Autismo
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- De que forma ele afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação da criança?
tvbrasil.ebc.co...
Guilherme, de 4 anos, é autista. O transtorno começou a ser observado pela mãe, Cláudia Zirbes, quando o menino tinha um ano e três meses. Guilherme não falava e parecia não ouvir. Fez vários exames até se confirmar o diagnóstico de autismo. Atualmente, é atendido por uma psicóloga, que desenvolveu um programa baseado na Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Guilherme também participa de uma pesquisa que associa informação auditiva mais informação visual num sistema alternativo de comunicação.
Márcia Madalozzo percebeu que a filha era "diferente" quando ela tinha só dois meses. O desenvolvimento de Júlia era aparentemente normal, mas ela apresentou uma hipotonia leve e em seguida, começou a equilibrar tudo o que encontrava no dedo polegar. Aos 11 meses, começou a perder as poucas habilidades que tinha adquirido. Quando a filha completou um ano e três meses, Márcia já não tinha mais dúvidas de que ela era autista. Júlia faz tratamento biomédico, dieta SGSC, fono, e equoterapia. Frequenta a escola regular, gosta muito de animais, livros e seu sonho atual é ser a Rapunzel. Márcia participa de uma ONG que ajuda crianças autistas.
Tema do Ser Saudável desta semana, o Autismo não traz alteração física, mas comportamental. É uma disfunção neurológica de base orgânica que interfere na comunicação e relacionamentos afetivos. Não ocorre por bloqueios ou razões emocionais, mas pode ser agravado por estes. O transtorno nunca desaparece por completo. Porém, com os cuidados adequados, o indivíduo se torna cada vez mais adaptado socialmente.
Este episódio conta com a participação do neurologista e psiquiatra, presidente do Centro Pró-Autista, Wanderley Manoel Domingues; da terapeuta ocupacional, supervisora do Centro Pro-Autista, Heloiza Maria Zanella Goodrich; da orientadora do Grupo TEIAS, que trabalha com tecnologia e educação, Liliana Passerino; do psicólogo e coordenador do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da UFRGS Claudio Roberto Baptista.
uau , que esteriotipo pegar alguem com autismo severo e dizer que todos sao assim , eu tenho autismo leve e tenho 4 amigos
Voce tem quatro ?! Eu não tenho nenhum.
Grande reportagem parabéns pelo trabalho.
Excelente e esclarecedora reportagem. Vcs estão de parabéns.
Algumas idéias, ainda, meio ultrapassadas sobre TEA, mas gostei muito de terem mencionado o Denver!! Tratamento com ABA é tudo, para desenvolver uma criança autista!
Só não converso com estranhos e gentalhas
Vai que cola
Muito boa a reportagem.
Eu que me isolei por que moro em periferia todos que mora em lugares assim sabe que é verdade por isto que sem querer eu faço sucesso no mundo inteiro não é gente que a samarco paga para dar diagnóstico falso não quer dizer nada não sou obrigada kkkk
tenho uma filia com autismo ela tem 13 anos fui muinto atraz de recursos na area da educasao para ela mas senpri ouvia nao hoje com 13 anos falam que ela ja passou da idade para estudar
+mensageiros do louvor dupla nunca e tarde, nao e verdade que com 13 anos ela nao pode aprender,se vc nao consegue uma escola tem varios videos de escolas que dao exemplos de aulas ,a pior coisa para nossos filhos e pensar que e tarde para aprender,boa sorte ! Adriana.
ele feliz isso que importa familiares amar
daniel reis mãe ficar irmã ficar e prazerosa para elas fazê coisa ele que não está ai
daniel reis também um primo segundo grau também e igual autista
daniel reis prazerosa irmã e mãe que o pai não está nem ai
Esses terapia atende qualquer portador do transtorno ?
Pacote que sebbb
existem 114 pessoas alienadas no mundo
Vai que cola samarco kkkkkkk
ótimo
" dificuldade para brincar " " alinha os brinquedos" , essa tv brasil e o que contribue para os esteriotipos muito fuckin podres
nunca vi tanto exagero
soua autista , esse video e podre demais e exagerado , estou assistindo de madrugada