Uma questão que deveria ser abordada é a do autismo adulto. Se discute muito sobre o autismo infantil, porém o autismo não é uma doença, portanto, não tem cura. E os autistas adultos acabam enfrentando diversas barreiras, seja na dificuldade de se conseguir um laudo, ou na falta de compreensão por parte da sociedade das dificuldades e limitações encontradas por essas pessoas. E essas pessoas acabam sendo negligenciadas pelos sistemas de saúde e no exercício de direitos.
Uma sociedade pautada em produtividade e capitalismo realmente vai ser dificil para os portadores terem espaço e uma politica de promoção de qualidade de vida que não dependam de suas condições financeiras e particularidades familiares. Falar desse tema acho que envolve mais política em si do que entender a visão de um especialista da saúde mental para perceber como eles são na fase adulta.
Estou fazendo consultas psiquiatriacas e possivelmente tenho aspenger, devido a pouca sociabilidade de minha parte não consegui arrumar trabalho e ja tenho 26 anos, na região onde vivo geralmente se arruma emprego atravez de "amizades e contatos" mas pra min isso sempre foi difícil, Eu faço faculdade de ciencias da computaçao consegui atravez do enem mas a falta de uma renda esta me atrapalhando muito e me atrasando no dia dia, tudo porque sempre fui uma pessoa de poucos contatos e é muito difícil de fazer as pessoas em sua volta entender que eu realmente tenho muita dificuldade na area social.
um nerdologia sobre síndrome asperger isso me deixa feliz pois apesar de eu ser um asperger muitos não entendem como nossa perspectiva e diferente dos demais
@@b.s.drawing6642 ser o "padrão" forçarem os outros que "obedeça aquele líder, é o correto" o autista por ter decisões próprias vai negar e escolher o seu próprio caminhos. Por exemplo a falsa visão de "sucesso' da maioria das pessoas: você em uma mansão, com 5 milhões na conta, com 8 namoradas européias na piscinas. Isso tá longe da nossa realidade, ter decisões próprias é considerado uma ameaça Daqui 20 anos se as coisas continuarem como estão hoje, se você por contra um "relacionamento" de um velho (com 80) e uma CRIANÇA (com 12 anos), você vai ser atacado e acusado de "preconceito" sendo que é algo imoral, nojento e impuro, simplesmente por não seguir o padrão
Cheguei mais rápido que eu enfiei absurdos em Bitcoin na minha carteira foi tão rápido que parecia até que o ELon musk estava lá aproveitando o baratiamento
Sou deficiente visual total, adoro esse canal e sempre acompanho os conteúdos postados, que são inovadores e únicos! Parabéns pela dedicação! Aproveito para comentar, também faço vídeos, já mostrei como os cegos usam o computador e alguns aplicativos e jogos adaptados também. Espero que gostem, meu maior objetivo é trazer informação para várias pessoas ❤.
Eu sou diagnosticado com Asperger e também superdotação e altas habilidades. No meu caso específico, eu tenho uma boa adaptabilidade e vivo uma vida normal, trabalhando e estudando. Fui vacinado contra a Covid pela priorização de pessoas no espectro do autismo na minha cidade
Ou seja, não passa de um safado que usa isso para se beneficiar. Enquanto isso, pessoas com 50 anos ainda não tomaram a vacina, graças a espertinhos iguais a você, que gostam de furar a fila.
@@danielcavalcante2984 Eu furei fila? Tenho uma condição que me deixou no grupo prioritário da minha cidade. Tomei a vacina porque é direito meu. Não falsifiquei laudo nem burlei nenhuma regra. Não tente bancar de especialista e ser contra direitos dos autistas. Isso é vergonhoso
@@Tatinhabsb minha cidade, São Caetano do Sul, está vacinando de um jeito bem organizado, abrindo inscrições pra cada grupo específico pra agendar com dia e hora certos. Semana passada divulgaram o grupo de vacinação para deficientes permanentes maiores de 18 anos, deixando bem claro que inclui o transtorno do expectro autista. Eu me inscrevi e tive que levar o laudo.
@@antonioon3157 então no meu grau de dislexia eu consigo memorizar o lugar e o mapa mas as vezes o senso de saber onde estou não bate se eu não fizer a fotografia com a mente
Descobri recentemente, junto com minha psicóloga, que eu sou asperger e desde então tenho peocurado vídeos que falam sobre, mas quando vi este tema no Nerdologia fiquei muuuuuito feliz. Obrigada por isso 😄😄💝
@@mathias2277 no meu caso, eu sempre tive dificuldades com algumas coisas, principalmente na comunicação e interação com as pessoas. Tiveram vários momentos na infância e adolescência em que eu me sentia completamente deslocada, estranha e desconfortável perto dos outros. Mas aprendi a lidar com isso, porém só fui descobrir o que era a Síndrome de Asperger no ano passado com a minha psicóloga, aí vaaarias situações da minha vida começaram a fazer sentido ☺️
Minha psicóloga me diagnosticou tambem, mas meus familiares não aceitam o diagnóstico. Fui diagnósticada tarde e por não corresponder todos os estereótipos fui totalmente negligenciada( sem contar que tem profissionais diagnosticando mulheres autistas com outras coisas, e isso é triste)
Finalmente o nerdologia que eu mais esperava. Fui diagnosticado áspie aos meus 18 anos, poucos meses atrás e mudou totalmente o meu conceito sobre mim mesmo... Como meu psiquiatra disse, autismo é um modo de vida! Incrível o conteúdo para conscientizar as pessoas.
Também sou autista grau 1, e só "corrigindo" o Elon Musk, atualmente a comunidade autista não utiliza mais a denominação "Síndrome de Ásperger" por dois motivos: O primeiro é que a mídia "glamorizou" o termo, chamando de "síndrome do gênio", o que acabou por minimizar as dificuldades e limitações que temos, além de hierarquizar os autistas; e segundo, por que Hans Ásperger, que dá nome a síndrome, foi um colaboracionista do regime nazista na Alemanha.
Eu acabo usando por ser o primeiro termo que escutei por um longo tempo, assim como por um longo tempo eu não sabia que Asperger foi o sobrenome de uma pessoa
Mas também sou, diagnosticado 3 anos atrás. Desde pequeno não entendia porque eu era "diferente", porque sempre que eu agia em meio a sociedade, parecia que todos me estranhavam. Ter o diagnóstico me mostrou que não era eu sendo o escolhido pra ser excluído
Sociedade: "os autistas não seguem o padrão, eles são uma ameaça" Padrão da sociedade: "Vamos comer carne estragada, você vai ter um pico de euforia", "Vamos cometer atos libidinosos em publico", "Vamos consumir substancias psicotrópicas(dormas)", "Vamos fazer o desafio de lamber privadas", "Vamos fazer um vídeo dançando no tiktak no velório da vó" Quem não vive e acordo com a sociedade é atacado, por ser diferente, mas eu considero isso um privilegio
Eu tenho síndrome de Asperger, tenho o espectro leve do Autismo, fui diagnosticado em março desse ano, e queria agradecer a esse episódio, é muito difícil encontrar conteúdos tão completos acerca do assunto, é muito legal ter vídeos explicando de maneira tão didática tanto pra quem tem, quanto pra quem não sabe e queria saber mais sobre o assunto, muito obrigado!
Muito bom! Sou pai de um garotão autista e é muito importante saber essas informações e conhecer mais sobre o mundo dele pra ajudar em suas dificuldades e apoiar em seus objetivos. Ah, as ilustrações ficaram muito boas desse episódio, parabéns para o artista!
Parabéns pelo vídeo, excelente tema! Eu e minha esposa descobrimos a pouco tempo que nosso filho mais novo tem autismo e conteúdos como esse são muito importantes para que mais pessoas entendem a TEA. Um tema que gostaria de gostaria de ver no Nerdologia é sobre dislexia.
Adorei o vídeo, a minha filha hoje tem 13 anos e na época ela foi diagnosticada com síndrome de asperger, e foi basicamente ver o vídeo e olhar pra minha filha e lembrar de todo o crescimento dela, tô emocionado, muito obrigado pelo vídeo! Ana Arantes, Jovem Nerd, Azhagal, toda a galera envolvida, muito obrigado mesmo!
Quando ele se disse aspie, boa parte da comunidade autista ficou "tá vendo que nem todo autista é 'bom e puro'?" kkkkkkkk Serviu pra algo xD Bom saber que também serviu pra vocês fazerem um episódio sobre nós.
Não costumo comentar por aqui, mas preciso agradecer por esse vídeo. Como alguém que foi diagnosticado tardiamente, esse vídeo é um alento. Tô mandando pra todo mundo. Muito obrigado mesmo!
Ana Arantes coloca mais energia na hora de falar, parece uma leitura de sala de aula, eu vi o video até o fim porque muito me interessou o assunto mas o clima de sala de aula pode melhorar, sucesso!
Estou muito feliz em ver este vídeo, fui diagnosticado depois dos 20 anos e é muito importante que as pessoas saibam mais sobre nós autistas e que aceitem como somos.
Gostei muito do episódio! Já tinha virado seu fã com o Nerdologia sobre o filme Soul! Vou divulgar o vídeo para os meus alunos do ensino médio, acabamos de estudar sobre Inclusão.
Eu tenho Asperger!! Vocês mudaram minha vida cm esse vídeo! Já fui diagnosticado com autismo quando criança mas nunca concordei com isso. Mas essa descrição maravilhosa de vocês me descreveu perfeitamente durante minha vida! Obrigado
2:30 Me resumiu durante boa parte da minha infância. (O.B.S: Eu tenho Síndrome de Asperger mas, graças a Deus, consegui superar tais dificuldades e hoje tenho uma vida normal. Até por isso eu era um cara de poucos amigos, pois não conseguia interagir muito bem).
Um possível tema pra um nerdologia futuro poderia ser "The Dialectical Behavior Therapy" (ou em tradução livre: Terapia Comportamental Dialética) que foi algo que eu achei interessantíssimo, mas, infelizmente, ainda não tive tempo de me aprofundar.
Muito bom! Adquirir conhecimento e sempre maravilhoso e quando feito de maneira simples e didática, para que os "não iniciados" possam entender, melhor ainda!!
Adorei o vídeo, uma forma simples e fácil de se entender. Poderia falar um pouco mais sobre esses temas, sobre o atraso no diagnóstico em meninas em relação a meninos por causa dos comportamentos mais "quietos e isolados" das meninas serem mais "normais".
Ola! Primeiro queria só falar a felicidade de ter uma psicóloga tão incrível no canal. Mas gostaria de perguntar como é feita sua busca, pq vc alcançou mais documentos que eu ou o pessoal do meu grupo de estudos, quando fizemos pesquisas para postar, sobre o assunto. Se pudesse compartilhar, seria muito bom :D
Excelente video! Tenho TDAH e nas últimas semanas, tenho passado com uma neuropsico para fazer o diagnostico de autista. Esse episódio foi muito elucidativo e me trouxe uma certa iluminação tbm. Obrigado pelo conteúdo e por mostrar isso para nós. Faz um vídeo sobre TDAH
Sabe quem mais tinha síndrome de Asperger? Albert Einstein e Bill Gates. Eu tenho a síndrome de Asperger e me orgulho muito disso. Sinto como se tivesse sido abençoado.
Tecnicamente não se sabe se Einstein tinha asperguer pelo fato de nunca ser diagnosticado. Ele apresentava "sintomas" em sua infância, mas não há um veredicto se Einstein era ou não Asperguer.
@@lucian879 Einstein tinha Asperger, muitos estudiosos afirmam isso, e Bill Gates já é mais que comprovado kkkkk Se Elon Musk tem a síndrome de Asperger (e é quase certo que tenha) isso explicaria muita coisa, afinal não é novidade que ele não é como nós, ou pelo menos, a maioria de nós.
Poderiam fazer um episódio sobre a importância dos testes, avaliação psicológica desde a sua origem a atualidade como foi importante para o entendimento, e conhecimento dos diversos transtornos e doenças mentais.
@gato lol br sim, porém não são todos inteligentes também considerados como gênios. Gênios estão num nível de QI diferente, qual nem todos os autistas não Savant possuem
legall, eu pedi um vídeo sobre ontem e vi esse hoje.. Muito legal Isso esta sendo algo novo pra mim mas explica muitas questões que vivi na minha vida Parabéns pelo vídeo :D
Boa tarde, seria legal um episódio falando sobre o TDAH na faze adulta, que seria o meu caso por exemplo. kkk obs: episódio muito bom e explicativo, parabéns
Se você for em um psicólogo, vc vai perceber que eles falam assim mesmo. Acredito que não cortaram ou removeram esse "ééé..." que ela fala de propósito.
Excelente qualidade do roteiro e da didática de explanação! Para o próximo video, sugiro abordar a "treta" interna que a psicologia tem em relação aos que são a favor e aos que são contra a.... (Pausa dramática...) ...Psicanálise! Falar sobre a psicanálise costuma deixar os ânimos exaltados entre os que defendem e os que atacam. Acredito que daria muitos views ao levantar os pontos pró e contra, bem como a questão de ser ou são considerada ciência...
Eu tive um diagnóstico tardiu, as 35 anos. O motivo é a características de ter dificuldade com interações sociais, um paradoxo... Procurar ajuda profissional e interagir com uma pessoa estranha, porque tenho dificuldade de procurar ajuda e interagir com pessoas estranhas (entre outras coisas)... Enfim, só aos 35 consegui dar este passo e começar uma terapia pq estava no fundo do poço após perder minha mãe no dia das mães, perder amigos e ficar sozinho... as coisas continuam difíceis, mas pelo menos me conheço um pouco melhor
"Definir com precisão a limitação intelectual das pessoas é um papel exercido por profissionais possuidores de uma dádiva extraordinária, parabéns à toda a equipe envolvida nesta divulgação".
Obrigada por falar tanto, sou asperger e sofro muito pra me encaixar na s estudos, foi com muita dor que tranquei a faculdade por não conseguir me adaptar ao ead
Eu achei maravilhoso! Gostaria de assistir um vídeo falando mais sobre as variações do autismo. Grande abraço e parabéns pelo conteúdo. Vocês são demais!
Eu sou adulto com 34 anos com asperger e eu tive de fazer 13 anos de tratamento desde a primeira infância até a adolescência e eu fiz os seguintes tratamentos: Fonoaudiologo, psicologo e psicopedagogia e mais um outro tratamento que também me ajudou a desenvolver na escola e depois do fim da adolescencia, eu comecei a fazer artesanato, tenho minhas mesmas estereotipias, uma coordenação motora atrapalhada, um vocabulário mais apurado, me comunico com as pessoas através do espelho quando as pessoas estivessem na minha frente e aperto o botão do elevador pelo mesmo espelho. as vezes prefiro ficar sozinho assistindo canais com temas do meu interesse quando estou em hiperfoco, tenho habilidade para artesanato e pintura em tela, facilidade de guardar números e por outro lado eu nem sempre me enturmo com os demais e quando me aprofundo em uma tarefa, eu fico a ponto de me isolar fazendo a mesma sozinho e concentrado sem noção de tempo da mesma. Eu comecei a levantar suspeita quando tinha 1 ano e meio quando estava com o carrinho na mão, eu só ficava gieando aquela roda de carrinho e sempre parava na mesma posição com as mãos.
Imagino quantos gênios e talentos perdidos no Brasil (às vezes acorrentados, expulsos da escola, apanhando dos pais pelo estresse que causam, sem atenção necessária,...). E quantas altas habilidades perdidas por não terem apoio pra desenvolve-las. Graças a Deus fui aproveitado a tempo.
Eu também fui diagnosticado com asperger, e eu sofro de uns sintomas como essa concentração num assunto específico e falta de atenção a assuntos que não me interessam, e isso me prejudica muito na minha vida escolar, mas para a minha sorte, isso não me impediu de fazer amigos.
A qualidade do trabalho, a competência científica dessa nova galera que tá fazendo o nerdologia é gigante, mas eles não são comunicadores por natureza. Acho que com o tempo eles vão praticando e pegando o jeito.
Qual é dessa galera que tá criticando o canal aqui nos comentários? Canal excelente, continuam abordando assuntos bem interessantes e de GRAÇA! Parabéns galera do Nerdologia!
Bom dia, você poderia fazer um vídeo sobre falsas memórias, eu me senti abusada psicologicamente quando pertenci a igreja evangélica, a pouco tempo atrás eu tive contato com pessoas que me alertaram que eu poderia esta sendo induzida a acreditar que minhas experiências religiosas era na verdade uma falha do cérebro que chamam de falsas memórias, eu não pertenço mais a igreja e estou descobrindo que tudo que se passou comigo não tem nada de divino, hoje eu sinto que fui usada por pastores.
como autista portador da síndrome de asperger eu devo diser q gostei bastante desse video p.s eu contorno a minha dificuldade em "ler" as expressões faciais vendo vídeos sobre linguagem corporal e indico o canal metaforando esta me ajudando bastante e devo diser a partir de agora eu vou adotar o termo Aspie muito obrigado!
A com o tempo você vai pegando a prática né kkkk é que se eu puder confessar é que eu já fui assaltado duas vezes e eu nunca percebi a "maldade" no olhar das pessoas antes de fazer essas coisas então meio que eu tô meio obrigando a Perceber o olhar das pessoas quase como um tipo de paranoia
@@RafaelFelipeBAndrade Pior que o mesmo aconteceu comigo e tb continuo treinando essa habilidade. Avancei na prática, claro, mas continuo me ferrando kkkkkk mas enfim, assim é a vida, então boa sorte pra nós, né?
Sou autista. Tenho a sindrome de asperger. Esse episódio foi muito importante pra mim. Obrigado.
Tamo junto
Tamo junto Champs
PUTS
Idem
Pão
Uma questão que deveria ser abordada é a do autismo adulto. Se discute muito sobre o autismo infantil, porém o autismo não é uma doença, portanto, não tem cura. E os autistas adultos acabam enfrentando diversas barreiras, seja na dificuldade de se conseguir um laudo, ou na falta de compreensão por parte da sociedade das dificuldades e limitações encontradas por essas pessoas. E essas pessoas acabam sendo negligenciadas pelos sistemas de saúde e no exercício de direitos.
Uma sociedade pautada em produtividade e capitalismo realmente vai ser dificil para os portadores terem espaço e uma politica de promoção de qualidade de vida que não dependam de suas condições financeiras e particularidades familiares. Falar desse tema acho que envolve mais política em si do que entender a visão de um especialista da saúde mental para perceber como eles são na fase adulta.
Eu queria saber onde eu vou para saber se sou autista ou não.
@@Nonamehere685 sim, pra diagnosticar uma mulher autista eles usam parâmetros de homens autistas. É um assunto que tem que ser discutido mais
Estou fazendo consultas psiquiatriacas e possivelmente tenho aspenger, devido a pouca sociabilidade de minha parte não consegui arrumar trabalho e ja tenho 26 anos, na região onde vivo geralmente se arruma emprego atravez de "amizades e contatos" mas pra min isso sempre foi difícil,
Eu faço faculdade de ciencias da computaçao consegui atravez do enem mas a falta de uma renda esta me atrapalhando muito e me atrasando no dia dia, tudo porque sempre fui uma pessoa de poucos contatos e é muito difícil de fazer as pessoas em sua volta entender que eu realmente tenho muita dificuldade na area social.
@@Guarlaon Procure um psiquiatra ou psicólogo especializado em TEA.
"condições consideradas típicas" ADOREI esse termo, muito melhor que usar normal...
Também gostei. Normal chaga a ser agressivo, né?
Normal é o certo mesmo. Já começaram cedo, hein?
@@malcomtux "Agressiva"?! Procure um terapeuta/psicólogo.
@@hunk.3304 O termo certo é considerado típico mesmo
@@malcomtux depende. Normal está para norma assim como típico está para tipo. O problema é a "bagagem" que cada palavra já acumulou.
um nerdologia sobre síndrome asperger isso me deixa feliz pois apesar de eu ser um asperger muitos não entendem como nossa perspectiva e diferente dos demais
Eu também sou portador
@@Brazilianknight9243 muitos tem medo de falar que é, e acabar sendo julgado como alguem inferior ou sem valor
@@b.s.drawing6642 cara qualquer coisa que sai do "padrão" eles consideram como um ameaça
Ter ações próprias que não estão de acordo com ocidente moderno (cheio de putaria e degeneração), não parece Ago bom?
@@b.s.drawing6642 ser o "padrão" forçarem os outros que "obedeça aquele líder, é o correto" o autista por ter decisões próprias vai negar e escolher o seu próprio caminhos.
Por exemplo a falsa visão de "sucesso' da maioria das pessoas: você em uma mansão, com 5 milhões na conta, com 8 namoradas européias na piscinas. Isso tá longe da nossa realidade, ter decisões próprias é considerado uma ameaça
Daqui 20 anos se as coisas continuarem como estão hoje, se você por contra um "relacionamento" de um velho (com 80) e uma CRIANÇA (com 12 anos), você vai ser atacado e acusado de "preconceito" sendo que é algo imoral, nojento e impuro, simplesmente por não seguir o padrão
Cheguei mais rápido que a queda do Bitcoin quando o Elon Musk faz um tweet
Cheguei mais rápido que eu enfiei absurdos em Bitcoin na minha carteira foi tão rápido que parecia até que o ELon musk estava lá aproveitando o baratiamento
Foi tão rapido assim não
Kkk
Poderia fazer um Nerdologia sobre a fase da adolescência que chamamos de "Problemas existencialistas".
Outro tema interessante seria sobre a detecao de mentiras , oque o Vítor do metáforando faz no canal dele
Up
Não acho que se resuma a uma fase da adolescência
problemas existencialistas tem em qualquer idade lol
Up
Sou deficiente visual total, adoro esse canal e sempre acompanho os conteúdos postados, que são inovadores e únicos! Parabéns pela dedicação! Aproveito para comentar, também faço vídeos, já mostrei como os cegos usam o computador e alguns aplicativos e jogos adaptados também. Espero que gostem, meu maior objetivo é trazer informação para várias pessoas ❤.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Então como tu escreveu esse comentário se é deficiente visual?
@@homemmachomasculomasculino818 vê o video do canal do cara que você terá a resposta.
@@homemmachomasculomasculino818 vê o video do canal do cara que você terá a resposta.
Muito bom amigo!
Eu sou diagnosticado com Asperger e também superdotação e altas habilidades. No meu caso específico, eu tenho uma boa adaptabilidade e vivo uma vida normal, trabalhando e estudando. Fui vacinado contra a Covid pela priorização de pessoas no espectro do autismo na minha cidade
Ou seja, não passa de um safado que usa isso para se beneficiar.
Enquanto isso, pessoas com 50 anos ainda não tomaram a vacina, graças a espertinhos iguais a você, que gostam de furar a fila.
@@danielcavalcante2984 Eu furei fila? Tenho uma condição que me deixou no grupo prioritário da minha cidade. Tomei a vacina porque é direito meu. Não falsifiquei laudo nem burlei nenhuma regra. Não tente bancar de especialista e ser contra direitos dos autistas. Isso é vergonhoso
@@danielcavalcante2984 o ÚNICO culpado por não ter vacinas é o Mijair.
Como tu conseguiu se vacinar? To no processo de pegar o meu laudo definitivo. Como tu viu que na sua cidade vc, que tem asperger, era prioridade.
@@Tatinhabsb minha cidade, São Caetano do Sul, está vacinando de um jeito bem organizado, abrindo inscrições pra cada grupo específico pra agendar com dia e hora certos. Semana passada divulgaram o grupo de vacinação para deficientes permanentes maiores de 18 anos, deixando bem claro que inclui o transtorno do expectro autista. Eu me inscrevi e tive que levar o laudo.
Seria ótimo um Nerdologia sobre Dislexia
Corcondo
Por favor
Vi um podcast dizendo que pessoas com Dislexia tem maior facilidade em ler mapas
@@antonioon3157 então no meu grau de dislexia eu consigo memorizar o lugar e o mapa mas as vezes o senso de saber onde estou não bate se eu não fizer a fotografia com a mente
@@antonioon3157 tem um documentário do HBO que eu me emocionei se chama viagem dentro da dislexia tem no RUclips
A voz e o jeito que a Ana narra parecem um abraço
Meu deus a voz dela é tão calma, me deixa em paz e tranquilidade kk
Ps: n tô criticando, é um elogio
Descobri recentemente, junto com minha psicóloga, que eu sou asperger e desde então tenho peocurado vídeos que falam sobre, mas quando vi este tema no Nerdologia fiquei muuuuuito feliz. Obrigada por isso 😄😄💝
Eu também sou portador
as suas diferenças foram sempre notáveis ou alguém pode ter Asperger a ponto de nem se perceber?
@@mathias2277 no meu caso, eu sempre tive dificuldades com algumas coisas, principalmente na comunicação e interação com as pessoas. Tiveram vários momentos na infância e adolescência em que eu me sentia completamente deslocada, estranha e desconfortável perto dos outros. Mas aprendi a lidar com isso, porém só fui descobrir o que era a Síndrome de Asperger no ano passado com a minha psicóloga, aí vaaarias situações da minha vida começaram a fazer sentido ☺️
Minha psicóloga me diagnosticou tambem, mas meus familiares não aceitam o diagnóstico. Fui diagnósticada tarde e por não corresponder todos os estereótipos fui totalmente negligenciada( sem contar que tem profissionais diagnosticando mulheres autistas com outras coisas, e isso é triste)
@Lucas Freitas dos Santos no meu chegaram a falar sobre isso, mas colocaram só como ansiedade
Finalmente o nerdologia que eu mais esperava. Fui diagnosticado áspie aos meus 18 anos, poucos meses atrás e mudou totalmente o meu conceito sobre mim mesmo... Como meu psiquiatra disse, autismo é um modo de vida! Incrível o conteúdo para conscientizar as pessoas.
Quanto tempo levou seu diagnóstico ???
@@maycons.cardoso3229 anos e anos hahaha. Desde minha infância já fazia tratamento com psicológico/psiquiatra
Sou Asperger e inscrito nesse canal, obrigado nerdologia
Também sou autista grau 1, e só "corrigindo" o Elon Musk, atualmente a comunidade autista não utiliza mais a denominação "Síndrome de Ásperger" por dois motivos: O primeiro é que a mídia "glamorizou" o termo, chamando de "síndrome do gênio", o que acabou por minimizar as dificuldades e limitações que temos, além de hierarquizar os autistas; e segundo, por que Hans Ásperger, que dá nome a síndrome, foi um colaboracionista do regime nazista na Alemanha.
Você foi cirúrgico nesse comentário.
Eu acabo usando por ser o primeiro termo que escutei por um longo tempo, assim como por um longo tempo eu não sabia que Asperger foi o sobrenome de uma pessoa
Mas também sou, diagnosticado 3 anos atrás. Desde pequeno não entendia porque eu era "diferente", porque sempre que eu agia em meio a sociedade, parecia que todos me estranhavam. Ter o diagnóstico me mostrou que não era eu sendo o escolhido pra ser excluído
Eu também sou portador
Sociedade: "os autistas não seguem o padrão, eles são uma ameaça"
Padrão da sociedade: "Vamos comer carne estragada, você vai ter um pico de euforia", "Vamos cometer atos libidinosos em publico", "Vamos consumir substancias psicotrópicas(dormas)", "Vamos fazer o desafio de lamber privadas", "Vamos fazer um vídeo dançando no tiktak no velório da vó"
Quem não vive e acordo com a sociedade é atacado, por ser diferente, mas eu considero isso um privilegio
Eu tenho síndrome de Asperger, tenho o espectro leve do Autismo, fui diagnosticado em março desse ano, e queria agradecer a esse episódio, é muito difícil encontrar conteúdos tão completos acerca do assunto, é muito legal ter vídeos explicando de maneira tão didática tanto pra quem tem, quanto pra quem não sabe e queria saber mais sobre o assunto, muito obrigado!
Como funciona o diagnóstico
Muito bom! Sou pai de um garotão autista e é muito importante saber essas informações e conhecer mais sobre o mundo dele pra ajudar em suas dificuldades e apoiar em seus objetivos.
Ah, as ilustrações ficaram muito boas desse episódio, parabéns para o artista!
Parabéns pelo vídeo, excelente tema! Eu e minha esposa descobrimos a pouco tempo que nosso filho mais novo tem autismo e conteúdos como esse são muito importantes para que mais pessoas entendem a TEA.
Um tema que gostaria de gostaria de ver no Nerdologia é sobre dislexia.
Procura o canal Luna Aba
Adorei o vídeo, a minha filha hoje tem 13 anos e na época ela foi diagnosticada com síndrome de asperger, e foi basicamente ver o vídeo e olhar pra minha filha e lembrar de todo o crescimento dela, tô emocionado, muito obrigado pelo vídeo!
Ana Arantes, Jovem Nerd, Azhagal, toda a galera envolvida, muito obrigado mesmo!
Já que falaram de Asperger poderiam falar de TDAH e TAG, sofro e seria bom uma visão do assunto.
Quando ele se disse aspie, boa parte da comunidade autista ficou "tá vendo que nem todo autista é 'bom e puro'?" kkkkkkkk
Serviu pra algo xD
Bom saber que também serviu pra vocês fazerem um episódio sobre nós.
Pior que a resposta de muita gente foi "vendo o que? Não vi nada!"
MSMSKEKWKEKSKDKS EU AMEI
@@andregroo Boa kkkkk
Eu sou puro como o Vejita super sayiajin. Kkkk
Exatamente! Kkkkkk😂😂😂
Não costumo comentar por aqui, mas preciso agradecer por esse vídeo. Como alguém que foi diagnosticado tardiamente, esse vídeo é um alento. Tô mandando pra todo mundo. Muito obrigado mesmo!
Faça um sobre esquizofrênia, uma doença cheia de exteriótipos e muitos preconceitos. Amei o video.
Boa ideia!
Ana Arantes coloca mais energia na hora de falar, parece uma leitura de sala de aula, eu vi o video até o fim porque muito me interessou o assunto mas o clima de sala de aula pode melhorar, sucesso!
Que voz simpática e tranquila. Gostei muito desse nerdologia tanto pelo tema quanto pela voz da apresentadora ser tão relaxante kkkkkkk
Estou muito feliz em ver este vídeo, fui diagnosticado depois dos 20 anos e é muito importante que as pessoas saibam mais sobre nós autistas e que aceitem como somos.
Gostei muito do episódio! Já tinha virado seu fã com o Nerdologia sobre o filme Soul!
Vou divulgar o vídeo para os meus alunos do ensino médio, acabamos de estudar sobre Inclusão.
Eu tenho Asperger!! Vocês mudaram minha vida cm esse vídeo! Já fui diagnosticado com autismo quando criança mas nunca concordei com isso. Mas essa descrição maravilhosa de vocês me descreveu perfeitamente durante minha vida! Obrigado
Eu fui diagnosticada em 2002. So aceitei esse ano. 2024. Fiz um novo teste e deu positivo . Aí aceitei
Aumenta a velocidade em 1,25x fica top
muuuuuuito melhor
Top mano kkkkkkk
1,25 parece q é a velocidade normal, mas a velocidade 1,5 acho q fica melhor
Cara poupou meu comentário kkkkk
1,5 é melhor ainda
2:30 Me resumiu durante boa parte da minha infância. (O.B.S: Eu tenho Síndrome de Asperger mas, graças a Deus, consegui superar tais dificuldades e hoje tenho uma vida normal. Até por isso eu era um cara de poucos amigos, pois não conseguia interagir muito bem).
Esse episódio foi muito bom.
Sou autista com a síndrome de Asperger
Eu tenho DPAC que descobri depois de adulto e tive que conviver durante a infância sem saber... ficaria muito feliz em ver um vídeo desse tema s2
Dica: assistir na velocidade 1.25
Obrigado, lenta d+
Sim
Todo mundo que "cuida" de TEA é assim.
Confia.
Tive a impressão que o tom mais passivo e lento era proposital. Fica a dica pra quem achou o tom monótono.
Eu to AMANDO esse nerdologia com novos convidados! Esta sensacional esse episódio com a Ana. Arrasaram!
A arte estava bonita nesse episódio.
Eu fico feliz de ver esse vídeo, pois tenho diagnostico de Asperger, e nunca fui parar para pesquisar muito.
Um possível tema pra um nerdologia futuro poderia ser "The Dialectical Behavior Therapy" (ou em tradução livre: Terapia Comportamental Dialética) que foi algo que eu achei interessantíssimo, mas, infelizmente, ainda não tive tempo de me aprofundar.
Ótimo vídeo! Tenho uma sugestão para Ana: tente ser mais dinâmica ao falar nos próximos vídeos. Obrigada, vc é maravilhosa!
Ana Arantes Faça um nerdologia sobre ciência de deteção de mentiras e comportamento desonesto, nunca ti pedi nada...
Cara a solução é ler livros de movimentos faciais, não tem outra forma de aprender a "ler" as pessoas
UP !!!
Primeiro Nerdologia q vejo nesse formato. PERFEITO!!!
Faz um episódio sobre pessoas com PSICOPATIA. Não focado no lado dos assassinos mas das pessoas com esse transtorno de personalidade. 💣
Up
Concordo faz sobre psicopatia
Vai ser legal
Up
Up
Fico muito feliz de ver pessoas em canais grandes e de qualidade falando desse assunto :)
Falem mais sobre neurodiverisidade por favor!
Arrasou Kika!!!!! ♡♡♡
Muito bom! Adquirir conhecimento e sempre maravilhoso e quando feito de maneira simples e didática, para que os "não iniciados" possam entender, melhor ainda!!
Aaaah finalmente um episódio dedicado a neuro-diversidade *-*
Espero que venham mais!
Adorei o vídeo, uma forma simples e fácil de se entender.
Poderia falar um pouco mais sobre esses temas, sobre o atraso no diagnóstico em meninas em relação a meninos por causa dos comportamentos mais "quietos e isolados" das meninas serem mais "normais".
Ola! Primeiro queria só falar a felicidade de ter uma psicóloga tão incrível no canal. Mas gostaria de perguntar como é feita sua busca, pq vc alcançou mais documentos que eu ou o pessoal do meu grupo de estudos, quando fizemos pesquisas para postar, sobre o assunto. Se pudesse compartilhar, seria muito bom :D
Na descrição do video tem links para as fontes
O livro do Silberman tem bastante referência a documentos e uma narrativa bem mais interessante do que os outros sobre a história do Hans Asperger.
Que conteúdo riquíssimo para a sociedade e internet. Obrigado nerdologia!
A cada dia que passa a mão invisível do mercado tem se tornado a mão visível do Elon Musk
e o pessoal perdoa rápido de mais o tweet do bilhonário com ''free america'' no auge da pandemia
Cada vez mais monopólios e menos negócios pequenos de pessoas como nós...
Ainda acredita em Papai Noel ?
Isso é normal no bitcão, não sei pq a surpresa
Excelente video!
Tenho TDAH e nas últimas semanas, tenho passado com uma neuropsico para fazer o diagnostico de autista.
Esse episódio foi muito elucidativo e me trouxe uma certa iluminação tbm.
Obrigado pelo conteúdo e por mostrar isso para nós.
Faz um vídeo sobre TDAH
já tem vídeo sobre TDAH, dá uma pesquisada no canal
é um vídeo muito bom
Sabe quem mais tinha síndrome de Asperger? Albert Einstein e Bill Gates.
Eu tenho a síndrome de Asperger e me orgulho muito disso. Sinto como se tivesse sido abençoado.
Tecnicamente não se sabe se Einstein tinha asperguer pelo fato de nunca ser diagnosticado.
Ele apresentava "sintomas" em sua infância, mas não há um veredicto se Einstein era ou não Asperguer.
@@lucian879 Einstein tinha Asperger, muitos estudiosos afirmam isso, e Bill Gates já é mais que comprovado kkkkk Se Elon Musk tem a síndrome de Asperger (e é quase certo que tenha) isso explicaria muita coisa, afinal não é novidade que ele não é como nós, ou pelo menos, a maioria de nós.
Não se pode fazer diagnóstico em pessoas que já morreram...
Poderiam fazer um episódio sobre a importância dos testes, avaliação psicológica desde a sua origem a atualidade como foi importante para o entendimento, e conhecimento dos diversos transtornos e doenças mentais.
por mais vídeos de ciência do comportamento!!!
Obrigado nerdologia, estava muito aguardando um episódio tratando especificamente da sindrome de asperger.
Minha gente, esse Nerdologia só melhora. 😁
Ana é muito legal e recomendo o Podcast.
Tenho Asperger e não virei um gênio, mó injustiça.
Asperger não são gênios, somente na glamourização de mídias. A síndrome de Savant que tem gênios, levando em conta o QI da pessoa
@gato lol br sim, porém não são todos inteligentes também considerados como gênios. Gênios estão num nível de QI diferente, qual nem todos os autistas não Savant possuem
legall, eu pedi um vídeo sobre ontem e vi esse hoje.. Muito legal
Isso esta sendo algo novo pra mim mas explica muitas questões que vivi na minha vida
Parabéns pelo vídeo :D
*DSM-5 a Bíblia da saúde mental*
Eu: Amém irmãos
E a CID?
Cacete, nerdologia nunca foi tão sério assim. To impressionado!
Boa tarde, seria legal um episódio falando sobre o TDAH na faze adulta, que seria o meu caso por exemplo. kkk
obs: episódio muito bom e explicativo, parabéns
Olá Ana, gostei muito do conteúdo apresentando, parabéns! Gostaria de sugerir um tema: "Dislexia em jovens e adultos"
Legal esse tema, eu tenho Aspeger
eu tbm mano
Se vc me permite perguntar mas qual era/é seu interesse específico
Para mim são os dinossauros
@@bernardovasconcellos9006 não é "ter" como se pudesse perder o transtorno, o correto é ser(algo imutável)
Nossa... esses vídeos com a Ana estão excelentes
Só consegui, assistir em 1,5x velocidade tava dando sono na velocidade normal
Sua voz transmite uma paz.
Gostei do vídeo, só achei a dicção meio enrolada. Mas muito esclarecedor
bota em 1,25x a velocidade q fica perfeito
Achei a dicção normal.
Se você for em um psicólogo, vc vai perceber que eles falam assim mesmo. Acredito que não cortaram ou removeram esse "ééé..." que ela fala de propósito.
@@murcegao-dois verdade ! Obrigado ficou realmente muito bom !
@@danielrelva o meu não é.
Excelente qualidade do roteiro e da didática de explanação! Para o próximo video, sugiro abordar a "treta" interna que a psicologia tem em relação aos que são a favor e aos que são contra a....
(Pausa dramática...)
...Psicanálise!
Falar sobre a psicanálise costuma deixar os ânimos exaltados entre os que defendem e os que atacam. Acredito que daria muitos views ao levantar os pontos pró e contra, bem como a questão de ser ou são considerada ciência...
Bom saber que tem gente foda por aí que tb tem isso que nem eu
Eu tive um diagnóstico tardiu, as 35 anos. O motivo é a características de ter dificuldade com interações sociais, um paradoxo... Procurar ajuda profissional e interagir com uma pessoa estranha, porque tenho dificuldade de procurar ajuda e interagir com pessoas estranhas (entre outras coisas)... Enfim, só aos 35 consegui dar este passo e começar uma terapia pq estava no fundo do poço após perder minha mãe no dia das mães, perder amigos e ficar sozinho... as coisas continuam difíceis, mas pelo menos me conheço um pouco melhor
Sugestão: Nerdologia Lavagem Cerebral
Obrigada pelo vídeo, já tem alguns dias que estou pesquisando sobre o tema e veio em ótima hora
Kd o atila??? 😭😭😭
Acho isso muito interessante... O ritmo de cada participante do nerdologia é diferente e a animação acompanha cada um deles da sua forma.
Me pergunto por onde o Átila anda
Se preparando para ser ouvido na CPI, talvez...
Esta participando uma vez por mês agora
Ta ocupado esses dias porque vai discursar num rolê super importante, se não me engano é um congresso da OMS (além dos estudos pras lives dele né).
"Definir com precisão a limitação intelectual das pessoas é um papel exercido por profissionais possuidores de uma dádiva extraordinária, parabéns à toda a equipe envolvida nesta divulgação".
cade o atila
O Átila saiu do nerdologia, ele só aparece agora um vez por mês. Eu prefiro ele, até parei de assistir o nerdologia por causa disso.
@gato lol br ah mano, essa mina é nova na narração, da pra ver. Questao d tempo pra ela melhorar
Esses dias eu fiz uma consulta com a Dra. Maria Elisa Fonseca e descobri que tenho Síndrome de Asperger, mas o nivel é leve.
Coloquem em 1.5 que fica muito melhor.
Verdade.
Que voz enjoada.
Na velocidade 2x é melhor. Fica como se tivesse no normal e aumentamos para 1.25x
Obrigado bom senhor
Nerdologia tá ficando mais rico em conteúdo a cada dia.. Espero um dia eu posso ter a oportunidade de participar de um vídeo !
Se falar nessa velocidade, pessoas dormirão.
Coloca em 1,5x fica show
Obrigada por falar tanto, sou asperger e sofro muito pra me encaixar na s estudos, foi com muita dor que tranquei a faculdade por não conseguir me adaptar ao ead
Oi, eu sou o Felipe Figueiredo.
Formado em história
Comunista
RUclipsr e
Professor
Toda vez eu escuto esse colunista errado kkkkk
Eu achei maravilhoso!
Gostaria de assistir um vídeo falando mais sobre as variações do autismo.
Grande abraço e parabéns pelo conteúdo. Vocês são demais!
A narração estava bem ruim, ultimamente tem ficado assim, estou com saudades do Átila.
E o conteúdo também, tá virando suco de lugar comum.
Faz um Epi falando sobre o John B. Watson e as paradas do Behaviorismo! Eu boto fé que vai ficar muito massa!
Eu sou adulto com 34 anos com asperger e eu tive de fazer 13 anos de tratamento desde a primeira infância até a adolescência e eu fiz os seguintes tratamentos: Fonoaudiologo, psicologo e psicopedagogia e mais um outro tratamento que também me ajudou a desenvolver na escola e depois do fim da adolescencia, eu comecei a fazer artesanato, tenho minhas mesmas estereotipias, uma coordenação motora atrapalhada, um vocabulário mais apurado, me comunico com as pessoas através do espelho quando as pessoas estivessem na minha frente e aperto o botão do elevador pelo mesmo espelho. as vezes prefiro ficar sozinho assistindo canais com temas do meu interesse quando estou em hiperfoco, tenho habilidade para artesanato e pintura em tela, facilidade de guardar números e por outro lado eu nem sempre me enturmo com os demais e quando me aprofundo em uma tarefa, eu fico a ponto de me isolar fazendo a mesma sozinho e concentrado sem noção de tempo da mesma. Eu comecei a levantar suspeita quando tinha 1 ano e meio quando estava com o carrinho na mão, eu só ficava gieando aquela roda de carrinho e sempre parava na mesma posição com as mãos.
Imagino quantos gênios e talentos perdidos no Brasil (às vezes acorrentados, expulsos da escola, apanhando dos pais pelo estresse que causam, sem atenção necessária,...). E quantas altas habilidades perdidas por não terem apoio pra desenvolve-las. Graças a Deus fui aproveitado a tempo.
Conteúdo sensacional. Parabéns Ana e equipe 👏🏻
Eu também fui diagnosticado com asperger, e eu sofro de uns sintomas como essa concentração num assunto específico e falta de atenção a assuntos que não me interessam, e isso me prejudica muito na minha vida escolar, mas para a minha sorte, isso não me impediu de fazer amigos.
Acabei de descobrir minha filha de 3 anos e autisma, muito bom vídeo
Gostaria de um vídeo sobre discalculia, fiz meu tcc sobre, e vi o quanto o tema ainda é desconhecido. Parabéns pelo vídeo ❤️
A qualidade do trabalho, a competência científica dessa nova galera que tá fazendo o nerdologia é gigante, mas eles não são comunicadores por natureza. Acho que com o tempo eles vão praticando e pegando o jeito.
Já estou acostumado com sua voz, parabéns ótimo vídeo.
Arrasou Anaaaaaaaa sdds
Qual é dessa galera que tá criticando o canal aqui nos comentários? Canal excelente, continuam abordando assuntos bem interessantes e de GRAÇA! Parabéns galera do Nerdologia!
Essa síndrome é muito interessante e curiosa. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Bom dia, você poderia fazer um vídeo sobre falsas memórias, eu me senti abusada psicologicamente quando pertenci a igreja evangélica, a pouco tempo atrás eu tive contato com pessoas que me alertaram que eu poderia esta sendo induzida a acreditar que minhas experiências religiosas era na verdade uma falha do cérebro que chamam de falsas memórias, eu não pertenço mais a igreja e estou descobrindo que tudo que se passou comigo não tem nada de divino, hoje eu sinto que fui usada por pastores.
Nerdologia + Psicologia = ❤
como autista portador da síndrome de asperger eu devo diser q gostei bastante desse video p.s eu contorno a minha dificuldade em "ler" as expressões faciais vendo vídeos sobre linguagem corporal e indico o canal metaforando
esta me ajudando bastante e devo diser a partir de agora eu vou adotar o termo Aspie muito obrigado!
Eu tb! kkkkk Mas vc consegue aplicar esses conhecimentos em tempo real? Eu só consigo em vídeo e sequer é muito bom, o resultado
A com o tempo você vai pegando a prática né kkkk é que se eu puder confessar é que eu já fui assaltado duas vezes e eu nunca percebi a "maldade" no olhar das pessoas antes de fazer essas coisas então meio que eu tô meio obrigando a Perceber o olhar das pessoas quase como um tipo de paranoia
@@RafaelFelipeBAndrade Pior que o mesmo aconteceu comigo e tb continuo treinando essa habilidade. Avancei na prática, claro, mas continuo me ferrando kkkkkk mas enfim, assim é a vida, então boa sorte pra nós, né?