assistindo em 2022, não tinha noção nenhuma, caí de paraquedas. Mesmo assim, tô entendendo perfeitamente. Ótima explicação, vou assistir a playlist toda hj
bom dia professor , voce tem algumas aulas ou dica sobre sobre abastecimento de gua , to estudando para concurso, operador de ETA e ETE , estação de tratamento de agua e esgoto daqui da bahia, eu não sei o nome da bomba que leva agua ate a estação
e aí Sasha, cadê os próximos vídeos??? Qdo você fala em pressão igual a zero no orifício final da tubulação, você quer dizer, pressão atmosférica, certo?? Você diz zero pq nao teria nenhum acréscimo de pressão devido a bomba... correto?? Cara, to gostando, espero que você continue postando vídeos. Valeu!
6 лет назад+1
Bom dia Engenhariadigital! Vamos igual ao jack Estripador, Por partes: "e aí Sasha, cadê os próximos vídeos???" Já saiu mais um! Pode ver lá! Sairá toda quinta feira. "Qdo você fala em pressão igual a zero no orifício final da tubulação, você quer dizer, pressão atmosférica, certo??" Exato! Otimo ponto! Realmente admito meu erro em não deixar isso absolutamente claro (está implícito somente), e, com base nessa sua observação, não vou mias deixar de frisar bastante esse ponto. Obrigado pelo feedback! O que quis dizer com "zero" é que estou considerando pressão manometrical no exercício, e não absoluta, assim como não está considerada qualquer contra-pressão de saída (somente atmosférica). No futuro podemos complicar um pouco mais colocando recipientes de contra-pressão constante, mas por hora ainda não. Aguarde novos vídeos que chegamos lá. "Você diz zero pq nao teria nenhum acréscimo de pressão devido a bomba... correto??" Não entendi muito bem sua pergunta, mas vou responder o que entendi (me corrija caso não tenha entendido direito): As bombas são consideradas (ainda) como já em operação em regime permanente, ou seja, sem nenhum transiente ou variação de pressão/vazão em função de curva de bombas ou outras variáveis. Considere a bomba (até agora) como um "fazedor de pressão e vazão" constante (um reservatório infinito, por exemplo). Eventualmente chegarei em curvas de bombas e curvas de sistema nos exercícios, mas por hora não para não ficar muito complexo antes da hora. Vamos com calma, didaticamente. Mas muito bom ter colocado esse ponto, vou deixar bem claro nos vídeos sua observação! Muito obrigado novamente pelo feedback. Outro ponto importante: A não ser que explicitamente indicado o contrário nos videos, todas as tubulações são exatamente do mesmo diâmetro e tem o mesmo comprimento. Estou cercando cada variável, uma a uma, e avaliando seus efeitos no sistema. Acho essa abordagem mais didática. Também vou deixar esse ponto claro nos vídeos, pode deixar. "Cara, to gostando, espero que você continue postando vídeos." Obrigado! Tenho certeza que gostará dos próximos! A cada aula temos melhorado muito, e a tendência é, daqui pra frente, tudo ficar melhor e melhor. Já que gostou, compartilhe! Ajude a divulgar! Caso tenha mais dúvidas, por favor, pergunte!! Abraço!
Excelente aula professor. Teria algum vídeo com cálculo, referente a pressão, vazão e velocidade? Pois tenho dúvida sobre a equação da continuidade. Diminuindo o diâmetro da tubulação aumentar a velocidade, diminui a pressão? Pq a pressão diminuir já que a resistência é maior? Pq a vazão é menor já que a velocidade é maior?
4 года назад
Opa ifal mecanica, tudo bom? Respondi a sua dúvida nesta videoaula aqui: ruclips.net/video/Rlm8I-Lyb6I/видео.html
Show, pressão é consequência, só pensarmos assim e tudo fica mais fácil 👍
Muito obrigado
assistindo em 2022, não tinha noção nenhuma, caí de paraquedas. Mesmo assim, tô entendendo perfeitamente. Ótima explicação, vou assistir a playlist toda hj
Maravilha! compartilhe!
Além de bom professor, o cara é engraçado!
Esqueceu do bonito! Abraço!
Compartilhe!!
bom dia! muito bom os vídeos, estão me ajudando muito!
professor, suas aulas são muito boas. Parabéns
Olá professor, ótimos vídeos! Tem vídeos da playlist de hidráulica que nao estão disponíveis. Eu gostaria de assisti-los. É possível?
bom dia professor , voce tem algumas aulas ou dica sobre sobre abastecimento de gua , to estudando para concurso, operador de ETA e ETE , estação de tratamento de agua e esgoto daqui da bahia, eu não sei o nome da bomba que leva agua ate a estação
e aí Sasha, cadê os próximos vídeos???
Qdo você fala em pressão igual a zero no orifício final da tubulação, você quer dizer, pressão atmosférica, certo??
Você diz zero pq nao teria nenhum acréscimo de pressão devido a bomba... correto??
Cara, to gostando, espero que você continue postando vídeos.
Valeu!
Bom dia Engenhariadigital!
Vamos igual ao jack Estripador, Por partes:
"e aí Sasha, cadê os próximos vídeos???"
Já saiu mais um! Pode ver lá! Sairá toda quinta feira.
"Qdo você fala em pressão igual a zero no orifício final da tubulação, você quer dizer, pressão atmosférica, certo??"
Exato! Otimo ponto! Realmente admito meu erro em não deixar isso absolutamente claro (está implícito somente), e, com base nessa sua observação, não vou mias deixar de frisar bastante esse ponto. Obrigado pelo feedback!
O que quis dizer com "zero" é que estou considerando pressão manometrical no exercício, e não absoluta, assim como não está considerada qualquer contra-pressão de saída (somente atmosférica). No futuro podemos complicar um pouco mais colocando recipientes de contra-pressão constante, mas por hora ainda não. Aguarde novos vídeos que chegamos lá.
"Você diz zero pq nao teria nenhum acréscimo de pressão devido a bomba... correto??"
Não entendi muito bem sua pergunta, mas vou responder o que entendi (me corrija caso não tenha entendido direito):
As bombas são consideradas (ainda) como já em operação em regime permanente, ou seja, sem nenhum transiente ou variação de pressão/vazão em função de curva de bombas ou outras variáveis. Considere a bomba (até agora) como um "fazedor de pressão e vazão" constante (um reservatório infinito, por exemplo). Eventualmente chegarei em curvas de bombas e curvas de sistema nos exercícios, mas por hora não para não ficar muito complexo antes da hora. Vamos com calma, didaticamente. Mas muito bom ter colocado esse ponto, vou deixar bem claro nos vídeos sua observação! Muito obrigado novamente pelo feedback.
Outro ponto importante: A não ser que explicitamente indicado o contrário nos videos, todas as tubulações são exatamente do mesmo diâmetro e tem o mesmo comprimento. Estou cercando cada variável, uma a uma, e avaliando seus efeitos no sistema. Acho essa abordagem mais didática. Também vou deixar esse ponto claro nos vídeos, pode deixar.
"Cara, to gostando, espero que você continue postando vídeos."
Obrigado! Tenho certeza que gostará dos próximos! A cada aula temos melhorado muito, e a tendência é, daqui pra frente, tudo ficar melhor e melhor.
Já que gostou, compartilhe! Ajude a divulgar!
Caso tenha mais dúvidas, por favor, pergunte!!
Abraço!
Excelente aula professor.
Teria algum vídeo com cálculo, referente a pressão, vazão e velocidade?
Pois tenho dúvida sobre a equação da continuidade. Diminuindo o diâmetro da tubulação aumentar a velocidade, diminui a pressão? Pq a pressão diminuir já que a resistência é maior? Pq a vazão é menor já que a velocidade é maior?
Opa ifal mecanica, tudo bom?
Respondi a sua dúvida nesta videoaula aqui: ruclips.net/video/Rlm8I-Lyb6I/видео.html
"Tudo a gente aprende, tuuuuudo a gente aprende..." Pompeim Pessoa, 2018
Vão ter váaarias "frases de efeito"! Continue contando! hahahahahah
Alguém consegue resolver a questão 28 da prova de eng mecanica da cesgranrio petrobras 2006?
Professor bomba não gera pressão mais sim vazão, conceito de pressão e resistência ao fluxo o dedinho da ponta da mangueira gera pressão sim.
Olá Leandro, não entendi o que quis dizer com seu comentário, poderia ser mais claro?
Abraço
tenho 12 anos, nem sei por que tô vendo isso kk
Kkkkkkk