Sou professor de Física... e este vídeo entra para a minha lista de sugestões para os meus alunos, sobre pressão atmosférica e sua relação com a altitude e concentração de oxigênio. Muito obrigado, equipe Aero!
Olá professor Jairo, poderia me tirar uma dúvida? Eu tenho o sonho de comprar um balão e subir a 20 mil metros de altura com ele, com cilindros de oxigênio, roupa térmica que suporte a temperatura e pessoas no solo vendo em tempo real para onde o balão está se deslocando. Porém eu não sabia dessa informação do vídeo que o ser humano não consegue ultrapassar essa altitude de 7 quilômetros e meio devido ao nitrogênio no sangue. Isso aconteceria mesmo? Com uma roupa igual a dos astronautas seria possível?
Ao subir ao topo do monte Everest (Himalaias) sente-se o mesmo que o Fernando sentiu ao voar na altitude de 25.000 pés sem oxigénio. É por isso que alpinistas (não Sherpas) que sobem ao monte Everest levam aparelho de oxigénio e fazem treino físico em altitude previamente. Conselho: ao sentir falta de ar acima dos 10.000 pés deve-se respirar mais lenta e profundamente, contrariando o que a falta de ar que sentimos parece querer (rapidez e superficialidade). Fazendo o tipo de respiração lento não obsta a que o "blackout" (posteriormente morte se não corrigido) apareça mas atrasa-o, ganhando-se alguns segundos. Outro conselho: manter a calma (se possível), pois a ansiedade acelera a respiração/ventilação. Se porventura for piloto e TENHA MESMO! que fazer um voo PROGRAMADO e PLANEADO acima de 10.000 pés em aeronave despressurizada e sem oxigénio, faça antes do voo, treino com exercício físico em altitude entre os 2000 - 3000 m.
Tem uns doido varrido aí que chegam no cume do Everest sem oxigênio suplementar. Depois devem pagar um preço meio alto por essa doideira, mas enfim... Tudo por 15 minutos de fama.
Visitei uma mineração de zinco em Coquechaca, Bolívia que fica nos Andes a 5 200 m de altitude (17 000 pés) subi e desci escada na instalação da mineração para documentar a visita. Os trabalhadores lá nem davam bola para a altitude. A visita durou umas duas horas, no fim eu fiquei mega cansado e com um pouco de falta de ar. Na reunião com os dirigentes da mineração que se seguiu serviram o chazinho milagroso de lá, gente, dá uma recuperada mesmo. Nessa altitude não se perde a consciência.
Ricardo, eu visitei inúmeras Minas no Peru, a mais alta a 5.000 metros. E nunca tive que usar remédio contra o Sorocho. Chá de Coca usei nas Minas e nos Hotéis. Aliás, no Peru tem o Chá de Coca nos Supermercados
@@Karlschiffer1 😀😀😀 Pensei que iam cortar o nome do chá milagroso. Em La Paz, você chega do aeroporto e ja aparecem umas senhoras com trajes típicos oferecendo o chá. Lá eles oferecem três tipos de chá, o cha preto, o trimate que é uma mistura de mate, cha preto e coca. Eu preferia o trimate. Eu estava dando consultoria a um grupo de empresários e não estava querendo fazer o trabalho, mas como eram meus amigos eu acabei indo. A viagem foi muito boa e deu para ver as consições que estavam as principais minas bolivianas em 2002. No final fiquei detido no aeroporto acusado de contrabando de prata que estavam nas amostras que estavamos levando para analisar no Brasil. O que me salvou foi uma baita carteirada dos anfitriões bolivianos. Quero distância destes bolivianos.
@@Karlschiffer1 Era mineração subterrânea e a boca da mina ficava à esta altitude, a cidade fica a 4800 m. Interessante é que têm morros mais para cima. A respeito do chá desta planta, ele é distribuíido à vontade nos hotéis e restaurantes na Bolívia.
Na montanha colorida a 5000 e na frente dela tem o Viniculca 5036 ... nunca senti tanta dificuldade de respirar. Esses 36 metros que andei foram tensos... o resto do caminho até só nao senti tanto pq fiz passeio com quadriciculo até onde podia.
Se ele era pequeno, provavelmente ele não estava tão alto, só parece pelo tamanho :) A 25 mil pés eu duvido que dê pra enxergar bem esse Cirrus do solo.
Muito boa a explanação sobre hipóxia e as reações do corpo humano. Cada dia mais vejo o quanto vcs tem se dedicado a produção de bons vídeos. Parabéns.
Fernando, que vídeo top. Vc se expôs, de forma controlada, para que tivéssemos uma melhor compreensão. Se isso não vale uma inscrição e um joinha, não sei mais o que vale. Isso é também é ciência.
Faz um mês onde 4 tripulantes de um cessna sofreram de epóxia e acabaram por desmair e morrer durante o voo. O avião continuou voando aparentemente "sem ninguém" na cabine por quase 2 horas até cair no mar ou lago. (isso foi na Europa, caças da Otan interceptaram a aeronave e constataram isso). Fica a lição. Excelente vídeo!
Grande Fernando, parabéns por apresentar em seu programa esse tema tão desconhecido q é a fisiologia aeroespacial. Esse é um experimento muito perigoso de ser realizado sem os devidos equipamentos e suporte médico. Nessa altitude a máscara de oxigênio sem pressão positiva, não fornece oxigenação adequada. Além disso, a mascara não reinalante que estava usando, precisa estar com aquele reservatório cheio para poder fornecer o oxigênio à 100%. Observe que mesmo com a máscara sua saturação estava abaixo dos 90% enquanto deveria estar próximo dos 100%. Caso permanecesse por tempo prolongado, naquele altitude, sem equipamento adequado e usando inadequamente a mascara que possuia, certamente experimentaria efeitos desconfortáveis da hipóxia.
Fernando você me encanta com tanta versatilidade em conteúdo sobre aviões. Muito bonito e prático. Mas nem voando baixo quero experimentar. Mas no Airbus...pode subir.😊🥰
Uau! Eu tenho asma. Só de assistir esse vídeo, já fiquei azul! 😃. Eu fiz uma cirurgia agora e antes fui no pneumologista. Fui fazer o teste lá de capacidade de respiração e apaguei. Eu imagino a situação de estar em um avião nessas condições. Muito legal esse vídeo! Grande Abraço!
Seria demais pra mim como enfermeiro assistir um vídeo no a.p.a elencando uma UTI aérea ou similar. Não tem ou nunca encontrei nada nesse assunto, mas e muito comum nos dias a dia no salvamento de vidas, transferência entre hospitais etc.
Por ser feito em meio hostil, (altitude) o transporte aéreo de doentes deve ter aprendizagem de condições e procedimentos especais. Existem cursos de transporte aeromédico (maioritariamente militares). Transporte de doente "típico" de UTI em aeronave não pressurizada (a maioria helicópteros) deve ser muito bem considerada a sua execução, uma vez que a expansão do gases com a altitude pode agravar a situação clínica. Por exemplo, traumatismo craniano hemorrágico fechado. SEMPRE o transporte de doentes em aeronaves deve ser discutido e planeado com o piloto qual o perfil de voo. Em aeronaves pressurizadas com pressão de cabine um pouco acima do nível do mar, pode-se fazer tudo com os mesmos procedimentos de uma UTI. Tudo, isto é, continua-se a ter de ter em atenção as condições do voo. Atmosféricas (turbulência), vibrações (precisão de actos médicos), ruído ambiente (impossibilidade do uso de aparelhos acústicos de diagnóstico e monitorização), trabalho em espaço exíguo, etc.
Nas cidades próximas de Blumenau em SC, é praticamente diário o transporte aeromédico de pacientes entre os hospitais locais e os mais bem equipados, em Blumenau. O Esquilo dos Bombeiros (indicativo de chamada "Arcanjo 03") praticamente não para, tanto em transportes planejados de transferência de pacientes, quanto socorro a vítimas de acidentes ou doenças agudas. Esta é sem dúvida a atividade aérea mais nobre de todas. Salvar e ajudar pessoas, no momento em que mais precisam.
Muito bom! Só senti falta de um detalhe importante, é o tempo de exposicão ao ar rarefeito. Mas como aparentemente a materia foi mais focada nas informações do avião em si, que diga-se de passagem é maravilhoso.
Fernando, quando me Brevetei pelo Aeroclube de Sorocaba, lá nos idos de 1978 eu e um amigo certa feita fomos com um Cessna 172 a 17.500 pés, demorou um tempão pra chegar lá, mas foi excelente. Levamos O2 de reserva, mas não usamos.
Muito maravilhoso ter encontrado esse canal sobre aeronaves o Sr repórter está de nota 1000 suas gravações são muito real me sinto dentro do vôo parabéns por nós proporciona está oportunidade!
Olá Fernando, tudo bem? Meu nome é Cláudio.Adoro muito o canal. E sempre aprendo muitas coisas. E uma curiosidade. Aviões pressurizados tem o stress da pressurização na fuselagem. Portanto, tem uma vida útil por causa desse stress.Os não pressurizados , teriam uma vida útil maior por não ter o stress da pressurização? Eu sei que são todos projetados pra isso. Numa hipótese mais absurda que seja, de alguém comprar um avião com pressurização essa pessoa voar sempre, tempo e distâncias que não precisam ou não dá tempo pra pressurizar , a fuselagem teria uma vida útil maior? Considerando só a parte da fuselagem. Me desculpe pelo textão.obrigado
Muito interessante o vídeo! Pergunta que não quer calar: numa falha de pressurização, sobretudo p/ jatos executivos, as máscaras de oxigênio cairão. Mas qto tempo teremos de oxigênio? O piloto já tomará medidas de reduzir altutudes tb, não é?
Muito instrutiva essa apresentação. Todo piloto, necessariamente têm conhecimento sobre esse assunto. Aliás, o conhecimento que o candidato a piloto adquiri é sensacional!!! Iniciei o curso de pilotagem, mas infelizmente, tive que suspender ... ... de fato foi frustrantes essa suspensão.
Muito bacana esse avião ! Quanto ao tamanho da aeronave ser pequeno em relação à altura que pode voar, os caças da SGM como o P-51 e o P-47 (embora maiores que esse avião, mas considerados compactos para a época) já voavam a grandes altitudes e com motores turbinados. O P-47 usava uma gigantesca turbina feita pela General Electric, por exemplo.
Gratidão por seus vídeos, amo esse canal é uma aproximação muito grande do trabalho da aviação pra nós que estamos aqui do outro lado e somos apaixonados pela área da aviação e suas curiosidades muitas vzs desconhecidas por muitos! Top demais esse canal.
Excelente tema !! Já teve uma matéria a respeito de uma tripulação que ficou inconsciente por uso errado da pressurização e a tragédia pós queima de todo o combustível em piloto automático.
Fernando, ótimo vídeo! Verificando o site da "boldmethod", o tipo de máscara Cannula está limitada para voo ate 18.000 pés, e o piloto ao seu lado estava usando uma, enquanto você estava usando o tipo "Rebreather", que é aprovado até 25.000 pés. Isto não seria um "problema" na aviação?!
ideia de jerico ir a 8000m sem oxigênio. Ia ser reprovado em fisiologia de voo. Muito bacana o sistema de suplementação de O2. O máximo que já voei sem O2 foi 13.000, mas com limite de tempo.
Obrigado pelo vídeo, Fernando! A automação do avião se comunica com o controle do espaço aéreo, mandando um alerta da mudança de parâmetros do voo? Como fica a interferência na malha aérea? Essa mudança de altitude é feita a nível 3d, percebe e evita obstáculos, regiões com eventos atmosféricos severos, etc? Abraço
Até quanto pode se voar num avião não pressurizado, sem ter que usar oxigênio? Seu canal é o melhor da aviação, e o portal está maravilhoso. Parabéns Grande Fernando.
Sou professor de Física... e este vídeo entra para a minha lista de sugestões para os meus alunos, sobre pressão atmosférica e sua relação com a altitude e concentração de oxigênio.
Muito obrigado, equipe Aero!
Parabéns Prof.!
Olá professor Jairo, poderia me tirar uma dúvida? Eu tenho o sonho de comprar um balão e subir a 20 mil metros de altura com ele, com cilindros de oxigênio, roupa térmica que suporte a temperatura e pessoas no solo vendo em tempo real para onde o balão está se deslocando. Porém eu não sabia dessa informação do vídeo que o ser humano não consegue ultrapassar essa altitude de 7 quilômetros e meio devido ao nitrogênio no sangue. Isso aconteceria mesmo? Com uma roupa igual a dos astronautas seria possível?
@@jhonatasrodrigues4406 com certeza será preciso uma roupa especial.
com toda certeza um dos videos mais interessantes do tipo experimento
@@jhonatasrodrigues4406 KKKKKKKKKKKKKKK
Impressionante um avião monomotor desse com tanta tecnologia.
Queria ganhar na mega pra adquirir um aviaozinho desses , é puro luxo 👍👍🤣
Pois é. E te muito mais coisa que vamos mostrar em outros vídeos. O avião é incrível!
@@aeroportrasdaaviacao Antigamente chamavam esses modelos de avião monomotor de teco-teco. Hoje é coisa de luxo. 🤣
Esse aí é sonho de consumo simples e eficiente.
@@malumello17 Na vdd ainda chamam, tem gente que chama ATR de teco-teco
Ao subir ao topo do monte Everest (Himalaias) sente-se o mesmo que o Fernando sentiu ao voar na altitude de 25.000 pés sem oxigénio. É por isso que alpinistas (não Sherpas) que sobem ao monte Everest levam aparelho de oxigénio e fazem treino físico em altitude previamente. Conselho: ao sentir falta de ar acima dos 10.000 pés deve-se respirar mais lenta e profundamente, contrariando o que a falta de ar que sentimos parece querer (rapidez e superficialidade). Fazendo o tipo de respiração lento não obsta a que o "blackout" (posteriormente morte se não corrigido) apareça mas atrasa-o, ganhando-se alguns segundos. Outro conselho: manter a calma (se possível), pois a ansiedade acelera a respiração/ventilação.
Se porventura for piloto e TENHA MESMO! que fazer um voo PROGRAMADO e PLANEADO acima de 10.000 pés em aeronave despressurizada e sem oxigénio, faça antes do voo, treino com exercício físico em altitude entre os 2000 - 3000 m.
Pacientes graves de Covid também sentiram a mesma coisa .
Ouvi falar tambem que utilizam a chamada respiracao tripla...
Tem uns doido varrido aí que chegam no cume do Everest sem oxigênio suplementar. Depois devem pagar um preço meio alto por essa doideira, mas enfim... Tudo por 15 minutos de fama.
@@neto26pa eu fiquei 7 dias internado com covid a sensação é exatamente essa até pra escovar os dentes era uma maratona 🤣
@@rafaelliga rapaz deve ter sido difícil, que bom que conseguiu sair dessa 🙏
Teve COVID por 15 segundos .... Essa é a seção de um convide grave ... Esse avião e muito legal, muito bom seus vídeos, parabéns
Visitei uma mineração de zinco em Coquechaca, Bolívia que fica nos Andes a 5 200 m de altitude (17 000 pés) subi e desci escada na instalação da mineração para documentar a visita. Os trabalhadores lá nem davam bola para a altitude. A visita durou umas duas horas, no fim eu fiquei mega cansado e com um pouco de falta de ar. Na reunião com os dirigentes da mineração que se seguiu serviram o chazinho milagroso de lá, gente, dá uma recuperada mesmo. Nessa altitude não se perde a consciência.
Ricardo, eu visitei inúmeras Minas no Peru, a mais alta a 5.000 metros. E nunca tive que usar remédio contra o Sorocho.
Chá de Coca usei nas Minas e nos Hotéis. Aliás, no Peru tem o Chá de Coca nos Supermercados
@@Karlschiffer1 😀😀😀 Pensei que iam cortar o nome do chá milagroso.
Em La Paz, você chega do aeroporto e ja aparecem umas senhoras com trajes típicos oferecendo o chá. Lá eles oferecem três tipos de chá, o cha preto, o trimate que é uma mistura de mate, cha preto e coca. Eu preferia o trimate.
Eu estava dando consultoria a um grupo de empresários e não estava querendo fazer o trabalho, mas como eram meus amigos eu acabei indo. A viagem foi muito boa e deu para ver as consições que estavam as principais minas bolivianas em 2002.
No final fiquei detido no aeroporto acusado de contrabando de prata que estavam nas amostras que estavamos levando para analisar no Brasil. O que me salvou foi uma baita carteirada dos anfitriões bolivianos.
Quero distância destes bolivianos.
Cade a falta de oxigênio? O ar frio não tem Energia Cinética, por isso as moléculas não se agitam.
@@Karlschiffer1 Era mineração subterrânea e a boca da mina ficava à esta altitude, a cidade fica a 4800 m.
Interessante é que têm morros mais para cima.
A respeito do chá desta planta, ele é distribuíido à vontade nos hotéis e restaurantes na Bolívia.
Na montanha colorida a 5000 e na frente dela tem o Viniculca 5036 ... nunca senti tanta dificuldade de respirar. Esses 36 metros que andei foram tensos... o resto do caminho até só nao senti tanto pq fiz passeio com quadriciculo até onde podia.
Já começamos a manhã de Domingo super bem... Vídeos do Fernando, nunca deixam de ser ótimos! 😀😀✊✊
Valeu!! 😁😁
O trabalho dele é incrível!
Por isso que vi um avião pequeno esses dias tão alto.Essa informação foi muito útil pra mim.
Se ele era pequeno, provavelmente ele não estava tão alto, só parece pelo tamanho :) A 25 mil pés eu duvido que dê pra enxergar bem esse Cirrus do solo.
Experiência sensacional Fernando, é impressionante os efeitos do que a falta de oxigênio provoca em nosso corpo em uma altitude considerável
Muito boa a explanação sobre hipóxia e as reações do corpo humano. Cada dia mais vejo o quanto vcs tem se dedicado a produção de bons vídeos.
Parabéns.
Fernando, que vídeo top. Vc se expôs, de forma controlada, para que tivéssemos uma melhor compreensão. Se isso não vale uma inscrição e um joinha, não sei mais o que vale. Isso é também é ciência.
Gente que avião massa, tanta tecnologia e conforto
Faz um mês onde 4 tripulantes de um cessna sofreram de epóxia e acabaram por desmair e morrer durante o voo. O avião continuou voando aparentemente "sem ninguém" na cabine por quase 2 horas até cair no mar ou lago. (isso foi na Europa, caças da Otan interceptaram a aeronave e constataram isso). Fica a lição. Excelente vídeo!
Onde tem vento tem oxigenio.
Um dos melhores canais do RUclips ! Sobre aviação pequeno porte
Grande Fernando, parabéns por apresentar em seu programa esse tema tão desconhecido q é a fisiologia aeroespacial.
Esse é um experimento muito perigoso de ser realizado sem os devidos equipamentos e suporte médico.
Nessa altitude a máscara de oxigênio sem pressão positiva, não fornece oxigenação adequada. Além disso, a mascara não reinalante que estava usando, precisa estar com aquele reservatório cheio para poder fornecer o oxigênio à 100%. Observe que mesmo com a máscara sua saturação estava abaixo dos 90% enquanto deveria estar próximo dos 100%. Caso permanecesse por tempo prolongado, naquele altitude, sem equipamento adequado e usando inadequamente a mascara que possuia, certamente experimentaria efeitos desconfortáveis da hipóxia.
Um dos melhores vídeos desse canal…
Como é perfeita essa nossa atmosfera aqui em baixo e quase ninguém valoriza né
Fernando você me encanta com tanta versatilidade em conteúdo sobre aviões. Muito bonito e prático. Mas nem voando baixo quero experimentar. Mas no Airbus...pode subir.😊🥰
Uau! Eu tenho asma. Só de assistir esse vídeo, já fiquei azul! 😃. Eu fiz uma cirurgia agora e antes fui no pneumologista. Fui fazer o teste lá de capacidade de respiração e apaguei. Eu imagino a situação de estar em um avião nessas condições. Muito legal esse vídeo! Grande Abraço!
Seria demais pra mim como enfermeiro assistir um vídeo no a.p.a elencando uma UTI aérea ou similar. Não tem ou nunca encontrei nada nesse assunto, mas e muito comum nos dias a dia no salvamento de vidas, transferência entre hospitais etc.
Nunca vi também nada a respeito , ótimo tópico para o Fernando 👍👍
Opa. Um vídeo assim já está em produção aqui no Aero!!
Por ser feito em meio hostil, (altitude) o transporte aéreo de doentes deve ter aprendizagem de condições e procedimentos especais. Existem cursos de transporte aeromédico (maioritariamente militares). Transporte de doente "típico" de UTI em aeronave não pressurizada (a maioria helicópteros) deve ser muito bem considerada a sua execução, uma vez que a expansão do gases com a altitude pode agravar a situação clínica. Por exemplo, traumatismo craniano hemorrágico fechado. SEMPRE o transporte de doentes em aeronaves deve ser discutido e planeado com o piloto qual o perfil de voo.
Em aeronaves pressurizadas com pressão de cabine um pouco acima do nível do mar, pode-se fazer tudo com os mesmos procedimentos de uma UTI. Tudo, isto é, continua-se a ter de ter em atenção as condições do voo. Atmosféricas (turbulência), vibrações (precisão de actos médicos), ruído ambiente (impossibilidade do uso de aparelhos acústicos de diagnóstico e monitorização), trabalho em espaço exíguo, etc.
Nas cidades próximas de Blumenau em SC, é praticamente diário o transporte aeromédico de pacientes entre os hospitais locais e os mais bem equipados, em Blumenau. O Esquilo dos Bombeiros (indicativo de chamada "Arcanjo 03") praticamente não para, tanto em transportes planejados de transferência de pacientes, quanto socorro a vítimas de acidentes ou doenças agudas. Esta é sem dúvida a atividade aérea mais nobre de todas. Salvar e ajudar pessoas, no momento em que mais precisam.
Será que existe algum broncodilatador para ampliar a capacidade respiratória ?
Muito bom!
Só senti falta de um detalhe importante, é o tempo de exposicão ao ar rarefeito. Mas como aparentemente a materia foi mais focada nas informações do avião em si, que diga-se de passagem é maravilhoso.
Experiência top e de muita coragem. Parabéns pelo belo trabalho!👏👏👏👏👏
PARABÉNS, dica excelente como simples informação ou mesmo pra quem voa ficar sempre atento.
Que avião bonito. Queria ter um.
muito obrigado pela oportunidade fiquem com deus fui.
Fernando, quando me Brevetei pelo Aeroclube de Sorocaba, lá nos idos de 1978 eu e um amigo certa feita fomos com um Cessna 172 a 17.500 pés, demorou um tempão pra chegar lá, mas foi excelente. Levamos O2 de reserva, mas não usamos.
nem precisa de perguntas, vc disse tudo. foi uma experiencia incrivel parabens
Muito maravilhoso ter encontrado esse canal sobre aeronaves o Sr repórter está de nota 1000 suas gravações são muito real me sinto dentro do vôo parabéns por nós proporciona está oportunidade!
Que doidera parabens pela coragem do experimento nunca tinha visto na pratica
Top demais comando parabéns bela explicação e vídeo 🛩️
Fantástico Fernando Fantástico, já vi no RUclips acidentes aéreos com queda por falta de oxigênio, parabéns pelo vídeo, abraços Zim de Tubarão SC.
A cirrus e a melhor fabricante de aviões....na minha humilde opinião a melhor empresa nesse ramo...pois pensa muito em segurança
Que experimento incrível e que aeronave impressionante! Obrigado por compartilhar!
Como gosto dos seus vídeos, as explicações são muito boas
Olá Fernando, tudo bem? Meu nome é Cláudio.Adoro muito o canal. E sempre aprendo muitas coisas.
E uma curiosidade.
Aviões pressurizados tem o stress da pressurização na fuselagem. Portanto, tem uma vida útil por causa desse stress.Os não pressurizados , teriam uma vida útil maior por não ter o stress da pressurização? Eu sei que são todos projetados pra isso. Numa hipótese mais absurda que seja, de alguém comprar um avião com pressurização essa pessoa voar sempre, tempo e distâncias que não precisam ou não dá tempo pra pressurizar , a fuselagem teria uma vida útil maior?
Considerando só a parte da fuselagem.
Me desculpe pelo textão.obrigado
Obrigado... Eu sempre quis tirar essa dúvida....
Parabéns pelo vídeo Fernando! Excelente mesmo.
Parabens pelo video e coragem.
Esse avião é show demais.parabens Fernando pelo seu programa sobre aviação.
Cada vídeo melhor que o outro, parabéns ao canal.
Muito interessante o vídeo!
Pergunta que não quer calar: numa falha de pressurização, sobretudo p/ jatos executivos, as máscaras de oxigênio cairão. Mas qto tempo teremos de oxigênio? O piloto já tomará medidas de reduzir altutudes tb, não é?
Muito legal esse vídeo! Parabéns!
Muito instrutiva essa apresentação.
Todo piloto, necessariamente têm conhecimento sobre esse assunto.
Aliás, o conhecimento que o candidato a piloto adquiri é sensacional!!! Iniciei o curso de pilotagem, mas infelizmente, tive que suspender ...
... de fato foi frustrantes essa suspensão.
Excelente vídeo, não sabia e era uma grande dúvida que eu tinha, parabéns!
Muito bacana esse avião !
Quanto ao tamanho da aeronave ser pequeno em relação à altura que pode voar, os caças da SGM como o P-51 e o P-47 (embora maiores que esse avião, mas considerados compactos para a época) já voavam a grandes altitudes e com motores turbinados. O P-47 usava uma gigantesca turbina feita pela General Electric, por exemplo.
Vc é muito show,sou seu fã parabéns.
Esse avião é lindo, meu sonho de consumo
Muito obrigado pela explicação
Cirrus SR22 gt e mto top que avião maravilhoso parabéns pelo video Fernando
Fantástico esse vídeo! Como sempre trazendo informações técnicas que enriquecem nosso conhecimento! E o avião ✈️ igualmente fantástico!🎉
Quanta tecnologia em um monomotor, conteúdo espetacular.
Parabéns Show de Bola!
É Fernando... Eu fiquei assim quando Peguei covid😭😭 foi muito difícil, sobrevivi porque não era chegada minha hora!
Que avião lindo cara!
Gratidão por seus vídeos, amo esse canal é uma aproximação muito grande do trabalho da aviação pra nós que estamos aqui do outro lado e somos apaixonados pela área da aviação e suas curiosidades muitas vzs desconhecidas por muitos! Top demais esse canal.
Excelente tema !! Já teve uma matéria a respeito de uma tripulação que ficou inconsciente por uso errado da pressurização e a tragédia pós queima de todo o combustível em piloto automático.
Perfeito né 👏😻 Boa comando apreendendo aos poucos as tecnologias dessa aviação...
O ar atmosférico é constituído em maioria por gás nitrogênio que é mais leve que o oxigênio, então era isso que vc estava respirando lá em cima.
Cara, parabéns pelo vídeo e pelo esclarecimento e vc estava bem pertinho de casa. Abs
Aero Por Tras da Aviação!! Sempre ótimos vídeos. Thanks.
Faça mais vídeos fazendo essas demostração de o que acontece realmente na prática muito bom o vídeo valeu/
Que coisa linda esse avião... Sensacional!
Parabéns pelo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O A29 super tucano da Embraer na aeronáutica é um turbo hélice mais veloz do mundo, 🤣🤣🤣🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Pessoal não conhece o Pilatus Pc 21
Muito bom seu vídeo! Creio que assim como eu, muita gente não sabia que existia avião pequeno assim que voa tão alto! Parabéns 👏👏👏
Bonito esse avião! Eu não imaginei que tivesse tanta tecnologia dentro, interessante..
Cmte Coppini, o melhor do mundo!
Fernando, ótimo vídeo! Verificando o site da "boldmethod", o tipo de máscara Cannula está limitada para voo ate 18.000 pés, e o piloto ao seu lado estava usando uma, enquanto você estava usando o tipo "Rebreather", que é aprovado até 25.000 pés. Isto não seria um "problema" na aviação?!
Maravilhosa experiencia. Parabéns !
Cirrus, um dos monomotores mais lindos!! 🤩
ideia de jerico ir a 8000m sem oxigênio. Ia ser reprovado em fisiologia de voo. Muito bacana o sistema de suplementação de O2. O máximo que já voei sem O2 foi 13.000, mas com limite de tempo.
Impressionante um avião de pequeno porte com tanta tecnologia.
Conteúdo fantástico parabéns, eu nem sabia que esse tipo de avião chega nessa altitude
Vídeo sensacional time!!! Parabéns!!!
Bela reportagem ! Parabéns !
Qual é a pureza do oxigênio respirado. O oxigênio puro é oxidante, deve ser diluído para respiração.
Obrigado pelo vídeo, Fernando! A automação do avião se comunica com o controle do espaço aéreo, mandando um alerta da mudança de parâmetros do voo? Como fica a interferência na malha aérea? Essa mudança de altitude é feita a nível 3d, percebe e evita obstáculos, regiões com eventos atmosféricos severos, etc? Abraço
Eu senti a mesma sensação quando tive COVID, é exatamente isso, você sente o ar entrando nos pulmões, mas mesmo assim ainda fica sufocado
Excelente reportagem.
Comprei uma pulserinha de PILOT na loja do aero, adorei! Hahaha to fazendo curso de PP
Show. Mais um video maravilhoso. O Cirrus é muito show.
Até quanto pode se voar num avião não pressurizado, sem ter que usar oxigênio?
Seu canal é o melhor da aviação, e o portal está maravilhoso. Parabéns Grande Fernando.
uns 12.000 ft (3.658m)
@@AndreBSaba muita obrigada.
Saturai 83 na UTI do Covid-19 e quase entubei.
80 era padrão pra entubar.
É foda!
Vídeo interessante... aliás,como todos os vídeos do Fernando, é claro 😁😁😁
Valeu, Paulo!!
Muito boa a explicação.
Show de video, que aula pratica que vc nos proporcionou, abraços procês
Depois dessa vai ter que negociar um Plus com a Insider Fernando 🤣 !!
Beirou um hipoxia e um belo apagão, parabéns mais uma vez, ótimo vídeo!!! 👏👏👏
Hahaha. Boa, Francisco!! Valeu! 😁👊
@@aeroportrasdaaviacao valeu Fernando 👍👍👏👏
Esse avião é muito bom, ele bem Rápido é tem paraquedas.
Excelente vídeo, explicativo e objetivo! obrigado por nos trazer conteúdo assim.
impressionante esse avião!
Muito legal, Fernando! Parabéns pelo vídeo.
Melhor cansl de aviação.
Simplesmente sensacional esse video… mais vídeos assim… 👏🏼👏🏼
Parabéns pela matéria
Impressionante.... obrigado por postar...
OS VÍDEOS DO AERO SÃO OS MELHORES SEMPRE 😍✈️
Esse avião é top demais, muita tecnologia embarcada!
Show de tecnologia, parabéns pelo conteúdo. Sucesso.
Show, não fazia ideia desse detalhe
Excepcional matéria! Parabéns!
Cara senti um aoerto no peito aqu quabdo vi vc fcar sem a mascara que loucura hehehe parabens otumo viideo
Faz um vídeo do novo sr22 g7. Um vídeo completo em detalhes, aviônica, autonomia.
Que avião zica ,hein. Caramba. Voa alto esse brutinho.