OCDE vai monitorar país após sinais de retrocesso no combate à corrupção
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Diante do que tem sido visto como um recuo no combate à corrupção no Brasil, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tomou uma decisão inédita: criar um grupo permanente de monitoramento sobre o assunto no Brasil.
A entidade, na qual o Brasil pleiteia entrada, está preocupada com o fim "surpreendente da Lava Jato", o uso da lei contra abuso de autoridade e as dificuldades no compartilhamento de informações de órgãos financeiros para investigações.
Neste vídeo, nossa correspondente em Washington, Mariana Sanches, explica essa notícia, revelada com exclusividade pela BBC News Brasil, e também fala da reação do governo, que contestou detalhes da informação, confirmados pela reportagem em documentos e com representantes da própria OCDE.
A medida, jamais adotada contra nenhum país antes, representa uma escalada nas posições da OCDE, que desde 2019 tem divulgado alertas públicos ao governo e chegou a enviar ao país uma missão de alto nível para conversar com autoridades e tentar reverter ações de desmonte da capacidade investigativa contra práticas corruptas.
Assista e entenda.
Leia também as reportagens em texto:
www.bbc.com/po...
www.bbc.com/po...
www.bbc.com/po...
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese
#BBCNewsBrasil #OCDE #Corrupção