de capacidade do adquirente para, face às características do bem ou serviço, assegurar a sua revenda em condições técnicas satisfatórias ou manter um adequado serviço de pós-venda;
e) A fundada falta de confiança do vendedor quanto à pontualidade do pagamento pelo adquirente, tratando-se de vendas a crédito;
f) A existência de débitos vencidos e não liquidados referentes a fornecimentos anteriores;
g) A ocorrência de qualquer outra circunstância inerente às condições concretas da transacção que, segundo os usos normais da respectiva actividade, tornaria a venda do bem ou a prestação do serviço anormalmente prejudicial para o vendedor.
4 - Incumbe ao vendedor a prova das causas justificativas a que se refere o número anterior.
Eu como vivo numa vila abasteço sempre de capacete que ninguém diz nada
Se for PROPS em inglês, quer dizer ADEREÇOS em português!!!
Eu tiro sempre o capacete por achar que é assim que deve ser, mesmo assim, nem sempre consigo abastecer sem fazer pré-pagamento, ai sim fico chateado!
Conheço uma zona do país que não abasteces, nem de carro ao meio-dia... não vou dizer a zona, se não sou isto e aquilo... e "aqueloutro"!!!!!
E porque não pagar antes de abastecer. 😊
Não é mais 😊
Nestes pequenos pontos é que se vê que Portugal é um país de terceiro mundo.
Eu sou dos que vai abastercer e tira o capacete (contra a minha vontade), no entanto, á cerca de 2 meses fui fazer os Picos da Europa e desde o momento que entrei em Espanha, nenhuma bomba de gasolina me obrigou a tirar o capacete....
Portugal é e irá ser sempre pequenino....
Compreendo o ponto de vista exposto: a questão funcional e legal. Porém não partilho da opinião de que não existe nada na Lei que proíba a obrigação do motociclista tirar o capacete. De facto, de acordo com o artigo 13º (princípio da igualdade) conjugado com o 26º (outros direitos pessoais), anbos da Constituição da República Portuguesa, do meu ponto de vista, a exigência de mandar tirar o capacete para prceder ao abastecimento é ilegal, dado que estou a ser discriminado face a um qualquer cliente. Pior!: estou a ser tratado como um potencial criminoso. Quanto à questão funcional, os posto de abastecimento têm formas de mitigar os abastecimentos com fuga: a) existem seguros para o efeito, b) disponibilizem pagamento automático em todas as bombas. Confesso que não tenho o teu "fair play" relativamente ao assunto. Nas raras ocasiões em que me é negado o abstecimento com capacate (o meu é modular e vai sempre aberto), deixo sempre a agulheta no chão em sinal de protesto... e sigo para outra. Também tenho consciência que na esmagadora maioria dessas vezes, sou atendido por funcionários que estão a cumprir ordens. Desculpa o desabafo e continuação de bom trabalho no canal!
Eu para não tirar o capacete entro e pago primeiro 🤣
A nível de segurança em caso de acidente não é com certeza...pois o posto não está por ai preocupado...
Mas sim por causa das fugas sem pagamento...eu como faço pré-pagamento nunca fiquei sem abastecer mesmo com o capacete equipado...
Eu concordo plenamente com os postos de abastecimento....
Quem não deve não teme...
Companheiro Faria Dias, desculpa, mas discordo
Os postos de abastecimento que invistam em sistemas anti fuga, se resulta em alguns postos também resulta nos outros.
Quem vai com a intenção de não pagar, vai cometer a fuga com ou sem capacete.
O meu procedimento nos postos de abastecimento é igual em todos eles, imobilizo a mota, como tenho capacete modular abro o capacete (acho ser o suficiente para que a minha fronha fico bem visível), retiro a chave e coloco no descanso central e mesmo assim não chega, querem que retire o capacete.
Moro num grande centro urbano onde nada disto acontece, mas depois acontece estes casos em zonas de menores dimensões, não compreendo, mas tudo bem.
Outra questão, não há fugas no abastecimento de carro? Haver há e se calhar em maior número, mas não são adaptadas medidas, algo que também não compreendo.
Aconteceu comigo e não foi há muito tempo negarem-me o abastecimento, por não retirar o capacete, embora tenha feito todos os procedimentos acima descritos, simples não abasteci e fui até onde não requerem tais procedimentos.
O mais ridículo é que na bomba ao lado está um individuo de carro a abastecer de capuz na cabeça e óculos escuros, questionei o funcionário, resposta do mesmo, mas ele tem matrícula à frente. Nem comento.
Qual dos dois estava mais visível para um possível reconhecimento facial? Eu com o capacete modular aberto e sem óculos ou o individuo do carro ao lado de capuz e óculos escuros?
A desculpa de ser por causa da fuga sem pagar, para mim é tanga, porque mesmo que se possa efectuar o pagamento com cartão MB na própria bomba, recusam se a desbloquear o abastecimento se não retirarmos o capacete. Mas na maior parte das vezes estes sistemas não estão operacionais, por vários motivos (avariados, desligados sem motivo que o justifique, desligados por estar o posto em funcionamento, etc.)
- Quantos resultados positivos há, no reconhecimento facial das fugas? (Irrisório)
- Quantos sistemas de videovigilância estão a funcionar a 100%?
Todos têm o direito de ditar as regras nos seus estabelecimentos, só que não podem é ir contra as leis vigentes neste País.
Se eu for prejudicado de alguma forma num posto de abastecimento, tenho de recorrer à via judicial e esperar a resolução, demore o tempo que demorar, para eles igualmente, temos pena somos todos filhos da mesma Nação.
Isto só tem um nome, DESCRIMONAÇÃO
Basta ler a Constituição da República Portuguesa, que transcrevo aqui a parte relevante a esta situação:
“PARTE I
Direitos e deveres fundamentais
TÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 12.º
Princípio da universalidade
1. Todos os cidadãos gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres consignados na Constituição.
2. As pessoas coletivas gozam dos direitos e estão sujeitas aos deveres compatíveis com a sua natureza.
Artigo 13.º
Princípio da igualdade
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”
Que fique salvaguardado que não tenho nada contra a tua pessoa, pura e simplesmente discordo. Continuação de bons vídeos, abraço.
Algo que nunca consegui perceber.
Como é que um polícia, ou seja, alguém que atua sobre a lei e que faz ou pelo menos deve fazer o cidadão cumprir as leias não tem qualquer tipo de background educativo sobre as mesmas.
Não tem qualquer tipo de educação em nenhuma área do direito ou código penal.
Isto não é uma crítica, é genuinamente uma dúvida.
um polícia não atua sobre a lei. nao sei o que queres dizer sobre background educativo. Quanto à educação sobre nenhuma área de direito estás muito errado. temos na nossa formação de 6 a 9 meses, quase diariamente aulas em disciplinas de direito penal, processual penal, civil e outros. E depois da formação, já na vida ativa de polícia temos algumas formações e instruções de atualizações penais. Portanto tens uma ideia errada quanto à nossa formação.
Tal afirmação é profundamente equivocada. Diariamente, os agentes da autoridade interagem com o Código Penal e o Código de Processo Penal, além de outros diplomas legais relevantes. Se tiver conhecimento de algum advogado especializado em Direito Penal, sugiro que o consulte, surpreender-se-à com o nível de conhecimento que a maioria dos agentes de autoridade possui neste domínio. Ou crê que as milhares de detenções realizadas resultam de uma formação baseada em vídeos do RUclips?