Muito legal. Realmente as populações de peixes tem decrescido muito nos últimos anos. Apesar de praticar pescasub, não considero os mergulhadores (apneia) responsáveis. Em SC por exemplo, durante anos a pescasub foi bem restrita, mas isso não deixou os lugares com mais peixes. Já a pesca industrial, ou qualquer pesca sem controle de tamanho e espécie de pescado, essa sim tem feito o peixe sumir e diminuir de tamanho. Concordo, porém, numa coisa, nós pescadores assustamos o peixe grande do raso. Se nos anos 1970 se matava boas garoupas nos fundos de até -10 m, hoje temos que ir abaixo dos -15 m, não raramente indo a -20 ou 25 m. Particularmente, quando as condições do mar e tempo permitem, com água clara e quente, coisa difícil aqui no sul, temos pescado boas garoupas. Mas peixes de passagem estão muito raros. Há 20 anos eu ia ao Xavier ou Moleques do Sul, em dezembro ou janeiro e os cardumes dos grandes olhetes estavam lá. Hoje, com muita sorte, nos parceis como o do Meio ou Lage da Vaca. Impossível os mergulhadores terem espantado eles. Parabéns pela matéria mais uma vez. Gostei muito da Pesca ao Lixo. Deveria ser uma evento de monta no nosso calendário. Ademais, não sou favorável à competições de pesca, salvo aquela em que se meçam as hablidades de fôlego e técnicas para caça. Talvez com a captura de maior peixe somente. Solon Soares Fotografo e Pescador Submarino
Arduino Colassanti é uma grande lenda do mar. Surfista, pescador e de quebra ator. Saudades eternas.
Muito bom 👍
Muito legal. Realmente as populações de peixes tem decrescido muito nos últimos anos. Apesar de praticar pescasub, não considero os mergulhadores (apneia) responsáveis. Em SC por exemplo, durante anos a pescasub foi bem restrita, mas isso não deixou os lugares com mais peixes. Já a pesca industrial, ou qualquer pesca sem controle de tamanho e espécie de pescado, essa sim tem feito o peixe sumir e diminuir de tamanho. Concordo, porém, numa coisa, nós pescadores assustamos o peixe grande do raso. Se nos anos 1970 se matava boas garoupas nos fundos de até -10 m, hoje temos que ir abaixo dos -15 m, não raramente indo a -20 ou 25 m. Particularmente, quando as condições do mar e tempo permitem, com água clara e quente, coisa difícil aqui no sul, temos pescado boas garoupas. Mas peixes de passagem estão muito raros. Há 20 anos eu ia ao Xavier ou Moleques do Sul, em dezembro ou janeiro e os cardumes dos grandes olhetes estavam lá. Hoje, com muita sorte, nos parceis como o do Meio ou Lage da Vaca. Impossível os mergulhadores terem espantado eles.
Parabéns pela matéria mais uma vez. Gostei muito da Pesca ao Lixo. Deveria ser uma evento de monta no nosso calendário.
Ademais, não sou favorável à competições de pesca, salvo aquela em que se meçam as hablidades de fôlego e técnicas para caça. Talvez com a captura de maior peixe somente.
Solon Soares
Fotografo e Pescador Submarino
Vamos ligar as praias 🌴nu fundos du mar S O S