Encarceramento em Massa, do Império aos dias de hoje - Juliana Borges

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • || COMO QUE O BRASIL SE TORNOU A 3ª MAIOR POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO MUNDO? ||
    Agora é oficial: o Brasil ultrapassou a Rússia e está com a medalha de bronze em encarceramento de pessoas, com o número de mulheres presas crescendo exponencialmente. Isso derruba a falsa percepção das pessoas de que o país prende pouco. Pelo contrário, prende muito, desde sempre.
    A pesquisadora Juliana Borges se debruçou sobre o tema para lançar a obra "O que é Encarceramento em Massa?", pela coleção Feminismos Plurais organizada pela Mestra em Filosofia Djamila Ribeiro. O livro é do Grupo Editorial Letramento e tem o selo do Justificando. No vídeo, Juliana traz um panorama histórico do processo de encarceramento em massa da população negra e seus reflexos lamentáveis presentes até os dias de hoje.
    A pré venda começou hoje e você pode garantir a sua por condições que não são praticadas em nenhum outro lugar. A coleção tem o propósito de trazer escritos acessíveis baseados em estudiosas feministas negras por um preço baixo.
    Conheça o projeto e adquira o seu exemplar - grupoeditoriall...
    Assine o +MaisJustificando e tenha acesso completo a todos os conteúdos Pandora.
    pandora.justificando.com/assinar
    Acesse todos os conteúdos do Justificando:
    Site: [www.justificand...]
    Facebook: [ / justificando ]
    Twitter: [ / _justificando ]
    Instagram: [ / _justificando ]

Комментарии • 27

  • @marcoanthas1832
    @marcoanthas1832 6 лет назад +13

    Precisamos mesmo ter uma análise crítica sobre os recursos que a classe dominante utiliza para se manter no poder, sobretudo fazendo a classe subalterna se convencer da justeza de medidas como o encarceramento. Me estimulou a rever o filme/documentário a "13ª Emenda"

  • @FrankCastiglione
    @FrankCastiglione 6 лет назад +5

    A principal questão, ao meu ver, que já foi largamente discutida no Justificando, não é o aumento da população carcerária ou o "ranking" do Brasil em número de presos, mas sim a proporção entre presos e prisões por crimes "leves" (que não atentam contra a vida) versus a ínfima quantidade de prisões por crimes mais graves, como homicídios. Estes últimos, com baixa % de sucesso nas investigações, enquanto a polícia se ocupa mais em "secar gelo", prendendo traficantes de baixo nível hierárquico nas organizações criminosas. A esse respeito, quem já discorreu bastante foi Luís Carlos Valois. A respeito dos negros, quem já teve oportunidade de presenciar ou ouvir relatos, sabe que, grande parte, de policiais e trabalhadores da área de segurança (seja pública ou privada), tem um "modus operandi" sobre quais são os perfis físicos de potenciais criminosos.

  • @marinarangel6412
    @marinarangel6412 3 года назад

    Muito bom!

  • @linobarata3615
    @linobarata3615 6 лет назад +2

    muito bom

  • @janainabarata5585
    @janainabarata5585 4 года назад

    Maravilhosaa!

  • @adonaylima1
    @adonaylima1 3 года назад

    Comecei a ler hoje seu livro

  • @gustavosodre70
    @gustavosodre70 2 года назад

    Quem comete crime previsto em lei deve ser preso. Ponto final. Independente se branco, preto, pardo ou qq outra cor.

  • @familiamiranda6481
    @familiamiranda6481 2 года назад

    Esse final ficou meio sem nexo quais informações anteriores ponto se houve crescimento econômico e muita gente saindo da miséria como é então que o negro foi mais encarcerado? Se o desemprego e a fome são fatores que levam a marginalização e a consecutivamente a prisão na maioria das vezes de negros e pobres como muito se tem dito...

  • @rosantana6431
    @rosantana6431 5 лет назад

    Não consigo acessar os materiais

  • @DPira
    @DPira 6 лет назад +2

    Muito bom. Após a leitura que fiz do último livro do Jesse Souza (A Elite do Atraso - Da escravidão à Lava Jato), um estudo mais específico, como esse, consolida a idéia de que a escravidão, sem dúvida, é a instituição formadora do Brasil.

  • @denilsonfrison
    @denilsonfrison 6 лет назад +4

    Até onde eu sei se ouve aumento no número de prisões nesses últimos anos, foi por que as pessoas cometeram crimes, qual a relação de cometer crimes com a cor de pele?? Não entendi. Alguém me responda isso por favor!!

    • @esdrassantos9729
      @esdrassantos9729 6 лет назад +5

      Se você fosse minimamente informado saberia que de acordo com o ministério da justiça quase 70% da população carcerária brasileira é formada por negros e não, não é coincidência. O sistema penal é seletivo contra grupos étnicos e sociais de negros e pobres. Qualquer idiota já percebeu isso, virou até ditado popular: no Brasil só vão presos os 3 p's: pobre, preto e puta.

    • @denilsonfrison
      @denilsonfrison 6 лет назад +1

      Esdras Santos e esses 70% creio que estão lá pq cometeram algum crime, se estivessem se ocupando com alguma coisa mais produtiva não estariam presos.
      Tô certo, ou estou errado??

    • @denilsonfrison
      @denilsonfrison 6 лет назад

      Esdras Santos eu acho muito vitimismo isso
      Outra coisa que eu também não entendo são essas cotas raciais em universidades ao invés disso deveriam existir cotas sociais, seria muito mais justo

    • @Ana194
      @Ana194 6 лет назад +6

      denilson frison , Rafael Braga que o diga. Realmente é um crime inafiançável portar Pinho Sol lacrado!

    • @denilsonfrison
      @denilsonfrison 6 лет назад

      Juliana Oliveira esqueceu que o país é formado por mais de 50% por negros e pardos???
      Nem se eles quiserem iam conseguir prender TD mundo

  • @ingridoliveira6881
    @ingridoliveira6881 6 лет назад

    Lembra muito a 13° emenda

  • @marcoanthas1832
    @marcoanthas1832 6 лет назад

    Aqui em Salvador/Ba, a cidade mais negra das Américas, hoje (08/12/17 - feriado de N. Sra da Conceição da Praia), destaco o título de matéria: "Bahia tem 2,1% da população carcerária brasileira que é a terceira maior do mundo com 726.712 presos", ou seja, atrás de EUA e China. Destaco ainda que João Apolinário Silva, especialista em segurança pública e coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia (OSPBa), após estudo sobre o sistema prisional baiano com o MP-Bae a Unifacs, concluiu que “O Brasil não tem superpopulação carcerária. Isso é mito do superencarceramento no Brasil, pois não temos a capacidade de conter o grande volume de criminosos que se espalham por todo país”. Se quiser saber mais acesse o link: www.bocaonews.com.br/noticias/policia/policia/193174,bahia-tem-21-da-populacao-carceraria-brasileira-que-e-a-terceira-maior-do-mundo-com-726712-presos.html