BURNOUT | MARIA HOMEM
HTML-код
- Опубликовано: 20 ноя 2024
- Com uma constante sensação de competição, será que estamos destinados a enfrentar o esgotamento?
Neste vídeo, exploramos a síndrome de burnout, um distúrbio psicológico originado pela exaustão extrema, frequentemente associada ao ambiente de trabalho. O que fazer quando a energia acaba?
____________________________________
Acompanhe também:
Site: mariahomem.com
Instagram: / maria.homem
Facebook: / mlhomem
Twitter: / mariahomem
Novo livro 'Lupa da alma - Quarentena Revelação'
(Todavia, 2020)
Físico: amzn.to/2K9iq2h
Kindle: amzn.to/3pqyU69 - Кино
Os diagnósticos de Burnout explodiram justamente nessa época em que estamos a todo tempo performando jeitos de super heróis.
Interessante. Manter um distanciamento das redes sociais reduz um pouco do nosso stress. Desejo Paz 🌿
A análise é perfeita! Maria Homem não é para amadores não! Mas esse discurso não é pra nós! Vai dizer isso para o RH das corporações atuais! Vão concordar com tudo, deixar entrar por uma orelha e sair por outra e no final das contas colocar a responsabilidade desse estado de coisas nos funcionários! É sempre assim. O problema sempre somos nós!
"Compartilhamento consciente dum delírio de hiperpotência" aqui ela foi Tramontina
Resumiu absolutamente TUDO
Esse delírio se chama sistema. Algo sistemático, que involve várias facetas da sociedade, mas tem um mesmo resultado: Produção produção produção, mais mais mais, melhor melhor melhor.
Só que, a natureza mental e física do ser-humano não aguenta isso sem recalcar, explodir ou enlouquecer.
Assistindo o video me via em um espelho me analisando e me apontando, eu via todos esses subterfugios que crio e utilizo como forma de manutenção para manter algumas relações. Como a Maria disse, existe um falso pensamento de superpotencia do homem, mesmo que inconsciente, acreditamos ser capazes de algumas coisas, sobretudo levar relações onde somos desgastados como ''uma cenoura'' sendo ralada pouco a pouco. A falsa premissa de acreditar que as coisas vão mudar, que elas irão melhorar, nos leva a permanecermos em situações que somos destruídos. A energia, eu sei, é renovavél, mas nesse processo de desgaste, estaremos sempre perdendo e perdendo muito. Os que sugam nossa materia, utilizarão ela para outros fins, principalmente como um subproduto para alimentar a engrenagem do ego sustentado pela hiperpotência e inacessibilidade.
É por isso que Freud diz: "Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
Muito sintético do problema e indicando a solução! Sabe em que texto Freud diz isso?
É interessante como conforme se cresce na profissão os profissionais vão sendo tragados a um repertório de exemplos todos localizados na alta classe, o que viajou, o blogueiro, o empresário x, etc.
Que fala poética de um tema pesado. Maravilhosa exposição. Parabéns!
Tem como não nascer herdeiro e não se submeter a loucura do mundo para conseguir dar conta de trabalhar, ser mãe, dona de casa e ainda ser gente? Me pergunto sempre como conseguir conciliar tudo isso sem enlouquecer.
acho q a maior reflexão da tua fala é o dar conta.. ..qt é a tua disponibilidade nesta conta toda? como diz Maria, a energia não é infinita. Cuide-se e diga mais não. rs
Não há como não enlouquecer. O sistema social já é moldado pra isso.
..❤
Deixando alguns pratos cairem e ir intercalando?
Minha mãe teve burnout, não deu conta.
Como que os pobres trabalhadores brasileiros, que levantam ás a 4, 5 horas da manhã, começam a trabalhar as 7hs ou 8hs, retornam para casa a noite, e no outro dia tudo recomeça, ouviram e entenderam tal fala? Esse discurso caberia ao médio burguês, ou também serviria para esses pobres trabalhadores acima mencionado? Se sim, como isso seria possível. Pobre não viaja como foi mencionado, pobre sobrevive, SOBREVIVE! Quem vi ou viveu essa realidade, como eu vivi entenderá o até estou afirmando.
Exato! 🤔
Pois é, o discurso aqui é muito interessante, mas dá pra perceber que não abrange uma boa parte da população... muita gente tá aí no burnout sem ter outra opção e sem a possibilidade de se questionar e mudar. Ou é a rotina exaustiva, ou a fome e viver sem teto.
Imaginem as mães de família trabalhadoras com três quatro turnos de trabalho por dia?
Maria é muito sem noção de povo e Brasil. Deveria fazer um estágio com o MST. Vai morar com eles um tempo e descobrir o Brasil real. Em Harvard é que não vai encontrar e muito menos fazendo live de deslumbrada pelo COLONIZADOR. Isso nunca vai ajudar a abrir a cabeça e o horizonte da psicanalista. Aliás, e a Pasternack hein?
É uma autoanálise da nossa sociedade. Não é discurso.
Uma análise do contexto neoliberal precisa ser incluído pelo risco de responsabilizarmos somente os indivíduos nesta dinâmica capitalista.
Poha, me deu uma crise de ansiedade só de assistir esse vídeo... O trabalho às vezes nos enlouquece! É estudar, perseverar para conquistar outros territórios!
Que profundidade. Estou atravessado pelas palavras... Maria homem 👏👏👏
Porque não Maria Mulher?! Desculpem-me a ironia!!!
Eu , hoje. Total afogada e a máquina já soltando fumaça.
Quem me dera ($$$) poder largar tudo e ir pra Índia.
Quando você não tem $ pra pagar uma rede de apoio quando vc está responsável por pessoas cronicamente adoecidas… como faz?
Oi Maria querida! Me vi num dos momentos da sua fala: ano passado peguei uma licença no trabalho e fui aprender Inglês no Canadá... 🤩😎 Deixei os alunos, o marido, etc, etc... E voltei, cá estou de novo, cuidando, lecionando...
É isso! Ano passado foram 40 tempos de aulas, correções de redações para gerar notas acima de 900. Legal, legal. Reconhecimento. Mas uma estafa gigante. Precisei parar na marra, viajar, respirar ar puro. Aliviou.
Tá gripada, Maria? Amei o vídeo, bjss
Parece que o microfone dela tá ruim, os últimos vídeos estão assim
Vivo falando isso com meus pacientes
Mulher, que narrativa assertiva, lúcida, envolvente. Me atravessou. Grata demais! Você é mil!
Muito clara a descrição do processo. Importante e que nos acompanhe
❤GRATIDAO❤
De uma forma ou de outra, estamos no centro da fogueira, mas, sim, também acabamos por ser os carrascos de nós mesmos.
Obrigada pela vídeo. 😘
Oi Maria e equipe!
Uma sugestão de tema, se possível:
Por que existe essa retaliação e oposição a pessoas LGBT, homoafetivos, trans, etc.?
Uns dizem que não é natural e defendem a "normalidade" a todo custo, mesmo "respeitando", enquanto outros desbravam e se incluem como também normais, também naturais.
Como seria uma ótica diferente sobre esse embate?
Eu estou estarrecido com esse vídeo, tamanha a energia poética dele e analítica, enfim, é de gerar ansiedade porém observar os elementos que em nós reverbera e trabalha-lhos. Espero e escolho não deixar essa reflexão fugir da mente.
Gratidão Maria Homem pelos conteúdos, uso alguns para algumas aulas que dou e grupos de estudo e fico muito feliz que seu trabalho esteja em expansão e torço para que muitos consigam atingir, compreender a profundidade e a importância dessas temáticas e causar transformação em suas vidas. Forte abraço minha amiga, parabéns e gratidão!
Eu tive em decorrência do trabalho em no final de 2019 e início de 2020, acarretou uma paralisia facial severa! Eu havia pedido ajuda e não fui atendida, tentei dar conta e paguei com a minha saúde! Até hoje tenho sequelas! 😢
Será que ainda tenho muita lenha pra queimar ???
O corpo é o meu limite , atualmente , respeito os sinais , que ele me dá .
Limites ultrapassados...preço alto sendo pago.
Ela parece estar falando dela mesma em alguns pontos . Talvez até esteja afinal estamos todos no mesmo barco
obrigado Maria
Maria, como início na minha opinião, tudo vem da ganância pessoal, da evolução espiritual e dos "valores" que cada um carrega ! Da bagagem adquirida na vida familiar ou não sendo positiva ou negativa, e de se deixar cair na ilusão jogada em todas as classes sociais! Desapego, levesa e discernimento!
Maravilhosa como sempre!!
Obrigado..
Viajar ....kkkkk tô sem dinheiro para o básico 😂😂
sensacional
Muito bom 😊
Ótima reflexão! Obrigada!
Obrigada pelo vídeo.
De novo Bournout ? Siga em frente 🤠
Maria hom sugiro uma live entre você e o vassoler seria mto interessante !
bonito!
Todo hospício tem algo de Teatro; todo Teatro tem algo de hospício.
O som esta ruim ou é meu fone?
E como se foge disso e reencontra ânimo pra voltar? 😮
o som parece que foi tratado com IA, tá meio esquisito :/
Tbm achei
Regina Parra 🖼🎨
Concordo que existe uma fantasia do "super eu" em que se acredita que nossa energia é infinita. Mas não, precisamos do descanso físico, emocional, mental para repor a nossa energia, somos limitados. Diante da exigência do mundo corporativo e do trabalho que sejamos o "super eu" adoecemos de "burnout". Essa visão precisa ser mudada em nome da nossa saúde. Está certíssima quando fala que surge a competição de quem trabalha mais, quem aguenta mais.
Olá, alguém sabe o provérbio que ela menciona no vídeo?
❤
O capitalismo encontrou a solução perfeita: responsabilizar o individuo pelo próprio sucesso, fracasso e saúde física e mental.
Sendo que, é o oposto. Estamos nós mesmos correndo atrás do problema. Tudo o que as mídias e redes nos oferecem como forma de "vida boa" é o próprio mecanismo que nos deixa doentes. Porque ansiamos por aquilo que supomos ser "a vida ideal". E se pararmos realmente para pensar: precisamos mesmo é de paz, de tempo para conseguir pensar sobre quem somos de fato. Esqueçamos o que nos vendem por aí. O que importa em primeiro lugar - a nossa saúde mental e física.
o som tá estranho
Sua voz está estranha nos últimos vídeos, será algo com o microfone? Acabei de assistir sua live com o Karnal e estava normal
Maria, uma critica construtiva!! o Audio por mais que esta sem ruido esta distorcido, prefiro ruido do que a distorção.
Acho que suas analises poderiam incluir a origem economica/politica de tudo isso. O capitalismo que faz isso maestralmente
E essa voz de inteligência artificial?