Saúde na Roda - Ep. 45: Tratamentos psiquiátricos e psicológicos ainda são tabus
HTML-код
- Опубликовано: 29 июн 2023
- Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma grande revisão mundial sobre saúde mental desde a virada do século. De acordo com a entidade, em 2019, quase um bilhão de pessoas - incluindo 14% dos adolescentes do mundo - viviam com um transtorno mental.
O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade.
Ainda com esses números alarmantes, os profissionais de saúde mental têm de lidar com a subnotificação de casos e as barreiras graças ao estigma relacionado ao tema. Não são raros os casos em que o paciente, mesmo que em tratamento, se negue a tomar determinada medicação ou até mesmo faça uso da medicação, mas não procura psicoterapia.
Nesta edição, vamos falar sobre tabus e mitos relacionados ao tema e também trazer algumas situações que podem afastar as pessoas do tratamento, como a Discinesia Tardia. Camila Tuchlinski recebe o psiquiatra Frederico Garcia, professor do Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a neuropsicóloga Gisele Calia, que é psicóloga formada pela Universidade de São Paulo há 38 anos e especializada em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos de Psicologia da Saúde da USP.