Muito obrigada Dra, pelo esclarecimento, me ajudou muito. O advogado que ia contratar pediu 20 % do valor do imóvel pelo preço que a prefeitura ia estipular.
Doutora... bom dia... parabéns por esse dia todo especial... dia Internacional da mulher... parabéns pra senhora.. e todas as mulheres..... bom domingo....
E se todos os herdeiros quiserem " morar " no imóvel ainda assim tem que fazer inventário ? Pois na minha família ninguém tem interesse em vender , pois pensamos na minha irmã que é especial , e a única que ñ tem casa .
Bom dia Dr. Gostaria que a senhora me tirasse uma dúvida. Hj dia 15 02 faz 7dias que meu pai faleceu. Sou herdeira única só que vendo seus vídeos vou ter que fazer o enventario. Mais eu gostaria de saber o que devo fazer. Meu pai tem uma casa no interior de São Paulo. E quem mora nela e a ex mulher do meu tio. Ela mora na casa há 20 anos eu posso requerer a casa sem prejudica lá. Ou no caso tenho que indernza lá. Pois vou fazer o enventario aí não sei como ela pode agir qdo eu for querer vender pois moro no litoral em terreno invadido da prefeitura. Por favor me dê uma idéia. Porque não quero prejudica lá . Mais não tenho porque sair daqui da baixada para morar em outra cidade. E os filhos dela já são tds maiores. Por espero que tenha me entendido obrigada Deus lhe abençoe grandemente 🙌🙏😘
Boa noite, Doutora minha mãe arrumou uma advogada mais parece que ela não esta conseguindo resolve os problemas por que nei Boa trade nei Boa noite ela responde as mensagem da minha mãe.pq os herdeiros escolheio ela para ser inventariante, mais o meu tio conseguiu ser inventariante sem ser escolhido por os herdeiros, pq o atestado de Óbido ele colocou sou nome dele e de uma irmã e não colocou os outros irmãos, Eu assistir todos os seus vídeos Doutora.
Doutora construí na parte do lote do meu pai em casa separada de muros portões diferentes e tem.mas três casas no teŕreno minha mae faleceu meu irmãos pode vender tudo ate onde construí não posso ficar a na casa que construí como minha parte já?
Enquanto vivo seu pai poderia ter desmembrado o imóvel e doado a você. Sendo assim, com a sua morte poderá negociar com seus irmão para receber sua parte na herança referente ao local onde já construiu.
O filho único pode adjudicar vários bens, pois a adjudicação é um procedimento jurídico que permite a transferência de bens de uma pessoa falecida para o herdeiro único.
Por favor meu sogro têm uma casa sem retirada do habitat, e que ele já doou em vida para minha filha e também têm uma chácara que ainda não foi retirada a escritura têm apenas contrato de gaveta... como fica a questão do inventário caso haja a morte do meu sogro... é necessário fazê-lo? É possível conseguir gratuidade?
Olá. Se seu sogro possui a chácara como patrimônio, ele poderá ainda em vida, ajuizar usucapião do bem. Quanto ao direito à gratuidade e advogado pela Defensoria Pública será levado em conta o valor de seus bens.
Tenho uma moto e meu irmão um carro, todos em nome da nossa mãe que faleceu recentemente. Na declaração de óbito meu pai declarou que ela não deixou bens, pois achava que os veículos era nosso e não da nossa mãe, pode solicitar ratificação do documento ? Como faz para pegar os documentos dos veículos que estão no nome dela?
Olá, Bom dia à todos! Ótimos esclarecimentos como sempre. Dra. Gostaria de saber o seguinte, minha irmã construiu no terreno do meu pai, na parte dos fundos desse terreno(primeiro andar), tudo com consentimento do meu pai, então... Ela pode exigir o ressarcimento dessa construção quando for feita a venda desse imóvel? Não tem nenhum documento firmado sobre essa exigência. Agradeço desde já! Parabéns ao seu canal que tanto nos é útil com seus esclarecimentos de forma simples e compreensível.
Olá. Como lhe respondi anteriormente, sua irmã no caso de partilha do bem, não havendo possibilidade de desmembramento do imóvel ou compra da parte dos demais herdeiros, se forem vender o bem, ela terá direito a indenização.
Bom dia, Dr Ísis, o inventário do terreno foi iniciado no judiciário. Qual a porcentagem da minha mãe e oito filhos. O regime que ela casou foi parcial de bens. Ela e uma irmã moram no terreno, são duas casas. Poderia me esclarecer algo? Detalhe: só existe esse terreno de 410 metros quadrados.
Olá. Primeiramente sua mãe tem direito real de moradia e pode permanecer no imóvel enquanto viver. Contudo, a parte que pertencia a seu pai será partilhada entre os 8 filhos/herdeiros e sua mãe, que também é herdeira, uma vez que eram casados pelo regime de comunhão parcial de bens.
As explicações foram bem passadas porém o que dificilmente ocorre é concordância entre os herdeiros o que acaba dificultando a elaboração do inventário e a questão tornasse desgastante e monotona
Bom dia, por favor poderia me ajudar? Tenho uma dúvida, minha mãe mora com um dos meus irmãos e a família dele, agora ele comprou uma casa que está em reforma, assim que terminar ele vai se mudar e vai levar minha mãe morar com ele, minha mãe tem 82 anos é viúva, somos em 8 irmãos, a casa é usos e frutos,eu não tenho qualquer tipo de relacionamento com nenhum de meus irmãos e com minha mãe, fiquei sabendo através de terceiros assim que meu irmão for pra casa dele eles vão fechar a casa, e deixar fechada,o que eu gostaria de saber se eu posso fazer alguma coisa? Porque se a casa realmente ficar fechada com o tempo ela vai se deteriorando e abandonada, existe algo que eu possa fazer? Não acho justo que entre eles façam o que quiserem sem ao menos me deixarem a par do que vão fazer, por favor me oriente. Desde já agradeço antecipadamente pelo seu retorno. Deus abençoe 🙏
Boa tarde dra! Pode desmembrar uma casa conectada com o terreno antes do término do inventário. Meu pai fez um testamento e deu para minha irmã. Se faz isso no cartório ou na prefeitura? Por favor dra ficaria grata se me responder
Bom dia Dr-a meu marido construiu um salão comercial no terreno da casa da minha sogra ,em 1998,e ele não tem como provar que foi ele quem construiu,hoje estão inventário ,ele tem direito de receber esse salão comercial,?
Ele tem direito à cota parte dos bens deixados de herança. Contudo, ele pode negociar com os irmãos de ficar com o salão uma vez que já o utiliza. Caso não consiga seja possível um acordo, ele tem direito de receber indenização pelo valor gasto ou ainda, ajuizar ação de usucapião dessa parte do bem.
Boa noite doutora. Meus pais faleceram já tem um bom tempo. Então cuidei do imóvel fazendo reforma . Meus irmãos querem vender o imóvel. Minha pergunta é se tenho direito nos valores invetidos na reforma do imóvel?
Boa noite meu esposo hoje com 69 anos está com mal.de.parkson .Ele é de Belo Horizonte a mãe faleceu quando ele era pequeno aí o pai arrumou outra e teve filhos .Queria saber como fica meu marido pois a madrasta diz que a casa foi passada.pra ela pelo pai isso pode ? Os pais eram casados tiveram filhos hoje só.tem ele.e.a irmã.
O pai só poderia doar até 50% de seus bens. Se a casa era o único patrimônio que possuía e, dependendo do tempo que foi feita venda doação, ela poderá se ranulada.
Mais uma inscrita Dra.! Quando o juiz manda no despacho, citar eventuais herdeiros em seu endereço, o advogado deve fazer algo? Obs: os herdeiros não tem nada a se oporem sobre as primeiras declarações, isso tem que ser dito ao juiz? Ou quando o juiz manda citar eles podem ficar inertes e esperarem os demais trâmites?
Dra. Isis, preciso fazer-lhe uma pergunta: meus pais estão com idade muito avançada. Somos em 4 irmão e, um deles, está batendo na tecla de que as custas judiciais de um inventário pode chegar a custar 40% do valor do imóvel. Isso procede? PS.: Estamos falando de apenas uma(1) casa, cuja avaliação via IPTU é de aprox. de R$400.000,00.
Dra Isis , será que vale a pena regularizar o imóvel através do inventário, de cada pessoa falecida que tinha direito, não tem algo mais rápido caso restam só dois herdeiros não pode ser feito o extrajudicial, vejo no meu caso são muitas taxa que se paga no cartório, ja que os inventários não foram registrando na época, foram feito concluídos no justiça mais não foi registrado no cartório, depois para regularizar o imóvel tem habite-se tudo isso vai muito dinheiro. Deus me livre, queria uma forma mais fácil sem gastar tanto.
Uma dúvida, no caso de 4 irmão, 3 não quer fazer o inventário, apenas 1 quer, aí neste caso, este 1 terá que arcar com todas as despesas do inventário? ou não, os outros tbm deverão ajudar? brigado...
O herdeiro que deseja fazer o inventário poderá pagar as custas e cobrar dos demais herdeiros através de ação de cobrança ou deduzir o valor da parte que cada um tiver direito.
O inventário pode ser judicial e extrajudicial. ambos precisam de advogado constituiído. Contudo, para dar entrada em inventário através da Defensoria Pública é necessário que ao menos um dos herdeiros tenha renda de até três salários-mínimos ou esteja em situação de vulnerabilidade. Não há custas processuais, nem com advogado, no entanto o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCD) deve ser pago ao Estado.
@@SEUDIREITOonline quanto tempo demora, em média? Meu pai faleceu em novembro, só agora estou começando a agir. Demorei demais? Essa demora pode me prejudicar no processo?
Bom dia Dr.minha sogra faleceu ela tinha 5 filhos!2 deles falecidos (inclusive meu marido)cm filhos menores.... deixando os filhos como herdeiro.qto tempo pode demora o inventário devido a ter menores??
Meus avós moreu ficou seis irmão mas já foi aberto inventário aí morreu os irmãos ficamos os netos agora tem qrer abrir outro investario demorar muito tempo
Dr, minha mãe já idosa comprou um imóvel por recibo sendo que o mesmo tinha escritura e o mesmo vendeu como recibo alegando não ter escritura ,como é feito pra resolver isto, uma vez que a pessoa usou de má fé? Qual o direito minha mãe tem neste caso e como ela deve proceder ,ela não tem direito do imóvel uma vez que tem um inventário ae?
Doutora a senhora explica muito bem essas questões de direito. Doutora tenho um medo tenho uma casa financiada pelo programa Minha Casa Minha vida quero vender o ágio me falaram algo sobre um tal contrato de gaveta isso é legal como funciona? Posta um vídeo falando disso , se puder claro .
Olá Dra. Gostaria de saber. Meu pai faleceu em 2011 e minha mãe em 2019 ( ela não era casada com ele ,mas viviam juntos a mais de 20 anos ) tenho mais 3 irmãos só por parte de mãe e sou filho único por parte de pai . Desde então nao foi feito inventário da casa onde só eu resido, oque devo fazer e oque acontece depois de tanto tempo passado sem fazer o inventário , fora q nem sei se a casa esta somente no nome do meu pai, ou esta em nome dos dois ( pai e mãe). E sobre meus irmãos por parte de mãe como ficam ?
Olá. Quanto a situação do imóvel, poderá saber através do registro. Procure o Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade e peça certidão atualizada. Quanto ao inventário poderá ajuizar inventário conjunto e, como herdeiro e filho de ambos os pais terá direito a herança de ambos e os filhos somente de sua mãe, receberão a herança referente à parte da mãe.
Boa noite doutora. No meu caso eu pretendo comprar a parte dos meus irmãos. Tenho 75% do valor do imóvel e pretendo parcelar o restante em 4 anos porém eles só aceitam a vista, alegando que ja tiveram proposta parecida e nao aceitaram. Eles querem de qualquer jeito vender o imóvel, mas por birra não querem que eu fique com ele. Se eles entrarem com inventário judicial para venda sem a minha assinatura, pq quero comprar a parte deles do imóvel (nessas condições pq é a forma que consigo), quanto tempo isso demorará na justiça? Se demorar bastante não ligo, pq até lá posso já ter condições de compra-lo a vista, assim acredito que não terão mais desculpas... Porém há tbm um detalhe..existe outra pessoa que se proporem a comprar o imóvel a vista...
Ha outra pessoa propondo pagar pelo imóvel a vista, está disputando o imóvel comigo e meus irmãos querem dar preferência a ela alegando este motivo, mas eu quero parcelar somente 4 anos, já tenho 75% do valor. Não querem me ceder por birra. Queria muito saber qto tempo pode levar isso na justiça pra ver se consigo no restante do valor. E saber tbm se corro o risco do juiz assinar no meu lugar a venda para essa outra pessoa. Obrigada
Bom dia Doutora, eu gostaria de tirar uma dúvida, Meu Pai Faleceu dia 29 de maio de 2020, e antes de ele morrer, ele falou pra minha irmã mais velha, ser ele morresse era pra vender a casa que vale 150 mil reais, único Bens que ele deixou e. Pra dividir com os filhos, Porém minha Irmã de parte de Pai, e ainda Não deu entrada no inventário, e dia 29 de julho completar 2 meses.. Eu Posso dar entrada no inventário? Porém minha irmã estar com o documento da Casa, porém ela Não tomou nenhuma providência em questão de providenciar a entrada do Inventário, Qual Providência eu Devo tomar? E Minha Irmã Não Comunicar com Ninguém dos herdeiros sobre andamento de fazer inventario e a venda .
Olá. Qualquer herdeiro pode abrir o inventário. Com relação ao documento do imóvel, você pode pedir uma certidão atualizada no Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade e apresentá-la no processo, com a certidão de óbito de seu pai e seus documentos de identificação. Uma vez aberto o inventário, o juiz intimará os outros herdeiros para integrarem o processo
@@SEUDIREITOonline obrigado Doutora, pela informação, Deixar eu tirar outra dúvida, eu descobrir essa semana que meu pai não tem escritura da Casa, Ele comprou essa casa em 1992 ele não fez escritura do imóvel, ele faleceu qual providência a gente deve tomar ?
Agora o inventário solicitado a advogada que esta cuidando do meu caso e dos meus irmãos o valor cobrado foi muito maior que o explicado no vídeo e tivemos que arcar com os custos advocaticios no inicio e decorrer da elaboração do processo as explicações foram claras porem essa parte no video que eu não entendi a sr podia me explicar melhor
Se dependesse da justiça para meu filho ter um lar estaria na rua misericórdia ainda bem que conseguimos sobreviver sem a justiça,dei entrada num inventário quando meu filho tinha 4anos hoje com quase 18 ainda não fizeram nada nem audiência nem documentos nada bem vindo ao Brasil🤮😡quem trabalha no serviço público não precisa né por isso eles não pensam no próximo e sendo assim demoram resolvem quando querem.
Bom dia. Fiz um inventário desde 2013, recentemente fiz um pagamento de mais de $2.000,00 da dívida pública referente ao inventário, sou filho único estava tendo acompanhamento por uma advogada da defensoria pública só que estava mudando e as vezes não tinha advogado pra acompanhar e com essa pandemia ficou pior, que sugestão a senhora me dá pra resolver o caso visto que não estou em condições financeiras de arcar com mais uma eventual dispeza?
Minha advogada pegou e fez uma procuração com muitos poderes, ate assinar com meu nome, e o iventario esta ate hoje em andamento, ela nao fala o processo e ja paguei todas as guias do cartorio, ja sao quase 2 anos que demos Entrada, oq isso pode ser?
Bom dia pode me orientar meu sogro faleceu e deixou uma poupança com um valor razoável não era conta conjunta porém minha sogra retirou a quantia em uma semana com o cartão agora quer que meu esposo assine uma procuração pois disse que é p inventário moramos próximo é preciso assinar isto
Não assine nada se não tiver bens está querendo aplicar um golpe dinheiro de banco não precisa de inventário a não ser um valor de milhões procure um advogado
Olá. Para abertura de inventário por sua sogra há a necessidade de assinatura de todos os herdeiro. Certamente ela será inventariante. Caso seu marido tenha dúvidas sobre o documento, ele poderá contratar seu procurador para acompanhar o processo.
Doutora, uma dúvida.. inventário (entre pai e filhos) já feito do primeiro casamento, o Pai casa novamente em comunhão parcial de bens e falece, a viúva (meeiro) terá parte nesse inventário já feito?
Dependendo do regime de bens do segundo casament, ela terá direito à parte que coube ao marido como meeira ou herdeira. postei um vídeo que abrange o tema e deixo o link abaixo: ruclips.net/video/uHFJHTHVw_g/видео.html
Dr. meu pai faleceu recente. E minha mãe e 4 filhos. Não temos escritura e todos os herdeiros maiores e estamos de acordo com Oq for preciso para ficar com minha mãe.
Terreno foi desmembrado e uma parte da herança pegou esse terreno mas advogado disse que não tem registro no nome de tal pessoa para essa parte . Como fica nesse caso no inventário ?
Quando o arrolamento sumário já foi feito, o itcmd pago e só falta a partilha feita pelo juiz, aí um dos herdeiros resolve revogar o advogado da família e contratar outro o que acontece?
@@SEUDIREITOonline No caso foi só um herdeiro que trocou de advogado, os outros 4 continuam com o advogado da família, eu pensei que de alguma forma afetaria o processo. Obrigado pelas informações!
Deve se informar com o advogado sobre o motivo da demora. Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo: ruclips.net/video/GSmuFa6jPQk/видео.htmlsi=i75BTExLHVLYhe3I
Dra, Isis, uma dádiva ter suas orientações na internet. Eu tenho uma pergunta a lhe fazer e espero contar com sua gentileza em me responder: Meu ex-marido - de quem eu me divorciei há 15 anos - faleceu recentemente. Juntos tivemos uma filha, hoje com 32 anos, e um imovel, que continuou em nosso nome, meu e dele, durante todo esse tempo de separação. Ele, depois do divórcio, teve algumas mulheres e estava em união estável com a última desde 2016. Ela, naturalmente, já colocou um advogado para iniciar o processo de inventário. Como fiquei preocupada com a atuação dessa advogada, por ela ser conhada da companheira de meu ex marido, engajei um advogado também em nome de minha filha, de quem tenho uma procuração, por ela não viver no país. Nesse tempo todo de separação, meu ex marido adquiriu 3 imóveis, sendo que somente um deles foi durante a união estável com a última mulher. Pois bem, para minha surpresa, fiquei sabendo que todos os seus bens, ou seja, todos que estiverem em seu nome, serão partilhados entre minha filha e sua companheira, até mesmo a casa onde moro, construida por nós dois, há mais de 34 anos, e da qual me foi concedido, pela documentação do divórcio, o direito de usufruto Claro que isso me deixou perplexa, na medida em que esta casa, onde minha filha cresceu e onde sempre vivi, construida com minha participação financeira há tanto tempo, terá que ser dividida - ainda que em 25% - com a companheira dele, que ficou apenas 4 anos em sua companhia. As informações que eu sempre tive a respeito, me convenceram que essa mulher teria sim direito de participar da herança mas apenas dos bens adquiridos por ele durante o tempo de convivência. A minha pergunta é se as informações que eu tinha estão incorretas mesmo ou se meu advogado - e a dela - estaria equivocado. Se não, se estiverem corretos, existiria uma saída para essa situação, que não lhe desse o direito à uma parte de minha casa? Agradeço muitíssimo sua atenção e peço desculpas pelo longo texto. Meu nome é Mariza Soares e uma vez já solicitei sua orientação, que, aliás, me foi concedida. Voltei a lhe pedir ajuda devido à insegurança em que me encontro nesse momento. Mariza
Olá. Se a casa foi colocada em nome da filha com usufruto seu, a casa pertence somente à sua filha, mas poderá residir nela enquanto viver. Sobre os direito da companheira, devido à morte, ela passa a ser herdeira juntamente com sua filha dos bens que seu ex-marido já possuia.
Bom dia doutora minha prima é inventariante tem 80 anos ele pagou todas custas do processo judicial mesmo a parte dos filhos para não dar problemas no inventário mas os filhos dela não dá procuração e nem constituem advogado o que pôde ser feito para obrigar eles assinarem o inventário e a juíza não é boa só procura pelo em ovo a advogada do inventário pediu no começo do inventário para a juíza intimar os filhos a dar procuração ou constituírem advogado próprio mas ela não atendeu agora que falta só isso a juíza fez intimar os filhos dar procuração ou constituírem advogado, os filhos dela não querem que ela consiga ficar com a parte dela da chácara além disso eles abandonaram os pais a mais de 30 anos não cuidam da mãe o pai já é falecido.
Doutora minha mãe faleceu e quando fomos fazer o inventário descobrimos que um carro que ela havia vendido e havia assinado o documento de compra e venda,porém o comprador não transferiu o carro,e agora tem multas e o IPVA estão atrasados ,se pagarmos só o IPVA e licenciamento conseguimos dar andamento no inventário?
Para liberação do veículo haverá necessidade de pagar as multas. Sendo assim, verifique com o advogado do inventário se consgirá no Órgão de Trânsito informar sobre a venda já ralizada.
@@SEUDIREITOonline não foi informado doutora ,apenas no cartório e ele não transferiu e diz não ter mais o recibo do carro,e ainda pra completar esse carro foi pra desmanche e não sabemos mais nada sobre o carro,só que ele que fez todas as multas ,mas não temos como provar ,e agora está trancando o inventário ,ai falamos com um despachante e ele disse que talvez se pagasse só IPVA e licenciamento poderíamos continuar o inventário que as multas não impediriam para o término ...grata por responder 🥰Deus lhe abençoe 🤗
Oi ! Gostaria de saber , de vc é que já tem um ano e um mês , que meu pai faleceu , é ele tem dois filhos por fora . É nós estamos querendo acordo , tanto faz nós do casamento , como eles que são de outro relacionamento . É achamos que tá demorando muito . Vc pode mim dizer o porquê. ?
Olá. Se ele cedeu a sua irmã parte do terreno, há um fator complicador para o futuro. O que poderá ser feito por seu pai ainda em vida é desmembrar o terreno, se for possível na prefeitura, e doar a ela sua parte como antecipação de herança.
O advogado pode cobrar percentuais da venda mesmo quando o inventário já terminou? Ela vira herdeira? Minha mãe contratou uma advogada pagou pelo inventário, mas a advogada colocou uma cláusula de em caso de venda ela ganharia 8%, isso é legal?
Doutora boa tarde! No meu caso gostaria de comprar as partes dos herdeiros, e desmembrar o terreno ,pois contrui no terreno de meus sogros . Meu sogra é falecido,faleceu antes de eu casar,meu marido é falecido,minha cunhada também e falecida,tenho que fazer o inventário primeiro?
Nosso país é mesmo uma M. 4% pro estado e de 6 a 8% para o Adv? O que ele lutou para receber essa porcentagem? Nada. Pq ele teria direito a isso tudo? É ridículo e revoltante.
E outra coisa,se vc tiver um carro, o advogado cobra em cima da tabela fipe, independente do valor que vc vender o carro são 10% de tudo, isso é inacreditável
Boa noite Essa semana eu entrei com o pedido de abertura de inventário da minha falecida mãe na defensoria pública pois eu e minhas duas irmãs não temos condições para pagar um advogado. Eles me deram um prazo de trinta dias para entregar alguns documentos, eu gostaria de saber se é caro para pedir esses documentos. Obrigada
O advogado disse que o processo extrajudicial está na Sefaz para o cálculos dos impostos e a justificativa para da demora, e finalizar o inventário é o órgão público no caso a Sefaz fechado por causa da pandemia.
Dr. Eu sou inventariante principal da minha falecida vó. Passou a pandemia. Sou de maior e minha irmã tambem, minha advogada já passou tudo, e o juiz não julgou. Porque demora tanto assim? Minha vó falei em 2017, e está tudo certo e são 2 herdeiro de comum acordo. Até hoje não ouve uma audiência. Será que troco de advogado?
Não há necessidade de audiência. Sua advogada poderá pedir o arquivamento do inventário judicial e fazer extrajudicialmente, em cartório. É mais rápido.
Um imóvel só pode ser vendido após finalizado o inventário ou durante o processo, com autorização judicial. Caso contrário, essa venda poderá ser anulada.
Fiz o inventário.pela morte de meu marido e fiquei com metade e minha filha que na época era única filha com a metade. Só bque até hoje não pude registrar o formal de partilha. Tem algum problema isso? Casei em comunhão de bens em 1977
Dotora. Se um herdeiro reforma a casa dos pais, e os dois morrem. ele tem direito de receber o que gastou na casa e divide o resto com os demais herdeiros?
Todos os seus comentários, são esclarecedores, por falar de um modo q entendemos, sou seguidor assíduo do seu canal, parabéns e obrigado dra.
Um advogado pode ganhar mais que um herdeiro
Muito obrigada Dra, pelo esclarecimento, me ajudou muito. O advogado que ia contratar pediu 20 % do valor do imóvel pelo preço que a prefeitura ia estipular.
Doutora... bom dia... parabéns por esse dia todo especial... dia Internacional da mulher... parabéns pra senhora.. e todas as mulheres..... bom domingo....
Com a sua explicação não há como não entender, obrigada!
Parabéns...perfeito, até mesmo para um leigo como eu, a explanação ficou completamente clara!!!
E se todos os herdeiros quiserem " morar " no imóvel ainda assim tem que fazer inventário ?
Pois na minha família ninguém tem interesse em vender , pois pensamos na minha irmã que é especial , e a única que ñ tem casa .
Endosso e me aporto ao comentário do Euclides Antonio. Excelente e esclarecedores suas considerações ao tema
Gratidão.
Parabéns, espetacular as explicações claras e objetivas.
Muito esclarecedoras suas explicações...
Oque demora no inventário é a boa vontade do cartório trabalhar no processo.
Exato e do juiz safado coisa que poderia demora 3 mês está demorando um ano e meio Deus me livre
@@rafaels6053aqui já se vão 7 anos
@@rafaels6053 o meu já se vão 7 anos
Grata Dra Ísis. Sempre clara.
Obrigado pelos esclarecimentos Dra.
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Tirei todas as dúvidas neste video..mto bem detalhado.
Obgada.
Bom dia.
Gostei muito da orientação. Obrigado. Inscrito.
Filho único pode somente fazer adjudicação?? Obrigada!
Obrigsdo. A explanação sobre o que diz as Leis foram bastante proveitosas, deve ser também os valores e obrigações a respeito de "Sobre partilha".
oi Dra gostei das suas explicações.
Obrigado didática perfeita
Grande Dra., excelente vídeo.
Muito bom.
Bom dia Dr. Gostaria que a senhora me tirasse uma dúvida. Hj dia 15 02 faz 7dias que meu pai faleceu. Sou herdeira única só que vendo seus vídeos vou ter que fazer o enventario. Mais eu gostaria de saber o que devo fazer. Meu pai tem uma casa no interior de São Paulo. E quem mora nela e a ex mulher do meu tio. Ela mora na casa há 20 anos eu posso requerer a casa sem prejudica lá. Ou no caso tenho que indernza lá. Pois vou fazer o enventario aí não sei como ela pode agir qdo eu for querer vender pois moro no litoral em terreno invadido da prefeitura. Por favor me dê uma idéia. Porque não quero prejudica lá . Mais não tenho porque sair daqui da baixada para morar em outra cidade. E os filhos dela já são tds maiores. Por espero que tenha me entendido obrigada Deus lhe abençoe grandemente 🙌🙏😘
Parabéns Dra. Excelente esclarecimento...
Muito clara sua explicação ! Obrigada!
Obrigada!
Boa tarde muito obrigado por seus vídeos... são muitos esclarecedores... Deus abençoe a sua vida...
Boa noite, Doutora minha mãe arrumou uma advogada mais parece que ela não esta conseguindo resolve os problemas por que nei Boa trade nei Boa noite ela responde as mensagem da minha mãe.pq os herdeiros escolheio ela para ser inventariante, mais o meu tio conseguiu ser inventariante sem ser escolhido por os herdeiros, pq o atestado de Óbido ele colocou sou nome dele e de uma irmã e não colocou os outros irmãos, Eu assistir todos os seus vídeos Doutora.
Sua mãe como herdeira poderá contratar um advogado de sua confinaça para representá-la no processo e zelar pelos seus direitos.
Parabéns gostei muito obrigado.
Um inventario pode demora ate 5 anos ou mais.
Desde já agradeço. Brigado
Isso já sabemos.
Doutora construí na parte do lote do meu pai em casa separada de muros portões diferentes e tem.mas três casas no teŕreno minha mae faleceu meu irmãos pode vender tudo ate onde construí não posso ficar a na casa que construí como minha parte já?
Enquanto vivo seu pai poderia ter desmembrado o imóvel e doado a você. Sendo assim, com a sua morte poderá negociar com seus irmão para receber sua parte na herança referente ao local onde já construiu.
Quando há vários imóveis e terrenos, como ser inventariante sem ter dor de cabeça? Obrigada
O filho único pode adjudicar vários bens, pois a adjudicação é um procedimento jurídico que permite a transferência de bens de uma pessoa falecida para o herdeiro único.
@ adjudicação é menos custosa que inventário extrajudicial? Obrigada!
Boa noite e quando a Terra e a casa não tem documento público já foi doação dos avós dos herdeiros o q fazer ???
Pode fazer inventário ou os herderios ajuizarem ação de usucapião.
Boa tarde querida Dra
Excelente!!!!
Por favor meu sogro têm uma casa sem retirada do habitat, e que ele já doou em vida para minha filha e também têm uma chácara que ainda não foi retirada a escritura têm apenas contrato de gaveta... como fica a questão do inventário caso haja a morte do meu sogro... é necessário fazê-lo? É possível conseguir gratuidade?
Olá. Se seu sogro possui a chácara como patrimônio, ele poderá ainda em vida, ajuizar usucapião do bem. Quanto ao direito à gratuidade e advogado pela Defensoria Pública será levado em conta o valor de seus bens.
Tenho uma moto e meu irmão um carro, todos em nome da nossa mãe que faleceu recentemente. Na declaração de óbito meu pai declarou que ela não deixou bens, pois achava que os veículos era nosso e não da nossa mãe, pode solicitar ratificação do documento ?
Como faz para pegar os documentos dos veículos que estão no nome dela?
Deixe a atestado como está. O importante é entrar com ação de arrolamento de bens para que o veículo e a moto sejam transferidos para seus nomes.
Muito obrigada Dra 💐👏👏
Olá, Bom dia à todos!
Ótimos esclarecimentos como sempre.
Dra. Gostaria de saber o seguinte, minha irmã construiu no terreno do meu pai, na parte dos fundos desse terreno(primeiro andar), tudo com consentimento do meu pai, então... Ela pode exigir o ressarcimento dessa construção quando for feita a venda desse imóvel?
Não tem nenhum documento firmado sobre essa exigência.
Agradeço desde já!
Parabéns ao seu canal que tanto nos é útil com seus esclarecimentos de forma simples e compreensível.
Olá. Como lhe respondi anteriormente, sua irmã no caso de partilha do bem, não havendo possibilidade de desmembramento do imóvel ou compra da parte dos demais herdeiros, se forem vender o bem, ela terá direito a indenização.
Bom dia,
Dr Ísis, o inventário do terreno foi iniciado no judiciário. Qual a porcentagem da minha mãe e oito filhos. O regime que ela casou foi parcial de bens. Ela e uma irmã moram no terreno, são duas casas. Poderia me esclarecer algo? Detalhe: só existe esse terreno de 410 metros quadrados.
Olá. Primeiramente sua mãe tem direito real de moradia e pode permanecer no imóvel enquanto viver. Contudo, a parte que pertencia a seu pai será partilhada entre os 8 filhos/herdeiros e sua mãe, que também é herdeira, uma vez que eram casados pelo regime de comunhão parcial de bens.
As explicações foram bem passadas porém o que dificilmente ocorre é concordância entre os herdeiros o que acaba dificultando a elaboração do inventário e a questão tornasse desgastante e monotona
Bom dia, por favor poderia me ajudar?
Tenho uma dúvida, minha mãe mora com um dos meus irmãos e a família dele, agora ele comprou uma casa que está em reforma, assim que terminar ele vai se mudar e vai levar minha mãe morar com ele, minha mãe tem 82 anos é viúva, somos em 8 irmãos, a casa é usos e frutos,eu não tenho qualquer tipo de relacionamento com nenhum de meus irmãos e com minha mãe, fiquei sabendo através de terceiros assim que meu irmão for pra casa dele eles vão fechar a casa, e deixar fechada,o que eu gostaria de saber se eu posso fazer alguma coisa?
Porque se a casa realmente ficar fechada com o tempo ela vai se deteriorando e abandonada, existe algo que eu possa fazer?
Não acho justo que entre eles façam o que quiserem sem ao menos me deixarem a par do que vão fazer, por favor me oriente.
Desde já agradeço antecipadamente pelo seu retorno.
Deus abençoe 🙏
Olá. Se sua mãe é usufrutuária, ela deve manter a casa em bom estado de conservação sob pena de perder o direito de usufrutuária.
Boa tarde dra! Pode desmembrar uma casa conectada com o terreno antes do término do inventário.
Meu pai fez um testamento e deu para minha irmã. Se faz isso no cartório ou na prefeitura? Por favor dra ficaria grata se me responder
Olá. Deve procurar a prefeitura de sua cidade pois caberá a municipalidade autorizar o desmembramento.
Bom dia Dr-a meu marido construiu um salão comercial no terreno da casa da minha sogra ,em 1998,e ele não tem como provar que foi ele quem construiu,hoje estão inventário ,ele tem direito de receber esse salão comercial,?
Ele tem direito à cota parte dos bens deixados de herança. Contudo, ele pode negociar com os irmãos de ficar com o salão uma vez que já o utiliza. Caso não consiga seja possível um acordo, ele tem direito de receber indenização pelo valor gasto ou ainda, ajuizar ação de usucapião dessa parte do bem.
Boa noite doutora.
Meus pais faleceram já tem um bom tempo.
Então cuidei do imóvel fazendo reforma .
Meus irmãos querem vender o imóvel.
Minha pergunta é se tenho direito nos valores invetidos na reforma do imóvel?
Olá. Tem sim. Pode cobrar indenização por todas as benfeitorias realizadas.
Boa noite meu esposo hoje com 69 anos está com mal.de.parkson .Ele é de Belo Horizonte a mãe faleceu quando ele era pequeno aí o pai arrumou outra e teve filhos .Queria saber como fica meu marido pois a madrasta diz que a casa foi passada.pra ela pelo pai isso pode ?
Os pais eram casados tiveram filhos hoje só.tem ele.e.a irmã.
O pai só poderia doar até 50% de seus bens. Se a casa era o único patrimônio que possuía e, dependendo do tempo que foi feita venda doação, ela poderá se ranulada.
Mais uma inscrita Dra.! Quando o juiz manda no despacho, citar eventuais herdeiros em seu endereço, o advogado deve fazer algo? Obs: os herdeiros não tem nada a se oporem sobre as primeiras declarações, isso tem que ser dito ao juiz? Ou quando o juiz manda citar eles podem ficar inertes e esperarem os demais trâmites?
Depende. Se concordarem com o inventariante e seu procurador, devem assinar também uma procuração para o mesmo advogado.
Dr. como conseguir o atestado de óbito do herdeiro, onde o corpo não foi encontrado.
Somente através de decisão judicial, ele será declarado morto.
Dotora graças à Deus os erdeiros do.meu finado esposo apareceu. Agora meu inventário vai ser resolvido
Dra. Isis, preciso fazer-lhe uma pergunta: meus pais estão com idade muito avançada. Somos em 4 irmão e, um deles, está batendo na tecla de que as custas judiciais de um inventário pode chegar a custar 40% do valor do imóvel. Isso procede?
PS.: Estamos falando de apenas uma(1) casa, cuja avaliação via IPTU é de aprox. de R$400.000,00.
O custo de um processo de inventário no Brasil é de aproximadamente 20% do valor da herança.
Boa tarde.
Dra Isis , será que vale a pena regularizar o imóvel através do inventário, de cada pessoa falecida que tinha direito, não tem algo mais rápido caso restam só dois herdeiros não pode ser feito o extrajudicial, vejo no meu caso são muitas taxa que se paga no cartório, ja que os inventários não foram registrando na época, foram feito concluídos no justiça mais não foi registrado no cartório, depois para regularizar o imóvel tem habite-se tudo isso vai muito dinheiro. Deus me livre, queria uma forma mais fácil sem gastar tanto.
Uma dúvida, no caso de 4 irmão, 3 não quer fazer o inventário, apenas 1 quer, aí neste caso, este 1 terá que arcar com todas as despesas do inventário? ou não, os outros tbm deverão ajudar? brigado...
O herdeiro que deseja fazer o inventário poderá pagar as custas e cobrar dos demais herdeiros através de ação de cobrança ou deduzir o valor da parte que cada um tiver direito.
@@SEUDIREITOonline muito obrigado pela atenção 🙏🙏
Quando é particular o inventário,demora quanto tempo? E como é feito o pagamento feito ao advogado ?
O inventário pode ser judicial e extrajudicial. ambos precisam de advogado constituiído. Contudo, para dar entrada em inventário através da Defensoria Pública é necessário que ao menos um dos herdeiros tenha renda de até três salários-mínimos ou esteja em situação de vulnerabilidade. Não há custas processuais, nem com advogado, no entanto o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCD) deve ser pago ao Estado.
@@SEUDIREITOonline quanto tempo demora, em média? Meu pai faleceu em novembro, só agora estou começando a agir. Demorei demais? Essa demora pode me prejudicar no processo?
@@SEUDIREITOonline.
Ela morreu era solteira,então os 2 filhos que arrumar inventário consegue rápido ou demora,e e preciso advogado
Precisa de advogado para realizar o inventário. Se demora ou não é difícil prever.
Bom dia Dr.minha sogra faleceu ela tinha 5 filhos!2 deles falecidos (inclusive meu marido)cm filhos menores.... deixando os filhos como herdeiro.qto tempo pode demora o inventário devido a ter menores??
Meus avós moreu ficou seis irmão mas já foi aberto inventário aí morreu os irmãos ficamos os netos agora tem qrer abrir outro investario demorar muito tempo
Olá. Precisa fazer o inventário dos filhos para que os netos possam ser donos. Quanto ao tempo, é difícil prever. Depende de cada caso concreto.
Dr, minha mãe já idosa comprou um imóvel por recibo sendo que o mesmo tinha escritura e o mesmo vendeu como recibo alegando não ter escritura ,como é feito pra resolver isto, uma vez que a pessoa usou de má fé? Qual o direito minha mãe tem neste caso e como ela deve proceder ,ela não tem direito do imóvel uma vez que tem um inventário ae?
Ótima advogada 🙏🙏 super exclarecida.
Dra. O advogada para fazer o inventário pediu um valor da tabela da oab mais 8% sobre o espolio, esta correto?
O valor cobrado depende de cada advogado.
Doutora a senhora explica muito bem essas questões de direito. Doutora tenho um medo tenho uma casa financiada pelo programa Minha Casa Minha vida quero vender o ágio me falaram algo sobre um tal contrato de gaveta isso é legal como funciona? Posta um vídeo falando disso , se puder claro .
Olá. Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo para assisti-lo:
ruclips.net/video/jzje77kkAis/видео.html
E quando existe um testamento em que o falecido deixou a porção disponível para apenas um dos herdeiros demora tbm
Difícil prever.
Olá Dra.
Gostaria de saber.
Meu pai faleceu em 2011 e minha mãe em 2019 ( ela não era casada com ele ,mas viviam juntos a mais de 20 anos ) tenho mais 3 irmãos só por parte de mãe e sou filho único por parte de pai .
Desde então nao foi feito inventário da casa onde só eu resido, oque devo fazer e oque acontece depois de tanto tempo passado sem fazer o inventário , fora q nem sei se a casa esta somente no nome do meu pai, ou esta em nome dos dois ( pai e mãe).
E sobre meus irmãos por parte de mãe como ficam ?
Olá. Quanto a situação do imóvel, poderá saber através do registro. Procure o Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade e peça certidão atualizada. Quanto ao inventário poderá ajuizar inventário conjunto e, como herdeiro e filho de ambos os pais terá direito a herança de ambos e os filhos somente de sua mãe, receberão a herança referente à parte da mãe.
@@SEUDIREITOonline Dra. Muito obrigada ,por ser tão atenciosa ..
Quanto tempo demora o inventário
Difícil prever.
Boa noite doutora. No meu caso eu pretendo comprar a parte dos meus irmãos. Tenho 75% do valor do imóvel e pretendo parcelar o restante em 4 anos porém eles só aceitam a vista, alegando que ja tiveram proposta parecida e nao aceitaram. Eles querem de qualquer jeito vender o imóvel, mas por birra não querem que eu fique com ele. Se eles entrarem com inventário judicial para venda sem a minha assinatura, pq quero comprar a parte deles do imóvel (nessas condições pq é a forma que consigo), quanto tempo isso demorará na justiça? Se demorar bastante não ligo, pq até lá posso já ter condições de compra-lo a vista, assim acredito que não terão mais desculpas... Porém há tbm um detalhe..existe outra pessoa que se proporem a comprar o imóvel a vista...
Ha outra pessoa propondo pagar pelo imóvel a vista, está disputando o imóvel comigo e meus irmãos querem dar preferência a ela alegando este motivo, mas eu quero parcelar somente 4 anos, já tenho 75% do valor. Não querem me ceder por birra. Queria muito saber qto tempo pode levar isso na justiça pra ver se consigo no restante do valor. E saber tbm se corro o risco do juiz assinar no meu lugar a venda para essa outra pessoa. Obrigada
Olá. Se ajuizarem ação certametne irá demorar. Contudo, uma ves que possui 75% do imóvel deve providenciar comprar a parte de seus irmãos.
Bem explicado
Doutora o que é anuência dos herdeiros..
Olá. É a concordância de todos os herdeiros.
Bom dia Doutora, eu gostaria de tirar uma dúvida, Meu Pai Faleceu dia 29 de maio de 2020, e antes de ele morrer, ele falou pra minha irmã mais velha, ser ele morresse era pra vender a casa que vale 150 mil reais, único Bens que ele deixou e. Pra dividir com os filhos, Porém minha Irmã de parte de Pai, e ainda Não deu entrada no inventário, e dia 29 de julho completar 2 meses.. Eu Posso dar entrada no inventário? Porém minha irmã estar com o documento da Casa, porém ela Não tomou nenhuma providência em questão de providenciar a entrada do Inventário, Qual Providência eu Devo tomar? E Minha Irmã Não Comunicar com Ninguém dos herdeiros sobre andamento de fazer inventario e a venda .
Olá. Qualquer herdeiro pode abrir o inventário. Com relação ao documento do imóvel, você pode pedir uma certidão atualizada no Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade e apresentá-la no processo, com a certidão de óbito de seu pai e seus documentos de identificação. Uma vez aberto o inventário, o juiz intimará os outros herdeiros para integrarem o processo
@@SEUDIREITOonline obrigado Doutora, pela informação, Deixar eu tirar outra dúvida, eu descobrir essa semana que meu pai não tem escritura da Casa, Ele comprou essa casa em 1992 ele não fez escritura do imóvel, ele faleceu qual providência a gente deve tomar ?
@@alexoliveira4662 Se houver apenas um contrato, é possível fazer o inventário para partilha desse imóvel.
Doutora mesmo a casa Não tendo escritura do imóvel e né registrada no registro de imóvel e possível fazer inventario dessa casa?
@@alexoliveira4662 SE existir contrato de compra e venda é possível inventariar o bem para a devida partilha.
Agora o inventário solicitado a advogada que esta cuidando do meu caso e dos meus irmãos o valor cobrado foi muito maior que o explicado no vídeo e tivemos que arcar com os custos advocaticios no inicio e decorrer da elaboração do processo as explicações foram claras porem essa parte no video que eu não entendi a sr podia me explicar melhor
A forma de pagamento dos honorários depende do que foi contratado com o advogado.
Se dependesse da justiça para meu filho ter um lar estaria na rua misericórdia ainda bem que conseguimos sobreviver sem a justiça,dei entrada num inventário quando meu filho tinha 4anos hoje com quase 18 ainda não fizeram nada nem audiência nem documentos nada bem vindo ao Brasil🤮😡quem trabalha no serviço público não precisa né por isso eles não pensam no próximo e sendo assim demoram resolvem quando querem.
Verdade, o inventário do meu falecido companheiro está correndo a 13 anos ,e nada ,advogado nem responde
Bom dia. Fiz um inventário desde 2013, recentemente fiz um pagamento de mais de $2.000,00 da dívida pública referente ao inventário, sou filho único estava tendo acompanhamento por uma advogada da defensoria pública só que estava mudando e as vezes não tinha advogado pra acompanhar e com essa pandemia ficou pior, que sugestão a senhora me dá pra resolver o caso visto que não estou em condições financeiras de arcar com mais uma eventual dispeza?
Deve procurar a Defensoria Pública para desarquivamento do processo de inventário e saber o motivo da cobrança.
Minha advogada pegou e fez uma procuração com muitos poderes, ate assinar com meu nome, e o iventario esta ate hoje em andamento, ela nao fala o processo e ja paguei todas as guias do cartorio, ja sao quase 2 anos que demos
Entrada, oq isso pode ser?
Pode acontecer. O ideal é acompanhar o andamento do processo. Através do site do tribunal de justiça de seu estado é possível fazê-lo.
Bom dia pode me orientar meu sogro faleceu e deixou uma poupança com um valor razoável não era conta conjunta porém minha sogra retirou a quantia em uma semana com o cartão agora quer que meu esposo assine uma procuração pois disse que é p inventário moramos próximo é preciso assinar isto
Não assine nada se não tiver bens está querendo aplicar um golpe dinheiro de banco não precisa de inventário a não ser um valor de milhões procure um advogado
Olá. Para abertura de inventário por sua sogra há a necessidade de assinatura de todos os herdeiro. Certamente ela será inventariante. Caso seu marido tenha dúvidas sobre o documento, ele poderá contratar seu procurador para acompanhar o processo.
@@franciscodeassisgomes110 muito obrigado pela sua atenção
Doutora, uma dúvida.. inventário (entre pai e filhos) já feito do primeiro casamento, o Pai casa novamente em comunhão parcial de bens e falece, a viúva (meeiro) terá parte nesse inventário já feito?
Dependendo do regime de bens do segundo casament, ela terá direito à parte que coube ao marido como meeira ou herdeira.
postei um vídeo que abrange o tema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/uHFJHTHVw_g/видео.html
Dr. meu pai faleceu recente.
E minha mãe e 4 filhos.
Não temos escritura e todos os herdeiros maiores e estamos de acordo com Oq for preciso para ficar com minha mãe.
Quais procedimentos que a advogada pode fazer neste caso, a advogada é nova na profissão
Como disse anteriormente, precisa de análise do caso concreto para saber quais os precedimentos seguir.
Terreno foi desmembrado e uma parte da herança pegou esse terreno mas advogado disse que não tem registro no nome de tal pessoa para essa parte . Como fica nesse caso no inventário ?
Imóvel de posse também poder ser inventariado. Postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/jmDBOeNEyLU/видео.html
Quando o arrolamento sumário já foi feito, o itcmd pago e só falta a partilha feita pelo juiz, aí um dos herdeiros resolve revogar o advogado da família e contratar outro o que acontece?
Olá. O novo procurador dará continuidade ao processo.
@@SEUDIREITOonline No caso foi só um herdeiro que trocou de advogado, os outros 4 continuam com o advogado da família, eu pensei que de alguma forma afetaria o processo. Obrigado pelas informações!
Dra, o inventário da minha mãe já se vão 7 anos e nada ! Não existe nada impedindo.
Deve se informar com o advogado sobre o motivo da demora. Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ruclips.net/video/GSmuFa6jPQk/видео.htmlsi=i75BTExLHVLYhe3I
@@SEUDIREITOonline ela simplesmente não diz nada. Diz que tendo notícias me informa. Complicado viu..
Dra, Isis, uma dádiva ter suas orientações na internet.
Eu tenho uma pergunta a lhe fazer e espero contar com sua gentileza em me responder: Meu ex-marido - de quem eu me divorciei há 15 anos - faleceu recentemente. Juntos tivemos uma filha, hoje com 32 anos, e um imovel, que continuou em nosso nome, meu e dele, durante todo esse tempo de separação.
Ele, depois do divórcio, teve algumas mulheres e estava em união estável com a última desde 2016. Ela, naturalmente, já colocou um advogado para iniciar o processo de inventário. Como fiquei preocupada com a atuação dessa advogada, por ela ser conhada da companheira de meu ex marido, engajei um advogado também em nome de minha filha, de quem tenho uma procuração, por ela não viver no país.
Nesse tempo todo de separação, meu ex marido adquiriu 3 imóveis, sendo que somente um deles foi durante a união estável com a última mulher.
Pois bem, para minha surpresa, fiquei sabendo que todos os seus bens, ou seja, todos que estiverem em seu nome, serão partilhados entre minha filha e sua companheira, até mesmo a casa onde moro, construida por nós dois, há mais de 34 anos, e da qual me foi concedido, pela documentação do divórcio, o direito de usufruto
Claro que isso me deixou perplexa, na medida em que esta casa, onde minha filha cresceu e onde sempre vivi, construida com minha participação financeira há tanto tempo, terá que ser dividida - ainda que em 25% - com a companheira dele, que ficou apenas 4 anos em sua companhia. As informações que eu sempre tive a respeito, me convenceram que essa mulher teria sim direito de participar da herança mas apenas dos bens adquiridos por ele durante o tempo de convivência. A minha pergunta é se as informações que eu tinha estão incorretas mesmo ou se meu advogado - e a dela - estaria equivocado. Se não, se estiverem corretos, existiria uma saída para essa situação, que não lhe desse o direito à uma parte de minha casa?
Agradeço muitíssimo sua atenção e peço desculpas pelo longo texto. Meu nome é Mariza Soares e uma vez já solicitei sua orientação, que, aliás, me foi concedida. Voltei a lhe pedir ajuda devido à insegurança em que me encontro nesse momento.
Mariza
Olá. Se a casa foi colocada em nome da filha com usufruto seu, a casa pertence somente à sua filha, mas poderá residir nela enquanto viver. Sobre os direito da companheira, devido à morte, ela passa a ser herdeira juntamente com sua filha dos bens que seu ex-marido já possuia.
@@SEUDIREITOonline o
O INVENTARIANTE PODE SER UM PROCURADOR DE UM DOS HERDEIROS ?? CASO POSSA , ESSE ÚNICO PROCURADOR PODE REPRESENTAR TODOS OS HERDEIROS??
Se os demais herdeiros o constituírem como procurador, pode sim.
Bom dia .....muito útil seu canal .. ( eu ) estou num inventário. ..fez 1 ano. .ainda não recebi nada ..
Estou a 9 anos com um na justiça e até agora nada !
Bom dia doutora minha prima é inventariante tem 80 anos ele pagou todas custas do processo judicial mesmo a parte dos filhos para não dar problemas no inventário mas os filhos dela não dá procuração e nem constituem advogado o que pôde ser feito para obrigar eles assinarem o inventário e a juíza não é boa só procura pelo em ovo a advogada do inventário pediu no começo do inventário para a juíza intimar os filhos a dar procuração ou constituírem advogado próprio mas ela não atendeu agora que falta só isso a juíza fez intimar os filhos dar procuração ou constituírem advogado, os filhos dela não querem que ela consiga ficar com a parte dela da chácara além disso eles abandonaram os pais a mais de 30 anos não cuidam da mãe o pai já é falecido.
Olá. O advogado constituído poderá tomar algumas outras providências. O processo precisaria de análise para opinar sobre o caso.
@@SEUDIREITOonline quais procedimentos pois a advogada é nova na profissão
@@franciscodeassisgomes110 Como disse, precisa de análise detalhada do caso.
Como faço para uma consultoria ?
Entre em contato pelo e-mail: isis.souzaaraujoadv@gmail.com
Doutora minha mãe faleceu e quando fomos fazer o inventário descobrimos que um carro que ela havia vendido e havia assinado o documento de compra e venda,porém o comprador não transferiu o carro,e agora tem multas e o IPVA estão atrasados ,se pagarmos só o IPVA e licenciamento conseguimos dar andamento no inventário?
Para liberação do veículo haverá necessidade de pagar as multas. Sendo assim, verifique com o advogado do inventário se consgirá no Órgão de Trânsito informar sobre a venda já ralizada.
@@SEUDIREITOonline não foi informado doutora ,apenas no cartório e ele não transferiu e diz não ter mais o recibo do carro,e ainda pra completar esse carro foi pra desmanche e não sabemos mais nada sobre o carro,só que ele que fez todas as multas ,mas não temos como provar ,e agora está trancando o inventário ,ai falamos com um despachante e ele disse que talvez se pagasse só IPVA e licenciamento poderíamos continuar o inventário que as multas não impediriam para o término ...grata por responder 🥰Deus lhe abençoe 🤗
Tenho 9 irmão 7 não que e 2 que o que devo fazer
Você trabalha a distância quero tanto advogado bom estou em um inventário
Envie sua dúvida para o e-mail que está no link abaixo do vídeo.
Oi ! Gostaria de saber , de vc é que já tem um ano e um mês , que meu pai faleceu , é ele tem dois filhos por fora . É nós estamos querendo acordo , tanto faz nós do casamento , como eles que são de outro relacionamento . É achamos que tá demorando muito . Vc pode mim dizer o porquê. ?
Se já foi ajuizada ação de inventário, deve verificar com o advogado do processo o motivo da demaora.
Precisava de uma boa advogada como a senhora para me ajudar .
Ufa!!! Cada advogado, professores de direito,explica de um jeito,vou acabar ficando louca.
Minha mae morreu meu pai esta vivo a minha irma comtruiu no terreno do meu pai como fica o inventário ela tem que pagar este terreno?
Olá. Se ele cedeu a sua irmã parte do terreno, há um fator complicador para o futuro. O que poderá ser feito por seu pai ainda em vida é desmembrar o terreno, se for possível na prefeitura, e doar a ela sua parte como antecipação de herança.
@@SEUDIREITOonline e quando o terreno é desmembrado mas não tem registro na prefeitura que tal pessoa pegou sua parte por direito ?
O advogado pode cobrar percentuais da venda mesmo quando o inventário já terminou? Ela vira herdeira? Minha mãe contratou uma advogada pagou pelo inventário, mas a advogada colocou uma cláusula de em caso de venda ela ganharia 8%, isso é legal?
Depende. O contrato deve ser analisado.
Doutora boa tarde! No meu caso gostaria de comprar as partes dos herdeiros, e desmembrar o terreno ,pois contrui no terreno de meus sogros . Meu sogra é falecido,faleceu antes de eu casar,meu marido é falecido,minha cunhada também e falecida,tenho que fazer o inventário primeiro?
Para regularizar e desmembrar é preciso inventário.
Nosso país é mesmo uma M. 4% pro estado e de 6 a 8% para o Adv? O que ele lutou para receber essa porcentagem? Nada. Pq ele teria direito a isso tudo? É ridículo e revoltante.
Imagina , um imóvel de 300 mil , 30mil pra fazer um inventário, por isso muita gente não faz, e acaba usufruindo do bem, só não pode vender.
@@carloprato1 se a pessoa for filho única nem compensa fazer mesmo
@@nathalia4410sou filho único, meu advogado cobrou 10 % do valor total do bens , e ainda tem 4,5 %pro estado bizarro isso.
E outra coisa,se vc tiver um carro, o advogado cobra em cima da tabela fipe, independente do valor que vc vender o carro são 10% de tudo, isso é inacreditável
Vamos supor que o carro vale 200 M e vc vende por 130 ele tira a porcentagem dele em cima dos 200 M
Boa noite
Essa semana eu entrei com o pedido de abertura de inventário da minha falecida mãe na defensoria pública pois eu e minhas duas irmãs não temos condições para pagar um advogado. Eles me deram um prazo de trinta dias para entregar alguns documentos, eu gostaria de saber se é caro para pedir esses documentos.
Obrigada
Do minha filha de meno já faz 5 anos q pai dela faleceu e até agora não saiu nada isso e normal
Boa noite
Depende. Deve procurar um advogado para verificar o andamento do processo e reivindicar os direitos dela.
No caso processo extrajudicial realizado em cartório está mais de um ano em andamento e ainda não saiu qual a causa da demora?
Tô na mesma vai pra um ano judicial
Deve verificar com o advogado dos herdeiros o que está acontecendo ou contratar um advogado para reivindicar somente seus direitos.
@@SEUDIREITOonline já tenho 2 advogados q me representa
O advogado disse que o processo extrajudicial está na Sefaz para o cálculos dos impostos e a justificativa para da demora, e finalizar o inventário é o órgão público no caso a Sefaz fechado por causa da pandemia.
@@tabathamelo meu está em SP já voltaram faz tempo meu advogado disse se não parar vai sai logo
Dr. Eu sou inventariante principal da minha falecida vó. Passou a pandemia. Sou de maior e minha irmã tambem, minha advogada já passou tudo, e o juiz não julgou. Porque demora tanto assim? Minha vó falei em 2017, e está tudo certo e são 2 herdeiro de comum acordo. Até hoje não ouve uma audiência. Será que troco de advogado?
Não há necessidade de audiência. Sua advogada poderá pedir o arquivamento do inventário judicial e fazer extrajudicialmente, em cartório. É mais rápido.
E quando um vende sem falar com outros fica com tudo o que fazer
Um imóvel só pode ser vendido após finalizado o inventário ou durante o processo, com autorização judicial. Caso contrário, essa venda poderá ser anulada.
A justiça deve ser acionado para embargar tudo
Acionada
Fiz o inventário.pela morte de meu marido e fiquei com metade e minha filha que na época era única filha com a metade. Só bque até hoje não pude registrar o formal de partilha. Tem algum problema isso? Casei em comunhão de bens em 1977
Para transferir a propriedade para seu nome e de sua filha precisa ser registrado o formal de partilha.
Dotora. Se um herdeiro reforma a casa dos pais, e os dois morrem. ele tem direito de receber o que gastou na casa e divide o resto com os demais herdeiros?
O herdeiro poderá cobrar dos demais herdeiros indenização pelos gastos com a reforma do bem.