Aula magistral "Dança e Corporeidade" com Muniz Sodré

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024
  • O intelectual baiano faz um deslocamento de seus campos recorrentes de análise como as ciências jurídicas, as letras, a sociologia e a antropologia, para elaborar acerca do tópico Dança e Corporeidade.
    Segundo Muniz, corporeidade é a condição própria do sensível, tal como na experiência afro, em que o sentir é a comunicação original com o mundo, é o ser no mundo como corpo vivo. O sentir é o modo de presença na totalidade simultânea das coisas e dos seres, é o corpo humano enquanto compreensão primordial do mundo.
    Por sua vez a dança como integração rítmica do movimento ao espaço e ao tempo cria ou “inventa” as ações a partir do fluxo temporal do imaginário coletivo e, deste modo, produz um agir autônomo do dançarino. Não se traduz nem se explica a dança, pois ela não é um duplo do teatro, da mímica, da literatura ou da história; pois a ação do dançarino é projetiva, induzindo a uma experiência não redutível ao conceito indicando como infinitas as possibilidades criativas da dança.
    Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Muniz Sodré nasceu na Bahia no município de São Gonçalo dos Campos. É membro Imortal da Academia de Letras da Bahia. Com inúmeras obras publicadas, Muniz Sodré tem lançado seu pensamento sobre comunicação e sociedade.
    * Esse vídeo possui interpretação em Libras.
    #BienalSescdeDança
    Uma realização #SescSP, com apoio da Prefeitura de Campinas, Unicamp, Centro Cultural Coreano no Brasil, Traveling Korean Arts e Korea Fundation for Internacional Cultural Exchange.
    Acesse a programação da Bienal Sesc de Dança 2021 em bienaldedanca.s...
    #dança #apresentação #programaçãoSescSP #BienalSescdeDança
    #SescAoVivo #SescSP #SescCampinas #MunizSodré #Dança #DançaContemporânea #Corporeidade

Комментарии • 8