NÃO PERTENÇO A NORUEGA E NÃO SOU A PESSOA DE 4 ANOS ATRÁS | Vida na Noruega 🇧🇷🇧🇻

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • NÃO PERTENÇO A NORUEGA, MAS TBM NÃO SOU MAIS A PESSOA DE 4 ANOS ATRÁS | Vida na Noruega 🇧🇷🇧🇻
    ⏪ PRÓXIMO VÍDEO: TOUR BAIRRO NA NORUEGA - • TOUR PELO MEU BAIRRO N...
    ⏩ VÍDEO ANTERIOR: DIFICULDADES DE INVERNO NA NORUEGA - • O INVERNO NA NORUEGA N...
    Venha conhecer a Noruega comigo através de vídeos explicativos sobre a Noruega e suas paisagens, assista o vídeo de outros locais da Noruega que eu já gravei aqui para o canal:
    Aalesund - • A CIDADE DE ONDE MAIS ...
    Oslo - • Video
    Geiranger - • UM LUGAR QUE VOCÊ PREC...
    Tafjord - • A ONDA VEIO E DESTRUIU...
    Redes sociais :
    Instagram : @vidananoruega
    E-mail de contato : vidananoruega@gmail.com
    Nesse canal você vai saber sobre a Noruega e sobre a vida real de uma brasileira morando na Noruega, um país com inverno intenso e escuridão, mas com belezas naturais como Aurora Boreal e Sol da meia-noite, aqui também tem vídeos de viagem em turismo em diversos locais da Noruega, além de ser basicamente um diário da vida real contado por mim, sobre as minhas alegrias, conquistas e também sobre os meus desafios diários como uma imigrante em um país nórdico.
    Playlist com as músicas dos vídeos :
    bit.ly/vidanano...
    TODAS AS MÚSICAS VEM DAQUI :
    www.epidemicso...
    A Noruega é um país com pouco mais de 5 milhões de habitantes e tem o maior IDH do mundo, fica localizada no hemisfério norte, mais precisamente na escandinávia, junto com países como a Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia, juntos eles formam o que chamamos de países nórdicos. Aqui no canal eu falo sobre a Noruega e as minhas vivências, experiências e visão particular sobre a cultura.
    #vidananoruega #brasileirananoruega #Noruega

Комментарии • 1,1 тыс.

  • @vidananoruega
    @vidananoruega  2 года назад +225

    Eu sou brasileira e sempre serei, a questão do vídeo é "não sou a mesma de antes" mas tbm não sou uma deles, simples assim gente.
    Nunca disse que não sou brasileira 😅 tá até na capa e no título...é um tema super complicado de explicar pois é um sentimento sem palavras que definam.
    Então só esclarecendo o sentido do video é vc sempre fica no meio termo e nunca se encaixando totalmente pois está por fora do que acontece um pouco nos 2 países.
    Obs. Eu choro sim, normalmente, mas na situação citado não aconteceu na chegada, mas na despedida.

    • @mariavaneide.
      @mariavaneide. 2 года назад +21

      Eu te entendo Jessica!
      Estou a mais de oito anos fora do Ceará, no Norfeste. Aqui, entre Sudeste e Sul, passei por uma metamorfose! Porém, não me considero uma sulista/ sudeste, mas já não sou mais uma tipica norfestina! É como se estivesse entre as duas culturas, mas sem pertencer completamente a nenhuma das duas😔 E eu nem sai do Brasil... imagine tu! 😚

    • @mariavaneide.
      @mariavaneide. 2 года назад +5

      *nordestina 🤗

    • @Alexandra-yi7fr
      @Alexandra-yi7fr 2 года назад +10

      @@mariavaneide. eu tbm,nordestina e engraçado pq qdo eu vir morar aqui em São Paulo, achei a cultura diferente,porém hj em dia eu acho que o brasileiro fala muito alto,grita,berra e isso as vezes me incomoda! E os nordestinos em geral falam alto e eu sempre falei muito baixo.... as vezes nem eu mesma me entendo.

    • @elianesilveira57
      @elianesilveira57 2 года назад +13

      A maturidade traz com ela seus questionamentos. Isso não vai passar nunca, vc vai ficar velhinha e ainda se questionará se fez ou está fazendo a coisa certa. Vc está mais independente, mais confiante, a sua felicidade só depende de vc, não dependa de ninguém pra ser feliz. Se a pessoa se sentir invadida por vc tê-la beijado, ou por sua risada...não se deprecie , apenas diga; Não me leve a mal, no Brasil é assim. Se ela não gostar o problema não é seu e sim dela. Não se culpe por vc ser quem vc é. Bjs. Amo vc!

    • @waynekeer
      @waynekeer 2 года назад +14

      Será estrangeira toda vida. É assim pra todo imigrante

  • @brunapetite1297
    @brunapetite1297 2 года назад +89

    Eu amo ser brasileira e ter esse calor humano. Jamais quero perder minha identidade cultural. Vi outro dia na TV Globo uma reportagem sobre um país nórdico no qual os idosos iam para o supermercado para conversar com as caixas. Pois ele se sentiam sozinhos e nao tinham amigos. O afeto é essencial aos seres vivos, até mesmo aos animais irracionais. Aqui no Rio você joga conversa fora facilmente, pega um bronze, toma uma caipirinha, faz esporte, samba. O que estraga o Brasil é a violência e a desigualdade social. Fora isso seria um país perfeito.

    • @francinealoiola2029
      @francinealoiola2029 2 года назад +6

      Isso!

    • @amigaferreira4487
      @amigaferreira4487 2 года назад +5

      Perfeito, seu relato☺️

    • @beth2615
      @beth2615 2 года назад +5

      Eu tbm sou feliz sendo brasileira

    • @milenaplinio7011
      @milenaplinio7011 2 года назад +2

      Perfeito seu comentário. 👏🏻👏🏻

    • @angelicamartins1341
      @angelicamartins1341 2 года назад +4

      Eu sou carioca e percebo muito isso, aqui no Rio chega a ser chato, o povo fala muito, fala alto, sempre da beijim abraço, puta que pariu, eu odeio qdo pessoas q eu não conheço me toque. E aqueles velho aqui na zona sul andando de cueca no meio da rua, maior falta de respeito... Carioca fala alto, fala muito, fala palavrão, é igual chiclete, e só anda pelado... Kkk

  • @paulophbc
    @paulophbc 2 года назад +15

    Achava você muito solitaria quando comecei a acompanhar o canal. Você vivia numa cidade muito pequena. E os noruegueses não eram tão receptivos. Achava que você começou a gravar videos para afastar esta solidão. Isto muda a pessoa. Por outro lado você amadureceu. E seu canal é incrivel. Parabéns!

    • @vidananoruega
      @vidananoruega  2 года назад +7

      Verdade, foi exatamente por isso que comecei a gravar, por não ter com quem dividir as minhas conversas

  • @SoniaGPettersson
    @SoniaGPettersson 2 года назад +71

    Olá Jessica, conhecendo vc somente por seus vídeos sinto q vc já era uma pessoa retraída e introspectiva no Brasil. Me lembro de vc ter dito q não falava português e não conhecia nenhum brasileiro no seu início na Noruega. Isso tudo junto deve ter feito vc viver tentando se adaptar aos noruegueses, afinal vc só tinha eles ao seu redor.
    Sigo algumas brasileiras q vivem na Noruega e cada vez fico mais surpresa de como a Noruega se diferencia da Suécia em aspectos q antes eu pensava ser mto parecido nos dois países. O Noruegueses são muito mais conservadores do q eu pensava. Com certeza a mudanca é inevitável, ouvi muitas vezes q eu tinha mudado mas ao contrário de vc eu continuei abracando e beijando as pessoas qdo encontro. Claro q não desconhecidos mas as pessoas q convivo na família do meu marido, os amigos suecos. Eu sou uma pessoa extrovertida e sempre falo de como são as coisas no Brasil e todos entendem e acham legal cumprimentar da nossa maneira. Vivo aqui a algumas décadas mas não quero nunca me tornar uma sueca KKKK.

  • @Ro1974_
    @Ro1974_ 2 года назад +113

    Me tornei essa pessoa sem sair do Brasil, mas estou com 57 anos e faz parte do "meu amadurecimento"! Não sou mais dependente de certos detalhes culturais, me fez bem me reservar, preservar, não deixar me levar, abater se não estou dentro dos padrões impostos! Me sinto leve, tipo um livramento!

  • @neldaamarilisandradecortez6059
    @neldaamarilisandradecortez6059 2 года назад +32

    Jessica querida, amei o teu vídeo, porque me identifiquei. Sou chilena e moro no Brasil há mais de 40 anos.
    Também tive que mudar e .e adaptar ao jeito brasileiro de ser.
    É por instinto de sobrevivencia que a gente tem que mudar.
    Nem consigo imaginar o que terá sido para vc de um país extremamente extrovertido para um povo quase inexpressivo.
    Desde que cheguei aqui tratei ser o mais brasileira possível.
    Agora tenho 79 anos e cada dia sou mais chilena.
    Quem entende o ser humano?
    Não se culpe nem fique aflita, vc teve que se mimetizar para sobreviver e tá certo.
    É muito válido.
    Eu te sigo acho que faz um pouco mais de um ano e creio que vc mudou muito e acho que para melhor. Está muito segura e dona de si. Adoro te ver dirigendo e como o conduzir mudou tua vida.
    Eu estou feliz, porque tenho um carinho imenso e torço sempre muito por ti.
    Um beijo grande 😘

  • @aradiavalo27
    @aradiavalo27 2 года назад +241

    Oi!! Sei muito bem como é está mudança e a sensação de não pertencer a canto algum. Sou Finlandesa ,vim para o Brasil já fazem 20 anos,mudei muito principalmente quando se trata do sentimental,a gente chega frio por aqui e para se encaixar aprende a ser amoroso e mais receptivo,mas ao mesmo tempo ainda somos frios e ríspidos. Arrisco a dizer que ainda somos frios!!! Mas de uma forma diferente. É confuso, mas é a realidade da vida estrangeira certo?!!! Todo dia é um dia,e precisamos viver seja errando ou aprendendo mas uma hora tudo da certo❣️

    • @karinaamaral727
      @karinaamaral727 2 года назад +1

      Vc mora em Penedo?

    • @nazgulblack1485
      @nazgulblack1485 2 года назад +17

      Sou daqui do Brasil mesmo, e é como se não me sentisse que sou daqui, sou pouco sociável, e aqui as pessoas compartilham a sua vida uma com as outras, e eu não acho isso legal pq gosto mais de privacidade e ser discreto e frio como vc se referiu, mais as vezes a sociedade em que vivemos no Brasil faz com que tenhamos que se adaptar.

    • @sildeteoliveira1722
      @sildeteoliveira1722 2 года назад +1

      Sinta se em casa ❤️

    • @garotanomade
      @garotanomade 2 года назад +13

      Que interessante. Nunca conheci finlandeses morando no Brasil. Será que tem vários? Espero que você continue gostando daqui =^.^=
      O mais perto que cheguei da Finlândia foi a Dinamarca e foi o maior impacto que já tive em viagens. Achei a cultura da escandinávia um negócio de outro planeta, no bom sentido. O restante da europa não me pareceu mais "primeiro mundo" depois que conheci alguns conceitos dinamarqueses. Eu imagino que na Finlândia eu vá ter o mesmo impacto, ou ainda maior, quando eu visitar. Vou dar exemplos pra você entender. Um é o fato das pessoas em geral não colocarem cortinas nas janelas porque ninguém vai olhar pra dentro da casa e invadir a privacidade do outro nem sem querer. Outro foi que eu esqueci meu passaporte e meu dinheiro em cima da mesa de um restaurante do aeroporto e ninguém nem tocou porque ninguém pega o que não é seu. São coisas óbvias, mas não acontecem noutros cantos com essa frequência, né. Ah, e tem o lance de deixar os bebês nos carrinhos pra pegar sol enquanto a pessoa entra no restaurante (isso me choca um pouco, talvez porque no Brasil acho que nem pode - e ninguém nunca tentaria...).

    • @cleitonpereiraalves8579
      @cleitonpereiraalves8579 2 года назад +6

      Que bacana. Espero que sinta-se abraçada por nós Brasileiros ❤️ Deus abençoe

  • @soniamedeiros506
    @soniamedeiros506 2 года назад +11

    Vcs q moram em países tão diferentes são heroínas, merecem todo meu respeito. Eu jamais iria me adaptar. Foque no seu propósito pq a pessoa mais importante seja onde for, essa pessoa é você.
    Fique bem e seja FELIZ!❤

  • @fumikoogata4468
    @fumikoogata4468 2 года назад +11

    MOREI três anos no JAPÃO.
    Mesmo sendo descendente não sentia parte do Japão.
    Sentia falta das diversidades culturais que existem no Brasil.
    A morte do Airton Sena fez ficar com mais saudades do meu país.
    Perdi a vontade de continuar no JAPÃO.

    • @jubernardi23
      @jubernardi23 2 года назад +2

      Uma vez tive um professor Nissei e eu sempre achei ele todo metódico e certinho - e mesmo assim quando perguntei a ele o porquê dele não morar no Japão - ele me disse que até tentou mas que no fundo era muito brasileiro para conseguir ficar lá.🤔😳
      E eu fiquei chocada porque ele parece tanto com os japoneses e pensei que ele era do tipo de pessoa que viveria de boa lá😳😂

  • @carlaslb
    @carlaslb 2 года назад +13

    Como emigrante te compreendo perfeitamente…ao fim de uns anos um acaba por ser emigrante nos dois países porque quando visitamos o país natal ele já não é o mesmo de quando emigramos. Os processos mudaram, as crianças cresceram, o país evoluiu e a nossa memória é daquele tempo lá atrás. Vida de emigrante é uma de constante adaptação. 💖

  • @PriscillaKeylla
    @PriscillaKeylla 2 года назад +7

    Jessica, vc não está sozinha… tenho 6 anos de França, e muita coisa mudou em mim, no início sem perceber mesmo. E depois de alguns anos vim a ter essa certeza me auto analisando. Sou casada com um francês e Não convivo com brasileiros, então acredito que esse aspecto foi determinante para tal mudança. Sorrio menos, minha alimentação mudou completamente , não cumprimento com abraços e beijos, falo mais baixo, não sou tão ativa nas redes sociais como antes, não demonstro com frequência meus sentimentos, não me arrumo e me maqueio como antes ( menos vaidosa) , falo muito o francês principalmente com as crianças ( eu muitas vezes esqueço palavras em português) , passo muito tempo em casa, pois não tenho amigos nem parentes próximos…. Infelizmente isso vem com o tempo e toma tal proporção que eu não me sinto mais brasileira. Isso me dá um sentimento de fracasso. Não sei explicar, Meus pais me falaram já sobre essas mudanças

  • @hannacanedo7535
    @hannacanedo7535 2 года назад +62

    Jéssica, nunca tive nenhuma experiencia fora do país, mas nunca deixe ninguém te tolir e fazer você se sentir inadequada simplesmente pelo fato de você ser diferente. Você é diferente, você é brasileira. Viva as diferenças que nos enriquecem tanto!!!

    • @verafirmo3783
      @verafirmo3783 2 года назад +1

      Jamais deixaria de ser eu mesma, sou muito carinhosa e demonstro o meu carinho, eu não mudaria para agradar os outros............. 🌹❤️🥰

    • @rosamariapereira2200
      @rosamariapereira2200 2 года назад

      Vera ,Eu tbm ,Penso assim,meu geito é meu geito ,amorosa atenciosa fala baixo adoro abraço gosto de ser amiga de vdd ,aquela q se preocupa com o próximo ,e sou mto feliz assim🙏

  • @VIVENDADABRUXAOFICIAL
    @VIVENDADABRUXAOFICIAL 2 года назад +82

    *Conheci esta menina quando começou o canal tinha uns 5 mil inscritos e olha o que aconteceu em pouco tempo? UMA FANTÁSTICA EVOLUÇÃO, espero que meu canal de musica chegue algum dia, beijos a sua irmã em santos e ao Maridão(do gorrinho verde fosforescente) e família*

    • @alexandrealexrodriguesfurt3784
      @alexandrealexrodriguesfurt3784 2 года назад +5

      concordo com vc

    • @soniabirchall7708
      @soniabirchall7708 2 года назад +1

      De uma coisa podes ter certeza,quando voltares ao Brasil terás certeza de tua brasilidade, sentindo o calor humano que encontrarás !Seja sempre a Jéssica, com tuas expressões faciais,voz e maneira de ser,a verdadeira!

    • @wanievizeu1169
      @wanievizeu1169 2 года назад

      Canal vivenda da bruxa Fantática evolução???????????

  • @cksr1982
    @cksr1982 2 года назад +8

    É muito interessante essa reflexão, eu moro na Suíça a 5 anos e na Europa a 10 anos. Eu tentei me integrar e me sentia muito mal quando eu era rejeitada mesmo que educadamente, mesmo casada com suíço, tendo filha suica, mas não tem jeito, eles são bem fechados, tratam bem e são educados mas não querem você como amigo, fato. São raros os suíços de verdade 100% puros que tem amizades com estrangeiros, e aí eu liguei o foda-se e passei a ser mais orgulhosa de ser brasileira sabe, não quer ser como eles nessa questão, ser um robô humano? Não mesmo! Me sinto tb a deriva, tentando me aproximar ao máximo por causa da minha filha mas todos são chatos e frios e sem graça. Não tenho amigos, não conheço nenhum brasileiro e vou seguindo, vou 1 x ao Brasil por ano de férias e minha filha AMA! Não quero que ela perca esse vínculo, vai ser o Brasil das férias pelo menos.

  • @lidiababel6545
    @lidiababel6545 2 года назад +37

    Você é uma querida, acompanho vc desde q vc chegou na Noruega e vc Amadureceu muito. Sempre foi batalhadora, me lembro de vc tirando carta. Levando a Aurora na creche, no escuro, na neve.Estou muito feliz por vc ,Aurora e Mats. 😘🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

  • @soniabeatrizhermes9748
    @soniabeatrizhermes9748 2 года назад +13

    Jéssica eu te acompanho já fazem 4 anos e realmente da para notar que você não e a mesma. O calor humano parece que fez muita falta para você. Não deixe de ser você nunca. Hoje você está se moldando aos noruegueses. Mas guarda sempre com você o geitinho de ser brasileiro.🌻💐

  • @lourdessantos6097
    @lourdessantos6097 2 года назад +59

    A mudança faz parte de nossas vidas, porque amadurecemos.

    • @wanievizeu1169
      @wanievizeu1169 2 года назад +1

      Lourdes Santos, ficar uma pessoa fria não é amadurecer

    • @solanger.navarro5159
      @solanger.navarro5159 2 года назад +2

      Lourdes Santos ela não ficou fria apenas não de.onstra tanto os sentimentos. Eu acho muito desagradável ser apresentada a uma pessoa e ter que abraçar e beijar. Talvez está pessoa seja ótima mas só o tempo dirá.

    • @lourdessantos6097
      @lourdessantos6097 2 года назад +1

      Eu não acho que ela ficou fria @Wanie Vizeu, apenas se adaptou a nova cultura do país em que está viviendo. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com vc.

    • @lourdessantos6097
      @lourdessantos6097 2 года назад

      @Solange R. Navarro não fui eu que disse que ela ficou fria.

  • @reginacoutinho9338
    @reginacoutinho9338 2 года назад +29

    Olá menina Jéssica!
    Claro que você mudou. Ninguém muda para um país tão diferente em tudo sem mudar. Faz parte da adaptação.
    😘😘😘
    De São Vicente São Paulo Brasil

  • @enimuzel4809
    @enimuzel4809 2 года назад +5

    Você é brasileira e ser brasileira é assim alegre e forte inteligente ao mesmo tempo.

  • @marciamagioli2742
    @marciamagioli2742 2 года назад +6

    O importante é ser feliz onde vc está... vc está construindo sua vida de forma maravilhosa!!

  • @aparecidadefatimaoliveira9749
    @aparecidadefatimaoliveira9749 2 года назад +20

    Resumindo este é vídeo norueguês. curto,🙂 Nossa toda pessoa que muda do país de sua origem, sentem este " conflito " Mais Jéssica não perca nosso jeitinho brasileiro carinhoso, caloroso. Somos um povo alegre, graças a Deus!!

  • @mariaangelica2408
    @mariaangelica2408 2 года назад +41

    Com certeza a gente muda com a convivência com as pessoas, e morando aí vc acabou adquirindo novos hábitos e jeito de se expressar, eu por exemplo sai da minha cidade Presidente Prudente, e vim para Piracicaba, hj moro aqui à 40 anos, e já ganhei os sotaques piracicabanos, qdo vou na minha cidade as pessoas vê de.cara minha mudança, isso é normal Jéssica

    • @cheila4521
      @cheila4521 2 года назад

      Verdade. Eu também mudei de um estado para o outro e tive mudanças.

    • @cidinhasantos4039
      @cidinhasantos4039 2 года назад +2

      Morei em Piracicaba,amo aquela cidade,mas fui embora antes que começasse a falar igual eles 🤭😂

    • @lauracastellano2226
      @lauracastellano2226 2 года назад

      @@cidinhasantos4039 🤣🤣🤣🤣

    • @mariaangelica2408
      @mariaangelica2408 2 года назад

      Cidinha Santos eu tô arrastando o r igual a eles, tarco,arco, e verva kkkkkkkk

  • @cribeiro6099
    @cribeiro6099 2 года назад +36

    Eu tbm ganhei peso qdo mudei do Brasil pro norte dos EUA que era muito frio, atribuo parte relativo a comida “junk food” que tbm é mais barata e prática, mas acredito que outra parte devido ao metabolismo do corpo que acumula calorias devido ao frio mesmo. Depois de anos voltei a morar em lugar quente e emagreci novamente. Fique bem 🥰

    • @matosi.6926
      @matosi.6926 2 года назад +2

      Café da manhã , pão , almoço , pão , jantar pão.É muito pão e queijo.

  • @iracimoro7153
    @iracimoro7153 2 года назад +43

    Jéssica vc não é a mesma Brasileira, mas continua sendo Brasileira, não se preocupe com essa mudança , é normal vc ficou amadureceu , cresceu como mãe esposa dona de 🏡 e como mulher sim , vc agora mora na Noruega, é fato ♥️ importante vc ser feliz seja onde for

  • @driele-Vidaem-Istambul
    @driele-Vidaem-Istambul 2 года назад +15

    Eu vivo na Turquia há 1 ano e 3 meses e estou super adaptada aqui, sim é diferente mais me sinto mais inserida na cultura daqui do que do Brasil. A gente tem que mudar mais não perder a essência isso faz parte do processo da vida. A Comida da Turquia apesar de mtos pães e massas tem uma variedade de grãos, caldos, e se come mto vegetais, legumes. Minha comida e a mistura do Brasil com a turquia meu esposo ama.

    • @sabrinasancler2843
      @sabrinasancler2843 2 года назад +4

      1 ano e 3 meses morando fora ainda é “paixao”… começamos a perceber estas mudanças a partir do 3 ano geralmente

    • @driele-Vidaem-Istambul
      @driele-Vidaem-Istambul 2 года назад +1

      @@sabrinasancler2843 não podemos falar pela outra pessoa, cada um é cada um eu acho. Sou muito feliz aqui, e uma coisa que não sou é iludida e isso não me faz negar meu país.😊 Graças a Deus a hora que eu quero posso ir visitar minha família 🙏

  • @simoneset1
    @simoneset1 2 года назад +6

    Olá Jéssica! As mudanças acontecem ao longo da vida, independente de onde se vive. Vamos amadurecendo. Acredito que é totalmente normal você adquirir o modo de viver dos noruegueses, afinal é aí que você vive. Os valores, a forma de ver e participar do mundo são totalmente diferentes mas justamente isso que é incrível. É enriquecedor!!! É um aprendizado fantástico!! Fique bem ! Em qualquer lugar estamos evoluindo, aprimorando, crescendo como seres humanos. Deus abençoe grandemente você e sua família 🌷🌷🌷

  • @dalila-167
    @dalila-167 2 года назад +14

    Mais um excelente vídeo Jéssica.
    Se sinta abraçada por nós, sempre! 🌻❤😘

  • @bcjojô
    @bcjojô 2 года назад +7

    Esta perda de identidade e sensação de não pertencimento é comum a todas as pessoas que passam a viver em culturas diferentes. É o preço que se paga pelo aprendizado.

  • @TheAidacar
    @TheAidacar 2 года назад +6

    Isso é muito reconhecível… depois de 30 anos na Holanda, também sinto que nao sou holandesa mas também me sinto deslocada em Portugal…é um problema de identidade de facto!Muito difícil de gerir, também ainda não encontrei a solução…:-)

  • @rosenascimento252
    @rosenascimento252 2 года назад +32

    Jessica, ouvindo você falar a mais de 20 minutos, o que tenho a dizer é que você tem que ser você mesma. Parece que você tenta agradar as pessoas, mas não vai acontecer. Sendo natural você pode ser criticada, mas é melhor do que se anular. A cultura do povo noruegues é bem diferente da nossa. Você pode assimilar o comportamento deles para uma boa convivência, mas você não será um deles em termos culturais. Aceite que você é estrangeira! Não se sinta inferior porque você nasceu num país de terceiro mundo. Nós temos valor independente do que os noruegueses pensam sobre nós. Não se afaste da nossa cultura.

    • @ArtLis
      @ArtLis 2 года назад +5

      Verdade Rose, podemos ser nós mesmos não importa aonde estejamos!!

    • @De10001
      @De10001 2 года назад +1

      Peço licença para comentar que não é bem assim. Somos nós quem temos que nos adaptar ao país onde moramos e não o contrário. Existem regras sociais que temos que respeitar e que são diferentes do Brasil. Não é questão de se sentir inferior, mas de se adaptar a uma sociedade diferente da nossa.

    • @amybehrmann5882
      @amybehrmann5882 2 года назад

      Falou tudo

    • @rosenascimento252
      @rosenascimento252 2 года назад

      @@De10001 Eu não disse que ela não tem que se adaptar ao país. Leia o texto.

  • @rosariogarcia2287
    @rosariogarcia2287 2 года назад +4

    Comentários bem elaborados, Jessica. Acho que vc enfrenta super bem as dificuldades. As mudanças em nós são necessárias e nos oferecem recursos diferentes, adaptados às situações novas que vamos enfrentando. É essa bagagem que a gente leva da vida e é ela também que te fortalece. Nunca somos os mesmos, com a passagem do tempo. Um beijo 😘

  • @valeriaguimaraes3763
    @valeriaguimaraes3763 2 года назад +12

    Você é muito sábia, Jéssica, apesar da pouca idade. A adaptação é necessária à sobrevivência. Não é um processo fácil, especialmente quando a mudança de paradigmas se impõe com urgência. Contudo, aceitando as diferenças e assimilando as coisas boas do novo país, fica mais fácil ser estrangeiro.

  • @verafreitas7963
    @verafreitas7963 2 года назад +9

    Jéssica você foi obrigada a se adaptar aos costumes da Noruega. Não se sinta culpada por isso.

  • @luciaalves9875
    @luciaalves9875 2 года назад +13

    Você é uma Brasileira Norueguesa linda e maravilhosa e especial por ser quem é independente de sua nacionalidade ,um grande abraço 😙😙😙

  • @valdetebottazzini9260
    @valdetebottazzini9260 2 года назад +8

    Jéssica nós te amamos!😍❤️ Você nunca estará a deriva,tem pessoas sinceras,que te gostam para valer!!🙌👏☺️😘😘🌼🌺🌸🙏🥁🌻🌻

  • @marianasouza4241
    @marianasouza4241 2 года назад +22

    Se esse ano vc vir para o Brasil vc pode ter a sindromr de regresso( tem dificuldade de se readaptar a cultura de origem), é bem comum em pessoas que moram no exterior a um tempo, principalmente se vc não tem tanto contato com brasileiros, mas desejo que vc consiga equilibrar essa duas culturas pra não se sentir tão pedida.
    Bjs😘😘😘adoro seu canal 🤗😍

    • @luzalima3233
      @luzalima3233 Год назад

      Eu passei um ano e senti isso!!!

  • @elzacosta4595
    @elzacosta4595 2 года назад +16

    Jéssica isso é normal nunca morei longe do Brasil mas nessa pandemia mudei tb as pessoas não se abraça mais igual antes infelizmente daí ficamos diferente imagina você aí cultura diferente mas isso é normal

  • @reginaqueiroz2144
    @reginaqueiroz2144 2 года назад +13

    Adorei esse vídeo. É muito certeiro e as emoções e impressões muito bem colocadas. Acho q pode ajudar muita gente q mora em outro país, mas ñ consegue exteriorizar o q sente. E, isso sim, pode afetar o equilíbrio mental.
    Vá em frente, garota! Vc cresceu! Bj

  • @isabelimiguel9186
    @isabelimiguel9186 2 года назад +5

    Que lindo o seu vídeo ❤️👏👏
    Você não está sozinha sozinha.!
    Eu morei ai na França e Portugal.
    Sei como você se sente.
    Parabéns por sua força e coragem.

  • @angelaclaudiarossibonin3637
    @angelaclaudiarossibonin3637 2 года назад +4

    Jéssica, moro em São Paulo.
    O Brasil é maravilhoso, demonstramos o nosso carinho, e eu não dou abertura para qualquer um
    Mudar como pessoa, vc não precisa sair de seu País, a idade é a vida nos molda. O que aconteceu foi que vc adquiriu costumes Noruegueses, para poder conviver com eles.
    Mas vc está muito bem, amadureceu.

  • @taisalopes8007
    @taisalopes8007 2 года назад +2

    Me identifico muuuuito com tudo que disse, Jéssica!😩🙈🌸

  • @arianamackenzie9131
    @arianamackenzie9131 2 года назад +11

    Olá Jessica, muito legal seu vídeo e sua sinceridade em dividir seus sentimentos pessoais com a gente. Eu saí do Brasil em 2010 e passei por essa fase de não pertencimento também e de me fechar, guardando meus sentimentos, emoções, abraços e espontaneidade, porque notava que meu marido e as pessoas em volta se sentiam constrangidos e os olhares de: Nossa tem alguma coisa “errada” com ela… foram demais pra mim. Fiquei muito triste no início mas tudo é questão de escolha. Hoje já acostumei e quando estou no Brasil o carinho e liberdade da nossa gente me resgata, quando estou na Escócia ou Singapura onde estou atualmente sou britânica (minha segunda cidadania) e tá tudo bem, como dizia minha vózinha O que não te mata te faz mais forte! Paz 🙏🏻

  • @adelaide2663
    @adelaide2663 2 года назад +30

    Oi Jéssica. Não tenho essa experiência de viver em outro país, apenas turistar, mas tenho uma filha que mora na Inglaterra, já morou na Itália, Estados Unidos e Finlândia e viajou por um bocado de países. Acredito sim, que exista por um bom tempo essa sensação de estar no limbo, vc já não se enquadra na cultura do seu país de origem e tb não se encaixa na cultura do país onde vive. É um aprendizado e sei que as coisas são menos drásticas qdo o parceiro é do mesmo país, o que não é o seu caso. O que me ocorre lhe dizer é que não se cobre tto, se trabalhe para viver um dia por vez e desta forma as coisas fluirão melhor. Boa sorte, sucesso e o mais importante de tudo, seja vc mesma.

    • @lcfd8615
      @lcfd8615 2 года назад

      Que bom conselho

  • @ismeniaalbuquerque2114
    @ismeniaalbuquerque2114 2 года назад +33

    Por causa da pandemia eu parei de cumprimentar as pessoas com abraços e beijos, nem estendo a mão.
    Eu admiro a coragem dos brasileiros que emigram. Não deve ser fácil perder as raizes.

  • @gorettilopes
    @gorettilopes 2 года назад +5

    Esse sentimento se chama "saudades de nós", Jéssica. Isso acontece em diferentes momentos de nossa vida: quando vivemos por muito tempo em outro lugar q não o nosso, quando o tempo passa e vamos atravessando diferentes fases da vida (em geral, de 5 em 5 anos mudamos interiormente), quando amadurecemos e quando envelhecemos. Aliás, é na fase do envelhecimento q mais sentimos "saudades de nós"; saudades no plural mesmo, pq são muiiitas saudades! rsrs Mas tudo passa, querida, vai passar.

    • @ingridcavalcantimendonca9422
      @ingridcavalcantimendonca9422 2 года назад +2

      Nossa, super concordo!!! Já usei até várias vezes esse termo- Saudades de mim- é bem assim mesmo.

    • @lasaraelisabetemarra9797
      @lasaraelisabetemarra9797 2 года назад +3

      Meu Deus ,aqui no Brasil tb sinto isto.
      "Quem me roubou de mim"

    • @ingridcavalcantimendonca9422
      @ingridcavalcantimendonca9422 2 года назад +2

      @@lasaraelisabetemarra9797 qtas pessoas entraram em sintonia com os sentimentos da Jéssica. Esse vídeo que ela postou despretensiosamente e foi de um retorno e conexão INCRÍVEL!!!! Estamos mesmo numa família onde estamos descobrindo afinidades onde quer que estejamos!!!

  • @MC-yu1uz
    @MC-yu1uz 2 года назад +5

    É verdade Jéssica, as diferenças são enormes, é o q falo para meu marido que é Norueguês: "qdo em Roma, aja como os romanos" é um choque cultural imenso, nós falando alto, aperto de mãos, beijos no rosto( apesar q isso não existe mais por causa da pandemia) mas ele ama o Brasil ,mesmo com todas essas diferenças...

    • @roserodrigues3899
      @roserodrigues3899 2 года назад

      Que bom q vc esta mudando suas atividades, vc esta bem c o marido se esta bem em família a força p suportatar as adivergencias ,c o tempo tudo isso ficará na saudades

  • @magdaschweighofer8249
    @magdaschweighofer8249 2 года назад +2

    Jéssica, muito lindo este depoimento seu. Você é uma mulher jovem em transformação por vários motivos. Assim como é difícil, faz parte do amadurecimento e você se torna a cada dia mais forte, mais admirável, mais sábia e exemplo de superação. O que não dá é encucar. Aqui no canal pode matar a saudade e encurtar distâncias. Um abraço de uma gaúcha. 🍀🇧🇷🌹

  • @carolinavalente1895
    @carolinavalente1895 2 года назад +7

    Jéssica, eu te entendo. Me mudei mt dentro do Brasil e para outros países também, a ponto de não sentir mais que eu pertenço nem aonde eu vivo, nem na minha cidade natal. Mas com o tempo a gente se acostuma com essa sensação de ser um “eterno forasteiro”. Torço mt pra que vc e a sua família prosperem. Um abraço

  • @helenicesilva8823
    @helenicesilva8823 2 года назад +10

    Isso é normal. Não esquenta a cabeça. Suas mudanças é sinal de que você se inseriu bem na cultura norueguesa. Ótimo!👍 😀 Acontece com todas as pessoas de mente aberta que vivem no exterior. 😘

  • @marianagilafigueiredo4874
    @marianagilafigueiredo4874 2 года назад +5

    Oi Jessica, todas as suas mudanças foram para melhor. Vc se interiorizou mais, se conheceu mais e evoluiu muito. Parabéns.

  • @alexiaheringer4795
    @alexiaheringer4795 2 года назад +12

    Oi Jéssica! Imagino o que vc está sentindo. Tenho uma filha que mora em Boston e provavelmente ela deve ter esse mesmo sentimento. Mas é assim mesmo!? Bola pra frente! Um grande beijo e que Deus lhe proteja.

  • @klenynunes78
    @klenynunes78 2 года назад +7

    Mudar é normal e necessário, te acompanho há algum tempo e acho sua evolução muito boa, bjs para vc e sua linda família.

  • @robertosantos1390
    @robertosantos1390 2 года назад +1

    Dificil fazer o que fez, mulher corajosa como sempre, parabéns!!!

  • @veraluciaalvesdasilva7574
    @veraluciaalvesdasilva7574 2 года назад +5

    Filha linda gostei do desabafo estamos aqui nos brasileiros de braços abertos para lhe escutar sinta se abraçada beijos

  • @eduardomarques3124
    @eduardomarques3124 2 года назад +2

    Caramba! Isso me fez pensar como eu amo o Brasil e como eu amo esse país. Pena que a política/economia e a segurança é um lixo.
    Mas eu entendi o que você passou. Em 2021 (ainda vivendo essa pandemia) liberaram teatro e cinema. Fomos ao teatro e encontramos velhos amigos. Automaticamente eu fui dar um beijo em uma delas e senti um clima frio e nesse momento eu pensei: caramba, o tal do vírus. A pessoa meio que ficou petrificada (e ela estava certa, temos mesmo que evitar isso nesse momento) e eu fiquei me sentindo mal/incoveniente durante toda a apresentação da peça teatral.
    Nossa estou aqui lembrando que às vezes no trabalho, quando queremos cochichar algo, chegamos bem pertinho um do outro para falar bem baixinho...e de repente, em outro país você não pode fazer isso...meu Deus!!!

  • @katiaprautsch192
    @katiaprautsch192 2 года назад +4

    Eu me identifico com esses sentimentos,moro há 9 anos na Alemanha ,é uma transformação do nosso estilo de vida,não somos mais as mesmas de antes.

  • @120519691
    @120519691 2 года назад +1

    Compreendo. Tenho muitos parentes e amigos fora do Brasil e eles relatam exatamente isso. Desejo-lhe tudo de maravilhoso. Abraços.

  • @cristinamelo2236
    @cristinamelo2236 2 года назад +14

    Bom dia !🇧🇷💥🙏 O QUE ESTOU APRENDENDO NESSE MOMENTO DA MINHA VIDA,É QUE NÃO DEVEMOS MUDAR POR HOMEM E NEM POR CULTURA DE OUTRO PAÍS! SOMOS PESSOAS INDIVIDUAIS E COM PENSAMENTOS INDIVIDUAIS TAMBÉM!CLARO QUE PODEMOS NOS ADEQUAR..."MUDAR" POR CAUSA DE SISTEMA HUMANO OU CULTURAL... JAMAIS!!!!!!👍UM 😘JÉSSICA!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  • @ducaferreira1187
    @ducaferreira1187 2 года назад +2

    Que vídeo incrível 💗💗💗 eu moro fora da minha zona de conforto e mesmo mudando só de Estado, dentro do Brasil mesmo, eu percebo as diferenças culturais (alimentação, comportamento e até sotaque). Eu sempre lembro da música: "quem foge à terra natal, em outros cantos não para". Eu imagino o quanto seja uma mudança grande pra vc! Obrigada por compartilhar suas experiências e ensinar tanto💗 e vc está sempre LINDAAAAAA! Se puder, faz um vídeo sobre a pressão estética na NoruegaxBrasil? Bejos, mulherão guerreira e exemplo de enfrentar a vida 💗

  • @bereniceramalho5555
    @bereniceramalho5555 2 года назад +10

    Não se preocupe , é assim mesmo . Observar e adotar uma nova cultura nos transforma em pessoas diferentes .Contato físico com não íntimos não é bem visto nos países europeus . Maneira de ver as coisas , valores, tbm mudam .Qdo vc olhar p/ trás, vai ver que vai ser difícil morar novam // no Brasil .

  • @perolasiqueira8677
    @perolasiqueira8677 2 года назад +1

    Luta e vença! Mas não perca a sua raiz... se algo der errado aí, a sua raiz e essência vai te sustentar.
    Td de bom para vc e família.

  • @amorcompartilhado601
    @amorcompartilhado601 2 года назад +5

    Isso é assim com todos, que vão morar em outros lugares, mesmo que seja no Brasil...
    Somos cidadãos do mundo inteiro, onde der pra desbravar...😚✨

  • @dipoderosa6862
    @dipoderosa6862 2 года назад +1

    *Eu moro na Europa há mais de 15 anos e sou casada como italiano que emigrou para Luxemburgo quando havia 17 anos, ele tem muito da cultura Luxemburguesa, porém fiz ele aceitar e respeitar tb à minha cultura brasileira* .
    *Sou descendente de italiano e português* .
    *Respeito à cultura de cada país que passei, mas sou à mesma desde que saí do Brasil para aventurar na Europa, sempre fui muito família, e nunca mudei esse jeito aconchegante que nós brasileiros temos, com certeza me tornei uma pessoa mais forte, pois nós imigrantes querendo ou não somos discriminados pelos países estrangeiros, mas tb fiz eles me aceitarem como eu sou, não foi fácil, mas consegui e me sinto orgulhosa por isso* .
    *Já morei em Luxemburgo(onde eles são muito frio em sentimentos), na Itália e agora Portugal* .
    *Bjs de Portugal* 😘

  • @adairvieira1544
    @adairvieira1544 2 года назад +8

    Jessica eu concordo com você, tem que adaptar a cultura norueguesa, é aí que você mora agora o que passou passou, seja feliz aí onde você estiver, e que Deus te ilumine sempre!!!

  • @alejandra25135
    @alejandra25135 2 года назад +1

    eu estou no Brasil a 40 anos!e sim !mudei !e daí?
    Foi ótimo!amo meu país querido!Brasil!!!!

  • @glauciasouza368
    @glauciasouza368 2 года назад +8

    O q importa Jéssica é vc não esquecer de onde veio e aprender pra onde foi.É difícil é.Mais o tempo ta lhe mostrando essa nova cultura muito difícil pra o meu ver

  • @klaudyakiss
    @klaudyakiss 2 года назад +1

    Jessica vc não está sozinha !
    Moro no 🇯🇵, e sim mudei também,normal !
    Não nego minha etnia , aliás Amo ser quem Eu sou 🇧🇷 , mas não sinto nem de lá nem de cá , Detalhe : o conflito passa !
    E viva as mudanças ! 😁✌🏻😉♥️

  • @roseeneaspinhara8403
    @roseeneaspinhara8403 2 года назад +27

    Sei exatamente do que vc está falando. Moro a 35 anos nos EUA e não pertenço nem aqui e nem ao Brasil. Complicado!

  • @mariasilva2877
    @mariasilva2877 2 года назад +1

    Oi Jessica!!!! Eu morro nos USA já 24 anos. Não sinto isso provavelmente pelo fato de ter vindo com meus filhos e morar em um lugar cheio de brasileiros. Diferenças sempre vão existir. Com sua delicadeza e sabedoria vc vai tirando de letra. Bjs minha querida. Essa é vc. E eu amo vc assim. Sucesso sempre.

  • @magnoliacor8589
    @magnoliacor8589 2 года назад +17

    ***** As mudanças ocorrem, porém o importante é não deixar de ser quem a gente é, e não focar na aprovação dos outros, pois isto é pura perda de tempo e de autoestima. Com relação ao peso, dois conselhos: diminua a quantidade de ingestão de doces e faça caminhadas diariamente, usando um tênis com amortecedor para não prejudicar os joelhos. Abraços.

  • @sanyrillersilva4275
    @sanyrillersilva4275 2 года назад +1

    E compreensivo essa Mudança pois não está ai mais a passeio e sim a sua Nova Vida agora você tem que ser um deles e seguir a cultura deles ,mais nunca deixar de ser você mesma pois não importa o pais que vive sempre será essa pessoa maravilhosa que você e 💗💗💗💗💗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹😍😍😍😍😍🦊🦊🦊🦊❤❤❤❤😊😊😊😊😇😇😇😇😘😘😘😘💐💐💐💐🦁🦁🦁🦁🦁🙏🙏🙏🙏💖💖💖💖💖💖💝💝💝💝💝💝💝💝💝💝🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴🇳🇴👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @Rose-sv1je
    @Rose-sv1je 2 года назад +5

    Boa noite! Como nunca estive em outro pais e assistir videos como o seu me faz ampliar minha visao de vida. Obrigada por compartilhar sua experiencia e compreendo perfeitamente!!!👏👏👏🌹❤😙

  • @Rap-PT
    @Rap-PT 2 года назад +2

    Me identifiquei muito! Esse é o preço que pagamos, a adaptação é necessária, assim causando uma certa "confusão" em nossa forma de agir

  • @gysellefonseca
    @gysellefonseca 2 года назад +9

    Cada País tem sua Cultura e quando passamos a morar fora é natural nós adequarmos a essas mudanças, mas tudo é aprendizado e superação e sem dúvida você amadureceu e está tirando o melhor de tudo isso.

  • @lourdessantos6097
    @lourdessantos6097 2 года назад +4

    Jéssica, o artesanato que vc comprou é quase da cor da parede, talvez ele se destacasse se a parede fosse de outra cor.

  • @naturezaesaude7380
    @naturezaesaude7380 2 года назад +12

    Nossa Jéssica você falando todas essas coisas me senti tão estranha, pois nunca sai do Brasil, mas acho que sou como se estivesse vivendo outra cultura, pois estou me sentindo exatamente assim, talvez pelo momento que o mundo está passando, aqui nós fizemos anti social 😂. Agora em relação ao peso você continua linda.🌹💕

  • @mariacristinabragadeolivei2085
    @mariacristinabragadeolivei2085 2 года назад +1

    Como é bom um abraço e um bj de um amigo na hora certa!!! Tem momentos que precisamos desse carinho , desse aconchego , muito ruim quando chegamos num lugar é não podemos contar com isso. Mas cada um com sua cultura e temos que respeitar . Não perca sua essência , abrace e bj sempre os mais próximos , assim vc terá sempre seu coração feliz .

  • @fernandasoares-xu8fm
    @fernandasoares-xu8fm 2 года назад +2

    Mas ao mesmo tempo sinto uma positividade tóxica aqui no Brasil ,como se sempre todo mundo sorri muitas vzes estando triste ou com problemas ,ao ao dizer que "TA TUDO SEMPRE BEM ,qndo na verdade nao está! E mascarando todas emoções...

    • @vidananoruega
      @vidananoruega  2 года назад +1

      Esse comentário!!!
      Tá de parabéns

  • @mariadefatimacampos1437
    @mariadefatimacampos1437 2 года назад +3

    Jéssica querida, acredito que com o passar dos anos tu vais cada vez mais ti inserindo no modo de vida norueguês. Então, chegará o dia que tu vais perceber que tu és mais norueguesa do que brasileira. Nós somos também o produto do meio em que vivemos e esta adequação se torna necessária para que possamos viver bem dentro daquela sociedade que escolhemos conviver. Sejas feliz. 💙

  • @July0106
    @July0106 2 года назад

    Jéssica moro há 6 anos na Europa e continuo demonstrando emoções e dando beijos e abraços nos mais íntimos como sempre fiz no Brasil.

  • @raquelbenetasso
    @raquelbenetasso 2 года назад +3

    Amo vídeos assim, minha querida Jéssica! Beijooo. 😘 ❤ 🇧🇷 🇳🇴

  • @veracastro242
    @veracastro242 2 года назад +1

    Compartilho com você Jessica esse sentimento, morei em Portugal e senti essa sensação de não estar inteira na cultura portuguesa e estar distante da cultura brasileira. Essas mudanças que você narra foram impactantes para mim que há cerca de 1 ano e meio que regressei ao BR. Desejo a você Paz e muitas felicidades

  • @neiapinheiroateliedcostura530
    @neiapinheiroateliedcostura530 2 года назад +3

    Jéssica aproveite esse cantinho e faça vídeos assim curto. de conversas sobre curiosidades norueguesas 😍

  • @fatimamorais4999
    @fatimamorais4999 2 года назад +1

    olá Jessica! a alimentação brasileira é muito diversificada; há também a movimentação da vida em si, no Brasil agente sai mais, vai à praia, cs de amigos, baladas , bares, show e tudo mais. É a vida. Sucesso!

  • @dalila-167
    @dalila-167 2 года назад +8

    Jéssica se preocupa não, eu mudei do nordeste e fui morar em SP, com o tempo eu mudei a minha maneira de agir em função dos paulistanos serem mais formais.
    Imagina você que mudou para um país com cultura complemente diferente da nossa.

  • @juliapin2523
    @juliapin2523 2 года назад +1

    Eu que me mudei apenas de cidade em 2016 (de SP para uma cidade do interior de sp) já me sinto assim, diferente. Algumas coisas sinto falta, mas outras só nós fazem amadurecer. ❤

  • @julineteamorim106
    @julineteamorim106 2 года назад +3

    Boa noite Jéssica
    Que bom que vc mudou e percebe isso, mas estamos aqui pra crescer fisicamente e mentalmente.
    Não se preocupe demais com toda essa mudança na sua vida, aqui se mudamos de estado a mudança é enorme temos dialetos comidas clima costumes e muitas outras coisas diferentes, agora vc imagina em outro país! Meu Deus! É notável que não vai ser a mesma coisa nunca, e o melhor é que Deus nos ajuda e nos dá novas oportunidades de vivermos bem onde quer que estejam. Viva bem consigo mesma.
    Eu sigo vc acho que no ano passado e ja vi muitas mudanças em vc como, pessoa como esposa e como mãe e isso tudo é maravilhoso sim,
    So não pode jamais esquecer suas raízes e não esqueça de nós tá bom? kkkkkk bjo no coração de vcs, amamos vc como és.

  • @KRWMSL
    @KRWMSL 2 года назад

    Coisa que venho aprendendo com meus 32 anos Somos seres que vivemos no espaço que tudo está em constante mudança e transformação, as vezes para aprender coisas novas temos que largar as antigas. não é fácil.
    As vezes durante a rotina do dia-a-dia lembro dos ensinamentos que o canal da Monja Coen passa, e vejo que certas coisas se encaixam ao longo da nossa jornada.

  • @silviasantoro911
    @silviasantoro911 2 года назад +7

    Olá Jéssica, não se preocupe em falar o que vc sente, pelo menos vc é vc mesmo. Ok, meu primo foi morar nos Estados Unidos e nem pensa em voltar, se naturalisou americano, e disse que não tem como morar no Brasil aqui se sobrevive. Essa é a opinião dele, e vc deve falar o que pensa seja vc mesma. 😘

    • @mariajosenascimento6374
      @mariajosenascimento6374 2 года назад

      Meu filho tb foi p EUA faz 20 anos tb se naturaluzou. Não pensa em voltar p o Brasil mas sente saudades e NÃO renega que é brasileiro.

  • @marcileneribeiroramalho4388
    @marcileneribeiroramalho4388 2 года назад

    Eu sempre assitia seus vídeos mas vc tinha um semblante tão triste q nem dava pra deixar nos comentários ,mas hoje vc está maravilhosamente com o semblante bem melhor 👏amo seus vídeos e gosto de vc assim como vi hoje mesmo contando que as coisas mudaram ,pra mim vc está mais solta nos vídeos parabéns

  • @mirellacavalcanti5386
    @mirellacavalcanti5386 2 года назад +3

    Legal vc conversar sobre essas questões, e se "perdoar", entender suas limitações de comportamento. Vc n precisa ser mais ou menos de algum lugar, vc só precisa ser quem vc gosta de ser, pega o que te faz bem de cada país e segue em frente. Te acompanho a algum tempo e sinto uma grande diferença da Jéssica de 1 ano e meio atrás, mais madura e mais feliz, comunicativa e independente. Algumas mudanças são devido a maturidade que a gente adquiri com o decorrer da vida e outras sim tem maior influência da cultura que estamos inseridos no momento. Apenas seja quem vc quer ser. Um grande abraço.

  • @taniavoiola6574
    @taniavoiola6574 2 года назад +2

    Ola Jessica eu entendo quando voce fala que esta a "deriva"tambem me sinto assim as vezes onde estou vivendo..moro na Ireland a 16 anos com minha familia , mas mesmo assim é dificil , acho que nunca vou me acostumar🤔
    Se pudesse voltar atras acho que iria escolher viver no Brasil apesar das dificuldades .

  • @lindaimbiriba522
    @lindaimbiriba522 2 года назад +5

    Acho que são adaptações que precisamos ter de acordo com o nosso ambiente

    • @vidananoruega
      @vidananoruega  2 года назад +1

      Verdade, senão a gente não consegue sobreviver

  • @olesiahayama3800
    @olesiahayama3800 2 года назад

    Jéssica, não dê mta importância p/ as aparências. O importante é a sua essência e essa é linda em vc. Enqto vc falava , sua aura brilhava em torno de sua cabeça num branco prateado. Isso demonstra a sinceridade e amor de seu ser interior. SÊ FELIZ , APESAR DOS PESARES!

  • @faqto146
    @faqto146 2 года назад +3

    Oi Jéssica ...Boa noite!!! Nos avisem qdo estiver on LINE....nunca consegui ver ....e te acompanho desde qdo a Aurora era bebê, amo tudo que vc conta , vc tornou-se minha amiga virtual. Pois moro sozinha em outro lugar distante ....Deus abençoe vc e sua família!

  • @quaisqueraventuras8373
    @quaisqueraventuras8373 2 года назад

    Todos mudam acho normal. Todos tem objetivos de vida e vai conquistando conforme consegue, cada um na sua velocidade. O mais importante é você ser feliz com quem você é ou no caminho de quem você quer ser.. é muito importante não ligar pra opinião de quem não te quer bem. Pra mim você é uma mulher guerreira construindo uma família incrível, parabéns aos três

  • @suelipina1671
    @suelipina1671 2 года назад +7

    Olha Jessica, mudar faz parte do nosso crescimento. Fique firme, estamos com vc!👍👍

  • @sandradeazeredo2168
    @sandradeazeredo2168 2 года назад

    Vc é linda de qualquer jeito , não precisa de maquiagem nem de ser magra , vc é linda do jeitinho que vc é , Deus abençoe sua família linda

  • @esquifoza
    @esquifoza 2 года назад +4

    Eu mudei muito também. Moro em Londres a 20 anos, e sinto o mesmo que você. Na real a gente se identifica com o que você admira de cada pais. Bem pelo menos no caso é assim.

  • @ericarampinelli8104
    @ericarampinelli8104 2 года назад

    Inevitável não mudar numa cultura tão diferente, o negócio é aproveitar o melhor dos "dois mundos" sem perder a nossa essência !!! Sem duvida Jessica, é nitida sua mudança pelos seus vídeos, não só pela mudança de cultura, mas pelo seu amadurecimento como pessoa, pela maternidade, enfim, sua luta para melhorar sua vida e de sua familia, e você está cada vez melhor !!!