*Exercícios para a memória:* *1) Quantitativo:* fazer uma lista de coisas e decorá-la. Depois trabalhe o aprofundamento em cima dessa lista. Contextualizar e associar visualmente. Ex.: faço uma lista para decorar todos os imperadores romanos do século II, depois aprendo uma característica de cada um deles, me aprofundando na vida deles, e por fim, georefencio eles, seja por uma linha do tempo, um mapa ou esquema/mapa visual. O flashcard é uma técnica bem parecida com a lista. *2) Qualitativo:* Medite sobre o capítulo do livro que está lendo, retirando dele as melhores informações, as principais mensagens. *3) Associação:* por exemplo, para decorar o kanji, é muito mais eficiente associar os caracteres ao elementos da vida real que inspiraram a criação da sua forma (os riscos que referenciam a água e etc.). Então não faça musiquinhas aleatórias, faça associações que tenham ligação com a essência do conteúdo. 4) Decorar poesias ajuda bastante. Ex.: a Ilíada e a Odisseia. 5) Decorar cantos gregorianos e a Bíblia em latim ou grego é um treinamento muito poderoso! A fluidez do texto em latim é superior ao do texto em português (a musicalidade nesse caso ajuda muito). 6) Decorar um Salmo em português, latim, grego e hebraico, e depois ler os comentários de Santo Agostinho sobre esse Salmo, é um treino completo de memória! Une a memorização, a métrica/musicalidade intrínseca aos Salmos, a associação em vários idiomas e a associação da interpretação. 7) Decorar os Papas da Igreja e os Santos também é ótimo. Memorize informações úteis (a nível cultural) pra você. Decorar o país que ganhou cada copa pra mim, por exemplo, é desnecessário, já decorar os maiores designers da história é essencial. 8) Decore algo todo dia, mas sem ficar determinando um tempo específico ("vou ficar 1h do meu dia decorando algo") Plus) *aprender latim:* ler a gramática latina do Napoleão Mendes de Almeida e o família romana (simultaneamente). Para aprender qualquer idioma misture variados métodos, é muito mais eficiente.
Sobre decorar, agora que me converti ao catolicismo estou decorando as rezas e me ajuda muito a compreender melhor sobre a igreja e a própria fé mesmo. Minhas meditações espirituais estão mais claras também, muito bom.
Guilherme testemunho: Sou jovem tenho 23 anos conservador e cristão, vou dês de pequeno na igreja evangélica, mas tenha sido tremendamente impactado pelos seus vídeos, e seguido alguns conselhos, como leitura e sobre masculinidade entre outros, é um assunto que os jovens da minha idade não se importam, acredito que você inspira muitos desses jovens a ser uma pessoa melhor e seguir a Cristo que é o mais importante. Fica aqui registrado minha gratidão!
Estou decorando os 12 pontos de doutrina e fé uma vez dada aos Santos (CCB). Esta sendo edificante essa jornada de memorização, já decorei os 12 apóstolos, logo logo partindo para outras listas.
Eu fiz teatro durante 10 anos. E as vezes tínhamos que decorar dezenas e até centenas de páginas. Graças a Deus isso me ajudou muito. Por causa disso tenho facilidade para decorar.
8:50 Crenças limitantes perante a memória 13:12 Memória quantitativa x qualitativa 14:20 Treino de memória 1. Lista 2. Detalhar lista 3. Geografar lista 16:40 Essencial x superficial 17:49 Beneficios da memória expandida 20:05 Sentido = associação 21:55 Impacto dos vicios 24:05 Bons hábitos à mente 26:49 Memorizar x meditar 28:32 Memória é seletiva 29:29 Flashcard (quantitativa) 31:13 Memória não é mecânica, é essência 35:28 Diversificar métodos para línguas 46:12 Quanto tempo decorar?
Acredito que o domínio sobre a gramática da própria língua é muito importante para a memória qualitativa, pois assim você consegue entender melhor o diálogo ou a ideia do autor de um livro. Os livros clássicos existem muitas frases poéticas e entender a estrutura da frase vai fazer diferença!
"Eu criei a alma à minha imagem e semelhança, dando-lhe três poderes: memória, inteligência e vontade. A mão do Amor, ou seja, o desejo, enche a memória com minha lembrança e os benefícios que ela recebeu de Mim. É esta lembrança que torna a alma ativa e não negligente, grata e não ingrata. Um poder ajuda o outro e assim a alma é nutrida na vida da graça. Mas se o homem concebe o pecado mortal em sua mente, sua memória não pode reter nenhuma lembrança de minha misericórdia. O olho de seu intelecto não pode mais ver ou conhecer minha Verdade: Seu intelecto não tem mais nenhum objeto diante dele do que sua própria pessoa e o amor morto de sua sensualidade. Portanto, como ela não estará também morta à minha vontade, já que não ama mais nada além de coisas mortas? Os três poderes da alma estando mortos, todas as ações materiais ou espirituais desses homens estão mortos para a graça; eles não podem mais se defender contra seus inimigos nem podem se recuperar quando eu intervenho para ajudá-los". (Nosso Senhor à Santa Catarina de Siena)
@@ViiKa99 Sim.Tirei do livro em francês "Dialogues de Sainte Catherine de Sienne avec Notre Seigneur" chapître 51 Sur les Puissances de l'Âme" No Brasil seria o livro que fala dos êxtases, visoes e diálogos que ela teve com Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. O link do livro em francês : maxencecaron.fr/wp-content/uploads/2010/09/LE-DIALOGUE-DE-SAINTE-CATHERINE-DE-SIENNE.pdf
Todo conhecimento é uno ! Quando pensamos em decorar , não se pode unicamente pensar em decorar, ela é um inicio perfeito para uma meditação. Para meditar, vc precisa ter decorado a sequência de um texto, ou de um capitulo de um livro por exemplo, ou trechos. Assim, quando retemos o que é necessário , logo podemos meditar sobre. Então, nada que pertence ao intelecto é de modo isolado, tudo corresponde a uma ideia conjunta. Parabéns, professor!
Guilherme comecei a ler Júlio verne, e não tô conseguindo mais parar kkk eu deixei de lado até série pra terminar de ler os livros, terminei volta ao mundo em 80 dias e já tô lendo a viagem ao centro da terra quase acabando .. tô adorando
Sempre carreguei uma caderneta com lapiseira. Em QUALQUER momento das 07 até 17 que eu tivesse cinquenta segundos para ler/reler ou rpestar atenção/meditar em algo que precisava ser decorado, eu usava. Você não precisa ir em "show do milhão" em filmes/séries para trabalhar sua memória, se eu consegui olhar na caderneta dez vezes por dia, esperando um ônibus, dentro do metrÔ, ou algo do gênero, já teve sua contribuição.
Quando criança, eu saía de carro muitas vezes ao dia com minha mãe, que tinha que ir vender produtos aos seus clientes pessoalmente. No trânsito, eu gostava de ficar gravando o nome do modelo dos carros, as suas marcas, os seus visuais e o ano da fabricação - porque como se sabe, quando o modelo é recente, as marcas mudam apenas alguns detalhes do visual no ano seguinte. No que tange a leitura, a interpretação de texto a a gramática, posso dizer com toda a certeza que aprendi a ler e a escrever quase inteiramente pela leitura da Bíblia que a minha mãe me impunha diariamente a propósito dos devocionais. Quando voltei a estudar, na 4ª série, eu fui um dos melhores alunos, tanto em matemática quanto em Português; lembro-me muito bem que eu adorava que a professora me fizesse perguntas a cerca da explicação do assunto, pois nisso eu me divertia praticando a expressão das ideias, a entonação da fala, e por conseguinte - porque não tinha como fugir - a arte da argumentação. Para mim, tudo era então motivo de discussão. Às vezes, as conclusões que se podiam tirar da explicação eram tão óbvias que eu formulava perguntas especialmente para que me as dessem; e quando não me davam precisamente elas, eu contornava e endireitava, perguntando sempre se a resposta dada não podia ser substituída pela a que eu queria. Isso e mais outras formas de desenvolvimento da arte de pensar e de se comunicar, eu desenvolvi durante uns 3 anos, antes de vir a cair numa completa penúria intelectual.
Escuto música clássica há uns 10 anos, e toda e qualquer música que escuto, acabo decorando o seu nome, o número da sua obra, o detalhes mais técnicos. Também costumo decorar as frases musicais e a forma de como se intercalam num contexto geral. Chego a mesmo a assobiar concertos inteiros de Vivaldi, Prelúdios e Fugas de Bach - fugas nem tanto por conta das vozes. É sem dúvida algo de muito proveito a memória/inteligência; porém, tenho minhas dúvidas de que haja algum beneficiamento da inteligência verbal pela inteligência musical, em razão da diferença da natureza das duas.
Professor, já viu o canal Polýmathy? Ele fala, entre outras coisas, sobre Grego antigo e Latim, e fala nessas línguas também. É realmente incrível, porque ele fala fluentemente e fala sobre linguística aplicada a essas línguas. Ah, também importante citar sobre como ele fala sobre o mundo antigo: tipo visitando uma igreja na Itália e explicando porque tem o horóscopo no chão dessa igreja.
Tenho um pequeno canal no RUclips com orações católicas em latim, português e Inglês. Me ajuda muito nas meditações! Boa dica de fazer isso com salmos 👏🏻👏🏻👏🏻
@@RedneckJoe se quiser aprender latim mesmo, use um livro de latim que usa o método natural É muito bom o método natural, você vai aprendendo na intuição e pelo contexto das coisas Espero que ainda veja depois de 2 anos 😂
Essa é do Olavo ; " nós não conseguimos raciocinar diretamente com a realidade , nós só conseguimos raciocinar com os conceitos das coisas , porém os conceitos só existem na memória .
Os 20 primeiros papas: Pedro Lino Anacleto Clemente Evaristo Alexandre Sisto Telésforo Higino Pio Aniceto Sotero Eleutério Vitor Zeferino Calisto Urbano Ponciano Antero Fabiano (Papi)
Depois não acreditam quando um policial conhece um criminoso de longe, e vice-versa. Há um momento que algo acontece e te coloca num determinado hábito, pode ser postura, gesto, gorda de falar, vestir , ouvir música...
Olá Guilherme, você estuda japonês e italiano através de curso ou é autodidata? tbm estou aprendendo esses dois idiomas. O japonês iniciei a muitos anos mas parei não lembro o porquê.. já fazia conversações e escrevia o básico, numerais, hiragana e katakana de bom entendimento... Estou a alguns meses estudando italiano. Também já compreendo, falo e escrevo bem o básico. Porém tudo de forma autodidata. Junto com alguns instrumentos musicais como violão, guitarra, teclado, baixo e bateria, que aprendi sem professor, tenho certa facilidade pra aprender as coisas por conta própria (o que me falta agora é ter foco para avançar nos meus estudos). Gostaria de saber qual seu método para aprender esses idiomas. Grato pela atenção.
Uma pessoa que tem deficiência visual pode ter uma boa memória? Pergunto porque eu sinto que absorvo muito pouco os conteúdos que escuto. Isso acaba me deixando muito frustrado, desmotivado para continuar tentando absorver os conhecimentos. Aliás, sou muito fã do aprendizado e jamais queria abrir mão disso.
Guilherme, você sempre fala da classe demográfica dos seus seguidores, i.e., Millennium, Boomer, geração X, etc. Qual é o nome para a geração das pessoas acima de 80 anos?
Exercícios para a memória: 1) *Quantitativo* : fazer uma lista de coisas e decorá-la. Depois trabalhe o aprofundamento em cima dessa lista. Contextualizar e associar visualmente. Ex.: faço uma lista para decorar todos os imperadores romanos do século II, depois aprendo uma característica de cada um deles, me aprofundando na vida deles, e por fim, georefencio eles, seja por uma linha do tempo, um mapa ou esquema/mapa visual. O flashcard é uma técnica bem parecida com a lista. 2) *Qualitativo* : Medite sobre o capítulo do livro que está lendo, retirando dele as melhores informações, as principais mensagens. 3) *Associação* : por exemplo, para decorar o kanji, é muito mais eficiente associar os caracteres ao elementos da vida real que inspiraram a criação da sua forma (os riscos que referenciam a água e etc.). Então não faça musiquinhas aleatórias, faça associações que tenham ligação com a essência do conteúdo. 4) *Decorar poesias ajuda bastante* . Ex.: a Ilíada e a Odisseia. 5) *Decorar cantos gregorianos e a Bíblia em latim ou grego* é um treinamento muito poderoso! A fluidez do texto em latim é superior ao do texto em português (a musicalidade nesse caso ajuda muito). 6) *Decorar um Salmo em português, latim, grego e hebraico*, e depois ler os comentários de Santo Agostinho sobre esse Salmo, é um treino completo de memória! Une a memorização, a métrica/musicalidade intrínseca aos Salmos, a associação em vários idiomas e a associação da interpretação. 7) *Decorar os Papas da Igreja e os Santos* também é ótimo. Memorize informações úteis (a nível cultural) pra você. Decorar o país que ganhou cada copa pra mim, por exemplo, é desnecessário, já decorar os maiores designers da história é essencial. 8) *Decore algo todo dia*, mas sem ficar determinando um tempo específico ("vou ficar 1h do meu dia decorando algo") Plus) aprender latim: ler a gramática latina do Napoleão Mendes de Almeida e o família romana (simultaneamente). Para aprender qualquer idioma misture variados métodos, é muito mais eficiente
*Exercícios para a memória:*
*1) Quantitativo:* fazer uma lista de coisas e decorá-la. Depois trabalhe o aprofundamento em cima dessa lista. Contextualizar e associar visualmente. Ex.: faço uma lista para decorar todos os imperadores romanos do século II, depois aprendo uma característica de cada um deles, me aprofundando na vida deles, e por fim, georefencio eles, seja por uma linha do tempo, um mapa ou esquema/mapa visual. O flashcard é uma técnica bem parecida com a lista.
*2) Qualitativo:* Medite sobre o capítulo do livro que está lendo, retirando dele as melhores informações, as principais mensagens.
*3) Associação:* por exemplo, para decorar o kanji, é muito mais eficiente associar os caracteres ao elementos da vida real que inspiraram a criação da sua forma (os riscos que referenciam a água e etc.). Então não faça musiquinhas aleatórias, faça associações que tenham ligação com a essência do conteúdo.
4) Decorar poesias ajuda bastante. Ex.: a Ilíada e a Odisseia.
5) Decorar cantos gregorianos e a Bíblia em latim ou grego é um treinamento muito poderoso! A fluidez do texto em latim é superior ao do texto em português (a musicalidade nesse caso ajuda muito).
6) Decorar um Salmo em português, latim, grego e hebraico, e depois ler os comentários de Santo Agostinho sobre esse Salmo, é um treino completo de memória! Une a memorização, a métrica/musicalidade intrínseca aos Salmos, a associação em vários idiomas e a associação da interpretação.
7) Decorar os Papas da Igreja e os Santos também é ótimo. Memorize informações úteis (a nível cultural) pra você. Decorar o país que ganhou cada copa pra mim, por exemplo, é desnecessário, já decorar os maiores designers da história é essencial.
8) Decore algo todo dia, mas sem ficar determinando um tempo específico ("vou ficar 1h do meu dia decorando algo")
Plus) *aprender latim:* ler a gramática latina do Napoleão Mendes de Almeida e o família romana (simultaneamente). Para aprender qualquer idioma misture variados métodos, é muito mais eficiente.
Comentando aqui para anotar depois
.
Por favor continue com estes resumos, Deus abençoe.
Muitíssimo obrigada, Izabela! 🤓📚
Amei o resumo 👏🏻👏🏻
Sobre decorar, agora que me converti ao catolicismo estou decorando as rezas e me ajuda muito a compreender melhor sobre a igreja e a própria fé mesmo. Minhas meditações espirituais estão mais claras também, muito bom.
Deus abençoe
Bem vinda a Santa Igreja Católica.
👏👏👏👏👏
🙏🙏🙏
Seja bem vinda a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo❤️
Seja bem vinda 🙏🙏🙏
Guilherme testemunho:
Sou jovem tenho 23 anos conservador e cristão, vou dês de pequeno na igreja evangélica, mas tenha sido tremendamente impactado pelos seus vídeos, e seguido alguns conselhos, como leitura e sobre masculinidade entre outros, é um assunto que os jovens da minha idade não se importam, acredito que você inspira muitos desses jovens a ser uma pessoa melhor e seguir a Cristo que é o mais importante. Fica aqui registrado minha gratidão!
gabriel forte, eu tambem gostei muito das aulas do guilherme freire, mais ainda sobre masculinidade, e muito importante ter aulas sobre masculinidade,
Que Deus continue a derramar bênçãos na sua vida.🙏
Verdade verdadeira.
estude o catolicismo... é necessário estar na fé versadeira
@@zerozamp
Qual a fé verdadeira?
Decorar é fundamental. Eu preciso ler várias vezes. Passada essa primeira etapa, começo a meditar e correlacionar o conhecimento.
Estou decorando os 12 pontos de doutrina e fé uma vez dada aos Santos (CCB). Esta sendo edificante essa jornada de memorização, já decorei os 12 apóstolos, logo logo partindo para outras listas.
Por favor, jamais pare de produzir conteúdos de tamanha qualidade como esse... Sinto que me ajudam demais!
Eu fiz teatro durante 10 anos. E as vezes tínhamos que decorar dezenas e até centenas de páginas. Graças a Deus isso me ajudou muito. Por causa disso tenho facilidade para decorar.
Qual era a estratégia para decorar?
8:50 Crenças limitantes perante a memória
13:12 Memória quantitativa x qualitativa
14:20 Treino de memória
1. Lista
2. Detalhar lista
3. Geografar lista
16:40 Essencial x superficial
17:49 Beneficios da memória expandida
20:05 Sentido = associação
21:55 Impacto dos vicios
24:05 Bons hábitos à mente
26:49 Memorizar x meditar
28:32 Memória é seletiva
29:29 Flashcard (quantitativa)
31:13 Memória não é mecânica, é essência
35:28 Diversificar métodos para línguas
46:12 Quanto tempo decorar?
Acredito que o domínio sobre a gramática da própria língua é muito importante para a memória qualitativa, pois assim você consegue entender melhor o diálogo ou a ideia do autor de um livro. Os livros clássicos existem muitas frases poéticas e entender a estrutura da frase vai fazer diferença!
"Eu criei a alma à minha imagem e semelhança, dando-lhe três poderes: memória, inteligência e vontade. A mão do Amor, ou seja, o desejo, enche a memória com minha lembrança e os benefícios que ela recebeu de Mim. É esta lembrança que torna a alma ativa e não negligente, grata e não ingrata. Um poder ajuda o outro e assim a alma é nutrida na vida da graça.
Mas se o homem concebe o pecado mortal em sua mente, sua memória não pode reter nenhuma lembrança de minha misericórdia.
O olho de seu intelecto não pode mais ver ou conhecer minha Verdade: Seu intelecto não tem mais nenhum objeto diante dele do que sua própria pessoa e o amor morto de sua sensualidade.
Portanto, como ela não estará também morta à minha vontade, já que não ama mais nada além de coisas mortas?
Os três poderes da alma estando mortos, todas as ações materiais ou espirituais desses homens estão mortos para a graça; eles não podem mais se defender contra seus inimigos nem podem se recuperar quando eu intervenho para ajudá-los".
(Nosso Senhor à Santa Catarina de Siena)
É de algum livro específico?
@@ViiKa99 Sim.Tirei do livro em francês "Dialogues de Sainte Catherine de Sienne avec Notre Seigneur" chapître 51 Sur les Puissances de l'Âme"
No Brasil seria o livro que fala dos êxtases, visoes e diálogos que ela teve com Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo.
O link do livro em francês : maxencecaron.fr/wp-content/uploads/2010/09/LE-DIALOGUE-DE-SAINTE-CATHERINE-DE-SIENNE.pdf
@@nayanecosta3684 Imagina querida 🙂
@@thedifferenttraveller5684 existem versões em português ou inglês?
Em alguns anos, acredito que o Guilherme será lembrado como um dos maiores intelectuais vivos do Brasil! Uma das minhas maiores referências!
É mesmo? Quais obras ele produziu para justificar essa afirmação?
@@8BlueBits Tu és desprovido da capacidade de ler? Eu disse a minha opinião para o futuro.
@@danielcunha6284 Quais obras você espera que ele produzirá em alguns anos? Tem alguma em andamento? Quais as ideias originais do Guilherme Freire?
@@8BlueBits Oras, pergunte a ele.
@@8BlueBits Que perguntas sem noção.
Decorei o Rosário em latim, inglês, francês e italiano! 😊😊😊
Todo conhecimento é uno ! Quando pensamos em decorar , não se pode unicamente pensar em decorar, ela é um inicio perfeito para uma meditação. Para meditar, vc precisa ter decorado a sequência de um texto, ou de um capitulo de um livro por exemplo, ou trechos. Assim, quando retemos o que é necessário , logo podemos meditar sobre. Então, nada que pertence ao intelecto é de modo isolado, tudo corresponde a uma ideia conjunta. Parabéns, professor!
Guilherme comecei a ler Júlio verne, e não tô conseguindo mais parar kkk eu deixei de lado até série pra terminar de ler os livros, terminei volta ao mundo em 80 dias e já tô lendo a viagem ao centro da terra quase acabando .. tô adorando
Gostei muito de "A Ilha misteriosa", recomendo
@@andrefp0 quero muito começar também
Eu acho q ler livros resolve boa parte dessas necessidades. A redundância dos assuntos nos livros cuida disso muito bem.
Sempre carreguei uma caderneta com lapiseira. Em QUALQUER momento das 07 até 17 que eu tivesse cinquenta segundos para ler/reler ou rpestar atenção/meditar em algo que precisava ser decorado, eu usava. Você não precisa ir em "show do milhão" em filmes/séries para trabalhar sua memória, se eu consegui olhar na caderneta dez vezes por dia, esperando um ônibus, dentro do metrÔ, ou algo do gênero, já teve sua contribuição.
Que dica valiosa, vou testar, minhas provas tão chegando e eu tenho pouco tempo livre, isso será bem útil
Quando criança, eu saía de carro muitas vezes ao dia com minha mãe, que tinha que ir vender produtos aos seus clientes pessoalmente. No trânsito, eu gostava de ficar gravando o nome do modelo dos carros, as suas marcas, os seus visuais e o ano da fabricação - porque como se sabe, quando o modelo é recente, as marcas mudam apenas alguns detalhes do visual no ano seguinte.
No que tange a leitura, a interpretação de texto a a gramática, posso dizer com toda a certeza que aprendi a ler e a escrever quase inteiramente pela leitura da Bíblia que a minha mãe me impunha diariamente a propósito dos devocionais.
Quando voltei a estudar, na 4ª série, eu fui um dos melhores alunos, tanto em matemática quanto em Português; lembro-me muito bem que eu adorava que a professora me fizesse perguntas a cerca da explicação do assunto, pois nisso eu me divertia praticando a expressão das ideias, a entonação da fala, e por conseguinte - porque não tinha como fugir - a arte da argumentação. Para mim, tudo era então motivo de discussão. Às vezes, as conclusões que se podiam tirar da explicação eram tão óbvias que eu formulava perguntas especialmente para que me as dessem; e quando não me davam precisamente elas, eu contornava e endireitava, perguntando sempre se a resposta dada não podia ser substituída pela a que eu queria.
Isso e mais outras formas de desenvolvimento da arte de pensar e de se comunicar, eu desenvolvi durante uns 3 anos, antes de vir a cair numa completa penúria intelectual.
Escuto música clássica há uns 10 anos, e toda e qualquer música que escuto, acabo decorando o seu nome, o número da sua obra, o detalhes mais técnicos. Também costumo decorar as frases musicais e a forma de como se intercalam num contexto geral. Chego a mesmo a assobiar concertos inteiros de Vivaldi, Prelúdios e Fugas de Bach - fugas nem tanto por conta das vozes.
É sem dúvida algo de muito proveito a memória/inteligência; porém, tenho minhas dúvidas de que haja algum beneficiamento da inteligência verbal pela inteligência musical, em razão da diferença da natureza das duas.
@@caiograsco1045 Parabéns pela inteligência, mano.
Não esqueçam que as redes sociais afetam muito no aprendizado !!!
Muito boa as dicas professor, parabéns. Já decorei orações e agora vou decorar salmos ;). Estudar um pouco latim também.
Professor, já viu o canal Polýmathy? Ele fala, entre outras coisas, sobre Grego antigo e Latim, e fala nessas línguas também. É realmente incrível, porque ele fala fluentemente e fala sobre linguística aplicada a essas línguas. Ah, também importante citar sobre como ele fala sobre o mundo antigo: tipo visitando uma igreja na Itália e explicando porque tem o horóscopo no chão dessa igreja.
Tenho um pequeno canal no RUclips com orações católicas em latim, português e Inglês. Me ajuda muito nas meditações! Boa dica de fazer isso com salmos 👏🏻👏🏻👏🏻
Que papo bacana! Gratidão!
Não lembro de quase nada que li e das aulas que assisti na faculdade de História. Ainda bem, hein, prof. 😅😅😅😅
Valeu Guilherme muito obrigado por essa aula maravilhosa.
Tenho 46 anos e estou memorizando canto gregoriano em latin, e como não? Canto todo dia, tenho uma voz péssima... não estou nem ai!
Kkkkkkkkkk
Estou praticando a memória tentando decorar as orações em latim. Bom exercício.
@@RedneckJoe se quiser aprender latim mesmo, use um livro de latim que usa o método natural
É muito bom o método natural, você vai aprendendo na intuição e pelo contexto das coisas
Espero que ainda veja depois de 2 anos 😂
Excelente. O Professor Olavo falava justamente isso.
Fico ansiosa essas laives
Aula perfeita! 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma coisa que irá ajudar na melhoria são os sons binaurais. Vários estudos cientificos comprovaram a melhora de memória com sons binaurais
Essa é do Olavo ; " nós não conseguimos raciocinar diretamente com a realidade , nós só conseguimos raciocinar com os conceitos das coisas , porém os conceitos só existem na memória .
Eu leio uma vez, mentalizo, e não esqueço. Mas isso depois de bastante treino, ainda quero continuar aperfeiçoando.
Como assim? No inicio tu tinhas uma memória ruim, daí com muito treino ela começou a ficar mais afiada?
@@PauloVitor-oq7lsSim
Os ruidos do fundo são maravilhosos 😊
Tem um conto espetacular do Jorge Luis Borges sobre um caso de memória absoluta
Sim! É muito bom esse. "Funes, o memorioso"
Amo decorar versículos da Bíblia 💕
Eu tmb, já decorei algumas cartas inteiras. O povo pensa que sou um rapaz prodígio kkkkk
Os 20 primeiros papas:
Pedro
Lino
Anacleto
Clemente
Evaristo
Alexandre
Sisto
Telésforo
Higino
Pio
Aniceto
Sotero
Eleutério
Vitor
Zeferino
Calisto
Urbano
Ponciano
Antero
Fabiano
(Papi)
o maior, o melhor
Excelente conteúdo!
Depois não acreditam quando um policial conhece um criminoso de longe, e vice-versa. Há um momento que algo acontece e te coloca num determinado hábito, pode ser postura, gesto, gorda de falar, vestir , ouvir música...
Sensacional! Obdo!!!
Cadê esse curso? Já procurei e nada!
Olá Guilherme, você estuda japonês e italiano através de curso ou é autodidata? tbm estou aprendendo esses dois idiomas. O japonês iniciei a muitos anos mas parei não lembro o porquê.. já fazia conversações e escrevia o básico, numerais, hiragana e katakana de bom entendimento... Estou a alguns meses estudando italiano. Também já compreendo, falo e escrevo bem o básico. Porém tudo de forma autodidata. Junto com alguns instrumentos musicais como violão, guitarra, teclado, baixo e bateria, que aprendi sem professor, tenho certa facilidade pra aprender as coisas por conta própria (o que me falta agora é ter foco para avançar nos meus estudos). Gostaria de saber qual seu método para aprender esses idiomas. Grato pela atenção.
Obrigado Guilherme
Quais exercícios além da lista, característica e georeferenciamento?
Ótimo conteúdo.
Salve Maria santíssima
Não encontrei o curso Leitura e Memória, onde pode compartilhar o link?
Uma pessoa que tem deficiência visual pode ter uma boa memória? Pergunto porque eu sinto que absorvo muito pouco os conteúdos que escuto. Isso acaba me deixando muito frustrado, desmotivado para continuar tentando absorver os conhecimentos. Aliás, sou muito fã do aprendizado e jamais queria abrir mão disso.
Sim
Muito obrigado!
Guilherme, você sempre fala da classe demográfica dos seus seguidores, i.e., Millennium, Boomer, geração X, etc. Qual é o nome para a geração das pessoas acima de 80 anos?
Obrigada professor
Excelente
Associação por analogia . É por isso que o professor Olavo defende tanto o treinamento literário pra melhorar a capacidade imaginativa.
Curti a foto da tumblr rs
Se não me engano é "uma mente brilhante"
@@hiamandaraalves6149 É, sim. Gosto desse filme hehe
Parei no 22
Na hora da leitura é bom ouvir músicas? Tipo instrumental.
Não tem como não lembrar o nome em sindarin do Celeborn... O cara se chamava Teleporno! HAHAHAHAHA
Eu leio “5” livros por vez, a verdade é que leio uns 2 por vez e os outros 3 eu vou empurrando
Show
51:30
Por quanto tempo eu posso acessar is cursos após aquisição ?
Leitura e memória 1 ano, história da igreja 2, ambos estão na promoção.
TOP
Decorar a tabuada é complicado xD
Tenho impressão que castidade tem grande influência na capacidade intelectual também…
Explica
@@RyanRocha-yj1nqResumido em uma palavra, Retenção de Sêmen, canalizar sua energia sexual para hábitos edificantes
Memory Card
Exercícios para a memória:
1) *Quantitativo* : fazer uma lista de coisas e decorá-la. Depois trabalhe o aprofundamento em cima dessa lista. Contextualizar e associar visualmente. Ex.: faço uma lista para decorar todos os imperadores romanos do século II, depois aprendo uma característica de cada um deles, me aprofundando na vida deles, e por fim, georefencio eles, seja por uma linha do tempo, um mapa ou esquema/mapa visual. O flashcard é uma técnica bem parecida com a lista.
2) *Qualitativo* : Medite sobre o capítulo do livro que está lendo, retirando dele as melhores informações, as principais mensagens.
3) *Associação* : por exemplo, para decorar o kanji, é muito mais eficiente associar os caracteres ao elementos da vida real que inspiraram a criação da sua forma (os riscos que referenciam a água e etc.). Então não faça musiquinhas aleatórias, faça associações que tenham ligação com a essência do conteúdo.
4) *Decorar poesias ajuda bastante* . Ex.: a Ilíada e a Odisseia.
5) *Decorar cantos gregorianos e a Bíblia em latim ou grego* é um treinamento muito poderoso! A fluidez do texto em latim é superior ao do texto em português (a musicalidade nesse caso ajuda muito).
6) *Decorar um Salmo em português, latim, grego e hebraico*, e depois ler os comentários de Santo Agostinho sobre esse Salmo, é um treino completo de memória! Une a memorização, a métrica/musicalidade intrínseca aos Salmos, a associação em vários idiomas e a associação da interpretação.
7) *Decorar os Papas da Igreja e os Santos* também é ótimo. Memorize informações úteis (a nível cultural) pra você. Decorar o país que ganhou cada copa pra mim, por exemplo, é desnecessário, já decorar os maiores designers da história é essencial.
8) *Decore algo todo dia*, mas sem ficar determinando um tempo específico ("vou ficar 1h do meu dia decorando algo")
Plus) aprender latim: ler a gramática latina do Napoleão Mendes de Almeida e o família romana (simultaneamente). Para aprender qualquer idioma misture variados métodos, é muito mais eficiente