Autismo é muito mais comum que imaginamos, eu como professor tenho que sempre estar pronto para lidar com crianças com essa característica.. são muito inteligentes para algumas habilidades, mas geralmente possuem muita dificuldade nos relacionamento :)
a parte difícil é ter que conscientizar os país sobre isso. Alguns simplesmente não aceita que a criança pode ser altista ou ter qualquer outro déficit de atenção.
Concordo, eu sou autista asperger e tenho muita dificuldade em relacionamento amoroso e social, descobri que sou autista depois de adulto a 3 anos atrás quando eu tinha 20 anos (agora tenho 23)
Faço parte do espectro, e aprendi a disfarçar muito bem minha condição, mas só me sinto feliz quando chego em casa e me isolo do mundo, aqui dentro e tão mais interessante q o mundo lá fora q não sei explicar
Recomendo, diario de um autista. É um youtuber brasileiro que autista e conta nos seus vídeos como é ser autista, como é a visão deles do mundo, das pessoas, e sensações. Tudo isso fora dicas de como tratar melhor pessoas com autismo e como entendê-las. É muito bom mesmo!!
nossa toda semana eu assistido o nerdologia, mais esse foi o mais essencial para mim, meu filho foi diagnosticado com síndrome de asperg e eu falei com minha esposa que meu filho tinha quase o mesmo problema de sheldon ela não acreditou mais com esse video explica muito bem.. obrigado Atila.
Fazendo uma análise percebemos diversos comportamentos em Sheldon que são comuns em autistas ou no universo autista: 1º O autismo é referenciado pela cor azul, quase sempre Dr. Cooper esta Azul! 2º Ele tem dificuldade de interpretar e reconhecer sentimentos, como por exemplo sarcasmo. Essa dificuldade vem a ser um grande dilema no tratamento do autismo; 3º Sheldon necessita seguir rotinas, como rotinas de aprendizados. Exemplo quando Peny oferece torradas no dia do Mingau; 4 º Fixação por algo, seja o canto dele no sofá, seja por higiene e outros... 5º Além das citadas no próprio vídeo e outras que podem ser investigadas. Se não teve o propósito foi muita coincidência e ai Dr Átila o que você acha?
nem li tudo, na verdade só até o 3º, realmente o Sheldon é, mas o modo como descreveu pelo menos essas 3 características faz qualquer excêntrico ser autista, Nikola tesla era autista caso ele gostasse da cor azul então? vocês andam banalizando transtornos espalhando de maneira rasa e insitando tontos a sairem diagnosticando, isso é de uma tremenda irresponssabilidade
@@migeagle7182 leia de novo então. o 1ª item quer dizer que foi algo intencional dos diretores da série em colocar ele de azul, uma referência, um easter egg.
Mas, o autista se acha SEMPRE superior aos outros, insultando e humilhando, inclusive os próprios amigos? Acho que não. Não suporto esse babaca! Mil vezes Leonard e os outros personagens.
Não se iludam com a parte de "autistas são muito inteligentes", vocês não sabem como é torturoso ter Asperger... Uma pessoa que tem asperger fica no meio termo entre uma pessoa normal e uma completamente autista ou seja, nós convivemos no mundo de pessoas normais mas não conseguímos nos comportar como uma o que faz sermos excluídos pelos demais. É como se fosse uma luta diária contra nós mesmos pois tudo o que queríamos era ser normal... As vezes penso que é como se tivesse um parasita no meu cerebro me limitando e me impedindo de ser quem eu sou
mas no vídeo não fala "Autistas são muito inteligentes", acho q ficou bem claro a parte que diz que mantem mais neurônios que as pessoas comuns o que não diz sobre as suas capacidades, e que apenas 1 em cada 10 desenvolvem mais capacidade!
Como mãe e esposa de Aspies (Autismo leve), acredito que o Sheldon tenha a chamada "Dupla excepcionalidade" de Autismo e Superdotação. Na série, ele é um dos personagens de maior sucesso mas, infelizmente, na vida real, eles não fazem tanto sucesso assim. As terapias são essenciais e quanto mais cedo começar, melhor vai ficando o comportamento social.
Eu tenho suspeitas de uma forma de Síndrome de Asperger, e eu passei na pele quando criança por arbitrariedades e achismos dos 'profissionais'. Cansei de ser diagnosticado como um menino 'especial' muito inteligente, mas que tinha dificuldades em se relacionar com outras crianças por algumas falhas de personalidade. Nunca fui corretamente diagnosticado, por falta de habilidade (e interesse) de psicólogos e terapeutas que me avaliaram até hoje (e falta de recurso financeiro para pagar alguém especialista). A maioria dizia que eu não tinha nada. Uma delas chegava a dizer que era frescura minha e o que me faltava era uma boa surra. Portanto, muitos psicoterapeutas, fonoaudiólogos e pedagogos não podem ajudar pessoas autistas se algumas não têm competência nem para ajudar pessoas neurotipicas, quanto mais sequer entender alguém com algum tipo de transtornos do espectro autista? A mente de uma pessoa com TEA funciona diferente de uma pessoa comum. E há vários tipos diferentes de perturbações e gravidades, cada pessoa é um caso. A minha vida inteira tive que entender porque não conseguia sustentar as minhas amizades e relacionamentos, e aprender por tentativa e erro como funciona as relações sociais e como se comunicar para não aborrecer, ofender ou magoar as pessoas. Mas até hoje, com 38 anos ainda é um desafio para mim "atuar" como uma pessoa normal da sociedade e perceber as nuances da comunicação humana. Me relacionar com pessoas para parecer normal é cansativo, por isso é muito mais legal e agradável estar sozinho. A percepção que eu tenho é que a esmagadora maioria das pessoas que não possuem qualquer um tipo desses transtornos não têm a capacidade de ter empatia e entender realmente o que se passa na mente de uma pessoa autista, e tentará dar opinião, conselho ou crítica baseado em um modo de pensar de uma pessoa sem TEA. E acabar falhando na tentativa de ajudar.
Cara, ser introvertido é pior. Só dizem pra você que você é tímido, mudo, anti-social, grosso, incompente, distraído, passivo...etc. Inclusive as pedagogas, os pais e os psicólogos. Fora quando confundem a gente com os autistas. kkk Ao menos vocês tem diagnóstico, tratamento, reconhecimento, apoio etc. Nós não temos nada. Apoio de ninguém. Ainda bem que ao menos a gente tem a Susan Cain.
@@Introvert_Girl-1313 Pessoas do espectro autista não tem tratamento não, exceto que, para quem tem dinheiro existe neuropsicólogos especializados que podem ajudar um pouco, amenizar alguns problemas e viver melhor. Asperger na verdade nem é encarado como doença, o que reforça a ideia para alguns psiquiatras que ' isso não é nada'. O que eu mais tive durante a vida foi diagnósticos também de ser apenas introvertido, ou "metido", etc. O fato é que nossa sociedade (em especial brasileiros) são muito preconceituosos com as minorias, em especial quando sequer tem o mínimo de conhecimento do problema do outro. Sem contar as chacotas, ridicularizações, piadinhas, ofensas. Tinha um amigo autista na infância que sofria ainda mais do que eu com os colegas, até dos professores, que chamavam ele de retardado. Introvertidos, Aspergers, Autistas, e qualquer um que faça parte de uma minoria mal compreendida terá uma eterna luta contra a exclusão social, a discriminação e o preconceito, por toda a vida.
@@ShiroOlwe Ainda assim vcs tem mais do que a gente tem, como por exemplo, a associação brasileira de autismo. Tem vários métodos de tratamento tbm, escolas especializadas, só não é acessível pra quem não tem dinheiro. Ou ao menos o reconhecimento da psicologia de que existem, e não é frescura ou doença, direito recém conquistado tbm pelos LGBT's. Nós ainda não temos nada. E estamos sofrendo, porque somos forçados a nos "convertermos" em extrovertidos, ou isso ou ficamos sozinho. Só que o nosso cérebro é incapaz, biologicamente, de se extroverter (o oposto tbm). Muitas vezes, somos forçados a ter energia, sem ter uma GOTA de dopamina (energia) em nossas cabeças. PS: Pra quem não sabe, introversão é perder energia cerebral para pessoas e eventos. Extroversão é o oposto, é ganhar.
Mano, o fato de vc ser introspectivo e ter dificuldades de se relacionar, não significa que seja autista. Talvez, vc não foi muito estimulado a desenvolver as suas habilidades sociais desde a infância e adolescência, sendo a assim, passou a ter dificuldades com a socialização.
@@Introvert_Girl-1313 e pior que a extroversão nem é tão positiva assim como a sociedade prega enfim, as pessoas insistem em enxergar a extroversão e introversão como extremos. Acham q um introvertido é incapaz de interagir com tudo e um extrovertido é um deus da conversa. É irritante pra kralho
tenho um irmão autista só q o dele é o caso mais leve de asperger, ele foi diagnosticado aos 5 anos com essa sindrome e hoje tem 19 anos e está fazendo jornalismo, ele é um dos casos pelo menos em minha região um dos mais progressivos q já existiu, ele tem interação social boa, rendimento academico excelente e várias pessoas ao redor dele fazem tcc sobre como ele evoluiu ou como ele conseguiu conviver mesmo sendo asperger até chegar a faculdade, tenho muito orgulho dele e acredito q ele terá plena indepencia no futuro, tendo em vista q a faculdade q ele faz fica num municipio ao lado e ele vai sozinho sem nenhum problema, amo muito meu irmão asperger!!!!
Sheldon também tem caracteristicas das Altas Habilidades (também conhecida como Talento ou superdotação). No meu diagnostico ele é ao mesmo tempo Asperger (um espectro do autismo, no DSM V), possui sintomas de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e possui Altas Habilidades (sim, isso é possível e existe literatura científica que aborda isso)! Aliás, fica a dica de um Nerdologia sobre as Altas Habilidades. Me disponho a ajudar se for o caso.
+Vitorbertoloto lá ele falou varios tipos de autismo e esse não esta relacionado ao cerebro, embora ele não se comunica muito bem, falando coisas não muito naturais.
+Vitorbertoloto eu sou autista, e não sou de falar, mas se eu sentir que vc esta prestando atenção.. eu falarei sem parar..!! mesmo que vc não queira ouvir! é como se eu pudesse explicar meu mundo pra vc!!
+Vitorbertoloto Meses atras saiu uma reportagem de um adolescente autista que era praticamente o técnico de um time de basquete escolar (lá nos EUA obviamente) e ele se comunica normalmente quando fala de basquete, mesmo exemplo do Sheldon falando de trens.
9 лет назад+85
+Vitorbertoloto experimente falar de um assunto que é o interesse especial (que o Atila chamou de "foco") do autista, vai falar mais do que tudo, te dar todas as informações. Eu sou autista/asperger, posso passar um dia inteiro, ou mais, sem falar com ninguem, mas toca no assunto do meu interesse...
Temple Grandin escreveu vários livros, ela também cunhou a expressão "an anthropologist in Mars" para descrever como ela se sentia ao estudar os neurotípicos e aprender a interagir com eles. Oliver Sacks usou a expressão para seu título, com consentimento, num dos capítulos ele fala dela. Temple Grandin atualmente dá várias palestras sobre autismo nos Estados Unidos e Canadá.
Eu acho q o Sheldon tem a sindrome de Savant, só pode! MANO, COMO QUE ALGUÉM CONSEGUE FALAR DETALHES DE ALGO ALEATÓRIO DO NADA (estatisticas, nomes, ano, etc.). Só ele mesmo, sério *"Um fato curioso..."* Essa frase já tava me enlouquecendo nas minhas maratona no The Big Bang
Creio que seja normal de qualquer autista, pois tenho conhecimentos detalhados sobre coisas aleatórias, como que no calendário do Reino Unido de Setembro de 1752 faltam os dias 3 até 13, por causa da troca do calendário Juliano para o Gregoriano.
Estou revendo esse vídeo em 2022 após descobrir que meu filho de dois anos de idade é autismo. Na época não entendi muito do vídeo, mas agora tudo faz sentido. Ótimo conteúdo que se manteve ao longo dos anos.
É IMPOSSÍVEL chegar ha uma conclusão sobre qualquer coisa relacionada a um personagem de séries/animes. Esse tipo de personagem tem picos de sintomas em muitos episódios , mais em outros se mostram pessoas normais, tipo quando o sheldon tira uma queda de braço com o raj de boa, mais quando da a almofada pro howard encosta a mão dele na do howard muito de leve e em seguida ja esteriliza com álcool.
9 лет назад+17
+Vitorbertoloto Bem, imagine que ninguem dissesse que o Raj é indiano, mas ele continua com a aparencia de indiano, sotaque indiano, faz referencias a coisas indianas etc... Você diria que é impossivel chegar a conclusão de que ele é indiano porque em alguns episodios ele parece mais "ocidental"? Pessoas não são iguais todos os dias.
+Vitorbertoloto Impossível é uma palavra muito forte. Fairy Light deu um excelente exemplo de como nem sempre o roteiro precisa confirmar algo para que a audiência chegue àquela conclusão. Só o fato de existir uma forte discussão sobre o assunto já mostra que não é tão impossível assim concluir, ou pelo menos considerar a possibilidade de Sheldon ser autista. Como o Átila diz no vídeo, apenas exames e acompanhamento poderiam “oficializar” o diagnóstico, mas isso é mera tecnicalidade (?). Mesmo que um dia se confirme dentro da série que Sheldon NÃO é autista, isso não altera o fato de que durante oito temporadas o seriado construiu o personagem em cima do espectro autista, mesmo que de forma velada.
+Fernanda Fiorese Martins sim,eu queria saber,dá pra ''curar'' o autismo? -eu disse curar em aspas pois se um autista que nem o Sheldon fosse mais socializável por mim seria uma cura- , pois se você for ver,na primeira temp da série,ele é todo fechado etc,só falava de verdade com seus amigos -e a Penny- ,mas agora na oitava temporada ele é super aberto socialmente,já viajou de trem -mesmo por uma frescura- em vagões de pobres ou vazios,em um super chique que a própria NAMORADA pagou sua passagem, além de beijá-la na boca
+Vitorbertoloto Outra cosia vc só pode falar exclusivamente de TBBT ou de outra comédia usando esses argumentos, ter características que duram episódios é uma marca dos personagens de sitcom. Personagens dramáticos normalmente não mudam muita coisas no estilo, no máximo se constroem e vão ganhando "corpo", a não ser algo muito impactante aconteça com algum deles, mas psicologicamente, geralmente, eles permanecem com as mesmas características inicias.
Temple Grandin. Me identifiquei com as questões empáticas relatadas por ela em relação aos animais e pessoas. Eu não sou Autista "puro", mas sei que tenho traços da Síndrome de Asperger. Muitas questões sociais para mim consegui adaptar racionalmente, não psicologicamente. Hoje é o que faz conviver razoavelmente com as outras pessoas aos meus 31 anos sem ser excluído ou ser considerado "excêntrico". Porém sou o ultimo ainda a rir das piadas...
muito obrigada, Átila, pelo Nerdologia e por esse vídeo. fui diagnosticada como asperger aos 6 anos de idade e desde então convivo com as dificuldades e os obstáculos que esse diagnóstico me impõe. ver um neurotípico se esforçando para entender a nossa condição e explicá-la a outros emociona e conforta, de verdade.
Terapia Ocupacional é um profissional indicadíssimo para lidar com autistas... Atila pf conheça esta profissão maravilhosa. Vc teve oportunidade de divulgá-la diversas vezes
+Glazy Crazy autismo é dificuldade para se comunicar ou dificuldade social, mano eu sou autisca eme reconheci em muitas partes do video, por exemplo nao falo com as pessoas no olho, tenho dificuldade para falar, tenho uma otima memoria...etc
Atila, você tem feito um ótimo trabalho sobre os vídeos relacionados à psicologia, se preocupando em mostrar de forma contundente os sinais e sintomas de algumas alterações psicológicas. Entretanto, não podemos esquecer que como seres biopsicossociais, não só as influências biológicas podem ser facilitadoras para o desencadeamento de sinais e sintomas do transtorno espectro autista (TEA), mas também as experiências do sujeito com o mundo. Recomendo a leitura dos textos de um psicanalista e pediatra inglês, Donald W. Winnicott, chamado "Desenvolvimento Emocional Primitivo" e "Psicoses e cuidados maternos". Grande Abraço!
Parabéns pelo canal! Vídeos mto bem explicativos! Sou biólogo como você e acho suas explicações mto boas! Divulgarei seu canal para meus alunos! Uma sugestão que acho legal (por curiosidade) é fazer um nerdologia do voo dos super herois! Explicando fisicamente como thor, superman, lanterna verde, entre outros conseguem voar!! Abs e boa sorte com o canal!
Tenho uma filha autista e ela tem excesso de sinceridade, fala cada coisa como se não se importasse com os sentimentos das pessoas nem tentar disfarçar ao falar de características físicas das pessoas!
Olá depois que tive um sublinho autista ,e fui assistir Big Bang de cara já sabia que Sheldon era autista e por isso eu acho que por isso fiquei apaixonada e ao msm tempo vontade de dar uns tapas no Sheldon por isso eu amo o Sheldo
muito legal! Ótimas explicações... vale ressaltar que por mais que pareça que o autista vive "em seu próprio mundo" ele percebe, vê, sente, sabe tudo que acontece à sua volta e não devem ser tratados como se estivessem isolados dos demais, não interagir não significa não sentir! :)
otimo episodio! Aproveitando a oportunidade podia fazer um também sobre hiperatividade. Pessoas anciosas estão se declarando hiperativas sem saber realmente os sintomas de quem tem esse problema.
Pode parecer contraditório, mas ele parece ter controle sobre esse distúrbio. Há alguns episódios que ele diz que se esforça muito para controlar o que acontece no cérebro dele. Apesar da série não se aprofundar nesses distúrbios psicológicos dele, ela é bem coerente com o seu comportamento no decorrer das temporadas. Ele evolui, mas percebemos que o transtorno ainda continua com ele
Ele não parece ser autista. O Sheldon não tem esse desligamento do mundo ao seu redor. Ele é bem sociável (quando quer), gosta de ser o centro das atenções, quer ter reconhecimento. Autista não é assim. E ele repete várias vezes durante a série que já foi testado e não tem problemas psiquiátricos. Muito provavelmente, o que ele desenvolveu foi um grave transtorno obsessivo compulsivo
Olá Atila, eu sou Matheus, TI e pesquisador e gostaria de sugerir que você falasse sobre, A capacidade de armazenamento das pokebolas ou então sobre os poderes Pokémons e sua diversidade biológica. !!! Obg sou muito seu fã.
Na moral, você merece um Nobel... Afinal, NINGUÉM SABE o que é o autismo, mas com uma rápida pesquisa de internet você já é capaz de dizer não só o que é, mas quais são os tratamentos eficazes para esse problema -- e pode até fazer um pré-diagnóstico de um problema dificílimo de diagnosticar através de uma série televisiva! Na moral, Átila, você é FODA!
oi @oatlia, o meu irmão é autista e nós aqui em casa gostamos de ler bastante a respeito, principalmente minha mãe, obrigada pelas dicas dos livros. Tem um filme muito bom sobre a história da Tample Grant (acho q é assim o nome), é bem legal...
Átila obrigado por existir no mundo e fazer o Nerdologia. Eu não tenho autismo, mas tenho a capacidade de me 'desligar'. Percebi isso no crescimento, quando estavam lavando a casa e escutavam forró. Então eu conseguia entrar num modo 'off line' no qual tenho até hoje em que não escuto absolutamente nada. Nesse estado perco um pouco do equilíbrio e do campo de visão nas laterais. Existe algo assim no mundo?
Eu sou um autista asperger que tenho uma grande inteligência em cálculos mas só que para línguas que e o mais importante eu tenho MUITA dificuldade mesmo fazendo curso
Ser autista não é sinônimo para inteligência. Existem autistas de todos os níveis e não existe mais Asperger, existe autista leve. Mais para ser um autista leve ele tem que ser totalmente independente. As dificuldades autistas são em qualquer nível. Busque a Deus e siga o seu coração que tudo correrá bem.
@@F3lipe-u8x Se orgulhe. Pois um autista é um exemplo de amor e vida, não vou dizer que é fácil ser um autista em um mundo tão preconceituoso, mais tenha por mente que vc nunca está sozinho, tem a nós papais lutando por vcs todos os dia. Meu anjo azul tem 4 anos. É autista severo e é a minha maior riqueza e alegria, ele é o puro amor. Lutamos juntos todos os dias para o desenvolvimento e contra o preconceito, mais o que muitas pessoas não sabem é o quanto ele é especial e que se eu pudesse escolher teria todos os meus filhos autistas pois vcs são realmente enviados por Deus para fazer daqui um mundo melhor. Beijos, cultive sempre o amor, pois nele você vai vencer.
@@danybarbosa1980 só lembrando que autistas tbm não são sinônimos de pureza ou bondade eu já convivi com autistas que, namoral, são arrogantes e preconceituosos ao extremo. Autismo é só uma condição mental da pessoa, n torna melhor nem pior q ngm
@@garudadrakon4728 Quem é você para falar assim de um autista? Cuidado com suas palavras sem noção que você pode tomar um processo. E digo sempre uma coisa. Só conhece um autista quem é pai ou mãe dele. Outros da rua que dizem conhecer ou conviver não sabe nem o que significa a palavra autismo.
Ele não é mais comum em Homens, foi pouco estudado em mulheres, porque reagimos diferente. Por favor, parem de falar isso. Estão prejudicando muito o diagnóstico de mulheres autistas.
Faz um sobre o que o Raj tem ,Mutismo Seletivo. Seria bom pra divulgar e conscientizar sobre, já que é bem pouco conhecido no País. E ainda mais por que dia 31 agora é o dia oficial de conscientização sobre o Mutismo Seletivo.
Sou autista em grau severo e tive muitas dificuldades devido as pessoas associarem o autismo com dificuldade de aprendizado. Fui identificado como autista na infância mas devido a ter um excepcional desempenho em desenho, matemática e física, descartaram tal hipótese. Enfrentei muitas dificuldades até entender o que de errado havia comigo.
Eu sou de uma geração que essa discussão sequer existia e os pais então, nem imaginavam a possibilidade (anos 80). Sempre tive, e ainda tenho, uma grande dificuldade em sustentar contato visual, mesmo que breve, e só consigo articular idéias se não estiver olhando pra ninguém, bem como dificuldade alta em várias interações sociais. Isso seria algum indício de algum grau? A que tipo de especialista se deve recorrer após a vida adulta?
me chamaram de autista e eu não acreditei, depois de ver o vídeo fiquei em dúvida, só uma consulta pra concluir.
8 лет назад+176
Não é triste não. é a melhor coisa que esse video poderia ter feito. Eu sou autista/asperger e sou feliz em ser assim. Estima-se que no Brasil, 90% dos autistas estão sem diagnostico (e a maioria deles são adultos "do tipo leve"). Então nada mais natural e esperado que quando um grande veiculo de comunicação fala sobre o assunto, alguém vai se identificar. E normalmente esses são os primeiros passos no caminho do diagnostico que formal. Então não sejam rudes com quem se identificou com as características descritas. Existe 90% de chance de realmente ser um autista que está se descobrindo pela primeira vez. ;)
Cara! tenho filho Autista, e só depois de ter o diagnostico e me aprofundar no assunto descobri que tb sou autista/asperger....não vejo problema nenhum de pessoas irem atras ou ficar antenas no assunto, pois isso pode acontecer com qualquer um....
Eu também tenho essa dúvida, sempre tive problemas de socialização(amizades), não entender o que devo falar pra pessoas (tenho melhorado com o tempo) e as vezes me interesso de mais por assunto específico. Só indo num médico, talvez seja nada, mas se for, não me sinto constrangido e o vídeo ajuda a conscientizar todo mundo.
Essa questão de não saber as regras de convívio social é o mais triste... Não interpretam o sentimento das pessoas e acabam falando coisas absurdas que são difíceis de desculpar.
Meu irmão é autista e se da bem com todos, e adora brincar com colegas. É que existe o espectro autista, que são os graus do autismo. Pesquise na internet, e te afirmo que existem muitos livros interessantes. Tem um médico muito renomado especialista no assunto em Curitiba, se chama Antoniuque, foi onde meu irmão foi diagnosticado. A agenda dele é sempre lotada, então acho difícil achar um horário. Mas se você realmente acredita nisso, recomendo ir em um médico. Mas também pode ser só uma característica sua.
Meu sobrinho tem autismo, e sou muito fã da série TBBT. Oque sempre foi certa comparação de comportamento na minha cabeça. Impossível não notar, principalmente quando você convive com um espectro. Eu particularmente, acho amável, incrível e muito curioso como se relacionam com tudo. Das várias formas de ver o mundo.
Há um livro, curto, elucidativo e tremendamente impactante escrito pela própria Temple Grandin sobre seu desenvolvimento e formação como pessoa. Puta aula sobre autismo e empatia.
Aceitar as diferências: CORRETO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Qualquer pessoa pode ter esses características: Não conseguir olhar nos olhos de outras pessoas (mesmo dos familiares) ,não conversar, ter facilidade em algo que o resto considera difícil como por exemplo física?
tem um episódio que explica que ele leva um estilo de comportamento do Spok (personagem do Star Trek), e ele desenvolve sentimento fortes pela Amy, transa com ela, se comunica com o grupo todo.. ou seja, acredito que ele nao seja autista.
+Stênio Lopes Uhum sei e você é só mais um dos tarados que se vê aqui pelo YT, cara toda mulher que aparece aqui tem um comentário seu chamando ela de linda,vê se te cuida porque assédio também é crime.
Realmente, de todos os canais do youtube o Nerdologia é meu favorito sem sombra de dúvida. Conhecimento e pensamento cientifico na linguagem da internet. Minha maior ambição como estudante de jornalismo é conseguir exercer a profissão com a mesma maestria em todos os meios de comunicação de massa.
Parabéns pelo programa, mas o Sheldon não tem nenhuma síndrome ou perturbação mental, ele disse várias vezes na series que ele ja foi "testado" quando era mais novo. Sua mãe também confirma.
Mas que no Young Sheldon ele age totalmente igual a um aspie ele age. É que alguns transtornos não eram diagnosticadas antigamente. E autista é diferente de ser louco.
Atila, sobre a parte das dietas deu a entender que uma boa Nutrição não ajudaria no caso e ajuda e muuuuuuuito!!! Recomendo que assista o vídeo sobre autismo da VP com a Denise Carreiro (jogando aqui no RUclips se acha fácil), a Denise é nutricionista e trabalha a décadas ajudando a melhorar casos de autismo junto a uma equipe multidisciplinar. A VP é uma das melhores pós graduações de Nutrição Funcional no Brasil. Obs: eu sou nutricionista.
"Eu não sou louco, minha mãe me testou." Sheldon Cooper.
"Mas eu devia ter procurado aquele especialista..." Mary Cooper.
hahahaahaha
hahahaha
+Letícia Stein kkkkk
Rodrigo de Carvalho Soares shelly coco
Hahahaha
Autismo é muito mais comum que imaginamos, eu como professor tenho que sempre estar pronto para lidar com crianças com essa característica.. são muito inteligentes para algumas habilidades, mas geralmente possuem muita dificuldade nos relacionamento :)
a parte difícil é ter que conscientizar os país sobre isso.
Alguns simplesmente não aceita que a criança pode ser altista ou ter qualquer outro déficit de atenção.
eu tenho autismo e mutismo selectivo, a minha maior dificuldade é na parte da socialização, mas eu estou conseguindo lidar.
Concordo, eu sou autista asperger e tenho muita dificuldade em relacionamento amoroso e social, descobri que sou autista depois de adulto a 3 anos atrás quando eu tinha 20 anos (agora tenho 23)
@@1k4r09 na minha família somos 3 autistas, 2 aspergers (eu e meu tio) e um severo (primo da minha mãe)
@@lukewerdna8231 então é hereditário?
Eu sou Autista, fico feliz em um grande canal falar sobre isso
Sério?legal seu canal
Eu também sou mano, também fico 💪
@@lukewerdna8231 eu queria ser autista
@@caiosousa6732 não queira. Ser autista é um fardo, única coisa boa é a chance que você tem de se tornar um gênio como Einstein ou Tesla
@@randompooper3528 Qual o nivel do seu Autismo?
Faço parte do espectro, e aprendi a disfarçar muito bem minha condição, mas só me sinto feliz quando chego em casa e me isolo do mundo, aqui dentro e tão mais interessante q o mundo lá fora q não sei explicar
É tão bom se sentir feliz e ter uma casa.
Nossa...
Quer conversar cmg?
Exatamente! KKKKKKK
O nome disso é depressão, vai se tratar ou se suicidar caso prefira.
Recomendo, diario de um autista. É um youtuber brasileiro que autista e conta nos seus vídeos como é ser autista, como é a visão deles do mundo, das pessoas, e sensações. Tudo isso fora dicas de como tratar melhor pessoas com autismo e como entendê-las. É muito bom mesmo!!
Up o/
Ele explica muito bem! E já me tirou muitas dúvidas..
nossa toda semana eu assistido o nerdologia, mais esse foi o mais essencial para mim, meu filho foi diagnosticado com síndrome de asperg e eu falei com minha esposa que meu filho tinha quase o mesmo problema de sheldon ela não acreditou mais com esse video explica muito bem.. obrigado Atila.
Fazendo uma análise percebemos diversos comportamentos em Sheldon que são comuns em autistas ou no universo autista:
1º O autismo é referenciado pela cor azul, quase sempre Dr. Cooper esta Azul!
2º Ele tem dificuldade de interpretar e reconhecer sentimentos, como por exemplo sarcasmo. Essa dificuldade vem a ser um grande dilema no tratamento do autismo;
3º Sheldon necessita seguir rotinas, como rotinas de aprendizados. Exemplo quando Peny oferece torradas no dia do Mingau;
4 º Fixação por algo, seja o canto dele no sofá, seja por higiene e outros...
5º Além das citadas no próprio vídeo e outras que podem ser investigadas. Se não teve o propósito foi muita coincidência e ai Dr Átila o que você acha?
Sem falar que a própria Amy disse que ele tinha toc
@@AnaSouza-dw3mw Há um episódio em que a mãe dele se arrepende de não ter levado em outro psicólogo para avaliar sua situação.
nem li tudo, na verdade só até o 3º, realmente o Sheldon é, mas o modo como descreveu pelo menos essas 3 características faz qualquer excêntrico ser autista, Nikola tesla era autista caso ele gostasse da cor azul então? vocês andam banalizando transtornos espalhando de maneira rasa e insitando tontos a sairem diagnosticando, isso é de uma tremenda irresponssabilidade
@@migeagle7182 leia de novo então. o 1ª item quer dizer que foi algo intencional dos diretores da série em colocar ele de azul, uma referência, um easter egg.
Mas, o autista se acha SEMPRE superior aos outros, insultando e humilhando, inclusive os próprios amigos? Acho que não.
Não suporto esse babaca! Mil vezes Leonard e os outros personagens.
"I'm not crazy. My mom had me tested"
Mas ela disse que se arrependeu em nunca ter levado "àquele especialista" de Houston... Rsrsrsrs
Não se iludam com a parte de "autistas são muito inteligentes", vocês não sabem como é torturoso ter Asperger... Uma pessoa que tem asperger fica no meio termo entre uma pessoa normal e uma completamente autista ou seja, nós convivemos no mundo de pessoas normais mas não conseguímos nos comportar como uma o que faz sermos excluídos pelos demais. É como se fosse uma luta diária contra nós mesmos pois tudo o que queríamos era ser normal... As vezes penso que é como se tivesse um parasita no meu cerebro me limitando e me impedindo de ser quem eu sou
o que é uma pessoa normal mesmo?
+Catarina Abreu as vezes eu penso que "Normal" é ser o que a sociedade espera que você seja.
Penso o mesmo! Ser normal é agir conforme os padrões!
mas no vídeo não fala "Autistas são muito inteligentes", acho q ficou bem claro a parte que diz que mantem mais neurônios que as pessoas comuns o que não diz sobre as suas capacidades, e que apenas 1 em cada 10 desenvolvem mais capacidade!
O certo é: sentimo-nos estrangeiros em todo lugar do mundo.
Como mãe e esposa de Aspies (Autismo leve), acredito que o Sheldon tenha a chamada "Dupla excepcionalidade" de Autismo e Superdotação. Na série, ele é um dos personagens de maior sucesso mas, infelizmente, na vida real, eles não fazem tanto sucesso assim. As terapias são essenciais e quanto mais cedo começar, melhor vai ficando o comportamento social.
Só que no caso dele ele é tão grosseiro e tem tanta dificuldade de entender as pessoas que dizem que ele é louco.
@@Savio-kr5je passamos por isso aqui tbm mas não é tão engraçado quanto na série :/
Eu juro que lí o nome do canal como: Neurologia kkkk
Acho q agm se lembrou da Emy....
Kkkkkk
Você não está sozinha
Isso pode ser dislexia ;-;
@@camaleonino6446 acho que não
Eu tenho suspeitas de uma forma de Síndrome de Asperger, e eu passei na pele quando criança por arbitrariedades e achismos dos 'profissionais'. Cansei de ser diagnosticado como um menino 'especial' muito inteligente, mas que tinha dificuldades em se relacionar com outras crianças por algumas falhas de personalidade. Nunca fui corretamente diagnosticado, por falta de habilidade (e interesse) de psicólogos e terapeutas que me avaliaram até hoje (e falta de recurso financeiro para pagar alguém especialista). A maioria dizia que eu não tinha nada. Uma delas chegava a dizer que era frescura minha e o que me faltava era uma boa surra.
Portanto, muitos psicoterapeutas, fonoaudiólogos e pedagogos não podem ajudar pessoas autistas se algumas não têm competência nem para ajudar pessoas neurotipicas, quanto mais sequer entender alguém com algum tipo de transtornos do espectro autista? A mente de uma pessoa com TEA funciona diferente de uma pessoa comum. E há vários tipos diferentes de perturbações e gravidades, cada pessoa é um caso.
A minha vida inteira tive que entender porque não conseguia sustentar as minhas amizades e relacionamentos, e aprender por tentativa e erro como funciona as relações sociais e como se comunicar para não aborrecer, ofender ou magoar as pessoas. Mas até hoje, com 38 anos ainda é um desafio para mim "atuar" como uma pessoa normal da sociedade e perceber as nuances da comunicação humana. Me relacionar com pessoas para parecer normal é cansativo, por isso é muito mais legal e agradável estar sozinho.
A percepção que eu tenho é que a esmagadora maioria das pessoas que não possuem qualquer um tipo desses transtornos não têm a capacidade de ter empatia e entender realmente o que se passa na mente de uma pessoa autista, e tentará dar opinião, conselho ou crítica baseado em um modo de pensar de uma pessoa sem TEA. E acabar falhando na tentativa de ajudar.
Cara, ser introvertido é pior. Só dizem pra você que você é tímido, mudo, anti-social, grosso, incompente, distraído, passivo...etc. Inclusive as pedagogas, os pais e os psicólogos. Fora quando confundem a gente com os autistas. kkk Ao menos vocês tem diagnóstico, tratamento, reconhecimento, apoio etc. Nós não temos nada. Apoio de ninguém. Ainda bem que ao menos a gente tem a Susan Cain.
@@Introvert_Girl-1313 Pessoas do espectro autista não tem tratamento não, exceto que, para quem tem dinheiro existe neuropsicólogos especializados que podem ajudar um pouco, amenizar alguns problemas e viver melhor. Asperger na verdade nem é encarado como doença, o que reforça a ideia para alguns psiquiatras que ' isso não é nada'. O que eu mais tive durante a vida foi diagnósticos também de ser apenas introvertido, ou "metido", etc. O fato é que nossa sociedade (em especial brasileiros) são muito preconceituosos com as minorias, em especial quando sequer tem o mínimo de conhecimento do problema do outro. Sem contar as chacotas, ridicularizações, piadinhas, ofensas. Tinha um amigo autista na infância que sofria ainda mais do que eu com os colegas, até dos professores, que chamavam ele de retardado. Introvertidos, Aspergers, Autistas, e qualquer um que faça parte de uma minoria mal compreendida terá uma eterna luta contra a exclusão social, a discriminação e o preconceito, por toda a vida.
@@ShiroOlwe Ainda assim vcs tem mais do que a gente tem, como por exemplo, a associação brasileira de autismo. Tem vários métodos de tratamento tbm, escolas especializadas, só não é acessível pra quem não tem dinheiro. Ou ao menos o reconhecimento da psicologia de que existem, e não é frescura ou doença, direito recém conquistado tbm pelos LGBT's. Nós ainda não temos nada. E estamos sofrendo, porque somos forçados a nos "convertermos" em extrovertidos, ou isso ou ficamos sozinho. Só que o nosso cérebro é incapaz, biologicamente, de se extroverter (o oposto tbm). Muitas vezes, somos forçados a ter energia, sem ter uma GOTA de dopamina (energia) em nossas cabeças.
PS: Pra quem não sabe, introversão é perder energia cerebral para pessoas e eventos. Extroversão é o oposto, é ganhar.
Mano, o fato de vc ser introspectivo e ter dificuldades de se relacionar, não significa que seja autista. Talvez, vc não foi muito estimulado a desenvolver as suas habilidades sociais desde a infância e adolescência, sendo a assim, passou a ter dificuldades com a socialização.
@@Introvert_Girl-1313 e pior que a extroversão nem é tão positiva assim como a sociedade prega
enfim, as pessoas insistem em enxergar a extroversão e introversão como extremos. Acham q um introvertido é incapaz de interagir com tudo e um extrovertido é um deus da conversa. É irritante pra kralho
Que tal um nerdologia sobre o metabolismo da Magali?? Kkkk
+Pedro de Souza Boa sugestão!
+Pedro de Souza ótima sugestão!!! kkk
+Pedro de Souza APOIADO!!!!!!!!!
+Pedro de Souza Ótima sugestão cara!
+Pedro de Souza Escutou isso? Foi minha mente explodindo!
Adorei!
Obrigada Atila!
Obrigada atila!
Obrigada atila!
tenho um irmão autista só q o dele é o caso mais leve de asperger, ele foi diagnosticado aos 5 anos com essa sindrome e hoje tem 19 anos e está fazendo jornalismo, ele é um dos casos pelo menos em minha região um dos mais progressivos q já existiu, ele tem interação social boa, rendimento academico excelente e várias pessoas ao redor dele fazem tcc sobre como ele evoluiu ou como ele conseguiu conviver mesmo sendo asperger até chegar a faculdade, tenho muito orgulho dele e acredito q ele terá plena indepencia no futuro, tendo em vista q a faculdade q ele faz fica num municipio ao lado e ele vai sozinho sem nenhum problema, amo muito meu irmão asperger!!!!
Sugestão relacionada: *hipermemoria*
+PeperaioHardwareBR lol, vc aki lucas? XD
+PeperaioHardwareBR Sempre fui fã.
+PeperaioHardwareBR lol
+PeperaioHardwareBR Já tem um nerdologia relacionado a isso
+luiz karlos nome?
Sugestão: Nerdologia *Teoria* *das* *Cordas*
Felipe Menão up
Siiiim
ia ser legal um nerdologia sobre o cérebro de um psicopata/sociopata
queria muito tbm
+iago gabriel muito foda.... fodastico... ah se puder conheça o meu canal tb.. um grande abraço..
Tem um nerdcast sobre.
+MrHaduoken ouve o nerdcast
jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-467-a-deturpada-mente-dos-viloes/
+MrHaduoken vo colocar minha ward aki...
podia ter um nerdologia sobre o Koothrapalli
sim, o contra palha é o meu preferido
Verdade bloqueio social tema muito interessante
Pra quem não sabe é o RAJ
Disparado o melhor personagem da serie.
Simmmm eu me identifico mto com ele kkkkk
Sheldon também tem caracteristicas das Altas Habilidades (também conhecida como Talento ou superdotação). No meu diagnostico ele é ao mesmo tempo Asperger (um espectro do autismo, no DSM V), possui sintomas de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e possui Altas Habilidades (sim, isso é possível e existe literatura científica que aborda isso)! Aliás, fica a dica de um Nerdologia sobre as Altas Habilidades. Me disponho a ajudar se for o caso.
não se comunica , ou se comunica pouco:
- Sheldon estamos no trem a 1 minuto e você já disse 1000 palavras.
Hofstadter, Leonard.
+Vitorbertoloto lá ele falou varios tipos de autismo e esse não esta relacionado ao cerebro, embora ele não se comunica muito bem, falando coisas não muito naturais.
+Vitorbertoloto eu sou autista, e não sou de falar, mas se eu sentir que vc esta prestando atenção.. eu falarei sem parar..!! mesmo que vc não queira ouvir!
é como se eu pudesse explicar meu mundo pra vc!!
+Vitorbertoloto Meses atras saiu uma reportagem de um adolescente autista que era praticamente o técnico de um time de basquete escolar (lá nos EUA obviamente) e ele se comunica normalmente quando fala de basquete, mesmo exemplo do Sheldon falando de trens.
+Vitorbertoloto experimente falar de um assunto que é o interesse especial (que o Atila chamou de "foco") do autista, vai falar mais do que tudo, te dar todas as informações. Eu sou autista/asperger, posso passar um dia inteiro, ou mais, sem falar com ninguem, mas toca no assunto do meu interesse...
Amir Jean, não sabia que autistas assumiam assim o autismo.
"I´m not crazy, my mother had me tested"
Cooper, Sheldon
Eu tenho síndrome de Asperger. É um desafio viver nesse mundo.
Eu também, e sei como se sente ;-;
tbm tenho
Flávio Viana Gomide também
Tbm
Também tenho, mas nunca vi problema, honestamente.
Temple Grandin escreveu vários livros, ela também cunhou a expressão "an anthropologist in Mars" para descrever como ela se sentia ao estudar os neurotípicos e aprender a interagir com eles. Oliver Sacks usou a expressão para seu título, com consentimento, num dos capítulos ele fala dela. Temple Grandin atualmente dá várias palestras sobre autismo nos Estados Unidos e Canadá.
Eu acho q o Sheldon tem a sindrome de Savant, só pode!
MANO, COMO QUE ALGUÉM CONSEGUE FALAR DETALHES DE ALGO ALEATÓRIO DO NADA (estatisticas, nomes, ano, etc.).
Só ele mesmo, sério
*"Um fato curioso..."*
Essa frase já tava me enlouquecendo nas minhas maratona no The Big Bang
Mano eu tenho asperger(um transtorno do espectro autistas) diagnosticado e dentro do meu hiperfoco eu sei detalhes aleatórios sobre assuntos.
eu tb penso sempre a mesma coisa
Tenho síndrome de Savant e nem sabia kkkkkkkk
Creio que seja normal de qualquer autista, pois tenho conhecimentos detalhados sobre coisas aleatórias, como que no calendário do Reino Unido de Setembro de 1752 faltam os dias 3 até 13, por causa da troca do calendário Juliano para o Gregoriano.
se a pessoa aprender alguma coisa ela vai saber, tem nada de diferente não
Gostaria de lhe sugerir um video sobre dislexia, é um assunto interessante também para ser abordado.
Dener Carvalho concordo.
Rindo MUITO dessas 3 batidas no começo.
+Jonpeter N. Exagerando MUITO nesse comentário.
As batidas estavam se referindo ao seriado The Big Bang Teory, porque o Sheldon sempre bate na porta assim quando precisa ir na casa de alguém.
+TSC MUITO esperto você então
Eu estava falando com o renan, porque ele pensou que o Toc fosse do Autismo.
+TSC então tá, hue
Estou revendo esse vídeo em 2022 após descobrir que meu filho de dois anos de idade é autismo. Na época não entendi muito do vídeo, mas agora tudo faz sentido. Ótimo conteúdo que se manteve ao longo dos anos.
Eu sou autista adulto, olhar nos olhos durante um diálogo pra mim é constrangedor!
É IMPOSSÍVEL chegar ha uma conclusão sobre qualquer coisa relacionada a um personagem de séries/animes. Esse tipo de personagem tem picos de sintomas em muitos episódios , mais em outros se mostram pessoas normais, tipo quando o sheldon tira uma queda de braço com o raj de boa, mais quando da a almofada pro howard encosta a mão dele na do howard muito de leve e em seguida ja esteriliza com álcool.
+Vitorbertoloto Bem, imagine que ninguem dissesse que o Raj é indiano, mas ele continua com a aparencia de indiano, sotaque indiano, faz referencias a coisas indianas etc... Você diria que é impossivel chegar a conclusão de que ele é indiano porque em alguns episodios ele parece mais "ocidental"? Pessoas não são iguais todos os dias.
+Vitorbertoloto Impossível é uma palavra muito forte. Fairy Light deu um excelente exemplo de como nem sempre o roteiro precisa confirmar algo para que a audiência chegue àquela conclusão. Só o fato de existir uma forte discussão sobre o assunto já mostra que não é tão impossível assim concluir, ou pelo menos considerar a possibilidade de Sheldon ser autista. Como o Átila diz no vídeo, apenas exames e acompanhamento poderiam “oficializar” o diagnóstico, mas isso é mera tecnicalidade (?). Mesmo que um dia se confirme dentro da série que Sheldon NÃO é autista, isso não altera o fato de que durante oito temporadas o seriado construiu o personagem em cima do espectro autista, mesmo que de forma velada.
é pq o Howard é um masturbardor compulsivo
+Fernanda Fiorese Martins sim,eu queria saber,dá pra ''curar'' o autismo? -eu disse curar em aspas pois se um autista que nem o Sheldon fosse mais socializável por mim seria uma cura- , pois se você for ver,na primeira temp da série,ele é todo fechado etc,só falava de verdade com seus amigos -e a Penny- ,mas agora na oitava temporada ele é super aberto socialmente,já viajou de trem -mesmo por uma frescura- em vagões de pobres ou vazios,em um super chique que a própria NAMORADA pagou sua passagem, além de beijá-la na boca
+Vitorbertoloto Outra cosia vc só pode falar exclusivamente de TBBT ou de outra comédia usando esses argumentos, ter características que duram episódios é uma marca dos personagens de sitcom. Personagens dramáticos normalmente não mudam muita coisas no estilo, no máximo se constroem e vão ganhando "corpo", a não ser algo muito impactante aconteça com algum deles, mas psicologicamente, geralmente, eles permanecem com as mesmas características inicias.
Temple Grandin. Me identifiquei com as questões empáticas relatadas por ela em relação aos animais e pessoas. Eu não sou Autista "puro", mas sei que tenho traços da Síndrome de Asperger. Muitas questões sociais para mim consegui adaptar racionalmente, não psicologicamente. Hoje é o que faz conviver razoavelmente com as outras pessoas aos meus 31 anos sem ser excluído ou ser considerado "excêntrico". Porém sou o ultimo ainda a rir das piadas...
Linda e emocionante sua abordagem, Ãtila.
Tenho um filho autista de 10 anos e toda informação é sempre muito bem vinda.
muito obrigada, Átila, pelo Nerdologia e por esse vídeo. fui diagnosticada como asperger aos 6 anos de idade e desde então convivo com as dificuldades e os obstáculos que esse diagnóstico me impõe. ver um neurotípico se esforçando para entender a nossa condição e explicá-la a outros emociona e conforta, de verdade.
Terapia Ocupacional é um profissional indicadíssimo para lidar com autistas... Atila pf conheça esta profissão maravilhosa. Vc teve oportunidade de divulgá-la diversas vezes
Caso alguém também esteja assistindo em 2019, fica a dica: série athypical da Netflix
E aí você termina o vídeo achando que é autista.. Vish!
Pensei o mesmo....
+Joaquim Ferreira Palmeira da Silva muito foda.... fodastico... ah se puder conheça o meu canal tb.. um grande abraço..
Tbm , odeio olhar nos olhos das pessoas.... omg o.O
caramba agr q vi seu comentário, to até pensando q tenho tbem, mas não chega ao nível do Sheldon...
+Glazy Crazy autismo é dificuldade para se comunicar ou dificuldade social, mano eu sou autisca eme reconheci em muitas partes do video, por exemplo nao falo com as pessoas no olho, tenho dificuldade para falar, tenho uma otima memoria...etc
BISNAGA
+Emisu Show Bosonga
Emisu Show oi
ENTENDI BAZINGA!!!
HANZO HANZO HANZO O DRAGÃO SOU EU
Bazinga
esse vídeo merecia uma revisão atualizada, e não sobre o Sheldon, mas sobre o autismo, muitas conclusões mudaram.
Meu filho tem autismo e pedi este episódio há um tempo atrás... muito bom...
Ele só é introvertido,característica de gênios
Atila, você tem feito um ótimo trabalho sobre os vídeos relacionados à psicologia, se preocupando em mostrar de forma contundente os sinais e sintomas de algumas alterações psicológicas. Entretanto, não podemos esquecer que como seres biopsicossociais, não só as influências biológicas podem ser facilitadoras para o desencadeamento de sinais e sintomas do transtorno espectro autista (TEA), mas também as experiências do sujeito com o mundo. Recomendo a leitura dos textos de um psicanalista e pediatra inglês, Donald W. Winnicott, chamado "Desenvolvimento Emocional Primitivo" e "Psicoses e cuidados maternos". Grande Abraço!
Parabéns pelo canal! Vídeos mto bem explicativos! Sou biólogo como você e acho suas explicações mto boas! Divulgarei seu canal para meus alunos! Uma sugestão que acho legal (por curiosidade) é fazer um nerdologia do voo dos super herois! Explicando fisicamente como thor, superman, lanterna verde, entre outros conseguem voar!! Abs e boa sorte com o canal!
Tenho uma filha autista e ela tem excesso de sinceridade, fala cada coisa como se não se importasse com os sentimentos das pessoas nem tentar disfarçar ao falar de características físicas das pessoas!
Olá depois que tive um sublinho autista ,e fui assistir Big Bang de cara já sabia que Sheldon era autista e por isso eu acho que por isso fiquei apaixonada e ao msm tempo vontade de dar uns tapas no Sheldon por isso eu amo o Sheldo
Átila sempre com os temas mais interessantes bda ciência. Parabéns pelo canal...sou fã confesso...mas esse episódio sobre TEA foi legal
"almofada de viagem para pescoço" meu pescoço nunca viajou sem mim
Eu amei Young Sheldon. Eu vi ele e me identifiquei 😂 kKkk e disse pra mim mesmo: esse menino é autista kKkk vejo muito dele em mim.
muito legal! Ótimas explicações... vale ressaltar que por mais que pareça que o autista vive "em seu próprio mundo" ele percebe, vê, sente, sabe tudo que acontece à sua volta e não devem ser tratados como se estivessem isolados dos demais, não interagir não significa não sentir! :)
otimo episodio! Aproveitando a oportunidade podia fazer um também sobre hiperatividade. Pessoas anciosas estão se declarando hiperativas sem saber realmente os sintomas de quem tem esse problema.
"Faz todo sentido biológico", melhor frase
Ser diferente não significa ser autista ou outra coisa. É apenas diferente. Eu mesma tenho muitas características do Sheldon e não sou autista.
Ele tem um quadro grave de transtorno obsessivo compulsivo. Tenho isso também e é um inferno
Pode parecer contraditório, mas ele parece ter controle sobre esse distúrbio. Há alguns episódios que ele diz que se esforça muito para controlar o que acontece no cérebro dele. Apesar da série não se aprofundar nesses distúrbios psicológicos dele, ela é bem coerente com o seu comportamento no decorrer das temporadas. Ele evolui, mas percebemos que o transtorno ainda continua com ele
Ele não parece ser autista. O Sheldon não tem esse desligamento do mundo ao seu redor. Ele é bem sociável (quando quer), gosta de ser o centro das atenções, quer ter reconhecimento. Autista não é assim. E ele repete várias vezes durante a série que já foi testado e não tem problemas psiquiátricos.
Muito provavelmente, o que ele desenvolveu foi um grave transtorno obsessivo compulsivo
Olá Atila, eu sou Matheus, TI e pesquisador e gostaria de sugerir que você falasse sobre, A capacidade de armazenamento das pokebolas ou então sobre os poderes Pokémons e sua diversidade biológica. !!! Obg sou muito seu fã.
Na moral, você merece um Nobel...
Afinal, NINGUÉM SABE o que é o autismo, mas com uma rápida pesquisa de internet você já é capaz de dizer não só o que é, mas quais são os tratamentos eficazes para esse problema -- e pode até fazer um pré-diagnóstico de um problema dificílimo de diagnosticar através de uma série televisiva!
Na moral, Átila, você é FODA!
oi @oatlia, o meu irmão é autista e nós aqui em casa gostamos de ler bastante a respeito, principalmente minha mãe, obrigada pelas dicas dos livros. Tem um filme muito bom sobre a história da Tample Grant (acho q é assim o nome), é bem legal...
Temple Grandin na verdade rsrsrs
temple grandin :)
Nunca mais vou assistir the big bang theory da mesma forma kkk
como a internet por trazerem tanta informação inibem nosso raciocínio real...
Vocês podem fazer um video sobre porque as meninas demoram mais a ser diagnosticadas e sobre diferenças nos sintomas dependendo do gênero?
mary e max retrata bem um caso de autismo além de ser bem legal e emocionante
nem precisa assistir o vídeo, a resposta é sim!
+Will Melo muito foda.... fodastico... ah se puder conheça o meu canal tb.. um grande abraço..
muito bom esse canal. Faça um nerdologia sobre energia de fusao nuclear.
+rhuan karllo fernandes muito foda.... fodastico... ah se puder conheça o meu canal tb.. um grande abraço..
+Stênio Lopes sou homem Zezé. kkkkk
+Boca de Muriçoca crtl cctrl v?
+danielmap98 Sertamente q sim
Forever Leviosã Player né, eu achei mais dois comentarios dele iguais a esse nesse video kkkkk
ei, porque Você não faz um nerdologia sobre as dmts de attack on titan ou equipamento de mobilidade tridimensional seria massa
Acabou de fazer
Nos primeiros episódios eu tinha pensado que o Sheldon era autista, mais depois de alguns episódios eu já não sabia mais 🤷♀️
Átila obrigado por existir no mundo e fazer o Nerdologia. Eu não tenho autismo, mas tenho a capacidade de me 'desligar'. Percebi isso no crescimento, quando estavam lavando a casa e escutavam forró. Então eu conseguia entrar num modo 'off line' no qual tenho até hoje em que não escuto absolutamente nada. Nesse estado perco um pouco do equilíbrio e do campo de visão nas laterais. Existe algo assim no mundo?
koothrappali tem venustrafobia que pode ser tratada com psicoterapia
+rhuan bassani muito foda.... fodastico... ah se puder conheça o meu canal tb.. um grande abraço..
+rhuan bassani já foi superado, acho
sim sim
Eu sou um autista asperger que tenho uma grande inteligência em cálculos mas só que para línguas que e o mais importante eu tenho MUITA dificuldade mesmo fazendo curso
Ser autista não é sinônimo para inteligência. Existem autistas de todos os níveis e não existe mais Asperger, existe autista leve. Mais para ser um autista leve ele tem que ser totalmente independente.
As dificuldades autistas são em qualquer nível.
Busque a Deus e siga o seu coração que tudo correrá bem.
@@danybarbosa1980 eu sou um autista leve
@@F3lipe-u8x Se orgulhe. Pois um autista é um exemplo de amor e vida, não vou dizer que é fácil ser um autista em um mundo tão preconceituoso, mais tenha por mente que vc nunca está sozinho, tem a nós papais lutando por vcs todos os dia.
Meu anjo azul tem 4 anos. É autista severo e é a minha maior riqueza e alegria, ele é o puro amor. Lutamos juntos todos os dias para o desenvolvimento e contra o preconceito, mais o que muitas pessoas não sabem é o quanto ele é especial e que se eu pudesse escolher teria todos os meus filhos autistas pois vcs são realmente enviados por Deus para fazer daqui um mundo melhor. Beijos, cultive sempre o amor, pois nele você vai vencer.
@@danybarbosa1980 só lembrando que autistas tbm não são sinônimos de pureza ou bondade
eu já convivi com autistas que, namoral, são arrogantes e preconceituosos ao extremo. Autismo é só uma condição mental da pessoa, n torna melhor nem pior q ngm
@@garudadrakon4728 Quem é você para falar assim de um autista? Cuidado com suas palavras sem noção que você pode tomar um processo. E digo sempre uma coisa. Só conhece um autista quem é pai ou mãe dele. Outros da rua que dizem conhecer ou conviver não sabe nem o que significa a palavra autismo.
Ele não é mais comum em Homens, foi pouco estudado em mulheres, porque reagimos diferente. Por favor, parem de falar isso. Estão prejudicando muito o diagnóstico de mulheres autistas.
Vídeos sérios de séries não sérias define esse canal
Faz um sobre o que o Raj tem ,Mutismo Seletivo. Seria bom pra divulgar e conscientizar sobre, já que é bem pouco conhecido no País. E ainda mais por que dia 31 agora é o dia oficial de conscientização sobre o Mutismo Seletivo.
Faz todo sentido biológico? Não seria que faz todo sentido psicológico? 4:46
Massa, aprendi muito em poucos minutos.
ótimo vídeo. recomendo um como tema. SISTEMAS OPERACIONAIS COM FOCO NO LINUX
Sou autista em grau severo e tive muitas dificuldades devido as pessoas associarem o autismo com dificuldade de aprendizado. Fui identificado como autista na infância mas devido a ter um excepcional desempenho em desenho, matemática e física, descartaram tal hipótese. Enfrentei muitas dificuldades até entender o que de errado havia comigo.
Eu sou de uma geração que essa discussão sequer existia e os pais então, nem imaginavam a possibilidade (anos 80). Sempre tive, e ainda tenho, uma grande dificuldade em sustentar contato visual, mesmo que breve, e só consigo articular idéias se não estiver olhando pra ninguém, bem como dificuldade alta em várias interações sociais. Isso seria algum indício de algum grau? A que tipo de especialista se deve recorrer após a vida adulta?
Pronto, agora aparece um monte de gente se diagnosticando como autista. Triste...
me chamaram de autista e eu não acreditei, depois de ver o vídeo fiquei em dúvida, só uma consulta pra concluir.
Não é triste não. é a melhor coisa que esse video poderia ter feito. Eu sou autista/asperger e sou feliz em ser assim. Estima-se que no Brasil, 90% dos autistas estão sem diagnostico (e a maioria deles são adultos "do tipo leve"). Então nada mais natural e esperado que quando um grande veiculo de comunicação fala sobre o assunto, alguém vai se identificar. E normalmente esses são os primeiros passos no caminho do diagnostico que formal. Então não sejam rudes com quem se identificou com as características descritas. Existe 90% de chance de realmente ser um autista que está se descobrindo pela primeira vez. ;)
Mario José pensei a mesma coisa
Cara! tenho filho Autista, e só depois de ter o diagnostico e me aprofundar no assunto descobri que tb sou autista/asperger....não vejo problema nenhum de pessoas irem atras ou ficar antenas no assunto, pois isso pode acontecer com qualquer um....
Eu também tenho essa dúvida, sempre tive problemas de socialização(amizades), não entender o que devo falar pra pessoas (tenho melhorado com o tempo) e as vezes me interesso de mais por assunto específico. Só indo num médico, talvez seja nada, mas se for, não me sinto constrangido e o vídeo ajuda a conscientizar todo mundo.
Galera fã de Big Bang vai a loucura hueheuhue
#amamossheldon
tema: poderia alguém viver sem seu coração ou próteses de seu coração?
eu realmente duvidei mtas vezes q eu era mesmo autista, mas dps de ver esse vídeo, é praticamente impossível que eu duvide de novo
Essa questão de não saber as regras de convívio social é o mais triste... Não interpretam o sentimento das pessoas e acabam falando coisas absurdas que são difíceis de desculpar.
As vezes penso q faço parte do espectro autista, mas sei lá, não me encaixo em algumas definições.
+Emanuel Afonso *sintomas
kkkk de boas. Que bom que você não ficou chateado por eu ter corrigido =/
Corretor doido!
Por isso que se chama espectro autista. Nenhum autista é igual ao outro.
eu nao me encaixo tbm, porem realmente tenho soq com um grau mt baixo nao interfere mt.
Meu irmão é autista e se da bem com todos, e adora brincar com colegas. É que existe o espectro autista, que são os graus do autismo. Pesquise na internet, e te afirmo que existem muitos livros interessantes. Tem um médico muito renomado especialista no assunto em Curitiba, se chama Antoniuque, foi onde meu irmão foi diagnosticado. A agenda dele é sempre lotada, então acho difícil achar um horário. Mas se você realmente acredita nisso, recomendo ir em um médico. Mas também pode ser só uma característica sua.
Dólar a 4 reais, Nerdologia sobre Economia!
e se autistas são genios que ainda nao conseguimos entender?
Meu sobrinho tem autismo, e sou muito fã da série TBBT. Oque sempre foi certa comparação de comportamento na minha cabeça. Impossível não notar, principalmente quando você convive com um espectro. Eu particularmente, acho amável, incrível e muito curioso como se relacionam com tudo. Das várias formas de ver o mundo.
Há um livro, curto, elucidativo e tremendamente impactante escrito pela própria Temple Grandin sobre seu desenvolvimento e formação como pessoa. Puta aula sobre autismo e empatia.
Aceitar as diferências: CORRETO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
#compartilhei!
Parabéns pelo canal! Informação com conscientização!
(y)
Teoria do Monomito (jornada do herói) de Joseph Campbell!
Qualquer pessoa pode ter esses características: Não conseguir olhar nos olhos de outras pessoas (mesmo dos familiares) ,não conversar, ter facilidade em algo que o resto considera difícil como por exemplo física?
tem um episódio que explica que ele leva um estilo de comportamento do Spok (personagem do Star Trek), e ele desenvolve sentimento fortes pela Amy, transa com ela, se comunica com o grupo todo.. ou seja, acredito que ele nao seja autista.
Amo seu trabalho 👏😍❤️
Imaginei que ele fosse autista, minha curiosidade maior é se o koothrappali tem alguma doença, ou é só pouca habilidade social com mulheres.
+Peixe Babel Provavelmente é uma falta de hablidade social aprendida ao longo da vida, mesmo! ;)
+Peixe Babel Incrível, você e seu canal. parabéns pelos trabalho.
+Stênio Lopes Uhum sei e você é só mais um dos tarados que se vê aqui pelo YT, cara toda mulher que aparece aqui tem um comentário seu chamando ela de linda,vê se te cuida porque assédio também é crime.
Vloguerreiros Muito obrigada, fico feliz que gostou do canal :D
Ana Arantes Essa é a minha (leiga) opinião, deve ter sido desenvolvido ao longo da vida.
MAIS SOBRE THE BIG BANG THEORY!!!!
Realmente, de todos os canais do youtube o Nerdologia é meu favorito sem sombra de dúvida. Conhecimento e pensamento cientifico na linguagem da internet. Minha maior ambição como estudante de jornalismo é conseguir exercer a profissão com a mesma maestria em todos os meios de comunicação de massa.
vcs são o melhor canal da internet mundial, é inacreditavel não erram nunca?
sugestao: teorias da conspiraçao
Parabéns pelo programa, mas o Sheldon não tem nenhuma síndrome ou perturbação mental, ele disse várias vezes na series que ele ja foi "testado" quando era mais novo. Sua mãe também confirma.
Mas que no Young Sheldon ele age totalmente igual a um aspie ele age. É que alguns transtornos não eram diagnosticadas antigamente. E autista é diferente de ser louco.
Ele falou da síndrome de Asperger e nem sequer citou o Sherlock Holmes?
Parabéns pelo tema! Principalmente pelo convite ao final para espalhar a conscientização sobre o autismo...Compartilhado!!!
Atila, sobre a parte das dietas deu a entender que uma boa Nutrição não ajudaria no caso e ajuda e muuuuuuuito!!! Recomendo que assista o vídeo sobre autismo da VP com a Denise Carreiro (jogando aqui no RUclips se acha fácil), a Denise é nutricionista e trabalha a décadas ajudando a melhorar casos de autismo junto a uma equipe multidisciplinar. A VP é uma das melhores pós graduações de Nutrição Funcional no Brasil. Obs: eu sou nutricionista.
"sentido biológico"
eu entendi, mas cara, isso é psicologia comportamental que embora tenha um quê bio, é uma ciencia psicossocial.
As doenças psicológicas atuam em conjunto com as questões biológicas, um pode afetar o outro