CÂNCER DE MAMA - TRATAMENTO | Saiba mais sobre as formas de tratamento do Câncer de Mama

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 фев 2025
  • Tratamentos para o Câncer de mama
    Os tratamentos para o câncer de mama incluem cirurgia, bem como radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. Esses tratamentos são locais ou sistêmicos. Os tratamentos locais, como cirurgia e radioterapia, removem, destroem ou controlam as células cancerosas em áreas específicas. Tratamentos sistêmicos, como quimioterapia e terapia hormonal, destroem ou controlam o câncer em todo o corpo. Dependendo da sua condição, você pode receber um tratamento ou uma combinação ao mesmo tempo ou em sucessão.
    Cirurgia
    A cirurgia é um tratamento comum para o câncer. Vários procedimentos podem ser usados, desde mastectomias, cirurgias conservadoras, ressecção de linfonodos e até reconstrução mamária.
    Lumpectomia: Neste procedimento, o cirurgião remove o câncer e algum tecido normal ao redor dele. A lumpectomia geralmente resulta em poucas mudanças na aparência da mama. Alguns gânglios linfáticos podem ser removidos das axilas para determinar se o câncer se espalhou. A radioterapia é normalmente realizada após a cirurgia para destruir quaisquer células cancerosas que possam permanecer.
    Mastectomia parcial ou segmentar ou quadrantectomia: dependendo do tamanho e localização do câncer, este procedimento pode conservar grande parte da mama. O cirurgião remove o câncer, algum tecido mamário, o revestimento dos músculos torácicos abaixo do tumor e, geralmente, alguns gânglios linfáticos sob o braço. Na maioria dos casos, segue-se a radioterapia.
    Mastectomia radical modificada: neste procedimento, o cirurgião remove a mama, alguns dos gânglios linfáticos sob o braço e o revestimento dos músculos peitorais e, às vezes, parte dos músculos da parede torácica.
    Mastectomia radical: o cirurgião remove a mama, os músculos do peito e todos os gânglios linfáticos sob o braço em uma mastectomia radical. Essa foi a operação padrão por muitos anos, mas agora é realizada apenas quando um tumor se espalhou para os músculos do peito.
    Biópsia do linfonodo sentinela
    O diagnóstico por meio da biópsia do linfonodo sentinela (BLS) é uma técnica que permite uma avaliação linfonodal mais acurado e sem a morbidade de uma linfadenectomia total ou radical. A linfadenectomia seletiva proporcionada pela BLS tem a vantagem de diminuir a morbidade sem comprometer a avaliação da paciente.
    Para a realização da BLS é injetado na mama da paciente um fármaco marcado com material radioativo. A cirurgia é feita após algumas horas da injeção é acompanhada também pela equipe de medicina nuclear, que com um detector de radiação especial localizam o primeiro linfonodo comprometido. Após a retirada do linfonodo a amostra é encaminhada para a equipe de patologia para congelamento e análise.
    Dissecção dos linfonodos axilares
    Nesse procedimento, linfonodos axilares são retirados para a investigar a presença de câncer. A dissecção dos linfonodos axilares geralmente é feita no momento da mastectomia ou da cirurgia conservadora da mama, mas pode ser realizada em uma segunda cirurgia.
    Reconstrução da mama: a reconstrução da mama, ou cirurgia para reconstruir uma mama, costuma ser uma opção após a remoção de uma mama. Uma mama reconstruída não terá sensação natural, mas pode ter uma aparência natural.
    Radioterapia
    A radioterapia é o uso de raios ou partículas de alta energia para tratar doenças. Ele age matando células tumorais ou inibindo seu crescimento e divisão. Anos de estudo por oncologistas de radiação levaram ao uso generalizado de doses eficazes e toleráveis de radiação. É usado no tratamento do câncer de mama em estágio inicial, juntamente com cirurgia. Pode ser usado no câncer de mama mais avançado para controlar a doença ou para tratar sintomas como dor.
    Quimioterapia
    A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. Para o câncer de mama, geralmente é administrado como uma combinação de drogas administradas por via oral ou por injeção. A quimioterapia entra na corrente sanguínea e viaja por todo o corpo. O tratamento é mais comumente usado para diminuir a chance de recidiva do câncer após a cirurgia, diminuir o câncer de mama após a cirurgia quando o tumor é grande ou inflamatório e para controlar o câncer de mama metastático que se espalhou para outros órgãos do corpo.
    Terapia hormonal
    As terapias hormonais alteram o ambiente hormonal em seu corpo, o que afeta o crescimento e o comportamento de alguns cânceres de mama. Se o seu câncer de mama produz um dos receptores hormonais - receptor de estrogênio (ER) ou receptor de progesterona (PR) - a terapia hormonal é eficaz no tratamento do câncer de mama em estágio inicial, metastático ou avançado e na prevenção da recorrência.
    Acesse:
    Site: www.drrafaeloliveira.com
    Instagram: @dr_rafaeloliveira
    Facebook: @onco.drrafaeloliveira
    Link do vídeo: • CÂNCER DE MAMA - TRATA...
    📚 Curso Câncer Sem Segredos: cancersemsegre...

Комментарии • 28