Maragatos ou Chimangos! Qual deles tu te define???

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 июл 2020
  • Caros amigos, com prazer que venho aqui explicar certas expressões recorrentes no canal e com um "gancho" através dos lenços gauchos, um outro vídeo postado recentemente e que aborda essa peça de nossa roupagem.
    =============================================================
    quando falamos em maragatos talvez não saibam de onde surgiu essa palavra, quando cito o lenço branco chimango no pescoço ou a palavra pica-pau é de fato que posso deixar muitos de voces a dizer; "de onde esse loko tirou essa palavra?"
    =============================================================Daí que surgiu a necessidade de expor essas palavras e situar hitóricamente e tambem corrigir certos equivocos que muito rondam os especialistas em história Rio-grandense, certo que pode ser até confrontada tal explicação, mas não inconsolidada. Tô cheio das palavras dfíceis.... Bahhh!!!!!!!!
    Fontes e vozes que me auxiliaraam nessa jornada:
    TRUSZ, Alice. Álbum dos bandoleiros: um documento-monumento da Revolução de 1923. Álbum dos Bandoleiros, 1923.
    TEDESCO, João Carlos; GRITTI, Isabel Rosa. Os judeus e os “bandoleiros”: a intrusão e os conflitos pela terra no norte do RS-primeira metade do século XX. Conselho editorial, p. 84.
    gauchazh.clicrbs.com.br/cultu...
    cpdoc.fgv.br/sites/default/fi...
    MARIANTE, Helio Moro. Chimangos e pica-paus. Martins Livreiro Editor, 1987.
    REVERBEL, Carlos. Maragatos e pica-paus: guerra civil e degola no Rio Grande. L&PM Editores, 1985.
    / marcelovalerao

Комментарии • 64

  • @rubemviana3165
    @rubemviana3165 Месяц назад +1

    Vídeo macanudo.

  • @vitorhugobalestpiovesan316
    @vitorhugobalestpiovesan316 3 года назад +8

    Muito boa a prosa. Continue pesquisando e nos presenteando com esses relatos

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  3 года назад +1

      Obrigado amigo, sempre construindo conhecimento com todos que cruzam por aqui.

  • @ronaldomello4463
    @ronaldomello4463 9 месяцев назад +2

    Não pode ser olhado com o olhar de hoje.

  • @pedromorais5203
    @pedromorais5203 10 месяцев назад +4

    Opa , sou maragato por descendência meu lenço sempre será o vermelho. Quero lei que governe homens, e não homens que governem leis.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 2 года назад +3

    Prof.Marcelo grato por postar.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  2 года назад +1

      Gracias mais uma vez, tendo algumas dúvidas pode postar que tentamos ajudar. Fuerte abrazo.

  • @faustovalera5864
    @faustovalera5864 3 года назад +8

    Interessante e o pior é que não sabemos disso sobre nomes e seguimos reproduzindo algo que não sabemos.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  3 года назад +3

      Se houver interpretação haverá sempre conhecimento. Forte abraço e obrigado pelo comentário amigo.

  • @Tayapxt2
    @Tayapxt2 3 года назад +11

    Obrigado pelo papo, amigo! Abraços de Goiás! Você saberia me explicar se existe algum lenço que represente melhor o trabalhismo? Afinal Getúlio Vargas era um chimango e Leonel Brizola que o idolatrava era um maragato que gostava de ostentar seu lenço vermelho. Com um passado de tanta violência entre ambos os lados e o próprio pai do Brizola sendo assassinado durante a Revolução Federalista, fica difícil compreender o início da paixão de Brizola por Getúlio Vargas. Até hoje no PDT alguns militantes usam lenço vermelho, e o livro do estatuto do partido contém a carta testamento de Vargas em seu verso. Seria o trabalhismo brasileiro uma união entre maragatos e chimangos?

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  3 года назад +6

      Buenas amigo do Centro-oeste, obrigado pelo comentário. Olha nós aqui construímos a história e sempre com ajuda de vcs aí do outro lado. Tanto Getúlio quanto Brizola nesse ponto se apossaram de ideias rebeldes dos maragatos em 1893 e dos libertadores em 1923 para fundamentar a defesa de suas idéias. Já que eram para mudança. Se fosse apostar em cor como forma de unir o trabalhismo apostaria no vermelho que é a função de mudar de se rebelar contra o poder vigente, se for pela história "mais" correta tudo muda, já que falamos em momentos específicos na formação política brasileiras. O pai de Brizola não foi morto em 1893 que foi a revolta federalista, sua família era partidária de Leonel Rocha o que chamávamos de caudilho pobre na região serrana do RS. E a paixão por Vargas é algo também bem delicado de falar. Luiz Carlos Prestes teve sua mulher deportada por Vargas e o Prestes o apoiou nas eleições de 50. Eram momentos lindos e com sangue por algo maior. Já que se colocava interesses reais de mudança e não apenas esperança de mudar. Espero ter ajudado. Abraço

    • @Tayapxt2
      @Tayapxt2 3 года назад +3

      @@MarceloValerao perfeito meu amigo! Acho que confundi o nome das revoluções. O pai de Brizola foi morto em 1923. No final das contas o que me parece é que Vargas acabou "trocando de lenço", mas ainda mantendo sua veia positivista.

  • @geniocurioso098
    @geniocurioso098 Год назад +2

    Meu tatara vô era escrivão na minha cidade (na época era vila).
    em setembro de 1923 uma coluna revolucionária passou a margem direita do rio ibicui (hoje praia do jacaqua) no passo do catarino que ficava 19km da vila, na madrugada do dia 2 de outubro um revolucionário estava enciliando os cavalos nas redondesas do centro da vila, quando foi emboscado pelos borgistas protetores da cidade, isso foi a gota d'água, a vila amanheceu cercada por cerca de 200 revolucionários, e os revolucionários atacarão de forma suicida.
    Ja pelo lado governista avia entre 50 a 70 soldados e moradores da vila, eles estavam entrincheirados, armados com poucas munições, mas mesmo assim fizeram maos de 90 baixas na tropa revolucionaria.
    Meu tatara vô batalhou do lado governista, caregou o o lenço branco no pescoço, foi ferrido e após o combate foi levado para uma enfermeria que foi improvisada pelas mulheres da cidade, infelizmente veio a falecer dia 3 de outubro de 1923, um dia depois do combate

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад

      Buenas meu amigo, muito bueníssimo esse teu relato. Se conseguires uma foto, nome completo e local podes me enviar que estou juntando documentos de inscritos para uma homenagem ao final deste ano. No centenário de 23.
      Meu email é marcelovallerao@hotmail.com
      Forte abraço

  • @paulofernandoCorreaMacha-ru5xv
    @paulofernandoCorreaMacha-ru5xv Год назад +3

    Meu avô, foi do lenço vermelho era de Rivera, quando completo 18 anos de idade, aconteceu a guerra dos farrapos,aí passou por Alegrete, sobreviveu,viu tio,primo e seu cavalo serem mortos,ele subiu numa árvore chamada mamica de cadela, casou com a minha vó também Uruguaia, Mas uma pena que pessoa não vive até 400, anos, já minha vó faleceu bem depois com 116 anos de idade,fico feliz de ser do sangue de um revolucionário, eu gosto sobre a história do nosso povo

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад

      Muy bonita a história de teu avô, um grande abraço e obrigado por comentar.

    • @pedromorais5203
      @pedromorais5203 10 месяцев назад

      Meu bisavô era maragato, meu avô também, ele sempre dizia que gaúcho de verdade era maragato. Eu em homenagem a eles quando me pilcho meu lenço sempre será o vermelho. Com muito orgulho me considero maragato.

    • @pedromorais5203
      @pedromorais5203 10 месяцев назад

      Meu bisavô era maragato, meu avô também, ele sempre dizia que gaúcho de verdade era maragato. Eu em homenagem a eles quando me pilcho meu lenço sempre será o vermelho. Com muito orgulho me considero maragato.

  • @sandroroquedealmeida9087
    @sandroroquedealmeida9087 8 месяцев назад

    Buenos índio véio! Comecei assistir teus vídeos e gostei muito. Temos muito a aprender com a nossa história. Gostei da parte: "hay que endurecer pero sin perder lá ternura jamas". Sou Natural de Palmeira das Missões. Meu bisavô lutou do lado de Leonel Rocha na revolta de 1923.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  8 месяцев назад

      Gracias amigo. Se tiveres dados de teu bisavô estou fazendo um último vídeo sobre a revolta de 23 para homenagear os anônimos daquele levante. Mande teus dados e algo de teu ancestral se quiseres ajudar para marcelovallerao@hotmail.com
      Um forte abraço

  • @lucasaugusto5881
    @lucasaugusto5881 8 месяцев назад +1

    buenas, uma vez estava conversando com um amigo meu sobre essa diferença dentre os maragatos e chimangos e ele me disse que na revolução de 1893 os maragatos tiveram apoio de muitos monarquistas no rio grande do sul, poderia confirmar essa informação? infelizmente nunca achei muitas informações sobre esse assunto na internet

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  8 месяцев назад

      Buenas amigo, sim isso é fato já que o líder maragato que era Gaspar Silvera Martíns foi um senador do império e um dos mais fortes desse nos últimos 25 anos de monarquia do Brasil. Um fator dos federalistas era a república centralizada e não com uma força grande dos governadores. Um abraço graúdo

  • @ricardomoraes8422
    @ricardomoraes8422 Год назад +2

    Hoje em dia e tudo irmão gracas a deus foram guerras fraticidas..porem.meu lenco é vermelho..

  • @cristinaschutt8126
    @cristinaschutt8126 2 года назад +1

    Valeu!!👏👏👏👏👏👏👏🌿

  • @raquelsouza2776
    @raquelsouza2776 Год назад +2

    Quero ouvir a história contada pela direita.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад

      Gracias amiga pelo comentário, vou dar umas ajustadas no vídeo para rememorar os cem anos de 23 e os 130 de 893. Um grande abraço

  • @raqueldelsur
    @raqueldelsur Год назад +1

    Exelente ¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ saludos desde Uruguay ¡¡¡¡¡¡¡

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад

      Gracias amiga. Uno feliz 2023, sempre repontando a história

  • @diegospagnolo6350
    @diegospagnolo6350 2 года назад +1

    Q rico lenço Dom Marcelo

  • @Rodrigo-ms5le
    @Rodrigo-ms5le 3 года назад +2

    Mt bom

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  3 года назад

      Gracias amigo pelo comentário. Forte abraço

  • @_bandeirante
    @_bandeirante Год назад +1

    Bem explicado taura

  • @maracleadossantos3694
    @maracleadossantos3694 3 года назад +2

    Eu doro cidade do Rio Grande do sul esa cidade maravilhosa

  • @maracleadossantos3694
    @maracleadossantos3694 3 года назад +2

    Eu não coeso rio grande
    Do sul eu digo antes de eu embora dese mundo eu tenho fé que eu mara aí minha Santa medianeira mim de ajudar de eu ir ai

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  3 года назад

      Serás bem recebida. Obrigado pelo comentário

  • @joseaugustosanmartim3861
    @joseaugustosanmartim3861 10 месяцев назад +1

    Minha esposa é neta de maragato da Revolução de 23. Meu bisavô era Chimango...

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  10 месяцев назад

      Cosa bonita essas histórias de família. Se tiveres algum retrato desses teus ancestrais ou histórias sobre a revolução de 23 estou preparando um vídeo especial que homenageio os inscritos do canal e suas histórias de família sobre esse período. Meu email e marcelovallerao@hotmail.com caso queira contribuir com relatos

  • @luizfernandoribeironando8733
    @luizfernandoribeironando8733 Год назад +1

    Muito bom vídeo mas sempre lenço branco

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад +1

      Mil gracias por comentar amigo. Forte abraço

  • @fw4678
    @fw4678 2 года назад +2

    Heróis da Lapa

  • @sandroroquedealmeida9087
    @sandroroquedealmeida9087 8 месяцев назад

    Parabéns pelo trabalho que vem realizando. Tanto a revolução federalista de 1893 quanto a revolta de 1923. Tem muito a ser estudado. São mais interessantes que a farroupilha, que tem seu lugar na história do Rio grande do Sul e do Brasil. Só está mais distante.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  8 месяцев назад

      Gracias amigo pelo apoio, vamos sempre tentando dar uma repontada na nossa história muy bonita e pouco conhecida

  • @sonoraaurora
    @sonoraaurora 2 года назад +2

    Seu Marcelo, eu de novo. Desculpe lhe incomodar com mais perguntas. Mas no caso da Revolução Federalista de 1893, Silveira Martins, Joca Tavares, Francisco Tavares e o Almirante da Gama, pelo que estudei, me pareciam lutar muito mais simplesmente pela supremacia do poder, do qual sempre tiveram parte; um dos poucos bem intencionados era o Gumercindo Saraiva. Julio de Castilhos entre outros "Republicanos históricos" me pareciam possuir uma ideia de nação mais "progressista" ao menos pra época, tanto que o Francisco Tavares acusava-os de quererem repartir terras, conclamar uma "república socialista"; ele também atacou veementemente a Revolução Francesa. Já em 1923 este quadro é bem diferente.
    Enfim, só uma dúvida que trago comigo.

    • @sonoraaurora
      @sonoraaurora 2 года назад +2

      Lhe digo isso pois também sempre me imaginei ao lado dos maragatos, e nutro grande admiração por Gumercindo Saraiva e Honorio Lemes, mas estudando a Rev. Federalista acabei mudando um pouco de ideário.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  2 года назад +1

      Fala meu amigo, não precisa chamar de seu, se segues o nosso canal é sinal que somos amigo já. Olha pelas várias teses e dissertações que vejo sobre a Rev. Federalista nunca a estudaram pela ótica antropológica que é o indivíduo. Foi que tentei levar no vídeo, já se vamos falar digamos de história/momento temos dois lados, um centralizador e independente como era Júlio de Castilhos, sua constituição de 1891 mostrava isso, e de outro lado os que queriam uma federação centrada nas mãos do presidente, por isso a grande marcha de Saraiva. Ele como disse no vídeo estaria 36 anos antes de Vargas atando seu cavalo no obelisco. Mas aí já entra no campo da imaginação.. Uma observação interessante essa tua. Te agradeço por o apoio sempre ao canal.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  2 года назад +1

      Continuando, digo minha abordagem sempre nesse sentido de República Velha no Brasil sempre me identifiquei com o lado opositor, já que os vencidos não tinham como contar suas histórias, um grande abraço. Mas como disse me identifiquei, na conjuntura tento ser imparcial, mas a paixão identitaria fala mais alto. Kkkkk!!

    • @sonoraaurora
      @sonoraaurora 2 года назад +1

      @@MarceloValerao Muito interessante. De fato é um exercício muito interessante de se fazer

  • @marlydelopez
    @marlydelopez Год назад +1

    Maragato

  • @LucidalvaNeri1207
    @LucidalvaNeri1207 4 года назад +2

    Cheguei pela notificação, tmj

  • @wilsilva3812
    @wilsilva3812 2 года назад +3

    Sinceramente eu acho que essa negócio que ele tá na cabeça que eu sei Falar mais não sei escrever, nada gaúcho, tipo o gaúcho Brasileiro de verdade usa mesmo é o chapeuzao isso sim é um gaúcho de respeito, só os gaúchos de condomínio usa isso na cabeça kkkk

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  2 года назад

      Bueno chee... kkkkk!!

    • @shitpos_e_arte
      @shitpos_e_arte Год назад

      Ué, não precisa andar pilchado para ser gaúcho, gaúcho não é uma roupa é um raça 👌🗿🍷

    • @plug_one_podcast_e_studio
      @plug_one_podcast_e_studio Год назад +1

      Ai é que tu te engana! Isso aí e uma boina campeira. Muito usada pelos nossos hermanos uruguaios e argentinos, no qual os mesmos são diretamente ligados a lida campeira! De gaúcho de apartamento não tem nada, provavelmente tens essa opinião equivocada devido a vestimenta do personagem do Léo, o gaúcho de apartamento. Espero ter esclarecido pra ti.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад

      Fala paisano, faz tempo que fiz esse vídeo até nem noto qual boina tu te refere, porém te agradeço e vou revisa-lo pq dá pano pra manga. Um grande abraço e obrigado por comentar

    • @joseaugustosanmartim3861
      @joseaugustosanmartim3861 10 месяцев назад

      Boina. Na fronteira com o Uruguai usa- se bastante....

  • @jonasvflores
    @jonasvflores Год назад +2

    A aula é boa, mesmo. Mas pena que apoia "revolucionários" de procedência duvidosa.

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  Год назад +1

      Gracias ermão por comentar, o "apoio" sempre tem uma base em nossa personalidade e formação social e acadêmica. Te convido a ver um próximo vídeo baseado na obra prima de Angelo Dourado, Fac simile de um homem da época. Um abraço

  • @joeldossantos2580
    @joeldossantos2580 7 месяцев назад +1

    Tu está contando a história tlo lenço e não sabe que se usa no pescoço e não sobre a gola da camisa? Pesquisa aí tchê a história que vai ver além de definir o tipo do gaúcho que representa também era pra proteger o pescoço na guerra do corte das espadas ou facas usadas na luta!

    • @MarceloValerao
      @MarceloValerao  7 месяцев назад

      Infelizmente meu amigo a definição de lenço em nossa cultura pegou várias interpretações, como é uma peça da indumentária e de uma cultura viva como a vontade do povo ela adquire sempre novas formas de ser. Um muito obrigado por ser educado em tua colocação e um fuerte abrazo