Cara, parabéns pelo canal! Eu assim como você também comecei ortopedia e só fui reavaliar minha escolha em 7 meses de R1. O serviço era bom e o clima até que razoável porém tô muito mais feliz agora terminando o R3 de oftalmologia. Você explicou em 15 minutos o que demorei quase 8 anos de medicina para captar. Discutir a escolha da especialidade tendo em vista a remuneração, mercado e qualidade de vida não é antiético nem nos torna mercenários. Acompanhava suas tiras ainda na faculdade. Vida longa ao canal!
Eu adoro seus vídeos! Você é muito realista e sensato nas suas colocações ( e engraçado kkkkk, a parte do unicórnio foi ótima). Parabéns e continue com seu trabalho no RUclips!
Andrea Nogueira Kkkkkkk... O amor! O salário! É tudo lindo! Kkkkk Brincadeiras à parte, obrigado por prestigiar o canal! Divulga nas suas redes sempre que possível pra ajudar!
Sólon, muito obrigado por esse vídeo! Estava esperando por essas dicas. Pode ter certeza de que você está fazendo um trabalho excelente no RUclips e no seu Instagram, ajudando milhares de médicos e alunos de medicina como eu. Você é diferenciado e consegue abrir os olhos das pessoas para a realidade da profissão médica, sem firulas e nem ilusões. Gratidão!
Sólon, poderia fazer um vídeo destrinchando as áreas cirúrgicas? Como foi feito com a anestesiologia, sobre áreas de atuação, remuneração, mercado, futuro da especialidade e etc? Estou muito inclinado a fazer cirurgia vascular. Grato pelo excelente vídeo.
rafael costa Rafael, eu destrinchei a anestesio porque é a minha área... Não me sinto apto a fazer o mesmo com outras especialidades. Posso tentar fazer outros vídeos falando de forma geral, mais superficial.
Meus Nervos seria uma boa ideia trazer amigos das áreas cirúrgicas para comentarem sobre suas especialidades! Pense nisso... Abraço e parabéns pelo trabalho!
Excelente vídeo. Graças a essas séries de vídeos e as experiências com o internato, estou fechando melhor minha escolha! Vlw, Sólon! Sucesso com seu trabalho, fazendo a diferença e falando a realidade dentro da medicina, não é o conto de fadas que muitos pensam! Nesse vídeo eu só daria ênfase na questão de que as áreas mais cirúrgicas tendem a ter rotinas esmagadoras, então cabe à pessoa pensar se está disposta a ter "vida de cirurgião"... Novamente, excelente vídeo! No aguardo de mais vídeos sobre educação financeira tbm! Abraço!
Gabriel G. “Vida de cirurgião” é um mito... Os caras trabalham excessivamente porque se dispõem a isso. Ninguém obriga! Se o cara reservar um ou dois dias da semana pra operar, não vai precisar operar a noite. Se tiver que dar plantão, basta cancelar o consultório na manhã do dia seguinte. Se tem que visitar paciente na enfermaria, basta marcar menos pacientes no consultório a tarde pra passar a visita e chegar cedo em casa. Se organizando bem ele vai ter uma vida muuuuuuito mais tranquila, só que pra isso vai ganhar menos. Por isso se matam de trabalhar! Abraço! Obrigado
Muito 🔝 Demonstrou muito bem o cenário atual e as projeções futuras. Pena que ainda continuo na dúvida entre ortopedia e psiquiatria! Duas especialidades que gosto desde o início da faculdade... 😢
Liza concordo! São duas especialidades bem distinta..mas EU GOSTANDO DE CIRURGIA faria ortopedia e iria para a subespecialidade de Coluna 🙂. Orto eu acho difícil o pessoal invadir muito. Porque quando não dá jeito (os picaretas não conseguem atuar) mandam para nós
Fala, Solon! Sou estudante do sexto ano de Manaus-AM. Já acompanho seu perfil no instagram há um tempo (onde havia chegado pelas tiras ótimas), mas só recentemente conheci seu trabalho aqui. Gostaria de te dizer que é um conteúdo excelente e que está me ajudando imensamente a tomar uma decisão quanto a escolha da especialidade médica, voltando-se a suprir meus objetivos financeiros, de satisfação de perfil e de construção de carreira. Abraço!
Grande solon dos meus nervos!! Não sei se recorda, conversamos pelo insta há uns 2 ou 3 meses( eu sou o garoto que está fazendo vestibular e queria ser endocrino) suas palavras me deram um baita choque de realidade, mas não desanimei, apenas vi as coisas com mais clareza, então como vc msm disse, "só faça se realmente não se ver fazendo outra coisa " e aqui estou eu, ainda na luta para passar. Queria que fizesse um vídeo estilo :Ainda vale a pena fazer Medicina cujo foco fosse pro vestibulando. Abraços e obrigado pelo esclarecimento daquele dia!
O problema é que hoje em dia se formos procurar saber com um médico sobre o retorno financeiro, qualidade de vida da área etc., é bem capaz de virem com aquele papo padrão de: "Faça o que gosta e não vai ter que trabalhar nenhum dia". Ou então vão taxar de interesseiros ou algo do tipo.
Obrigado pelo vídeo, Solon! Sou interno do 5º ano. Em 16 minutos você conseguiu trazer de forma muito ponderada e resumida um tema extremamente importante para estudantes durante a fase final do curso.
Vídeo excelente! Gosto muito de cirugia, estar no bloco e procedimentos em geral. Tenho vontade de prestar cirurgia plástica, mas tenho muito medo de me formar a não conseguir entrar no mercado de trabalho. Seria meu equilibro entre fazer algo que gosta e receber bem por isso, mas todo dia só ouço falar em saturação do mercado e etc. Não tenho família na medicina e vou precisar tirar tudo do zero.
Solon ótimo vídeo novamente, só informações que não conseguimos enquanto acadêmicos. Canal que acompanho desde o início e só vendo o crescimento com muita alegria. Desejo-lhe muito sucesso!!!!
Considero um dos melhores vídeos do seu canal Sou formado numa pública da capital de SP ano passado. E tenho tido dúvidas EXISTENCIAIS, que me tiram o sono sobre o que fazer de especialidade, cheguei a cogitar procurar um profissional. Atualmente tenho pendido pra Ortopedia, por questões de estilo de vida (uma especialidade com possibildiade de atuação em vários ambientes amb, ps, consultório, CC) e retorno financeiro, mas confesso que a parte teórica da ortopedia me atraiu muito pouco durante a graduação. Minha esperança é de que estudando mais, eu sinta mais atração pela teoria
VOCE É UM ANJO QUE CAIU DO CÉU, SOU FORMADO A 03 ANOS, TRABALHANDO EM TODO LUGAR E SEMPRE TIVE MUITA DUVIDA NA HORA DE DECIDIR QUE CAMINHO SEGUIR AGORA. VOCE ABRIU MINHA MENTE HOJE! MUITO OBRIGADO! CONTINUE COM SEU TRABALHO. DESCULPE-ME PELA CAIXA ALTA. GRANDE ABS.
Solon, teus vídeos são obras primas para clarear os caminhos cobertos de tantas indecisões e incertezas, tanto na profissão quanto no mundo atual. Excelente a colocação " você se vê fazendo isso por 35 anos?", Porque é exatamente isso que vai acontecer...o que pode ser uma benção ou um enorme fardo. Parabéns ! Canal de utilidade pública !!! Abraço
Esse video me salvou, eu entro na faculdade no próximo ano e precisava de ajuda pq n fazia ideia sobre especialidades só aquilo q as pessoas dizem e agora sai com o minimo de conhecimento necessário para escolher. Obrigado
Mais um vídeo de ótima qualidade, só é uma pena que demore tanto pra sair os vídeos, já termino um vídeo querendo ver o próximo. Mestre, seria possível abordar cada especialidade como fez com a anestesiologia algumas não foram abordadas nesse vídeo mesmo assim foi possível ter uma noção a respeito delas, e mais uma vez obrigado pelo trabalho e pela luz que seus vídeos traz.
Vídeo perfeito! Em relação a radiologia e patologia existe outro fator agravante no longo/médio prazo: a inteligência artificial (sou radiologista de formação). Ainda não sabemos como vai impactar na redução dos postos de trabalho. A ultrassonografia e as biópsias guiadas por ultrassonografia ainda tem um mercado muito bom nas médias e pequenas cidades (para quem é bem formado) - os especialista acabam encaminhando os pacientes e os planos não remuneram tão mal ainda. Porém com o aumento da concorrência (aparecimento de muitos cursos de ultrassonografia/várias especialidades clínicas/cirúrgicas fazendo ultrassonografia no consultório) a tendência é abaixar a remuneração por procedimento/exame.
Olá, colega Fábio! O que você pensa sobre radiologia intervencionista? Por exigir procedimentos, ainda que minimamente invasivos, estaria essa área mais protegida da competição insana e das IA? Abs
@@zorak964 Acredito que estaria protegido da IA e da competição também. O problema é que ficaria restrito a trabalhar em grandes centros/grandes hospitais. O Brasil é muito atrasado em radiologia intervencionista tendo pouco postos de trabalhos. Poderia ter dificuldade em se inserir inicialmente, mas a remuneração tende a ser melhor. Considere radiologia intervencionista como uma área cirúrgica - existe a competição com a cirurgia vascular que também pode fazer essa subespecialidade.
Patologia, como estagiária, tenho minhas dúvidas, pq tem muita coisa q depende da clinica na hora de laudar. Nao sei até onde uma IA ia ser efetiva nesse caso.
Tb sou radiologista em formação e sempre tive os mesmos receios do colega, contudo depois a comecei a vivenciar mais fundo a especialidade comecei a ser mais otimista com a chegada da IA, até pq por mais q haja uma máquina q fabrique os laudos, sempre será obrigatório haver alguém pra valida-los, por simples e essencial questão judicial, agora o qto isso vai desvalorizar a remuneração do Radiologista isso ainda é difícil de dizer. Já com relação a intervenção dentro da Radiologia, já sou um pouco mais pessimista, pq esbarramos na concorrência com neurocirurgiões, cirurgiões vasculares e etc. Sejamos francos, um paciente irá procurar o radiologista no lugar de um desses especialistas para realizar um procedimento qlqr? Acho pouco provável e essa não é uma percepção apenas minha, mas tb de colegas q já atuam na subespecialidade...
Video muito informativo, sou médico que trabalho no campo offshore e tmbm em UTI, pretendo ser anestesiologista assim como você por avaliar todos esses fatores
Nem sou da área, mas visitei o canal porque um amigo meu, que é estudante de medicina, recomendou e achou show de bola, visto a qualidade do conteúdo transmitido. E é isso mesmo; to aqui maratonando os vídeos e descobrindo diversas coisas que não fazia idea a respeito da realidade dos médicos e do seu cenário de atuação. Parabéns!
Parabéns pelo brilhante trabalho, Doutor Solon Maia! O encorajo fortemente a continuar... Quanto à Urologia, gostaria de saber suas considerações sobre pontos positivos e negativos da área/saber em qual das “questões a se considerar” essa área melhor se encaixaria! Desde já, agradeço!
Urologia pra mim so tem ponto positivo. Melhor especialidade de toda a medicina. Tem que gastar uma grana com equipamento, ou alugar, mas esse tipo de gasto vai ter em grande parte das especialidades
Ciro Frazão pq tem tanto urologista fazendo plantão de cirurgia geral? Já perguntei a um e ele disse q o mercado era muito fechado. Sempre fico curiosa com isso!
Maria Silva Tirando radiologia, radioterapia e anestesio, que quando você entra já começa a receber bolada grande, todas as outras voces vai ter que praticamente PAGAR para trabalhar durante algum tempo. Urologista cai hoje no mercado: Tem ZERO pacientes. Tem uma despesa fixa de consultório de R$5.000/mês, tem que pagar a cota da UNIMED (50 a 80k), financiar alguns aparelhos... Ele precisa tirar esse dinheiro de algum lugar! O jeito eh dar plantões... Para um médico especialista se estabilizar, geralemnte são 3 a 5 anos. Até lá eh plantão de PS, de UTI, de cirurgia geral, etc. Absolutamente normal. Outro ponto é que as pessoas insistem em bater cabeça no mesmo lugar! Se tá concorrido, se muda! Vai pro interior, pra outro estado, sei lá.... Tem que ir atrás!
Mas muitos que vejo já têm mais de 5 anos de especialista, e alguns mudaram até de estado mas continuam no PS :/ Não sei se estou em “bolhas”, mas praticamente todo plantão q faço sempre tem pelo menos um uro no PS da CG.
@@mariabrasil7520 Assim como já vi vários cirurgiões plásticos em plantão de geral. O sucesso na carreira não depende apenas da escolha da especialidade. Nem mesmo da capacidade técnica individual.
Eduardo Santos Especialidade clínica... Remuneração prioritariamente por consulta e parecer. Sem procedimentos. Ela está implícita nas categorias que separei. Obrigado pelo feedback! Abraco
Mais um excelente vídeo, Solon. Parabéns! Se possível, gostaria de ouvir a sua opinião sobre pessoas ‘mais vividas’ (40/45 anos) que pensam em cursar Medicina.
Excelente vídeo, honesto e realista👏👏👏 Solon, eu tenho uma dúvida sobre a otorrino. Em qual das categorias ela se encaixa? Essencialmente cirúrgica? Estou pensando em fazer otorrino mas me desanimei um pouco quando soube que demanda um alto custo de equipamentos para montar consultório.
Otima especialidade: Voce ganha com a consulta, durante a consulta faz ali na hora, rapidinho, uma nasofibroscopia e recebe por isso. Tambem opera garganta, ouvido, nariz... Especialidade muito boa, grande procura. Tem o inconveniente de dividir a parte clinica com pediatras, clinicos gerais, pneumos... Mas exame e cirurgia ninguem se mete. Sem falar que otorrino é pre-requisito pra Cirurgia de Cabeça e pescoco!
Estou na graduação de medicina e acompanhando seus vídeos passei a ver de forma bem mais clara, definitivamente a faculdade não ensina o conteúdo de altíssima qualidade que você traz aqui! Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento, vou assistir cada vídeo religiosamente rs, abraço!
Vídeo excelente. Só falou vdds. O que eu mais vejo é gnt fazendo pós em endocrino/nutrologia de 1 ano e pouco e já indo fazer consultas particulares. Ou senao, fazendo curso de imagem de 1 mês e já laudando as coisas. Eu me formo em medicina daqui a 3 anos e n quero isso pra mim n.
Resolvi prestar Dermatologia mesmo sabendo de toda a invasão da área. Sei que não vai ser fácil, tenho plena consciência de que terei de trabalhar outros aspectos em mim que não o técnico (networking, soft skills, comunicação, etc). Mas trabalhando vi que não gosto de plantão e não me imagino o resto da vida em centro cirúrgico. Tem vários dermatologistas que estão muito bem, não quer dizer que todo mundo vai conseguir, mas to disposto a encarar a concorrência ou até achar algum nicho dentro da própria dermatologia ou afins e empresariar de alguma forma.
Tem muita gente que faz procedimentos com profissionais não médicos? Sim, mas também tem MUITA gente com noção que não se submete a profissionais de formação duvidosa.
Meus Nervos e quem fez Endocrino e se arrependeu amargamente? 6 anos depois ainda vale a pena desistir e fazer outra coisa ou mantém e tenta puncao de nodulo tiroidiano?
@@helisanelima1269 boa tarde Helisane? Teria um minuto para explica melhor seu arrependimento? Eu entro no internato daqui 3 meses e endocrinologia é uma de minhas opções... Agradeço desde já!
Ainda bem que quem veio do fim do mundo pra capital, sofreu na vida mais do que qualquer colega, e sabe o preço que tá pagando, já ta ligado em MT coisa faz é tempo. Agora essa sistematização foi impecável. Me fez refletir bastante, muito obrigada viu? Espero que vc volte a fazer vídeos.
Detalhe dos procedimentos cirúrgico: o ganho por procedimento é alto, mas a demanda não é tão constante quanto a especialidade clínica....o que interessa não é só o ganho por hora, mas o ganho total mensal por hora total mensal trabalhada, ou seja, o quanto de trabalho que aparece para se fazer também! Para ter demanda contínua, precisa ser referência do plano (o que poucos são) ou trabalhar na visibilidade médica para que os clínicos mandem as demandas cirúrgicas para você, já que a grande maioria dos procedimentos são terapêuticos e demandam uma avaliação diagnóstica por outra especialidade antes (exceção de urologia e coloproctologia, por exemplo, que são especialidades clínicas e cirúrgicas ao msm tempo).
@@roxolilas4430 em tese sim, exemplo seria a otorrinolaringologia. Principalmente porque ela permite procedimentos estéticos da cirurgia plástica, lifit facial, correção de septo, rinoplastia, etc. E o melhor, acesso direto.
Aplaudindo com os pés pq preciso teclar! 😁 Brincadeiras à parte, esse vídeo era o que eu estava procurando. Ando muito na dúvida em relação à oftalmo, Uro e mastologia. Vou ver novamente o vídeo pra poder melhorar minha capacidade de análise kkk
Solon, vídeo simplesmente íncrivel, terminei ele e já saí recomendando para os outros colegas verem. Tenho uma dúvida, me interesso muito pela área de anestesiologia, no entanto, sempre penso o seguinte. Se uma cirurgia dura x horas, e nela ficarão ali o mesmo tempo trabalhando cirurgião e anestesista, e o cirurgião ganha mais trabalhando o mesmo tempo, compensa ser anestesista?
Yuri Miranda O anestesista muitas vezes ganha quase a mesma coisa que o cirurgião. Em alguns casos, ganha até mais. Mas o que importa nem é isso! >>> O cirurgião atende o paciente no consultório, aí tem direito a retorno, aí atende de novo, até que chega o dia de operar. Depois que opera tem que acompanhar o paciente por um ou dois dias, as vezes até mais. Então, enquanto o anestesista vê o paciente uma vez, o cirurgião fica dias e dias enrolado com o caso, é só ganha dinheiro de fato com a cirurgia. Enquanto o cirurgião tá visitando paciente e fazendo consulta, o anestesista está no centro-cirurgico anestesiando um atrás do outro.
Gerson Menezes sou de Minas também e sugiro que você procure cidades pequenas com algum potencial industrial. Já vi cardiologistas, gastro, neuro, etc, ganhando pequenas fortunas nessas cidades de MG.
Pois é. Complicado. Vejo algumas especialidades clínicas aqui ganhando próximo ou até mais que especialidades cirúrgicas em Bh 😂😂, por incrível que pareça. Tem que ter uma visão crítica, não é tão preto no branco assim não. Levar em consideração o estresse também. Nem sempre a melhor remuneração compensa, e inclusive não é meu foco totalmente. Vlw Rafael, boa dica!
Amo psiquiatria, mas tem tanta gente fazendo especialização de final de semana... e muitas vezes os pacientes não diferenciam o psiquiatra com residencia do médico que fez pós de final de semana
Sólon, aproveitando o gancho já que você tratou da psiquiatria a parte. Como você acha o futuro de mercado para psiquiatra a médio prazo? Visto que é uma área que de certa forma é desvalorizada entre os profissionais da medicina (vide G.O.) e ainda carece de comprovação biológica em vários conceitos, você acha que essa área sobrevive no futuro ou que se encaminha para uma nova Radiologia? Obrigado e me desculpe se eu ofendi de alguma maneira, isso não é minha opinião pessoal mas o que eu vejo no meu dia-a-dia. Obrigadão, até!
Essa dúvida também me aflige. Ontem mesmo meu preceptor (que por sinal é G.O) torceu o nariz quando falei que penso em fazer psiquiatria, e ele não foi o primeiro a fazer isso. Tirando a realização pessoal de se fazer o que gosta, temo que essa desvalorização se estenda para a sociedade. Outra coisa é que, financeiramente, as consultas particulares são a melhor (ou a única) forma de obter sucesso, mas por serem consultas demoradas, exigem um preço maior que muitas pessoas não estão dispostas a pagar, e no caso de pacientes que buscam a psicoterapia, existem psicólogos a granel que cobram metade de um psiquiatra por consulta.
@@fernandoaquino550 Sobre concorrência dos psicólogos, veja que é uma faca de dois gumes. Como eles não prescrevem no final das contas são eternos encaminhadores para os psiquiatras quando a situação exige abordagem farmacológica concomitante. Manter um networking com psicólogos inclusive é tido como importante para o sucesso na área.
Eu to pra me formar e percebo que a Psiquiatria é uma area com muito potencial, principalmente pensando no futuro. Nao sei vc, mas praticamente todo mundo que conheço (familia, amigos, namorada) precisam ir no psiquiatra. E o paciente psiquiatrico fica dependente do medico, precisa voltar sempre pra reavaliar e renovar receita. Em termos de mercado, acho excelente opção... e no futuro Todo mundo vai ter q ir pro psiquiatra kkk todo mundo ta ficando meio doido. Só acho uma area um pouco “pesada” e “triste”. Vai lidar com mta gente querendo morrer, isso acaba mexendo um pouco com o psicológico. Quanto a radiologia... eu duvido muito que ela vá ser substituidas por maquinas, pelo menos na nossa geração. Quem conhece sobre tomografia tem noção de que a coisa é Muito complexa... uma imagem em Vidro Fosco no pulmão, por exemplo... pode indicar 50 diagnosticos diferentes... ai precisa ter a sensatez do medico pra discutir o caso, analisar a clinca, etc... pra poder dar um laudo. Por isso acho muito dificil uma máquina aposentar o médico. Pode no maximo, auxiliar no diagnóstico
Solon, você, com sua vivência com cirurgiões, acredita que o potencial financeiro das especialidades de altíssima complexidade é maior do que de cirurgiões plásticos que trabalham exclusivamente com estética?
•Olá tio Salon Maia, agradeço pelo vídeo. •Meu nome é Luyani e estou no 12° ano do médio e estou procurando no que me especializar•.🥹🙌🏿este vídeo me ajudou bastante.✨🙌🏿
Dr. Solon, excelente trabalho. Vídeo muito honesto, com uma visão realista. O tipo de informação que só quem está por dentro do mercado há muitos anos pode passar, mas poucos passam e menos ainda com essa dinâmica e didática. Seus vídeos surgiram nos meus recomendados recentemente e já estou engajado no canal e redes sociais. Tenho interesse na área de genética médica e, como o senhor disse, por ser majoritariamente clínica é fácil para outros profissionais se passarem por geneticistas, mas sinto que poucos se atreveriam por ser uma área tão distante da grande curricular habitual da faculdade. Talvez esteja sendo ingênuo, mas é uma área com tão poucos especialistas que é até complicado encontrar informações na internet, por isso decidi me arriscar e tentar pedir sua ajuda. O senhor tem alguma opinião sobre a área ou nunca teve contato? Ela cai como qualquer outra especialidade clínica? Se sim, quem são os principais picaretas que invadem a área?
Caio Carvalho Benigno // Amigo, pergunte a 100 pessoas na rua se elas já foram ou precisaram alguma vez de um geneticista... Então... Meu raciocínio é esse. Acho que eh um mercado muito específico, com pouca demanda. Não me arriscaria nisso. Um abraço!
Cara, parabéns pelo canal! Eu assim como você também comecei ortopedia e só fui reavaliar minha escolha em 7 meses de R1. O serviço era bom e o clima até que razoável porém tô muito mais feliz agora terminando o R3 de oftalmologia. Você explicou em 15 minutos o que demorei quase 8 anos de medicina para captar. Discutir a escolha da especialidade tendo em vista a remuneração, mercado e qualidade de vida não é antiético nem nos torna mercenários. Acompanhava suas tiras ainda na faculdade. Vida longa ao canal!
Philipe Gripp Vou até postar esse comentário! Muitíssimo obrigado!!!
O que acha do mercado de oftalmologia?
Obrigado
Que mudança nada a ver hein? Ortop pra anestesio faz sentido, oftalmo?
Como está o mercado de oftalmo amigo?
Como está o mercado cirúrgico de oftalmo? Cirurgia pra catarata,esse tipo de coisa
não é nem gente, é anjo
kkkkk... Valeu!
@@solonmaia Solon, você fez alguma faculdade como Administração?
Troyller Br // Só medicina mesmo! Rs
@@solonmaia que bacana, você utiliza de vários artifícios que eu aprendi num curso técnico em administração (Ex: Pirâmide de Maslow).
Troyller Br // Isso mesmo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Esse vídeo é um tesouro para os futuros médicos
Eu adoro seus vídeos! Você é muito realista e sensato nas suas colocações ( e engraçado kkkkk, a parte do unicórnio foi ótima). Parabéns e continue com seu trabalho no RUclips!
Andrea Nogueira Kkkkkkk... O amor! O salário! É tudo lindo! Kkkkk Brincadeiras à parte, obrigado por prestigiar o canal! Divulga nas suas redes sempre que possível pra ajudar!
Tb adorei a parte do unicórnio! Kkk!
Solon, te sigo desde a faculdade. Você não é ensaboado, vai direto ao ponto. Isso é sensacional.
Um dos melhores canais que já encontrei no RUclips. Muito obrigado!
Sólon, muito obrigado por esse vídeo! Estava esperando por essas dicas. Pode ter certeza de que você está fazendo um trabalho excelente no RUclips e no seu Instagram, ajudando milhares de médicos e alunos de medicina como eu. Você é diferenciado e consegue abrir os olhos das pessoas para a realidade da profissão médica, sem firulas e nem ilusões. Gratidão!
Sólon, poderia fazer um vídeo destrinchando as áreas cirúrgicas? Como foi feito com a anestesiologia, sobre áreas de atuação, remuneração, mercado, futuro da especialidade e etc? Estou muito inclinado a fazer cirurgia vascular. Grato pelo excelente vídeo.
Seria muito bom
rafael costa Rafael, eu destrinchei a anestesio porque é a minha área... Não me sinto apto a fazer o mesmo com outras especialidades. Posso tentar fazer outros vídeos falando de forma geral, mais superficial.
Sólon, você não teria algum amigo que poderia trazer como convidado pro canal?
Seria bom trazer convidados de outras especialidades para falar sobre 😁
Meus Nervos seria uma boa ideia trazer amigos das áreas cirúrgicas para comentarem sobre suas especialidades! Pense nisso... Abraço e parabéns pelo trabalho!
Pergunta que sempre fazem e nunca vi ninguém responder tão bem como vc! Muito obrigado!
fernanda61917 Valeu! 😉
Excelente vídeo. Graças a essas séries de vídeos e as experiências com o internato, estou fechando melhor minha escolha! Vlw, Sólon! Sucesso com seu trabalho, fazendo a diferença e falando a realidade dentro da medicina, não é o conto de fadas que muitos pensam! Nesse vídeo eu só daria ênfase na questão de que as áreas mais cirúrgicas tendem a ter rotinas esmagadoras, então cabe à pessoa pensar se está disposta a ter "vida de cirurgião"... Novamente, excelente vídeo! No aguardo de mais vídeos sobre educação financeira tbm! Abraço!
Gabriel G. “Vida de cirurgião” é um mito... Os caras trabalham excessivamente porque se dispõem a isso. Ninguém obriga! Se o cara reservar um ou dois dias da semana pra operar, não vai precisar operar a noite. Se tiver que dar plantão, basta cancelar o consultório na manhã do dia seguinte. Se tem que visitar paciente na enfermaria, basta marcar menos pacientes no consultório a tarde pra passar a visita e chegar cedo em casa. Se organizando bem ele vai ter uma vida muuuuuuito mais tranquila, só que pra isso vai ganhar menos. Por isso se matam de trabalhar! Abraço! Obrigado
@@solonmaia Entendi, obrigado o esclarecimento!
Muito 🔝
Demonstrou muito bem o cenário atual e as projeções futuras.
Pena que ainda continuo na dúvida entre ortopedia e psiquiatria! Duas especialidades que gosto desde o início da faculdade... 😢
Dr. Smalley Martins Eu iria de psiquiatria!
@@eduuuuuuuuuuuuuuuism6755
Obrigado pelas dicas!
@@solonmaia Obrigado pela dica!
A questão pessoal é inevitável. Eu fui de ortopedia e jamais me imaginaria psiquiatra kkkk
Liza concordo! São duas especialidades bem distinta..mas EU GOSTANDO DE CIRURGIA faria ortopedia e iria para a subespecialidade de Coluna 🙂. Orto eu acho difícil o pessoal invadir muito. Porque quando não dá jeito (os picaretas não conseguem atuar) mandam para nós
Fala, Solon! Sou estudante do sexto ano de Manaus-AM. Já acompanho seu perfil no instagram há um tempo (onde havia chegado pelas tiras ótimas), mas só recentemente conheci seu trabalho aqui. Gostaria de te dizer que é um conteúdo excelente e que está me ajudando imensamente a tomar uma decisão quanto a escolha da especialidade médica, voltando-se a suprir meus objetivos financeiros, de satisfação de perfil e de construção de carreira. Abraço!
Grande solon dos meus nervos!! Não sei se recorda, conversamos pelo insta há uns 2 ou 3 meses( eu sou o garoto que está fazendo vestibular e queria ser endocrino) suas palavras me deram um baita choque de realidade, mas não desanimei, apenas vi as coisas com mais clareza, então como vc msm disse, "só faça se realmente não se ver fazendo outra coisa " e aqui estou eu, ainda na luta para passar. Queria que fizesse um vídeo estilo :Ainda vale a pena fazer Medicina cujo foco fosse pro vestibulando. Abraços e obrigado pelo esclarecimento daquele dia!
Mestre Solon,
Com sua sensatez e pragmatismo você presta auxilio para mais pessoas do que imagina
Muito obrigado pelo trabalho, um abraço
Caio Mazzonetto 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O problema é que hoje em dia se formos procurar saber com um médico sobre o retorno financeiro, qualidade de vida da área etc., é bem capaz de virem com aquele papo padrão de: "Faça o que gosta e não vai ter que trabalhar nenhum dia". Ou então vão taxar de interesseiros ou algo do tipo.
Douglas Mateus Pereira Jorge Sei como eh... Todo dia escuro isso!
É assim mesmo
Obrigado pelo vídeo, Solon! Sou interno do 5º ano. Em 16 minutos você conseguiu trazer de forma muito ponderada e resumida um tema extremamente importante para estudantes durante a fase final do curso.
Vídeo excelente! Gosto muito de cirugia, estar no bloco e procedimentos em geral. Tenho vontade de prestar cirurgia plástica, mas tenho muito medo de me formar a não conseguir entrar no mercado de trabalho. Seria meu equilibro entre fazer algo que gosta e receber bem por isso, mas todo dia só ouço falar em saturação do mercado e etc. Não tenho família na medicina e vou precisar tirar tudo do zero.
Poxa, sou engenheiro e amo esse canal!!! E o Solon é muito bacana!!!!
Herisson Santos Obrigado mesmo! Abraço! 😃
Solon ótimo vídeo novamente, só informações que não conseguimos enquanto acadêmicos. Canal que acompanho desde o início e só vendo o crescimento com muita alegria. Desejo-lhe muito sucesso!!!!
Valeu!
Um dos poucos canais que já chego dando um nocaute no like porque o seu canal é diferenciado!
Considero um dos melhores vídeos do seu canal
Sou formado numa pública da capital de SP ano passado. E tenho tido dúvidas EXISTENCIAIS, que me tiram o sono sobre o que fazer de especialidade, cheguei a cogitar procurar um profissional.
Atualmente tenho pendido pra Ortopedia, por questões de estilo de vida (uma especialidade com possibildiade de atuação em vários ambientes amb, ps, consultório, CC) e retorno financeiro, mas confesso que a parte teórica da ortopedia me atraiu muito pouco durante a graduação. Minha esperança é de que estudando mais, eu sinta mais atração pela teoria
Eu vi uns 10 vídeos de como escolher residência, só esse me ajudou de verdade
Canal sensacional! Sou acadêmico de Medicina e acompanho cada vídeo postado. Parabéns pelo trabalho!
Não tenho o que falar. Simplesmente brilhante. Parabéns pelo vídeo e obrigado por mostrar sempre o caminho das pedras!
Gustavo Gusma Valeu mesmo! Feedback importante!
VOCE É UM ANJO QUE CAIU DO CÉU, SOU FORMADO A 03 ANOS, TRABALHANDO EM TODO LUGAR E SEMPRE TIVE MUITA DUVIDA NA HORA DE DECIDIR QUE CAMINHO SEGUIR AGORA. VOCE ABRIU MINHA MENTE HOJE! MUITO OBRIGADO! CONTINUE COM SEU TRABALHO. DESCULPE-ME PELA CAIXA ALTA. GRANDE ABS.
Já pensava em Hemodinâmica, agora já é meu foco. Obrigado, Solon!
OBrigado! Vai com tudo que a especialidade é boa!
Solon, teus vídeos são obras primas para clarear os caminhos cobertos de tantas indecisões e incertezas, tanto na profissão quanto no mundo atual. Excelente a colocação " você se vê fazendo isso por 35 anos?", Porque é exatamente isso que vai acontecer...o que pode ser uma benção ou um enorme fardo. Parabéns ! Canal de utilidade pública !!! Abraço
Esse video me salvou, eu entro na faculdade no próximo ano e precisava de ajuda pq n fazia ideia sobre especialidades só aquilo q as pessoas dizem e agora sai com o minimo de conhecimento necessário para escolher. Obrigado
Mais um vídeo de ótima qualidade, só é uma pena que demore tanto pra sair os vídeos, já termino um vídeo querendo ver o próximo. Mestre, seria possível abordar cada especialidade como fez com a anestesiologia algumas não foram abordadas nesse vídeo mesmo assim foi possível ter uma noção a respeito delas, e mais uma vez obrigado pelo trabalho e pela luz que seus vídeos traz.
Eu eh que agradeço a audiencia... Se puder, ajude a divulgar o canal!
@@solonmaia sempre que saio comento com minha namorada o é um amigo o vídeo e posto no grupo da sala.
Hauahauaha
To no primeiro terço do vídeo e já estou rachando de rir!
Parabéns... vou mandar o link pra geral aki!🤣🤣🤣
Ta rindo de que? Aqui é só papo serio! kkkkkkkkkkkk
Estou impressionado, parabéns colega!
Um dos melhores, senão o melhor vídeo que eu vi sobre o tema! Parabéns
Seu conteúdo é muito bom. A melhor parte é a sinceridade!
Parabéns pela analise macro ... ajuda muito a identificação, triagem e formas avaliar a escolha das especialidades.
Monstrão! Curti dms o vídeo, tô acabando o internato e estou com muitas dúvidas ainda, mas ajudou bastante! Valeuuu
Dr. Solon esse vídeo caiu como uma luva pra mim, tenho 31 anos, casado sem filhos, estou iniciando medicina em 2022!
Vídeo perfeito! Em relação a radiologia e patologia existe outro fator agravante no longo/médio prazo: a inteligência artificial (sou radiologista de formação). Ainda não sabemos como vai impactar na redução dos postos de trabalho.
A ultrassonografia e as biópsias guiadas por ultrassonografia ainda tem um mercado muito bom nas médias e pequenas cidades (para quem é bem formado) - os especialista acabam encaminhando os pacientes e os planos não remuneram tão mal ainda. Porém com o aumento da concorrência (aparecimento de muitos cursos de ultrassonografia/várias especialidades clínicas/cirúrgicas fazendo ultrassonografia no consultório) a tendência é abaixar a remuneração por procedimento/exame.
Quanto a isso, tenho minhas duvidas, mas foi bem observado!
Olá, colega Fábio! O que você pensa sobre radiologia intervencionista? Por exigir procedimentos, ainda que minimamente invasivos, estaria essa área mais protegida da competição insana e das IA? Abs
@@zorak964 Acredito que estaria protegido da IA e da competição também. O problema é que ficaria restrito a trabalhar em grandes centros/grandes hospitais. O Brasil é muito atrasado em radiologia intervencionista tendo pouco postos de trabalhos. Poderia ter dificuldade em se inserir inicialmente, mas a remuneração tende a ser melhor. Considere radiologia intervencionista como uma área cirúrgica - existe a competição com a cirurgia vascular que também pode fazer essa subespecialidade.
Patologia, como estagiária, tenho minhas dúvidas, pq tem muita coisa q depende da clinica na hora de laudar. Nao sei até onde uma IA ia ser efetiva nesse caso.
Tb sou radiologista em formação e sempre tive os mesmos receios do colega, contudo depois a comecei a vivenciar mais fundo a especialidade comecei a ser mais otimista com a chegada da IA, até pq por mais q haja uma máquina q fabrique os laudos, sempre será obrigatório haver alguém pra valida-los, por simples e essencial questão judicial, agora o qto isso vai desvalorizar a remuneração do Radiologista isso ainda é difícil de dizer. Já com relação a intervenção dentro da Radiologia, já sou um pouco mais pessimista, pq esbarramos na concorrência com neurocirurgiões, cirurgiões vasculares e etc. Sejamos francos, um paciente irá procurar o radiologista no lugar de um desses especialistas para realizar um procedimento qlqr? Acho pouco provável e essa não é uma percepção apenas minha, mas tb de colegas q já atuam na subespecialidade...
Gostei. Bem direto ao ponto. Sem frescura. Sem mimi e concordo. O que existe sao afinidades .
Que rapaz mais dedicado. Muito obrigada, faça mais vídeos assim, por favorrrrrrrr.
Video muito informativo, sou médico que trabalho no campo offshore e tmbm em UTI, pretendo ser anestesiologista assim como você por avaliar todos esses fatores
Como funciona o mercado médico offshore? A remuneração é melhor por trabalhar embarcado?
Excelente vídeo, parabéns Doutor, acaba sendo uma luz para cada um de nós....
Nem sou da área, mas visitei o canal porque um amigo meu, que é estudante de medicina, recomendou e achou show de bola, visto a qualidade do conteúdo transmitido. E é isso mesmo; to aqui maratonando os vídeos e descobrindo diversas coisas que não fazia idea a respeito da realidade dos médicos e do seu cenário de atuação. Parabéns!
Parabéns pelo brilhante trabalho, Doutor Solon Maia! O encorajo fortemente a continuar... Quanto à Urologia, gostaria de saber suas considerações sobre pontos positivos e negativos da área/saber em qual das “questões a se considerar” essa área melhor se encaixaria! Desde já, agradeço!
Urologia pra mim so tem ponto positivo. Melhor especialidade de toda a medicina. Tem que gastar uma grana com equipamento, ou alugar, mas esse tipo de gasto vai ter em grande parte das especialidades
Ciro Frazão pq tem tanto urologista fazendo plantão de cirurgia geral? Já perguntei a um e ele disse q o mercado era muito fechado. Sempre fico curiosa com isso!
Maria Silva Tirando radiologia, radioterapia e anestesio, que quando você entra já começa a receber bolada grande, todas as outras voces vai ter que praticamente PAGAR para trabalhar durante algum tempo. Urologista cai hoje no mercado: Tem ZERO pacientes. Tem uma despesa fixa de consultório de R$5.000/mês, tem que pagar a cota da UNIMED (50 a 80k), financiar alguns aparelhos... Ele precisa tirar esse dinheiro de algum lugar! O jeito eh dar plantões... Para um médico especialista se estabilizar, geralemnte são 3 a 5 anos. Até lá eh plantão de PS, de UTI, de cirurgia geral, etc. Absolutamente normal. Outro ponto é que as pessoas insistem em bater cabeça no mesmo lugar! Se tá concorrido, se muda! Vai pro interior, pra outro estado, sei lá.... Tem que ir atrás!
Mas muitos que vejo já têm mais de 5 anos de especialista, e alguns mudaram até de estado mas continuam no PS :/ Não sei se estou em “bolhas”, mas praticamente todo plantão q faço sempre tem pelo menos um uro no PS da CG.
@@mariabrasil7520 Assim como já vi vários cirurgiões plásticos em plantão de geral. O sucesso na carreira não depende apenas da escolha da especialidade. Nem mesmo da capacidade técnica individual.
Cada vídeo melhor que o outro!
Parabéns, Solon!
Excelente vídeo, muito obrigada!
Solon. Seus vídeos são tops dms.....
EU ADORO O SEU TRABALHO SOLON , PORÉM VC ESQUECEU A INFECTOLOGIA
Eduardo Santos Especialidade clínica... Remuneração prioritariamente por consulta e parecer. Sem procedimentos. Ela está implícita nas categorias que separei. Obrigado pelo feedback! Abraco
Péssima especialidade e de alta complexidade
Seu conteúdo gratuito é muito melhor do que o curso de terceiros que paguei . Parabéns
A criatividade nas imagens é incrível.
Mais um excelente vídeo, Solon. Parabéns! Se possível, gostaria de ouvir a sua opinião sobre pessoas ‘mais vividas’ (40/45 anos) que pensam em cursar Medicina.
Excelente vídeo, honesto e realista👏👏👏 Solon, eu tenho uma dúvida sobre a otorrino. Em qual das categorias ela se encaixa? Essencialmente cirúrgica? Estou pensando em fazer otorrino mas me desanimei um pouco quando soube que demanda um alto custo de equipamentos para montar consultório.
Especialidades clínicas com procedimentos
O otorrino trabalha tanto na parte clínica quanto na cirúrgica, nesse sentido pode atuar em ambas as áreas
Otima especialidade: Voce ganha com a consulta, durante a consulta faz ali na hora, rapidinho, uma nasofibroscopia e recebe por isso. Tambem opera garganta, ouvido, nariz... Especialidade muito boa, grande procura. Tem o inconveniente de dividir a parte clinica com pediatras, clinicos gerais, pneumos... Mas exame e cirurgia ninguem se mete. Sem falar que otorrino é pre-requisito pra Cirurgia de Cabeça e pescoco!
Estou na graduação de medicina e acompanhando seus vídeos passei a ver de forma bem mais clara, definitivamente a faculdade não ensina o conteúdo de altíssima qualidade que você traz aqui! Obrigado por compartilhar suas experiências e conhecimento, vou assistir cada vídeo religiosamente rs, abraço!
Parabéns, muito bons vídeo e suas análises.
Que vídeo espetacular! Parabens Dr Solon!!! Obrigado pelas dicas
Meu Deus , como demorei esse tempo todo pra encontrar esse canal maravilhoso? Muito obrigada!!
Muito boa explanação e visão da medicina. Muito obrigado por compartilhar sua experiência e conhecimento. Particularmente, me ajudou muito.
Mestre 👏
Vídeo excelente. Só falou vdds. O que eu mais vejo é gnt fazendo pós em endocrino/nutrologia de 1 ano e pouco e já indo fazer consultas particulares. Ou senao, fazendo curso de imagem de 1 mês e já laudando as coisas. Eu me formo em medicina daqui a 3 anos e n quero isso pra mim n.
Fabio Luiz Vc está certo! Busque servo melhor, nos caminhos mais corretos!
Obrigado por toda clareza! Grande abraço! Continue os vídeos!
Parabéns pelo vídeo! Foi objetivo, sincero e esclarecedor.
Obrigado pelo vídeo!
Resolvi prestar Dermatologia mesmo sabendo de toda a invasão da área. Sei que não vai ser fácil, tenho plena consciência de que terei de trabalhar outros aspectos em mim que não o técnico (networking, soft skills, comunicação, etc). Mas trabalhando vi que não gosto de plantão e não me imagino o resto da vida em centro cirúrgico. Tem vários dermatologistas que estão muito bem, não quer dizer que todo mundo vai conseguir, mas to disposto a encarar a concorrência ou até achar algum nicho dentro da própria dermatologia ou afins e empresariar de alguma forma.
Tem muita gente que faz procedimentos com profissionais não médicos? Sim, mas também tem MUITA gente com noção que não se submete a profissionais de formação duvidosa.
O problema é ser pego de surpresa! Se entrou sabendo, meio caminho ta andado!
Meus Nervos e quem fez Endocrino e se arrependeu amargamente? 6 anos depois ainda vale a pena desistir e fazer outra coisa ou mantém e tenta puncao de nodulo tiroidiano?
@@helisanelima1269 boa tarde Helisane? Teria um minuto para explica melhor seu arrependimento? Eu entro no internato daqui 3 meses e endocrinologia é uma de minhas opções... Agradeço desde já!
Entrou em dermato ? Acha que a área continua como pensava antes ? Ou mais promissora ?
@solonmaia como você vê o mercado de endoscopia digestiva hoje ? e seus potenciais de remuneração
Fenomenal! Parabéns pelo excelente video!
Ainda bem que quem veio do fim do mundo pra capital, sofreu na vida mais do que qualquer colega, e sabe o preço que tá pagando, já ta ligado em MT coisa faz é tempo. Agora essa sistematização foi impecável. Me fez refletir bastante, muito obrigada viu? Espero que vc volte a fazer vídeos.
Sensacional! Ja me inscrevi, adorei o video!
Parabéns pelos seus vídeos e muito obrigado!
Valeu, Rodolfo
O senhor é foda! Parabéns !
Que vídeo incrível! Me ajudou muito na decisão sobre qual especialidade seguir! Sigo querendo anestesio. 💉
Obrigado pelo vídeo.
Detalhe dos procedimentos cirúrgico: o ganho por procedimento é alto, mas a demanda não é tão constante quanto a especialidade clínica....o que interessa não é só o ganho por hora, mas o ganho total mensal por hora total mensal trabalhada, ou seja, o quanto de trabalho que aparece para se fazer também!
Para ter demanda contínua, precisa ser referência do plano (o que poucos são) ou trabalhar na visibilidade médica para que os clínicos mandem as demandas cirúrgicas para você, já que a grande maioria dos procedimentos são terapêuticos e demandam uma avaliação diagnóstica por outra especialidade antes (exceção de urologia e coloproctologia, por exemplo, que são especialidades clínicas e cirúrgicas ao msm tempo).
Então a boa são as especialidades clínico-cirúrgicas correto?
@@roxolilas4430 em tese sim, exemplo seria a otorrinolaringologia. Principalmente porque ela permite procedimentos estéticos da cirurgia plástica, lifit facial, correção de septo, rinoplastia, etc. E o melhor, acesso direto.
@@danielribeiro7162 eu penso em ortop ou cirurgia vascular,o q acha?
@@roxolilas4430o q vc acabou escolhendo?
Muito bom seus vídeos!! Mostra bem a realidade da medicina. Eu to no ultimo ano, na duvida entre Otorrino e Ortopedia :)
Manoel Del Arco Eu iria de otorrino! Valeu!
Você está disposto a não ter vida e ser tratado igual capacho por três anos?
Esse vídeo me salvou sério!💖
Aplaudindo com os pés pq preciso teclar! 😁 Brincadeiras à parte, esse vídeo era o que eu estava procurando. Ando muito na dúvida em relação à oftalmo, Uro e mastologia. Vou ver novamente o vídeo pra poder melhorar minha capacidade de análise kkk
Se tem dúvida entre duas especialidades cirúrgicas, deveria fazer cirurgia geral e vivenciar. Só depois escolheria a sub especialidade
cara, muito bom seus vídeos! parabéns!
Muito bom!!!! Show!!!
Dr Solon, como o senhor vê a pneumologia e o potencial no mercado ?
Olá! Assunto muito complexo… Recomendo a consultoria: hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/resolvendo-medicina/G84701777N
Excelente
Excelente vídeo! Esclarecedor.
Você explica muita bem. Parabéns 👏🤝
Muito bom!!!!
Genial, amigo! Análise realista e essencial. Mais um vídeo necessário para conta
Que vídeo massa!! Solon, o que você acha de otorrino? É uma especialidade clínico-cirúrgica que vale a pena ?
Excelente vídeo
Muito bacana! Gostei da análise
Parabéns pelo vídeo!
Ótimo vídeo!
obrigado, Edu!
Boa tarde. Sobre o retorno financeiro: O que você acha da residência de oftalmologia?
Esse maluco é foda, assistindo aqui e dando altas risadas e minha mulher ali achando que tou doido
Excelente!!! 👏🏻
quero uma especialidade com boa perspectiva salarial mas detesto centro cirurgico, agora to lascado com esse dilema.
Solon, vídeo simplesmente íncrivel, terminei ele e já saí recomendando para os outros colegas verem. Tenho uma dúvida, me interesso muito pela área de anestesiologia, no entanto, sempre penso o seguinte. Se uma cirurgia dura x horas, e nela ficarão ali o mesmo tempo trabalhando cirurgião e anestesista, e o cirurgião ganha mais trabalhando o mesmo tempo, compensa ser anestesista?
Yuri Miranda O anestesista muitas vezes ganha quase a mesma coisa que o cirurgião. Em alguns casos, ganha até mais. Mas o que importa nem é isso! >>> O cirurgião atende o paciente no consultório, aí tem direito a retorno, aí atende de novo, até que chega o dia de operar. Depois que opera tem que acompanhar o paciente por um ou dois dias, as vezes até mais. Então, enquanto o anestesista vê o paciente uma vez, o cirurgião fica dias e dias enrolado com o caso, é só ganha dinheiro de fato com a cirurgia. Enquanto o cirurgião tá visitando paciente e fazendo consulta, o anestesista está no centro-cirurgico anestesiando um atrás do outro.
Já aguardando. Penso em fazer reumato, sou de Minas. Moro em Bh, mas não importaria em ir para uma cidade menor. Alguma sugestão?
Gerson Menezes Se liga no que falei sobre especialidades clínicas... Minua sugestão é não fazê-las! :)
Gerson Menezes sou de Minas também e sugiro que você procure cidades pequenas com algum potencial industrial. Já vi cardiologistas, gastro, neuro, etc, ganhando pequenas fortunas nessas cidades de MG.
Pois é. Complicado. Vejo algumas especialidades clínicas aqui ganhando próximo ou até mais que especialidades cirúrgicas em Bh 😂😂, por incrível que pareça. Tem que ter uma visão crítica, não é tão preto no branco assim não. Levar em consideração o estresse também. Nem sempre a melhor remuneração compensa, e inclusive não é meu foco totalmente. Vlw Rafael, boa dica!
Opa, vc tá estudando aonde ? Tbm sou de BH e quero ir pra Federal!
Na cmmg Daniel
Excelente!
O "pônei maldito" eh a cereja do bolo kkkkkkkkkk sensacionaaalll
Amo psiquiatria, mas tem tanta gente fazendo especialização de final de semana... e muitas vezes os pacientes não diferenciam o psiquiatra com residencia do médico que fez pós de final de semana
Isso é verdade, ainda mais que a demanda é tanta que esses outros médicos se aproveitam para atender, mesmo tendo feito apenas uma pós.
Sólon, aproveitando o gancho já que você tratou da psiquiatria a parte. Como você acha o futuro de mercado para psiquiatra a médio prazo? Visto que é uma área que de certa forma é desvalorizada entre os profissionais da medicina (vide G.O.) e ainda carece de comprovação biológica em vários conceitos, você acha que essa área sobrevive no futuro ou que se encaminha para uma nova Radiologia?
Obrigado e me desculpe se eu ofendi de alguma maneira, isso não é minha opinião pessoal mas o que eu vejo no meu dia-a-dia.
Obrigadão, até!
Essa dúvida também me aflige. Ontem mesmo meu preceptor (que por sinal é G.O) torceu o nariz quando falei que penso em fazer psiquiatria, e ele não foi o primeiro a fazer isso. Tirando a realização pessoal de se fazer o que gosta, temo que essa desvalorização se estenda para a sociedade. Outra coisa é que, financeiramente, as consultas particulares são a melhor (ou a única) forma de obter sucesso, mas por serem consultas demoradas, exigem um preço maior que muitas pessoas não estão dispostas a pagar, e no caso de pacientes que buscam a psicoterapia, existem psicólogos a granel que cobram metade de um psiquiatra por consulta.
@@fernandoaquino550 Sobre concorrência dos psicólogos, veja que é uma faca de dois gumes. Como eles não prescrevem no final das contas são eternos encaminhadores para os psiquiatras quando a situação exige abordagem farmacológica concomitante. Manter um networking com psicólogos inclusive é tido como importante para o sucesso na área.
Eu to pra me formar e percebo que a Psiquiatria é uma area com muito potencial, principalmente pensando no futuro. Nao sei vc, mas praticamente todo mundo que conheço (familia, amigos, namorada) precisam ir no psiquiatra. E o paciente psiquiatrico fica dependente do medico, precisa voltar sempre pra reavaliar e renovar receita. Em termos de mercado, acho excelente opção... e no futuro Todo mundo vai ter q ir pro psiquiatra kkk todo mundo ta ficando meio doido.
Só acho uma area um pouco “pesada” e “triste”. Vai lidar com mta gente querendo morrer, isso acaba mexendo um pouco com o psicológico.
Quanto a radiologia... eu duvido muito que ela vá ser substituidas por maquinas, pelo menos na nossa geração. Quem conhece sobre tomografia tem noção de que a coisa é Muito complexa... uma imagem em Vidro Fosco no pulmão, por exemplo... pode indicar 50 diagnosticos diferentes... ai precisa ter a sensatez do medico pra discutir o caso, analisar a clinca, etc... pra poder dar um laudo. Por isso acho muito dificil uma máquina aposentar o médico. Pode no maximo, auxiliar no diagnóstico
Solon, você, com sua vivência com cirurgiões, acredita que o potencial financeiro das especialidades de altíssima complexidade é maior do que de cirurgiões plásticos que trabalham exclusivamente com estética?
•Olá tio Salon Maia, agradeço pelo vídeo.
•Meu nome é Luyani e estou no 12° ano do médio e estou procurando no que me especializar•.🥹🙌🏿este vídeo me ajudou bastante.✨🙌🏿
Dr. Solon, excelente trabalho. Vídeo muito honesto, com uma visão realista. O tipo de informação que só quem está por dentro do mercado há muitos anos pode passar, mas poucos passam e menos ainda com essa dinâmica e didática. Seus vídeos surgiram nos meus recomendados recentemente e já estou engajado no canal e redes sociais.
Tenho interesse na área de genética médica e, como o senhor disse, por ser majoritariamente clínica é fácil para outros profissionais se passarem por geneticistas, mas sinto que poucos se atreveriam por ser uma área tão distante da grande curricular habitual da faculdade. Talvez esteja sendo ingênuo, mas é uma área com tão poucos especialistas que é até complicado encontrar informações na internet, por isso decidi me arriscar e tentar pedir sua ajuda.
O senhor tem alguma opinião sobre a área ou nunca teve contato? Ela cai como qualquer outra especialidade clínica? Se sim, quem são os principais picaretas que invadem a área?
Caio Carvalho Benigno // Amigo, pergunte a 100 pessoas na rua se elas já foram ou precisaram alguma vez de um geneticista... Então... Meu raciocínio é esse. Acho que eh um mercado muito específico, com pouca demanda. Não me arriscaria nisso. Um abraço!