Obrigado Padre paulo Ricardo por seu ensinamentos, independente de ser católico ou não, todo cristão deveria seguir o Padre Paulo Ricardo, seguir no sentido de querer aprender sobre assuntos reais, muito obrigado Padre Paulo Ricardo.
Eu antigamente defendia demais o socialismo sem conhecer esses nuances. Vejo q preciso ler muito p aprender alguma coisa!!!!! Obrigada padre por existir!!!!!!
Eu fiquei mais inclinada a não mais aceitar de bom grado o liberalismo que é o câncer da sociedade de hoje, por causa do materialismo e por causa da violência social tirando dos pobres e excluídos para beneficiar uma minoria.
Padre, muito obrigado pela aula, seus ensinamentos realmente tem ajudado a transformar minha vida e alimentado minha alma. Esteja sempre com Deus e sob a proteção maternal de Maria.
Não sou católico e tenho algumas divergências, mas este padre está de parabéns! Manja muito de economia, história e política, além de ser muito didático e bom comunicador.
É preciso intensificar a divulgação desta brilhantíssima aula, permanentemente, até que tenhamos uma modificação positiva do nosso povo, profundamente esquecido da virtude.
Excelente ensino, pois há muitos que se dizem cristãos mas que seguem as diversas concepções ideológicas, por isso que Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava a respeito da porta estreita e a porta larga. É realmente difícil seguir o caminho da salvação, porquê é necessário ter fé somente em Jesus Cristo. Infelizmente tendemos a amar o mundo. Obrigado por compartilhar de seus conhecimentos e entendimentos a respeito do atual cenário político e econômico que influencia fortemente na maneira de como vivemos. Adimiro muito seu trabalho nesta plataforma virtual, Parabéns.
Concordo, triste realidade para nós que recorremos a Liberdade de expressão livre de pensamentos e pre-conceitos, mas algumas vertentes ideológicas não aceitam isso e aniquilam esses direitos e sobrepujam o povo e geralmente vão contra ele. Como o capitalismo, o liberalismo e o movimento fascista faz. O povo simples e coitado se filia a esses grupos específicos de influenciadores, como artistas, programas populares e sensacionalistas de crimes policiais, evangélicos enganadores de ovelhas que se dizem a favor da família, se dizem patriotas mas são contraditórios nas atitudes desconcertantes que pregam, mas na maioria das vezes não se preocupam em ajudar alguém que esteja passando necessidades, são gananciosos e não tem vozes suficientes a uma proposta de competência em governar um país como o nosso onde vemos que nosso presidente está envolvido com a milícia
Fiquei curiosa sobre a formação do sistema bancário inglês, se possível padre faça uma aula sobre isto. Sou economista mas nunca tive essa visão sobre a origem da revolução industrial. Obrigada!
Olá, +Seiesou, tudo bem? O padre Paulo fala sobre o tema nessas duas aulas: - padrepauloricardo.org/episodios/a-mao-invisivel-que-destroi-as-familias padrepauloricardo.org/aulas/banco-mundial-o-novo-educador-da-sociedade
O Socialismo nunca se preocupou em dividir mas em acumular para um pequeno grupo que tem o domínio de tudo.O povo trabalha pra eles e mal tem para comer.
" não vós preocupes com que haveis de vestir e de comer, não é a vida mais que o alimento? Olhai as aves dos céus que, não juntam em celeiros, mas, o vosso Pai que está nos céus, bem sabe do que elas nescessitam...
@@heitor9290 Não , É a extrema direita , Defende a propriedade privada + conservadorismo ( n relativiza certo e errado , nem lei de propriedade ) e lei de propriedade tbm ao nível máximo tbm .
O que o Padre Paulo Ricardo disse no vídeo todo é uma definição do conservadorismo. Os valores e as instituições sociais (Família, Igreja, Patriotismo) estão acima do mercado e da economia e devemos brigar pela manutenção e promoção destes
Bacana a aula do Padre Paulo. Gostaria que acrescentar que essa realidade dos bancos centrais privados continua hoje como o FED dos EUA. O nosso banco central, apesar de teoricamente ser uma instituição governamental é sempre comandado por pessoas ligadas ao sistema financeiro, por isso os altos juros para cuidar bem dos 'investidores'. Na realidade os bancos privados, ou melhor, o poder de poder criar dinheiro é um poder que poucos entendem a magnitude dessa façanha. O sistema financeiro pode ao seu bel-prazer criar ciclos de inflação ou deflação e pode criar dinheiro do nada e depois emprestar para o governo que depois precisa devolver esse dinheiro criado do nada com juros. O país que conseguir nacionalizar seu sistema financeiro e imprimir dinheiro, ou seja cria-lo do nada e investir em infra-estrutura, tecnologia, educação etc simplesmente vai ser muito próspero. O dinheiro não preciso ser uma forma de escravidão, o sistema financeiro pode servir a sociedade, mas é preciso entendê-lo e reforma-lo. Lembrem-se criar dinheiro, através de empréstimos destinados para comprar ações, especular com derivativos ou simplesmente para cobrir juros de dívidas cria inflação... agora se o dinheiro criado for usado para aumentar produtividade, aumentar a oferta de bens e serviços, não há inflação!
Padre, como sempre deixei o like, que é pouco ante o que merece. Assino seu canal e site, e recomendo! Apenas gostaria de pontuar que todo tipo de impressão de moeda gera sim inflação, independente da "virtuosidade" do destino dessa moeda. Abraço e espero conhecê-lo pessoalmente um dia!
Padre Paulo Ricardo graça e paz! Sou católico e fã do seu trabalho. Muito aprendo com seus vídeos. É com certeza um homem muito sábio. Porem não concordo com essa posição diante da desigualdade econômica. A igreja católica é uma previlegiada histórica das riquezas do mundo. O próprio cristianismo por meio da igreja católica acabou sendo beneficiado em sua expansão por meio dessas riquezas. O clamor por justiça social é uma necessidade de antes de Cristo ainda sem uma resposta efetiva. Não se pode trabalhar com meritocracia em meio à grotesca desigualdade. É preciso haver alguma forma de se ajustar para ai sim, quando todos estiverem em um ponto mais equivalente de partida, podermos pensar em meritocracia. As coisas condenadas nos evangelhos são adubadas com a desigualdade, a fé se torna mais difícil de alcançar para os oprimidos e pecado caminha com eles lado a lado , dia a dia. Essas pessoas precisam ser ajudadas, resgatadas e ter em suas mãos o poder de decidir sobre seus futuros. Só então poderemos julgar a meritocracia dos que querem mais ou menos, dos que buscam e dos que não buscam. Essa palavra meritocracia é uma farsa nos dias de hoje. Não existe competição entre criancas submetidas à condições totalmente contrárias. Seus caminhos dificilmente vão se cruzar. Abraço padre e que Deus continue abençoando com grande sabedoria.
A ausência de regulamentação não compromete a justiça social. Muito pelo contrário: ela a promove. Quanto maior a produção de riquezas e menor for a sua escassez, maior tende a ser a solidariedade e menor tenderá a ser a pobreza. O tanto que a indústria da caridade poderá ajudar num mundo livre de impostos, burocracia e regulações estatais é sem tamanho. É nisso que eu acredito: no capitalismo solidário. E é por isso que sou libertário.
O ser humano comporta-se conforme as regras do ambiente onde vive...nós cristãos devemos tomar cuidado com o que o ambiente nos leva a fazer e como vamos responder ao que nos é proposto.
A igreja opta pelo capitalismo pelo fato desse sistema respeitar a liberdade, se não em sua essência ao menos em seu percurso, em sua forma de funcionamento. Essa é minha opinião.
Parece-me interessante que o Pe. Ricardo indicasse uma bibliografia sumária sobre o assunto, na qual se incluísse também uma história do capitalismo sob um ponto de vista católico.
é verdade que nas universidades federais o sonho da maioria é o concurso público mas se você procurar pelos mais pobres, que geralmente estudam em universidades particulares, verá que a maioria quer empreender na prática vemos aqueles que querem se dependurar no estado criando dificuldades para os que querem empreender
Estimado Padre, como seguidor assíduo de seu canal e sendo desta família como o Sr mesmo assim denomina me sinto totalmente a vontade para fazer meus comentários; gostei imenso deste vídeo porém, ao mesmo tempo me surge uma questão que aliás, a maioria do mundo cristão a tem: quando a Igreja fala de questões políticas e econômicas fica um pouco desagradável pois, se perguntarmos qual a instituição mais rica do mundo teremos a resposta sem pensar, a Igreja católica......... Para que tanto? Não foi isso que nosso mestre assim pregou, a Igreja pede que se doe aos outros e ela própria acaba sendo a maior coletora de riqueza deste mundo! O mesmo exemplo temos assistido com esses falsos profetas, os chamados pastores evangélicos. Acho isso execrável, sou cristão, sigo o evangelho de Jesus, não posso concordar com essa atitude da Igreja católica. Obrigado por mais um programa espetacular, que Deus continue o iluminando....Abraço irmão.
Walter Gomes Dias A instituição mais rica e a MAIOR instituição de caridade DO PLANETA, com milhares de hospitais, escolas, orfanatos, etc em dezenas de países e territórios, além de grande parte do dinheiro ser usado em manutenção de igrejas e paróquias...
Amigo, é porque você não entendeu que, na parte da economia, não é um jogo de soma zero. Entenda: a Igreja não tirou dos pobres para ter nos seus cofres. Ela "trabalhou" para ter esse dinheiro. Isso quer dizer, ela "montou" patrimônio. Outro ponto: ela é a maior instituição de caridade do mundo. Ela tem outras coisas a mais. Tem paróquias em VÁRIOS países. Então não é errado a Igreja ter muito patrimônio. Último ponto: a Igreja não te proíbe de ser rico, ela apenas não quer que você perca as virtudes, ela não quer que você perca Deus do coração, entendeu?
👏👏👏👏 PARABÉNS, MUITO BEM EXPLICADO. CONCORDO COM O QUE FOI DITO. A IGREJA PRECISA FAZER O QUE JESUS CRISTO PEDIU: "TRANSFORMAR CORAÇÕES COM AS VIRTUDES."
Ou Deus ou as Riquezas - Servo nenhum pode servir a dois senhores . Porque odiará um e amara o outro , ou estará com um e fara pouco caso do outro . Não podeis servir a Deus e a riqueza".
O Mãe é o que você está em anexo os documentos que seja um dos melhores amigos amoroso e maravilhoso e abençoado por Deus para que possamos fazer uma proposta 💝💝💝💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💚⛹️💥🙏💝💝💝
TRECHOS DE OS IRMÃOS KARAMÁZOVI, UMA BOA FILOSOFIA, PARA COMPLEMENTAR A TEOLOGIA: "Para renovar o mundo, é preciso que os próprios homens mudem de caminho. enquanto cada qual não for verdadeiramente o irmãos de seu próximo, não haverá fraternidade. Jamais os homens saberão, em nome da ciência ou do interesse, repartir pacificamente entre si a propriedade e os direitos. ..."Por toda parte, em nossos dias, o espírito humano começa ridiculamente a perder de vista que a verdadeira garantia do indivíduo consiste não no seu esforço pessoal isolado, mas na solidariedade." (Os Irmãos Karamázovi. Dostoiévsk. Nova Cultural, pags.. 244 - 245). Para confirmar isso, assim diz o Atos dos Apóstolos: "Todos os que tinham abraçados a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um" (At 2, 44)
Olavo de Carvalho, de quem sou admirador, tem um texto particularmente mau e absurdo “Cristianismo e Capitalismo” (penso que nunca estive em tão desacordo com um texto dele quanto esse) em que ele afirma que a Igreja, por permanecer com uma visão tomista extemporânea, erra ao continuar condenando o liberalismo capitalista. Ora, o óbvio que Olavo não viu é que não é que a Igreja condene essa visão, e sim que essa é uma das visões que a Igreja condena, e justamente porque no liberalismo capitalista há o mesmo vício nefasto de todas as outras: a fixação, a verdadeira obsessão com a questão do dinheiro, que há nelas todas. Preconizam um primado da economia e do dinheiro no mundo. É como se a redenção do homem passasse ou fosse uma questão econômica. É claro que aceitar essa premissa doentia só pode ir contra a sã doutrina católica, sua moral e ensinamento. O problema é menos econômico e mais espiritual; o que só se remedia com a evangelização, com o ensinamento da Igreja, em suma, com as virtudes cristãs das quais tão bem o querido padre Paulo Ricardo fala no vídeo. Assim, não haveria de maneira alguma a doença pela questão econômica, que obviamente denota que algo vai muito mal. Agora, retomando o artigo do Olavo de Carvalho, esse texto tem no seu penúltimo parágrafo um dos piores momentos do autor, impressionantemente mau e obscuro, o que só faz destoar da usual qualidade do autor. Ali, Olavo diz que o fato de a Igreja condenar o liberalismo capitalista “é a maior causa de apostasias”, “o maior escândalo e pedra de tropeço já colocado no caminho da salvação ao longo de toda a história da Igreja”, (as aspas trazem transcrições literais). Ou seja, temos então que, aparentemente, Olavo de Carvalho não vê nada de errado em que um cristão tenha tão grande fixação por dinheiro que coloque até mesmo SUA SALVAÇÃO EM RISCO por causa dele. Ora, resta dizer que, em verdade, esse "cristão" dado pelo autor nem sequer é cristão, pois que já escolheu seu senhor, que não é Cristo, mas sim Mamon. Ocorre que o autor, no referido texto, pode sempre piorar, e piora, já que o que ele nos diz é que a Igreja deveria então mudar seu ensinamento justamente por esse mesmo tipo de cristão. Ou seja, a Igreja não ensina, não remedia nem cura, mas tão-somente adere ao erro. Ora, esse cristão atroz que Olavo nos coloca não merece da parte da Igreja senão seu ensinamento, mas repito, na visão de Olavo de Carvalho, é este o tipo de cristão iluminado pela luz do qual a Igreja deveria mudar um seu ensinamento. Notem que não é apenas que o autor nos ofereça esse seu tipo de cristão, mas sim que há um qualquer sentimento de total compaixão da parte do autor por ele.
+Ins Ins acho que você não entendeu bem o texto de Olavo de Carvalho. Uma coisa é o sistema ideológico liberalista (os liberais), Olavo diz (não no texto citado, mas em outros lugares) que esse sistema comete o mesmo erro do marxismo por considerar a força econômica como a base de tudo, exatamente o que o Padre está denunciando; agora há o capitalismo, não como sistema ideológico, mas como sistema econômico teórico e prático que simplemente diz respeito à eficiência econômica. Este, estritamente falando não possui em si mesmo nada de egoísta ou imoral, apenas declara a propriedade privada e outras coisas, mas não diz que o sujeito deve enriquecer o quanto puder ou ser adorador do dinheiro, nem afirma a primazia da ordem econômica sobre a espiritual. Em outras ocasiões vc verá Olavo afirmando que o sucesso americano foi a união do liberalismo econômico com uma moral de ordem tradicional. O problema exposto por Olavo foi que a Igreja condenou o Capitalismo enquanto sistema pragmático/teórico como se o capitalismo causasse a pobreza. Muitos na Igreja não compreenderam, nem compreendem ainda o capitalismo, pois ele ainda é visto como o causador da pobreza quando na verdade ele não é a causa da pobreza. Quem estudou a Escola Austríaca sabe, porém que o capitalismo é o melhor sistema econômico. Ele, no entanto deve ser modulado pela moral exatamente porque a moral não é de sua alçada. Ele só diz como funciona a econômia e como atingir a eficiência máxima, mas não possui em si nenhuma afirmação moral. Teoricamente o capitalismo enquanto sistema econômico, economia de mercado (não a ideologia liberalista) não é incompatível com o cristianismo. Pode haver incompatibilidade na concreção, na prática real, pois neste caso em certas situações a eficiência econômica deve ceder lugar a moral e a justiça. Acontece que as vezes usamos a palavra capitalismo tanto para indicar a ideologia liberalista como o capitalismo enquanto sistema teórico e prático, enquanto economia de mercado; pode daí vir alguma confusão.
A igreja não tem infalibilidade no campo econômico,apenas no campo moral e no campo da fé. "Se eu tivesse de me pronunciar sobre qualquer aspecto de um problema econômico vigente, estaria interferindo na liberdade de os homens lidarem com seus próprios afazeres. Determinados casos devem ser resolvidos no campo dos fatos, caso por caso, na medida em que vão ocorrendo.... [O]s homens precisam realizar tais afazeres por meio de suas próprias obras, e este princípio está além de qualquer questionamento.... [E]ssas coisas devem ser solucionadas ao longo do tempo e da experiência" Papa Leão XIII.
Capitalismo= LIVRE cooperação entre os Indivíduos, só isso ! podemos ser livres e amarmos a Deus, podemos ser livres e amarmos somente ao mundo material, aí está a grandeza do capitalismo a LIBERDADE, diferente do socialismo que é baseado na coesão, que também podemos chamar de " caridade forçada"
comunistas so distribuem a riquesa no propio bolso isso sim so almentam o propio salario fasem fundao eleitoral sao os mais curruptos nunca divividem um centavo do que tem so querem fica mais ricos as custa do povo nao e attoa que topo pais comunista e miseravem e ainda atrapalham quem quem que produzir
A liberdade de certa forma, tanta religiosa,e política deveria ser para o bem comum da humanidade. Tudo leva para o mesmo caminho, se o ser humano estiver bem espiritual. Eles não irão entrar em conflitos entre si, hoje tudo está levando para o egoísmo. Cada um por si, Deus por todos.
Os principios cristãos se confundem com a própria natureza da realidade na acepção de que são a mesma coisa. Desse modo, quando os seguimos prosperamos a menos que sabotados por alguém ou para sermos purificados de alguma forma por Deus.
Ótimo análise .mas O grande engano foi achar que o 5° projeto estava desativado e não estava em curso..e o q tá dominando hj em dia..rsrsr... cadê o vídeo sobre isto?
Padre, até que enfim o senhor foi claro, sobre aonde quis chegar. De fato, se o evangelho fosse pregado e praticado como se deve, não precidaríamos de leis, tribunais, polícias, forças armadas e etc., pois as virtudes cristãs estariam no coração de todos, e a santidade seria alcançada, e o mundo seria a família solidária e fraterna, conforme a vontade de Deus Uno e Trino e nossa. Digo isso porquei sou ministro ectraordinária da distrbuição da comunhão, membro do terço dos homens, e vicentino. Eu tenho uma coleção de encíclicas sociais, eu lí todas elas, a Quadragésimo Anno de Pio XI, faz duras críticas ao capitalismo, a agora Francisco prossegue nas duras críticas a esse sistema excludente. Entretanto, embora eu sei que devemos lutar pelo dom maior, creio que o que mais se aproxima da doutrina social, embora eu sei que o senhor não concorda, é o PDT de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que propõe a educação integral para as crianças, adolescentes e jovens, para que as famílias sejam bem extruturadas, pois creio que famíia e educação, são a base da sociedade, todavia os governos Sarney no Brasil, e Moreira Franco, o sabotaram, e inclusive Lula o sabotou, trocando-o por bolsas assistencislistas, enfim o projeto de Brizola e Ribeiro, foi importado pela Inglaterra, no entanto Brizola ao retomar ess luta, quando retornou ao governo do Rio de Janeiro, ele fundou um outro CIEP, e o então arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales, benzeu a instituição com água benta, eu vi na época, na TV. Enfim, o PDT não promete o paraíso, e sim uma proposta educscional, que é bem família, por ter como proposts seder dormitórios à alunos em condição de vulnerabilidade, que é pior do que miséroa, se isso não é ser família, então não sei mais o que dizer. É o ideal? Não. Porém pode ser uma pequena colaboração para conquistarmos o Dom Maior, pois São Paulo Apóstolo disse que devemos guardar o que é bom. Assim entendo e acredito. Desculpe-me padre.
Pade Paulo, o Liberalismo nao se importa com o mercado. O mercado somente é um resultado do uso da liberdade, essa sim a verdadeira obsessao dos liberais. A Igreja tambem somente pode funcionar baseado na liberdade, nao estamos em campos contrarios.
"Se cada um ficasse satisfeito com.o necessário e doasse aos pobres o supérfluo, não haveria ricos nem pobres". (São Basílio) "Tu és homem, ama a teus irmãos, e não ao dinheiro! Quem tem demais não é irmão, mas ladrão. Que importa que o rico dê uma esmolinha? Aquele dinheiro custa lágrimas de cem pobres". (San Gregorio di Nissa) "Hoje, é necessário, com todas as forças, procurar para que os capitais ganhos não sejam amontoados nos cofres dos ricos mas, com iguais proporções, sejam distribuídos com certa amplitude entre os trabalhadores". (João XXIII)
"O mundo e terra foram criados para todos, para os ricos e para os pobrez. A natureza não faz distinção, porque nos gera todos pobres (...) Os ricos comem o pão dos outros mais do que o próprio pão, acostumados a viver de rapina e pagar seus gastos com fraudes." (Santo Ambrósio) "Deus nos pede somente o uso das coisas. É injusto, portanto, que uma pessoa viva luxuosamente, enquanto a maioria é pobre. (...) Não é rico quem tem, mas quem dá: É O DAR E NÃO O TER QUE FAZ FELIZ O HOMEM." (Clemente de Alexandria)
Mais algumas contribuições filosóficas: Jean-Jacques Rousseau, pensador do século XVIII: "... que nenhum cidadão seja suficientemente opulento para poder comprar um outro e não haja nenhum tão pobre que seja constrangido a vender-se..." (Do Contrato Social, 1762) Antônio Frederico Ozanam, século XIX: "...existe exploração quando o patrão considera o operário não como um associado ou um auxiliar, mas como um instrumento, do qual tira o maior proveito possível. O operário-máquina é assim somente uma parte do capital, como o escravo dos antigos; o trabalho chega a ser escravidão". (Direito Comercial, 1848) Fiodór M. Dostoiévisk: "Só há igualdade na dignidade espiritual e isto só é compreendido entre nós. Havendo irmãos, a fraternidade reinará e sem a fraternidade não se partilharão jamais os bens. Guardamos a imagem de Cristo e ela resplandecerá aos olhos do mundo inteiro como um diamante precioso... Assim seja!" (Os Irmãos Karamázovi, 1880)
Padre Paulo, eu gostaria de tirar uma dúvida sobre um assunto que vem sendo noticiado, que é a aproximação da igreja com a igreja ortodoxa. Eu queria saber, o que essa aproximação significa para a igreja e o que é essa chamada grande cisma do oriente?
O grande cisma foi uma discordância entre os Patriarcas do Oriente e a Igreja Ocidental (a Igreja de Roma), na qual os bispos Orientais negam a Primazia do Papa sobre os outros Bispos. Em termos históricos as Igrejas Ortodoxas são Igrejas apostólicas descendentes diretamente de outros apóstolos, que não aceitam que o Papa governe acima de seus Patriarcas, embora aceitem que o Papa é o Patriarca que descende de Pedro, elas dizem que ele é o Primeiro entre iguais e não um governante sobre os demais. Desde o cisma a Igreja vem tentando se reaproximar dos ortodoxos, hoje a maioria das Igrejas Ortodoxas tem um bom dialogo com Roma. Não é muito mas acho que já da uma luz. =)
Eu também! Não sou socialista nem liberal sou integralista, sou católico tradicionalista! "O fascismo nasceu para inspirar uma fé não da Direita (que no fundo aspira a conservar tudo, até mesmo a injustiça) ou da Esquerda (que no fundo aspira a destruir tudo, até mesmo a bondade), mas uma fé coletiva, integral e nacional." - José António Primo de Rivera Viva Cristo Rei! Salve Maria! Por Cristo e pela Nação, Anauê!
Padre, me responde uma coisa: Para que o melhor sistema ser colocado em prática é necessário que a maioria tenham o conhecimento da bíblia e seja evangélico ou tenha caráter? Eu vejo que a religião não muda o caráter das pessoas, mas sim o oposto. Quando deveríamos nos organizar e conversar a respeito de uma sociedade melhor? Eu gostaria de participar para somar as minhas ideias ao movimento. Pelo que eu entendo todos teem o direito de ser livre desde que não interfira na liberdade dos outros. Entre em contato comigo: 067 99236-69331(whats)
Sinto muito mas o Padre Reginald Foster é uma tristeza, péssimo padre, ridiculariza a Igreja e o catolicismo sempre, não deveria nem ser mencionado pelo Padre Paulo.
Se não é comunismo ou socialismo, é bem parecido, mas leiamos e reflitamos nesta passagem escrita por São Paulo: ''E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. Atos 2:44,45''
+zinich2009 sim mas isso só foi possivel através da evangelização das pessoas como o padre disse, elas não mais serviam ao dinheiro, e sim a Deus logo, o dinheiro já nao era o centro de sua vida, e eles o repartiam, como Jesus repartiu o pão. Foi pela virtude dessas pessoas, por livre vontade, e para um bem maior, que é estar em comunhão com Deus. Que isto foi possível.
*Exatamente, Dragon... Mas os marxistas continuam tentando. Eles se fazem de surdos e desentendidos ao que o padre diz nesse trecho... Assim como se fazem cegos à verdade de que aqueles que repartiam seus bens com a comunidade o faziam VOLUNTARIAMENTE, não eram obrigados a isso. E, muito menos, os apóstolos expropriavam os cristãos com o argumento de implantar o tal "igualitarismo"... O socialismo e o comunismo nascem da cobiça dos mais pobres (ou menos capacitados) em relação aos bens dos mais ricos (ou capacitados), fazendo com os primeiros almejem ter parte no patrimônio destes últimos. O cristianismo, ao contrário, nasce da vivência do Amor divino, que leva as pessoas a ter misericórdia para com os menos favorecidos, ou seja, ocorre no sentido inverso e parte de uma virtude (não de um vício, como a cobiça ou a inveja). A sociedade cristã não foi moldada pelos mais pobres, que, por inveja, visavam ter parte no patrimônio alheio, mas, ao contrário, foi construída a partir dos mais favorecidos, que, movidos pelas virtudes evangélicas (amor, compaixão, caridade, humildade, desapego aos bens materiais, etc), decidiam, VOLUNTARIAMENTE, compartilhar o que possuíam com os irmãos que tinham menos, uma vez que entendiam-se como membros de uma mesma família... (**34:43**)* *Usar passagens bíblicas isoladas, e de forma distorcida, na tentativa de equiparar o cristianismo ao comunismo/socialismo é, na verdade, uma desonestidade moral, que põe na mesma vasilha um vício e uma virtude, equiparando-os... É como querer comparar Jesus com Barrabás...* .
Sou estudante de teologia na universidade católica de SC, e acompanho com grande proveito seus ensinamentos. Grato
esse padre é uma verdadeira luz às nossas mentes. Que Deus o abençoe!
Queria este padre na minha faculdade, ou na minha paróquia...
Nossa queria o mesmo!!!!
Tô me programando pra fazer os cursos dele, e quero pagar pra colaborar com ele
Eu queriam também estou querendo ir para a paróquia CRISTO REI !
same
@@silvanalisboa579 9kkk
Obrigado Padre paulo Ricardo por seu ensinamentos, independente de ser católico ou não, todo cristão deveria seguir o Padre Paulo Ricardo, seguir no sentido de querer aprender sobre assuntos reais, muito obrigado Padre Paulo Ricardo.
Eu antigamente defendia demais o socialismo sem conhecer esses nuances. Vejo q preciso ler muito p aprender alguma coisa!!!!! Obrigada padre por existir!!!!!!
Ângela Sales: Verdade. Da mesma forma eu.
Muito legal ler isso de uma professora. Parabéns pela humildade 👏👏👏
Eu fiquei mais inclinada a não mais aceitar de bom grado o liberalismo que é o câncer da sociedade de hoje, por causa do materialismo e por causa da violência social tirando dos pobres e excluídos para beneficiar uma minoria.
Padre Paulo Ricardo uma fonte de sabedoria. O senhor é uma luz nesse mundo de trevas. Sua benção padre! Paz & Bem
Padre Paulo sempre clareando nossa mente com suas belíssimas explicações. Obrigada! 🙏🏻
Obrigada Padre Paulo Ricardo sabias palavras. Deus ilumine o Senhor sempre 👏🏻👏🏻👏🏻
Padre, muito obrigado pela aula, seus ensinamentos realmente tem ajudado a transformar minha vida e alimentado minha alma. Esteja sempre com Deus e sob a proteção maternal de Maria.
Padre Paulo o senhor me abriu a mente, estou empressionado vou estudar mais!
Mais uma vez obrigado Pe Paulo Ricardo, Mestre.
Padre Paulo Ricardo explica de forma esclarecedora.Muito boa aula
Pe. Paulo Ricardo, nós te amamos! Deus o abençoe cada vez mais! Deo Omnis Glória +
Que aula maravilhosa, Padre Paulo! O Sr é uma grande bênção!!!!
Ele realmente é muito bom
Não sou católico e tenho algumas divergências, mas este padre está de parabéns! Manja muito de economia, história e política, além de ser muito didático e bom comunicador.
Padre Paulo Ricardo é um grande exemplo de amor e fidelidade à Santa Igreja!
Abraço padre Paulo Ricardo adoro tuas pregações sou de Palmera parana
É preciso intensificar a divulgação desta brilhantíssima aula, permanentemente, até que tenhamos uma modificação positiva do nosso povo, profundamente esquecido da virtude.
Excelente ensino, pois há muitos que se dizem cristãos mas que seguem as diversas concepções ideológicas, por isso que Nosso Senhor Jesus Cristo ensinava a respeito da porta estreita e a porta larga. É realmente difícil seguir o caminho da salvação, porquê é necessário ter fé somente em Jesus Cristo. Infelizmente tendemos a amar o mundo. Obrigado por compartilhar de seus conhecimentos e entendimentos a respeito do atual cenário político e econômico que influencia fortemente na maneira de como vivemos. Adimiro muito seu trabalho nesta plataforma virtual, Parabéns.
Concordo, triste realidade para nós que recorremos a Liberdade de expressão livre de pensamentos e pre-conceitos, mas algumas vertentes ideológicas não aceitam isso e aniquilam esses direitos e sobrepujam o povo e geralmente vão contra ele. Como o capitalismo, o liberalismo e o movimento fascista faz. O povo simples e coitado se filia a esses grupos específicos de influenciadores, como artistas, programas populares e sensacionalistas de crimes policiais, evangélicos enganadores de ovelhas que se dizem a favor da família, se dizem patriotas mas são contraditórios nas atitudes desconcertantes que pregam, mas na maioria das vezes não se preocupam em ajudar alguém que esteja passando necessidades, são gananciosos e não tem vozes suficientes a uma proposta de competência em governar um país como o nosso onde vemos que nosso presidente está envolvido com a milícia
Aula espetacular. Permita Deus que o senhor continue proferindo estas aulas tão instrutivas. Deus o abençoe.
Padre... muito obrigado mesmo por suas palavras e por sua aula. Tenho muito a aprender com o senhor.
Gratidão, Padre. Deus te abençoe
Estou apreendendo muito com o senhor graças a Deus
Fiquei curiosa sobre a formação do sistema bancário inglês, se possível padre faça uma aula sobre isto. Sou economista mas nunca tive essa visão sobre a origem da revolução industrial. Obrigada!
Cheguei a assistir e não consigo mais encontrar esse vídeo. Se eu fosse encontrar posto o link.
Olá, +Seiesou, tudo bem? O padre Paulo fala sobre o tema nessas duas aulas: - padrepauloricardo.org/episodios/a-mao-invisivel-que-destroi-as-familias
padrepauloricardo.org/aulas/banco-mundial-o-novo-educador-da-sociedade
@@franklincordeiro nos curso de filosofia os professores são todos comunista isquerdista
O Socialismo nunca se preocupou em dividir mas em acumular para um pequeno grupo que tem o domínio de tudo.O povo trabalha pra eles e mal tem para comer.
Amo ver os seus vídeos Padre, um melhor que o outro! ❤️❤️❤️
Padre, o senhor é demais! Obrigado pela aula!
Obrigada Sr Padre Paulo Ricardo por seus tão preciosos esclarecimentos.
Essa padre é maravilhoso e tão culto que até transborda o seu conhecimento! Parabéns e obrigado por seus conteúdos!
" não vós preocupes com que haveis de vestir e de comer, não é a vida mais que o alimento? Olhai as aves dos céus que, não juntam em celeiros, mas, o vosso Pai que está nos céus, bem sabe do que elas nescessitam...
Padre Paulo, poderia far continuifade a esta aula?
Hoje mais do que nunca, temos necessidade desta reflexao e destes ensinamentos.
Padre, faça uma análise sobre a corrente Libertária!
A corrente Libertária é uma ética da não agressão e propriedade privada, o Anarcocapitalismo é o modelo econômico
O libertarianismo é a forma extrema de alguns conceitos liberais sendo assim dá na mesma de ser liberal e libertário.
@@heitor9290
Não ,
É a extrema direita ,
Defende a propriedade privada + conservadorismo ( n relativiza certo e errado , nem lei de propriedade ) e lei de propriedade tbm ao nível máximo tbm .
O que o Padre Paulo Ricardo disse no vídeo todo é uma definição do conservadorismo. Os valores e as instituições sociais (Família, Igreja, Patriotismo) estão acima do mercado e da economia e devemos brigar pela manutenção e promoção destes
Do Nacionalismo
Bacana a aula do Padre Paulo. Gostaria que acrescentar que essa realidade dos bancos centrais privados continua hoje como o FED dos EUA. O nosso banco central, apesar de teoricamente ser uma instituição governamental é sempre comandado por pessoas ligadas ao sistema financeiro, por isso os altos juros para cuidar bem dos 'investidores'. Na realidade os bancos privados, ou melhor, o poder de poder criar dinheiro é um poder que poucos entendem a magnitude dessa façanha. O sistema financeiro pode ao seu bel-prazer criar ciclos de inflação ou deflação e pode criar dinheiro do nada e depois emprestar para o governo que depois precisa devolver esse dinheiro criado do nada com juros. O país que conseguir nacionalizar seu sistema financeiro e imprimir dinheiro, ou seja cria-lo do nada e investir em infra-estrutura, tecnologia, educação etc simplesmente vai ser muito próspero. O dinheiro não preciso ser uma forma de escravidão, o sistema financeiro pode servir a sociedade, mas é preciso entendê-lo e reforma-lo.
Lembrem-se criar dinheiro, através de empréstimos destinados para comprar ações, especular com derivativos ou simplesmente para cobrir juros de dívidas cria inflação... agora se o dinheiro criado for usado para aumentar produtividade, aumentar a oferta de bens e serviços, não há inflação!
Padre, como sempre deixei o like, que é pouco ante o que merece. Assino seu canal e site, e recomendo! Apenas gostaria de pontuar que todo tipo de impressão de moeda gera sim inflação, independente da "virtuosidade" do destino dessa moeda. Abraço e espero conhecê-lo pessoalmente um dia!
Padre Paulo Ricardo graça e paz!
Sou católico e fã do seu trabalho.
Muito aprendo com seus vídeos. É com certeza um homem muito sábio.
Porem não concordo com essa posição diante da desigualdade econômica.
A igreja católica é uma previlegiada histórica das riquezas do mundo.
O próprio cristianismo por meio da igreja católica acabou sendo beneficiado em sua expansão por meio dessas riquezas.
O clamor por justiça social é uma necessidade de antes de Cristo ainda sem uma resposta efetiva.
Não se pode trabalhar com meritocracia em meio à grotesca desigualdade.
É preciso haver alguma forma de se ajustar para ai sim, quando todos estiverem em um ponto mais equivalente de partida, podermos pensar em meritocracia.
As coisas condenadas nos evangelhos são adubadas com a desigualdade, a fé se torna mais difícil de alcançar para os oprimidos e pecado caminha com eles lado a lado , dia a dia.
Essas pessoas precisam ser ajudadas, resgatadas e ter em suas mãos o poder de decidir sobre seus futuros.
Só então poderemos julgar a meritocracia dos que querem mais ou menos, dos que buscam e dos que não buscam.
Essa palavra meritocracia é uma farsa nos dias de hoje.
Não existe competição entre criancas submetidas à condições totalmente contrárias.
Seus caminhos dificilmente vão se cruzar.
Abraço padre e que Deus continue abençoando com grande sabedoria.
A ausência de regulamentação não compromete a justiça social. Muito pelo contrário: ela a promove. Quanto maior a produção de riquezas e menor for a sua escassez, maior tende a ser a solidariedade e menor tenderá a ser a pobreza. O tanto que a indústria da caridade poderá ajudar num mundo livre de impostos, burocracia e regulações estatais é sem tamanho. É nisso que eu acredito: no capitalismo solidário. E é por isso que sou libertário.
Uma verdadeira aula ! Muito obrigado !
O ser humano comporta-se conforme as regras do ambiente onde vive...nós cristãos devemos tomar cuidado com o que o ambiente nos leva a fazer e como vamos responder ao que nos é proposto.
Negativo.
A igreja opta pelo capitalismo pelo fato desse sistema respeitar a liberdade, se não em sua essência ao menos em seu percurso, em sua forma de funcionamento. Essa é minha opinião.
Por isso, sou Nacionalista, um homem preocupado com meu povo, como Enéas, como Adriano Benayon, como Plínio Salgado, Bautista Vidal...
Plínio salgado era um fascista
Parece-me interessante que o Pe. Ricardo indicasse uma bibliografia sumária sobre o assunto, na qual se incluísse também uma história do capitalismo sob um ponto de vista católico.
é verdade que nas universidades federais o sonho da maioria é o concurso público
mas se você procurar pelos mais pobres, que geralmente estudam em universidades particulares, verá que a maioria quer empreender
na prática vemos aqueles que querem se dependurar no estado criando dificuldades para os que querem empreender
Padre, fale sobre o Integralismo, a única ideologia que não é materialista
Estimado Padre, como seguidor assíduo de seu canal e sendo desta família como o Sr mesmo assim denomina me sinto totalmente a vontade para fazer meus comentários; gostei imenso deste vídeo porém, ao mesmo tempo me surge uma questão que aliás, a maioria do mundo cristão a tem: quando a Igreja fala de questões políticas e econômicas fica um pouco desagradável pois, se perguntarmos qual a instituição mais rica do mundo teremos a resposta sem pensar, a Igreja católica......... Para que tanto? Não foi isso que nosso mestre assim pregou, a Igreja pede que se doe aos outros e ela própria acaba sendo a maior coletora de riqueza deste mundo! O mesmo exemplo temos assistido com esses falsos profetas, os chamados pastores evangélicos. Acho isso execrável, sou cristão, sigo o evangelho de Jesus, não posso concordar com essa atitude da Igreja católica. Obrigado por mais um programa espetacular, que Deus continue o iluminando....Abraço irmão.
Walter Gomes Dias A instituição mais rica e a MAIOR instituição de caridade DO PLANETA, com milhares de hospitais, escolas, orfanatos, etc em dezenas de países e territórios, além de grande parte do dinheiro ser usado em manutenção de igrejas e paróquias...
Mais rica e a maior instituição de caridade também
Amigo, é porque você não entendeu que, na parte da economia, não é um jogo de soma zero. Entenda: a Igreja não tirou dos pobres para ter nos seus cofres. Ela "trabalhou" para ter esse dinheiro. Isso quer dizer, ela "montou" patrimônio.
Outro ponto: ela é a maior instituição de caridade do mundo. Ela tem outras coisas a mais. Tem paróquias em VÁRIOS países. Então não é errado a Igreja ter muito patrimônio.
Último ponto: a Igreja não te proíbe de ser rico, ela apenas não quer que você perca as virtudes, ela não quer que você perca Deus do coração, entendeu?
👏👏👏👏 PARABÉNS, MUITO BEM EXPLICADO. CONCORDO COM O QUE FOI DITO. A IGREJA PRECISA FAZER O QUE JESUS CRISTO PEDIU: "TRANSFORMAR CORAÇÕES COM AS VIRTUDES."
Que aula! Muito obrigado, padre!
Esse padre é brilhante!
Ou Deus ou as Riquezas - Servo nenhum pode servir a dois senhores . Porque odiará um e amara o outro , ou estará com um e fara pouco caso do outro . Não podeis servir a Deus e a riqueza".
Obrigado padre pela explicação
O Mãe é o que você está em anexo os documentos que seja um dos melhores amigos amoroso e maravilhoso e abençoado por Deus para que possamos fazer uma proposta 💝💝💝💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💝🙏🙏💚⛹️💥🙏💝💝💝
Obrigado, padre.
É muitoa sabedoria para uma pessoa só!
Jesus continue lhe iluminando!
TRECHOS DE OS IRMÃOS KARAMÁZOVI, UMA BOA FILOSOFIA, PARA COMPLEMENTAR A TEOLOGIA:
"Para renovar o mundo, é preciso que os próprios homens mudem de caminho. enquanto cada qual não for verdadeiramente o irmãos de seu próximo, não haverá fraternidade. Jamais os homens saberão, em nome da ciência ou do interesse, repartir pacificamente entre si a propriedade e os direitos. ..."Por toda parte, em nossos dias, o espírito humano começa ridiculamente a perder de vista que a verdadeira garantia do indivíduo consiste não no seu esforço pessoal isolado, mas na solidariedade." (Os Irmãos Karamázovi. Dostoiévsk. Nova Cultural, pags.. 244 - 245). Para confirmar isso, assim diz o Atos dos Apóstolos: "Todos os que tinham abraçados a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um" (At 2, 44)
Vão te chamar de COMUNista....
Olavo de Carvalho, de quem sou admirador, tem um texto particularmente mau e absurdo “Cristianismo e Capitalismo” (penso que nunca estive em tão desacordo com um texto dele quanto esse) em que ele afirma que a Igreja, por permanecer com uma visão tomista extemporânea, erra ao continuar condenando o liberalismo capitalista. Ora, o óbvio que Olavo não viu é que não é que a Igreja condene essa visão, e sim que essa é uma das visões que a Igreja condena, e justamente porque no liberalismo capitalista há o mesmo vício nefasto de todas as outras: a fixação, a verdadeira obsessão com a questão do dinheiro, que há nelas todas. Preconizam um primado da economia e do dinheiro no mundo. É como se a redenção do homem passasse ou fosse uma questão econômica. É claro que aceitar essa premissa doentia só pode ir contra a sã doutrina católica, sua moral e ensinamento. O problema é menos econômico e mais espiritual; o que só se remedia com a evangelização, com o ensinamento da Igreja, em suma, com as virtudes cristãs das quais tão bem o querido padre Paulo Ricardo fala no vídeo. Assim, não haveria de maneira alguma a doença pela questão econômica, que obviamente denota que algo vai muito mal.
Agora, retomando o artigo do Olavo de Carvalho, esse texto tem no seu penúltimo parágrafo um dos piores momentos do autor, impressionantemente mau e obscuro, o que só faz destoar da usual qualidade do autor. Ali, Olavo diz que o fato de a Igreja condenar o liberalismo capitalista “é a maior causa de apostasias”, “o maior escândalo e pedra de tropeço já colocado no caminho da salvação ao longo de toda a história da Igreja”, (as aspas trazem transcrições literais).
Ou seja, temos então que, aparentemente, Olavo de Carvalho não vê nada de errado em que um cristão tenha tão grande fixação por dinheiro que coloque até mesmo SUA SALVAÇÃO EM RISCO por causa dele. Ora, resta dizer que, em verdade, esse "cristão" dado pelo autor nem sequer é cristão, pois que já escolheu seu senhor, que não é Cristo, mas sim Mamon. Ocorre que o autor, no referido texto, pode sempre piorar, e piora, já que o que ele nos diz é que a Igreja deveria então mudar seu ensinamento justamente por esse mesmo tipo de cristão. Ou seja, a Igreja não ensina, não remedia nem cura, mas tão-somente adere ao erro. Ora, esse cristão atroz que Olavo nos coloca não merece da parte da Igreja senão seu ensinamento, mas repito, na visão de Olavo de Carvalho, é este o tipo de cristão iluminado pela luz do qual a Igreja deveria mudar um seu ensinamento. Notem que não é apenas que o autor nos ofereça esse seu tipo de cristão, mas sim que há um qualquer sentimento de total compaixão da parte do autor por ele.
+Ins
Ins acho que você não entendeu bem o texto de Olavo de Carvalho. Uma coisa é o sistema ideológico liberalista (os liberais), Olavo diz (não no texto citado, mas em outros lugares) que esse sistema comete o mesmo erro do marxismo por considerar a força econômica como a base de tudo, exatamente o que o Padre está denunciando; agora há o capitalismo, não como sistema ideológico, mas como sistema econômico teórico e prático que simplemente diz respeito à eficiência econômica. Este, estritamente falando não possui em si mesmo nada de egoísta ou imoral, apenas declara a propriedade privada e outras coisas, mas não diz que o sujeito deve enriquecer o quanto puder ou ser adorador do dinheiro, nem afirma a primazia da ordem econômica sobre a espiritual. Em outras ocasiões vc verá Olavo afirmando que o sucesso americano foi a união do liberalismo econômico com uma moral de ordem tradicional.
O problema exposto por Olavo foi que a Igreja condenou o Capitalismo enquanto sistema pragmático/teórico como se o capitalismo causasse a pobreza.
Muitos na Igreja não compreenderam, nem compreendem ainda o capitalismo, pois ele ainda é visto como o causador da pobreza quando na verdade ele não é a causa da pobreza.
Quem estudou a Escola Austríaca sabe, porém que o capitalismo é o melhor sistema econômico. Ele, no entanto deve ser modulado pela moral exatamente porque a moral não é de sua alçada. Ele só diz como funciona a econômia e como atingir a eficiência máxima, mas não possui em si nenhuma afirmação moral.
Teoricamente o capitalismo enquanto sistema econômico, economia de mercado (não a ideologia liberalista) não é incompatível com o cristianismo. Pode haver incompatibilidade na concreção, na prática real, pois neste caso em certas situações a eficiência econômica deve ceder lugar a moral e a justiça.
Acontece que as vezes usamos a palavra capitalismo tanto para indicar a ideologia liberalista como o capitalismo enquanto sistema teórico e prático, enquanto economia de mercado; pode daí vir alguma confusão.
Rodolpho Pueyrredón exatamente! Olavo tem razão!
A igreja não tem infalibilidade no campo econômico,apenas no campo moral e no campo da fé.
"Se eu tivesse de me pronunciar sobre qualquer aspecto de um problema econômico vigente, estaria interferindo na liberdade de os homens lidarem com seus próprios afazeres. Determinados casos devem ser resolvidos no campo dos fatos, caso por caso, na medida em que vão ocorrendo.... [O]s homens precisam realizar tais afazeres por meio de suas próprias obras, e este princípio está além de qualquer questionamento.... [E]ssas coisas devem ser solucionadas ao longo do tempo e da experiência" Papa Leão XIII.
Capitalismo= LIVRE cooperação entre os Indivíduos, só isso !
podemos ser livres e amarmos a Deus, podemos ser livres e amarmos somente ao mundo material, aí está a grandeza do capitalismo a LIBERDADE, diferente do socialismo que é baseado na coesão, que também podemos chamar de " caridade forçada"
comunistas so distribuem a riquesa no propio bolso isso sim so almentam o propio salario fasem fundao eleitoral sao os mais curruptos nunca divividem um centavo do que tem so querem fica mais ricos as custa do povo nao e attoa que topo pais comunista e miseravem e ainda atrapalham quem quem que produzir
MT bom!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A liberdade de certa forma, tanta religiosa,e política deveria ser para o bem comum da humanidade. Tudo leva para o mesmo caminho, se o ser humano estiver bem espiritual. Eles não irão entrar em conflitos entre si, hoje tudo está levando para o egoísmo. Cada um por si, Deus por todos.
Os principios cristãos se confundem com a própria natureza da realidade na acepção de que são a mesma coisa. Desse modo, quando os seguimos prosperamos a menos que sabotados por alguém ou para sermos purificados de alguma forma por Deus.
muito legal msm adorei suas palavras !!
Vc é mt linda tbm
😘😘😘😘😘😘
@@pablopessoamarques78 gado
Ótimo análise .mas O grande engano foi achar que o 5° projeto estava desativado e não estava em curso..e o q tá dominando hj em dia..rsrsr... cadê o vídeo sobre isto?
Parabéns , pela excelente aula
Salve Maria. Salve Nossa Senhora de ANGUERA
Padre, até que enfim o senhor foi claro, sobre aonde quis chegar. De fato, se o evangelho fosse pregado e praticado como se deve, não precidaríamos de leis, tribunais, polícias, forças armadas e etc., pois as virtudes cristãs estariam no coração de todos, e a santidade seria alcançada, e o mundo seria a família solidária e fraterna, conforme a vontade de Deus Uno e Trino e nossa. Digo isso porquei sou ministro ectraordinária da distrbuição da comunhão, membro do terço dos homens, e vicentino. Eu tenho uma coleção de encíclicas sociais, eu lí todas elas, a Quadragésimo Anno de Pio XI, faz duras críticas ao capitalismo, a agora Francisco prossegue nas duras críticas a esse sistema excludente. Entretanto, embora eu sei que devemos lutar pelo dom maior, creio que o que mais se aproxima da doutrina social, embora eu sei que o senhor não concorda, é o PDT de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que propõe a educação integral para as crianças, adolescentes e jovens, para que as famílias sejam bem extruturadas, pois creio que famíia e educação, são a base da sociedade, todavia os governos Sarney no Brasil, e Moreira Franco, o sabotaram, e inclusive Lula o sabotou, trocando-o por bolsas assistencislistas, enfim o projeto de Brizola e Ribeiro, foi importado pela Inglaterra, no entanto Brizola ao retomar ess luta, quando retornou ao governo do Rio de Janeiro, ele fundou um outro CIEP, e o então arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales, benzeu a instituição com água benta, eu vi na época, na TV. Enfim, o PDT não promete o paraíso, e sim uma proposta educscional, que é bem família, por ter como proposts seder dormitórios à alunos em condição de vulnerabilidade, que é pior do que miséroa, se isso não é ser família, então não sei mais o que dizer. É o ideal? Não. Porém pode ser uma pequena colaboração para conquistarmos o Dom Maior, pois São Paulo Apóstolo disse que devemos guardar o que é bom. Assim entendo e acredito. Desculpe-me padre.
Pade Paulo, o Liberalismo nao se importa com o mercado. O mercado somente é um resultado do uso da liberdade, essa sim a verdadeira obsessao dos liberais. A Igreja tambem somente pode funcionar baseado na liberdade, nao estamos em campos contrarios.
Padre pq a religião é o poder espiritual e os governos são o poder temporal, vejo q os dois andam juntos,mas não podem se misturar.
Fenomenal!!!!!!
BOM DIA PADRE PAULO RICARDO!
O Sr. é brilhante, padre.
Aula maravilhosa
Espetacular!!
"Se cada um ficasse satisfeito com.o necessário e doasse aos pobres o supérfluo, não haveria ricos nem pobres". (São Basílio)
"Tu és homem, ama a teus irmãos, e não ao dinheiro! Quem tem demais não é irmão, mas ladrão. Que importa que o rico dê uma esmolinha? Aquele dinheiro custa lágrimas de cem pobres". (San Gregorio di Nissa)
"Hoje, é necessário, com todas as forças, procurar para que os capitais ganhos não sejam amontoados nos cofres dos ricos mas, com iguais proporções, sejam distribuídos com certa amplitude entre os trabalhadores". (João XXIII)
Obrigado por nos ensinar tanta coisa
Muito bom, parabéns.
Mas a visão de Adam Smith n enfatizava o homo econômico, todavia, a ordem moral como base na ordem econômica.
"O mundo e terra foram criados para todos, para os ricos e para os pobrez. A natureza não faz distinção, porque nos gera todos pobres (...) Os ricos comem o pão dos outros mais do que o próprio pão, acostumados a viver de rapina e pagar seus gastos com fraudes." (Santo Ambrósio)
"Deus nos pede somente o uso das coisas. É injusto, portanto, que uma pessoa viva luxuosamente, enquanto a maioria é pobre. (...) Não é rico quem tem, mas quem dá: É O DAR E NÃO O TER QUE FAZ FELIZ O HOMEM." (Clemente de Alexandria)
Quem são esses que criaram o sistema bancário?
Osmar José da Silva os judeus. Os judeus são os grandes detentores do capital mundial e os maiores inimigos da igreja.
Se não me engano acho que foram os Rotshield...
O nosso Santo Econômico!
Mais algumas contribuições filosóficas:
Jean-Jacques Rousseau, pensador do século XVIII: "... que nenhum cidadão seja suficientemente opulento para poder comprar um outro e não haja nenhum tão pobre que seja constrangido a vender-se..." (Do Contrato Social, 1762)
Antônio Frederico Ozanam, século XIX: "...existe exploração quando o patrão considera o operário não como um associado ou um auxiliar, mas como um instrumento, do qual tira o maior proveito possível. O operário-máquina é assim somente uma parte do capital, como o escravo dos antigos; o trabalho chega a ser escravidão". (Direito Comercial, 1848)
Fiodór M. Dostoiévisk: "Só há igualdade na dignidade espiritual e isto só é compreendido entre nós. Havendo irmãos, a fraternidade reinará e sem a fraternidade não se partilharão jamais os bens. Guardamos a imagem de Cristo e ela resplandecerá aos olhos do mundo inteiro como um diamante precioso... Assim seja!" (Os Irmãos Karamázovi, 1880)
Padre Paulo, eu gostaria de tirar uma dúvida sobre um assunto que vem sendo noticiado, que é a aproximação da igreja com a igreja ortodoxa. Eu queria saber, o que essa aproximação significa para a igreja e o que é essa chamada grande cisma do oriente?
O grande cisma foi uma discordância entre os Patriarcas do Oriente e a Igreja Ocidental (a Igreja de Roma), na qual os bispos Orientais negam a Primazia do Papa sobre os outros Bispos.
Em termos históricos as Igrejas Ortodoxas são Igrejas apostólicas descendentes diretamente de outros apóstolos, que não aceitam que o Papa governe acima de seus Patriarcas, embora aceitem que o Papa é o Patriarca que descende de Pedro, elas dizem que ele é o Primeiro entre iguais e não um governante sobre os demais. Desde o cisma a Igreja vem tentando se reaproximar dos ortodoxos, hoje a maioria das Igrejas Ortodoxas tem um bom dialogo com Roma. Não é muito mas acho que já da uma luz. =)
Eu também! Não sou socialista nem liberal sou integralista, sou católico tradicionalista! "O fascismo nasceu para inspirar uma fé não da Direita (que no fundo aspira a conservar tudo, até mesmo a injustiça) ou da Esquerda (que no fundo aspira a destruir tudo, até mesmo a bondade), mas uma fé coletiva, integral e nacional." - José António Primo de Rivera
Viva Cristo Rei! Salve Maria! Por Cristo e pela Nação, Anauê!
Desculpa Pe. R. Paulo, tenho postado seus videos ... E talvez tem gente que não está gostando... O mundo é assim ...
Esse entende de CONUNISMO...tira de letra
Padre é possível ser rico , porém ser santo ?
O que uma coisa tem haver com a outra? KKKKKKK! Você pode ser rico sim, só não pode idolatrar o dinheiro.
Excelenteeeeeeeee!
Assim seja
O sujeito do liberalismo é o indivíduo, do marxismo é a classe e do facismo é o estado-nação (ou a etnia no caso do nazismo alemão).
Nesse sentido o liberalismo é a raiz de todo o mal, pois o marxismo e o facismo surgem como oposição ao liberalismo
Padre, me responde uma coisa:
Para que o melhor sistema ser colocado em prática é necessário que a maioria tenham o conhecimento da bíblia e seja evangélico ou tenha caráter?
Eu vejo que a religião não muda o caráter das pessoas, mas sim o oposto.
Quando deveríamos nos organizar e conversar a respeito de uma sociedade melhor?
Eu gostaria de participar para somar as minhas ideias ao movimento.
Pelo que eu entendo todos teem o direito de ser livre desde que não interfira na liberdade dos outros.
Entre em contato comigo: 067 99236-69331(whats)
Sinto muito mas o Padre Reginald Foster é uma tristeza, péssimo padre, ridiculariza a Igreja e o catolicismo sempre, não deveria nem ser mencionado pelo Padre Paulo.
muito bom!
O grande Padre uma competência...
🙏🙏🙏🙏
E a monarquia?
Uma curiosa de plantão
Bo noite!
Monarquia não é um sistema econômico, e sim uma forma de governo.
Monarquia é um Regime de Governo, defendida pelo próprio Santo Tomás de Aquino.
A monarquia é melhor que a democracia, mas ainda é uma forma estatal de coerção.
Bom mesmo é o anarcocapitalismo.
LIKE... Não esqueçam! LIKE para o vídeo ficar visível para tds
Se não é comunismo ou socialismo, é bem parecido, mas leiamos e reflitamos nesta passagem escrita por São Paulo: ''E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. Atos 2:44,45''
+zinich2009 sim mas isso só foi possivel através da evangelização das pessoas como o padre disse, elas não mais serviam ao dinheiro, e sim a Deus logo, o dinheiro já nao era o centro de sua vida, e eles o repartiam, como Jesus repartiu o pão. Foi pela virtude dessas pessoas, por livre vontade, e para um bem maior, que é estar em comunhão com Deus. Que isto foi possível.
24:20 , aí meu argumento
*Exatamente, Dragon... Mas os marxistas continuam tentando. Eles se fazem de surdos e desentendidos ao que o padre diz nesse trecho... Assim como se fazem cegos à verdade de que aqueles que repartiam seus bens com a comunidade o faziam VOLUNTARIAMENTE, não eram obrigados a isso. E, muito menos, os apóstolos expropriavam os cristãos com o argumento de implantar o tal "igualitarismo"... O socialismo e o comunismo nascem da cobiça dos mais pobres (ou menos capacitados) em relação aos bens dos mais ricos (ou capacitados), fazendo com os primeiros almejem ter parte no patrimônio destes últimos. O cristianismo, ao contrário, nasce da vivência do Amor divino, que leva as pessoas a ter misericórdia para com os menos favorecidos, ou seja, ocorre no sentido inverso e parte de uma virtude (não de um vício, como a cobiça ou a inveja). A sociedade cristã não foi moldada pelos mais pobres, que, por inveja, visavam ter parte no patrimônio alheio, mas, ao contrário, foi construída a partir dos mais favorecidos, que, movidos pelas virtudes evangélicas (amor, compaixão, caridade, humildade, desapego aos bens materiais, etc), decidiam, VOLUNTARIAMENTE, compartilhar o que possuíam com os irmãos que tinham menos, uma vez que entendiam-se como membros de uma mesma família... (**34:43**)*
*Usar passagens bíblicas isoladas, e de forma distorcida, na tentativa de equiparar o cristianismo ao comunismo/socialismo é, na verdade, uma desonestidade moral, que põe na mesma vasilha um vício e uma virtude, equiparando-os... É como querer comparar Jesus com Barrabás...*
.
Oséias2009 o apostolo paulo fala quem nao quer trabalhar tambem nao deve comer
Bem analisado! Obrigado , eu estava meio perdido , Aline seu pensamento me ajuudou esclarece Atos 2:44,45
E o Feudalismo?
Padre eu desde pequeno eu acho que eu nasci com vocação empresarial , porém eu tenho medo de desagradar a Deus
Que legal 👏 si todos os Padres fosse assim
E os Conservadores ?
O consevadorismo e uma versão 3.0 do liberalismo econômico so que bem mais amadurecido,